Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 9 de junho de 2014

9 de Junho - Dia Mundial da Imunização

 
Hoje é comemorado o Dia Mundial da Imunização

A imunização é um conjunto de métodos terapêuticos destinados a conferir ao organismo um estado de resistência, ou seja, de imunidade, contra determinadas enfermidades infecciosas.
 
É uma das estratégias de prevenção mais significativas. No mesmo nível de importância, como medida de proteção e promoção à saúde infantil, estão a amamentação, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e o controle - tratamento precoce da diarreia infantil.
 
As crianças são as que mais sofrem com a caótica situação socioeconômica de países subdesenvolvidos como o nosso, Brasil. Este fato reflete-se nos altos índices de mortalidade (em algumas regiões do país) e a formação de contingentes de indivíduos com sequelas físicas, intelectuais psicológicas, decorrentes de doenças preveníveis por esquemas básicos de imunização.
 
Entretanto a imunização:  
  • Não está isenta de riscos (SCHMITZ et al, 1989)
  • Infecção no local da inoculação;
  • Transmissão de doenças por meio do produto injetado e contaminação do material empregado na administração;
  • Complicação devido a outros composto dos produtos imunizantes (hidróxido de alumínio,...); 
  • Encefalite pós-vacinal, quando da utilização de antígenos vivos;
  • Agravamentos de enfermidades crônicas cardíacas, renais, do sistema nervoso central, entre outras;
  • Reações locais gerais: nódulos, edemas, dor ou mal-estar, lipotimia, entre outras; 
  • Reações de hipersensibilidade;
  • Complicações específicas secundárias à natureza e tipos de antígenos ou substâncias fontes de anticorpos.

Calendário de Vacinação
(adotado pelo Programa Nacional de Imunizações, modificado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo-SP, 1998)
 
Idade
Vacinas
1 mês *
BCG e hepatite B
2 meses
DPT, poliomielite e hepatite B
4 meses
DPT e poliomielite
6 meses
DPT e poliomielite
9 meses
Sarampo e hepatite B
15 meses
DPT, poliomielite e MMR
5 ou 6 anos
DPT e poliomielite
15 anos**
DT
*Pode ser aplicada desde o nascimento.
**Reforço a cada 10 anos, por toda vida.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMUNIZAÇÃO BÁSICA NA INFÂNCIA
Tipos de Vacinas
Dose, via e local de aplicação
Sinais e sintomas pós-vacinais
Sabin (contra poliomielite)2 a 3 gotas, de acordo com a origem/via oral (VO)Náuseas logo após a vacinação devido ao sabor desagradável
BCG (contra tuberculose)0,1ml, intradérmico (ID)/ inserção inferior do deltóide direitoEnduração/mácula/nódulo/úlcera/crosta/cicatriz (em torno de 3 meses pós-vacinal) Raro: enfartamento de gânglios linfáticos
Tríplice - DPT (contra tétano, difteria e coqueluche)0,5ml intramuscular (IM) profunda /face antero-lateral da coxa em crianças que não andam e dorso-glútea nas demaisFebre até 48 hs após vacinação Dor e nódulo local Raro: reações neurológicas(cefaléia, convulsão, choque)
Hepatite B0,5ml intramuscular (IM) profunda /face antero-lateral da coxa num ângulo de 45ºSensibilidade no local da aplicação, acompanhada ou não de sinais inflamatórios; febre igual ou superior a 37,7ºC, em alguns casos erupções cutâneas, prurido e manifestações neurológicas
Dupla infantil-DT* e Dupla Adulto - dT**(contra tétano e difteria)0,5ml/IM profunda/região dorso-glútea ou deltóideaFebre até 48 hs após vacinação Dor e nódulo local
MMR (contra caxumba, rubéola e sarampo)0,5ml subcutâneo (SC) em região glúteaFebre/dor/enduração e eritema local/linfadenopatia discreta/dor de garganta/"rush", artrite e artralgias Aumento das parótidas
VAS (contra sarampo)Idem MMRFebre e exantema de curta duração
*Indicada para crianças até 6 anos e 11 meses de idade que tenham contra-indicação médica formal de receber o componente pertussis da vacina DPT.
**Indicada a partir de 7 anos para pessoas que não tenham recebido a DPT ou DT, ou cujo estado imunitário seja desconhecido.(SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE, 1994)
QUANDO REALIZAR PROFILAXIA DO TÉTANO APÓS FERIMENTO
HISTÓRIA DE IMUNIZAÇÃO CONTRA O TÉTANO
FERIMENTO LIMPO E SUPERFICIAL
OUTROS FERIMENTOS
VACINA
IMUNIZAÇÃO PASSIVA
VACINA
IMUNIZAÇÃO PASSIVA
Incerta ou menos de três doses
Sim
Não
Sim
Sim
Três doses ou mais*:
Última dose há menos de cinco anos
Não
Não
Não
Não
Última dose entre cinco e dez anos
Não
Não
Sim
Não
Última dose há mais de dez anos
Sim
Não
Sim
Não
*Aproveitar a oportunidade para indicar a complementação do esquema vacinal.
Vacina: DPT, DT ou dT dependendo da idade, na falta destes usar o toxóide tetânico (TT).
Imunização passiva: com soro antitetânico e teste prévio, na dose de 5000 unidades, pela via intramuscular ou imunoglobulina humana antitetânica, na dose de 250 unidades, (IM).
 
Mantenha a sua vacinação em dia!

Fumar maconha na adolescência afeta QI pelo resto da vida

Getty Images
Cérebro na adolescência se desenvolve mais rápido, por isso
 jovens sofreriam mais com efeitos colaterais do uso de maconha
Cientistas advertem que os efeitos colaterais permanecem mesmo se o indivíduo parar de usar a droga
 
Fumar maconha quando se é adolescente afeta seu QI até a idade adulta e pode ser um impacto negativo no cérebro pelo resto da vida, avisam pesquisadores do National Institute of Drug Abuse, nos Estados Unidos.

Segundo o Daily Mail, eles descobriram que os efeitos da droga permanecem mesmo depois dos usuários pararem de consumir maconha, e os adolescentes estão em maior risco porque o cérebro se desenvolve rapidamente nessa época da vida.
 
Consumir cannabis afeta o pensamento crítico e a memória durante e até dias depois do uso.
 
Ao revisarem uma série de estudos sobre fumar a droga, os pesquisadores reiteraram que a erva atrapalha na direção e aumenta o risco de se envolver em acidente de carro.
 
Os riscos são ainda piores quando se combina maconha e álcool.
 
Daily Mail / Terra

Dor de cabeça na gravidez pode mascarar problema mais sério

Getty Images
Enxaquecas e dores de cabeça por tensão são comuns, mas se
permanecerem por período prolongado podem esconder doenças
 neurológicas mais sérias
A maioria é causada por tensão ou enxaqueca, mas especialistas alertam que uma porção pequena vem de problemas neurológicos fatais
 
Especialistas alertam que as dores de cabeça em mulheres grávidas podem "esconder" problemas de saúde mais sérios. Kirsty Revell, especialista em ginecologia e obstetrícia no Princess Anne Hospital em Southampton, na Inglaterra, disse ao Daily Mail que a maior parte das dores de cabeça são resultado de tensão ou enxaqueca e geralmente são mais fortes nos últimos seis meses de gravidez.
 
Mas uma pequena porcentagem é causada por problemas neurológicos que podem colocar a vida em risco — e são a terceira causa mais comum de morte entre mulheres grávidas. "Alguns tipos de dor de cabeça são mais perigosos e um indício de que algo está muito errado", diz Revell.
 
"Ginecologistas, obstetras e parteiras estão cientes dos sinais e sintomas associados a essas condições, e sabem quando procurar conselhos de especialistas em neurologia."
 
A especialista também lembrou que mulheres que sofrem com enxaqueca tem duas vezes mais risco de desenvolver pré-eclâmpsia. "Embora seja importante não causar um pânico desnecessário, as grávidas devem estar cientes que caso sofram dores de cabeça contínuas durante a gestação ou enxaquecas que não parecem normais, devem discutir o problema com seus médicos."
 
Terra

Receita natural para combater pulgas em cães e gatos

Foto: Reprodução
As pulgas são verdadeiras vilãs para os bichinhos de estimação

Além da coceira excessiva e pele irritada, essa praga pode causar problemas ainda mais graves, como verme, anemia, estresse e transmissão de vírus.

A saliva das pulgas provoca uma forte reação alérgica. As consequências disso são queda dos pelos, feridas e mau cheiro.

Apesar de haver xampus, sabonetes, coleira, bisnagas e muitos outros produtos para acabar com as pulgas, há quem ainda prefira produtos naturais. E tem razão quem prefere assim.
 
Os produtos industriais contém muitas substâncias tóxicas, quase todas nocivas à saúde do seu bichinho. Infelizmente poucas são as receitas caseiras que realmente acabam com pulgas e carrapatos.
 
A que vamos ensinar, porém, já teve a eficácia comprovada por muitas pessoas. Trata-se de um borrifador de cravo-da-índia, totalmente natural e seguro para seu animal de estimação.

Anote:
 
Ingredientes
- 1 litro de álcool 30 pedras de cânfora (o equivalente a 60 gramas da substância)

- 1 pacote de cravo-da-índia 1 copo de vinagre branco
 
Modo de preparo
Mistures todos os ingredientes até as pedras de cânfora dissolverem.
 
Coloque a mistura num borrifador e aplique ao longo do corpo do animal – cuidado com os olhos e o focinho dele.
 
Faça um teste antes: aplique um pouco do borrifador no seu cão/gato e e veja se ocorre alguma reação alérgica.
 
É importante também usar o borrifador natural nos objetos do animal (não nos que ele põe na boca) e nos cantos da casa. -
 
Cura Pela Natureza

Cuidado com medicamentos falsos!

Todos os dias, os medicamentos falsificados podem ser vendidos  em farmácias, hospitais e mercados de rua e principalmente pela internet. Não há fronteiras!

Na melhor das hipóteses, os medicamentos falsificados podem não apresentar efeitos colaterais, mas também não curam. Em outros casos, eles podem matar.

Este vídeo, estrelado por uma verdadeira pílula, explica o perigo de medicamentos falsificados e seu impacto sobre a sociedade.

Os pacientes, enfermeiros, médicos, farmacêuticos e os educadores precisam estar atento e entender melhor o perigo dos medicamentos falsificados.

Assista o vídeo e ajude a divulgar:

 

Benefícios do salgueiro branco, um grande analgésico

Benefícios do salgueiro branco, um grande analgésico
Foto: Reprodução
Salgueiro branco
O salgueiro branco (Salix alba), também popularmente conhecido por salgueiro apenas, é uma das plantas mais antigas a serem reconhecidas como anti-inflamatório

No século V a. C., Hipócrates, considerado o pai  da medicina, já tinha conhecimento do poder desta planta de aliviar dores e diminuir a febre. O poder do salgueiro branco também era conhecido por outras civilizações antigas, como a egípcia e a assíria; além dos nativos norte-americanos, que a utilizavam para tratar cefaleia, febre e reumatismos.

No ano de 1763, o pastor inglês Stone redescobriu e descreveu, de forma científica, as propriedades da casca do salgueiro. Em 1828, o princípio ativo da planta, chamado de salicina ou ácido salicílico, foi isolado pelo químico italiano Piria e o farmacêutico francês Leroux. No ano de 1897, a empresa farmacêutica Bayer conjugou o ácido salicílico ao acetato, originando, assim, o ácido acetilsalicílico: a tão famosa e utilizada aspirina.

A aspirina foi o primeiro fármaco criado pela indústria farmacêutica e o primeiro a ser vendido em tabletes. Embora tenha sido criada em 1897, o mecanismo de ação da aspirina foi descoberto apenas em 1971, pelo britânico John Vane, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. O salgueiro branco age mais lentamente do que a aspirina no alívio de dores, mas os efeitos podem estender-se por mais tempo.
 
Propriedades medicinais
  • Antipirética;
  • Adstringente;
  • Anafrodisíaco;
  • Antibacteriano;
  • Tônico digestivo;
  • Vermífugo;
  • Antiflogística;
  • Analgésica;
  • Sudorífera;
  • Antisséptico;
  • Anti-reumática;
  • Antiagregante;
  • Febrífugo.
Indicações de uso
O salgueiro branco é utilizado no tratamento de casos de febre, resfriados, nevralgia e reumatismo. É também tradicionalmente usado em casos de amigdalite, artrite, azia, caspa, dor de cabeça, dores nas costas, dispepsia, feridas, enxaqueca, disenteria, dores comuns, gota, inflamações comuns, cólicas, queimaduras e suores noturnos,
 
Cuidados e contraindicações
O uso do salgueiro branco é contraindicado durante a gravidez; para pessoas que apresentam distúrbios gastrointestinais (tais como gastrite, úlcera, colite ulcerosa, colite espasmódica, diverticulose e diverticulite e refluxo esofágico); para os indivíduos que façam uso de medicamento antiagregante ou que possuam alergia ao ácido acetilsalicílico (aspirina). É necessário ter atenção com a quantidade ingerida, pois em doses excessivas, o salgueiro branco pode causar erupções na pele, irritação no estômago, náuseas, vômitos, inflamação dos rins e zumbido nos ouvidos.
 
remédio-caseiro.com

Corantes e aromatizantes de remédios podem causar alergia

As cores ajudam a não confundir os medicamentos. Já o sabor facilita a administração, principalmente para crianças. Gomas com sabor de limão, laranja e morango são estratégias que dão certo
 
Foto: Reprodução
Corantes e aromatizantes de remédios podem causar alergia
 

Fonte: G1

Entidades médicas criticam Ebserh

senado
Foto: Valéria Amaral
A crise vivida pelos hospitais federais foi tema de debate durante audiência pública nesta quarta-feira (4), na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. Na visão de entidades médicas, o projeto de entregar a gestão dos hospitais universitários para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) leva os hospitais à asfixia
 
Na ocasião, Jorge Darze, presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed/RJ) e representante do presidente da Fenam, alertou sobre a suspensão do pagamento da gratificação aos médicos, que, segundo ele, equivale a perda de R$ 1,3 mil nos contracheques com jornada de 20 horas de trabalho.
 
“Essa é a primeira vez na história da República que a categoria é a que menos recebe entre os servidores públicos federais. Ganhamos menos do que qualquer outro profissional de nível superior na administração pública federal. Recebemos gratificações menores que os enfermeiros que nos auxiliam”, disse Darze.
 
“Os hospitais se tornaram um local onde potencializa o estresse por falta de condições de trabalho que geram impotência diante do sofrimento do paciente. O Ministério Público esquece que os servidores da saúde também são cidadãos. É preciso cuidar de quem cuida”, defendeu o senador Paulo Davim (PV/RN), autor do requerimento para a realização da audiência pública, que informou que 5% dos profissionais de Natal tentaram cometer suicídio.
 
Na ocasião, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), Sidnei Ferreira, informou que existem oito mil pessoas aguardando cirurgia no município. Outras dificuldades apontadas são a falta de medicamentos e leitos nas emergências. “Diariamente cerca de 200 pacientes correm o risco de morrer em decorrência de falta de leitos ou de tratamento adequado no Rio”.
 
A audiência foi presidida pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS) que se comprometeu a acompanhar o assunto.
 
O outro lado:
O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Fausto Pereira, explicou que os hospitais federais são de grande porte e, por isso, são complexos na gestão. Um dos problemas apontados foi a falta de integração entre as três esferas da administração – federal, estadual e municipal, que, segundo o secretário, compromete a gestão das unidades.

“Praticamente todos os hospitais federais foram repassados para a gestão de estados e municípios nos anos 80 e 90, menos os do RJ pelas particularidades da rede”, afirmou.
 
Segundo ele, já foram feitas diversas tentativas para “apadrinhamento desses hospitais” para conseguir uma melhor gestão. Na ocasião, ele se comprometeu a dar celeridade para a substituição dos equipamentos sucateados e finalização das obras iniciadas.
 
Fonte: Com informações da Fenam
 
Saúde Web

Mulheres realizam três vezes mais testes de HIV

Foto: Reprodução
Faixa etária que liderou busca pelo exame em 2013 está entre 20 e 39 anos; homens vêm aumentando procura
 
Uma pesquisa realizada pelo grupo de medicina diagnóstica Lavoisier apontou que as mulheres entre 20 e 39 anos realizaram três vezes mais testes de HIV do que os homens da mesma faixa etária, cujo índice não ultrapassou 17,5% do total. O levantamento considerou os exames feitos no laboratório em 2013.
 
Mas os dados não são absolutos para todas as idades. O procedimento entre homens de 30 a 39 anos superou a procura do público feminino. Enquanto a realização do teste cresceu cerca de 20% entre os homens, o aumento entre as mulheres da mesma idade foi de aproximadamente 13%.
 
Entre as mulheres, as idosas (70 a 79 anos) foram as que mais buscaram o teste, com 26,7%. Entre os homens da mesma faixa etária, o crescimento foi de 14,5%.
 
O diagnóstico do HIV é dado por um exame de sangue chamado Elisa, que detecta a presença do vírus no organismo. Se o resultado for positivo, é feito o teste Western-Blot ou de carga viral para confirmação.
 
O procedimento também deve ser incluído no check-up de rotina, além de exames pré-nupciais e para os casais que estão planejando uma gravidez. No Brasil, as gestantes realizam obrigatoriamente o teste de HIV durante o pré-natal e antes do parto.

Saúde Web

Aprenda a “enxergar” desperdícios na gestão hospitalar

Foto: Reprodução
Aprenda a “enxergar” desperdícios na gestão hospitalar
 
Filosofia de gestão inspirada nas práticas e resultados do modelo Toyota, o sistema lean é atualmente adotado com grande sucesso por empresas de praticamente todos os setores, inclusive na área saúde.
 
Os casos mais avançados encontram-se nos EUA, no Reino Unido e na Austrália. No Brasil, já existem casos consolidados, mas ainda restritos a determinados centros de excelência. O assunto ainda é novidade para a maioria dos profissionais da área e o interesse parece ser crescente.
 
Em essência, o objetivo da aplicação dessa filosofia na gestão hospitalar é o mesmo que já se conseguiu na manufatura e em outros setores: a busca contínua pela eliminação de atividades desnecessárias, os desperdícios, que só elevam custos, deixam o negócio menos competitivo e prejudicam a qualidade.
 
Principalmente no Brasil, trata-se de uma ideia das mais necessárias, pois sabemos o quão carente é nossa estrutura de saúde pública ou mesmo complementar, onde não é difícil encontrar custos impraticáveis e qualidade inadequada.
 
Essa mentalidade “enxuta” parece ser uma necessidade para a maior parte dos hospitais brasileiros, que ainda possuem premissas de gestão “tradicionais”, e onde se encontra enorme potencial para a eliminação de diversas formas de desperdícios – para deixar de fazer o que é irrelevante, liberando capacidade para aprimorar aquilo que realmente interessa: a segurança do paciente e a qualidade do cuidado.
 
Para implementar o sistema lean na área da saúde, o primeiro passo é “aprender a enxergar”. Em outras palavras, saber visualizar as atividades e etapas que não criam valor para o paciente e que, portanto, poderiam ser caracterizadas como desperdício. Assim, é fundamental conseguir distinguir as etapas que criam valor daquelas que não criam (e devem ser eliminadas), dentro das rotinas de um hospital.
 
Para tanto, é preciso ir às origens do sistema lean. No livro “O Sistema Toyota de Produção” (1997), Taiichi Ohno, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do modelo de gestão da montadora japonesa, categorizou os principais desperdícios que podem ser encontrados num processo produtivo. São eles: retrabalho, espera, movimentação, transporte, estoque, excesso de processamento e desconexão. Podemos considerar ainda um oitavo, o desperdício de conhecimento e talento humano. Cada um desses desperdícios pode ser encontrado em abundância também na área da saúde.
 
Por exemplo, as “filas de esperas”, facilmente detectadas em qualquer ambiente hospitalar, podem ser minimizadas por mudanças de gestão, como melhor adequação das agendas de médicos e equipes, de fluxos e layout mais eficientes, de formas de atendimentos mais ágeis, de categorizações por diferentes tipos de pacientes, entre outras ações.
 
Ou ainda os desperdícios gerados por movimentações desnecessárias, que frequentemente ocorrem no ambiente hospitalar: para buscar materiais em almoxarifados distantes, levar de volta o que sobrou, transportar equipamentos, procurar exames etc.
 
Para isso, há uma série de técnicas lean de gestão que podem eliminar ou minimizar tais movimentações e estoques desnecessários. Por exemplo, os chamados “dispositivos kanban”, sinalizadores que autorizam e dão instruções para a produção ou para a retirada de itens, o que torna a movimentação de materiais mais precisa e ordenada. Ou, então, a adoção do “fluxo em pequenos lotes”, que deixa torna o processo mais adequado à demanda, evitando o acúmulo de estoques, esperas e retrabalhos.
 
Claro que não é fácil enxergar esses desperdícios na gestão hospitalar, até porque boa parte deles permanece “escondida” em meios a processos que muitas vezes repetimos diariamente sem nos perguntamos se realmente agregam valor.
 
Por isso é importante utilizar outra ferramenta fundamental do sistema lean, utilizada cotidianamente por organizações que adotam o modelo: o Mapeamento do Fluxo de Valor. Trata-se de “mapas” que permitem visualizar os fluxos de pacientes, materiais e de informações em um hospital, buscando diferenciar as tarefas realmente importantes das que não tenham valor algum.
 
Por exemplo, é possível representar visualmente toda a “jornada do paciente”, dos materiais e das informações, necessários para se fazer um cirurgia, um exame ou uma consulta. Mapeando os processos dentro de um hospital, encontramos diversos gargalos ou etapas que podem ser melhorados, reformulados ou mesmo eliminados. Na filosofia lean, “mapear” significa entender e visualizar o “estado atual”, visando projetar um “estado futuro” melhor, que deverá ser implementado por meio dos conceitos e técnicas lean.
 
Conseguir “enxergar” os desperdícios, muita vezes escondidos, é um dos primeiros passos para se implementar lean em qualquer organização, inclusive hospitais. Só assim será possível entendermos onde e porque os desperdícios acontecem. Se não eliminarmos a causa, o efeito não cessará. Para isso, é preciso, primeiro, “aprender a enxergar”.
 
Saúde Web

Concurso Prefeitura de Carapebus - RJ

A Prefeitura de Carapebus, no Rio de Janeiro, abriu concurso para 211 vagas em cargos de nível alfabetizado, fundamental, médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 724 a R$ 3.730.

As oportunidades para nível alfabetizado são para auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, agente funerário e auxiliar de obras e serviços públicos. Para nível fundamental, há vagas para mecânico de veículos e máquinas pesadas, motorista de ambulância, eletricista, auxiliar de farmácia, entre outras.

Há oportunidades, para nível médio, de agente social, instrutor musical, guarda municipal, professor, técnico agrícola, topógrafo, entre outras. As funções que se destacam para nível superior são de médico para diversas especialidades, professor e enfermeiro.

As inscrições devem ser feitas até 26 de junho pelo site www.incp.org.br. A taxa varia de R$ 25 a R$ 65.

 As provas objetivas serão aplicadas no dia 2 e/ou 3 de agosto.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau).

A Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau) divulgou edital de concurso público para 200 vagas em cargos de gestão de serviços hospitalares no Hospital Regional (HR) de Campo Grande. Os salários variam de R$ 817,44 a R$ 2.107,52, mais abonos e adicionais de função, para cargas horárias de 12 horas (médico) e 40 horas semanais (outras funções).

Para médico, há vagas para anestesista, cardiologista, cardiologista pediátrico, coloproctologista, cirurgião cabeça e pescoço, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, cirurgião torácico, endoscopista, geneticista, ginecologista e obstetrícia, hematologista e hemoterapia, infectologista pediátrica, intensivista adulto, intensivista pediátrico, medicina de urgência, nefrologista, nefrologista pediátrico, neonatologista, neurologia, neurologista pediátrico, oftalmologista, cancerologista clínico, cancerologista pediátrico, pediatra, pneumologista, pneumologista pediátrico, psiquiatra, radiologista com ultrassonografia e radioterapeuta.

Outros cargos que exigem nível superior são assistente social, farmacêutico, farmacêutico-bioquímico, físico-médico, fonoaudiólogo, gestor de serviços hospitalares, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Para nível médio completo, as funções disponíveis são agente condutor de veículos, agente de farmácia, agente de laboratório, agente de nutrição, agente de recepção, agente de serviços hospitalares, lactarista, operador de caldeira, técnico de enfermagem, técnico de equipamento médico-hospitalar, técnico de laboratório, técnico de nutrição, técnico de programação, técnico de radiologia, técnico de radioterapia, técnico de segurança do trabalho e telefonista. Várias dessas funções exigem curso técnico na área.

Os cargos de nível fundamental são auxiliar de copa, auxiliar de cozinha, auxiliar de lavanderia hospitalar, auxiliar de manutenção, auxiliar de serviços hospitalares, eletricista e cozinheiro.

As inscrições deverão ser feitas entre 9 de junho e 19h (de MS) de 26 de junho pelo site www.concurso.ms.gov.br . As taxas são de R$ 152,32 (nível superior), R$ 95,20 (nível médio) e R$ 57,12 (nível fundamental).

O concurso terá prova escrita objetiva e prova de títulos. A primeira terá duração de quatro horas e será realizada em Campo Grande. A data, horário e endereço serão divulgados posteriormente no Diário Oficial e no site da organizadora.

O certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Fundação de Serviços de Saúde de Dourados - MS

A Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud), cidade que fica a 225 quilômetros de Campo Grande, prorrogou as inscrições do processo seletivo simplificado para 180 vagas temporárias. Os salários variam de R$ 801 a R$ 2.520.

Segundo o presidente da Funsaud, Fábio José Judacewski, a princípio, serão contratados 180 profissionais para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e Hospital da Vida. Entretanto, outros classificados serão chamados posteriormente. Ao todo, o número de contratados deve chegar a 480, de acordo com Judacewski.

Para nível superior, há vagas para analista de controle interno, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo.

Os cargos de nível médio com curso técnico na área são para técnico de enfermagem, técnico em edificação predial, técnico em farmácia, técnico em imobilização ortopédica, técnico em radiologia e técnico em segurança do trabalho.

Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam)

O edital referente ao concurso público do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) foi lançado,  de acordo com o Governo do Estado. Ao todo, devem ser oferecidas 125 vagas nos níveis médio, técnico e superior, em Manaus, Itacoatiara, Tabatinga e Tefé. Os salários variam de R$ 1.848,25 a R$ 3.760,60.

As inscrições para o concurso do Cetam serão realizadas de 19 de maio a 13 de junho, exclusivamente pela internet, e os valores das inscrições são de R$ 40 para cargos de nível médio e de R$ 80 para cargos de nível superior. A prova será realizada no dia 3 de agosto. As vagas para o cargo de nível superior são destinadas aos profissionais de 21 diferentes áreas de formação.

Em Manaus, serão 52 vagas para o cargo de nível superior e 52 vagas para cargos de nível médio, totalizando 104 vagas (incluindo as vagas para pessoas com deficiência). Para o município de Itacoatiara serão destinadas três vagas para o cargo de nível superior e cinco vagas para cargos de nível médio. Em Tabatinga, será destinada uma vaga para o nível superior e quatro vagas para os cargos de nível médio. No município de Tefé, serão destinadas oito vagas, sendo três para nível superior e cinco para o cargo de nível médio.

O edital do concurso deve ser publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado (DOE) e estar disponível ainda nesta sexta no endereço da realizadora da prova e no site do Cetam.

Concursos em andamento

Além do concurso do Cetam, devem ser realizados ainda para preenchimento de vagas no Governo do Estado os concursos da Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) e Secretaria Estadual de Saúde (Susam).

As inscrições para o concurso da Prodam abriram no dia 17 de abril, com oferta de 120 vagas cargos de níveis fundamental, médio e superior. As renumerações variam de R$ 1.091,78 (nível fundamental) até R$ 5.756,06, (nível superior/Analista de TI). As inscrições vão até 1º de junho de 2014. O edital completo pode ser acessado no site da Fundação Professor Carlos Augusto Aguiar Bittencourt Silva (Funcab). As taxas de inscrição são de R$ 40 (nível fundamental), R$ 55 (nível médio) e de R$ 65 (superior), e o pagamento poderá ser feito até o primeiro dia útil após o encerramento das inscrições.

Também está em andamento o concurso da Susam para o preenchimento de 11.646 vagas no órgão. As provas serão realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e estão marcadas para o dia 24 de agosto de 2014. Do total de vagas ofertadas, 3.094 são para cargos de nível superior, 5.247 para cargos de nível médio e 3.305 para cargos de nível fundamental e fundamental incompleto. Os salários variam de R$ 1.294,57 a R$ 7.691,45. O concurso destinará 10% do total de vagas a Pessoas com Deficiência.

Concurso Prefeitura de Westfália - RS

A Prefeitura de Westfália, no Estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital 023 para concurso público nº 001/2014, visando formar cadastro de reserva nos empregos de Agente Comunitário de Saúde, Servente e Auxiliar de Escritório, com exigência da 4ª série ou ensino  fundamental e ensino médio. O vencimento básico varia de R$ 873,45 a R$ 1.294,00, em carga horária de 40 horas de trabalho.
 
As inscrições, no valor de R$ 30 ou R$ 50,00, podem ser feitas entre os dias 09 e 23 de junho de 2014, por meio do endereço eletrônico www.unars.com.br.
 
As provas escrita e prática serão aplicadas provavelmente em 12 de julho de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Schmidt, Rua Henrique Uebel, nº 371, Bairro Centro, WESTFÁLIA/RS. Caso haja necessidade será divulgado por edital outro local para a realização da prova.
 
O concurso será válido por dois anos, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Santa Fé - PR

A Prefeitura de Santa Fé, no estado do Paraná, através da empresa FADCT, lançou edital n° 001/2014 de concurso público, com a finalidade de preencher 28 vagas imediatas, além de mais 18 de reserva técnica, com remunerações que variam de R$ 771,24 a R$ 3.908,30, em jornadas semanais de 20 ou 40 horas.
 
As vagas ofertadas contemplam profissionais de níveis fundamental, médio e superior, como Agente de Serviços Operacionais, Professor e Técnico de Enfermagem.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo site www.fadct.org.br, das 9h de 12 de junho até 27 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 100,00 de acordo com a função escolhida.
 
Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, prevista para ser aplicada em 27 de julho de 2014. Também haverá prova prática e prova de títulos para colocações específicas.
 
O certame terá validade de dois anos, a contar de suas homologações, com chances de serem prorrogada pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Embu das Artes

A Prefeitura de Embu das Artes, no estado de São Paulo, lançou o edital nº 05/2014 de processo seletivo, com a finalidade de ocupar 36 vagas disponíveis para candidatos de nível médio e superior. Os contratados irão trabalhar em regime de prestação de serviços, com jornadas de trabalho de 30 ou 40 horas semanais, por salário de até R$ 1.600,00.
 
As funções oferecidas no certame são Articulador Juvenil,  Agente Cadastrador, Instrutor de Informática, Oficineiro de Artes de Mosaico,  Oficineiro de Grafite e Desenho,  Oficineiro de Teatro, Oficineiro de Dança, Oficineiro de Trabalhos Manuais, Instrutor de Violão, Oficineiro de Corte e Costura,  Cuidador em Saúde,  Educador Social, Arte Educador e Orientador Pedagógico.
 
O período de inscrição está aberto de 09 de junho até às 22h de 24 de junho de 2014, pelo site da organizadora do seletivo, no www.zambini.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 48,90.
 
A Prova Objetiva que vai selecionar os inscritos será aplicada provavelmente em 20 de julho de 2014. O gabarito será informado em 21 de julho e o resultado final será publicado em 1º de agosto de 2014.
 
O edital do certame está disponível integralmente nos sites www.zambini.org.br e www.embudasartes.sp.gov.br

DRS em São José do Rio Preto – SP lança editais de concurso

O Departamento Regional de Saúde (DRS) XV de São José do Rio Preto, São Paulo, autorizado pela Secretaria de Estado da Saúde, anunciou a abertura de concursos públicos, por meio da publicação dos editais nº 01, 02,03 e 04/2014, os quais pretendem integrar no órgão Farmacêutico, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem e Oficial de Saúde. O salário vai de R$ 842,00 a R$ 1.464,83, mais  acréscimos referentes a prêmio de incentivo.
 
As inscrições estarão abertas de 13 de junho a 03 de julho de 2014, na unidade que promove os certames, endereçada na Rua General Glicério, nº 3.330, Centro, em São José do Rio Preto – SP. A taxa de inscrição é de R$ 44,31 ou R$ 66,46.
 
Os inscritos serão selecionados por Prova Objetiva e Avaliação de Títulos. A Prova Objetiva está agendada para a provável data de 27 de julho de 2014, pela manhã ou tarde, em locais a serem informados no http://www.imprensaoficial.com.br.  
 
Os concursos serão válidos por dois anos, com chance de prorrogação por mais dois anos.
 
Os editais podem ser encontrados do Diário Oficial do Estado de São Paulo, edição de 06 de junho de 2014, a partir da página 169.

Prefeitura de Brotas - SP abre concurso para todos os níveis

O edital de concurso público nº 001/2014 da Prefeitura de Brotas, no estado de São Paulo, comunica que estão abertas 23 vagas de trabalho voltadas para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
O salário chega a R$ 3.884,51, por jornada de trabalho de 44 horas semanais para todos os cargos.
 
As oportunidades oferecidas pelo certame são: Auxiliar de Eletricista, Coveiro, Borracheiro, Pedreiro, Auxiliar de Conservação de Estradas, de Pedreiro, de Carpinteiro e de Pavimentador, Cobrador de Ônibus, Almoxarife, Auxiliar de Creche, Auxiliar de Tesouraria, Monitor de Projeto Social, Técnico de Enfermagem e Engenheiro Civil.
 
As inscrições já podem ser feitas pelo site da organizadora do concurso, no www.consesp.com.br, até 21 de junho de 2014. A taxa de inscrição custa de R$ 25 a R$ 55, de acordo com a vaga disputada.
 
O concurso será desenvolvido por meio de Prova Objetiva, que será aplicada provavelmente em 20 de julho de 2014, em local e horário que serão comunicados com antecedência no www.consesp.com.br.
 
Para saber o rendimento nas avaliações, o candidato terá acesso ao gabarito e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) também no www.consesp.com.br, entre as 13h e às 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.
 
A validade do concurso será de dois anos e pode ser prorrogada por mais dois anos.

Prefeitura de Lutécia - SP anuncia vagas para médicos

Com vistas ao preenchimento de 03 vagas na área da saúde, a Prefeitura de Lutécia, no estado de São Paulo, anuncia a abertura do edital de nº 01/2014 para realização de concurso público, visando atender as demandas da administração municipal.
 
As chances são para candidatos que possuem nível superior em medicina, aptos para ocupar os cargos de Médico Pediatra, Médico PSF e Médico Clínico Geral. Os salários variam de R$ 3.838,00 a R$ 7.601,00, por jornadas de 20 ou 40 horas semanais.
 
O certame está sob a responsabilidade da empresa J. Alvares Ferreira & Alvares Ltda.
 
As inscrições serão aceitas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.milconsultoria.com.br, no período compreendido entre às 8h de 09 de junho até às 17h de 13 de junho de 2014.
 
A taxa de inscrição é de R$ 80,00, podendo ser efetuada até 13 de junho de 2014.
 
Os candidatos passarão por exame de conhecimentos aferidos por meio de aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, a qual será realizada na data provável de 22 de junho de 2014, com início as 09h e término as 12h, sendo que do início não será permitida, sob qualquer argumento, a entrada de candidatos atrasados.

Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados na internet, nos endereços eletrônicos http://www.milconsultoria.com.br e http://www.lutecia.sp.gov.br, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Lutécia e na imprensa escrita, em 18 de junho de 2014.
 
O gabarito será publicado no dia 24 de junho de 2014 no endereço eletrônico http://www.milconsultoria.com.br, a partir das 18h.
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

Prefeitura de Tapiratiba - SP abre inscrições

A Prefeitura de Tapiratiba, em São Paulo, inicia nesta segunda-feira, 09 de junho de 2014, as inscrições para o processo seletivo regido pelo edital nº 01/2014. O órgão visa preencher 31 vagas nas funções que englobam a todos os níveis de escolaridade. O regime de trabalho será de 40 horas semanais para todas as funções, por salários que podem variar de R$ 929,69 a R$ 1.523,38.
 
Para o nível fundamental, os postos vagos são para agente comunitário de saúde. No nível médio/técnico, há oportunidades para técnico em enfermagem. Já para candidatos que tem o ensino superior, as vagas são para enfermeiro.
 
As inscrições ficarão abertas entre os dias 09 e 16 de junho de 2014, através da internet, no site www.institutobrio.org.br.
 
A taxa de inscrição varia conforme a função escolhida, sendo R$ 20,00 para nível fundamental, R$ 25,00 nível médio/técnico e R$ 30,00 para nível superior.
 
Conforme consta em edital, o exame constará de prova objetiva para todos os candidatos inscritos, de caráter eliminatório e classificatório, com previsão de aplicação para 29 de junho de 2014, a ser realizada no município de Tapiratiba/SP.
 
Com validade de 01 ano, a contar da data da homologação, o seletivo será para o preenchimento de funções/atividades dos afastamentos temporários existentes e das que vierem a surgir durante sua vigência.

Concurso Prefeitura de Itariri - SP

Através do edital resumido nº 01/2014, a Prefeitura de Itariri, no estado de São Paulo, realiza concurso público com a finalidade de preencher 23 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, em vários empregos públicos. A remuneração inicia em R$ 751,35 e vai até R$ 2.302,94, por jornadas de 20, 24, 30 ou 40 horas semanais.
 
Candidatos que ainda não completaram o ensino fundamental podem concorrer às vagas de auxiliar de serviços diversos e servente.
 
Para quem completou o ensino fundamental, há chances para agente comunitário de saúde, operador de máquinas e motorista.
 
No nível médio ou curso técnico, as carreiras são para auxiliar de enfermagem, escriturário, inspetor de alunos monitor esportivo, técnico de radiologia e vigia.
 
Profissionais que concluíram o ensino superior podem disputar os postos vagos são de assistente social, cirurgião dentista, contador, enfermeiro, procurador jurídico e professor - várias disciplinas.
 
A execução do certame ficará sob a responsabilidade da empresa FSV Concursos e as inscrições devem ser feitas de 09 de junho até às 16h de 22 de junho de 2014, somente pela internet, no site www.fsvconcursos.com.br, mediante pagamento de uma taxa, no valor correspondente a R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 40,00 nível médio/técnico, e R$ 50,00 nível superior.
 
As datas previstas para aplicação da prova objetiva serão as especificadas oportunamente no edital de convocação.
 
O edital completo acha-se publicado no mural da Prefeitura Municipal de Itariri, e nos sites www.itariri.sp.gov.br e www.fsvconcursos.com.br, sendo de responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações na Imprensa, no mural da Prefeitura Municipal e nos sites acima especificados.

Concurso Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo - PR

Candidatos que estão à procura de uma oportunidade de trabalho estável, é bom ficar atentos, pois a Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo, no Paraná, anuncia concurso público, através do edital nº 001/2014, com oferta de 26 vagas. Os subsídios oscilam entre R$ 724,00 e R$ 3.797,28, para jornada de 20, 30 ou 40 horas por semana.
 
As chances contemplam candidatos que possuam todos os níveis de escolaridade, nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Defesa Civil, Agente Sanitário, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Serviços Gerais Masculino, Contador, Coveiro, Lixeiro, Pedreiro, Professor, Professor de Educação Física, Psicólogo e Vigilante.
 
O interessado poderá efetuar a inscrição a partir das 10h de 10 de junho até 26 de junho de 2014, somente via internet, no endereço eletrônico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL: www.fauel.org.br. A taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 80,00, conforme o cargo pleiteado..
 
Para quem tiver dificuldade, ou não tem acesso à internet poderá realizar a inscrição em um dos postos de inscrição da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Monte Castelo, das 08h as 11h30 e das 13h a 17h, na Avenida Paulo Libânio, 700, durante os dias úteis.
 
Na data provável de 27 de julho de 2014, será aplicada Prova Objetiva para todos os cargos, na cidade de Santa Cruz do Monte Castelo, Estado do Paraná, em local e horário a serem divulgados em Edital Específico. O gabarito está previsto para ser divulgado no dia 28 de julho de 2014, no site www.fauel.org.br.
 
A Prova Prática será realizada na data provável de 17 de agosto de 2014, em local e horário estabelecidos no Edital de Convocação para Prova Prática que será divulgado. Haverá Prova de Títulos, para os cargos de Professor e Professor de Educação Física, de caráter classificatório.
 
O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital está disponível no site da FAUEL e da Prefeitura (http://www.santacruzdemontecastelo.pr.gov.br/, seção de "Concursos Públicos").

Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo - PR promove teste seletivo

A Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo, no Paraná, comunica aos interessados, que foi publicado recentemente o edital nº 001/2014 de teste seletivo, visando o preenchimento de 05 vagas temporárias para os empregos de Assistente Social, Educador Físico, Fisioterapeuta, Nutricionista e Psicólogo - NASF, todos com exigência de conclusão do ensino superior completo.
 
Os vencimentos variam entre R$ 1.371,24 e R$ 1.933,06, em jornada de 30 horas de trabalho por semana.
 
A inscrição poderá ser efetuada a partir das 10h de 10 de junho até 26 de junho de 2014, somente via internet, no endereço eletrônico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL: www.fauel.org.br.
 
Para quem tiver dificuldade, ou não tem acesso à internet, poderá realizar a inscrição em um dos postos de inscrição da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Monte Castelo, das 08h as 11h30h e das 13h a 17h, na Avenida Paulo Libânio, 700, durante os dias úteis.
 
A taxa de participação custará R$ 80,00 para todas as funções.
 
A Prova Objetiva será aplicada na data provável de 27 de julho de 2014, a ser realizada na cidade de Santa Cruz do Monte Castelo, Estado do Paraná, em local e horário a serem divulgados em Edital Específico.
 
Está previsto para ser divulgado no dia 28 de julho de 2014, no site www.fauel.org.br, o gabarito da prova objetiva.
 
O seletivo tem validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital está disponível no site da FAUEL e da Prefeitura (http://www.santacruzdemontecastelo.pr.gov.br/, seção de "Concursos Públicos").

Coordenadoria de Serviços de Saúde – SP abre processo seletivo

A Coordenadoria de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (CSS), ligada à Secretária Estadual de Saúde, através do edital de processo seletivo nº 37/2014, abriu prazo para contratação de 32 Médicos nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral e Psiquiatria. O salário básico será de R$ 1.590, 00 mais R$ 2.010,00 referente à produtividade, por jornada de trabalho de 12 horas semanais.
 
Os interessados devem ter especialidade ou residência nas áreas citadas, mais registro no Conselho da categoria.
 
As inscrições podem ser feitas até 13 de junho de 2014, na sede da CSS, localizada na Rua Doutor Arnaldo, nº 351, 4º andar, sala 410, bairro Cerqueira César, nos horários das 08h as 12h30 e 14h30 as 17h30.    
 
A seleção será feita por Análise Curricular, tendo a validade de um ano, sendo este prazo improrrogável.

Prefeitura de Hortolândia - SP abre concurso para médicos

Começam nesta segunda-feira, 09 de junho de 2014, as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Hortolândia, no Estado de São Paulo, regido pelo edital de nº 01/2014. As contratações serão feitas pelo regime estatutário e os salários variam de R$ 2.749,59 a R$ 9.165,27, em jornadas de 12 a 20 horas por semana.
 
O certame visa o preenchimento de 65 vagas nos cargos de Médico Anestesiologista, Médico Clínico Geral, Médico Cirurgia Geral (12h/s), Médico Cirurgia Geral (20h/s), Médico Cirurgia Pediátrica, Médico Cirurgia Plástica, Médico Endoscopista, Médico Endocrinologista, Médico Gastroenterologista, Médico Ginecologista e Obstetra (12h/s), Médico Ginecologista e Obstetra (20h/s), Médico Hematologista (12h/s), Médico Hematologista (20h/s), Médico Mastologista, Médico Medicina Intensiva, Médico Neonatologista, Médico Neurologista, Médico Neuropediatra, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra, Médico Psiquiatra Infantil, Médico Reumatologista, Médico Saúde da Família, Médico Sanitarista e Médico Urologista.
 
Para concorrer, é preciso ter concluído o ensino superior em Medicina e especialização na área que deseja trabalhar, dentre outros requisitos do edital.
 
Inscrição
A inscrição pode ser feita por meio da internet, no endereço eletrônico www.rboconcursos.com.br, a partir das 9h de 09 de junho até 27 de junho de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 60,00.
 
Provas
Os candidatos serão avaliados através de uma Prova Escrita Objetiva, a qual está prevista para 20 de julho de 2014. Os candidatos também passarão por avaliação de títulos.
 
A convocação para a Prova Escrita Objetiva será feita através de jornal com circulação no município e afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal (Rua José Claudio Alves dos Santos, 585 – Remanso Campineiro-Hortolândia/SP), Câmara Municipal (Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250 (Antiga Rua 02) - Pq. Gabriel - Hortolândia/SP) e no Departamento de Gestão de Pessoas (Rua José Camargo, 21 – Remanso Campineiro - Hortolândia/SP), e divulgada também nos sites www.hortolandia.sp.gov.br e www.rboconcursos.com.br, a partir do dia 11 de julho de 2014, contendo informações quanto ao horário e local de realização da prova.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável por igual período.
 
O edital completo e todas as atualizações estão no site: www.rboconcursos.com.br

Prefeitura de Hortolândia - SP lança edital de concurso público

A Prefeitura de Hortolândia, em São Paulo, lançou edital de nº 002/2014 de concurso público, para preenchimento de 77 vagas distribuídas entre cargos de todos os níveis de instrução, em vários segmentos. Os candidatos portadores de deficiência concorrerão a todas as vagas, sendo reservado a estes o percentual de 5% dos respectivos totais.
 
A remuneração varia de R$ 985,32 a R$ 3.726,10, por jornadas de 18 a 40 horas semanais, conforme atribuição. As contratações serão regidas pelo regime estatutário.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente de Gestão, nas especialidades de Assistente Administrativo, Programador de Computador e Técnico de Informática; Agente de Infraestrutura, nas especialidades de Ajudante Geral, Carpinteiro, Desenhista Projetista, Eletricista, Encanador, Motorista de Veículos Leves, Pedreiro, Pintor, Serralheiro, Soldador, Técnico em Edificações, Técnico em Meio Ambiente, e Zelador; Agente de Políticas Sociais nas especialidades de Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Saúde Bucal, Instrutor de Cursos Livres, Monitor Social, Técnico de Controle de Zoonoses, Técnico de Laboratório, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Saúde Bucal; Agente de Trânsito e Transporte nas especialidades de Assistente de Sinalização Semafórica e Oficial de Manutenção de Sinalização Viária; Assistente Social; Analista de sistemas; Economista; Educador Social; Engenheiro, nas especialidades de Eletricista e Segurança do Trabalho; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Jornalista; Nutricionista; Pedagogo e Professor de Educação Básica na disciplina História.
 
A inscrição será feita por meio da internet, no endereço eletrônico www.rboconcursos.com.br, de 16 de junho a 04 de julho de 2014. A taxa de inscrição varia de R$ 25,00 a R$ 60,00, conforme o cargo desejado.
 
As provas serão realizadas no Município de Hortolândia/SP, com data de aplicação prevista para 20 de julho de 2014.
 
A Prova Prática, que será de caráter classificatório e eliminatório, para o cargo de Motorista de Veículos Leves, está prevista para 10 de agosto de 2014. Também haverá prova de títulos, para alguns cargos.
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável por igual período.
 
O candidato deverá acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso e/ou a divulgação desses documentos em jornal com circulação no município “Página Popular”, nos endereços eletrônicos www.hortolandia.sp.gov.br e www.rboconcursos.com.br e no quadro de avisos da Prefeitura, Câmara Municipal e também no Departamento de Gestão de Pessoas do Município de Hortolândia/SP, localizado na Rua José Camargo, nº 21 – Bairro Remanso Campineiro.

Concurso Prefeitura de Marumbi - PR: vagas Agente Comunitário de Saúde

A Prefeitura de Marumbi, no Paraná, publicou edital nº 02/2014 de concurso público, dispondo de 06 vagas para o emprego de Agente Comunitário de Saúde, por salário de R$ 724,00, em jornada de 40 horas semanais de trabalho.
 
O interessado que deseja participar do certame deve ter concluído o ensino médio e residir no município há mais de  três anos.
 
A inscrição poderá ser efetuado a partir das 10 horas do dia 11 de até às 23hs 59min do dia 26 de junho de 2014, somente via internet, nos sites www.fauel.org.br e www.prefmarumbi.com.
 
O candidato que não tiver acesso à internet poderá realizar a inscrição na Biblioteca Municipal, das 09 as 11h e das 14 a 17h.
 
O inscrito deverá efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 50,00, até o dia 27 de junho de 2014.
 
A Prova Objetiva será realizada em Marumbi na data provável de 27 de julho de 2014, em local e horário a serem divulgados em Edital Específico.
 
O concurso público tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado, por igual período.
 
O candidato deverá acompanhar a publicação de todos os atos, nos sites www.fauel.org.br e www.prefmarumbi.com, no Órgão Oficial do Município e edital da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Marumbi - PR divulga edital de concurso

No Paraná, a Prefeitura de Marumbi está realizando concurso público pelo edital nº 01/2014, visando preencher 21 vagas em postos de trabalho todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até o superior. Os vencimentos podem variar entre as cifras de R$ 724,00 e R$ 3.707,15, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
O certame está sendo executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL.
 
Para quem possui o ensino fundamental, as vagas são para Auxiliar de Serviços Gerais, Operador de Máquinas Pesadas e Zelador. Quem tem o nível médio, os postos abertos são para Agente de Vigilância Sanitária, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Motorista de Ambulância (CNH "D") e Técnico em Enfermagem (curso técnico). No nível superior, há oportunidades para Contador, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário e Técnico em Radiologia.
 
A inscrição poderá ser efetuada a partir das 10h de 11 de junho de até 26 de junho de 2014, somente pela internet, nos sites www.fauel.org.br e www.prefmarumbi.com.
 
É importante ressaltar que o candidato que não tiver acesso à internet poderá realizar a inscrição em um dos postos de inscrição, na Biblioteca Municipal, das 09h as 11 e das 14h a 17h.
 
Para efetivar a inscrição, é necessário que o candidato inscrito concretize o pagamento da taxa até 27 de junho de 2014, cujo valor varia entre R$ 50,00 e R$ 100,00, conforme a função escolhida.
 
De acordo com o edital, a  Prova Objetiva será realizada na cidade de Marumbi, Estado do Paraná, provavelmente em 27 de julho de 2014, em local e horário a serem divulgados em Edital Específico.
 
A Prova Prática terá caráter eliminatório e classificatório e será aplicada na data provável de 24 de agosto de 2014, aos cargos de Contador, Motorista de Ambulância e Operador de Máquinas Pesadas.

Vale lembrar que, os candidatos que não forem aprovados na Prova Objetiva, não participarão da Prova Prática.
 
O candidato deverá acompanhar a publicação de todos os atos, nos sites www.fauel.org.br e www.prefmarumbi.com, no Órgão Oficial do Município e edital da Prefeitura Municipal.
 
A validade do concurso público é de dois anos, podendo ser prorrogado, por igual período.