Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 22 de abril de 2014

OMS propõe como objetivo do Milênio para 2030 a não defecação a céu aberto

Reprodução
Só 19 dos 50 países da África Subsariana tem acesso a
água de boa qualidade
A Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs como um dos objetivos de desenvolvimento sustentável do milênio para 2030, além de acesso a água potável, saneamento e higiene, a não defecação a céu aberto, um problema grave em países como a Índia e China
 
Esta é uma das propostas da OMS adiantadas nesta segunda-feira pela diretora geral de Saúde e Meio Ambiente, Maria Neira, no dia internacional sobre as ferramentas para a melhora de água para consumo, celebrado na Espanha.
 
Ela considerou necessária a eliminação da defecação a céu aberto já que se trata de um problema fundamental em alguns países menos beneficiados do ponto de vista socioeconômico, como a Índia. No entanto esse também é um problema na China, que se desenvolveu muito economicamente, e, mesmo assim, a defecação sem qualquer tipo de medida sanitária e higiênica "continua sendo um desafio de saúde pública".
 
"Queria eliminar algo que parece pouco ambicioso, mas que seria um grande sucesso", disse Maria, que explicou outros objetivos mais genéricos da OMS. Entre eles, o acesso universal à água potável, ao saneamento e à higiene; a redução pela metade da parcela população que não tem acesso em casa à água potável, nem é administrada de forma segura, e a eliminação progressiva a "grande desigualdade" na hora do acesso.
 
Se esses são alguns dos Objetivos do Milênio para 2030, os que precisam ser cumpridos em breve, no entanto, são os de 2015. Segundo a diretora, os de saneamento não serão atingidos. Ela adiantou alguns dados preliminares de um relatório feito com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que será divulgado em 8 de maio, no qual se detalha o grau de cumprimento atual desses objetivos.
 
Segundo Maria, como os fixados para o saneamento não serão alcançados, serão necessários mais investimentos neste sentido. Quanto à água potável, a cobertura do objetivo é de 88% e, segundo ela, o número de países que conseguirão alcançá-lo será de, aproximadamente, 116.
 
Em geral, o acesso à água potável melhorou e os países podem ser separados em três blocos: os do norte, que têm acesso de 91% a 100%; outro grupo que tem entre 76% e 90%; e um terceiro, formado por estados do sudeste asiático e da África subsariana, em que menos de 50% da população consegue acesso a ela.
 
Outra peculiaridade é que as mulheres e as crianças, as que mais se ocupam de coletar água, são as mais afetadas pela mortalidade derivada dessa falta de acesso, e ficam em povoados da região rural.

EFE / R7

Consumo excessivo de refrigerante diet pode causar infarto e até derrame cerebral, aponta pesquisa


Thinkstock
Refrigerantes diet usam sal para mascarar o sabor do açúcar artificial
Para o levantamento, os pesquisadores acompanharam 60 mil mulheres com média de 62 anos
 
Uma pesquisa de uma universidade dos Estados Unidos apontou que o consumo excessivo de refrigerantes diet pode causar danos cerebrais e no coração, especialmente em idosos.
 
Para o levantamento, os especialistas acompanharam 60 mil mulheres com média de idade de 62 anos que consumiam regularmente a bebida.
 
As pessoas que consumiam duas ou mais latinhas por dia tinham mais chances de desenvolver infarto e derrame cerebral.
 
De acordo com o cardiologista Antônio Travessa, os refrigerantes diet usam sal para mascarar o sabor do açúcar artificial, o que é prejudicial ao organismo.
 
— Não é necessário abolir a bebida, mas consumir com moderação, um copo uma vez por dia ou eventualmente.
 
Assista ao vídeo:
 

R7

Vacina da gripe (influenza)

Reprodução
Imunização é opcional e previne doença respiratória aguda
 
O que é a vacina da gripe
A vacina da gripe é opcional e está disponível na rede privada e na rede pública para gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de seis meses e menores de dois anos, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade.

As vacinas trivalentes, obtidas a partir de culturas em ovos embrionados de galinha, contêm 15 microgramas de dois subtipos do sorotipo A e 15 microgramas de uma cepa do sorotipo B. A composição da vacina é recomendada anualmente pela OMS, com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. A partir de 1998, a OMS passou a fazer recomendações no segundo semestre de cada ano, para atender às necessidades de proteção contra influenza no inverno do hemisfério Sul.

Existem três tipos de vacinas contra influenza:
- vacinas de vírus fracionados;

- vacinas de subunidades;

- vacinas de vírus inteiros.

No Brasil, utilizam-se apenas as vacinas de vírus fracionados (split) ou de subunidades. Qualquer um desses dois tipos pode ser utilizado em todas as idades. Na composição das vacinas entram antibióticos, tais como a neomicina e a polimixina, e o timerosal como conservante. As vacinas contra influenza têm sido fornecidas em seringas já preparadas com 0,25ml e 0,5ml, bem como em frascos multidoses.
 
Doenças que a vacina previne
Os vírus da influenza causam doença respiratória aguda, denominada influenza ou gripe, caracterizada clinicamente por febre alta, calafrios, cefaleia, mal estar, mialgia e tosse seca. Conjuntivite, dor abdominal, náusea e vômitos são frequentes. Em crianças pequenas o quadro clínico pode simular uma sepse. O mal estar geral pode persistir por vários dias e até mesmo semanas. Pode ocorrer miosite - inflamações musculares -, com dores musculares e dificuldade de andar.

Entre as complicações que podem ocorrer destacam-se a pneumonia, viral ou bacteriana, e a síndrome de Reye, que se caracteriza pela presença de encefalopatia grave, mais comumente observada em escolares, muitas vezes em associação com o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina). As pessoas idosas e aquelas com doenças de base têm maior risco de complicações.

São também especialmente vulneráveis às complicações as pessoas imunocomprometidas, tais como os receptores de transplantes, os recém nascidos internados em UTIs e os pacientes com aids ou mucoviscidose.

Os vírus da influenza são ortomixovírus, com três tipos antigênicos: A, B e C. O mais importante epidemiologicamente é o tipo A, capaz de provocar pandemias, seguido do tipo B, responsável por surtos localizados. O tipo C está associado com a etiologia de casos isolados ou de pequenos surtos.

Os vírus da influenza A são subclassificados com base nas características de dois antígenos, a hemaglutinina (H) e a neuraminidase (N), havendo três subtipos de hemaglutininas (H1, H2 e H3) e duas neuraminidases (N1 e N2). A imunidade a estes antígenos - especialmente à hemaglutinina - reduz a probabilidade de infecção e diminui a gravidade da doença quando esta ocorre. A infecção contra um subtipo confere pouca ou nenhuma proteção contra os outros subtipos.

Com intervalos variáveis, aparecem subtipos totalmente novos (por exemplo, mudança de H1 para H2), o que se denomina mudança antigênica maior, responsável por pandemias; mudanças antigênicas menores, dentro de cada subtipo, associam-se com a ocorrência de epidemias anuais ou surtos regionais.
 
Indicações da vacina da gripe
No que se refere aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs), a Comissão Assessora de Imunizações do Ministério da Saúde estabeleceu as seguintes prioridades para vacinação:
 
- Adultos e crianças com seis meses de idade ou mais, com doença pulmonar ou cardiovascular crônicas e graves, insuficiência renal crônica, diabetes melito insulino-dependente, cirrose hepática e hemoglobinopatias;

- Adultos e crianças com seis meses de idade ou mais, imunocomprometidos ou HIV-positivos;

- Pacientes submetidos a transplantes;

- Profissionais de saúde e familiares que estejam em contato com os pacientes mencionados anteriormente.

- Pessoas de 60 anos e mais, por ocasião das campanhas anuais.
 
Grávida pode tomar essa vacina?
No caso de gestantes, é feita essa vacinação para prevenção, portanto ela não só é permitida como é administrada durante a gravidez.

Doses necessárias da vacina contra gripe
Crianças com até nove anos devem receber duas doses, com espaço de quatro a seis semanas entre elas. Crianças com mais de nove anos e adultos recebem apenas uma dose. A vacina pode ser dada a partir dos seis meses de idade, anualmente, e preferencialmente antes da chegada do inverno.
 
Administração da vacina da gripe
A vacina é aplicada através de injeção intramuscular ou subcutânea.                                                                                        

Contraindicações
Qualquer hipersensibilidade aos componentes de uma vacina - como as proteínas do ovo - a torna contraindicada, além da reação anafilática após tomar uma das doses. Doenças febris agudas também contraindicam a aplicação imediata da vacina.

Quando a vacina for com bactéria atenuada ou vírus vivo se tornam contraindicações as seguintes condições: imunodeficiência congênita ou adquirida, uma neoplasia maligna e tratamento com corticoides a mais de 2 mg por quilo ao dia para crianças e 20 mg por quilo ao dia para adultos.Gestantes podem receber a vacina. 
 
Efeitos adversos possíveis
Dor local, de pequena intensidade, com duração de até dois dias. Febre, mal estar e mialgias, mais frequentes em pessoas que não tiveram exposição anterior aos antígenos da vacina (por exemplo, crianças). Começam seis a 12 horas após a vacinação e podem persistir durante um ou dois dias.

As vacinas constituídas por vírus fracionados ou por subunidades causam menos reação do que as de vírus inteiros. Reações anafiláticas são raras, geralmente em consequência da proteína residual do ovo.
 
Onde encontrar a vacina da gripe
A vacinada gripe é opcional e está disponível na rede privada e na rede pública, durante as campanhas anuais de vacinação, para gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de seis meses e menores de dois anos, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade. Alguns convênios médicos cobrem esta vacina no sistema particular de saúde. Consulte sua operadora para ver se seu plano oferece essa cobertura.
 
Perguntas frequentes
 
Existem exames que podem identificar se estamos imunizados?
Vacinas de patógenos vivos, que podem causar a doença, conseguem sim ser identificadas por meio de exames de sangue - mas isso não tem relevância no ponto de vista médico. Isso porque a única forma de comprovar que uma pessoa está vacinada ou não é pela apresentação do registro na carteirinha.O Ministério da Saúde só considera vacina válida aquela em que o registro foi credenciado corretamente por uma corporação autorizada.

Pessoas com alergia a alguma vacina não poderão tomá-la nunca mais?
No geral, é muito difícil uma pessoa ser alérgica à vacina em si, mas a outros elementos que estão dentro dela. As contraindicações existem somente para pessoas que já sofreram um choque anafilático nos seguintes casos: para anafilaxias por ovo é contraindicada as vacinas de sarampo, caxumba, rubéola e febre amarela, pois esses vírus vivos são cultivados no alimento antes de irem para a vacina; em casos de anafilaxias por mercúrio são contraindicadas as vacinas com esse elemento, no geral as ministradas pelo SUS; e quem já teve choque anafilático por látex deve se informar sobre as vacinas em seu local de vacinação padrão, pois algumas podem conter resquícios da substância.

A vacina contra influenza é diferente para crianças, adultos e idosos?
Não, a única diferença é a quantidade e o número de doses. Crianças com idade entre seis e 35 meses recebem duas doses de 0,25ml cada, crianças com idade entre três e oito anos recebem duas doses de o,5ml cada e crianças acima de nove anos e adultos recebem uma única dose de o,5ml.

Como a taxa de mutação do vírus influenza é alta, devo tomar a vacina mais de uma vez por ano?
Não, a vacina só é alterada de um ano para o outro. Portanto a imunização recebida será a mesma e a prevenção idêntica.
 
Fontes:
 
Minha Vida

Fitoterápicos ajudam a tratar desde problemas digestivos até ansiedade

Reprodução
Eles são considerados medicamentos e alguns são até distribuídos pelo SUS
 
Existem fitoterápicos tão eficientes que são distribuídos pela rede pública de saúde do país, mas algumas regras rigorosas dificultam o registro e o reconhecimento de muitos desses medicamentos. Por conta disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) levantou uma discussão, na semana do dia 4 de março, sobre a possibilidade de criar uma nova regra para os fitoterápicos no Brasil.

A ideia é que seja criada uma categoria de "produto tradicional fitoterápico". Nesse grupo, seriam aceitas substâncias que comprovem a segurança pelo uso tradicional - sem precisar de comprovação científica - desde que cumpram as condições adequadas de higiene para fabricação. Para conhecer melhor o efeito e os cuidados com esses medicamentos, confira as explicações de especialistas no assunto:

1. O que são fitoterápicos?
De acordo com a Anvisa, fitoterápicos são medicamentos que têm como princípio ativo drogas vegetais, popularmente conhecidas como plantas medicinais. "Esses compostos agem sobre o organismo proporcionando ações específicas como melhora de enjoo e náuseas, aumento da saciedade, melhora do funcionamento intestinal etc.", explica a nutricionista Alessandra Coelho, do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo.

"Na fitoterapia, os medicamentos são produzidos a partir de partes das plantas, não possuindo apenas uma substância isolada e sim uma série delas", explica Célia Von Linsingen, Gerente de Marketing Institucional e Consumo do Herbarium, empresa de fitoterápicos. Essa ação conjunta torna o tratamento mais suave e reduz os efeitos colaterais.

2. Fitoterápicos são enquadrados na classe de medicamentos?
Sim, eles são considerados medicamentos assim como os remédios convencionais, chamados alopáticos. Por conta disso, os fitoterápicos precisam apresentar estudos científicos e outros critérios para comprovar a qualidade, a segurança e eficácia do uso. No entanto, muitos medicamentos fitoterápicos são bem antigos e não possuem esses estudos, não sendo reconhecidos pela Anvisa.

3. O fitoterápico pode substituir medicamentos alopáticos?
Segundo Caroly Mendonça, coordenadora do curso de Fitoterapia Clínica do Centro de Pós-Graduação das Faculdades Oswaldo Cruz, o fitoterápico pode substituir um medicamento alopático dependendo da doença. "Em alguns casos, o efeito é até melhor do que de um medicamento alopático", diz a professora. Tratamentos de gastrite, por exemplo, podem ser feitos com espinheira santa. "Mas lembre-se de que nenhuma medicação deve ser substituída sem a indicação e consentimento do profissional responsável", alerta a nutricionista Alessandra.

4. Fitoterápicos podem trazer perigos à saúde?
O mau uso de fitoterápicos pode ocasionar problemas à saúde, como qualquer outro medicamento. A Anvisa exemplifica alguns dos possíveis problemas: alterações na pressão arterial e problemas no sistema nervoso central, fígado e rins, que podem levar a internações no hospital e até morte, dependendo da forma de uso irregular. Por isso, é fundamental usar fitoterápicos seguindo orientações de um profissional da área de saúde capacitado.

5. Fitoterapia é o mesmo que medicina ortomolecular? Não. "A fitoterapia é uma terapia usada com extratos vegetais que vem de uma prática mais antiga e tradicional", explica Marcelle Machado, professora do curso de Naturologia da Anhembi Morumbi, em São Paulo. Nessa técnica, todos os compostos ativos são de origem vegetal, mas não há uma substância ativa isolada.

Já a medicina ortomolecular possui como terapia a utilização de substâncias biológicas ou sintéticas, como vitaminas e minerais, de maneira isolada. "Esse uso é feito para corrigir alguma deficiência ou até mesmo para combater doenças, no caso da prescrição de antioxidantes", explica a nutricionista Alessandra.

6. Quem pode receitar fitoterápico?
A nutricionista Alessandra forneceu uma lista divulgada pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais com os profissionais que podem prescrever fitoterápicos, entre eles:

- Médico, desde que seja especializado na área de fitoterapia;

- Nutricionista e cirurgião dentista (apenas produtos com indicação relacionada ao seu campo de conhecimento);

- Farmacêutico (apenas medicamentos isentos de prescrição médica para doenças de baixa gravidade);

- Enfermeiro (desde que faça pós-graduação);

- Terapeutas (técnicos em acupuntura, podólogos, técnicos em quiropraxia e terapeutas holísticos) e naturólogos podem recomendar fitoterápicos de venda livre, que não sejam manipulados;

- Psicólogos e fisioterapeutas podem recomendar fitoterápicos de venda livre apenas quando forem especializados em acupuntura.

7. Quais cuidados é preciso ter com o uso de fitoterápico?
A Anvisa lista alguns cuidados que são os mesmos destinados aos outros medicamentos:

- Buscar informações com os profissionais de saúde;

- Informar ao seu médico sobre qualquer reação desagradável enquanto estiver usando plantas medicinais ou fitoterápicos;

- Observar cuidados especiais com gestantes, lactantes, crianças e idosos;

- Informar ao seu médico se está utilizando plantas medicinais ou fitoterápicos, principalmente antes de cirurgias;

- Adquirir fitoterápicos apenas em farmácias e drogarias autorizadas pela Vigilância Sanitária;

- Seguir as orientações da bula e rotulagem;

- Observar a data de validade e nunca usar medicamentos vencidos;

- Seguir corretamente os cuidados de armazenamento;

- Ter cuidado ao associar medicamentos, pois isso pode diminuir os efeitos ou provocar reações indesejadas;

- Desconfiar de produtos que prometem curas milagrosas.

Fitoterápicos que trazem benefícios à saúde
Há por volta de 66 fitoterápicos reconhecidos pela Anvisa. Conheça alguns deles e saiba qual é a indicação:
 
Chá de Mil Folhas
"Esse fitoterápico pode ser encontrado em forma de chá, feito de um a dois gramas em 160 miligramas de água e tomado três vezes ao dia, para adultos", explica a professora Marcelle Machado, do curso de Naturologia da Anhembi Morumbi. É indicado para pessoas com falta de apetite, cólicas, complicações digestivas, febre, inflamação, entre outros problemas. Já a contraindicação é para pessoas com úlcera gástrica.                     
 
Carqueja
Indicada para distúrbios digestivos e problemas no fígado. "Apesar de existir na forma de chá, é comum a utilização desse fitoterápico em forma de tintura, ou seja, um composto da erva concentrada em álcool, feito em uma farmácia manipulada", conta Marcelle Machado. O uso não pode ser feito por grávidas, pois pode promover contrações uterinas. 
 
Chapéu-de-couro
Também conhecido como chá-da-campanha, erva-do-brejo e erva-do-pântano, esse fitoterápico é usado para combater retenção de líquido e edemas corporais e ajudar no controle da pressão arterial. Um estudo do Laboratório de Farmacologia Neuro-Cardiovascular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz investigou os efeitos farmacológicos do extrato da planta e constatou um potente efeito vasodilatador do composto, semelhante ao atingido pelo tratamento crônico tradicional da hipertensão arterial.

Segundo a professora de Naturologia Marcelle, a contraindicação dessa erva é para pessoas que possuem insuficiência cardíaca ou renal, uma vez que o chá aumenta o trabalho dos rins e a exigência do coração.  
 
Erva-cidreira
Ela é indicada para combater cólicas intestinais e uterinas e quadros leves de ansiedade e insônia, como um verdadeiro calmante. Fácil de ser encontrada na forma de chá, não precisa de prescrição médica. A recomendação é de usar uma xícara de chá de duas a três vezes ao dia. 
 
Arnica
Vendida sob a forma de extrato (tintura) sem necessidade de prescrição médica, a arnica é ótima para tratar contusões e hematomas. O uso é tópico e deve ser evitado em ferimentos abertos. A compressa pode ser aplicada na área afetada de duas a três vezes ao dia. 
 
Calêndula
Esse fitoterápico é encontrado na forma de pomada em farmácias de manipulação e tem poder cicatrizante e anti-inflamatório, indicada para tratar inflamações, lesões, contusões e queimaduras. O uso também pode ser feito por meio de compressas do chá, três vezes ao dia. Não é preciso prescrição médica para obter esse fitoterápico. 
 
Aloe Vera (babosa)
O extrato obtido pelo gel da planta babosa é tão eficiente que é distribuído gratuitamente pelo SUS. O efeito é de cicatrizante nas lesões provocadas por queimaduras térmicas (primeiro e segundo grau) e radiação, além de ajudar a tratar feridas de psoríase. Não precisa de prescrição médica. 
 
Salix Alba (Salgueiro)
Outro fitoterápico disponibilizado pelo SUS, o salgueiro é indicado contra dores lombares, febre, gripe e resfriado. Ele é de uso oral, tem poder antitérmico, anti-inflamatório e analgésico e dispensa prescrição médica. A recomendação é de uma xícara do chá de duas a três vezes ao dia. 
 
Chá verde em cápsulas
Esse fitoterápico apresenta um antioxidante chamado catequina, o flavonoide que tem uma ação vascular, a cafeína que traz melhoras nas partes cognitiva e cardíaca, a vitamina K e as vitaminas do complexo B. Pesquisas indicam que esses nutrientes podem trazer benefícios para a imunidade e ajudar no combate ao câncer. Alguns estudos também apontam o potencial do chá verde para acelerar o emagrecimento. Um deles foi desenvolvido na Escola Superior de Agricultura da USP e indicou que o chá pode ser um aliado alimentar tanto para a perda de peso quanto a diminuição de gordura corporal e a redução dos níveis de triglicérides, entre outros benefícios.

No entanto, os médicos lembram que ele não faz milagre sozinho - é preciso adotar hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e controle do peso. Vale lembrar, também, que a venda de chá verde injetável para emagrecer é proibida pela Anvisa, sendo liberada apenas a venda de fitoterápicos via oral com chá verde que tenham registro na Vigilância Sanitária. 
 
Isoflavona de soja
Este fitoterápico é um ótimo coadjuvante para aliviar os sintomas de mulheres que estão na fase da menopausa. Um estudo realizado pela Universidade de Delaware, nos Estado Unidos, indica que a soja pode reduzir a frequência e a severidade das ondas de calor comuns do período em até 26%. Os resultados, publicados no periódico Menopause: The Journal of the North American Menopause Association foram baseados na análise 19 estudos anteriores que envolveram mais de 1.200 mulheres ao todo. 
 
Minha Vida

Conheça as causas de erros nas rinoplastias

Reprodução
Problemas de comunicação entre médico e paciente podem ser a causa
 
Por Dr. Alan Landecker
 
Quando se decide fazer uma rinoplastia vários fatores devem ser levados em consideração, afinal a cirurgia de nariz é considerada um dos procedimentos mais difíceis da cirurgia plástica, em grande parte responsável pela harmonia e equilíbrio facial. Para total satisfação com o resultado é essencial conhecer a formação acadêmica de seu médico, procurar saber em qual instituição ela foi realizada, verificar se o médico é realmente especialista em rinoplastia e se é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 
 
Esses são fatores fundamentais para o pleno sucesso de sua cirurgia plástica de nariz, sendo que realização da rinoplastia com médicos sem a formação adequada pode trazer graves transtornos e complicações. Conheça-os: 
 
Erro do profissional
Inabilidade por parte do médico de diagnosticar os problemas funcionais e/ou estéticos do nariz do paciente. Além da função estética, a rinoplastia pode corrigir problemas respiratórios, sendo assim o profissional precisa fazer uma avaliação completa dos problemas do paciente. Há pessoas com características desfavoráveis ao procedimento que precisam ser levadas em conta para que a cirurgia seja satisfatória. Em pacientes com pele grossa, por exemplo, é importante manter o nariz levemente maior de perfil (dorso mais alto e ponta mais projetada) para evitar problemas com o revestimento da pele ou a formação de deformidade do tipo bico de papagaio. Isto pode ocorrer devido à menor capacidade de retração deste tipo de pele. O nariz maior em perfil permite a expansão da pele e uma aparência melhor na visão frontal. Ao contrário dos pacientes que possuem pele fina, a visualização de irregularidades após a cirurgia é menos provável graças à cobertura mais espessa. 
 
Falha na comunicação
Inabilidade de entrar em sintonia com o médico em relação às queixas, expectativas e quanto ao resultado efetivamente possível em cada caso. É fundamental tentar produzir um nariz "individualizado", que combine naturalmente com a face e a etnia do paciente. Por isso, antes da cirurgia, um bom especialista em rinoplastia deve realizar estudos matemáticos detalhados das proporções do nariz em relação à face de cada paciente e criar o planejamento cirúrgico baseado nestes resultados e no senso estético. Atualmente, desenhos ou simulações computadorizadas podem ser usados para mostrar ao paciente o que deve ser corrigido e como isto pode ser feito. Por questões de ética, o paciente deve ser informado de que estas ferramentas são apenas educativas e que não constituem uma promessa em relação ao resultado. Os desenhos aprovados pelo paciente devem ser levados à sala de cirurgia, servindo como referência para o cirurgião. Este sistema pode estabelecer uma boa sintonia entre o cirurgião e o paciente, podendo oferecer resultados cada vez mais naturais e podendo minimizar a chance de insatisfação estética após a cirurgia. 
 
Expectativas não realistas
Numa situação ideal, todos os pacientes teriam o tamanho de nariz que desejassem. Infelizmente, essa não é a realidade. O tamanho do nariz criado no momento da cirurgia se baseia em diversos fatores, que diferem de um paciente para outro. Inclusive, alguns pacientes simplesmente não podem ter um nariz pequeno devido à sua anatomia, espessura da pele ou efeitos de cirurgias anteriores. Os pacientes devem saber que não existe nariz perfeito. Todos possuem defeitos que seriam facilmente apontados por um especialista nesse tipo de cirurgia. Por isso, o paciente deve encarar a cirurgia como uma maneira de melhorar o formato do seu nariz. A perfeição nesta cirurgia pode até ser atingida, mas é pouco provável pois trata-se de uma cirurgia muito difícil e cujo tecido de cicatrização não está sob o controle do cirurgião. 
 
Má execução técnica da cirurgia
A rinoplastia moderna tem como princípio básico a construção de um nariz bonito e funcional. Em outras palavras, a manutenção da função respiratória deve ser uma prioridade absoluta. Nesta cirurgia, as cartilagens e ossos que formam o esqueleto do nariz são esculpidas de acordo com as características do nariz e da face do paciente. Quase sempre é necessário utilizar enxertos de cartilagem, retirados do próprio nariz, costela ou da orelha, para corrigir as alterações de contorno e fortalecer o esqueleto remanescente. Em casos onde há dificuldade respiratória, pode ser necessário corrigir desvios do septo nasal e das outras estruturas que formam as vias responsáveis pela passagem do ar. Uma má execução da cirurgia pode reduzir demais o esqueleto, deixando a pele sem suporte e permitindo o acúmulo de sangue entre a pele e as cartilagens após a cirurgia, causando complicações como a fibrose. 
 
Fibrose
A fibrose é outro nome para o tecido de cicatrização que sempre se forma entre as cartilagens do nariz e a pele após a cirurgia. Em condições ideais ela se forma e não atrapalha o resultado. Porém, em alguns casos pode haver proliferação excessiva gerando alterações de contorno ou distorções das cartilagens. Existe uma predisposição genética e pessoas com pele grossa são especialmente predispostas, mas muitos acreditam que o principal motivo disto acontecer é a execução inadequada da cirurgia ou colocação incorreta do curativo. 
 
Outros motivos
Acontecimentos inesperados como traumatismos, uso de cocaína, tratamentos com altas doses de cortisona e infecções podem também comprometer o resultado de uma rinoplastia. Nesses casos, pode haver fratura e/ou reabsorção das cartilagens usadas para estruturar o esqueleto do nariz no final da cirurgia. 
 
A rinoplastia, além da harmonia estética, pode corrigir defeitos já presentes no nascimento, sequelas de traumatismos ou rinoplastias anteriores e ajudar a resolver problemas respiratórios, por isso é essencial a escolha de um especialista para que o procedimento seja realizado com eficiência. 
 
Minha Vida

Dez vantagens de cortar o refrigerante da dieta

Reprodução
Obesidade, hipertensão e até cálculo renal passam longe sem a bebida na dieta
 
Conhecidos com bebidas de calorias vazias, os refrigerantes não oferecem nenhum benefício ao nosso organismo além do prazer de ingeri-lo.
 
"Além do açúcar em grande quantidade, os refrigerantes contém sódio e diversas substâncias artificiais que não fazem bem à nossa saúde", explica a endopediatra Denise Ludovico, da ADJ Diabetes Brasil. Como se o fato de não acrescentar nenhum valor nutricional à dieta não fosse suficiente, os refrigerantes também levam a uma diminuição do consumo de água e sucos naturais, que são fundamentais em uma alimentação equilibrada.
 
Achou pouco?
 
Então confira todas as vantagens que o seu corpo aproveita quando você elimina a bebida do cardápio: 
 
Evita a obesidade e ajuda a emagrecer
"Sabe-se que, hoje em dia, o consumo de refrigerantes é um dos principais contribuintes para a epidemia de obesidade", ressalta a endocrinologista Andressa Heimbecher, de São Paulo. O refrigerante está relacionado à obesidade uma vez que é uma bebida extremamente calórica e geralmente consumida em grande quantidade, levando ao ganho de peso principalmente por excesso de calorias. "Além disso, os refrigerantes têm um alto teor de açúcar, que está diretamente ligado ao aumento de peso", explica a endocrinopediatra Denise Ludovico, da ADJ Diabetes Brasil.

Outro ponto a se considerar é que o consumo de refrigerantes pode fazer com que você sinta fome antes da hora. Quando absorvidos no intestino, os refrigerantes liberam grande quantidade de açúcar na corrente sanguínea de uma só vez, o que faz com que o pâncreas libere mais insulina. "Essa insulina excessiva leva à fome, a fim de nos fazer consumir mais açúcar para manter o equilíbrio metabólico", explica Denise. No caso dos refrigerantes sem diet ou zero, esse mecanismo pode ser explicado da seguinte forma: apesar de não conterem açúcar, eles possuem sabor doce conferido pelos adoçantes. Segundo a especialista, isso pode fazer com que nosso cérebro registre a mensagem de que estamos consumindo doces, e isso provocar uma maior liberação de insulina para metabolizar esse açúcar, surgindo fome. "O consumo constante de bebidas artificialmente adoçadas confunde a habilidade natural do organismo de controlar o consumo de calorias, pois o corpo identifica que está com fome reunindo informações sobre o sabor doce do alimento e seu valor calórico", explica Andressa. "Como o sabor não vem acompanhado de calorias, existe um efeito rebote, que determina mais fome e mais vontade de consumir esses alimentos".                    
 
Protege do cálculo renal
Um estudo publicado do periódico Clinical Journal of the American Society of Nephrology afirma que consumir refrigerantes e outras bebidas adocicadas pode aumentar de 23% a 33% os riscos de formação de pedras no rim. O trabalho analisou 194.095 voluntários em um período de mais de oito anos. "Isso acontece porque os refrigerantes possuem em sua composição fosfatos, substância que se consumidas diariamente favorecem a formação de cálculos renais", afirma a endocrinopediatra Denise. O fosfato é uma substância que interfere na absorção do cálcio, e quando ela está em nosso organismo em grandes quantidades favorece a excreção de cálcio para urina - fator esse de risco para cálculo renal.   
 
Previne diabetes
Por seu alto teor de açúcar e consumo de excessivo de calorias vazias, os refrigerantes levam ao aumento de peso, e consequentemente aumentam o risco de diabetes. Segundo um amplo estudo europeu, desenvolvido pelo Imperial College London, o consumo diário de 340 ml refrigerante por dia, o equivalente a uma lata, aumenta em 22% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Os pesquisadores contaram com dados de 350 mil pessoas de oito países europeus diferentes. "Abolir o refrigerante da alimentação é a primeira e mais eficiente medida para reduzir o consumo de açúcar", afirma a nutricionista Amanda Epifânio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), em São Paulo. Segundo a profissional, beber uma latinha de refrigerante todos os dias resulta na ingestão de um quilo de açúcar no fim do mês.   
 
Controla a pressão arterial
Reduzir o consumo de refrigerantes e outras bebidas ricas em açúcar pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea, segundo pesquisa realizada pela Universidade do Estado da Louisiana (EUA). O estudo, publicado na revista Circulation, avaliou dados de 810 pessoas com idades entre 25 e 79 anos que eram hipertensas ou estavam com a pressão no limite. Reduzindo o consumo dessas bebidas pela metade, após 18 meses, tanto a pressão sistólica quanto a diastólica reduziram consideravelmente. "Os refrigerantes podem favorecer a hipertensão devido principalmente ao seu alto teor de sódio", explica a nutricionista Amanda. Cortando essa bebida, diminuímos a ingestão de sódio, o que diminuirá o risco de hipertensão e também ajudará a controlar um quadro já instalado.  
 
Afasta doenças cardíacas
Com o aumento da pressão arterial consequente, dentre outras coisas, do excesso de sódio ingerido, temos também um risco aumentado para doenças cardiovasculares. "A retenção de sódio também causa um aumento do volume corporal, levando a uma sobrecarga cardíaca", explica a endocrinopediatra Denise. E dois estudos recentes, um feito com homens e outro com mulheres, só comprovam essa relação. O primeiro foi desenvolvido na Harvard School of Public Health (EUA), acompanhou durante 22 anos 43 mil homens e concluiu que os homens que bebiam um copo de refrigerante por dia tinham um risco 20% maior de sofrer uma doença cardíaca do que os demais. A segunda pesquisa é do Centro de Saúde da Universidade de Oklahoma (EUA), foi feito com quatro mil pessoas, incluindo homens e mulheres. Ao final da análise, constatou-se que as mulheres que bebiam pelo menos duas bebidas adoçadas com açúcar por dia ? como refrigerantes - tinham quatro vezes mais chances de desenvolver níveis de gorduras no sangue acima do normal, fator de risco conhecido para doenças cardiovasculares. 
 
Combate o inchaço e retenção de líquidos
"Os refrigerantes possuem grande quantidade de sódio, principalmente os zero e light, e por isso aumentam a retenção de líquidos", explica a endocrinopediatra Denise. Isso acontece porque nosso organismo precisa manter um equilíbrio entre sódio e água - por isso, quanto mais sódio no corpo, mais água ele retém. A sensação de barriga inchada também ocorre pela presença de gás nessas bebidas e também pelo excesso de açúcar. "O açúcar causa uma fermentação no intestino, aumentando a produção de gases e consequentemente, o inchaço", completa a nutricionista Amanda. 
 
Melhora o trânsito intestinal
"Refrigerantes são ricos em açúcar e diversas substâncias químicas que prejudicam a atuação das bactérias benéficas do intestino, e favorecem a proliferação de bactérias perigosas", alerta a nutricionista Gabriela Calsing, da clínica Salus Nutrição, em Brasília. Sucos naturais, por outro lado, podem ter efeito laxante, estimulando o funcionamento desse órgão. "Invista em opções com grande porcentagem de água, como o melão, a melancia e o mamão", recomenda. 
 
Protege o fígado
Os refrigerantes, quando absorvidos no intestino, liberam uma grande quantidade de açúcar, ácido fosfórico e substancias tóxicas que sobrecarregam o fígado, transformando o açúcar em gordura. "Esse processo, em longo prazo, até poderia levar a esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado)", explica a endocrinopediatra Denise. 
 
Preserva o esmalte dos dentes
Os refrigerantes - principalmente aqueles à base de cola - possuem fosfato em sua composição, o que pode levar a desmineralização óssea, gerando desgaste dos dentes. "Aqueles que contêm açúcar aumentam a chance de ter cáries, e as versões diet ou light possuem ácidos que podem estragar o esmalte dos dentes", ressalta Denise Ludovico. Um estudo da Temple University School os Dentistry, na Filadélfia (EUA), descobriu que os refrigerantes podem danificar os dentes tanto quanto o uso de crack e da metanfetamina.  
 
Passa longe da depressão
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Saúde da Carolina do Norte (EUA) verificou uma possível ligação entre o consumo de bebidas diet e um maior risco de depressão. Os autores analisaram os dados de 264 mil pessoas com mais de 50 anos de idade durante dez anos. A análise revelou que pessoas que bebiam mais de quatro latas ou copos de refrigerante diet por dia tinham um risco cerca de 30% maior de desenvolver depressão do que aqueles que não ingeriam esse tipo de bebida. Quem bebia refrigerante tradicional apresentou um risco 22% maior. Os especialistas afirmam que os refrigerantes são ricos em substâncias que podem interferir nas atividades do nosso organismo de forma negativa, favorecendo o aparecimento de doenças como depressão. 
 
Minha Vida

Prefeitura de Carangola - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de Carangola, no estado de Minas Gerais, através do IDECAN, abriu edital de processo seletivo nº. 01/2014, com o fito de contratar 96 profissionais para os cargos de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias , 05 deles com necessidades especiais, sendo 76 para ampla concorrência. As chances são para profissionais de nível fundamental. Os salários são de R$ 724,00, em jornadas de 40 horas por semana.

Os interessados devem efetuar a inscrição no site da organizadora, que é www.idecan.org.br, das 14h do dia 10 de abril  até 1º de maio de 2014. A taxa é de R$ 30,00.

As inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento aos candidatos do IDECAN, localizada na Prefeitura Municipal de Carangola/MG, na Praça Cel. Maximiano, nº. 88 - Bairro Centro – Carangola/MG, CEP. 36.800-000, também no  período entre 10 de abril e 1º de maio de 2014; exceto sábados, domingos e feriados; de 08h30 as 11h e de 13h às 17h,  excepcionalmente no primeiro dia, a inscrição se iniciará às 14h.

A prova escrita objetiva de múltipla escolha será realizada na cidade de Carangola/MG, com data inicialmente prevista para o dia 15 de junho de 2014 (domingo), com duração de 3 (três) horas para sua realização, em turno único, no horário compreendido entre 14h e 17h, horário oficial de Brasília.

O local de realização da prova escrita, para o qual deverá se dirigir o candidato, será divulgado a partir de 09 de junho de 2014 no site www.idecan.org.br. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova escrita objetiva e comparecimento no horário determinado.

A validade do certame é de 5 anos, contados da data de sua homologação, não sendo admitida prorrogação, em conformidade com aditivo ao acordo judicial firmado entre o Município de Carangola e o Ministério Público, nos autos da Ação Civil Pública, processo nº 0133.09.051672-4, da 1ª Varal Cível da Comarca de Carangola/MG.

Prefeitura de Bom Jesus do Amparo – MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Bom Jesus do Amparo, no estado de Minas Gerais, publicou o edital de Processo Seletivo nº 01/2014, para provimento de diversas vagas temporárias de trabalho de todos os níveis de escolaridade. Os contratados irão atuar em programas vinculados às Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Administração, Fazenda e Planejamento, e o Programa Saúde da Família – PSF.
 
As 31 oportunidades disponíveis são para as funções de: Agente de Assistência Social, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Educação Infantil, Creche, Auxiliar Judiciário, Técnico de Bolsa Família, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Enfermeiro Plantonista, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral PSF, Médico Ginecologista, Médico Oftalmologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra. Os salários variam de um mínimo a até R$ 14.000,00.
 
O prazo estipulado para as inscrições será de 22 de abril a 02 de maio de 2014, na Sede da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Amparo, situada na Praça Cardeal Motta, 220, Centro, Bom Jesus do Amparo/MG. Pela internet, o prazo de inscrição será o mesmo, devendo o candidato acessar o site da organizadora (www.tendenciaconcursos.com.br).
 
A taxa de inscrição pode variar de R$ 40,00 a R$ 300,00.
 
O concurso será desenvolvido pela Tendência Assessoria e Consultoria Ltda, que aplicará as Provas Objetivas no dia 18 de maio de 2014.
 
O prazo de validade do presente Processo Seletivo Público é de um ano, podendo ser prorrogado.

Prefeitura de Bom Jesus da Penha – MG abre concurso

A Prefeitura de Bom Jesus da Penha, no estado de Minas Gerais, publicou o edital de concurso público nº 01/2014, com o objetivo de contratar mais servidores para atuarem em diversos departamentos da Administração Pública.
 
Há vagas para os cargos de Advogado, Agente Administrativo de Saúde, Ajudante geral, Almoxarife, Contador, Dentista, Enfermeiro PSF, Engenheiro, Jardineiro, Médico, entre outros. O maior salário oferecido é de R$ 9.033,75 e o menor, R$ 747,25.
 
As inscrições estarão abertas de 08 de abril até 07 de maio de 2014, pelo site da organizadora Exame Auditores e Consultores LTDA (www.exameconsultores.com.br).
 
Caso o candidato prefira, as inscrições também poderão ser feitas, pessoalmente, na sede da prefeitura, localizada na Praça Dom Inácio, nº 200, Centro, Bom Jesus da Penha/MG. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 17h, exceto aos sábados, domingos e feriados.
 
O concurso público constará de provas Objetiva, de Títulos e Prática. As Provas Objetiva e Prática estão previstas para 08 de junho de 2014.
 
O edital completo e outras informações estão no sítio www.exameconsultores.com.br.

Prefeitura de Feira Nova - PE realiza seleção

Com o objetivo de ocupar 250 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Feira Nova, no estado de Pernambuco, publicou o edital nº 001/2014 de Processo Seletivo Simplificado. Os salários vão de R$ 724 a R$ 7.000, por jornada de até 40 horas semanais.
 
As vagas são para Médico em diversas especialidades, Fisioterapeuta, Odontólogo, Enfermeiro, Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo, Professor, Agente de Saúde, Agente de Combate à Endemias, Técnico em Enfermagem, Recepcionista, Educador Social, Motorista, Cozinheiro, Vigia, Serralheiro, entre outras.
 
Inscrição
As inscrições podem se feitas até 24 de abril de 2014, tanto presencialmente quanto pela internet. No presencial, o posto de inscrição fica situado no prédio localizado na Av. Júlio Carneiro, 121, Centro. Pela internet, o site indicado é www.idhtec.org.br. A taxa de participação é de: R$ 45 nível fundamental, R$ 50 nível médio e R$ 70 nível superior.
 
Seleção
A seleção se dará através de Prova Escrita, obrigatória para todos os inscritos, a ser aplicada provavelmente em 18 de maio de 2014, das 9h às 12h, em locais a serem divulgados com antecedência pelo www.idhtec.org.br. Haverá avalição de títulos para alguns cargos.
 
O gabarito estará disponível a partir de 19 de maio em 2014, no mesmo portal onde deve ser feita a inscrição. O resultado final também será comunicado no sitio www.idhtec.org.br.
 
Validade
Será de dois anos a validade do Processo Seletivo, tendo chances de prorrogação.

Concurso Prefeitura de Capoeiras - PE 2014

Com intuito de prover 85 vagas em todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Capoeiras, no estado de Pernambuco, lançou o edital nº 01/2014 de concurso público. Os candidatos aprovados no certame, se nomeados, farão jus a remuneração de até R$ 2 mil.
 
Há oportunidades nas áreas administrativa, saúde, educação, assistência social e infraestrutura.
 
As chances são para os cargos de Professor de Fundamental I; Professor de Letras – Português/Inglês; Professor de Educação Física; Professor de Biologia; Professor de História; Professor de Geografia; Professor de Matemática; Assistente Social; Enfermeiro-PSF; Odontólogo-PSF; Psicólogo; Técnico em Enfermagem; Técnico em Enfermagem-PSF; Atendente de Consultório Dentário-PSF; Orientador Social; Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Educacionais; Guarda Municipal; Motorista I; Motorista II; Gari/Margarida e Auxiliar de Serviços Gerais.
 
As inscrições pela internet podem ser realizadas, através do site www.portalidest.com.br/concurso/capoeiras14, até 18 de maio de 2014.
 
Na modalidade presencial, as inscrições podem ser feitas até 16 de maio de 2014, no endereço Praça João Borrego – Telecentro Comunitário, Capoeiras/PE, CEP nº 55.365-000, no horário das 8h (oito) às 13h (treze) horas.
 
As taxas variam de R$ 40 a R$ 80, de acordo com o cargo desejado.
 
De acordo com o cronograma do edital, a seleção será composta de prova de conhecimentos, que serão aplicadas na data prevista de 20 de julho de 2014.
 
O gabarito preliminar será anunciado no mesmo dia da aplicação da prova e o resultado final será homologado até 02 de setembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Arcoverde - PE prorroga inscrições

Foi prorrogado o período de inscrições ao concurso público n° 001/2014 que pretender ampliar o número de servidores da Prefeitura de Arcoverde, no Pernambuco. Serão oferecidas 412 vagas de trabalho em diversas áreas, com a reserva de 57 postos para pessoas com deficiências.
 
Cargos e Salários
No nível superior, há chances para: Procurador da Fazenda Municipal, Auditor da Fazenda Municipal, Auditor de Controle Interno, Administrador de Recursos Humanos, Agrônomo, Veterinário, Médicos de diversas especialidades, Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Terapeuta Ocupacional, Dentista, Farmacêutico, Biomédico, Nutricionista, Educador Físico e Professor. Os salários variam entre R$ 1500 e R$ 4.000.

Candidatos de nível técnico podem concorrer às vagas para Agentes de Fiscalização de Obras, Técnicos em Contadoria, Técnicos em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Laboratório, Técnico em Citologia, Auxiliares de Saúde Bucal, Técnicos de Prótese Dentária e Educador Social. Os salários variam entre R$ 800,00 e R$ 1.500.

Para os Agentes de Saúde serão disponibilizadas 77 vagas e os candidatos aprovados tomarão posse de imediato, com direito a salário de R$ 950,00. Para se inscrever, é necessário ser morador da localidade de atuação.

Por fim, quem possuir nível médio pode disputar as vagas de Agente de Desenvolvimento Comunitário, Agente de Fiscalização de Trânsito, Agente de Fiscalização do Código de Posturas, Fiscal de Feira, Fiscal de Serviços Públicos e Arte Educador. Os salários também variam entre R$ 800,00 e R$ 1.500.

Inscrições e Taxas
As inscrições foram prorrogadas até 01 de maio de 2014, podendo ser realizadas através do site da organizadora (www.conpass.com.br). As taxas de inscrição custam  R$ 120,00 (superior) e R$ 80,00 (médio e técnico).

Provas, Gabaritos e Validade
As provas acontecem no dia 1º de junho de 2014, em horário e local ainda a serem definidos. Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura, e na internet, na página www.conpass.com.br, no dia 02 de junho de 2014.
 
O resultado preliminar da prova escrita do concurso será publicado e divulgado até o dia 23 de junho de 2014.

O concurso será executado por meio da empresa Conpass Concursos Públicos e Assessorias, tendo validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
 
A retificação do edital, prorrogando as inscrições, encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado de Pernambuco - Poder Executivo, edição de 16 de abril de 2014, pág. 21.
 
Todas as informações também estão no site de inscrição www.conpass.com.br.

Prefeitura de Duque de Caxias - RJ reabre inscrição na área da saúde

A Prefeitura de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, informa a todos os candidatos interessados, que foi reaberto o prazo de inscrições do processo seletivo, regido pelo edital nº 001/2014, exclusivamente para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (400 vagas) e Auxiliar de Controle de Endemias (200 vagas).
 
O salário é de R$ 856,80 para a função de Agente Comunitário de Saúde e de R$ 889,57 para o cargo de Auxiliar de Controle de Endemias. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
 
Com a reabertura, o novo prazo de inscrição vai até  25 de abril de 2014, no site http://www.idecan.org.br. A taxa de inscrição para os cargos é de R$ 20,00.
 
Vale lembrar que foram alterados a escolaridade, que agora passa a exigir que o candidato ao cargo de Agente Comunitário de Saúde tenha Ensino Fundamental Completo e comprovação de residência na área de atuação pretendida. Para o cargo de Auxiliar de Controle de Endemias também é exigido apenas o Ensino Fundamental Completo.
 
A realização da prova objetiva e entrega dos títulos será na data prevista do dia 18 de maio de 2014, em locais e horários a serem divulgados no dia 12 de maio de 2014.
 
As informações constam da retificação divulgada em 16/04/2014, divulgada na página do Idecan.

Prefeitura de Guaporema - PR realiza processo seletivo

A Prefeitura de Guaporema, no estado do Paraná, através da empresa KLC - Consultoria em Gestão Pública Ltda, lançou edital de processo seletivo n° 001/2014, para provimento de 02 vagas nos cargos de Psicólogo e Assistente Social  (nível superior) por salários de R$ 1.200,00 e R$ 1.300,00, respetivamente por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

As inscrições ficarão abertas até 27 de abril de 2014, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. A taxa é de R$ 100,00.

A Prova Escrita Objetiva será aplicada no dia 10 de maio de 2014, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do Edital de Homologação das Inscrições.

O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 15h, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Guaporema - PR e no site da empresa responsável pela organização do Teste Seletivo www.klcconcursos.com.br.

A validade do certame será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério do Município.

Concurso Prefeitura de Bela Vista do Paraíso - PR

A Prefeitura de Bela Vista do Paraíso, no estado do Paraná, anunciou a realização de teste seletivo e concurso público, visando prover 03 vagas para os cargos de Assistente Social, Advogado e Contador. Os vencimentos são de até R$ 3.096,62, em jornada semanal de 20 a 40 horas. 
 
As inscrições podem ser realizadas até 27 de abril de 2014, pelo site www.klcconcursos.com.br. Será cobrada taxa de inscrição R$ 150.
 
De acordo com o edital, a seleção constará de provas objetivas e prova de títulos. A Prova Escrita Objetiva será aplicada provavelmente no dia 25 de maio de 2014, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de  homologação das inscrições.
 
O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 15 horas, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Bela Vista do Paraíso - PR e no site da empresa responsável pela organização do concurso público. 
 
A validade do certame será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério do Município.

Processo Seletivo Guarda Mor – MG

A Prefeitura de Guarda Mor, no estado de Minas Gerais, necessita contratar mais servidores para a Administração Pública. Com essa finalidade, já está publicado o edital 001/2014 de Processo Seletivo, o qual anuncia a disponibilidade de 135 vagas de trabalho, para contratações imediatas, voltadas as profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
Os salários vão de R$ 724 até R$ 8.643, 37, por jornadas de trabalho de 20 a 44 horas semanais.
 
Entre os cargos oferecidos estão  Motorista, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Vigia, Gari, Faxineiro e outras oportunidades que podem ser vistas, na íntegra, no edital completo.
 
De 22 de abril a 04 de maio de 2014, através do site http://www.reisauditores.com.br/, os interessados poderão fazer a sua inscrição. A taxa de inscrição vai de R$ 36 a R$ 128, que deve ser paga até 05 de maio de 2014.
 
A seleção será feita por Prova Objetiva, que será aplicada na data provável de 25 de maio de 2014, em horário e local a serem comunicados no http://www.reisauditores.com.br.
 
Pelo prazo de um ano o certame terá validade, tendo a chance de ser prorrogado por mais um ano.  

Prefeitura de Montadas – PB abre vagas em concurso

A Prefeitura de Montadas, no estado da Paraíba, abriu concurso público (edital 01/2014) com oferta de 142 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam entre R$ 724 e R$ 1.950, em jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
O período de inscrição vai de 22 de abril de 2014 até 15 de maio de 2014, pelo site  www.ufcg.edu.br, com taxa de inscrição que vai de R$ 60 a R$ 100.
 
Há vagas para Recepcionista, Coveiro, Eletricista, Merendeiro, Cozinheiro, Vigia, Agente Administrativo, Digitador, Fiscal de Tributos, Técnico em Enfermagem, Professor, Assistente Social, Enfermeiro, entre outras vagas.
 
A prova escrita objetiva será aplicada provavelmente em 08 de junho de 2014, em local e horário informados no www.ufcg.edu.br. Gabarito e prova serão disponibilizados também no www.ufcg.edu.br. Haverá também análise de títulos, para alguns cargos.
 
A validade do Concurso será de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Prorrogada Seleção da Prefeitura de Iguape - SP

A Prefeitura de Iguape, no estado de São Paulo, abriu edital de processo seletivo nº. 03/2014, com a finalidade de preencher 77 vagas para profissionais de todos os níveis escolares, mais formação de cadastro reserva em diversos cargos. Os salários variam de R$ 783,46 a R$ 3.450,11, em jornadas de 40 horas semanais.

Cargos
- Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar Serviços Gerais e Motorista;

- Nível Fundamental Completo: Agente Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Vetor e Recepcionista;

- Nível Médio/Técnico: Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório e Técnico de Radiologia;

- Nível Superior: Assistente Social, Cirurgião Dentista, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Biologista,
Médico, Enfermeiro, Nutricionista,  Psicólogo e Enfermeiro da Família.
 
Inscrições
Com a retificação, os interessados deverão efetuar a inscrição na Unidade Mista de Saúde, situada na Rua dos Estudantes, nº. 40, Centro, das 9h às 11h e das 13h às 17h, até o dia 22 de abril de 2014.

Provas
Haverá prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 04 de maio de 2014, das 09h as 12h, na EMEF “Vaz Caminha” localizada na Rua Capitão Dias, nº 187, centro – Iguape/SP.

Validade
O certame valerá por 01 ano, a contar de sua homologação, com possibilidade de ser prorrogada.

Concurso FUNGOTA de Araraquara - SP

A Fundação Municipal Irene Siqueira Alves - Vovó Mocinha Maternidade Gota de Leite de Araraquara - FUNGOTA, no Estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 01/2014. Com a recente retificação (16/04), o certame agora passa a oferecer 98 vagas em cargos de níveis médio/técnico e superior.

Os vencimentos variam de R$ 900,00 a R$ 2.584,09 de acordo com o nível de escolaridade e jornada de trabalho, que poderá ser de 12x36, 30, 36 ou 40 horas semanais.

Cargos
As vagas estão distribuídas entre as funções de Almoxarife, Operador de Telefonia, Porteiro, Reparador Geral na Área Hospitalar, Técnico em Informática, Técnico em Segurança no Trabalho e Técnicos de Enfermagem nas Áreas de Neonatologia, Medicina Intensiva e Emergência e Obstetrícia, Assistente Administrativo, Contador, Terapeuta Ocupacional, Enfermeiro nas Áreas Hospitalar, de Obstetrícia e UTI Neonatal e Médico nas Especialidades de Ginecologia/Obstetrícia Pediatria/Neonatologia e UTI Neonatal.

Inscrições
O concurso será realizado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e, para a inscrição, os candidatos deverão acessar o endereço eletrônico www.ibam-spconcursos.org.br, até o dia 22 de abril de 2014. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 75,00 de acordo com o cargo escolhido.

Também podem ser utilizados para inscrição os equipamentos do Programa Acessa São Paulo (locais públicos para acesso à internet), nos endereços a seguir relacionados:

Araraquara: Rua Carlos Gomes, 1729 - Centro - Araraquara/SP;

Américo Brasiliense: Centro Educacional e Apoio Pedagógico "Novênio Pavan"- Av. 9 de Julho, 192;

São Carlos: Rua Treze de Maio, 2000 - Centro - São Carlos/SP;

Ibaté: Av. São João, 1.188 - Centro - Ibaté/SP.;

Rincão: Rua 21 de novembro, 411 - Centro - Rincão/SP;

Matão: Rua Cesário Mota, 1290 - Santa Cruz - Matão/SP.;

Gavião Peixoto: Núcleo Cultural e Biblioteca Profª Eulália Rosália de Arruda Cury - Al. Silva, 399 - Centro.

Provas
A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 25 de maio de 2014, na cidade de Araraquara-SP. confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgados no dia 16 de maio de 2014 através de Editais de Convocação para as provas objetivas a serem publicadas no Jornal Tribuna Impressa Araraquara e no site do IBAM www.ibamsp-concursos.org.br.

Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da FUNGOTA.
 
Documentação atualizada do concurso: http://www.ibamsp-concursos.org.br/site/concursos/documentos/374

Concurso EBSERH - Hospital Universitário da UFAL 2014

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) divulgou os editais de concurso público nº 02, 03 e 04/2014 para a contratação dos novos servidores que irão reforçar o quadro de pessoal com lotação no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas – HUPAA-UFAL. O IDECAN está responsável pela organização de todo o certame.
 
Serão providas 727 vagas distribuídas entre as áreas Médica (edital 02/2014, 189 vagas em 62 especialidades), Assistencial (edital nº 03/2014, 444 vagas de nível superior e médio) e Administrativa (edital 04/2014, 94 vagas de nível superior e médio). A lista dos cargos oferecidos está ao final desta notícia.
 
As inscrições se realizarão somente via internet, de 30 de abril a 29 de maio de 2014, no site www.idecan.org.br. As taxas de inscrição serão de: R$ 32,00 e R$ 54,00.
 
Será disponibilizado aos candidatos, Posto de Atendimento Presencial, localizado na Administração Geral do Centro  Educacional de Pesquisas Aplicadas CEPA/CEAGB, na Avenida Fernandes Lima, s/nº, Farol, Maceió/AL, no mesmo período.
 
O processo de seleção será composto de provas objetivas, avaliação de títulos e de experiência profissional. As provas objetivas serão realizadas na cidade de Maceió/AL, com data inicialmente prevista para 27 de julho de 2014 (domingo). Locais, datas e horários serão informados na data provável de 21 de julho de 2014, no mesmo site da inscrição.
 
Os editais na íntegra e outras publicações referentes ao concurso público estão disponíveis nos endereços eletrônicos: http://www.ebserh.mec.gov.brhttp://www.idecan.org.br.
 
Relação dos cargos e os salários oferecidos, por edital:
 
Edital 02/2014:
Médico - Acupuntura – R$ 6.495,00
Médico - Alergia e Imunologia – R$ 6.495,00
Médico - Anestesiologia - R$ 6.495,00
Médico - Cancerologia Cirúrgica – R$ 6.495,00
Médico - Cancerologia Clínica -R$ 6.495,00
Médico - Cancerologia Pediátrica – R$ 6.495,00 
Médico - Cardiologia – R$ 6.495,00
Médico - Cardiologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia de Cabeça e Pescoço – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia do Aparelho Digestivo – R$ 6.495,00 
Médico - Cirurgia Geral – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia Plástica – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia Torácica – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia Vascular – R$ 6.495,00
Médico - Clínica Médica  R$ 6.495,00
Médico - Coloproctologia – R$ 6.495,00
Médico - Dermatologia – R$ 6.495,00
Médico - Diagnóstico Por Imagem - Ultrassonografia Geral – R$ 6.495,00
Médico - Dor – R$ 6.495,00
Médico - Ecocardiografia – R$ 6.495,00
Médico - Ecografia Vascular com Doppler – R$ 6.495,00
Médico - Endocrinologia e Metabologia – R$ 6.495,00
Médico - Endocrinologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Endoscopia Digestiva – R$ 6.495,00
Médico - Gastroenterologia – R$ 6.495,00 
Médico - Gastroenterologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Genética Médica – R$ 6.495,00
Médico - Geriatria – R$ 6.495,00 
Médico - Ginecologia e Obstetrícia - R$ 6.495,00
Médico - Hematologia e Hemoterapia – R$ 6.495,00
Médico - Hematologia e Hemoterapia Pediátrica – R$ 6.495,00 
Médico - Hepatologia – R$ 6.495,00
Médico - Infectologia – R$ 6.495,00 
Médico - Mastologia – R$ 6.495,00 
Médico - Medicina do Sono – R$ 6.495,00
Médico - Medicina do Trabalho – R$ 6.495,00 
Médico - Medicina Física e Reabilitação – R$ 6.495,00
Médico - Medicina Intensiva – R$ 6.495,00
Médico - Medicina Nuclear – R$ 6.495,00
Médico - Medicina Paliativa – R$ 6.495,00
Médico - Nefrologia – R$ 6.495,00
Médico - Neonatologia - R$ 6.495,00
Médico - Neurocirurgia – R$ 6.495,00
Médico - Neurofisiologia Clínica – R$ 6.495,00
Médico - Neurologia – R$ 6.495,00
Médico - Neurologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Nutrologia – R$ 6.495,00
Médico - Oftalmologia – R$ 6.495,00 
Médico - Ortopedia e Traumatologia – R$ 6.495,00
Médico - Otorrinolaringologia – R$ 6.495,00
Médico - Patologia – R$ 6.495,00
Médico - Pediatria - R$ 6.495,00
Médico - Pneumologia – R$ 6.495,00
Médico - Pneumologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Psiquiatria 1 – R$ 6.495,00
Médico - Psiquiatria da Infância e da Adolescência – R$ 6.495,00
Médico - Radiologia e Diagnóstico por Imagem - R$ 6.495,00
Médico – Radioterapia 3 – R$ 6.495,00 
Médico – Reumatologia 3 – R$ 6.495,00
Médico - Reumatologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico – Urologia 2 – R$ 6.495,00
 
Edital 03/2014:
Assistente Social - R$ 3.549,00
Biólogo - R$ 4.732,00
Biomédico - R$ 4.732,00
Cirurgião Dentista - R$ 4.188,00
Cirurgião Dentista - Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais - R$ 4.188,00
Enfermeiro - Assistencial - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Nefrologia - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Oncologia - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Saúde da Criança e do Adolescente - Neonatologia - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Saúde da Mulher - Obstetrícia - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Saúde do Trabalhador - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Terapia Intensiva - R$ 5.025,00
Farmacêutico - R$ 4.732,00
Físico - Física Médica - Medicina Nuclear - R$ 7.774,00
Físico - Física Médica - Radiodiagnóstico - R$ 7.774,00
Físico - Física Médica - Radioterapia - R$ 7.774,00
Fisioterapeuta - R$ 3.549,00
Fisioterapeuta - Terapia Intensiva - R$ 3.549,00
Fisioterapeuta - Terapia Intensiva Neonatal - R$ 3.549,00
Fonoaudiólogo - R$ 3.549,00
Nutricionista - R$ 4.732,00
Profissional de Educação Física - R$ 4.010,00
Psicólogo - Área Hospitalar - R$ 4.010,00
Psicólogo - Área Organizacional - R$ 4.010,00
Tecnólogo em Radiologia - R$ 2.406,00
Terapeuta Ocupacional - R$ 3.549,00
Técnico em Anatomia e Necrópsia - R$ 2.717,00
Técnico em Enfermagem - R$ 2.445,00
Técnico em Enfermagem - Saúde do Trabalhador - R$ 2.445,00
Técnico em Farmácia - R$ 2.717,00
Técnico em Histologia - R$ 2.717,00
Técnico em Laboratório - R$ 2.717,00
Técnico em Radiologia - R$ 1.630,00
Técnico em Radioterapia - R$ 1.630,00
Técnico em Saúde Bucal - R$ 2.717,00
 
Edital 04/2014:
Advogado – R$ 6.588,00
Analista Administrativo - Biblioteconomia – R$ 4.732,00
Analista Administrativo - Contabilidade – R$ 4.732,00
Analista Administrativo - Estatística – R$ 4.732,00
Analista de Tecnologia da Informação - Processos – R$ 5.583,00
Analista de Tecnologia da Informação - Suporte e Redes – R$ 5.583,00
Engenheiro Civil – R$ 7.774,00
Engenheiro Clínico – R$ 7.774,00
Engenheiro Eletricista – R$ 7.774,00
Assistente Administrativo - R$ 1.841,00
Técnico em Contabilidade – R$ 2.717,00
Técnico em Informática - R$ 2.717,00
Técnico em Segurança do Trabalho - R$ 2.717,00.

Concurso UFMS 2014 Professor

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) disponibilizou os editais 041 e 042 referentes à realização de concurso público para provimento de cargos de Professor Adjunto, Assistente e Auxiliar. O salário pode chegar à soma de R$ 4.913,35.
 
São oferecidas 46 vagas no total, sendo 25 para Campo Grande, 06 para Corumbá, 06 para Aquidauana, 04 para Três Lagoas, 03 para Nova Andradina e 02 para Chapadão do Sul. 
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufms.br, no período compreendido entre 9h de 28 de abril e 8 de maio, observado o horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul. Os valores da taxa variam de R$ 59,00 para Professor Auxiliar 20 horas a R$ 250,50 para Professor Adjunto dedicação exclusiva.
 
A Copeve disponibilizará em seu quiosque, localizado no corredor central da UFMS, em Campo Grande, no período de 29 e 30 de abril e 05 e 06 de maio, no horário das 8 às 11 horas e das 13 às 16h30, equipamentos de informática para aqueles candidatos que não têm acesso à Internet.
 
O concurso terá as etapas de: Prova Escrita, Prova Didática e Prova de títulos. Essas provas serão realizadas na cidade de Campo Grande (MS), no período de 07 a 09 de junho de 2014, em locais e horários a serem divulgados no Edital de deferimento das inscrições.
 
Os editais completos e mais informações podem ser conferidos no site www.copeve.ufms.br (link Concurso Docente).

Processo Seletivo Prefeitura de Divinópolis – MG

As inscrições para o Processo Seletivo da Prefeitura de Divinópolis, no estado de Minas Gerais, regido pelo edital nº 008/2014, estarão abertas até 22 de abril de 2014. O salário para a função de Técnico em Enfermagem é de R$ 1.448,00 mais 20% de insalubridade e R$ 3.198,97 para a função de Enfermeiro, sendo a jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Podem participar graduados em Enfermagem ou candidatos com nível de Técnico em Enfermagem e os interessados deverão se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada na Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG, munidos do Curriculum Padronizado. O horário de atendimento será das 7h30 até às 17h.
 
A seleção se dará por Análise de Curriculum.
 
O extrato do edital está no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, 14 de abril de 2014.

Concurso EBSERH - Hospital Universitário da UFMS 2014

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) divulgou os editais ns 02, 03 e 04/2014 para realização de concurso público para provimento de cargos do quadro de pessoal com lotação no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, vinculado à Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – HU-UFMS.
 
Cargos e vagas
Serão ocupadas 842 vagas, mais formação de cadastro reserva, distribuídas entre as áreas Médica (236), Assistencial (521) e Administrativa (85). Dentre os cargos com oferta de vagas, estão: Médico (em 67 especialidades), Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro (diversas especialidades), Farmacêutico, Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Pedagogo, Educador Físico, Psicólogo,  Terapeuta Ocupacional, Técnicos de várias áreas profissionais (Anatomia e Necropsia, em Enfermagem, em Farmácia, em Histologia, em Laboratório de Patologia Clínica, em Óptica, em Radiologia, em Radioterapia, em Saúde Bucal), Advogado, Analista Administrativo (várias formações), Analista de Tecnologia da Informação (várias formações), Engenheiro (Civil, Clínico, Eletricista, Mecânico), Assistente Administrativo, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho.
 
Inscrições e prova
As inscrições podem ser feitas via internet, no período entre 28 de abril e 05 de junho de 2014, por meio do endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.
 
As inscrições no Posto de Inscrição Presencial seguirão o mesmo cronograma, podendo ser feitas na Pós Graduação Da Universidade Católica Dom Bosco, situada na Rua Barão Do Rio Branco, 1811 - Bairro Centro. CEP 79000-173 Campo Grande/MS. 
 
As taxas de inscrição variam de R$ 50,00 a R$ 75,00, dependendo do cargo pretendido e a faixa salarial dos aprovados que forem contratados poderá oscilar entre R$ 1.630,00 e R$ 7.774,00.
 
A aplicação das Provas Objetivas está prevista para o dia 03 de agosto de 2014 e será realizada na cidade de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul.
 
Os editais na íntegra e outras publicações referentes ao concurso público estão disponíveis  nos endereços eletrônicos: http://www.ebserh.mec.gov.br e http://www.institutoaocp.org.br