Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de junho de 2014

Mito ou verdade: Beterraba serve para o combate da anemia

Mito ou verdade: Beterraba serve para o combate da anemia?
Foto: Reprodução
Beterraba
A beterraba é uma raiz tuberosa que possui muitos nutrientes e proporciona vários benefícios à nossa saúde. Algumas pessoas acreditam que o alimento auxilia no tratamento da ferropriva. Mas, será que isso é verdade ou apenas um mito criado e repassado de pessoa para pessoa?

A anemia ferropriva
A ferropriva (também denominada ferropênica ou sideropênica) é a anemia  causada pela carência de ferro, uma carência nutricional bastante comum no Brasil, correspondendo a cerca de 90% dos casos de anemia diagnosticados. Neste tipo de anemia, a ingestão de ferro está abaixo do mínimo necessário para as atividades do organismo que necessitam de ferro, que é um dos principais constituintes da hemoglobina, responsável por transportar o oxigênio para os tecidos. Os grupos de risco para a ocorrência da ferropriva incluem as mulheres em idade fértil, crianças e gestantes. As causas mais comuns da anemia são as verminoses e a ingestão deficiente de ferro.

Beterraba NÃO é rica em ferro e NÃO combate a anemia!
Ao contrário do que muitos acreditam, a beterraba não é um alimento rico em ferro, por isso, a sua contribuição é pequena e ela não serve para combater a anemia.

Confira os seguintes dados comparativos: uma xícara de beterraba ralada possui somente 0,8mg de ferro não-heme (forma do ferro  pouco absorvido pelo organismo), enquanto que um bife pequeno tem, em média, 7,5mg, e um bife de fígado contém, aproximadamente, 8,5mg de ferro heme (ferro bem absorvido pelo organismo).
 
A beterraba é um excelente alimento com muitas propriedades benéficas à saúde, mas a sua ingestão não combate a anemia.

Alimentos com grande quantidade de ferro
Alguns dos alimentos que possuem grande quantidade de ferro de alta absorção são as carnes vermelhas, o fígado bovino, vísceras, carnes brancas, frutos do mar e ovos, além das leguminosas (feijão, soja, lentilha etc.) e as verduras com folhas verde-escuras.
 
É importante ressaltar que o ferro de origem animal é mais bem aproveitado que os de origem vegetal. Para melhorar a absorção de ferro de origem vegetal pelo organismo, também é indicado consumir alimentos ricos em vitamina C, como limão, acerola, tomate, abacaxi e laranja.
 
remédio-caseiro.com

Aplicativo de celular avisa fumante sobre excessos cometidos

6- Agora você deve apertar o botão 'Vou fumar agora' toda vez que for fazer isso
Foto: Reprodução/Fume menos ou Pare de fumar
“Fume menos” ou “Pare de fumar” organiza metas e prazos para a desistência do cigarro
 
Além de adesivos, gomas de mascar e remédios, a tecnologia associada aos aparelhos de celular também pode ajudar fumantes que querem largar o tabaco. Lançado este ano, o aplicativo "Fume menos" ou "Pare de fumar" organiza metas e prazos para o processo de desistência do fumo. A ferramenta é disponibilizada gratuitamente pelo sistema Android.
 
Basicamente, o aplicativo "acompanha" o hábito de fumar de quem o baixa, emitindo alertas que evitam o consumo de muitos cigarros. Para isso, é preciso informar quantos cigarros a pessoa fuma por dia e quantos cigarros deseja passar a fumar até determinada data ou prazo.
 
Torna-se necessário “avisar” ao aplicativo toda vez que se vai acender um cigarro, apertando o botão “Vou fumar agora”. Quando se está prestes a exceder o limite de cigarros permitidos por dia, o botão começa a ficar vermelho. Nesse momento, o aplicativo tenta fazer o fumante mudar de ideia quanto a dar mais uma nova tragada.
 
A ferramenta disponibiliza ainda um gráfico que mostra o desempenho do fumante em duas linhas, uma referente a quanto se tem fumado e outra mostrando a meta estipulada. 
 
1- Clique em "responder" depois de ler a explicação do aplicativo
 
2- Informe quantos cigarros você fuma por dia. Esse número será o seu primeiro limite diário que será reduzido aos poucos pela plataforma
 
3- Informe quantos cigarros você deseja passar a fumar
 
4- Escolha em quanto tempo você deseja cumprir o seu objetivo
 
5- Clique em "Começar!"
 
6- Agora você deve apertar o botão "Vou fumar agora" toda vez que for fazer isso
 
O botão vai ficando cada vez mais vermelho conforme você fuma
 
7- Caso você tente ultrapassar o limite diário de cigarros fumados, escolha entre as duas opções se você fará isso mesmo ou mudará de ideia
 
A decisão dependerá de você
 
8- Acesse as estatísticas do aplicativo, pelo botão de um gráfico na parte superior direita, para acompanhar o seu desempenho   
 
O aplicativo mostra uma mensagem de incentivo pelos dias em que você fica sem fumar
 
9- Ao alcançar o prazo para cumprir suas metas, quando determinado, crie uma nova. Ela servirá para como uma nova tentativa caso você não ter conseguido não ultrapassar nenhum dos limites diários de fumo
 
Caso você tenha cumprido todos os seus objetivos, a meta servirá para manter o seu desempenho
 
10- Nesse caso, coloque quantos cigarros você está fumando por dia agora
 
11- Coloque depois o mesmo número como meta para manter seu desempenho
 
12- Você pode, dessa vez, colocar um tempo indeterminado para o cumprimento da sua meta, que agora é não fumar nenhum cigarro, no caso.

O aplicativo está disponível grátis para o sistema Android
 
R7 

Prefeitura de SP promove mutirão para atender refugiados sírios

Fábio Arantes/Secom
Refugiados puderam tirar Carteira de Trabalho e administrar vacinas
Ação ocorrida neste sábado (31) ofereceu serviços nas áreas da Saúde e do Trabalho
 
A Prefeitura de São Paulo realizou na tarde deste sábado (31) um mutirão para o atendimento de refugiados sírios que vivem na capital paulista. De acordo com informações da administração municipal, foram oferecidos serviços das áreas da Saúde e do Trabalho.

A iniciativa ocorreu na Mesquita do Pari, no centro da cidade e os imigrantes puderam realizar exames para a detecção de DSTs, tiveram orientações de saúde bucal, administração de vacinas, além de serviços para a emissão do cartão do Sistema Único de Saúde e também da carteira de trabalho.  
 
De acordo com Heloisa Ielo, voluntária brasileira convertida ao islamismo há alguns anos, a maioria dos estrangeiros chegam ao Brasil sem perspectiva.

— Nosso papel é tentar minimizar o sofrimento dessas pessoas, testemunhas de uma guerra civil violentíssima. 
 
Ainda segundo Heloisa, vivem hoje em São Paulo cerca de 700 sírios, dos quais 270 são cadastrados na Mesquita do Pari, que realiza um trabalho de acolhimento e orientação dessas pessoas pela cidade. Grande parte dos refugiados chegaram no país nos últimos 12 meses, em busca de condições melhores de vida. Desde 2011, a Síria enfrenta uma guerra civil.  
 
Entre os profissionais sírios que chegam na cidade, há médicos, engenheiros, designers, publicitários, pedreiros e mecânicos. Apesar da qualificação, eles têm dificuldades de arranjar um emprego formal pela inexistência de uma carteira de trabalho e pela baixa fluência na língua portuguesa. Para sobreviver, muitos acabam aceitando trabalhos temporários como auxiliares no comércio tocado pela comunidade árabe na cidade, reunida, em grande parte, no centro.   

R7

Salmão pode não ser tão saudável como se pensa

Foto: Reprodução
À esquerda, posta de salmão de cativeiro; à direita,
de salmão selvagem
O salmão do mar, ou selvagem, como é mais conhecido, é um excelente alimento
 
O alto consumo desse peixe, porém, o tornou valorizado e com um preço não muito acessível.
 
Surgiu então o salmão de cativeiro, que nada tem a ver com o salmão selvagem. Este - o do mar - é o verdadeiro salmão.
 
Sua carne é naturalmente laranja, graças a uma dieta à base, dentre outras coisas, de camarão e krill, um rico nutriente das águas geladas.
 
Este peixe representa infelizmente apenas 5% de todo o salmão vendido nos Estados Unidos e chega ao Brasil em quantidades irrisórias e, por isso, é um caríssimo para a maior parte da população.
 
A imensa maioria do salmão comercializado no Brasil tem como origem viveiros produtores do Chile, Canadá, Estados Unidos e norte da Europa.
 
Este salmão - de cativeiro - não tem as mesmas qualidades nutricionais do salmão selvagem.
 
Por outras palavras, nutrientes como ômega 3, vitaminas A, D, E e do complexo B, magnésio, ferro, presentes em abundância no salmão selvagem, podem não presentes nos peixes criados em cativeiros e vendidos nos supermercados por preços tão acessíveis.
 
É importante saber que o salmão natural se alimenta de fontes de ômega 3, como algas oceânicas e fitoplânctons.
 
Assim, ele converte e armazena esse ômega 3 em sua carne.
 
Já o salmão de cativeiro é alimentado com ração, que pode ou não conter ômega 3 em sua composição.
 
Dependerá da "boa vontade" do produtor.
 
O peixe de cativeiro tem uma cor que vai do cinza ao bege claro, talvez no máximo um rosinha pálido. Ele fica depois com um laranja vivo graças ao uso de corantes.
 
A astaxantina e a cantaxantina, responsáveis pela cor do salmão do mar, são nutrientes naturais presentes em algas.
 
No caso do peixe de cativeiro, os produtores costumam usar astaxantina e cantaxantina sintéticas, derivadas do petróleo.
 
A astaxantina e a cantaxantina sintéticas também são usadas na ração de galinhas, dando um tom mais alaranjado às gemas de algumas marcas de ovos “tipo caipira”.
 
Em grandes quantidades, segundo especialistas, podem causar problemas de visão e alergias. E estudos mais recentes apontam a astaxantina sintética como tóxica e cancerígena.
 
Uma informação interessante é que 100 gramas de salmão com corante equivalem em toxinas a um ano consumindo enlatados.
 
Para piorar a situação, muitas vezes os ambientes onde são criados têm higiene duvidosa, levando os peixes a receber altas doses de antibióticos e sua alimentação é muito gordurosa, à base de farinha e azeite de peixe.
 
Principais diferenças
 
Salmão Selvagem:
- Custa o dobro, mas suas principais diferenças estão na qualidade e nos benefícios.
 
- Come crustáceos coloridos e, por isso, a cor rosa-suave.
 
- Possui grandes quantidades de ômega 3.
 
- Sua textura é macia e aveludada, como todo peixe gordo, e desmancha na boca.
 
Salmão de cativeiro:
- Come ração e os corantes sintéticos dão cor à carne, normalmente bastante alaranjada.
 
- Menor quantidade de gorduras boas, grande quantidade de gorduras saturadas.
 
- Textura de peixe: normalmente muito macio à mordida.
 
A Cura Pela Natureza

Mutação genética aumenta risco de desenvolvimento de câncer de pulmão

Foto: Reprodução
Câncer de Pulmão
Uma mutação genética aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão, especialmente em pessoas fumantes, que podem ter até 25% mais chances de adoecer se forem portadoras desse gene, informa neste domingo a revista "Nature Genetics". Um em cada quatro fumantes com essa mutação genética, que é encontrada em 2% da população, desenvolverá este tipo de câncer, de acordo com o resultado do estudo divulgado hoje
 
O gene defeituoso, conhecido como BRCA2, já foi vinculado aos cânceres de mama e ovário, mas os especialistas descobriram que uma mutação específica do gene dobra a probabilidade de desenvolver câncer de pulmão.
 
Uma quarta parte dos fumantes, que em geral têm 13% a mais de risco de padecer de câncer de pulmão no transcurso de sua vida, desenvolverá a doença se for portadora da mutação, predizem os especialistas.
 
"Nossos resultados demonstram que alguns fumantes com mutações de BRCA2 têm um enorme risco de padecer de câncer de pulmão, ao redor de 25% no transcurso de sua vida", declara o diretor do estudo, Richard Houlston, do Instituto de Pesquisa sobre o Câncer de Londres. Houlston lembra que "o câncer de pulmão mata mais de um milhão de pessoas por ano no mundo e é, de longe, o câncer mais mortal no Reino Unido".
 
"Sabemos que o melhor que se pode fazer para reduzir a mortalidade é persuadir as pessoas para que não fumem e nossos novos descobrimentos deixam claro que isto é ainda mais crítico no caso de pessoas com um risco genético subjacente", acrescenta. Para seu estudo, os cientistas analisaram o DNA de 17 mil europeus com e sem câncer de pulmão, buscando diferenças que pudessem se relacionar com a doença.
 
Os especialistas detectaram uma alteração específica no código genético do BRCA2 conhecida como c.9976T, com um forte associação com o câncer de pulmão. Esta alteração prevalecia especialmente em pacientes com o tipo de câncer de pulmão mais corrente, o de células escamosas, que também mostrou uma relação, embora mais frágil, com outro gene defeituoso, chamado CHEK2.
 
Os resultados deste estudo abrem a possibilidade de realizar tratamentos personalizados para pessoas com câncer de pulmão que tenham essas mutações genéticas, assinala "Nature Genetics".
 
O BRCA2 é um gene supressor de tumores envolvido na reparação do DNA danificado e, quando deixa de funcionar adequadamente, o câncer tem mais possibilidades de se desenvolver.
 
Embora costume se associar a vários cânceres que relacionados às mulheres, o BRCA2 defeituoso também pode aumentar em até 25 % o risco de tumores de próstata nos homens.
 
Efe / R7

Após passar por 30 consultas e receber 3 diagnósticos errados, jovem morre de câncer

Foto: Reprodução
Jeanninne Harvey, morreu poucos meses após receber o diagnóstico correto
 
Jeannine Harvey, de 33 anos, foi vítima de uma sucessão de erros médicos. Reclamando de dores na região da barriga, ela procurou seu clínico geral e mais três outros médicos para saber o que havia de errado. 

Após 30 consultas e vários diagnósticos de hérnia de disco, ligamento estirado e "dor psicológica", os médicos descobriram que Jeannine tinha um tumor no útero. Cerca de oito meses após o diagnóstico, a jovem morreu. As informações são do site DailyMail.
 
Em dezembro de 2012, Jeannine sentiu as dores na barriga pela primeira vez.  Após uma ultrassonografia realizada por seu clínico geral, foi detectada uma massa de quatro centímetros de largura na região pélvica. 

Porém, seis semanas mais tarde, uma laparoscopia foi realizada e os médicos afirmaram que a massa havia desaparecido. Aliviada, a jovem recebeu alta e voltou para casa.
 
Dias mais tarde, ainda com dores, ela foi levada a um terceiro médico, que, após examiná-la, disse que Jeannine estava com um ligamento rompido. Em março, ao retornar ao hospital, uma ressonância magnética fez com que os médicos a diagnosticassem com hérnia de disco. De acordo com a irmã de Jeannine, Donavan, os médicos passaram a desconfiar das dores da irmã. 

― Os médicos chegaram a dizer que minha irmã estava muito nervosa e que isso era o que estava causando sua dor.

Donavan afirma que, quando sua irmã finalmente foi diagnosticada com câncer, seu estado de saúde estava muito fragilizado. Segundo ela, no momento em que sua irmã começou o tratamento, o tumor estava com oito centímetros e havia acabado de entrar em metástase. Dez dias depois, ela morreu.
 
Indignados, os familiares entraram com vários processos contra os médicos que trataram Jeannine. A juíza decretou que os médicos e os hospitais eram culpados pela morte da jovem.

Segundo Donavan, a história de Jeannine tem que ser passada adiante para que erros como os que aconteceram em seu caso nunca mais se repitam.

― Sofremos muito com a situação da minha irmã e prometemos que íamos fazer de tudo para que nunca ninguém sofra o mesmo.
 
Daily Mail / R7

Prefeitura de Teodoro Sampaio - SP abre concurso público

A Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio, Estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 002/2014, destinado ao provimento de 11 vagas para contratações imediatas, voltadas para profissionais de nível superior, por salários de até R$ 9.009,71 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As vagas são para os empregos de Assistente Social, Médico, Médico do Trabalho, Médico Ginecologista Obstetra, Médico Pediatra e Professor de Educação Física.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br até 17 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 50,00 e R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas provavelmente em 20 de julho de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso público será de dois  anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Louveira - SP prorroga inscrições de teste seletivo

A Prefeitura de Louveira, no estado de São Paulo, através da Secretaria de Administração e da Secretaria de Saúde, abriu edital de processo seletivo nº 01/2014, destinado a contratação de 05 Médicos Ginecologista Obstetra, 05 Médicos Clínico Geral e 06 Auxiliares de Saúde Bucal.

A remuneração dos aprovados é de R$ 1.723,00 ou R$ 6.169,00, conforme o cargo escolhido e jornada desempenhada, que pode ser de 20h ou 40 horas semanais.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas até 05 de junho de 2014, mediante o preenchimento do formulário disponível no site www.louveira.sp.gov.br/processoseletivo e comparecimento na Secretaria de Administração, situada na Rua Catharina Calssavara Caldana, nº 451, Bairro do Leitão. O horário de atendimento ocorre das 9h às 16h, em dias úteis. As taxas variam de R$ 20,00 ou R$ 50,00 de acordo com a função escolhida.

Os inscritos serão submetidos à prova escrita, composta por 20 questões de múltipla escolha, que será realizada provavelmente em 09 de junho de 2014, na CEIL (Centro Educacional Integrado de Louveira) Professora Aparecida Eufrásia Guisalberte Yembo – sito na Estrada Miguel Bossi, nº 370 – Capivari, Louveira/SP, sendo o período máximo de aplicação de prova igual a duas horas.

Os resultados finais de classificação serão publicados no site e em jornal de circulação regional no dia 16 de junho de 2014, devendo os cinco primeiros classificados de cada cargo, se apresentarem até o dia 18 de junho de 2014 para contratação imediata, na Secretaria Municipal de Administração de Louveira, SP - Divisão de Pessoal, a partir das 9h até às 16h.

Concurso Prefeitura de Icatu - MA

A Prefeitura de Icatu, no estado do Maranhão, abriu edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de preencher 201 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 1.600,00 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais. O concurso será executado por meio do Instituto Coelho Neto.
 
As oportunidades são para os empregos de Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Técnico de Enfermagem, Técnico Agrícola, Químico, Médico – Clínico Geral, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Dentista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Professor.

As inscrições estarão abertas no período de 02 a 13 de junho de 2014 (exceto sábado, domingo e feriado), no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h de segunda a sexta-feira, na Casa do Conselho de Icatu, situada na Rua Coronel Cortes Maciel. nº01, Centro , Icatu/MA, CEP: 650170-000. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 80,00 de acordo com a função escolhida.

As provas do concurso público serão realizadas no Município de Icatú, com data prevista para os dias 05 e 06 de julho de 2014. A divulgação dos locais e horários das provas será feita em 20 de junho de 2014, através de avisos, afixados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Icatu e no site: www.institutocoelhoneto.org.br. O gabarito será divulgado na data prevista de 08 de julho de 2014.

O concurso terá o prazo de validade de dois anos, a partir da data da homologação do Resultado Final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Município de Icatu – MA.

Concurso Prefeitura de Itapeva - SP

A Prefeitura Municipal de Itapeva, no estado de São Paulo, através da empresa Cetro Concursos, publicou edital de concurso público n° 01/2014, com o objetivo de preencher 776 vagas de trabalho, sendo 121 para contratações imediatas e 655 para cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$  784,06 a R$ 2.925,09, em carga horária de 10 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de Coletor, Pedreiro, Tratorista, Motorista, Agente Controle de Vetores, Agente de Transito, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Odontologia, Desenhista Auto CAD, Educador Social, Fiscal de Transito, Fiscal Municipal de Postura (Fiscal Municipal), Fiscal Sanitário, Oficial de Administração e demais cargos.

Somente será admitida inscrição via internet, no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), no período 02 a 23 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 60,00 de acordo com a função escolhida.

As Provas serão realizadas na cidade de Itapeva/SP, em locais e horários a serem comunicados oportunamente, por meio de Edital de Convocação a ser publicado na Imprensa Oficial do Município de Itapeva e nos endereços eletrônicos da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br) e da Prefeitura de Itapeva (www.itapeva.sp.gov.br) observado o horário oficial de Brasília/DF.

Os gabaritos da Prova Objetiva, considerados como corretos, serão divulgados no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), na data prevista de 21 de julho de 2014.

O concurso público destina-se ao provimento do quantitativo de vagas, nos cargos públicos atualmente vagos e dos que vagarem, dentro do prazo de validade de dois anos, prorrogável uma única vez, por igual período, a contar da data da homologação do resultado final a critério da Prefeitura Municipal de Itapeva.

Prefeitura de Meleiro - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Meleiro, no estado de Santa Catarina, lançou o edital nº 001/2014 de processo seletivo, com o intuito de preencher 26 vagas de caráter temporário para atuação na Secretaria Municipal de Saúde. As vagas são para profissionais de níveis fundamental e médio, por carga horária de 40 horas semanal e salários que podem chegar a R$ 1.064,18.

O cargos oferecidos são para Agente Comunitário de Saúde, Motorista/Socorrista do SAMU e Técnico em Enfermagem do SAMU.

Os candidatos podem realizar a sua pré-inscrição via internet, no período de 07 a 16 de junho de 2014, pelo site: www.processosseletivos.com.br/meleiro, devendo validar a sua inscrição no Processo Seletivo nos dias 17 e 18 junho de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua José Mezari, s/n, Centro, município de Meleiro/SC, com os seguintes documentos: Formulário de pré-inscrição impresso; CPF e Carteira de Identidade ou CNH (original e cópia); Comprovante de residência (Original e Cópia).

A realização das provas está prevista para 13 de julho de 2014, na Escola de Educação Básica Municipal Inês Tonelli Nápole, situada na Rua Coronel Vital Ramos, n° 20, centro, no município de Meleiro/SC.

A data prevista para a divulgação preliminar dos resultados das provas é dia  23 de julho de 2014. Com a Publicação final dos resultados provavelmente dia 31 de julho de 2014 nos sites www.processosseletivos.com.br/meleirowww.meleiro.sc.gov.br.

O processo seletivo terá a validade de 01 ano, a contar de sua homologação, permitida sua prorrogação, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Santa Clara d`Oeste - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Santa Clara d'Oeste, no estado de São Paulo, através da empresa Ápice Concursos Públicos Ltda, divulgou o edital resumido nº 001/2014 de processo seletivo para provimento de 6 vagas de trabalho distribuídas em cargos de níveis fundamental e superior, com carga horária de 20 a 40 horas semanais e salários que variam de R$ 724,00 a R$ 1.223,75.

As vagas disponíveis são para Monitor de Transporte Escolar, Médico Veterinário, Professor de Educação Física e Psicólogo.

As inscrições podem ser realizadas no período de 02 a 15 de junho de 2014, através do site www.apiceconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 70,00.

Os locais e horários das provas do processo seletivo serão divulgados posteriormente no site www.apiceconcursos.com.br.

O processo seletivo será valido por  01 ano, contado da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de Santa Clara D’Oeste, uma única vez e por igual período.

Prefeitura de Apiacás - MT abre vagas em seletivo

A Prefeitura do município mato-grossense de Apiacás divulgou edital de processo seletivo nº. 003/2014, destinado à admissão de 47 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 11.395,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Para os candidatos portador de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas, desde que as atribuições do cargo pretendido sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.
 
Cargos: Apoio Administrativo Educacional, Vigia, Fiscal de Tributos, Serviços Gerais, Trabalhador Braçal, Pedreiro, Motorista, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dental, Auxiliar de Laboratório, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Médico Clínico Geral.
 
A inscrição será realizada somente presencial na Prefeitura de Apiacás, no Departamento de Tributação e Fiscalização, situado na Avenida Brasil, n° 1059, Bairro Bom Jesus, Apiacás – MT, de 02 a 13 de junho de 2014, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h de segunda à sexta-feira. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A prova objetiva está prevista para 22 de junho de 2014, das 08h às 11h, na Escola Municipal Centro de Promoção Educacional, situada na Avenida Brasil nº 1331, Bairro Bom Jesus, em Apiacás/MT.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério da administração.
 
O edital foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso,de 30 de maio de 2014, pág. 284 a 296.

Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT abre processo seletivo

No Estado do Mato Grosso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde publicou edital nº. 01/2014 de processo seletivo para provimento de cargos vagos nas Secretarias Municipais (Cidadania e Habitação; Esporte e Lazer; Cultura e Turismo; Saúde; e Infraestrutura e Obras). O certame visa preencher 58 vagas de níveis médio e superior, por salários de até R$ 10.828,95, para carga horária de 20, 30 e 40h semanais.
 
Cargos
Professor de Pedagogia, Psicólogo, Instrutor de Dança (Ballet, Jazz, Hip Hop e Salão), Instrutor (Teatro, Artes Circenses, Instrumentista (Violão, Flauta Doce, Saxofone, Teclado, Bateria/Percussão e Fanfarra), Desenho/Pintura, Canto Coral e Capoeira), Orientador (a) de Atividade Física, Médico e Engenheiro Eletricista.
 
A inscrição será gratuita e deverá ser efetuada no Paço Municipal, situado na Av. América do Sul, nº 2500-S, Parque dos Buritis, nos dias, 13, 16, 17, 18, 19, 23 e 24 de junho de 2014, das 08h às 11h e das 13h às 16h.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 29 de junho de 2014, no horário das 8h às 11h, na Escola Municipal Olavo Bilac, situada à rua Corbélia nº 2103 S, Bairro Jardim das Palmeiras, Lucas do Rio Verde. A prova prática será realizada na mesma data da prova objetiva, a partir das 13h na sala de Dança (Ballet), localizada no Parque Cultural, Rua Umuarama, s/n, Bairro Menino Deus, para todos os candidatos inscritos.
 
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no site www.lucasdorioverde.mt.gov.br, na sede da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, situada na Av. América do Sul, nº 2500-S, Parque dos Buritis, no primeiro dia útil após a realização da prova.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 30 de maio de 2014, pág. 337 a 342.

Concurso FUNSAU - MS

Foi divulgado o edital (nº 01/2014) de concurso público de provas e títulos - SAD/FUNSAU/2014, para provimento de cargos efetivos da Carreira Gestão de Serviços Hospitalares do Quadro Permanente de Pessoal da Fundação Serviços de Saúde do Mato Grosso do Sul. O certame tem a finalidade de preencher 200 vagas imediatas e formar cadastro de reserva em vários cargos de ensino fundamental, médio e superior na área da saúde do estado.
 
Os salários oferecidos pela administração variam de acordo com o cargo e a jornada de trabalho, entre R$ 817,44 e R$ 2.107,52, mais abono e adicional de função.

Cargos
Para candidatos de nível superior, as oportunidades são para as funções de Assistente Social (4), Farmacêutico (2), Farmacêutico/Bioquímico (2), Físico/Médico (1), Fonoaudiólogo (4), Gestor de Serviços Hospitalares (4), Nutricionista (2), Psicólogo (2), Terapeuta Ocupacional (2), e Médico Anestesista (30), Cardiologista (2), Pediátrico (1), Coloproctologista (1), Cirurgião Cabeça e Pescoço (1), Cirurgião Geral (2), Cirurgião Pediátrico (2), Cirurgião Torácico (1), Endoscopista (1), Geneticista (1), Ginecologista e Obstetra (3), Hematologista (1), Infectologista Pediátrico (1), Intensivista Adulto (3), Intensivista Pediátrico (2), Medicina de Urgência (10), Nefrologista (1), Nefrologista Pediátrico (1), Neonatologista (2), Neurologista (1), Neurologista Pediátrico (1), Oftalmologista (1), Cancerologista Clínico (1), Cancerologista Pediátrico (1), Pediatra (2), Pneumologista (1), Pneumologista Pediátrico (1), Psiquiatra (1), Radiologista (1) e Radioterapeuta (1).

Quem possui formação de nível médio/técnico, os empregos são para Agente Condutor de Veículos (2), Agente de Farmácia (10), Agente de Laboratório (1), Agente de Nutrição (2), Agente de Recepção (6), Agente de Serviços Hospitalares (10), Lactarista (2), Operador de Caldeira (1), Técnico de Enfermagem (8), Técnico de Equipamento Médico/Hospitalar (2), Técnico de Laboratório (4), Técnico de Nutrição (2), Técnico de Programação (1), Técnico de Radiologia (6), Técnico de Radioterapia (3), Técnico de Segurança do Trabalho (2) e Telefonista (1).

Já para o nível fundamental completo, as chances são de Auxiliar de Copa (10), Auxiliar de Cozinha (5), Auxiliar de Lavanderia Hospitalar (10), Auxiliar de Manutenção (2), Auxiliar de Serviços Hospitalares (6), Eletricista (1) e Cozinheiro (2).

Inscrições
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via “Internet”, no período de 09 a 26 de junho de 2014, por meio do site www.concurso.ms.gov.br.

Taxas
- R$ 57,12, para candidatos a cargo com exigibilidade de curso de Ensino Fundamental;
- R$ 95,20, para candidatos a cargo com exigibilidade de curso de Ensino Médio;
- R$ 152,32, para candidatos a cargo com exigibilidade de curso de Ensino Superior.

Provas
O concurso público de Provas e Títulos - SAD/FUNSAU/2014 constará das seguintes
fases:

- 1ª Fase - Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

-2ª Fase - Prova de Títulos, de caráter classificatório, para cargos com exigibilidade de Curso de Ensino Superior.

A prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá a duração de 4 horas e será realizada em Campo Grande/MS em data, horário e endereço a serem divulgados oportunamente, através de edital específico no Diário Oficial do Estado - DOE, no endereço www.imprensaoficial.ms.gov.br e disponibilizado, via Internet, no site
www.concurso.ms.gov.br.

Validade
O concurso público - SAD/FUNSAU/2014 terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do Edital de Homologação no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Boa Vista - RR tem inscrições reabertas

A Prefeitura de Boa Vista, no estado de Roraima, anunciou a realização de concurso público, por meio do edital 01/2014. São ofertadas 961 vagas para os cargos de Técnico Municipal (Assistente Social e Cuidador), Guarda Civil Municipal e Professor da Educação Básica - Classe II (Arte Educador e Educação Física). A remuneração pode chegar a R$ 1.721,38 por jornada de 25 a 40 horas semanais.
 
O concurso será executado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB, podendo ser realizadas no site www.funcab.org, até 07 de julho de 2014. As taxas são de R$ 63 e R$ 77.
 
A prova objetiva foi remarcada e ocorrerá provavelmente em 20 de julho de 2014, em locais e horários que serão informados futuramente. Já os gabaritos preliminares serão publicados a partir das 12 horas do dia 22 de julho e o resultado final da prova será disponibilizado no dia 11 de agosto de 2014.
 
O prazo de validade é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

SEAP - DF abre concurso para Auxiliar Operacional

A Secretaria de Estado de Administração Pública do Distrito Federal (SEAP-DF) divulgou o edital nº 01 – SEAP/SES-AOSD, com o propósito de prover vagas para o cargo de Auxiliar Operacional de Serviços Diretos (AOSD, nível fundamental), no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde. O certame está sendo organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).
 
Serão preenchidas 160 vagas de provimento imediato e 240 vagas para formação de cadastro de reserva no cargo, que faz parte da Carreira Assistência Pública à Saúde do Distrito Federal. As áreas de atuação/especialidades com demanda de vagas são: Anatomia Patológica, Ortopedia e Gesso, Farmácia e Patologia Clínica. A remuneração inicial oferecida é de R$ 1.697,25, para o desempenho em jornada de 30 horas semanais.
 
Inscrição e Provas
A inscrição custará R$ 34,00 e poderá ser feita exclusivamente pelo endereço do IADES (http://www.iades.com.br) em períodos diferenciados:
 
Para concorrer às especialidades AOSD Anatomia Patológica e Ortopedia e Gesso, as inscrições vão de 16 de junho e 13 de agosto de 2014;
 
No período entre 16 de junho e 28 de agosto de 2014, ocorrerão as inscrições para especialidades AOSD Farmácia (código 303) e Patologia Clínica.
 
Os candidatos serão selecionados por meio da aplicação de provas objetivas, a serem realizadas no Distrito Federal. Essas provas serão aplicadas na data provável de 28 de setembro de 2014, para a área de Anatomia Patológica e Ortopedia e Gesso e no dia 12 de outubro de 2014 para as especialidades de Farmácia e Patologia Clínica.
 
Os locais, datas e horários definitivos de aplicação das provas objetivas serão divulgados pelo IADES a partir de 18 de setembro e 2 de outubro de 2014, a depender da especialidade.
 

SARH - RS abre concurso público com 240 vagas

A Secretaria Estadual da Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (SARH/RS) publicou o edital n° 01/2014 de abertura de concurso público, através de provas seletivas de caráter competitivo, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos - FDRH. O certame vai selecionar candidatos para 240 vagas, sob o regime estatutário, além da formação de cadastro reserva. As oportunidades são para níveis médio, técnico e superior.
 
Os salários variam entre R$ 962,81 e R$ 3.209,54 (mais gratificações e benefícios). Serão reservadas 10% das vagas para pessoas com deficiência e 16% para os candidatos negros e pardos.

As vagas são para Analista de Sistemas, Arquivista, Assessor Administrativo (Administração, Contabilidade, Direito, Economia, Gestão Pública, Assistente Social, Biólogo), Engenheiro (Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Minas, Engenharia da Produção, Engenharia do Trabalho, Engenharia Rodoviária), Historiógrafo, Jornalista, Médico (Cardiologia, Clínica Geral, Dermatologia, Ginecologia, Infectologia, Medicina do Trabalho, Oftalmotorrinolaringologia: Oftalmologista, Oftalmotorrinolaringologia: Otorrinolaringologista, Oncologia, Ortopedia, Pneumologia, Reumatologia, Traumatologia, Médico de Perícia e Análise – Área Clínica Geral, Médico de Perícia e Análise – Área Psiquiatria), Psicólogo, Sociólogo, Técnico Ambiental (Biologia, Ecologia, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Geologia, Geoprocessamento, Gestor Ambiental, Hidrologia, Meteorologia), Medicina Veterinária, Técnico em Turismo, Tradutor Intérprete, Técnico Agrícola, Guarda Parque, Técnico em Segurança do Trabalho.

As inscrições serão realizadas entre 16 de junho e 18h de 15 de julho de 2014, por meio do site www.fdrh.rs.gov.br. As taxas são de R$ 63,69 (nível médio e técnico) e R$ 145,21 (nível superior).

As provas serão realizadas na cidade de Porto Alegre, em local, data e horário a serem fixados em edital, no prazo mínimo de 08 (oito) dias de antecedência da data das provas, as quais terão duração de 4 horas. Não serão encaminhados informativos individuais sobre o local, data e horário das provas aos candidatos.

O prazo de validade para o aproveitamento dos candidatos aprovados será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação dos resultados finais destes Concursos Públicos no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, podendo ser prorrogados, por igual período, a critério da SARH.

Concurso da Prefeitura de Osasco - SP

A Prefeitura de Osasco, no Estado de São Paulo, divulgou os aguardados editais para realização de grande concurso público que se destina ao preenchimento de 3.215 vagas em quatro áreas da rede municipal, as quais são: Administrativo, Educação, Saúde e Segurança. O certame está sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas e há vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários podem variar de R$ 767,42 a R$ 4.738,38.
 
Cargos por edital
 
Edital 01/2014 - serão ocupadas 1.224 no setor Administrativo assim distribuídas: 90 vagas para os cargos de Analista de Recursos Humanos, Bibliotecário, Fiscal Tributário – 1ª Classe (especialidades), Assistente Social, Psicólogo e Nutricionista (Nível Superior); 320 vagas para os cargos de Agente de Trânsito, Agente Fiscal – 1ª Classe, Atendente e Oficial Administrativo (Nível Médio Completo); 15 vagas para o cargo de Agente Funerário (Nível Médio Incompleto); 155 vagas para os cargos de Motorista de Transportes Leves, Motorista de Transportes Pesados e Motorista de Funerária (Nível Fundamental Completo); 644 vagas para os cargos de Ajudante Geral, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Copa e Cozinha, Coveiro, Cozinheiro, Jardineiro, Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Marceneiro, Pedreiro, Pintor e Serralheiro (Nível Fundamental
Incompleto).
 
Edital 02/2014 - 1.018 vagas na Educação, sendo 250 para Professor de Educação Básica I (PEB I), 108 para Professor de Educação Básica II (PEB II), 440 para Professor de Desenvolvimento Infantil I (PDI I), 100 para Inspetor de Alunos e 120 vagas para Oficial de Escola.
 
Edital 03/2014 - 753 vagas na Saúde, sendo 95 para os cargos de Médico Diarista (diversas especialidades), 120 para Médico Plantonista (várias especialidades), 188 para Enfermeiro (especialidades), Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional (Nível Superior), 300 vagas para o cargo de Técnico de Técnico de Enfermagem (Nível Médio) e 50 para o cargo de Motorista de Ambulância (Nível Fundamental).
 
Edital 04/2014 - serão preenchidas 220 vagas na Segurança, sendo 100 para Guarda Civil Municipal – 3ª Classe (Masculino), 50 para Guarda Civil Municipal – 3ª Classe (Feminino) (Nível Médio Completo), 70 vagas para os cargos de Vigia – 1ª Classe (Masculino) e Vigia – 1ª Classe (Feminino) e 10 vagas de Agente de Defesa Civil – 1ª Classe (Nível Fundamental Completo).
 
Inscrições
Os interessados devem acessar a página da FGV (www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/prefeituradeosasco) entre 03 de junho e 07 de julho de 2014, mediante o pagamento de taxas de inscrição que variam de R$ 35 a R$ 60. Aqueles candidatos que se enquadrarem nos critérios de renda dispostos no edital, poderão solicitar isenção do pagamento dessa taxa.
 
Seleção
A seleção dos candidatos dar-se-á por meio de Prova Escrita Objetiva (todos) e demais fases, a depender do cargo pretendido (Prova Prática, Avaliação de Títulos, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social e Exame Médico Pré-Admissional).
 
As Provas Objetivas estão previstas para os dias 31 de agosto e 14 de setembro de 2014, a depender do cargo pretendido.
 
Confira as outras datas dos eventos e todos os detalhes do certame nos editais completos, acessíveis pelo link: www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/prefeituradeosasco.

Concurso Saúde DF: Edital e Inscrição

A Secretaria Estadual de Administração Pública do Distrito Federal publicou o edital de concurso público nº 01/2014 – SEAP/SES-NM para contratação de Técnicos em Saúde da Carreira Assistência Pública à Saúde do Distrito Federal. São 2.879 vagas disponíveis para a função, sendo 1.152 para contratações imediatas e 1.727 para formação de cadastro de reserva.
 
Desse total de oportunidades, 20% são para portadores de deficiência.
 
Vagas
Os interessados podem ter as seguintes formações para assumir uma das vagas: Técnico em Higiene Dental, Técnico em Nutrição;  Técnico Administrativo, Técnico em Laboratório (Anatomia Patológica, Histocompatibilidade e Patologia Clínica), Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia.
 
A jornada de trabalho dos contratados será de 24 ou 30 horas semanais, por salário de R$ 1.728,25.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas de 16 de junho até às 22h de 30 de julho de 2014, pelo site da organizadora do certame, no http://www.iades.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 36. O prazo de quitação dessa taxa é até 05 de agosto de 2014.
 
Avaliação
Os inscritos serão selecionados por meio de Prova Objetiva, a ser aplicada provavelmente em 14 de setembro de 2014, pela manhã ou tarde, a depender da vaga disputada pelo candidato.
 
Em 04 de setembro de 2014, os candidatos serão informados pelo http://www.iades.com.br sobre local e horário da Prova. Nesse mesmo portal eletrônico também será comunicado o resultado final.
 
Validade
Com dois anos será esgotado o prazo de validade do certame, tendo possibilidades de prorrogação por mais dois anos.

Concurso SES - DF 2014

Lançado concurso público da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SEAP-DF), sob o edital de nº 01 - SEAP/SES-NS, de 28 de maio de 2014, para o provimento de vagas aos cargos de Médico, Cirurgião-Dentista, Especialista em Saúde e Enfermeiro das Carreiras: Médica, Cirurgião-Dentista, Assistência Pública à Saúde do Distrito Federal e Enfermeiro.

São 3.055 oportunidades, sendo 1.222 para vagas imediatas e 1.833 para cadastro de reserva, com remuneração que pode chegar até R$ 10.814,50, em jornadas de 20 ou 40 horas semanais, conforme a função.

O certame está sob a organização do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, no período entre 8h de 16 de junho até 22h de 23 de julho de 2014. O valor da taxa de inscrição é de R$ 42,00.

A data provável de aplicação da Prova Objetiva será 07 de setembro de 2014, pela manhã ou a tarde, a depender do cargo almejado pelo inscrito. Os locais, datas e horários de aplicação das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, na data provável de 28 de agosto de 2014

O resultado final no concurso público será homologado pelo Secretário de Estado de Administração Pública do Distrito Federal, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal e divulgado
na internet, no endereço eletrônico http://www.iades.com.br.

Unidades para lotação: Coordenação Geral de Saúde: da Asa Norte; da Asa Sul; da Ceilândia; de Brazlândia; de Planaltina; de Samambaia; de Santa Maria; de São Sebastião; de Sobradinho; de Taguatinga; do Gama; do Guará; do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo e Park Way; do Paranoá; e do Recanto das Emas.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Nova Fátima - PR

Com objetivo de ocupar 52 vagas em cargos que englobam todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Nova Fátima, no Estado do Paraná, anuncia a abertura do edital nº 001/2014 de concurso público. Os salários vão de R$ 758,24 a R$ 5.230,44, por jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
De acordo com a publicação, o certame dispõe de vagas para os postos de Agente de obras e construção, Agente de combate a endemias, Técnico em Higiene Dental (Saúde Bucal), Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Odontólogo, Médico, Psicólogo, Professor de Educação Física, Professor de Artes e Fiscal de Tributos Municipais.
 
A inscrição deverá ser efetuada somente pela Internet, no endereço eletrônico www.funtefcp.com.br, das 08h de 02 de junho até  30 de junho de 2014.
 
Caso o/a candidato/a não possua acesso à Internet, a Prefeitura disponibilizará computador para o acesso, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h, nos dias úteis, no mesmo período acima citado, no próprio prédio da Prefeitura, à Rua Dr. Aloysio de Barros Tostes, 420, Nova Fátima - PR.
 
A taxa de inscrição é de R$ 40,00, R$ 50,00, R$ 70,00 e R$ 100,00, conforme o cargo escolhido.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prova de títulos e prova prática.
 
A prova objetiva escrita, para todos os cargos, será realizada na data prevista de 03 de agosto de 2014, no Município de Nova Fátima/PR, em locais e horários divulgados através de edital específico e na ficha de confirmação de inscrição.
 
O concurso será válido por dois anos, prorrogável uma única vez, por igual período.

Processo Seletivo Prefeitura de Serra Talhada – PE

O Diário Oficial da União de 28 de maio de 2014 publicou o extrato de edital nº 2/2014 de Processo Seletivo, para avisar sobre a necessidade de futuras contratações para profissionais que atuem na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
 
O extrato apenas adianta que o período de inscrições será de 03 a 17 de junho de 2014, salientando que informações como cargos, salário, jornada de trabalho e formas de seleção, serão comunicadas futuramente no site www.serratalhada.pe.gov.br,  na sede da Prefeitura de Serra Talhada e na Câmara de Vereadores.
 
O extrato consta no Diário Oficial da União, edição de 28 de maio de 2014, página 258.     

Prefeitura de Nova Aliança do Ivaí – PR abre seletivo

A Prefeitura de Nova Aliança do Ivaí, no estado do Paraná, está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo regido pelo edital nº 01/2014, objetivando a contratação de 02 Agentes Comunitários de Saúde (ensino fundamental), por salário de R$ 950 em jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Interessados podem se inscrever pelo site da organizadora do seletivo, endereçada no www.fundacaofafipa.org.br, pelo período de 02 até 27 de junho de 2014. A taxa de participação é de R$ 20.
 
A seleção se dará em uma única fase, composta por Prova Objetiva, que será realizada no município de Nova Aliança do Ivaí, no Paraná, na provável data de 20 de julho de 2014. O local e horário da avaliação serão informados em www.fundacaofafipa.org.br.
 
Será esgotado em dois anos o prazo de validade do certame, podendo passar por outra prorrogação de no máximo mais dois anos.

Seletivo Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Junqueirópolis – SP

Com vagas abertas para contratações imediatas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Junqueirópolis, no estado de São Paulo, publicou o edital de Processo Seletivo nº 002/2014.
 
As oportunidades são para as funções de Faxineiro, Fisioterapeuta, Motorista e Psicólogo, por salários entre R$ 835 e R$ 1.831,98 em jornadas de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições só podem ser feitas pela internet, pelo site www.consesp.com.br, até 15 de junho de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 20 ou R$ 40, conforme grau de instrução do candidato.
 
A seleção será realizada exclusivamente por meio de Prova Objetiva, a qual será aplicada provavelmente em 29 de junho de 2014, às 9h, em locais a serem informados futuramente no www.consesp.com.br.
 
A validade do seletivo será de um ano, com possibilidades de passar por uma prorrogação por mais um ano.

Comer pistache pode diminuir risco de diabete, diz estudo

Getty Images
Durante a avaliação, pessoas que consumiram pistache
mostraram diminuição do risco da doença
Especialistas afirmam que o alimento é rico em gordura boa, que traz diversos benefícios para a saúde
 
Comer pistache pode ajudar a prevenir as diabetes, sugerem pesquisadores. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.
 
Rico em gorduras boas, o alimento pode ser particularmente benéfico para aqueles que já estão à beira de desenvolver diabetes do tipo 2 – e a forma mais comum da condição é alimentada pela obesidade.
 
No estudo espanhol, 54 pessoas no limite do desenvolvimento da doença foram submetidas à dieta mediterrânea, durante oito meses.
 
Eles comeram a mesma quantidade de calorias durante metade deste período; na segunda metade acrescentaram 57 gramas de pistaches por dia.
 
O peso não mudou mas os testes sanguíneos mostraram claramente que comer o alimento fez diferença. 
 
O mais importante é que os níveis de açúcar e do hormônio insulina no sangue caiu – um sinal de que o corpo achou mais fácil processar o açúcar no alimento. 
 
Isto deveria cortar o risco destes voluntários de desenvolver a doença, conforme mostrado no Congresso on Obesity, na Bulgária.
 
A pesquisadora Mònica Bulló, da Virgili University, na Espanha, disse que é provável que a combinação dos vários nutrientes presentes no pistache –  incluindo as gorduras monoinsaturadas, fibras, antioxidantes e carotenoides – tornem mais fácil para o corpo a tarefa de lidar com o açúcar.
 
Ela acrescenta que embora o pistache seja demonstrado como um alimento rico em gordura, sua gordura é saudável quando consumida em quantidades moderadas.
 
Ela aconselha, inclusive, que as pessoas usem o alimento nos lanchinhos para o benefício da saúde como um todo. Outras vantagens associadas incluem a diminuição do colesterol ruim. 
 
Outros especialistas acrescentam que são necessários mais estudos para comprovar se o pistache pode realmente ajudar com as diabetes.
 
Richard Elliot, do Diabetes UK, afirma que não há evidências suficientes. “O que sabemos é que a melhor forma de reduzir a diabete do tipo 2 é mantendo o peso a partir de uma dieta saudável e equilibrada, e também sendo fisicamente ativo.”
 
Terra

Itens com baixo teor de gordura podem ser mais calóricos

Getty Images
Pesquisadores constataram que muitos produtos com baixo
 teor de gordura tinham mais açúcar do que a versão tradicional
Pesquisa mostra que produtos com baixo teor de gordura podem ter a mesma quantidade ou até mais calorias do que as versões tradicionais
 
As pessoas que estão em dieta e optam pelos produtos com baixo teor de gordura, com a esperança de diminuir o consumo calórico, devem ficar atentas: muitos deles contém ainda mais calorias do que a versão tradicional, dizem pesquisadores. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.
 
Um novo estudo descobriu que enquanto a maioria dos produtos com baixo teor de gordura contêm um terço a menos de calorias do que a versão normal, 10% na verdade tem mais ou a mesma quantidade de calorias, principalmente devido ao açúcar adicionado.
 
O levantamento, feito pelo Rotherham Institute for Obesity, mostrou que um pão integral da Weight Watchers tinha mais calorias do que qualquer outra marca, enquanto que uma fatia de queijo na verdade tinha mais calorias do que mostrava o rótulo.
 
Os pesquisadores também verificaram, entre outras comparações, que o iogurte com baixa gordura da marca Asda tinha mais calorias do que o iogurte natural tradicional.
 
Frequentemente, açúcar extra é adicionado para aumentar o sabor dos alimentos com pouca gordura. “Alimentos com baixa gordura parecem em média reduzir o consumo de calorias. No entanto, exigem a leitura do rótulo”, observa Matthew Capehorn, especialista em obesidade envolvido na pesquisa.
 
Das 10 marcas mais populares no Reino Unido, quatro forneceram informação suficiente para que os pesquisadores complementassem o estudo. Eles compararam a taxa de gordura, açúcar e quantidade de calorias de produtos com baixa gordura e suas versões regulares.
 
De 62 produtos investigados, 56 com baixo teor de gordura tinham menos calorias e, em média, tinham cerca de 31% menos calorias.
 
Por outro lado, 10% dos produtos de baixa gordura analisados ainda tinham a mesma quantidade de calorias, enquanto 37 dos 62 itens (60%) tinham mais açúcar do que a versão regular.
 
A marca Weight Watchers afirmou que estão desenvolvendo uma nova versão do pão integral, depois do resultado da pesquisa. “Estamos reformulando o pão integral para garantir que seja a melhor escolha para os consumidores”, disse um porta-voz da empresa.
 
Terra

Médicos chineses implantam ossos fabricados com impressora em 3D

Trasplante huesos impresión 3D
Foto: Divulgação
Tecnologia foi usada para substituir ossos afetados por tumores. Pacientes estão se recuperando satisfatoriamente, segundo especialista
 
Uma equipe de médicos do Hospital Xijing, que pertence ao exército da China, conseguiu implantar próteses de titânio que reproduzem ossos com a nova tecnologia de impressão em 3D, informou neste sábado (31) a imprensa oficial.
 
Nas cirurgias, que aconteceram na cidade de Xian, foram extraídos ossos afetados por tumores cancerígenos de três pacientes e implantadas próteses impressas.
 
O especialista em ortopedia Guo Zheng, que dirigiu as intervenções, explicou que as operações conseguiram resolver o problema da substituição de ossos afetados por tumores, o que é difícil com as próteses convencionais, pois elas com frequência não se adaptam a esse tipo de paciente.
 
Os pacientes estão se recuperando satisfatoriamente após as cirurgias, mais de dois meses após terem recebido os implantes, destacou Guo.
 
Pesquisadores chineses em medicina querem também construir órgãos com a técnica de impressão 3D. Ano passado especialistas da Universidade Huazhong, da província oriental de Zhejiang, afirmaram ter conseguido criar protótipos de rins humanos com esta nova tecnologia.
 
G1

Estudo aponta avanço no tratamento do câncer avançado de próstata

Foto: Reprodução
Nova estratégia prolongou em cerca de um ano vida de pacientes. Tratamento hormonal associado a quimioterapia foi testado em 790 homens
 
Uma nova estratégia de tratamento permitiu prolongar a vida de homens afetados por um câncer avançado de próstata, indicam os resultados de um teste clínico divulgado neste domingo (1º) durante uma conferência médica.
 
O estudo, feito com 790 homens que acabaram de ser diagnosticados com um câncer invasivo de próstata, demonstra que a quimioterapia combinada com tratamento hormonal prolonga a vida destes pacientes em cerca de um ano.
 
"A terapia hormonal é o tratamento clássico do câncer de próstata desde os anos 1950", disse Christopher Sweeney, oncologista do Instituto do Câncer Dana-Farber de Boston (Massachusetts, nordeste dos Estados Unidos), que desenvolveu esta pesquisa apresentada na conferência anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO), realizada este fim de semana em Chicago (Illinois, norte).
 
"Trata-se do primeiro estudo que identifica uma estratégia que prolonga a vida de pessoas que acabam de receber um diagnóstico de câncer de próstata com metástase", comentou.
 
"Os resultados são importantes e esta terapia deveria ser o novo tratamento de referência para homens cujo câncer se propagou e podem suportar uma quimioterapia", acrescentou Sweeney.
 
O câncer de próstata é estimulado por hormônios masculinos ou andróginos no sangue. O tratamento hormonal visa a reduzir sua quantidade. Embora esta terapia seja eficaz, em longo prazo o câncer se torna resistente na maior parte dos casos.
 
A quimioterapia só costuma ser usada depois que a doença avança, apesar do tratamento hormonal.

Metade dos 790 pacientes participantes no estudo foram tratados unicamente com terapia tradicional e os 50% restantes foram submetidos ao tratamento de supressão hormonal combinado com Docetaxel (Taxoten), um agente que impede a divisão e a multiplicação das células cancerosas.
 
Após um acompanhamento de 29 meses, 136 das pessoas tratadas apenas com terapia hormonal faleceram contra 101 do grupo que também se submeteu à quimioterapia.
 
O tempo médio de sobrevida do grupo tratado apenas com terapia hormonal foi de 44 meses, e de 57,6 meses nos pacientes que receberam Taxoten.
 
O tempo médio de aparecimento de sinais clínicos de um novo avanço do câncer foi de 19,8 meses no primeiro grupo e de 32,7 no segundo.

G1

Brasileiro fumante consome 17 cigarros ao dia e 89% lamentam vício

Apesar de ser líder na região, estudo aponta que o Recife ficou abaixo da média nacional: 11,3% (Foto: G1)
Foto: G1
Estudo internacional foi feito em 20 países, incluindo o Brasil
Estudo internacional foi feito em 20 países; Inca colheu dados no Brasil. Pesquisa foi realizada no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre
 
Um estudo internacional feito em 20 países sobre políticas de controle de tabaco, conduzido pelo Canadá e que analisa dados do Brasil, aponta que o brasileiro fumante consome, em média, 17 cigarros por dia e que, se pudesse, não teria começado a fumar.
 
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30). O Instituto Nacional de Câncer, o Inca, foi o responsável pela coleta de dados.
 
O levantamento foi feito em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre com 1.200 fumantes e 600 não fumantes. Dividida em duas fases, a primeira coleta de informações foi em 2009 e a segunda, entre 2012 e 2013.
 
De acordo com a pesquisa, 89% dos brasileiros que se declararam fumantes lamentam ter começado a fumar. O índice é o mesmo da Escócia e Austrália. No entanto, o maior percentual é o da Tailândia (96%).
 
Segundo o estudo, 80% dos brasileiros usuários de cigarro declararam que já tentaram parar de fumar e 54% dos fumantes alegaram ser dependentes do cigarro.
 
As razões mais comuns para os fumantes pensarem em desistir de fumar são a preocupação com a saúde, dar exemplo aos filhos, preocupação com o efeito da fumaça em não fumantes e as advertências sanitárias encontradas nos maços de cigarro.
 
Propaganda e políticas públicas
O relatório apontou ainda que, além do cigarro, outros produtos derivados do tabaco utilizados com maior frequência são os cigarros de cravo (13%), charutos (10%) e narguilé/cachimbos d’água (8%).

Os resultados mostram também que as leis aprovadas no Brasil, que proíbem a publicidade de cigarros nos pontos de venda, ainda não são cumpridas. Paralelamente, de acordo com o estudo, cresceu a exibição de cigarros em displays atraentes e iluminados em lojas, restaurantes e outros locais onde são vendidos, sem as advertências de saúde obrigatórias.
 
Uma alta porcentagem de fumantes (85%) e não fumantes (92%) concordou que o governo deveria fazer mais para combater os danos causados pelo tabagismo, incluindo ações para ajudar quem usa o cigarro a deixar o vício.
 
Os achados mostram também que os cigarros tornaram-se economicamente menos acessíveis entre 2009 e 2013, com uma redução média anual de 2%, considerando o número de cigarros fumados por dia, o preço pago na compra de cigarros, a renda familiar e o número de adultos na residência do fumante.

Dados Vigitel 2013
O governo brasileiro havia divulgado em abril dados sobre fumantes no país. Segundo a pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, 11% da população brasileira se declarou fumante em 2013, 1% a menos que o índice Vigitel de 2012.

Além disso, entre 2006 e 2013, caiu em 28% o número de fumantes entre pessoas com idade acima de 18 anos. A redução da taxa foi ainda maior entre aqueles que fumam 20 ou mais cigarros por dia. Em 2006, o percentual era de 4,6% e em 2013, caiu para 3,4%.
 
Outro dado importante mostra que o consumo de cigarro é maior entre os homens do que entre as mulheres. Enquanto eles correspondem a 14,4%, elas, a 8,6%.
 
G1

Variação dos custos da Saúde supera inflação no mundo

Brasil segue movimento global de disparidade entre a VCMH e a inflação, segundo pesquisa do IESS. Veja os comparativos
 
A variação dos custos médico-hospitalares (VCMH) tem crescido nos últimos anos em ritmo mais acelerado do que a inflação em grande parte dos países, independentemente da região geográfica ou da situação do setor de saúde local. O Brasil também apresenta a mesma realidade. Uma pesquisa inédita do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) analisou a VCMH de 48 países, incluindo o Brasil, e a comparou com os índices gerais de inflação. A constatação é que a acelerada incorporação de novas tecnologias, nem sempre acompanhadas de uma avaliação de efetividade em relação aos custos, o processo de envelhecimento populacional e o desperdício têm impulsionado fortemente as despesas do setor.
 
“Há um fenômeno global de descasamento entre variação dos custos médico-hospitalares e indicadores gerais de inflação”, avalia o superintendente-executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro. Para realizar o estudo, o Instituto analisou a base de informações fornecida pela consultoria mundial Towers Watson, responsável por mensurar os custos médico-hospitalares em 48 países.
 
Em alguns países, a diferença entre a inflação geral e a VCMH passa de 10 pontos porcentuais (p.p.). Por conta dessa realidade, o estudo demonstra que os indicadores gerais de preços não podem mais ser utilizados como parâmetros de adequação de preços para planos de saúde: enquanto a inflação mede a variação de preços em uma cesta de itens, a VCMH flutua em razão dos preços e da frequência de utilização dos serviços de saúde.
 
“Devido a mudança demográfica em curso, a proporção de idosos e a expectativa de vida estão crescendo e, com elas, o ritmo de utilização dos serviços de saúde”, justifica Carneiro. “Além do uso, também tende a aumentar a complexidade dos serviços utilizados, já que os problemas de saúde de idosos costumam ser mais difíceis de tratar, o que contribui para elevar a VCMH.”
 
Segundo o estudo, no continente americano, o país onde a VCMH está mais descolada da inflação são os Estados Unidos, que tiveram a variação dos custos médico-hospitalares de 12,4 p.p. superior à inflação em 2012 (de aproximadamente 2,5%). No Brasil, o descasamento entre VCMH e inflação geral cresceu no período analisado, ficando, em 2012, 9,6 p.p. acima da inflação de 5,4% (IPCA/IBGE).


O fenômeno também se repete em outras regiões geográficas. Nos países asiáticos, por exemplo, a China apresentou a diferença entre os indicadores em 10,8 p.p em 2009, enquanto na Indonésia, em 2012, foi de 9,7 p.p. No Oriente Médio, os Emirados Árabes registraram uma diferença de 10 p.p., de 2010 a 2012. Na Europa, a VCMH da Irlanda foi 13,7 p.p. superior à inflação em 2009, ao passo que, no Reino Unido, a diferença permaneceu em torno dos 7 p.p., em 2009, 2010 e 2012.

Considerando o continente americano, no Chile, Canadá e México houve uma redução da distância entre os indicadores, tanto por conta do aumento da inflação quanto pelo menor ritmo de crescimento da VCMH.

Gráfico Geral
 
Saúde Web

Anvisa suspende medicamento para controle de diabetes

Foto: Reprodução
Anvisa suspende medicamento para controle de diabetes
Venda de dois lotes do genérico Cloridrato de Metformina, em comprimidos de 500mg, da Ranbaxy Farmacêutica, está suspensa
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta sexta-feira (30) a suspensão da distribuição, do comércio e do uso, em todo o país, dos lotes 2543982 e 2550163 do medicamento genérico Cloridrato de Metformina, em comprimidos de 500mg, fabricado pela empresa Ranbaxy Farmacêutica.
 
A medida, publicada no Diário Oficial da União, foi adotada devido à comunicação da empresa que constatou que os medicamentos dos referidos lotes apresentam teor ativo abaixo do limite especificado no estudo de estabilidade.
 
A Anvisa determinou ainda que a Ranbaxy Farmacêutica recolha o estoque dos lotes do medicamento existente no mercado.
 
Saúde Web

Excesso de peso afeta 2,1 bilhões em todo o mundo

Foto: Reprodução
Marca registrada em 2013 mostra índice de crescimento elevado da epidemia, com destaque nos países desenvolvidos
 
O número de pessoas obesas e com excesso de peso aumentou de 857 milhões em 1980 para 2,1 mil milhões em 2013, revela estudo publicado na quinta-feira (29) pela revista Lancet, segundo o qual o problema continua aumentando. Nos últimos 33 anos, segundo os pesquisadores, a taxa de adultos obesos e com excesso de peso aumentou 28%, enquanto a das crianças e adolescentes (até os 19 anos) subiu 47%.
 
Coordenada por Emmanuela Gakidou, do Instituto para a Avaliação e a Métrica da Saúde da Universidade de Washington (EUA), a equipe de pesquisadores diz ter feito a análise com base em dados recolhidos em estudos, relatórios e na literatura científica sobre a prevalência do excesso de peso e obesidade em 188 países entre 1980 e 2013.
 
“Ao contrário de outros grandes riscos para a saúde, como o tabaco e a nutrição infantil, a obesidade não está diminuindo. Os nossos resultados mostram que os aumentos na prevalência da obesidade têm sido substanciais, generalizados e concentrados em curto período de tempo”, alertou Gakidou, citada em comunicado enviado pela Lancet.
 
Apesar da “imagem preocupante” que os números traçam, o ritmo de crescimento da epidemia parece ter abrandado nos últimos oito anos nos países desenvolvidos. Nos países em desenvolvimento, onde se concentram 62% dos obesos do mundo, o ritmo mantém-se elevado.
 
As diferenças entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento revelam-se também em outros fatores: no mundo desenvolvido, os homens têm maiores taxas de obesidade do que as mulheres e nos países em desenvolvimento ocorre o oposto.
 
O maior aumento nos níveis de excesso de peso e obesidade ocorreram entre 1992 e 2002, sobretudo entre os 20 e os 40 anos.
 
A prevalência de excesso de peso e obesidade nas crianças aumentou significativamente nos países desenvolvidos, de 17% em 1980 para 24% em 2013 entre os rapazes, e de 16% para 23% entre as jovens.
 
Nos países em desenvolvimento, o aumento passou de 8% para 13% tanto entre os rapazes quanto entre as jovens nos últimos 33 anos.
 
Saúde Web

Custo-efetividade em debate na Oncologia

Foto: Reprodução
A Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) finalmente dá destaque a questões de farmacoeconomia
 
Por Stephen Stefani
 
Durante o congresso anual, em Chicago, o tema está endereçado em vários debates.
 
Os medicamentos de câncer atingiram valores inacessíveis para qualquer tipo de sociedade e este silêncio sobre a pertinência do valor frente ao desfecho que os remédios já deixava mutos especialistas desconfortáveis. Estes temas deviam ter ocupado espaço nas discussões há mais tempo. Mais antes tarde do que nunca. A ASCO está participando de forma simples, produzindo um “scorecard” que possa ajudar o médico a comparar valores entre as opções disponíveis para cada cenário médico.
 
A iniciativa deve ser prestigiada com debates regionalizados, uma vez que a os valor atribuído como “custo-efetivo” varia conforme cada país.
 
Em câncer, o debate tem especial importância uma vez que epidemiologicamente a doença deve ocupar o topo das estatísticas de mortalidade já na próxima década, ultrapassando as doenças cardiovasculares.
 
Outro aspecto que torna o assunto ainda mais oportuno em oncologia é que a média mensal de custo de novos tratamentos para câncer vem crescendo. Atualmente, a média de preço de um novo lançamento de remédio nesta área já chega a U$ 10 mil por mês.
 
Alguns novos produtos chegam a custar U$ 150 mil para um curso de 4 doses. Estes produtos, já disponíveis no Brasil, e de cobertura pelos planos de saúde (uma vez que o SUS não tem orçamento nem para uma pequena fração disso em cada doença), acabam impactando inequivocamente na economia da saúde, gerando ambiente muito complexo de frágil sustentabilidade de muita tensão entre os atores envolvidos.
 
Ou se chega a um consenso, ou rumamos para colapso do sistema em pouco tempo.
 
Saúde Web