Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Dicas simples permitem identificar sinais de diabetes em crianças

Pais e escolas podem ficar atentos a primeiros sintomas de diabetes tipo 1. Programa internacional orienta educadores sobre como lidar com doença

Sinais simples podem ajudar os pais e até as escolas a identificar possíveis casos de diabetes na infância. Se a doença demora a ser diagnosticada, há risco de a criança sofrer sintomas graves, podendo entrar em coma e até morrer em consequência do nível elevado de glicose no sangue por um período prolongado. 

O endocrinologista Luis Eduardo Calliari, conselheiro da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), explica que o primeiro sinal da diabetes na infância - que é a diabetes tipo 1 - é a criança começar a beber muita água e fazer xixi com mais frequência.

Progressivamente, começa a haver perda de peso. “A criança tem mais apetite, come muito, mas não ganha peso. Vai ficando muito fraquinha, às vezes até com falta de ar”, explica o especialista.

“Geralmente, a criança chega ao pronto-socorro bem prostrada, com respiração muito rápida e a mãe leva a criança ao hospital pela falta de ar. Mas o problema não tem a ver com o pulmão, mas com um quadro de cetoacidose diabética.”

Em pacientes com diabetes, há uma deficiência na produção de insulina, hormônio que tem a função de decompor a glicose e produzir energia a partir dela. Quando a doença não é controlada, o organismo passa a usar a gordura como combustível. A decomposição da gordura leva ao acúmulo de substâncias que deixam o sangue ácido: esse é o quadro de cetoacidose diabética, que pode ser muito perigoso caso a doença demore a ser identificada.

Para o médico, a escola pode ser um importante aliado em identificar os primeiros sinais da doença e também em monitorar os alunos diabéticos. “Hoje em dia, pais e mães trabalham e a criança passa cada vez mais tempo na escola. Se o aluno leva muita água pra a sala de aula e pede para sair várias vezes para ir ao banheiro, antes de achar que é malandragem, é importante pensar que pode ser diabetes”, diz.

Dificuldades
A dona de casa Elizabete Gonçalves da Costa, mãe de Enzo, de 10 anos, conta que a família, que vive em Itapevi, na região metropolitana de São Paulo, enfrentou várias dificuldades em relação às escolas que o garoto frequentou. Diagnosticado com diabetes do tipo 1 aos 3 anos, Enzo já começou a aprender sua rotina de cuidados desde pequeno.

A criança com diabetes deve fazer o controle da glicemia (que é a concentração da glicose no sangue) com o exame de ponta de dedo várias vezes ao longo do dia. Ela também pode ter de se aplicar insulina. A escola que Enzo começou a frequentar com 7 anos de idade, porém, não permitiu que ele levasse o aparelho para medir sua glicemia. A instituição também determinou que o garoto deveria comer seu lanche separado das outras crianças, por ele levar os alimentos de casa.

No início, Elizabete chegou a permanecer na escola para fazer os testes no filho ao longo do dia. Hoje, depois de muitas conversas entre a família e a coordenação, Enzo já pode levar seu aparelho para a aula e fazer os testes dentro da escola, sem a presença da mãe. A escola também reuniu as crianças de seu período no refeitório e explicou por que o garoto tinha de levar o próprio lanche, diferente do de outros alunos. Agora, o menino pode comer ao lado de seus colegas.

O diagnóstico de Enzo também foi trabalhoso. “Levei o Enzo a três pediatras diferentes, pois ele reclamava do cansaço, não conseguia segurar o xixi e bebia muita água. Ele também começou a emagrecer, mesmo comendo muito”, conta.

Nenhum deles diagnosticou a doença. A constatação da diabetes só ocorreu quando o garoto passou mal e a mãe o levou ao pronto-socorro. “O pediatra pediu exame de sangue e viu que a glicemia estava muito alta.” Segundo ela, só depois de três meses, quando Enzo passou a ser tratado por uma endocrinologista pediátrica, é que o tratamento foi bem definido e as dúvidas sobre a doença foram sanadas.

Programa em escolas
Um programa desenvolvido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), lançado no Brasil nesta terça-feira (5), vai levar a 15 escolas públicas e privadas brasileiras orientações sobre como identificar e como lidar com a diabetes no meio escolar. Chamado KiDS (“Kids & Diabetes in Schools”, ou “Crianças e Diabetes nas Escolas”), o programa tem apoio do Ministério da Saúde e foi desenvolvido pela IDF em conjunto com a ADJ Diabetes Brasil e pela farmacêutica Sanofi.

Outras instituições e também pais interessados podem acessar o material didático do programa, em português, no site da IDF.

O endocrinologista Calliari afirma que há muito desconhecimento sobre a diabetes infantil no ambiente escolar. “Às vezes a professora não permite que o aluno faça o exame de ponta de dedo na sala de aula e também não permite que ele saia para fazer. É muito comum que a escola não tenha essa percepção”, diz.

Diabetes - info (Foto: G1)

G1

Alerta: Anvisa suspende lotes do antiviral injetável Ganciclovir Sódico

Eurofarma, fabricante do produto, identificou os problemas na medicação

A partir desta quarta-feira  (6) está suspenso o comércio e uso de lotes do antiviral Ganciclovir Sódico 500 mg, produzido pela Eurofarma Laboratórios. 

A medida, publicada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Diário Oficial da União, foi adotada após ter sido constatada dificuldade de solubilização e suspeita de cristalização do produto.

Segundo a Anvisa, foi a própria Eurofarma que identificou os problemas na medicação, que é injetável. 

A empresa então enviou comunicado à Anvisa, no qual explicou a necessidade de fazer o recolhimento.

Caberá então à empresa recolher os lotes nº 322549A, 322549B e 322549C do remédio.

Agência Brasil

Chá de melancia combate impotência e melhora circulação

Refrescante e docinha. O que a melancia pode nos oferecer, além disso?

De origem africana, a melancia é uma excelente fonte de vitamina C, A e B6.

Por ser muito nutritiva, ela ajuda no combate à anemia e fornece energia ao corpo. Mas sabe o que tem despertado a atenção de muitos? A parte branca - entre a casca e o vermelho – tem substâncias capazes de estimular a vascularização do corpo. 

Você sabe o que isso significa? 

Que a melancia aumenta a libido, combatendo a impotência sexual masculina e feminina. 

Muitas pessoas consomem melancia como sobremesa, pois tem poucas calorias e contribui para o emagrecimento. 

Isso é ótimo, pois a fruta também é capaz de regular a pressão arterial, retardar o envelhecimento e limpar os rins. 

E nada da melancia se perde: as sementes são fontes riquíssimas de vitamina e minerais. 

Agora uma informação importante: as propriedades da melancia são aproveitadas melhor quando ela está em temperatura ambiente. Isso porque a geladeira inativa boa parte das enzimas da fruta. 

E você já tomou o chá das sementes de melancia? Sabe para que ele serve? Ele combate a impotência sexual e atua contra problemas de circulação. 

Aprenda a fazer o chá:  

Ingredientes
- 2 colheres das sementes (já desidratadas de um dia para o outro) 

-  Meio litro de água  

Modo de preparo
- Aqueça a água até ferver. Em seguida, adicione as sementes e mantenha o recipiente fechado até que o chá fique morno. 

- Consuma o chá fresco, ou seja, não guarde para o dia seguinte – essa é a melhor forma de absorver os nutrientes.

http://www.curapelanatureza.com.br/2014/08/cha-de-melancia-combate-impotencia-e.html

Baixos níveis de vitamina D podem dobrar riscos de demência e mal de Alzheimer

Estudo é considerado um dos maiores já feitos sobre o assunto
Minneapolis, EUA - Uma nova pesquisa sugere que pessoas mais velhas que não receberam a quantidade suficiente de vitamina D podem ter o dobro de chances de desenvolver demência e mal de Alzheimer. Publicado nesta quarta-feira, no jornal "Neurology" da Academia Americana de Neurologia, o estudo é considerado um dos maiores já realizados sobre o assunto.

O estudo analisou os níveis de vitamina D no sangue dos pacientes, obtidos a partir de alimentos, suplementos e exposição ao sol. A vitamina D é encontrada em peixes oleosos como o salmão, atum ou cavala, além e leite, ovos e queijo, e sua síntese é feita pela exposição ao sol.

- Esperávamos encontrar uma associação entre os baixos níveis de vitamina D e o risco de demência e mal de Alzheimer, mas os resultados foram surpreendentes: descobrimos que a relação era duas vezes mais forte do que poderíamos esperar - disse o autor do estudo, David J. Llewellyn, PhD da University of Exeter Medical School, no Reino Unido.

Para o estudo, 1.658 pessoas com mais de 65 anos de idade que estavam livres de demência tiveram seus níveis de vitamina D no sangue testados. Após uma média de seis anos, 171 participantes desenvolveram demência e 102 tiveram mal de Alzheimer.

O estudo descobriu que as pessoas com baixos níveis de vitamina D tinham uma propensão 53% maior em desenvolver demência, enquanto aqueles que eram severamente deficientes corriam um risco 125% maior, em comparação a participantes com níveis normais de vitamina D.

Além disso, pessoas com níveis mais baixos de vitamina D eram quase 70% mais propensas a desenvolver o mal de Alzheimer e, para aqueles que tinham deficiência grave, as chances aumentavam 120%.

- Os ensaios clínicos são agora necessários para determinar se a ingestão de alimentos como peixes oleosos ou tomar suplementos de vitamina D pode retardar ou mesmo prevenir o aparecimento da doença de Alzheimer e demência. Precisamos ser cautelosos nesta fase inicial e os nossos últimos resultados não demonstram que níveis baixos de vitamina D causem demência. Dito isto, nossos resultados são muito encorajadores. Mesmo se um pequeno número de pessoas pudesse se beneficiar, já teríamos enormes implicações para a saúde pública, dada a natureza devastadora e cara de demência - disse Llewellyn. 

O Globo

Estresse durante a gravidez é passado para filha, neta, bisneta...

Reprodução: estresse passa a várias gerações
Estudo mostra que gerações são afetadas por seus efeitos e uma das consequências negativas é o parto prematuro 

Toronto, Canadá - O estresse da mãe pode afetar o bebê. E não para por aí. Na verdade, os problemas relacionados ao estresse se propagam, inclusive, pelas gerações seguintes. A descoberta foi relevada num estudo publicado nesta quinta-feira no periódico “BMC Medicine”.

Pesquisadores queriam investigar como bebês prematuros são influenciados pelo estresse, já que o parto prematuro é uma das principais causas de morte e pode provocar problemas ao longo da vida. Para isso, fizeram testes com gerações de ratos, divididos entre estressados e não estressados. As filhas de ratos estressados tinham gestações mais curtas do que as do outro grupo.

Surpreendentemente, até as netas de ratos estressados tiveram gestações encurtadas, mesmo que suas mães não fossem estressadas. Também tinham níveis mais altos de glicose do que os do outro grupo. E ainda pesavam menos.

— Mostramos que o estresse ao longo das gerações é forte o suficiente para encurtar a gravidez em ratos — afirmou Gerlinde Metz, autora principal do estudo pela Universidade de Lethbridge, no Canadá. — Uma descoberta surpreendente foi que estresse leve e moderado durante a gravidez tiveram efeito cumulativo ao longo das gerações.

Os pesquisadores acreditam que estas mudanças ocorrem devido à epigenética — os efeitos do ambiente sobre a expressão dos nossos genes.

— Quando tivermos uma melhor compreensão sobre os mecanismos das assinaturas epigenéticas herdadas poderemos prever e reduzir o risco de doenças — comentou Gerlinde, que acrescentou. — Partos prematuros podem ocorrer por vários fatores. No nosso estudo damos novas perspectivas sobre como o estresse em nossas mães, avós e além podem influenciar no risco de complicações na gravidez e no parto. A descoberta tem implicações para além da gravidez e sugere que as causas para muitas doenças complexas poderiam ter raiz nas experiências de nossos ancestrais.

O Globo

Tecnologia de realidade virtual ajuda a 'anestesiar' pacientes que passarão por cirurgias

 Universidade de Washington: O Snow World passa imagens e sons de ambientes gelados para
acalmar pacientes vítimas de queimaduras 
Imagens de um céu estrelado ao som de Beethoven podem regular a pressão arterial e batimentos cardíacos 

Rio - Um novo recurso para distrair os pacientes da dor está ganhando espaço nas meses de cirurgia mundo afora: a realidade virtual.

No Hospital Perpétuo Socorro, na Espanha, quem passa por uma intervenção cirúrgica pode assistir imagens de um céu estrelado ao som da "Sonata ao Luar", de Beethoven, ou da clássica "Clair de Lune", de Debussy. Tudo por meio de duas pequenas telas posicionadas a poucos centímetros dos olhos do paciente, auxiliadas por fones de ouvido. A “sessão” começa ainda antes da cirurgia, e pode se estender durante os trabalhos médicos.

A terapia de realidade virtual também pode ser utilizada no tratamento de queimaduras graves. Para isso, a Universidade de Washington criou o SnowWorld, um ambiente virtual de gelo que ajuda as vítimas a lidarem com sua dor.

Os médicos ressaltam que o auxílio da realidade virtual tem papel fundamental de acalmar os pacientes e controlar a ansiedade, diminuindo tanto os batimentos cardíacos quanto a pressão arterial. Além disso, a tecnologia ainda é menos arriscada e mais barata para o paciente do que anestésicos tradicionais.

Surgida ainda na década de 1960, a realidade virtual ficou popular no início dos anos 1990, quando os primeiros fones de ouvido apareceram no mercado de varejo. Naquele tempo, porém, as telas tinham baixa resolução, e os sensores de rastreamento de movimento sofriam com a lentidão, podendo causar enjoo ao espectador.

Com o passar dos anos, a tecnologia foi se aprimorando e ganhou nichos de mercado, como o da área médica. Atualmente, a empresa espanhola Droiders fabrica tanto os equipamentos para os pacientes quanto para os médicos, que podem filmar cirurgias em tempo real, gravar, e mandar o material para estudo posterior. Com a ajuda do Google Glass, “sessões de operações ao vivo” são cada vez mais comuns entre especialistas e estudantes de Medicina, por exemplo.

O Globo

No dia nacional de combate ao colesterol vale o alerta: medicamentos podem elevar a taxa

Quinta-feira (08.08) marca a passagem do Dia Nacional de Combate ao Colesterol

A data é válida, especialmente porque traz à tona uma reflexão sobre os inimigos da saúde e os riscos das taxas que extrapolam as referências.

“O colesterol elevado é a principal causa de doenças cardiovasculares, que, por sua vez, lideram o ranking de mortalidade no Brasil e no mundo. Como exemplos, podemos destacar o infarto e o acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame”, explica Dra. Edna de Oliveira, cardiologista do Hospital Anchieta (DF).

De acordo com pesquisa do IBGE, mais de 80% dos brasileiros consomem alimentos não recomendados para uma boa saúde. Há ainda o risco de alteração do colesterol devido ao uso de medicamentos sem acompanhamento adequado.

“Os remédios que mais se relacionam ao aumento da taxa são aparentemente inocentes. São os diuréticos, os anticoncepcionais e os corticosteroides - drogas antiinflamatórias”, esclarece a especialista. Segundo ela, pessoas que sofrem de dislipidemia – alteração na concentração de lipídeos, como colesterol e triglicérides - devem ter cuidado redobrado ao utilizar essas e outras drogas. “Esses pacientes demandam acompanhamento médico periódico”, afirma. 

Além do uso das medicações citadas, o aumento das taxas de colesterol está usualmente ligado ao estilo de vida, especialmente o observado nos centros urbanos. Indivíduos sedentários, obesos, tabagistas e aqueles que não adotam uma alimentação balanceada estão na linha de risco. “Cabe destacar que há também doenças que ocasionam a elevação, como diabetes, alcoolismo, problemas renais e da tireóide”, explica a cardiologista.

Bom e Ruim – Engana-se quem vê o colesterol apenas como vilão. Na verdade, trata-se de uma gordura muito importante para o funcionamento do organismo. Há dois tipos: o HDL, que protege o organismo, e LDL, chamado de colesterol ruim, é responsável pela formação de placas que obstruem as artérias.

“As recomendações para quem deseja manter o nível adequado de colesterol são as mesmas para quem quer viver bem e muito: não ingerir alimentos de origem animal em excesso, realizar atividade física com regularidade, manter-se dentro da faixa de peso ideal e não fumar. Em alguns casos, a taxa permanece alta. Para esses, é necessário o uso de medicação específica”, esclarece Dra. Edna.

Como o colesterol elevado não produz sinais ou sintomas, a visita anual ao médico é o único caminho para a detecção precoce. “Um simples exame de sangue indica a situação do paciente e possibilita a minimização dos riscos”, conclui a cardiologista.

Fonte: Hospital Anchieta – 07.08.2013

Prefeitura de Jandira (SP) - Último dia!

A Prefeitura de Jandira (SP) prorrogou as inscrições do concurso público para 171 vagas em cargos de nível médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 798,54 a R$ 3.520. Agora, os candidatos podem se inscrever até o dia 7 de agosto.

As vagas de nível médio/técnico são para agente controlador de zoonoses, artesão, atende de unidade, auxiliar administrativo da saúde, auxiliar de consultório dentário, oficineiro, porteiro plantão (hospitalar), recepcionista hospitalar, técnico em enfermagem hospitalar e técnico em higiene bucal.

Os cargos de nível superior são para dentista nas especialidades de buco-maxilo-facial – especialidade em cirurgia oral menor, endodontia, pessoas com deficiência e prevenção, enfermeiro hospitalar, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e médico nas especialidades de cirurgia geral, clínica geral, endocrinologia, endocrinologia infantil, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, pediatria, psiquiatria, psiquiatria infantil, reumatologia, medicina do trabalho, ultrassonografia e medicina veterinária.

As inscrições devem ser feitas até 7 de agosto pelo site www.shdias.com.br. A taxa é de R$ 40 para nível médio/técnico e R$ 60 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 24 de agosto.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Corumbá (MS)

A Prefeitura de Corumbá (MS) abre, nesta segunda-feira (28), inscrições de concurso público para 369 vagas em cargos de nível médio e superior da saúde pública municipal. São 214 vagas efetivas e 155 para cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 906,97 a R$ 6 mil.

Há vagas para os cargos de assistente social, auditor de serviços de saúde (enfermagem), auditor de serviços de saúde (farmácia/bioquímica), biólogo, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, farmacêutico-bioquímico, fiscal de vigilância sanitária (enfermagem), fiscal de vigilância sanitária (farmácia/bioquímica), fisioterapeuta, fonoaudiólogo, gestor de serviço de saúde (arquitetura - engenharia civil - direito - administração - engenharia sanitária e/ou ambiental - ciências contábeis - tecnologia da informação), médico especialista (anestesiologia – gastrenterologia - ginecologia/obstetrícia – hematologia – infectologia – nefrologia – neurologista – neuropediatria – oftalmologia – oncologista – ortopedia – otorrinolaringologia – patologia – pediatra – pneumologia – psiquiatria – psiquiatria criança e adolescente – radiologia – reumatologia – saúde do trabalhador – ultrassonografia), médico plantonista (urgência e emergência), psicólogo e psicopedagogo.

Além disso, há oferta para auxiliar de consultório dentário II, técnico de serviços de saúde I (atendimento e recepção), técnico de serviços de saúde I, técnico de serviços de saúde II (tecnologia da informação), técnico de segurança no trabalho, técnico de serviços de saúde II (cuidador em saúde mental), técnico de laboratório, técnico de radiologia, técnico de enfermagem e técnico de serviços de saúde II (imobilização ortopédica).

As inscrições devem ser feitas entre 28 de julho e 10 de agosto pelo site www.fapec.org/corumba. As taxas são de R$ 120 (nível superior) e R$ 80 (nível médio).

A prova escrita será realizada em 24 de agosto, de manhã (cargos de nível superior) e à tarde (cargos de nível médio). Os horários e locais serão divulgados por meio de edital. A prova de títulos será realizada na tarde do dia 24 de agosto apenas para nível superior.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Cidade Ocidental - GO

A Prefeitura de Cidade Ocidental, cidade goiana no Entorno do Distrito Federal, abriu nesta segunda-feira (4) as inscrições do concurso público para 2.001 vagas de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Das vagas, 498 serão preenchidas imediatamente e as demais - 1.503 - são para cadastro reserva. Os salários variam entre R$ 724 a R$ 4 mil.

As inscrições seguem até o dia 7 de setembro e podem ser feitas no site. As taxas variam entre R$ 27 e R$ 29, de acordo com cada função.

A maior oferta é para professores, com 53 vagas de início imediato e 168 para cadastro reserva, que são convocadas de acordo com a necessidade.

Também serão contratados agentes comunitários, agente administrativo, almoxarife, analista de sistema, assistente social, economista, engenheiro de trânsito, procurador municipal, entre outros.


As provas estão previstas para o dia 19 de outubro deste ano.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Campos Gerais (MG)

A Prefeitura de Campos Gerais (MG) divulgou edital para concurso público com 110 vagas disponíveis para todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos variam de R$724 a R$10.164,49, dependendo da vaga pretendida.

As vagas de nível superior são para assistente social, cirurgião dentista do sistema PSF, educadora, enfermeiro, enfermeiro especialista em saúde mental, farmacêutico, nutricionista, psicólogo, médicos cardiologista, pediatra, psiquiatra, clínico geral e médico supervisor do sistema PSF.

Os cargos de nível médio/técnico são para oficial de administração em contabilidade pública, professor de educação básica e técnico em enfermagem. Apenas com ensino médio são para agente comunitário de saúde e fiscal de vigilância epidemiológica.

Já os postos de nível fundamental completo são para oficial de serviços de borracheiro, de estrada, lavrador, soldador, e operador de máquinas. E ensino fundamental incompleto para auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviço escolar e motorista de veículo pesado.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 15 de julho a 14 de agosto pela internet ou no atendimento presencial que será realizado no Sine de Campos Gerais, localizado na Rua Luíz Marques Rabelo, 423, centro.

A realização da prova está prevista para o dia 21 de setembro. O concurso terá validade de dois anos podendo ser prorrogado por uma vez pelo mesmo período.
Os valores das inscrições variam de R$40 a R$100.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista tem inscrições abertas até o dia 15 de agosto um concurso público para o preenchimento de 252 vagas em 89 cargos diferentes, com exigência de escolaridade que varia de fundamental incompleto até o superior, com salários de R$ 780 até R$ 4.593. No site da organizadora, é possível ver o edital.

A aplicação das provas tem duas datas a serem definidas, que pode ser no dia 24 de agosto no dia 31 de agosto. Os candidatos inscritos devem ficar atentos ao site da organizadora do concurso e ao portal da prefeitura de Campo Limpo Paulista.

Entre as vagas estão para auxiliar de serviços gerais, merendeira, pedreiro, pintor, monitor de creche, motorista, agente de trânsito, Guarda Municipal, enfermeiro, médicos de diversas especialidades e professores.

Fonte: www.concursos.com.br

Ministério do Desenvolvimento Agrário

O Ministério do Desenvolvimento Agrário divulgou edital de processo seletivo para 40 vagas de nível superior. Os salários variam de R$ 6.130 a R$ 8.300.

Do total das oportunidades, 3 é reservada para pessoas com deficiência e 8 para negros.

Os cargos para atividades técnicas de complexidade intelectual são para analista de sistemas operacionais, administrador de dados, analista de sistemas, analista de infraestrutura em TI e analista de suporte.

As vagas para atividades técnicas de complexidade gerencial, de tecnologia da informação e de engenharia sênior são para gerente de projeto, analista de data center, analista de business intelligence, administrador de bancos de dados e analista de negócio.

Os candidatos devem ter nível superior completo, pós-graduação na área e experiência na função.

As inscrições podem ser feitas de 11 de agosto a 7 de setembro pelo site www.funcab.org.br. As taxas variam de R$ 60 a R$ 80.

A prova objetiva está prevista para o dia 2 de novembro, em Brasília.

O processo seletivo terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Fonte: www.concursos.com.br

Concurso Exército - Saúde

O Exército abriu concurso para 125 vagas para médicos, farmacêuticos e dentistas, para admissão e matrícula, em 2015, nos Cursos de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde do Exército (CFO/S Sau). O salário não foi informado.

Os candidatos, que podem ser de ambos os sexos, deverão, até a data da matrícula do curso, ter concluído com aproveitamento, em instituição de ensino superior, o curso de graduação que o habilite ao exercício profissional; possuir título de especialista na área objeto do concurso a que se referir à inscrição de instituições credenciadas e cursos oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Educação; e ter idade de no máximo 36 anos, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula.

Os cargos de nível superior são para médico nas especialidades de anestesiologia, cancerologia, cardiologia, cirurgia cardiovascular, clínica geral, cirurgia vascular, clínica médica, dermatologia, endocrinologia e metabologia, endoscopia digestiva, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, hematologia e meoterapia, infectologia, medicina intensiva, medicina legal, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, pediatria, pneumologia, proctologia, psiquiatria, radiologia, reumatologia e urologia, farmacêutico, e dentistas nas especialidades de dentística restauradora, endodontia, periodontia e prótese dentária.

As inscrições podem ser feitas de 8 de julho a 31 de agosto pelo site www.essex.ensino.eb.br. A taxa é de R$ 130.

O candidato deve assinalar o local de opção do exame intelectual, a opção correspondente à sua área e especialidade ou habilitação profissional e sua opção pelo idioma estrangeiro (inglês ou espanhol) em relação ao qual deseja ser avaliado no exame intelectual.

A seleção será feita por meio de exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física e revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos exigidos.

O exame intelectual será aplicado na data provável de 28 de setembro, às 9h, nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas (SP), Porto Alegre, Santa Maria (RS), Belo Horizonte, Juiz de Fora (MG), Curitiba, Florianópolis, Salvador, Recife, Belém, Campo Grande, Fortaleza, Brasília e Manaus.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de São Miguel do Oeste, no estado de Santa Catarina, tornou público o edital de processo seletivo rerratificado, de nº 013/2014. Com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, o certame propõe formação de cadastro de reservas, por salários que vão de R$ 1.003,20 a R$ 13.305,60.

As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Limpeza e Serviços Gerais, Merendeira, Motorista, Professor, Telefonista, Médico Veterinário, Odontólogo, Médico, Farmacêutico, Enfermeiro, entre outros.

O certame será executadas sob a responsabilidade da FUNOESC –Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus de São Miguel do Oeste.

As inscrições podem ser feitas no período de 15 de agosto a 05 de setembro de 2014, através do site www.saomiguel.sc.gov.br.

Os valores das taxas de inscrições são de R$ 30,00 nível fundamental, 70,00 nível médio e 100,00 nível superior.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 12 de outubro de 2014, das 9h às 11h30min, na cidade de São Miguel do Oeste, em local a ser informado no Mural Público da Prefeitura e site oficial do Município após a homologação final das inscrições.   

O Gabarito Preliminar da prova objetiva provavelmente será divulgado no dia 14 de outubro de 2014, no Mural Público Municipal e site oficial do Município www.saomiguel.sc.gov.br.

O certame é válido pelo período de dois anos, contados da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Ribeirão dos Índios - SP lança editais com várias vagas

A Prefeitura de Ribeirão dos Índios, no Estado de São Paulo, por intermédio da Comissão de Concurso Público, divulgou dois editais, um de concurso público (002/2014) e um de processo seletivo (003/2014), destinados ao provimento total de oito vagas, para profissionais de níveis médio e superior de ensino. Serão reservadas 20% das vagas de cada cargo para portadores de necessidades especiais.

O edital nº 02/2014 de concurso público é destinado ao provimento de sete vagas para os cargos de agente administrativo, agente de saúde, assistente administrativo, atendente de enfermagem, fiscal tributário, recepcionista e telefonista, com exigência de nível médio de ensino. Para esse edital, a remuneração varia de R$ 880,55 até R$ 1.289,48, por jornada de 40 horas semanais.

Já o edital nº 03/2014 de processo seletivo destina-se a contratação de um profissional para a área de educação física. O contemplado terá vencimentos de R$ 13,59 por hora aula se tiver graduação e de R$ 14,27 se tiver pós-graduação, cumprirá a carga horaria de 20 horas semanais. A taxa de inscrição é de R$ 45 ou R$ 55,00.

Para se candidatar a uma dessas vagas, é necessário efetuar inscrição no período das 10h de 11 de agosto até às 16h de 26 de agosto de 2014, somente via internet, pelo site: www.fsvconcursos.com.br.

A prova objetiva será aplicada no município para todos os cargos, com datas, horários e locais a serem anunciados futuramente.

Todas as informações sobre os certames serão anunciadas por edital de convocação, a ser afixado no mural da Prefeitura, publicado na Imprensa Oficial, por jornal local e nos correios eletrônicos: www.ribeiraodosindios.sp.gov.br e www.fsvconcursos.com.br.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos e do processo seletivo será de um ano, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura, uma única vez e por igual período.

Prefeitura de Altinópolis - SP publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Altinópolis, Estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo n°001/2014, com o objetivo de preencher 08 vagas para Técnico em Enfermagem - para trabalhar no Programa Melhor em Casa e Técnico em Enfermagem para trabalhar na equipe do serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, do município.

As vagas ofertadas são para profissionais de nível médio/técnico, com salário de R$ 837,80 em carga horária de 40 horas semanais. A organização, aplicação e correção das provas do certame serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br até o dia 11 de agosto de 2014. A taxa é R$ 39,00.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 24 de agosto de 2014, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do certame será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Rio das Pedras - SP

A Prefeitura de Rio das Pedras, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público regido pelo nº 01/2014, oferecendo 49 vagas de emprego para candidatos de todos os níveis de escolaridade, por salários que vão de R$ 873,10 a R$ 2.910,28, em jornadas mínima de 12 horas e máxima de 40 horas semanais. 

As oportunidades são para os cargos de Ajudante geral, assistente social, enfermeiro, tesoureiro, farmacêutico, fiscal ambiental, motorista, oficial administrativo, nutricionista, psicólogo, zelador, guarda civil municipal, médico, técnico de enfermagem, cirurgião dentista, entre outros.

O concurso que será realizado pela empresa CK Verza Consultoria e Assessoria Ltda e estará recebendo as inscrições no período de 11 a 29 de agosto de 2014, através do site www.ckverza.com.br.

Os valores das taxas de inscrição variam de R$ 25,00 para nível fundamental, R$ 35,00 nível médio e R$ 60,00 nível superior.

O candidato que não tiver acesso à internet poderá efetivar sua inscrição por meio de serviços públicos na sede da Prefeitura de Rio das Pedras, Rua Dr. Mário Tavares, 436 - Centro- Rio das Pedras - SP, das 09:00 às 16:30 horas.

As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 28 de setembro de 2014, em  locais e horários que serão divulgados em Edital próprio afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Rio das Pedras e nos sites www.ckverza.com.br e www.riodaspedras.sp.gov.br. 

O certame será válido pelo período de dois anos, contados da data da homologação de seus resultados, prorrogável uma única vez por igual período.

Prefeitura de Pedra Preta - MT publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Pedra Preta, município localizado a 243 km de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, publicou edital nº. 003/2014 de processo seletivo, visando o preenchimento de 57 vagas para profissionais de nível fundamental. Os vencimentos podem chegar a R$ 890,58 em regime de trabalho de 40 horas semanais.

Cargos:  Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Agente de Vigilante, Coveiro e Operador de Máquinas Pesadas.

As inscrições serão recebidas de forma gratuita entre os dias 11 e 15 de agosto de 2014, na sala da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, situada à rua Dep. Oscar Soares (ao lado do pátio da Prefeitura).

Requisitos para Inscrição
Ser brasileiro, nato ou naturalizado;

Ter idade mínima de 18 anos até a data da inscrição. Apresentar documento de identidade, Título de Eleitor e CPF (fotocópia);

CNH no mínimo D para os cargos de Motoristas e Operador de Máquinas;

Apresentar 01 foto 3x4 recente;

As inscrições só poderão ser feitas pessoalmente.

O certame será composto de provas escrita e prática, previstas para 23 de agosto de 2014, nos seguintes horários e locais:

Prova escrita - início às 8:00 e término às 12:00 no Prédio UAB, localizado na Av. Frei Servácio, Centro/próximo a ponte da Vila Goiás. 

Prova prática - início às 14:00 e término às 18:00 no Centro de Eventos Alexandrina Alves de Freitas, localizado na Av. Frei Servácio, saída para Rondonópolis.

O resultado final do certame será publicado com 02 listas em edital com especificação do cargo, a pontuação, inclusive a dos portadores de necessidades especiais, a partir do dia 28 de agosto de 2014, no mural da Prefeitura Municipal, no site do Poder Executivo Municipal e no Diário Oficial do Município.

O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano.

O edital está disponível na edição de 06 de agosto de 2014 do Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso.

Prefeitura de Fortaleza - CE abre mais de 4.900 vagas na saúde

Foi divulgado o edital n° 42/2014 de processo seletivo da Prefeitura de Fortaleza, no estado do Ceará. São ofertadas várias oportunidades para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 5.833,34 em carga horária de até 40 horas semanais.

A seleção pública será executada pelo Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos – IMPARH, visando à seleção de profissionais para o preenchimento de 4.963 vagas, sendo 547 imediatas e 4.416 para composição de cadastro de reserva. As chances são para a Secretaria Municipal de Saúde – SMS e para o Instituto Dr. José Frota – IJF.

Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Saúde Bucal;

- Nível Médio/Curso na Área: Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Motorista Socorrista, Motoqueiro Socorrista, Auxiliar de Farmácia, Técnico de Laboratório, Técnico de Radiologia, Técnico de Análises Clínicas, Técnico de Imobilização e Massoterapeuta;

- Nível Superior: Enfermeiro, Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional, Bioquímico, Fonoaudiólogo, Farmacêutico, Médico Psiquiatra, Médico Clínico Geral, Médico-cirurgião Geral, Médico-cirurgião Plástico, Médico Otorrino, Médico Traumatologista e Médico Socorrista.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.imparh.fortaleza.ce.gov.br, até 17 de agosto de 2014 (horário de Fortaleza-CE). As taxas são de R$ 80,00 para os candidatos de nível superior e de R$ 50,00 para os candidatos de níveis médio e fundamental.

Provas
Será aplicada uma prova escrita objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, com conteúdos de conhecimentos específicos por área/especialidade. A prova escrita objetiva será aplicada na cidade de Fortaleza-CE, com duração de 03 horas, na data provável de 31 de agosto de 2014, no horário das 14h30 às 17h30, para todos os candidatos. O gabarito será divulgado na data provável de 1º de setembro de 2014.

O candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.imparh.fortaleza.ce.gov.br 04 dias antes da data de realização da prova escrita objetiva e imprimir o cartão de identificação, documento do qual constará o respectivo local de realização da aludida prova.

Validade
Essa seleção pública tem validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação de seu resultado final.

Concurso Prefeitura de Palmópolis - MG

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Palmópolis publicou edital Nº. 01/2014  de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da Exame Auditores e Consultores, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 175 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$ 3.000,00.

Cargos
Agente Administrativo, Ajudante Administrativo, Assistente (Administrativo e Social), Auxiliar (Almoxarifado, Biblioteca, Consultório Médico Odontológico, Contabilidade, Controle de Frotas, Mecânico, Merenda Escolar, Secretaria, Serviços Gerais (ajudante de pedreiro, gari, jardineiro, operário, servente, serviçal, vigilante, zelador) e Técnico em Informática), Biomédico, Coordenador Escolar, Coveiro, Digitador, Encarregado de Obras/Serviços, Enfermeiro, Engenheiro-Agrimensor, Farmacêutico, Fiscal (Tributos, Meio Ambiente e Sanitário), Fisioterapeuta, Lavador de Carros/Equipamentos, Mecânico, Veterinário, Mestre de Obras, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Oficial Administrativo, Operador de Máquina Leve/Pesada, Pedreiro, Professor, Psicólogo, Secretário Escolar, Servente Escolar, Supervisor Escolar, Técnico (Agrícola, Enfermagem, Futebol e Segurança do trabalho) e Vigilante.

Inscrição
As inscrições deverão ser realizadas via internet, através do site www.exameconsultores.com.br, com inicio às 9h do dia 13 de outubro e término às 23h59 do dia 12 de novembro de 2014.

Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado atendimento presencial na sede da Prefeitura de Palmópolis, situada na Av. Antônio Esteves Viana, nº 60, Centro, CEP 39945-000, Palmópolis/MG.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 45,00, 50,00, 56,00, 62,00 e 124,00;
Nível médio: R$ 45,00, 50,00, 62,00 e 93,00;
Nível superior: R$ 62,00, 65,00, 71,00, 124,00, 155,00 e 186,00.

Prova
O concurso será constituído de prova objetiva, prática e títulos.

As provas objetivas e práticas serão realizadas provavelmente no dia 07 de dezembro de 2014, em local e horário a serem divulgados no quadro de avisos da Prefeitura de Palmópolis e no site da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br, a partir das 14 horas do dia 01 de dezembro de 2014.

Os títulos poderão ser encaminhados também via postal, endereçados à Exame Auditores & Consultores LTDA, situada na Av. do Contorno, nº 3731, 3º andar, Bairro Santa Efigênia, CEP 30110-017, Belo Horizonte/MG, postados, impreterivelmente, até o dia 24 de dezembro de 2014.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de Palmeira - SC (II)

A Prefeitura de Palmeira, no estado de Santa Catarina, através da empresa Objetiva Concursos Ltda, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de preencher 64 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 9.000,00 em carga horária de 10 a 40 horas semanais.

As vagas são para os empregos de Agente de Materiais e Patrimônio, Agente Social, Assessor de Imprensa, Assistente Social, Assistente Técnico Pedagógico, Auxiliar de Serviço, Balseiro, Carpinteiro, Contador, Controlador Interno, Coordenador de Transporte Escolar, Coordenador do CRAS, Cozinheiro, Dentista PSB, Digitador, Médicos em diversas especialdades, demais cargos.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até 07 de setembro de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 80,00 de acordo com a função escolhida.

A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 19 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, a partir de 19 de setembro de 2014.

O concurso terá validade por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério da Prefeitura Municipal de Palmeira.

Prefeitura de Palmeira - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Palmeira, no estado de Santa Catarina, tornou público mais um edital, desta vez de processo seletivo, regido pelo nº 002/2014. Com oportunidades para candidatos de nível fundamental, o certame visa o preenchimento de 11 vagas para contratações imediatas, com salário de R$ 759,33, por carga horária de 40 horas semanais.

São oferecidas diversas oportunidades de emprego nas funções de Agente comunitário de saúde e Agente de combate às endemias.

O certame que será executado pela empresa  Objetiva Concursos LTDA, estará recebendo as inscrições até o dia 07 de setembro de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada em 19 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados no edital de homologação das inscrições, previsto para ser publicado em 19 de setembro de 2014.

O Processo Seletivo terá validade por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério do Município.

Prefeitura de Barão - RS abre processo seletivo

A Prefeitura de Barão, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital n° 06/2014 de processo seletivo, visando à contratação de pessoal por prazo determinado, para desempenhar funções de Operador de Máquinas, Monitores Auxiliares de Sala e Professor de Series ou Anos Finais do Ensino Fundamental na Disciplina de Português, (níveis fundamental, médio e superior). Serão distribuídas 05 vagas imediatas, com salários que podem chegar a R$ 1.665,63 por carga horária de 20, 22 ou 44 horas semanais.

A execução do certame está a cargo da coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria Ltda. Às pessoas portadoras de deficiência são assegurados 5% das vagas existentes e das futuras.

As inscrições serão recebidas do dia 11 a 15 de agosto de 2014, no horário das 8h às 11h e das às 13h às 16h30, na Secretaria Municipal da Administração, situada à Rua da Estação, nº 1085.

As provas escrita e prática serão realizadas na data provável de 23 de agosto de 2014, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, situada à Rua Madre Maria Domingas, Centro Barão/RS, com início às 8h30min e término às 10h30min. A prova pratica para o cargo de Operador de Máquinas será realizada após realização da prova escrita tendo por local o Parque de Maquinas da Prefeitura Municipal.

O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos.

Prefeitura de Planalto - RS abre concurso público

A Prefeitura de Planalto, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Administração, lançou edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de preencher 16 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 9.096,95 em carga horária de 30 a 44 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Agente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Diretor de Patrimônio, Diretor de Recursos Humanos, Engenheiro Civil, Fiscal Tributário, Médico, Técnico de Enfermagem, Técnico em Informática e Tesoureiro.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até 25 de agosto de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa é de R$ 84,64 para todas as funções.

Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das no horário das 7h45min às 11h30min e das 13h às 17h, até o dia 25 de agosto de 2014, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, na Prefeitura Municipal.

A prova objetiva será aplicada provavelmente em 21 de setembro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, a partir de 06 de setembro de 2014.

O concurso terá validade por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério da Prefeitura Municipal de Planalto.

Concurso Câmara do Recife - PE amplia prazo de inscrições

A Câmara de Vereadores do Recife, em Pernambuco, por meio da Fundação Getúlio Vargas, prorrogou as inscrições do concurso público número 01/2014 que tem a intenção de selecionar 78 profissionais, sendo 36 de nível Superior e 42 de nível Médio. O menor salário é de R$ 1.445,00 e o maior pode chegar a R$ 7.741,00.

Os interessados podem se inscrever até 13 de agosto de 2014, na página da Fundação Getúlio Vargas (http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/camaradorecife). O custo de participação é de R$ 80,00 e R$ 90,00, para nível médio e superior, respectivamente.

As oportunidades contemplam os cargos de Assistente Administrativo Legislativo, Programador, Engenheiro Civil, Filólogo ou Linguista, Gestor do Controle Interno Legislativo, Jornalista, Médico, Psicólogo, Relações Públicas, Analista de Sistemas, Arquiteto, Arquivista, Assessor Jurídico, Assistente Social, Bibliotecário, Consultor Legislativo (área de Administração Pública, Tributação, Orçamento, Finanças, Desenvolvimento Econômico, Política Urbana, Obras, Transportes, Trânsito e Meio Ambiente, Saúde Pública, Educação e Cultura, Segurança Pública e Ciências Sociais e Políticas), Contador e Enfermeiro. Há a reserva de 10% das vagas para candidatos que se declararem pessoas com deficiências.

A seleção dos candidatos para os cargos de nível Superior será composta por uma Prova Escrita Objetiva e por Avaliação de Títulos. Candidatos aos cargos de nível Médio farão somente a Prova Escrita Objetiva. As provas serão aplicadas provavelmente em 28 de setembro de 2014, nos turnos matutino ou vespertino, a depender do nível do cargo.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo haver prorrogação.

Edital e todas as retificações no site: http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/camaradorecife

Vagas de estágio na Prefeitura de Fortaleza - CE

A Prefeitura de Fortaleza, no estado do Ceará, por meio da Secretaria Municipal de Planajemento, Orçamento e Gestão (Sepog),  lançou edital n° 43/2014 para seleção de 432 estagiários de diversos cursos. As chances são para estudantes regularmente matriculados em curso de nível superior, que estejam cursando, no mínimo, o 4º semestre, ou ter cursado, no mínimo, 80 créditos ou 40% de sua carga horária.

A título de bolsa-estágio, o estudante receberá da Prefeitura o valor de R$ 500,00, correspondentes à carga horária de 20 horas semanais.

Podem participar estudantes dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biologia, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Comunicação Social/Jornalismo, Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Estatística, Geografia, História, Informática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Secretariado Executivo, Turismo – Domínio na Língua Inglesa, Turismo – Domínio na Língua Espanhola, Terapia Ocupacional e Medicina Veterinária.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet, por meio do preenchimento de formulário de inscrição eletrônico próprio, no endereço eletrônico www.imparh.ce.gov.br, até 18 de agosto de 2014. O valor da inscrição será de R$ 20,00.

O certame será executada pelo Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos – IMPARH e a seleção compreenderá etapas de prova oral (para estudantes do curso de Turismo) e prova escrita (demais cursos), previstas para acontecer no dia 14 de setembro de 2014.

O resultado final e o ato de homologação do certame estão previstos para o dia 30 de setembro de 2014.

Governo do Canadá reembolsa serviços farmacêuticos

http://media.cirrusmedia.com.au/PN_Media_Library/ServiceLoad/Article/prescription_tstock_2.jpg Serviços Farmacêuticos prestados por farmácia no Canadá e cobertos (reembolsados) pelo Governo:

1 - Avaliação de plano de cuidado do paciente - conhecido tanto como um Plano de Atenção Integral Anual ou Avaliação da Gestão de medicação padrão ,

2 - A administração de medicamentos injetáveis

3 - Avaliação e prescrição farmacêutica com base em necessidades individuais do paciente,

4 - Renovações da prescrição (doenças crônicas),
 
5 - Avaliação das prescrições para as necessidades de emergência,
 
6 - Avaliação para iniciar a terapia de medicamentos,
 
7 - Avaliações de medicação para garantir o uso seguro e apropriado
 
8 - Serviços de cessação do tabaco,
 
9 - Avaliação da Gestão de medicação padrão para diabéticos, e
 
10 - Administração de vacinas com financiamento público, como a gripe sazonal.

* Para chegarmos a este nível, temos que mostrar nossa importância profissional dentro das farmácias e drogarias, sermos mais valorizados e não sermos vistos apenas como despesa para os donos de estabelecimentos e estudarmos muito, muito mais!
 

Biofeedback: método trata enxaqueca, problemas cardíacos e até transtornos mentais

Técnica é coadjuvante em muitos tratamentos e ensina a prestar atenção no funcionamento do corpo 

Você se lembra das aulas de biologia da escola do oitavo ano ou do ensino médio, quando aprendemos sobre sistema nervoso? Dificilmente, não é mesmo! Mas você provavelmente se recorda que alguns estímulos do nosso corpo são controlados diretamente pelo nosso cérebro, sem que tenhamos que ficar pensando neles, como as batidas do coração, a respiração e as contrações dos músculos. Para refrescar mais ainda sua memória, isso ocorre devido ao sistema nervoso autônomo.

Mas não é porque o cérebro está cuidando dessas funções no piloto automático que isso significa que você não possa controlá-las! É para isso que serve o biofeedback. "A técnica seria mais especificamente a interação do nosso corpo com os aparelhos que medem várias de nossas reações nervosas e a leitura que os aparelhos fazem das reações de alguns aspectos do nosso sistema nervoso central. É uma conversa, que tem como propósito conhecer melhor nossas reações diante de determinadas situações e controlá-las", define a psicóloga Frinéa Souza Brandão, coordenadora da Neurofocus Psicoterapias e que desenvolve pesquisas com biofeedback junto a instituições nacionais e internacionais. Hoje a técnica de biofeedback é empregada para o tratamento de enxaqueca, incontinência urinária, bruxismo, ansiedade, transtorno bipolar, dor crônica e até a recuperação muscular no caso do treinamento esportivo.

Por exemplo, alguém que sente muitas dores de cabeça causadas por tensão muscular, a chamada cefaleia tensional, pode tratar isso com o biofeedback. Durante uma crise, o terapeuta colocará eletrodos nos músculos tensionados que estão ligados ao aparelho (que é sempre o mesmo). Eles vão emitir certa sinalização, que a máquina traduz em padrões. "A forma mais comum de retorno é um traçado de fácil compreensão, enquanto você mantém a contração ele se mantém igual, e quando você relaxa a musculatura, o risco desce", ensina o fisioterapeuta Jerri Godoy, do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein. Depois de treinar um tempo com a verificação da máquina, é possível obter o mesmo resultado sem estar ligado ao aparelho e ter essa medida.

E a maior vantagem da técnica é que não utiliza remédios: "o biofeedback é uma poderosa ferramenta para desenvolver a capacidade de autorregulação, ou seja, do indivíduo atuar de forma consciente e reequilibrar sua fisiologia sem fármacos", explica o fisioterapeuta Marco Fabio Coghi, diretor da NPT - Neuropsicotronics, pesquisador e desenvolvedor da tecnologia de biofeedback cardiovascular.

Quer saber mais? Confira nossa galeria com as técnicas mais comuns e quais são suas aplicações para a saúde.  

Bê-á-bá da técnica
O biofeedback começou a ser pesquisado entre as décadas de 1960 e 70. "Não há um fundador da técnica. Ela foi surgindo da pesquisa de psicólogos, neurofisiologistas, neurocientistas, fisiologistas e outros profissionais", conta o clínico geral Alex Botsaris. Já em terras tupiniquins, ela só desembarcou mesmo por aqui na década de 80, e até hoje não é tão utilizada, principalmente devido ao seu alto custo. O aparelho é sempre o mesmo, mas é preciso mudar os tipos de eletrodos para captar diferentes sinais.

O método pode ser aplicado por diversos tipos de especialistas: psicólogos, fisioterapeutas, fisiologistas, educadores físicos... E normalmente atua como coadjuvante, portanto não vale esperar uma melhora imensa usando exclusivamente essa técnica. "Ela apresenta ótimos resultados, mas normalmente espera-se mais do que ela pode fazer", pondera Jerri Godoy, fisioterapeuta sênior do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein. Como os resultados dependem de cada paciente, e variam de acordo com o quadro, não há um número de seções padrão. 

Tensão muscular
Quando o estresse bate, parece que os músculos inteiros dos ombros e costas se retesam sem você querer, não é? O mesmo acontece com o resto do corpo, algumas contrações musculares acabam sendo involuntárias, e o biofeedback ensina a controlá-las. "A técnica se chama eletromiografia e trabalha colocando os eletrodos sobre os músculos tensos. O paciente vê a medição da tensão na tela e aprende a fazer um relaxamento voluntário", comenta o fisioterapeuta Jerri Godoy. Claro que dentro do hospital ou clínica é difícil ajudar o indivíduo a cuidar do estresse, já que ele não está em um ambiente que provoca esse tipo de reação nele. Apesar de que alguns estudos foram feitos com indivíduos que carregavam aparelhos menores de biofeedback para lá e para cá, tentando acertar o mostrador quando os níveis de tensão iam às alturas, como nos conta Godoy.

Mas o método é usado para uma série de outros problemas. "Além da reabilitação física, pode ser usado no tratamento do bruxismo, dor crônica, disfunção temporo-mandibular (DTM), paralisia facial, contusões, espasmos musculares, lombalgia, incontinência urinária, incontinência fecal, cefaleia tensional, etc", enumera Marco Fabio Coghi, diretor da NPT.
Coração na máquina Medir o coração com uma máquina é uma ideia bem visualizável... Mas aqui no caso, a ideia é perceber justamente pela mudança da frequência cardíaca, o que está acontecendo no organismo. "Na década de 1960, obstetras observaram que fetos em sofrimento apresentavam uma variação no batimento cardíaco - variação do tempo existente entre dois batimentos consecutivos - mais rapidamente do que na frequência cardíaca. Estudos posteriores indicaram que a variação no batimento cardíaco é mais importante que a própria frequência cardíaca", conta Marco Coghi, pesquisador em biofeedback cardiovascular.

Essa variação pode prever a morte súbita e também auxiliar em diversos tratamentos, que vão desde problemas relacionados à ansiedade até questões físicas como redução de pressão arterial e de glicemia e colesterol relacionados ao estresse, asma, fibromialgia e dor crônica. As possibilidades ainda passam pelos problemas de aprendizado e treinamento de empresas para melhora da autoestima dos funcionários.

Ondas do cérebro
Até mesmo nosso cérebro pode ser monitorado por esse aparelho! "Nossas células neurais geram uma atividade elétrica contínua. Os sinais elétricos são captados pelos eletrodos e então amplificados pelo equipamento especializado para produzir o que é visto no traçado do eletroencefalograma", descreve a psicóloga Frinéa Souza Brandão, coordenadora da Neurofocus Psicoterapias e que desenvolve pesquisas com biofeedback junto a instituições nacionais e internacionais. Para ter esse efeito, os eletrodos são posicionados no couro cabeludo e na testa, e por lá eles captam essas ondas.

Existe também o neurofeedback, ainda mais específico. "Utilizam-se equipamentos de eletroencefalografia ou ainda de ressonância magnética, que mostram a atividade cerebral em tempo real", comenta Marco Coghi. A técnica é utilizada como coadjuvante em tratamentos para problemas cognitivos, como transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), autismo, dores de cabeça, epilepsia, insônia, ansiedade, dificuldades de aprendizagem, transtorno bipolar, enxaquecas, entre outros.

Temperatura corporal
Mesmo sem percebermos, a temperatura do nosso corpo muda o tempo todo. Ela costuma cair quando vamos dormir e sobe bastante ao executarmos atividades físicas, por exemplo. No biofeedback normalmente é mensurada o calor das regiões periféricas do corpo, ou seja, mãos e pés. "A pessoa pode, por meio de exercícios, aumentar a dilatação de vasos sanguíneos superficiais, crescendo a quantidade de sangue periférico e, com isso, elevar a temperatura local", esclarece o pesquisador Marco Coghi.

Por trabalhar principalmente com a vasodilatação, essa técnica especifica é muito útil para a cefaleia tensional e enxaqueca - até porque a última é provocada justamente pela dor nos vasos sanguíneo, quando o sangue passa. Pacientes com a síndrome de Raynaud, que está relacionada à má circulação, também são beneficiados com esse estilo da técnica, como nos lembram Coghi e o fisioterapeuta Jerri Godoy.

Condutibilidade da pele
O nome é complicado: resposta galvânica da pele. Mas basicamente, a técnica consiste em medir os sinais elétricos que o maior órgão do nosso corpo emite - o que talvez explique os choquinhos que às vezes tomamos por aí! E normalmente o que o medidor afere é a relação disso com o suor. "Quando transpiramos mais, a resistência elétrica da pele a passagem de uma corrente elétrica diminui, pois o suor conduz eletricidade devido aos sais nele contidos", explica o pesquisador Coghi. Por isso mesmo, a sudorese excessiva, também conhecida como hiperidrose, é um dos focos dessa terapia.

A técnica também é aplicada para controle de estresse. "Pelo relaxamento consciente do sistema nervoso simpático, reduz-se a quantidade de suor que é lido no galvanômetro. Com a redução da atividade excessiva do sistema nervoso simpático gerencia-se essa tensão", descreve o especialista. Problemas como fobia social também são alvo do tratamento.
Games e interfaces
Normalmente esses dados são todos passados ao usuário através de linhas. "É mostrado um traçado, e o objetivo do paciente é justamente fazer que a linha alcance a posição que indicamos, o que significa que o estimulo está na frequência certa", resume o fisioterapeuta Jerri Godoy. Mas muitas vezes essa leitura pode ser complexa demais, ou mesmo muito abstrata. A solução então foi o uso da interface de um jogo. "Existem aparelhos de biofeedback que usam games para dar o feedback à pessoa, em tempo real. Os personagens reagem segundo os estímulos do sistema nervoso. Isso faz com que a pessoa envolva-se melhor à técnica, de forma mais natural, espontânea e interativa", explica Marcos Coghi. 

Minha Vida