Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Câncer infantil: OMS seleciona Centro Boldrini, de Campinas, para nova pesquisa

Por mais incrível que possa parecer, tem sido cada vez mais comum o surgimento de cânceres em crianças, o que naturalmente aumenta o nível de preocupação por parte dos órgãos relacionados à saúde. Diante das circunstâncias, a OMS selecionou Boldrini, em Campinas para uma nova pesquisa relacionada ao câncer infantil

A escolha do Centro Infantil Boldrini, de Campinas, pela OMS [Organização Mundial de Saúde] tem como objetivo a realização de uma pesquisa que possa detectar os fatores de risco que correspondem ao aparecimento do câncer infantil.

De acordo com informações cerca de 100 mil crianças e mães de campinas, terão acompanhamento já a partir desse ano, o que deverá acontecer desde o pré-natal até a maioridade da criança. Essa mesma pesquisa será feita em outros países, a estimativa é de que um milhão de crianças sejam acompanhadas durante o estudo.

Sobre o estudo no Brasil
Conforme mencionado, somente a instituição de Campinas fará parte da pesquisa no Brasil. De acordo com a presidente da entidade, Silvia Brandalise, em meio ao grupo de crianças que terá acompanhamento na pesquisa, pelo menos 15 crianças deverão manifestar algum tipo de câncer, a análise foi feita com base em estatísticas de estudos recentes.

Durante o estudo, as crianças serão analisadas para que os fatores de risco de câncer sejam determinados. A intenção dessa nova pesquisa é detectar principalmente os fatores ambientais são responsáveis por um eventual surgimento de câncer infantil.

De acordo com a presidente, a pesquisa terá ao todo o custo de R$ 40 milhões. Segundo informações, a princípio o centro Boldrini irá usar recursos próprios para custear a pesquisa, a esperança, porém, é a de que ao longo do desenvolvimento do estudo, algumas empresas, tanto públicas quanto privadas, se interessem pelo caso e colabore financeiramente para que a pesquisa seja concretizada.

Silvia afirmou ainda que cada questionário com 200 questões que será utilizado para a pesquisa custará R$ 40 para ser aplicado. 

O centro já está a procura de uma empresa que seja capaz de elaborar os mesmos. A previsão inicial é de que em 45 dias já seja dado inicio às pesquisas de campo. O próximo passo do centro é encontrar e convidar as gestantes para que possam fazer parte do estudo.

Click Grátis

Boliviana dá à luz gêmeas siamesas unidas pelo coração e fígado

Reprodução: El Dia - Gêmeas siamesas nascem unidas pelo coração e fígado
Meninas, que ganharam o nome de Ana e Taylor, pesam juntas cinco quilos

Uma mulher boliviana deu à luz gêmeas siamesas unidas pelo coração e fígado em um hospital da cidade de Santa Cruz, que por enquanto se encontram estáveis, informaram neste sábado (9) os meios de comunicação locais.

As meninas nasceram na sexta-feira (8) mediante uma cesárea, pesando juntas cinco quilos, e "compartilham o coração e o fígado e estão unidas na altura do peito", disse a doutora Gina Ribeira, segundo o jornal "El Dia".

É provável que as pequenas também compartilhem parte do baço, apesar de uma equipe médica estar realizando exames adicionais para estabelecer com maior certeza quais órgãos internos estão comprometidos na união.

Os pais são dois jovens bolivianos (o homem de 20 anos e a mulher de 28) que vivem na cidade amazônica de Trinidad (nordeste) e já têm uma filha de quatro anos, segundo a imprensa de Santa Cruz.

Uma primeira ultrassonografia da mulher aos cinco meses de gravidez mostrou que se tratava de dois bebês. Em um segundo teste aos sete meses, os médicos puderam ver que as meninas estavam unidas, por isso que o caso foi tratado na maternidade de Santa Cruz.

A mãe esteve internada no hospital durante um mês até completar 37 semanas de gravidez e ontem nasceram as meninas, que foram chamadas de Ana e Taylor. O casal pediu apoio econômico, pois se trata de uma família de poucos recursos.

Em 2013, nasceram na região central de Cochabamba outras bebês siamesas unidas pelo tórax e o abdômen que compartilhavam o fígado e o pericárdio. Então, uma equipe formada por 29 médicos de mais de 13 especialidades conseguiu, pela primeira vez na Bolívia, separar com sucesso as meninas, apesar de uma delas falecer três dias depois da intervenção devido a complicações dos problemas que padecia desde que nasceu.

EFE / R7

Uso de remédio feito de derivado da maconha pode ser autorizado no Brasil já a partir de setembro

Divulgação
Votações na Anvisa e CFM decidem o futuro do canabidiol, que se mostrou eficaz contra epilepsia 

Por conta do apelo público, o CFM (Conselho Federal de Medicina) inscreveu em sua pauta de setembro próximo a votação de uma resolução que pode tornar possível a prescrição do canabidiol, medicamento produzido a partir da planta da maconha. É o que garantiu ao R7 o conselheiro Emmanuel Fortes, dizendo que “será um prazer votar”, especialmente se for para trabalhar em conjunto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A discussão sobre a reclassificação dos produtos à base do canabidiol — atualmente listados como substâncias proscritas em uma Portaria de 1998 — também está na agenda da Anvisa, e já para este mês de agosto. O clima é de suspense, especialmente porque o debate já foi adiado inúmeras vezes recentemente. Afinal, por envolver uma substância derivada da maconha, o tema gera polêmica.

Caso venha a ser aprovada sua reclassificação no Brasil, o canabidiol passará à categoria dos medicamentos vendidos com receita controlada. Hoje, para que um paciente consiga importar o remédio, é preciso apresentar uma solicitação formal à Anvisa, além de uma prescrição e o laudo médico — daí cabe à agência decidir se ele entrará ou não no País.

Até hoje, já foram formalizados no total 35 pedidos de importação em caráter excepcional, dos quais 18 receberam autorização. Ainda na fila, aguardando o sinal verde da agência, estão 16 pacientes — sendo 12 crianças — que, representados pelo Ministério Público Federal da Paraíba, entraram com ação civil pública contra a União e a própria Anvisa no último dia 31, e ainda não obtiveram liberação.  

Fortes, do CFM, enumera alguns dos motivos que ainda travam a reclassificação do canabidiol no Brasil.

— Embora já tenhamos visto situações dramáticas sendo resolvidas, com evidências promissoras, há uma série de nuances técnicas que precisam ser esclarecidas. Como, por exemplo, as doses mínima e máxima, dose tóxica, efeitos adversos, interações medicamentosas, quais as patologias que respondem, quais não respondem. Precisamos saber com precisão o que é eficiente.

O psiquiatra José Alexandre de Souza Crippa, professor do Departamento de Neuropsiquiatria da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, faz parte de um grupo de estudos que investiga o canabidiol desde a década de 70.

Segundo ele, os principais benefícios do medicamento estão relacionados à epilepsia, doença caracterizada por ataques epiléticos e que, de acordo com dados da Opas (Organização Panamericana de Saúde), atinge 70 milhões de pessoas no mundo. Mas, conforme salientou em entrevista ao R7, as pesquisas conduzidas pelos médicos dão pistas de que o remédio também pode ajudar a amenizar sintomas de outros males.  

— Em estudos preliminares, o medicamento demonstrou eficácia não só para epilepsia, mas também para mal de Parkinson e ansiedade. São estudos iniciais. Para registro como remédio, os estudos precisam ser muito mais amplos. O CFM está foi muito sensível aos apelos que tem recebido da população e está sendo perfeito neste ponto, ao trabalhar para proteger a população.

Em países como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Reino Unido, Holanda, França, Espanha, Itália, Suíça, Israel e Austrália o uso do medicamento é liberado com receita médica ou laudo que justifique a prescrição. 

Entre as vantagens compreendidas com uma reclassificação do medicamento, de acordo com Crippa, estão a facilidade de importação, manuseio e a possibilidade de se fazer pesquisas com uma substância que não seja proibida.

Para ele, o ponto crucial do debate é o uso compassivo do canabidiol, quando o paciente apresenta alguma doença que não responde a qualquer um dos tratamentos já disponíveis no mercado.

— É o caso das epilepsias que não respondem a nada. Em situações como esta, tem que ser dada a chance de o médico, e só ele, avaliar se o caso é refratário e poder prescrever o medicamento. Mas isso apenas depois de se fazerem os exames necessários, ver a função hepática do paciente, se haverá interação farmacológica com as outras drogas etc. Isso é fundamental.
Crippa faz questão de frisar que, embora o canabidiol seja uma substância presente na planta da maconha, o debate, em momento algum, trata da legalização da droga.

— Chegam a nossos ouvidos histórias de pessoas que estão fazendo extratos de maconha, e isso é absurdo. Sou contra a legalização da maconha. A maioria da população não sabe dos problemas que ela pode causar. Quando fumada na adolescência, por exemplo, pode aumentar o desenvolvimento de esquizofrenia na vida adulta, e, quando usada de maneira crônica nesta fase da vida, pode levar até ao atrofiamento da estrutura do cérebro. Há pessoas que usam o debate do canabidiol para defender o uso da maconha, e isto é errado.

Um resultado positivo nas votações do CFM e Anvisa também colocaria um ponto final, por exemplo, em casos de famílias que, ao esbarrar na burocracia atual, acabam apelando para a importação ilegal da medicação.

São, geralmente, situações em que há um doente no qual já foram testados diversos tipos de tratamento, sem que se obtivesse uma melhora considerável do quadro. Crippa, inclusive, explica que a ideia é que o canabidiol não seja nunca a primeira opção de medicamento, como acontece, por exemplo, no exterior.

— As pessoas me perguntam sempre o que eu faria se meu filho tivesse epilepsia. Quem pode julgar um pai que faz o melhor pelo filho? Não duvido que muitos de nós fizéssemos a mesma coisa, contrabandeando a substância. Mas posso garantir que, caso meu filho precisasse, eu primeiro testaria a medicação já disponível, e só depois partiria para o canabidiol.

R7

Concurso Prefeitura de Mirador - MA

A Prefeitura de Mirador, no estado do Maranhão, por meio da empresa Instituto Machado de Assis, abriu edital de concurso público nº 001/2014, com o objetivo de ocupar 161 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 1.800,00, por jornadas de trabalho de até 40 horas semanais.

Serão reservadas cinco por cento das vagas oferecidas neste certame aos candidatos portadores de necessidades especiais.

As vagas são para os cargos de nutricionista, psicólogo, assistente social, professores, agente administrativo, agente de trânsito, assistente administrativo, atendente de fármacia, auxiliar administrativo, digitador, fiscal de obras, fiscal sanitário, motorista, recepcionista, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, técnico em radiologia, auxiliar de serviços gerais e vigia.

As inscrições serão feitas no site do Instituto Machado de Assis: www.institutomachadodeassis.com.br, de 17 de julho a 28 de agosto de 2014. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 35,00 a R$ 55,00 de acordo com o cargo.

As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 14 de setembro de 2014, das 9 horas às 12 horas, na cidade de Mirador. A partir de 11 de setembro de 2014 o Instituto Machado de Assis, duvulgará em seu site a confirmação dos locais e horários das provas.

Os gabaritos preliminares serão publicados em até 48 horas, após a realização das provas no site: www.institutomachadodeassis.com.br.

O resultado final do certame está previsto para ser publicado no Diário Oficial dos Municípios no dia 10 de novembro de 2014 e através do endereço eletrônico: www.institutomachadodeassis.com.br.

O concurso terá validade de 2 anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Mirador.

Concurso Prefeitura de Cajapió - MA

Sob a responsabilidade técnico-administrativa do Instituto Ludus, a Prefeitura de Cajapió, no Maranhão, lançou edital de concurso público 001/2014, com a finalidade de preencher 90 postos de trabalho, sendo 06 deles reservados exclusivamente para portadores de necessidades especiais.

Entre as vagas oferecidas estão as de vigia, motorista, agente administrativo, assistente social, auxiliar operacional de serviços diversos, cozinheira, digitador, médico clínico geral e nutricionista (acesse o edital para ver relação completa dos cargos). As oportunidades contemplam candidatos com escolaridade nos níveis fundamental, médio, técnico e superior.

Os aprovados atuarão em jornadas semanais de 20, 30 ou 40 horas, com salários que podem variar de R$ 724,00 a R$ 7.167,12.
O interessado deve realizar a inscrição de 4 de agosto a 4 de setembro de 2014, pelo site www.institutoludus.com.br. As taxas são de R$ 25,00, R$ 35,00 e R$ 60,00.

A realização das provas do certame está prevista para ocorrer no dia 09 de novembro de 2014 (domingo), na cidade de Cajapió– MA, no horário das 08h às 11h. A divulgação do gabarito da prova escrita objetiva será na data prevista de 10 de novembro de 2014.

A classificação final do concurso será homologada pelo prefeito, sendo os atos respectivos publicado na Imprensa Oficial (Diário Oficial do Estado do Maranhão) e no átrio (mural) da sede da Prefeitura de Cajapió - MA, bem como publicada na página www.institutoludus.com.br.

Todas as decisões e demais atos serão publicados na Imprensa Oficial (Diário Oficial do Estado do Maranhão), e no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br e na prefeitura do Município.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data da publicação da homologação na imprensa oficial, podendo ser renovado por igual período, mediante ato do Poder Executivo, observada a conveniência e oportunidade da Administração.

Prefeitura de Fortaleza - CE abre mais de 6,5 mil vagas na saúde

Foi divulgado o edital n° 42/2014 de processo seletivo da Prefeitura de Fortaleza, no estado do Ceará. São ofertadas várias oportunidades para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 5.833,34 em carga horária de até 40 horas semanais.

A seleção pública será executada pelo Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos – IMPARH, visando à seleção de profissionais para o preenchimento de 6.552 vagas, entre as de provimento imediato e as que formarão cadastro de reserva. As chances são para a Secretaria Municipal de Saúde – SMS e para o Instituto Dr. José Frota – IJF.

Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Saúde Bucal;

- Nível Médio/Curso na Área: Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Motorista Socorrista, Motoqueiro Socorrista, Auxiliar de Farmácia, Técnico de Laboratório, Técnico de Radiologia, Técnico de Análises Clínicas, Técnico de Imobilização e Massoterapeuta;

- Nível Superior: Enfermeiro, Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional, Bioquímico, Fonoaudiólogo, Farmacêutico, Médico Psiquiatra, Médico Clínico Geral, Médico-cirurgião Geral, Médico-cirurgião Plástico, Médico Otorrino, Médico Traumatologista e Médico Socorrista.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.imparh.fortaleza.ce.gov.br, até 17 de agosto de 2014 (horário de Fortaleza-CE). As taxas são de R$ 80,00 para os candidatos de nível superior e de R$ 50,00 para os candidatos de níveis médio e fundamental.

Provas
Será aplicada uma prova escrita objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, com conteúdos de conhecimentos específicos por área/especialidade. A prova escrita objetiva será aplicada na cidade de Fortaleza-CE, com duração de 03 horas, na data provável de 31 de agosto de 2014, no horário das 14h30 às 17h30, para todos os candidatos. O gabarito será divulgado na data provável de 1º de setembro de 2014.

O candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.imparh.fortaleza.ce.gov.br 04 dias antes da data de realização da prova escrita objetiva e imprimir o cartão de identificação, documento do qual constará o respectivo local de realização da aludida prova.

Validade
Essa seleção pública tem validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação de seu resultado final.

Concurso Prefeitura de Farias Brito - CE

A Prefeitura de Farias Brito, no estado do Ceará, publicou edital n° 001/2014 de concurso público, com a intenção de preencher 139 vagas  de emprego para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com a reserva de nove vagas para pessoas portadores de necessidades especiais. Os salários vão até R$ 2.673,00 e a jornada desempenhada poderá variar entre 20 e 40 horas semanais, ou ser cumprida na forma de plantão.

O concurso será executado pela Universidade Regional do Cariri - URCA, através da Comissão Executiva do Vestibular – CEV.

As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de endemias, agente de trânsito, assistente social, auxiliar de administração, auxiliar de pedreiro, auxiliar de serviços gerais, biomédico, enfermeiro(a) plantonista, farmacêutico, fisioterapeuta, magarefe/abatedor, mecânico, motorista – categoria “d”, nutricionista, pedreiro, psicólogo, professor de ciências, professor em diversas áreas e demais cargos.

As inscrições serão realizadas das 8:00 horas do dia 13 até 20 de agosto de 2014, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico cev.urca.br/concursos. As taxas são de R$ 50,00 para cargos de nível fundamental, R$ 80,00 para nível médio e de R$ 120,00 para profissionais de nível superior.

O resultado das inscrições deferidas e indeferidas será divulgado no dia 28 de agosto de 2014, através do site cev.urca.br/concursos, para que os candidatos possam consultar se a sua inscrição foi deferida.

No período de 10 a 14 de setembro de 2014, o candidato deverá acessar o site cev.urca.br/concursos, para obter seu Cartão de Identificação contendo data, horário e locais de realização das provas, o qual deverá ser impresso e apresentado no local de realização da prova.

O certame será realizado em duas Etapas: Prova Escrita Objetiva; Prova de Títulos; e Provas Prática de Direção Veicular e de Aptidão Física, de acordo com o cargo pretendido.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 14 de setembro de 2014, com duração improrrogável de 04 horas, no município de Farias Brito/CE, em locais e horários a serem divulgados no Cartão de Identificação do Candidato. A divulgação do gabarito será na data prevista de 14 de setembro de 2014, às 20:00 horas.

O prazo de validade do concurso será de até dois anos, contados da data da homologação do resultado final do concurso, prorrogável por igual período, mediante ato devidamente justificado da autoridade competente.

Concurso Prefeitura de Xique-Xique - BA (II)

A prefeitura de Xique-Xique, no Estado da Bahia, sob execução da empresa Serviço de Processamento de Dados (SEPROD),  lançou edital nº01/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 273 vagas para todos os níveis de escolaridade.

O certame oferece oportunidade para agente de portaria (vigia), auxiliar operacional, motorista de veículo leve e de pesado, operador de máquina pesada, agente administrativo, fiscal de meio ambiente, fiscal de obras e postura, fiscal de serviços públicos, fiscal de tributos, fiscal da vigilância sanitária, técnico em agropecuária, técnico em enfermagem, professor, advogado, arquiteto urbanista, assistente social, enfermeiro, engenheiro, farmacêutico, fisioterapeuta, geólogo, médico, nutricionista, odontólogo e psicólogo.

Os vencimentos variam de R$ 724,00 até R$ 6.000,00 e a carga horária é de 20 a 40 horas. Cinco por cento das vagas serão reservadas para portadores de necessidades especiais em função compatível com sua aptidão.

As inscrições terão inicio no dia 4 de agosto e serão encerradas em 22 agosto de 2014, somente pelo endereço eletrônico: www.seprod.com.br. O valor da taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade, sendo assim, fundamental custa R$ 40,00, médio ou curso técnico custa R$ 50,00 e superior custa R$ 80,00.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 12 de outubro e o gabarito parcial será repassado no dia 14 de outubro, enquanto o resultado da prova será divulgado no dia 31 de outubro de 2014. Não havendo contratempos, o resultado final será publicado no dia 28 de novembro de 2014. A propagação oficial das etapas que compõe o concurso ocorrerá através do quadro de publicações e avisos da Prefeitura, promulgado no Diário Oficial do Município, site: https://pmxiquexique.ba.ipmbrasil.org.br e também haverá informativo sobre o certame no site da SEPROD.

Esse concurso será válido por dois anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado o prazo, ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Prefeitura.

Prefeitura de Xique-Xique - BA lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Xique-Xique, no estado da Bahia, divulgou o edital de processo seletivo nº 01/2014, que prevê a oferta de 228 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os contratados cumprirão jornada entre 20 e 40 horas por semana, fazendo jus a salários que vão de R$ 724,00 a R$ 10.000,00. 

As oportunidades são para os cargos de motorista, agente administrativo, técnico de enfermagem, advogado, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, odontólogo, médico, agente de portaria/vigia, entre outros. 

O certame, que será de responsabilidade da empresa SEPROD – Serviço de Processamento de Dados, estará recebendo as inscrições no período de 04 a 22 de agosto de 2014, através do site www.seprod.com.br. 

Os valores das taxas de inscrição são de R$ 40,00 para nível fundamental, R$ 50,00 nível médio e R$ 80,00 nível superior. 

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 12 outubro de 2014 em local e horário a serem comunicados no site www.seprod.com.br. O gabarito preliminar com os resultados da prova, provavelmente será divulgado no dia 14 de outubro de 2014.

A divulgação das etapas do processo seletivo será feita através do quadro de publicações e avisos da Prefeitura Municipal e/ou publicação em Diário Oficial do Município de Xique-Xique e também através dos sites pmxiquexique.ba.ipmbrasil.org.br e www.seprod.com.br. 

O certame terá a validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame, a critério da administração da Prefeitura Municipal de Xique-Xique.

Concurso Prefeitura de Tabatinga - AM reabre inscrições

Atendendo a uma orientação do Ministério Público, a Prefeitura de Tabatinga, no estado do Amazonas, retificou o edital nº 001/2013 de concurso público e, após as alterações, reabriu as inscrições do mesmo. O certame estava suspenso devido a uma intervenção do Tribunal de Contas do Estado, que gerou o processo TCE nº 310/2014, mas já encontra-se devidamente regularizado e será executado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM, através da Comissão Permanente de Concursos - COPEC, e acompanhado por uma comissão instituída pelo Poder Municipal de Tabatinga.

Ao todo, são 530 vagas, das quais 5% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais. Candidatos de todos os níveis de escolaridade podem pleitear os cargos, cujos salários variam de R$ 724,00 a R$ 5.732,50 e carga horárias de 20 a 40 horas semanais.

Os profissionais de nível fundamental poderão assumir as funções de auxiliar de serviços gerais, coletor de lixo, coveiro, eletricista, gari, pedreiro, vigia, agente comunitário social, auxiliar administrativo, merendeira, motorista e operador de máquinas pesadas;

Para candidatos de nível médio e técnico, as vagas são para agente de trânsito e transporte, agente de zoonoses, agente fiscalização fundiária, assistente administrativo, fiscal de feira e mercado, fiscal de limpeza, fiscal de obras/posturas, guarda municipal, mecânico, técnico agrícola, técnico ambiental, técnico em contabilidade, técnico em edificações, técnico em enfermagem, técnico em laboratório e técnico em segurança do trabalho;

Já em cargos de nível superior, as oportunidades são para agente arrecadação, assistente social, enfermeiro, engenheiro agrônomo, nutricionista, orientador educacional e professor.

Caso o candidato já inscrito no concurso desista de participar diante das alterações realizadas neste edital, deverá solicitar, via internet, através do site www.concursoscopec.com.br, no período de 24 a 27 de julho de 2014, a devolução do valor pago correspondente a inscrição e informar de qual forma deseja ser restituído.

As novas inscrições só serão admitidas se realizadas no período entre a (zero) hora do dia 06 de agosto 2014 até as 23h59min do dia 17 de agosto de 2014 (horário oficial de Manaus), exclusivamente pelo site www.concursoscopec.com.br.

A taxa de inscrição é de:

Ensino Fundamental: R$ 30,00;
Ensino Médio: R$ 40,00;
Ensino Superior: R$ 70,00.

O cartão de confirmação estará disponível no período de 06 a 11 de setembro de 2014, no endereço eletrônico www.concursoscopec.com.br, que deverá ser impresso, obrigatoriamente, pelo candidato para fins de comprovação da inscrição e apresentação nos locais de realização das provas.

O certame será composto de prova objetiva, redação, títulos e teste de aptidão física.

As provas objetivas e a redação serão aplicadas na data provável de 28 de setembro de 2014 (domingo), em locais e horários que serão divulgados no cartão de confirmação, através do site www.concursoscopec.com.br. Os gabaritos das provas objetivas serão publicados, no máximo, até 24 horas após a realização das mesmas.

A documentação relativa à prova de títulos deverá ser entregue nos dias 30 e 31 de outubro de 2014, das 8h às 12 h e das 14h as 17h (horário oficial de Tabatinga), no Centro de Treinamento Profissional do Alto Solimões – CTPSOL - CETAM situada na Av. Pernambuco s/n Vila Militar, município de Tabatinga/AM e/ou no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM, setor da Comissão Permanente de Concursos/COPEC, das 8h às 12 h e das 14h às 17h localizado na Av. Djalma Batista 440/A – N. S. das Graças – CEP 69050-010.

O teste de aptidão física será realizado provavelmente no dia 31 de outubro de 2014, em local e horário determinados em edital específico.

O prazo de validade do concurso é de 2 anos, a contar da data de publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Careiro da Várzea - AM prorroga inscrição

A Prefeitura de Careiro da Várzea,  no estado de Amazonas, promove concurso público por meio do edital nº 001/2014. O certame visa preencher 286 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. 

Cargos
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Limpeza Pública, Auxiliar de Serviços Gerais, Artífice, Carpinteiro, Marinheiro de Convés, Marinheiro de Máquina, Motorista de Saúde Fluvial, Motorista Habilitação "B", Merendeiro, Operador de Máquinas, Pintor, Guarda Municipal, Agente Administrativo, Fiscal de Abastecimento/Produção, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Turismo, Professor 1° ao 5° ano - Índio, Secretário de Escola, Bibliotecário, Cirurgião Dentista, Farmacêutico Bioquímico, Professor Educação Infantil, Professor 1° ao 5° ano - Ensino Fundamental, Professor - Língua Portuguesa, Professor - Matemática, Professor - História, Professor - Espanhol, Professor - Geografia, Pedagogo, Nutricionista e Médico Veterinário.

A remuneração varia de R$ 724,00 a R$ 3.799,00.

Inscrições
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até 25 de agosto de 2014, por meio do site www.iaspec.com.br e/ou de forma presencial na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Av. José Ribamar Barbosa, n. 04, Centro, Careiro da Várzea/AM, entre os dias 11 de julho e 26 de agosto de 2014, das 08:00h às 14:00h (horário local).

Prova
O concurso será composto de prova objetiva e títulos.

A prova objetiva também está com nova data de aplicação, prevista para 28 de setembro de 2014 (domingo), sendo das 08:00h às 12:00h para os cargos de nível fundamental completo e nível superior; e de 14:30h às 18:30h para os cargos de nível médio, ambos horário local.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

O edital 003/2014 contendo a prorrogação das inscrições, encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, de 11 de julho de 2014, pág. 9.

Concurso Prefeitura de Rio Branco - AC

A Prefeitura de Rio Branco, capital do estado do Acre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco - SEMSA, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014/SEMSA. O certame, que será organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB, oferece 136 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 730,53 a R$ 2.424,71 por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Zoonoses, Agente de Endemias, Motorista, Agente Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal, Educador Social, Técnico (Contabilidade, Enfermagem, Laboratório, Prótese Dentária, Radiologia, Segurança do Trabalho, Eletrocardiograma, Gestão Pública e Saúde Bucal), Auditor Fiscal Sanitário, Analista de Sistemas, Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Bioquímico, Cirurgião-Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor em Saúde Pública, Médico (Trabalho, Psiquiatra, Perito, Radiologia, Ultrassonografista, Pediatra e Ginecologia), Veterinário, Nutricionista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional. Às pessoas com deficiência será reservado o percentual de 5% do total das vagas oferecidas no concurso público.
 
As inscrições deverão ser realizadas pela Internet no site www.funcab.org, até o dia 17 de agosto de 2014.
 
A taxa de inscrição é de: R$ 36,00 (nível fundamental), R$ 42,00 (médio) e R$ 66,00 (superior).

O concurso será composto de prova objetiva, avaliação de títulos e prova de capacidade física - TAF.

A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 14 de setembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no site www.funcab.org, a partir do dia 08 de setembro de 2014. O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir das 12 horas do dia 16 de setembro de 2014.

Os títulos deverão ser entregues do dia 13 a 15 de outubro de 2014, por meio de cópias autenticadas em cartório, anexando formulário próprio para entrega de títulos, disponível no site www.funcab.org, onde o candidato deverá numerar e descrever todos os documentos que estão sendo entregues.

A prova de capacidade física - TAF, está prevista para 19 de outubro de 2014, em local e horário que serão divulgados no edital de convocação para a prova de capacidade física – TAF, a partir do dia 07 de outubro de 2014.

O resultado final será divulgado na Internet nos sites www.funcab.org e www.riobranco.ac.gov.br e publicado também no Diário Oficial do Estado, a partir do dia 19 de novembro de 2014.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado, edição de 23 de julho de 2014, pág. 93 a 116. Todas as atualizações do certame encontram-se no: http://ww5.funcab.org/inicial.asp?id=269

Concurso Prefeitura de Antônio João - MS

A Prefeitura de Antônio João, no Estado do Mato Grosso do Sul, anunciou a abertura do edital nº 001/2014 de concurso público, organizado pelo Instituto Maytenus. A finalidade é o preenchimento de 132 vagas para cargos de todos os níveis de ensino.

As vagas disponíveis são para os postos de: agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, auxiliar de apoio técnico operacional, auxiliar de mecânico, auxiliar serviços diversos, costureira, mecânico, motorista, operador de máquinas leves, operador de máquinas pesadas, operador de serviços diversos, pedreiro, professor, recreador, analista de controle interno, assistente administrativo, auxiliar de laboratório, educador social, motorista, técnico em contabilidade, técnico em enfermagem, técnico em finanças, técnico em higiene dental, técnico em radiologia, assistente social, cirurgião dentista, contador, controlador interno, enfermeiro, engenheiro, facilitador de oficina, fiscal de vigilância sanitária, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, pedagogo e psicólogo. Serão reservadas 5% das vagas, para portadores de necessidades especiais.

As remunerações variam de R$ 622,00 a R$ 9.760,00, por jornadas de 20 até 40 horas semanais.

Inscrições
Serão aceitas até o dia 03 de setembro de 2014, somente pelo endereço eletrônico: www.maytenus.org.br. Candidatos que não tiverem acesso a internet, poderão se inscrever na Secretaria Municipal de Educação, situada na Avenida Vilma Marques n º 370, apenas em dias úteis, das 8h00 às 11h00 e das 13h30 às 17h00.

A inscrição para cargo de nível fundamental custa R$ 40,00; para nível médio, R$ 60,00 e para nível superior, R$ 80,00.

Seleção dos candidatos
A classificação acontecerá através de prova escrita objetiva, prova prática e avaliação de títulos. A prova escrita será para todos os cargos e está prevista para ser aplicada no dia 28 de setembro de 2014, em local e horário a serem divulgados pelos correios eletrônicos: www.maytenus.org.br e www.antoniojoao.ms.gov.br.

O gabarito preliminar será conhecido no dia 29 de setembro de 2014 e o resultado final no dia 31 de outubro de 2014.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério da Prefeitura.

Prefeitura de Pinhalzinho - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Pinhalzinho, no estado de Santa Catarina, tornou público o edital de processo seletivo nº 002/2014. Com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, o seletivo oferta salários que vão de R$ 1.050,00 a R$ 2.300,00, para cumprimento de carga horária máxima de 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Agente de serviços gerais, agente educativo e professor. 

As inscrições podem ser feitas através do site www.pinhalzinho.sc.gov.br, até o dia 25 de agosto de 2014.

Os valores das taxas de inscrição são de R$ 20,00 para nível fundamental, R$ 40,00 nível médio e R$ 80,00 nível superior.

A Prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 28 de setembro de 2014, na cidade de Pinhalzinho - SC, das 9h30min às 11h30min, o local será divulgado através do site www.pinhalzinho.sc.gov.br.

O gabarito preliminar da prova objetiva provavelmente será divulgado no dia 30 de setembro de 2014.

Os candidatos aos cargos de agente educativo e professor serão submetidos à prova de títulos, que devem ser entregues na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pinhalzinho, situada na Rua Santo Antônio, nº 221 – Bairro Baixada – CEP: 89870-000, no Município de Pinhalzinho/SC, das 13h às 18:30hs, no período de 10 a 25 de agosto de 2014.

O certame é válido pelo período de 01 ano, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, prorrogável pelo mesmo período.

Prefeitura de Forquilhinha - SC abre concursos públicos

A Prefeitura de Forquilhinha, no estado de Santa Catarina, publicou os editais nº. 001 e 002/2014 de concurso público. O certame a ser executado pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul, visa preencher 217 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 8.948,61 por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.

Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos
Agente (Administrativo, Comunitário de Saúde, Serviços Gerais (Braçal, Merenda e Limpeza) e Sanitário), Artesão, Auxiliar (Administrativo e Educação), Carpinteiro, Eletricista, Fiscal (Obras, Posturas e Sanitário Auxiliar), Motorista, Operador de Equipamentos, Orientador Social, Pedreiro, Técnico (Agrícola, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Informática e Segurança), Medicina do Trabalho, Analista de Recursos Humanos, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro (Agrimensor e Civil), Farmacêutico, Fiscal de Tributos, Fonoaudiólogo, Médico (Cirurgião Geral, PSF, Trabalho, Ginecologista-Obstetra, Pediatra, Plantonista e Psiquiatra), Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Professor (Educação Infantil e Ensino Fundamental), Psicólogo, Quiropraxista e Terapeuta Ocupacional.

Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 08 de setembro de 2014, no site www.faepesul.org.br/concursos.
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.

Prova
As provas objetivas serão realizadas nos dias 28 de setembro de 2014 (para cargos do edital 001/2014) e 12 de outubro de 2014 (para o edital 002/2014), em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 18 de setembro de 2014, no site www.faepesul.org.br/concursos.
Os gabritos serão divulgados no dia seguinte a realização das provas objetivas.
A aplicação das provas práticas e a avaliação física (nível médio) estão previstas para 02 de novembro de 2014, em locais e horários que serão divulgados a partir de 20 de outubro de 2014.
Os candidatos (nível superior) deverão protocolar os documentos no período entre 04 e 14 de novembro de 2014.

Validade
O concurso público terá validade de dois anos, prorrogáveis uma vez, por igual período, contados da data do ato de homologação do Resultado Final a critério do município de Forquilhinha - SC.

Processo seletivo FUNEC - MG

A Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC) situada na Avenida João César de Oliveira nº 2415, Bairro Eldorado, no Estado de Minas Gerais publicou o edital nº 01/2014 de processo seletivo destinado à seleção temporária de 63 instrutores de níveis médio e superior de ensino, para integrar a ação Bolsa-Formação de Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Há vagas para as áreas de agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, cuidador, auxiliar de fiscalização ambiental, auxiliar de laboratório de saúde, eletricista de automóveis, mecânico, soldador, agente de inclusão digital, libras, cabelereiro, manicure e pedicure, maquiador, depiladora, massagista, recepcionista, promotor de vendas, vendedor, montador e reparador de computadores, operador de computador, agente de conservação e limpeza, agente de desenvolvimento cooperativista, almoxarife, porteiro e vigia jardineiro, marceneiro, tratador de piscina, operador de caixa, auxiliar de cozinha, padeiro, pizzaollo, salgadeiro, costureiro, DJ (disc jóquei), iluminador cênico, confeccionador de bijuterias, artesão de pintura em tecido, fotógrafo, criador de peixes em viveiros escavados, programador web, agente cultural, agente de projetos sociais, contador de histórias, espanhol, inglês, francês, auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, auxiliar de pessoal, empreendedorismo, auxiliar financeiro, auxiliar de tesouraria, preparação para o trabalho, gestão e negócios e auxiliar de faturamento.

O salário oferecido é de R$ 2.156,81 e a carga horária semanal é de 22h30 para todas as funções disponíveis. O valor da taxa de inscrição será de R$ 30,00.

As inscrições terão início às 9h de 19 de agosto de 2014 e término às 16h de 1º de setembro de 2014, apenas via endereço eletrônico: www.contagem.mg.gov.br.

A FUNEC, disponibilizará em seu átrio, computadores para que as pessoas que não têm acesso à internet possam realizar inscrições. O atendimento ocorrerá das 8h00 às 17h00, apenas em dias úteis.

Será aplicada a todos os candidatos prova objetiva, prevista para ser realizada no dia 14 de setembro de 2014, com início às 9h00, em local a ser divulgado pelo site da FUNEC.

A publicação do gabarito será feita no dia 15 de setembro de 2014 e o anúncio do resultado final será conhecido no dia 25 de setembro de 2014.

O certame terá a validade de um ano, a contar da data de homologação do resultado no correio eletrônico: www.contagem.mg.gov.br.

Prefeitura de Gaspar - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Gaspar, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo regido pelo nº 010/2014. Com oportunidades para ocupar 07 vagas de candidatos de níveis fundamental, médio e superior, o certame propõe também formação de cadastro de reservas, com salários que vão de R$ 731,22 a R$ 8.196,10, mais auxilio alimentação de até R$ 365,00, por carga horária mínima de 10 horas e máxima de 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Cirurgião Dentista, Psicólogo, Agente Comunitário Saúde, Técnico de Enfermagem e Medico Psiquiatra, Ginecologista, Pediatra, Clínico Geral, Plantonista CAR Clínico Geral.

As inscrições serão aceitas nos dias 11 e 12 de agosto de 2014, das 8h às 12h e 13h30 às 16h30, no departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Gaspar, localizado à Rua Coronel Aristiliano Ramos, 435, Centro, Gaspar - SC.

Os candidatos podem apresentar certificados de cursos de aperfeiçoamento na área específica de no máximo 500 horas, haverá também prova de títulos.

Os resultados provavelmente serão divulgados no dia 17 de agosto de 2014, através de comunicado exposto no Mural Oficial da Prefeitura Municipal de Gaspar, na Secretaria Municipal de Saúde e na internet www.gaspar.sc.gov.br.

O certame será válido pelo período de 01 ano. 

Concurso Prefeitura de Blumenau - SC (II)

A Prefeitura de Blumenau, no estado de Santa Catarina, junto com a FAEMA, FCB, ISSBLU, PROEB e SETERB, divulgaram o edital de concurso público regido pelo nº 001/2014. Com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, o certame propõe 313 vagas de ampla concorrência e mais 35 para portadores de deficiência e formação de cadastro de reservas, por salários que vão de R$ 822,15 a R$ 4.374,18, por jornadas mínima de 20 horas e máxima de 40 horas semanais. 

As oportunidades são para os cargos de advogado, analista de recursos humanos, analista de informática, assistente social, arquiteto, bibliotecário, biólogo, cirurgião dentista, contador, enfermeiro, engenheiro civil/agrônomo/sanitarista, fonoaudiólogo, jornalista, médico, eletricista, fotografo, motorista, entre outros. 

O certame que está sob a responsabilidade do IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal, estará recebendo as inscrições através do site www.ibam-concursos.org.br, no período de 12 de agosto a 11 de setembro de 2014. 

Os valores das taxas de inscrição variam de R$ 40,00 nível fundamental, R$ 60,00 nível médio/técnico e R$ 80,00 nível superior. 

A prova está prevista para ser aplicada na cidade de Blumenau, no dia 19 de outubro de 2014. O horário e local da prova serão disponíveis no site www.ibam-concursos.org.br. 

Os gabaritos provavelmente serão divulgados no dia 20 de outubro de 2014, no site www.ibam-concursos.org.br. 

O certame será válido pelo período de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Blumenau - SC divulga concursos

A Prefeitura de Blumenau, no Estado de Santa Catarina, através do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), abrirá do dia 12 de agosto ao dia 11 de setembro de 2014, inscrições para dois concursos públicos, destinados ao preenchimento total de 155 vagas, para candidatos de níveis fundamental e superior de ensino.

O concurso do edital nº 002/2014 tem a meta de empregar 35 professores para as disciplinas de alemão, artes, educação infantil e ensino religioso, por vencimentos de R$ 1.151,11 a R$ 2.302,20 em jornadas de 20 até 40 horas semanais. Os servidores também receberão vale alimentação de R$ 14,50 por dia de trabalho. Para essas vagas a taxa de inscrição é de R$ 80,00.

Já o concurso do edital nº 003/2014, visa contratar 120 agentes comunitários de saúde para atuar em diversos órgãos de estratégia de saúde da família. A remuneração oferecida é de R$ 850,50, por jornada de 40 horas semanais e vale alimentação de R$ 14,50 por dia trabalhado. Para essas vagas a taxa de inscrição é de R$ 40,00.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet, pelo endereço eletrônico: www.ibam-concursos.org.br. Serão reservadas 20 % das vagas, para portadores de necessidades especiais.

Para todos os cargos serão aplicadas provas objetivas, previstas para serem realizadas no dia 12 de outubro de 2014, no período vespertino, com duração de três horas. A partir do dia 1º de outubro será disponibilizado, no site da IBAM, um cartão com confirmação de data, hora e local da prova para todos os candidatos.

A publicação do gabarito será feita no dia 13 de outubro de 2014 e o resultado final está previsto para ser exposto no dia 12 de novembro de 2014, no site www.ibam-concursos.org.br.

Ambos os certames terão a validade de dois anos, podendo haver prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de São João do Oeste - SC

A Prefeitura de São João do Oeste, no estado de Santa Catarina, promove o concurso público estabelecido pelo edital de nº 001/2014. Com oportunidades para candidatos de nível superior, o certame vai preencher 02 vagas para médico clínico geral - ESF, por remuneração de R$ 9.245,08, para 40 horas semanais.

O certame que está sob a responsabilidade da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina - AMEOSC, dispõem de oportunidades no cargo de

As inscrições podem ser feitas através do site www.ameosc.org.br, no período de 11 de agosto a 11 de setembro de 2014. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 11 de outubro de 2014, às 14h30, nas dependências do Centro Educacional São João do Oeste, sito à Rua Encantado, 353 – Centro, São João do Oeste - SC.

O caderno de provas e o gabarito preliminar esta previsto para serem divulgados até às 18 horas do primeiro dia útil posterior ao dia da realização das provas nos sites: www.ameosc.org.br e www.saojoao.sc.gov.br.

A correção do cartão resposta será realizada em sessão pública, a ser realizado na Câmara Municipal de São João do Oeste, sito à Rua Encantado nº 66, Centro, às 15h do dia 14 de outubro de 2014.

O certame será válido pelo período de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Campo Grande - MS seleciona médicos

A Prefeitura de Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul, publicou no Diário Oficial de Campo Grande (08 de agosto de 2014 - p. 4 a 6), o edital nº 83/2014 de processo seletivo, para o preenchimento de 513 vagas na área de saúde.

As oportunidades são para Médico (Cardiologista, Clínico Geral, Ginecologista, Pediatra, Perito, Angiologista,  Ginecológica, Clinica da Dor, Dermatologista, Endocrinologista, Gastroentereologista, Geriatra, Imunologista, Infectologista, Nefrologista, Neurologista, Oftalmologista, Oncologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Psiquiatra, Radiologista, Reumatologista, Ultrassonografista, Urologista e Vascular).  

As inscrições serão recebidas no período de 11 a 13 de agosto de 2014, no portal da Prefeitura de Campo Grande, através do site www.sesau.capital.ms.gov.br/convocacaomedica.

Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de análise curricular e experiência comprovada na área.

O prazo de validade do processo seletivo será de 6 meses, a contar da data de homologação do resultado final e convocação publicada na imprensa oficial, podendo ser renovado por igual período, a critério da Secretaria Municipal de Saúde Pública.

Prefeitura de Campo Grande - MS abre processo seletivo

A Prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, lança edital de processo seletivo nº 003/2014/01. A seleção visa a contratação temporária de 50 Enfermeiros, para desempenhar suas funções na Secretaria Municipal de Saúde Pública. O vencimento pode chegar a R$ 2.820,13 em regime de 40 horas semanais de trabalho.

As inscrições estarão abertas nos dias 11 e 12 de agosto de 2014, das 08h às 10h e das 13h30 às 16h30, na Escola de Governo do Município de Campo Grande, situada na Av. Pres. Ernesto Geisel, 4009 - bairro Amambaí (esquina 26 de agosto - próximo ao Horto Florestal).

A seleção dos candidatos será feita por meio de análise curricular e avaliação de títulos.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial de Campo Grande, edição de 08 de agosto de 2014, pág. 1 a 3.

Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PE promove processo seletivo

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no estado do Pernambuco, através da secretaria municipal da fazenda e previdência, divulgou o processo seletivo orientado pelo edital publico nº 01/2014. O certame propõe 73 vagas imediatas, com oportunidades para candidatos de níveis fundamental e superior, por salários que vão de R$ 1.200,00 a R$ 6.000,00, em jornada de 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Motorista, engenheiro cartógrafo, geógrafo, agente (de atendimento, cobrança, acompanhamento, arrecadação/dívida ativa e desenvolvimento urbano).

O certame, que está sob a responsabilidade do Instituto ADM&TEC, receberá inscrições até o dia 10 de setembro de 2014, através do site www.admtec.org.br.

Os valores das taxas de inscrição variam entre R$ 30,00, R$ 40,00 e R$ 60,00, de acordo com o cargo pretendido.

A prova objetiva será dividida em duas etapas, a primeira prevista para o dia 14 de setembro de 2014, das 13h às 15h, e a segunda para o dia 21 de setembro de 2014, das 8h às 11h, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Os locais serão divulgados no mesmo site informado.

O resultado preliminar das provas provavelmente será divulgado no dia 16 e 25 de setembro de 2014.

O certame será válido pelo período de 12 meses, podendo ser renovado por igual período, a critério da Administração.

Humor: Viagra

http://3.bp.blogspot.com/-kuw0l33fc4Q/UI6OoRSQagI/AAAAAAAAFq0/R-uR5laTdUw/s1600/viagra2.jpg

Relatos de mortes em motéis sugerem uso de remédios para impotência

Será que estamos assistindo a um surto silencioso de morte súbita de homens associada ao uso de sildenafil, medicamento usado para disfunção erétil? 

Há relatos isolados de profissionais que atendem casos de morte súbita em motéis que encontram, entre os pertences da vítima, embalagens de produtos farmacêuticos indicados para disfunção erétil, contendo a substância sildenafil. Desconhecemos registros das equipes de emergência (sejam órgãos da Defesa Civil, do Samu ou do Corpo de Bombeiros) que poderiam ajudar a esclarecer a dimensão do problema. Desconhecemos relatos de parceiros, amigos e familiares dos que morreram. Tampouco médicos ou outros profissionais de saúde têm se pronunciado sobre o assunto. Desconhecemos alertas públicos das autoridades sanitárias para prover a população de informações sobre o produto ou seus riscos.

A aparente ocorrência de aumento de casos de morte súbita de homens em uso do sildenafil — paralelo ao extraordinário crescimento das vendas no país, de 2 milhões de unidades/ano para 30 milhões, com o fim da vigência de sua patente — merece investigação de caráter público.

O sinal de alerta tem a ver com a saúde da nossa coletividade. O sildenafil é fármaco usado para duas indicações terapêuticas diferentes: hipertensão pulmonar e disfunção erétil. Recomendações técnicas preconizam comprimidos de 5mg ou 20mg no primeiro caso e de 25 a 100mg no segundo. Recente episódio relacionando o Ministério da Saúde, o laboratório do Ministério da Marinha e o laboratório Labogen, do doleiro Alberto Youssef, resultou em grande confusão e desinformação sobre as duas condições.

A hipertensão pulmonar reflete estados patológicos e a disfunção erétil associa-se a mudanças relacionadas ao envelhecimento, embora haja notícias de uso recreativo em adultos jovens. Assim como outras condições de saúde com importantes componentes culturais, tais como a anorexia, as cirurgias plásticas estéticas, o uso abusivo de tranquilizantes, antidepressivos e outros, a disfunção erétil é tema silenciado. Seja o silêncio resultado do eventual constrangimento pela perda funcional, ou do forte machismo da nossa sociedade, que associa desempenho sexual a vigor e poder.

Nunca é demais lembrar que o capítulo da lei 8080/90 que trata da Vigilância Sanitária determina ser de responsabilidade das autoridades sanitárias eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, além de intervir nos problemas sanitários decorrentes da circulação de produtos. E que houve episódios trágicos envolvendo o uso de medicamentos. Só para citar alguns, muitas vidas foram perdidas após o uso do mercúrio contra a febre amarela, no século 19. E, no século 20, registraram-se mortes de crianças com insuficiência renal, após o uso de xaropes com dietilenoglicol, e de asmáticos por uso de aerossóis com isoproterenol. Na década de 1960, ocorreram mais de 15 mil casos de malformação congênita em crianças cujas mães usaram talidomida.

A falta de conhecimento completo em relação ao uso de fármacos trouxe à tona, de forma trágica, o que a ciência sustenta há décadas: não há substância farmacologicamente ativa isenta de riscos e nem todos os riscos são conhecidos antes de o produto estar no mercado.

Para que se tenha ideia da magnitude do problema, há contraindicação para o uso do sildenafil concomitante ao uso de nitratos usados para tratar doença cardiovascular, e para os indivíduos com hipotensão, derrame recente ou infarto do miocárdio. Vale perguntar: quantos brasileiros que estão consumindo as 30 milhões de unidades por ano de sildenafil sabem disso?

As consequências do uso de produtos para disfunção erétil são tema que não vem sendo tratado com responsabilidade pelos gestores do nosso sistema de saúde. Medidas reguladoras do Ministério da Saúde — tais como submeter a compra nas farmácias a controle rigoroso do receituário — são importantes para estancar os possíveis efeitos adversos. Investigar a ocorrência de complicações e mortes associadas ao uso do produto, e divulgar os resultados, permitirá prover e não privar os indivíduos da informação necessária para decidir de forma consciente e informada se desejam, ou não, correr os riscos inerentes aos fármacos. Seja ele constrangedor, obsequioso ou cúmplice, até quando aceitaremos o silêncio?

Álvaro Nascimento e Suely Rozenfeld são pesquisadores da Fiocruz. Este artigo foi originalmente publicado no jornal O Globo

Agência Fiocruz 

Uma injeção apenas para controlar a diabetes

Cientistas americanos anunciam que somente uma aplicação de uma proteína foi capaz de derrubar as taxas de glicose e mantê-la nos níveis normais por dois dias

Um time de pesquisadores do Salk Institute, nos Estados Unidos, anunciou na última semana o mais novo e promissor caminho contra a diabetes tipo 2. A doença está associada à obesidade e ao sedentarismo e é caracterizada pela resistência das células à ação da insulina, o hormônio que possibilita a entrada, nas células, da glicose circulante no sangue. 

injeção 1

O resultado é o acúmulo de açúcar na corrente sanguínea, processo que figura como um dos principais fatores de risco para infarto e acidente vascular cerebral. Em artigo publicado na revista científica “Nature”, os cientistas descreveram como uma simples dose de uma proteína derrubou os índices de glicose a níveis normais por dois dias e reverteu o mecanismo de resistência à insulina. Os cientistas ficaram animados. “O impacto do nosso estudo é substancial”, disse à ISTOÉ Michael Downes, um dos responsáveis pela pesquisa. “A descoberta oferece uma nova avenida para controlar a glicose de uma maneira poderosa e surpreendente que pode levar à criação de uma terapia revolucionária contra a doença”, completou.

A proteína responsável por todo esse entusiasmo é a FGF1, integrante do grupo dos fatores de crescimento (substâncias que contribuem para a proliferação celular). O curioso é que ela nunca tinha sido alvo de grande interesse. Há dois anos, porém, o mesmo time do Salk Institute verificou que cobaias com baixa concentração da proteína rapidamente desenvolviam diabetes tipo 2 quando alimentadas com dieta rica em gordura. 

A observação fez os estudos avançarem até este que acaba de ser divulgado, revelando o enorme potencial da FGF1 para interferir na maneira como o corpo responde à insulina. “Ela restaura a habilidade do organismo de regular os níveis de açúcar com a insulina, mantendo a glicose nos níveis normais”, explicou Downes. Ele ressalta, porém, que investigações mais aprofundadas serão conduzidas para conhecer melhor sua forma de atuação.

A constatação de seu poder foi obtida após experimento realizado em cobaias (ratos) obesas e com diabetes tipo 2. Os pesquisadores injetaram nos animais apenas uma dose da proteína. O que viram foi surpreendente: as taxas de glicose desabaram rapidamente e esse efeito durou por dois dias. “Observamos uma redução dramática na concentração de açúcar no sangue”, informou Downes.

Há outras constatações igualmente animadoras. Segundo os cientistas, as cobaias não apresentaram qualquer efeito colateral, mesmo quando a substância foi injetada em alta concentração. A injeção da proteína também não provocou a queda abrupta e além do desejado da quantidade de glicose no sangue. Esse efeito, chamado de hipoglicemia, é bastante perigoso e sempre foi alvo de preocupação no tratamento da diabetes.

Isto É

Especialista explica como beber vinho sem manchar os dentes

Foto: Darren Baker / Shutterstock  Os vinhos tintos têm uma acidez que
contribui  para a desmineralização dos dentes e permite uma adesão
dos pigmentos naturais da bebida
Tomar água junto com a bebida alcoólica e manter a higiene bucal em ordem faz com que os pigmentos não impregnem no dente 

Com esse friozinho um bom vinho tinto é sempre uma boa pedida. Mas a ingestão dessa bebida requer alguns cuidados, inclusive quando o assunto é saúde bucal. Isso porque o vinho tem em sua composição alguns pigmentos altamente nocivos ao esmalte dental. 

“Os vinhos tintos possuem uma acidez que contribui para a desmineralização dos dentes e permite uma adesão aos pigmentos naturais da bebida (como o tanino) com mais facilidade”, diz a nutricionista Dayany Araújo Farias, coordenadora clínica do Hospital Nove de Julho.    

Para o cirurgião-dentista especializado em estética, Antônio Salomão Braz, o álcool presente nos vinhos é outro ponto que prejudica o sorriso, e não só o esmalte dentário. “O álcool e a acidez do vinho podem diminuir a quantidade de saliva (em até 30%), atrapalhando o processo de limpeza da boca e, em alguns casos, causar sensibilidade nos dentes”, afirma. 

Truque
Segundo Dayany, tomar água junto com o vinho é uma boa dica para que a saúde bucal não seja prejudicada. “A água ingerida junto com o vinho diminui a acidez responsável por facilitar a adesão da pigmentação nos dentes além de fazer o papel de hidratante da mucosa da boca, auxiliando na remoção de resíduos alimentícios”, diz. 

Outra dica simples e fácil é sempre manter uma boa higiene bucal. “Se você já tem o costume de escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental não há muito com o que se preocupar. Quando os dentes estão limpos eles ficam com suas superfícies lisas, o que dificulta que os pigmentos do vinho grudem na sua estrutura”, afirma Antônio.

Outros alimentos que mancham os dentes
Mas não é só o vinho tinto o grande vilão dos dentes brancos. Existe no mercado uma porção de alimentos e bebidas que, se ingeridos com exagero, podem prejudicar a beleza do sorriso. “Refrigerantes, sucos de caixinha, molho shoyo, catchup, café, chá mate e açaí são alguns exemplos de alimentos a serem evitados. Alguns corantes presentes neles são artificiais e não possuem valor nutritivo nenhum”, diz a especialista.

Terra