Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 28 de abril de 2014

MG: médico deixa a namorada no seu lugar durante plantão

Fonte: Reprodução/TV Record Minas
Reprodução
Um médico é investigado no sul de Minas Gerais porque teria abandonado o plantão do Hospital São José, na cidade de Capetinga, no último final de semana e deixado sua namorada, que seria estudante de medicina, no seu lugar
 
Ela teria atendido pacientes e receitado remédios, mas acabou descoberta pelas enfermeiras ao atender um homem com o braço quebrado e dizer que não sabia fazer sutura.
 
A denúncia foi levada à Polícia Civil e ao Ministério Público pela prefeitura local nesta quinta-feira, 24. De acordo com o prefeito Daniel Bertholdi (PSDB), uma sindicância interna também foi aberta para apurar o problema registrado nos dias 19 e 20 deste mês. "É um caso de total irresponsabilidade e, se o médico assumiu compromisso com o município e não cumpriu, tem de ser punido", afirmou.
 
O prefeito diz que o número de pacientes atendidos pela mulher ainda está sendo apurado, assim como outros detalhes referentes ao caso. Mas já se sabe que o médico teria pego carona em uma ambulância até a cidade de Passos (MG), onde ele permaneceu, tendo sua namorada retornado e ocupado o seu lugar no hospital.

Remédio
Durante o tempo em que esteve à frente do consultório, a mulher prescreveu remédios utilizando para isso receitas deixadas assinadas pelo médico. O caso foi registrado na polícia como averiguação de exercício ilegal da medicina, devendo testemunhas e envolvidos serem chamados para depor.

Na prefeitura, algumas pessoas já foram ouvidas, incluindo o motorista da ambulância que confirmou o transporte do casal. A mulher envolvida seria estudante da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Ela e o médico não foram localizados para comentar as denúncias.
 
R7

Venda de calmantes e antidepressivos cresce quase 10% em 4 anos no Brasil

Reprodução
Cobrança “a todo instante” não dá tempo para as pessoas
“também refletirem o que fizeram de errado”, diz especialista
Especialistas explicam que aumento de pressão faz pessoas procurarem mais por remédios
 
A venda de calmantes e antidepressivos aumentou 8,4% em quatro anos em todo o Brasil, de acordo com o levantamento feito pela consultoria IMS Health para o R7. Foram considerados os remédios com princípios ativos normalmente prescritos por médicos para essa finalidade, sem ser considerada apenas a indicação terapêutica da bula.
 
Segundo dados da consultoria, em 2009, foram vendidos 49.629 milhões e, em 2013, 53.819. Uma das classes mais vendidas, com o princípio ativo clonazepam (que inclui o calmante rivotril), subiu de 17.418 milhões para 22.158.  Uma pesquisa recente divulgada pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos ainda mostra que o rivotril foi o remédio mais prescrito pelos médicos entre fevereiro de 2013 e o mesmo mês deste ano.
 
O psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do HC da FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), Luiz Cuschnir, o consumo deste tipo de medicamento tem aumentado por “causa dos desafios, cada vez maiores, que a sociedade impõe, elevando o nível de ansiedade nas pessoas”.
 
—  Esse número só diminuirá se tivermos mais possibilidade de oferecer uma psicoterapia que fortaleça os indivíduos para lidarem melhor com isso.
 
A opinião do especialista é a mesma do psicanalista e professor da PUC-SP Claudio César Montoto. De acordo com ele, as pessoas têm procurado cada vez mais ajuda psicológica por “se sentirem mal por não atenderem aos padrões estabelecidos pela sociedade”.  De acordo com o especialista, o aumento nas vendas se explica pela busca de uma vida “pessoal e profissional perfeita”.
 
― Muitas vezes, as pessoas recorrem aos remédios para esquecerem seus problemas, para deitarem na cama e não terem que pensar em tudo o que deu errado.
 
Ainda segundo Montoto, o brasileiro “está muito apegado à crença popular de que tempo é dinheiro” e exige resultados muito bons em um curto espaço de tempo.
 
Para ele, a cobrança “a todo instante” não dá tempo para as pessoas “também refletirem o que fizeram de errado” naquele dia.
 
— Os remédios se tornam uma forma de antecipar uma felicidade ou tranquilidade que a pessoa ainda não tem ou que nunca terá.
 
Na opinião do professor do departamento de psiquiatria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Miguel Jorge, o crescimento nas vendas pode estar associada ao aumento dos pacientes com quadros depressivos. Além do uso abusivo pelos pacientes deste tipo de medicação.
 
— Hoje temos uma demanda maior por esses remédios. As pessoas passaram a procurar os médicos alegando dificuldades para dormir e relaxar, assim os médicos acabam receitando esses medicamentos.
 
Jorge ainda acredita que o aumento nas vendas pode estar relacionado à prescrição por médicos não especializados na área.
 
— Muitos médicos de outras áreas acabam receitando esses calmantes mesmo sem ter base para uma análise psiquiátrica dos pacientes, na maioria das vezes, eles receitam por pedido dos pacientes.
 
Acesso à saúde
A facilidade do acesso a consultas médicas e a “popularização” da psicologia podem explicar a alta do uso de calmantes no País, de acordo com a análise da psicóloga da Unifesp, Clarice Madruga.
 
— As pessoas têm mais acesso às consultas médicas. Antigamente não era todo mundo que tinha um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. Assim, um maior número de consultas pode representar um maior número de prescrição desses remédios.
 
Consequências para saúde
Os pacientes que usam calmantes devem ser acompanhados “de perto pelos médicos devido à necessidade de reajuste das doses”, explica o especialista da USP Cuschnir.
 
― Muitos desses remédios provocam tolerância, que consiste em doses cada vez maiores para diminuir os sintomas da ansiedade. Quando ocorrem efeitos colaterais ou excesso de tempo de administração, o médico responsável deve reavaliar e acompanhar de perto constantemente o paciente em consultas para dar o melhor encaminhamento do caso.
 
Além disso, Montoto alerta que quando usados de maneira exagerada e contínua, os tranquilizantes podem condicionar o corpo a depender das substâncias presentes nos comprimidos.
 
— O problema é que quando a pessoa decide ou é forçada a parar de ingeri-los, mostra sintomas de abstinência, semelhantes aos processos de desintoxicação de outras drogas.
 
Para Montoto, “infelizmente o número de pessoas que usam esses medicamentos tende a crescer”.
 
— As pessoas passaram a acreditar que os remédios podem curar tudo, até mesmo a infelicidade.
 
Tirando os casos especiais de psicose, especialmente a esquizofrenia, esses medicamentos só servem para entorpecer e limitar as atitudes e os pensamentos do ser humano. As pessoas que precisam de rivotril para dormir, por exemplo, tomam algumas gotas do remédio para “desligarem” da realidade e acreditam que quando acordarem no dia seguinte tudo estará melhor.

R7

Aspirina reduz em 50% o risco em vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares

aspirina-reduz-risco-de-cancer
Reprodução
A aspirina é um medicamento muito utilizado em tratamentos de vários tipos de doenças pelo fato de atuar de diferente formas, tais como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e antiplaquetário

Uma pesquisa divulgada nessa última quarta-feira, dia 23 de abril, mostrou agora uma nova descoberta dando conta de que a aspirina pode reduzir também em até 50% o risco de diversos tipos de câncer. Na sequência você confere os detalhes dessa novidade.

Muitas pesquisas já comprovaram que a aspirina está ligada a diminuição do risco de câncer em geral e também em doenças cardiovasculares., entretanto, esse novo estudo foi mais afundo na tentativa de provar a eficácia da aspirina, deixando claro os tipos de pessoas que podem se beneficiar com o medicamento.

Segundo informações, os benefícios podem ser observados como forma de prevenção ao câncer de colón e também pessoas com riscos de doenças cardiovasculares.
 
Foram analisadas cerca de 270 pessoas como voluntárias, as quais pertenciam a um grupo maior de 127.865 de participantes do estudo. Essas pessoas foram acompanhadas por três décadas, que foi o período de duração dessa etapa do estudo.

A conclusão foi a de que pessoas que tinham o perfil genético com baixo potencial de produção de enzimas 15-PGDH, não se beneficiam tanto assim das propriedades da aspirina no combate ao risco de câncer de cólon.

Por outro lado, as pessoas que participaram dos estudos e possuíam uma taxa elevada de 15-PGDH e foram medicadas com aspirinas, chegaram a reduzir pela metade o risco de contraírem câncer de cólon.
 
Clickgratis

O que acontece com seu corpo e seu cérebro durante um orgasmo?

O que acontece com seu corpo e seu cérebro durante um orgasmo?
Shutterstock
O ápice do prazer sexual tem mais particularidades do que você imagina...
 
O ato sexual tem alguns objetivos óbvios, como demonstração de amor, reprodução e a busca pelo prazer, entre outros, é claro. Quando o assunto é prazer, vale lembrar que a experiência como um todo deve ser agradável, mas não adianta: o momento alto de toda experiência sexual bem-sucedida é o orgasmo.
 
Você já deve saber do que se trata, mas será que entende o que acontece com o seu corpo enquanto você tem um orgasmo? Aliás, por que exatamente você chega ao clímax?
 
Não é de hoje que cientistas, pesquisadores, psicanalistas, psicólogos, sexólogos e muitos estudiosos investigam as causas do orgasmo – ou da falta dele –, as diferentes descrições de pessoa para pessoa e as influências fisiológicas, culturais e sociais na intimidade humana. Sigmund Freud foi um psicanalista cujas teorias rodeavam o sexo e a influência familiar do indivíduo
 
História
Alfred Kinsey foi um sexólogo à frente de seu tempo e considerado um dos grandes inspiradores da já conhecida revolução sexual, que aconteceu nos EUA na década de 1960. A história do pesquisador acabou se tornando filme: “Kinsey – Vamos falar de sexo”. O sexólogo comparou o orgasmo humano às oscilações extremas de uma orquestra, uma explosão de tensões ou até mesmo um espirro.
 
O fato é que as inúmeras pesquisas já feitas com a intenção de entender melhor o orgasmo nos provam que um dos grandes responsáveis pelo fato de conseguirmos ou não chegar ao ponto é nosso cérebro. Para entender melhor essa relação, é preciso compreender melhor o que acontece com o corpo durante o ato sexual.
 
A região genital, assim como qualquer outra parte de nossa anatomia, contém inúmeras terminações nervosas que, por sua vez, enviam informações a nervos, cujas principais funções são manter a conexão entre o corpo e o cérebro. São esses nervos que enviam todos os tipos de respostas à região cerebral: dor, prazer, cócegas, arrepios e afins.
 
Trabalho em grupo
É por isso que, para que se tenha prazer sexual, é preciso estímulo sexual. E é por isso também que sensações diferentes são sentidas quando há estímulos distintos em regiões diversas. Um orgasmo de clitóris é diferente de um vaginal, afinal, as terminações nervosas envolvidas nas duas regiões são distintas umas das outras.
 
Essas terminações nervosas às quais nos referimos são minúsculas, mas poderosas, e nosso corpo é cheio delas. As regiões genitais são cheias dessas estruturas – o clitóris, por exemplo, apesar de ser minúsculo, tem mais de 8 mil terminações nervosas, todas conectadas aos nervos responsáveis por receber as informações sexuais. Esses nervos envolvidos com as regiões genitais são o hipogástrico, o pélvico, o pudendo e vago.
 
Cada um desses nervos é responsável pela sensibilidade de uma área diferente. O hipogástrico está no útero e no cervix da mulher e na próstata nos homens; o pélvico é responsável pelo prazer vaginal e cervical da mulher além dos estímulos no reto, em ambos os sexos; o pudendo transmite estímulos clitorianos em mulheres, e nos homens atua nas regiões do pênis e do escroto. O trabalho de tantos nervos ao mesmo tempo é o que torna a sensação tão prazerosa.
 
Mais do mesmo
O nervo vago é o único que não passa pela medula espinhal. Ele é responsável pela enervação de todos os órgãos abaixo do pescoço e provavelmente o encarregado em garantir prazer sexual na região cervical a pessoas em condições como a paraplegia.
 
Se você acha que o papel do cérebro já acaba por aqui, saiba que tem mais coisas ainda e o que você vai conhecer a seguir talvez esclareça algumas dúvidas que você tem há muito tempo. Vamos lá: você sabe que seu cérebro é dividido em algumas partes e que esses segmentos são responsáveis por certas tarefas? E você sabe também que nossa “caixola” tem uma área específica para o prazer: desde o de comer um chocolate até o de usar algum tipo de droga?
 
Essa área, conhecida também como “circuito de recompensa”, é dividida em outras mais específicas e você vai precisar conhecê-las se quiser entender melhor algumas das questões mais intrigantes do comportamento sexual humano.
 
Reprodução/Museandcompass
Divisão do prazer
A primeira parte é a amígdala, que regula emoções; depois vem o núcleo accumbens, que controla a liberação de dopamina. Essa substância só é liberada, de fato, pela área ventral tegmental; já o cerebelo controla as funções musculares. A hipófise libera beta-endorfina, o que aumenta a dor; ocitocina, que aumenta sentimentos de confiança; e vasopressina, que fortalece laços sentimentais.
 
Ou seja...
 
Embora os estudos acerca de regiões de prazer sejam avançados, o mesmo não se pode dizer a respeito das causas do prazer sexual – especialmente em mulheres. Pesquisas atuais buscam monitorar as regiões cerebrais de homens e mulheres durante momentos em que sentem estímulos para tentar desvendar o quebra-cabeça.
 
O que se sabe até o momento é que não há muita diferença entre as atividades cerebrais de homens e mulheres durante o sexo. Curiosidade: o cérebro de alguém durante um orgasmo se parece 95% com o de uma pessoa tomando uma injeção de heroína.
 
Quanto às diferenças entre os cérebros femininos e masculinos, já se sabe que as mulheres têm ativadas algumas áreas cerebrais responsáveis pelo medo e ansiedade. Segundo os pesquisadores, isso pode explicar a necessidade que algumas mulheres têm de se sentirem protegidas.
 
Dificuldade
E quem não consegue atingir um orgasmo? Como fica? Infelizmente, isso existe e é mais comum do que se pensa. Há muitos casos de pessoas que simplesmente não conseguem ter prazer sexual, característica conhecida como anorgasmia.
 
Algumas causas envolvem o uso de antidepressivos que diminuem a produção de dopamina, o neurotransmissor que reconhece sensações de prazer e estimula a pessoa a buscar aquilo mais vezes. Em casos de diminuição de dopamina por razões medicamentosas, vale lembrar que é possível conversar com um médico e tentar mudar de tratamento.
 
Estudos constantes são feitos para entender como uma pessoa pode não ter prazer sexual ou como ela até pode sentir prazer, mas nunca atingir um orgasmo. Infelizmente, ainda não há respostas finais para essa questão.
 
Megacurioso

Campeão de dengue em SP, Jaguaré tem lixo espalhado nas ruas

Estadão Conteúdo
Lixo e água parada são vistos na zona norte nesta semana
Distrito chegou a 1.010 casos por 100 mil habitantes neste ano
 
Campeão de casos de dengue em São Paulo neste ano, o distrito do Jaguaré, na zona oeste, já registra a maior incidência da doença por bairro desde 2010, último dado disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com o mais recente balanço da Prefeitura, antecipado nesta quinta-feira ( 24), pelo Estado, o distrito chegou a 1.010 casos por 100 mil habitantes neste ano. O recorde anterior de um bairro foi registrado há quatro anos, quando o Butantã, também na zona oeste, teve 393,4 casos por 100 mil habitantes. Acima de 300, o índice já é considerado alto pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O Jaguaré, que tem 0,44% da população paulistana, responde por 16% do total de casos. Mesmo com o surto, ainda há descaso do poder municipal e da população em relação ao controle dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. O Estado esteve no bairro nesta quinta-feira e encontrou vias tomadas por lixo.

Na Avenida Onófrio Milano, a montanha de sujeira e entulho é tanta que sobra apenas uma pequena faixa para a passagem de veículos. "Faz uns dois meses que está assim. A coleta fica até 15 dias sem passar", disse a estudante Viviane Albuquerque, de 17 anos.
 
A um quarteirão dali, na Avenida Torres de Oliveira, a situação é semelhante. Tem um monte de potinho e latinha que juntam água quando chove e facilitam a criação do mosquito", disse o serralheiro Antonio Joaquim Vicente Junior, de 31 anos, que trabalha na frente do lixão a céu aberto. Ele pegou dengue há 15 dias.

Ponto Viciado
Questionada sobre o lixo, a Prefeitura afirmou que a coleta domiciliar é feita diariamente na região. Informou também que alguns locais, como a Avenida Torres de Oliveira, recebem a Operação Cata Bagulho semanalmente. A administração disse que as avenidas citadas pela reportagem "são pontos viciosos de lixo e entulho" e é necessária a colaboração da população. O descarte irregular é crime ambiental, com multa de até R$ 15 mil.

A Secretaria da Saúde disse que continua intensificando as ações de combate aos criadouros do mosquito no bairro, com visitas domiciliares diárias. Wilma Morimoto, da Coordenação de Vigilância em Saúde, disse que a cada notificação, os agentes visitam a casa do doente para eliminar criadouros.
 
Estadão

Saiba cientificamente por que os homens acordam com o membro ereto

Homem assustado
Reprodução
Quando você entender o que acontece no corpo masculino verá que tudo não passa de um fenômeno extremamente natural

É muito comum para os homens acordarem com seus membros eretos. Este “fenômeno”, popularmente conhecido como “barraca armada”, fazem parte do sono masculino, e ocorrem durante vários períodos noturnos.
 
O sono se divide em diferentes etapas, ficando gradativamente mais pesado. Depois de se passar os primeiros estádios do sono não-REM, o homem chega ao sono profundo, chamado REM (Rápido Movimento dos Olhos, em tradução), ciclo que se repete por 3 a 4 vezes por noite.
 
Quando o sono REM inicia, ocorrem mudanças no corpo. Em geral o cérebro começa a desligar alguns neurotransmissores, em uma tentativa de regular o organismo. Um desses neurotransmissores, chamado norepinefrina, tem relação direta ao controle das ereções, porque causa a vasoconstrição dos vasos sanguíneos do membro masculino, fazendo assim a prevenção para que a pessoa fique em riste em momentos impróprios.
 
Mas, quando a pessoa atinge o sono profundo, os níveis de norepinefrina reduzem e as ações relacionadas à testosterona aparecem. Isso faz com que acontece a vasodilatação e o aumento do fluxo de sangue nos vasos, ocasionando a ereção.
 
Isso acontece porque há um aumento da oxigenação, provocando reparo que ajuda a manter a funcionalidade do membro. Especialistas alertam que ingerir grande quantidade de líquido facilita o fenômeno, já que com a bexiga cheia, há mais volume para acontecer a estimulação de uma região da medula espinhal. Assim você consegue até conter a vontade de ir ao banheiro durante o sono, mas de manhã terá que ir de qualquer maneira.
 
Gadoo

Indicações de uso do chá de marapuama

Indicações de uso do chá de marapuama
Reprodução
Marapuama
De nome científico Ptychopetalum uncinatum A., a marapuama é uma planta que cresce em forma de arbusto, e é comum no norte do Brasil
 
Suas flores são brancas e possuem um perfume forte e característico. Também conhecida como muiratã, a planta pode ser encontrada para venda na forma de folhas secas, em pó e em cápsulas.
 
Modo de preparo
O chá de marapuama pode ser feito com a proporção de duas colheres de sopa da casca para cada litro de água. Adicione a água e a casca em uma panela, e leve ao fogo. Quando a água com marapuama alcançar fervura, deixe o fogo ligado por mais alguns minutos, e então desligue. Tampe, e deixe em infusão por mais aproximadamente dez minutos, coe e consuma. A dose indicada é de duas a três xícaras, e o chá pode ser consumido quente ou gelado, como preferir. O chá é usado ainda, em algumas regiões, aplicado nos órgãos genitais com o intuito de intensificar seus efeitos afrodisíacos.
 
Indicações
A marapuama é muito utilizada para combater celulites e melhorar a circulação sanguínea. Além disso, a planta aumenta a libido, combate estresse e fadiga, gripes, astenias, debilidade, paralisias parciais, além de melhorar a memória. Suas partes utilizadas na medicina são as hastes e as raízes das plantas novas.
 
A planta contém muitos ácidos, como o araquídico, lignocerico, beherico e campestrol, além dos óleos essenciais, alcaloides, fitoesteróis e éster. É eficaz no tratamento de impotência sexual, depressão, disfunções intestinais, disenteria, vermes, reumatismo, queda de cabelo, beribéri e fraqueza. Seus benefícios são derivados de suas propriedades antidisentérica, antirreumática, anti-estresse, tônica e sua ação afrodisíaca.
 
É um ótimo tônico neuromuscular, e sua raiz pode ser utilizada em banhos e fricções para tratamento da paralisia e do beribéri.
 
Seus benefícios, analisados a curto prazo, incluem o aumento do fluxo sanguíneo para a área pélvica, beneficiando a sensibilidade sexual nas ereções dos homens e no orgasmo nas mulheres. Quando analisados a longo prazo, seus benefícios envolvem o aumento na produção dos hormônios sexuais de ambos os sexos. Ajuda a melhorar ainda os aspectos psicológicos e físicos da disfunção sexual, além de aliviar cólicas menstruais e os efeitos da TPM.
 
Precauções e contraindicações
Mesmo apresentando propriedades e benefícios para a saúde física e mental, a marapuama deve ser evitada por mulheres gestantes e em período de lactação, idosos e crianças. Caso o consumo seja indicado, deve ser feto sempre com acompanhamento médico.
 
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do consumo de marapuama podem incluir tremor das mãos, palpitações e ejaculação precoce.

remédio-caseiro.com

FEI cria sistema 3D para próteses personalizadas

Shutterstock
Objetivo é democratizar acesso da população a reconstrução craniofacial
 
A partir de tomografias, o sistema em 3D desenvolvido pelo Centro Universitário da FEI em parceria com renomadas instituições do Brasil permite a modelagem e reconstrução craniofacial para a produção de próteses personalizadas.
 
“Os objetivos são incorporar inovações e tornar a interface ainda mais prática e fácil de usar, para os médicos que trabalham na modelagem; desenvolver tecnologias sem custos para a saúde pública, de forma a reduzir as filas de espera do Sistema Único de Saúde”, explica o professor Paulo Sérgio Rodrigues, do Departamento de Ciência da Computação do Centro Universitário da FEI, em comunicado.
 
O software faz a reconstrução em 3D de todo o crânio e estrutura óssea do paciente, dando origem a um molde. Com esse molde, é possível prototipar (imprimir) a prótese, em acrílico – material que apresenta menor índice de rejeição. Segundo Rodrigues, “a modelagem em 3D ainda é um dos maiores desafios da Ciência da Computação, pois exige muita intervenção humana”. Mesmo com toda a tecnologia, muitas próteses demandam ajustes na hora da cirurgia.
 
Alguns casos de sucesso com voluntários foram registrados com o uso do sistema desenvolvido desde 2005 e que agora está sendo continuado na FEI. Os próximos passos incluem: dar mais velocidade à interatividade com que se modela a prótese; e viabilizar a modelagem a distância, para que médicos trabalhem de forma remota, pela internet. “A grande contribuição desse projeto é social. As pessoas que têm esses problemas, muitas vezes, desenvolvem transtornos psicológicos. Queremos recuperar a autoestima e a socialização desses pacientes”, conta.
 
O Centro Universitário da FEI trabalha nesse projeto desde 2007, por iniciativa do professor Paulo Rodrigues, que já atuava há mais de dez anos em conjunto com o Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Atualmente também integram a equipe da FEI o professor Carlos Thomaz, coordenador de mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica e três alunos de doutorado. Ainda participam instituições como o Centro Nacional de Pesquisa Renato Archer, USP São Carlos, entre outras, com apoio do CNPq, CAPES e FAPESP.
 
SaudeWeb

Remédios antigos: Binotal 500mg comprimidos

 
Também existiam o Binotal Suspensão para crianças, Binotal Balsâmico injetável para pneumonias e o Binotal Probenecida que era geralmente utilizado para DSTs, principalmente gonorreia.

Estresse patológico atinge 44% dos executivos, diz pesquisa

Reprodução
Dos 12 mil profissionais estudados pela Vita Check-Up Center, a maior parte apresenta grau 2 de nível de estresse
 
Os níveis de estresse patológico (graus três e quatro) atingem cerca de 44% dos 12 mil executivos pesquisados pela Vita Check-Up Center, empresa especializada em check-ups para profissionais com esse perfil.
 
Ao seguir a convecção médica de 0 a 4 graus de estresse, do total, 48,1% apresentaram grau dois, 8,1% grau um e apenas 0,4% tem grau zero de estresse.
 
De acordo com estudo, o grau 1 costuma ser apresentado por pessoas que têm um dia a dia tranquilo, em geral aposentados. Já o 2, em que se encontram a maioria dos executivos entrevistados, é o nível comum para quem tem uma vida profissional ativa.
 
Os sintomas são: insônia, irritabilidade, compulsão para se alimentar, dificuldade de trabalhar em equipe e ouvir opiniões divergentes, entre outros.
 
No terceiro grau do transtorno, esses sintomas começam a repercutir na produtividade do profissional. No grau quatro, começam a aparecer os primeiros sintomas de depressão.
 
Para o diretor do Vita Check-Up Center, Antonio Carlos Till, é muito raro encontrar pessoas que não apresentem nada de estresse. “Geralmente são pessoas que estão fora da sociedade e vivem reclusas”, afirmou.
 
SaudeWeb

Processo Seletivo Prefeitura de Campos do Jordão – SP

Por meio do edital nº 01/2014 de Processo Seletivo, a Prefeitura de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, pretende contratar Agentes Comunitários de Saúde para atuarem nas Bases Operacionais e Administrativas das Unidades da Estratégia Saúde da Família – ESF e das Unidades Básicas de Saúde – UBS do Município. O salário é de R$ 724,00.
 
As inscrições já estão abertas, podendo ser efetuadas pessoalmente no período de 14 a 30 de abril de 2014, das 09h às 17h, na Secretaria Municipal de Administração – Galeria Via Condotti, situado na Avenida Frei Orestes Girardi, nº 893 – Abernéssia, em Campos do Jordão – SP. A taxa de inscrição será equivalente a 1 Kg de alimento não perecível.
 
Os que tiverem suas inscrições homologadas serão selecionados através de uma Prova Objetiva, a ser aplicada na data provável de 11 de maio de 2014, em local e horário que serão informados após a homologação das inscrições.

Concurso Prefeitura de Palmas - TO 2014: Edital e Inscrição

Publicado o edital n° 01/2014 de abertura do concurso público para provimento de vagas do Quadro Geral da Prefeitura de Palmas, capital do estado do Tocantins. O edital prevê a ocupação de 294 vagas imediatas (16 para portadores de deficiência), além de formação de cadastro reserva, distribuídas em cargos de nível fundamental incompleto, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 724,00 a R$ 4.681,76, de acordo com o cargo.
 
O concurso é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão e será executado pela Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT).
 
Vagas Quadro Geral da Prefeitura de Palmas 2014
Para o nível fundamental incompleto, há chances para Auxiliar de Topógrafo (04 vagas), e para Motorista categoria AD (11 vagas).
 
No nível médio, estão sendo oferecidas vagas para Agente de Proteção Ambiental (sete), Assistente Administrativo (42), Educador Social (16), Fotógrafo (01), Programador de Computador (12), Técnico Agrícola (02), Técnico Eletricista (01), Técnico em Agrimensura (03), Técnico em Contabilidade (03), Técnico em Edificações (02), Técnico em Eletrônica (01), Técnico em Segurança do Trabalho (04), Técnico em Sonorização (01), e Técnico em Telecomunicações (02).
 
Para quem possui o nível superior, há oportunidades nas funções de Administrador (07), Agente de Trânsito e Transporte (22), Agente do Tesouro Municipal (02), Analista de Acervo Histórico (01), Analista de Ciências Sociais (02), Analista de Comunicação Social (duas), Analista de Controle Interno (12), Analista de Recursos Humanos (uma), Analista de Sistema (07), Analista Técnico-Administrativo (oito), Arquiteto (14), Assistente Social (29), Auditor do Tesouro Municipal (04), Biblioteconomista (02), Biólogo (02), Contador (07), Economista (04), Engenheiro Agrícola (01), Engenheiro Agrimensor (Cadastro de Reserva), Engenheiro Agrônomo (01), Engenheiro Ambiental (03), Engenheiro Aquícola (uma), Engenheiro Civil (08), Engenheiro de Alimentos (01), Engenheiro de Pesca (Cadastro de Reserva), Engenheiro de Tráfego (01), Engenheiro de Transporte (01), Engenheiro de Segurança do Trabalho (02), Engenheiro Eletricista (01), Engenheiro Florestal (Cadastro de Reserva), Engenheiro Mecânico (01), Engenheiro Sanitarista (01), Estatístico (02), Fiscal de Obras e Posturas (02), Geógrafo (02), Geólogo (01), Jornalista (02), Médico / Medicina do Trabalho (01), Médico Veterinário (03), Nutricionista (02), Pedagogo (02), Psicólogo (15), Químico (Cadastro de Reserva), Repórter Fotográfico (01), e Turismólogo (01).
 
Inscrição
Os interessados pela concorrência poderão se inscrever no período entre 08 de abril e 05 de maio de 2014, exclusivamente pela internet (http://www.copese.uft.edu.br/). O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00 para os cargos de nível fundamental incompleto; R$ 80,00 para os cargos de nível médio; e R$ 100,00 para os cargos de nível superior, valores que poderão ser pagos até dia 06 de maio. Nos casos de isenção de taxa, os interessados que se enquadrem nos critérios do edital, terão de 08 a 15 de abril para realizar o pedido.
 
Provas
O concurso será composto de Provas de Conhecimento (objetivas), de caráter classificatório e eliminatório, para todos os cargos e abordarão conhecimentos compatíveis com o nível de escolaridade exigido para o cargo. Essas provas serão aplicadas provavelmente no dia 15 de junho de 2014, com duração de quatro horas.
 
Para o nível fundamental incompleto serão cobradas 60 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, cinco de Matemática, cinco de Noções de Informática, cinco de Conhecimentos Regionais, e 10 sobre Legislação Pertinente ao Município de Palmas e 25 de Conhecimentos Específicos.
 
Para os níveis médio e superior também serão 60 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, cinco de Raciocínio Lógico, cinco de Noções de Informática, cinco de Conhecimentos Regionais, 10 de Legislação Pertinente ao Município de Palmas, e 25 de Conhecimentos Específicos.
 
A data provável para divulgação do resultado do concurso é 1º de agosto, após cumpridos os prazos de divulgação de gabaritos e julgamento de possíveis recursos. A homologação do resultado final do certame está prevista para 08 de agosto.
 
Validade
O Concurso Público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Município de Palmas-TO

Concurso Prefeitura de Almas - TO

A Prefeitura de Almas, no estado do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, abriu edital n° 001/2014 de concurso público para provimento de 95 vagas e Composição de Cadastro Reserva para os profissionais de cargos de nível fundamental, médio e superior.

O concurso público será executado pelo Instituto de Capacitação, Assessoria e Pesquisa – ICAP e os salários vão até R$ 2.900,00, em carga horária de 40 horas semanais.

Cargos
- Nível Fundamental - completo ou incompleto: Agente de Limpeza Pública/Gari, Auxiliar de Serviços Gerais, Guarda, Merendeira, Motorista e Monitor;

- Nível Médio/Técnico: auxiliar de Consultório Odontológico, Eletricista e Digitador;

- Nível Superior: Assistente Social, Gerente Municipal de Convênio GMC, Odontólogo, Professor P-II para as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Psicólogo.

Inscrições
As inscrições foram prorrogadas e deverão ser efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.icap-to.com.br, até 12 de maio de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Taxas
O valor da taxa de inscrição será de R$ 90,00 para os cargos de nível superior, de R$ 60,00 para os cargos de nível médio e técnico e R$ 40,00 para os cargos de nível fundamental.

Provas
A prova objetiva será realizadas na cidade de Almas/TO, na data prevista de 25 de maio de 2014, em locais e horários a serem comunicados oportunamente, por meio de publicação de Aviso de Convocação no Diário Oficial do Município e no endereço eletrônico www.icap-to.com.br.

Gabaritos
O gabarito oficial preliminar da prova objetiva de múltipla escolha será divulgado da data prevista de 26 de maio de 2014, no endereço eletrônico www.icap-to.com.br.

Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) divulgou dois editais de concurso público para 46 vagas para professores adjuntos, assistentes e auxiliares. Os salários variam de R$ 1.966,67 a R$ 8.344,64
 
No Diário Oficial da União, é possível ver os editais. (acesse os editais, a partir da página 36).

 Há vagas para as áreas de zoologia, enfermagem, ecologia, comunicação, computação, direito, engenharia elétrica, física, zootecnia, medicina veterinária, matemática, educação, química, geografia, agronomia, engenharia agrícola, nutrição, educação física, administração, ciências contábeis, economia, letras, psicologia, engenharia civil, engenharia de produção e medicina.

As inscrições deverão ser feitas entre 9h (de MS) do dia 28 de abril e 23h59 (de MS) do dia 8 de maio pelo site www.copeve.ufms.br . As taxas são de R$ 59 (auxiliar 20 horas), R$ 114,50 (auxiliar dedicação exclusiva), R$ 172,50 (assistente dedicação exclusiva) e R$ 250,50 (adjunto dedicação exclusiva).

O concurso terá provas escrita, didática e de títulos. O período de realização das provas será de 7 a 9 de junho, em locais e horários a serem divulgados posteriormente.

O certame terá validade de um ano, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Pedro II - PI

A prefeitura de Pedro II abrirá nessa segunda-feira (14) as inscrições para concurso público com 257 vagas. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio da internet e encerram no dia 23 de maio. As vagas são para o ensino fundamental, ensino médio e ensino superior; e os salários variam entre R$ 724 a R$ 6.102. (Confira o edital)

Os cargos de nível superior são para jornalista, advogado, médicos, professores, engenheiro civil. As vagas de nível médio/ técnico são para motorista, copeira, artesã, auxiliar de serviços gerais, cozinheira, digitador, office boy, recepcionista e zeladora.

De acordo com o edital, a seleção será composta de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões equivalentes ao grau de escolaridade exigido por função. A prova está prevista para acontecer no dia 29 de junho.

A carga horária semanal varia entre 20h a 40h. O resultado final deverá ser anunciado no mês de agosto.

Prefeitura de Mogi das Cruzes - SP

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, divulgou três editais de concursos públicos para um total de 167 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 1.223,82 a R$ 5.676,85.

No edital nº 14 são 2 vagas para guarda municipal. O salário é de R$ 1.760,56. Os candidatos devem ter nível médio completo, entre 21 e 35 anos completos até a data de nomeação do cargo, altura mínima de 1,68m para sexo masculino e 1,60 para sexo feminino, e carteira nacional de habilitação na categoria A e B.

As inscrições devem ser feitas no período de 14 de abril a 11 de maio pelo site www.caipimes.com.br. A taxa varia de R$ 45.

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 23 de maio.

No edital nº 15 são 77 vagas. Os salários variam de R$ 1.400 a R$ 5.084,43.

Os cargos de nível superior são para agente social, assistente social, pedagogo, psicólogo, orientador de informática, psicopedagogo/ equipe de avaliação, analista de sistemas, administrador hospitalar, contador, enfermeiro, enfermeiro nas especialidades de para trabalho e obstetrícia, médico nas especialidades de clínico geral, geriatra, ginecologista, neurologista, pediatra, psiquiatra e psiquiatra infantil, médico-veterinário e terapeuta ocupacional.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico de enfermagem, agente da defesa civil, encarregado de setor de defesa civil.

Os postos de nível fundamental são para auxiliar de desenvolvimento da educação, agente sepultador, carpinteiro, eletricista e pintor.

As inscrições devem ser feitas no período de 14 de abril a 11 de maio pelo site www.caipimes.com.br. A taxa é de R$ 60 para nível superior, R$ 40 para nível médio e R$ 2 para nível fundamental.

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 1º de junho.

No edital nº 01 são 88 vagas para o Serviço Municipal de Águas e Esgotos. Os salários vão de R$ 1.223,82 a R$ 5.676,85.

Os cargos de nível superior são para advogado, arquiteto, contador, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico e jornalista.

As vagas de nível médio/técnico são para assistente técnico de engenharia, auxiliar de apoio administrativo, desenhista, mecânico eletricista, motorista nas categorias A e B, operador de máquinas, operador de sistemas de tratamento, técnico agrimensor, técnico eletrotécnico, técnico em edificações, técnico em saneamento, técnico em segurança do trabalho e técnico químico.

Os postos de nível fundamental são para ajudante de operador de sistemas de tratamento, auxiliar de serviços gerais, operador de bombas, operador de redes de água e esgoto e pedreiro.

As inscrições devem ser feitas no período de 14 de abril a 11 de maio pelo site www.caipimes.com.br. A taxa é de R$ 60 para nível superior, R$ 40 para nível médio e R$ 2 para nível fundamental.

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 8 de junho.

Os concursos terão validade de 2 anos e poderão ser prorrogados, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Borba (AM)

A Prefeitura de Borba (AM) abriu as inscrições do concurso público para 740 vagas em cargos de nível fundamental incompleto, fundamental completo, médio/ técnico e superior. Os salários vão de R$ 722,90 a R$ 10 mil.

Os cargos de nível fundamental incompleto são para Auxiliar de Jardinagem, Auxiliar de Serviços Gerais (Índio), Auxiliar de Serviços Gerais (Rural), Auxiliar de Serviços Gerais (Urbano), Copeiro, Costureiro, Cozinheiro, Gari, Lavador de Roupa Hospitalar, Merendeiro (Índio), Merendeiro (Rural), Merendeiro (Urbano), Motorista, Motorista Fluvial e Servente de Obras.

As vagas de ensino fundamental completo são para Agente de Vigilância Patrimonial (Indígena), Agente de Vigilância Patrimonial (Rural), Agente de Vigilância Patrimonial (Urbano), Agente de Zoonoses, Artífice, Auxiliar Administrativo (Índio), Auxiliar Administrativo (Rural), Auxiliar Administrativo (Urbano), Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Protocolo, Borracheiro, Carpinteiro, Comandante de Embarcação Fluvial, Encanador, Guarda Municipal, Lubrificador de Veículos Automotores, Maqueiro Hospitalar, entre outros.

Para o ensino médio são para Agente de Vigilância Sanitária, Assistente Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Patologia Clínica, Digitador, Eletricista, Fiscal de Obras, Fiscal de Posturas, Fiscal de Terras, Jardineiro, Protocolista e Técnico de Controle Interno.

Ensino Médio e Curso Técnico na Área as vagas são para Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Hematologia, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática, entre outros.

Já para nível superior, as vagas são para Analista de Controle Interno, Assistente Social, Biomédico, Bioquímico, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro de Pesca, Farmacêutico, Fisioterapeuta, entre outros.

As inscrições podem ser feitas até 26 de maio pelo site www.iaspec.com.br. A taxa varia de R$ 50 a R$ 70.

As provas objetivas terão a duração de 4 horas e serão aplicadas no dia 13 de julho, no turno da manhã, das 8 às 12h (horário local), para todos os Cargos de Nível Fundamental Completo e Nível Superior, e, no turno da tarde, das 14h30 às 18h30 (horário local), para os cargos de Nível Médio e Nível Fundamental Incompleto.

Prefeitura de Bituruna - PR

A Prefeitura de Bituruna, na região sul do Paraná, a Fundação Municipal de Saúde do município e Câmara de Vereadores estão com concursos públicos abertos para a contratação de 53 funcionários para cargos de ensino fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 748,78 e R$ 15.911,55, dependendo do cargo e da jornada de trabalho, que fica entre 20h a 44h semanais. As inscrições para os três concursos devem ser feitas até o dia 29 de abril, no site o instituto responsável pelos processos seletivos.

Os três concursos terão validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do processo seletivo, podendo ser prorrogado apenas uma vez por igual período.

Veja os editais.

 As taxas de inscrição variam entre R$ 20 e R$ 100, também dependendo do cargo escolhido e do nível de escolaridade.

Para o concurso da prefeitura, são 18 vagas para os cargos de auxiliar administrativo, borracheiro, educador infantil, operador de máquina, pedreiro e servente.

Já para a Fundação Municipal de Saúde são 34 para agente de endemias, agente de fiscalização em vigilância sanitária, auxiliar administrativo, auxiliar de clínica dentária, auxiliar de serviços gerais, cirurgião dentista, farmacêutico, médico, motorista, técnico em enfermagem, técnico de raio-x agente comunitário de saúde. Para a Câmara Municipal está aberta uma vaga para a função de contador.

As avaliações serão feitas através de provas objetivas, prática para alguns cargos e de título, além de exame médico pré-admissional . A previsão é de que as provas objetivas sejam aplicadas no dia 18 de maio em local e horário a serem divulgados pelo instituto responsável.

Ainda de acordo com o edital, os resultados finais dos concursos devem ser anunciados no dia 3 de junho, também no site do instituto.

Concurso Marinha

A Marinha divulgou edital de concurso público para 19 vagas de nível superior para o Quadro de Apoio à Saúde. O salário não foi divulgado.

As oportunidades de nível superior são para as especialidades de enfermagem (4), farmácia (7), fisioterapia (2), fonoaudiologia (2), nutrição (2) e psicologia (2).

As inscrições devem ser feitas no período de 7 a 30 de abril pelo site www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou nas organizações responsáveis pela divulgação listadas no edital. O valor da taxa não foi divulgado.

A seleção será feita por meio de prova escrita de conhecimentos profissionais e redação, inspeção de saúde, teste de aptidão, prova de títulos, prova prático-oral de conhecimentos profissionais, período de adaptação, verificação de documentos, avaliação psicológica e preenchimento do questionário biográfico simplificado. Ainda haverá curso de formação.

As datas das provas ainda serão divulgadas.

 O candidato aprovado e classificado na Seleção Inicial fará o Curso de Formação de Oficiais (CFO), realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro. O curso terá duração de 39 semanas, aproximadamente.

O ingresso ocorrerá no posto de segundo-tenente, após o candidato ter sido aprovado e classificado em todas as fases da seleção inicial e ter sido aprovado em todas as fases do CFO.

Concurso Prefeitura de Santa Tereza do Oeste - PR

Foram publicados os editais n°s 001 e 002/2014 de concurso público da Prefeitura de Santa Tereza do Oeste, Estado do Paraná. A finalidade é preencher 142 vagas para contratações imediatas, mais cadastro de reserva, em vários níveis de escolaridade, oferecendo salários de até R$ 10.900,00.

O concurso será realizado, sob a responsabilidade do Instituto Superior de Educação, Tecnologia e Pesquisa Saber Ltda. (Instituto Saber).

Cargos
- Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Ações Culturais, Agente de Endemias, Atendente de Posto de Saúde, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Odontologia, Auxiliar de Serviços Gerais/ Feminino e Masculino, Coletor de Lixo, Eletricista de Automóveis, Mecânico, Motorista, Motorista Veículos Pesados, Operador de Máquinas Rodoviárias e Pintor Viário.

- Nível Médio/Técnico: Agente Administrativo, Fiscal de Obras, Instrutor de Informática, Oficial Administrativo, Professor - Ensino Fundamental, Professor Educação Infantil Educador Infantil, Técnicos de Enfermagem, Licitação, Segurança do Trabalho e de Vigilância Sanitária;

- Nível Superior: Assistente Social, Coordenador Programas Sociais, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Ginecologista/Obstetra, Pediatra, Médico PSF, Médico-veterinário, Nutricionista, Professor de Educação Física, Psicólogo e Psicopedagogo.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até 19 de maio de 2014, pelo endereço eletrônico www.saber.srv.br. As taxas variam de  R$ 30,00 para cargos de nível fundamental (completo e incompleto), R$ 60,00 para médio/técnico e de R$ 100,00 para superior.

Provas
Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, na data provável de 22 de junho de 2014.

Também haverá prova prática para Eletricista de Automóveis, Mecânico, Motorista, Motorista Veículos Pesados, Operador de Máquinas Rodoviárias e Pintor Viário e prova de títulos para Professores.

Validade
A validade do concurso é de dois anos e pode ser prorrogada.

Concurso Prefeitura de Doutor Pedrinho - SC 2014

A Prefeitura de Doutor Pedrinho, no Estado de Santa Catarina, publicou edital de concurso público nº. 001/2014, destinado ao preenchimento de 01 vaga para Agente Comunitário de Saúde. O salário pode chegar a R$ 724,00 em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão efetuadas do dia 05 a 19 de maio de 2014, exclusivamente via internet, através do site www.nubesconcursos.com.br.
 
A  prova escrita está prevista para 25 de maio de 2014, com início às 09h30, sendo aplicada nas dependências do Núcleo Educacional Fritz Donner, situado à Rua da Glória, 236, Bairro Salto Donner, em Doutor Pedrinho/SC.
 
O gabarito oficial será divulgado no 1º dia útil posterior ao da aplicação da prova, no mural de publicações da Prefeitura de Doutor Pedrinho, no site www.doutorpedrinho.sc.gov.br e no site www.nubesconcursos.com.br.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 24 de abril de 2014,  pág. 73 a 78.

Concurso EMATER - PR 2014

A Secretaria da Administração e Previdência do Estado do Paraná divulgou o edital n° 079/2014 de concurso público para o quadro efetivo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER. Ao todo, são oferecidas 400 vagas, 293 delas para o cargo de Profissional de Extensão Rural (nível superior) e 107 vagas ao cargo de Técnico de Extensão Rural (nível técnico). O concurso será executado pela Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina – Cops/UEL.
 
Para o posto de Profissional de Extensão Rural, há oportunidades nas funções de Assistente Social, Economista Doméstico, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro de Alimentos, Engenheiro de Pesca, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Florestal, Médico Veterinário e Zootecnista. Já para Técnicos de Extensão Rural, os contratados irão atuar como Extensionistas Especializados e exige-se formação de Técnico agrícola, Técnico agropecuário ou Técnico em agropecuária.

A inscrição poderá ser efetuada até às 23h do dia 15 de maio de 2014, somente via internet, no endereço eletrônico www.cops.uel.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 para o Cargo Profissional de Extensão Rural e de R$ 70,00 para o Cargo Técnico de Extensão Rural, cujo pagamento deverá ser efetuado até o dia 16 de maio de 2014.

A prova de conhecimentos será realizada nos municípios de Cascavel, Curitiba e Londrina, provavelmente, no dia 15 de junho de 2014, em locais a serem divulgados por meio do Cartão Informativo do candidato.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável por uma única vez.

Concurso ADAPAR - PR 2014

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) lançou o edital n° 078/2014 de concurso público para o provimento de 200 vagas para profissionais de nível superior (107) e nível técnico (93). Os salários são de R$ 2.152,88 e R$ 5.382,20, para o cumprimento de jornadas de 40 horas semanais.
 
O certame, que será realizado pela Universidade Estadual de Londrina – Cops/UEL e as chances estão distribuídas entre as funções de Agrônomo, Engenheiro Agrônomo, Médico Veterinário, Técnico de Laboratório e Técnico de Manejo e Meio Ambiente.

A inscrição poderá ser efetuada até às 23h do dia 15 de maio de 2014, somente via internet, no endereço eletrônico www.cops.uel.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 para o Cargo de Fiscal de Defesa Agropecuária e de R$ 70,00 para o Cargo de Assistente de Fiscalização da Defesa Agropecuária, cujo pagamento deverá ser efetuado até 16 de maio de 2014.

A prova de conhecimentos será realizada nos municípios de Cascavel, Curitiba e Londrina, no dia 15 de junho de 2014, em locais a serem divulgados por meio do Cartão Informativo do candidato.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, prorrogável por uma única vez. De acordo com o governo paranaense, este é o primeiro processo seletivo desde que a ADAPAR foi criada, em dezembro de 2011.

Concurso Prefeitura de Guiricema - MG

A Prefeitura de Guiricema, no estado de Minas Gerais, através da empresa ECAP Consultoria Ltda, publicou edital de concurso público n° 01/2014, com o fito de preencher 65 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 4.542,03.
 
As vagas são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Assistente de Serviço, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Motorista, Operador de Máquina Especial e Pedreiro, Agente Fazendário, Arquivista, Assistente Administrativo, Assistente Educacional, Assistente Técnico Administrativo, Atendente de Consultório Dentário, Fiscal Municipal, Professor Municipal, Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro Hospitalar, Especialista em Educação, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico, Médico Clínico Geral PSF, Médico Especialista, Odontólogo, Odontólogo PSF e Psicólogo.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 26 de junho a 24 de julho de 2014 (horário oficial de Brasília-DF), por meio do endereço eletrônico: www.ecapconsultoria.com.br.
 
A prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada na cidade de Guiricema, provavelmente, no dia 31 de agosto de 2014, ás 09:00 para os Cargos de Nível Superior e as 14:00 horas para os demais cargos em local que será estipulado no Cartão Definitivo de Inscrição, que o candidato retirará no site www.ecapconsultoria.com.br.
 
Os gabaritos preliminares da prova objetiva de múltipla escolha serão divulgados na sede da Prefeitura Municipal e no site www.ecapconsultoria.com.br, no dia 01 de setembro de 2014.
 
O prazo de validade do certame é de 02 anos, a partir da data da homologação do resultado final, facultada a prorrogação por uma vez e por igual período.

CPSMLN – Limoeiro do Norte - CE lança edital de processo seletivo

O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Limoeiro do Norte, Estado do Ceará, lançou edital nº. 002/2014 para realização de processo seletivo, a fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público do Centro de Especialidades Odontológicas Regional de Limoeiro do Norte Dr. João Eduardo Neto.
 
O certame oferece 23 vagas para contratações imediatas, mais cadastro reserva, em cargos de níveis médio/técnico e superior. A remuneração pode chegar a R$ 2.200,42, com carga horária de 20 ou 40 horas semanais. As pessoas portadoras de deficiência poderão participar do processo seletivo, desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do emprego de opção do candidato, na proporção de 5% das vagas existentes.
 
Cargos
Auxiliar (Saúde Bucal e Prótese Dentária), Técnico (Saúde Bucal e Prótese Dentária) e Cirurgião Dentista (Endodontista, Ortodontista, Periodontista, Protesista, Cirurg. Buco Maxilo e Pacientes Especiais).
 
Inscrição
As inscrições serão feitas exclusivamente de forma presencial, na sede do CPSMLN, situada na Rua Napoleão Nunes, S/N, no prédio da Policlínica Regional Judite Chaves Saraiva (ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas Regional Dr. João Eduardo Neto), até às 13h de 02 de maio de 2014. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar:
  • Ficha de requerimento devidamente preenchida sem emendas nem rasuras, devidamente assinada conforme modelo constante em anexo, disponível na sede da Diretoria Executiva do CPSMLN;
  • Curriculum Vitae preenchido conforme modelo estabelecido em anexo deste edital, com as cópias autenticadas em cartório dos comprovantes dos cursos, títulos e experiência profissional;
  • Fotocópia nítida do documento de identidade e CPF.
Seleção
O certame será composto de Análise de curriculum vitae e Entrevista, tendo validade de dois  anos contados de sua homologação.
 
O edital encontra-se disponível no site www.cpsmln.com.br.

Prefeitura de Jaguaribara - CE abre processo seletivo

A Prefeitura de Jaguaribara, no estado do Ceará, abriu edital n° 17/2014 de processo seletivo, para a contratação de Agente Comunitário de Saúde – ACS e Agente de Combate à Endemias – ACE, para atuação na Secretaria de Saúde. O salário é de R$ 800,00, em carga horária 40h semanais.

Serão selecionados sete candidatos para ocupar função pública de ACS e dois para ocupar a função ACE, além da formação de cadastro de reserva.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.esp.ce.gov.braté o dia 04 de maio de 2014. O custo da inscrição é de R$ 50,00.

A prova objetiva será aplicada na data prevista de 25 de maio de 2014, às 9h. O caderno da prova objetiva e o gabarito preliminar serão disponibilizados no sitio da ESP/CE (www.esp.ce.gov.br), na data prevista de 25 de maio de 2014, a partir das 17h.

O resultado final terá validade de 01 ano para efeito de convocação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a contar da data de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Apuiarés - CE 2014

Publicado edital nº. 001/2014 para a realização de concurso público, da Prefeitura de Apuiarés, no Estado do Ceará. O concurso tem como objetivo o preenchimento de 129 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 5.600,00, com carga horária variada de 20, 30 ou 40 horas semanais. O concurso público terá coordenação técnico-administrativa da CONSULPAM – Consultoria Público-Privada e Assessoria Municipal.
 
Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de inscrição no presente concurso público, para preenchimento das vagas, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que é portador, sendo reservado um percentual de 5% das vagas oferecidas.
 
Cargos
Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Veterinário, Agente de Administração, Agente de Combate às Endemias, Atendente de Farmácia, Fiscal de Tributos, Secretário Escolar, Técnico (Agropecuária, Enfermagem, Higiene Dental e Laboratório), Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista Categoria B/D, Operador de Maquinas Pesadas, Vigia, Agente Comunitário de Saúde e Professor de Educação Básica (Artes, Ciências Naturais, Educação Especial, Educação Física, Educação Inclusiva, Geografia, História, Matemática, Música, Educação Infantil/Series Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Especial).
 
Inscrição
As inscrições estarão abertas até o dia 16 de maio de 2014, no site www.consulpam.com.br.Os candidatos poderão optar por fazer sua inscrição presencialmente na Central do Concurso, situada na Av. Gomes da Silva, no prédio da Prefeitura Municipal, Centro de Apuiarés/CE, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 100,00 e 150,00.

Prova
O concurso será constituído de prova objetiva, prática e de títulos.
 
As provas objetivas estão prevista para serem realizadas no dia 29 de junho de 2014, em locais e horários a serem divulgados posteriormente.
 
O gabarito das provas será publicado no site www.consulpam.com.br, a partir das 10:00 do dia 03 de julho de 2014.
 
A data, horário e local da prova prática a ser aplicada exclusivamente para os cargos de Motorista e Professor, será publicada por meio de edital de convocação com aviso no site www.consulpam.com.br.
 
Após a divulgação do resultado dos candidatos habilitados nas provas, deverá aguardar a convocação para a entrega dos títulos, a serem realizadas no site www.consulpam.com.br.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de 01 ano, a contar da data da publicação do ato homologatório, prorrogável apenas uma vez pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Pentecoste - CE 2014

Concurseiros cearenses interessados já podem se inscrever para o concurso público 001/2014 da Prefeitura de Pentecoste. O certame, que será organizado pela empresa CONSULPAM – Consultoria Público-Privada e Assessoria Municipal, oferece 458 vagas  em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os aprovados receberão salários que variam de R$ 724,00 a R$ 4.800,00 em regime de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Carpinteiro, Maqueiro, Motorista Categoria D, Operador de Maquinas Pesadas, Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo, Agente de Endemias, Agente de Trânsito, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Guarda Municipal, Monitor de Artes, Monitor de Esportes, Operador de Computadores, Orientador Social, Secretário Escolar, Técnico (Agrícola, Enfermagem, Higiene Bucal, Laboratório e Raio X), Professor de Educação Básica (Ciências, Educação Física, Educação Infantil, Geografia, História, Informática, Matemática e Português), Advogado, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Turismólogo e Veterinário.
 
Inscrição
Interessados, deverão se inscrever até o dia 12 de maio de 2014, por meio do site www.consulpam.com.br e/ou de forma presencial na Central do Concurso, situada à Rua Dr. Moreira de Azevedo, s/n, Praça da Matriz (anexo da Prefeitura), Pentecoste – Ceará, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados.
 
A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 80,00 (nível médio) e R$ 100,00 e 150,000 (nível superior).
 
Prova
O certame será composto de prova objetiva, prática, aptidão física e de títulos.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 29 de junho de 2014, em local e horário que serão divulgados posteriormente.
 
O gabarito das provas será publicado no paço da Prefeitura, nas rádios locais, na Câmara Municipal de Pentecoste e no site www.consulpam.com.br no dia 30 de junho de 2014, a partir das 10h.
 
As demais etapas do concurso serão publicadas através de edital de convocação com aviso no site www.consulpam.com.br.
 
Validade
A validade do concurso público será de 01 ano, a contar da data da publicação do ato homologatório, prorrogável apenas uma vez pelo mesmo período.

Processo seletivo Prefeitura de Buerarema - BA

A Prefeitura de Buerarema, no estado da Bahia, ainda recebe inscrições para o processo seletivo de edital n° 001/2014, para provimento de cargos em regime temporário, sob execução técnica e coordenação da empresa S&R Concursos e Pesquisas LTDA. São providas 110 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 7.500,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para as funções de Agente de Serviços Gerais, Assistente Social, Auxiliar de Consultório Dentário, Coordenador CRAS, Coordenador CREAS, Coordenador do INFOCENTRO, Coordenador, Digitador, Educador Social, Enfermeiro PSF, Facilitador de Oficina, Fisioterapeuta, Médico PSF, Médico Psiquiatra, Motorista Classe B, Motorista Classe D, Nutricionista, Odontólogo, Operador de CAD Único, Orientador Social, Professor de Educação Física, Professor Nível III – Biologia (Sede), Professor Nível III – Matemática (Sede), Professor Nível III - Pedagogia (Sede), Professor Nível III -Pedagogia (Zona Rural), Psicólogo, Técnico em Enfermagem PSF, Técnico em Laboratório e Tutor INFOCENTRO.

As inscrições ficarão abertas até o dia 29 de abril de 2014, através do site: www.srconcursosepesquisas.com.br. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 30,00 de acordo com o cargo escolhido.

As entrevistas serão realizadas a partir do dia 12 de maio de 2014 e os locais serão divulgados oportunamente. O resultado final será divulgado na data provável de 09 de junho de 2014.

O prazo de validade do certame, para efeito de nomeação será de 01 ano contado da data de sua homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado.

Prefeitura de Divinópolis - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, no Estado de Minas Gerais, lançou edital nº 009/2014 - SEMUSA de processo seletivo, visando formação de cadastro de reserva para contratação temporária de Médicos (Generalista e Clínico Geral). O salário oferecido é de até R$ 7.206,41 mais 20% de insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Interessados deverão entregar na Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 05 de maio de 2014, no horário das 7h30 às 11h e das 13 às 17h, o Currículo Padronizado, formulário próprio em anexo.
 
A avaliação final será feita através do currículo e, a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem:

Participação no PROVAB; Experiência mínima de 01 ano na área de Saúde Pública, no cargo em que se inscreveu comprovada em documento oficial da Instituição, como servidor público, contratado ou estagiário.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 25 de abril de 2014, pág. 25 a 27.

Prefeitura de Abaiara - CE anuncia processo seletivo

Foi divulgado edital n° 24/2014 de processo seletivo para a contratação de Agente Comunitário de Saúde – ACS para a Secretaria de Saúde de Abaiara, no estado do Ceará. São ofertadas 06 vagas para profissionais de nível fundamental, por salário de R$ 724,00.

O processo seletivo visa selecionar 6 candidatos para ocupar função pública de Agente Comunitário de Saúde – ACS além da formação de cadastro de reserva para a Secretaria de Saúde.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.esp.ce.gov.br, até o dia 04 de maio de 2014, no horário do Estado do Ceará. O custo da inscrição é de R$ 50,00, sendo a mesma, particular, intransferível e individual.

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 25 de maio de 2014, às 9h, exclusivamente na cidade de Abaiara-CE.

O caderno da prova objetiva e o gabarito preliminar serão disponibilizados no sitio da ESP/CE (www.esp.ce.gov.br), a partir das 17 horas do dia 25 de maio de 2014.

O resultado final terá validade de 01 ano para efeito de convocação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a contar da data de sua homologação.

Projeto cria vale-saúde para quem recebe até dois salários mínimos

Reprodução
Projeto cria vale-saúde para quem recebe até dois salários mínimos
Proposta estabelece que o vale deve ser utilizado para aquisição de medicamentos, tratamentos alternativos e outros gastos não cobertos pelo SUS
 
A Câmara analisa projeto que cria o vale-saúde para trabalhadores e aposentados que recebem até dois salários mínimos (PL 6491/13). A proposta, do deputado Vinícius Gurgel (PR-AP), estabelece que o vale-saúde deve ser utilizado para aquisição de medicamentos, tratamentos alternativos e outros gastos de saúde não cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O benefício será disponibilizado aos trabalhadores pelos empregados.
 
O texto proíbe que o valor do vale-saúde seja convertido em dinheiro. Determina, ainda, que o Poder Executivo regulamente em até 90 dias os valores, os prazos de validade e as condições da utilização do benefício.
 
Para Gurgel, “com essa iniciativa espera-se reduzir as desigualdades sociais do País, uma vez que, o SUS tem sido incapaz de cumprir o seu papel”. De acordo com o deputado, “muitos têm se valido do argumento do direito universal à saúde para não permitir que se prosperem outras formas de suporte aos mais necessitados”.
 
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
SaudeWeb

Einstein adota preenchimento de prontuário eletrônico com voz

Reprodução
Projeto implantado nos setores de enfermagem estimula adoção de tecnologia e gera ganhos de produtividade
 
Uma das principais inovações em sistemas de Saúde demonstrados durante o Universo Totvs, principal evento da empresa realizado em São Paulo na semana passada, vem de um dos maiores centros de excelência da área no Brasil, o Hospital Israelita Albert Einstein. Trata-se do uso da tecnologia de reconhecimento de voz para o preenchimento de prontuários eletrônicos pela equipe de enfermagem sem necessidade de digitação.
 
“Entendemos que há alguns desafios para um prontuário eletrônico de qualidade dentro de um hospital ou uma operadora”, disse Luciano Oliveira, gestor de inovação em Saúde da Totvs, durante o evento. “No uso da ferramenta pelo médico, enfermeira e corpo clínico, a entrada de dados nos sistemas acaba sendo manuscrita e depois transcrita, o que diminui a qualidade da informação para tomada de decisões assertivas. Estas são motivações para discutir novas interfaces de sistemas para agilizar o input de informações e o processo clínico.”
 
“A chefe de enfermagem me disse: ‘Quer me ajudar de verdade, arranje alguma coisa que transcreva voz pra dentro do prontuário’”, contou Ricardo Santoro, CIO do Einstein, que considerou a tecnologia imatura quando foi sugerida. Mas o contato com a startup americana Nuance em um evento nos EUA, que já trabalhava com identificação de palavras na língua portuguesa, tornou o projeto mais palpável.
 
A tecnologia inicial era pensada para a transcrição de laudos na radiologia, que possui um vocabulário bastante específico. Há cerca de dois anos, explica Santoro, o Einstein e a Nuance trabalham em uma versão piloto adaptada para a enfermagem. Ali, o foco inicial era, além de reduzir o tempo necessário para preenchimento dos prontuários, diminuir o número de erros de português, considerado alto.
 
No piloto – feito para saber se haveria retorno do investimento feito – foi verificado que 5% do tempo gasto para inserir dados poderiam ser economizado. Traduzindo: R$ 1,2 milhões de economia anual. A implantação definitiva começou em fevereiro e deve se estender até abril.
 
Claro que o desenvolvimento registrou desafios. “Originalmente o servidor ficaria na nuvem e cada estação de trabalho teria um cliente de conversão de voz em texto, buscando palavras que não conhecesse no servidor”, conta Santoro. Foi preciso abandonar a ideia e partir para o servidor local, pois a velocidade de resposta da aplicação era muito lenta.
 
Outra questão: o projeto piloto registrou um índice de conversão superior a 90%, ou seja, em cada 10 palavras uma não era reconhecida. Parece pouco, mas é um problema que reduz a produtividade. Para o CIO, o vocabulário da radiologia era o problema, uma vez que o léxico da enfermagem é muito próprio, e foi preciso desenvolver um vocabulário específico e novo.
 
“Houve um trabalho de adaptação de vocabulário, com extração de dados de prontuários antigos e inserção na base. Na nuvem não funcionou, porque o novo vocabulário ficou lento”, explicou. Além disso, o sexo dos enfermeiros também foi um problema na assertividade por conta dos timbres diferentes, demandando o desenvolvimento de outra solução.
 
Questões técnicas também apareceram: microfones comuns não funcionaram a contento no Einstein, embora tivessem sido suficientes em estúdio. Problema: as ilhas de enfermagem, que ficam no centro das alas do hospital, são muito barulhentas, o que causava a captação de ruídos e gerando problemas na conversão. Solução: adoção de um microfone profissional, menos sensível ao barulho ambiente e maior índice de assertividade.
 
Próximos passos
Segundo Santoro, o Einstein, a Totvs e a Nuance trabalham no rollout da solução para todas as dez ilhas de enfermagem da unidade principal do Einstein, no Morumbi. A ferramenta possui recursos de self learning, ou seja, cresce conforme uso. O índice de assertividade, que já subiu para 93%, deve alcançar 97%, espera o CIO.
 
De qualquer forma os bons resultados já são sentidos: os membros da enfermagem que usam a solução estão produzindo relatórios de evolução dos pacientes “mais estruturados, completos e organizados. Esse não era o objetivo inicial, mas foi um efeito positivo”, disse Santoro.
 
Outra área candidata pra receber a solução é o centro cirúrgico, para uso dos próprios cirurgiões, que poderiam alimentar o sistema praticamente ao mesmo tempo em que trabalham. Mas esta funcionalidade ainda deve esperar pela implementação do Cerner Millenium.
 
A transferência de base de dados para a nuvem é outra grande meta, mas o sonho vai um pouco além. “Nosso objetivo é conversar com o sistema, que ele reconheça os dados falados naturalmente e aumente a agilidade de interação entre sistema e o corpo clínico”, explicou Luciano Oliveira. Ele se refere a um computador que identifique o tipo de informação fornecida pelo usuário e já o encaixe no campo certo do formulário.
 
É impossível não se lembrar do HALL 9000, o robô consciente – e rebelde – de 2001: Uma Odisséia no Espaço, do diretor Stanley Kubrick, ou tantos outros sistemas imaginados na ficção e que permitiam interação quase simbiótica entre homem e máquina. Mas aqui, ao colocar a Saúde como impulsionador da tecnologia, não há como imaginar outro final que não seja feliz para os protagonistas. A saber, é claro, os pacientes.
 
SaudeWeb