Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de maio de 2014

Óleo de tomilho é mais eficaz do que remédio para cólica

Getty Images
Pesquisadores acreditam que o medicamento natural traz alívio
 mais rápido do que os oferecidos pela indústria
Segundo especialistas, o extrato da planta não apresenta efeitos colaterais
 
Para quem sofre com cólicas menstruais, uma nova pesquisa traz boas notícias: o óleo de tomilho se mostrou mais eficiente do que o ibuprofeno para combater o desconforto.

Pesquisadores da Babol University of Medical Sciencies, no Irã, conduziram um estudo com 84 estudantes do sexo feminino e descobriram que o remédio natural – largamente encontrado em lojas de alimentos saudáveis – oferece um alívio mais rápido para a cólica, quando comparado com o medicamento. Com  informações do site do jornal britânico Daily Mail.
 
Os pesquisadores frisaram que o extrato da planta, que deve ser aplicado na região abdominal e não ingerido, também vem sem os incômodos efeitos colaterais do ibuprofeno, que incluem sangramento gastrointestinal, constipação, diarreia, gases, vômito e azia. As voluntárias, que tinham entre 18 e 24 anos, foram divididas em três grupos, sendo que um tomou ibuprofeno, outro usou óleo de tomilho e um último recebeu tratamento placebo.
 
A intensidade da dor foi avaliada em uma escala de 10 pontos, sendo que um representava dor suave e 10, severa. Elas foram acompanhadas uma hora após o tratamento e, então, 24 e 48 horas depois.
 
O grupo que foi tratado com o óleo natural pontuou uma média de 6,57 antes do tratamento, 1,21 durante o primeiro ciclo menstrual testado e 1,14 durante o segundo ciclo. Enquanto isso, as medicadas com ibuprofeno pontuaram 5,30 no primeiro ciclo e 1,68 no segundo. Os pesquisadores concluíram que comparando o alívio da dor e a redução dos sintomas depois do primeiro e segundo ciclos, o grupo que usou o óleo mostrou bons resultados, enquanto que as mulheres que tomaram ibuprofeno mostram resultado moderado e, por fim, o tratamento placebo se mostrou nada efetivo.
 
Eles ressaltam que a dor da cólica menstrual é um problema em larga escala e a causa mais comum de abstinência em escolas e no trabalho. 
 
Terra

Perda de peso em qualquer idade previne doenças no coração

Getty Images
A exposição à gordura corporal prejudica o coração
Uma pesquisa mostrou que eliminar quilos extras sempre é benéfico para o coração

Nunca é tarde demais para perder peso, não importa a idade, eliminar alguns quilos extras dá ao coração benefícios vasculares, segundo pesquisa britânica feita pela University College London. Por outro lado, quanto mais tempo uma pessoa passar com sobrepeso, mais tendência a problemas cardiovasculares ela tem, incluindo hipertensão, e maior risco de diabetes. As informações são do Daily Mail.

Adultos que passaram da obesidade ao excesso de peso, ou do excesso de peso ao normal na escala de IMC, reduziram a pressão sobre o sistema cardiovascular, de acordo com o estudo publicado na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology. Os especialistas recomendam mudanças no estilo de vida, incluindo uma dieta saudável e mais exercícios, para perder peso, e reforçam que a prevenção de ganho de peso ainda é a melhor estratégia.
 
Saiba Mais
A pesquisa examinou o impacto ao longo da vida de mudança de peso em relação ao risco de doenças cardiovasculares em um grupo de 1.273 homens e mulheres britânicos. A análise mostrou que quanto maior a exposição ao excesso de gordura corporal, maiores as chances de problemas cardiovasculares na vida adulta.
 
O autor principal, John Deanfield, da University College London, disse que “o estudo seguiu indivíduos ao longo de 60 anos e permitiu avaliar o efeito das mudanças da adiposidade. Nossos resultados sugerem que a perda de peso em qualquer idade pode resultar em benefícios para a saúde cardiovascular”.
 
Terra

Tratamento para diabetes que desacelera consumo de insulina pode ser possível


Thinkstock
A descoberta do composto desacelera a degradação natural da
 insulina em animais e pode ajudar no tratamento dos diabéticos
Cientistas descobriram um composto que bloqueia a degradação da insulina
 
A descoberta de um composto que desacelera a degradação natural da insulina em animais poderia dar lugar a um novo tratamento para o diabetes em humanos, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista britânica Nature.
 
Uma equipe de cientistas da Universidade de Harvard (EUA) descobriu o inibidor 6bK, o primeiro que bloqueia a enzima que degrada a insulina (IDE, na sigla em inglês), testado em um experimento com ratos. Até agora, os tratamentos para o diabetes tentavam compensar a resistência à insulina com a injeção direta deste hormônio ou mediante a administração de remédios que estimulavam sua secreção ou tornavam o corpo mais sensível. 
 
No entanto, não se tinha conseguido reduzir a degradação natural da insulina, apesar de que, há décadas, se trabalha com a hipótese que o bloqueio do IDE fosse uma porta para novos tratamentos, especialmente contra o diabetes tipo 2, na qual o organismo apresenta resistência à insulina.
 
A pesquisa revela também que o IDE regula os níveis de açúcar em sangue através do controle dos hormônios peptídicos glucagon e amilina, envolvidos no processo de regulação da glicose. O catedrático de Química e Biologia Química da Universidade de Harvard David Liu, pesquisador neste projeto, comentou que este estudo demonstra que o arrefecimento da degradação da insulina apresenta "benefícios nos animais" e que, portanto, "é útil como tratamento".
 
Os cientistas destacam que há um longo caminho até conseguir que este composto se comercialize como fármaco, mas sublinham que sua descoberta aponte para o IDE como novo objetivo para se conseguir novos tratamentos contra o diabetes. 

Efe  / R7

Saiba quais cuidados e vacinas tomar para evitar doenças durante a Copa

Foto: Reprodução
A maior preocupação nesse momento é a gripe, principalmente
 em locais de grandes aglomerações
Bem Estar alertou para o risco de doenças virais, como gripe e sarampo. Segundo médicos, vacinas demoram cerca de 15 dias para fazer efeito
 
A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos e reúne milhares de pessoas de todo o mundo em um mesmo lugar. Brasileiros e estrangeiros vão circular por aeroportos, trens, rodoviárias e estádios - essa circulação de pessoas pode aumentar muito o risco de transmissão de doenças virais, como a gripe, o sarampo, a poliomielite e até a febre amarela.
 
Como alertaram o infectologista Caio Rosenthal e o imunologista Jorge Kalil no Bem Estar desta quarta-feira (21), esse período exige maior cuidado com a saúde e maior atenção com o calendário de vacinação - como as vacinas geralmente demoram 15 dias para fazer efeito, o ideal é que as pessoas se vacinem até o dia 29 de maio, caso já não estejam imunes a essas doenças.
 
Segundo os médicos, a maior preocupação nesse momento é a gripe, principalmente em locais de grandes aglomerações. O ideal, de acordo com o infectologista Caio Rosenthal, é que as pessoas tenham sempre em mãos um álcool gel e evitem tossir sem cobrir o rosto, para evitar a transmissão do vírus. Há ainda a vacina contra a gripe, disponível para alguns grupos na rede pública e para outros na rede particular por cerca de R$ 100.
 
O imunologista Jorge Kalil ressaltou, no entanto, que tomar a vacina da gripe não deixa o paciente gripado porque a vacina é feito de um vírus inativo e morto. Sobre o sarampo, os médicos alertaram que a taxa de vírus é muito alta – por isso, quem nunca foi vacinado ou não se lembra (exceto gestantes), deve procurar um posto de vacinação.

G1

Ursinhos de pelúcia ajudam crianças a perder medo de hospital em Israel

Garoto observa estudante da faculdade de ciências médicas 'operar' um ursinho de pelúcia (Foto: Reuters/Amir Cohen )
Foto: Reuters/Amir Cohen
Garoto observa estudante da faculdade de ciências médicas
'operar' ursinho
Projeto pede que crianças levem ursinho para ser tratado como paciente. Crianças de 5 a 7 anos interagem com estudantes de ciências médicas
 
Um projeto desenvolvido desde 2000 na cidade de Beersheba, em Israel, promete acabar com o medo das crianças de ir ao médico de um jeito divertido.

Crianças de 5 a 7 anos são convidadas a levar seus ursinhos de pelúcia para o hospital.

Durante o evento, o brinquedo é tratado como paciente e a criança é chamada a desempenhar o papel do profissional de saúde.

A atividade, chamada "Teddy Bears Hospital", ocorre no Centro Médico Soroka e é conduzida por estudantes de ciências médicas.

Durante a brincadeira, os ursinhos tomam injeção, passam por cirurgias, são transportados em macas e até têm amostras de urina coletadas.

Crianças participam de atividade no Centro Médico Soroka, em Israel, em que ursinhos de pelúcia são usados para perder medo de hospital (Foto: Reuters/Amir Cohen)
Foto: Reuters/Amir Cohen
Crianças participam de atividade no Centro Médico Soroka, em Israel, em que ursinhos de pelúcia são usados para perder medo de hospital
Menino ajuda a 'dar injeção' em ursinho de pelúcia, em hospital de Israel (Foto: Reuters/Amir Cohen)
Foto: Reuters/Amir Cohen
Menino ajuda a 'dar injeção' em ursinho de pelúcia, em hospital de Israel
G1

Alta no consumo de drogas sintéticas é sem precedentes, diz ONU

Foto: Reprodução
Órgão da entidade identificou 350 novas substâncias psicoativas; drogas ganharam popularidade e não estão restritas e nichos específicos
 
Drogas sintéticas, como as metanfetaminas, estão passando por uma 'expansão global sem precedentes', alertou a ONU. Cerca de 350 novas substâncias psicoactivas foram identificadas, informou o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
 
Novas rotas de distribuição de metanfetaminas e centros de produção no oeste da África e no Irã também foram localizadas e, segundo os serviços de emergência, estão tendo dificuldades em tratar usuários de drogas.
 
A ONU alertou que as novas substâncias ganharam popularidade e já não estão restritas a nichos de mercado. Essas drogas não estão sob qualquer forma de controle internacional e muitas vezes são compradas e vendidas online, podendo ser tão perigosas quanto as drogas mais comuns.
 
Muitas delas são projetadas para imitar os efeitos de outras drogas, como maconha e ecstasy.
 
Mais usadas
O relatório diz que maconha e cocaína seguem sendo as drogas mais usadas na América do Sul, mas apontou para a 'emergência de um mercado de ecstasy' na região, sendo que o Brasil foi o país com a maior quantidade de apreensão da droga.
 
O número de tipos de canabinóides sintéticos aumentou de cerca de 60 em meados de 2012 para 110 no ano passado.
 
Apesar do aumento no número de diferentes drogas sintéticas e advertências sobre seus perigos, nenhuma substância psicoativa foi adicionada a uma lista de substâncias controladas internacionalmente desde 2009.
 
O relatório destacou que é muito cedo para dizer se os esforços individuais de países para proibir algumas substâncias levou a um declínio no uso a longo prazo das drogas.
 
O texto também alertou que muitos usuários compram novas drogas psicoativas acreditando que elas são substâncias mais comuns, como o ecstasy.
 
Os usuários também estão misturando diferentes tipos de drogas, tornando mais difícil a adoção de um tratamento correto para conter o vício.
 
G1

Concurso Departamento de Perícias Médicas do Estado - SP 2014

O Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo – DPME da Secretaria de Gestão Pública, publicou edital n° 001/2014 de concurso público, com o objetivo de preencher 39 vagas de trabalho para médicos. O concurso será executado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC. A remuneração inicial é de até R$ 4.550,00.

As chances são para Médico I nas seguintes especialidades: Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Legal e Perícia Médica, Medicina do Trabalho, Neurologia, Ortopedia , Otorrinolaringologia, Pneumologia, Psiquiatria e Urologia.

As inscrições serão realizadas, via internet, no período das 10 horas de 05 de maio até 22 de junho de 2014 (horário de Brasília), no site www.ibfc.org.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 113,75.

A prova será realizada na cidade de São Paulo (SP), com data prevista para 27 de julho de 2014. O edital de convocação para as provas será publicado a partir de 18 de julho de 2014.

O concurso público terá validade de dois anos, sendo possível uma prorrogação.

Prefeitura de Taguatinga - TO oferece vagas de até R$ 10.556,00

A Prefeitura de Taguatinga, no estado do Tocantins, publicou edital n° 001/2014 do IV concurso público, que será realizado pelo IDESC Instituto de Desenvolvimento Sócio-Cultural e Cidadania, destinado a seleção de 121 profissionais para cargos de provimento efetivo. As chances são para  funções de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 10.556,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As chances são para as funções de Ajudante de Obras, Ajudante de Oficina, Auxiliar de Serviços Gerais/Merendeira/Zona Urbana, Auxiliar de Serviços Gerais/Merendeira/Zona Rural, Borracheiro, Coveiro, Encanador, Gari, Jardineiro, Pintor, Vigia/Guarda Zona Urbana, Vigia/Guarda Zona Rural, Auxiliar de Eletricista, Contínuo, Motorista, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Recepcionista, Telefonista, Almoxarife, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Odontológicos, Eletricista de Veículos e Máquinas, Eletricista de Manutenção de Rede, Fiscal de Obras e Postura, Fiscal de Renda e Tributos Municipais, Mecânico de Máquinas, Mecânico de Veículos, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia e Topógrafo, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Especialista, Médico Veterinário, Nutricionista, Professor de Nível Superior Zona Urbana, Professor de Nível Superior Zona Rural, Psicólogo, Tecnólogo em Radiologia e Terapeuta Ocupacional.
 
Inscrições
A inscrição será efetuada, via internet no período de início às 08h do dia 06 de maio e término às 24h do dia 30 de maio de 2014, no endereço eletrônico www.idescassessoria.org.br.
 
Taxa de Inscrição:
R$ 40,00 para nível Fundamental Incompleto;
R$ 50,00 para nível Fundamental Completo;
R$ 70,00 para nível Médio Completo e
R$ 90,00 para nível superior Completo.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão realizadas provavelmente no dia 29 de junho de 2014, com início às 08 h, para todos os níveis, com duração de quatro horas, em local a ser determinado e divulgado na internet no endereço www.idescassessoria.org.br, cujos impressos serão afixados no Placard da Prefeitura Municipal de Taguatinga.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico www.idescassessoria.org.br e também no Placard de publicação da Prefeitura Municipal de Taguatinga, no dia útil imediato à realização das provas.

A validade do concurso será de 02 anos a contar da publicação do Decreto de Homologação, podendo ser prorrogado por um novo período de igual prazo.

Concurso Prefeitura de Couto Magalhães - TO

A Prefeitura de Couto Magalhães, no estado do Tocantins, por meio do IVIN - Instituto Vicente Nelson, abriu edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de preencher 68 vagas para profissionais de todos os níveis escolares. Os vencimentos podem chegar a R$ 8.500,00, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

Cargos
As chances são para as funções de Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Médico, Normal Superior, Pedagogo, Professor, Psicólogo, Agente de Tributação, Assistente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Assistente Administrativo em Saúde, Educador Social, Fiscal de Obras, Posturas e Serviços, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Agente de Obras e Serviço, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais Educacional, Gari, Mecânico, Merendeira Educacional, Motorista, Motorista Escolar, Operador de Máquinas e Vigia.

Inscrições
A inscrição será efetuada apenas via internet, através do site www.ivin.com.br, no período de 13 de junho a 14 de julho de 2014.

Taxas
Nível Superior - R$ 90,00;
Nível Médio - R$ 70,00;
Nível Fundamental Incompleto - R$ 50,00.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 17 de agosto de 2014. Os locais e os horários de aplicação das Provas serão divulgados no site da Organizadora: www.ivin.com.br e no site da Prefeitura Municipal de Couto Magalhães/TO www.coutodemagalhaes.to.gov.br, no Portal do Candidato, no mural da Prefeitura Municipal de Couto Magalhães/TO, com antecedência mínima de até 05 dias da data de realização.

O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado na data provável de 17 de agosto de 2014. Os resultados desta etapa serão divulgados no site da Organizadora: www.ivin.com.br e no site da Prefeitura Municipal de Couto Magalhães/TO www.coutodemagalhaes.to.gov.br, na sede da Organizadora bem como em mural na Prefeitura Municipal de Couto Magalhães.

Validade
O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por até dois anos, através de ato do chefe do poder executivo municipal.

Prefeitura de Água Doce - SC lança edital de processo seletivo

Foi divulgado edital de processo seletivo n° 007/2014 da Prefeitura de Água Doce, no estado de Santa Catarina, destinado ao provimento de 07 vagas para contratações imediatas e à formação de Cadastro Reserva (CR) para a Secretaria Municipal de Saúde.

As vagas estão divididas entre os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Técnico de Enfermagem (nível técnico e médio), com os salários variados de R$ 864,64 e R$ 1.246,09, para jornadas de 40 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até 4 de junho de 2014, das 13h às 17h, no Departamento de Recursos Humanos, localizado no 2º andar da Prefeitura Municipal (Praça João Macagnan, nº 322).

O processo seletivo se dará por meio do somatório de pontos da contagem de títulos e da experiência comprovada.

Prefeitura de Rio Branco do Sul - PR abre vagas de até R$ 14.300,00

A Prefeitura de Rio Branco do Sul, no estado do Paraná, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios, dois extratos de editais com abertura de processo seletivo simplificado que buscam preencher 47 vagas e formar cadastro reserva nos cargos de Professor e Médico.
 
No edital n°03/2014, são ofertadas 30 vagas, sendo 20 para Professor do Ensino Fundamental/ Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, que exige licenciatura plena, curso superior com formação Pedagógica e 10 vagas para Professor de Educação Infantil, que exige ensino médio com habilitação em magistério.
 
Já no edital n° 04/2014, serão distribuídas 17 vagas para cargos de Médico Generalista, Médico Plantonista Diurno e Médico Plantonista Noturno. Os salários oferecidos variam entre R$ 848,69 e R$ 14.300,00.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente na forma presencial, até 30 de maio de 2014 para professores e até 06 de junho para médicos das 08h às 11h e das 13h às 17h, na sede da Prefeitura Municipal de Rio Branco do Sul, Rua Horacy Santos nº 222, Centro de Rio Banco do Sul-PR. O valor da inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 60,00.
 
A seleção dos candidatos será efetivada através de análise e avaliação de títulos.
 
Os extratos dos editais foram publicados no Diário Oficial dos Municípios do Paraná do dia 21 de maio, entre as páginas 92 e 94.

Prefeitura de Juruena - MT publica edital de concurso

A Prefeitura de Juruena, no estado de Mato Grosso, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 174 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 6.102,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
O concurso será executado pela ACPI - Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática. Aos candidatos portadores de necessidades especiais serão reservadas 5% das vagas dos cargos previstos neste certame.
 
Cargos
As oportunidades são para as funções de Assistente Social, Auditor Controle Interno, Bioquímico/Farmacêutico, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Engenheiro Agrônomo, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Professor, Psicólogo e demais funções.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no período de 28 de maio a 26 de junho de 2014, no Formulário Eletrônico de Inscrição específico, disponível no endereço www.acpi.com.br.

Taxas
- Para os cargos de nível superior R$ 100,00;
- Para os cargos de nível médio R$ 70,00;
- Para os cargos de nível fundamental completo e incompleto R$ 50,00.

Provas
A prova objetiva com questões de múltipla escolha será realizada na data provável de 27 de julho de 2014, às 08h, em local a ser indicado em edital complementar, para os cargos de Nível Superior, Professor (Nível Médio Magistério), Nível Médio Completo e Incompleto e Ensino Fundamental (Completo e Incompleto).

Gabaritos
O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 28 de julho de 2014, às 18h00min.

Validade
Este concurso público é válido pelo prazo de até 01 ano, contado a partir da publicação de sua homologação, prazo este prorrogável uma vez por igual período.

Concurso Polícia Militar - RO

Foi divulgado edital n°063/GDRH/SEARH/2014 de concurso público, destinado a selecionar candidatos para provimento de 20 vagas para o cargo de Oficial Policial Militar de Saúde - 1º Tenente PM, pertencentes ao Quadro Permanente de Pessoal da Polícia Militar do Estado de Rondônia. A remuneração devida aos aprovados é de R$ 7.257,28. O certame será realizado através da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB.

As categorias para atuação dos candidatos selecionados são de Médico Clínico Geral, Médico Psiquiatra, Psicólogo, Assistente Social e Odontólogo.

Segundo o edital, para participar do certame, o candidato deve ter no mínimo 18 anos (completos até a data limite para matrícula no curso) e no máximo 28 anos (completos até a data de publicação oficial do edital); ensino médio completo ou equivalente; altura mínima de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino;

Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 23h59 do dia 8 de junho de 2014, mediante preenchimento do formulário disponível no site www.funcab.org. O valor da inscrição será de R$ 75,00.

As Provas Objetivas e Redação, destinadas a todos os cargos, serão realizadas na data prevista de 22 de junho de 2014, nas cidades de: Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura e Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia. A critério da FUNCAB e da SEARH/RO, havendo necessidade, candidatos poderão ser alocados para outras localidades adjacentes aos Municípios de escolha. Demais etapas e 2ª fase serão realizadas somente em Porto Velho/RO (Capital).

O gabarito oficial será disponibilizado no site www.funcab.org no 2º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas (horário do Estado de Rondônia) do dia 24 de junho de 2014.

O prazo de validade do concurso é de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, mediante ato do Chefe do Poder Executivo Estadual, conforme dispõe o Artigo 37, inciso III, da Constituição Federal.

Concurso Corpo de Bombeiros - RO

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia - CBMRO lançou edital nº 061/2014 de concurso público, para admissão de 51 profissionais destinados a postos de níveis médio e superior.

O salário para essas funções variam de R$ 3.182,68 a R$ 5.749,28, de acordo com cargo desejado.

Para o cargo de nível médio, são oferecidas ocupações para Soldado BM – masculino (41), Soldado BM – Feminino (05), Oficial BM (QOBM) – Masculino (01) e Oficial BM (QOBM) – Feminino.

No nível superior, os postos são para Oficial BM (QOCBM) – Masculino Engenharia Civil (02) e Oficial BM (QOCBM) – Feminino Engenharia Civil (01).

As inscrições serão aceitas no período de 02 de junho a 06 de julho de 2014, pela internet no site www.funcab.org, ou de Segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 8h às 12h e das 14h às 18h (Horário de Rondônia), no posto de atendimento na Avenida Campos Sales, n. 2282 Sala 11 - Galeria Josefa de Jesus - Centro - Porto Velho/RO.

O valor da inscrição será:
R$ 75,00 para o cargo de Oficial Com batente Bombeiro Militar – QOBM;
R$ 75,00 para o cargo de Oficial do Quadro Complementar Bombeiro Militar – QOCBM; e R$ 68,00 para o cargo de Soldado Bombeiro Militar.

Os candidatos passarão por Prova Objetiva de caráter classificatório e eliminatório; Prova de Redação de caráter classificatório e eliminatório; Teste de Aptidão Física de caráter eliminatório; Avaliação psicológica de caráter eliminatório e Avaliação de Exames Médicos de caráter eliminatório.

A Prova Objetiva e Redação, destinadas a todos os cargos, serão realizadas provavelmente em 20 de julho de 2014, nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura e Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia.

Está previsto para ser divulgado a partir das 12h de 22 de julho de 2014, o gabarito da Prova Objetiva.

O prazo de validade do Concurso Público é de dois anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

O certame está sob a responsabilidade da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB.

Prefeitura de Crisólita - MG lança edital de concurso público

A Prefeitura de Crisólita, no estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso público nº 001/2014, com a finalidade de preencher 106 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração é de R$ 724,00 ou de R$ 7.498,00, conforme a função escolhida, por jornada de 25 a 40 horas semanais.
 
O concurso será realizado sob a responsabilidade da empresa MSCONCURSOS.

As vagas são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Almoxarife, Apontador, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços de Saúde, Cuidador Social, Educador Social, Educador Físico Academia da Saúde, Enfermeiro, Farmacêutico/ Bioquímico, Fiscal de obras e postura, Gari, Mecânico, Médico e demais funções.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio da internet, através dos sites www.msconcursos.com.br e no site da prefeitura www.crisolita.mg.gov.br, no período de 20 a 31 de julho  de 2014. As taxas têm valores de R$ 30,00 a R$ 100,00, de acordo com o a vaga pretendida.

A data prevista para a realização da prova objetiva é 17 de agosto de 2014. O local e horário de realização das provas serão divulgados oportunamente nos sites www.msconcursos.com.br e www.crisolita.mg.gov.br.

O gabarito preliminar será publicado nos sites www.msconcursos.com.br e www.crisolita.mg.gov.br, até 24 horas após o término da prova.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério exclusivo do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Louveira - SP prorroga inscrições de teste seletivo

A Prefeitura de Louveira, no estado de São Paulo, através da Secretaria de Administração e da Secretaria de Saúde, abriu edital de processo seletivo nº 01/2014, destinado a contratação de 05 Médicos Ginecologista Obstetra, 05 Médicos Clínico Geral e 06 Auxiliares de Saúde Bucal.

A remuneração dos aprovados é de R$ 1.723,00 ou R$ 6.169,00, conforme o cargo escolhido e jornada desempenhada, que pode ser de 20h ou 40 horas semanais.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 05 de junho de 2014, mediante o preenchimento do formulário disponível no site www.louveira.sp.gov.br/processoseletivo e comparecimento na Secretaria de Administração, situada na Rua Catharina Calssavara Caldana, nº 451, Bairro do Leitão. O horário de atendimento ocorre das 9h às 16h, em dias úteis. As taxas variam de R$ 20,00 ou R$ 50,00 de acordo com a função escolhida.

Os inscritos serão submetidos à prova escrita, composta por 20 questões de múltipla escolha, que será realizada provavelmente em 09 de junho de 2014, na CEIL (Centro Educacional Integrado de Louveira) Professora Aparecida Eufrásia Guisalberte Yembo – sito na Estrada Miguel Bossi, nº 370 – Capivari, Louveira/SP, sendo o período máximo de aplicação de prova igual a duas horas.

O gabarito oficial será publicado no dia 09 de junho de 2014, após às 22 horas, com disponibilização no site da Prefeitura Municipal de Louveira e no Paço Municipal.

Os resultados finais de classificação serão publicados no site e em jornal de circulação regional no dia 16 de junho de 2014, devendo os cinco primeiros classificados de cada cargo, se apresentarem até o dia 18 de junho de 2014 para contratação imediata, na Secretaria Municipal de Administração de Louveira, SP - Divisão de Pessoal, a partir das 9h até às 16h.

Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA prorroga inscrições de concurso

Divulgado o edital nº. 01/2014/PMCC – ACS/ACE para a realização de concurso público da Prefeitura de Canaã dos Carajás, no Estado do Pará. O certame a ser executado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP tem como objetivo o preenchimento de 81 vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes de Combates às Endemias (ACE). O vencimento base pode chegar a R$ 977,04 em regime de tabalho de 40 horas semanais.
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão realizadas no site www.fadesp.org.br, solicitada até 09 de junho de 2014. O pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário deverá ser efetuado até 10 de junho de 2014.
 
Prova
A prova objetiva da 1ª etapa será realizada na data provável de 22 de junho de 2014 e a prova objetiva da 3ª etapa será realizada na data provável de 20 de julho de 2014. O cartão com o local da prova objetiva da 3ª Etapa estará disponível no site da FADESP (www.fadesp.org.br), no período de 14 a 17 de julho de 2014, aos candidatos classificados a esta Etapa.
 
O resultado final do concurso público será homologado pela Prefeita de Canaã dos Carajás e publicado aviso no Diário Oficial do Estado do Pará, bem como divulgado no site da Fadesp - www.fadesp.org.br e no quadro de avisos da Prefeitura de Canaã dos Carajás.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

UFPE publica editais de seleção para professor

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou os editais 37 e 38/2014 para realização de seleção pública simplificada com vistas à contratação de professores substitutos, com 36 vagas disponíveis em regimes de 20 ou 40 horas semanais. A remuneração varia de R$ 1.966,67 a R$ 4.699,21, a depender da jornada e da titulação do contratado.
 
As vagas estão distribuídas para as seguintes unidades da IES: Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Educação, Centro de Tecnologia e Geociências, Centro Acadêmico do Agreste e o Centro de Educação. São 16 vagas no edital 37/2014 e mais 20 vagas no edital 38/2014.
 
As inscrições para o edital 37/2014 podem ser feitas na secretaria dos departamentos ou núcleos que oferecem as vagas, até  27 de maio de 2014. Já o período de inscrição para o edital 38/2014 será de 22 a 30 de maio de 2014, também na secretaria dos departamentos ou núcleos onde há oferta de vagas. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.
 
As seleções constarão de julgamento de títulos e prova escrita e/ou prova didática ou didático-prática.
A validade dos certames é de um ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União (DOU).
 
Os editais estão disponíveis na página de concursos e seleções da UFPE - http://www.ufpe.br/progepe/

Prefeitura de Crisólita - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Crisólita, Estado de Minas Gerais, lançou edital n° 001/2014 de processo seletivo, com o objetivo de preencher 10 vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Professor PEB1 - Educação Infantil (níveis médio e superior) por salários variados de R$ 724,00 e R$ 1.140,72 em carga horária de 25 ou 40 horas semanais.

O certame será realizado sob a responsabilidade da empresa MSCONCURSOS.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio da internet, através dos sites www.msconcursos.com.br e no site da prefeitura www.crisolita.mg.gov.br, no período de 20 a 31 de julho de 2014.

Valor das Inscrições:
- R$ 40,00 (Agente Comunitário de Saúde);
- R$ 100,00 (Professor PEB1 - Educação Infantil).

A data prevista para a realização da Prova Objetiva é 17 de agosto de 2014. O local e horário de realização das provas serão divulgados oportunamente no site www.msconcursos.com.br e no site da prefeitura www.crisolita.mg.gov.br.

O gabarito preliminar será publicado no site www.msconcursos.com.br e no site www.crisolita.mg.gov.br, até 24 horas após o término da prova.

O prazo de validade deste certame é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério exclusivo do Poder Executivo Municipal.

UFBA abre edital 05/2014 com vagas para professores

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) divulgou o edital 05/2014 que trata da realização de processo seletivo para contratação de docentes por tempo determinado. São 35 vagas disponíveis, com prazo de inscrições até 30 de maio de 2014.
 
As vagas estão distribuídas em diversas Unidades Universitárias e Departamentos, tais como: Faculdade de Arquitetura - Tecnologia Aplicada à Arquitetura - 01 vaga; Instituto de Geociências - Geologia - 01 vaga; Geofísica - 02 vagas; Instituto de Matemática - Ciência da Computação - 02 vagas; Estatística - 03 vagas; Matemática - 01 vaga; Instituto de Química - Química Geral e Inorgânica - 01 vaga; Instituto de Biologia - Botânica - 01 vaga; Escola de Enfermagem - Enfermagem - 01 vaga; Instituto de Ciências da Saúde - Ciências da Biofunção - 02 vagas; Fonoaudiologia - 01 vaga; Faculdade de Medicina - Anestesiologia e Cirurgia - 01 vaga; Pediatria - 01 vaga; Escola de Nutrição - Ciência dos Alimentos - 01 vaga; Escola de Administração - Administração - 01 vaga; Faculdade de Comunicação - Comunicação - 02 vagas; Faculdade de Direito - Direito Privado - 01 vaga; Direito Público - 01 vaga; Faculdade de Educação - Educação I - 01 vaga; Educação II - 02 vagas;

Faculdade de Ciências Econômicas - Economia - 01 vaga; e Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista/BA, na Unidade Universitária: Instituto Multidisciplinas em Saúde - 07 vagas.
 
As inscrições serão presenciais e realizadas pelos Departamentos e Coordenações Acadêmicas da Unidade Universitária a que estiver vinculada a seleção. A taxa relativa à inscrição é de R$ 20,00.
 
O prazo de validade do certame será de um ano, contado a partir da data da publicação do resultado no D.O.U.
 
O edital completo estará disponível no site da UFBA - http://www.concursos.ufba.br/. O extrato do edital está publicado no D.O.U de 21 de maio de 2014, seção 3, página 61.

SAAET de Taquaritinga - SP abre concurso público

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Taquaritinga - SAAET, no estado de São Paulo, abriu concurso público por meio do edital 001/2014. A empresa Apta Assessoria e Consultoria Ltda é a responsável pelo certame, que oferece 32 vagas de trabalho para contratações imediatas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior.

Os salários variam de R$ 882,22 a R$ 2.870,47, de acordo com o cargo. Todas as contratações são para jornadas semanais de 40 horas.

As oportunidades são para os empregos de Auxiliar de Encanador, Auxiliar Operacional, Eletricista, Encanador, Operador de Máquinas, Pedreiro, Adjunto Administrativo, Almoxarife, Técnico em Processamento de Dados, Tesoureiro, Assistente Social, Engenheiro Civil, Químico e Procurador Jurídico.

A inscrição será realizada até 5 de junho de 2014 pelo site www.aptarp.com.br, com taxas de inscrição que variam de R$ 20,00 a R$ 50,00, de acordo com a função escolhida.

Será aplicada prova objetiva para todos os inscritos na data provável de 6 de julho de 2014, bem como prova prática para Auxiliar de Encanador, Adjunto Administrativo, Auxiliar Operacional, Encanador, Almoxarife e Tesoureiro em 26 de julho de 2014.
 
O gabarito oficial das provas objetivas será divulgado por meio de Edital a ser publicado na Imprensa Oficial do Município, Jornal local, “Nosso Jornal” através de afixação no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Taquaritinga - SAAET, localizada na Rua Clineu Braga de Magalhães, 911 - Centro – Taquaritinga –  SP, e nos endereços eletrônicos www.aptarp.com.br e www.saaet.com.br, na data prevista de 07 de julho de 2014.
 
O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação de seus resultados, podendo o prazo ser prorrogado a critério do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Taquaritinga - SAAET por igual período.

Hospital Guilherme Álvaro - Santos (SP) abre processo seletivo

Em São Paulo, o Hospital Guilherme Álvaro, localizado no município de Santos, está realizando o processo seletivo regido pelo edital n° 47/2014, com o objetivo de contratar profissionais por tempo determinado. O certame é voltado ao provimento de 150 vagas para pessoal de nível técnico apto para exercer a função de Técnico de Enfermagem, em jornada de 30 horas semanais.
 
Os vencimentos iniciais referentes à classe de Técnico de Enfermagem em Jornada de 30 horas semanais correspondem à Referência 3, da Estrutura de Vencimentos I, da Escala de Vencimentos Nível Intermediário, da Lei Complementar n.º 1.157/2011.

As inscrições podem ser realizadas no período de 28 a 30 de maio de 2014, das 9h as 13h, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à rua Oswaldo Cruz nº 197 – lº andar – Ambulatório - Boqueirão – Santos.

O processo seletivo constará de prova de conhecimento gerais e específicos. A convocação para Prova será feita por Edital publicado no Diário Oficial do Estado, com antecedência mínima de 05 dias úteis.

O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, contado a partir da data de publicação da Classificação Final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de Concurso Público para provimento de cargos promovido para a classe de Técnico de Enfermagem para a unidade em questão. Esse prazo de validade é improrrogável.

Secretaria de Saúde – SC abre vagas para Médicos

A Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina abriu o edital nº 032/2014 de processo seletivo para contratação de 08 Médicos nas especialidades Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria. Os aprovados terão salário de R$ 7.361,74, por jornada de trabalho de 20 horas semanais. Quem prestar serviço em UTI ou centro cirúrgico terá incremento de R$ 756,60 sobre o salário.
 
Para se inscrever no seletivo, os interessados precisam ter a formação em Medicina, comprovar especialização na área exigida e ter registro no Conselho da categoria.
 
As inscrições vão estar disponíveis de 22 de maio a 04 de junho de 2014, pelo site site www.saude.sc.gov.br. Importante salientar que, junto com a ficha eletrônica a ser preenchida no site da inscrição, o candidato leve sua documentação comprobatória, até 04 de junho de 2014, nos seguintes endereços:
 
Secretaria de Estado da Saúde, sito à Rua Esteves Júnior 160, 3° andar, Centro – Diretoria de Gestão de Pessoas – Florianópolis/SC ou na Maternidade Dona Catarina Kuss, situada na Rua Brasilio Celestino de Oliveira, n° 209, Bairro Centro – Mafra/SC.
 
 Os inscritos serão selecionados por Análise de Títulos.
 
As contratações serão temporárias pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado mais uma vez, pelo mesmo período.

Universidade Federal de Sergipe abre vagas de até R$ 8.344,64

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o intuito de preencher 02 vagas, publicou o edital n° 18/2014, de processo seletivo para professor (nível superior). Os vencimentos mensais poderão chegar ao montante de R$ 8.344,64 (Professor Doutor), por jornada de 40 horas semanais ou em regime de dedicação exclusiva.
 
A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.grh.ufs.br, a partir das 9 horas do dia 26 de maio até as 23 horas e 59 minutos do dia 26 de junho de 2014 (horário local).
 
Os candidatos aprovados dentro do número de vagas serão convocados para, no prazo de 20 dias, a contar da data do recebimento da convocação, apresentar a documentação e exames necessários e assinar contrato.
 
O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Reitor da Universidade Federal de Sergipe e publicado no Diário Oficial da União e no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.
 
A seleção será composta por duas fases seguintes:

- Avaliação do Curriculum Vitae;

- Avaliação do Projeto de Pesquisa.
 
O prazo de validade do processo seletivo se encerra com a contratação dos selecionados dentro do limite de vagas oferecidas no edital.

Prefeitura de Ribeirão das Neves – MG abre seletivo

A Prefeitura de Ribeirão das Neves, no estado de Minas Gerais, publicou o edital de Processo Seletivo nº 001/2014, tendo como objetivo anunciar a aberturas das inscrições para ocupação de 18 vagas de trabalho para Monitores Bolsistas do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades/ Telecentros. BR.
 
Os contratados terão bolsa de R$ 483,00 por mês para jornada de trabalho de 30 horas semanais e devem ter, como pré-requisito, no mínimo nível fundamental ou médio como escolaridade.
 
As inscrições podem ser executadas até 26 de maio de 2014, no link http://goo.gl/KcbcVx.
 
A seleção se dará em quatro etapas: Análise da Inscrição, Experiência Profissional, Prova de Informática e Entrevista.  A realização da Prova de Informática está prevista para 31 de maio de 2014, pela manhã,  na Escola Municipal "Maria Vieira Barbosa", situada à Rua Principal, nº. 86, bairro Santa Paula, Ribeirão das Neves/MG.     

SES - SC lança editais com vagas para Médicos

A Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) abre oportunidades para a contratação de Médicos que prestem serviço em unidades de saúde das cidades de Joinville, Florianópolis, São José, Grande Florianópolis e Ibirama. São 15 vagas a serem ocupadas, distribuídas nas especialidades Anestesiologista, Neonatologia, Pediatria, UTI Neonatal e Infectologia.
 
As vagas estão previstas nos editais de processo seletivo nºs  27, 28, 29, 30 e 31, os quais avisam também que a remuneração para os selecionados será de até R$ 7.361,74, mais R$ 756,60 para quem trabalhar em Centro Cirúrgico e UTI. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais.
 
O prazo de inscrições vai ser de acordo com a especialidade médica do candidato. Para quem deseja disputar as vagas para Anestesiologista, as inscrições ficarão abertas até 03 de junho pelo site www.saude.sc.gov.br. Para as demais oportunidades, como Neonatologia, Pediatria, UTI Neonatal e Infectologia, o prazo de inscrição será até 02 de junho de 2014, também pelo www.saude.sc.gov.br.
 
Todos os inscritos serão avaliados por meio de Análise Curricular, que trabalharão pelo tempo determinado de um ano, podendo haver prorrogação por mais um ano.
 
Todos os editais e atualizações podem ser acompanhados pelo endereço:
 

Pessoas com obesidade podem ter piora no paladar

Foto: Reprodução
Todos os sistemas sensoriais são importantes para definição
 do nosso paladar
Dieta rica em gorduras na infância pode levar a perda da capacidade em sentir sabor
 
Por Dra. Alessandra Rascoviski
 
Já na Grécia Antiga começou a se supor uma relação entre a percepção de sabor e controle cerebral, mas foi Aristóteles quem definiu os sabores, como doce, amargo, ácido e salgado e, posteriormente, no século II d.C, o médico Galeno identificou os nervos que enervam a língua.
 
Hoje aceitamos que existem 5 tipo básicos, sendo que os receptores básicos de sabor se localiza, nas papilas linguais que são órgãos sensoriais na cavidade oral. 
 
Recentemente, pesquisas também demonstraram que existem receptores no trato gastrointestinal para os sabores doce, umami e amargo. 
 
Doce: receptor estimulado por alimentos como carboidratos, açúcar, adoçantes
 
Salgado: estimulado por sal
 
Azedo/ Ácido: estimulado por frutas cítricas, vinagre, soluções carbonatadas
 
Amargo: cafeína, rúcula, jiló
 
Umami: sabor que foi descrito no Japão, em 1908 e significa saboroso, delicioso, em japonês. Estes receptores são estimulados por leite materno, queijos, algas, cogumelo secos e ostras.
 
As papilas gustativas recebem o alimento que ingerimos e os nervos da língua transmitem o sinal do sabor para o cérebro. O tronco cerebral tem como função: mastigar, salivar e lamber. No tálamo, ocorre o processamento e se registra a memória do sabor, enquanto no córtex gustatório e frontal acontece a decisão do que vamos ingerir e a sensação de conforto gerada pelo o que comemos. 
 
Todos os sistemas sensoriais são importantes para definição do nosso paladar, incluindo: visão (cor e aparência do alimento), audição (ouvimos o som produzido na mastigação), olfato (sensibilidade aos aromas desprendidos pela comida), o tato (diferentes texturas) e a propriocepção.  
 
Estudos recentes têm demonstrado que ocorre uma perda da sensibilidade ao sabor e uma piora na discriminação do paladar em pessoas com obesidade, o que é contrário ao que se imaginava. As pessoas comem mais porque tem maior dificuldade de sentir o sabor da comida como satisfatório. O cérebro dos obesos parece demorar mais para codificar a informação dos alimentos.  
 
Esta perda de capacidade em sentir sabor pode ter inúmeras causas, entre elas, a possibilidade de que uma dieta muito rica em gordura (principalmente na infância) incapacite os receptores de sabor.  
 
Outro ponto interessante é observar como pacientes que emagrecem após cirurgias bariátricas mudam a preferência alimentar escolhendo alimentos menos calóricos em detrimento, por exemplo, de refrigerantes e sorvetes. Isto se deve provavelmente pela alteração dos receptores de sabor localizado no estômago e intestino, o que gera melhora na percepção do sabor e mudanças no paladar. 
 
Outra pesquisa publicada no Archives of Diseases in Childhood demostrou que crianças com obesidade tinham menos capacidade de discriminar os sabores quando comparadas com as de peso normal, principalmente em relação ao amargo, salgado e umami.  
 
A sensibilidade aos sabores parece modular a quantidade de comida que é necessária para gerar saciedade. Deste modo, não sabemos se a criança vai ficando com obesidade pela diminuída capacidade em perceber os sabores ou se a anterior ingestão de alimentos predominantemente ricos em gordura até os 6 anos de idade é a grande culpada.  
 
Minha Vida

Humor: Dor de cabeça

Fibromialgia: diagnóstico não pode ser feito com exames e tratamento é individualizado

Foto: Reprodução
Pontos de dor da fibramialgia
Entenda como a dor generalizada acontece e quais os métodos para aliviar
 
Por Dra. Ieda Laurindo
 
Considerada a segunda doença mais frequente na reumatologia, a fibromialgia está presente em cerca de 2% a 8% da população.  Pode surgir em qualquer idade e ocorre em diferentes países, culturas e grupos étnicos. Não existem dados sugerindo que seja mais comum em países e culturas mais industrializadas.
 
Talvez seja a doença que traga mais sofrimentos para o paciente. Dor generalizada é a queixa principal, frequentemente acompanhada por cansaço, problemas de memória e alterações do sono.  Nenhum destes sintomas tem uma "expressão visível" aos colegas de trabalho e familiares. Não existe inchaço ou deformidades articulares que possam ser "vistas", os exames laboratoriais são normais. O paciente sofre e não há nada "mensurável" ou demonstrável em correspondência a este sofrimento. O diagnóstico é demorado, geralmente só ocorre após passagem por muitos médicos e realização dos mais diferentes exames, sempre normais.
 
A fibromialgia pode ser definida com um estado de dor crônica, ou seja, existe o relato de uma dor ou outra "desde sempre".  Dor é a manifestação central da doença, é o que define a doença. Muitos pacientes referem ter apresentado uma dor ou outra durante toda a vida, por exemplo, dor de cabeça, dores e desconforto associados à menstruação e ovulação, dor na articulação tempo-mandibular ("dor ao mastigar" como a queixa mais comum), fadiga crônica, alterações gastrointestinais funcionais (como cólicas e hábito intestinal irregular, alternando períodos de obstipação e diarreia), endometriose, dores nas costas e pescoço, etc.
 
Atualmente classificamos a fibromialgia como uma dor ou estado de dor de origem central, significando que o paciente desde jovem sofre com dor em diferentes pares do corpo em diferentes momentos da vida. Ou seja, existe um estímulo ou estímulos normais da vida diária que, no sistema nervoso central do paciente com fibromialgia, são amplificados e passam a ser percebidos como estímulos dolorosos. Podemos imaginar que nestes pacientes o limiar de dor ou o sensor que determine quando um estímulo passa a ser doloroso está regulado em um nível mais baixo; eles apresentam um interruptor, um "on-off" para dor mais baixo ou mais sensível que os demais. Pacientes com fibromialgia percebem como dor um estímulo de "toque" ou de "pressão", por exemplo, que seriam meramente desconfortáveis em outra pessoa.
 
E isto não pode ser controlado pelo paciente sem ajuda, sem tratamento adequado. É fundamental para o paciente e para os que lhe estão próximos, a compreensão de que não se trata de vontade, de querer ou não, o paciente sofre e precisa de tratamento.
 
Diante deste estado de dor crônica, de "dolorimento" constante, pesquisas evoluíram para estudos funcionais do cérebro, demonstrando, por exemplo, padrões de ativação em áreas cerebrais de processamento de dor diante de um estímulo de pressão leve ou calor moderado nos pacientes com fibromialgia. Estes e outros estudos demonstraram uma base biológica para a fibromialgia e outras síndromes de amplificação da dor.
 
 Compreendendo melhor a doença, entendemos e explicamos melhor os diferentes sintomas. Com isso, conseguimos um melhor tratamento.
 
A sensibilidade à dor é decorrente de componentes genéticos (vários genes) e ambientais, sendo diferente em cada pessoa (algo como ter ou não ter cócegas com um estímulo). Depende do balanço ou atividade de diferentes mediadores do sistema nervoso, explicando porque determinados medicamentos para a dor que agem diretamente no sistema central podem ajudar na melhora de diversos componentes da fibromialgia como dor, sono, humor, fadiga em um indivíduo e serem totalmente sem efeito em outro paciente. 
 
Fatores do meio ambiente podem desencadear a doença, como infecções, traumas, estresse, ou piorar seus sintomas, como inatividade física e má qualidade do sono.
 
Embora o tratamento da fibromialgia deva ser individualizado, não há dúvida da importância de atividade física regular, do exercício para a melhora dos sintomas. Deve ser iniciado de forma gradual, respeitando-se os limites do paciente, mas é um elemento fundamental do tratamento (ainda que cause alguma dor/desconforto nos primeiros dias), associado ou não ao tratamento medicamentoso.
 
 Todos os pacientes precisam ser educados a respeito da natureza da fibromialgia, do fato de que não é uma doença progressiva, de que seu tratamento depende da participação ativa do paciente "descobrindo" em parceria com o médico a melhor maneira de reduzir o estresse, de melhorar a qualidade do sono e de praticar exercícios. O tratamento medicamentoso também deve ser amplamente discutido e as decisões compartilhadas.
 
 A fibromialgia pode, portanto, ser considerada um diagnóstico ou um conjunto de sintomas caracterizado por um mecanismo de amplificação da dor de origem central com fadiga, alterações de memória, do sono e do humor.
 
O dia 12 de maio é o Dia Mundial da Fibromialgia, e tem com objetivo despertar a atenção para esta doença de fisiopatologia complexa, diagnóstico e tratamento às vezes tão difícil.  É importante conscientizar e esclarecer os pacientes, seus familiares e também a classe médica.

Referências
Daniel J. Clauw,  Fibromyalgia - A Clinical Review

JAMA. 2014;311(15):1547-1555. doi:10.1001/jama.2014.3266.

Mergener, Michelle et al. Influência da interação entre qualidade ambiental e o SNP T102C do gene HTR2A sobre a suscetibilidade à fibromialgia. Rev. Bras. Reumatol., Dez 2011, vol.51, no.6, p.594-602. ISSN 0482-500

Ramiro, Fernanda de Souza et al. Investigação do estresse, ansiedade e depressão em mulheres com fibromialgia: um estudo comparativo. Rev. Bras. Reumatol., Jan 2014, vol.54, no.1, p.27-32. ISSN 0482-5004

Valim, Valéria et al. Efeitos do exercício físico sobre os níveis séricos de serotonina e seu metabólito na fibromialgia: um estudo piloto randomizado. Rev. Bras. Reumatol., Dez 2013, vol.53, no.6, p.538-541. ISSN 0482-5004
 
Minha Vida

O que esperar da cirurgia de reconstrução da mama?

Foto: Reprodução
A cirurgia pode deixar cicatrizes
Ela restaura a forma, aparência e tamanho da mama, mas pode deixar cicatrizes
 
Por Dr. Wagner Montenegro
 
Os seios têm uma representação simbólica muito forte para a mulher, pois eles têm relação direta com a feminilidade, autoestima, sexualidade e maternidade, fatores intimamente presentes no universo feminino. Uma mastectomia - cirurgia para a retirada total ou parcial da mama para tratar a paciente com câncer de mama - pode afetar psicológica e emocionalmente a vida de uma mulher, nesse sentido, o procedimento cirúrgico para a reconstrução da mama se torna fundamental.
 
A reconstrução de mama é a cirurgia que irá restaurar a forma, aparência e tamanho da mama e está diretamente relacionada ao tipo de cirurgia de mastectomia que foi realizada. Embora em alguns casos não seja possível fazer a mastectomia e a reconstrução na mesma cirurgia, hoje é usual que se façam simultaneamente. Muitos fatores interferem nessa decisão, como a dimensão do câncer, tipo de tumor, se será necessário quimioterapia ou radioterapia e as condições clínicas da paciente.
 
Como é feita a reconstrução mamária
Em geral, é preciso fazer a reconstrução de mama em mais de um tempo cirúrgico. A maioria dos casos exige uma segunda intervenção e outros, uma terceira, até que se alcance um formato e aparência satisfatórios para a mama. A primeira etapa cirúrgica é de proporções grandes, posteriormente são feitas uma ou duas etapas menores. Apesar de a reconstrução ser uma cirurgia grande, mais agressiva do que as demais cirurgias plásticas nas mamas, a recuperação da paciente é normal, podendo ser comparada à cirurgia de redução de mamas.
 
Tipos de reconstrução mamária que podem ser feitos
Nos casos em que foi preservada grande parte de pele e gordura na mastectomia, o cirurgião plástico poderá utilizar apenas uma prótese de silicone para a reconstrução, atingindo um resultado satisfatório. Já nas mulheres em que foi retirada uma quantidade maior de pele e gordura (mas não toda), ainda há um pouco de cobertura, porém não existe espaço suficiente para a colocação de uma prótese comum, logo o cirurgião implanta uma prótese com expansor. Esse dispositivo funciona como se fosse uma bexiga, é uma prótese vazia que vai sendo preenchida aos poucos e consequentemente vai aumentando o volume da pele, esticando-a. Quando a mama alcança o volume apropriado, o expansor é retirado e dá lugar a uma prótese de silicone definitiva.
 
Nas situações em que foi retirada uma quantidade ainda maior de gordura e pele - incluindo muitas vezes a aréola e o mamilo - a reconstrução tem que ser feita através de um retalho, uma parte da pele de outra região do corpo, que é utilizada para cobrir o local em que há escassez de tecidos. Para este tipo de reconstrução existem várias técnicas, uma delas é feita com a pele do abdômen, onde o cirurgião faz uma plástica de abdômen (abdominoplastia) na paciente, e retira o excesso de pele que ela tenha abaixo do umbigo. Dessa forma a pele e gordura removidas da barriga dão formato e tamanho à mama restaurada. Da mesma forma pode ser usada pele das costas, da região do grande dorsal, que está localizada na linha acima da cintura.
 
É possível associar o uso de retalho abdominal ou de grande dorsal com a prótese de silicone. Quando é feita a plástica de abdômen e a tira da pele do abdômen vai para a mama, há em geral um grande volume de gordura, então é raro usar a prótese, já quando é usado o retalho do dorso, em geral, também é necessária a colocação da prótese.
 
Opções que a paciente tem
Na cirurgia de reconstrução a paciente pode optar por corrigir ou aumentar a mama que não passou pela mastectomia. Por exemplo, existem pacientes que tem uma mama com gigantomastia de um lado, ou seja, uma mama grande e caída e do outro lado realizaram a mastectomia. Nesse caso, na cirurgia pode ser feita a simetrização, que associa a reconstrução de uma mama e a redução com elevação da outra. Nas situações em que a paciente tem histórico familiar de câncer de mama, o mastologista, em conjunto com o cirurgião plástico, pode optar pela retirada da glândula mamária da mama que não tem tumores, com o intuito de uma medida profilática, prevenindo com que ela tenha câncer também nessa mama. O cirurgião plástico faz a cirurgia e a paciente fica com duas próteses de silicone no lugar das glândulas mamárias. 
 
Resultados
O resultado final da cirurgia de reconstrução de mama pode ser muito satisfatório, minimizando o impacto físico e psicológico da paciente, porém, a mama não ficará como era antes. É possível comparar seu resultado com o de uma redução de mamas, em que a mama fica com um bom resultado, entretanto há a presença de cicatrizes. O tamanho da cicatriz depende basicamente da cirurgia que foi feita para retirar o câncer. Se for preciso fazer uso de retalhos de pele na reconstrução, sempre vão ficar cicatrizes na mama. São cirurgias grandes e as cicatrizes podem ficar redondas, quadradas, dependendo da ausência de pele que havia ali.
 
Minha Vida

18 maneiras de seguir uma alimentação saudável

Alimentação saudável
Nutricionistas entregam as dicas para comer bem e viver mais
 
Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Em contrapartida, é fácil incluir no cardápio alimentos heróis da resistência e da longevidade. Por essas razões, ter uma dieta saudável é tão importante, não é à toa que 31 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição. O Minha Vida convocou um time de especialistas para entender os bons hábitos que cada um deles indica para o seus pacientes, mas também segue como se fosse um mantra.

1.Não fique sem comer
"O mais importante é não passar longos períodos sem comer. Fazer pequenos lanches entre as grandes refeições é fundamental, pois ao restringir energia o metabolismo tende a ficar mais lento, como uma forma de poupar energia que lhe foi fornecida, o que acaba dificultando a perda de peso.
 
Além disso, provavelmente a pessoa irá comer mais na próxima refeição, buscando alimentos mais calóricos, como uma forma de compensação, o que também resultará em ganho de peso." (Carla Fiorillo, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo)
 
2.Sinta prazer comendo
"A alimentação também é fonte de prazer. Não se torne escravo de dietas e calorias, pois existem cada vez mais estudos que evidenciam que pessoas que se preocupam demais com a forma física tendem a sofrer maiores oscilações de peso, além de serem insatisfeitas com o próprio corpo. Estar bem consigo mesmo e cuidar do corpo com atividade física e alimentação saudável são as melhores formas de obter uma boa qualidade de vida." (Carla Fiorillo, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo)

3.Busque alimentos naturais

"Siga uma alimentação o mais natural possível e tente fugir de refeições com muitos produtos industrializados. Se comer um macarrão industrializado, faça você mesmo um molho caseiro. Se quiser tomar um suco de frutas, tente tomar o natural, pois os alimentos industrializados contêm muitas substâncias como corantes e conservantes, que possuem altas quantidades de sódio e podem, em longo prazo, causar hipertensão e sobrecarregar os rins." (Daniela Cyrulin, nutricionista da USP e da Instituto Saúde Plena)

4. Faça substituições
"Tente substituir alimentos mais pesados e gordurosos por versões mais leves sempre que possível: faça macarrão de palmito pupunha desfiado, arroz de couve-flor cozida, troque o presunto por peito de peru, compre o atum em água no lugar do atum em óleo, troque os queijos gordurosos por versões mais leves como o queijo cottage e a ricota, substitua o queijo parmesão ralado por ricota defumada e ralada." (Daniela Cyrulin, nutricionista da USP e da Instituto Saúde Plena)
 
5. Escolha o lugar certo para comer
"As refeições devem ser feitas em lugares tranquilos e sem pressa. Comer bem devagar, sem pensar em compromissos e mastigar muito bem os alimentos fará com que você se sinta saciado mesmo ingerindo uma menor quantidade de comida. Também evite comer assistindo televisão, na frente do computador ou trabalhando, pois nessas situações perdemos a noção da quantidade de comida que estamos ingerindo." (Lidiane Martins, nutricionista diretora do NutryUp)

6.Fuja da farinha

"Uma pessoa que está buscando uma alimentação mais saudável deve evitar produtos com farinha refinada, como massas, bolos, biscoitos e alimentos processados, ricos em gordura e açúcar, como pipoca de microondas, sopas prontas cremosas, preparações congeladas, batatas chips e salgadinhos. Também vale caprichar em ervas aromáticas para temperar a comida como: alho, cebola, salsa, cebolinha, manjericão, alecrim, louro, orégano, sálvia, curry, açafrão e coentro" (Lidiane Martins, nutricionista diretora do NutryUp)

7. Coma de tudo
"O mais importante é perceber que nenhum alimento é proibido, a não ser que a pessoa precise fazer uma dieta restritiva, caso seja paciente de diabetes ou doença celíaca, por exemplo. É muito comum que as pessoas pensem que comer só salada é uma boa forma de manter a alimentação saudável, mas isso não é verdade. O famoso "prato colorido", ou seja, aquele que tem uma fonte de fibras, minerais, vitaminas e proteínas é sem dúvida o prato mais saudável". (Roberta De Lucena Ferretti, nutricionista e professora do curso de nutrição clínica na Universidade Gama Filho)
 
Almoço
8. Estabeleça metas para a semana
"Além disso, pensar em longo prazo e criar um hábito saudável é muito importante. Dificilmente a pessoa consegue ingerir todos os alimentos que são fontes de vitaminas que o corpo precisa em um dia. Para isso, ela teria que comer vários tipos de frutas, carnes, legumes e verduras todos os dias. O melhor é fazer as metas para toda a semana. Fica mais fácil distribuir a alimentação adequada nesse período" (Roberta De Lucena Ferretti, nutricionista e professora do curso de nutrição clínica na Universidade Gama Filho)

9. Seja persistente

"Muito provavelmente, a mudança para uma alimentação adequada não ocorrerá do dia para a noite. Você deverá provar alimentos que não são de costume como frutas, legumes, verduras. Aceite que o paladar deverá ser estimulado. Desistir na primeira tentativa é um erro. Todos os dias, selecione alguns desses alimentos. Não gostou? Prove novamente. Tudo bem se você rejeitar, inicialmente. Mas desistir na primeira tentativa é subestimar o seu poder de mudança." (Roberta Stella, nutricionista chefe do programa de emagrecimento Dieta e Saúde)

10. Escreva sobre suas refeições

"Comece a fazer um diário alimentar. Escreva todos os alimentos ingeridos durante o dia, as quantidades e horários em que fez as refeições. Facilmente, você perceberá o erro e onde está o excesso. O diário alimentar servirá como um puxão de orelha para quem está fazendo uma alimentação inadequada. Mas, por outro lado, dará um estímulo grande quando perceber que está com disciplina e determinação, conseguindo colocar alimentos saudáveis em todas as refeições e reduzindo a quantidade dos alimentos menos saudáveis." (Roberta Stella, nutricionista chefe do programa de emagrecimento Dieta e Saúde)

11. Hidrate-se
"Beba pelo menos dois litros, mais ou menos oito copos de água todos os dias. A água ajuda na hidratação da pele e é fundamental como meio de transporte de algumas vitaminas hidrossolúveis como a vitamina B1, B2, B6, B12 e a vitamina C. Além disso, a água é essencial para que o corpo fique disposto durante todo o dia." (Rosana Farah, nutricionista e professora dos cursos de graduação em nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie)
 
12.Ataque as frutas
"Consuma entre três e cinco porções de frutas todos os dias. Laranjas, maçãs, peras, melancia, tangerina, entre outras, são as melhores fontes naturais de vitaminas, minerais e fibras. Esses três componentes auxiliam o bom funcionamento do nosso intestino e auxiliam o nosso metabolismo a continuar ativo mesmo nos intervalos entres as refeições." (Rosana Farah, nutricionista e professora dos cursos de graduação em nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie)

13. Deixe o açúcar de lado
"Alimentos que têm uma grande quantidade de açúcar refinado são dotados de processos químicos na sua produção e possuem altíssimo índice de glicose, que aumentam os índices de glicemia do corpo. Essas características, aceleram o envelhecimento, aumentam flacidez por desestruturar o colágeno da pele e ainda possuem calorias, porém são desprovidos de nutrientes. Hoje em dia encontramos adoçantes naturais como a sucralose, derivada da cana de açúcar, porém sem calorias e sem alto índice glicêmico e a stevia, derivado de uma planta natural." (Daniela Jobst, nutricionista da Clínica NutriJobst)

14. Consumir alimentos fontes de antioxidantes

"As substâncias antioxidantes bloqueiam a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo a oxidação das células. Esses elementos são capazes de prevenir o aparecimento de tumores, o envelhecimento precoce e outras doenças. Alimentos com cores fortes, como tomate, goiaba, romã, cenoura, abóbora, manga, açaí, berinjela, uva, folhas verdes, legumes e brócolis, são ricos em antioxidantes." (Daniela Jobst, nutricionista da Clínica NutriJobst)
 
15.Saiba o que você está comendo
"O essencial é entender que as calorias são o combustível para o nosso organismo e que, sem elas, o nosso corpo fica sem energia. Escolher os alimentos só pelo número de calorias não é o mais indicado. Muitas vezes as calorias não são os principais perigos dos alimentos. O que na verdade faz toda a diferença na hora de uma alimentação saudável é a qualidade de nutrientes. A quantidade de gorduras, por exemplo. Por isso é importante ler os componentes de cada alimento." (Camila Leonel, nutricionista e Especialista em Adolescência Universidade Federal de São Paulo)

16.Saiba combinar os alimentos
"O segredo da boa alimentação está em combinar todos os tipos de nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas, fibras e água. A regra geral é que não há um tipo de alimento que deva deixar completamente a sua dieta, mas sim quantidades de nutrientes que devem ser controladas. Tudo é uma questão de variar o cardápio, não deixar de fora nenhum tipo de alimento e sempre comer em pequenas porções ou quantidades." (Camila Leonel, nutricionista e Especialista em Adolescência Universidade Federal de São Paulo)

17. Coma sem medo
"Hoje são tantas informações sobre a alimentação que as pessoas ficam com medo de comer. Quem procura uma dieta já não sabe mais se é bom ou não comer certo alimento, se é saudável deixar de ingerir certas comidas ou que tipo de substância engorda. Comer é importante, vital para a vida. Para quem tem dúvidas sobre dietas, a alimentação básica que nossos avôs conheciam e praticavam, ainda é uma boa dica por ter todos os tipos de nutrientes que o corpo precisa." (Ana Maria Roma Devorais, nutricionista especializada em distúrbios alimentares)

18. Procure o que você gosta
"Comer de tudo um pouco, de todos os grupos de alimentos. Cereais (prefira as versões integrais), grãos, carnes/aves/peixes, frutas, verduras, leite e derivados e até mesmo as guloseimas. Praticar uma alimentação saudável também é saber comer alimentos "não tão saudáveis", mas que são apetitosos e fazem parte da cultura, da tradição de uma família. Não dá para comer só guloseimas , mas não podemos deixar colocar em nossas refeições aquelas comidas que dão sensação de bem-estar." (Ana Maria Roma Devorais, nutricionista especializada em distúrbios alimentares)
 
Minha Vida

Ações da Operação Lei Seca serão intensificadas na Copa

Foto: Reprodução
Ações da Operação Lei Seca serão intensificadas na Copa
A Operação Lei Seca vai intensificar a atuação durante a Copa do Mundo e colocará todo o seu efetivo nas ruas, nos dias de jogos da seleção brasileira
 
Em torno de 250 agentes vão percorrer durante todo o dia áreas estratégicas da região metropolitana do Rio de Janeiro e no interior do estado, levando a mensagem da campanha. A operação dará atenção especial ao Maracanã e imediações, onde se concentra um número maior de pessoas, e o símbolo do projeto, o tradicional balão da Lei Seca, ganhará tons de verde e amarelo e aparência de uma bola de futebol, em referência ao Mundial.
 
Durante as operações, os motoristas receberão o material informativo com ventarolas e adesivos destacando os riscos da mistura de álcool e direção. Para o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, as blitzes serão feitas fora do horário convencional.
 
"As campanhas educativas serão divulgadas antes das partidas do Brasil, em locais com grande concentração de torcedores. As blitzes terão início imediatamente após o término dos jogos, ainda com o dia claro", disse Marco Andrade, completando que o objetivo também é lembrar a importância de comemorar, mas com segurança.
 
O planejamento das ações da Lei Seca para a Copa inclui nove equipes de fiscalização, com cerca de 200 agentes, sendo cinco de educação, compostas por 50 pessoas, incluindo voluntários cadeirantes. A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização permanente, iniciada em março de 2009. Desde então, até a madrugada de ontem (21), 1.497.455 motoristas foram abordados, 289.910 multados, 59.618 veículos rebocados e 111.303 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação recolhida.
 
Ao todo 118.077 condutores sofreram sanções administrativas, sendo que 3.787 deles também sofreram sanções criminais. Os agentes realizaram 1.306.550 testes com o etilômetro (bafômetro).

Agência Brasil

Hemorio faz campanha para conscientizar mulheres sobre doação de sangue

Foto: Reprodução
Unidade de saúde espera receber entre 50 e 80 mulheres por
dia durante a campanha
 
Para aumentar o número de doadoras de sangue, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) promove até esta sexta-feira (23) a ação Mulher + Solidária, conscientizando o público feminino sobre a importância da doação de sangue
 
Segundo o Hemorio, atualmente o número de mulheres doadoras de sangue no estado corresponde a 35% do total de pessoas que passam pela unidade de saúde, que chega a receber cerca de 300 candidatos a doação diariamente.
 
Durante os três dias da campanha, que existe há 11 anos, o Hemorio espera receber entre 50 e 80 mulheres por dia. De acordo com a chefe do Atendimento ao Doador do Hemorio, Naura Farias, uma das principais razões para a defasagem do público feminino na doação de sangue é a falta de tempo, já que as mulheres tendem a acumular mais funções.
 
“Por conta das várias atividades acumuladas, principalmente para as mulheres que trabalham fora, cuidam dos filhos e têm responsabilidade com a casa, observamos que há uma dificuldade para trazê-las ao Hemorio. Quando vamos até as instituições, escolas, empresas e universidades, o percentual de mulheres doadoras de sangue é muito maior, chegando a 50%. Então, vemos que talvez a dificuldade esteja no deslocamento delas até um local de coleta”, disse Naura.
 
Além de incentivar o público feminino, a ação procura esclarecer as principais dúvidas sobre os requisitos para a doação. Segundo Naura Farias, alguns mitos ajudam a afastar as mulheres dos postos de coleta de sangue. “A campanha desmistifica a doação de sangue feminina, já que muitas ainda acham que não podem doar por conta do ciclo menstrual, por exemplo. Durante a ação, temos pessoas que esclarecem dúvidas e desmentem esses mitos. Somente grávidas ou mulheres que estejam amamentando durante o primeiro ano de vida do bebê não podem doar”, esclareceu.
 
Para doar sangue, os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e obedecer ao intervalo entre as doações: de três meses para as mulheres e dois meses para os homens. O Hemorio funciona todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, das 7h às 18h.
 
Agência Brasil