Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Uso de paracetamol para dor lombar pode não afetar o tempo de recuperação

O paracetamol é o analgésico de primeira linha recomendado para dor lombar aguda. No entanto, nenhuma evidência de alta qualidade apoia esta recomendação

O objetivo do estudo, publicado pelo The Lancet, foi avaliar a eficácia do paracetamol, tomado regularmente ou quando necessário, para melhorar o tempo de recuperação da dor, em comparação ao placebo, em pacientes com dor lombar.

Foi realizado um estudo “duplamente mascarado” (double dummy), controlado com placebo, multicêntrico, randomizado, em 235 centros de atenção primária em saúde, em Sydney, na Austrália, a partir de 11 de novembro de 2009 a 5 de março de 2013.

Os pacientes com dor lombar aguda foram alocados aleatoriamente em uma proporção de 1:1:1 para receber até quatro semanas de doses regulares de paracetamol (três vezes por dia, equivalente a 3990 mg de paracetamol por dia), doses de paracetamol usadas conforme a necessidade (tomadas quando necessário para alívio da dor; máximo de 4g de paracetamol por dia) ou placebo.

A aleatorização foi feita de acordo com um cronograma de randomização centralizado e preparado por um pesquisador que não estava envolvido no recrutamento de pacientes ou na coleta de dados. Pacientes e funcionários em todos os locais foram mascarados para a alocação de tratamento.

Todos os participantes receberam aconselhamento e foram acompanhados por três meses. O desfecho primário foi o tempo até a recuperação da dor lombar, com recuperação definida como um escore de dor de 0 ou 1 (em uma escala de dor de 0 a 10) sustentado por 7 dias consecutivos. Todos os dados foram analisados por intenção de tratar.

- 550 participantes foram designados para o grupo normal (550 analisados).

- 549 foram designados para o grupo com a necessidade da medicação (546 analisados).

- 553 foram designados para o grupo placebo (547 analisados).

O tempo médio para a recuperação da dor foi de 17 dias (IC 95% 14-19) no grupo normal, 17 dias (15-20) no grupo da necessidade e 16 dias (14-20) no grupo placebo (normal versus placebo hazard ratio 0,99; IC 95% 0,87-1,14; conforme necessidade vs placebo 1,05, 0,92-1,19; normal vs necessidade 1,05, 0,92-1,20). Não foram registradas diferenças entre os grupos de tratamento para o tempo de recuperação da dor (p ajustado= 0,79).

A adesão aos comprimidos (mediana de comprimidos consumidos por participantes por dia foi de no máximo 6; 4,0 [IQR 1,6-5,7] no grupo normal; 3,9 [1,5-5,6] no grupo da necessidade e 4,0 [1,5-5,7] no grupo placebo) e o número de participantes que relataram eventos adversos (99 [18,5%] no grupo normal, 99 [18,7%] no grupo da necessidade e 98 [18,5%] no grupo placebo) foram semelhantes entre os grupos.

Os resultados sugerem que o uso regular ou conforme a necessidade de paracetamol não afeta o tempo de recuperação da dor lombar em comparação com placebo e questiona o endosso universal do uso de paracetamol neste grupo de doentes.

O estudo foi financiado pelo Medical Research Council of Australia e pela GlaxoSmithKline Australia.

Ser amamentado pode reduzir riscos de doenças cardíacas

Getty Images
De acordo com uma nova pesquisa, o leite materno pode ser tão ou mais eficaz do que terapia com estatina

Ser amamentado quando bebê pode reduzir o risco de sofrer de doenças cardíacas no futuro, de acordo com uma nova pesquisa. O estudo também aponta que receber o leite materno por três meses ou mais diminui os riscos de desenvolver inflamações, que podem causar diabetes e outras doenças metabólicas. As informações são do Daily Mail. 

De acordo com o estudo, ser amamentado quando bebê reduz as quantidades da proteína C-reativa, ligada à obstrução das artérias e danos nos vasos sanguíneos. "Nós estamos analisando os efeitos deste fator nos níveis futuros da proteína, que é um biomarcador associado ao risco de doenças cardiovasculares e metabólicas", explicou Molly Metzger, da Washington University. 

"Ao comparar os efeitos da amamentação a longo prazo com os efeitos dos ensaios clínicos da terapia com estatina, descobrimos que o leite materno tem resultados tão ou mais efetivos", complementou.

Para chegar a esta conclusão, publicada no jornal Proceedings of the Royal Society B: Biologial Sciences, Metzger e sua equipe usaram dados do US National Longitudinal Study of Adolescent Health, que incluiu enquetes com os pais e amostras de sangue para medição da quantidade da proteína C-reativa. "Estes resultados evidenciam a importância de uma abordagem preventiva, que inclui, mas não se limita, à saúde pré-natal e à amamentação", explicou a especialista.

Outros estudos já sugeriram que altos níveis da proteína C-reativa podem ser um indicador de doenças cardiovasculares, mesmo em pessoas que não apresentam colesterol alto, uma das principais causas do entupimento das artérias.

Terra

Humanização: França abre bar de vinhos para pacientes de tratamento paliativo

Um bar de vinhos irá as portas em setembro perto do serviço de terapia paliativa de um hospital de Clermont-Ferrand (centro da França), com o objetivo de "animar o cotidiano difícil dos pacientes", informou o estabelecimento na sexta-feira

O objetivo desta iniciativa, "inédita" na França, é "reumanizar a vida dos pacientes, tornando mais agradável sua vida cotidiana e dando-lhes, ainda, o prazer de convidar e ser convidados", declarou à AFP a chefe do serviço de terapia paliativa do Hospital Universitário Clermont-Ferrand, doutora Virginie Guastella.

Os pacientes em tratamento paliativo "não estão todos em fase terminal", explicou a médica. Mas "com frequência perdem o entusiasmo" e muitos "são anoréxicos", razão pela qual dar a eles um vinho de má qualidade seria "uma heresia", prosseguiu.
A abertura do bar de vinhos também permitirá às famílias dos pacientes passar momentos agradáveis com eles, "em um espaço medicamente enquadrado".

"É um pequeno detalhe, mas pode fazer toda a diferença", explicou a médica, reforçando a importância de "melhorar o contexto de vida dos pacientes".

Uma adega conservará "as garrafas de vinho, assim como de champanhe, uísque e cerveja", explicou a doutora Guastella, que espera poder oferecer bons vinhos aos pacientes e a seus visitantes.

O hospital já recebe muitos donativos de patrocinadores e mecenas e a adega está sendo providenciada.

AFP / Terra

Tratamento com 'hormônio do amor' pode beneficiar autistas

Getty Images: Principal característica do autismo é a inabilidade de interagir em situações sociais
De acordo com uma nova pesquisa, a ocitocina ajuda a entender melhor as emoções e as expressões faciais 

A ocitocina, também conhecida como "hormônio do amor", pode ajudar pessoas com autismo, cuja principal característica é e a inabilidade de lidar com outros, a interagir mais em situações sociais. De acordo com os cientistas, o hormônio foi capaz de ajudar adultos a entender melhor as emoções e expressões faciais. As informações são do Daily Mail.

De acordo com a nova pesquisa, feita por cientistas japoneses da University of Tokyo, apenas uma dose do hormônio é capaz de aumentar a atividade da área do cérebro que processa as emoções. Até agora, o tratamento se mostrou eficaz em pacientes com autistmo altamente funcional, proporcionando mais habilidades de comunicação, mas os pesquisadores acreditam que também possa beneficiar os portadores de autismo clássico.

Para chegar a esta conclusão, a equipe analisou 40 homens com autismo altamente funcional que receberam ocitocina por meio de um spray nasal. Após 90 minutos, exames mostraram aumento da atividade da área do cérebro responsável por processar emoções. Em seguida, os pacientes receberam uma tarefa em que precisavam avaliar se um personagem de filme era bom ou mau por meio de sinais verbais e não verbais.

O resultado mostrou que a ocitocina realmente auxiliou os participantes a interpretarem melhor as ações dos personagens. "Os autistas com déficit em comunicação não-verbal e interação podem se beneficiar da ocitocina", concluiu Hidenori Yamasue, co-autor do estudo. O hormônio é produzido pelas mulheres durante a gravidez, o parto e a produção do leite para amamentação e já foi associado a tratamentos para pessoas com distúrbios sociais e de humor. O efeito da ocitocina em autistas pode ser percebido em cerca de 20 minutos, no entanto, mais estudos devem ser feitos para determinar por quanto tempo dura.

Terra

Plantago ovata para o intestino

Reprodução: Plantago ovata para o intestino
A plantago ovata, também conhecida como psilium, é uma planta com propriedades medicinais comprovadas no tratamento da obstipação intestinal (prisão de ventre ou constipação intestinal), agindo na regulação do trânsito intestinal, além de tratar outros problemas de saúde e auxiliar no processo de emagrecimento

Nativa da Europa, a planta espalhou-se pelo mundo devido à sua facilidade de adaptação e pode ser encontrada à venda em algumas farmácias de manipulação e em lojas de produtos naturais.

As propriedades da plantago ovata 

- Ação laxante;

- Estimulante;

- Antidiabética;

- Sudorífica.

Bom funcionamento do intestino e demais benefícios 
- A plantago ovata é indicada para o tratamento de prisão de ventre, intestino irritável, diverticulose, diarreias, hemorroidas e fissuras anais;

- Devido à sua capacidade de absorção da água, as fibras da psilium aumentam o volume das fezes, criando um “gel” que aumenta o tamanho do bolo fecal e contribuindo para o bom funcionamento de trânsito intestinal;

- Proporciona a sensação de saciedade e reduz a absorção de gorduras pelo intestino, auxiliando, assim, no processo de emagrecimento;

- Reduz os riscos de doenças cardiovasculares;

- Auxilia no tratamento de diabetes tipo 2;

- Controla a produção de gases intestinais;

- Reduz os níveis de colesterol e glicemia pós-prandial;

- Auxilia no tratamento da hipercolesterolemia.

Como utilizar a plantago ovata?
Para aproveitar os benefícios proporcionados pela planta, basta preparar um chá com as suas sementes.

Chá de plantago ovata
Ferva 3 gramas das sementes de psilium com 100 ml de água por cerca de 5 minutos. Deixe repousar até que se encontre em uma temperatura adequada para consumo, coe e tome até três vezes ao dia, antes das principais refeições, por pelo menos uma semana.

Efeitos colaterais e contraindicações
É muito importante ter atenção com a quantidade a ser consumida de plantago ovata, pois, em excesso – consumo diário e em mais de três doses ao dia -, a planta pode causar efeitos colaterais, como o aumento dos níveis de sódio no sangue. O consumo da plantago ovata é contraindicado para gestantes, lactantes, crianças menores de 12 anos de idade e pessoas que sofram com obstrução intestinal ou impactação fecal.

Além disso, a planta não deve ser utilizada junto com antidiarreicos e inibidores da motilidade intestinal, pois pode causar obstrução intestinal. Lembre-se sempre da importância de consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento, inclusive com medicamentos naturais!

remedio-caseiro.com

Dar à luz em São Paulo pode custar mais de R$ 20.000

Foto: Reprodução
Médicos não querem realizar parto pelo convênio pela baixa remuneração

Dar à luz pode custar muito caro, mesmo para quem tem plano de saúde. Não importa o tipo de parto, boa parte dos obstetras “cobra por fora” o procedimento por considerarem irrisórios os valores propostos pelas operadoras. O cenário piora no caso de parto normal, já que o especialista precisa ficar à disposição da mãe por muitas horas, constatou a gerente de vendas, Maria Cecília Vasconcelos, 33 anos, mãe de Joaquim, seis meses.

— A maioria dos médicos de convênios não quer fazer parto normal por não ter hora marcada e por poder demorar mais de 24h. Como optei pelo parto humanizado, desde o início da gravidez sabia que teria de procurar um médico particular.

Além dos R$ 400 mensais pelas consultas médicas para acompanhar a gestação, Maria Cecília desembolsou R$ 12.000 (sendo metade do obstetra e o restante dividido para a equipe) e R$ 1.500 pela doula (assistente de parto sem formação médica). 

Segundo ela, a parte hospitalar do Albert Einstein foi coberta pelo convênio.

Grávida de seis meses da segunda filha, a supervisora de marketing, Carolina Zuppone Munhoz, 35 anos, paga R$ 160,00 pelas consultas mensais — valor já com desconto de 50% por ser paciente antiga —, mas está inconformada com o reembolso do convênio para a realização do parto com o médico que acompanha o pré-natal.

— Optei pela mesma equipe médica da primeira gravidez há quatro anos, que na época fez tudo pelo plano de saúde. Agora, o obstetra cobrou R$ 7.000 a parte dele e R$ 5.000 para o restante da equipe. Dos R$ 12.000 que tenho que pagar, o convênio vai me reembolsar R$ 861,00. Acho muita sacanagem!

Devido a situação, Carolina entrou em um grupo de mamães na rede social Facebook e descobriu que este é o valor médio cobrado pelo procedimento em São Paulo e a maioria dos planos arca com menos da metade. No caso dela, menos de 10%.

— Ainda bem que posso pagar e não vou precisar procurar outro especialista, mas não estou contente com isso. Ainda vou tentar negociar com o médico.

Por causa do convênio, a mamãe de "segunda viagem" escolheu a Pró Matre para dar à luz Bruna, que deve nascer em novembro, mas se fosse pagar tudo do próprio bolso gastaria mais de R$ 20.000, com hospital e honorários médicos.

O que dizem os médicos?
Para a professora Libânia Paes, coordenadora do CEAHS — Pós Graduação em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde da Faculdade Getúlio Vargas, a discussão entre convênio, hospital e médico é antiga.

— Os planos realmente não remuneram o que o serviço vale, em geral cobrem apenas o custo do procedimento. Por isso, os profissionais precisam ter uma visão racional da administração do negócio para conseguir argumentar melhor com os planos, mostrando números reais.

Na explicação do médico Desiré Carlos Callegari, conselheiro federal do CFM (Conselho Federal de Medicina) pelo Estado de São Paulo, na maioria dos casos, os planos que cobrem os custos do parto “costumam oferecer o serviço com a equipe de plantonistas do hospital credenciado”. Dessa forma, cabe ao obstetra que acompanhou o pré-natal decidir se aceita fazer o procedimento pelo convênio ou não.

— É uma prática legal, até porque se o profissional ficar à disposição de todas as pacientes do plano não consegue nem tirar férias. Os bebês podem nascer a qualquer momento. Por conta disso, o CFM orienta que médico e gestante conversem antecipadamente e negociem. Só não adequado cobrar do convênio e da paciente ao mesmo tempo.

A baixa remuneração também desestimula os profissionais a trabalharem nesta área, aponta o obstetra César Eduardo Fernandes, diretor científico da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo).

— A crise nesse setor não se encerra com o fechamento das maternidades. Os médicos recém-formados também não querem entrar na obstetrícia, já que não vêm essa área como um ambiente amigável. Para aqueles que atendem convênios, o pagamento pelo parto varia de R$ 300 a R$ 400.

Embora não seja possível estimar o valor médio cobrado pelo mesmo procedimento por especialistas particulares (cada um tem o seu preço), Fernandes acredita que o parto realizado por um médico que acabou de sair da faculdade pode variar de R$ 2.000 a R$ 4.000, ou seja, 10 vezes mais que o plano de saúde reembolsa. No entanto, ele lembra que além do obstetra, são necessários mais quatro profissionais: auxiliar do médico, anestesista, enfermeira obstetra e neonatalogista (pediatra).  

— Caso nada mude neste setor, em curto e médio prazo a situação pode ficar bem pior do que está. 

Em nota, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) informou que "o valor do reembolso dos planos no caso de parto varia de acordo com o que for definido pelo contrato. A ANS não tem atuação direta junto aos prestadores de serviço”.

R7

Nada de medo! Saiba como se preparar para a 1ª consulta no ginecologista

O uso de anticoncepcional é outro tema muito
lembrado pelas pacientes no consultório, mas é importante conversar com o médico antes de iniciar o uso da pílula. — O profissional vai avaliar muitos fatores, entre eles o histórico médico e familiar da paciente, identificar condições que contraindicam o uso
de pílulas, seu perfil e qual pílula pode trazer mais benefíciosAlém de prevenir a gravidez, o médico lembra que as pílulas também podem amenizar a oleosidade da pele, melhorar
cabelo e unhas, não levar a ganho de peso, aliviar intensidade de cólicas e a
TPM
Foto: Thinkstock
Especialista dá dicas de como abordar o assunto

Você sabe qual é a idade ideal para ir ao ginecologista pela primeira vez? O que acontece dentro do consultório do médico? Preciso ir no mesmo ginecologista da minha mãe? Essas perguntas são apenas alguns exemplos dos questionamentos mais comuns que surgem na cabeça das meninas.

Para desvendar esse mistério e perder o medo de uma vez por todas, o ginecologista e obstetra Fábio Muniz, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, aborda o tema a seguir. 

O médico explica que geralmente as adolescentes vão acompanhadas das mães às consultas e devem ser respeitadas se quiserem conversar em particular, pois a consulta está sob sigilo. Apenas em situações de risco para a paciente, como suspeita de abuso ou doença grave, os pais ou responsáveis deverão ser comunicados.

Segundo o especialista, a idade ideal para a primeira consulta é entre 11 e 13 anos, período que coincide com a primeira menstruação.

― A primeira consulta é mais uma conversa sobre os assuntos relacionados ao desenvolvimento do corpo feminino, como menstruação, cólicas, início da vida sexual, prevenção de doenças entre outros assuntos de interesse da paciente.

Existe um medo ou timidez quando o assunto é o exame ginecológico, mas o médico tranquiliza as meninas.

― O exame físico poderá ou não ser realizado no primeiro contato, de acordo com a necessidade. Deverão ser examinadas as mamas ou o broto mamário com o objetivo de avaliar o desenvolvimento habitual, também palpamos o abdome para avaliar a presença de alguma massa ou ponto doloroso.

O exame ginecológico realizado constitui-se da inspeção da região genital, avaliação da pilificação (crescimentos dos pelos), desenvolvimento da vulva e dos lábios. Pode ser necessária a inspeção himenal, pois em alguns casos a paciente pode apresentar um hímen imperfurado, situação que leva a muita dor abdominal e ausência de menstruação.

Para as pacientes que não tiveram sua primeira relação sexual, não é utilizado o espéculo, explica o médico. Ele reforça que a consulta deve ser encarada com naturalidade, como um cuidado necessário à saúde. 

Uma dica é as filhas acompanharem as mães em suas consultas ginecológicas, o que pode contribuir "para desmistificar esse momento”.

O papanicolau é um exame no qual se usa uma haste parecida com palito de picolé ou um cotonete para colher células da região do colo uterino e avaliar se existe alguma manifestação atípica, e que poderia ser uma lesão pré-maligna. Nos casos em que a paciente é virgem, em geral, o exame não é necessário.

Outra dúvida de muitas pacientes é como saber ao certo o número de dias do ciclo menstrual, aponta Muniz.

— Os hormônios que controlam o ciclo de cada mulher são produzidos pelos ovários sob regulação de uma região do cérebro chamada hipotálamo. Normalmente, o ciclo tem a duração de 26 a 34 dias, variando de organismo para organismo. Consideramos o primeiro dia da menstruação como o início do ciclo, que é finalizado no primeiro dia da menstruação seguinte.

O uso de anticoncepcional é outro tema muito lembrado pelas pacientes no consultório, mas é importante conversar com o médico antes de iniciar o uso da pílula.

— O profissional vai avaliar muitos fatores, entre eles o histórico médico e familiar da paciente, identificar condições que contraindicam o uso de pílulas, seu perfil e qual pílula pode trazer mais benefícios.

Além de prevenir a gravidez, o médico lembra que as pílulas também podem amenizar a oleosidade da pele, melhorar cabelo e unhas, não levar a ganho de peso, aliviar intensidade de cólicas e a TPM.

R7

Crise na saúde: nascimento de bebês não vale o suficiente para pagar as contas de hospitais

Thinkstock: Maternidades não são lucrativas, avaliam especialistas
Maternidades de SP fecham as portas para investir em áreas médicas mais lucrativas

As futuras mamães paulistas não poderão mais escolher dar à luz no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, e no Stella Maris, em Guarulhos. Ambas as instituições anunciaram que vão substituir a maternidade pela ampliação de outras especialidades médicas, especialmente procedimentos de alta complexidade e, consequentemente, maior rentabilidade.

Para o obstetra César Eduardo Fernandes, diretor científico da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), “os hospitais não podem ficar com as contas no vermelho, mas acima de tudo são prestadores de serviços e precisam continuar atendendo a demanda da população”.

— Para os hospitais, compensa mais ter vagas para pacientes de alta complexidade, como o câncer, do que investir em leitos para maternidade, que são menos lucrativos. Dessa forma, os gestores dos hospitais não vêm mais atrativos em manter a maternidade.

Desiré Carlos Callegari, do CFM (Conselho Federal de Medicina), concorda com o colega e acrescenta que “como o custo da maternidade é muito alto e os convênios remuneram mal o serviço, a conta não fecha”.

—Os honorários do médico e os custos de maternidade precisam ser remunerados adequadamente para não haver desequilíbrio nas contas. Como a realidade atual não é essa, possivelmente outras maternidades vão seguir a mesma trajetória.

As instituições alegam que a população brasileira está envelhecendo e que serão necessários mais leitos para atender esse público. No entanto, Fernandes rebate a justificativa.

— Acho que criar espaço para esse novo panorama é muito sensato e importante, mas não consigo aceitar que para isso tenham que fechar as maternidades.

Nos últimos cinco anos, vários hospitais investiram na área de Oncologia porque é um “serviço que está em alta”, observou a professora Libânia Paes, coordenadora do CEAHS - Pós-Graduação em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde da Faculdade Getúlio Vargas.

— Antigamente, os hospitais investiam em serviços diferenciados e hotelaria das maternidades respondendo a uma demanda do mercado, mas hoje, com o aumento da expectativa de vida, surgiram outras necessidades. Mais do que o lucro, os hospitais buscam resultados positivos que servem como incentivo para novos investimentos.

Segundo Libânia, a área da saúde não pode parar no tempo. É preciso modernizar os departamentos, oferecer qualidade de atendimento, novas tecnologias e mão de obra especializada.

— Mas, para isso é preciso profissionalizar a gestão hospitalar para equilibrar as contas.  

O SUS (Sistema Único de Saúde) também não escapou da crise. Entre 2010 e 2013, 3.431 leitos públicos de obstetrícia foram desativados. No mesmo período, a quantidade de leitos privados e aqueles destinados aos beneficiários de planos de saúde caiu de 14.354 para 14.185. O levantamento é do CFM (Conselho Federal de Medicina). Embora a população esteja crescendo em velocidade menor, Callegari condena a diminuição de leitos, especialmente do SUS.

— Ainda temos 150 milhões de pessoas que dependem da rede pública de saúde e 50 milhões que usam o sistema suplementar. A situação é preocupante e já temos o caso da Santa Casa.

Em nota, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) informou que com o fechamento das maternidades, "os planos de saúde precisam oferecer alternativas para o atendimento das beneficiárias com a mesma qualidade e serviço prestado pelo hospital descredenciado".

R7

Concurso Prefeitura de Concórdia - SC

A Prefeitura de Concórdia, no estado de Santa Catarina, lançou o edital de concurso público nº 2/2014, que será executado pela empresa Click Soluções Técnicas, Administrativas e Pedagógicas Ltda. O certame tem o objetivo de preencher 27 vagas a serem ocupadas por profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por remunerações de até R$ 3.909,53. Alguns cargos têm direito a bonificações, que serão acrescidas ao salário.

As chances são para fisioterapeuta, técnico legislativo, enfermeiro, auditor fiscal, engenheiro civil, médico, entre outros. A jornada a ser desempenhada semanalmente varia de 20, 30, 35 ou 40 horas. São reservadas aos deficientes 5% das vagas, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

As inscrições estarão abertas no período de 16 de julho a 14 de agosto de 2014, e podem ser feitas através do site www.clicksolucoesinteligentes.com.br. O valor da taxa varia de R$ 40,00, R$ 50,00 e R$ 70,00, a depender do cargo pleiteado.

A realização da prova está prevista para 21 de setembro de 2014, com início às 8h e término às 12h, em local a ser publicado no edital de homologação das inscrições, provavelmente no dia 5 de setembro de 2014.

O gabarito e o caderno de questões da prova escrita serão disponibilizados no dia seguinte ao da aplicação das provas no portal da organizadora.

A validade deste Concurso será de 1 ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de Bandeirante - SC

A Prefeitura de Bandeirante, no estado de Santa Catarina, através do edital de concurso público n°003/2014, oferece 08 vagas de níveis fundamental, médio e superior. Os convocados assumirão os cargos de agente comunitário de saúde, auxiliar administrativo, orientador social, assistente social, bioquímico, coordenador do CRAS e farmacêutico.

O salário varia de R$ 875,23 a R$ 3.129,42, para o cumprimento de jornada de trabalho semanal de 40 ou 20 horas.

As inscrições estarão disponibilizadas de 14 de julho a 12 de agosto de 2014, pelo site http://www.alternativeconcursos.com.br, com taxa de inscrição no valor de R$ 60 a R$ 130, a depender do cargo pleiteado.

Os candidatos com inscrição homologada serão selecionados através de uma prova objetiva, com data de aplicação prevista para 06 de setembro de 2014, das 9h às 12h, na Escola Municipal Bandeirante, sito à Rodovia Padre Aurélio Canzi, Km 10, no Município de Bandeirante – SC.

O gabarito preliminar será informado no mesmo site da inscrição em 08 de setembro de 2014, enquanto o definitivo será publicado em 12 de setembro de 2014.

A validade do concurso será de dois anos e pode ser prorrogado por mais dois.

Fundo Municipal de Saúde de Otacílio Costa - SC abre vagas na saúde

O Fundo Municipal de Saúde de Otacílio Costa, em Santa Catarina, promove concurso público regido pelo edital de n° 02/2014, com a finalidade de preencher 03 vagas, as quais estão disponibilizadas para a função de Médico ESF, por salário de R$ 11.892,38, em jornada de 40 horas semanais. Do total de vagas abertas, 5% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

O cargo exige que os candidatos sejam portadores de certificado de nível superior com registro no respectivo órgão fiscalizador da profissão.

Estarão disponíveis no período de 31 de julho a 20 de agosto de 2014 as inscrições deste concurso, as quais podem ser feitas mediante acesso ao site www.infinityprovas.com.br. A taxa de participação no certame sai no valor de R$ 100,00.

Conforme publicação, a prova escrita está prevista para acontecer no dia 31 de agosto de 2014, com início às 09h e término às 13h.

Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados no dia 1º de setembro de 2014, pela internet, no sítio www.infinityprovas.com.br. No dia 05 de agosto de 2014, o Município de Otacílio Costa publicará o gabarito definitivo.

A validade deste concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Rosário do Catete - SE

A Prefeitura de Rosário do Catete, no estado de Sergipe, por meio da empresa Serviço de Processamento de Dados (SEPROD), vai realizar o concurso público regido pelo edital nº01/2014, com o objetivo de prover 17 vagas imediatas em cargos a ser ocupados por profissionais com escolaridade no ensino médio, médio/técnico e superior. Os vencimentos vão de R$ 722,07 até R$ 1.417,25, por jornadas de trabalho de 12 a 40 horas semanais, de acordo com a função a ser ocupada.

Os candidatos que forem classificados com colocação superior ao número de vagas imediatas oferecidas terão seus nomes incluídos em um cadastro de reserva, para convocação posterior, a depender da necessidade do órgão durante o período de vigência do concurso.

As oportunidades são para técnico em enfermagem, técnico em laboratório, atendente odontológico, agente comunitário de saúde (equipe PSF II, PSF III e PSF IV), agente de combate às endemias, assistente social, médico (clínico geral, plantonista e psiquiatra), enfermeiro, farmacêutico, farmacêutico/bioquímico e fisioterapeuta.

Os interessados deverão se inscrever pela internet, através do endereço eletrônico: www.seprod.com.br, de 21 de julho até 21 de agosto de 2014. A taxa é no valor de R$ 40,00 para nível médio/técnico e de R$ 60,00 para nível superior.

Serão reservadas 5% das vagas existentes para os candidatos portadores de deficiência em função compatível com a sua aptidão.
A classificação será feita mediante prova objetiva, prevista para ser aplicada no 14 de setembro de 2014. O local da prova será divulgado no dia 8 de setembro de 2014.

O gabarito para conferência dos candidatos será divulgado pela SEPROD, através do endereço eletrônico www.seprod.com.br, até o segundo dia útil após a realização das respectivas provas.

O resultado final estará disponível no dia 21 de outubro de 2014, no site da SEPROD e por meio de avisos e extratos de editais divulgados no quadro de publicações e avisos da prefeitura.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado o prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura de Rosário do Catete, por ato expresso do chefe do Poder Legislativo.

Concurso Prefeitura de Japaratuba - SE

A Prefeitura de Japaratuba, no estado de Sergipe, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014, com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior. O certame oferta 159 vagas para ampla concorrência, oito delas reservadas exclusivamente para candidatos portadores de deficiência. Os salários dos contratados variam de, acordo com a função a ser desempenhada, de R$ 724,00 a R$ 3.539,00, por jornadas de 20, 30 ou 40 horas trabalhadas por semana.

As vagas são nos cargos de assistente social, biblioteconomista, enfermeiro, engenheiro civil, fisioterapeuta, médico, agente de arrecadação, eletricista, mecânico, motorista, auxiliar de serviços gerais, pedreiro, vigia, agente de saúde, entre outros.

As inscrições podem ser feitas no período de 11 de agosto a 12 de setembro de 2014, através do site www.ibam-concursos.org.br.
Os valores das taxas de inscrição vão de R$ 30,00, para vagas do ensino fundamental; R$ 45,00, para as nível médio; e R$ 60,00, para os candidatos graduados.

Para os cidadãos que não dispõem de acesso à internet, serão disponibilizados microcomputadores conectados à rede no Posto de Atendimento, localizado na Avenida Dr. Octávio Aciole Sobral com Rua México (antiga Creche) Centro, Japaratuba/ SE, no horário de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. O intuito é viabilizar a inscrição de todos os interessados.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 09 de novembro de 2014. O local de realização das provas, além de ser divulgado nos sites www.ibam-concursos.org.br e www.japaratuba.se.gov.br, constará no cartão de confirmação de inscrição.

Os gabaritos estão previstos para serem publicados no primeiro dia útil após a aplicação da prova, nos sites já citados.

O concurso, que será executado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, através de ato assinado do Prefeito.

Concurso Unitins - TO para professores

A Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014, oferecendo oportunidades para candidatos de nível superior. O certame propõe 87 vagas para Professor, por remunerações de R$ 6.334,95 a R$ 7.348,53, em jornadas de 40 horas semanais. A organizadora é a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul FAPEMS.

As oportunidades são para os Cargos de Professor Universitário Mestre (III), Nível 1 e de Professor Universitário Doutor (IV), Nível 1.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto de 2014, através do site www.fapems.org.br, mediante ao pagamento da taxa de inscrição que varia de R$ 200,00 a R$ 250,00.

A aplicação das provas está prevista para o dia 31 de agosto de 2014, na cidade de Palmas - TO, em locais e horários a serem divulgados posteriormente nos sites www.fapems.org.br e www.unitins.br, e no diário oficial do estado do Tocantins.

O resultado com o total de pontos obtidos na prova será divulgado no locais já citados.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da UNITINS.

Prefeitura de Cuiabá - MT abre 51 vagas de empregos temporários

A Prefeitura de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, abriu edital de processo seletivo n° 001/2014, com o objetivo de preencher 51 vagas temporárias em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As inscrições vão até o dia 4 de agosto de 2014.

Os contratos terão validade de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, caso haja necessidade e interesse por parte do poder público municipal, desde que o contratado também não se oponha à renovação.

Com salários que variam de R$ 916,60 a R$ 2.500, as vagas disponíveis são para técnico de desenvolvimento de atividades sócio-trabalhista (com e sem habilitação em Libras), auxiliar de serviços gerais, agente de planejamento operacional, assistente de fiscalização, psicólogo, técnico do trabalho de nível superior II e agente de desenvolvimento local.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Trabalho, localizada na Travessa Celso Luiz Moraes de Almeida, nº 111, no bairro Poção, no período de 8h às 11h e 14h às 17h.

O processo seletivo se dará através da análise de currículo e entrevista presencial, que devem acorrer entre os dias 11 e 12 de agosto de 2014.

O edital com todas as informações do processo seletivo está disponível no Diário Oficial de Contas do dia 29 de julho de 2014.

Concurso Prefeitura de Farias Brito - CE

A Prefeitura de Farias Brito, no estado do Ceará, publicou edital n° 001/2014 de concurso público, com a intenção de preencher 139 vagas  de emprego, sendo 09 delas para pessoas portadores de necessidades especiais, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.673,00, com jornada desempenhada, que pode ser de 20h, 30h, 40 horas semanais, ou em forma de plantão, exercendo as atividades em 24 horas por semana.

O concurso será executado pela Universidade Regional do Cariri - URCA, através da Comissão Executiva do Vestibular – CEV.

As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de endemias, agente de trânsito, assistente social, auxiliar de administração, auxiliar de pedreiro, auxiliar de serviços gerais, biomédico, enfermeiro(a) plantonista, farmacêutico, fisioterapeuta, magarefe/abatedor, mecânico, motorista – categoria “d”, nutricionista, pedreiro, psicólogo, professor de ciências, professor em diversas áreas e demais cargos.

As inscrições serão realizadas das 8:00 horas do dia 13 de agosto até 20 de agosto de 2014, esclusivamente pela internet, no endereço eletrônico cev.urca.br/concursos. As taxas são de R$ 50,00 para cargos de nível fundamental, R$ 80,00 para nível médio e de R$ 120,00 para profissionais de nível superior.

O resultado das inscrições deferidas e indeferidas será divulgado no dia 28 de Agosto de 2014, através do site cev.urca.br/concursos, para que os candidatos possam consultar se a sua inscrição foi deferida.

No período de 10 a 14 de Setembro de 2014, o Candidato deverá acessar o site cev.urca.br/concursos, para obter seu Cartão de Identificação contendo data, horário e locais de realização das provas, o qual deverá ser impresso e apresentado no local de realização da prova.

O certame será realizado em duas Etapas, composto de Prova Escrita Objetiva, de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório; Prova de Títulos, de caráter classificatório; e Provas Prática de Direção Veicular e de Aptidão Física; de caráter eliminatório e classificatório, conforme previsto no Anexo II deste Edital, de acordo com o cargo escolhido.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 14 de setembro de 2014, com duração improrrogável de 04 horas, no município de Farias Brito/CE, em locais e horários a serem divulgados no Cartão de Identificação do Candidato. A divulgação do gabarito será na data prevista de 14 de setembro de 2014, às 20:00 horas.

O prazo de validade do concurso será de até dois anos, contados da data da homologação do resultado final do concurso, prorrogável por igual período, mediante ato devidamente justificado da autoridade competente.

Concurso Prefeitura de Palmas - PR

Foi divulgado o edital n° 01/2014 que rege o concurso público da Prefeitura de Palmas, no Estado do Paraná. O intuito é o preenchimento de vagas no quadro de servidores municipais, com chances para todos os níveis de escolaridade. Os salários podem chegar a R$ 14.623,20.

O concurso público será executado pelo FADCT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri. Das vagas destinadas ao cargo e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão reservadas aos portadores de deficiência.

Serão selecionados 340 profissionais, que poderão atuar em um dos seguintes cargos: Agente comunitário de saúde, Agente de Saúde, Agente de Trânsito, Assistente ao Educando, Assistente Social, Atendente de creche, Atendente de dentista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Arquivo, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Merenda e Cozinha, Auxiliar de Serviços Gerais– Fem, Auxiliar de Serviços Gerais– Masc, Auxiliar de Transporte Escolar, Bioquímico, Carpinteiro, Chapeador /Pintor, Contador, Desenhista, Eletricista de Veículos, Eletricista/Encanador, Engenheiro ambiental, Engenheiro Civil, Mecânico, Médico auditor, Médico Cardiologista, Médico Cardiologista Pediátrico, Médico Clínico Geral I, Médico Clínico Geral II, Médico de cabeça e pescoço, Médico Endocrinologista, Médico Endocrinologista Pediátrico, Médico ESF, Médico Ginecologista/Obstetra, Médico Infectologista, Médico legista, Médico Neurologista, Médico Oftalmologista, Médico Ortopedista/Traumatologista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra I, Médico Pediatra II, Médico Plantonista, Médico Pneumologista, Médico psiquiatra, Médico Urologista, Médico Vascular, Merendeira, Operador de Máquinas, Pedagogo, Pedagogo II, Pedreiro, Professor, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Professor de Inglês, Professor instrutor libras, Secretário Executivo, Técnico Administrativo, Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem, Técnico em informática, Técnico em radiologia, Técnico em Topografia e Vigia/Guardião/Zelador.

Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, solicitada no período entre 09 horas do dia 06 de agosto até 1º de setembro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF.

As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 150,00 de acordo com o cargo escolhido. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 02 de setembro de 2014.

As provas objetivas terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 28 de setembro de 2014. O resultado final das provas objetivas, provas práticas, de aptidão física e o resultado da prova de títulos serão publicados no Órgão Oficial do Município e divulgados na internet, nos endereços eletrônicos de inscrição e da Prefeitura (www.pmp.pr.gov.br).

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão publicados a partir das 19 horas do primeiro dia útil subsequente a realização da prova objetiva.

O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Tangará da Serra - MT abre vagas em seleção

A Prefeitura de Tangará da Serra, no estado de Mato Grosso, lançou edital de processo seletivo n° 001/2014, para ofertar 221 vagas nas funções de Agente Comunitário de Saúde – ACS e Agente de Combate às Endemias - ACE. Os aprovados receberão salários de até R$ 1.014,00 em regime de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão efetuadas pela internet, no site www.tangaradaserra.mt.gov.br, durante o período das 10h de 1º de agosto até às 14h de 15 de agosto de 2014.

Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição no terminal disponibilizado, na Prefeitura Municipal das 09:00 às 11:30 e das 13:30 às 16:00, na Avenida Brasil nº 2350-N, Jardim Europa Tangará da Serra – MT.
O certame será composto de prova objetiva, título e teste de aptidão física.

A prova objetiva será realizada na data provável de 31 de agosto de 2014, com início às 08h00 e término às 12h00 (horário local), em locais e horários que serão divulgados no mural da Sede Administrativa do município e nos sites www.tangaradaserra.mt.gov.br e www.diariomunicipal.com.br/amm-mt, a partir do dia 25 de agosto de 2014.

O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir do dia 02 de setembro de 2014, no mural da Sede Administrativa desta Municipalidade, no site www.tangaradaserra.mt.gov.br e no jornal oficial (AMM).

Será divulgado a partir do dia 17 de setembro de 2014, no mural da Sede Administrativa desta Municipalidade e nos sites www.tangaradaserra.mt.gov.br e www.diariomunicipal.com.br/amm-mt, a convocação com local e horário de realização do Teste de Aptidão Física – TAF.

A partir do dia 13 de outubro de 2014, será divulgado o resultado final do certame no mural da Prefeitura de Tangará da Serra, no site www.tangaradaserra.mt.gov.br, www.diariomunicipal.com.br/amm-mt e em jornal de circulação diária.

O prazo de validade do processo seletivo é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por período igual.

O edital foi divulgado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 01 de agosto de 2014.

Abertas vagas de estágio na Prefeitura de Bauru - SP

A Prefeitura de Bauru, no Estado de São Paulo, tornou público o edital nº03/2014, de processo seletivo, para credenciamento de 10 estagiários do ensino técnico e do superior. O certame está sendo realizado sob a responsabilidade do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

As vagas disponíveis são para as áreas de administração, ciências biológicas, educação artística (artes plásticas e visuais), educação física, enfermagem, história, jornalismo, psicologia, serviços sociais e técnico de informática.  A bolsa auxílio oferecida é de R$ 308,64, por jornada de 20 horas ou R$ 462,97, por jornada de 30 horas, mais vale compra no valor de R$ 19,00 e vale transporte.

As inscrições deverão ser efetuadas pessoalmente no CIEE, situado à Rua Virgílio Malta, nº10-5, no Centro de Bauru, das 8h às 17h30, do dia 14 a 22 de agosto de 2014, apenas em dias úteis.

Em cumprimento a legislação, portadores de necessidades especiais terão reservadas 5% das vagas existentes, das que vierem a surgir ou forem criadas durante a validade desse processo seletivo.

A classificação ocorrerá mediante prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 5 de setembro de 2014, às  9h, na Faculdade Anhanguera, na Avenida Moussa Nakhal Tobias nº 3-33.

O gabarito será divulgado no dia 9 de setembro de 2014 e o resultado final será homologado pela Prefeitura e publicado no Diário Oficial do Município.

Informações referentes a esse seletivo serão passadas através do Diário Oficial de Bauru, que será disponibilizado no endereço eletrônico: www.bauru.sp.gov.br e no CIEE.

O certame será válido por um ano, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por mais um ano, de acordo com a Administração Pública.

Concurso Prefeitura e SAAE de Bom Jesus do Itabapoana - RJ

A Prefeitura Municipal e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do Município de Bom Jesus do Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro, divulgaram edital n° 001/2014 para realização de concurso público objetivando preencher vários cargos vagos em diversas áreas da administração direta e indireta. Há 395 vagas fde emprego público no total, com oportunidades para candidatos de todos os níveis de formação escolar e vencimentos variados entre R$ 711,90 e R$ 2.755,99.

O concurso será realizado sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes – Noroeste Concursos. Cinco por cento das vagas, serão reservadas para pessoas com necessidades especiais.

Cargos
A Prefeitura Municipal oferece vagas para os seguintes cargos: Advogado (3), Agente Administrativo I (15), Agente de Endemias (20), Assistente Social (10), Atendente de Creche (5), Auxiliar Administrativo I (27), Auxiliar Odontológico (4), Biólogo (1), Bioquímico (1), Borracheiro (1), Carpinteiro (2), Cirurgião Dentista (12), Contador (4), Cozinheiro (4), Coveiro (2), Eletricista (1), Enfermeiro (12), Enfermeiro de Saúde Mental (1), Engenheiro Agrônomo (1), Engenheiro Civil (1), Farmacêutico (4), Fiscal Ambiental (1), Fiscal de Obras e Posturas (2), Fiscal de Tributos (3), Fiscal de Transportes (4), Fiscal Sanitário (1), Fisioterapeuta (1), Fonoaudiólogo (3), Guarda Ambiental (2), Jornalista (1), Mecânico de Máquinas Pesadas (1), Médico nas especialidades de Angiologia (2), Cardiologia (2), Clínica Geral (2), Dermatologia (2), Endocrinologia (2), Gastroenterologia (2), Geriatria (2), Ginecologia (2), Oftalmologia (2), Ortopedia (2), Otorrinolaringologia (2), Pediatria (4), Médico PSF (10), Psiquiatria (2), Sanitarista (1), Urologia (2); Monitor de Esportes (1), Monitor Educador (1), Motorista "C" (2), Motorista "D" ou "E" (3), Músico Terapeuta (1), Nutricionista (5), Operador de Máquinas Pesadas (1), Orientador Educacional (2), Orientador Pedagógico (15), Professor de Educação Infantil (10), Professor de Ensino Fundamental (5), Professor de Libras (1), Professor de Jornada Integral (5), Professor de Atendimento Educacional Especializado (1), Professor de Artes (1), Professor de Ciências Biológicas (1), Professor de Educação Física (3), Professor de Geografia (1), Professor de História (1), Professor de Inglês (1), Professor de Português (1), Professor de Matemática (1), Professor de Música (1), Psicólogo (5), Secretário de Escola (8), Soldador (1), Supervisor Escolar (1), Técnico Agrícola (2), Técnico de Alimentação (1), Técnico em Contabilidade (3), Técnico em Controle Interno (3), Técnico em Enfermagem (25), Técnico de Farmácia (2), Técnico de Informática (1), Técnico de Laboratório (2), Técnico em Agroindústria (1), Terapeuta Ocupacional (1), Vigia (3) e Agente Comunitário de Saúde (69).

Já o SAAE tem oportunidades para Auxiliar Administrativo I (1), Eletricista (1), Motorista "C" (1), Operador de Estação de Tratamento de Água (8) e Técnico de Contabilidade (1).

Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas única e exclusivamente, pela internet no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br até 08 de Setembro de 2014. A taxa de inscrição custa R$ 30,00 para cargos de nível fundamental e médio e R$ 55,00 para nível superior.

Provas
O concurso será composto de prova escrita objetiva para todos os empregos, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório e prova de títulos para todos os empregos de nível superior, de caráter seletivo, classificatório.As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Bom Jesus de Itabapoana/RJ nos dia 22 e 23 de novembro de 2014, em locais a serem divulgados nos endereços eletrônicos www.bomjesus.rj.gov.br e www.noroesteconcursos.com.br.

Validade
A validade do certame será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Concurso Prefeitura de Iraí - RS (II)

A Prefeitura de Iraí, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital de concurso público regido pelo nº 001/2014. Com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, o certame propõe 55 vagas de emprego por salários que vão de R$ 724,00 a R$ 2.673,00, por jornadas de 20 ou 40 horas por semana.

As oportunidades são para os cargos de Agente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Creche, Engenheiro Civil, Escrevente, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Motorista, Professor, Operador de Máquinas Rodoviárias, Técnico em Agropecuária, entre outros.

As inscrições serão aceitas até 31 de agosto de 2014, através do site www.objetivas.com.br. Os valores da taxa de inscrição variam de R$ 50,00 para nível fundamental, R$ 80,00 nível médio e R$ 120,00 nível superior.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 12 de outubro de 2014, em horário e local a serem divulgados no edital de homologação das inscrições previsto para ser publicado no dia 13 de setembro de 2014.

Os candidatos aos cargos de Motorista e Operador de Máquinas serão submetidos a prova prática que pode ser aplicada na mesma data da prova objetiva ou em data a ser informada por edital.

Já os candidatos ao cargo de professor será avaliado também por prova de títulos, que deverão ser encaminhados, via postal, em data a ser informada, para o endereço da Objetiva Concursos LTDA - Rua Casemiro de Abreu, 347 - Bairro Rio Branco - CEP 90.420.001 - Porto estado do Rio Grande do Sul.

O Concurso, que será executado pela empresa Objetiva Concursos, terá validade por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Iraí.

Prefeitura de Iraí - RS promove processo seletivo

A Prefeitura de Iraí, no estado do Rio Grande do Sul, tornou público mais um edital, desta vez de processo seletivo, regido pelo nº 001/2014. Com oportunidades para candidatos de níveis fundamental e médio, o certame propõe 08 vagas, com salários de R$ 724,00, por jornadas de 40 horas por semana.

As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Monitores do PIM e Visitadores do PIM.

As inscrições serão aceitas até o dia 31 de agosto de 2014, efetuadas através do site www.objetivas.com.br. Os valores da taxa de inscrição vai de R$ 50,00 até R$ 120,00.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 12 de outubro de 2014, em horário e local a serem divulgados no edital de homologação das inscrições previsto para ser publicado no dia 20 de setembro de 2014.

O certame que será executado pela empresa Objetiva Concursos, terá validade por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Iraí.

Prefeitura de Treze Tílias - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Treze Tílias, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo regido pelo nº 01/2014, com oportunidades de emprego para candidatos de nível superior, objetivando preencher 01 vaga no cargo de nutricionista.
O salário oferecido é de R$ 2.875,39, por jornada de 40 horas trabalhadas por semana.

As inscrições podem ser feitas no período de 04 de agosto a 03 de setembro de 2014, através do site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), responsável pela execução do certame: www.ibam-concursos.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00.

Os candidatos serão submetidos à prova escrita, prevista para ser aplicada no dia 28 de setembro de 2014, às 9h. O local de realização dos exames será divulgado no site www.ibam-concursos.org.br, provavelmente a partir do dia 17 de setembro de 2014.

Os gabaritos estão previstos para serem divulgados no dia 29 de setembro de 2014, nos sites www.ibam-concursos.org.br, www.trezetilias.sc.gov.br e no mural de atos da Prefeitura de Treze Tílias/SC.

O Processo Seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.

Concurso Prefeitura de Barra Bonita - SP

A Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, Estado de São Paulo, através da empresa OM Consultoria Concursos Ltda, publicou edital de concurso público n° 03/2014, tendo como objetivo o provimento de 4 vagas para os cargos de Ginecologista e Médico do Programa da Saúde da Família, por salários de até R$ 7.530,00 em jornada de 10 ou 20 horas semanais.

Inscrições
Os interessados deverão se inscrever no site www.omconsultoria.com.br, com início no dia 04 de agosto até 18 de agosto de 2014 (horário de Brasília). A taxa de inscrição é de R$ 72,00.

Provas
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa escrita, com pelo menos 5 dias de antecedência.

Validade
O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Nova Santa Rosa - PR

A Prefeitura de Nova Santa Rosa, no estado do Paraná, publicou edital n° 01/2014 de concurso público, com a finlaidade de preencher 05 vagas nos cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Dengue, ambos com salário de R$ 1.014,00 e jornadas de trabalho de 40h semanais.

O concurso será executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL.

O pedido de inscrição poderá ser efetuado a partir das 10 horas do dia 06 de agosto até 21 de agosto de 2014, via internet, no endereço eletrônico www.fauel.org.br.

As inscrições também poderão ser realizadas junto à Biblioteca Municipal, sito á Avenida Horizontina, 1.876 – Centro, CEP: 85930-000, Nova Santa Rosa, Estado do Paraná, Horário de atendimento: 8:00 -11:30 e 13:30 -17:00, em dias úteis, onde será disponibilizado um computador com acesso á rede mundial de computadores para os candidatos que necessitem do mesmo.

O pagamento do valor da taxa de inscrição, no valor de R$ 60, deverá ser efetuado até o dia 22 de agosto de 2014.

A prova objetiva será aplicada em data provável de 21 de setembro de 2014, na cidade de Nova Santa Rosa, Estado do Paraná, em locais e horários a serem divulgados em Edital Específico. O gabarito será divulgado na data prevista de 22 de setembro de 2014.

O concurso público tem validade de dois anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Vitória - ES abre vagas em editais de processo seletivo

A Prefeitura de Vitória, no estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Administração - SEMAD divulgou os editais nº. 010, 011 e 012/2014 para a realização de processo seletivo em caráter urgente, concernente à contratação temporária de 25 profissionais nas funções de Enfermeiro, Farmacêutico, Auxiliar de Enfermagem, Assistente Social e Nutricionista. A remuneração varia entre R$ 973,20 e R$ 2.844,08, por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.

Ficam reservadas 5% do total das vagas disponibilizadas para contratação temporária na função a ser ocupada, cujas atribuições da função sejam compatíveis com a deficiência.

A inscrição será realizada exclusivamente pela internet, no site www.vitoria.es.gov.br/processos-seletivos, até 06 de agosto de 2014.

Após o preenchimento da ficha de inscrição via internet, o candidato deverá obrigatoriamente imprimir o comprovante de pedido de inscrição em processo seletivo, anexá-lo ao envelope (lacrado e identificado) e entregá-los nos dias 11 e 12 de agosto de 2014, das 12h30 às 17h, no Auditório Zemar Moreira Lima, bloco B, 4º pavimento - Palácio Municipal – Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, Bento Ferreira, Vitória – ES.

Editais disponíveis no site www.vitoria.es.gov.br.

Vagas de estágio abertas na Prefeitura de Pilar do Sul - SP

A Prefeitura de Pilar do Sul, no estado de São Paulo, abriu edital de processo seletivo nº. 02/2014, com a finalidade de contratar estagiários de nível superior e do ensino técnico. A remuneração devida aos aprovados é de R$ 478,27, considerando o desempenho de 30 horas semanais, sendo acrescido ainda de auxílio transporte no valor de R$ 40,00.

As chances são para os estudantes dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia da Computação, Educação Física, Gestão em RH, Fisioterapia, Geografia, História, Jornalismo, Logística, Letras, Marketing, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Secretariado, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Técnico em Administração, Técnico em Farmácia, Técnico Enfermagem e Técnico em Informática.

Os candidatos devem estar matriculados do primeiro ao penúltimo semestre do curso, em instituições conveniadas com o CIEE.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 22 de agosto de 2014, pelo site www.ciee.org.br. Os inscritos serão submetidos à prova objetiva, composta por questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.

A prova objetiva será aplicada na data prevista de 24 de agosto de 014, das 09:00 às 11:00h, na Escola Municipal Prof ª Maria de Lourdes Oliveira, na Rua Prof ª Isaura Costa e Silva, 21, Centro - em Pilar do Sul/SP. A classificação final será divulgado na data prevista de 29 de agosto de 2014.

O resultado final será válido por 12 meses, contado a partir de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Tarabai - SP

A Prefeitura de Tabarai, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público regido pelo nº 02/2014. Com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, o certame propõe 26 vagas mais cadastro de reservas, com salários que vão de R$ 724,00 a R$ 11.000,00, por jornadas de trabalho de 40 horas por semana.

As oportunidades são para os cargos Pedreiro, Trabalhador Braçal, Operador De Máquinas/Patroleiro, Escriturário, Telefonista, Motorista, Secretario, Enfermeiro, Médico, Engenheiro Ambiental, entre outros.

As inscrições serão aceitas no período de 04 a 12 de agosto de 2014, através do site www.cmmconcursos.com.br. Os valores das taxas de inscrições vão de R$ 30,00 até R$ 60,00.

As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 24 de agosto 2014, no horário das 9h. O local será divulgado em edital próprio, divulgado no site www.cmmconcursos.com.br.

Os candidatos aos cargos de Motorista, Motorista de Gabinete e Operador de Máquinas/Patroleiro serão submetidos à prova prática que provavelmente ocorrerá na mesma data da prova objetiva, em local e horário a serem divulgados em Edital próprio ou no teor do Edital de Homologação das Inscrições.

O gabarito com os resultados será disponibilizado no site www.cmmconcursos.com.br, provavelmente na segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova.

O certame, que está sob a responsabilidade da empresa CMM Assessoria e Consultoria em Gestão Pública LTDA, será válido pelo período de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração. 

Cuidados na alimentação do paciente que sofreu um infarto

É melhor que essas pessoas evitem carnes vermelhas, embutidas, leite integral e óleo de coco 

Por Dr. Roberto Navarro

Estima-se que no Brasil 300 mil pessoas por ano recebam o diagnóstico de infarto agudo do coração, segundo estatísticas atuais. E o mais preocupante é que homens abaixo de 40 anos e mulheres estão também ocupando uma parte destes novos casos, o que antigamente era uma exceção. Fatores como tabagismo, sedentarismo, histórico familiar de cardíacos, elevação do colesterol, diabetes e má alimentação sempre foram contribuintes para engordar estas estatísticas. 

Além dos medicamentos prescritos pelo cardiologista e de um acompanhamento rigoroso e periódico com este especialista, como deve ser a alimentação deste grupo de pessoas? Será necessária alguma mudança? Sem dúvida que sim, pois a chance de um novo infarto provavelmente aumentará com a persistência de uma dieta inadequada. 

Vamos então aos fatos. Um estudo conhecido como Inter-Heart concluiu que uma alimentação mais rica em verduras, legumes e frutas, pelo menos 400 gramas por dia, somando todos eles, é capaz de diminuir os riscos de doenças cardíacas, pelo menos o primeiro infarto. Isto nos faz crer que provavelmente pode contribuir para diminuir o risco de um novo episódio (reinfarto), embora poucos estudos foram publicados para afirmar esta prevenção secundária.  

Alimentos que devem ser evitados
Outra questão importante é o papel do tão falado "colesterol ruim" (LDL) como desencadeador do "entupimento" dos vasos sanguíneos levando ao infarto agudo do miocárdio. Uma parte do colesterol ruim que circula pelo nosso sangue vem de alguns alimentos que ingerimos e logicamente evitá-los faz parte da estratégia nutricional, sendo eles: 

- Leite integral, queijos amarelos (cheddar, prato, muçarela, parmesão, meia cura, gouda, emmental, gruyére, provolone), requeijão integral, catupiry e manteiga.

- Embutidos como bacon, mortadela, salame, presunto, linguiça.

- Carne vermelha, pele de frango, carne de porco.

- Óleo de dendê e óleo de coco.

- Gordura hidrogenada (trans) utilizada na fabricação de sorvetes, molhos prontos, recheios de bolachas e pães doces e margarinas também elevam o colesterol ruim. Nas frituras também se forma a gordura trans. 

Alimentos que devem ser consumidos
Vale lembrar que as fibras ajudam no controle do colesterol, pois diminuem sua absorção no intestino. Vários estudos apontam que a consumo de 25 gramas por dia de fibras pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Mas aonde elas estão presentes? As melhores fontes são: vegetais folhosos, alface, rúcula, agrião, escarola, couve e outras. Aqui uma observação: pacientes em uso de medicamento anticoagulante não devem exagerar no consumo de vegetais verde escuros, pois a vitamina K presente nos mesmos pode afetar o efeito desta medicação. Outras fontes de fibras: legumes, cereais integrais (pães integrais, aveia, arroz integral, etc), casca de frutas como maçã, pera, goiaba entre outras. Aliás, existe um ditado americano que diz que quem come uma maçã por dia visita menos o cardiologista. 

A gordura poli-insaturada ômega 3 também tem sido considerada "protetora" das artérias do coração e são muito bem vindas na dieta do paciente infartado. Estão presentes em peixes como salmão, atum, arenque, sardinha, cavala. No reino vegetal são encontradas no óleo de linhaça (ou mesmo nas sementes moídas), semente de chia, oleaginosas e algumas algas marinhas. 

Sabe-se também que o colesterol só se torna "ruim", ou seja, passa a ter o poder de entupir nossos vasos sanguíneos quando ele se "oxida", sendo então fundamental aumentar o teor de nutrientes antioxidantes no cardápio do dia a dia dos pacientes cardíacos. 

Os principais nutrientes antioxidantes são: vitamina C, presente em boas quantidades na laranja, limão, goiaba, tangerina, kiwi e acerola, vitamina E, encontrada no azeite extravirgem, abacate, gérmen de trigo, selênio, castanhas, amêndoas e avelãs, carotenoides, presente nas cores dos vegetais como cenoura, tomate, abóbora, manga, berinjela, cebola roxa, gojiberry, mirtilo, entre outros. Outros alimentos como a soja também se mostraram eficientes na diminuição do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, segundo alguns estudos. 

Para encerrar fica a dica de que a prevenção ainda é o melhor caminho para diminuirmos a chance de termos um infarto do coração. Atividade física frequente e supervisionada (pelo menos 150 minutos por semana), manter o peso em níveis adequados, não fumar e nem abusar do álcool, ter uma alimentação saudável como a descrita acima e fazer exames médicos periódicos ainda são as atitudes mais eficientes que podem evitar as doenças cardiovasculares. 

Minha Vida

Ejaculação retardada: conheça as causas e os tratamentos

Disfunção sexual que atrasa o orgasmo precisa de auxílio médico

A prevalência parece ser baixa: aproximadamente 5% dos homens apresentam ejaculação retardada em algum momento da vida, de acordo com os médicos. "No entanto, acreditamos que esse número seja muito maior, já que a maioria dos homens tem vergonha de procurar ajuda", afirma o urologista Milton Skaff, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Segundo o médico, essa disfunção sexual pode ter causas tanto psicológicas quanto físicas, mas é possível reverter a situação com tratamento individualizado.

Atraso do orgasmo
Ao contrário da ejaculação precoce, a retardada ocorre quando o homem demora muito para ejacular durante a relação sexual - ou até não consegue (problema chamado de anejaculação). No entanto, a ereção do pênis e desejo sexual existem.  

Milton Skaff conta que o tempo médio para que a ejaculação aconteça durante o sexo é em torno de cinco minutos, mas é possível controlar e prolongar conscientemente esse tempo. "No caso da ejaculação retardada, entretanto, esse atraso não é consciente- o homem quer chegar ao orgasmo e não consegue, mas o tempo vai variar para cada um", comenta. 

O problema pode não trazer malefícios diretos à saúde, mas prejudica a qualidade de vida masculina. "Há um impacto na autoestima e na autoconfiança, o que pode gerar dificuldades no relacionamento amoroso", comenta o urologista Milton. Ele conta que a disfunção sexual pode ser temporária, principalmente quando as causas são psicológicas. "Ainda assim, é fundamental conversar com o seu médico para esclarecer e identificar melhor o problema", aconselha.  

Causas psicológicas
Na maioria das vezes, a deficiência de ejaculação é causada por fatores psicológicos. Um determinado problema que cause tensão, estresse ou medo no homem é capaz de interferir no organismo e prejudicar o orgasmo. "Pode ser desde um trauma na infância que repercute na idade adulta até o medo de engravidar por conta da relação sexual", exemplifica o urologista e andrologista Cláudio Gorga, da Unimed Paulistana. 

Confira alguns motivos:  

- Culpa/ansiedade por motivos religiosos

- Medo de engravidar

- Estresse

- Traumas na infância ou fase adulta

- Tensão durante o ato sexual por motivos diversos

- Preferência da masturbação à relação sexual. 

Masturbação influencia?
Em alguns casos, sim. Muitos dos homens que apresentam ejaculação retardada numa relação sexual, não conseguem ejacular normalmente ao se masturbar. "Há pacientes, principalmente os mais jovens, que têm preferência por masturbação em vez do ato sexual e não conseguem sentir prazer suficiente para ejacular durante a relação", comenta Milton Skaff. Segundo o urologista, este comportamento pode estar muito ligado ao nervosismo e à ansiedade da relação sexual, da pressão para ter um bom desempenho ou do fato de ter que chegar ao orgasmo junto com outra pessoa. 

Também podem existir situações em que o homem - sobretudo adolescente, que ainda não teve muita experiência sexual - está acostumado a se masturbar fazendo uma pressão excessiva com a mão. Na hora da relação sexual, pode ser que a pressão da penetração vaginal sobre o pênis seja menor do que a realizada com as mãos, dificultando o estímulo no homem para chegar ao orgasmo e ejacular.

Causas orgânicas
Entre as causas orgânicas mais comuns, está o uso constante de medicamentos antidepressivos. "É comum este tipo de medicação causar retardo ou mesmo grande dificuldade ejaculatória", explica Cláudio Gorga. O envelhecimento também é outro fator influente. "Conforme a idade avança, há uma diminuição da sensibilidade do pênis, afetando a facilidade de atingir um orgasmo", esclarece o urologista Milton. 

Os fatores orgânicos que mais estão relacionados são:

- Abuso de álcool e drogas;

- Diabetes;

- Uso de antidrepressivos e outros medicamentos específicos;

- Esclerose múltipla;

- Distúrbios hormonais;

- Lesões neurológicas;

- Problemas decorrentes do envelhecimento. 

Tratamento individualizado
Uma vez levantadas as causas da ejaculação retardada, o médico deverá fazer um tratamento específico, com ou sem medicamentos, dependendo dos motivos que levaram à disfunção. "Geralmente, é preciso fazer um trabalho que vai envolver diferentes especialidades. Tanto o urologista quanto psicólogo ou especialidades médicas de alguma doença específica - como um endocrinologista no caso de diabetes", comenta Milton Skaff. 

O terapeuta sexual também é um ótimo profissional para ajudar a melhorar a relação, principalmente quando a ejaculação retardada atinge um estado que causa frustrações para o casal. "Também é preciso trabalhar a autoestima e a autoconfiança, além de identificar possíveis motivos que causem estresse e tensão no homem", complementa o urologista Milton.

Minha Vida 

Mulheres se cuidam mais que homens, mostra estudo

Homens apresentam maior IMC, pressão arterial e consumo de álcool. Mulheres só os superam em sedentarismo e estresse

Um estudo da SulAmérica com 240 empresas de 10 setores avaliou os hábitos e comportamentos de trabalhadores dos sexos masculino e feminino. Conclusão: os homens apresentaram os piores índices de cuidados com a saúde em oito das 12 variáveis consideradas, enquanto as mulheres manifestaram piores níveis em apenas dois quesitos.

A comparação aponta que os homens, ou 25 mil entrevistados, ficou com maior porcentagem crítica em IMC (64,3%), pressão arterial (24,3%), glicemia (4,4%), tabagismo (10,1%), consumo de álcool (4,2%), diabetes (1,9%), hipertensão (9,1%) e Escore de Framingham (93,2%). Já as mulheres, ou 16.327 pessoas, apresentaram taxas de sedentarismo (70,6%) e estresse (49,4%) mais elevadas.

Ambos os sexos tiveram índice de colesterol total e risco de infarto e AVC praticamente iguais.

Para o superintendente de gestão de saúde da SulAmérica, Gentil Alves, o estudo indica que as mulheres se preocupam mais com prevenção e hábitos saudáveis do que homens, e que o público masculino está mais propenso a doenças e que precisa de orientação para desenvolver práticas salutares.

Perfil
Os ramos de atividade econômica que tiveram a maior concentração do público masculino foram construção (71,8%), transporte (70,9%), comércio (69,6%), indústria da transformação (69,2%), outros serviços (54,3%), atividades administrativas (53%), informação e comunicação (52,9%) e atividades profissionais (50,6%). Do outro lado, o público feminino é maioria nos setores de saúde (61,7%) e atividades financeiras (56,4%).

A versão completa do estudo
Saúde Ativa - Ramos de Atividade Econômica pode ser encontrada neste link.

Saúde Web