Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 30 de julho de 2014

Abuso de bebidas na meia-idade pode elevar risco de perda de memória

Estudo baseou-se em respostas de um questionário entregue a consumidores de álcool 

Agência O Globo: Beber entre os 50 e 60 anos poderia dobrar o risco de perda de memória na terceira idade

Rio - Se o consumo de álcool ainda na adolescência é maléfico e pode causar dependência, as bebidas também causam outros impactos nos estágios mais avançados da vida. Uma pesquisa publicada na Revista Americana de Psiquiatria Geriátrica deste mês constatou pessoas de meia-idade que bebem podem mais do que dobrar os riscos de desenvolverem doenças relacionadas à perda de memória. 

O estudo baseou-se a partir de respostas a um questionário apresentado a uma série de pacientes entre 50 e 60 anos. Foram apresentadas quatro perguntas:

1) Você já sentiu que você deve reduzir o seu consumo? 

2) Você está irritado com pessoas que criticam seus hábitos? 

3) Você já se sentiu culpado por beber? 

4) Você sempre bebe de manhã, a fim de acalmar os nervos ou de se recuperar de uma ressaca? 

Se respondessem “sim” a qualquer uma delas, eles já seriam considerados “pacientes com problemas”. O estudo também descobriu que o abuso de álcool pode ter "custos ocultos" mais tarde na vida, inclusive prejudicando a cognição e aumentando o risco de vários problemas de saúde. 

Há inclusive uma associação entre o risco de demência e os níveis de consumo atual de álcool, constatado em casos de idosos e pessoas de meia-idade que revelam o quanto bebem e desenvolvem problemas.

Os pesquisadores ressaltam, no entanto, que o estudo ainda é preliminar, sendo o maior mérito o fato de ele estabelecido uma associação entre ter um problema com a bebida, em qualquer momento da vida, e enfrentar problemas com a memória mais tarde.

O Globo

Companhia aérea cancela voos na Libéria devido surto de ebola

Partidas de futebol também foram suspensas e associação pede para que Fifa não visite o país 

Uma companhia aérea interrompeu seus voos da Libéria para Serra Leoa por causa da propagação do vírus do ebola. A empresa Asky tomou a decisão para manter “seus passageiros e funcionários seguros durante este tempo inquietante”. O número de pessoas mortas pelo vírus no oeste africano chegou a 672, de acordo com as Nações Unidas.

Em Serra Leoa, Sheik Umas Khan, principal nome do combate contra o ebola, morreu devido a doença. Autoridades classificaram o médico como “herói nacional”.

Na semana passada, o governo local divulgou que ele estava sendo tratado e tinha sido colocado em quarentena devido a infecção. Sua morte ocorre após a do também destacado médico liberiano Samuel Brisbane.

A doença mata até 90% dos infectados mas as chances de recuperação são melhores quando o tratamento é feito de forma precoce. O surto, considerado o mais letal do mundo até agora, foi relatado pela primeira vez na Guiné, em fevereiro. Desde então, se espalhou pela Libéria e por Serra Leoa.

A maioria dos postos de fonteira na Libéria foram fechados e as comunidades afetadas foram postas em quarentena para conter a epidemia. Atividades coletivas que possam promover trocas de fluídos, como o futebol, também foram suspensas.

— O futebol por ser um esporte de contato e ter as pessoas suando, pode resultar em uma forma de contrair a doença — disse o presidente da associação de futebol local, Musa Hassan Bility — Também tem a ver com os fãs, porque sempre que há um jogo, um monte de pessoas se reúnem e nos queremos desencorajar estes encontros neste momento.

A associação também tinha dito à Fifa para cancelar viagens à Libéria programadas para agosto e setembro, porque “nós não queremos que a vida do presidente da Fifa (Joseph Blatter) possa ser exposta a esta doença”.

Em um comunicado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que 1.201 casos de ebola haviam sido relatados na Guiné, na Libéria e em Serra Leoa.

Das 672 mortes, o maior número foi na Guiné com 319, seguido por Serra Leoa e Libéria, com 224 e 129, respectivamente.

O Globo

Conheça o aplicativo gratuito que simula o sorriso perfeito

Foto: Piotr Marcinski / Shutterstock: Depois de baixar o aplicativo, basta enviar uma foto, que será
avaliada e passará por uma simulação. Após 24 horas o paciente recebe a foto em seu email
O cirurgião-dentista, Ricardo Ladorucki, resolveu mostrar para as pessoas como ficariam com um sorriso perfeito

Por meio de um aplicativo gratuito, uma nova imagem do sorriso do paciente é criada, como se ele tivesse feito um tratamento utilizando facetas de porcelana ou resina. Esse tratamento corrige imperfeições com películas que recobrem os dentes para melhorar seu visual e função.

Na maioria das vezes, essas imperfeições não poderiam ser corrigidas com o uso de aparelhos.  

“No Brasil, a preocupação com a estética odontológica está cada vez mais intensa, principalmente com a democratização de serviços como clareamento e implante. 

A técnica de uso de facetas para finalidade estética vem ganhando força dia a dia e a chegada do aplicativo vem para disseminar ainda mais o tratamento”, ressalta Ricardo Ladorucki, idealizador do projeto e pós-graduado em estética nos Estados Unidos.

Praticidade
Segundo o profissional, qualquer pessoa pode baixar o aplicativo “Sorriso Digital” e enviar uma foto gratuitamente. Essa imagem será avaliada e passará por uma simulação como se a pessoa tivesse feito o tratamento de facetas. Após 24 horas o paciente recebe a foto em seu email.

Essa simulação ainda pode ser feita pelo próprio site da clínica www.sorrisodigital.com.br. Lá o paciente também pode mandar a foto e seguir os passos indicativos para obter o mesmo resultado, tudo gratuitamente. Também na página, é possível ver fotos de sorrisos antes e depois da simulação.

Um pouco mais sobre as facetas
Quem opta pelas facetas deve saber que o tempo de duração do tratamento varia de acordo com a necessidade do paciente, mas costuma ser de três meses. Além da correção de imperfeições e espaços, a aplicação de facetas também pode ser usada no clareamento dental. “Usamos a aplicação de resina ou porcelana em casos nos quais o tradicional clareamento não funciona com tanta eficiência, principalmente em pessoas com mais idade”, diz o especialista. 

Para a saúde bucal existem aplicativos que podem ajudar na hora de escovar os dentes, ir ao dentista ou ensinar sobre o tema para as crianças

Conheça sete aplicativos voltados para a saúde bucal:

1. Brush Timer: O aplicativo faz uma contagem regressiva de dois minutos simulando quanto tempo o usuário deve gastar para limpar cada dente

2. Brush DJ: O app acessa sua biblioteca de música e escolhe aleatoriamente uma delas para tocar durante dois minutos, tempo médio para uma boa escovação

3. Desencoste seus dentes: Este é um app especial para pessoas com bruxismo. Tem dicas sobre o problema e no final o usuário pode configurar como quer ser alertado para se lembrar de não apertar os dentes

4. Localizador de dentista: Procura por dentistas que estejam mais perto de você. Também permite compartilhar a informação com amigos

5. Smartkids: O site tem jogos educativos exclusivos para saúde bucal. Com quiz, forca e outras brincadeiras ligadas a assuntos como cárie, maneira adequada de escovar os dentes, entre outros

6. Guerra dos Mutans: Voltado para crianças, a história tem como personagens a família Rizo e os Mutans (monstros que aterrorizam a boca dessa família que não escova os dentes)

7. Dream Watcher: Grava o sono durante a noite para que o usuário saiba se ronca. A ferramenta também disponibiliza um despertador duplo e músicas relaxantes

Terra

Gel de estrogênio é aliado contra depressão feminina

Getty Images
A depressão reprodutiva acontece quando a saúde mental é afetada por oscilações da progesterona 

A depressão é uma doença duas vezes mais comum em mulheres do que em homens. Novas evidências mostram que um particular grupo de mulheres sofre também do que os médicos chamam de depressão reprodutiva, quando a saúde mental é afetada por oscilações da progesterona, hormônio lançado no ovário durante a segunda metade do ciclo menstrual. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. 

Um gel à base de estrogênio, vendido sob prescrição médica, seria a solução mais rápida para resolver o problema. 

A progesterona prepara o corpo para a gravidez no caso do óvulo ser fertilizado. No momento da ovulação, os níveis de progesterona aumentam. Os médicos acreditam que algumas mulheres são mais vulneráveis a isso.

Se este aumento não for tratado, por duas semanas entre a ovulação e o período menstrual, essas mulheres sofrem uma dramática mudança de personalidade: se tornam deprimidas, com pensamentos suicidas, choram o tempo todo e têm acessos de raiva.

Quando a menstruação começa, os níveis de progesterona caem e elas sofrem uma nova mudança de humor, desta vez, para melhor.

Para investigar por que isso acontece e o melhor tratamento, o psiquiatra Michael Craig abriu uma clínica especializada em hormônio feminino. Em parceria com o ginecologista Mike Marsh, eles irão avaliar e tratar mulheres com problemas mentais nos períodos de flutuação hormonal.

Craig afirma que as mulheres que sofrem de mau humor durante este período são particularmente vulneráveis à depressão em outros momentos em que os hormônios também ficam mexidos, como no pós-parto ou durante a menopausa.

O estrogênio para a ovulação, colocando um fim na oscilação de humor durante os ciclos hormonais, daí a eficácia do gel. 

Especialistas alertam que as mulheres que identificarem estas mudanças de humor devem procurar saber mais sobre os hormônios, para não serem medicadas erroneamente com antidepressivos.

Terra

Brasil inaugura primeira fábrica de mosquitos da dengue transgênicos

Fábrica pode produzir 500 mil mosquitos por semana
Empresa Oxitec produz inseto capaz de reduzir transmissão da dengue. Unidade em Campinas gera até 2 milhões de mosquitos por semana

A empresa britânica Oxitec inaugurou nesta terça-feira (29) a primeira fábrica de mosquitos Aedes aegypti transgênicos do Brasil, uma tecnologia que, se aprovada, pode ajudar no combate da dengue no país. A unidade, instalada em Campinas, tem capacidade de produzir 500 mil mosquitos por semana. No ápice de produção, esse número salta para 2 milhões de machos a cada sete dias.

A tecnologia foi desenvolvida em 2002, no Reino Unido. No laboratório, ovos do Aedes aegyptireceberam uma microinjeção de DNA com dois genes, um para produzir uma proteína que impede seus descendentes de chegarem à fase adulta na natureza, chamado de tTA, e outro para identificá-los sob uma luz específica.

Os machos, quando liberados na natureza, procriam com as fêmeas –responsáveis pela incubação e transmissão do vírus da dengue. Elas vão gerar descendentes que morrem antes de chegarem à vida adulta, reduzindo a população do mosquito.

Testes iniciados em 2011 na cidade de Juazeiro, na Bahia, mostraram redução acima de 80% na população de mosquitos selvagens.

Alguns experimentos apontaram resultados de 93% de redução do Aedes aegypti que vive na natureza. O uso do mosquito da Oxitec no Brasil foi feito em parceria com a organização Moscamed.

Como funciona
A ideia da Oxitec é ser contratada pelo poder público para fornecer um pacote de serviços, que vai desde o treinamento de agentes públicos ao combate de possíveis epidemias de dengue.

A contratação ainda depende da aprovação da Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa, que ainda estuda autorizar a comercialização deste tipo de serviço. Caso isto ocorra, o Brasil poderá ser o primeiro país a aprovar o uso de mosquito transgênico, em caráter comercial, para combater a dengue.

Segundo Glenn Slade, diretor global de desenvolvimento de negócios da empresa, uma cidade de 50 mil habitantes terá de desembolsar de R$ 2 milhões a R$ 5 milhões por ano para aplicar os serviços, e R$ 1 milhão pelos anos seguintes, para manutenção dos insetos.

O processo de liberação é dividido em três fases. Em um plano simulado para um município de 10 mil habitantes, na primeira fase, chamada de supressão, são liberados 2,5 milhões de insetos por semana (250 para cada habitante). Na consolidação, o total de lançamentos cai para um milhão por semana. As duas etapas duram de quatro a seis meses. Na terceira e última fase, a de manutenção, são liberados 500 mil mosquitos machos por semana.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre 1º de janeiro e 5 de julho deste ano, o país registrou 659.051 casos de dengue, total que é 52,5% menor que o do ano passado (1.388.776 notificações). A quantidade de mortes também diminuiu. Foram 249 óbitos entre 1º janeiro e 5 de julho deste ano contra 541 no mesmo período do ano passado.

G1

SUS passa a oferecer vacina contra hepatite A

Meta do Ministério é imunizar três milhões de crianças no prazo de um ano

O calendário básico de imunização da criança está sendo ampliado com a introdução da vacina contra a hepatite A, que passa a ser ofertada nos postos de saúde do País. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% do público-alvo, cerca de três milhões de crianças - na faixa etária de um até dois anos incompletos - no período de 12 meses. Com isso, o Brasil passa a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina, garantindo todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A introdução da nova vacina é uma das ações do Ministério da Saúde que marcam o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.

O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, prevê uma dose única da vacina. Será feito o monitoramento da situação epidemiológica da doença, no país, para definir a inclusão ou não de uma segunda dose no calendário da criança. A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado.

Para o início da vacinação, estados e municípios já receberam 1,2 milhão de doses. Outros lotes da vacina serão encaminhados, ainda este ano e no decorrer de 2015, para atender 100% do público-alvo. A data para início da vacinação será definida por cada estado.

A vacina contra a hepatite A deve ser incorporada aos programas nacionais de imunização, na medida em que as condições de saneamento básico de um país começam a melhorar e o contato das pessoas com o vírus passa a ocorrer mais tarde, na fase adulta, propiciando o surgimento de mais casos da forma grave da doença. O Ministério da Saúde investiu R$ 111 milhões na compra de 5,6 milhões de doses neste ano.

Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a introdução da vacina contra a hepatite A é um grande avanço para a melhoria da saúde da população. “A partir do momento em que podemos reduzir cerca de 65% dos casos sintomáticos desta doença e 59% dos óbitos, temos absoluta convicção quer é um investimento que vale a pena /, destacou o ministro. Ele ressaltou ainda que não se trata de uma vacina de campanha, e sim um imunobiológico que entrou na rotina, permanecendo no calendário básico da criança.

Já de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a vacina contra hepatite A passa a ser uma importante ferramenta de prevenção da doença. “A vacina tomada na infância gera proteção para a vida inteira, e evita casos graves e óbitos causados pela doença”, explicou o secretário. O secretário destacou ainda que o Brasil tem um dos mais completos calendários de vacinação do mundo.

As doses para o início da vacinação já foram enviadas para todas as secretarias estaduais de saúde, assim como os materiais instrucionais para a correta aplicação na população. A vacina contra a hepatite A é segura e praticamente isenta de reações, mas pode provocar vermelhidão e inchaço no local da aplicação.

Parceria
A introdução desta vacina foi possível mediante política adotada pelo governo brasileiro de fortalecer o complexo industrial da saúde, ampliando a capacidade de produção de vacinas no país. A tecnologia envolvida é resultado de acordo de transferência feito por meio de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre o Ministério da Saúde e o laboratório produtor Merck Sharp & Dohme Farmacêutica, que vai transferir gradualmente para o laboratório público Instituto Butantan a tecnologia e a fórmula do princípio ativo deste imunobiológico. A transferência completa da tecnologia, com produção 100% nacional, está prevista para 2018.

Desde 2006 a taxa de incidência de hepatite A no Brasil tem apresentado tendência de queda, atingindo 3,2 casos para cada 100 mil habitantes em 2013. De 1999 a 2013, foram registrados 151.436 casos de hepatite A no Brasil. A maioria dos casos se concentra nas regiões Norte e Nordeste do país, que juntas, representam 55,8% (84.501) das confirmações neste período. As regiões Sudeste abrangem 16,4% (24.835); Sul 16,3% (24.684) e Centro-Oeste 11,6% (17.566) dos casos do país. Estima-se que com a vacina para hepatite A, ocorra uma queda de 64% dos casos ictéricos da doença e de 59% das mortes. Em decorrência do agravamento da doença foram registradas 761 mortes por Hepatite A em no período de 2009 a 2012.

Sobre a doença
A hepatite A é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante) que pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos da doença no mundo. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados contribuem para a transmissão. A disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene.

PÚBLICO-ALVO E DOSES DISTRIBUÍDAS PARA INÍCIO DA VACINAÇÃO

UF
PÚBLICO-ALVO PARA VACINAÇÃO
DOSES ENVIADAS PARA INÍCIO DA VACINAÇÃO
NORTE
308.242
129.900
RO
26.510
11.500
AC
16.682
7.500
AM
77.381
31.700
RR
10.599
4.400
PA
137.793
58.000
AP
14.886
6.400
TO
24.391
10.400
NORDESTE
832.514
348.900
MA
115.990
49.400
PI
47.958
20.600
CE
126.859
52.700
RN
46.987
19.900
PB
56.764
24.200
PE
141.368
58.000
AL
52.501
22.200
SE
34.108
14.300
BA
209.979
87.600
SUDESTE
1.152.058
470.600
MG
259.808
106.800
ES
52.825
22.000
RJ
222.831
90.700
SP
616.594
251.100
SUL
381.652
155.900
PR
153.944
62.900
SC
88.767
36.100
RS
138.941
56.900
CENTRO-OESTE
230.233
94.000
MS
42.246
17.600
MT
51.254
21.200
GO
93.236
37.200
DF
43.497
18.000
BRASIL
2.904.699
1.199.300













































Saúde Web

UNIFESSPA abre 89 vagas em concurso público

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) abriu edital n° 51/2014 de concurso público, visando o provimento de 89 cargos da carreira técnico-administrativa em educação para atuação na área administrativa. Do total de vagas abertas, 8 serão reservadas para pessoas com deficiência e 15 vagas para pessoas negras.

As chances são para candidatos de nível superior, técnico e médio, com salários de R$ 1.912,99 a R$ 3.138,70, acrescido de auxílio alimentação no valor de R$ 373,00. Os aprovados irão trabalhar nos campus de Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Felix do Xingu e Xinguara.

Cargos
- Nível médio: Assistente em Administração, Técnico de Laboratório nas áreas de Física e Química; Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Segurança do Trabalho e Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais;

- Nível superior: Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário/Documentalista , Contador, Economista, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Estatístico, Médico do Trabalho, Médico Veterinário, Pedagogo, Psicólogo, Secretário Executivo e Zootecnista.

Inscrições
As inscrições deverão ser feitas via internet, solicitadas no período entre 14h de 24 julho e 20h de 21 de agosto de 2014, no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br.
Taxas
A taxa de inscrição custa R$ 85,00 para os cargos de nível superior e R$ 75,00 para nível médio. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito por meio de boleto bancário até o dia 22 de agosto de 2014.

Provas
O concurso terá provas objetivas, aplicadas a todos os cargos, mais prova de títulos para cargos de nível superior. A prova objetiva será realizada nas cidades de Marabá/PA e Xinguara/PA, provavelmente, no dia 19 de outubro de 2014, de 8 às 12 horas, em locais a serem divulgados.

Gabaritos
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados até 48 horas após a realização da prova, no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de publicação do resultado final no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período.

Concurso Prefeitura de Douradina - MS

A Prefeitura de Douradina, no interior sul-matogrossense, tornou público o edital de processo seletivo nº 001/2014, que dispõe de 15 vagas imediatas, em cargos de níveis fundamental e superior. O certame oferece salário de até R$ 7.676,52, por jornadas de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.

Há vagas para biomédico, farmacêutico, fisioterapeuta, médico ginecologista/obstetra, odontólogo, agente administrativo, agente de saúde, auxiliar de enfermagem, coveiro e pedreiro. 

Sob a responsabilidade da empresa SIGMA Assessoria em Gestão Pública Ltda, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de julho de 2014, no site da organizadora (www.sigmams.com.br). Os valores das taxas de inscrição são de R$ 25,00, para nível elementar; R$ 35,00, nível fundamental e R$ 50,00 para cargos de nível superior. 

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 10 de agosto de 2014, na cidade de Douradina, em local e horário a serem informados no veículo de Imprensa Oficial do Município e no site www.sigmams.com.br. 

O certame é válido pelo período de 06 meses, prorrogável por igual período, se o Executivo Municipal julgar necessário.

Concurso Prefeitura de Brasilândia - MS

A Prefeitura de Brasilândia, no Estado do Mato Grosso do Sul, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014, com objetivo de preencher 215 vagas para todos os níveis de escolaridade. Os salários vão até R$ 1.668,60, por carga horária que varia de 4 a 8 horas diárias. O concurso será executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul – FAPEMS.

As oportunidades são para Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Creche, Cozinheiro, Bioquímico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Medico, Nutricionista, Odontólogo entre outros.

As inscrições podem ser feitas por meio do site www.fapems.org.br, até as 11h de 07 de agosto de 2014, mediante pagamento da taxa de inscrição cujo valor varia de R$ 40,00 a R$ 90,00 de acordo ao cargo almeijado.

A Prova Escrita Objetiva terá a duração de 4 horas e está prevista para  17 de agosto de 2014, em Brasilândia/MS. O período matutino será para os candidatos concorrentes às vagas de Nível Superior e Fundamental Completo e o  período vespertino para os candidatos concorrentes às vagas de Nível Alfabetizado, Nível Fundamental Incompleto e Nível Médio.

A divulgação oficial das informações referentes a este Concurso Público dar-se-á pela publicação de editais nos endereços eletrônicos www.fapems.org.br e www.brasilandia.ms.gov.br e no Diário Oficial do Município.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

FAMUC Contagem - MG divulga edital de processo seletivo

A Fundação de Assistência Médica de Urgência de Contagem - FAMUC, em Minas Gerais, abriu edital n° 01/2014 de processo seletivo, visando a composição de quadro reserva para contratações referente aos empregos públicos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, do quadro de pessoal da instituição.

O processo seletivo será realizado em sua totalidade pela FUNEC – Fundação de Ensino de Contagem. São ofertadas 96 vagas para esses cargos que exigem nível fundamental, por vencimento de R$ 950,00, acrescido de R$ 190,00 de adicional por insalubridade, em regime de 40 horas por semana.

As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão realizadas via internet, das 9h de 08 de setembro até às 19h (horário de Brasília) de 07 de outubro de 2014 (segunda-feira).

A FUNEC disponibilizará, para as pessoas que não têm acesso à internet, computadores para que possam realizar suas inscrições, nos endereços a seguir:

- Fundação de Ensino de Contagem - FUNEC, Av. João Cesar de Oliveira, nº 2415, Bairro Eldorado, Contagem/MG. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriado ou recesso).

O certame constará de duas etapas, sendo a primeira composta por prova objetiva e a segunda por prova de capacidade física. Os exames serão aplicados provavelmente em 26 de outubro de 2014, domingo, às 9h da manhã (horário de Brasília).

O candidato deverá apresentar-se no local de realização das provas 60 (sessenta) minutos antes do horário marcado para seu início, portando somente lápis preto, borracha e caneta azul ou preta, o comprovante definitivo de inscrição (disponibilizado no site www.contagem.mg.gov.br/concursos) e documento de identidade de valor legal, preferencialmente o apresentado no ato da inscrição.

O gabarito será divulgado na data prevista de 27 de outubro de 2014. Já o resultado final do certame será na data provável de 23 de dezembro de 2014.

Este certame terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Poços de Caldas - MG abre concurso público

A Prefeitura de Poços de Caldas, em Minas Gerais, através da empresa IMAM, lançou edital de concurso público nº 001/2014, para provimento de 74 postos profissionais, considerando a reserva de vagas para pessoas com necessidades especiais (PNE). A remuneração varia de R$ 22,72 por hora a R$ 9.895,25, de acordo com a jornada desempenhada, que poderá ser de 20h, 30h ou 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços Públicos, Borracheiro, Carpinteiro, Coveiro, Marceneiro, Operador de Veículos Pesados II, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal da ESF, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem da ESF, Técnico de Laboratório de Análises Clínicas, Bibliotecário, Contador, Médicos: Auditor/ Revisor, do Trabalho, Cardiologista, Clínico Geral, da ESF, Endocrinologista, Geriatra, Hematologista, Neurologista, Ortopedista, Plantonista, Psiquiatra, Radiologista/ Ultrassonografista e Médico Urologista.

As inscrições devem ser efetuadas de 16 de julho a 14 de agosto de 2014, no site www.imam.org.br. As taxas de inscrição variam entre R$ 29,00 a R$ 130,00, de acordo com a vaga pretendida.

Os inscritos serão submetidos às Provas Objetiva e Prática, de acordo com o método de avaliação escolhido por cada oportunidade.

As provas serão aplicadas na cidade de Poços de Caldas provavelmente nos dias 20 e/ou 21 de setembro de 2014. O dia, horário e local serão definidos no Cartão de Inscrição. O gabarito provisório para conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela Comissão de Concurso, até o 2º dia útil após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.pocosdecaldas.mg.gov.br. e www.imam.org.br.

A data, o horário e local para a realização da Prova Prática serão divulgados em data oportuna pela Comissão de Concurso, através de listas que estarão afixadas no Prédio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas - MG e publicadas no jornal que publica os atos oficiais do Município. Também poderão ser feitas consultas através da internet no endereço eletrônico do www.imam.org.br (clicar Concursos em Andamento/Prefeitura Municipal de Poços de Caldas-MG – Edital 001/2014/Informações do Concurso).

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.

Secretaria de Saúde – MG abre vagas para concurso

No Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Saúde do Estado (SES/MG), publicou os editais nº. 01 e 02/2014 de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 1.746 vagas de níveis médio e superior, para diversas áreas de formação.

Os salários oferecidos podem ser de até R$ 3.300,00, para o cumprimento de jornada laboral de até 40 horas semanais. Do total de oportunidades, 180 vagas ficam reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas, no período entre 22 de setembro e 26 de outubro de 2014, no site www.funcab.org ou em um dos seguintes postos de inscrição, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 12h e das 13h às 17h:

Infotec - Rua Getúlio Vargas, 17 – Centro, Alfenas/MG;

Brasil Games - Rua Cel.Teófilo, 221 - Centro, Barbacena/MG;

Point Games - Rua Caraça, 291B - Serra, Belo Horizonte/MG;

Daviprinter - Rua Macau Do Meio, 157 - Centro, Diamantina/MG;

Prohouse Lan House - Rua Paraíba, 463 - Centro, Divinópolis/MG;

Web Lan House - Rua Marechal Floriano, 24525, Governador Valadares/MG;

Pop Vídeo Ltda - Rua Paulo Affonso Tristão, 40 – Loja – Vivendas da Serra, Juiz De Fora/MG;

A Rangel - Rua Padre Eugênio, 202 – Santa Maria, Montes Claros/MG;

Nova Net Lan House - Rua Manoel Dias, 361 – Nossa Senhora das Graças, Patos De Minas/MG;

Passa Tempo - Rua Cel.Emílio Martins, 240 - Fátima, Ponte Nova/MG;

Center Play Lan House - Rua Adalberto Ferraz, 244 - Centro, Pouso Alegre/MG;

Dream Informática - Rua Antônio Alves Benjamim, 200 – Centro, Teófilo Otoni/MG;

Xumbim Lan House - Praça Nossa Senhora da Abadia, 30, Uberaba/MG;

C4 Lan House - Av. Belarmino Cotta Pacheco, 114 – Uberlândia/MG.

A taxa de inscrição terá o seguinte valor:
Nível médio: R$ 42,00;
Nível superior: R$ 53,00. 

Prova
O certame será composto de prova objetiva e discursiva.

As provas objetivas e discursivas estão previstas para 07 de dezembro de 2014, no período vespertino, com duração total de 4 horas, nas cidades mineiras de Alfenas, Barbacena, Belo Horizonte, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia.

Os locais e os horários das realizações das provas serão disponibilizados no Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP) no site da FUNCAB na data prevista de 24 de novembro de 2014. O gabarito será divulgado em até 2 dias após sua realização.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Os editais estão disponíveis nos links abaixo, juntamente com outras atualizações:

http://ww5.funcab.org/inicial.asp?id=271

http://ww5.funcab.org/inicial.asp?id=270