Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 9 de maio de 2014

Dengue: conheça as armadilhas da sua casa

Mantenha sacos de lixo fechados e limpe os ralos do banheiro
 
O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos em casa é a melhor forma de prevenir a dengue!
 
Veja como eliminar o risco:
 
Infográfico Prevenção Dengue
 
R7

Site recebe 2,4 mil denúncias contra sistema de saúde

Reprodução
As queixas foram encaminhadas por internautas de todo o País
 
Um documento com mais de 2,4 mil denúncias contra o sistema público e privado de saúde será entregue na sexta-feira (9) ao MPF (Ministério Público Federal) por representantes da Associação Médica Brasileira.

As queixas foram encaminhadas por internautas de todo o País por meio do site Caixa Preta da Saúde, criado pela AMB em março.
 
Em reunião agendada para as 15h de sexta, em Brasília, a entidade vai entregar ainda ao MPF uma solicitação para que os fatos relatados sejam apurados pelo órgão.

De acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira (7) mais da metade das reclamações (59%) enviadas ao site teve como causa a demora no atendimento.

A falta de medicamentos foi o segundo maior motivo de queixas, com 32% das denúncias. Em seguida, aparecem a falta de materiais e ausência de leitos, com 23% e 21% das reclamações, respectivamente.
 
Reprodução: O site Caixa Preta foi criado pela AMB em março deste ano

O levantamento mostra ainda que quase um terço das denúncias vieram do Estado de São Paulo, que teve 764 reclamações. Minas Gerais e Bahia aparecem em segundo e terceiro lugar no ranking de Estados campeões em queixas, com 251 e 246 denúncias, respectivamente.
 
Estadão

Açúcar escuro tem mais vitaminas e sais minerais

Reprodução
Açúcar mascavo tem mais vitaminas e sais minerais
Bom dia! Você sabe a diferença entre os vários tipos de açúcar que existem no mercado
 
As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo.
 
Segundo o especialista em medicina preventiva Fábio Cardoso, a regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está.
 
De acordo com o especialista, a cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento, que a gente explica direitinho no fim do texto. Apesar de esses aditivos deixarem o produto mais bonito, eles também "roubam" a maioria dos nutrientes.
 
Em 100 gr de um açúcar bem escuro, o mascavo, existem 85 mg de cálcio, 29 mg de magnésio, 22 mg de fósforo e 346 mg de potássio. Na mesma quantidade de açúcar refinado, aquele tipo branco mais comum, há no máximo 2 mg de cada um desses nutrientes.
 
Saiba mais sobre os tipos de açúcares:
 
Açúcar cristal: possui grãos maiores e mais transparentes que o açúcar refinado, tornando-o mais difícil de ser dissolvido nos líquidos. As características do açúcar cristal se deve a técnica de refinamento leve, que tira cerca de 90% dos sais minerais
 
Açúcar refinado: este é o açúcar branco mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre deixam o produto com aparência clara e uniforme
 
Açúcar de confeiteiro: o açúcar de confeiteiro também é conhecido como glaçucar. Os cristais são tão delicados e finos que até parecem farinha. O segredo deste ingrediente é o processo de refinamento sofisticado pelo qual ele passa. Depois, é encaminhado para uma peneiragem, durante a qual os cristais são separados de acordo com a granulometria
 
Açúcar orgânico: do plantio à industrialização, este açúcar não utiliza ingredientes artificiais nem agratóxicos durante o plantio da matéria prima. Visualmente, este ingrediente tem cristais mais grossos e mais escuros que os outros açúcares, mais comuns nas prateleiras dos supermercados
 
Açúcar light: este açúcar surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que, por suas características, adoça quatro vezes mais que açúcar comum. Por isso, quem consome um cafezinho adoçado com açúcar light consome menos calorias
 
Açúcar líquido: também chamado de xarope simples não é vendido nos supermercados e é utilizado frequentemente pela indústria alimentícia, para a fabricação de balas e refrigerantes
 
Açúcar mascavo: esta variedade tem cor caramelo e mais úmida e o sabor lembra a rapadura. Estas características são conseguidas depois de extrair do cozimento e cristalização do caldo de cana-de-açúcar. Sua qualidade nutricional é bem melhor. Sem passar pelo processo de refinamento, ele conserva nutrientes como ferro e cálcio
 
Açúcar demerara: o processo de produção deste açúcar é bem parecido com o açúcar mascavo. Porém, o açúcar demerada passa por um processo de refinamento leve, durante o qual não recebe nenhum aditivo químico. Usado no preparo de doces mais sofisticados, este é um dos açúcares mais caros do mercado
 
Açúcar vanille: este tipo de açúcar tem um leve sabor de baunilha
 
Xarope invertido:  esta variedade é uma mistura de três tipos de substâncias adoçantes. Com 1/3 de glicose, 1/3 de frutose e 1/3 de sacarose, é uma solução aquosa, fácil de ser armazenada. Também é muito utilizado na indústria alimentícia por agir contra a cristalização nos alimentos já preparados
 
R7

Sálvia: Os benefícios dessa planta medicinal e ornamental

Reprodução
Salvia officinalis
De nome científico Salvia officinalis, a sálvia é um botânico da família Lamiaceae e é um arbusto perene e anual

É usada como condimento, erva medicinal e planta ornamental.Também é conhecida como erva-santa, salva, salva das boticas entre outros nomes. Como muitas outras plantas, a sálvia é usada para fins medicinais. Para produzir os remédios com sálvia, deve-se usar suas folhas, flores e óleo essencial. Conheça suas propriedades e seus benefícios.
 
Propriedades e indicações
Suas propriedades envolvem ações antioxidantes, antissépticas, aromáticas, balsâmicas, cicatrizantes, tônicas, sudoríficas, calmantes, expectorantes e ansiolíticas. Auxilia no tratamento de aftas, bronquites, catarros, diabetes, estomatites, além de fechar poros dilatados, curar gengivite, inflamações, reumatismo e cessar vômitos.  É eficaz ainda no combate ao ácido úrico, cálculo renal e reumatismo, e pode ser usada em sua forma natural, extrato ou na forma de óleo, que contém cânfora, cineol, alfa, beta-tujona, substâncias químicas para entorses, inchaços, hemorragias e úlceras
 
Modo de usar
O chá para tratamento de inflamações da boca pode ser feito por meio de infusão com duas colheres de chá de folhas de sálvia para cada 250 ml de água fervente, deixando repousar por dez minutos. Coe e faça gargarejos.
 
Para curar hemorragias menstruais, fortalecer o sistema nervoso, os sentidos e a memória, misture 5 ml de extrato se sálvia a um copo de água e consuma três vezes ao dia. Quando se tratar de úlceras ou feridas na pele, passe concentrado de sálvia no local afetado.
 
A sálvia é eficaz ainda para combater o envelhecimento dos cabelos e livrar-se das caspas. Para isso, misture uma colher de extrato de sálvia e uma colher de henna e aplique. O tratamento para gengivite pode ser feito por meio da fricção das folhas com as gengivas, auxiliando ainda na limpeza dos dentes. A compressa feita com água morna alivia cefaleias, cólicas, flatulências e desconforto intestinal, além de aliviar coceiras derivadas de picadas de insetos.
 
Seu uso é associado ainda à limpeza de ambientes quando se trata de energias negativas. O conceito da prática Ayurveda diz que este incenso natural forma uma áurea positiva e, para isso, queime folhas secas no ambiente. O chá concentrado elimina as impurezas do organismo através da transpiração e limpa as secreções da garganta decorrentes de tosse ou gripe.
 
Efeitos colaterais e contraindicações
A sálvia é contraindicada para gestantes, mulheres em fase de amamentação, mulheres em período menstrual ou em indivíduos com problemas renais. Seus efeitos colaterais envolvem o aumento da pressão sanguínea e irritação da pele.
 
remédio-caseiro.com

Erro médico: menina de 5 anos morre de doença no sangue, após diagnóstico de gripe



— Se a doença é tratada dentro de quatro semanas após ter
sido detectada, é possível salvar a vida da pessoa
Reprodução: Daily Mail
A pequena Violet Mornington
Pais criaram instituição para conscientizar pessoas sobre a condição rara
 
A pequena Violet Mornington morreu aos cinco anos de idade em decorrência de uma doença rara no sangue, após ser diagnosticada pelos médicos com amidalite, segundo informações do site Daily Mail.
 
Segundo a publicação, quando a menina piorou, e os médicos descobriram que ela sofria de HLH (hemofagocítica linfohistiocitose), já era tarde demais. A doença, extremamente rara, causa coagulação sanguínea.
 
Hoje, os pais da menina, Kerry, 47 anos de idade, e Ivan, 37 anos, criaram uma instituição de caridade com o nome da filha para ajudar outras pessoas a enfrentar o luto e entenderem melhor sobre a doença.
 
A mãe da menina afirmou que lutar pela causa lhe ajudou a ter vontade de viver.

 — Quando uma criança morre não há como tirar pontos positivos disso. É contra a ordem natural da vida .
 
De acordo com Kerry, a menina “sempre foi um lutadora, tinha uma personalidade forte e era determinada”.
 
O pai de Violet, Ivan, afirmou que quer ajudar as pessoas a descobrir a doença antes que ela ataque o corpo, como aconteceu com sua filha.
 
— Se a doença é tratada dentro de quatro semanas após ter sido detectada, é possível salvar a vida da pessoa.
 
R7

Especialistas explicam quais são os benefícios e propriedades dos chás

Foto: Reprodução
Bem Estar mostrou que chá reduz excitação cerebral
 
Você prefere tomar um cafézinho ou um chá? Como explicou a nutricionista Patricia Bertolucci no Bem Estar desta sexta-feira (9), além de serem uma delícia, o café e o chá podem ainda se complementar já que têm substâncias importantes – a cafeína, por exemplo, acelera o coração e o cérebro; já a teína, presente no chá, diminui a excitação do cérebro causada pela cafeína, dando mais concentração e foco.
 
Em relação aos chás, a especialista em chás Carla Saueressig explica que eles são classificados de acordo com o processo de fermentação – o chá verde, por exemplo, não é fermentado e, por isso, é o que tem as propriedades mais conservadas do que outros, como o chá branco e o preto. Ela acrescenta ainda que há uma diferença entre chá e infusão – bebidas de ervas e frutas que as pessoas costumam chamar de chás são, na verdade, infusões, porque não têm a folha de Camellia Sinensis.
 
Além de afetar o sistema nervoso, os chás podem ter diversos outros efeitos, como mostrou a nutricionista Patricia Bertolucci – os de camomila e maracujá, por exemplo, são calmantes; o de erva-doce é digestivo; os de boldo e carqueja são bons para o fígado; os de alecrim e gengibre são expectorantes e os de hortelã e capim-cidreira são laxativos. Existe, no entanto, um chá que reúne quase todas essas propriedades - o chá de hortelã.

G1

Tecido de coração de vaca salva bebê que nasceu com buracos no coração

Bebê nasceu com defeito congênito no coração, reparado com tecido de coração de vaca (Foto: Caters News)
Foto: Caters News
Ruben Weber-Jackson nasceu com defeito congênito no coração,
que foi reparado com tecido de coração de vaca
Britânico nasceu com dois buracos no coração e estreitamento da aorta. Em cirurgia, recebeu tecido de pericárdio bovino para reparar problemas
 
Quando Ruben Weber-Jackson nasceu na cidade de Beverley, na Inglaterra, ninguém notou que havia algo diferente com o bebê. Duas semanas depois, sua mãe, Petra Weber-Jackson, de 29 anos, percebeu que ele passou a respirar com dificuldade. Exames mostraram que Ruben tinha dois buracos no coração e um estreitamento da aorta, o que comprometia severamente sua circulação.
 
Foram necessárias duas grandes cirurgias para tratar o defeito congênito, de acordo com agência Caters. A primeira foi feita ainda no primeiro mês de vida. No segundo procedimento, realizado logo depois, os médicos usaram tecido retirado de um coração de vaca para reparar os buracos no coração. Segundo a equipe médica que o atendeu, foi o que salvou sua vida.
 
Hoje, logo depois de completar um ano, os pais de Ruben dizem que temiam que a criança não vivesse até o primeiro aniversário. “Não há um dia que passa em que eu não pense sobre como nossas vidas poderiam ser diferentes agora, como chegamos tão perto de perdê-lo”, diz Petra. “De certa forma, eu acho que ele sabe no subconsciente – ele é um bebê tão feliz e parece querer fazer o máximo da vida.”
 
De acordo com a cardiologista pediátrica Simone Pedra, coordenadora da Unidade Fetal do HCor, em São Paulo, o uso do pericárdio bovino para tratar defeitos congênitos é comum. “O pericárdio é uma membrana que envolve o coração. Existe um banco desse tecido, em que ele é tratado com toda a antissepsia e vira como se fosse um retalho biológico, usado para ampliar vasos, fechar orifícios e outras funções”, explica.
 
A especialista diz que, a cada 100 bebês, um nasce com alguma alteração cardíaca. Entre os que têm esse problema, mais ou menos metade precisa de atendimento logo após o nascimento. “Há uma gama muito grande de defeitos possíveis, como buracos no coração, válvulas parcialmente ou totalmente fechada, troca na posição dos vasos”, diz.
 
Alguns sinais desses problemas são a pele de coloração arroxeada (que indica que a quantidade de oxigênio circulante no corpo está reduzida), a insuficiência cardíaca (visível quando a criança se mostra cansada e com respiração rápida) ou a presença de sopro no coração (detectado em um exame rotineiro feito pelo pediatra).
 
No caso de Ruben, além da respiração irregular, sua mãe também notou que ele estava com lábios arroxeados. Hoje, a criança vive saudável com a mãe, Petra, o pai, Mike Jackson, de 40 anos, e os dois irmãos: William, de 7, e Johannes, de 4 anos.

G1

Níveis crescentes de CO2 podem afetar valor nutricional de cereais

Nascer do sol atrás de campo de plantação de trigo na Reserva American Prairie, em Montana, Estados Unidos.  (Foto: Chris Tajane)
Foto: Chris Tajane
Cereais importantes para a alimentação, como o trigo, terão valor
 nutricional alterado devido ao excesso de CO2 na atmosfera
Alimentos tiveram redução nas quantidades de zinco e ferro. Estudo mostra necessidade de conter aumento de emissões de carbono
 
Níveis crescentes de dióxido de carbono (CO2) vão afetar o valor nutricional de cereais importantes para a alimentação, com o arroz e o trigo, alertaram cientistas em um estudo publicado nesta quinta-feira na edição impressa da revista "Nature".
 
De acordo com os pesquisadores, os agricultores deveriam se concentrar na preocupante vulnerabilidade destes gêneros às emissões crescentes de carbono.
 
No artigo publicado, foram testadas 41 cepas de seis cultivos plantados em campos abertos de sete locais em Austrália, Japão e Estados Unidos, onde as plantas foram expostas a níveis altos de CO2 liberados por gasodutos horizontais.
 
O ar normal tem concentrações de CO2 de cerca de 400 partes por milhão (ppm), que atualmente está subindo em torno de dois a três ppm ao ano. Em seu ambiente "enriquecido com carbono", as plantas experimentais cresceram em condições de 546-586 ppm de CO2, uma cifra que em cenários pessimistas pode ser alcançada em meados do século.
 
Isto se traduz em um aquecimento de mais de 3ºC com base em níveis pré-industriais, enquanto os países-membros das Nações Unidas se comprometeram a limitar a elevação das temperaturas a 2ºC.
 
Menos minerais
Os níveis de zinco, ferro e concentrações de proteínas nos cultivos de trigo nos campos diminuíram 9,3%, 5,1% e 6,3% em comparação com o trigo cultivado em condições normais, afirmaram os cientistas. No arroz, os níveis de zinco, ferro e proteína despencou 3,3%, 5,2% e 7,8%, embora essas cifras variem muito de acordo com as diferentes cepas testadas.
 
Outras quedas foram observadas no zinco e no ferro em campos de cultivo de ervilha e soja, mas houve poucas mudanças em seus níveis proteicos. Em contraste, o impacto do CO2 "enriquecido" no milho e no sorgo foi relativamente menor.
 
"Este estudo é o primeiro a solucionar a questão de se as concentrações crescentes de CO2, que têm aumentado firmemente desde a Revolução Industrial, ameaçam a nutrição humana", disse Samuel Myers, cientista de saúde ambiental da Escola de Saúde Pública de Harvard.
 
"A humanidade está fazendo uma experiência global ao alterar as condições ambientais no único planeta habitável que conhecemos. À medida que esta experiência se desenvolver, sem dúvida haverá muitas surpresas", continuou.
 
O estudo alertou os agricultores a adaptar os cereais essenciais para torná-los menos sensíveis ao aumento do CO2. Sem ajuda, os países mais pobres poderão ficar expostos a uma nutrição decadente, acrescentou. Cerca de dois bilhões de pessoas sofrem de deficiências de zinco e ferro, que podem afetar o sistema imunológico e provocar anemia, respectivamente.
 
G1

Americana grava o próprio aborto e disponibiliza vídeo na internet

Imagem mostra a americana Emily Letts, de 25 anos, momentos antes de iniciar seu aborto (Foto: Reprodução/YouTube/Emily Letts)
Foto: Reprodução/Youtube
Imagem mostra a americana Emily Letts, de 25 anos, momentos
antes de iniciar seu aborto
Emily Letts, 25 anos, quis abordar a culpa sentida pelas mulheres. Ela afirma na gravação que está bem com sua decisão
 
Uma americana de 25 anos gravou o próprio aborto em uma clínica dos Estados Unidos e disponibilizou o vídeo na internet, que se tornou viral e recebeu mais de 912 mil acessos até a manhã desta quinta-feira (8).

Emily Letts descobriu que esperava um bebê em novembro do ano passado. Conselheira de mulheres em uma clínica de aborto de Nova Jersey, a jovem contou em depoimento à revista “Cosmopolitan” que não estava pronta para cuidar de uma criança.
 
A ideia da gravação foi inspirada em outra americana, que gravou um depoimento sobre o aborto que havia feito. Segundo Emily, o foco do vídeo era abordar a culpa que as mulheres sentem após esse tipo de procedimento.
 
“Eu sei que existem mulheres que sentem grande remorso. Nossa sociedade produz essa culpa.
 
Mesmo a mulher que vem à clínica com a ideia sólida de realizar o aborto se sente culpada por não se sentir culpada”, explicou ela.
 
A americana realizou uma cirurgia com anestesia local para retirada do feto. A gravação teve o suporte da equipe da clínica. Segundo ela, a operação ocorreu entre a segunda e a terceira semana da gravidez

“Sabíamos que poderíamos ter centenas de manifestantes à nossa porta e que poderíamos receber ameaças. De vez em quando, trabalhar em uma clínica de aborto parece que você está em uma zona de guerra”, afirmou Emily.
 
Alívio da culpa
Após a cirurgia, ela postou o vídeo em uma rede social e disse ter recebido mensagens de apoio, pedidos de conselho, além de ameaças e respostas mal educadas.

“Eu não me sinto como uma má pessoa, não me sinto triste. Eu sinto que eu posso ter um bebê, que posso gerar uma vida. Eu sei que o que estava fazendo era o certo, pra mim e para mais ninguém”, contou Emily no vídeo.
 
Desde 1973, o aborto é legalizado em todos os 50 estados americanos, mas continua dividindo opiniões.
 
G1
 
Não discuto aqui a legalidade ou não do aborto, pois esta questão é individual. O que eu quero é chamar a atenção para a filmagem e divulgação do ato. O que mais falta para as pessoas publicarem sobre suas vidas que deixaram de ser privadas há muito tempo.
 
E você o que acha a respeito?

Concurso Prefeitura de Florianópolis - SC

A Prefeitura de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria Municipal de Administração e Previdência, lançou edital de concurso público n° 005/2014, destinado ao provimento de 36 vagas nos cargos de níveis médio e superior.
 
As chances são para as funções de educador artístico II, enfermeiro, farmacêutico, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, médico, nutricionista, odontólogo - endodontia, psicólogo, técnico de nível superior - educação física, terapeuta ocupacional, almoxarife, educador artístico I, técnico de edificações, técnico higiene dental, técnico de laboratório, técnico de prótese dentária e técnico de segurança do trabalho.
 
Será pago, por dia útil trabalhado, auxílio- lanche no valor de R$ 11,50 para os servidores com carga horária de 30 horas semanais e auxílio- alimentação no valor de R$ 14,00, para os servidores com carga horária de 40 horas semanais. O salário mensal pode chegar a R$ 8.873,93. A carga horária para todos os cargos é de 30 horas semanais, exceto para as vagas reservadas para as equipes de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família, cuja carga horária é de 40 horas semanais.

O concurso será executado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos - FEPESE e a inscrição somente poderá ser efetuada via internet, mediante o preenchimento de Requerimento de Inscrição publicado no endereço eletrônico www.pmfsaude.fepese.org.br, até às 16 horas do dia 9 de maio de 2014.
 
Os valores da taxa de inscrição são:
- Para os cargos com exigência de curso de nível superior: R$ 100,00;
- Para os cargos com exigência de curso de nível médio/técnico: R$ 70,00.

As provas escritas serão aplicadas na data prevista de 06 de julho de 2014, em locais e horários a serem divulgados. A publicação da prova e do gabarito preliminar da prova escrita, será na data prevista de 06 de julho de 2014.

Este concurso será válido por dois anos, a contar da data de publicação da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da Secretaria Municipal de Administração e Previdência.

Prefeitura de Ascurra - SC divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Ascurra, no Estado de Santa Catarina, divulgou o edital nº. 01/2014 de processo seletivo, destinado à contratação de profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão salários de até R$ 2.815,68 e atuarão em regime de trabalho de 20, 40 ou 44 horas semanais.
 
Cargos
Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Professor, Atendente de Educação Infantil, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Educação, Agente Operacional, Oficial de Manutenção e Conservação, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem e Farmacêutico.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas de 08 a 22 de maio de 2014, exclusivamente via internet, por meio do site www.nubesconcursos.com.br, onde também é possível acessar o edital e as atualizações.
 
Taxa de inscrição:
Nível fundamental: R$ 10,00;
Nível médio: R$ 20,00;
Nível superior: R$ 30,00.
 
O candidato que não tiver acesso à internet ou tenha dificuldade para realizar sua inscrição, terá a seu dispor terminal com internet e pessoal treinado para ajudar na inscrição, no período acima
compreendido, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 11h30min e das 14h00min às 16h30min, junto ao Setor Pessoal, situado à Rua Benjamim Constant, 221, Centro, Município de Ascurra/SC.
 
Provas
O certame será constituído de prova objetiva, a ser aplicada na data provável de 1º de junho de 2014, em locais e horários que serão divulgados no mural de publicações da Prefeitura de Ascurra, situada à Rua Benjamin Constant, 221, Centro, município de Ascurra/SC, nos sites www.ascurra.sc.gov.br, www.nubesconcursos.com.br e no Diário Oficial dos Municípios. O gabarito será divulgado até o 1º dia útil posterior ao da aplicação da prova, no mural de publicações da Prefeitura de Ascurra, no site www.ascurra.sc.gov.br e no site www.nubesconcursos.com.br.
 
A validade do processo seletivo será de 12 meses, contados da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Herval d`Oeste - SC

A Prefeitura de Herval d'Oeste, no Estado de Santa Catarina, através da empresa Actio, lançou edital nº. 001/2014 para realização de concurso público, destinado ao provimento de 31 funções de nível fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 10.572,10, em carga horária de 10 a 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde,  Auxiliar Administrativo, Motorista, Operador de Máquinas I, Operador de Máquinas II, Agente Administrativo, Agente de Vigilância Ambiental, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços de Saúde, Fiscal de Tributos, Monitor Social - Abrigo Anjos da Luz, Monitor Social - Assistência Social, Técnico em Tributação, Assistente Social, Biólogo, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Odontólogo, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

As inscrições serão realizadas exclusivamente através da internet, no endereço eletrônico www.actio.srv.br, até às 15h de 14 de maio de 2014 (horário de Brasília). As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas escritas serão realizadas na data provável de 14 e/ou 15 de junho de 2014 e o gabarito será divulgado possivelmente em 16 de junho de 2014.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal de Herval d'Oeste.

Concurso Cisamures - SC 2014

O Consórcio Intermunicipal de Saúde – Micro Região da AMURES, em Santa Catarina, publicou edital de concurso público nº. 001/2014. Sob a responsabilidade da Fundação Carlos Joffre do Amaral – FCJ, o certame oferece 15 vagas em cargos de níveis fundamental e médio, com salários de até R$ 1.300,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Digitador e Técnico de Enfermagem.
 
Inscrição
A inscrição, no valor de R$ 70,00, somente poderá ser efetuada via internet, no site www.fcja.com.br, até 22 de maio de 2014.
 
Os candidatos deverão entregar na Fundação Carlos Joffre- FCJ, localizada à Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 132 Centro, Lages, SC, CEP 88.502-230, cópia dos seguintes documentos:
  • Requerimento de inscrição;
  • Comprovante de pagamento da inscrição;
  • CPF e Identidade;
  • Nível de escolaridade exigida para o cargo;
  • Comprovação de experiência na área, de no mínimo doze meses;
  • Requerimento de solicitação de condição especial para realização da prova se for o caso
Prova
A prova escrita será aplicada provavelmente em 31 de maio de 2014, em local e horário a serem divulgados a partir de 28 de maio de 2014, juntamente com a divulgação da homologação das inscrições no site da FCJ - www.fcj.com.br. O gabarito está previsto para ser divulgado no dia 31 de maio de 2014.
 
A prova prática será realizada para o cargo de digitador, na data provável de 14 de junho de 2014 na FCJ, situada à Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 132, Lages/SC, Centro CEP 88.502-230. O horário e o número de turmas serão publicados no site da FCJ, a partir do dia 10 de junho de 2014, juntamente com a divulgação preliminar da prova escrita.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração pública.
 
O edital encontra-se publicado no site www.fcja.com.br.

Concurso da Assembleia Legislativa da Bahia tem inscrições reabertas

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) reabriu as inscrições ao concurso público (edital 01/2014), destinado ao provimento de 97 vagas para cargos dos níveis Médio, Técnico e Superior. Os salários iniciais em 2014 variam de R$ 1.200,99 a R$ 1.763,72, dependendo do nível do cargo, por jornada semanal de 40 horas.
 
São 48 vagas para cargos de nível Superior, 11 vagas de nível Médio Técnico e 38 vagas de nível Médio. As chances são para Auditor, Técnico de Nível Superior e Técnico de Nível Médio, nas seguintes categorias funcionais: Auditoria, Administração, Análise de Sistemas /Informática /Tecnologia da Informação, Arquitetura, Assessoria Legislativa, Assistência Social, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia, Pedagogia, Pesquisa, Psicologia, Redação e Revisão Legislativa, Secretariado Executivo, Administrativa, Artes Gráficas, Auxiliar de Odontologia, Contabilidade e Elétrica.
 
As inscrições podem ser realizadas até 11 de maio de 2014, pelo endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/alba. As taxas são de R$ 65 e R$ 75, dependendo do cargo.
 
Com a reabertura das inscrições, todos os candidatos, novos ou não, poderão realizar inscrição simultânea para concorrer as vagas de nível médio/médio técnico e de nível superior. Todas as inscrições já homologadas e deferidas pela FGV continuam válidas.
 
A seleção constará de prova objetiva, que será realizada prioritariamente na cidade de Salvador - BA, provavelmente em 08 de junho de 2014, pela manhã. Os locais para realização da Prova Escrita Objetiva serão divulgados no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/alba.
 
O resultado preliminar e o gabarito oficial preliminar da Prova Escrita Objetiva serão divulgados no site de inscrições. A validade deste certame será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.
 
Veja o Edital completo e demais atualizações no site: www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/alba

Prefeitura de São Jorge - RS abre concurso com vagas de até R$ 9,6 mil

Com a proposta de fazer contratações imediatas de 9 profissionais, além de formar cadastro de reserva, a Prefeitura de São Jorge, no estado do Rio Grande do Sul, decide abrir Concurso Público por meio do edital nº 001/2014. Os salários vão de R$ 850,32 até R$ 9.678,94 em jornadas de trabalho de 20, 25 ou 40 horas semanais.
 
As vagas alcançam candidatos de todos os níveis de escolaridade, que podem assumir as funções de Auxiliar de Serviços Gerais de Escola, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Servente, Almoxarife, Auxiliar de Vigilância, Assistente Social, Médico ESF, Professor, Professor de Inglês e Psicólogo.
 
Inscrições podem ser feitas até 21 de maio de 2014, pelo site www.idrhconcursos.com.br. A taxa de participação vai de acordo com o cargo escolhido pelo candidato, custando de R$ 30 a R$ 80.
 
Os inscritos serão avaliados por Prova Escrita e de Títulos. Haverá Prova Prática apenas para os candidatos aos cargos de Motorista e Operador de Máquinas. A data provável da Prova Escrita é 29 de junho de 2014, enquanto a da Prova Prática será 19 de julho de 2014. O resultado final de ambas as avaliações será informado em 21 de julho de 2014, no www.idrhconcursos.com.br.
 
O certame terá validade de dois anos, com possibilidades de prorrogação por mais dois anos.

Prefeitura de Ipatinga - MG publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Ipatinga, no estado de Minas Gerais, lançou edital de processo seletivo nº 001/2014. O certame oferece 155 vagas por remunerações entre R$ 724,00 e R$ 1.321,62. As jornadas de trabalho são de 30, 40 ou 44 horas semanais.
 
O processo seletivo será organizado pela Imam Concursos Públicos. As vagas são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Social, Auxiliar de Gestão, Motorista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia e Técnico em Saúde Bucal.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 26 de maio de 2014, no site www.imam.org.br. As taxas variam de R$ 32,00, R$ 33,00, R$ 35,00, R$ 40,00 ou R$ 55,00, de acordo com o cargo escolhida.
 
O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente no Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, 3º andar da Prefeitura de Ipatinga-MG, no horário de 09h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, munido de documento de identidade e CPF para realização de sua inscrição e impressão do seu boleto bancário.
 
Todos os inscritos serão submetidos a uma prova objetiva de múltipla escolha, prevista para os dias 14 e/ou 15 de junho de 2014. Os aprovados para as atividades de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias farão o Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada, no qual deverão ser aprovados, além de teste de esforço físico.

O gabarito provisório para conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela Comissão do Processo Seletivo, até o 2º (segundo) dia útil após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, 3º andar da Prefeitura e nos sites www.ipatinga.mg.gov.br link “Diário Oficial” e www.imam.org.br.

O certame terá validade de 01 ano, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da Prefeitura de Municipal de Ipatinga.

Prefeitura de Oeiras - PI abre inscrições por salários de até 4,1 mil

A Prefeitura de Oeiras, no estado de Piauí, lançou o edital retificado n° 002/2014 de concurso público com o objetivo de preencher 230 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os profissionais serão contratados por tempo determinado, por salários que variam de R$ 724,00 a R$ 4.128,00 em jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais.

As vagas são para as funções de Motorista, Auxiliar Administrativo, Fiscal Sanitário, Fiscal de Campo, Técnico de Enfermagem, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Saúde Bucal, Técnico Agrícola, Agente Administrativo, Nutricionista, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Educador Físico, Enfermeiro, Pedagogo, Médico Especialista em Saúde Mental, Assistente Social, Médico, Médico-veterinário, Médico Infectologista, Cirurgião-dentista, Engenheiro, Agrônomo, Turismólogo, Professor de Polivalência e Professor nas disciplinas de Português, Matemática, Biologia, Inglês, História, Geografia, Educação Física e Ciências.

As inscrições serão feitas via internet no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, até 17 de junho de 2014.

As provas serão aplicadas na cidade de Oeiras - PI, com duração de 03 horas e estão previstas para o dia 06 de julho de 2014, no horário de 9h às 12h.

Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48h após a realização das provas no site eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br.

Este concurso terá validade de dois anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de OEIRAS - PI.

Prefeitura de Rio de Contas - BA abre concurso com mais de 70 vagas

A Prefeitura de Rio de Contas, Estado da Bahia, abriu edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao provimento de 74 vagas para profissionais de fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.800,00, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

O concurso público será realizado sob a responsabilidade do S&R Concursos e Pesquisas Ltda. O candidato portador de necessidades especiais concorre em igualdade de condições com todos os candidatos e, ainda, aos 5%,  do total de vagas reservadas.
 
As chances são para os empregos de auxiliar de serviços gerais, agente comunitário de saúde, agente de endemias, motorista (categoria mínima b), pedreiro, agente administrativo, guarda municipal, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, técnico em licenciamento ambiental, técnico em fiscalização ambiental e merendeira.
 
As inscrições ficarão abertas até 22 de maio de 2014, através do site: www.srconcursosepesquisas.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.

O concurso público será composto de:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos a todos os cargos.

- Prova de Títulos, de caráter classificatório, para os candidatos dos cargos de nível superior.

- Prova de Sanidade Física e Mental, de caráter eliminatório, para os candidatos a todos os cargos, sendo a realização dos exames de inteira responsabilidade do candidato e a avaliação e emissão de atestados de saúde realizados por equipe médica designada pelo município.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 03 de agosto de 2014 e os locais serão divulgados através de Edital publicado no site da empresa organizadora do concurso (www.srconcursosepesquisas.com.br). O gabarito será divulgado na data provável de 04 de agosto de 2014.
 
Todos os atos pertinentes a este certame, serão divulgados através da internet nos sites: www.srconcursosepesquisas.com.br , ficando disponibilizado até 06 (seis) meses após a sua conclusão.

O prazo de validade do concurso, para efeito de nomeação será de dois anos contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério e por ato expresso do Chefe do Poder Executivo, consideradas a necessidade e a conveniência do serviço público.

Prefeitura de Colômbia – SP abre seletivo

Com a proposta de contratar profissionais de nível de escolaridade fundamental, médio e técnico, a Prefeitura de Colômbia, no estado de São Paulo, lançou o edital de Processo Seletivo nº 01/2014. O salário para os futuros contratados pode chegar a R$ 1.011,65, em jornadas de trabalho de 44 horas semanais.
 
As oportunidades são para Motorista, Pedreiro, Operador de Máquinas, Coletor de Lixo e Servente, Agente de Campo e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrições estão abertas até 13 de maio de 2014, pelo site www.assessorate.com.br, que é o endereço eletrônico da organizadora do concurso. Quem não tiver acesso à internet, poderá se inscrever no “Acessa São Paulo”, Ria José da Mata, 668, Centro, Colômbia/SP. A taxa de inscrição é de R$ 20 ou R$ 25.
 
Os candidato serão selecionados através de uma prova Objetiva, a ser realizada provavelmente em 18 de maio de 2014, na Escola Municipal “Santa do Padro Maximiniano”, na Rua José Aroeira, 1.310, Centro. Haverá também realização de Prova Prática para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas, que também será aplicada provavelmente em 18 de maio de 2014, no Almoxarifado da Prefeitura de Colômbia.
 
O certame será válido por dois anos, com possibilidades de ser prorrogado.

CRBio-5 abre concurso para nível médio

O Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-5), por meio do Instituto Quadrix, publicou edital n° 01/2014 de concurso público, com a finalidade de preencher 03 vagas imediatas,  mais cadastro de reserva, nos cargos de assistente administrativo e técnico contábil (nível médio), com salário de R$ 1.957,56. Além da remuneração informada, os candidatos aprovados, para todos os cargos, também terão direito a vale transporte.
 
O candidato aprovado terá jornada de trabalho semanal de 40 (quarenta) horas para todos os cargos.
 
Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, solicitada até 27 de maio de 2014. A taxa é de R$ 45,00 para todos os cargos de nível médio.
 
A prova objetiva será realizada nas cidades de Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Natal (RN), considerando o horário de Brasília, tendo duração de 4 horas e aplicada na data provável de 08 de junho de 2014, no turno da tarde.

Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado em 03 de junho de 2014.

Os horários mencionados neste certame, obedecerão ao horário oficial de Brasília/DF. O resultado final do concurso público será homologado pelo CRBio-5, publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico www.quadrix.org.br na data provável de 04 de julho de 2014.

O prazo de validade do concurso público esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Brasnorte - MT oferece vagas de até R$ 3.286,33

A Prefeitura de Brasnorte, no estado do Mato Grosso, publicou edital n. 04/2014 de processo seletivo que visa preencher 24 vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. Os vencimentos ofertados variam entre R$ 745,33 e R$ 3.286,33, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Cargos
Nível superior: Odontólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo;

Nível médio/técnico: Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia  e Auxiliar de Consultório Dentário;

Nível fundamental completo: Agente de Infra-Estrutura.

Inscrições
As inscrições serão recebidas no período de 19 a 28 de maio de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde sito à Avenida General Osório - 292, centro - Brasnorte - MT, no horário das 07h ás 11h e das 13h ás 17h. Na há cobrança de inscrição.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas provavelmente no dia 8 de junho de 2014, no período matutino, na Escola Municipal de Educação Básica 1º de Junho, situada na Avenida General Osório nº 499, Centro, das 08h 00min ás 11h 00min, horário local.

Os gabaritos serão publicados no dia 09 de junho de 2014.

Prefeitura de Louveira - SP abre vagas na saúde

A Prefeitura de Louveira, no estado de São Paulo, através da Secretaria de Administração e da Secretaria de Saúde, abriu edital de  processo seletivo nº 01/2014, destinado a contratação de 05 Médicos Ginecologista Obstetra, 05 Médicos Clínico Geral e 06 Auxiliares de Saúde Bucal.

A remuneração dos aprovados é de R$ 1.723,00 ou R$ 6.169,00, conforme o cargo escolhido e jornada desempenhada, que pode ser de 20h ou 40 horas semanais.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 19 de maio de 2014, mediante o preenchimento do formulário disponível no site www.louveira.sp.gov.br/processoseletivo, e comparecimento na Secretaria de Administração, situada na Rua Catharina Calssavara Caldana, nº 451, Bairro do Leitão. O horário de atendimento ocorre das 9h às 16h, em dias úteis. As taxas variam de R$ 20,00 ou R$ 50,00 de acordo com a função escolhida.

Os inscritos serão submetidos à prova escrita, composta por 20 questões de múltipla escolha, que será realizada provavelmente em 21 de maio de 2014, na CEIL (Centro Educacional Integrado de Louveira) Professora Aparecida Eufrásia Guisalberte Yembo – sito na Estrada Miguel Bossi, nº 370 – Capivari, Louveira/SP, sendo o período máximo de aplicação de prova igual a duas horas.

O gabarito oficial será publicado no dia 22 de maio de 2014, com disponibilização no site da Prefeitura Municipal de Louveira e no Paço Municipal.

Os resultados finais de classificação serão publicados no site e em jornal de circulação regional no dia 28 de junho de 2014, devendo os cinco primeiros classificados de cada cargo, se apresentarem até o dia 05 de junho de 2014 para contratação imediata, na Secretaria Municipal de Administração de Louveira, SP - Divisão de Pessoal, a partir das 9:00 horas.

UFCA – CE abre 122 vagas para Técnico-Administrativo

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), no estado do Ceará, publicou os editais nº 23, 24 e 25 de Concurso Público, para comunicar a necessidade de contratação de 122 profissionais que atuem na entidade de ensino na função de Técnico-Administrativo. As oportunidades são para candidatos de nível médio e superior, que poderão obter rendimentos de até R$ 3.392,42, por jornadas de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
As chances são para Assistentes em Administração, Administrador,  Analista de Tecnologia da Informação/ Arquitetura e Desenvolvimento de Software, Arquiteto e Urbanista, Assistente Social, Bibliotecário-Documentalista (3), Contador, Economista, Engenheiro/ Engenharia Civil/ Fiscalização de Obras,  Médico Patologista,  Pedagogo, Secretário Executivo, Técnico de Tecnologia da Informação nas áreas em Desenvolvimento de Frontend,  Desenvolvimento de Sistemas, e de Suportes Redes, Técnico de Laboratório/ Física,; e Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais.
 
As inscrições podem ser feitas pela internet, no http://www.ccv.ufc.br, de 12 de maio até 20 de maio de 2014. A taxa de inscrição varia de R$60 a R$ 100, de acordo com o cargo escolhido.
 
Os inscritos serão avaliados por meio de uma Prova de Múltipla Escolha, que será aplicada na data provável de 08 de junho de 2014. Também haverá Prova Prática e Análise de Títulos para alguns cargos.
 
A validade dos certames será de um ano, com chances de prorrogação por mais um ano.
 
Editais estão publicados, na íntegra, no Diário Oficial da União, edição de 08 de maio de 2014, a partir da página 86.

Prefeitura de Pimenta Bueno - RO oferece vagas de até R$ 10,5 mil

A Prefeitura do Município de Pimenta Bueno, Estado de Rondônia, lançou edital n° 001/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 36 vagas de trabalho, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental e superior. Os salários vão até R$ 10.500,00, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

O concurso público será regido por este Edital, seus Anexos, eventuais retificações e/ou aditamentos e será realizado sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes – Noroeste Concursos.
 
As vagas são para as funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Monitor de Transporte Escolar, Motorista, Engenheiro Civil, Médico em diversas especialidades e Professor PEB – III.

As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br, até o dia 05 de junho de 2014. As taxas são de R$ 50,00 e R$ 100,00, de acordo com o emprego escolhido.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 20 de julho de 2014, no período da manhã das 08h até as 11h, e no período da tarde das 14h às 17h.

A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, através dos endereços eletrônicos www.pimentabueno.ro.gov.br e www.noroesteconcursos.com.br.
 
A validade do concurso público será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Prefeitura de Barbosa - SP prorroga inscrições de processo seletivo

A Prefeitura de Barbosa, no estado de São Paulo, através da empresa J. Alvares Ferreira & Alvares Ltda, lançou edital de processo seletivo n° 01/2014, com o objetivo de selecionar e contratar dois novos servidores de níveis médio e superior.
 
As oportunidades são para as funções de Agente Comunitário de Saúde e Médico, por salários de R$ 820,58 e R$ 63,58 por hora plantão. A carga horária de trabalho é de 40 horas por semana.

As inscrições foram prorrogadas e serão efetuadas exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, até as 16h de 13 de maio de 2014, observando o horário de Brasília-DF.

As taxas são de R$ 25,00 e R$ 80,00 de acordo com a função escolhida. O pagamento referente ao valor de inscrição poderá ser efetuado até o dia 13 de maio de 2014.

As provas objetivas para cargo público municipal serão aplicadas provavelmente no dia 25 de maio de 2014, com início as 09h e término as 12h, sendo que do início não será permitida, sob qualquer argumento, a entrada de candidatos atrasados. Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados em 16 de maio de 2014.

O gabarito será publicado no dia 28 de maio de 2014 no endereço eletrônico de inscrição, a partir das 18h.

O certame destina-se ao provimento de vagas existentes, com validade de 01 ano, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.

Prefeitura de Pirassununga - SP lança edital de concurso

A Prefeitura de Pirassununga, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público nº 001/2014. O certame será organizado pela empresa SHDias Consultoria e Assessoria.
 
São distribuídas 23 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários entre R$ 41,55 por hora a R$ 2.853,82 mensais. As jornadas de trabalho são de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para os empregos de Salva-vidas, Escriturário, Telefonista, Advogado, Contador, Encarregado de Setor - Trânsito, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal de Postura, Fiscal de Rendas, Jornalista, Pregoeiro, Responsável pelo Aterro Sanitário, Médico Angiologista, Médico/Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Médico Geriatra, Médico/Imaginologia, Médico Mastologista, Médico Neurologista, Médico Oftalmologista, Médico Psiquiatra, Médico Auditor e Médico do Trabalho.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições através do site www.shdias.com.br, até 09 de junho de 2014.Serão cobradas taxas de R$ 25,00, R$ 35,00 e R$ 60,00, para cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
Todos os inscritos serão submetidos a uma prova escrita, prevista para acontecer no dia 20 de julho de 2014. Os inscritos ao cargo de Salva-vidas passarão também por uma prova prática e para as funções de nível superior haverá avaliação de títulos.
 
O certame terá validade de dois anos, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da Administração Municipal.

Fundação Universitária de Taubaté - SP (FUST) abre concurso

A Fundação Universitária de Taubaté - FUST divulgou o edital n° 04/2014 que promove abertura de concurso público para preenchimento de 372 empregos públicos de nível médio, referente ao Convênio entre a Prefeitura Municipal de Taubaté e a FUST. A iniciativa visa atender a Educação Infantil – primeira etapa da Educação Básica e os contratados atuarão sob o Regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
 
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (310 vagas com salário de R$ 1.015,00) e Auxiliar Técnico Administrativo (62 vagas com salário de R$ 750,00). Além da escolaridade, os candidatos devem ter experiência nas áreas de interesse e curso específico, conforme menciona o edital.
 
Os profissionais que forem admitidos deverão cumprir jornada semanal de 44 horas, tendo direito a uma cesta básica mensalmente e possibilidade de receber Vale-Transporte.
 
As inscrições serão feitas somente via site www.epts.com.br, no período entre 12 e 21 de maio de 2014, observando-se o horário oficial de Brasília.  Os candidatos pagarão taxa de R$ 20,00 ou R$ 30,00, a depender da ocupação pretendida.
 
O concurso terá uma 1ª etapa de provas objetivas de múltipla e uma 2ª etapa de exames médicos. A prova objetiva contemplará questões de Língua Portuguesa, Informática e Conhecimentos Específicos, e será realizada provavelmente em 08 de junho de 2014, para os todos os empregos.
 
A íntegra do edital e suas atualizações estão no site da organizadora - www.epts.com.br

Prefeitura de Tapes - RS abre concurso público

A Prefeitura de Tapes, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital n° 01/2014 para a realização de concurso público, que servirá para preencher 31 vagas de trabalho, e formar cadastro reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 597,17 e R$ 3.297,78, dependendo do cargo a ser ocupado pelo candidato e sua respectiva jornada de trabalho mensal.

O certame será realizado através de provas seletivas de caráter competitivo, sob a coordenação técnicoadministrativa da Fundação La Salle.
 
Cargos
- Nível fundamental: Motorista, Operador de Máquinas e Agente Comunitário de Saúde;

- Nível médio/técnico: Agente Administrativo, Auxiliar Pedagógico na Educação Infantil, Fiscal, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática;

- Nível superior: Assistente Social, Biólogo, Contador, Farmacêutico, Fiscal Tributário, Nutricionista, Professor de Música, Professor de Matemática, Professor de Educação Física, Professor de Educação Infantil, Professor de Geografia, Professor de Português, Professor de Artes, Professor de Ciências, Professor de Língua Inglesa, Professor Séries Iniciais e Psicólogo.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições podem ser feitas via internet, até 04 de junho de 2014, pelo site www.fundacaolasalle.org.br/concursos. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 90,00.
 
Provas e Validade
Os inscritos serão avaliados por meio de provas objetivas, aplicadas a todos, mais prova prática para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas e provas de títulos para os empregos de nível superior.

As provas objetivas estão previstas para 29 de junho de 2014, em locais e horários que serão divulgados no dia 21 de junho de 2014. O gabarito será informado no dia 30 de junho e o resultado da prova objetiva será publicado no dia 22 de julho de 2014.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do Edital de Encerramento, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do município de Tapes.

Prefeitura de Divinópolis – MG abre vagas para Médicos

No Diário Municipal de Divinópolis, cidade do estado de Minas Gerais, na edição de 08 de maio de 2014, foi publicado o edital de Processo Seletivo nº 11/2014, para avisar sobre a necessidade de novas contratações para a saúde pública.
 
O objetivo é contratar Médicos nas especialidades Generalista de PSF e Clínico Geral, por salário de até R$ 7.206,41 mais 20% de insalubridade, em jornada de 20 ou 40 horas semanais de trabalho.
 
As inscrições já estão abertas para os interessados, podendo ser realizada até 16 de maio de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG, das 7h30 às 11 e das 13h às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
O candidato deve comparecer ao local de inscrição com o Curriculum Padronizado.
 
A seleção dos candidatos será feita por Análise de Curriculum.

Processo Seletivo Prefeitura de Passos – MG

A Prefeitura de Passos,  em Minas Gerais, lançou o edital de Processo Seletivo nº 04/2014, com a finalidade de contratar 63 profissionais de nível superior e médio. A remuneração pode chegar a R$ 1.925,20 e R$ 12,51 a hora/aula para o caso de Professores.
 
As vagas oferecidas são para Educadora de 1º Infância, Professor PI, Professor P II, Pedagogo, Nutricionista e Psicopedagogo.
 
As inscrições podem ser feitas pessoalmente, no endereço da Casa da Cultura, que fica na Praça Geraldo da Silva Maia, s/nº, Centro, até 16 de maio de 2014, das 10h às 17h. Não será cobrada taxa de participação.
 
A seleção dos candidatos será feita por Análise de Títulos.
 
O prazo de validade do certame é de dois anos, prorrogável por mais dois anos.

Humor: Viagra Genérico

Câmara aprova piso salarial de agentes de saúde

Reprodução
Valor de R$ 1.014 foi fixado para agentes em todo o País. Projeto também prevê reajustes e planos de carreira
 
A Câmara dos Deputados aprovou em votação simbólica o Projeto de Lei (PL 7.495/06) que fixa o piso salarial nacional dos agentes de saúde e de combates a endemias. Os deputados aprovaram o parecer do relator, deputado Domingos Dutra (SD-MA), que acolheu emendas de parlamentares e fixou o piso em R$ 1.014 mensais, além de estabelecer um plano de carreira.
 
Desde cedo, agentes de saúde transitavam na quarta-feira (7) pela Câmara. No início da tarde, eles fizeram um ato pela aprovação do projeto. Durante a votação, os agentes ocuparam as galerias e se posicionaram ao lado da mesa da Presidência. A aprovação foi comemorada com o Hino Nacional.
 
Para Dutra, o dia foi “memorável para a Câmara”. O projeto tramitava desde 2006 na Câmara dos Deputados. A proposta inicial previa o piso nacional de dois salários mínimos, mas o governo alegava que o valor teria um impacto enorme no Orçamento e que não teria como arcar com os reajustes anuais.
 
“Na comissão especial, nós aprovamos um piso de dois salários mínimos e escalonamos a diferença em três anos, o governo não aceitou”, disse Dutra. Atualmente o governo federal repassa por meio de portaria R$ 950 por mês aos municípios para cada agente comunitário.
 
O deputado lembrou ainda que como não há mínimo salarial para a categoria, muitas vezes, os municípios pagam somente salário mínimo e usam o restante dos recursos para outras finalidades.
 
O projeto aprovado, que retorna ao Senado por ter sido alterado na Câmara, prevê ainda que o reajuste salarial, a partir de 2015, será reajustado com a variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes mais o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O modelo é o mesmo aplicado atualmente ao aumento do salário mínimo.
 
O projeto determina ainda que estados, municípios e o Distrito Federal terão o prazo de 12 meses, a partir da publicação da futura lei, para elaborar ou ajustar os planos de carreira dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, com definição de remuneração, critérios de progressão e promoção. O texto veda também a contratação temporária desses agentes, que só poderá ocorrer no caso de combate a surtos epidêmicos.
 
Saúde Web

Ministro da Saúde instala SOS Emergências no Hospital Geral de Fortaleza

Reprodução
Hospital Geral de Fortaleza
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, em visita a Fortaleza (CE), nesta sexta-feira (09), anuncia recursos para a melhoria da emergência do Hospital Geral de Fortaleza, que passa a integrar o programa SOS Emergências, iniciativa voltada à qualificação do atendimento prestado à população nos hospitais, além da ampliação do acesso aos serviços de urgência e emergência no Sistema Único de Saúde (SUS)

O Hospital Geral de Fortaleza é a 28ª unidade a instalar o programa. Durante a visita, será assinado Termo de Compromisso entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado do Ceará, a Secretaria de Saúde Estadual e Municipal, e a prefeitura de Fortaleza para a realização das ações do programa.
 
O ministro também fará visita ao Instituto Dr. José Frota que, desde 2011, já integra o programa. Em seguida, visitará a Policlínica Dr. José Correia Sales, em Caucaia (CE).
 
Instalação do SOS Emergências HGF
Data: Sexta-feira (09)
Horário: 11 horas
Local: Hospital Geral de Fortaleza - Rua Ávila Goulart, 900 - Papicu, Fortaleza (CE)
Visita ao Instituto Dr. José Frota
 
Data: Sexta-feira (09)
Horário: 14 horas
Local: Instituto Dr. José Frota – Rua Barão do Rio Branco, 1816 - Centro - Fortaleza (CE)
Visita à Policlínica Dr José Correia Sales
 
Data: Sexta-feira (09)
Horário: 16 horas
Local: Rodovia CE 090 - esquina com a rua Coronel Correia - Caucaia (CE)
 
Fonte: Agência Saúde

Ministério da Saúde anuncia novos secretários

Fausto Pereira dos Santos, atual secretário executivo, assume a secretaria de atenção à saúde, substitui Helvécio Magalhães e dá lugar a Ana Paula Sóter
 
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou nesta quarta-feira (7) o novo secretário de atenção à saúde (SAS), Fausto Pereira dos Santos, e Ana Paula Menezes Sóter para a secretaria executiva (SE). Após três meses na SE, Fausto substitui Helvécio Miranda Magalhães Júnior, que esteve no comando da SAS desde 2011, e deixa a secretaria a pedido.
 
Médico sanitarista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, Fausto foi presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) por dois mandatos, e secretário municipal adjunto de saúde de Belo Horizonte (MG), além de diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle, do Ministério da Saúde.
 
A primeira experiência de Ana Paula Sóter no Ministério da Saúde foi em 2003, como assessora especial do então ministro Humberto Costa. A médica sanitarista já esteve à frente da secretaria de saúde municipal de Olinda, foi diretora de planejamento da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE).
 
* com informações da Agência Saúde, ligada ao Ministério da Saúde
 
Saúde Web

Computação vestível invadirá o mundo corporativo

Reprodução
Computação vestível invadirá o mundo corporativo
À medida que barreiras e preconceitos forem quebrados por consumidores, a adoção de "wearables" ganhará novas proporções
 
Se voltarmos alguns anos, nem imaginávamos o quanto seríamos dependentes de aparelhos para operar tarefas básicas, como encontrar um endereço. O fato é que as ondas de tecnologia trazem consigo promessas de revoluções inevitáveis, como já vimos com o telefone, a televisão, o computador e, mais recentemente, smartphones e tablets.
 
E você já deve ter percebido qual é o hype da vez: estamos falando das tecnologias vestíveis, ou wearables. O conceito engloba qualquer aparato tecnológico que possa ser vestido, como óculos, relógios e pulseiras. Eles também carregam o conceito smart, sugerindo a capacidade de integração entre corpo e ambiente, bem como outros dispositivos e sensores conectados à internet.
 
Estaríamos, então, mais próximos de acessar gadgets que conferiam capacidades adicionais a personagens da ficção, como o agente secreto James Bond e o inspetor Dick Tracy, para executar nossos trabalhos?
 
Basta olhar os lançamentos que dominam diversos eventos de tecnologia: anúncios de relógios inteligentes (ou smartwatches) de fabricantes como Samsung, LG, Motorola e Sony, além do sistema operacional lançado pelo Google para rodar nesse tipo de dispositivo, o Android Wear. Por sinal, a empresa é a criadora do que talvez seja um dos vestíveis mais comentados do mundo, o “Google Glass”. Enquanto isso, outras companhias entram nessa corrida, dando pistas sobre projetos semelhantes.
 
Tudo isso pode soar muito geek, mas o fato é que à medida que barreiras e preconceitos forem quebrados por consumidores, a adoção ganhará novas proporções e, consequentemente, impactará o mundo corporativo.
 
 
Uso nas empresas
E mesmo com esse estigma futurista, o mercado faz previsões positivas. A Deloitte estima que 10 milhões de produtos da categoria serão vendidos até o final de 2014, gerando US$ 3 bilhões de receita.
 
No entanto, antes de se pensar em adoção no mundo corporativo, existem diversos pontos a serem resolvidos, como a duração da bateria, popularização dos preços, segurança e privacidade das informações, dentre outros. E como você, leitor sabe, todos esses tópicos são críticos dentro das empresas. Contudo, como salienta Angela McIntyre, diretora de pesquisa do Gartner para mobilidade, tecnologias vestíveis e outras tendências, os preços cairão com a ampliação do uso entre consumidores e a disseminação dos wearables no ambiente empresarial será inevitável mesmo assim, de médio a longo prazo.
 
“O que temos hoje de concreto são alguns projetos-piloto em andamento, e as conversas sobre wearable estão começando a acontecer entre empresas e fabricantes”, mensura Angela. Dentre as principais aplicações, a especialista destaca o potencial de crescimento para uso de câmeras vestíveis em serviços de campo ou seja, empresas que possuem funcionários realizando operações remotamente. Por exemplo, durante o reparo de peças valiosas de equipamentos, em que é possível transmitir imagens sobre a situação e contar com opiniões de especialistas.

“Essas câmeras estão sendo propostas nas tecnologias vestíveis, mas talvez a forma mais otimizada está nos óculos inteligentes que, por meio da realidade aumentada, fornecem acesso a informações adicionais em seu display”, acrescenta. As indústrias mais beneficiadas por esses óculos incluem companhias que possuem técnicos, engenheiros e outros funcionários de campo, indústrias de manutenção, saúde e manufatura, aponta o Gartner.
 
A companhia prevê um impacto na economia de US$ 1 bilhão por ano até 2017 em trabalhos de campo, proporcionados pela capacidade de identificação e solução de problemas mais rapidamente a partir desses dispositivos, dispensando a necessidade de deslocar outros especialistas a lugares remotos.
 
Outra aplicação possível para os óculos vestíveis está em segurança e policiamento, de modo que as primeiras cenas de operações poderão ser registradas, bem como a atuação dos agentes envolvidos, fornecendo subsídios para outras ações investigativas.
 
A provedora de software de segurança Digitfort, por exemplo, concluiu recentemente a integração de sua solução de segurança VMS (Video Management Software) com o Google Glass. No início deste ano, a empresa foi convidada para fazer parte do programa de desenvolvimento de aplicativos para os óculos do Google, após despertar atenção da fabricante de ferramentas para desenvolvedores Embarcadero com seu aplicativo destinado a smartphones.
 
Por meio do software, é possível capturar imagens da câmera Glass em tempo real e transmiti-las diretamente via 3G ou wireless para uma central de monitoramento, onde são armazenadas. Dessa maneira, a solução pode ser utilizada para ajudar a polícia em operações, transporte, inspeções de carga para empresas portuárias, aeroportos, estacionamentos, e entre outros, detalha Carlos Bonilha, presidente da Digifort.
 
“A aplicação é muito nova no mundo e somos a primeira empresa a utilizar software de segurança VMS no Google Glass. É o futuro, mas o dispositivo ainda está sendo aperfeiçoado e a expectativa é que ele seja lançado até o fim do ano”, comenta Bonilha. O executivo aposta na disseminação do Glass tanto para segurança, quanto para outras aplicações nas empresas, apesar do preço alto.
 
“As empresas que viram o projeto ficaram muito interessadas, já que o sistema de monitoramento móvel hoje é muito precário, pois as câmeras são grandes e precisam de muita bateria. E o Google Glass, apesar de sofisticado, funciona em um sistema simples e é uma alternativa eficiente para monitoramento onde não há câmeras”, acrescenta.
 
Prepare-se para o futuro
O mercado de wearables ainda está em seu estágio inicial, nem mesmo as tecnologias estão maduras o suficiente. Enquanto fabricantes lançam e testam conceitos, tentando medir o potencial do mercado, consumidores e empresas buscam compreender quais benefícios poderão ser extraídos na prática.
 
“Em primeiro lugar, o desafio das empresas será identificar como o negócio poderá ser beneficiado e demonstrar a razão para a adoção”, evidencia Ignacio Perrone, consultor de serviços e tecnologias de comunicação e informação da Frost & Sullivan para a América Latina. O especialista também acredita que a adoção irá acontecer gradualmente, assim como se deu na mobilidade, com smartphones e tablets. “Apenas os executivos do topo terão acesso no início, depois cairá para outros níveis hierárquicos.”
 
Segundo ele, em dois em anos os wearables já serão uma realidade no ambiente corporativo, com grande uso para comunicação, como, por exemplo, para envio de alertas e executar outras tarefas através de aplicações de negócios. A segurança, por sua vez, deve preceder a questão do preço, realça Angela, do Gartner. “As companhias devem assegurar que as informações captadas e transmitidas por esses dispositivos estão criptografadas, como serão armazenadas nos servidores e como será o acesso a elas.”
 
Como primeiro passo, os dois analistas sugerem uma adaptação das políticas de BYOD para os vestíveis, educando usuários e explicando as consequências de usos indevidos e divulgações de informações, como um vídeo gravado por um óculos inteligente. “O melhor a fazer é estar preparado para o futuro e sua imprevisibilidade. Por isso, os CIOs devem focar nos desafios imediatos, que já foram apresentados na tendência do BYOD, recomenda Perrone.

Saúde Web

Empresários são presos por adicionar produtos cancerígenos ao leite

Foto: Reprodução
Ministério Público do Rio Grande do Sul identifica adulteração nos
 leites das marcas Hollmann e Pavlat
Os donos de duas empresas de laticínios do Rio Grande do Sul foram presos na manhã desta quinta-feira (8), acusados de ordenar a adição de produtos como soda cáustica, bicabornato de sódio e água oxigenada ao leite produzido nas fábricas Pavlat, no município de Paverama (RS); e Hollmann, em Imigrante (RS). Além dos empresários, a Brigada Militar também deteve o responsável pela política leiteira da Hollmann
 
As prisões e a apreensão de documentos fazem parte da quinta fase de investigações da Operação Leite Compen$ado, deflagada há exatamente um ano pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Receita Estadual. Ao todo, a Justiça expediu 15 mandados de busca e apreensão e três de prisão que estão sendo cumpridos nas cidades gaúchas de Paverama, Imigrante,Teutônia, Arroio do Meio, Encantado, Venâncio Aires, Marques de Souza, Travesseiro, Novo Hamburgo e Cruzeiro do Sul. Também foram expedidos mandados de apreensão para 34 caminhões usados para transportar o leite adulterado.
 
Segundo os promotores responsáveis por coordenar a operação, Mauro Rockenbach e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, os produtos adicionados ao leite eram usadas para corrigir a acidez do leite cru que, por estar se deteriorando, seria inutilizado. As empresas investigadas adquiriram esses produtos químicos em larga escala, o que chamou a atenção das autoridades.
 
Noventa e um laudos de testes realizados com os produtos detectaram que o leite não atendia às normas de qualidade exigidas pelo Ministério da Agricultura. Além da acusação de adicionar água ao leite cru refrigerado, a Hollmann também é suspeita de colocar à venda produto em estado de deterioração, causada justamente pela proliferação de microrganismos. Já nas amostras de leite UHT da Pavlat foi constatado que, mesmo dentro da validade, o produto já estava em estado de decomposição. O Ministério Público garante que todos os lotes do produto da Pavlat sob suspeição já foram recolhidos dos mercados.
 
Treze pessoas foram presas nas quatro primeiras fases da Operação Leite Compen$ado. Dessas, quatro já estão respondendo em liberdade. Até o momento, 26 pessoas foram denunciadas por participar do esquema. Seis dos 15 denunciados na primeira fase da operação inclusive já foram condenados em primeira instância, na Comarca de Ibirubá.

De acordo com o Ministério Público estadual, são eles João Cristiano Pranke Marx (pena de 18 anos e seis meses de reclusão em regime fechado); Angélica Caponi Marx (nove anos e sete meses de reclusão em regime fechado); João Irio Marx (nove anos e sete meses de reclusão em regime fechado); Daniel Riet Villanova (11 anos e sete meses em regime fechado); Alexandre Caponi (nove anos, três meses e 12 dias em regime fechado) e Paulo Cesar Chiesa (dois anos e um mês de reclusão em regime semi-aberto).
 
As ações civis coletivas de consumo contra as pessoas físicas e jurídicas envolvidas na fraude já contabilizam 117 bens indisponibilizados, sendo 90 veículos e 27 imóveis, avaliados em aproximadamente R$ 10 milhões. Além disso, durante a toda a operação, já foram apreendidos 32 caminhões usados para transportar o leite adulterado. Como resultado das assinaturas dos termos de Ajustamento de Conduta com indústrias de laticínios, já foram revertidos para órgãos públicos, através de doações de bens, cerca de R$ 8 milhões.
 
A Agência Brasil tentou ouvir os representantes da Hollmann e da Pavlat por meio dos telefones informados nos sites das empresas, mas não conseguiu contato. A reportagem ouviu a professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Mirna Gigante.

De acordo com a especialista, a legislação brasileira proíbe a presença, em qualquer volume, dos produtos mencionados pelo Ministério Público. "No leite cru não é permitida a adição de nenhum produto, seja durante a coleta ou o transporte em caminhões refrigerados. Ou seja, dos postos de captação até chegar à indústria processadora, nenhum conservante pode ser adicionado. 

Já durante o processamento do leite UHT [ou longa vida, vendido em caixas], a legislação permite que a indústria adicione o citrato ao leite UHT, de acordo com a Portaria 370, de 1997, do Ministério da Agricultura. Soda cáustica, bicarbonato de sódio, água oxigenada [...] Nada disso é para ser adicionado e [se encontrados no leite] indicam que houve uma adição fraudulenta desses compostos". 
 
Agência Brasil