Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de junho de 2014

Animais também podem ser terapeutas e ajudar no tratamento de doenças

Homem em cadeira de rodas e cão - Foto: Getty Images
Getty Images
A pet terapia pode ajudar na reabilitação de pacientes com paralisia
A "pet terapia" pode ajudar a tratar depressão, doenças cardíacas e estresse 
 
Na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença. O juramento dos matrimônios se encaixa muito bem na fidelidade dos animais de estimação. Inclusive, hoje a última parte pode ser levada ao pé da letra: está se tornando cada vez mais comum que os pets colaborem para a recuperação de pacientes dos mais variados casos clínicos.
 
"A Terapia Assistida por Animais (TAA) consiste em tratamentos na área da saúde, onde um animal é co-terapeuta e auxilia o paciente a atingir os objetivos propostos para o tratamento", ensina Laís Milani, psicóloga e membro da diretoria da área de Terapia Assistida por Animais do Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (Inataa).

No Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, a entrada de bichos de estimação é liberada desde o ano de 2009, desde que autorizado pelo médico responsável de cada paciente. "Na verdade sempre existiu essa solicitação, que partia de pacientes e familiares. Como existia demanda e isso até encurta a permanência das pessoas no hospital, de acordo com diversos estudos, criamos esse fluxo e o transformamos em uma rotina, com procedimentos claramente definidos e institucionalizados", explica Rita Grotto, gerente de atendimento ao cliente do hospital.

Muitas instituições e ONGs também trabalham levando esses animais até escolas, hospitais e centros de recuperações, como no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em São Paulo, e na APAE de Nova Iguaçu e na Casa Abrigo Betel, ambas no Rio de Janeiro. E em muitos casos o animal terapeuta não precisa ser disponibilizado por uma organização não governamental, pode ser o próprio bichinho do paciente.

Qual o animal certo para a pet terapia?
Nem todo animal nasceu para ser um terapeuta, por assim dizer. "Ele precisa ser tranquilo, ter uma personalidade que as pessoas possam abraçar, beijar e apertar, sem que ele reaja", explica o adestrador José Luis Doroci, fundador do Projeto Novo Guia. Os animais mais comuns são os cães e os cavalos, que no geral tem um temperamento mais dócil. Mas gatos, jabutis, peixes, coelhos e aves também podem e são usados nesse tipo de projeto. Até mesmo botos, cobras e aranhas, animais bem mais exóticos, são terapeutas. Quando o pet pertence ao dono, um profissional especializado em TAA pode ajudá-lo a fazer a terapia em casa com o bicho de estimação.

Animais que curam
O benefício terapêutico dos bichos já vem sendo observado há algum tempo. "Em 1955, no Brasil, a psiquiatra Nise da Silveira relatou os benefícios desta interação no convívio de seus pacientes esquizofrênicos com cães e gatos adotados pela instituição aonde trabalhava", relembra Cristiane Blanco, também psicóloga do Inataa.

Não há uma recomendação específica de quem pode ser ajudado pela pet terapia. "Qualquer paciente pode ser beneficiado, desde que não haja alguma contraindicação, como por exemplo, medo de animais, alergia ou problemas de respiração, entre outros", observa a psicóloga Fabiana Oliveira, do Instituto para Atividades, Terapias e Educação Assistida por Animais de Campinas (Ateac). Porém, alguns tipos de pacientes e alguns quadros clínicos têm um resultado já atestado.
 
Confira quais são eles:
 
Estimula crianças
Diversos problemas infantis podem ser melhorados com o convívio com animais. Um exemplo é a melhora do quadro de portadores de autismo. "Elas têm muita dificuldade no contato social e a simples presença de um animal treinado associada a atividades adequadas para eles auxiliam nesse desenvolvimento", relata Paula Lopes, neuropsicóloga da Associação Brasileira de Hippoterapia e Pet Terapia (Abrahipe) e do Centro de Reabilitação Gessy Evaristo de Souza. Estudos mostram que as crianças autistas apresentam diminuição nos comportamentos negativos, como agressividade, alienação, isolamento, entre outros com a presença de cães nas seções, por exemplo.

Hiperativos também encontram benefícios com essa terapia. "O bicho pode deixar a criança mais calma, eu mesmo trabalho com uma que até diminuiu a dose do remédio", conta José Luis Dorici, professor de educação física, adestrador de cães e fundador e coordenador do Projeto Novo Guia, que trabalha com TAA há 13 anos.                    
 
Benefícios para os idosos
Os animais são usados principalmente em idosos que apresentam o mal de Alzheimer, mas não existem ainda muitas pesquisas corroborando essa relação. "Observamos, porém, que o contato com o animal proporciona alguns benefícios que podem ajudar na diminuição do impacto emocional desta patologia", descreve a psicóloga Laís Milani, membro da diretoria da área de Inataa. Entre os benefícios estão a melhora do humor, relaxamento e diminuição da agressividade e do estresse, proporcionados pela doença.

O contato é muito benéfico para pessoas mais velhas em geral. José Luis Doroci, fundador do Projeto Novo Guia, de São Carlos, observa isso na prática. "Eles podem estar estressados, revoltados, mas quando você chega com o animal, começam a contar a vida dele, falar de seus problemas e melhoram", explica o educador físico e adestrador. À longo prazo, atividades e terapias com animais podem ajudar em sintomas depressivos, aumentar a socialização de alguns idosos e ate incentivar a adesão a outras terapias.
 
Tratamento contra o câncer
O tratamento do câncer, principalmente quando envolve radioterapia ou quimioterapia, resulta em muitos efeitos colaterais e desgastes para os pacientes. Nesses casos, há uma grande melhora terapêutica no convívio com animais, com uma série de benefícios. "Dentre eles podemos citar a maior interação com os profissionais envolvidos no tratamento, alívio da dor e desconforto, redução da ansiedade e de sintomas depressivos, diminuição da sensação de solidão ocasionada pelo tratamento, entre outros...", lista Cristiane Blanco, psicóloga do Inatta.
 
Tratamento de doenças cardíacas
Há uma literatura médica extensa sobre a relação entre animais e o tratamento de doenças cardíacas. Uma pesquisa realizada pela Baker Medical Research Institute comprovou que proprietários de cães e gatos apresentam taxas menores de colesterol e triglicérides que aqueles que não tinham animais. Ambas as taxas favorecem a aterosclerose, formação de placas que entopem as artérias, possibilitando infartos e outros problemas no coração. Além disso, ter um animal de estimação faz com que pacientes com maiores riscos de problemas cardiovasculares, por apresentarem fatores de risco como fumo e excesso de peso, melhoram seus hábitos ao possuírem um animal de estimação.

"Já existe um vínculo formado entre o animal de estimação e seu dono. Há de se pensar na empatia estabelecida entre ambos, o que reforça aspectos psicológicos positivos nesta interação, pois envolve emoções, lembranças", acredita a psicóloga Fabiana Oliveira, do Ateac. 
 
Reduz o estresse
É comprovado que o contato com os animais ajuda a liberar diversos hormônios do bem: endorfinas beta, prolactina e oxitocina. Eles todos atuam regulando as taxas de cortisol, hormônio relacionado ao estado de alerta, o que reduz o estresse. A psicóloga Laís Milani, da Inataa, relembra outros benefícios: "Estudos indicam que a interação homem-animal traz uma sensação de bem-estar e conforto, resultando na diminuição dos níveis de adrenalina, relacionado ao aumento da pressão arterial". Além disso, essa convivência libera outro hormônio, a acetilcolina, que está relacionada ao estado de tranquilidade, diminuição da pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, todos sintomas do estresse.
 
Melhora o quadro de depressão
É um consenso entre os especialistas que estar com um animal de estimação aumenta a autoestima, senso de valor próprio, o estabelecimento de hábitos positivos e o interesse pelo outro. Tudo isso pode beneficiar pacientes depressivos, que apresentam problemas nessas áreas. "Estudos verificaram um aumento da produção e liberação da serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e alegria, após 15 a 20 minutos de interação com o cão", reitera a psicóloga Cristiane Blanco.
 
Ajuda no tratamento de paralisias
A pet terapia pode ajudar na reabilitação de pacientes de um derrame cerebral, vítimas de acidentes ou portadores de paralisia cerebral, entre outros quadros que envolvem a paralisia. São casos que envolvem muita fisioterapia e também uma queda de autoestima dos pacientes, portanto a interação com os bichos pode ser fundamental para evoluir a parte motora e também atuar no aspecto emocional do paciente. ?As crianças com paralisia cerebral se beneficiam demais, principalmente nos aspectos cognitivos, motores e emocionais?, relata Paula Lopes, neuropsicóloga da Abrahipe. Os cães, por exemplo, podem ser usados durante os exercícios inclusive, o que tira o foco do tratamento para a doença, e o torna uma brincadeira, mesmo para o adulto.
 
Minha Vida

Amor incondicional: pai vende tudo no Brasil para curar doença rara de filho nos EUA

R7 — Por que
vocês não quiseram voltar a morar no Brasil? 
Idário
Nogueira dos Santos —
Esta é a primeira vez em quase 10 anos que venho ao Brasil. Depois do
transplante, Artur teve que ficar em observação lá nos EUA. Nós nos adaptamos
ao país e eu consegui um visto de trabalho que hoje dá suporte a nossa família.
Eu estou aproveitando a oportunidade, para lançar meu livro
Foto: Arquivo pessoal
Com doença genética rara, Artur precisou sair do País porque "o tratamento é ultrapassado"
 
Com certeza você faria qualquer coisa pelo seu filho, assim como fez o casal Idário Nogueira dos Santos, 46 anos, e Soraya Bucar, 44 anos. Por amor incondicional, eles não mediram esforços para lutar pela sobrevivência do filho Artur, hoje com 12 anos.
 
Logo após seu nascimento, os pais descobriram que o menino era portador de uma doença rara sem tratamento no Brasil. Para salvar a vida do filho, a família largou tudo no País e foi morar nos Estados Unidos sem falar inglês. Dez anos depois, Idário volta ao Brasil para lançar o livro Uma Doce Odisseia, lançado no mês passado. Leia a entrevista dele ao R7 a seguir!
 
R7 — Por que você resolveu publicar o livro? Qual é a mensagem que gostaria de passar para as pessoas?

Idário Nogueira dos Santos — A obra não só conta a nossa história, mas também é uma lição de vida e mostra o trabalho que a gente faz para ajudar outras famílias brasileiras que sofrem do mesmo mal. Logo depois que meu filho foi curado, resolvi criar uma página em uma rede social para divulgar que a doença que o acometeu, chamada Doença do Xarope de Bordo na Urina, tem cura e que o protocolo usado no Brasil é ultrapassado. Além disso, minha intenção é orientar outras famílias que vivem o mesmo drama
 
R7 — Logo depois do nascimento de Artur, você e sua mulher já desconfiaram que a saúde dele estava debilitada? 

Idário Nogueira dos Santos — O Artur nasceu em 18 de janeiro de 2002 e no primeiro dia de vida começamos uma maratona de visitas a clínicas médicas. Com dois dias, ele foi internado em coma. Ele fez vários exames para descobrirmos o motivo de ele estar vivendo como um vegetal. Em Petrolina (PE), não tivemos muito sucesso e o transferimos para Fortaleza onde o primeiro diagnóstico foi leucodistrofia [doença genética que afeta o sistema nervoso], que estava equivocado. Eu pedi por uma segunda opinião médica e, com 31 dias de vida, ficamos sabendo que ele sofria de uma doença rara chamada DXB (Doença do Xarope de Bordo na Urina)
 
R7 — O que esta doença causa na criança? 

Idário Nogueira dos Santos — É uma doença genética e hereditária causada pela deficiência de uma enzima associada ao metabolismo de três aminoácidos que fazem parte da cadeia ramificada da proteína e são essenciais para qualquer ser humano.  Esses três aminoácidos são chamados de leucina, isoleucina e valina. Esta deficiência se manifesta na urina que exala um cheiro doce de xarope, por isso o nome Doença do Xarope de Bordo na Urina. Se não tratada, ela destroi as células do cérebro, causando retardo mental, deficiências físicas, convulsões, coma e pode levar a morte
 
R7 — Os médicos disseram que ele não teria muito tempo de vida? 

Idário Nogueira dos Santos — Na verdade, depois do diagnóstico, os médicos de Fortaleza não tinham muito a dizer, pois desconheciam totalmente o tratamento da doença. Com isso, fomos buscar ajuda e conseguimos contatar um pai do Rio Grande do Norte que tinha uma criança com a mesma doença
 
R7 — Você comentou que o diagnóstico foi tardio, mas o bebê tinha apenas 31 dias de vida. Como isso é possível? 

Idário Nogueira dos Santos — Por ser uma doença genética, é possível diagnosticá-la por meio do teste do pezinho. O problema é que no Brasil o exame é ultrapassado e detecta de duas a seis doenças, dependendo do estado. Em países como os Estados Unidos, o teste do pezinho diagnostica mais de 50 doenças. Um diagnóstico precoce com certeza teria causado menos sofrimento para a criança, menos desgaste para a família e, do ponto de vista financeiro, menos gastos para os cofres do Brasil
 
R7 — Imagino que descobrir a causa do coma de Artur foi um alívio, mas o segundo passo era tratar o problema. Por que vocês resolveram mudar para os Estados Unidos? 

Idário Nogueira dos Santos — O Brasil não oferece o tratamento para esta doença, então resolvemos vender tudo — carro, casa, fazenda, empresa — e mudar para os Estados Unidos mesmo sem falar inglês e com visto de turista, ou seja, sem poder trabalhar no país. Enfrentamos várias dificuldades, mas em nenhum momento pensamos em desistir
 
R7 — Como é o tratamento? 

Idário Nogueira dos Santos — O tratamento envolve pediatra, geneticista, terapeutas e nutricionista. Como o organismo do Artur não metaboliza os três aminoácidos, ele precisou se alimentar de uma fórmula livre dessas substâncias e fazer exames frequentes. O problema é que não foi fácil achar médicos especialistas na doença e qualquer tipo de infecção que ele contraísse, uma gripe, por exemplo, poderia piorar o quadro e levar a morte
 
R7 — Então, significa que ele não se alimentava de leite materno? 

Idário Nogueira dos Santos — O leite materno é rico em proteína e, por causa da doença, ele não metaboliza os três aminoácidos contidos no alimento. O leito materno o intoxicaria e, consequentemente, causaria a destruição das células
 
R7 — Hoje o Artur tem 12 anos e está totalmente curado? 

Idário Nogueira dos Santos — O Artur foi o primeiro brasileiro do mundo curado da doença. A cura foi resultado do transplante de fígado que ele fez em agosto de 2005. Desde então, nós moramos nos Estados Unidos. Atualmente, ele pode se alimentar normalmente como qualquer outra criança de sua idade. Além disso, meu filho tem uma vida normal e totalmente independente
 
R7 — Por que vocês não quiseram voltar a morar no Brasil? 

Idário Nogueira dos Santos — Esta é a primeira vez em quase 10 anos que venho ao Brasil. Depois do transplante, Artur teve que ficar em observação lá nos EUA. Nós nos adaptamos ao país e eu consegui um visto de trabalho que hoje dá suporte a nossa família. Eu estou aproveitando a oportunidade, para lançar meu livro
 
R7 — Qual mensagem você deixa para os pais que enfrentam o mesmo problema? 

Idário Nogueira dos Santos — Faria tudo de novo pelo meu filho sem pensar duas vezes. Muitas vezes o nosso destino está traçado, mas nós temos livre arbítrio de mudá-lo. Com o meu livro, quero conscientizar as pessoas a exigir do Estado um diagnóstico precoce e a garantia de um tratamento adequado, pois ele tem a obrigação de prover saúde ao cidadão
 
R7

Testes de remédios contra câncer de pele têm resultados 'animadores'

Divulgação/GDF
Os remédios experimentais, chamados pembrolizumab e nivolumab,
bloqueiam os caminhos biológicos que o câncer usa para evitar ser
percebido pelo sistema imunológico
Tratamentos visam garantir que o sistema imunológico humano reconheça e ataque os tumores
 
Resultados de testes internacionais de dois medicamentos contra o câncer de pele em estágio avançado foram considerados 'animadores e impressionantes' por cientistas. Os dois tratamentos visam garantir que o sistema imunológico humano reconheça e ataque os tumores.
 
Os remédios experimentais, chamados pembrolizumab e nivolumab, bloqueiam os caminhos biológicos que o câncer usa para 'se disfarçar' e evitar ser percebido pelo sistema imunológico. 
 
As descobertas foram divulgadas na Conferência da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago (EUA), que se encerra nesta terça-feira.
 
Sobrevivência
O melanoma em estágio avançado, um câncer de pele que se espalhou para outros órgãos, é uma doença de tratamento difícil. Até há poucos anos, a taxa de sobrevivência a esta doença era de cerca de seis meses. Em um teste realizado com 411 paciente avaliando o pembrolizumab, 69% dos pacientes sobreviveram por pelo menos um ano.
 
O remédio, que costumava ser chamado de MK-3475, também está sendo testado contra outros tipos de tumores que usam o mesmo mecanismo de bloqueio dos ataques do sistema imunológico. David Chao, oncologista consultor da fundação Royal Free NHS de Londres, está realizando os testes em pacientes com o melanoma e com câncer de pulmão.
 
— O pembrolizumab parece ter o potencial para ser uma mudança de paradigma na terapia contra o câncer.
 
Um dos pacientes de Chao, Warwick Steele, de 64 anos, recebeu infusões do pembrolizumab a cada três semanas desde outubro de 2013. Antes de o tratamento começar, ele mal conseguia andar, porque o melanoma havia se espalhado e atingido um dos seus pulmões. Steele começou a ter dificuldades para respirar.
 
— Eu me cansava simplesmente por ficar em pé e, literalmente, estava exausto demais até para fazer a barba. Mas agora eu me sinto de volta ao normal e posso fazer jardinagem e compras.
 
Exames em seu pulmões (como mostram as imagens acima) revelam que, depois de apenas três doses, o remédio parece ter removido completamente o câncer do órgão.
 
Terapia combinada
O outro medicamento, o nivolumab, foi testado em combinação com um outro remédio já existente e licenciado, o ipilimumab. Em teste realizado com 53 pacientes, a taxa de sobrevivência foi de 85% depois de um ano e 79% depois de dois anos.
 
John Wagstaff, professor de oncologia médica na Faculdade de Medicina de Swansea, na Grã-Bretanha, participa dos testes realizados com os dois medicamentos.
 
— Estou convencido de que este é um avanço no tratamento do melanoma. O teste ainda está 'cego', então ainda não sabemos quais tratamentos os pacientes estão recebendo, mas observei algumas respostas espetaculares.
 
Para Peter Johnson, chefe clínico da Cancer Research UK, ONG britânica especializada em pesquisa sobre o câncer, é 'animador ver a variedade de novos tratamentos que estão surgindo para pessoas com melanoma em estágio avançado'. Mas os médicos pedem cautela. Os resultados divulgados ainda estão na chamada Fase 1, o que significa que são testes em estágio inicial.
 
Os testes mais abrangentes, da Fase 3, ainda estão sendo realizados e envolvem diversos hospitais britânicos. Apenas quando os resultados desses testes estiverem prontos, dentro de cerca de um ano, os médicos poderão ter certeza dos benefícios dos novos tratamentos.
 
Como acontece com todos os medicamentos, os tratamentos experimentais têm efeitos colaterais. Warwick Steele, por exemplo, relatou que teve suores noturnos e até chegou a sentir uns 'apagões' rápidos durante o tratamento. Mas, para Steele, valeu a pena e agora os médicos estão tratando apenas desses sintomas.

BBC Brasil / R7

“Éramos vigiados por um representante do governo de Cuba”, diz cubano que deixou o Mais Médicos

Fabiana Grillo / R7
Cubanos Raul e Okanis abandonam Mais Médicos nesta terça
Com menos de R$ 1.000, Raul Vargas conta que salário só dava para comer
 
A baixa remuneração foi o principal motivo que levou os cubanos Raul Vargas, 51 anos, e Okanis Borrego, 29 anos, a abandonarem o programa Mais Médicos nesta terça-feira (3). Além disso, Vargas revelou que ele e todos os colegas precisavam pedir permissão para ir e vir.
 
— Éramos vigiados por um representante do governo e precisávamos pedir permissão para qualquer deslocamento, mesmo que fosse um passeio em alguma cidade próxima e fora do horário de trabalho. Além disso, tínhamos que comunicar ao chefe se iria receber visita de amigos ou familiares.
 
Desde novembro de 2013 no Brasil, Vargas e Okanis começaram a exercer a profissão um mês depois de sua chegada. Eles foram trabalhar em Senador José Porfírio [município de 13 mil habitantes], no Pará, e ganhavam US$ 400 (R$ 933), conta Vargas.
 
— O dinheiro só dava praticamente para a alimentação. Se a gente quisesse comprar alguma roupa, por exemplo, tinha que comer menos.
 
Os dois médicos dividiam a mesma casa com outros dois cubanos e as despesas de aluguel e luz eram bancadas pela prefeitura da cidade. Eles também recebiam uma ajuda de alimentação no valor de R$ 500, mas, segundo eles, não era suficiente.
 
Vargas conta que quando chegou ao Brasil não sabia que iria ganhar menos do que os outros profissionais do Mais Médicos.
 
— Para nós, US$ 1.000 é muito dinheiro, por isso resolvemos nos inscrever para a missão no Brasil. Foi Ramona [cubana que largou o Mais Médicos em fevereiro] que abriu nossos olhos e mostrou a realidade: que os médicos do programa ganhavam R$ 10 mil. Até então, não sabíamos.
 
Para o médico, eles são tratados como mercadoria em Cuba, já que o país forma muitos profissionais e exporta para outros países.
 
— Penso que Cuba forma muitos médicos com o objetivo mercantilista, para ganhar dinheiro. 
 
Okanis, que deixou pai, mãe e irmão no país, conta que se engravidasse de um brasileiro teria que voltar para Cuba.
 
— Outra situação é que se eu casasse com brasileiro deveria cumprir as leis cubanas, mesmo morando aqui.
 
Ambos admitem ter muito medo do que possa acontecer com suas famílias. Vargas, que é casado e tem dois filhos, teme que o mais velho seja impedido de estudar.
 
— Minha filha tem 17 anos e está prestes a entrar para a faculdade. O problema é que todas são públicas e o governo pode impedi-la de estudar.
 
Segundo os cubanos, as famílias ainda não sabem que eles abandonaram o programa. Por meio do departamento jurídico da AMB (Associação Médica Brasileira), os médicos entraram com o pedido de refúgio no Brasil, o que garante que eles não sejam deportados até serem julgados.
 
— Já queria deixar Cuba há muito tempo. Meu objetivo é exercer a profissão no Brasil e ser remunerado como os colegas brasileiros, não importa em qual cidade. 
 
Segundo Florentino Cardoso, presidente da AMB, enquanto os profissionais não fazem o exame Revalida, devem trabalhar na área administrativa.
 
— Qualquer médico estrangeiro é bem-vindo em nosso País, desde que faça o Revalida. É o que qualquer país sério faz.
 
De acordo com Cardoso, cerca de 30 médicos procuraram a AMB para saber mais informações sobre o Programa de Apoio ao Médico Estrangeiro.
 
O R7 procurou o Ministério da Saúde, mas até a publicação desta matéria não havia recebido retorno.
 
R7

Crack consumido pela mãe pode deixar bebê "drogado" antes do parto

Getty Images
Brasileiras representam 1/4 do total de usuárias regulares de crack
Risco para o bebê é um dos maiores problemas enfrentados com o avanço da droga no País
 
Drogado e exposto a risco por causa do vício da mãe, antes mesmo de nascer. É como fica um bebê na barriga de uma dependente que usa crack durante a gravidez. No Brasil, apesar de as mulheres representarem um quarto do total de usuários regulares da droga, metade delas havia engravidado pelo menos uma vez depois do vício e quatro em dez não usam preservativo nas relações sexuais.

O risco para o bebê é um dos maiores problemas enfrentados com o avanço da droga no País. O prejuízo — direto e em potencial — provocado na criança é o melhor exemplo para mostrar que o crack deve ser considerado um dano não só para a saúde do usuário. “
 
Nanci (nome fictício), de 32 anos, lembra do nascimento de uma das duas filhas — hoje com cinco e dois anos.
 
— Uso há 19 anos. Eu paro, volto. Deus foi muito grande na minha vida. Por mais que eu erre, use essa maldição de droga, acho que Ele acredita em mim. Tudo que uma mulher grávida não podia fazer eu fiz. Fui agredida, fumei, bebi, sangrei. Fumei até dois dias antes [de o bebê nascer], quando minha mãe me pegou na rua”.
 
Durante quatro meses, o Estado percorreu 6,6 mil quilômetros e visitou 13 cidades do interior de São Paulo que declaram ter problemas decorrentes do consumo de crack para traçar um diagnóstico do avanço da droga e suas mazelas.
 
Pesquisa da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) sobre o perfil dos usuários de crack no País mostra um dado preocupante: 10% das mulheres estavam grávidas na época da entrevista. E 46% tinham engravidado pelo menos uma vez desde que passaram a usar crack.
 
Vanessa, de 30 anos, na terceira gestação, é interna do primeiro hospital público de tratamento para dependentes de crack do interior paulista, aberto em novembro, em Botucatu.
 
— “Nunca fiz pré-natal”.
 
Efeitos
Pouco se sabe cientificamente sobre o que o crack provoca no bebê quando a mãe faz uso da droga na gestação. Um dos estudos sobre o assunto, feito nos Estados Unidos, aponta o baixo crescimento da criança.
 
Três pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), entre eles Márcio Mariano Moreira, especialistas em psicologia da infância e dependência química, apontam que "o problema seria decorrente da redução de oxigênio na placenta, que ocorre durante o uso da droga pela mãe".
— Tanto o peso quanto o comprimento ao nascer são significativamente afetados pelo consumo de cocaína na gravidez”.

Eles tomaram como base um estudo de 2002 que indicou que, aos sete anos, a criança de uma mãe que usou a droga na gestação tem chance duas vezes maior de apresentar baixa curva de crescimento.
 
O fato está relacionado ao aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial da mãe, obrigando o corpo a mandar mais sangue para seu coração e reduzindo a quantidade mandada para o feto. O princípio ativo do crack (eritroxilina) é um potente vasoconstritor e um problema que eleva o risco de aborto.

Outro problema envolvendo o aborto dos bebês é a confusão mental e psicológica da usuária. “
 
Vanessa, que agora planeja o enxoval de Bernardo, admite que "fazia de tudo para perder esse bebê usando droga"”. Ela lembra que, durante uma briga com a mãe por causa da droga, subiu no telhado, foi picada por abelhas e se jogou de uma altura de 3 metros. “
 
— Fiquei toda machucada, mas não perdi o bebê.”

Placenta
Outro indicativo citado pelos especialistas da Unifesp é que de 3% a 5% do crack consumido pela mãe pode passar para o bebê em formação na placenta. O cordão umbilical é quase um canudo que bombeia parte da química da droga direto para o feto. O que isso provoca, ainda não se sabe. Além do risco desse consumo indireto, outra preocupação para profissionais de saúde pública e especialistas é o “inimigo externo” que pode chegar ao bebê via contágio decorrente do padrão promíscuo de vida sexual da dependente.

R7

Humor: É uma virose...

ABBC de Bragança Paulista -SP abre processo seletivo

A ABBC - Associação Brasileira de Beneficência Comunitária torna público que fará realizar no Município de Bragança Paulista, no estado de São Paulo, o processo seletivo n° 02/2014 de vagas para Auxiliar em Saúde Bucal, Assistente Social, Auxiliar de Farmácia, Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Generalista para Estratégia Saúde da Família, Médico, Médico Geriatra, Médico Ginecologista, Médico Infectologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Urologista, Psicólogo, Técnico de Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal e Terapeuta Ocupacional.

São ofertadas 42 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis médio e superior. Os salários vão até R$ 8.100,00, por carga horária de 20 a 44 horas semanais.

As inscrições serão realizadas no período das 10h de 09 de junho  até às 22h de 27 de junho de 2014, no site www.zambini.org.br. As taxas variam de R$ 48,00 a R$ 78,00 de acordo com a função escolhida.

A convocação dos candidatos para prova objetiva, indicando horário e local de provas poderá ser verificada nos sites www.zambini.org.br e seu aviso será publicado na Imprensa Oficial do Município de Bragança Paulista. As provas objetivas estão previstas para o dia 20 de julho de 2014, sendo aplicadas no município de Bragança Paulista, em localidades a serem divulgadas oportunamente, podendo ser alterada por critério da ABBC.

O candidato deverá consultar os locais para a realização da prova objetiva a partir do dia 11 de julho de 2014, através do site www.abbcbeneficencia.org.br e www.zambini.org.br. O gabarito da prova objetiva e o caderno de questões serão divulgados no endereço eletrônico www.zambini.org.br, em até 48 horas após a aplicação da mesma.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da ABBC, ser prorrogado uma vez por igual período ou revogado, caso não haja renovação do Contrato de Gestão firmado entre a ABBC e a Prefeitura da Estância de Bragança Paulista/SP.

Prefeitura de Pimenta Bueno - RO prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura do Município de Pimenta Bueno, Estado de Rondônia, lançou edital n° 001/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 36 vagas de trabalho, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental e superior. Os salários vão até R$ 10.500,00, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

O concurso público será regido por este Edital, seus Anexos, eventuais retificações e/ou aditamentos e será realizado sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes – Noroeste Concursos.
 
As vagas são para as funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Monitor de Transporte Escolar, Motorista, Engenheiro Civil, Médico em diversas especialidades e Professor PEB – III.

As inscrições foram prorrogadas e deverão ser efetuadas, única e exclusivamente pela internet no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br, até 09 de junho de 2014. As taxas são de R$ 50,00 e R$ 100,00, de acordo com o emprego escolhido. Fica alterado a data de pagamento do boleto para 10 de junho de 2014.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 20 de julho de 2014, no período da manhã das 08h até as 11h, e no período da tarde das 14h às 17h.

A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, através dos endereços eletrônicos www.pimentabueno.ro.gov.br e www.noroesteconcursos.com.br.
 
A validade do concurso público será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Prefeitura de São José do Rio Pardo - SP anuncia processo seletivo

A Prefeitura de São José do Rio Pardo, no estado de São Paulo, lançou  edital nº 002/2014 de processo seletivo para o preenchimento de 73 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por carga horária de 20 a 40 horas semanais. As remunerações podem chegar a R$ 10.000,00 de acordo com o cargo selecionado. A execução do certame será de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As vagas oferecidas são para Auxiliar de Consultório Dentário ESF; Técnico em Enfermagem ESF e SAD; Técnico em Farmácia ESF; Assistente Social SAD; Cirurgião Dentista ESF; Educador Físico; Enfermeiro ESF/SAD; Farmacêutico ESF; Fisioterapeuta ESF/SAD; Médico ESF; Médico SAD; Nutricionista ESF/SAD e Psicólogo ESF/SAD.

As inscrições serão feitas através da internet, pelo site www.consesp.com.br, até 13 de junho de 2014. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 22,00 ou R$ 23,00, de acordo com o emprego escolhido.

A realização das provas está prevista para 29 de junho de 2014, às 9h, em locais a serem  divulgados por meio de Edital que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial das provas provavelmente serão divulgados entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova no site www.consesp.com.br, e permanecerão no site pelo prazo de dois  dias.

O certame é validado por dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Vila Nova dos Martírios - MA

A Prefeitura de Vila Nova dos Martírios, no estado do Maranhão, divulgou edital nº 001/2014 de concurso público, para o preenchimento de 73 vagas efetivas de todos os níveis de escolaridade, por carga horária variada de 20 a 40 horas semanais e remunerações que podem chegar a R$ 8.000,00 de acordo com o cargo escolhido. A realização do concurso é de responsabilidade do Instituto Machado de Assis.

As vagas ofertadas são para as funções de Advogado; Assistente Social; Coordenador Pedagógico; Farmacêutico/Bioquímico; Médico Generalista; Nutricionista; Psicólogo; Supervisor Escolar; Professor; Auxiliar Administrativo; Psicopedagogo, entre outros.

As inscrições devem ser feitas através do site www.institutomachadodeassis.com.br, até 17 de julho de 2014. O valor das taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00.

A aplicação das provas objetivas estão previstas para 03 de agosto de 2014, na cidade de Vila Nova dos Martírios - MA, em locais e horários a serem divulgados. A publicação dos gabaritos com os resultados da provas está prevista para 05 de agosto de 2014. O resultado final provavelmente será divulgado dia 30 de setembro de 2014.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Vila Nova dos Martírios-MA.

Prefeitura de Mafra - SC abre vagas em seletivo

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado de Santa Catarina. A Prefeitura de Mafra divulgou edital Nº. 001/2014 de processo seletivo, conduzido pela Universidade do Contestado (UnC), oferecendo várias vagas para todos os níveis de escolaridade, por vencimento de até R$ 3.091,52.
 
Cargos
Terapeuta Ocupacional, Técnico (Higiene Bucal e Enfermagem), Psicólogo, Profissional de Educação Física, Odontólogo, Nutricionista, Motorista, Médico (Urologista e Ginecologista), Fisioterapeuta, Farmacêutico, Enfermeiro, Dentista, Atendente de Consultório Dentário, Assistente Social, Segundo Professor, Operador de Máquinas, Motorista, Técnico em Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Vigia de Patrimônio, Técnico Agrícola, Monitor, Auxiliar de Manutenção/Conservação e Auxiliar Administrativo.
 
Interessados, deverão se inscrever exclusivamente pelo site da UnC - www.unc.br, no período de 09 de junho a 02 de julho de 2014.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 20 de julho de 2014 tendo como local de realização a Universidade do Contestado (UnC), cidade de Mafra/SC, no horário das 09h15 às 12h15.
O gabarito estará disponível em até 24 horas após a realização das provas, nos sites www.unc.br/ e www.mafra.sc.gov.br.

O processo seletivo terá validade de dois anos, a contar da data do ato de homologação do resultado para cada cargo, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 02 de junho de 2014, pág. 237 a 273, e na página da UnC (http://www.unc.br/, seção de "Documentos Legais").

Prefeitura de Entre Rios - SC abre concurso público

Por meio do edital nº 001/2014 de concurso público, a Prefeitura de Entre Rios, no estado de Santa Catarina, está oferecendo 05 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. As jornadas de trabalho são de 20 ou 40 horas semanais, por remunerações de até R$ 5.017,24. A realização do certame será de responsabilidade da empresa NW Classifica.

As vagas são divididas entre os cargos de Procurador; Técnico em Enfermagem; Técnico em Enfermagem - Fitoterápico;  Motorista de Automóveis e Utilitários e Motorista de Caminhão.

As inscrições serão aceitas exclusivamente via internet, pelo site www.nwclassifica.com.br, até 27 de junho de 2014. As taxas  variam de R$ 60,00 a R$ 150,00.
 
Para os candidatos que não dispuserem de acesso a Internet, a Administração Municipal de Entre Rios - SC disponibilizará local com acesso à Internet, no período destinado as inscrições nos dias considerados úteis, junto à Prefeitura Municipal, no horário de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, situada na Rua Pergentino Alberici, 150, Centro, Entre Rios - SC. Fone: (49) 3351-0060.

A prova escrita objetiva será aplicada provavelmente em 20 de julho de 2014, das 9h às 12h, no Centro Educacional Santa Lúcia, localizada na Rua Pedro Júlio Farrapo, nº 650, Centro, na cidade de Entre Rios - SC. O gabarito estará disponível na internet, a partir das 16h30 do dia seguinte ao da aplicação das provas, exclusivamente nos portais www.entrerios.sc.gov.br e www.nwclassifica.com.br.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contando da publicação de sua homologação final, podendo ser prorrogado por uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Sucupira do Norte - MA

A Prefeitura de Sucupira do Norte, no estado do Maranhão, abriu edital n° 001/2014 para realização de concurso público, com a finalidade de ocupar 84 vagas em funções de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de acordo com a jornada de trabalho e com o cargo, indo de R$ 724,00 a RS 4.000,00.

As vagas são para os empregos de Agente de Endemias, Agente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, Cirurgião Dentista, Contador, Enfermeiro Plantonista, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Instrutor de Informática, Médico Plantonista, Nutricionista, Professor de Educação Física, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Recepcionista Hospitalar, Técnico de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Vigia, Instrutor de Informática, Médico, Professor de Português, Eletricista, Engenheiro Civil, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Psicólogo, Químico, Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro PSF, Médico PSF, Técnico em Enfermagem PSF e Agente de Saúde.

O concurso público será realizado pelo Instituto Ludus.
 
As inscrições serão feitas via internet, no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br, no período compreendido entre às 08h de 05 de junho até 27 de junho de 2014. A taxa varia  entre R$ 17,00 e R$ 19,95.

A realização das provas do certame está prevista para 03 de agosto de 2014, na cidade de Sucupira do Norte - MA, no horário das 08h às 11h, nos locais a serem ainda confirmados e divulgados.

O gabarito das provas escritas objetivas será divulgado no dia 04 de agosto de 2014, a partir das 18h no site www.institutoludus.com.br. Já o gabarito definitivo será disponibilizado no dia 19 de agosto juntamente com o resultado preliminar.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação na imprensa oficial, podendo ser renovado por igual período.

Prefeitura de Cruzeta - RN abre vagas em processo seletivo

A Prefeitura de Cruzeta, no estado do Rio Grande do Norte, divulgou o edital de processo seletivo nº 003/2014, destinado ao provimento de 05 vagas temporárias para profissionais de nível superior, por carga horária de 40 horas semanais e remunerações de até R$ 10.000,00.

As chances são para os cargos de Odontólogo SMS – PSF; Médico Plantonista da Unidade Mista de Saúde SMS; Educador Físico SMS – NASF; Fisioterapeuta SMS – NASF e Psicólogo SMS – NASF.

As inscrições com entrega de currículo deverão ser realizadas pessoalmente, na sede da Prefeitura Municipal situada na Praça João de Góes, nº 167, Centro, Cruzeta-RN, no horário das 08h às 13h, até o dia 06 de junho de 2014. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
O certame constará de uma única etapa, de caráter eliminatório e classificatório, a qual se realizará através de Análise Curricular. O resultado final será divulgado nos sites www.cruzeta.rn.gov.br e www.diariomunicipal.com.br/femurn/, a partir de 09 de junho de 2014.

A divulgação oficial das informações referentes a este Processo Seletivo Simplificado dar-se-á através do portal do Município de Cruzeta (www.cruzeta.rn.gov.br) e no site do Diário Oficial da FEMURN (www.diariomunicipal.com.br/femurn/).

O certame terá validade até a conclusão final do próximo concurso público a ser realizado, ainda no ano de 2014, pelo Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Urucuia – MG abriu concurso público

A Prefeitura de Urucuia, município do Estado de Minas Gerais, abriu o concurso público regido pelo edital nº 001/2014, sob os cuidados da organizadora Reis & Reis Auditores Associados. Serão providas 167 vagas em diversas cargos públicos, para candidatos de todos os níveis de escolaridade, por salários que podem variar de R$ 733,69 a R$ 4.891,34.
 
Cargos: Agente Administrativo, Agente de Endemias, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Serviços Gerais, Balseiro, Bibliotecário, Biomédico, Bioquímico/ Farmacêutico, Cozinheiro, Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Facilitador de Oficinas, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Vigilância Epidemiológica, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fonoaudiólogo, Gari, Mecânico, Médico, Monitor de Creche, Motorista, Nutricionista, Operador de Patrol, Orientador Social, Professor, Psicólogo, Psicopedagogo, Recepcionista, Secretário Escolar, Servente Escolar, Supervisor Pedagógico, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Técnico em Farmácia, Técnico em Laboratório,  Técnico em Radiologia, Vigia, Zelador de Cemitério e Agente Comunitário de Saúde.
 
As inscrições acontecerão de 04 de agosto a 04 de setembro de 2014, no Prédio da Prefeitura Municipal de Urucuia – Rodovia MG, 202 Km 120 – Centro de Urucuia/MG, no horário de 08h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. Os interessados também poderão se inscrever pelo site da organizadora (www.reisauditores.com.br), no mesmo período informado. As taxas variam de R$ 36,00 a R$ 100,00.
 
O concurso terá Provas Objetivas para todos os cargos e Prova Prática para os cargos de Motorista e Operador de Patrol. As Provas Objetivas serão realizadas provavelmente em 05 de outubro de 2014 e as Provas Práticas na data provável de 09 de novembro de 2014, ambas em Urucuia/MG.
 
Maiores informações serão dadas pela organizadora (www.reisauditores.com.br) ou poderão ser obtidas na Prefeito Municipal (http://www.urucuia.mg.gov.br/).
 
O extrato do edital foi publicado na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, em 31 de maio de 2014 (Publicações de Terceiros, página 14).

Concurso Prefeitura de Beneditinos - PI 2014

A Prefeitura de Beneditinos, no Piauí, lançou edital nº 001/2014 de concurso público, com o objetivo de preencher 63 vagas para diversas funções de níveis fundamental, médio/técnico e superior.
 
A oferta salarial vai do mínimo a até R$ 1.700,00, mais adicional por Produtividade de R$ 2.428,00, dependendo do cargo ocupado,  por jornadas de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Fiscal de Tributos, Técnico em Contabilidade, Assistente Técnico, Operador de Motoniveladora, Operador de Retroescavadeira, Psicólogo, Auxiliar Administrativo, Assistente Social, Orientador Social, Pedagogo, Médico PSF, Dentista PSF, Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Enfermagem (SAMU), Motorista Categoria “D” (SAMU), Professores (Várias Disciplinas), Psicopedagogo (Zona Urbana) e Motorista Categoria “D”.
 
Com a prorrogação, os interessados podem efetuar suas inscrições até 04 de junho de 2014, pela internet, no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br. A inscrição será efetivada, mediante o pagamento da taxa cobrada até 05 de junho de 2014, nos valores de R$ 35 R$40, R$50 ou R$ 70,00.
 
O certame constará de prova objetiva, a qual será realizada na cidade de Beneditinos – PI, prevista para 15 de junho de 2014.
 
Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 (horas) após a realização das provas no site eletrônico (www.institutomachadodeassis.com.br).
 
Com prazo de validade de dois anos, este concurso poderá ser prorrogado por igual período.
 

Concurso ADERR 2014: Edital e Inscrição

A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR) promove concurso público regido pelo edital 01/2014. O concurso destina-se ao provimento de 203 vagas de trabalho, sendo 182 para ampla concorrência e 21 para deficientes físicos, em Cargos da Carreira de Nível Médio, Nível Técnico e Nível Superior, os quais serão exercidos nas Unidades de Defesa Agropecuária – UDA’s, Escritórios de Atendimento a Comunidade – EAC’s e sede desta ADERR.
 
O certame será realizado sob a responsabilidade da Universidade Estadual de Roraima – UERR e os salários podem chegar a R$ 3.847,04. A carga horária semanal é de 40 horas.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Contador, Fiscal Agropecuário/Engenheiro Agrônomo, Fiscal Agropecuário/Médico Veterinário, Assistente Administrativo, Assistente de Laboratório e Técnico em Agropecuária/Agrícola.
 
Inscrições
Os interessados têm até esta quarta, 04 de junho de 2014 para realizar a inscrição, no endereço eletrônico www.uerr.edu.br.
 
Taxas
Cargos de Nível Médio/Técnico - R$ 60,00;
Cargos de Nível Superior - R$ 90,00.

Provas
As provas serão realizadas simultânea e exclusivamente nas cidades de Boa Vista e Rorainópolis, estado de Roraima, provavelmente em 22 de junho de 2014, com duração de 04 horas, no horário das 8h10 às 12h10 (horário local), para todos os cargos previstos neste certame. A confirmação da inscrição e dos locais de realização das provas estará disponível no endereço www.uerr.edu.br.

Validade
O concurso público terá validade de dois anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima - ADERR.
 
Veja o edital e outras atualizações aqui: http://cpc.uerr.edu.br/concurso/conc_docs/noticia/?id_noticia=107

UFBA abre processo seletivo com vagas para professores

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) abriu edital de processo seletivo nº 06/2014, que visa a contratação de Professores por tempo determinado no Campus Salvador.

Segundo o edital, são 31 vagas nas seguintes Unidades e Departamentos: Escola Politécnica - Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Engenharia Química; Instituto de Ciências da Saúde - Fonoaudiologia; Faculdade de Medicina da Bahia - Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria e Reprodução Humana, Medicina Interna e Apoio Diagnóstico e Saúde da Família; Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia - Anatomia, Patologia e Clínicas Veterinárias; Escola de Nutrição - Ciência Dos Alimentos e Ciência da Nutrição; Faculdade de Direito - Direito Privado e Direito Público; Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Antropologia e Etnologia e Filosofia; Escola de Música - Música; Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Instituto de Matemática - Ciência da Computação; Instituto de Química - Química Orgânica; e Escola de Administração - Administração.

Os interessados devem efetuar a inscrição no Departamento Acadêmico da Unidade Universitária a que estiver vinculada a seletiva, até 11 de junho de 2014. A taxa é de R$ 20,00.

A validade do certame será de 01 ano, a partir da publicação do resultado final no Diário Oficial da União.

ARPE abre concurso com 35 vagas para nível superior

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Pernambuco (Arpe) lançou portaria conjunta SAD/ARPE n° 058/2014 de concurso público. Serão 35 vagas para vários cargos de nível superior, como advogados, engenheiros elétricos,  contadores e geral. O salário é de R$ 6.046,50, além do valor recebido por metas cumpridas. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

O Instituto de Apoio À Fundação Universidade de Pernambuco (UPENet/Iaupe) será a empresa organizadora do concurso.

As inscrições devem ser efetuadas no período de 04 de junho a 04 de julho de 2014, pelo site www.upenet.com.br. A taxa de participação é de R$ 105,00.

Os inscritos serão submetidos à Prova Objetiva, Avaliação de Títulos e a Curso de Formação.
 
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 17 de agosto de 2014, em Recife/Região Metropolitana. Os locais e os horários de aplicação das provas serão divulgados na Internet, no site www.upenet.com.br, através do Cartão Informativo. O gabarito será divulgado na data prevista de 18 de agosto de 2014. Já o resultado final será divulgado na data prevista de 28 de novembro de 2014.
 
O certame será válido por dois anos, contados da data de publicação da homologação do seu Resultado Final, prazo este que poderá ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de São Bento do Sapucaí - SP tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de São Bento do Sapucaí, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de ocupar 96 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.800,00, em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

A organização do concurso será de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As vagas são para os empregos de Ajudante Geral Masculino, Gari, Lixeiro, Servente de Obras, Motorista, Operador de Máquinas, Tratorista, Monitor de Transporte Escolar, Auxiliar de Consultório Odontológico, Berçarista, Técnico do CRAS, Encarregado de Compras, Escriturário, Fiscal Ambiental, Fiscal de Obras e Posturas, Técnico em Enfermagem, Tesoureiro, Assistente do Departamento Pessoal, Técnico Ambiental, Técnico em Contabilidade, Auxiliar de Classe, Auxiliar de Creche, Assistente Social, Coordenador do CRAS, Coordenador Pedagógico, Educador Físico, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Professor de Educação Especial, Professor de Educação Infantil, Psicopedagogo e Psicólogo.

As inscrições foram prorrogadas e serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, de 04 a 06 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas escritas (objetivas) serão realizadas provavelmente no dia 20 de julho de 2014, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

As provas práticas e TAF serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados por meio do Edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Buritis – RO publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Buritis, no estado de Rondônia, através da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, publicou o edital nº. 007/2014 para a realização de processo seletivo. O certame oferece 02 vagas para Médico Clínico Geral, por salário de até R$ 9.183,58 em regime de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas de forma gratuita, no dia 04 de junho de 2014, no horário das 07h30 às 13h30, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Theobroma, 1580, Setor 01, no município de Buritis - RO.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Cópia da Carteira de identidade ou outro documento que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado e maior de 18 anos até a convocação e contratação;
  • Cópia do comprovante de escolaridade mínima exigida;
  • Curriculum demonstrado aptidão profissional;
  • Especialização: Acima de 360 horas na área de atuação.
  • Cursos de Formação Continuada na área de atuação.
  • Comprovação de Tempo de Serviço.
A seleção constará de Análise de Curriculum e Avaliação de Títulos.
 
O resultado parcial será divulgado provavelmente no dia 05 de junho de 2014, afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no Diário Oficial dos Municípios.
 
O processo seletivo visa satisfazer a necessidade de contratação temporária por um período de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública, mediante interesse público ou até a posse dos servidores aprovados no concurso público de 2014.
 
Edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 03 de junho de 2014, pág. 9 a 11.

Processo Seletivo Prefeitura de Serra Talhada – PE

Está publicado o edital nº 2/2014 de abertura de processo seletivo para realização de novas contratações na Prefeitura de Serra Talhada, Estado de Pernambuco. O certame tem a finalidade de atender as necessidades de pessoal no âmbito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. 
 
Ao todo, serão preenchidas 34 vagas temporárias de níveis fundamental, médio, técnico e superior, distribuídas entre os postos de: Assistente Social, Psicopedagogo, Pedagogo, Educador social, Oficineiros, Técnico social, Cuidador Social, Auxiliar de cuidador, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais e Pintor. Os salários variam de R$ 700,00 a 1.500,00.
 
As inscrições ocorrem somente de forma presencial, no período de 03 até às 17h de 12 de junho de 2014, por meio do preenchimento do formulário de inscrição, disponibilizado na Sede da Secretária de Desenvolvimento Social e no site da prefeitura municipal (www.serratalhada.pe.gov.br). O atendimento aos candidatos será das 14h00 às 17h00, na Sede da Secretária de Desenvolvimento Social - Rua Comandante Dantas Superior, 1059 - Nossa Senhora da Penha, Serra Talhada - PE.
 
Para realizar a inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
a) Ficha de Inscrição preenchida e assinada em formulário próprio - Anexo II do edital;
b) Currículo;
c) Documento de identidade com foto (original e cópia);
d) CPF (original e cópia);
e) Comprovante de estar quite com a Justiça Eleitoral (original e cópia);
f) Quitação com o serviço militar, se do sexo masculino (original e cópia);
g) Documentação comprobatória da experiência profissional;
h) Documentação comprobatória da escolaridade exigida para a função/área que concorre (original e cópia);
i) Comprovação de registro no Conselho competente da categoria profissional (original e cópia).
j) Carteira de Motorista, quando concorrente ao cargo de motorista (original e cópia).
 
A seleção será realizada por meio de Avaliação Curricular, de caráter classificatório e eliminatório.
 
A validade desta concorrência será de um ano, podendo ser renovada por iguais períodos, enquanto durar os programas, com exceção dos cargos de motorista e pintor, cujos prazos só poderão ser renovados até realização de concurso público.
 
O edital completo e seus anexos estão disponíveis no site http://serratalhada.pe.gov.br/

Prefeitura de Cipó - BA abre processo seletivo pelo REDA

A Prefeitura de Cipó, no estado da Bahia, abriu edital de processo seletivo n° 001/2014, voltado à contratação temporária de 05 Médicos Plantonistas. Os profissionais atuarão em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) pelo período de 01 ano, prorrogável, junto ao Hospital Municipal.

De acordo com o edital, os plantões durante a semana têm valor de R$ 1.200,00 e aos finais de semana, de R$ 1.300,00, mas pelo projeto de lei complementar 007/2014 esses vencimentos passam para os valores de R$ 1.500,00 e R$ 1.650,00, respectivamente.

As inscrições seguem abertas até  6 de junho de 2014, pelo e-mail processoseletivo.cipo@gmail.com ou, ainda, de forma presencial no Setor de Protocolo da prefeitura (Praça Juracy Magalhães, s/nº.), das 8h às 13h.

Será aplicada análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório. O resultado final será divulgado na data prevista de 12 de junho de 2014.

A validade do certame será pelo prazo de 12 meses.

FUB abre vagas por salários de até R$ 3,8 mil

A Fundação Universidade de Brasília/FUB ,no Distrito Federal, lançou extratos dos editais nºs 272, 273, 274/2014, para o provimento de 03 vagas de nível superior, por remunerações variadas de R$ 2.527,53 a R$ 3.843,68, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de professor substituto nas áreas de Publicidade, Comunicação Visual, Impressa, Digital, Auditoria, Introdução a Contabilidade e Química Orgânica.
 
As inscrições podem ser realizadas na Secretaria da Unidade de Lotação a que se destina a vaga, até 06 de junho de 2014, em horário comercial. Para realizar a inscrição o candidato deve apresentar Cópia do documento de identificação; Currículo vitae e ficha de inscrição.
 
A avaliação poderá ser efetivada em vista de notória capacidade técnica ou científica do profissional, mediante análise do curriculum vitae.
 
As demais informações encontram-se na Secretaria da Unidade de Lotação onde os candidatos realizarão a inscrição e no site do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), disponível no endereço eletrônico www.dgp.unb.br.
 
O certame terá validade de 6 meses, contados a partir da data da publicação do Edital de Homologação de Resultado Final no Diário Oficial da União (DOU).

Prefeitura de Ipiranga do Norte - MT promove processo seletivo

No estado do Mato Grosso, a Prefeitura de Ipiranga do Norte divulgou edital de processo seletivo nº. 006, de 02 de junho de 2014, visando à contratação de 05 vagas em cargos de níveis fundamental e superior. A remuneração pode chegar a R$ 14.321,20 em jornada de 40 horas semanais.
 
Cargos: Médico, Cirurgião- Dentista e Motorista veículo leve – categoria B.
 
As inscrições serão efetuadas gratuitamente até 11 de junho de 2014, no horário das 07h às 13h, na sede da Prefeitura de Ipiranga do Norte, situada à Rua dos Girassóis, 387, Centro, Ipiranga do Norte/MT.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente em 21 de junho de 2014, das 08h às 11h, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada à Rua Solimões, s/n, Bairro dos Rios, Ipiranga do Norte/MT.
 
O resultado final do processo seletivo será homologado por decreto do Poder Executivo Municipal, observado o prazo legal para interposição de recursos e será publicado na Imprensa Oficial e no site do município.
 
O processo seletivo terá o prazo de 06 meses, a partir da sua homologação.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 03 de junho de 2014, pág. 350 a 354. 

Embasa abre mais oportunidades para o Jovem Aprendiz 2014

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) lançou o edital de Processo Seletivo para preencher 168 vagas de estágio para o Programa Jovem Aprendiz. Os interessados devem estar cursando a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, em qualquer unidade de ensino da rede pública de ensino.
 
O seletivo será executado pela Concepção Concursos.
 
Os contratados trabalharão no setor administrativo, recebendo auxílio mensal de meio salário mínimo, além de vale-transporte e assistência médica, por jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até 14 de junho de 2014, pelos sites www.concepcaoconcursos.com.br e www.embasa.ba.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 10.
 
Uma prova objetiva será o instrumento avaliativo para selecionar os inscrito, tendo data de aplicação prevista para 20 de julho de 2014, em Salvador. Também haverá Análise Curricular, que será realizada por meio de documentos (lista no edital), que precisam ser enviados até 14 de junho de 2014, para a Concepção Consultoria Técnica Especializada no endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470 sala 710/711 Ed. Empresarial Niemeyer, Caminho das Árvores, CEP 41.820-770 Salvador-BA.
 
Resultado final será informado em 14 de agosto de 2014, nos mesmos sites onde devem ser efetivada a inscrição.
 
O prazo de validade do certame será de seis meses, prorrogável por mais seis meses.

Prefeitura de Turmalina – SP abre seletivo

Através do edital de Processo Seletivo nº 002/2014 da Prefeitura de Turmalina, no estado de São Paulo, ficam abertas as inscrições para 06 vagas de trabalho voltadas para candidatos de nível superior completo e incompleto. Os salários vão de R$ 350,00 a R$ 1.298,19 em jornadas de 12 ou 20 horas semanais.  
 
As chances são para Farmacêutico, Nutricionista, Psicólogo (todos para atuarem no NASF), Coordenador Geral, Professor de Educação Física e Estudante do curso de Educação Física.
 
As inscrições podem ser feitas até às 22h de 13 de junho de 2014, pelo site www.personacapacitacao.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 25 a R$ 50.
 
A data provável da Prova Objetiva, aplicada a todos os inscritos, será em 29 de junho de 2014, às 8h30, na E. M. E. F. “Profª. Carmita Moreira de Aguiar Pavarini”, localizada na Rua Sergipe, n° 661, Centro, Turmalina – SP.
 
Em 18 de julho de 2014, será de conhecimento público o resultado final com o nome dos aprovados, no www.personacapacitacao.com.br.
 
O Processo Seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Concurso Professor - Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo lançou por meio por meio do IBFC, o edital para realização de concurso público que preencherá 3.514 vagas nas funções de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I para Carreira do Magistério Municipal, sob regime estatutário. Do total de vagas abertas, 176 serão reservadas aos candidatos portadores de deficiência e 703 para Afrodescendentes.

O cargo exige habilitação específica para o magistério, correspondente ao ensino médio; ou licenciatura plena em pedagogia ou ainda curso normal superior. O salário oferecido é de R$ 1.631,04, mais vantagens previstas em lei, por jornada de trabalho de 30 horas semanais.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do IBFC (www.ibfc.org.br), até 19 de junho de 2014, observado o horário de Brasília. A taxa de inscrição está fixada em R$ 55,00.
 
O candidato que não tiver acesso à Internet poderá efetivar sua inscrição por meio dos serviços públicos com acesso a Internet. Os endereços dos Infocentros do Programa Acessa São Paulo estão relacionados no site www.acessasp.sp.gov.br.

O concurso será composto de prova objetiva, prova dissertativa e avaliação de títulos. A aplicação das provas está prevista para 27 de julho de 2014, na Cidade de São Paulo-SP, no período da manhã.

As informações sobre data, horários, locais e salas das provas serão divulgados oportunamente por meio do edital de convocação no Diário Oficial da Cidade - DOC (www.docidadesp.imprensaoficial.com.br) e no site do IBFC (www.ibfc.org.br) a partir de 22 de julho de 2014. O gabarito das provas será divulgado em até três dias após sua aplicação.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável por mais dois anos, a contar da data da homologação do certame, a critério da Prefeitura do Município de São Paulo - PMSP.
 
Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Colorado – RS

Com 13 vagas de trabalho para contratações imediatas, além de formação de cadastro de reserva, a Prefeitura de Colorado, no estado do Rio Grande do Sul, tornou público o edital de Concurso Público nº 01/2014. O salário chega a R$ 3.786,66, em jornadas de trabalho de 20 a 44 horas semanais.
 
As vagas contemplam a candidatos de todos os níveis de escolaridade, estando disponíveis para as funções de Agente de Controle Interno,  Analista de Obras,  Enfermeiro da Saúde da Família, Farmacêutico,  Fisioterapeuta,  Fonoaudiólogo,  Mecânico,  Operário, Auxiliar de Ensino, Professores de Educação Infantil,  Educação Física,  Português/ Inglês, Geografia, Agente Administrativo Auxiliar,  Técnico Contábil e Professor de Séries Iniciais.
 
Até 02 de julho de 2014, pelo site http://www.premierconcursos.com.br, os interessados podem efetivar a sua inscrição. A taxa de inscrição é de R$ 50 ou R$ 100, de acordo com a vaga disputada.
 
O certame será composto de Prova Objetiva – para todos os inscritos; Prova Prática apenas para a função de Operário e Prova de Títulos para Professor. A data provável da Prova Objetiva, além de local e horário da avaliação serão informados futuramente no http://www.premierconcursos.com.br.
 
O Concurso será válido por dois anos e pode ser prorrogado pelo mesmo período.

Gordura zero: 24 maneiras de acelerar o metabolismo

Getty Images
Pimenta: segredinho para aumentar a temperatura corporal e fazer
 o metabolismo funcionar temporariamente com mais força
De começar o dia com uma xícara de chá verde a fazer apenas três minutos de exercício, dá para queimar mais calorias fazendo mudanças simples

Precisando de uma maneira de gastar calorias, mas sem se esforçar muito mais do que agora? O site Fitsugar reuniu uma lista com 24 maneiras simples de dar uma acelerada no organismo — e queimar muita gordura.

1. Faça exercícios cardiovasculares
Eles são cruciais para manter seu metabolismo funcionando sem problemas. Em um estudo, os pesquisadores descobriram que depois de um circuito puxado de 45 minutos de bicicleta, os atletas gastaram 190 calorias a mais durante as 14 horas de repouso logo após o exercício. De acordo com David Nieman, autor da pesquisa e professor da Appalachian State University, "se você fizer semanalmente só dois ou três sessões de 45 minutos mais puxadas, consegue perder cerca de dois quilos de gordura a cada 15 dias, só com a combinação de gasto calórico durante o exercício e durante o repouso".
 
2. Não pule o café da manhã
Depois de uma noite inteira de jejum, seu corpo precisa encher o tanque. Pular o café da manhã pode frear a habilidade do seu corpo queimar gordura, porque precisa conservar energia. Certifique-se de comer um café da manhã saudável até uma hora depois de acordar para manter o metabolismo acelerado. 
 
3. Programe os exercícios
A queima de gordura por meio dos exercícios não acontece só porque você está gastando energia — na verdade, eles podem mudam o DNA para dar um up no seu metabolismo imediatamente. Os experts recomendam até uma hora de sessão para ver essa mudança no código genético, então siga firme e programe os exercícios ao longo da semana para garantir que você não pulará nenhum.
 
Getty Images
Invista em iogurtes e outros laticínios, principalmente queijos sem
gordura e leite. O cálcio também dá aquela forcinha no organismo
4. Não pule refeições
Você pode achar que pular o jantar significará uma cintura mais fina, mas tem exatamente o efeito oposto. Pular refeições pode fazer o corpo pensar que não está recebendo comida suficiente, segurando calorias extra cada vez que é alimentado. Manter os níveis de açúcar consistentes vai deixar o metabolismo funcionando direito, então coma todas as seis refeições diárias para deixar a fome longe.
 
5. Desestresse
Stress pode ter outros efeitos, além dos já conhecidos - pode, inclusive, frear o seu organismo. O cortisol, hormônio que controla o stress, é o culpado: quando os níveis estão muito elevados, inibe a habilidade do seu corpo queimar gordura. Tire alguns momentos para respirar fundo ou adote uma sequência de yoga.
 
6. Queime calorias em repouso
O tempo para fazer exercícios está curto? Ainda dá para encaixar pelo menos o suficiente para queimar cerca de 200 calorias. Um estudo recente sugere que um período curto de exercício intenso (2,5 minutos são suficientes) podem mandar embora 200 calorias ao longo do dia, mesmo em repouso. Ou seja: sem desculpas para ficar no sofá, já que qualquer coisinha é melhor que nada.
 
7. Faça um lanchinho antes de dormir
Não é brincadeira. Comer alguma coisa light, entre 100 e 200 calorias, antes de ir para a cama pode acelerar o metabolismo. Comendo antes de deitar, você continua queimando calorias.
 
8. Coma alimentos integrais
Cheios de fibras, os cereais integrais ocupam mais espaço na sua barriga (em comparação a outras comidas com o mesmo tanto de calorias) e deixam menos espaço para repetir o prato. Também dão mais trabalho para mastigar, aumentando o efeito térmico da comida — as calorias gastas mastigando e digerindo qualquer tipo de comida. Inclua arroz integral, quinoa e aveia na sua dieta.
 
9. Acrescente intervalos
Se você pula na esteira e mantém o mesmo ritmo durante meia hora, todos os dias, pode não estar aproveitando seu tempo tão bem quanto poderia. Colocar intervalos de alta intensidade nos exercícios cardiovasculares vai ajudar a queimar mais calorias a cada sessão.
 
10. Polvilhe pimenta
Pimenta Caiena é conhecida pelo sabor intenso e poderes medicinais, mas o tempero também pode dar um up no metabolismo, porque aumenta a temperatura corporal. Não se preocupe: não precisa cobrir toda a comida com um monte de ardência! Uma pitada é suficiente.
 
11. Faça musculação
Músculos são pura fonte de queima de gordura. Portanto, não negligencie a musculação: almeje 120 minutos de sessões de treinamento de força por semana. 
 
Getty Images
Frutas, legumes e verduras dão mais trabalho para serem
mastigados e gastam mais calorias no processo
12. Permita-se indulgências com chocolate amargo
O chocolate mais escuro é uma sobremesa mais saudável por diversas razões, e o potencial de impulsionar o metabolismo é um deles. Chocolate amargo inclui dois ingredientes que são conhecidos por essa habilidade: cafeína e o antioxidante catequeina. Apenas certifique-se de ficar em um quadradinho por dia, para que o açúcar e as calorias não pesem mais que o potencial de queima de gordura.
 
13. Use canela
Como tempero, é fácil adicioná-la a diversas comidas e uma maneira deliciosa de incentivar o organismo a trabalhar melhor. Polvilhe um pouco sobre uma torrada integral, na banana com aveia ou até mesmo (por que não?) na sopa.
 
14. Beba mais água
Não beber água suficiente pode trazer fadiga e indisposição, o que já é razão suficiente para manter uma garrafinha sempre por perto. Mas um estudo também mostrou que pessoas que bebiam de oito a doze copos de água por dia queimavam mais gordura do que as que se mantinham nos quatro copos.
 
15. Durma
Parece que a lista de benefícios de uma boa noite de sono não tem fim, e dar um empurrão no metabolismo é um deles. Múltiplos estudos ligaram a ganha de peso com má qualidade de sono. 
 
16. Coma amêndoas
Elas, e outras oleaginosas, como castanhas e avelãs, são excelentes fontes de magnésio. O nutriente não faz bem apenas para o coração, mas também dá um impulso no organismo.
 
17. Limite os carboidratos processados
Ok, ok, nós sabemos que salgadinhos, pão francês e doces são quase irresistíveis, mas não fazem nada para suas aspirações de perda de peso. Além de incrementar sua dieta com calorias vazias, todo o açúcar dos carboidratos processados podem fazer o corpo reter essas calorias como gordura.
 
18. Aposte no gengibre
Outro truque que aumenta a temperatura corporal, ajudando o metabolismo a funcionar em mais . O gengibre pode ser usado em alimentos grelhados ou refogadas, sopas, grãos...
 
19. Coma iogurte
O cálcio e outras substâncias em laticínios pode aumentar o metabolismo, dizendo para seu corpo queimar a gordura extra mais rápido. Os melhores resultados vem de laticínios como queijo com baixo teor de gordura, iogurte e leite, e ao consumir três porções desses alimentos por dia.
 
20. Escolha proteínas magras
O que é um pouco mais de esforço, se isso também significa que mais calorias serão queimadas no processo? Você já deve ter percebido que demora um pouco mais para comer um peito de frango grelhado do que acabar com um pacote de biscoitos, mas as mastigadas a mais podem significar 30% mais queima de calorias. As proteínas magras também precisam de mais energia para serem digeridas, ao mesmo tempo que mantêm a sensação de saciedade. Quanto mais duro o corpo trabalha, mais calorias você queima.
 
21. Adote a batata doce
Portáveis e nutritivas, as batatas doces são uma ótima opção de lanchinho saudável. Não apenas elas são cheias de nutrientes, como vitamina A, e antioxidantes anti-inflamatórios, mas também contém um hormônio regulador do nível de açúcar no sangue, a adiponectina. 
 
22. Dê uma volta
Levantar da cadeira e se mexer um pouco não só ajuda seu corpo a fazer digestão mais rapidamente depois de uma grande refeição, mas também impulsiona a queima de gordura. Estudos mostraram que sentar por uma hora ou mais reduz em até 90% o número de enzimas responsáveis pela quebra de gordura.
 
23. Beba chá verde
De acordo com o The American Journal of Clinical Nutrition, beber quatro xícaras de chá verde por dia ajudou as pessoas a eliminarem mais de três quilos em oito semanas. Chá verde contém catequinas, um antioxidante que aumenta o metabolismo em repouso em 4% (cerca de 80 calorias por dia).
 
24. Coma mais frutas e vegetais
Mastigar os alimentos consome energia, e é por isso que comer frutas e vegetais é uma maneira de acelerar o metabolismo. Para maximizar os efeitos, desfrute-os no estado natural e integral — opte por uma maçã de verdade, em vez de geleia, e faça saladas com pedaços grandes. Levar mais tempo para mastigar significa que seu cérebro tem mais tempo para registrar que está cheio, então você consome menos calorias. 
 
Terra