Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de junho de 2014

Exposição a fumaça de cigarro pode acelerar envelhecimento

Estudo aponta que a exposição a fumaça de cigarro e outras substâncias tóxicas pode pesar no envelhecimento
Nikolay Doychinov/AFP
Estudo aponta que a exposição a fumaça de cigarro e outras
 substâncias tóxicas pode pesar no envelhecimento
A diferença entre envelhecer bem e ser um "acabado" precoce pode estar no meio em que se vive
 
A exposição a substâncias químicas como fumaça de cigarro ou o benzeno, usado para fazer solventes, pode acelerar o processo de envelhecimento, assim como as toxinas produzidas pelo próprio corpo em situações de estresse.
 
A medicina já considera que há diferença entre a idade cronológica e a idade biológica de uma pessoa. No futuro, exames de sangue avaliarão indicadores da idade molecular e poderão ajudar a explorar as diferenças entre trajetórias de envelhecimento.
 
"Assim como agentes cancerígenos contribuíram para o estudo da biologia do câncer, agentes 'gerontôgenos' ajudam no estudo da biologia do envelhecimento", afirma Norman Sharpless, cientista da Universidade de Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e co-autor do estudo, publicado no jornal Tendências em Medicina Molecular.
 
"Identificando e evitando os gerontôgenos, poderemos influenciar a qualidade e a expectativa de vida na sociedade", diz Sharpless.
 
Segundo o pesquisador, a fumaça de cigarro é o gerontôgeno mais importante do ponto de vista da saúde pública: o fumo está relacionado ao desenvolvimento de câncer, arteriosclerose, fibrose pulmonar e outras doenças associadas ao envelhecimento.
 
A quimioterapia é também um gerontôgeno forte, assim como a exposição contínua ao benzeno, usado para fazer solventes.
 
A radiação UV, dos raios solares, é outro fator ambiental importante a contribuir para o envelhecimento. A proposta dos cientistas é estudar a ação de cada um desses gerontôgenos em mais detalhe para determinar como é possível evitar esse processo acelerado de envelhecimento.

UOL

Ganhar 'beijos' de cães e gatos pode transmitir infecções

Getty Images
Cientistas desconfiam que lambidas de pets podem transmitir infecções resistentes a antibióticos
 
Basta você abaixar a cabeça para que seu pet corra em sua direção e lamba seu rosto? O hábito pode parecer carinhoso e inofensivo, mas cientistas desconfiam que receber ‘beijos’ de cães e gatos pode transmitir infecções resistentes a antibióticos para humanos. As informações são do Daily Mail.
 
Uma investigação será conduzida pelo professor Nigel French da Universidade de Massey, na Nova Zelândia, que acredita que o aumento do uso de antibióticos em animais pode contribuir para o problema da resistência às bactérias. “Vamos analisar os riscos que os animais representam na transmissão de doenças bacterianas que foram identificadas pela Organização Mundial de Saúde como uma questão pública enorme e crescente”, disse.
 
Ele explicou ainda que existe uma preocupação com o aumento da incidência de dois tipos específicos de bactérias ligadas ao trato urinário que são resistentes aos antibióticos.
 
Essas infeções  foram encontradas na maioria dos animais domésticos e transmitidas por fezes e urina. Isso acontece porque os pets lambem as partes íntimas para higienização e, em seguida, lambem os donos.
 
"Se o cão lambe suas mãos, você deve lavar as mãos depois. Higienize as mãos e evite o contato muito íntimo com seu animal de estimação”, aconselhou.
 
Daily Mail  /Terra

Protetor solar não bloqueia totalmente raios UV, diz estudo

Getty Images
Conselho de especialistas é usar chapéus e roupas para aumentar
 proteção
O uso do produto, mesmo sendo de FPS 50, não garante proteção completa à agressão que causa câncer de pele
 
m estudo feito por pesquisadores da Universidade de Manchester e do Instituto do Câncer, em Londres, descobriu que mesmo protetores solares com FPS 50 não protegem completamente a pele dos raios ultravioletas e dão brecha ao risco de câncer a longo prazo.
 
Foi a primeira pesquisa molecular do mundo a avaliar as causas exatas do melanoma, a forma mais letal do câncer de pele e o quinto tipo mais comum no Reino Unido, com mais de 13 mil diagnósticos anuais. As informações são do Daily Mail.  
 
"As pessoas tendem a pensar que estão protegidas uma vez que passam protetor e acabam passando mais tempo sob o sol, consequentemente se submetem a maior exposição aos raios ultravioletas”, comentou a financiadora da pesquisa, do Instituto do Câncer londrino, Julie Sharp.
 
O autor do estudo, Richard Marais, reforçou que é importante o uso do produto de proteção, mas as pessoas precisam ter consciência de que não estão completamente protegidas de danos.
 
O conselho de Marais é somar o uso do protetor solar a outras técnicas, como chapéu e roupas mais compridas. A indústria cosmética negou fazer relação de que o protetor solar pode ser usado para ficar mais tempo sob o sol em campanhas de vendas para clientes.
 
Daily Mail / Terra

Homens têm mais chance de ter dor de cabeça durante o sexo

Getty Images
Homens têm entre 3 e 4 vezes mais chances de sofrerem
cefaléia orgástica
Especialista explica que cefaleia orgástica causa três tipos diferentes de dor
 
Hoje não querido, estou com dor de cabeça". Essa frase é conhecida como a desculpa mais antiga para as mulheres evitarem uma noite de amor. Mas um recente estudo da Loyola University Chicago Stritch School of Medicine descobriu que são os homens que têm entre três e quatro vezes mais tendência a sentirem dor de cabeça durante e após o sexo.
 
Conhecida como cefaléia orgástica, esta dor de cabeça atinge cerca de 1% dos homens. "Sabemos que este número é muito maior porque as pessoas não querem admitir que sofrem disso", explica o neurologista Dr. Jose Biller. Ele afirma ainda que é preciso ficar mais atento ao problema porque, em alguns casos, pode ser sinal de hemorragia, aneurisma cerebral e até derrame.
 
No entanto, a maior parte delas são inofensivas e vêm de enxaqueca ou tensão. "Estas dores de cabeça durante ou após o sexo podem ser extremamente dolorosas e assustadoras, assim como frustrantes, tanto para quem a sente quanto para o parceiro", diz o especialista.
 
A cefaléia orgástica tem três tipos: a de tensão, que faz doer a cabeça e o pescoço, começa antes do orgasmo e piora quanto mais excitada a pessoa fica. A dor "trovão" começa durante o orgasmo e pode durar horas. "De repente senti uma dor terrível na parte de trás da minha cabeça, parecia que estavam me batendo com um martelo", disse um paciente que sofre deste tipo.
 
O terceiro tipo é a dor de cabeça após o sexo e costuma ser extremamente dolorosa e fica pior ainda quando a pessoa se levanta. Ela é causada porque fluídos saem do crânio e chegam à espinha.
 
A primeira relação entre sexo e dor de cabeça foi feita pelo grego Hipócrates, conhecido como "pai da medicina" que viveu entre 460 a.C e 370 a.C. Em 2004, a Sociedade Internacional de Cefaleia classificou a cefaleia orgástica como um tipo primário de dor de cabeça.
 
O problema pode ser evitado com exercícios, não consumo de álcool, manter o peso e terapia. Para alguns casos, medicamentos para prevenção e tratamento são recomendados. "Pedimos aos pacientes que sofram com isso para que procurem atendimento neurológico para excluir outros possíveis problemas ligados à dor de cabeça", explica o especialista.
 
Terra

Eu terei Alzheimer?

É muito comum que membros da família de um paciente com doença de Alzheimer ou outras formas de demência se perguntem se um dia também terão a doença
 
Agora, o neurologista David Geldmacher, que possui um programa sobre distúrbios de memória na Universidade de Alabama em Birmingham (EUA), está oferecendo pela primeira vez nos Estados Unidos um serviço que avalia o risco de demência de forma personalizada.
 
A demência é a perda da função cerebral que ocorre com determinadas doenças, como o Alzheimer. Ela afeta a memória, o raciocínio, a linguagem, o juízo e o comportamento.
 
A avaliação incluirá fatores de risco para a condição que afetam as probabilidades da pessoa ter a doença, como histórico familiar, histórico detalhado de memória do paciente, teste cognitivo e um exame de ressonância magnética.
 
Essa informação será incorporada em modelos de previsão de risco existentes que foram validados por estudos científicos.
 
Geldmacher irá providenciar aos seus pacientes informações sobre os fatores de risco não modificáveis, como idade e histórico familiar, bem como estratégias para lidar com fatores de risco modificáveis, como peso, dieta, pressão arterial e nível de atividade física.
 
De acordo com o neurologista, a pesquisa no campo mostra que a redução de um ou mais fatores de risco podem ter um efeito significativo na redução das chances gerais de desenvolver Alzheimer, por exemplo.
 
A avaliação destina-se principalmente a indivíduos em seus 50 e 60 anos, e irá fornecer uma previsão de risco de 20 anos. Também pode ser feita em indivíduos mais velhos, com uma previsão de risco de seis anos.
 
Geldmacher irá passar um plano de tratamento personalizado e sugerir estratégias de enfrentamento da doença para cada indivíduo e sua família. O serviço, que inclui duas visitas médicas e o exame de ressonância magnética, custará cerca de US$ 1.000 (R$ 2.275).

Hypescience

Copa do Mundo aumenta risco de taquicardia, arritmia e infarto

Thinkstock
Torcedores devem tomar cuidado com o coração
Especialistas explicam que é necessário cuidar da saúde do coração antes dos jogos
 
O maior campeonato de futebol do mundo, a Copa do Mundo, começa nesta quinta-feira (12). Muitos brasileiros se reúnem  em volta da TV, vão para os estádios, preparam churrascos e se encontram em bares para acompanhar as partidas da seleção. Mas para aproveitar 100% esse campeonato com saúde, saiba o que você deve evitar!
 
Não vai faltar emoção e adrenalina na estreia do Brasil na Copa do Mundo, mas para que toda essa emoção não se torne um problema de saúde, os torcedores precisam dar uma atenção especial ao coração. De acordo com um estudo realizado na Suíça durante a Copa do Mundo de 2002, houve um aumento de 63% na incidência de morte súbita cardiovascular durante o evento.
 
Segundo o cardiologista Alexandre Alessi, do HNSG (Hospital Nossa Senhora das Graças), em momentos de tensão como esses, "a pessoa pode ter taquicardia, arritmia, aumento da pressão ou contração exagerada das artérias".
 
— Isso ocorre porque as glândulas suprarrenais secretam quantidades abundantes de adrenalina e, por causa deste hormônio, os sintomas [listados acima] podem durar até 24 horas. Se a pessoa é cardiopata, ela corre o risco de assistir à partida de futebol e comprometer a sua saúde cardiovascular.

Outro hormônio liberado na circulação pelas suprarrenais é o cortisol. Segundo o neurologista Paulo Bittencourt, do HNSG, o hormônio está diretamente relacionado com o estresse.
 
— O cortisol faz com que a pessoa fique preparada para uma guerra, e é isso que ocorre com um torcedor fanático quando fica mais eufórico ao assistir uma partida.
 
 A liberação do cortisol pode aumentar a pressão do torcedor.
 
— Nosso corpo possui um mecanismo de autorregulação da pressão da circulação vascular. Quando a pessoa está medicada a pressão permanece normal, mas muitos casos de AVC (acidente vascular cerebral), ocorrem em pessoas que estão sem a medicação.
 
O cardiologista Américo Tângari Junior, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, afirma que sintomas como dor no tórax, palpitações, taquicardias, sudorese, cefaleias, falta de ar ou pressão alta durante ou logo após os jogos são alguns sinais que podem indicar alguma anormalidade com o torcedor. De acordo com ele, " diante de grandes abalos ou calorosas sensações, a pressão e a frequência cardíaca aumentam, o que pode levar ao comprometimento do coração, gerando desconfortos ou até mesmo um infarto".
 
― É importante que as pessoas que já tenham casos de doenças cardiovasculares na família realizem um check-up preventivo, com o intuito de evitar surpresas durante a Copa do Mundo. Realizar avaliações médicas periódicas, praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável são algumas outras dicas para uma vida mais saudável.
 
Por isso, o cardiologista Claudio Tinoco, da Socerj (Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro), alerta que "é importante que as pessoas com problemas cardíacos que vão acompanhar os jogos tomem algumas medidas preventivas".
 
― Se tem doença cardiovascular, deve tomar seus remédios rigorosamente. Se não tem doença, mas tem sentido recentemente dores no peito, sensação de mal-estar e falta de ar, deve procurar imediatamente um cardiologista.
 
Batalha psicológica
O psicólogo José Palcoski relata que algumas pessoas se preparam para os jogos como verdadeiras batalhas, como se realmente estivessem em luta e o emocional demora mais para se livrar dos efeitos gerados durante o jogo.
 
— Os efeitos físicos diminuem com o passar do tempo, assim como em qualquer outra situação estressante, mas a parte emocional demora mais para se livrar dos efeitos gerados durante uma partida de futebol.

Segundo Palcoski, isso ocorre por conta da representação social que a pessoa possui.
 
— O torcedor sofre com o time e esse sofrimento é totalmente psicológico, visto que em nenhum momento ele pode tomar parte real daquele jogo, e isso faz com que se mantenha por mais tempo envolvido pelas emoções de alegria, tristeza, raiva e outras após o término do jogo.
 
Pipoca é uma boa pedida!  
Para quem deseja continuar a alimentação saudável mesmo durante o evento, há algumas alternativas sem que seja preciso abrir mão das festas para não cair na tentação. 

Segundo o nutrólogo Mohamad Barakat, a pipoca pode ser uma grande aliada, quando preparada corretamente, já que traz diversos benefícios: possui antioxidantes e é rica em fibras, que ajudam na manutenção do intestino, e de quebra dão aquela sensação de saciedade.

― A pipoca é feita com 100% do grão do milho, enquanto outros produtos têm os grãos processados, mas fuja das pipocas de micro-ondas, que possuem mais gordura. Tente preparar a sua em casa, sem óleo e com pouco sal.

Segundo Barakat, outra alternativa é já ter ideia do que vai consumir durante as comemorações e, com isso, ajustar a alimentação no dia.

― Reeducação alimentar não é restrição total, é saber escolher o que vai comer.
 
Evite alimentos gordurosos  
Entre os alimentos mais consumidos nessa época, segundo pesquisa da Kantar Worldpanel, estão churrasco (48%), pipoca (37%), salgados (33%), salgadinhos (18%) e, por último, frutas, com apenas 6%.

Segundo Ricardo Leite Ganc, membro da SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), o consumo em excesso desses alimentos podem causar problemas no sistema digestivo dos torcedores. 

― Se o torcedor já tem gastrite, úlcera ou algum tipo de predisposição, o excesso no consumo desses alimentos poderá agravar determinada doença. Agora se a pessoa não tiver tendência, não existe problema algum.
 
Beba com moderação    
Em relação às bebidas mais consumidas, o alerta é para a cerveja e o refrigerante. De acordo com Ganc, o álcool, ou seja, toda bebida alcoólica machuca a mucosa gastrointestinal e deve ser consumido moderadamente.

― Se a bebida for consumida com moderação e o consumidor não tiver uma gastrite, úlcera ou outro quadro dispéptico (lesões mucosas decorrentes da ação do ácido), não haverá problema. Caso a pessoa já tenha doença, o álcool deve ser evitado.
 
Cuide do coração  
A cardiologista Silvana Vertematti, afirma que, em dias de jogos, o organismo tende a produzir mais adrenalina e, isso, junto ao estresse, pode trazer consequências negativas ao coração, como infarto, arritmias e em casos extremos morte súbita.

― Por isso, sempre é bom estar com os exames em dia, procure sempre seu cardiologista. Nos dias de jogos, chegue cedo ao estádio ou ao lugar em que vai assistir à partida, isso ajuda a evitar o estresse.
 
Atenção ao pintar o rosto. Tinta guache não é recomendada
Em dia de jogo do Brasil, pessoas com rostos pintados de verde e amarelo invadem o estádio, os bares e os restaurantes em todo o País. A dermatologista Samar Harati, recomenda o uso de tintas específicas para a face, com solventes em água.

― Estes produtos têm mais qualidade e o torcedor fica menos sujeito a ter complicações. Para retirar a pintura, basta lavar o rosto, não é necessário esfregá-lo com força e correr o risco de ferir a pele.

A especialista ainda reforça que a tinta guache não é adequada para passar na pele, ainda que traga no rótulo que é hipoalergênica e de fácil remoção. Caso a pessoa tenha utilizado a tinta guache e sentir ardor, coceira, dor ou ficar com o rosto marcado, é possível que ela esteja com dermatite de contato. A orientação para este quadro é procurar um dermatologista.

― Em casos extremos, o contato com a tinta pode causar inchaço nos olhos, na boca e falta de ar. Se isso ocorrer, o torcedor deve procurar um pronto-socorro imediatamente.
 
Cuidado com os fogos de artifício
Os fogos de artifício costumam marcar a comemoração de cada gol da seleção na Copa do Mundo. Mas seu manuseio exige cuidados. A dica é seguir as instruções disponíveis na embalagem. Caso algo dê errado, e houver alguma queimadura na pele, o cirurgião plástico Emerson Colaço dá dicas de como proceder. 

― Uma queimadura por fogos de artificio é uma queimadura térmica. Neste caso, o procedimento correto é apenas proteger o local atingido com um pano limpo umedecido com água. Em seguida, o paciente deve receber atendimento médico. Jamais devem ser usadas pomadas de corticoide, pastas de dente, entre outras substâncias que, se aplicadas, serão retiradas no Pronto-Socorro. Se o local for queimado secundariamente por pólvora, é indicado lavá-lo com água corrente em temperatura normal (antes de realizar o procedimento mencionado).
 
R7

Lubrificante à base de maconha promete aumentar prazer da mulher

Foto: Reprodução
Lubrificante é feito à base de um óleo de maconha
e promete dar mais prazer às mulheres
De acordo com criador, a droga também pode entorpecer "um pouco" as usuárias
 
Um novo lubrificante feminino à base de maconha desenvolvido nos Estados Unidos promete proporcionar mais prazer à mulher na  relação sexual. Os criadores do óleo chamado “foria” afirmam que o produto proporciona  múltiplos orgasmos em um período de até 15 minutos.
 
O lubrificante é feito à base de um óleo de maconha e foi misturado com óleo de coco para se tornar, segundo o site que vendo o produto, “viscoso, escorregadio e seguro”. Segundo os criadores, o óleo funciona apenas para mulheres.
 
― O produto funciona especificamente para mulheres por causa da membrana muito sensível e absorvente da vulva e da vagina. Além de maior sensibilidade genital, por causa da maconha, o óleo deixa as mulheres um pouco entorpecidas.
 
O criador do produto, Mathew Gerson, afirma que o lubrificante dá às mulheres a possibilidade de se envolver e aproveitar por completo o ato sexual, desde as sensações sexuais até a sensibilidade do corpo como um todo.
 
― Como o óleo ajuda a mulher a ter orgasmos, acreditamos que isso intensifica o prazer da mulher de uma forma que ela passa a conhecer mais o seu corpo.
 
Até o momento, nenhum estudo da FDA (Food and Drugs Administration) comprovou que o foria causa riscos à saúde dos usuários.
 
R7

Teste do coraçãozinho é incorporado à triagem neonatal do SUS

Arquivo / Agência Brasil
Teste do coraçãozinho fará parte da triagem neonatal do SUS
Exame é capaz de detectar precocemente cardiopatias graves
 
Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quarta-feira (11) no Diário Oficial da União incorpora a oximetria de pulso, conhecida como teste do coraçãozinho, como parte da triagem neonatal do SUS (Sistema Único de Saúde).
 
O exame é capaz de detectar precocemente cardiopatias graves e diminui o percentual de recém-nascidos que recebem alta sem o diagnóstico de problemas que podem levar ao óbito ainda no primeiro mês de vida.
 
Dados da Sociedade Brasileira de Pediatra indicam que, em cada 1.000 bebês nascidos vivos, de oito a dez podem apresentar malformações congênitas e, desses, dois podem apresentar cardiopatias graves, em que há a necessidade de intervenção médica o mais rápido possível.
 
R7

Musculação para adolescentes depende da fase de desenvolvimento em que eles estão

Foto: Reprodução
 O adolescente tende a querer um corpo "sarado"
No entanto, atividades aeróbicas são indicadas não importa a idade ou amadurecimento corporal
 
Por Dra. Andrea Hercowitz
 
A atividade física pode e deve ser estimulada e praticada durante toda a vida, tomando-se os cuidados exigidos para cada faixa etária. O exercício físico na adolescência visa a manutenção e a promoção da saúde física e mental, ajudando no fortalecimento muscular, formação de massa óssea e prevenção de doenças futuras tais como obesidade, diabetes, osteoporose e doenças cardiovasculares. O jovem tem no esporte a oportunidade de socializar e aprender a trabalhar em grupo, de experimentar sensações como a frustação da derrota e a euforia das vitórias. A maioria dos adolescentes envolvidos no esporte tende a ter mais cuidado com a sua saúde, evitando situações de risco que possam atrapalhar o seu bom desempenho. 
 
Entramos na adolescência com o corpo infantil e saímos dela com o corpo adulto. Daí vem a dificuldade de se definir qual é o momento exato do amadurecimento físico no qual a atividade esportiva pode ser realizada com as mesmas condições dos adultos. O adolescente tende a querer um corpo "sarado" e às vezes tenta atingir seus objetivos de forma inadequada, na busca de resultados imediatos, levando a uma série de repercussões negativas ao seu corpo. 
 
É um equívoco orientar o tipo de atividade baseando-se na idade do indivíduo, pois o desenvolvimento físico não está diretamente ligado à idade cronológica. Basta olhar uma turma de jovens de 13 anos que veremos pessoas com corpo de adulto e outras com corpo infantil, apesar de todas terem a mesma idade. O correto é observar o desenvolvimento do corpo, levando-se em conta o estadiamento puberal, o que deve ser feito por um pediatra hebiatra.
 
Para aqueles com corpo infantil ou pouco desenvolvimento, os esportes aeróbicos são os mais indicados. Para aqueles mais maduros, além dos exercícios aeróbicos, os de fortalecimento muscular também podem ser realizados. Os mais jovens também podem realizar atividade de musculação, mas esta deve ser orientada e supervisionada por um profissional experiente que, de preferência, indique algum tipo de treino funcional. Assim, evita-se o excesso de carga que pode causar lesões musculares e/ou articulares e inibir o crescimento adequado, levando a um fechamento precoce das epífises de crescimento. De um modo geral as meninas estão prontas a realizar exercícios de fortalecimento muscular após o início dos ciclos menstruais, o que significa cerca de 2 anos após o aparecimento do broto mamário. Os meninos estão liberados para exercícios mais pesados no final do seu estirão de crescimento. 
 
A Organização Mundial da Saúde recomenda a realização de atividade física diariamente, com duração mínima de 60 minutos, incluindo o tempo dedicado a atividades de lazer, aulas de educação física e deslocamento de um lugar ao outro. Associado a este tipo de atividade está indicado o treino de alguma modalidade esportiva no mínimo três vezes por semana. A participação em atividades de condicionamento físico diminui os riscos de lesões no dia a dia ou durante a prática esportiva, pois aumenta a capacidade muscular e dos tendões, melhora a estabilidade articular e a flexibilidade. 
 
Mas nem todos gostam de esportes. O que fazer para estimular os jovens a realizar alguma atividade física? A oferta nos dias de hoje é enorme, podendo-se optar por outros tipos de atividades que não as tradicionalmente chamadas esportivas. As aulas de dança, lutas, patins, skate, bicicleta e caminhadas no parque ou na rua também são úteis. O importante é o adolescente escolher algo com o qual se identifique e tenha prazer, para que não abandone em pouco tempo e volte a ficar sedentário. O estímulo a pratica esportiva precoce é a melhor forma de ensinar hábitos saudáveis que serão mantidos na idade adulta. 
 
Minha Vida

Febre chikungunya e até infarto podem afetar torcedores durante a Copa

homem doente na rua - Foto: Getty Images
Getty Images
Conheça oito ameaças à saúde que exigem cuidados durante o Mundial
 
Fora a emoção natural da Copa do Mundo, presenciar o Mundial acontecendo no Brasil suas particularidades.
 
Entre elas estão os cuidados com a saúde, que ficam redobrados com a chegada de diversos estrangeiros no País.
 
"Eventos como a Copa do Mundo são avaliados cientificamente pela medicina do viajante há anos, exatamente pelo risco de surtos ou introdução de novas doenças nos países sede", explica o infectologista Jaime Rocha, da Sociedade Brasileira de Infectologia.
 
Além do risco aumentado de transmissão de doenças, outros hábitos típicos desse período podem ameaçar a sua saúde.
 
Conheça todos eles e saiba como evitar:
 
1. Transmissão de doenças
De acordo com o infectologista especializado em medicina do viajante Jaime Rocha, da Sociedade Brasileira de Infectologia, há chances de algumas doenças chegarem ao nosso país durante a Copa do Mundo. "Podemos citar o risco do sarampo ser reintroduzido no território nacional, sem mencionar outros quadros virais respiratórios atípicos e arboviroses, que são doenças virais transmitidas por mosquitos", alerta o infectologista. Isso acontece porque em muitos países a vacinação para determinadas doenças não é feita em grande escala como no Brasil, além dos vírus que ainda não chegaram aqui - a exemplo da febre chikungunya, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Febre chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. Atualmente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá. "Isso quer dizer que a febre chikungunya está migrando e pode chegar ao Brasil, onde os mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus têm todas as condições de espalhar esse novo vírus", explica o infectologista Stefan Cunha Ujvari, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Se um mosquito Aedes aegypti brasileiro picar um estrangeiro contaminado com a febre, pode transportar o vírus CHIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos. A melhor forma de se prevenir contra a febre chikungunya é evitando a proliferação do vírus Aedes Aegypti, bem como se protegendo das picadas de mosquito com o uso de repelentes e telas nas janelas.

Para doenças infecciosas no geral a vacinação é fundamental não somente para quem vem do exterior, mas também para quem fica no país. "Diversas doenças são imunopreveníveis, ou seja, podem ser evitadas com vacinas", lembra o infectologista. Sarampo, caxumba, rubéola, Influenza (gripe), doenças pneumocócicas e coqueluche são apenas alguns tópicos desta lista. Essas vacinas integram nosso calendário oficial, e por isso o contágio é mais difícil até entre as pessoas que não foram vacinadas - uma vez que a quantidade de vírus circulante é baixa. Com a chegada dos estrangeiros ao Brasil, esse cenário pode mudar.

Inclusive, para viajar para alguns estados do Brasil é recomendada também a vacina contra febre amarela. Apesar de não estar no calendário oficial do país, a vacina deve ser tomada por todos aqueles que durante a copa visitarão os seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Brasília, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. "Nesses locais, o risco de contrair a febre amarela é maior, por isso a vacina se faz necessária", diz Jaime.

Além disso, aqueles que visitarão Manaus para assistir aos jogos podem ser aconselhados a tomar medicamentos antimaláricos, tais como doxiciclina, atorvaquone-proguanil, cloroquina, mefloquina e primaquina. Alguns desses medicamentos não estão disponíveis para compra em farmácias no Brasil. No entanto, esses medicamentos devem ser ministrados somente com acompanhamento médico e por aqueles que irão para a região amazônica, que é a área de atenção.

Para tentar minimizar o risco de contágio, além de manter a carteira de vacinação em ordem, é importante também tomar cuidado com as multidões, principalmente se você assistir a algum jogo no estádio. "Higienizar as mãos com frequência, prestar atenção na água e alimentos de qualidade ingeridos e evitar contato direto com tosse e espirros são alguns dos principais cuidados", ressalta.  
 
2. Cuidados com o coração
Em dias de jogos da Copa do Mundo, a incidência de internações e óbitos por infarto e angina pode aumentar de 4 a 8%. Esses são os resultados de uma pesquisa desenvolvida na Universidade de São Paulo, que mapeou a incidência de eventos cardiovasculares no Brasil em ano de Copa do Mundo. Os resultados do estudo estão publicados online nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, publicação científica oficial da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em junho de 2013.

Para chegar a essa conclusão, os autores analisaram hospitalizações e óbitos hospitalares por angina e infarto no período de 1º de maio a 31 de agosto dos anos de 1998 a 2010, com o intuito de abranger, aproximadamente, um mês antes e um após o período da realização das copas do mundo de futebol. Entre os anos analisados, a Copa do Mundo ocorreu em quatro momentos: 1998, 2002, 2006 e 2010.

Mesmo levando em conta fatores de risco, como idade, gênero e densidade populacional, o risco de eventos cardiovasculares em anos de copa eram maiores. Isso mostra que a ansiedade e tensão geradas pela partida podem - literalmente - mexer com o coração. Para evitar acidentes graves, é necessário tomar alguns cuidados.

Se a pessoa já possui histórico de risco para infarto, como histórico familiar e pessoal, hipertensão ou diabetes, o ideal é conversar com um médico e combinar uma estratégia adequada para seu caso. É possível iniciar algum tipo de medicação ou então receber orientações para controlar o estresse durante os jogos.

Caso não exista o histórico familiar de doenças cardíacas, mas a pessoa fica muito estressada durante os jogos, o ideal é se preparar para esses momentos com antecedência, fazer exercícios de relaxamento e buscar atividades que tragam tranquilidade. Durante a partida, é importante procurar formas de controlar as emoções, como exercícios de respiração. Evitar tabagismo, bebidas alcoólicas e alimentação rica em sódio e gorduras também são recomendações.
 
3. Falta de cuidado com a voz
Copa do Mundo é época de soltar o verbo, principalmente na hora do gol e falatório durante o jogo. Nessa hora, o resultado muitas vezes é rouquidão e dor de garganta dos dias que sucedem a gritaria. Mas é possível prevenir esse quadro com algumas medidas simples. Segundo a fonoaudióloga Marisa Rosa, especialista em Linguagem e Fala pela PUC Campinas, o primeiro passo é manter o corpo hidratado. "Beber água é importante não só para manter nosso corpo funcionando a todo o vapor durante os jogos, mas também é essencial para a saúde da nossa voz", explica. Isso porque as cordas vocais, quando não estão hidratadas, encostam uma na outra ao vibrarem para produzir a fala, e isso gera um atrito que vai prejudicar o movimento das cordas vocais e consequentemente a fala.

Outra dica é tentar não forçar a voz ou falar alto. Caso isso não seja possível durante os jogos, tente dar um descanso para as cordas vocais nas horas e no dia seguinte. Isso ajuda a descansar as cordas vocais e evitar a rouquidão.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e líquidos muito gelados também é capaz de prejudicar as suas cordas vocais, facilitando a rouquidão. "A ingestão de álcool irá desidratar as cordas vocais, causando o atrito já citado que levará ao inchaço e a rouquidão", afirma Marisa.  Não resistiu e vai beber um copo d'água ou uma latinha de cerveja super gelada? Retenha os primeiros goles na boca por um tempo, para que seu corpo de acostume a temperatura baixa e não entre em choque térmico. "Se o líquido descer muito gelado para as cordas vocais de hora para a outra, vai irritar a garganta."
 
4. Cuidados com a audição
Se assistir aos jogos pela televisão já pode causar tamanho alvoroço aos ouvidos, imagina aqueles que assistirão às partidas no estádio? Segundo a otorrinolaringologista Samanta Dall Agnese, sons acima de 100dB (decibéis) durante apenas três minutos já são suficientes para causar dano às células da orelha.

Para se ter um parâmetro, nosso ouvido capta sons a partir de zero decibéis (dB), e uma conversa normal gira em torno de 60dB. Os instrumentos sonoros mais populares entre as torcidas possuem essa contagem:

- Vuvuzela: 127 dB
- Corneta: 123,6 dB
- Pandeiro: 122,2 dB
- Apito do juiz: 121,8 dB
- 2 torcedores cantando: 121,6 dB
- Buzina de gás: 121,4 dB.

"A exposição a sons explosivos, como fogos de artifício e armas de fogo, mesmo que por período curto de tempo, também pode causar uma situação chamada trauma sonoro agudo", explica a especialista. Nesse caso, o impacto nas células da audição leva a uma perda auditiva, que pode ser transitória ou permanente. Se o indivíduo já é portador de perda auditiva ou tem problemas crônicos de saúde, a chance de que a perda seja permanente se eleva.

Para evitar que isso aconteça, tente ficar longe de fontes sonoras, como caixas de som e fogos de artifício. Os sinais mais frequentes de dano auditivo por ruído são dores de ouvido, zumbido, irritação com sons altos e redução da capacidade auditiva. Se após exposição a som muito alto você apresentar esses sintomas, é importante procurar um profissional da área.
 
5. Consumo excessivo de álcool
Dia de jogo do Brasil é o momento para reunir os amigos e vibrar com cada lance. Mas é preciso tomar cuidados com o exagero no consumo de álcool: uma única lata já causa prejuízos à sua saúde. A psicobióloga Maria Lúcia Formigoni, chefe do departamento de Psicobiologia da Unifesp, explica que as moléculas de álcool são pequenas e solúveis. Isso significa que elas chegam muito rapidamente a todos os nossos tecidos, principalmente ao fígado, órgão responsável por 90% da metabolização do álcool, que é então transformado em acetaldeído. Essa substância é a responsável pelos efeitos danosos associados ao consumo de álcool.

À medida que você bebe, a quantidade de acetaldeído presente no seu corpo se acumula. Em consequência, a dopamina - um neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar - atinge níveis cada vez mais altos, levando ao estado de euforia. Ele também é responsável por regular a pressão arterial e frequência cardíaca, por isso sua produção excessiva pode causar taquicardia e hipertensão arterial.

Se você continuar bebendo, ocorre uma desestabilização do sistema neurológico. "O funcionamento cerebral anormal resultará em alterações do comportamento, afinal, o controle do sistema racional não está eficiente", conta a psicobióloga. A perda da racionalidade acaba por comprometer a capacidade de julgamento. Além de aumentar o risco para acidentes, o indivíduo também se coloca em risco ao fazer escolhas que não faria se estivesse sóbrio.

Além do cérebro, diversos outros sistemas do nosso corpo são afetados, a começar pelo gastrointestinal. O álcool irrita as mucosas do esôfago e do estômago, alterando as membranas do intestino, prejudicando a absorção de nutrientes.  Os resultados podem ser esofagite, gastrite e até diarreia. Já o fígado fica sobrecarregado, uma vez que é responsável por metabolizar o etanol. "O consumo em excesso faz com que o fígado passa a produzir mais enzimas para metabolizar o etanol e isso culmina com uma inflamação crônica e hepatite alcoólica, podendo evoluir para cirrose", completa a psiquiatra Ana Cecilia Marques, pesquisadora da Unidade de Álcool e Drogas (Uniad) da Unifesp e especialista em dependência química da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead).

Outro órgão afetado pelo excesso de bebidas alcoólicas é o pâncreas, responsável pela fabricação de insulina e de enzimas digestivas. O álcool pode causar uma inflamação no pâncreas, e essa inflamação pode evoluir para uma pancreatite.

Como o sangue passa pelos pulmões para efetuar as trocas gasosas, nem esse órgão fica livre dos efeitos do álcool. "O etanol deixa as trocas gasosas mais lentas, pois os pulmões recebem um sangue muito sujo", conta Ana Cecilia. O resultado disso é uma respiração mais lenta, fazendo a pessoa sentir dificuldades para respirar. É por isso também que o bafômetro capta o álcool ingerido, que ainda está circulante.

Por fim, a bebida alcoólica é muito calórica - cada grama de álcool etílico contém sete calorias. "A caipirinha ainda leva açúcar em sua composição, o que aumenta ainda mais as calorias", afirma a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar. Basta fazer as contas: se uma lata de cerveja tem em média 150 kcal, o consumo de 10 latas de cerveja corresponde em média a 1500 kcal - valor que já favorece o ganho de peso.

Por isso, se optar pela bebida alcoólica durante os jogos, tente não exagerar: duas latas de cerveja ou um copo de caipirinha é dose recomendada para não comprometer a saúde. Isso ao permite que o corpo se recupere da ingestão alcoólica sem prejuízos, além de não pesar tanto na dieta.
 
6. Banheiro público
Seja nos estádios de futebol ou bares e restaurantes, o cuidado com a higiene é essencial para anular qualquer risco de pegar doenças em banheiros públicos. O infectologista Jaime ressalta a higienização das mãos, que deve ser feita antes e após utilizar o banheiro. "As mãos devem ser lavadas com água e sabão ou higienizadas com álcool gel com frequência", diz. Caso o banheiro que você esteja usando tenha sprays antisépticos, proteção plástica ou ainda um forro de papel para a tampa do vaso, não hesite em usar. Todos esses recursos devem ser aproveitados para evitar contato direto do vaso com a pele.

Quanto ao papel higiênico, evite utilizar se ele estiver molhado, sujo ou em contato com o chão. "O papel não é um elemento esterilizado, mas provavelmente possui os mesmos micróbios presentes naquele que usamos em casa", lembra o infectologista Thiago Mamede, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia. Quanto ao sabonete, só utilize se ele for líquido, pois as versões em barra permitem a deposição de resíduos em sua superfície, podendo se transformar em verdadeiras colônias de bactérias. Após lavar as mãos, seque-as com toalhas de papel - pois as de pano podem conter mais bactérias - e utilize o mesmo papel para fechar a torneira e abrir a porta do banheiro. "Nem todas as pessoas têm o costume de lavar as mãos após usar o banheiro, por isso, a torneira e até mesmo a maçaneta da porta acabam se tornando foco de micróbios", lembra Thiago.
 
7. Hábitos de sexo seguro
"Preservativos e hábitos de sexo seguro são fundamentais não somente por ocasião destes eventos de massa, mas durante toda a vida", alerta o infectologista Jaime. Durante a Copa do Mundo, muitas pessoas virão ao Brasil, abrindo margem para novos relacionamentos. Mas não importa se a relação é nacional ou estrangeira - a proteção vem em primeiro lugar. "As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) devem estar na mente de todos, principalmente no quesito prevenção, incluindo vacinação para hepatite B e HPV." Além dessas, outras DSTs são a gonorreia, sífilis, HIV, clamídia e outras.
 
8. Exageros na dieta
Amendoins e derivados, pipoca na manteiga, churrasco, salgadinhos e outras bombas calóricas são velhos conhecidos da Copa do Mundo. Além de serem alimentos pobre em vitaminas e minerais, esses alimentos são ricos em sódio e gorduras saturadas e trans. Fora isso, a distração com os jogos pode fazer uma pessoa comer mais do que deveria sem perceber. "Nosso cérebro só consegue focar em uma atividade, que nesse caso é assistir ao jogo", afirma a nutricionista Mariana Taranto, professora do Centro Universitário Celso Lisboa. Dessa forma, não conseguimos nos concentrar naquilo que estamos comendo, levando ao exagero.

Além disso, a ansiedade durante do jogo pode fazer a pessoa comer ainda mais. Segundo a nutricionista, algumas pessoas, quando ficam nervosas ou ansiosas, acabam por descontar esse sentimento na comida, que geralmente não é das mais saudáveis.
 
Minha Vida

Propagandas antigas: Tosse? Bromil

 
Propaganda do Xarope Bromil veiculada em bondes na década de 50

Concurso FUMSAUDE de Alvorada do Sul - PR

A Fundação Municipal de Saúde – FUMSAUDE do município de Alvorada do Sul, no estado do Paraná, abriu edital n° 025/2014 de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de preencher 12 vagas para os cargos de Contador, Advogado, Psicólogo Clínico, Operador de Raio X, ACD (Auxiliar de Cuidados Dentários) e Agente de Endemias (níveis médio e superior).

Os salários oscilam entre R$ 712,60 e R$ 5.186,78, por jornada de 20 a 40 horas semanais.

A inscrição poderá ser efetuada a partir de 10 de junho até às 17h do dia 26 de junho de 2014, somente via internet, no endereço eletrônico da empresa organizadora do concurso – www.prosperity1.com.br. As taxas variam de R$ 80,00 a R$ 150,00 de acordo com a função escolhida.

A seleção consistirá de prova de conhecimentos a serem avaliados por meio de aplicação de prova objetiva – Etapa única de caráter eliminatório e classificatório para todos os grupos ocupacionais.

Os locais de realização das provas serão divulgados por meio de edital específico de ensalamento, publicado, a partir de 04 de agosto de 2014, nos sites da empresa e do Município: www.prosperity1.com.br e www.alvoradadosul.pr.gov.br, respectivamente. Também constará no Jornal da Cidade de Sertanópolis, Estado do Paraná, além de serem afixadas cópias do mesmo nas dependências da Prefeitura do Município de Alvorada do Sul, Estado do Paraná.
 
As provas serão realizadas no município de Alvorada do Sul, Estado do Paraná, na data prevista de 10 de agosto de 2014, às 8h30, em locais e horários a serem informados. A divulgação do gabarito será na data prevista de 11 de agosto de 2014.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de publicação do ato de homologação do resultado final do Concurso Público, podendo o mesmo vir a ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Cezarina - GO

A Prefeitura de Cezarina, no estado de Goiás, lançou edital n° 001/2014 de concurso público, cuja realização ficará sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes – Noroeste Concursos, com a finalidade de preencher 70 vagas em empregos de diversas áreas da administração.
 
Há chances para candidatos com formação de ensino superior, médio e fundamental, sendo que uma vaga do cargo de Vigia Noturno será para lotação na Câmara Municipal. Os salários oferecidos variam entre R$ 724,00 e R$ 1.900,00, e o edital reserva 06 vagas para os candidatos portadores de deficiência.
 
As vagas são para os empregos de Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Vigia Noturno, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Escriturário, Fiscal de Meio Ambiente Municipal, Fiscal de Obras e Posturas Municipais, Fiscal de Vigilância Sanitária, Monitor de Creche, Assistente Social, Fiscal de Tributos Municipais, Professor, Professor de Educação Infantil, Psicopedagogo e Psicólogo.
 
As inscrições serão realizadas apenas presencialmente na Coletoria da Prefeitura de Cezarina, de 09 a 25 de junho de 2014, na Avenida Palmeiras, quadra 10, lotes 09/10, Setor Central, em Cezarina/GO, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h de segunda-feira a sexta-feira. A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de nível médio e R$ 80,00 para nível superior.
 
A prova objetiva terá duração de três horas e será aplicada na data provável de 27 de julho de 2014, com abertura dos portões às 08h, fechamento 08h45 e a prova tendo início às 09h. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, através dos endereços eletrônicos www.cezarina.go.gov.br e www.noroesteconcursos.com.br.
 
A validade do concurso público será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Concurso Prefeitura de Juruaia - MG

A Prefeitura de Juruaia, em Minas Gerais, anunciou o edital nº 01/2014 de concurso público, visando o provimento de 48 vagas, para cargos com ensino fundamental, médio e superior, em jornada de 20 a 40 horas semanais e salários que vão até R$ 9.292,45.
 
As oportunidades são para os postos de auxiliar de obras e serviços públicos, auxiliar de serviços de creche, auxiliar de serviços de educação, auxiliar de serviços gerais, motorista, assistente administrativo, entre outros.
 
A Prefeitura de Juruaia, situada na Rua Ana Vitória, 135 – Centro – Juruaia/MG, está disponibilizando acesso a internet, para os candidatos que não tem, entre os dias 11 de agosto e 09 de setembro de 2014 (exceto sábados, domingos e feriados), no horário de expediente da Prefeitura (8:00 às 11:30 e 12:30 às 16:00 horas).
 
As inscrições pela internet podem ser feitas, no endereço www.tendenciaconcursos.com.br, até às 23:59 horas do dia 09 de setembro de 2014.
 
A taxa de inscrição vai de R$ 39,00 a R$ 250,00, desde que seja efetuado seu pagamento até o dia 10 de setembro de 2014.
 
As Provas Objetivas de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas, no Município de Juruaia, provavelmente no dia 12 de outubro de 2014, para todos os cargos/funções públicas e terão duração máxima de 03 (três) horas.
 
Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Juruaia e disponíveis no site: www.tendenciaconcursos.com.br, a partir do dia 09 de outubro de 2014, planilha contendo locais e horários de realização das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.
 
As Provas Práticas, de caráter eliminatório e classificatório serão aplicadas aos candidatos ao cargo de motorista, constará de exame de direção em veículo compatível com a categoria da CNH exigida.
 
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Curitibanos - SC publicou edital de processo seletivo

A Prefeitura de Curitibanos, no estado de Santa Catarina, publicou edital n° 01/2014 de processo seletivo, objetivando contratar profissionais para atuarem nas secretarias de Saúde, Educação e Cultura, Planejamento, Ação Social e Obras.
 
Há vagas para as funções de Arquiteto, Assistente Social, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar em Enfermagem, Cozinheira,  Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gari, Médico (Clínico Geral, Pediatra e Psiquiatra), Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Operador de motoniveladora, Operador de retroescavadeira, Professor, Psicólogo, Servente, Servente de limpeza, Servente de merendeira, Servente de obras, Técnico em Enfermagem, Terapeuta Ocupacional e Vigia.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente, no auditório da Prefeitura de Curitibanos, até 23 de junho de 2014, das 13h às 18h.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 29 de junho de 2014, no Núcleo Municipal Professora Tereza Lemos Preto, localizado nesta cidade na Av. Salomão Carneiro de Almeida, nº 1675, com início às 08h30 e término às 10h30.
 
A prova prática será realizada provavelmente no dia 29 de junho de 2014, às 13h, nos seguintes locais:
 
Secretaria de Obras, localizada na Rua Benjamim Constante, nº 395, centro, Curitibanos/SC;

Secretaria de Educação (antigo CESEC), localizada na Rua Marcos Gonçalves de Farias, 427, bairro São José, Curitibanos/SC.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, a contar a partir da data da homologação do resultado, e poderá ser prorrogado por igual período, exceto na área da educação que terá validade até 31 de dezembro de 2014, período no qual poderá haver a contratação em caráter temporário de cada aprovado caso haja necessidade e justificativa por prazo não superior a um ano.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, edição de 10 de junho de 2014, pág. 168 a 170.

Prefeitura de Fraiburgo - SC abre vagas

A Prefeitura de Fraiburgo, no estado de Santa Catarina, divulgou extrato do edital ACT nº 0028 de 09 de junho de 2014, para a realização de processo seletivo. A seleção destina-se ao preenchimento de vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde das seguintes localidades: Santa Mônica, Santo Antônio, São José, Jardim América, Vila Salete e Roland Mayer. O preenchimento de vagas será para o ano de 2014, podendo ser prorrogado.
 
As inscrições serão recebidas no período de 13 de junho a 14 de julho de 2014, das 08:30 às 11:30 e das 14:00 às 17:00, em dia de expediente (excetuados sábados, domingos, feriados e pontos facultativos), na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Av. Rio das Antas, 185, Centro, município de Fraiburgo/SC.
 
Maiores informações na Prefeitura de Fraiburgo, pelo fone (49) 3256-3057.
 
O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 10 de junho de 2014, pág. 179.

Prefeitura de Trombudo Central - SC promove seleção

A prefeitura de Trombudo Central, no Estado de Santa Catarina, lançou o edital nº 008/2014 de processo seletivo com a finalidade de preencher 04 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva, para nível fundamental no cargo de Agente de Saúde.
 
A remuneração inicial de R$ 849,20, por carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser realizadas até as 17h de 08 de julho de 2014, nas dependências da Secretaria Municipal de Administração, Departamento de Pessoal, situada à Praça Arthur Siewerdt, nº 01 - Centro, Trombudo Central - SC.
 
A prova escrita está prevista para 19 de julho de 2014, das 9h às 11h30, na Escola de Educação Básica Dr. Hermann Blumenau, na Rua Blumenau, Centro, cidade de Trombudo Central. O gabarito preliminar provavelmente será divulgado dia 21 de julho de 2014.
 
O certame será valido pelo período de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Consórcio Público de Saúde da Ibiapaba - CE abre processo seletivo

O Consórcio Público de Saúde da Ibiapaba (CPSIbiapaba), no Estado do Ceará, publicou extrato do edital nº. 002/2014 de processo seletivo. O certame é destinado à formação de cadastro reserva para contratação de profissionais dispostos a atuarem, por tempo determinado, na Policlínica Regional da Ibiapaba, unidade de Tianguá; e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO - Ibiapaba), no município de Ubajara.
 
Cargos
As oportunidades são para as vagas de Auxiliar de Serviços Gerais, Odontólogo Especialista (Ortodontia, Prótese Dentária, Periodontia, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Atendimento às pessoas com necessidades especiais e Endodontia), Técnico (Laboratório de Prótese, Radiologia e Suporte em Tecnologia da Informação), Auxiliar (Laboratório de Prótese, Saúde bucal, Administrativo e Escritório), Motorista, Auxiliar (Serviços Gerais, Escritório e Administrativo), Médicos (Traumato-Ortopedia, Neurologia, Cirurgia Vascular/Angiologia, Endocrinologia, Gastrenterologia, Cardiologia, Mastologista, Pneumologista, Radiologista/Diagnóstico por imagem em Cardiologia e Otorrinolaringologia), Nutricionista e Ouvidor/Analista de suporte em tecnologia da informação.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente de forma presencial, na sede do Consórcio Público de Saúde da Ibiapaba (CPSIBIAPABA), situada na Rodovia CE-187 Km 2, Bairro Frecheiras, no município de Tianguá-CE, até o dia 12 de junho de 2014, das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min.
 
Mais informações pelo telefone (88) 3671-2852.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado, de 10 de junho de 2014, pág. 148.

Prefeitura de Porto Acre - AC abre processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Porto Acre, no estado do Acre, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, promove o processo seletivo nº. 001/2014 para contratação temporária de 11 profissionais em cargos de níveis fundamental e médio. A remuneração varia entre R$ 969,60 e R$ 1.119,60.
 
Cargos
As vagas são para Microscopista, Supervisor de Operações de Campo, Supervisor de Controle da Dengue e Agente de Vigilância em Saúde.
 
As inscrições acontecem somente no dia 13 de junho de 2014, das 8h às 12h e das 14h às 16h30, na Secretaria Municipal de Saúde – Sala 01, situada à Rua do Comércio, nº 421, Centro, na cidade de Porto Acre – AC. Os candidatos deverão preencher o formulário disponível no edital, entregar o currículo e as cópias dos documentos comprobatórios e residir na comunidade em que deseja atuar, com a devida comprovação.
 
A seleção será constituída de Análise Curricular e Entrevista.
 
A entrevista está prevista para 20 de junho de 2014, das 8h às 11h0 e das 14h às 16h30, na Secretaria Municipal de Saúde – Sala 01, localizada à Rua do Comércio Nº 421, Centro, na cidade de Porto Acre – Ac.
 
O resultado final será divulgado a partir de 27 de junho de 2014, no Diário Oficial do Estado do Acre: www.diario.ac.gov.br, no mural da Prefeitura de Porto Acre e da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Porto Acre/Ac.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 12 meses, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Estado, edição de 06 de junho de 2014, pág. 40 a 44. Já o edital complementar 02, de 10 junho de 2014, referente ao edital 01/2014 de 04 de junho de 2014, foi divulgado no Diário Oficial do Estado, edição de 11 de junho de 2014, pág. 43 e 44.

Prefeitura de Imbituba - SC abre vaga para Nutricionista

A Prefeitura de Imbituba, estado de Santa Catarina, publicou o edital nº. 10/2014 informando sobre a realização de processo seletivo, destinado à reserva técnica para o cargo de Nutricionista. A remuneração pode chegar a R$ 1.667,21 em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
A inscrição será recebida de forma gratuita entre 12 e 25 de junho de 2014, no horário das 13h às 19h, na Gerência de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Administração e Gestão, situada à Rua Ernani Cotrin, n° 601, Centro, Imbituba/SC.
 
O certame será realizado por meio de análise de títulos, a serem apresentados em cópias autenticadas ou cópia e original para conferência pelos membros da CERSP. Vale ressaltar que o documento entregue para efeito de avaliação não será devolvido.
 
Após a realização do processo de avaliação, o resultado parcial será divulgado no dia 26 de junho de 2014, no site da Prefeitura Municipal de Imbituba (www.imbituba.sc.gov.br ).
 
O processo seletivo será válido até dia 31 de dezembro de 2014 e o edital encontra-se publicado no site www.imbituba.sc.gov.br.

Concurso Prefeitura de Joinville - SC abre mais de 1.500 vagas

A Prefeitura Municipal de Joinville, em Santa Catarina está realizando concurso público conduzido pelo edital 005/2014, cujo propósito é o preenchimento de 1.522 vagas de trabalho para reforço nos quadros da própria Prefeitura, Fundação Cultural, Instituto de Trânsito e Transporte (1.330 vagas) e do Hospital Municipal São José (192 vagas).
 
Há oportunidades para diversos cargos (lista abaixo), por salários que variam de R$ 1.080,65 a R$ 8.613,06, mais gratificações. Vale ressaltar que 77 vagas são destinadas às pessoas com deficiência.
 
Cargos
Nível superior: administrador, advogado, analista de tecnologia da informação, arqueólogo, arquiteto, arquivologista, auditor fiscal da Receita Municipal, biólogo, contador, engenheiros, especialistas cultural, extensionista rural, geólogo, historiador, jornalista, procurador, professor de atividades musicais, professor de cursos artísticos, relações púbicas, técnico em atividades esportivas
 
Área de Saúde: médicos em diversas especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos, psicólogos e terapeuta ocupacional.
 
Nível médio: agente administrativo, almoxarife, assistente cultural, fiscal de obras e posturas, fiscal de transportes, laboratorista de solo, técnico agrícola, técnico em contabilidade, técnico em edificações, técnico em eletrônica, técnico florestal, técnico químico e telefonista.
 
Nível fundamental: agente de serviços gerais, agente operacional de edificações e obras, assistente administrativo, condutor de veículo automotor, coveiro, fabricador de tubos, instrutor de cursos de promoção social, jardineiro e piscicultor.
 
Magistério: orientador educacional, professor para educação infantil, professor de 1º ao 5º ao do Ensino Fundamental, professor do 6º ao 9º ano, professor do Ensino Fundamental, supervisor escolar, auxiliar de educador, auxiliar escolar e educador.
 
As inscrições acontecem de 12 de junho a 11 de julho de 2014, por meio do site http://www.sociesc.org.br/concursos/. A taxa custa de R$ 23,59 a R$ 57,29, dependendo do cargo. É possível o candidato se inscrever para até dois cargos, a depender da unidade de lotação.
 
Os inscritos farão provas objetivas, discursivas e de títulos, conforme o caso ou o cargo pretendido, com previsão de que sejam realizadas nos dias 3, 17 e 24 de agosto de 2014.
 
O concurso público terá validade de dois anos, passíveis de prorrogação, a critério dos órgãos envolvidos.
 

Jovem paralisado dará pontapé inicial usando robô comandado pelo cérebro

Projeto 'Andar de Novo' demonstrará resultados em abertura da Copa. Escolha do voluntário é mantida em sigilo até os últimos momentos
 
Infográfico - Veja como funciona o exoesqueleto que vai possibilitar que jovem dê pontapé inicial da Copa do Mundo (Foto: Infográfico)
 
O pontapé inicial de uma Copa do Mundo nunca envolveu tanta ciência. Nesta quinta-feira (12), quem vai colocar a bola em campo vai ser um jovem paraplégico. Graças a um exoesqueleto controlado diretamente pelo cérebro, ele poderá levantar de uma cadeira de rodas, andar alguns passos e dar o chute inaugural do campeonato. É esse o plano traçado pelos cientistas do projeto “Andar de Novo”.
 
Os responsáveis pela façanha são 156 pesquisadores de vários países reunidos em um consórcio internacional. À frente do grupo está o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e do Instituto Internacional de Neurociências de Natal – Edmond e Lily Safra (IINN-ELS).
 
O princípio envolvido no funcionamento do exoesqueleto é a interface cérebro-máquina, que vem sendo explorada por Nicolelis desde 1999. Esse tipo de conexão prevê que a "força do pensamento" seja capaz de controlar de maneira direta um equipamento externo ao corpo humano.
 
No caso do exoesqueleto do projeto “Andar de Novo”, uma touca especial vai captar as atividades elétricas do cérebro por eletroencefalografia. Quando o paciente se imaginar caminhando por conta própria, os sinais produzidos por seu cérebro serão coletados por essa touca e enviados para um computador que fica nas costas da veste robótica.
 
O computador vai decodificar essa mensagem e enviar a ordem para os membros artificiais, que passarão a executar os movimentos imaginados pelo paciente. Ao mesmo tempo, sensores dispostos nos pés vão enviar sinais para a roupa especial usada pelo voluntário. Ele vai sentir uma vibração nos braços toda vez que o robô tocar o chão. É como se o tato dos pés fosse transferido para os braços, naquilo que Nicolelis chama de “pele artificial”.
 
Testes
 
Animação simula como deve ser o pontapé inicial da Copa do Mundo (Foto: Rodrigo Buzzetto/TV Globo)Animação simula como deve ser o pontapé inicial da Copa do Mundo
(Foto: Rodrigo Buzzetto/TV Globo)
 
A equipe do projeto está no Brasil desde março, trabalhando em um laboratório montado dentro da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), instituição parceira do “Andar de Novo”. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do projeto, oito pacientes da AACD já testaram o equipamento e, em 28 de maio, todos os “objetivos científicos, clínicos e tecnológicos” haviam sido concluídos.
 
Em 16 de maio, Nicolelis já tinha anunciado em sua conta do Facebook a conclusão dos testes com pacientes: "Depois de meses de treinamento, os últimos dois pacientes andaram com a ajuda do exoesqueleto e puderam desfrutar da sensação de andar de novo." É um desses oito voluntários quem vai se encarregar do tão esperado chute. Mas a escolha do paciente tem sido mantida em sigilo até para os funcionários da AACD. 
 
O pesquisador batizou o exoesqueleto de "BRA-Santos Dumont I" e pretende fazer ainda outra homenagem ao aviador brasileiro na abertura da Copa: o jovem que vai dar o chute inaugural do campeonato usará um lenço que pertenceu a Santos Dumont. A peça foi oferecida pelo sobrinho-bisneto do aviador, Marcos Villares.
 
Críticas
Antes de chegar a esse patamar de pesquisa, Nicolelis publicou diversos resultados de estudos envolvendo mecanismos de interface cérebro-máquina em revistas científicas renomadas. Em uma das mais recentes, um macaco foi capaz de controlar, só com a “força da mente”, dois braços virtuais simultaneamente. Mas, até o momento, os resultados dos testes do exoesqueleto em humanos ainda não foram publicados.
 
Segundo a assessoria de imprensa do projeto, os resultados serão apresentados nos próximos meses, por meio de publicações em revistas especializadas. Em entrevista à revista "Science" publicada na semana passada, Nicolelis afirmou que a apresentação no estádio não será para a comunidade científica, mas para o público. "Este será um show para o mundo", disse. "A demonstração para a comunidade científica virá em artigos, mais tarde", completou.
 
Uma das principais críticas que a comunidade científica tem sobre o projeto é o fato de ele captar a atividade cerebral por meio de eletroencefalografia. Anteriormente, o cientista pretendia usar eletrodos implantados diretamente no cérebro. Questionado pela revista “Science” sobre essa mudança, Nicolelis respondeu que mudou de ideia depois de observar que os resultados de grupos que exploraram essa tecnologia eram “medíocres”.
 
"Vimos que tínhamos um novo algoritmo para a eletroencefalografia que poderia fazer mais do que pensei no início", disse o cientista. Ele acrescentou que os implantes de eletrodos realmente funcionam melhor no caso da movimentação dos braços, mas não no caso da locomoção.
 
Emoções
Levando em conta que o paciente usará somente o pensamento para dar o chute inaugural da Copa do Mundo, seria natural questionar se a emoção de estar diante de uma torcida tão grande não atrapalharia sua concentração. Segundo Nicolelis, essa dificuldade já foi prevista durante os testes. Por isso, a equipe criou uma sala de realidade virtual no laboratório, com a simulação de um estádio de futebol. 
 
“Se você consegue realizar essa tarefa enquanto escuta os fãs de futebol da Turquia, como eles fizeram, que é a torcida mais barulhenta do mundo, essa torcida no Brasil vai ser como uma aula de escola primária, em comparação”, disse o pesquisador à "Science".
 
Segundo Nicolelis, a demonstração será apenas o primeiro passo do projeto, que deve continuar a ser desenvolvido para que o exoesqueleto se torne uma alternativa viável de mobilidade para pessoas paralisadas. “Isso é apenas para aumentar a conscientização para o fato de que temos de 20 a 25 milhões de pessoas paralisadas ao redor do mundo, e que a ciência, se devidamente financiada e apoiada, pode fazer alguma coisa. Se começarmos agora – e esse é apenas um chute inicial simbólico – podemos conseguir fazer alguma coisa nos próximos anos.”
 
 

 
 
G1

Exercício físico é parte do tratamento da fibromialgia e pode aliviar dores

No entanto, atividade física deve ser feita sempre com acompanhamento. Bem Estar desta terça-feira (10) explicou que doença não é psicológica
 
A fibromialgia é uma doença que aumenta a sensibilidade à dor através de nervos - é como se o paciente tivesse mais nervos mandando informação de dor para o cérebro. No Bem Estar desta terça-feira (10), o ginecologista José Bento e o reumatologista Roberto Heymann explicaram que, apesar de não ter cura, a doença tem tratamento, com medicamentos e também atividade física.
 
Muita gente acredita que o paciente não consegue se exercitar por causa da dor, mas isso é um mito - como alertaram os médicos, não existe tratamento sem exercício.
 
Isso porque, ao se exercitar, o condicionamento físico aumenta, o que pode diminuir a sensibilidade à dor; além disso, a atividade física tira o foco da dor já que os nervos estão ocupados em transmitir as informações relacionadas ao exercício. Geralmente, os movimentos aeróbicos leves são os que mais dão resultado, mas não são todos os pacientes que podem fazer - é preciso, portanto, respeitar a capacidade e o limite de cada um e fazer exercício sempre com orientação (confira as dicas no vídeo abaixo).


 

 


O ginecologista José Bento explica ainda que, apesar de muita gente achar que a doença só atinge mulheres, isso também é um mito - é verdade que a maioria dos casos são femininos, mas homens também podem ter, assim como crianças, adolescentes ou idosos. O problema é que a dor da doença pode ser confundida com diversas outras e, como o diagnóstico é clínico, é bom procurar sempre um médico para fazer uma avaliação.


Bem Estar - Infográfico fala sobre fibromialgia (Foto: Arte/G1)

G1

Mosquitos transgênicos abrem nova frente no combate à malária

Estudo aponta para existência de espécie resistente de mosquito da malária em Coari (Foto: Divulgação/Fapeam)
Foto: Divulgação/Fapeam
Pesquisa ainda está no começo, mas cientistas estão
 esperançosos
Técnica foi publicada na revista científica 'Nature Communications'. Malária mata mais de 600.000 pessoas ao ano, segundo a OMS
 
Biólogos anunciaram nesta terça-feira (10) ter desenvolvido uma nova arma contra a malária, ao criarem mosquitos geneticamente manipulados para produzir principalmente descendentes machos, levando, eventualmente, ao desaparecimento de uma população inteira de insetos.
 
A técnica de seleção sexual produz uma geração de mosquitos em que 95% são do sexo masculino, enquanto nas populações normais este percentual corresponde a 50%, reportaram os cientistas em artigo publicado na revista "Nature Communications".
 
Restam tão poucas fêmeas que a população de mosquitos eventualmente desaba, reduzindo o risco de que os humanos entrem em contato com o parasita da malária, transmitido pelas fêmeas que se alimentam de sangue.
 
'A malária é uma doença debilitante, com frequência fatal, e nós precisamos encontrar novas formas de combatê-la', afirmou o chefe do estudo, Andrea Crisanti, professor do Imperial College de Londres.
 
'Achamos que nossa abordagem inovadora representa um enorme avanço. Pela primeira vez, fomos capazes de inibir a produção de descendentes fêmeas em laboratório e isto nos dá novas formas de eliminar a doença', continuou.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a malária mata mais de 600.000 pessoas ao ano, sendo as principais vítimas as crianças pequenas da África subsaariana.
 
Resultado de seis anos de trabalho, o método se concentra nos mosquitos 'Anopheles gambiae', os transmissores mais perigosos do parasita da malária.
 
'Um trabalho muito legal'
 Os cientistas injetaram uma parte de enzima de DNA no código genético dos embriões de mosquitos machos. Basicamente, a modificação parte em pedaços o cromossomo X durante a produção de espermatozoides na idade adulta.
 
Como resultado, quase nenhum espermatozoide funcional continha o cromossomo X, que determina descendentes fêmeas. Ao contrário, a maior parte dos espermatozoides carregava o cromossomo Y, que produz machos.
 
Os mosquitos modificados foram testados em cinco jaulas, cada uma contendo 50 machos geneticamente modificados e 50 fêmeas silvestres normais.
 
Em quatro das cinco jaulas, toda a população desapareceu em seis gerações devido à falta cada vez maior de fêmeas.
 
Os mosquitos machos modificados produziram apenas herdeiros machos modificados, que tiveram o mesmo tipo de descendentes até que não sobraram mais fêmeas.
 
'A pesquisa ainda está no começo, mas estou muito esperançoso de que esta nova abordagem possa, enfim, levar a uma forma barata e eficaz de eliminar a malária de regiões inteiras', declarou um colega de Crisanti, Roberto Galizi.
 
Em um comentário independente, o especialista Michael Bonsall, da Universidade de Oxford, referiu-se à pesquisa como um 'trabalho muito legal'.
 
'Isto tem implicações importantes para limitar a disseminação da malária', declarou à Science Media Centre britânica. 'Será muito empolgante ver o avanço desta tecnologia específica', continuou.
 
Os cientistas já estão fazendo experimentos na natureza com mosquitos 'Aedes aegypti', que transmitem a dengue, e que foram modificados para gerar descendentes que não chegam à idade adulta.
 
Eles sobrevivem durante apenas uma semana, enquanto mosquitos normais vivem um mês.
O Brasil e a Malásia já soltaram nuvens desses insetos, e em janeiro o Panamá anunciou que também fará o mesmo.
 
No entanto, estes programas despertam a preocupação de ambientalistas, que chamam atenção para o impacto desconhecido de animais geneticamente modificados no equilíbrio da biodiversidade.
 
Eles argumentam que se uma espécie de mosquito for eliminada de uma região, isto abriria a oportunidade para uma espécie concorrente - e potencialmente perigosa - vir à tona.

G1