Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 2 de julho de 2014

Febre aumenta defesa do corpo e frio emagrece

Getty Images
Uma pesquisa avaliou os benefícios das mudanças de temperaturas corporais para a saúde 

Pesquisadores descobriram que sujeitar o corpo a temperaturas muito frias ou quentes pode ser benéfico à saúde. A temperatura média do corpo, determinada em uma pesquisa feita em 1992, é 36,8 °C. O organismo inicia o dia em temperatura mais fria, que vai subindo ao longo das atividades. As informações são do Daily Mail.

É claro que a febre pode ter inúmeras complicações, no entanto, cientistas descobriram que a elevação da temperatura corporal aumenta as defesas imunológicas do corpo. Tomar medicamentos para baixar febre, quando a doença é leve, aumenta os riscos de infecção. Isso acontece pois o vírus replica de forma menos eficiente em temperaturas elevadas.

A sensação de frio, por sua vez, pode ajudar a emagrecer. Calafrios fazem o corpo queimar mais calorias para tentar gerar calor, além disso, o frio faz o organismo converter a gordura branca em energia. O Baltimore Longitudinal Study of Aging, publicado na revista Science em 2002, relatou que homens com temperatura corporal abaixo da média viveram mais do que os com a temperatura acima.

Temperatura e fertilidade
Para as mulheres, estar com o corpo em uma temperatura mais quente significa que está em seu período fértil. O corpo fica 0,2°C mais cálido logo após a ovulação. Muitas mulheres usam termômetros para medir quando estão no ápice da fertilidade.

Já no caso dos homens, eles devem manter os testículos de 1°C e 2°C abaixo da temperatura do corpo para o esperma se formar corretamente. Se o homem tomar banhos quentes regulares, passar muito tempo sentado em um assento aquecido ou ficar com o laptop no colo, o superaquecimento da região prejudica a qualidade do esperma, alertou a diretora de fertilização do Hospital de Santa Maria, em Manchester, Yasmin Sajjad.

Durante a menopausa, o corpo da mulher pode ter variação de 9°C, nas ondas de calor, causando sudorese e problemas para dormir. Embora seja um incômodo, o fenômeno pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

Terra

Mulheres que tomam contraceptivos podem ter mais gengivite

Shutterstock
Pesquisadores descobriram que mulheres que estão tomando contraceptivos injetáveis a base de progesterona são mais propensas a ter gengivite e periodontite 

Uma pesquisa publicada pelo Journal of Periodontology indicou que contraceptivos injetáveis a base de progesterona podem ter relação com problemas gengivais. O estudo foi realizado com mulheres americanas antes da menopausa e não grávidas, entre 15 e 44 anos.

Para obter esse resultado, tomou-se como base de análise o DMPA, um contraceptivo injetável de longa duração que contém somente progesterona e é administrado por via intramuscular a cada três meses.Também foram analisados exames odontológicos das participantes, que levaram em conta principalmente suas gengivas e a presença de sangramento gengival.

Pesquisadores descobriram que mulheres que estão tomando DMPA ou que tomaram DMPA são mais propensas a ter gengivite (inflamação na gengiva) e periodontite (estágio mais grave da gengivite que pode causar a perda do dente)do que mulheres que nunca tomaram. 

Para Giuseppe Alexandre Romito, professor e doutor em Periodontia pela USP, o resultado desse estudo não é nenhuma novidade. “A progesterona,em grandes concentrações,piora o estágio inflamatório da gengiva, facilita seu sangramento e ‘incentiva’ a reprodução de algumas bactérias que habitam normalmente nossa boca”, afirma.

A progesterona chega até a boca por meio do fluído gengival (líquido que envolve a gengiva, mantendo-a sempre úmida). “A progesterona aumenta a vascularização gengival, deixando-a mais suscetível às inflamações e ao sangramento”, diz o especialista. 

Cuidados básicos são a solução
Porém, não há nada com que se preocupar. Para evitar esse tipo de problema, as mulheres que fazem uso de contraceptivos injetáveis a base de progesterona devem apenas ficar mais atentasà higienização bucal.

“Não há a necessidade de tomar remédio para esse tipo de problema, basta ter uma higiene bucal rigorosa. O que acontece muitas vezes é o seguinte: a mulher sempre escovou o dente e usou fio dental duas vezes por diae isso funcionava para ela. Com a utilização da progesterona, por todos os motivos citados acima, talvez ela tenha que escovar três ou quatro vezes por dia para não ter problemas na gengiva, que estará mais sensível a infecções”, explicou Giuseppe. 

Terra

Indiana sobrevive após cair e ter corpo perfurado por ferros

Foto: Daily Mail / Reprodução
O atendimento a jovem durou cerca de 15 horas 

Uma jovem de 17 anos sobreviveu a um acidente impressionante em uma construção na Índia. 

A menina, que estava no telhado de um canteiro de obras, escorregou e caiu sobre barras de ferro usadas para reforçar o concreto. 

Três barras perfuraram seu corpo, mas não atingiram orgãos vitais. 

O acidente aconteceu em Bihar, no nordeste do país.  As informações são do Daily Mail.
 
O trabalho dos socorristas durou 10 horas. Eles tiveram que cortar as barras sem que ela se movesse dentro do corpo da menina. 

Depois disso, ela foi encaminhada ao hospital Ruban Patilputra, na cidade de Patna. 

Ao chegar no hospital, foram mais 5 horas para as barras serem totalmente retiradas.  

Os médicos afirmaram que a jovem se recupera bem.

A publicação não detalhou quando o fato ocorreu.

Terra

Aplicativos: Diário alimentar

Diário alimentarDiário alimentar é a maneira mais fácil de acompanhar o que você come todos os dias 

Se você estiver em uma dieta, ou você gostaria de saber quantas calorias, gordura, proteínas ou carboidratos que você come todos os dias, este é o app para você. 

Principais características: 
1. projetado para ser o mais fácil e rápida de comida diário app 

2. comuns alimentos e recentemente comidos alimentos são sugestões para tornar a entrada muito rápido 

3. nenhuma necessidade de entrar ou insira informações particulares, como o seu endereço de email ou peso 

4. um banco de dados existente de alimentos com informação nutricional 

5. um seletor de tamanho conveniente serviço permite que você incorpore precisamente o que você comeu 

6. facilmente adicionar novos alimentos que o app ainda não sabe sobre 

7. o relatório diário mostrar todos os detalhes de nutrição 

8. um relatório semanal mostra como a pista em relação a seus objetivos de nutrição 

9. configuráveis lembretes ajudam a certificar-se de que você não se esqueça de preencher seu diário 

10. a telha ao vivo mostra quantas refeições precisam ser preenchido

Nota: Esta é uma primeira versão (beta), banco de alimentos está continuamente a ser ampliado. Se você tiver alguma sugestão, envie um e-mail para daily.journal@outlook.com 

Gratuito
Ao instalar, você concorda com Termos de uso e outros termos  

instalar 

Distribuidor  
My Daily Bits
 
Tamanho do download 
9 MB 

Última atualização  
01/07/2014 

Versão  
1.6.2.1
 
Funciona com
- Windows Phone 8.1
- Windows Phone 8 

Aplicativos necessários
  • identidade do proprietário
  • captura fixa e de vídeo
  • biblioteca de música
  • biblioteca de fotos
  • reprodução de mídia
  • serviços de dados
  • teclado numérico do telefone
  • sensor direcional e de movimento
  • componente do navegador
  • HD720P (720x1280)
  • WVGA (480x800)
  • WXGA (768x1280)
O que é isso?

Idiomas suportados (41)
العربية  български Català čeština Dansk Deutsch Ελληνικά English English (United States) Español (España, alfabetización internacional) Español (México) Eesti فارسى Suomi Français עברית हिंदी Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 한국어 Lietuvių latviešu Bahasa Melayu norsk (bokmål) Nederlands Polski Português (Brasil) Português (Portugal) Română Pусский Slovenčina Slovenski Svenska ไทย Türkçe українська Tiếng Việt 中文(简体) 中文(繁體)  

Faça o download e instale manualmente

Dormir pouco contribui para o envelhecimento precoce do cérebro

http://www.asmaismais.com.br/uploads/imagens/537669b371647.jpgPesquisadores chineses também associaram o declínio cognitivo e a demência à duração do sono

Cientistas da Duke-NUS Graduate Medical School, em Cingapura, encontraram evidências de que quanto menos as pessoas dormem, mais rapidamente seus cérebros envelhecem. Estes resultados abrem caminho para futuros trabalhos sobre a perda de sono e sua contribuição para o declínio cognitivo, incluindo a demência.

Pesquisas anteriores já haviam examinado o impacto da duração do sono nas funções cognitivas em idosos. Apesar da rapidez do alargamento do ventrículo cerebral ser um sinal para o declínio cognitivo e para o desenvolvimento de doenças neuro degenerativas, tais como a doença de Alzheimer, os efeitos do sono sobre este fator nunca foram medidos.

A investigação analisou dados de 66 idosos chineses. Os participantes passaram por exames cerebrais de ressonância magnética estrutural de medição do volume do cérebro e avaliações neuropsicológicas testando a função cognitiva a cada dois anos. Além disso, a sua duração do sono foi registrada através de um questionário. Aqueles que dormiam menos horas mostraram evidências de rápido aumento do ventrículo e declínio no desempenho cognitivo.

— O trabalho realizado sugere que sete horas por dia para os adultos parece ser o ponto ideal para um ótimo desempenho em testes cognitivos baseados em computador. Nos próximos anos, esperamos determinar o que é bom para a saúde do cérebro a longo prazo também— afirma o professor Michael Chee, autor e diretor do Centro de Neurociência Cognitiva na universidade.

Zero Hora 

Alzheimer ganha diagnóstico mais eficiente

Alzheimer ganha diagnóstico mais eficiente  Stock.xchng/Divulgação
Foto: Stock.xchng / Divulgação
Estudo feito por um grupo internacional de neurologistas definiu critérios para determinar casos típicos e atípicos da doença 

Novos marcadores biológicos permitem que o Alzheimer passe a ser diagnosticado de forma precoce e confiável.

Segundo Bruno Dubois, professor de Neurologia e pesquisador francês que coordenou estudo publicado na revista britânica The Lancet Neurology, após nove anos de trabalho, os cientistas definiram e validaram novos critérios para diagnosticar a doença neurodegenerativa em plena expansão.

Sintomas como transtornos de memória, seguidos de problemas de orientação espacial e temporal, transtornos de comportamento e perda de autonomia não são específicos do Alzheimer. Por tanto, a doença "não podia ser diagnosticada até agora de forma segura em um estágio inicial", explicou o professor Dubois. Era necessário, geralmente, esperar que evoluísse para a demência ou que o doente morresse para poder examinar as lesões que ele tinha no cérebro.

Após analisar os estudos publicados sobre o tema, os cientistas chegaram a um consenso de diagnóstico do Alzheimer, com dois perfis clínicos específicos. Os casos típicos (80% a 85% dos casos) se caracterizam por problemas de memória episódica de longo prazo (lembrança voluntária de fatos), enquanto nos casos atípicos (15% a 20% dos casos) são encontrados transtornos da memória verbal ou de comportamento.

Cada um desses perfis, segundo os pesquisadores, deve ser confirmado por pelo menos um marcador biológico. Trata-se de uma punção lombar que mostra o nível anormal de proteínas cerebrais no líquido cefalorraquidiano ou de uma tomografia por emissão de pósitrons (TEP) do cérebro, um exame de imagem que permite visualizar a atividade dos tecidos.

Embora por enquanto não haja tratamento eficaz contra o Alzheimer, a detecção confiável e precoce deve facilitar a pesquisa, afirmou Dubois. Esses trabalhos permitiriam aos pesquisadores se darem conta de que muitos diagnósticos estabelecidos segundo os antigos critérios estavam errados, entre eles 36% dos falsos doentes de Alzheimer incluídos em um teste terapêutico anterior.

Fora da pesquisa, o uso de marcadores biológicos se limita atualmente a pacientes jovens ou a casos difíceis, pois a técnica é cara e invasiva.

Perfis clínicos da doença

Casos típicos: correspondem de 80% a 85% dos casos e se caracterizam por problemas de memória episódica de longo prazo (lembrança voluntária de fatos)

Casos atípicos: correspondem de 15% a 20% dos casos e são encontrados transtornos da memória verbal ou de comportamento.

*AFP / Zero Hora

Conheça os principais tipos de alergia e seus sintomas

Conheça os principais tipos de alergia e seus sintomas Charles Guerra/Agencia RBS
Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
Estimativa indica que 35% da população no país é sensível a alguma substância ou micro-organismo 

Em épocas frias, como o inverno, os casos alérgicos se tornam comuns, pois as pessoas ficam mais tempo em locais fechados e utilizam mantas, casacos e roupas que por muito tempo ficaram guardados, desencadeando alergias de pele e respiratórias. Segundo a OMS, 35% da população brasileira sofre desse mal.

Normalmente, o sistema imunológico defende o corpo de substâncias possivelmente nocivas, como as bactérias, por exemplo. Porém, em algumas pessoas, o organismo apresenta uma sensibilidade anormal desencadeada por alguma substância que costuma ser inofensiva, como um alimento ou mesmo a poeira da casa, ocasionando a alergia.

— A pessoa alérgica é aquela que reage a um determinado estímulo que é considerado normal para os outros. Existem outros diversos tipos de reações alérgicas que não estão atreladas à nenhuma estação e também requerem cuidados— afirma Ana Paula Castro, alergista e imunologista.

A médica esclarece os principais tipos de alergias e seus sintomas mais comuns:

Alimentos
Alguns dos principais sintomas são inchaço ou coceira nos lábios, diarreia, vômitos e até mesmo rouquidão. A alergia alimentar geralmente começa na infância, mas pode ocorrer em qualquer idade. Felizmente, muitas crianças se livram delas mais velhas. Entretanto, alergias a amendoim, frutas secas e frutos do mar tendem a durar a vida toda, em função das substâncias encontradas nesses alimentos. O ideal é procurar um médico e evitar a ingestão dos itens.

Pele
As pessoas alérgicas têm a pele normalmente mais seca do que o restante, e com a temperatura baixa do ambiente e banhos quentes prolongados, a cútis tende a ficar mais sensível, áspera e irritadiça. Isso piora com o contato de certos tecidos (principalmente no inverno, quando normalmente se usam texturas mais grossas como lãs, felpos etc). Além de procurar um médico para avaliar a reação, também é válido evitar o uso de muito sabonete nos locais atingidos, para não ressecar ainda mais a pele. A adequada hidratação ajuda bastante na melhora do ressecamento.

Respiratórias
São causadas por alérgenos presentes no ar que contaminam o ambiente: poeira, mofo, ácaros, pólen de plantas, entre outros. Geralmente causam espirros, coriza, coceira nos olhos, falta de ar, tosse, dores de cabeça e podem contribuir para doenças como a rinite, asma e a sinusite. Roupas, cobertores e edredons, guardados por muito tempo, também podem conter uma concentração maior de ácaros e mofo e desencadear crises respiratórias, portanto, devem ser lavados e arejados com frequência.

Medicamentos
Reações adversas a medicamentos são comuns e variam de efeitos mais moderados, como náusea e vômitos, à anafilaxia (dificuldades respiratórias). Normalmente, os principais sintomas das alergias medicamentosas são coceira na pele ou olhos, erupções cutâneas, inchaço dos lábios, língua ou rosto e urticária. Se a pessoa perceber qualquer sintoma após o uso de um medicamento, deve procurar seu médico, que avaliará se é um efeito colateral do medicamento, ou então, uma reação alérgica.

Insetos
A alergia a picada de insetos, também conhecida como estrófulo, ocorre com mais frequência em crianças até 10 anos. Os sintomas são lesões da pele, onde comumente aparecem pápulas (bolinhas) sobre uma área da pele avermelhada. Algumas vezes, dependendo da sensibilidade da pessoa, toda região do corpo pode ficar inchada e vermelha. O número de lesões é variável e a coceira é sempre muito intensa. Os insetos que normalmente mais causam alergias são pernilongos, borrachudos, formigas, carrapatos e pulgas. Deve-se evitar coçar o local, pois isso pode gerar manchas, cicatrizes e até mesmo uma infecção por bactérias (trazidas pelas unhas).

Pelos de animais
Quando se fala em alergia a animais, muitos associam a causa do problema aos pelos. Mas aí está um dos principais mitos, pois na realidade o problema é o grande aumento de ácaros no ambiente, causado pela presença dos bichos. Isso ocorre porque, além de pelos, os animais soltam muita pele - e o ácaro, que se alimenta disso, procria rapidamente e contamina o ambiente. É recomendável evitar que ambientes com animais tenham muitos tapetes e móveis estofados e que os animais durmam no mesmo ambiente que a pessoa alérgica.

Zero Hora

Prefeitura de Muitos Capões - RS oferece vagas para todos os níveis

A Prefeitura de Muitos Capões, no Rio Grande do Sul, lançou edital n° 01/2014 de concurso público para provimento de vagas nos cargos de almoxarife, auxiliar de serviços gerais, operador de máquinas e equipamentos rodoviários, contador, fisioterapeuta, fonoaudióloga, instrutor de informática e médico (clínico geral, ginecologista e obstetra), por salários que podem chegar a R$ 8.100,00, pelo cumprimento de jornadas de  08 a 44 horas semanais.

Há 07 vagas para preenchimento imediato e as demais irão compor um cadastro de reserva para convocação oportuna. Candidatos de todos os níveis de escolaridade podem participar da seleção, observando os requisitos da função a qual pretende concorrer.

A realização do concurso ficará sob a responsabilidade da coordenação técnico administrativa da Una Gestão e Assessoria. As inscrições serão efetuadas somente via internet, no endereço eletrônico: www.unars.com.br, até o dia 15 de julho de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 80,00, de acordo com a função escolhida.

As provas serão aplicadas na data prevista de 17 de agosto de 2014, em locais e horários a serem divulgados oportunamente. Caso haja necessidade, o Município reserva-se o direito de indicar nova data para a realização das provas escrita e prática, através do edital de homologação das inscrições, a ser publicado no dia 29 de julho de 2014.

O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 18 de agosto, a partir das 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site www.unars.com.br.

O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante edital do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Rio Negro - PR abre processo seletivo

A Prefeitura de Rio Negro, município paranaense localizado a 109 km da capital, Curitiba, lançou edital nº 019/2014 de processo seletivo simplificado destinado à contratação temporária de um médico clínico geral para atuar na Estratégia de Saúde da Família.
O selecionado será lotado na Secretaria Municipal de Saúde e receberá um salário de R$ 9.154,39, que somado às gratificações totaliza R$ 9.480,69, pelo cumprimento de jornada de trabalho semanal de 40 horas.

Os interessados devem efetuar as inscrições, gratuitamente, até o dia 03 de julho de 2014, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na sede da Secretaria de Saúde (prédio da antiga maternidade), localizada na Praça João Pessoa, nº 131,  Centro. 

É necessário, no ato da inscrição, levar fotocópias autenticadas ou fotocópias acompanhadas dos originais, dos seguintes documentos:

- Identidade;

- CPF;

- Certificado de Reservista (sexo masculino);

- Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição;

- Diploma ou histórico escolar com declaração de conclusão da graduação;

- Registro no Conselho de Classe correspondente.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova de títulos.

O resultado do processo seletivo simplificado com a ordem de classificação será divulgado através de publicação em jornal oficial do município, bem como no site www.rionegro.pr.gov.br.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, de 01 de julho de 2014, pág. 103  a 104.

Prefeitura de Pinhais - PR prorroga inscrição de concurso

A Prefeitura de Pinhais, no estado do Paraná, prorrogou as inscrições dos concursos públicos regidos pelos editais n°s 003 e 004/2014. Os interessados têm até as 12h de 10 de julho de 2014 (horário oficial de Brasília) para garantir participação nos certames, que irão preencher 116 vagas do quadro geral da Administração Municipal.

As inscrições só podem ser feitas no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br, com taxas que variam de R$ 45,00 a R$ 90,00. Essa é uma excelente oportunidade para candidatos de todos os níveis de escolaridade serem reinseridos no mercado de trabalho. Os salários oferecidos variam entre R$ 1.029,02 e R$ 10.734,00.

O edital n° 03/2014 dispõe de 95 vagas para cargos de motorista, intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais), auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, educador infantil, técnico em enfermagem, técnico em segurança do trabalho, assistente social, biólogo, cirurgião dentista, educador desportivo, enfermeiro, engenheiro cartógrafo, farmacêutico, instrutor de dança, médico infectologista, médico psiquiatra, médico veterinário, pedagogo, professor, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Já o edital n° 04/2014 oferta 17 vagas para as funções de agente comunitário de saúde e médico da família.

A nova data para realização da prova será divulgada oportunamente, no site www.fundacaofafipa.org.br.

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados um dia após a aplicação da prova no portal eletrônico supracitado.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período desde que seja a critério da Administração Municipal de Pinhais.

Concurso Prefeitura Engenheiro Beltrão - PR

A Prefeitura de Engenheiro Beltrão, no Paraná, tornou público o edital de concurso público regido pelo nº 001/2014, com oportunidades para candidatos de nível alfabetizado, nível médio e superior. O certame tem o objetivo de formar cadastro de reserva e os contratados receberão salários no valor de R$ 1.697,37, em carga horária de 20 ou 40 horas por semana.

Há vagas para as funções de Professor, Educador Infantil e Zelador Geral I.

Às pessoas portadoras de deficiência são reservadas o percentual de 5% das vagas.

As incrições podem ser feitas até o dia 15 de julho de 2014, através do site www.eplconcursos.com.br, as inscrições variam de R$ 20,00 a R$ 80,00.

A aplicação das provas está prevista para 10 de agosto de 2014. O local e horário das provas serão divulgados através do edital previsto para ser divulgado no dia 31 de julho de 2014, no saguão do Paço Municipal – Prédio da Prefeitura e no site www.eplconcursos.com.br.

O gabarito da prova está previsto para ser divulgado no dia subsequente à aplicação da prova, a partir das 13h30, em Edital na Prefeitura de Engenheiro Beltrão - PR.

O certame é válido pelo período de dois anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Formiga - MG publicou edital de processo seletivo

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Formiga publicou edital nº. 001/2014  de processo seletivo para provimento 17 vagas de nível superior, por salários de até R$ 2.499,22, por jornada de 20, 30 ou 40h semanais.

Cargos
Advogado Social, Assistente Social de Programas Sociais, Agente Social, Psicólogo Social e Nutricionista.

As inscrições serão realizadas nos dias 02 e 03 de julho de 2014, de 08h às 12h e das 15h às 16h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, situada na Av. Guiomar Garcia Neto, nº. 151, Centro, Formiga/MG.

No ato da inscrição o candidato deverá apresentar a seguinte documentação:
  • Xerox da Carteira de Identidade;
  • Xerox do CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Xerox do Titulo de Eleitor e Comprovante da última votação ou declaração da Justiça Eleitoral;
  • Xerox do Certificado de Reservista, quando do sexo masculino;
  • Xerox do Comprovante de Escolaridade em conformidade com a habilitação exigida;
  • Comprovante de Registro no Conselho Profissional, conforme a área de atuação;
  • Comprovante de quitação no respectivo Conselho;
O candidato com deficiência deverá anexar ao Requerimento de Inscrição, atestado médico (original) contendo parecer descritivo do médico assistente do candidato, em receituário próprio, comprovando a deficiência, nos termos do Código Internacional de Doenças (CID).

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 06 de julho de 2014, com início às 08h e término às 12h, na Escola Estadual Rodolfo Almeida, situada à Rua Barão de Piunhi, 199, Centro, nesta cidade.

Edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 1º de julho de 2014, pág. 23 a 27.

Prefeitura de Paraibuna - SP abre processo seletivo na área da Saúde

A Prefeitura de Paraibuna, através da Diretoria Municipal de Saúde, vai contratar, por meio de processo seletivo, 10 profissionais de níveis médio e superior para atuar no Centro de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento daquele município, a 125 Km da capital.

As vagas a serem preenchidas são para os cargos de auxiliar de enfermagem, farmacêutico e psiquiatra.

Os interessados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde, situada na Travessa Irmã Le Conte, S/N, no Centro de Paraibuna, estado de São Paulo, no período de 02 a 04 de julho de 2014, das 8h às 16h, para solicitar e preencher a ficha de inscrição. Não serão cobradas taxas. 

Os candidatos serão avaliados através de analise curricular, o qual deve ser entregue no ato da inscrição.

Prefeitura de Bonito - MS abre processo seletivo

A Prefeitura de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, lançou edital de processo seletivo nº. 001/2014, oferecendo 01 vaga para Fiscal de Vigilância Sanitária, por remuneração de até R$ 2.659,54 em jornada de trabalho de 8 horas/dia.

Requerimento: Curso Superior em Medicina Veterinária e registro no CRMV.

Interessados, deverão se inscrever junto à Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Bonito-MS, Rua Coronel Pílad Rébua, 1780, Centro, Bonito - MS, nos dias 02 a 03 de julho de 2014, das 8h às 13h.

Juntamente com a ficha de inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos acompanhados do original:
  • Cópia da Cédula de Identidade;
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física - CPF, caso não tenha na cédula de identidade;
  • Curriculum Vitae;
  • Título de eleitor com certidão de quitação eleitoral;
  • Cópia do diploma de graduação em Medicina Veterinária;
  • Cópia de comprovante de registro no CRMV;
  • Cópia de um comprovante de residência atual;
  • Comprovante de regularidade com o serviço militar (sexo masculino).
A seleção constará de análise de títulos.

Edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, edição 01 de julho de 2014, pág. 19 a 20.

Concurso Prefeitura de Taperoá - PB

A Prefeitura de Taperoá, no estado da Paraíba, anunciou a realização de concurso público, por meio do edital 01/2014, com o intuito de prover 81 vagas para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. De acordo com o edital, os candidatos aprovados e nomeados farão jus a remuneração de até R$ 1.262,62, acrescida de gratificações, por jornada de 24 ou 40 horas semanais.

Cargos
Pedagogo, Professor de Artes, Professor de Matemática, Educador Físico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Enfermeiro Plantonista, Médico em várias especialidades, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Médico PSF, Engenheiro Civil, Advogado, Enfermeiro, Assistente Social, Farmacêutico/Bioquímico, Motorista Categoria D, Condutor de Motocicletas CNH A, Artífice (Eletricista), Operador de Máquinas Pesadas, Artesão, Artífice, Coveiro, Motorista Plantonista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Radiologia, Fiscal para Vigilância Sanitária, Auxiliar de Consultório Dentário, Agente Comunitário de Saúde, Orientador Social, Agente Social, Técnico em Enfermagem e Fiscal de Tributos.

Inscrição
Os candidatos interessados podem se inscrever  no período de 1º a 18 de julho de 2014, pelo site www.realconcursospb.com.br ou, pessoalmente, na Sede da Prefeitura Municipal, situada na Rua Ariano Suassuna, 363, Centro. As taxas variam de R$ 39 a R$ 64, de acordo com o nível de escolaridade do candidato.

Seleção
As provas escritas serão realizadas provavelmente em 22 de agosto de 2014, para todos os cargos, em local e horário a serem divulgados pela Comissão Geral do Concurso. Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura e na página da organizadora do certame, no dia 24 de agosto deste ano.

Os candidatos aos cargos de Professor, Educador Físico e Pedagogo também serão submetidos à provas de títulos. A entrega dos títulos ocorrerá entre os dias 23 e 25 de agosto de 2014 e deverá ser endereçado para Rua São José, 86, São José – Conceição –PB, Cep: 58970-000, Taperoá - PB.

Os candidatos aprovados para o cargo de Agente Comunitário de Saúde também irão participar de curso de formação, após a homologação do concurso.

Validade
O certame terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Serra do Mel - RN lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Serra do Mel, no estado do Rio Grande do Norte, lançou edital de processo seletivo 003/2014, destinado à formação de cadastro reserva de 03 profissionais nos cargos de Enfermeiro, Médico do PSF e Técnico em Enfermagem. O salário pode chegar a R$ 1.710,33 por carga horária de 40 horas semanal.

De acordo com a publicação, as inscrições serão realizadas até 02 de julho de 2014, das 8h às 12h30, na Sede da Prefeitura, localizada à Rua Antônio Ferreira de Souza, S/N em Serra do Mel – RN.

A taxa de inscrição é de:

Nível médio: R$ 25,00;

Nível superior: R$ 50,00.

Os inscritos serão avaliados por meio de prova de títulos e o resultado final será anunciado em 09 de julho de 2014.

A validade do processo seletivo será de 12 meses, prorrogáveis ou não pelo período de até 12 meses, a critério da Administração em efetivo exercício discricionário de suas atribuições.

O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte, na edição de 1º de julho de 2014, pág. 72 a 74.

Prefeitura de Nova Canaã do Norte - MT abre vagas em seletivo

A Prefeitura de Nova Canaã do Norte, no estado de Mato Grosso, publicou edital de processo seletivo nº 002/2014, destinado a  contratação de 18 profissionais no cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental).

Os interessados devem realizar a inscrição do dia 02 até 14 de julho de 2014 (conforme o horário oficial do Mato Grosso), via internet ou presencial, através do sistema online disponível no site da prefeitura (www.novacanaadonorte.mt.gov.br).

Os selecionados devem receber, por jornada semanal de 40 horas, o vencimento mensal de R$ 950,00.

A prova escrita será realizada provavelmente no dia 03 de agosto de 2014 em local a ser definido e publicado junto ao edital complementar de homologação das inscrições.

O gabarito preliminar será publicado no site www.novacanaadonorte.mt.gov.br e afixado no mural da Prefeitura Municipal de Nova Canaã do Norte - MT a partir de 04 de agosto de 2014.

O certame será válido por um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final e será prorrogável uma vez, por igual período, conforme a necessidade do Executivo.

O edital está no site da Prefeitura de Nova Canaã do Norte.

Prefeitura de Uberaba - MG abre vagas para dentistas e médicos

A Prefeitura de Uberaba, no estado de Minas Gerais, abriu editais n°s 147, 148, 149, 150 e 151/2014 de processo seletivo para contratação de dentistas e médicos em diversas especialidades. São ofertadas 06 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de nível superior.

A seleção de dentista é para as especialidades de Endodontia, Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Periodontia e Prótese Dental. Exige-se graduação em Odontologia, especialização na área específica e registro profissional.

A carga de trabalho é de 30 horas semanais e a remuneração de R$ 1.629,10, incentivo de produtividade de até R$ 1.192,92 desde que atendidos aos requisitos previstos em Lei, mais R$ 320 de tíquete alimentação e plano de saúde. Também vão ser selecionados médicos Ginecologista, pediatra, oftalmologista e psiquiatra, com carga de trabalho de 20 horas.

O salário é de R$ 1.629,10, incentivo de produtividade desde que atendidos aos requisitos previstos em Lei de até R$ 2.546,77, tíquete alimentação de R$ 320 e plano de saúde.

As inscrições poderão ser feitas de 14 a 18 de julho, das 9 às 17 horas, no Centro Administrativo (Avenida Dom Luís Maria de Santana nº. 141- Bairro Santa Marta), com taxa a ser recolhida de R$ 7,00. Os candidatos devem apresentar cópias do documento oficial de identidade, CPF, diplomas, registro profissional, comprovantes de escolaridade e de residência com CEP e da taxa de inscrição, currículo documento com as experiências.

A seleção terá análise de títulos e experiência profissional.

Prefeitura de Tucunduva - RS prorroga inscrições de seleção (II)

Por meio do edital de processo seletivo nº 14/2014, a prefeitura do município de Tucunduva, no Rio Grande do Sul, oferece 07 vagas na função de agente comunitário de saúde. Para assumir o cargo, o candidato precisa ter pelo menos o ensino fundamental completo. O salário será de R$ 866,55, em regime de 40 horas semanais.

As inscrições foram prorrogadas até 13 de julho de 2014 e devem ser efetivadas pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 50.

A prova objetiva será realizada na data provável de 10 de agosto de 2014, em local e horário a serem comunicados, no dia 25 de julho de 2014, no portal eletrônico: www.objetivas.com.br.

Os sete primeiros classificados serão contratados imediatamente caso preencham os requisitos exigidos no edital. Já os candidatos que ficarem após esta classificação formarão um cadastro reserva para a função, podendo ser convocado caso surja necessidade dentro da validade do certame, que é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital de prorrogação nº. 019/2014 encontra-se disponível no site www.objetivas.com.br.

Concurso Prefeitura de Tucunduva - RS prorroga inscrição

A Prefeitura de Tucunduva, no estado do Rio Grande do Sul, por meio do edital nº 013/2014 de concurso público, vai preencher 40 vagas de trabalho voltadas para candidatos dos níveis fundamental ao superior. Os salários variam de R$ 757,82 a R$ 8.439,56, a depender do cargo pretendido, e as jornadas de trabalho oscilam entre 20 ou 40 horas semanais.

As vagas são para agente administrativo, assistente social, auxiliar em saúde bucal, carpinteiro, cirurgião-dentista, engenheiro civil, instrutor de música, médico, motorista, operador de máquinas e equipamentos rodoviários, operário, pedreiro, professor em diversas disciplinas, servente, técnico em informática, telefonista/recepcionista e vigia.

As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas somente pela internet, no site www.objetivas.com.br, até 13 de julho de 2014. A taxa de inscrição custa de R$ 50 a R$ 100.

O certame será composto por prova objetiva (comum a todos os inscritos), provas prática e de títulos (restritas a algumas funções). A data provável da prova objetiva é 10 de agosto de 2014. O local da prova será comunicado com antecedência, através do site www.objetivas.com.br, e o turno da prova dependerá do cargo pleiteado.

O resultado final terá validade de dois anos e pode ser prorrogado por mais dois anos.

Edital de prorrogação nº. 013/2014 encontra-se publicado no site www.objetivas.com.br.

Prefeitura de Serra - ES prorroga inscrição de certame

A Prefeitura de Serra, no estado do Espírito Santo, lançou os editais n° 001 e 002/2014 de processos seletivos, destinados a contratação de Médico (Clínico Geral, Pediatra, Neonatologista, Ginecologista/Obstetra e Psiquiatra). O salário é de até R$ 6.258,61 mais  auxílio alimentação mensal no valor de R$ 250,00, por carga horária de 20 horas semanais.

As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas, exclusivamente, pelo site www.serra.es.gov.br ou app.serra.es.gov.br/inscricao-sesa, até 07 de julho de 2014.

Para efeito de formalização do contrato fica definida a apresentação da ficha de inscrição gerada pelo sistema e da cópia legível dos seguintes documentos:
  • CPF ou comprovante de situação cadastral do CPF emitido pelo site da Receita Federal;
  • Carteira de identidade (RG), com número, órgão expedidor e data da sua expedição;
  • Título de eleitor;
  • Declaração de quitação eleitoral atualizada, emitida pelo site www.tse.gov.br;
  • Carteira de trabalho profissional onde conste fotografia, número/série, data de expedição, filiação, local de nascimento;
  • Comprovante de PIS/PASEP;
  • 01 foto 3x4;
  • Comprovante de residência no nome do candidato;
  • Comprovante de conta bancária do Banestes , Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal (poupança ou conta corrente);
  • Certificado de reservista;
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Certidão de nascimento de dependentes;
  • Cartão de vacina atualizado (dupla adulto/hepatite B);
  • Atestado de bons antecedentes criminais (apenas os expedidos pela Polícia Civil);
  • Atestado de aptidão física e mental, expedido por médicos da Medicina do Trabalho;
  • Registro no conselho de classe;
  • Diploma ou certidão de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina.
A seleção será realizada em etapa única, através da Análise de Títulos, de caráter eliminatório e classificatório.

A divulgação do resultado final ocorrerá até a data provável de 14 de julho de 2014 e será publicada no site da Prefeitura de Serra - www.serra.es.gov.br.

Os processos seletivos terão validade de um ano, a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

O edital encontra-se disponível no site www.serra.es.gov.br.

Prefeitura de Planura - MG abre vagas em processo seletivo

Publicado edital nº. 01/2014 para a realização de processo seletivo da Prefeitura de Planura, em Minas Gerais. São ofertadas 69 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, por vencimentos de até R$ 9.010,64 em regime de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanal.

Cargos: Vigilante, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Motorista, Assistente em Administração, Educador da Saúde, Fiscal de Rendas Municipais, Instrutor (Informática e Musical), Monitor de Creche, Recepcionista, Técnico (Enfermagem, Nutrição e Dietética), Professor de Inglês, Auxiliar de Cirurgião Dentista, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Psicólogo e Médico.

As inscrições serão efetuadas no site www.magnusconcursos.com.br, entre os dias 14 e 18 de julho de 2014 (horário oficial de Brasília/DF) e/ou de forma presencial na Prefeitura Municipal de Planura de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

A taxa de inscrição é de:

Níveis fundamental e médio: R$ 25,00 e 30,00;

Nível superior: R$ 25,00 e 40,00.

O candidato deverá apresentar no ato da solicitação da inscrição, pessoalmente, ou através de procuração específica, o original da cédula de identidade e CPF, ou de documento equivalente, de valor legal. No caso de inscrição por procuração, esta deverá ser acompanhada também de cópia autenticada de documento do procurador.

O processo seletivo constará de provas objetivas e práticas, previstas para 03 de agosto de 2014, em locais e horários disponibilizados por meio de planilhas afixadas na sede da Prefeitura de Planura e publicadas no site www.magnusconcursos.com.br, a partir do dia 30 de julho de 2014.

O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 01 ano.

Concurso Câmara do Recife - PE

Antes mesmo de publicar oficialmente o edital, o presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Vicente André Gomes, anunciou, durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 01 de julho de 2014, que o legislativo municipal vai contratar, por meio de concurso público, 78 profissionais para compor o quadro de pessoal da Casa.

A expectativa da organizadora é que haja pelo menos 30 mil inscritos.

Segundo o vereador, o edital com todo o detalhamento do certame será lançado no dia 05 de julho de 2014, mas os interessados não precisam esperar até lá para obter algumas informações. Vicente antecipou que as vagas ofertadas são em 18 cargos, que contemplam candidatos com os níveis médio e superior. O menor salário é de R$ 1.445,80 e o maior pode chegar a R$ 7.741,00.

Entre os cargos oferecidos para nível superior estão o de assessor jurídico (bacharel em Direito com registro na OAB), bibliotecário, contador, enfermeiro e jornalista. Para nível médio, haverá vagas de programador e assistente administrativo legislativo.

As inscrições serão abertas no dia 14 de julho e encerradas em 6 de agosto deste ano. O custo de participação é de R$ 80,00 e R$ 90,00, para nível médio e superior, respectivamente.

Sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), as provas serão aplicadas no dia 28 de setembro de 2014, nos horários da manhã, para cargos de nível médio; e à tarde, para os cargos de nível superior. Os candidatos a cargos de nível superior também serão submetidos à avaliação de títulos.

Os candidatos poderão tirar suas dúvidas e obter mais informações, a partir do dia 05 de julho, através do telefone 0800 28-34-628, ou pelo e-mail: concursocamaradorecife@fgv.br. Mas, atenção, esses canais de comunicação só estarão disponíveis após a data de lançamento do edital.

FUNECE oferece 120 vagas para Professor

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), por meio do edital nº 16/2014, pretende realizar a 21ª Seleção Pública para contratação de 120 Professores Substituto/Temporário. As vagas são voltadas para candidatos de nível superior e a jornada de trabalho pode ser de 20 ou 40 horas semanal, por salários entre R$ 783.85 até R$ 4.479,13.

Os interessados podem ter da graduação até o nível de doutorado, sendo que as remunerações citadas serão de acordo com a titulação dos candidatos.

As inscrições devem ser realizadas de 10 a 23 de julho de 2014, pelo site www.uece.br. Após preenchimento do formulário, os candidatos devem entregá-lo, junto com outras documentações exigidas no edital, na Secretária do órgão, endereçada na Avenida Dr. Silas Munguba, nº. 1.700, campus do Itaperi, Fortaleza, CE.

A seleção será feita por meio de Prova Escrita Dissertativa e Prova Didática.

A lotação dos candidatos contratados será feita por Unidade de Ensino, de acordo com o Setor de Estudos/Área de opção do candidato.

A validade do certame será de um ano, com chance de prorrogação por mais um ano.

SES – SC abre seletivos para Médicos

A Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina tornou público os editais de Processo Seletivo nº 39,40 e 41/2014, objetivando contratar mais 14 Médicos para trabalharem em hospitais e maternidade do estado. As oportunidades são para as especialidades Emergência (Clínico Geral), UTI Neonatal e UTI em Clínica Médica, Cardiologia ou demais especialidades compatíveis.
A jornada de trabalho será de 20 horas semanais, por salário de R$ 7.361,74.

Os interessados devem ser formados em Medicina, ter a especialização exigida para as vagas e ser registrado no conselho da categoria.

A inscrição deve ser feita até 14 de julho de 2014, pelo site www.saude.sc.gov.br, lembrando que o formulário eletrônico junto com as outras documentações, devem ser entregues dentro do mesmo prazo limite de inscrição, nos seguintes endereços:

Secretaria de Estado da Saúde, situado à Rua Esteves Júnior 160, 3° andar, Centro – Diretoria de Gestão de Pessoas – Florianópolis/SC ou no Hospital Governador Celso Ramos, situada na Rua Irmã Benwarda, nº 297, Centro - Florianópolis/SC; na Maternidade Darcy Vargas, localizada na Rua Miguel Couto, 44 - Anita Garibaldi, Joinville ou Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, situado a Rua Xavier Arp s/n°, Bairro Boa Vista – Joinville/SC.

A seleção se dará por Análise de Títulos e de Curriculum Vitae.

Os contratados trabalharão pelo período de 12 meses, podendo o acordo passar por uma prorrogação de mais 12 meses.

Sexo casual é bom para a saúde quando não é feito por vingança, diz estudo

http://www.topnews.in/files/Casual-sex.jpg
Foto: Reprodução
Pesquisa mostra que quando é feito para a pessoa explorar sexualmente seus limites, aumenta o bem-estar

Rio - Sexo casual faz bem desde que seja feito pelos motivos certos. Este é o resultado de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Nova York e de Cornell, publicado no Social Psychology and Personality Science.

A pesquisa foi feita com 371 estudantes em que 42% admitiu ter tido alguma relação sexual fora do relacionamento. O estudo apontou que os estudantes que eram irrestritos sexualmente, ou seja, dormiam com diferentes parceiros, reportaram um grande nível de bem-estar depois do sexo. O resultado sugere que esse desprendimento pode fazer com que os prejuízos do sexo casual sejam minimizados e os benefícios ganhem maior dimensão.

O estudo é coordenado por Zhana Vrangalova, da Universidade de Cornell, que também já fez uma pesquisa, recentemente, mostrando que sexo casual causa depressão. Para o pesquisador não há controvérsia, só uma complementação. Se for feito pelas razões certas, trará benefícios, caso contrário, pode causar depressão.

As razões certas seriam aquelas autônomas, como a busca pelo prazer, explorar e aprender sobre sua própria sexualidade. Já as razões equivocadas, seria ter a relação por causa de vingança, para se sentir bem com você mesmo ou por pressão para fazer algo que não seja tão responsável.

A pesquisa correlaciona que se o sexo casual for feito pelos motivos errados, ele vai trazer ansiedade e estresse. Já se for feito pelo próprio prazer, isso causará bem-estar.

O Globo

Mais americanos consomem maconha por causa da diminuição da percepção de riscos à saúde

Relatório Mundial de Drogas da ONU sugere que a legalização pode aumentar o uso da droga entre os jovens 

Nova York - Mais americanos estão consumindo cannabis, à medida que cai a percepção dos riscos à saúde, segundo Relatório Mundial de Drogas 2014 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) divulgado nesta quinta-feira — o que sugere a legalização pode aumentar ainda mais o uso da droga entre os jovens.


Trabalhadores na sala de corte no dispensário Medicine Man, em dezembro de 2013, em Denver, no Colorado
Foto: Ed Andrieski / AP
Ed Andrieski / AP - Trabalhadores na sala de corte no dispensário Medicine Man, em dezembro de 2013, em Denver, no Colorado
Em uma descoberta que pode contribuir para um debate internacional sobre a decriminalização da maconha, a ONU declara que mais pessoas em todo o mundo estão em busca de tratamento para distúrbios relacionados com a cannabis.

Ainda é cedo para entender o impacto de movimentos de legalização recentes nos estados norte-americanos de Washington e Colorado e do país sul-americano do Uruguai. No entanto, para jovens e jovens adultos, “regulamentos de maconha mais permissivos estão correlacionados com a diminuição do risco percebido de uso”, que por sua vez pode afetar o consumo, segundo o relatório.

A pesquisa sugere que o declínio da percepção de risco e aumento da disponibilidade pode levar a uma utilização mais ampla e mais jovens sendo introduzidas à droga, disse o UNODC. O consumo de cannabis global parecia ter diminuído, segundo o relatório, refletindo um declínio em alguns países europeus.

Os estados de Washington e Colorado em 2012 se tornaram os primeiros nos Estados Unidos a legalizar a maconha recreativa, mas as leis federais do país ainda proíbem a venda. Citando estatísticas de antes de as novas regras entrarem em vigor, o UNODC disse que o número de pessoas nos Estados Unidos com 12 anos ou mais que usaram cannabis pelo menos uma vez no ano anterior subiu de 10,3% em 2008 para 12,1% em 2012.

Em relação a outros narcóticos, um aumento na produção de ópio no Afeganistão — onde a área cultivada saltou 36% em 2013 — foi um revés, enquanto que a disponibilidade global de cocaína caiu junto com a produção entre 2007 e 2012. No ano passado, a produção mundial de heroína recuperou níveis elevados jamais vistos de 2008 a 2011, o UNODC acrescentou.

— Até 200 mil pessoas morrem a cada ano devido a drogas ilícitas — disse o diretor-executivo do UNODC, Yury Fedotov em um comunicado.

Em dezembro, o Uruguai se tornou o primeiro país a legalizar o cultivo, a venda e consumo de maconha, um experimento social pioneiro que visa arrancar o negócio de criminosos e que será observado de perto por outros debatem liberalização de drogas. Os críticos dizem que a legalização não só vai aumentar o consumo, mas abrir a porta para o uso de drogas mais pesadas do que a maconha.

— Apesar de o público em geral perceber a maconha como uma droga ilícita menos prejudicial, tem havido um aumento considerável no número de pessoas que procuram tratamento para transtornos por uso de cannabis ao longo da última década — disse o UNODC.

Em um comunicado conjunto, um grupo de organizações não-governamentais americanas e inglesas apelou aos governos para que pusessem fim à “cara e contraproducente” guerra contra as drogas.

Reuters / O Globo

Mulheres que engravidam com óvulos doados têm mais risco de desenvolver complicações graves

http://www.southeastchiro.com/Portals/159843/images/pregnancy%20front%20belly.jpg
Foto: Reprodução
Pré-eclâmpsia e pressão alta durante a gestação são alguns problemas possíveis 

Paris - Mulheres que engravidam com óvulos doados têm pelo menos três vezes mais risco de desenvolver complicações graves do que outras que fizeram tratamento de fertilidade. Essa é a conclusão de um estudo do Instituto Mutualiste Montsouris, em Paris, divulgado recentemente. 

A pesquisa descobriu que a doação de óvulos pode aumentar em até quatro vezes o risco de pré-eclâmpsia, e de até três vezes o risco de pressão alta durante a gravidez, em comparação com outras mulheres que não engravidaram por esse meio. 

Grande parte do público que recorre a óvulos doados tem faixa etária superior a 40 anos de idade. Estudos anteriores sobre esse método de gravidez já indicava um aumento de risco de complicações, mas até então não se sabia se isso era em decorrência da idade avançada ou da própria doação. 

Observando mais de 580 mulheres acima de 35 anos, a nova pesquisa, no entanto, concluiu que o uso um óvulo doado, por si só, aumenta os riscos, independentemente da idade. Quase 18% das mulheres que engravidaram após doação de óvulos sofreram de pressão alta, segundo o estudo, em comparação com 5% de outras que foram submetidas ao tratamento de fertilidade. Já risco de pré-eclâmpsia — uma condição ligada à pressão arterial elevada, o que pode ser fatal — subiu de 2,8% para 11,2%. 

De acordo com os cientistas, os problemas decorrem de alterações na tolerância imunológica do embrião quando se encontram genes femininos com características diferentes das do destinatário. 

 O Globo

Médico britânico prega semana de quatro dias de trabalho para combater o estresse

http://www.fph.org.uk/uploads/John%20Ashton%20web.jpg
Foto: Reprodução
John Ashton acredita que a medida deixaria as pessoas mais felizes, em contato com a família e ainda reduziria o desemprego

Londres - Um importante médico britânico deu entrevista ao jornal “Guardian” defendendo a adoção de uma semana de trabalho de quatro dias para combater altos níveis de estresse e doenças relacionadas, como hipertensão. De lambuja, a medida ainda reduziria o desemprego. Presidente da Faculdade de Saúde Pública do Reino Unido, John Ashton acredita que a semana atual, de cinco dias, é uma “má distribuição de trabalho” que está danificando a saúde de muita gente.

Quando você olha para a maneira como as pessoas estão vivendo, o estresse a que são submetidas e as consequentes faltas ao trabalho por doença são o maior problema. Deveríamos adotar a semana de quatro dias porque a questão hoje é a falta de proporção entre pessoas que trabalham demais e outras que não têm emprego — disse o médico ao jornal inglês. 

Os membros da Faculdade de Saúde Pública do Reino Unido trabalham em questões como obesidade, dieta pobre, alcoolismo e tabagismo, geralmente relacionados à pobreza, ao desemprego e à falta de moradia, e tentam diminuir as discrepâncias entre ricos e pobres. Ashton usa seus três anos como presidente para aumentar a consciência das pessoas para o fato de que problemas como ansiedade e depressão podem ser causa ou efeito de muitas questões de saúde pública.

Para ele, encurtar a semana seria uma maneira de fazer as pessoas aproveitarem a vida, passarem mais tempo em família, e talvez reduzir os níveis de pressão arterial, já que haveria tempo para fazer exercícios.

— Se você tem um casal e ambos trabalham, eles precisam trabalhar em horários diferentes para passar algum tempo com os filhos, é um pesadelo — diz o médico, que trabalhou 42 anos no Serviço Nacional de Saúde (NHS) e se aposentou ano passado.

A pesquisa YouGov divulgada em abril descobriu que 57% dos trabalhadores apoiam a ideia da semana de quatro dias, e 71% pensam que isso faria do Reino Unido um lugar mais feliz. A entrevista de Ashton ao repórter Denis Campbell aconteceu um dia depois de o governo ter estendido o direito de solicitar horário flexível de trabalho a todos os empregadores. Até então, só cuidadores e babás podiam fazer tal pedido no emprego.

O Globo

Em idoso, remédio para diabetes pode causar mais efeito colateral que benefício

Medicamentos como a metformina são prescritos para controlar o índice glicêmico
Pacientes mais velhos sofrem mais com injeções diárias de insulina e remédios que causam indigestão e enjoos, diz estudo

Uma pesquisa sugere que os benefícios de tomar medicamentos para diabetes tipo 2 podem não compensar as desvantagens.

O estudo de pesquisadores da University College London (UCL), publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, afirma que os pacientes idosos são os que mais podem ser afetados pelos efeitos colaterais de alguns medicamentos e pelas mudanças no estilo de vida devido à intensidade do tratamento.

A diabetes tipo 2 afeta a capacidade do organismo de controlar os níveis de açúcar no sangue. A doença pode estar ligada à obesidade e, no longo prazo, causar problemas cardíacos, nas funções renais, no sistema nervoso e até cegueira.

Seu tratamento combina restrições à dieta alimentar com medicamentos antidiabéticos, como metformina, para baixar as taxas de açúcar no sangue e prevenir os sintomas da doença.

Efeitos colaterais
Mas o estudo adverte que os tratamentos com medicamentos podem causar mais efeitos colaterais em idosos do que benefícios.
Segundo especialistas, um diabético de 45 anos que consegue reduzir o nível de açúcar no sangue em um ponto percentual consegue, em retorno, dez meses de vida saudável. Já para um paciente de 75 anos sob as mesmas medicações, esse ganho é reduzido para apenas três semanas.

Os pacientes mais velhos também sofrem mais com outros tratamentos, como injeções diárias de insulina, exames de sangue frequentes, remédios que causam indigestão e enjoos, além de maior risco de hipoglicemia.

Um dos autores da pesquisa disse à BBC que os portadores da doença devem ter o direito de saber quais os reais benefícios do tratamento em relação a ganhos na expectativa de vida e redução do risco de doenças cardíacas ou cegueira.

"A partir daí, você é capaz de decidir, mas a verdade é que muitos médicos não tem esses dados nas mãos".

Para o Instituto Nacional para Saúde e Excelência Clínica da Grã-Bretanha (Nice, na sigla em inglês) o controle dos índices glicêmicos em diabéticos não deve prejudicar sua qualidade de vida. 

"Nas situações em que medicamentos não ajudam a alcançar os níveis (de açúcar), outras terapias, como ajustes na dieta alimentar, devem ser oferecidas."

Os resultados do estudo não se aplicam aos portadores de diabetes tipo 1.

BBC Brasil / iG

Sêmen de doadores mais velhos é tão bom quanto o de jovens, diz estudo

BBC
Médicos dizem, contudo, que homens não devem tomar isso como justificativa para adiar paternidade para depois dos 50 

Mulheres não devem se preocupar em usar sêmen de doadores mais velhos, já que a taxa de sucesso é a mesma em relação ao esperma de jovens, disseram pesquisadores.

A média de idade dos doadores tem crescido na Grã-Bretanha desde que o direito ao anonimato foi suspenso, em 2005.

Uma apresentação na conferência anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia mostrou que a média de idade de doadores era de 26 anos antes da mudança na lei. Agora, a média é de 34 anos.

Médicos disseram haver preocupações sobre o impacto nas chances de uma gravidez.

A médica Meenakshi Choudhary, do centro de fertilização Newcastle, analisou dados de 39.282 ciclos de fertilização in-vitro realizados entre 1991 e 2012, e concluiu que homens mais velhos têm a mesma taxa de sucesso que homens mais novos.

"Não importa até a idade de 45 anos, não houve recuo (nas taxas de sucesso) observado neste estudo", disse ela à BBC.

"Doadores de sêmen são um grupo seleto da população, eles são doadores férteis saudáveis que passam por um rígido processo de recrutamento... Baseado nisto, podemos dizer que a idade não importa, contanto que a qualidade do esperma seja boa".

'Homens não são invencíveis'
O médico Allan Pacey, professor especialista em espermatozóides da Universidade de Sheffield, disse que homens não deveriam levar os resultados como uma justificativa para adiar a decisão de ter filhos.

"Acho que há a percepção de que homens são invencíveis na questão de idade para reprodução - basta ver Charlie Chaplin que tinha 73 anos quando teve seu 11º filho", disse ele à BBC.

"Sabemos que quando homens passam dos 40 anos e chegam aos 50, as chances de eles engravidarem uma mulher são reduzidas em consequência da idade."

"Eu não acho que você pode pegar esses dados e aplicá-los acriticamente à toda população. A dica é que você deveria tentar ter um filho antes da idade de 40 ou 45 anos."

BBC Brasil / iG

Frio faz aumentar em 30% os casos de infarto; veja como se prevenir

Getty Images -  A sudorese é um dos sintomas do infarto
Quem tem fatores de risco, como hábito de fumar, hipertensão, sedentarismos e idade acima de 45 anos, deve ficar alerta 

O mecanismo fisiológico para uma pessoa infartar não é muito complexo: basta as artérias que enviam sangue ao coração serem obstruídas por alguma razão – a causa mais comum são placas de gordura acumuladas ao longo da vida – que o sangue não passa, o coração não recebe o líquido vital com oxigênio e sofre danos sérios que podem levar à morte. O problema é que, com o frio, o risco aumenta em 30%.

O porcentual se eleva porque, quando a temperatura diminui, o organismo contrai as artérias para se manter aquecido. Com isso, o sangue não tem tanto espaço para circular, o que é chamado de vasoconstrição. Nessa condição, o sangue precisa fazer mais pressão para circular - a pressão alta - e, dependendo do caso, pode não sobrar espaço para circulação. Se a passagem for totalmente obstruída, acontece o infarto. 

Quem já tem problemas coronários, é tabagista, sedentário, tem diabetes ou colesterol alto, deve redobrar o cuidado. “Mesmo o Brasil não sendo um País tão frio como aqueles da Europa, da Ásia ou da América do Norte, vemos que os casos de infarto aumentam muito no inverno”, explica César Jardim, cardiologista chefe do Clinic Check-up do HCor em São Paulo.

A questão se agrava porque no inverno a tendência é que as pessoas diminuam a prática de exercícios físicos e o consumo de alimentos saudáveis, como frutas e hortaliças. E piora ainda mais se o indivíduo for exposto a choques térmicos, o que acontece, por exemplo, quando sai da casa quente e toma o ar gelado das ruas sem agasalhos suficientes. 

Para afastar o perigo, portanto, o indicado é controlar a hipertensão, o diabetes e o colesterol, além de manter uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável e evitar o tabaco.

Conheça os sintomas do infarto:

- Ansiedade: um recente estudo canadense mostrou que, nas mulheres, o infarto também pode ser confundido com ansiedade e agitação

- Desmaio: pessoas podem ter uma síncope, decorrente de uma arritmia ou parada cardíaca

- Dor no peito: sintoma clássico, a dor também pode irradiar-se para o lado esquerdo do corpo e ombro, além das mandíbulas. É uma dor de pressão no peito

- Falta de ar: o mau funcionamento do coração afeta os pulmões, que leva à falta de ar

- Fraqueza excessiva e repentina: nem todas as pessoas que infartam tem esse sintoma, mas uma pequena porcentagem apresenta esse sinal

- Náuseas ou vômitos: o infarto libera os sinais aminérgicos, que colocam a pessoa em alerta e causa dor no estômago

- Palpitações: esse sintoma às vezes acompanha um infarto, por conta das arritmias provocadas por ele

- Sudorese: esse sinal é causado pelos sinais aminérgicos, de alerta, quando uma pessoa está infartando. A sudorese sempre vem acompanhada de outros sintomas

- Tontura: Calvilho explica que somente algumas pessoas relatam que sentem tonturas, sempre acompanhadas por outros sinais

- Tosse seca: com os pulmões afetados por conta do infarto, a pessoa pode ter tosses. A tosse sempre é acompanhada de outros sintomas

Idade e hereditariedade
O cardiologista explica, no entanto, que há fatores de risco incontroláveis. “Não podemos lutar contra a idade e hereditariedade”, explica Jardim. A idade começa a pesar a partir dos 55 anos para os homens e 65 anos para as mulheres.

Quem tem propensão genética a ter infarto – mãe com menos de 65 anos, pai ou irmão com menos de 55 anos que já tiveram esse evento cardiovascular – deve ficar ainda mais alerta. 

Além dos bons hábitos, para verificar se o coração está funcionando bem e se há artérias em processo de entupimento é essencial visitar um cardiologista. “Existem exames diretos e indiretos que mostram como está a saúde das coronárias. O teste ergométrico, por suposição, sinaliza ao cardiologista como anda o coração. A cintilografia também mostra, de maneira indireta, como anda a irrigação do coração”, explica o cardiologista do HCor. “A tomografia de coronárias consegue mostrar, diretamente, se há entupimento das artérias”.

O problema é que, uma vez “engordurada”, um artéria não volta ao normal sem uma faxina mais invasiva. A angioplastia é o procedimento que, por meio de um cateter, desobstrui as artérias e permite a implantação do stent, para manter a artéria aberta.

Estudos mostram que o processo aterosclerótico, que é quando as gordurinhas começam a se depositar dentro das artérias, começa ainda na infância, levantando a bandeira para a importância de uma alimentação saudável aliada a exercícios físicos desde muito cedo.

iG

Número de mortes causadas por surto de ebola na África vai a 467, alerta OMS

BBC - Países da África Ocidental se encontrarão nesta semana para coordenar resposta regional
Em uma semana, número de casos cresceu 20% e chegou a 759; surto atinge Guiné, Libéria e Serra Leoa, na África Ocidental 

O número de mortes atribuídas a uma epidemia do vírus ebola na Guiné, Libéria e Serra Leoa subiu para 467 até a segunda-feira, de um total de 759 casos conhecidos, afirmou a Organização Mundial da Saúde nesta terça-feira (1º).

O surto da doença já é o maior e mais mortal da história, de acordo com a OMS, que anteriormente havia fixado o número de mortos em 399 até 23 de junho, de um total de 635 casos.

O aumento de 17% no número de mortos e de 20% no de casos no intervalo de uma semana dá um tom de urgência a uma reunião de onze ministros da saúde da África Ocidental em Acra, capital de Gana, na quarta e quinta-feira, que pretende coordenadar uma resposta regional.

Em reação ao surto, autoridades da Libéria afirmaram que qualquer pessoa que esconder um paciente suspeito de ter ebola será processado. Algumas famílias, curandeiros e médicos tradicionais estariam retirando pacientes de hospitais para submetê-los a orações especiais e medicina tradicional.

O surto da África Ocidental deixou alguns dos países mais pobres do mundo, com fronteiras permeáveis, fracos sistemas de saúde e prejudicados pela guerra e desgoverno, diante de uma das doenças mais letais e contagiosas do planeta.

A OMS afirmou que três fatores-chave estavam contribuindo para a disseminação da doença. Um deles era o enterro de vítimas, em conformidade com as práticas culturais e as crenças tradicionais nas comunidades rurais.

Outro era a densa população em torno das capitais da Guiné e da Libéria. A terceira era a atividade comercial e social ao longo das fronteiras dos três países.

"A contenção deste surto requer uma resposta forte nos países e, especialmente, ao longo das suas zonas fronteiriças comuns", disse o comunicado.

Os números da OMS incluem casos confirmados, prováveis e suspeitos.

O ebola
O ebola é uma febre hemorrágica grave causada pelo vírus ebola e não tem vacina ou cura. A doença é transmitida pelo contato com os fluidos de pessoas ou animais infectados, como urina, suor e sangue. Os sintomas incluem febre alta, sangramento e danos no sistema nervoso central.

A taxa de mortalidade do ebola pode atingir 90% dos casos. O período de incubação é de dois a 21 dias.

Reuters / iG