Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Excesso de soja pode inibir absorção de nutrientes e antecipar puberdade

A soja virou umas das "queridinhas" de praticamente todas as dietas da moda. Por seu alto valor proteico, as pessoas que praticam atividades físicas e buscam uma alimentação mais saudável tentam colocá-la em praticamente todas as refeições, consumindo-a na forma de salada, queijo, suco e leite

Mas o consumo em excesso do vegetal pode trazer riscos à saúde, já que ele possui compostos que inibem a absorção de nutrientes no organismo, além de fitoestrógeno, similar ao hormônio feminino que pode antecipar a puberdade em meninas.

Segundo a nutricionista da Associação Brasileira de Nutrição Alessandra Paula Nunes, "a forma de preparo, cozida ou fermentada, é que traz benefícios à saúde. Quando consumida crua, apresenta fitato, que inibe a absorção de alguns minerais como cálcio, magnésio, ferro, cromo e zinco".

Mas a soja pode ser sim uma grande aliada da vida saudável, já que "pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, além de controlar a glicemia, reduzir os níveis de colesterol total no sangue, da fração ruim do colesterol (LDL) e de triglicérides", ressalta Nunes.

Hormônio
A soja possui fitoestrógeno, ou seja, ela tem uma composição molecular que lembra muito o hormônio feminino, o estrógeno. Por conta disso, muitos médicos receitam para mulheres que estão na menopausa uma dieta com o consumo do vegetal, pois ele poderia ajudar a controlar e reduzir os sintomas, como por exemplo os fortes calores seguidos de mal-estar.

Entretanto, o alimento não é suficiente para tratar casos de queda expressiva do hormônio no organismo e não previne qualquer mal-estar da menopausa se consumido anteriormente ao problema. Além disso, a soja atua na absorção do cálcio e, em longo prazo, pode ajudar a provocar osteoporose, anemia e desnutrição.

Segundo o endocrinologista do hospital São Luiz Morumbi Luis Eduardo Calliari, o uso em excesso do vegetal é preocupante, pois ele pode atuar como um desregular endócrino.

"A soja é um alimento a mais dentro da oferta que temos disponível, mas o que temos de estudos não permite que a gente a utilize em grandes quantidades, por conta de riscos que ainda são pouco conhecidos e dos benefícios questionáveis", pondera Calliari.

De acordo com a médica doutorada em endocrinologia pela Universidade de São Paulo Claudia Chang, também deve-se ficar atento com o uso em excesso de derivados de soja por crianças e adolescentes em período de pré-puberdade.

"As crianças que têm alergia a lactose e fazem o uso muito grande de derivados de soja podem ter algum comprometimento hormonal. (...) As meninas podem entrar em processo de puberdade mais cedo, como o desenvolvimento da mama antes da idade. (...) Nos meninos é mais raro, e [a soja] teria de ser consumida em uma quantidade muito grande", alerta a médica.

Soja fermentada é melhor
A cultura oriental consome soja diariamente em forma de molhos como shoyu, a 'sopa' missô e o queijo tofu. Mas o vegetal passa por um processo de fermentação, que destrói as toxinas naturais presentes.

Sem ter o costume, o brasileiro inseriu a soja de uma hora para outra em sua rotina alimentar e de maneira exacerbada. Isso ajudou a ocorrer outro problema: a prevalência de alergia alimentar.

De acordo com a nutricionista clínica e funcional do hospital Albert Einstein Fabiana Carvalho de Sousa, o consumo em excesso de um determinado alimento, mesmo que de maneiras diferentes, em grãos ou leite, por exemplo, pode levar a uma rejeição do organismo.

"A alergia alimentar não existe só quando a pessoa come um alimento pela primeira vez e dá a reação alérgica. E sim, pelo consumo aumentado do alimento", diz.

Além disso, a soja possui uma proteína muito íntegra, isto é, de difícil digestão, que pode levar a pessoa a ter desconfortos físicos, como inchaço, e até algo mais sério no sistema digestivo, completa Sousa.

A quantidade recomendada de soja são de 25 a 30 gramas por dia, o que equivale a 1/2 colher de sopa cheia  de grãos ou 1 fatia pequena de tofu. A literatura recomenda o consumo de soja apenas para crianças acima de 2 anos (abaixo dessa idade, só por orientação médica).

UOL

Conheça cada tipo de embalagem de alimento

Getty Images
Compare vidro, aço, alumínio, entre outros tipos, e saiba como evitar os riscos à saúde 

Nas prateleiras do mercado, o que não falta são embalagens. De plástico fosco ou transparente, vidro, alumínio, aço, papelão ou feita com outros materiais, é difícil saber qual conserva melhor cada tipo de alimento. Algumas têm como pilar a praticidade, como os biscoitos em embalagens individuais, enquanto outras prezam mais pela apresentação, como por exemplo, o azeite envasado na embalagem de vidro que fica na mesa durante as refeições. Em comum, todos os tipos precisam garantir que o alimento ali conservado será consumido em perfeitas condições.

"A embalagem é pensada para manter a integridade total do alimento desde a sua distribuição até o final do prazo de validade", explica a diretora executiva da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), Luciana Pellegrino. Segundo ela, a embalagem está atrelada diretamente a questão de saúde pública, sendo responsável por preservar a qualidade nutricional dos alimentos e o seu frescor.

O problema é que as embalagens também escondem seus mistérios. Como saber, por exemplo, que tipo de embalagem é melhor para conservar carnes? Ou então, o que aponta que uma embalagem pode trazer perigos à saúde do nosso organismo? Isso mesmo, de protetoras de alimentos, elas podem agir como verdadeiras guardiãs de fungos e bactérias, causando prejuízos enormes ao organismo. 

A primeira dica a gente entrega já: nunca compre alimentos que estejam em uma embalagem rompida! "No momento em que a embalagem foi aberta, o produto lá dentro já está em processo de degradação", alerta Luciana Pellegrino. Hoje em dia, o lacre está cada vez mais visível para que o consumidor repare se ele está rompido. Além disso, verifique sempre a data de validade dos produtos.

Logo abaixo confira saiba quais tipos de embalagens são os mais adequados conforme o tipo de alimento e os cuidados na hora de comprá-las:  

1. Vidros
Os vidros são excelentes para preservação do alimento e embalam bem conservas que necessitam de tratamento térmico para melhor preservação, como palmitos, azeitonas e picles, além de molhos, água mineral, sucos concentrados e bebidas alcoólicas. "A embalagem de vidro é excelente barreira contra formação de gases e odores, qualidade alcançada quando a tampa oferece boa vedação", expõe o professor Carlos Alberto Rodrigues Anjos, especialista na área de embalagens da Faculdade de Engenharia de Alimentos, Unicamp.

Embalagem de aço ou vidro?
E no caso de alimentos que são envasados em diferentes tipos de embalagens, como o azeite? Como saber qual é a melhor opção? No caso do azeite de oliva extra-virgem, o alimento é preservado tanto na embalagem de aço quanto no vidro, mas cada uma tem uma diferença apresentação. "A lata de azeite é mais usada na cozinha para preparo de alimentos e o vidro de azeite mais utilizado na mesa para tempero", ressalta a diretora executiva da ABRE, Luciana Pellegrino.

Já a coloração da embalagem de vidro pode fazer diferença no que diz respeito à qualidade nutricional do azeite. O alimento é encontrado em embalagens de vidro transparente ou vidro escuro, em geral esverdeado. De acordo com a engenheira de alimentos da Associação Brasileira das Embalagens de Aço (ABEAÇO), Thais Fagury, a cor escura funciona como barreira total à entrada da luz. Essa medida é importante porque preserva melhor os compostos antioxidantes encontrados no azeite, substâncias que trazem benefícios à saúde do organismo.

Já no caso de conservas, como o palmito, as duas embalagens são eficientes e fornecem a proteção necessária para a conservação. "O fato de o vidro ser transparente deixa o consumidor mais tranquilo na hora da decisão de compra, pois está visualizando o produto", expõe o engenheiro de alimentos Carlos Aberto Rodrigues Anjos.

Cuidados na hora da compra
Lembre-se sempre de verificar se o lacre e a tampa estão firmes e sem evidências de violação, se os frascos estão com vazamentos e trincados ou com indícios de ferrugens nas tampas metálicas, alerta o professor Carlos Alberto dos Anjos.

E para guardar? "Como os vidros são transparentes, a luz pode afetar muitos dos alimentos, fazendo-os perder a cor e, consequentemente, o aroma e sabor", alerta o engenheiro de alimentos Carlos Alberto Rodrigues Anjos. Conserve sempre ao abrigo da luz e em ambientes frescos e ventilados. No entanto, naquelas regiões do país de clima quente, o melhor seria guardar na geladeira, mesmo que ainda fechados, originalmente.  

2. Plástico
Essa embalagem é ideal para conservar produtos comercializados em temperaturas baixas e que não necessitam de tratamento térmico para sua conservação. "Em alguns casos especiais, sucos de frutas são acondicionados em temperaturas mais elevadas em embalagens plásticas apropriadas para isso. Os mais comuns são: leite, iogurtes, achocolatados, sucos concentrados, refrigerantes, águas minerais, óleos comestíveis, molhos, café solúvel, maionese, dentre outros", explica Carlos Alberto dos Anjos. Segundo o professor da Unicamp, o plástico tem substituído outros materiais de embalagens mais tradicionais em alguns produtos, por ser mais prático, leve, reciclável, seguro e ter menor custo em comparação às embalagens mais tradicionais.

"Mas, certamente, os derivados de tomate, como o ketchup, barbecue, e outros molhos em embalagens de vidro oferecem maior prazo de validade, quando comparados com às embalagens de plásticos", afirma o professor. Por isso, atente-se à validade nos rótulos!

Cuidados na hora da compra

Observe muito bem a integridade da embalagem, o lacre, veja se não há vazamentos, trincas ou rachaduras e possíveis abaulamento da embalagem. "Todos esses aspectos aceleram a degradação do alimento", afirma o engenheiro de alimentos Carlos. 

3. Alumínio
Atualmente, o maior uso desse material é para embalar bebidas a gás, refrigerantes e cervejas, patês e algumas conservas de pescados, expõe o especialista Carlos Alberto dos Anjos.

Sabe aquela preferência nacional pelo refrigerante da garrafinha de vidro em vez de ser na latinha de alumínio? Tem a ver com o fato de o vidro ser impermeável e demorar anos para interagir de forma química com o conteúdo da embalagem. Sem falar que por apresentar menor porosidade quando comparado ao alumínio, ele deixa escapar menos gás carbônico, quando aberta. Por outro lado, as latinhas de alumínio gelam mais facilmente, só que quando entram em contato com temperaturas elevadas, as partículas voláteis presentes ali se agitam e fazem o gás carbônico sair de forma mais rápida, alterando o sabor.

Cuidados na hora da compra

Verifique, principalmente, vazamentos, a integridade do lacre danos, como amassamentos na região da tampa. 

4. Sachês Praticidade é a palavra-chave para as embalagens do tipo sachê. Alimentos como sal, açúcar, cremes, geleias, doces, molhos, temperos, derivados de leite, queijos fundidos estão disponíveis nessa embalagem. "São produtos que vem em porções ou doses unitárias que apareceram para facilitar a vida moderna. São feitos de materiais laminados transparentes ou opacos que fazem barreira para os gases, vapores e luz, garantindo a boa conservação dos produtos. Em geral, devem ser fáceis de abrir, usar e descartar", diz o professor da Unicamp Carlos Alberto dos Anjos.

Uma vantagem dos sachês é que como trata-se de uma embalagem individual, você não tem que guardar o alimento e preocupar-se com a preservação do que "sobrar". Você abre, consome e descarta a embalagem, guardando os outros sachês na caixa em que vieram. Itens de geladeira como queijos e molhos, devem ser preservados em temperaturas baixas, enquanto não são consumidos. Já opções não perecíveis, como açúcar ou cappuccino em pó em sachês, podem ser conservados em temperatura ambiente. As condições de ambiente em casa significam em locais frescos, ao abrigo da luz e ventilado, preferencialmente.

Cuidados na hora da compra
A embalagem deve ser fácil de abrir através de um picote próprio. Fique atento. Há risco de degradação do alimento se houver vazamentos, sujeira ou enrugamentos na embalagem.

5. Aço
As embalagens de aço são ótimas para conservar alimentos como pescados, milho verde e ervilha, além de leite em pó, café solúvel, sucos concentrados, dentre outros. "As embalagens que melhor preservam os alimentos são aquelas que funcionam como barreira total a entrada da luz, oxigênio e ações do meio externo. Tudo o que está dentro não sai e tudo o que está fora não entra. Esta é uma característica única das embalagens metálicas, latas de aço ou alumínio", ensina a engenheira de alimentos Thais Fagury.

A embalagem de aço é uma das melhores opções para envasar alimentos. A lata de aço, assim como outras embalagens metálicas, preserva 100% as propriedades nutricionais e o sabor dos alimentos. Outra que preserva bastante é o vidro escuro. Não existe a necessidade de conservantes ou aditivos químicos. Já existem no mercado produtos cozidos no vapor e embalado com aço em que o sódio não é adicionado. "O sal, que é um conservante natural, muitas vezes é acrescentado por causa do paladar brasileiro e não por necessidade de conservação do produto", explica a engenheira de alimentos da ABEAÇO.

Segundo Thais, o prazo de validade pode chegar a até cinco anos e a maioria dos enlatados é cozida dentro da própria lata de aço. "O processo de fabricação destrói os micro-organismos e elimina em 99% os resíduos de pesticidas. A lata de aço possui, hoje, uma película interna flexível, que evita o contato do produto com o metal até mesmo em caso de amassamento, não havendo qualquer alteração no conteúdo no caso de lata amassada. A embalagem de aço é 100% reciclável e retorna infinitas vezes para o processo de fabricação de novo aço", conclui a especialista.

Cuidados na hora da compra

Nas latas de aço, o consumidor deve verificar se as embalagens não estão violadas e se as embalagens não estão estufadas, isso significa mau processamento do alimento, alerta Thais Fagury.

Além disso, alguns estufamentos podem ser devido à entrada de ar na embalagem, consequentemente, com contaminação e aparecimento de bolores e leveduras. "Caso a embalagem esteja estufada no momento da compra, é mais conveniente não adquirir e, numa atitude de segurança, informar ao estabelecimento comercial", alerta o professor da Unicamp Carlos Alberto Rodrigues Anjos.

6. Tetra Pak
A embalagem preserva bem alimentos líquidos sem gás, pastosos e até doces, que incluem: sucos, leites, creme de leite, extrato de tomate, molhos em geral, leite condensado, goiabada, achocolatados, dentre outros. "A Tetra Pak proporciona boa conservação de alimentos, principalmente de líquidos", diz o engenheiro de alimentos Carlos Alberto dos Anjos. São embalagens mais leves e facilmente descartadas através da reciclagem. As versões mais modernas proporcionam uso de tampas e desenhos mais apropriados para escoamento quase que total do seu conteúdo.

Cuidados na hora da compra

Nessas embalagens, amassamentos podem danificar as áreas de fechamento e provocar vazamentos. As tampas devem estar em bom estado e sem violação, estufamento, rasgamento e evidências de violação. A embalagem que apresentar sujeira aparente também deve ser evitada. 

7. A vácuo
A aplicação de vácuo elimina o oxigênio do interior das embalagens protegendo melhor os produtos, principalmente aqueles que apresentam níveis de gordura elevados e que podem sofrer alterações por crescimento de fungos e bolores. De acordo com o especialista em embalagens, Carlos Alberto dos Anjos, trata-se de um sistema de embalagem de custo mais elevado, porém de melhor proteção em relação aos mesmos produtos acondicionados sem vácuo.

"Peças de carnes bovina, suína e outras, mais nobres são oferecidas no mercado em embalagens a vácuo que, além de melhorar a qualidade por proporcionar certa maturação, mantém o sabor e aroma bem próximos do natural. Outros produtos congelados também podem utilizar embalagens a vácuo, como massas prontas e alguns vegetais minimamente processados", enumera o engenheiro de alimentos.

Cuidados na hora da compra
Verifique se a embalagem mostra ausência completa de ar em seu interior, caso contrário, não adquirir! A presença de vazamentos e rasgamentos podem ser indícios de problemas no manuseio e comprometem a integridade do alimento. E na hora de guardar? Os legumes a vácuo, por exemplo, principalmente aqueles minimamente processados, devem estar sempre na geladeira, em embalagens que protejam da perda de umidade e devidamente fechados.

8. Papelão
É uma embalagem das mais antigas, podendo ser utilizada para diversas aplicações e não entra em contato direto com os alimentos. É ideal para conservar alimentos secos. Muitos tipos de massa não cozidas vem nesse tipo de embalagem, assim como biscoitos.

Cuidados na hora da compra
Caixas de papelão não devem estar úmidas, rasgadas, e ou ser utilizadas indevidamente para produtos para os quais não foi concebida, por exemplo - caixas de papelão para produtos de limpeza ou higiene serem utilizadas para guardar alimentos em geral. O excesso de umidade em papelão pode desenvolver muitos tipos de fungos e mofos nocivos à saúde, se for utilizado indevidamente.

Depois da compra, certifique-se de guardar os produtos em embalagens de papelão, como o macarrão no armário! Depois de abrir a embalagem, o mais indicado é colocar a quantidade que sobrou em um pote de vidro para proteger melhor o alimento da umidade.

Minha Vida

Lei que proíbe uso de jalecos fora das unidades hospitalares é sancionada em MG

Divulgação: Estabelecimentos devem garantir cumprimento da norma
Norma vai compor o Código de Saúde de Minas Gerais

Foi sancionada nesta terça-feira (5) a Lei nº 21.450, de 2014, que proíbe a utilização de jalecos fora das unidades de saúde. 

A determinação, assinada pelo governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado.

A nova lei acrescenta o inciso 1 ao artigo 83 do Código de Saúde de Minas Gerais. 

O projeto 65/11 é de autoria do deputado Fred Costa (PEN) e foi aprovado pelo Plenário, em 2º turno, no dia 15 de julho deste ano.

O objetivo da nova regra é garantir que os estabelecimentos sujeitos à fiscalização sanitária zelem pela correta utilização de vestimentas de biosseguraça e equipamentos de proteção individual dos profissionais, que não devem ser usados fora do ambiente de trabalho.

R7

Chá de fitolaca – Benefícios e propriedades

Reprodução: Phytolacca decandra
A fitolaca, de nome científico Phytolacca decandra, é uma planta herbácea ou subarbustiva pertencente à família das Phytolaccaceae, e que é popularmente conhecida por uma série de outros nomes, tais como caruru-açi, erva-dos-cachos, uva-turca, fitolaca americana, dentre outros

Nativa do continente americano, aparece desde os Estados Unidos até a Argentina e é encontrada por todo o Brasil, principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul e pode atingir até 4 metros de altura.

A planta possui um avermelhado caule ereto, folhas grandes que se afinam nas extremidades e numerosas flores brancas. É comumente encontrada em áreas abertas, ao longo de cercas, campos e florestas limidas.

Devido às suas propriedades, as folhas e raízes da fitolaca são largamente utilizadas na medicina popular.

O suco das bagas da planta tem sido usado como pigmento, tinta e como agente de coloração para vinhos; as pequenas e novas folhas são enlatadas e vendidas com a denominação “poke salet”.

As propriedades medicinais da fitolaca 

- Depurativa;

- Anti-inflamatória;

- Antirreumática;

- Purgativa;

- Emenagoga;

- Laxante leve.

Os benefícios e as indicações de uso
A fitolaca proporciona benefícios no tratamento dos casos de artrite e reumatismo crônicos, edemas, sarna, dismenorreia, obesidade, câncer de pele, sífilis e dermatofitose.

Como utilizar a fitolaca?
Para aproveitar os benefícios desta planta, basta preparar um chá.

Chá de fitolaca
Adicione duas colheres de sopa da erva em um litro de água e apague o fogo assim que a água alcançar fervura. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Após esse período, coe e beba, de duas a três xícaras ao dia.

Efeitos colaterais e precauções
A ingestão das folhas maduras, frutas não cozidas, sementes e raízes da fitolaca pode causar distúrbio gastrointestinal, gerando uma severa toxicidade.

Uma quantidade inferior a 10 frutas cruas da planta podem intoxicar um adulto, causando vômitos, náusea, diarreia, espasmo estomacal, tontura e cefaleia que duram de 24 a 48 horas.

As folhas adultas cruas e as sementes da fitolaca são altamente tóxicas e venenosas, por isso, devem ser mantidas longe de crianças, já que é comum a ingestão acidental por elas.

*Lembre-se que a automedicação pode ser muito perigosa, por isso, sempre consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento, inclusive com medicamentos naturais.

remedio-caseiro.com

Homem suspeito de contrair ebola está isolado em hospital da Arábia Saudita

AP: Arábia Saudita pode ter seu primeiro caso de ebola confirmado nos próximos dias
Sangue do suposto infectado já foi enviado para um laboratório internacional 

Autoridades de saúde da Arábia Saudita estão examinando um paciente com suspeita de ter contraído o vírus do ebola. 

O Ministério da Saúde árabe afirmou que já tomou as medidas de precaução necessárias e que o homem está em isolamento em um hospital especializado do país.

Segundo informações do site britânico DailyMail, o sangue do suposto infectado já foi enviado para um laboratório internacional que está trabalhando ao lado da OMS (Organização Mundial de Saúde) para confirmar possíveis casos da doença.

O porta-voz do ministério também anunciou que estão temporariamente suspensas as emissões de vistos para residentes dos países que estão sofrendo com o surto de ebola (Serra Leoa, Guiné e Libéria).

R7

Aplicativos: Saúde CAIXA

Saúde CAIXA- Busque e localize os credenciados do Saúde CAIXA diretamente no seu smartphone e visualize o trajeto até o credenciado mais próximo. 

 - Armazene a lista de credenciados para consulta offline. 

 - Utilize o cartão digital do beneficiário na rede credenciada. 

- Localize rapidamente telefones úteis para situações de emergência ou para contato com o Saúde CAIXA. 

Gratuito
Ao instalar, você concorda com Termos de uso e outros termos 

instalar

Distribuidor Caixa Econômica Federal  

Tamanho do download  
2 MB  

Última atualização  
09/07/2014  

Versão 
1.0.0.0  

Funciona com 

- Windows Phone 8.1

- Windows Phone 8

- Windows Phone 7.5 

Aplicativos necessários

- serviços de localização

- serviços de dados

- teclado numérico do telefone

- HD720P (720x1280)

- WVGA (480x800)

- WXGA (768x1280) 

O que é isso?  

Idiomas suportados (1) 

Prefeitura de Campinas - SP (II)

A Prefeitura de Campinas (SP) está com dois concursos abertos para preencher 471 vagas no serviço público local. A maioria dos postos de trabalho é para a área da saúde que, com o déficit de profissionais, oferece 412 oportunidades para médicos de várias especialidades. O segundo concurso é para profissionais de diversas áreas, do meio ambiente a cultura. Os editais com dos dois processos seletivos podem ser consultados no Diário Oficial do Município. 

As inscrições para o concurso serão feitas exclusivamente pela internet, no período de 1º de julho a 18 de agosto para médicos, e de 1º de julho a 31 de julho no geral. No texto do edital, os candidatos poderão conferir o calendário previsto dos concursos, além de verificar a necessidade, de acordo com a vaga, de realizar prova prática complementar à prova objetiva e à avaliação psicológica. Dúvidas poderão ser esclarecidas diretamente com a empresa responsável pelo concurso pelo email caipimes@uol.com.br ou pelos telefones (11) 4224-4834/ 4221-4552/ 42393272.

Médicos
No caso do edital de saúde, são oferecidas vagas para anestesiologia (2), cardiopediatria (1), cirurgia geral (5), cirurgia torácica (2), clínica geral (180), clínica médica (20), ginecologia e obstetrícia (50), hematologia e hemoterapia (2), homeopatia (1), medicina de família e comunidade (60), medicina do trabalho (3), medicina intensiva adulto (4), medicina intensiva pediátrica (1), nefrologia (1), neurologia (3), neuropediatria (1), oncologia clínica (2), pediatria (50), pneumologia (1), psiquiatria (20), radiologia e diagnóstico por imagem (3).

Para médicos, a remuneração, com o prêmio produtividade, pode chegar a R$ 10,7 mil, segundo a Secretaria de Recursos Humanos. O salário base varia de R$ 2.205,11 a R$ 6.615,42, de acordo com a carga horária; já o prêmio produtividade, de R$ 333 a R$ 4.174,95, de acordo com a jornada e o local de trabalho. Além disso, os servidores com carga horária superior a 20 horas semanais também tem direito ao auxílio alimentação de R$ 680.

Geral
Já o segundo edital prevê 59 vagas, sendo agente operacional - geral (10), condutor de veículos e máquinas - emergência (20), condutor de veículos e máquinas - geral (5), técnico em enfermagem - instrumentação (5), técnico em radiologia - geral (10), enfermeiro - motolância (5), especialista cultural e turístico - museologia (1) e especialista em meio ambiente - biologia (3).

O valor da inscrição varia de R$ 28 a R$ 62. Já os salários variam de R$ 1.417,57 a R$ 4.567,78. Os profissionais aprovados e admitidos também receberão o auxílio alimentação de R$ 680 e também terão direito ao vale transporte, segundo a Prefeitura.

Fonte: www.concursos.com.br

Concurso Prefeitura de Campinas - SP

A Prefeitura de Campinas (SP) publicou, na edição desta segunda-feira (30) do Diário Oficial do município, um edital de concurso público com 412 vagas para médicos de diversas especialidades. Por meio da assessoria de imprensa, o secretário de Saúde, Cármino de Souza, disse que esse é o número necessário para zerar a falta de profissionais nas unidades.

As inscrições para o concurso serão feitas exclusivamente pela internet, no período de 1º de julho a 18 de agosto. Atualmente, os pronto-atedimentos do Campo Grande e Anchieta são os mais deficitários, principalmente nos fins de semana, segundo a Prefeitura. De acordo com a Secretaria de Saúde, o programa Dr. de Plantão minimizou o problema, principalmente em clínica médica e saúde mental.

O concurso aberto nesta segunda-feira é o segundo na gestão do prefeito Jonas Donizette (PSB). Em 15 de março do ano passado, foi iniciado processo seletivo para 243 profissionais de diversas especialidades. Apesar disso, o déficit não foi zerado e a administração municipal precisou fazer seleções emergenciais para diminuir as lacunas nas escalas.
Especialidades

O edital oferece vagas para anestesiologia (2), cardiopediatria (1), cirurgia geral (5), cirurgia torácica (2), clínica geral (180), clínica médica (20), ginecologia e obstetrícia (50), hematologia e hemoterapia (2), homeopatia (1), medicina de família e comunidade (60), medicina do trabalho (3), medicina intensiva adulto (4), medicina intensiva pediátrica (1), nefrologia (1), neurologia (3), neuropediatria (1), oncologia clínica (2), pediatria (50), pneumologia (1), psiquiatria (20), radiologia e diagnóstico por imagem (3).

Segundo a Secretaria de Recursos Humanos, a Prefeitura não tem mais concursados para convocar nessas especialidades. Para alguns cargos, além da prova objetiva e da avaliação psicológica, também haverá prova prática.

Para médicos, a remuneração, com o prêmio produtividade, pode chegar a R$ 10,7 mil, informou a Prefeitura. O salário base varia de R$ 2.205,11 a R$ 6.615,42, de acordo com a carga horária; já o prêmio produtividade, de R$ 333,00 a R$ 4.174,95, de acordo com a jornada e o local de trabalho. Além disso, os servidores com carga horária superior a 20 horas semanais também tem direito ao auxílio alimentação de R$ 680,00.
Outro concurso

Na edição desta segunda-feira também foi publicado edital para um concurso com 59 vagas, sendo agente operacional - geral (10), condutor de veículos e máquinas - emergência (20), condutor de veículos e máquinas - geral (5), técnico em enfermagem - instrumentação (5), técnico em radiologia - geral (10), enfermeiro - motolância (5), especialista cultural e turístico - museologia (1) e especialista em meio ambiente - biologia (3).

O valor da inscrição varia de R$ 28,00 a R$ 62,00. Já os salários variam de R$ 1.417,57 a R$ 4.567,78. Os profissionais aprovados e admitidos também receberão o auxílio alimentação de R$ 680,00 e também terão direito ao vale transporte, segundo a Prefeitura.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Brasilândia (MS)

A prefeitura de Brasilândia (MS) abriu, nesta segunda-feira (16), inscrições de concurso público para 215 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 724 a R$ 1.668,60. Há reserva de vagas para portadores de deficiência.

As vagas destinadas a candidatos de nível alfabetizado são para auxiliar de serviços gerais, auxiliar de creche, coveiro, cozinheiro, jardineiro, lavadeira, motorista “D”, operador de máquinas, pedreiro, pintor, tratorista, trabalhador braçal, vigia e zelador.

Para candidato de nível fundamental incompleto, as vagas são para eletricista de manutenção e mecânico. Para nível fundamental completo, há oferta para cuidador, recepcionista II, inspetor de alunos, auxiliar de laboratório, agente de inspeção vigilância sanitária, agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias e auxiliar de enfermagem.

As funções de nível médio com vagas abertas são auxiliar de professor, assistente de administração, monitor de recreação infantil, técnico agrícola, técnico em informática educacional, auxiliar de consultório odontológico, secretária escolar e técnico de enfermagem.

Para nível superior, há vagas para assistente social, bioquímico, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fiscal de obras e posturas, fiscal tributário, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, médico veterinário, nutricionista, odontólogo, psicóloga, especialista em educação e professor.

As inscrições devem ser feitas até as 11h (de MS) do dia 7 de agosto pelo site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul (Fapems). As taxas são de R$ 40 (níveis alfabetizado e fundamental incompleto), R$ 50 (fundamental completo), R$ 60 (nível médio) e R$ 90 (nível superior).

Segundo o edital, o candidato poderá se inscrever em até dois cargos de diferentes níveis de escolaridade.

O concurso terá prova objetiva (todos os cargos), prova prática (operador de máquinas e tratorista), teste de aptidão física (trabalhador braçal, agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias) e prova de títulos (para aprovados na prova escrita que estejam concorrendo aos cargos de nível médio e superior).

As provas objetivas serão realizadas no dia 17 de agosto e terão duração de quatro horas. No período matutino, os exames serão aplicados para candidatos de níveis superior e fundamental completo; à tarde, para níveis alfabetizado, médio e fundamental incompleto.

O certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Fonte: www.concursos.com.br

Concurso Instituto Nacional de Câncer (Inca)

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, divulgou editais de concursos públicos para um total de 24 vagas para pesquisadores. Os salários vão de R$ 4.544,05 a R$ 12.152,08.

No edital nº 2 é oferecida 1 vaga para pesquisador adjunto na área de banco de amostras biológicas em câncer.

No edital nº 3 é oferecida 1 vaga para pesquisador adjunto na área de bioinformática aplicada à oncologia.

No edital nº 4 é oferecida 1 vaga para pesquisador adjunto na área de cancerologia clínica com ênfase em câncer de pulmão.

No edital nº 5 é oferecida 1 vaga para pesquisador adjunto na área de distúrbios da coagulação em pacientes com câncer.

No edital nº 6 é oferecida 1 vaga para pesquisador adjunto na área de cirurgia de cabeça e pescoço em oncologia.

No edital nº 7 é oferecida 1 vaga para pesquisador adjunto na área de epidemiologia do câncer.

No edital nº 8 é oferecida 1 vaga para pesquisador adjunto na área de imunologia tumoral e imunoterapia aplicada à oncologia.

No edital nº 9 é oferecida 1 vaga para pesquisador adjunto na área de mecanismos moleculares de carcinogênese.

No edital nº 10 é oferecida 1 vaga para pesquisador adjunto na área de oncovirologia.

No edital nº 11 é oferecida 1 vaga para pesquisador adjunto na área de radioterapia.

No edital nº 12 é oferecida 1 vaga para assistente de pesquisa na área de aconselhamento genético.

No edital nº 13 é oferecida 1 vaga para assistente de pesquisa na área de anestesiologia.

No edital nº 14 é oferecida 1 vaga para assistente de pesquisa na área de endoscopia digestiva em oncologia.

No edital nº 15 é oferecida 1 vaga para assistente de pesquisa na área de epidemiologia do câncer.

No edital nº 16 é oferecida 1 vaga para assistente de pesquisa na área de cirurgia ginecológica aplicada ao câncer.

No edital nº 17 é oferecida 1 vaga para assistente de pesquisa na área de pesquisa clínica com ênfase em transplante de medula óssea.

No edital nº 18 é oferecida 1 vaga para assistente de pesquisa na área de cancerologia clínica com ênfase no estudo dos linfomas.

No edital nº 19 é oferecida 1 vaga para assistente de pesquisa na área de pesquisa clínica em câncer de mama.

No edital nº 20 é oferecida 1 vaga para assistente de pesquisa na área de cancerologia clínica com ênfase em câncer do pulmão.

No edital nº 21 é oferecida 1 vaga para assistente de pesquisa na área de cirurgia de tecido ósseo conectivo aplicado ao câncer.

No edital nº 22 é oferecida 1 vaga para pesquisador adjunto na área de pesquisa clínica.

No edital nº 23 é oferecida 1 vaga para pesquisador adjunto na área de epidemiologia clínica.

No edital nº 24 é oferecida 1 vaga para assistente de pesquisa na área de epidemiologia.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter doutorado na área de atuação, fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pela Capes e ter realizado pesquisa relevante na área.

Os candidatos podem se inscrever pelo site www.inca.gov.br. A taxa é de R$ 180.

O prazo de inscrições vai de 20 de agosto a 5 de setembro para os editais nº 2, 5, 7, 8, 10, 11, 12, 15, 16, 18, 23 e 24. E de 20 de outubro a 5 de novembro para os editais nº 3, 4, 6, 9, 13, 14, 17, 19, 20, 21 e 22.

A seleção será feita por meio de análise de títulos e currículo, defesa pública de memorial, prova escrita e prova oral.

Todas as fases serão realizadas no Inca, no Rio de Janeiro.

Os concursos terão validade de 2 anos e poderão ser prorrogados pelo mesmo período.

Fonte: www.concursos.com.br

Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina

A Secretaria de Segurança Público abre às 10h desta segunda-feira (30), as inscrições para o concurso público do Instituto Geral de Perícias (IGP). No total, são 150 vagas para os cargos de auxiliar criminalístico e de laboratório.

As inscrições custam R$ 60 e seguem até o dia 8 de agosto. Elas podem ser feitas por meio do site da organizadora, onde também há informações detalhadas sobre o certame.

Para o cargo de auxiliar criminalístico há 147 vagas. As outras três são para auxiliar de laboratório. Os locais de trabalho estão divididos em 30 cidades do estado e o vencimento pode chegar a R$ 4.042.

É exigido nível para ambos os cargos. As provas objetivas estão marcadas para 14 de setembro. O concurso é dividido em mais mais quatro fases: avaliação de títulos, avaliação da aptidão psicológica vocacionada, exame toxicológico e investigação social.

Concurso Hemorrede de Mato Grosso do Sul

A Hemorrede de Mato Grosso do Sul ampliou de 56 para 64 o número de vagas em concurso público para cargos de níveis médio e superior da carreira gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além da ampliação, a retificação do anexo do edital de abertura, publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (25), traz a inclusão de Três Lagoas na distribuição das vagas.

Os salários variam de R$ 930,44 a R$ 2.167,16, mais abono e adicional de função. Há reserva de vagas para deficientes, negros e índios. No Portal Estadual de Concursos, é possível ver o edital.

Os cargos oferecidos são assistente social, biólogo, enfermeiro, farmacêutico-bioquímico, médico (clínico médico e hematologista), assistente de serviços de saúde, técnico de enfermagem e técnico de laboratório. As vagas estão distribuídas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

As inscrições devem ser feitas até 19h (de MS) de 8 de agosto pelo site www.concurso.ms.gov.br . As taxas são de R$ 153,04 (nível superior) e R$ 95,65 (nível médio).

O concurso terá prova objetiva escrita e prova de títulos. A primeira será realizada em Campo Grande e terá duração de quatro horas. A data, horário e endereço serão divulgados posteriormente no Diário Oficial do Estado e no Portal Estadual de Concursos.

O certame terá validade de dois anos, a contar da publicação do edital de homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Fonte: www.concursos.com.br

Concurso Prefeitura de Gravatal - SC

Com base nas informações publicadas no edital nº 001/2014, a Prefeitura de Gravatal, no estado de Santa Catarina, vai promover um concurso público para preencher 14 cargos ociosos em seu quadro de pessoal. Há vagas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, com salários a partir de R$ 764,25 até R$ 3.000,00, pelo cumprimento de jornadas de 20 ou 40 horas semanais.

As oportunidades são para as funções de contador, engenheiro civil, médico psiquiatra/veterinário, nutricionista, facilitador cultural, fiscal de obras, técnico de enfermagem, agente administrativo, mecânico, motorista, operador de equipamentos e auxiliar de serviços gerais.

A execução do certame ficará sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul.

As inscrições serão aceitas até o dia 03 de setembro de 2014, através do site www.faepesul.org.br. Os valores das taxas são: R$ 40,00, nível fundamental; R$ 60,00, nível médio e R$ 100,00, nível superior.

Será disponibilizado acesso à internet aos candidatos que não dispuserem. Basta dirigir-se à Rua Engenheiro Annes Gualberto, 121, Centro, CEP 88.735-00, Gravatal – SC (Recepção), das 08h às 12h, em dias úteis, também até 03 de setembro de 2014.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prevista para o dia 21 de setembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados antecipadamente.

O gabarito com os resultados provavelmente será divulgado no dia seguinte ao de aplicação das provas.

Haverá também avaliação de aptidão prática e avaliação de aptidão física, previsto para o dia 09 de novembro de 2014.

Este concurso público terá validade de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período, contados da data do ato de homologação do Resultado Final, a critério do Poder Municipal de Gravatal - SC.

Concurso Prefeitura de Itapiranga - SC

A Prefeitura de Itapiranga, no estado de Santa Catarina, abriu edital de concurso público n° 01/2014, com a finalidade de preencher 12 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 13.154,67 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais. O concurso será executado pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina - AMEOSC.

As vagas são para os empregos de Médico, Odontólogo, Enfermeiro, Fiscal de Obras e Posturas, Agente Comunitário de Saúde, Agente Comunitário de Saúde, Operador de Máquinas, Professor de Língua Estrangeira (Inglês) e Professor de Artes.

As inscrições para o concurso público somente serão efetuadas pela internet, no site www.ameosc.org.br no período das 08h de 06 agosto até 08 de setembro de 2014. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 100,00 de acordo com a função escolhida.

A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 18 de outubro de 2014, às 09hrs, nas dependências da Escola Municipal FUNEI, sito a Rua Matriz, na cidade de Itapiranga - SC.

Em caso de alteração de local da prova, este será publicado e divulgado no Mural Público Prefeitura Municipal de Itapiranga- SC, e nos endereços eletrônicos: www.ameosc.org.br e www.itapiranga.sc.gov.br.

O caderno de provas e os gabaritos preliminares serão publicados até as 18 horas do primeiro dia útil posterior ao dia da realização das provas nos sites: www.ameosc.org.br e www.itapiranga.sc.gov.br.

O concurso público é válido pelo prazo de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por até igual período.

Prefeitura de Guiratinga - MT publica edital de processo seletivo

O Prefeito da cidade de Guiratinga, a cerca de 336 km de Cuiabá, no Mato Grosso, publicou extrato do edital de nº 001/2014 para abertura de processo seletivo. A iniciativa visa a contração imediata, em caráter temporário de 01 Técnico em Radiologia, mais cadastro reserva. Os selecionados trabalharão em regime de 20 horas semanais e farão jus a uma remuneração de R$ 1.301,12.

As inscrições serão realizadas do dia 18 a 22 de agosto de 2014.

A data , local e horário da prova escrita serão divulgados a partir do dia 29 de agosto de 2014. O gabarito será divulgado no 1º dia útil após aplicação das provas escritas a partir das 13h00min horas.

O edital completo estará á disposição dos interessados no quadro mural da Prefeitura de Guiratinga, bem como no endereço eletrônico www.guiratinga.mt.gov.br.

O extrato do edital encontra-se no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 05 de agosto de 2014.

Prefeitura de Camboriú - SC abre vagas com salários de até R$ 7,8 mil

A Prefeitura de Camboriú, no estado de Santa Catarina, abriu edital n° 10/2014 de processo seletivo, destinado a selecionar candidatos para o provimento de vagas em caráter temporário e cadastro de reserva para a Secretaria Municipal de Saúde, para o Programa Saúde da Família (PSF).

O certame oferta 41 vagas, sendo 17 imediatas e 24 para formação de cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 7.893,46 em carga horária de 40 horas semanais.

Serão reservados 5% do total de cada cargo vago para pessoas portadoras de deficiência. As vagas são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Médico e  Técnico de Enfermagem.

As inscrições deverão ser realizadas, gratuitamente, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Camboriú, no Departamento de Recursos Humanos, na Rua Porto Alegre, nº 698 - Centro – Camboriú/SC, até o dia 22 de agosto de 2014, no horário das 8h às 12h e 13h30 às 17h30.

O ato de homologação e a lista das inscrições não homologadas serão divulgados, no dia 25 de Agosto de 2014, no site oficial do município, no endereço eletrônico: www.cidadedecamboriu.sc.gov.br, bem como será afixado, em local visível, na Secretaria Municipal de Saúde, com os nomes dos candidatos habilitados a fazer prova escrita e entrevista, em ordem alfabética.

A primeira fase consistirá em prova de entrevista coletiva, de caráter classificatório, com peso 8,0 (oito), na data provável de 02 de setembro de 2014, às 18h30, com duração de uma hora.

O certame terá validade de 01 ano, contado a partir da data de divulgação do resultado no site oficial do município, por afixação da lista dos classificados na Secretaria Municipal de Saúde, no dia 08 de setembro de 2014.

UFRJ realiza processo seletivo

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) publicou o edital nº 231/2014, referente ao processo seletivo que irá resultar na contratação, em caráter temporário, de sete professores substitutos.

Os aprovados prestarão serviços no Departamento de Teoria do Direito, da Faculdade Nacional de Direito, e no Departamento de Química, Enfermagem e Biologia, no campus Macaé.

Os vencimentos partem de R$ 1.914,58 até R$ 4.649, 65 por jornadas de 20 a 40 horas semanais.

Os interessados terão até o dia 7 de agosto de 2014 para se candidatarem às vagas. As inscrições serão feitas presencialmente das 10h às 18h, na secretaria dos Departamentos da Faculdade Nacional de Direito, situada à Rua Moncorvo Filho, nº 8, 3º andar, Centro, e também das 13h às 16h, no Setor de Recursos Humanos do Campus Macaé, na Avenida Aloísio da Silva Gomes nº 50 (próximo ao Shopping Plaza Macaé), na Granja dos Cavaleiros.

O processo seletivo será realizado em duas fases, sendo a primeira análise de currículos, e a segunda aplicação de provas escrita, didática e prática. O resultado da analise curricular e das provas, será publicado no site: www.pr1.ufrj.br e o resultado final será divulgado no Diário Oficial da União.

Prefeitura de Camboriú - SC anuncia processo seletivo

Foi publicado edital n° 11/2014 de processo seletivo da Prefeitura de Camboriú, no estado de Santa Catarina. O certame se destina selecionar candidatos para o provimento de vagas em caráter temporário para a Secretaria Municipal de Saúde, para o Programa de DST/AIDS, Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais.

Há 02 vagas para os cargos de Psicólogo e Técnico de Enfermagem (níveis técnico e superior) por salários variados de R$ 1.236,64 e R$ 2.236,48 em carga horária de 40 horas semanais.

Serão reservados 5% do total de cada cargo vago para pessoas portadoras de deficiência. O certame será realizado sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Porto Alegre, n.º 698, Centro, Camboriú/SC.

As inscrições deverão ser realizadas, gratuitamente, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Camboriú, no Departamento de Recursos Humanos, na Rua Porto Alegre, nº 698 - Centro – Camboriú/SC, até o dia 22 de agosto de 2014, no horário das 8h às 12h e 13h30 às 17h30.

A primeira fase consistirá em prova de entrevista coletiva, de caráter classificatório, com peso 8,0 (oito), a ser realizada provavelmente em 02 de setembro de 2014, às 18h30, com duração de uma hora.

O certame terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, de acordo com a necessidade do Poder Público.

Concurso Prefeitura de São Francisco - SP tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de São Francisco, no interior de São Paulo, por meio da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria EIRELI, vai realizar o concurso público regido pelo edital n° 001/2014, com o objetivo de preencher 22 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 2.590,07. O regime de trabalho depende da função, podendo ser de 20 a 40 horas semanais.

As oportunidades são para assistente social, atendente odontológico, trabalhador braçal, contador, escriturário, fisioterapeuta, guarda, motorista, nutricionista, pedreiro, professor , recepcionista, servente, visitador domiciliar e visitador sanitário.

Ficam prorrogadas as inscrições até o dia 08 de agosto de 2014, às 22h, através do site www.personacapacitacao.com.br, sendo que o último dia para pagamento será dia 11 de agosto de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 70,00, a depender da função escolhida.

A realização da prova objetiva está prevista para o dia 07 de setembro de 2014, das 09h às 12h, na E.E.Oscar Antônio da Costa, situada na Av. Oscar Antônio da Costa, 377 - Centro - São Francisco/SP. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 07 de setembro de 2014.

A validade do concurso será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de São Francisco.

UECE - CE divulga edital de processo seletivo

A Universidade Estadual do Ceará - UECE, divulgou edital nº. 18/2014 de processo seletivo destinado à contratação de professores de práticas médicas, disciplina do curso de Medicina. São oferecidas 35 vagas para esses docentes que terão direito à remuneração de até R$ 935,98.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet (www.uece.br/cev), no período de 11 a 17 de agosto de 2014. Para concluir a inscrição, os candidatos deverão enviar juntamente com a Ficha de Inscrição, o Modelo de Currículo devidamente preenchido e assinado para o e-mail da Coordenação do Curso de Medicina coordenacao.medicina@uece.br.

A seleção será constituída de entrevista e análise de currículo. As datas e locais de entrevista serão posteriormente divulgados no site www.uece.br.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Estado, de 04 de agosto de 2014, pág. 15 a 19..

Concurso Prefeitura de Silveira Martins - RS

A Prefeitura de Silveira Martins, no estado do Rio Grande do Sul, tornou público o edital de processo seletivo regido pelo nº 002/2014. Com oportunidades para candidatos de níveis fundamental e superior, o certame propõe 05 vagas mais formação de cadastro de reservas, com salários que vão de R$ 728,00 a R$ 3.113,90, por jornadas de 30 ou 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Agente comunitário de Saúde, Coordenador do CRAS e Médico.

O certame que será executado pela empresa IDRH Concursos estará recebendo as inscrições no período de 06 a 20 de agosto de 2014, através do site www.idrhconcursos.com.br.

Os valores das taxas de inscrição são de R$ 50,00 para nível fundamental e R$ 100,00 nível superior.

O local e dia da prova escrita serão definidos e divulgados no painel de publicações da Prefeitura e no site www.idrhconcursos.com.br.

O concurso será válido por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 01 ano, a critério da Administração da Prefeitura Municipal de Silveira Martins.

Prefeitura de São José da Boa Vista - PR promove processo seletivo

A Prefeitura de São José da Boa Vista, no estado do Paraná, divulgou edital de processo seletivo n° 38/2014, visando a contratação temporária e composição de Cadastro de Reserva para os cargos de Nutricionista e Educador Físico.

São ofertadas 02 vagas para esses profissionais de nível superior, que receberão salários de até R$ 2.160,00 em carga horária de 40 horas semanais.

O candidato deverá dirigir-se ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura do Município de São José da Boa Vista, sito à Rua Reinaldo Martins Gonçalves, nº 85, Centro, no horário de atendimento das 09:00 às 11:30 horas e das 13:00 às 16:30 horas, até o dia 08 de agosto de 2014, requerendo a ficha de inscrição para o processo seletivo. A taxa de inscrição será 3 Kg de alimento não perecível.

A prova objetiva de múltipla escolha será realizada provavelmente no dia 17 de agosto de 2014, às 14:00 horas, na Escola Municipal Francisco Abílio Lopes, Rua João Leopoldino de Souza, 250, Bairro Alphaville II, São José da Boa Vista-PR.

Os gabaritos da prova estarão disponíveis no dia seguinte ao da realização da prova, no seguinte endereço eletrônico: www.saojosedaboavista.pr.gov.br.

O certame terá validade de 24 meses, a contar da data da homologação do resultado final.

Prefeitura de Campo Grande - MS abre processo seletivo na SESAU

A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande (SESAU), no estado do Mato Grosso do Sul, abre 12 vagas de trabalho no edital nº 77/2014 de processo seletivo simplificado do Diário Oficial de Campo Grande.

O certame visa contratar médicos PSF clínico geral para suprir a necessidade temporária em jornadas de 40 horas semanais, com remunerações correspondentes ao estabelecido na tabela de vencimentos dos servidores municipais do quadro de pessoal da Prefeitura.

As inscrições serão aceitas de 6 a 8 de agosto de 2014, nos horários das 8h00 às 10h30 e das 13h30 às 17h00, no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública, situado à Rua Bahia nº 280, Jardim dos Estados.

A seleção acontecerá por meio de analise curricular e experiência comprovada na área. O resultado será publicado no Diário Oficial do Município (Diogrande).

O prazo de validade da seleção será de seis meses, a contar da data de homologação do resultado final e convocação publicada na imprensa oficial, podendo ser renovado por igual período, a critério da Secretaria Municipal de Saúde Pública.   

Concurso Prefeitura de Chapadão do Lageado - SC

A Prefeitura de Chapadão do Lageado, cidade localizada a 178 km de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, divulgou os extratos dos editais nº 02/2014 de concurso público e 03/2014 também para realização de concurso público. O certame visa o provimento de 24 vagas legais e formação de cadastro reserva do quadro geral dos servidores da Prefeitura Municipal, com a execução técnico-administrativa da empresa CONCURSOS SS1.

A remuneração dos aprovados variam entre R$ 436,45 e R$ 10.200,00, por jornada de trabalho de 10, 20 ou 40 horas semanais.

Cargos
Edital 02 - Agente de Serviços Gerais, Atendente de Consultório Dentário, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fiscal de Obras, Médico, Operador de Equipamento, Operário, Professor (Anos Iniciais, Artes, Ensino Religioso e Inglês) e Técnico de Informática.

Edital 03 - Agente Comunitário de Saúde.

As inscrições serão realizadas do dia 11 de agosto a 09 de setembro de 2014, via internet, no site www.concursosss1.com.br.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 25,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 75,00.

Os extratos foram publicados no Diário Oficial dos Municípios, edição de 05 de agosto de 2014, pág. 166 a 167.

Prefeitura de São Francisco do Maranhão - MA prorroga inscrições

A Prefeitura de São Francisco do Maranhão, no estado do Maranhão, lançou edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de ocupar 98 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário oferecido varia de R$ 724,00 a R$ 6.000,00, pelo cumprimento de carga horária de 20 ou 40 horas semanal.

As contratações serão nas funções de agente administrativo, agente de endemias, agente comunitário de saúde, assistente social, auxiliar de serviços gerais, digitador, farmacêutico/bioquímico, fisioterapeuta, médico, motorista “D”, nutricionista, entre outras. Os aprovados poderão desempenhar suas atividades na sede do município ou em localidades rurais pertencentes.

As inscrições foram prorrogadas e serão feitas via internet, no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, até 12 de agosto de 2014. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 80,00, de acordo com a função escolhida.

As provas, sob a responsabilidade do Instituto Machado de Assis, também foram adiadas e serão aplicadas na cidade de São Francisco do Maranhão-MA, na data prevista de 17 de agosto de 2014, no horário de 9h às 12h.

O gabarito das provas escritas objetivas será divulgado na data prevista de 19 de agosto de 2014. O resultado final será publicado provavelmente no dia 26 de setembro de 2014.

O concurso passará a valer a partir da data de publicação de sua homologação. A validade será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.

Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de São Miguel do Oeste, no estado de Santa Catarina, tornou público o edital de processo seletivo rerratificado, regido pelo nº 013/2014. Com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, o certame propõe formação de cadastro de reservas, por salários que vão de R$ 1.003,20 a R$ 13.305,60, por jornadas mínima de 10 horas e máxima de 40 semanais.
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Limpeza e Serviços Gerais, Merendeira, Motorista, Professor, Telefonista, Médico Veterinário, Odontólogo, Médico, Farmacêutico, Enfermeiro, entre outros.

O certame será executadas sob a responsabilidade da FUNOESC –Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus de São Miguel do Oeste.

As inscrições podem ser feitas no período de 15 de agosto a 05 de setembro de 2014, através do site www.saomiguel.sc.gov.br.
Os valores das taxas de inscrições são de R$ 30,00 nível fundamental, 70,00 nível médio e 100,00 nível superior.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 12 de outubro de 2014, das 9h às 11h30min, na cidade de São Miguel do Oeste, em local a ser informado no Mural Público da Prefeitura e site oficial do Município após a homologação final das inscrições.  
O Gabarito Preliminar da prova objetiva provavelmente será divulgado no dia 14 de outubro de 2014, no Mural Público Municipal e site oficial do Município www.saomiguel.sc.gov.br.

O certame é válido pelo período de dois anos, contados da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Ribeirão dos Índios - SP lança editais com várias vagas

A Prefeitura de Ribeirão dos Índios, no Estado de São Paulo, por intermédio da Comissão de Concurso Público, divulgou dois editais, um de concurso público (002/2014) e um de processo seletivo (003/2014), destinados ao provimento total de oito vagas, para profissionais de níveis médio e superior de ensino. Serão reservadas 20% das vagas de cada cargo para portadores de necessidades especiais.

O edital nº 02/2014 de concurso público é destinado ao provimento de sete vagas para os cargos de agente administrativo, agente de saúde, assistente administrativo, atendente de enfermagem, fiscal tributário, recepcionista e telefonista, com exigência de nível médio de ensino.

Para esse edital, a remuneração varia de R$ 880,55 até R$ 1.289,48, por jornada de 40 horas semanais.

Já o edital nº 03/2014 de processo seletivo, destina-se a contratação de um profissional para a área de educação física. O contemplado terá vencimentos de R$ 13,59 por hora aula se tiver graduação e de R$ 14,27 se tiver pós-graduação, cumprirá a carga horaria de 20 horas semanais. A taxa de inscrição é de R$ 45 ou R$ 55,00.

Para se candidatar a uma dessas vagas, é necessário efetuar inscrição no período das 10h de 11 de agosto até às 16h de 26 de agosto de 2014, somente via internet, pelo site: www.fsvconcursos.com.br.

A prova objetiva será aplicada no município para todos os cargos, com datas, horários e locais a serem anunciados futuramente.

Todas as informações a cerca desse certame serão anunciadas por edital de convocação, a ser afixado no mural da Prefeitura, publicado na Imprensa Oficial, por jornal local e nos correios eletrônicos: www.ribeiraodosindios.sp.gov.br e www.fsvconcursos.com.br.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos e do processo seletivo será de um ano, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura, uma única vez e por igual período.

Tomar aspirina diariamente por 10 anos reduziria 'drasticamente' risco de câncer

Mesmo podendo causar sangramento no estômago, remédio reduziria risco de câncer
O hábito salvaria ainda cerca de 130 mil vidas em 20 anos só no Reino Unido, segundo pesquisa

Além de estancar a dor e diminuir febres, cientistas descobriram o que seria mais um benefício da boa e velha aspirina. De acordo com um estudo da Universidade Queen Mary de Londres, o hábito de tomar ao menos um analgésico por dia poderia reduzir drasticamente os riscos desenvolver de câncer. Ao longo de um período de 20 anos, mais de 130 mil mortes poderiam ser evitadas somente no Reino Unido, segundo a pesquisa.

A aspirina foi originalmente desenvolvida como um analgésico para a febre e inflamação há mais de um século. Mas ao longo dos anos, o remédio também provou ser útil também para reduzir os riscos de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Por outro lado, doses exageradas de aspirina também causariam sangramento do estômago, sendo até fatal em alguns casos.

Mas a equipe de cientistas da Universidade Queen Mary considera que seus benefícios superam os malefícios. Para isso, pacientes teriam de tomar aspirina por um período entre cinco anos a 10 anos. Pessoas entre 50 e 65 anos, por exemplo, deveriam ingerir regularmente comprimidos de baixa dosagem de 75mg. 

Os resultados são promissores, garantem os cientistas. A aspirina conseguiria reduzir casos de câncer de intestino em cerca de 35%, e as mortes, em 40%. O remédio também rebaixaria as taxas de câncer de esôfago e estômago em 30%, e as mortes por eles, em até 50%. 

A aspirina teria um efeito preventivo menor em outros tipos de câncer. O hábito sugerido pela pesquisa poderia reduzir o número de casos de câncer do pulmão em 5%, com redução de 15% nas mortes. Ele poderia ainda cortar cânceres de próstata em 10%, e os cânceres de mama em 10%. Além disso, haveria uma redução de 9% no total do número de cânceres, derrames e ataques cardíacos sofridos pelos homens e uma queda de 7% nas mulheres. 

Já os efeitos colaterais não sofreriam grandes alterações. Tomar aspirina todos os dias durante 10 anos elevaria riscos de sangramentos no estômago de 2,2% para 3,6%. Cerca de 5% dos casos de pessoas que têm um sangramento no estômago são fatais. 

Os efeitos já conhecidos do comprimido também foram analisados pelo estudo. De acordo com os cientistas, 10 anos de aspirina reduz ataques cardíacos em 18%, e as mortes, em 5%. No entanto, se o remédio reduz números de AVC em 5%, há um aumento de 21% no número de mortes. 

 O Globo

Uma série de perguntas e respostas sobre o ebola

 Foto: Handout / Reuters Voluntários se preparam para remover corpos suspeitos de terem
contraído o vírus ebola
Encontro em Genebra pode declarar estado de emergência global. Tire suas dúvidas sobre a doença

Serra Leoa, Guiné e Libéria concentram quase todas as quase 900 mortes por ebola desde que a atual epidemia começou, em fevereiro deste ano. Mas o medo da febre hemorrágica que mata pelo menos 60% de suas vítimas já se espalhou para muito além da África Ocidental. Nesta quarta-feira, começou em Genebra, na Suíça, uma reunião de emergência na qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) vai discutir formas de conter o surto. 

A qualquer momento, a entidade pode declarar estado de emergência global. Enquanto isso, a doença gera repercussão nos mais diversos países, gerando pânico e dúvidas. Por isso, O Globo publica aqui uma série de perguntas e respostas quem ajudarão o leitor a saber mais sobre esta epidemia de ebola.

O que é a febre hemorrágica ebola?
A febre hemorrágica ebola é uma doença extremamente grave, frequentemente fatal, com uma taxa de letalidade que pode chegar até 90% - uma das mais altas do mundo. O atual surto, restrito ainda a países da África Ocidental (sobretudo Libéria, Serra Leoa e Guiné), tem uma mortalidade média de 60%. A doença afeta homens e outros primatas.

Como a doença surgiu?
A doença surgiu pela primeira vez em dois surtos simultâneos, em 1976: um deles, num vilarejo próximo ao Rio Ebola, na República Democrática do Congo; e outro, numa área remota do Sudão. A origem do vírus é desconhecida mas os morcegos são considerados os seus mais prováveis hospedeiros na natureza.

Como as pessoas se contaminam?
O ebola é introduzido em populações humanas por meio do contato direto com sangue, secreções e outros fluidos corporais de animais infectados. Na África, a infecção já ocorreu por meio do contato com chimpanzés, gorilas, morcegos e outros pequenos roedores infectados. É importante reduzir o contato com animais encontrados doentes ou mortos. Uma vez que uma pessoa é contaminada, ela pode disseminar a doença pelo contato entre humanos. A infecção ocorre pelo contato direto com fluidos corporais, como sangue, saliva, urina, sêmen das pessoas doentes. Por isso, as equipes médicas que tratam desses pacientes devem sempre usar roupas especiais de proteção, com luvas, máscara e óculos. Os corpos das pessoas mortas pela doença podem ser extremamente contagiosos. Por isso, o hábito comum em muitos países africanos de se manipular os corpos não é recomendado. As vítimas devem ser enterradas o mais rapidamente possível e, de preferência, com a devida proteção.

Existe um remédio contra o ebola?
Não existe vacina nem um remédio capaz de curar a doença, que é extremamente letal. No entanto, quanto antes as pessoas forem diagnosticadas e começarem a ter os sintomas tratados, maior a chance de conseguirem se curar. O tratamento básico consiste em reidratação dos pacientes.

Qual a chance de a doença deixar a África e chegar a outros continentes, transformando-se numa epidemia mundial?
A hipótese de alguém infectado com o vírus deixar a África e chegar a algum outro continente pode ocorrer. Entretanto, todos os especialistas concordam que, se isso acontecesse, muito dificilmente haveria uma epidemia mundial. Isso porque, explicam, embora o vírus seja altamente letal e contagioso, ele é relativamente fácil de ser controlado por meio do isolamento total do paciente. O que ocorre em países extremamente pobres da África é que as mínimas condições de vigilância epidemiológica, higiene e barreiras médicas são raras.

Durante uma epidemia como a registrada na África Ocidental, quem corre mais risco de se contaminar?
As equipes médicas que, eventualmente, atendam um paciente sem a devida proteção. Parentes e amigos que tenham contato muito próximo com os doentes. Pessoas que, tradicionalmente, preparam os corpos dos mortos como parte das cerimônias fúnebres. Caçadores que entram em contato com animais mortos na floresta.

Quais são os principais sintomas da doença?
Febre alta, fraqueza, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta. Esses primeiros sintomas são seguidos de vômito, diarréia, irritações de pele, comprometimento do fígado e dos rins e, em alguns casos, de hemorragia interna e externa.

Qual o período de incubação da doença?
O período de incubação, ou o tempo entre a infecção e a apresentação de sintomas, varia de 2 a 21 dias. Os pacientes só transmitem o vírus quando já estão apresentando sintomas. Eles não são contagiosos durante o período de incubação. Homens que conseguem se curar da doença podem continuar transmitindo o vírus pelo esperma por até sete semanas.Como é feito o diagnóstico? Existe um teste laboratorial capaz de confirmar a doença?O diagnóstico só pode ser confirmado pelo teste laboratorial, que avalia a contagem dos glóbulos brancos (baixa), o volume de plaquetas e um número elevado de enzimas do fígado.

O Globo