Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de julho de 2014

China declara quarentena em áreas de cidade após surto de peste bubônica

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com China declara quarentena em áreas de cidade após surto de peste bubônica 

Áreas da cidade de Yumen, no noroeste da China, foram isoladas após uma morte por peste bubônica na semana passada, de acordo com a mídia estatal. Uma pessoa de 38 anos foi infectada por uma marmota, um roedor silvestre, e morreu dia 16 de julho. 

Vários bairros da cidade, com aproximadamente 100.000 habitantes, na província de Gansu, foram transformados em zonas de quarentena especiais, segundo informações da agência de notícias Xinhua. Um total de 151 pessoas que estavam em contato direto com o falecido também foram colocadas em quarentena.

Até agora, ainda de acordo com Xinhua, nenhuma dessas pessoas mostrou sintomas da infecção. A cidade tem 1 milhão de yuans ($ 161.200) reservados para a vacinação de emergência, informou o Jiuquan Daily, um jornal local. A peste é uma doença bacteriana transmitida por pulgas de roedores silvestres como marmotas. Apesar de tratável, a doença pode matar dentro de 24 horas após a infecção inicial, segundo a Organização Mundial de Saúde. 

Nos últimos anos, surtos têm sido raros na China, e a maioria deles ocorreu em áreas rurais remotas no oeste. Doze casos foram diagnosticados e três mortes foram registradas na província de Qinghaiin em 2009, aponta a televisão estatal da China. Em seu site (www.bjcdc.org), o centro de controle de doenças em Pequim disse que o risco de que a doença se espalhe para a capital era mínimo.

O Globo
www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Reprodução - Genes podem influenciar no período da primeira menstruação, diz estudo
Cientistas descobriram mais de 100 regiões do genoma associadas à puberdade 

Rio - O período em que a menina menstrua pela primeira vez é controlado por uma série de genes, de acordo com um trabalho publicado na revista "Nature", resultado de um esforço conjunto de cientistas de 166 instituições, que analisaram os códigos genéticos de mais de 180 mil mulheres.

A pesquisa descobriu que mais de 100 regiões do genoma humano estão associadas ao tempo da puberdade. Normalmente, a grande maioria das meninas começariam seus períodos em idades entre 10 a 15 anos, tendo a maior concentração na faixa dos 12 aos 13.

De acordo com o estudo, a primeira menstruação poderia variar inclusive em filhas de uma mesma família, por causa de fatores genéticos. Em alguns casos raros, os períodos também estariam associados aos “genes não-impressos”, onde os genes de ambos os pais ficam implícitos no código genético.

Mas fatores externos ao DNA da menina também influenciariam o tempo da primeira menstruação. Segundo a pesquisa, fatores como o índice de massa corporal (IMC) na infância e a prática de atividades físicas seriam também condicionantes dos períodos. 

Os pesquisadores dizem ainda que a idade em que uma mulher tem seu primeiro período pode ser associada com o risco de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer de mama.

O Globo

Cientistas descobrem 80 genes ligados à esquizofrenia

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Reprodução: BBC - Estudo internacional sugere que esquizofrenia pode ter causas biológicas
Maior estudo genético da doença sugere que mal pode ter causas biológicas

O maior estudo sobre esquizofrenia já realizado no mundo descobriu 80 novos genes que podem colocar os seus portadores em risco de desenvolver esquizofrenia.

A pesquisa, publicada na revista especializada Nature, sugere que a esquizofrenia pode ter causas biológicas e abre a possibilidade de novos tratamentos que possam surgir a partir das conclusões. 

Há anos cientistas debatem o papel dos genes no desenvolvimento da esquizofrenia, um problema que afeta mais de 24 milhões de pessoas no mundo inteiro.

A iniciativa reuniu pesquisadores de 35 países e foi coordenada por cientistas da Universidade de Cardiff, na Grã-Bretanha. 

Os cientistas examinaram a formação genética de 37 mil pessoas que têm o problema, comparando-as com outras 110 mil pessoas que não sofrem de esquizofrenia.

'Nova biologia'
Os pesquisadores encontraram mais de cem genes que tornam as pessoas mais suscetíveis à esquizofrenia, sendo que 83 deles nunca tinham sido identificados antes.

Muitos destes genes estão envolvidos na transmissão de mensagens no cérebros. Outros são conhecidos por desempenhar uma função no sistema imunológico.

Para o professor da Universidade de Cardiff Michael O'Donovan, "por muitos anos foi difícil desenvolver novas linhas de tratamento para a esquizofrenia. Fomos prejudicados pela pouca compreensão da biologia da doença".

— Descobrir um grupo totalmente novo de associações genéticas abre uma janela para experimentos mais bem informados com o objetivo de decifrar a biologia desta doença. Esperamos (criar) novos tratamentos.

O professor David Curtis, do University College de Londres, e um dos autores da pesquisa, conta que no passado a comunidade acadêmica "lutou com a opinião de que os problemas psiquiátricos não eram doenças 'reais'".

Por isso, diz, "os estudos genéticos pioneiros não tiveram muito sucesso".

— Agora mostramos, com confiança, que há processos biológicos envolvidos. Este estudo coloca a psiquiatria na mesma categoria de outras partes da medicina.

Para Gerome Breen, do King's College de Londres, que não participou da pesquisa, o estabelecimento de novas relações entre genética e esquizofrenia é "revolucionária".

— O tratamento com remédios para esquizofrenia não mudou muito desde a década de 1970. Agora temos uma grande quantidade de nova biologia para estudar, e uma série totalmente nova de ideias que podem abrir muitos caminhos para tratamentos.

BBC Brasil /  R7

Gordura não deve ser banida do prato, garante médico

www.gestaodelogisticahospitalar.com
Thinkstock - Creme vegetal é indicado para quem precisa controlar o colesterol
Segundo pesquisa, população desconhece os tipos de gorduras que fazem bem para o organismo

Você sabia que nem toda gordura dos alimentos é vilã do coração? Uma pesquisa com 400 pacientes que estavam sob acompanhamento ambulatorial no Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo, revelou que 98% dos entrevistados restringem todos os tipos gorduras da dieta por medo de desenvolver problemas cardiovasculares. O levantamento também apontou que 73% não sabiam o que era gordura insaturada e 89% responderam o mesmo sobre as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.

Segundo o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, diretor do Serviço de Nutrologia e Nutrição Clínica do HCor (Hospital do Coração), os dados são preocupantes, já que nem todas as gorduras devem ser banidas do prato.

― As “gorduras boas” são justamente as insaturadas — poli-insaturadas e monoinsaturadas. São elas que contribuem para a manutenção da saúde do coração e que deveriam ser mais consumidas pelas pessoas, principalmente as que apresentam risco cardiovascular.

Ainda com foco na saúde do coração, os resultados referentes às perguntas sobre fitoesteróis também demonstraram a falta de conhecimento dos pacientes. Cerca de 90% nunca ouviram falar da substância, que é considerada pelos cardiologistas e nutricionistas como um excelente nutriente para a redução do colesterol ruim (LDL).

― Com a ingestão de 2g a 3g por dia de esteróis vegetais, é possível reduzir até 12% do LDL. A substância pode ser encontrada naturalmente no tomate, na laranja e no abacaxi e também em alimentos adicionados de fitoesteróis.

Quando questionados sobre a composição nutricional do creme vegetal, 48% acreditam que o produto contém gordura saturada, 31% que contém gordura trans, 46% não souberam responder e 76% acreditam que a margarina e o creme vegetal não são alimentos saudáveis.

— Ao contrário do que se pensa, o consumo de creme vegetal é o mais indicado para pessoas que precisam controlar os níveis de colesterol no sangue, além de ser livre deste componente.

Segundo Magnoni, ter uma alimentação equilibrada e realizar mudanças no estilo de vida são os primeiros passos que devem ser dados pelos pacientes que sofrem de problemas cardiovasculares.

R7

Terceira idade: perda de memória e quedas frequentes nem sempre são normais

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.comSaiba diferenciar sintomas comuns da "velhice" de doenças neurodegenerativas 

Por Dr. André Felício

A população brasileira está envelhecendo e, futuramente, estima-se que o número de portadores de alguma doença neurodegenerativa mais do que dobre. Neste contexto, é importante saber diferenciar manifestações clínicas de doenças neurológicas que podem ser confundidas com o processo normal de senescência ou envelhecimento.

A principal doença neurodegenerativa no Brasil e no mundo é a doença de Alzheimer, que se manifesta clinicamente por uma perda de memória para fatos recentes, alterações de linguagem (como dificuldade para nomear objetos), além de sintomas comportamentais e psiquiátricos. Entretanto, o ponto fundamental que distingue o início deste processo é o fato de os sintomas interferirem com as atividades de vida diária. Assim, um indivíduo idoso que tem uma queixa de memória (lembrar nomes de pessoas ou onde guardou um objeto), mas cuja alteração não interfere em nada sua atividade diária, possivelmente convive com um processo normal do envelhecimento cerebral, caracterizado por perda de neurônios colinérgicos no córtex.

Em relação à doença de Parkinson, segunda doença neurodegenerativa mais comum, a atenção se volta para os sintomas motores, e não os sintomas cognitivos. Isto porque os sinais cardinais desta doença neurodegenerativa são a lentidão, tremor de repouso, rigidez muscular e desequilíbrio. Novamente, a pista para o diagnóstico não é confundir a lentidão motora global que pode caracterizar a mobilidade da maioria dos idosos, mas sim procurar outros elementos, como a assimetria desta lentidão (um braço se movimenta e o outro não), além do clássico tremor que predomina em uma das mãos durante o período que o braço está em repouso. Quedas frequentes e não motivadas por um escorregão ou tropeço em algo também são um importante sinal de alarme.

Assim, vemos que existem vários sintomas neurológicos que podem se confundir com manifestações usuais de um idoso. Uma atenção redobrada para os elementos discutidos acima e orientação médica, quando necessária, auxiliarão na tomada de decisão e definição mais correta de um diagnóstico.

Minha Vida

Entenda melhor como é feita a hipnose e se ela é segura

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.comTécnica modifica o padrão de consciência e faz o paciente acessar informações sobre si mesmo 

Hipnose Ericksoniana é uma técnica moderna no tratamento individualizado de questões físicas e mentais. Esse nome vem do criador Milton Erickson. Ao utilizar o transe hipnótico como ferramenta psicoterapêutica, o especialista firmou seu nome e dos seus seguidores na importância do respeito pelas respostas individuais de cada paciente, afinal, cada ser é único e com isso, seu histórico de vida também não pode ser comparado. 

O significado da palavra hipnose vem do grego hypnos, que pode ser traduzido como sono. Mas, na verdade, não é bem isso que acontece com a mente durante o estado hipnótico. A hipnose modifica o padrão de consciência; o indivíduo focaliza sua atenção por meio de uma indução ou de uma auto-indução, concentrando a mente e direcionando seus pensamentos e, com isso, intensificando a atividade cerebral, algo oposto ao que acontece quando estamos dormindo. 

Quando uma pessoa apresenta um comportamento indesejado emocionalmente a psicoterapia é um caminho viável de solução.

Durante o tratamento psicológico, através da hipnose acontecem novos aprendizados, reorientação, recuperação e modificação para respostas mais saudáveis e de bem com a vida. A hipnose é indicada para todos que querem curar e/ou melhorar questões emocionais, tais como:

- Ansiedade

- Depressão

- Estresse por traumático

- Fobias (medos)

- Angústia

- Memorização.

A eficácia da técnica vem do respeito pelo indivíduo como um todo. Cada ser é único na sua história, vivencia e aprendizado. Por isso mesmo, o tratamento também é feito de forma única, não há regras muito delimitadas, pois cada caso merece uma atenção exclusiva. 

Durante o processo de cura, o paciente aprende novas respostas mais saudáveis aos estímulos habituais do dia a dia. Afinal, é bom poder ter opções na vida. Normalmente, o sofrimento vem quando não somos capazes de mudar nossas ações, quando ficamos presos e estagnados no mesmo padrão. A repetição de algo que não é bom gera sofrimento e angustia. Por isso, libertar-se dá não só alívio e certeza de liberdade, mas a garantia do domínio da própria vida e de seus sentimentos mais íntimos. 

Os fenômenos hipnóticos podem ser descritos como sendo:                               

- Rapport - significa sintonia, aliança terapêutica e é o momento em que ocorre a ligação entre o terapeuta e o paciente

- Catalepsia - quando ocorre a imobilização, ausência da vontade de se mover

- Dissociação - é o pensamento, sensação ou sentimento de ser duas pessoas em uma só, sendo possível executar coisas diferentes ao mesmo tempo

- Analgesia - o efeito de diminuição da intensidade da sensibilidade à dor

- Anestesia - quando o paciente não sente parte do corpo

- Regressão de idade - a recordação de algo do passado, como se estivesse vivendo aquilo pela primeira vez

- Progressão de idade - momento de ver-se no futuro, realizando metas e objetivos

- Distorção do tempo - quando ocorre a falta de percepção do tempo cronológico

- Alucinação positiva - ter a percepção de algum dos cincos sentidos de algo que não está presente

- Alucinação negativa - quando falta de percepção de algum dos cincos sentidos de algo que está presente

- Amnésia - quando não há lembrança de partes ou de tudo que aconteceu)

- Hipermnésia - ter uma lembrança aguçada de algo

- Atividade ideossensória / ideomotora - são as sinalizações com o corpo em resposta a um comando

- Sugestão pós-hipnótica - quando o paciente executa após o transe de algo pedido durante a hipnose.

Uma pessoa hipnotizada pode entrar em um transe leve, médio ou profundo. Essa variação pode ser pessoal e até mesmo momentânea. Durante um transe leve é possível perceber sinais como: catalepsia, diminuição dos movimentos, respiração e pulso lentos e, às vezes, sinais ideomotores. Num transe médio a catalepsia é mais acentuada, os músculos da face ficam soltos, o movimento de deglutição fica diminuído, há sinais ideomotores, movimentos oculares e respiração lenta. 

O transe profundo é parecido com o estágio anterior ao sono, podendo ocorrer movimentos rápidos dos olhos (sono REM, sigla inglesa que vem de Rapid Eye Moviment), é possível abrir os olhos de uma forma acordada "diferente", mas eles ficam vidrados e fixos, ou permanecem num olhar vago, pode-se falar e andar, numa atividade semelhante ao sonambulismo. E justamente por acontecer também nesse estágio o fenômeno da amnésia, é comum a pessoa hipnotizada não se recordar de ter vivido esse momento, com isso, muitos relatam terem "dormido". 

A hipnose é uma técnica segura e renomada. Havendo necessidade de tratar-se com essa técnica, procure um especialista para um tratamento adequado e de sucesso.

Minha Vida

Concurso Prefeitura de Indiara - GO

A Prefeitura de Indiara, no estado de Goiás, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014, ofertando 132 vagas, sendo 60 imediatas e 72 para formação de cadastro reserva, em cargos a serem para candidatos de nível fundamental, médio e superior. Os contratados receberão salários que vão de R$ 724,00 a R$ 1.458,00, a depender da função e da jornada de trabalho. 

Os cargos disponíveis são os seguintes: auxiliar de serviços gerais, auxiliar de secretaria, motorista, monitor, operador de computador, professor PII – pedagogia, psicólogo e nutricionista.

As inscrições podem ser feitas de 01 a 22 de agosto de 2014, através dos sites www.itame.com.br e www.indiara.go.gov.br. Os valores das taxas de inscrição variam entre R$ 50,00, R$ 60,00 e R$ 90,00.

A aplicação das provas objetivas, as quais serão submetidos todos os candidatos, está prevista para o dia 27 de setembro de 2014, em horários e locais a serem divulgados oportunamente. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 29 de setembro de 2014.

A prova de redação, que compõe a segunda etapa, aplicada somente aos candidatos ao cargo de Professor II (pedagogia) aprovados no exame objetivo, está prevista para o dia 27 de setembro de 2014.

Provavelmente no dia 25 de outubro de 2014, haverá teste de aptidão física para os candidatos ao cargo de serviços gerais. Os horários e locais para realização do mesmo serão divulgados posteriormente. Todavia, só passarão por essa etapa os candidatos aprovados na primeira fase do concurso.

O certame é válido pelo período de dois anos, contados a partir da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de São Pedro do Ivaí - PR abre concurso público

Foi divulgado o edital n° 001/2014 de concurso público da Prefeitura de São Pedro do Ivaí, no estado do Paraná. O certame oferece 96 vagas em diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários que vão de R$ 732,24 a R$ 6.480,00, por jornadas de 20, 30 ou 40 horas por semana.

Cargos
Nível superior: Assistente Social, Procurador Jurídico, Contador, Enfermeiro, Odontólogo, Psicólogo, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Médico PSF, Professor e Educador Infantil;

Nível médio: Assistente Administrativo, Fiscal de Obras e Posturas, Educador Social, Técnico de Enfermagem, Auxiliar Administrativo, Instrutor de Aprendizagem Profissional, Auxiliar de Cuidados Dentários, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias;

Nível fundamental completo: Motorista "C", Motorista "D", Operador de Máquinas, Tratorista, Mecânico e Eletricista;

Nível fundamental incompleto: Padeiro, Pedreiro, Lavador de Carros, Auxiliar de Serviços Gerais e Gari.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas até o dia 15 de agosto de 2014, somente via internet, no endereço eletrônico www.prosperity1.com.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 100,00.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas provavelmente no dia 21 de setembro de 2014, às 14h, no município de São Pedro do Ivaí, Estado do Paraná, em locais ainda a serem divulgados. O gabarito será divulgado na data prevista de 22 de setembro de 2014.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de publicação do ato de homologação do resultado final do certame, podendo o mesmo vir a ser prorrogado por igual período, por meio de Decreto do Executivo Municipal.

Prefeitura de Coronel Freitas - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Coronel Freitas, no estado de Santa Catarina, tornou publico edital nº04/2014 de processo seletivo para contratação, por prazo determinado, de três profissionais de nível superior.

As oportunidades são para assistente social e enfermeiro, com vencimentos de R$ 2.735,39 e R$ 3.333,46, respectivamente. A carga horária para ambas funções é de 40 horas semanais.

Os interessados terão do dia 24 ao dia 30 de julho de 2014 para se inscreverem. As inscrições serão feitas na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Minas Gerais, nº 361, das 7 h30m às 11h e das 13h às 16h30m.

A seleção ocorrerá por meio de prova de títulos, que está prevista para o dia 8 de agosto de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde, das 8 horas às 11 horas.

A divulgação do resultado final será feita, provavelmente no dia 18 de agosto, através do endereço eletrônico da prefeitura, da imprensa local e por edital afixado no mural da Secretaria de Saúde e no mural da Prefeitura.

O certame será válido até 31 de dezembro de 2014, mas poderá ser prorrogado por mais um ano, conforme o interesse da Administração.

Concurso Prefeitura de Nova Aurora - PR

A Prefeitura de Nova Aurora, no estado do Paraná, divulgou o edital nº 01.002/2014, do concurso público nº 002/2014 - Emprego público. O certame dispõe 06 vagas para contratações imediatas, mais cadastro reserva, para candidatos de nível fundamental, médio e superior, com salários que vão de R$ 812,69 a R$ 11.611,60, em jornadas de 40 horas por semana. 

O certame que será executado pela empresa Instituto Saber, tem o objetivo de preencher vagas nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente da Dengue, Atendente de Consultório Dentário – PSF, Cirurgião Dentista – PSF, Enfermeiro – PSF, Médico – PSF, Técnico De Enfermagem – PSF e Técnico Em Higiene Dental - PSF. 

As inscrições serão aceitas até o dia 14 de agosto de 2014, através do site www.saber.srv.br. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 40,00 para nível fundamental, R$ 80,00 nível médio e R$ 120,00 nível superior. 

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 14 de setembro de 2014, em horário e local a serem divulgados no Edital de Homologação das inscrições, divulgado no site www.saber.srv.br.

O gabarito com os resultados preliminares da prova objetiva está previsto para ser divulgado no mesmo dia de aplicação das provas, a partir das 21h. 

Haverá Prova de títulos para os cargos de Cirurgião Dentista - PSF, Enfermeiro - PSF e Médico - PSF e Prova de Aptidão Física para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente da Dengue, previstas para serem aplicadas no dia 27 de setembro de 2014. 

O Concurso Público – Emprego Público terá validade por dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.  

Secretaria de Saúde – MG abre vagas para concurso

No Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Saúde do Estado (SES/MG), publicou os editais nº. 01 e 02/2014 de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 1.746 vagas de níveis médio e superior, para diversas áreas de formação.

Os salários oferecidos podem ser de até R$ 3.300,00, para o cumprimento de jornada laboral de até 40 horas semanais. Do total de oportunidades, 180 vagas ficam reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

Cargos
Auditor Assistencial Estadual do Sistema Único de Saúde, Técnico de Gestão da Saúde e Especialista em Políticas/Gestão da Saúde.

Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas, no período entre 22 de setembro e 26 de outubro de 2014, no site www.funcab.org ou em um dos seguintes postos de inscrição, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 12h e das 13h às 17h:

Infotec - Rua Getúlio Vargas, 17 – Centro, Alfenas/MG;

Brasil Games - Rua Cel.Teófilo, 221 - Centro, Barbacena/MG;

Point Games - Rua Caraça, 291B - Serra, Belo Horizonte/MG;

Daviprinter - Rua Macau Do Meio, 157 - Centro, Diamantina/MG;

Prohouse Lan House - Rua Paraíba, 463 - Centro, Divinópolis/MG;

Web Lan House - Rua Marechal Floriano, 24525, Governador Valadares/MG;

Pop Vídeo Ltda - Rua Paulo Affonso Tristão, 40 – Loja – Vivendas da Serra, Juiz De Fora/MG;

A Rangel - Rua Padre Eugênio, 202 – Santa Maria, Montes Claros/MG;

Nova Net Lan House - Rua Manoel Dias, 361 – Nossa Senhora das Graças, Patos De Minas/MG;

Passa Tempo - Rua Cel.Emílio Martins, 240 - Fátima, Ponte Nova/MG;

Center Play Lan House - Rua Adalberto Ferraz, 244 - Centro, Pouso Alegre/MG;

Dream Informática - Rua Antônio Alves Benjamim, 200 – Centro, Teófilo Otoni/MG;

Xumbim Lan House - Praça Nossa Senhora da Abadia, 30, Uberaba/MG;

C4 Lan House - Av. Belarmino Cotta Pacheco, 114 – Uberlândia/MG.

A taxa de inscrição terá o seguinte valor:

Nível médio: R$ 42,00;

Nível superior: R$ 53,00.

Prova
O certame será composto de prova objetiva e discursiva.

As provas objetivas e discursivas estão previstas para 07 de dezembro de 2014, no período vespertino, com duração total de 4 horas, nas cidades mineiras de Alfenas, Barbacena, Belo Horizonte, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia.

Os locais e os horários das realizações das provas serão disponibilizados no Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP) no site da FUNCAB na data prevista de 24 de novembro de 2014. O gabarito será divulgado em até 2 dias após sua realização.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Os editais estão disponíveis nos links abaixo, juntamente com outras atualizações:

http://ww5.funcab.org/inicial.asp?id=271

http://ww5.funcab.org/inicial.asp?id=270

Prefeitura de Nova Xavantina - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Nova Xavantina, no Mato Grosso, por meio do edital de processo seletivo nº 007/2014, oferece 11 vagas, sendo 08 para a função de Agente Comunitário de Saúde – ACS e 03 para Agente Comunitário de Endemias – ACE.

Os cargos exigem que os candidatos tenham o ensino fundamental completo e residam na área onde irão atuar. O salário oferecido é de R$ 1.014,00, em jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via online, no site www.novaxavantinamt.com.br, das 00h00min do dia 06 até 23h59min do dia 17 de agosto de 2014. Não há cobrança de taxa de inscrição.

A seleção será constituída de prova objetiva, prática, teste de aptidão física e títulos.

A prova objetiva está prevista para 07 de setembro de 2014, das 08h00min às 11h00min (horário local), em locais que serão divulgados através do mural oficial da Prefeitura de Nova Xavantina e nos sites www.novaxavantinamt.com.br e www.amm.org.br, a partir do dia 29 de agosto de 2014.

O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado, provavelmente, em 4 de agosto de 2014. Também haverá teste de aptidão física, prova prática de conhecimento básico em informática e digitação e prova de títulos.

O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério da Administração.

Edital foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 22 de julho de 2014, a partir da página 292.

Prefeitura de Nova Aurora - PR abre vagas para concurso público

A Prefeitura de Nova Aurora, no estado do Paraná, vai realizar, através do Instituto Saber, o concurso público regido pelo edital nº01.001/2014, destinado ao provimento de 48 postos de trabalho, sendo 46 de ampla concorrência e 02 reservadas aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Além das vagas imediatas, haverá formação de cadastro de reservas, em cargos de todos os níveis de ensino. A seleção será realizada por meio de provas escrita, prática, de títulos e de aptidão física.

Os vencimentos, bem como a carga horária, variam de acordo com a função a ser desempenhada. Os salários oscilam de R$ 738,44 a R$ 11.611,60 e as jornadas podem ser de 20, 30 ou 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de advogado, agente de defesa civil, agente patrimonial, analista fiscal de tributos, arquiteto e urbanista, assistente social, atendente administrativo, auxiliar de enfermagem, auxiliar de farmácia, auxiliar de obras, contador, coveiro, eletricista de veículos, enfermeiro plantonista, engenheiro civil, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, gari, lavador de veículos, mecânico, médico clinico geral plantonista, médico veterinário, motorista de veículos leves, motorista de veículos pesados, nutricionista, odontólogo, pedreiro, professor, professor de educação física, professor de educação infantil, psicólogo, servente de serviços gerais, técnico agropecuário, técnico ambiental, técnico de informática, técnico desportivo, técnico em radiologia e vigia.

As inscrições já foram abertas e serão encerradas às 23 horas e 59 minutos do dia 14 de agosto de 2014 e serão aceitas apenas via internet, no endereço eletrônico: www.saber.srv.br. Candidatos que não tiverem acesso à internet poderão efetuar inscrição em um dos terminais de assistência disponibilizados pela Prefeitura de Nova Aurora, na sede da mesma. Neste caso, o atendimento fica limitado a dias úteis, das 9h às 11 h30m e das 14 h às 17h. É necessária a apresentação de documento pessoal. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 40,00, para ensino fundamental; de R$ 80,00, para ensino médio; e de R$ 120,00, para ensino superior.

A aplicação da prova escrita está prevista para acontecer no dia 14 de setembro de 2014, em local e horário a serem divulgados no edital de homologação das inscrições. O gabarito está previsto para ser publicado a partir das 21h do dia 14 de setembro de 2014. 

Esse concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Vera Cruz - BA abre processo seletivo

A Prefeitura de Vera Cruz, no estado da Bahia, tornou público o edital do processo seletivo simplificado regido pelo nº 01/2014, no qual oferta 125 vagas, com oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade, e remunerações que vão de R$ 724,00 a R$ 3.000.00. Os aprovados serão lotados nas secretarias municipais de Educação ou de Saúde, para onde as vagas são destinadas.

O concurso será de responsabilidade da empresa Planejar, Consultoria e Planejamento Ltda. EPP. As chances são para assistente social, engenheiro civil, fonoaudiólogo, nutricionista, coordenador pedagógico, professor, atendente de classe, eletromecânico, motorista, vigilante, cozinheira, merendeira, carpinteiro, pedreiro, servente de obras, educador físico, agente de recepcionista, digitador, auxiliar de portaria, artesão, técnico administrativo, técnico de farmácia, entre outros.

As inscrições serão aceitas até o dia 25 de julho de 2014, das 9h às 12h e das 13h às 15h, no posto de inscrição montado no Complexo Cultural Aristóteles Gomes, localizado na Rua Nossa Senhora das Candeias S/Nº – Ilhota, Mar Grande.

A ficha de inscrição está disponível ao candidato no seguinte endereço: Rodovia BA 001, Km 03 – Entroncamento de Mar Grande, prédio da Secretaria Municipal de Educação. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30m às 12h e das 13h30m às 17h.

De posse do formulário, o candidato deverá comparecer à Secretaria Municipal de Finanças, localizada na Prefeitura Municipal de Vera Cruz, na Rua São Bento, Centro, nº 123, Mar Grande, Vera Cruz/BA, para emissão de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e posteriormente efetuar o pagamento do mesmo. A taxa de inscrição custa R$ 20,00, para nível fundamental; R$ 30,00, para nível médio e técnico; e de R$ 50,00, nível superior.

A aplicação das provas objetivas, bem como a entrega dos títulos, estão previstas para o dia 10 de agosto de 2014, na cidade de Vera Cruz. O horário e local do exame serão definidos e publicados, a partir do dia 01 de agosto de 2014, no site da organizadora (www.planejarconcursos.com.br) e nos quadros de avisos da Prefeitura e da Câmara Municipal de Vera Cruz. 

O gabarito para conferência será divulgado na página da Planejar até o segundo dia útil após a realização da respectiva prova.

Aos candidatos aos cargos de Nível Superior e Nível Técnico que se habilitarem com média mínima de 50% de acertos na prova de conhecimentos, será facultada a prova de títulos.

O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final.

UNIFESSPA abre 89 vagas em concurso público

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) abriu edital n° 51/2014 de concurso públic, visando o provimento de 89 cargos da carreira técnico-administrativa em educação para atuação na área administrativa da instituição. Do total de vagas abertas, 8 serão reservadas para pessoas com deficiência e 15 vagas para pessoas negras.

As chances são para candidatos de nível superior, técnico e médio, com salários de R$ 1.912,99 a R$ 3.138,70, acrescido de auxílio alimentação no valor de R$ 373,00. Os aprovados irão trabalhar nos campus de Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Felix do Xingu e Xinguara.

Cargos
- Nível médio: Assistente em Administração, Técnico de Laboratório nas áreas de Física e Química; Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Segurança do Trabalho e Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais;

- Nível superior: Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário/Documentalista , Contador, Economista, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Estatístico, Médico do Trabalho, Médico Veterinário, Pedagogo, Psicólogo, Secretário Executivo e Zootecnista.

Inscrições
As inscrições deverão ser feitas via internet, solicitadas no período entre 14h de 24 julho e 20h de 21 de agosto de 2014, no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br.

Taxas
A taxa de inscrição custa R$ 85,00 para os cargos de nível superior e R$ 75,00 para nível médio. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito por meio de boleto bancário até o dia 22 de agosto de 2014.

Provas
O concurso terá provas objetivas, aplicadas a todos os cargos, mais prova de títulos para cargos de nível superior. A prova objetiva será realizada nas cidades de Marabá/PA e Xinguara/PA, provavelmente, no dia 19 de outubro de 2014, de 8 às 12 horas, em locais a serem divulgados.

Gabaritos
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados até 48 horas após a realização da prova, no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de publicação do resultado final no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período.

Prefeitura de Bilac - SP abre vagas para médico e professor

A Prefeitura de Bilac, no estado de São Paulo, divulgou dois editais, sendo um de concurso público e outro de processo seletivo, ambos regidos pelo nº 02/2014. No primeiro, é ofertada uma vaga para médico com especialização em Ginecologia/Obstetrícia. O salário do profissional contratado será de R$ 3.433,62, por jornada semanal de 10 horas.

Já o segundo oferta uma vaga imediata no cargo de professor coordenador de Educação Física (esporte social), cuja remuneração é de R$ 950,00, pelo cumprimento de 20 horas por semana. Os candidatos a essa vaga deverão ser graduados em licenciatura plena em Educação Física e possuir registro no Conselho Regional de Classe.

Ainda sobre o processo seletivo, haverá a formação de cadastro reserva para as funções de Professor I - especialização em Pré-Escola e Professor III - Educação Física, com salários de R$ 1.504,06 e R$ 1.804,89 respectivamente e carga horária de 25 ou 30 horas, respectivamente.

O dois certames ficarão sob responsabilidade da empresa Aplicativa Serviço de Apoio e Gestão Administrativa. Em ambos os casos, as inscrições serão recebidas no período de 28 de julho a 1º de agosto de 2014, através do site www.aplicativaassessoria.net. Os valores das taxas é de R$ 40,00 para candidatos à vaga de professor e R$ 50,00, para interessados na função de médico. 

A aplicação das provas, para todos os cargos, está prevista para o dia 10 de agosto de 2014, na E.M.E.I.F. General Lima Figueiredo, Rua Olavo Bilac, 746, Centro - Bilac, com a abertura dos portões as 09h e fechamento as 09h15min. 

As convocações e resultados serão divulgados no quadro de avisos na sede da prefeitura, em jornal de circulação no município, nos endereços eletrônicos www.bilac.sp.gov.br e www.aplicativaassessoria.net. 

O prazo de validade tanto do processo seletivo quanto do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação dos certames.

Concurso Ministério da Saúde e INCA 2014

O Ministério da Saúde (MS) divulgou os editais  para a realização do concurso público que tem o propósito de preencher 768 vagas de nível superior e nível médio, em cargos que irão atender às demandas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e as do próprio Ministério. As organizadoras dos certames serão a FUNCAB e o INCA, a depender do edital.

Do total previsto, 583 vagas se destinam ao provimento de cargos para lotação no INCA, que fica no Rio de Janeiro, e, 185 para cargos do Ministério da Saúde, em Brasília. Estão separadas 20% das vagas a negros e 5% aos portadores de deficiência. A remuneração para os postos de nível médio varia entre R$ 2.205,00 e R$2.725,81. Já os profissionais de nível superior contratados poderão fazer jus a remuneração de até R$ 12.152,08.

As inscrições para o edital 1/2014 ocorrerão em período ainda a ser anunciado, devendo ser processadas pela internet, no site da FUNCAB (www.funcab.org). O valor das taxas será: R$ 97,00 para as vagas de nível superior e R$ 78,00 para as de nível médio. O cronograma deste certame e o conteúdo programático serão divulgados no dia 05 de agosto de 2014.

Já as inscrições para os cargos de pesquisador dos editais 02, 05, 07, 08, 10, 11, 12, 15, 16, 18, 23, 24/2014 acontecerão no período entre 20 de agosto e às 16h de 05 de setembro de 2014, por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição, disponível na página eletrônica do INCA (www.inca.gov.br). As inscrições para os cargos dos editais 03, 04, 06, 09, 13, 14, 17, 19, 20, 21, 22/2014 serão de 20 de outubro a 05 de novembro de 2014, também no site do INCA. A taxa para esses editais é R$ 180,00.

Há oportunidades para profissionais de tecnologia da informação, pesquisadores, comunicação social, medicina, administração pública, engenharia, arquitetura, nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social, técnico administrativo, técnico de enfermagem, relações públicas, técnico em de radioterapia, entre outras.

O concurso público será composto das etapas de Prova Objetiva, Prova Discursiva, Prova Oral, Defesa de Memorial, Análise de Currículo e Títulos, de acordo com o cargo disputado. A Prova Objetiva, a Prova Discursiva/Redação serão aplicadas nas cidades do Rio de Janeiro e Brasília. 

O prazo de validade dos concursos é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Os editais nº 1, 2 e 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24/2014 foram divulgados no DOU de 22 e 23/07/2014, seção 3. Toda a documentação do concurso será disponibilizada pela FUNCAB e pelo INCA (www.inca.gov.br).

Concurso Prefeitura de Feijó - AC

Com a oferta de 114 vagas, sendo 78 imediatas (73 de ampla concorrência e 05 para portadores de necessidades especiais) mais 36 para formação de cadastro reserva, a Prefeitura de Feijó, no estado do Acre, lançou o edital de concurso público nº 04/2014, a ser realizado pela empresa FUNDAPE, por meio de prova de conhecimentos, que será aplicada provavelmente no dia 24 de agosto de 2014. 

Candidatos com escolaridade nos ensinos médio e superior podem participar do certame. Os salários oferecidos variam de acordo com a função a ser desempenhada. O mínimo é de R$ 724,00 e o máximo é de R$ 13.125,00. Todos os profissionais cumprirão carga horária de 40 horas por semana.

As oportunidades são para os cargos de professor, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, médico e enfermeiro.

Os interessados devem efetivar as inscrições até as 23h59m do dia 07 de agosto de 2014, no horário local do Acre, através do site: fundape.ufac.br.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00, para o cargo de auxiliar bucal; R$ 80,00, para professor e enfermeiro; e de R$ 100,00 para candidatos às vagas de odontólogo e médico.

O cartão de informação do candidato, confirmando a data, o local e horário da prova será disponibilizado provavelmente a partir do dia 20 de agosto 2014, através do site: fundape.ufac.br.

O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado no dia 27 de agosto de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Feijó, no site da organizadora e/ou em jornais e outros meios de comunicação.

O certame será válido pelo período de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Imbituba - SC abre vagas em processos seletivos

A Prefeitura de Imbituba, estado de Santa Catarina, publicou os editais nº 12 e 13/2014 informando sobre a realização de processos seletivos, destinados à reserva técnica para preenchimento dos cargos temporários de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 1.667,21 com carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Cargos: atendente de consultório odontológico, agente comunitário de saúde, psicólogo, instrutor (atividades esportivas, dança, atividades físicas, corte/costura e atividades de xadrez).

A inscrição será recebida até o dia 31 de julho de 2014, das 13h às 19h, na Gerência de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Administração e Gestão Pública, situada à Rua Ernani Cotrin, n° 601, Centro, Imbituba/SC e/ou via SEDEX postado no período das inscrições.

O certame será realizado por meio de análise de títulos, a serem apresentados em cópias autenticadas ou cópia e original para conferência pelos membros da CERSP. Vale ressaltar que o documento entregue para efeito de avaliação não será devolvido.
O resultado parcial será divulgado a partir do dia 04 de agosto de 2014, no site www.imbituba.sc.gov.br.

A validade do processo seletivo será até o dia 31 de dezembro de 2014.

O edital encontra-se publicado no site www.imbituba.sc.gov.br.

Prefeitura de Imbituba - SC abre vagas em processos seletivos

A Prefeitura de Imbituba, estado de Santa Catarina, publicou os editais nº 12 e 13/2014 informando sobre a realização de processos seletivos, destinados à reserva técnica para preenchimento dos cargos temporários de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 1.667,21 com carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Cargos: atendente de consultório odontológico, agente comunitário de saúde, psicólogo, instrutor (atividades esportivas, dança, atividades físicas, corte/costura e atividades de xadrez).

A inscrição será recebida até o dia 31 de julho de 2014, das 13h às 19h, na Gerência de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Administração e Gestão Pública, situada à Rua Ernani Cotrin, n° 601, Centro, Imbituba/SC e/ou via SEDEX postado no período das inscrições.

O certame será realizado por meio de análise de títulos, a serem apresentados em cópias autenticadas ou cópia e original para conferência pelos membros da CERSP. Vale ressaltar que o documento entregue para efeito de avaliação não será devolvido.
O resultado parcial será divulgado a partir do dia 04 de agosto de 2014, no site www.imbituba.sc.gov.br.

A validade do processo seletivo será até o dia 31 de dezembro de 2014.

O edital encontra-se publicado no site www.imbituba.sc.gov.br.

Concurso Instituto Pasteur - SP

O Instituto Pasteur, ligado à Coordenadoria de Controle de Doenças, da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, abriu o edital n° 01/2014 de concurso público, a ser realizado pelo Instituto Quadrix, com a finalidade de ocupar 05 vagas de emprego na capital paulista.

A seleção será para os cargos de auxiliar de laboratório e técnico de laboratório, com exigência de ensino fundamental e nível médio, respectivamente. No caso de auxiliar, a remuneração inicial será de R$ 1.242, considerando o salário de R$ 842 e prêmio de incentivo de R$ 400, com jornada de trabalho de 20 horas semanais.

Para técnico de laboratório, a remuneração será de R$ 1.340,24, valor estabelecido pela soma do salário de R$ 890,24 e prêmio de incentivo de R$ 450, também com jornada de trabalho de 20 horas semanais.

As inscrições serão realizadas até 09 de setembro de 2014, exclusivamente pela internet, no seguinte endereço eletrônico: www.quadrix.org.br. As taxas são de R$ 27,00 e R$ 39,00, de acordo com a função escolhida.

O comprovante definitivo de inscrição do candidato estará disponível no site da organizadora (www.quadrix.org.br), após o acatamento da inscrição, na data provável de 16 de setembro de 2014.

A prova objetiva será realizada na cidade de São Paulo (SP), considerando o horário de Brasília, e terá a duração de até 04 horas, sendo aplicada na data provável de 28 de setembro de 2014.

O gabarito preliminar e o caderno de prova serão divulgados no endereço eletrônico supracitado, na data prevista de 30 de setembro de 2014.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Concurso Prefeitura de Arroio do Padre - RS

No Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Arroio do Padre, município localizado a cerca de 265 km da capital Porto Alegre, vai realizar concurso público a fim de preencher, de imediato, 11 cargos vagos, além dos que vierem a surgir durante o período de validade do certame. As vagas contemplam profissionais de várias áreas e de diferentes níveis de formação. As informações foram publicadas no edital nº 01/2014, referente ao primeiro concurso municipal neste ano. Os salários oferecidos vão de R$ 724,09 a R$ 3.945,05.

As vagas a serem preenchidas logo são as de agente de controle interno (que exige do candidato graduação em Ciências Contábeis e registro no Conselho de Classe), enfermeiro e médico (clínico geral, ginecologista/obstetra e pediatra) - em jornadas de 04, 12, 15 ou 20 horas por semana. Já  para as funções de professor (de música e de inglês), auxiliar de obras e serviços públicos e condutor de máquinas e/ou veículos será formado um cadastro reserva, para convocação oportuna. Para estes profissionais a carga horária semanal é de 25 ou 40 horas.

O concurso será organizado pela empresa Premier Concursos LTDA, que receberá as inscrições até o dia 14 de agosto de 2014, exclusivamente através do site www.premierconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 25,00 a R$ 60,00, de acordo com o grau de escolaridade do candidato.

A prova escrita será realizada em dia, horário e local a serem informados no edital de homologação das inscrições, previsto para ser divulgado no dia 25 de agosto de 2014, no painel de publicações da prefeitura e no site www.premierconcursos.com.br. 

Será aplicada prova de títulos para os candidatos aos cargos de professor e médicos que forem aprovados na prova escrita. Já os candidatos aos cargos de auxiliar de obras e serviços públicos e condutor de máquinas e/ou veículos, aprovados na prova escrita, serão submetidos ao exame prático.

O gabarito oficial com os resultados das provas será divulgado no site da empresa organizadora www.premierconcursos.com.br.

O certame é válido pelo período de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Rodeiro - MG lança edital de processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Rodeiro, estado do Mato Grosso, lançou edital Nº 04/2013 de processo seletivo para contratação temporária de (01) Enfermeiro - ESF, (01) Agente Comunitário e (01) Auxiliar em Saúde Bucal para formação de quadro de reserva, dentro de um período de 90 dias.

Os aprovados receberão salários de até R$ 2.777,38 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os interessados deverão se inscrever no dia 29 de julho de 2014, das 09h às 10h, na recepção da Prefeitura Municipal.

O prazo de contratação será pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até igual período, se verificada a necessidade do serviço e o desempenho satisfatório do contratado.

O edital completo se encontra afixado na recepção da Prefeitura ou no site www.rodeiro.mg.gov.
br.
O extrato do edital encontram-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 23 de julho de 2014.

Concurso Prefeitura de Douradina - MS

A Prefeitura de Douradina, no interior sul-matogrossense, tornou público o edital de processo seletivo nº 001/2014, que dispõe de 15 vagas imediatas, em cargos de níveis fundamental e superior. O certame oferece salário de até R$ 7.676,52, por jornadas de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.

Há vagas para biomédico, farmacêutico, fisioterapeuta, médico ginecologista/obstetra, odontólogo, agente administrativo, agente de saúde, auxiliar de enfermagem, coveiro e pedreiro.

Sob a responsabilidade da empresa SIGMA Assessoria em Gestão Pública Ltda, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de julho de 2014, no site da organizadora (www.sigmams.com.br). Os valores das taxas de inscrição são de R$ 25,00, para nível elementar; R$ 35,00, nível fundamental e R$ 50,00 para cargos de nível superior.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 10 de agosto de 2014, na cidade de Douradina, em local e horário a serem informados no veículo de Imprensa Oficial do Município e no site www.sigmams.com.br.

O certame é válido pelo período de 06 meses, prorrogável por igual período, se o Executivo Municipal julgar necessário.

Concurso Prefeitura Rio Branco - AC

A Prefeitura de Rio Branco, capital do estado do Acre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco - SEMSA, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014/SEMSA. O certame, que será organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB, oferece 136 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 730,53 a R$ 2.424,71 por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.

Às pessoas com deficiência será reservado o percentual de 5% do total das vagas oferecidas no concurso público.

As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Zoonoses, Agente de Endemias, Motorista, Agente Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal, Educador Social, Técnico (Contabilidade, Enfermagem, Laboratório, Prótese Dentária, Radiologia, Segurança do Trabalho, Eletrocardiograma, Gestão Pública e Saúde Bucal), Auditor Fiscal Sanitário, Analista de Sistemas, Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Bioquímico, Cirurgião-Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor em Saúde Pública, Médico (Trabalho, Psiquiatra, Perito, Radiologia, Ultrassonografista, Pediatra e Ginecologia), Veterinário, Nutricionista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

As inscrições deverão ser realizadas pela Internet no site www.funcab.org, até o dia 17 de agosto de 2014.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 36,00;

Nível médio: R$ 42,00;

Nível superior: R$ 66,00.

O concurso será composto de prova objetiva, avaliação de títulos e prova de capacidade física - TAF.

A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 14 de setembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no site www.funcab.org, a partir do dia 08 de setembro de 2014. O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir das 12 horas do dia 16 de setembro de 2014.

Os títulos deverão ser entregues do dia 13 a 15 de outubro de 2014, por meio de cópias autenticadas em cartório, anexando formulário próprio para entrega de títulos, disponível no site www.funcab.org, onde o candidato deverá numerar e descrever todos os documentos que estão sendo entregues.

A prova de capacidade física - TAF, está prevista para 19 de outubro de 2014, em local e horário que serão divulgados no edital de convocação para a prova de capacidade física – TAF, a partir do dia 07 de outubro de 2014.

O resultado final será divulgado na Internet nos sites www.funcab.org e www.riobranco.ac.gov.br e publicado também no Diário Oficial do Estado, a partir do dia 19 de novembro de 2014.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado, edição de 23 de julho de 2014, pág. 93 a 116.

Concurso Prefeitura de João Monlevade - MG

A Prefeitura de João Monlevade, no Estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou o edital de processo seletivo nº 021/2014, visando a contratação em caráter temporário de 01 Técnico em Radiologia.

O candidato aprovado receberá a quantia de dois salários mínimos (piso da categoria) em regime de trabalho de 20 horas semanais.

As inscrições dos interessados poderão ser feitas na Secretaria Municipal de Saúde/ Divisão de Planejamento e Recursos Humanos, até o dia 25 de julho de 2014, das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, cópia dos seguintes documentos:
- CPF;

- Carteira de identidade;

- Comprovante de escolaridade.

Os candidatos serão avaliados por meio de avaliação curricular e experiência profissional.

A classificação dos candidatos será afixada nas portarias da sede da Prefeitura de João Monlevade e da Secretaria Municipal de Saúde, além do site da Prefeitura Municipal, a partir do dia 29 de julho de 2014.

O prazo de validade do processo seletivo será de 12 meses, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição de 23 de julho de 2014.

Concurso Prefeitura de Ipiranga do Sul - RS

A Prefeitura de Ipiranga do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da empresa Alternative Concursos Ltda, abriu edital de processo seletivo n° 002/2014, com o objetivo de ocupar vaga para cadastro de reserva, na função de Agente Comunitário de Saúde (ensino fundamental completo). O salário de é R$ 632,47, em carga horária de 40h semanais.

As inscrições serão realizadas no período de 25 de julho a 18 de agosto de 2014, exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.alternativeconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 70,00.

Aos interessados que não possuem internet, o Município de Ipiranga do Sul (RS) disponibilizará terminais de acesso e assistência durante o período das inscrições, em dias úteis, no Telecentro Comunitário Municipal, sito à Rua do Comércio, n.º 191, Centro, no Município de Ipiranga do Sul (RS).

As provas serão aplicadas na data prevista de 13 de setembro de 2014,  na Escola Municipal Dom João Becker, sito à Rua Pedro Beledelli, nº 495, Centro, no Município de Ipiranga do Sul (RS). O gabarito preliminar da prova escrita objetiva estará disponível no Mural Oficial do Município de Ipiranga do Sul (RS), em seu site oficial www.ipirangadosul.rs.gov.br, bem como no site www.alternativeconcursos.com.br, no dia 15 de setembro de 2014.

O prazo de validade do certame será de 1 ano, contando da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Tabela de Calorias: Bebidas não alcoólicas

Alimento Medida caseira Peso(g) Calorias(Kcal)
Água tônica "Antartica" 1 lata 350 ml 105
Água tônica diet "Antartica" 1 lata 350 ml 0
Água-de-coco "Kerococo" 1 copo 200 ml 45
Bebida à base de soja sabor abacaxi "Sollys" 1 copo 200 ml 78
Bebida à base de soja sabor maçã "Ades" 1 copo 200 ml 71
Bebida à base de soja sabor maçã light "Ades" 1 copo 200 ml 43
Bebida à base de soja sabor original "Ades" 1 copo 200 ml 78
Bebida à base de soja sabor pera "Shefa" 1 copo 200 ml 90
Bebida energética "Red Bull" 1 lata 250 ml 110
Bebida energética "Red Bull" sugar free 1 lata 250 ml 10
Café com açúcar 1 xíc. café 50 ml 26
Café com adoçante 1 xícara 50 ml 2
Café com leite integral 1 xícara 100 ml 45
Café com leite integral e açúcar 1 xícara 100 ml 69
Café com leite desnatado 1 xícara 100 ml 28
Café com leite desnatado e açúcar 1 xícara 100 ml 52
Café sem açúcar 1 xíc. café 50 ml 2
Café Mocha com leite integral e chantili do Starbucks 1 copo 300 ml 360
Café Mocha com leite destanatado do Starbucks 1 copo 300 ml 220
Cappuccino tradicional puro 1 xícara 100 ml 65
Cappuccino tradicional com açúcar 1 xícara 100 ml 89
Cappuccino com leite desnatado e adoçante 1 xícara 100 ml 48
Cappuccino com canela pequeno do Fran's Café 1 xícara 50 ml 52
Cappuccino com canela grande do Fran's Café 1 xícara 100 ml 95
Cappuccino chocolate pequeno do Fran's Café 1 xícara 50 ml 129
Cappuccino chocolate grande do Fran's Café 1 xícara 100 ml 251
Café mocha pequeno do Fran's Café 1 xícara 50 ml 66
Chocolate quente submarino do Fran's Café 1 xícara 100 ml 305
Caldo de cana 1 copo 200 ml 138
Chá branco "Feel Good" 1 copo 200 ml 0
Chá mate natural "Matte Leão" 1 copo 200 ml 74
Chá mate natural diet "Matte Leão" 1 copo 200 ml 5
Chá preto com limão "Lipton" 1 lata 340 ml 122
Chá preto com limão light "Lipton" 1 lata 340 ml 0
Chá preto sabor pêssego "Nestea" 1 lata 340 ml 118
Chá verde sabor laranja com gengibre "Feel Good" 1 copo 200 ml 0
Isotônico sabor açaí-guaraná "Gatorade" 1 copo 200 ml 48
Isotônico sabor tangerina "Gatorade" 1 copo 200 ml 48
Milk shake de café do Fran's Café 1 copo 500 ml 668
Milk shake de chocolate diet do Fran's Café 1 copo 500 ml 292
Franccino Mocha com chantili do Fran's Café 1 copo 500 ml 498
Franccino Mocha sem chantili do Fran's Café 1 copo 500 ml 246
Refresco em pó sabor manga "Mid" 1 copo 200 ml 26
Refresco em pó sabor uva "Tang" 1 copo 200 ml 26
Refresco em pós sabor morango silvestre "Clight" 1 copo 200 ml 6
Refrigerante "Pepsi" Twist 1 copo 200 ml 94
Refrigerante "Pepsi" Twist light 1 copo 200 ml 0
Refrigerante "Sprite" zero 1 copo 200 ml 0
Refrigerante Coca Cola 1 copo 200 ml 85
Refrigerante Coca Cola light 1 copo 200 ml 0
Refrigerante Coca Cola zero 1 copo 200 ml 0
Refrigerante de limão "H2O" 1 copo 200 ml 0
Refrigerante guaraná "Antartica" 1 copo 200 ml 80
Refrigerante guaraná diet "Antartica" 1 copo 200 ml 0
Refrigerante sabor laranja "Fanta" 1 copo 200 ml 90
Refrigerante sabor laranja light "Fanta" 1 copo 200 ml 8
Refrigerante sabor uva "Fanta" 1 copo 200 ml 104
Refrigerante sabor uva light "Fanta" 1 copo 200 ml 12
Refrigerante soda limonada "Antartica" 1 copo 200 ml 92
Suco africano de lichia "Ceres" 1 copo 200 ml 105
Suco africano de uva vermelha "Ceres" 1 copo 200 ml 116
Suco concentrado sabor maracujá "Maguary" 1 porção p/ misturar 22 ml 13
Suco de abacaxi (caseiro) * 1 copo 200 ml 86
Suco de cranberry "Juxx" 1 copo 200 ml 110
Suco de laranja "Mais" 1 copo 200 ml 127
Suco de laranja (caseiro) * 1 copo 200 ml 116
Suco de limão (caseiro) * 1 copo 200 ml 10
Suco de maçã "Del Valle" 1 copo 200 ml 92
Suco de maçã "Yakult" 1 copo 200 ml 80
Suco de maçã "Del Valle" 1 copo 200 ml 92
Suco de maçã "Yakult" 1 copo 200 ml 80
Suco de maçã light "Del Valle" 1 copo 200 ml 35
Suco de manga "Fruthos" 1 copo 200 ml 99
Suco de manga (caseiro) * 1 copo 200 ml 86
Suco de manga light "Fruthos" 1 copo 200 ml 87
Suco de maracujá (caseiro) * 1 copo 200 ml 20
Suco de melão (caseiro) * 1 copo 200 ml 60
Suco de milho verde 1 copo 200 ml 271
Suco de morango (caseiro) * 1 copo 200 ml 70
Suco de pêssego "Sufresh" 1 copo 200 ml 74
Suco de tomate temperado "Superbom" 1 copo 200 ml 30
Suco de uva "Del Valle" 1 copo 200 ml 126
Suco de uva diet "Del Valle" 1 copo 200 ml 35
Suplemento de vitaminas "Taff Man-e" 1 vidro 110 ml 70
Vanilla Latte do Mc Café 1 copo 500 ml 172
Xarope artificial sabor groselha "Tropical" 1 porção p/ misturar 20 ml 65

Boa Forma UOL

Jornalista cria agência especializada em notícias sobre Aids

Foto: @Agência-de-Notícias-da-Aids/Facebook / Reprodução
A jornalista Roseli Tardelli, responsável pela criação da agência de notícias
especializada em produzir, reproduzir e repercutir reportagens, matérias e conteúdos
 relacionados ao HIV, além de orientar a imprensa com relação ao tema

Após perder o irmão de 30 anos em decorrência da Aids, Roseli Tardelli, 53 anos, sentiu que, como jornalista, precisava dar uma contribuição diferente à sociedade. Foi então que, em maio de 2003, fundou uma agência de notícias especializada em divulgar informações sobre a doença

Na época, ela e seus parentes protagonizaram uma briga pública para que o plano de saúde pagasse o tratamento médico. A batalha foi ganha, mas a satisfação pessoal não veio. Em meio a isso, Roseli começou a sentir que o jornalismo tradicional não fazia mais sentido. 

No ano passado, em parceria com Cristina Sant’Anna, Roseli escreveu o livro O Valor da Vida – 10 anos da Agência Aids, narrando a história de criação da agência, responsável por produzir, reproduzir e repercutir reportagens, matérias e conteúdos relacionados ao HIV, além de orientar a imprensa com relação ao tema. Atualizado diariamente, o portal conta com o financiamento do Senac e da Câmara Municipal de São Paulo e tem o apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e do Governo do Estado de São Paulo.
"Quando vivenciamos nossa impotência em relação a uma doença ou uma pandemia como é a questão da Aids, reorganizamos alguns valores. Hoje sou mais humana, tenho mais cuidado com as pessoas. Aqui na agência, nós não temos olhares de censura ou julgamento, diferente do que aconteceu na mídia nos anos 1980”, conta Roseli, referindo-se à forma como o assunto era tratado pela imprensa quando a doença foi descoberta. “Era o câncer gay.”

Entre os desafios enfrentados para a implementação do projeto, um se destaca: “Muitos pensam que a empresa é uma ONG e não é nada disso. Somos uma agência de notícias que quer tentar trazer a pauta da Aids de novo para os cotidianos das grandes redações, dessa vez com um viés um pouco mais solidário, humano e responsável. Estamos tratando de uma doença que afeta 32 milhões de pessoas em todo mundo”, conta a jornalista.

Conquistas também no continente africano
Formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, Roseli foi a primeira mulher a ancorar um radiojornal e apresentar o programa Roda Vida, da TV Cultura. Com o sucesso da Agência Aids, a profissional aproveitou para fundar, em 2009, a Agência Sida em Moçambique, na África, que trata do mesmo tema, mas relacionado aos dados e à população locais. O veículo conta com o apoio do Unaids e do Unicef.

Para o futuro, “se a gente conseguir que os países de língua africana e portuguesa tenham um serviço como o que fizemos em Moçambique, teremos uma contribuição bastante significativa”, diz Roseli. “Hoje eu procuro correr atrás do prejuízo, ajudando a construir uma nova forma de comunicação para ver se as pessoas percebem a sua vulnerabilidade. Acho que ainda falta campanha e ação. Falta a gente dizer para as pessoas que viver com nenhuma doença é bom e viver com Aids também é possível.”

Terra