Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de maio de 2014

Pequenas iniciativas aliviam incômodo nos olhos por utilizar o computador

Foto: Reprodução
Pequenas iniciativas aliviam incômodo nos olhos por utilizar
o computador
Manter lubrificação e reduzir brilho da tela ajuda a evitar problemas
 
Por Dr. Alfredo Tranjan Neto
 
A tecnologia facilita muitas atividades do cotidiano. Além de nos manter informados sobre os principais acontecimentos do mundo, podemos trocar mensagens com nossos amigos, colegas, divulgar textos e fotos, assistir a vídeos, entre outras coisas. A utilização de dispositivos móveis só cresceu nos últimos anos.
 
Embora tenha um lado muito positivo, há desvantagens na utilização excessiva dos tablets e smartphones. Um estudo publicado no Jornal da Associação Médica Canadense analisou mais de 150 mil adultos em 107 mil famílias de 17 países. Nove em cada dez pessoas que se expõem à luz destes dispositivos móveis na hora de dormir têm dificuldade em pegar no sono.
 
Não há um tempo determinado que deve ser considerado para uma exposição excessiva. Mas a pessoa precisa prestar atenção se sentir algum incômodo. Ao menor sinal de vermelhidão, de coceira nos olhos, acompanhado muitas vezes de cor de cabeça, é recomendável diminuir o brilho das telas e piscar sempre para lubrificar os olhos. Além disso, o ideal é dar um intervalo de 10 minutos para descanso dos olhos a cada 40 minutos de exposição às luzes dos dispositivos.
 
Nestes 10 minutos de pausa, sugere-se ler uma revista, conversar com os amigos ou colegas de trabalho, admirar a paisagem na janela ou algo que não envolva computador ou outro aparelho tecnológico. Outra sugestão é quando sentir os olhos secos, e for um incômodo recorrente, consultar um oftalmologista para utilizar o colírio de lágrimas artificial de três a quatro vezes ao dia.
 
Se mesmo assim não houver resultados, o oftalmologista deve desconfiar que a pessoa está se expondo de forma excessiva à luz violeta dos aparelhos. É necessário explicar que existem dois tipos de luz que são emitidas por estas tecnologias: azul turquesa e o azul violeta. A primeira cor não prejudica a visão, enquanto que a segunda pode causar degenerações maculares e levar até mesmo à catarata. Se uma pessoa se expõe durante sete horas por dia nessa luz, a partir dos 25 anos, com 40 anos, ela pode ter um destes problemas e o dano só é detectado em longo prazo.
 
Outro cuidado importante é sempre lavar as mãos depois de manipular o computador ou celular. Ao detectar a vontade de coçar, para aliviar a irritação, é sugerido fazer a higiene das mãos, pois estas podem estar contaminadas com sujeira e com micro-organismos, acumulados nos teclados desses equipamentos, e ocasionar outros problemas oculares, como conjuntivite, por exemplo.
 
Minha Vida

Insulina com 40 horas de duração promete menos injeções aos pacientes com diabetes

Foto: Reprodução
A insulina Degludec estará disponível em canetas para aplicação
Degludec pode facilitar o controle da doença e melhorar aderência ao tratamento
 
Por Dra Andressa Heimbecher Soares
 
Para os diabéticos que aplicam insulina, esta pode ser a melhor notícia dos últimos anos: o lançamento da insulina de ultra longa duração, chamada de Degludec.
 
Aprovada pela Comissão Europeia de Medicamentos, essa insulina promete revolucionar o tratamento do diabetes. Isso porque sua ação é de cerca de 42 horas e apresenta um perfil de estabilidade no controle da glicose. O resultado é que o paciente poderá aplicá-la uma vez a cada dois dias em média, além de permitir flexibilidade nos horários das aplicações. Para efeitos de comparação: a insulina NPH, que é a mais prescrita hoje no Brasil, muitas vezes requer até três aplicações diárias, sendo que em algumas pessoas é importante que a dose seja monitorada de perto para evitar hipoglicemias.
 
Outra vantagem da insulina Degludec é o controle da hemoglobina glicada de forma similar ao da insulina Glargina (que é uma insulina de ação longa - aplicada uma vez ao dia) tanto em pacientes com diabetes tipo 1 quanto naqueles com diabetes tipo 2. Outra vantagem é que ela apresenta risco reduzido de episódios de hipoglicemia.
 
Continuando com as novidades, além de ser comercializada isoladamente, a insulina Degludec também estará disponível de forma combinada com a insulina Aspart. Essa última é uma insulina ultra-rápida, o que permite a aplicação das doses também antes das refeições.
 
A insulina Degludec estará disponível em canetas para aplicação. Seu prazo de validade é de 30 meses após a data de fabricação e, assim como as outras insulinas, deverá ser conservada na geladeira entre 2°C e 8°C graus quando o frasco está fechado. Após aberta, poderá ser conservada por até oito semanas, sem necessidade de refrigeração se a temperatura ambiente não ultrapassar 30°C.
 
Um dos maiores problemas enfrentados no tratamento do diabetes é a não aderência ao tratamento, porque as aplicações de insulina são, para a maioria das pessoas, muito desconfortáveis. A possibilidade de reduzir o número de aplicações na semana e garantir um controle mais estável da doença é um sonho que está se tornando realidade.
 
Minha Vida

OMS adverte que depressão é a doença mais frequente na adolescência

Foto: Reprodução
Depressão é a principal causa de doença entre os
 adolescentes
Problemas nesta faixa de idade estão relacionados com cigarro, drogas e bebidas alcoólicas
 
A depressão é a principal causa de doença e de inaptidão entre os adolescentes com idades entre 10 e 19 anos, anunciou a OMS (Organização Mundial da Saúde).
 
"A depressão é a causa predominante de doença entre os adolescentes", afirma um documento da OMS, que destaca que os três principais motivos de morte no mundo nesta faixa de idade são "os acidentes de trânsito, a Aids e o suicídio".
 
Em 2012, 1,3 milhão de adolescentes morreram no mundo. Esta é a primeira vez que a OMS publica um relatório completo sobre os problemas de saúde dos adolescentes. Para elaborar o documento, a organização utilizou os dados fornecidos por 109 países.
 
Os problemas nesta faixa de idade estão relacionados, com o cigarro, o consumo de drogas e bebidas alcoólicas, a Aids, os transtornos mentais, a nutrição, a sexualidade e a violência.
 
Para a médica Flavia Bustreo, subdiretora geral para a saúde das mulheres e das crianças na OMS, "o mundo não dedica atenção suficiente à saúde dos adolescentes".
 
Os homens sofrem mais acidentes de trânsito que as mulheres, com uma taxa de mortalidade três vezes superior. A morte durante o parto é a segunda maior causa de mortalidade entre as jovens com idades entre 15 e 19 anos, depois do suicídio, segundo a OMS.
 
Entre 10 e 14 anos, a diarreia e as infecções pulmonares representam a segunda e quarta causas de falecimento.
 
O documento destaca ainda que pelo menos um adolescente em cada quatro não realizam exercícios físicos suficientes, pelo menos uma hora por dia, e que em alguns países um em cada três é obeso.
 
AFP / R7

Chás que ajudam a tratar pedras nos rins

Reprodução
Cálculos renais em diversos formatos
Os rins são os órgãos responsáveis pela filtragem das toxinas do sangue, constituindo dessa forma uma importante peça no mecanismo do corpo humano
 
O consumo em excesso de sal e sais minerais, pode trazer problemas para os rins, como as pedras.
 
Algumas ervas, quando preparadas como chá, podem nutrir e proteger os rins, além de auxiliá-los no processo de limpeza.
 
As pedras nos rins podem atacar homens e mulheres, e não é um fenômeno raro. Essas pedras são pequenos grãos formados pelos sais minerais (citados anteriormente), além de outras substâncias.
 
Antes de iniciar qualquer tratamento, consulte um médico urologista.
 
Calluna
Todas as suas partes exteriores são usadas para fazer o chá, que é diurético e benéfico no tratamento dos rins e das doenças urinárias.
 
Cavalinha
Da planta cavalinha, são usados os brotos altos para a confecção de um chá que possui muitos efeitos benéficos em distúrbios renais suaves. Além disso, a planta ajuda a combater infeções bacterianas do trato urinário e a prevenir as pedras nos rins.
 
Chá verde
Popularmente conhecido por seu poder de auxiliar no emagrecimento, o chá verde pode ser encontrado para venda em forma de ervas secas ou sachês. Tem poder de dilatar os vasos sanguíneos dos rins, aumentando a capacidade de o órgão filtrar a urina. É muito popular devido às suas propriedades antioxidantes, que reduzem o estresse e as toxinas nos rins.
 
Cardo leiteiro
Potencialmente benéfico na prevenção da formação de pedras nos rins, o cardo leiteiro conta com habilidades de desintoxicação do sangue.
 
Chá para os rins
O chá feito em casa é composto de 50g de óleo de oliva e 50g de suco de limão. Concomitante ao consumo do chá, beba bastante líquido, pois isso auxilia na eliminação das pedras.
 
Salsa
Além de excelente tempero de cozinha, a salsa, rica em vitaminas A, B1, B2, C e D, ajuda a desintoxicar o organismo, controlar a pressão arterial e colaborar com o bom funcionamento cardiovascular. O chá da salsa atua como diurético, relaxante, digestivo e ainda elimina a retenção de líquidos. Este chá deve ser evitado por gestantes ou mulheres em fase de lactação.
 
Fora as citadas acima, existem outras ervas como as folhas de abacateiro e alfavaca, amor-perfeito, bardana, dente-de-leão e amor-do-campo, que auxiliam na limpeza dos rins e na eliminação das pedras.
 
remédio-caseiro.com

Suco para tratar hipertensão e problemas urinários

Foto: Reprodução
Cenoura, pepino e beterraba são os ingrediente deste suco, indicadíssimo para tratar problemas urinários, como cistite, uretrite e pielonefrite

Esses três legumes em conjunto levam ao corpo nutrientes que fortalecem a imunidade e ajudam o corpo a se desintoxicar. Se consumido regularmente, este suco vai limpar o aparelho urinário e equilibrar o organismo, mantendo-o longe de infecções.

A cenoura é rica em vitamina A e também contém vitamina C, boa parte do complexo B, além de cálcio, ferro, potássio, sódio e fósforo.
 
O pepino contém importantes minerais, como potássio, enxofre, manganês e silício.
 
A beterraba é ótima para o sangue e também desintoxica fígado e vesícula biliar.
 
Nela ainda encontramos as vitaminas A e C e minerais como ferro, cálcio, enxofre e potássio.
 
Este suco precisa ser consumido com frequência e o ideal é que seja consumido como preventivo.
 
Ou seja, quem tem um histórico de infecções urinárias deve tomá-lo, se possível, diariamente.
 
Hipertensos também se beneficiam com o consumo desse suco.
 
Anote a receita:
Ingredientes
 
- Meio copo de água
 
- 1 cenoura (de preferência orgânica)
 
- 1 beterraba (de preferência orgânica)
 
- 1 pepino (de preferência orgânico)
 
Modo de preparo
 
Pique todos os ingredientes e bata-os no liquidificador.
 
Coe e beba na hora.
 
A Cura pela Natureza

Excesso de compromisso pode provocar disfunção erétil

Thinkstock
Disfunção erétil atinge 30% da população masculina
Problema que afeta 15 milhões de homens no Brasil tem tratamento
 
Você já olhou sua agenda hoje para saber como será a sua rotina? O dia a dia repleto de responsabilidades não é mais uma realidade apenas do universo feminino. Atualmente, os homens passaram a colaborar com os serviços domésticos e a acompanhar de perto a vida dos filhos.
 
Neste novo contexto familiar, os homens precisam ficar atentos para não negligenciar a saúde em função da agenda lotada, alerta o urologista Eduardo Bertero.
 
— Com essa nova realidade, alguns casais têm dificuldades em administrar a vida pessoal e a profissional, o que pode impactar no relacionamento e, consequentemente, levar ao surgimento de problemas relacionados à disfunção erétil.
 
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a disfunção erétil afetará cerca de 322 milhões de homens até 2025. Atualmente, a doença já atinge cerca de 30% da população masculina economicamente ativa, o que representa 15 milhões de homens no Brasil.
 
— A disfunção erétil nesse caso pode ser causada por maus hábitos de vida, como tabagismo, má alimentação, sedentarismo, ou então, a causa pode ser por puro estresse, devido a muitos afazeres e responsabilidades no trabalho e, agora, domésticas. A dica é praticar alguma atividade física, adotar uma alimentação saudável, moderar o consumo de bebidas alcoólicas e parar de fumar. Quando o problema tende a persistir, o ideal é consultar um urologista, que irá indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
 
A boa notícia é que o problema tem tratamento, por isso é fundamental procurar o médico e, claro, abrir o jogo com a mulher.
 
— O mais importante é o homem conversar com a sua parceira, para que juntos encontrem um caminho ideal para a vida a dois ser mais agradável para ambos.
 
R7

Sem material para descartar seringas, Prefeitura de BH recomenda "criatividade" aos servidores

Sindibel / Divulgação
Descarte improvisado aumenta risco de contaminação; prefeitura
 não comprou material para o início de campanha de vacinação
Empresa vencedora de licitação foi desclassificada; segunda colocada promete 15 mil unidades
 
Na falta de recipiente adequado para descarte de seringas e ampolas, a Prefeitura de Belo Horizonte recomenda aos funcionários de centros de saúde que "usem a criatividade" e depositem materiais usados na campanha de vacinação contra a gripe em suportes improvisados como "caixas duras, galões".
 
O ofício, assinado em 24 de abril pela gerente interina da Gerência de Atenção a Saúde da Regional Centro Sul, Rita de Cássia Meira, foi divulgado nesta terça-feira (13) pelo Sindibel, o sindicato que representa os servidores municipais de BH.
 
A gerente pede que o improviso não comprometa a "biossegurança" e dá a entender que a prefeitura ordenou o início da campanha de vacinação mesmo sabendo da falta do material para descarte, quando afirma que "não há a possibilidade da não abertura da sala de vacinas por este motivo". A campanha ocorre até 23 de maio em BH. Em 2013, foram imunizadas 496.899 pessoas, ou 94% do público-alvo.

De acordo com comunicado do Sindibel, o material não chega às prateleiras porque a compra foi interrompida pela prefeitura por causa do acúmulo de notas não pagas ao fornecedor. A Prefeitura nega esta informação.
 
Sindibel / Divulgação
Ofício orienta improviso para descarte de material hospitalar por falta de suporte adequado
Usado para o descarte adequado de material hospitalar perfurante, o "equipamento é essencial para prevenir a contaminação, tanto dos trabalhadores quanto dos usuários das unidades de saúde". Ainda segundo o Sindibel, em 22 de abril a Secretaria de Saúde foi pressionada a comprar o material, mas ainda não respondeu ao ofício.
 
Resposta da PBH
Em nota enviada no início da noite, a Secretaria de Saúde afirma que a falta de fornecimento "não se deu em razão de problemas com pagamento", mas a problemas de documentação fiscal da empresa vencedora da licitação, Tríade Farmacêutica Ltda,  que foi desclassificada por este motivo e por não conseguir atender à demanda exigida. A segunda colocada, Efetive Produtos Médicos e Hospitalares, foi convocada e já retirou nota de empenho para 15 mil unidades do Descarpack. Segundo a prefeitura, o prazo máximo para entrega é 28 de maio. Como o material ainda deve demorar duas semanas para chegar aos postos, a PBH explica que "como medida alternativa estão sendo usadas caixas com paredes similares à Descarpack. Os materiais perfuro cortantes estão sendo acondicionados separadamente de outros materiais, de forma a evitar contaminação". A Secretaria rebate a acusação do Sindibel de que a empresa CenterLab seja a fornecedora dos materiais.
 
Paralisação
Os sindicalistas denunciam a falta de materiais básicos para o trabalho nos centros de saúde de Belo Horizonte como um dos fatores que impede o tratamento adequado de pacientes. Em paralisação há uma semana, os servidores realizam assembleia na Praça da Estação nesta quarta-feira (14) para discutir a greve geral. Os servidores querem 15% de aumento, enquanto a PBH admite pagar 5,56%.
 
Texto do ofício enviado a centros de saúde da Regional Centro-Sul:
 
"Não há previsão de compra dos Descarpack para a campanha. Foi pedida a compra, porém não foi efetivada. Estamos recebendo a comunicação dos CS e repassando para as Geas. No entanto, não há a possibilidade da não abertura da sala de vacinas por este motivo. Por favor, coloquem em caixas box, caixas dura (sic), galões. Neste momento solicito que usem a criatividade. Tudo isso não comprometendo a biossegurança".

R7

Abramge exige que fornecedores de OPMEs sejam monitorados

Foto: Reprodução
Tabela padrão para OPME, parâmetros para comercialização, estímulo para a produção nacional são algumas das sugestões
 
A incongruências na comercialização de órteses, próteses e materiais especiais no Brasil já são velhas conhecidas do setor, que parece não encontrar solução para que todos os elos envolvidos estejam satisfeitos. A diferença de preços na venda desses produtos levou a Abramge (Associação Brasileira de Medicina de Grupo) a solicitar ao poder público o monitoramento das empresas fornecedoras.
 
De acordo com o presidente da Abramge PR/SC, Cadri Massuda, o objetivo é estabelecer parâmetros para impedir abusos no que diz respeito aos valores cobrados. Existem materiais que chegam a custar até 10 vezes mais de uma região para outra. “A cadeia entre o fabricante, o distribuidor nacional, o distribuidor local, o hospital e os médicos tem uma equação que vai crescendo exponencialmente, levando a esta diferença brutal que tem afetado o sistema de saúde como um todo”, afirmou a entidade em comunicado.
 
Para Ronie Oliveira, blogueiro do Saúde Web e especialista em gestão de aquisição de produtos para saúde, enquanto os atores tentarem buscar soluções individuais isoladas, na esperança de que a liquidação dos seus próprios problemas eliminem os conflitos ou riscos da cadeia, o problema vai permanecer.
 
“Ainda agimos de forma desconexa, como se hospitais pudessem existir sem planos de saúde, como se médicos não precisassem de salas cirúrgicas e como se operadoras conseguissem atender seus pacientes sem leitos hospitalares”, disse em post no Saúde Web sobre Gestão de OPME.
 
As OPMEs – que são dispositivos como placas, parafusos, hastes, fios, ganchos e fitas implantados por meio de procedimento cirúrgico – têm importância significativa no custo das operadoras. Estudo recente apresentado pela OAB mostrou que a sinistralidade para as operadoras de saúde gira em torno de 86% dos gastos mensais, sendo que os outros cerca de 15% restantes são custos da administração da carteira. Segundo a Abramge, devido a estes “custos absurdos e incoerentes das OPME, as operadoras de saúde estão vivendo no limite máximo de viabilidade econômica, começando a se tornar insustentáveis”. Em nota, Abramge afirma que o problema pertence também ao sistema público.
 
A quantidade de impostos sobre as importações também tem contribuído para este aumento. A Associação defende a criação de parâmetros para a comercialização das OPMEs, além do estímulo por parte do governo federal pela produção de materiais nacionais, com linhas de crédito para o desenvolvimento dos produtos que poderão reduzir o custo.
 
O assunto está sendo discutido pela ANS em Câmara Técnica sob a proposição de haver uma tabela padronizada para as OPMEs. Tem alguns setores que, inclusive, solicitaram uma CPI tal o nível a que estas distorções de preços chegaram.
 
Ronie Oliveira sugere em seu blog um modelo de soluções compartilhadas que obriga os agentes da cadeia a se debruçarem em conjunto sobre as dificuldades reais do mercado, separando os problemas das pessoas ou instituições e partindo para uma postura de responsabilidade comum, tendo a eficiência operacional, o aumento da previsibilidade e a resolubilidade para pacientes seus objetivos finais.
 
Ações recomendadas:

• Definição de protocolos aceitáveis por todos os agentes

• Avaliação do custo X benefício técnico-comercial

• Busca conjunta pela redução da variabilidade

• Compromisso compartilhado dos resultados

• Diminuição do tempo de espera (documental e de atendimento)

• Comunicação em todas as direções

• Confiança mútua
 
Oliveira finalizar com a seguinte reflexão: “há razões plausíveis para acreditar que a gestão através das soluções compartilhadas é o caminho mais promissor para harmonizar um parque de relações historicamente desgastadas e cheias de paradigmas. E, como o leitor sabe, modificar a cultura de um mercado requer esforço, comprometimento e um pouco de utopia inspirada por alguns visionários que assumem o risco de criar cenários melhores”. 
 
Saúde Web 

Pai injeta sangue infectado com HIV no filho para não pagar pensão

O futuro de Brryan Jackson, de 22 anos, mudou completamente por causa de uma atitude brutal de seu próprio pai. Brian Stewart injetou sangue infectado com o vírus HIV quando Brryan ainda era bebê para evitar o pagamento de pensão alimentícia. O homem foi condenado pelo crime, de acordo do site DailyMail
Reprodução: Daily Mail
Brryan Jackson
Brryan Jackson, hoje, aos 22 anos, perdoou o pai
 
O futuro de Brryan Jackson, de 22 anos, mudou completamente por causa de uma atitude brutal de seu próprio pai. Brian Stewart injetou sangue infectado com o vírus HIV quando Brryan ainda era bebê para evitar o pagamento de pensão alimentícia. O homem foi condenado pelo crime, de acordo do site DailyMail.
 
Jackson tinha apenas 11 meses de idade, quando Stewart, especialista em transfusões de sangue, tentou matá-lo com uma injeção considerada letal pelos médicos.
 
Em 1992, Jackson havia sido internado no hospital para tratar de uma crise de asma. Aproveitando que Jackson estava no hospital, Stewart mergulhou a seringa em um frasco com sangue infectado e aplicou em seu filho.
 
Apesar de passar por tratamento para asma, o bebê só piorava. Os médicos realizaram uma bateria de exames para checar possíveis complicações da asma, mas não tiveram nenhum resultado. Foi então que os médicos associaram alguns sintomas ao vírus da AIDS e, após realizar um exame, a doença foi descoberta.
 
Por causa do HIV, Jackson perdeu 70% da sua audição devido a toda a medicação que tem que tomar. Em um estágio da doença ele tomava 23 comprimidos, três injeções e medicamentos ministrados na veia. 

Devido à doença e à alta toxicidade dos medicamentos, os médicos deram apenas seis meses de vida para o menino. Apesar do prognóstico, Jackson começou a melhorar e a responder ao tratamento e, hoje, com 22 anos, afirma que perdoou seu pai e que aprendeu a conviver com a doença. 

— Com o tempo a quantidade de medicamentos foi diminuída e hoje estou estabilizado. Apesar de tudo o que aconteceu, perdoo meu pai.
 
Stewart foi julgado e condenado à prisão perpétua pelo crime que cometeu. Durante o julgamento, o juiz Ellsworth Cundiff colocou o acusado na categoria dos “piores criminosos de guerra”. 

— Acredito que quando Deus te levar, você queimará no inferno durante toda a eternidade.

Hoje, Jackson passa seu tempo livre dando aulas sobre o HIV afim de evitar a propagação do vírus. Segundo ele, dissolver mitos e reduzir os estigmas negativos por ser HIV positivo são muito importantes.
 
R7

Concurso Prefeitura de Carmo de Minas - MG

A Prefeitura de Carmo de Minas, no estado de Minas Gerais, publicou edital n° 01/2014 de processo seletivo, com o objetivo de preencher 13 vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Dengue (nível fundamental), por salário de R$ 726,00 em carga horária de 40h semanais.
 
O certame será executado pela empresa Impellizzieri Assessoria e Consultoria S/C LTDA e as inscrições serão realizadas através do endereço eletrônico www.impellizzieri.com.br, no período de 14 de abril a 16 de maio de 2014, ou no Departamento Municipal de Saúde, localizado na Rua Maria Aparecida Chaib nº 134.
 
As provas serão realizadas na cidade de Carmo de Minas – MG provavelmente no dia 05 de Julho de 2014, em horários e locais a serem divulgados futuramente.
 
O resultado parcial, referente as Provas Objetivas Eliminatórias será divulgado no site www.impellizzieri.com.br e nos quadros de avisos do Departamento Municipal de Saúde e na sede da Prefeitura Municipal de Carmo de Minas-MG, à partir das 17h de 18 de julho de 2014.

O prazo de validade do processo seletivo para contratações é de até dois anos.

Concurso Prefeitura de Brazópolis – MG

Por meio do edital nº 001/2014 de concurso público, a Prefeitura mineira de Brazópolis comunica que estão disponíveis 33 novas vagas de trabalho para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os contratados poderão obter rendimentos entre R$ 724 e R$ 1.346, 30 em jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As chances são para as funções de Jardineiro, Operário Braçal, Encanador, Motorista Categoria D, Agente de Vigilância Epidemiológica, Auxiliar Administrativo I, Monitor de Creche, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Enfermeira Padrão, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Veterinária.
 
Entre os dias 09 de junho e 10 de julho de 2014, pelo site www.imam.org.br, os interessados poderão efetivar a sua inscrição no certame, mediante pagamento de taxa com valores que variam de R$ 27 a R$ 50, de acordo com o cargo escolhido.
 
Caso seja dificultado acesso à internet, o candidato poderá se inscrever pessoalmente ou por procuração, no mesmo período citado acima, no Posto de Informação, localizado na Rua Dona Ana Chaves, 218, Centro - Brazópolis-MG, no horário de 08h às 11h30 e das 13h às 16h30.  
 
A seleção se dará, para todos os inscritos, através da Prova Objetiva, com data de aplicação provável para 23 e/ou 24 de agosto de 2014. Os candidatos ao cargo de motorista também passarão por Prova Prática.

Informações como local de prova, horários de realização e gabaritos de provas poderão ser obtidos pelo www.imam.org.br.
 
Será de dois anos a validade do certame, podendo ser prorrogado.

HCC - Minas Gerais realiza processo seletivo

A Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), em Minas Gerais, abriu edital de processo seletivo nº 005/2014, para formar cadastro reserva de Estagiário de Enfermagem, Estagiário de Farmácia, Estagiário Técnico de Enfermagem e Técnico em Tecnologia da Informação (níveis médio e superior) para o Hospital Carlos Chagas.
 
Os salários variam de R$ 300,00 a R$ 1.729,20, por jornadas de 30 horas semanais, com exceção da atividade de Técnico em Tecnologia da Informação, que possui carga semanal de 44 horas.
 
As inscrições serão realizadas entre os dias 20 e 23 de maio de 2014, no Departamento Pessoal do Hospital Carlos Chagas, que fica na Chácara Fernando Jardim, nº 555, bairro Campestre. Não haverá cobrança de nenhuma taxa para a realização da inscrição.
 
As provas de conhecimentos específicos, para todos os cargos, serão realizadas provavelmente em 28 de maio de 2014, quarta-feira, às 10h, no Campus da FUNCESI – Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, localizado à Rua Venâncio Augusto Gomes, 50 – Bairro Major Lage – Itabira/MG.
 
A validade do certame será de 12 meses, a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada uma vez pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Valparaíso de Goiás 2014: Edital e Inscrição

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás, no estado de Goiás, publicou o edital de concurso público nº. 001/2014, organizado pelo Instituto Cidades, para o provimento de 7.453 vagas de trabalho, sendo 1.856 imediatas e 5.597 para cadastro de reserva, para cargos de níveis médio e superior. Os salários vão até R$ 2.381,36, por jornada de 30 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para cargos de agente de educação, assistente de educação, assistente social, biólogo, bioquímico, contador, desenhista, economista, escriturário, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, odontólogo, orientador educacional, professor, entre outros.
 
Inscrições Prefeitura de Valparaíso de Goiás 2014
As inscrições serão realizadas até o dia 25 de maio de 2014, podendo ser efetuadas pelo site – www.institutocidades.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 para concorrer às funções de nível médio e de R$ 70,00 para superior.
 
Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição no terminal disponibilizado pelo Instituto Cidades nos Postos Facilitadores, a partir do dia 10 de março de 2014, no Shopping Sul, BR 040, Km 12, Gleba F – Parque Esplanada III, Valparaíso de Goiás – GO, de segunda a sábado, das 10h às 22h.
 
Provas
As provas objetivas serão realizadas em Valparaíso de Goiás, com data prevista para o dia 22 de junho de 2014, em locais e horários que serão divulgados oportunamente.
 
A prova de títulos será aplicada somente aos candidatos que concorrerem aos cargos de professor, orientador educacional, e supervisor pedagógico, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, devidamente classificados nas provas objetivas.
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, prorrogável uma única vez, por igual período.
 
O edital completo e outras atualizações estã0 disponíveis no site do Instituto Cidades (http://www.institutocidades.org.br/).

Concurso Prefeitura de Palminópolis - GO

A Prefeitura de Palminópolis, no estado de Goiás, abriu edital n°001/2014 de concurso público, com o fito de ocupar 122 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 2.400,00, em jornadas de 20, 30, 40 e 44 horas por semana.

Cargos
Nível Fundamental: Auxiliar de Apoio Social, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Higiene e Alimentação, Agente de Serviços e Obras Públicas, Auxiliar de Serviços Gerais, Encarregado de Obras, Fiscal de Obras e Posturas, Gari, Mecânico de Manutenção de Autos, Motorista, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Servente de Obras e Serviços, Telefonista e Vigia;
Nível Médio/Técnico: Técnico de Enfermagem, Técnico de Higiene Dental, Técnico em Radiologia, Auxiliar de Laboratório, Gerente de Endemias, Assistente Administrativo, Fiscal de Tributos Municipais, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Meio Ambiente;

Nível Superior: Assistente Social, Psicólogo, Educador Físico na Área da Saúde, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Enfermeiro, Odontólogo, Farmacêutico, Biomédico, Assistente Contábil, Nutricionista, Professor de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Educação Física, Inglês, Música, Profissional da Educação Nível II - Pedagogia, Secretário de Administração na Educação e Assessor Jurídico.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas pelo endereço eletrônico www.meritosgestaoconcursos.com.br, até às 15h de 14 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 80,00.

Provas
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 25 de maio de 2014 em horários e locais a serem divulgados após a Homologação das Inscrições. Os gabaritos da prova estarão disponíveis no site da Méritos Gestão e Concursos (www.meritosgestaoconcursos.com.br), no dia seguinte a realização da prova, a partir das 18h.

As provas práticas serão realizadas no município de Palminópolis, em data e horários a serem agendados oportunamente e divulgado nos meios previstos neste Edital.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Palminópolis.

Prefeitura de Cristalina - GO lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Cristalina, no estado de Goiás, abriu edital de processo seletivo 01/2014, destinado à contratação, em regime estatutário, de profissionais para a Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde. São ofertadas 77 vagas para as funções de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias (nível fundamental) por salário de R$ 900,00, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições para Agente de Combate a Endemias podem ser realizadas pelo site www.assconex.com.br, até 19 de maio de 2014. Já para Agente Comunitário de Saúde só serão admitidas inscrições presenciais, com limite das 16h30 do último dia, no Centro de Especialidades Médicas de Cristalina (Cemesp), localizado na Rua Sete de Setembro, sem número, Centro.
 
O valor da taxa de inscrição para ambos os cargos é R$ 30,00.
 
As provas serão aplicadas na data prevista de 1º de junho de 2014. A divulgação do local e horário da prova se dará no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Cristalina - GO e nos endereços eletrônicos www.cristalina.go.gov.br/ e  www.assconex.com.br, responsabilizando-se o candidato por buscar esta informação.
 
Este processo seletivo terá validade de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. 

Prefeitura de Espírito Santo do Turvo - SP (II)

A Prefeitura de Espírito Santo do Turvo, Estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, abriu edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao provimento de 05 vagas para contratações imediatas nos cargos de níveis médio e superior, por salários de até R$ 2.757,00, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Analista de Farmácia, Assistente de Enfermagem, Assistente de Enfermagem do PSF, Coordenador Pedagógico e Enfermeiro do PSF.

As inscrições deverão ser efetuadas até 21 de maio de 2014, através da internet no sítio eletrônico da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). As taxas variam de R$ 45,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

Àquelas pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (Internet), poderão utilizar o ACESSA SP, no horário de expediente das 8h às 11h e das 13h às17h, localizado à Rua Francisco José Martins, nº 4-10, Centro, na cidade de Espírito Santo do Turvo-SP.

As provas serão aplicadas na cidade de Espírito Santo do Turvo-SP, na E.M.E.F. “Antonio Gonçalves das Neves”, sita à Rua Antônio Martins, nº. 01-42, Centro, na data prevista de 1º de junho de 2014 (domingo), no horário com início às 9h.

O concurso público terá validade de 1 ano, contado da data de sua homologação, nos termos do artigo 89, inciso III da Lei Orgânica do Município e artigo 37, inciso II da Constituição Federal.

Prefeitura de Espírito Santo do Turvo - SP promove processo seletivo

A Prefeitura de Espírito Santo do Turvo, no estado de São Paulo, por meio da empresa CEMAT, abriu edital de processo seletivo n° 01/2014, destinado ao provimento de vagas, em cargos de níveis fundamental,  médio e superior, por salários de até R$ 2.029,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente/Serviços Escolares, Analista de Enfermagem, Auxiliar Docente, Monitor de Desenvolvimento Infantil, Oficial de Cozinha e Merenda, Professor de Educação Básica I (PEB I), Professor de Educação Básica II (PEB II) Arte, Professor de Educação Básica II (PEB II) Educação Física, Professor de Educação Básica II (PEB II) Informática e Professor de Educação Básica II (PEB II) Inglês.
 
As inscrições deverão ser efetuadas até 21 de maio de 2014, através da internet no sítio eletrônico da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). As taxas variam de R$ 45,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Àquelas pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (Internet), poderão utilizar o ACESSA SP, no horário de expediente das 8h às 11h e das 13h às17h, localizado à Rua Francisco José Martins, nº 4-10, Centro, na cidade de Espírito Santo do Turvo-SP.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Espírito Santo do Turvo-SP, na E.M.E.F. “Antônio Gonçalves das Neves”, sita à Rua Antônio Martins, nº. 01-42, Centro, na data prevista de 1º de junho de 2014 (domingo), no horário com início às 9h.
 
O processo seletivo terá validade de 1 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir (art. 37, inciso III da Const. Federal).

Prefeitura de Ipiranga do Norte - MT anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Ipiranga do Norte, no estado de Mato Grosso, lançou edital n° 01/2014 de processo seletivo, com a finalidade de preencher 15 vagas para a função de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental) por salário de R$ 811,00 em carga horária de 40 horas semanais.
 
O certame será realizado sob a responsabilidade da ACPI – Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática Ltda.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no período de 19 de maio a 09 de junho de 2014 no site www.acpi.com.br. Será cobrado taxa de inscrição no valor de R$ 30,00.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente em 29 de junho de 2014, com duração de três horas no período matutino. O local será indicado em edital complementar específico, que estará disponível no site: www.acpi.com.br e será afixado no local de costume.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 30 de junho de 2014, no Mural da Prefeitura ou ainda endereço eletrônico: www.acpi.com.br.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, a contar da data da publicação da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Anguera - BA

Com a intenção de ocupar 166 vagas, a Prefeitura de Anguera, na Bahia, lançou edital de concurso público nº 01/2014. A remuneração varia entre R$ 724,00 e R$ 2.000,00, conforme a função exercida e jornada desempenhada, que pode ser de 20h ou 44 horas semanais.
 
O concurso será realizado por meio da Empresa C.Carvalho e Cia. Ltda (Liderança Consultoria). As oportunidades são para níveis fundamental, médio, técnico ou superior.

As chances são para os empregos de Auxiliar Administrativo; Assistente Administrativo; Assistente de Programas Sociais; Pedreiro; Coveiro; Ajudante de Pedreiro; Auxiliar de Serviços Gerais; Eletricista; Operador de Máquinas Pesadas; Tratorista; Guarda Municipal; Merendeira; Agente de Tributos; Técnico de Saúde Bucal; Motorista Classe B; Motorista Classe C; Motorista Classe D; Técnico em Contabilidade; Técnico em Enfermagem; Técnico em Laboratório; Técnico em Informática; Técnico em Vigilância Sanitária e Epidemiológica; Assistente Social; Enfermeiro; Enfermeiro PSF; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Nutricionista; Psicólogo; Agente de Combate às Endemias; Professor Municipal: Nível Médio e Licenciado em: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Matemática, História, Geografia, Ciências Biológicas, Artes e em Educação Física; e Auxiliar de Desenvolvimento Educacional.

As inscrições seguem abertas até o dia 03 de junho de 2014, pelo site da organizadora do Concurso, www.consultorialideranca.com.br, ou de 20 a 30 de maio de 2014, de forma presencial, no Centro Digital de Cidadania (CDC), localizado na Rua 20 de Novembro, s/nº, Centro. As taxas variam de R$ 40,00; R$ 50,00; ou R$ 70,00.

Os inscritos serão submetidos às Provas Escrita, Prática e de Títulos, conforme o método de avaliação adotado por cada cargo. As provas escritas serão aplicadas na data prevista de 27 de julho de 2014, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito será divulgado na data prevista de 30 de julho de 2014.

No dia 13 de junho de 2014, será publicado Edital confirmando a data de realização das provas objetivas/escritas, prevista para o dia 27 de julho de 2014, e a data de distribuição do Cartão de Informação do Candidato - CIC. No cartão constará a data, local e sala onde o candidato fará sua prova.

O prazo de validade do concurso, para efeito de nomeação, será de dois anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Prefeitura de Sabáudia - PR publica edital de concurso público

A Prefeitura de Sabáudia, Estado do Paraná, lançou edital de concurso público n° 002/2014, com o objetivo de preencher 34 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 9.285,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As vagas são para os cargos de Gari, Artífice, Serviços Gerais, Tratorista, Vigia, Agente de Saúde, Borracheiro, Eletricista, Motorista de Ônibus, Motorista de Veículos Pesados, Operador de Máquinas, Pedreiro, Auxiliar Administrativo, Monitor de Creche, Técnico de Enfermagem, Médico, Analista de Sistemas, Assistente Social e demais funções.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, no período de 19 de maio a 04 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas provavelmente em 13 de julho de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas. O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

UEFS - BA abre seleção para professor

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia, está realizando a seleção pública conduzida pelo edital 02/2014, para professor substituto, com oferta de 21 vagas em áreas como Anatomia Humana, Fisiologia Humana, História da Arte, Saúde Bucal Coletiva, Hidráulica, Fruticultura, Zootecnia, Gestão e Farmácia Hospitalar, Metodologia, entre várias outras.
 
A inscrição deve ser feita até as 12h de 23 de maio de 2014, através da internet no endereço www.uefs.br, seção Prosel, mediante o pagamento de R$ 100,00 de taxa. O candidato poderá postar a documentação por SEDEX ou entregá-la pessoalmente, ou através de procurador, no Prédio da Administração Superior, conforme instruções e dados do edital.
 
A seleção constará de entrevista a ser realizada a partir de 9 de junho de 2014, além da prova de títulos e aula pública em data a ser determinada pelo respectivo departamento de curso, que possua vagas disponíveis.
 
O prazo de validade da seleção será de, no máximo, dois anos contados a partir da data de publicação dos resultados no DOE.
 
O edital está disponível no endereço da UEFS (www.uefs.br), seção Prosel. Outras informações podem ser obtidas na Coordenação de Seleção e Admissão, localizada no Prédio da Administração Central, 1º andar, campus universitário ou através do telefone (75) 3161-8030.

Prefeitura de Euclides da Cunha Paulista abre vagas por até R$ 9,8 mil

A Prefeitura de Euclides da Cunha Paulista, Estado de São Paulo, publicou edital n° 004/2014 de concurso público, com o fito de preencher 08 vagas para profissionais de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 792,17 a R$ 9.881,19 por carga horária de 20, 30 ou 40 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Consultório Dentário, Advogado, Fisioterapeuta e Médico 8h.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até 22 de maio de 2014. As taxas são de R$ 41,80 a R$ 48,90 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 08 de junho de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Colinas - MA divulga edital de concurso público

A Prefeitura de Colinas, no estado do Maranhão, através do Instituto Machado de Assis, publicou edital n° 01/2014 de concurso público, destinado ao preenchimento de 201 vagas para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, por salários de até R$ 3.500,00, para jornadas de 20h ou 40h semanais.
 
As vagas são para as funções de Agente de Portaria e Vigilância, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, Lavadeira, Merendeira, Motorista, Agente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Auxiliar Administrativo, Atendente de Farmácia, Digitador, Guarda Municipal, Recepcionista, Técnicos para as áreas Agrícola, Ambiental, Contabilidade, Enfermagem, Higiene Dentária, Informática, Radiologia e de Piscicultura, Assistente Social, Analista Jurídico, Bioquímico/ Farmacêutico, Contador, Cozinheiro, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médicos para as especialidades de Clínica Geral, Anestesia e Ortopedia, Médico-veterinário, Professor 1º ao 5º ano, Professor 6º ao 9º ano para as disciplinas de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês e Educação Física, Professor de Educação Infantil e Psicólogo.

As inscrições serão feitas via internet no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, no período de 14 de maio a 27 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 80,00 de acordo com o emprego escolhido.

A prova objetiva terá a duração de 03 horas e estão previstas para o dia 20 de julho de 2014, no horário de 9h às 12h. Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48h (quarenta e oito horas) após a realização das provas no site eletrônico (www.institutomachadodeassis.com.br).

Esse concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogável por igual período.

Concursos Hospital Infantil Darcy Vargas - SP

O Hospital Infantil Darcy Vargas, no Estado de São Paulo, publicou editais de Concurso Público nº 50, 52, 53 e 26, no Diário Oficial da União, edição de 13 de maio de 2014,tendo como objetivo a contratação de Médicos nas especialidades Psiquiatria Infantil, Pediatria, Anestesiologista e Cirurgia Pediátrica.
 
A jornada de trabalho será de 20 horas por semana para todos os contratados, por salário de até R$ 6.000, composto por salário de R$ 2.650,00, mais R$ 3.350,00 por prêmio produtividade.
 
Para quem for concorrer às vagas para Anestesiologista e Cirurgia Pediátrica as inscrições estarão abertas de 19 a 28 de maio de 2014, no Serviço de Recursos Humanos do hospital, situado à Rua Doutor Seráfico de Assis Carvalho, nº 34, 1º andar, Morumbi, das 10h às 16h, mediante entrega dos documentos exigidos. A taxa de inscrição é de R$ 66,46.  
 
Já para as especialidades Psiquiatria Infantil e Pediatria, as inscrições ficarão disponíveis de 16 a 26 de maio de 2014, no mesmo endereço citado acima, com a mesma taxa de inscrição de R$ 66,46.
 
Os inscritos serão avaliados de duas formas: Prova Objetiva e Análise de Títulos. A data provável de aplicação da Prova é 08 de junho de 2014, em local e horário a serem informados com antecedência.
 
A validade dos certames é de dois anos e pode haver prorrogação.
 
Editais constam no DOU, 13/05/2014, a partir da página 263.

Prefeitura de Uruoca - CE abre vagas para níveis médio e superior

A Prefeitura de Uruoca, no estado do Ceará, publicou edital de  processo seletivo nº 007/2014, destinado a seleção de 20 vagas para profissionais de níveis médio e superior. As chances são para Alfabetizadores (15), Tradutor-Intérprete (3) e e Coordenadores de Turmas (2).

A remuneração será paga em forma de bolsa aos voluntários, nos valores de R$ 400,00 ou R$ 600,00, conforme a função escolhida.

Os profissionais aprovados irão prestar serviços voluntários junto ao Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação/ FNDE.

As inscrições serão recebidas no período de 15 e 16 de maio de 2014, no Centro Administrativo da Educação Professora Elma Luce Pessoa Martins. Além de interessados com nível médio e superior, podem participar desta seletiva, candidatos com 18 anos no mínimo e com habilitação para o exercício da função pretendida.

Os inscritos serão submetidos à Prova Escrita, prevista para ser aplicada provavelmente em 24 de maio de 2014, no na Escola de Ensino Fundamental Murilo Aguiar, sendo que seu resultado final será válido por oito meses, a partir da ativação das turmas no Sistema Brasil Alfabetizado.

Processo seletivo da AGRODEFESA - GO está aberto

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária- AGRODEFESA lançou o edital 004/2014, viabilizado pela SEGPLAN, que se destina à abertura de processo seletivo simplificado para a contratação de Agente de Fiscalização Agropecuária, em caráter excepcional. A remuneração para o posto será de R$ 1.694,21.
 
Serão providas 114 vagas na função, que exige formação em Técnica Agropecuária e número de registro no Conselho Profissional. O prazo de vigência do contrato a ser firmado com o candidato convocado será de até três anos ou o que estipular a Lei 13.664/2000 na data da assinatura do contrato, e o prazo de validade do certame será de um ano, com possibilidade de prorrogação.
 
Para garantir a participação, o candidato deve ler o edital completo e efetivar a inscrição no site  http://www.portaldoservidor.go.gov.br/post/ver/173089/psss-inscricoes-abertas, até o dia 20 de maio de 2014.  O valor da taxa de inscrição será de R$ 20,00.
 
O processo de seleção simplificada constará basicamente de Avaliação Curricular.
 
O edital completo também está disponível no site de AGRODEFESA (http://www.agrodefesa.go.gov.br/concursos).

SAEV Ambiental de Votuporanga - SP abre concurso público

Foi divulgado edital n° 01/2014 de concurso público para a Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga (SAEV), no estado de São Paulo. O concurso visa preencher 28 novos servidores e formar cadastro reserva em cargos de todos os níveis de formação escolar.

O certame será realizado através da empresa Apta Assessoria e Consultoria Ltda. Os salários oferecidos variam entre R$ 881,12 e R$ 2.748,10, por jornadas de 40h semanais.

Cargos
- Nível fundamental: Agente Técnico Operacional nas funções de Serviços Gerais (9), Alvenaria e Construção (2), Operação de Máquinas Pesadas (1) e Manutenção Hidráulica II (2).

- Nível médio ou técnico: Operador de Estações de Tratamento (1), Agente Fiscal I/ Fiscalização de Saneamento (3), Agente Técnico Operacional em Cobrança e Faturamento I (1), Técnico em Saneamento XIV nas áreas de Desenho e CAD (1), Administração Geral III (CR), Tecnologia da Informação I (1), Técnico em Saneamento nas funções de Administração Geral I (4) e Topografia (CR).

- Nível superior: Especialista em Saneamento II para as áreas de Biologia (CR) e Controle de Qualidade II (CR), Engenheiro Civil (2) de Engenheiro Elétrico (CR) e Procurador Jurídico (1).
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, nos endereços eletrônicos www.aptarp.com.br e www.saev.com.br, até 23 de maio de 2014. A taxa de inscrição vai de R$ 20,00 a R$ 50,00.
 
Provas, Gabaritos e Validade
O concurso constará de provas objetivas para todos os cargos que versarão sobre conhecimentos de língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos, além de teste de aptidão física e prova prática em alguns casos. As provas objetivas serão aplicadas provavelmente em 08 de junho de 2014, em locais que serão informados no dia 31 de maio.

O gabarito oficial das provas objetivas será divulgado por meio de afixação na Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga no dia 09 de junho de 2014.
 
O concurso terá validade de dois anos contados da data da homologação de seus resultados, podendo o prazo ser prorrogado a critério da SAEV, por igual período.

Processo Seletivo Prefeitura de Messias Targino – RN

A Prefeitura de Messias Targino, no estado do Rio Grande do Norte, publicou o edital de Processo Seletivo nº 001/2014, para ocupação de 28 vagas de trabalho voltadas para profissionais de todos os níveis de instrução. O salário varia de R$ 724 a R$ 8.000, por jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de  Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Laboratório, Técnico de Enfermagem, Ginecologista, Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Médico, Médico Clínico Geral, Médico-veterinário, Odontólogo, Enfermeiro, Assistente Social e Educador Físico.
 
Até 11 de junho de 2014, pelo site www.funvapi.com.br, portal da organizadora do certame, os interessados poderão efetivar a sua inscrição. A taxa de inscrição é de R$ 35,00, R$ 55,00 e R$ 80,00, indo de acordo com o nível de escolaridade do candidato.
 
Todos os inscritos serão submetidos à Prova Objetiva, com data de aplicação prevista para 27 de julho de 2014, das 8h às 12h, em local a ser informado pelo www.funvapi.com.br, em tempo hábil.
 
Resultado final do certame será comunicado também no www.funvapi.com.br, em 15 de agosto de 2014.
 
O prazo de validade da seleção será de 24 meses, havendo chances de prorrogação.

Prefeitura de Ponte Alta do Norte – SC abre seletivo

Com o objetivo de contratar profissional de nível superior para o cargo de Assistente Social, a Prefeitura de Ponte Alta do Norte, no estado de Santa Catarina, lançou o edital de Processo Seletivo nº 002/2014. O rendimento mensal do selecionado será de R$ 1.774,72, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até 28 de maio de 2014, somente pela internet, no site http://www.iobv.com.br, sítio eletrônico pertencente à organizadora do seletivo. A taxa de inscrição é de R$ 50.
 
O certame vai selecionar por meio de Prova Escrita, a ser aplicada provavelmente em 08 de junho de 2014, em local e horário que serão informados no http://www.iobv.com.br.
 
A validade do Processo Seletivo será de um ano. 

Especialistas temem surto de dengue no Nordeste durante a Copa

Reprodução
Os casos de dengue estão em queda neste ano no Brasil. Apesar disso, especialistas alertam para o risco mais elevado de uma epidemia da doença na região Nordeste durante a Copa do Mundo
 
O período em que o mosquito transmissor fica mais ativo acaba em maio na maior parte do país, quando em geral chove menos. Mas como o clima é diferente no Nordeste, mais chuvoso em junho e julho, o surto pode coincidir com o Mundial. Para especialistas, as cidades com mais risco são Natal, Fortaleza e Salvador.
 
Em dezembro, quando o pesquisador britânico especialista em dengue Simon Hay havia alertado para o risco maior da doença no Nordeste durante o Mundial, o Ministério da Saúde minimizou o problema.
 
À BBC Brasil, o órgão disse que "em junho e julho, meses em que serão realizados os jogos da Copa do Mundo 2014, as taxas de incidência da doença mostram baixa transmissão na região Nordeste, não havendo evidências de que, durante a realização dos jogos, possam ocorrer epidemias de dengue nas cidades-sede".
 
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 322.230 casos de dengue neste ano, até 19 de abril. O número é bem menor do que os 1,1 milhão de casos registrados no mesmo período de 2013.
 
No Estado de São Paulo, também houve queda na incidência da doença (117 mil casos neste ano ante 170,5 mil em 2013), mas os casos graves aumentaram 184,68% - de 359 entre 1º de janeiro e 19 de abril de 2013 para 1.022 em 2014.
 
Os casos da doença têm se concentrado em algumas cidades paulistas e municípios como Campinas e Jaú apresentam epidemia da doença.
 
UOL

Descongestionante nasal vicia e pode mascarar males maiores, dizem médicos

Thinkstock
Descongestionante nasal vicia e pode mascarar males maiores
Seja verão ou inverno, quando surge a baixa umidade do ar ou aumentam os problemas respiratórios graças aos casos de gripes, resfriados e rinites, o nariz entupido é o sintoma mais comum e incômodo
 
A maioria das pessoas não pensa duas vezes em ir à farmácia e comprar um descongestionante nasal por conta própria, achando que usar o produto sem acompanhamento médico não trará problema.

E assim começa um dos casos mais clássicos de "vício" em um medicamento, com direito até a declarações em páginas de redes sociais como o "Clube dos Viciados" de um descongestionante conhecido.

"O descongestionante nasal deve ser usado por, no máximo, cinco dias consecutivos, e de oito em oito horas. Se a pessoa continuar a usá-lo, haverá um efeito rebote: para de tomar e o nariz entope novamente e só melhora se pingar o remédio para desobstruir. A pessoa já leva o medicamento no bolso e acaba encurtando os intervalos de aplicação", conta a pediatra Edina Mariko Koga da Silva é diretora do Centro Cochrane do Brasil, uma organização não governamental que elabora, mantem e divulga revisões sistemáticas de ensaios clínicos.

A médica frisa que as pessoas tomam sem sequer ler a bula, não procuram um médico e, assim, o uso do medicamento torna-se crônico. Ela também lembra que os que sofrem mais são aquela que moram em grandes centros urbanos, por causa da poluição. "Também há o problema dos 'edifícios doentes'", afirma.

Ela se refere à má qualidade do ar interno de alguns edifícios, o que passou a ser conhecido mundialmente como "Síndrome dos Edifícios Doentes", decorrência de uma conjunção de fatores que vão desde os problemas no projeto até a má conservação dos dutos e dos aparelhos de ar-condicionado, causando dois tipos básicos de contaminação: a biológica por fungos, bactérias, vírus e protozoários e até mesmo aracnídeos como é o caso dos ácaros e, a química proveniente de gases liberados por produtos de limpeza, vernizes, tintas, equipamentos de escritório, colas, aumento no nível de dióxido de carbono etc..

Sem controle
O otorrinolaringologista Antônio Carlos Cedin, chefe do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Beneficência Portuguesa e Presidente da Sociedade Paulista de Otorrinolaringologia, também alerta que o descongestionante nasal, hoje em dia, é um dos principais itens com os quais as pessoas se automedicam, pois é vendido livremente e sem controle.

"Quando há contração da circulação dos vasos sanguíneos, o sangue não chega à cavidade do nariz. É o caso da rinite alérgica, quando os tecidos nasais incham, impedindo que o sangue chegue. A pessoa usa o descongestionante e melhora, mas o efeito é passageiro. Quanto mais potente o remédio, a dilatação volta mais forte. Se usado sem prescrição correta e por tempo prolongado, as pessoas têm maior facilidade de se tornarem dependentes. É uma dependência física, química e psicológica, porque proporciona uma satisfação no respirar", enfatiza o médico.
Contraindicação

É preciso lembrar que o descongestionante nasal é contraindicado para quem tem problemas na próstata, hipertensão e arritmia cardíaca e pode causar retenção urinária e insônia.  "Em menores de um ano o descongestionante pode gerar até mesmo convulsões", avisa Cedin.

No caso de rinite, o otorrinolaringologista comenta que medicamentos via oral, como antialérgicos, regulariam o entupimento nasal. Porém, frisa que é preciso fazer um diagnóstico correto do motivo da obstrução, tratar essa situação de dependência e descobrir o fator desencadeador.

Cedin é enfático: "Se for uma queixa recorrente, não pode simplesmente comprar na farmácia e se automedicar, o que pode até mascarar algo mais sério. É preciso muito critério e indicação médica. O uso deve ser feito em alguns casos e sempre num curtíssimo espaço de tempo".

Quando o problema for algo grave, ele recomenda tratar com medicamento ou cirurgia, como nos casos de desvio do septo ou adenoides (duas pequenas glândulas compostas por tecido linfoide, semelhantes às amígdalas e aos linfonodos) que se crescerem muito e podem causar obstrução da passagem do ar respirado pelo nariz.

"Se a pessoa for para a praia, tirar umas férias e mudar de ares, por exemplo, a rinite melhora bastante. Para ajudar a desobstruir o nariz no dia a dia, o indicado é o soro fisiológico e a solução salina no lugar do descongestionante", ensina a pediatra. 

Estudo
Um estudo realizado no exterior, em 2009, pelo Instituto Cochrane mostrou que a utilização do medicamento traz uma porcentagem de melhora muito baixa. Aqui o resumo da pesquisa:

"O resfriado é a razão mais comum de doenças entre os adultos, que podem experimentar de dois a quatro episódios por ano. Por enquanto, ainda não há cura para este mal, assim, a diminuição de seus sintomas é o foco do tratamento. A congestão nasal é o sintoma mais comum. Descongestionantes orais ou nasais são frequentemente utilizados.

Sete ensaios foram feitos para determinar o benefício de uma dose de descongestionante, mostrando uma melhoria de 6 % nos sintomas relatados. A melhoria nos sintomas continuou em 4 % das pessoas mesmo após três a cinco dias de uso. Essas melhorias foram conseguidas graças à redução na resistência das vias aéreas nasais.

Dois ensaios foram usados para determinar a probabilidade de efeitos adversos do uso de descongestionantes sobre o tratamento não eram mais prováveis do que com placebo. O efeito adverso mais comum no tratamento foi insônia (5%). Analisamos o uso de descongestionantes em crianças, mas apesar da alta incidência do resfriado comum entre elas, não havia provas desse medicamento ser adequado para a inclusão. Descongestionantes fornecem alívio de curto prazo de obstrução nasal para adultos com resfriado comum, mas não são recomendados para crianças menores de 12 anos".

UOL

MP vai investigar salário de R$ 72 mil de médica em Pouso Alegre (MG)

Foto: Reprodução
MP vai investigar salário de R$ 72 mil de
médica em Pouso Alegre (MG)
Os salários de três médicos da Prefeitura de Pouso Alegre (373 Km de Belo Horizonte), que alcançaram R$ 49 mil, R$ 56 mil e R$ 72 mil, em fevereiro deste ano, levaram o MP (Ministério Público) de Minas Gerais a abrir investigações sobre o caso e a administração a acionar seu departamento jurídico para verificar "as circunstâncias" dos pagamentos nesses valores aos médicos
 
O prefeito de Pouso Alegre Agnaldo Perugni (PT) ainda limitou a dez plantões mensais de 12 horas, com adicional de 50% no salário, o trabalho dos médicos no município. "O objetivo é esclarecer as circunstâncias dos pagamentos efetuados para os médicos", afirmou Perugni.
 
De acordo com o Portal da Transparência, os médicos Ricardo Chácara, Wanderclayton Bueno dos Santos e Maria do Carmos Borges tiveram remuneração de R$ 49 mil, R$ 56 mil e R$ 72 mil, respectivamente, em fevereiro deste ano.
 
De acordo com a prefeitura, os médicos são concursados e recebem mais do que a remuneração básica. Pelo contrato de trabalho, o profissional deve ganhar entre R$ 12 mil e R$ 15 mil para cumprir dez plantões de 12 horas por mês.
 
Nos plantões que excederem dez horas, já com 50% de adicional, ainda deve ser pago R$ 880 mais o adicional noturno, no caso de plantão nesse horário.
 
A esses benefícios, informa a prefeitura, somam-se ainda tempo de serviço, vantagens na carreira, entre outros. Os médicos não foram localizados para comentar o caso. O promotor de Pouso Alegre Décio Monteiro Moraes confirmou nesta quarta-feira (7) a abertura das investigações, mas não comentou o caso.
 
De acordo com o índice de desenvolvimento municipal, Pouso Alegre é o sexto município de Minas Gerais e o 99º do país em desenvolvimento sócio econômico.
 
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,774, enquanto a média nacional é de 0,730. O município, informa a prefeitura, tem 140 mil habitantes e 4 mil funcionários públicos na ativa. Do total, 1.500 atuam na área de saúde. 

UOL

Negligência com dengue gera 20 multas em Campinas e Sumaré, em SP

Foto: Reprodução
Mosquito Aedes aegypti
Ao menos 20 moradores dos municípios de Campinas e Sumaré, no interior de São Paulo, já foram multados por negligenciar o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue
 
A região metropolitana de Campinas já registrou mais de 31 mil casos e cinco mortes decorrentes da doença neste ano. As três cidades mais afetadas são Campinas, Americana e Sumaré.
 
Em Campinas, que concentra 71% das confirmações da doença, a vistoria em imóveis abandonados, fechados ou desocupados, ocorrida por meio de liminar obtida pela Justiça, resultou em multas que variam entre R$ 1.600 e R$ 8.000 a cinco proprietários de imóveis do distrito de Barão Geraldo. 
 
Antes das multas, os proprietários foram notificados, e as residências foram revisitadas. De acordo com a prefeitura, desde 22 de abril, foram vistoriadas cerca de 40 casas da região, que é uma das mais afetadas pela doença.
 
Segundo o biólogo da Vigilância Sanitária da região norte Ovando Provati, os imóveis a serem inspecionados são os que têm criadouros do mosquito. "As multas só serão aplicadas para os imóveis onde forem encontrados criadouros e os proprietários não tomarem providências após a notificação", disse.
 
Segundo ele, os locais com mais focos são as piscinas e caixas d'água. "Os proprietários fecham as casas e deixam tudo lá. Esquecem que as piscinas, quando não são tratadas, viram grandes focos. Em todos os imóveis, nós aplicamos larvicidas e eliminamos os focos, mas agora os proprietários precisam tratar a água", acrescentou Provati.  
 
O valor da multa depende da situação e do tamanho do imóvel, por isso a variação tão grande de valores. Em caso de reincidência, o valor dobra. No caso das casas revisitadas, relatórios são anexados ao processo na Justiça, que concedeu a liminar, e a situação será avaliada pelo juiz que autorizou a ação, Mauro Fukomoto.
 
Já em Sumaré, que decretou situação de emergência por causa da dengue, 15 moradores já foram multados por remoção ou destinação incorretas dos entulhos e matérias descartáveis, que geralmente são depositados em vias públicas, terrenos baldios e áreas verdes dos bairros.
 
As multas estão sendo aplicadas desde o início do mês e variam entre 1,25 e 2 salários mínimos. As vistorias começaram na segunda quinzena de abril, durante o primeiro arrastão antidengue realizado pela administração em 52 bairros da região central, que resultou em 13 mil imóveis fiscalizados e duas multas aplicadas.
 
O balanço do segundo arrastão antidengue, realizado no último dia 7, na Área Cura foi divulgado nesta terça-feira (13). Segundo a prefeitura, dos 43 donos de imóveis flagrados desrespeitando a lei, apenas 13 não atenderam a notificação e acabaram multados.
 
Antes da multa, todos foram notificados a recolher o entulho depositado de forma irregular e informados que expirado o prazo de cinco dias da notificação, caso o material não fosse retirado ou colocado em uma caçamba, seriam punidos.
 
A fiscalização vai abranger, gradativamente, todas as regiões da cidade.
 
No município de Americana, em apenas uma semana, o número de casos confirmados de dengue subiu de 4.945 para 5.399, segundo balanço divulgado pela prefeitura nessa segunda-feira (12). O levantamento anterior era do início da semana passada. A cidade passa por epidemia e registrou uma morte por causa da doença.
 
UOL

Médicas explicam os sintomas e as diferenças entre a rinite e a sinusite

Além dos sintomas clássicos, sinusite pode evoluir para uma meningite. Bem Estar desta terça-feira (13) explicou o que fazer em caso de crises
 
Quando o tempo esfria e o ar fica seco, você tem dificuldade para respirar? Como explicaram a otorrinolaringologista Francini Pádua e a pediatra Ana Escobar no Bem Estar desta terça-feira (13), isso é muito comum nessa época do ano, principalmente para quem tem problemas como rinite e sinusite. Há diferenças, no entanto, entre eles - a rinite é uma inflamação da estrutura do nariz, que causa sintomas como nariz entupido, coriza, espirros e coceira no nariz, e a sinusite é a inflamação dos seios da face.
 
 
No caso da sinusite, ela pode ser aguda, quando os sintomas duram algumas semanas, ou crônica, quando são diários. Porém, além dos sinais clássicos - nariz entupido, congestão facial, febre, dor de cabeça, catarro amarelado, tosse e alterações no olfato -, se não for tratada, a doença, principalmente a aguda, pode levar também a complicações mais graves. Se o pus chega aos olhos, por exemplo, eles podem inchar, deixando as pálpebras avermelhadas e irritadas. Fora isso, a secreção pode ainda chegar ao cérebro, causando meningite, como alertou a otorrinolaringologista.
 
 
Pode ocorrer ainda a sinusite odontogênica, causada por algum problema dentário. Uma cárie não tratada, por exemplo, pode evoluir e levar o pus e as bactérias aos seios da face, causando a inflamação, como explicou o presidente do conselho regional de odontologia de São Paulo, Cláudio Miyake.


Bem Estar - Arte Alergias (Foto: Arte/G1)

Fisioterapia respiratória
Para melhorar a respiração e expelir secreções do nariz, existe um fator que pode ajudar - a fisioterapia respiratória. Uma das técnicas mais usadas é a tapotagem, que ajuda a remover a secreção com batidas na parte superior do tórax. Outra medida que ajuda bastante é a tosse, além de outros exercícios que ajudam a respirar melhor. A pediatra Ana Escobar acrescentou ainda que o soro fisiológico também é uma medida eficaz contra as secreções.
 
G1