Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Lote de medicamento genérico tem distribuição suspensa devido a contaminação

Agência afirma que teste de amostra constatou "corpo estranho" no comprimido fabricado pelo Laboratório Teuto Brasileiro S/A; resolução entra em vigor nesta quinta 

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta quinta-feira (14) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, a comercialização e o uso, em todo o país, do lote 2444350 do medicamento genérico Cloridrato de Amitriptilina 25mg, fabricado pelo Laboratório Teuto Brasileiro S/A.

Segundo a Anvisa, o lote, que possui validade até 06/2015, foi suspenso por conta do resultado insatisfatório obtido no teste de descrição da amostra, "onde foi constatada a presença de corpo estranho no comprimido blistado" (em cartela). 

A resolução entra em vigor hoje.

Agência Brasil

Médicos chineses anunciam sistema de rápida detecção do vírus ebola

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.comUma empresa farmacêutica da China, em parceria com médicos do Exército da Libertação Popular (EPL), desenvolveu um sistema de rápida detecção do vírus ebola, informou nesta quinta-feira a imprensa local, enquanto o país aumenta as medidas de prevenção em suas alfândegas

A empresa responsável pelo projeto é a Beijing Genomics Institute (BGI), sediada na cidade meridional de Shenzhen e especializada em sequenciamento de genomas, que criou um "set" de detecção portátil composto basicamente por uma solução química que muda de cor ao ser misturada com um ácido nucleico presente no vírus mortal.

Médicos da Academia de Ciências Médicas do EPL também participam deste projeto, tendo em vista que muitos hospitais da China continuam sendo militares.

Segundo o "Jornal do Povo", periódico porta-voz do Partido Comunista da China, o produto está pronto para ser produzido e distribuído em grande escala caso o vírus seja detectado no país asiático, embora os especialistas chineses tenham reiterado que essa possibilidade é muito remota por enquanto. 

EFE / Terra

Humor: Me passa cola?

http://msalx.revistaescola.abril.com.br/2013/09/01/2119/LfC4j/ne-263-remedio-metilfanidato-ritalina-tdah.jpeg

Soro fisiológico ajuda a descongestionar o nariz e reduz impacto da poluição

Getty Images - Higienização nasal previne as crises alérgicas, já que ajuda a descongestionar as
vias aéreas superiores
Higienização diária ajuda a melhorar a respiração, afirma médico 

No Dia de Combate à Poluição, comemorado nesta quinta-feira (14), especialistas alertam a importância da higiene nasal diária como forma de prevenir doenças respiratórias e diminuir os impactos da poluição em nosso organismo.

Quando realizada corretamente, a limpeza previne as crises alérgicas, já que ajuda a descongestionar as vias aéreas superiores.
Segundo o professor adjunto da disciplina Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia da Unifesp, Gustavo Wandalsen, ao limpar o nariz, todas as impurezas que normalmente irritam a mucosa nasal saem do nosso organismo.

― É muito importante manter a lavagem nasal diária com solução de cloreto de sódio, mais conhecido como soro fisiológico. Esse é um hábito que precisa ser incorporado ao dia a dia da população como forma de prevenir e minimizar a incidência de problemas respiratórios.

Segundo o especialista, a higienização diária ajuda a eliminar as secreções e, consequentemente, mantem a mucosa nasal livre de impurezas.

― Hoje em dia, existem soluções de cloreto de sódio a 0,9% em spray que facilitam a limpeza nasal tanto em adultos como em crianças.

Com a intenção de conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene nasal, a campanha Atitudes para Respirar Bem” disponibiliza em seu site dicas de como ajudar manter uma respiração correta e saudável.

Dentre as principais dicas estão a higienização nasal diária, manter o ambiente arejado, evitar ficar em lugares com ar condicionado por muito tempo e assoar o nariz sempre que preciso.

R7

Consumo de Ritalina no Brasil cresce 775% em dez anos

Medicamento é indicado para tratar transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), principalmente em crianças e adolescentes

Em dez anos, a importação e a produção de metilfenidato — medicamento mais conhecido como Ritalina, um de seus nomes comerciais — cresceram 373% no Brasil. A maior disponibilidade do remédio no mercado nacional impulsionou um aumento de 775% no consumo da droga, usada no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Os dados fazem parte de uma pesquisa do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O metilfenidato é usado principalmente em crianças e adolescentes, os mais afetados pelo TDAH. Para especialistas, a alta no uso do medicamento reflete maior conhecimento da doença e aumento de diagnósticos, mas também levanta o alerta de uso indevido da substância, inclusive por pessoas saudáveis que buscam aumentar o rendimento em atividades intelectuais.

A autora do estudo, a psicóloga Denise Barros, compilou os dados dos relatórios anuais sobre substâncias psicotrópicas da Junta Internacional de Controle de Narcóticos, órgão vinculado às Nações Unidas. De acordo com o levantamento, o volume de metilfenidato importado pelo Brasil ou produzido em território nacional passou de 122 quilos em 2003 para 578 quilos em 2012 (alta de 373%).

A pesquisadora cruzou os dados da produção e importação e do estoque acumulado em cada ano para chegar aos prováveis índices anuais de consumo. De acordo com o levantamento, foram 94 quilos consumidos em 2003 contra 875 quilos em 2012 (crescimento de 775%).

Venda
Dados mais recentes obtidos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmam a tendência de alta. Segundo o órgão, o número de caixas de metilfenidato vendidas no Brasil passou de 2,1 milhões em 2010 para 2,6 milhões em 2013.

“Houve um aumento da divulgação da doença e do número de pessoas que passaram a ter acesso ao tratamento”, diz Denise Barros. No entanto, segundo a pesquisadora, há casos de adultos sem o transtorno que tomam o metilfenidato para melhorar a concentração e o foco nos estudos. “Isso é comum entre pessoas que vão prestar concursos públicos ou vestibulares, além de estudantes de Medicina. Pouco se fala sobre isso no Brasil, mas nos Estados Unidos e em algumas partes da Europa, esse uso inadequado já é tratado como um problema de saúde pública.”

Sem tratamento
Para o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva, apesar da alta no consumo, ainda há milhares de brasileiros com TDAH sem tratamento. “Com o crescimento do acesso à medicação, estamos talvez começando a adequar a proporção de pessoas com o transtorno e pacientes tratados. Mas hoje, infelizmente, ainda temos um subtratamento de TDAH”. Um estudo publicado em 2012 na Revista Brasileira de Psiquiatria apontou que apenas 19% dos brasileiros com o transtorno faziam o tratamento com medicação.

Veja

Vendas nada genéricas

Três categorias de medicamentos mais sofisticados já representam quase 30% das vendas de genéricos do Brasil, somando R$ 4,1 bilhões no período de 12 meses terminado em junho, segundo Telma Salles, presidente da PróGenéricos, a associação que representa os laboratórios brasileiros desse segmento

Os antilipêmicos (para o controle do colesterol), os antidiabéticos e os anti-hipertensivos tiveram grande crescimento de vendas nos últimos quatro anos.

No caso dos remédios para colesterol, a participação das versões genéricas dobrou, de 20,2%, em junho de 2010, para 40,6% das unidades vendidas, em junho deste ano. 

Entre os anti-hipertensivos, a fatia dos genéricos saltou de 38,6% para 54,6%, enquanto os antidiabéticos tiveram um ritmo menor, de 38% para 41,3%. 

O mercado nacional de genéricos, que movimentou R$ 14 bilhões, em 12 meses, é liderado pela EMS, com 31% de participação, seguida pela Medley ( 19,3%) e pela Hypermarcas (12,6%).

IstoÉ Dinheiro

Excesso de peso eleva risco de dez tipos de câncer, conclui pesquisa

Excesso de peso: problema eleva risco de câncer de útero em mais de 60%
Estudo mostra que tumores no útero, no rim e no ovário estão entre as doenças que podem ser desencadeadas pelo sobrepeso e obesidade 

O sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de dez entre os principais tipos de câncer, concluiu uma pesquisa feita com mais de 5 milhões de pessoas na Grã-Bretanha. Segundo o estudo, entre as doenças que podem ser desencadeadas pelo excesso de peso, estão os tumores no útero, na vesícula e nos rins. 

O trabalho, publicado nesta quinta-feira na revista médica The Lancet, acompanhou durante sete anos 5,4 milhões de pessoas saudáveis com mais de 16 anos. Os pesquisadores mediram o risco de esses indivíduos desenvolverem, ao longo desse tempo, um dos 22 principais tipos de câncer da Grã-Bretanha, que correspondem a 90% de todos os tumores diagnosticados entre britânicos.

Considera-se com sobrepeso as pessoas com índice de massa corporal (IMC) maior do que 25 e com obesidade, maior do que 30. Segundo o estudo, cada cinco pontos a mais no IMC de um indivíduo aumenta o risco de câncer no útero em 62%; o de vesícula em 31%; o de rim em 25%; o de colo do útero em 10%; o de tireoide e o de leucemia 9%.

Associação
Além disso, a pesquisa encontrou uma relação entre um IMC elevado e maiores probabilidades de uma pessoa ter câncer de fígado (risco 19% maior); de cólon (10%); de ovário (9%); e de câncer de mama (5%). No entanto, esses riscos podem variar de acordo com alguns fatores, se a mulher já passou pela menopausa, por exemplo.

"O número de pessoas que estão obesas ou com sobrepeso está aumentando rapidamente. Nosso estudo mostra que, se essa tendência continuar, poderemos ver um aumento de casos da doença como consequência", diz Krishnan Bhaskaran, coordenador do estudo e pesquisador da Faculdade de Higiene e Medicina Tropical de Londres.

"Temos evidências suficientes de que a obesidade é uma importante causa para o sofrimento desnecessário e morte por vários tipos de câncer. Não precisamos de mais pesquisas para justificar ou exigir mudanças de políticas destinadas a combater o excesso de peso", escreveu Peter Campbell, da Sociedade Americana de Câncer, em um comentário que acompanhou o estudo.

Conheça a pesquisa

Título original: Body-mass index and risk of 22 specific cancers: a population-based cohort study of 5·24 million UK adults​

Onde foi divulgada: revista The Lancet

Quem fez: Krishnan Bhaskaran, Ian Douglas, Harriet Forbes, Isabel dos-Santos-Silva, David A Leon, Liam Smeeth

Instituição: Faculdade de Higiene e Medicina Tropical de Londres; Instituto Farr de Pesquisa e Informática em Saúde, na Grã-Bretanha

Resultado: Ter sobrepeso ou obesidade aumenta o risco de cânceres como o de útero, de rim e de mama.

Veja

Exame de PSA diminui mortalidade de câncer de próstata em 22%, mas ainda é visto com ressalvas

Creatas Images/Thinkstock/VEJA
Os testes sanguíneos para detecção do câncer de próstata estão na rotina de exames, mas ainda não
são recomendados por todos os médicos
Segundo autores de estudo, excesso de diagnósticos causados por testes periódicos pode não compensar redução da mortalidade

Um grande estudo publicado na quarta-feira no periódico The Lancet concluiu que fazer exames de sangue para detectar câncer de próstata pode reduzir as mortes pela doença em 22%. Apesar disso, os autores da pesquisa questionam se esse benefício compensa o excesso de diagnósticos, que podem desencadear tratamentos desnecessários e causar sequelas como incontinência urinária e impotência.

Em uma pesquisa que durou treze anos, pesquisadores fizeram em 162 000 homens europeus de 50 a 74 anos o exame de sangue que mede o antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês), sinalizador de aumento da próstata. 

Os voluntários foram escolhidos aleatoriamente e divididos em dois grupos: aqueles que fariam o PSA a cada quatro anos e outros que não se submeteriam a nenhum teste. Os homens que tinham concentrações de PSA maiores que 3,0 ng/ml passavam por biópsia.

Segundo os cientistas, o teste periódico diminuiu as mortes causadas pelo câncer de próstata em 22%. O risco de o homem ser diagnosticado com a moléstia em estágio avançado também foi menor naqueles que faziam os exames.

“Apesar de o exame de PSA reduzir o número de mortes, diagnósticos falsos ocorreram em 40% dos casos, o que resultou em tratamentos desnecessários”, afirma Fritz Schröder, professor do Centro Médico da Universidade Erasmus, na Holanda. “Mais estudos devem ser feitos para reduzir os falsos diagnósticos e, principalmente, a realização de biópsias não necessárias.”

Conheça a pesquisa


Onde foi divulgada: The Lancet

Quem fez: Fritz H Schröder, Jonas Hugosson, Monique J Roobol, Teuvo L J Tammela, Marco Zappa, Vera Nelen, Maciej Kwiatkowski, entre outros

Instituição: Universidade Erasmus, na Holanda, entre outras

Resultado: Fazer exame de sangue para medir o PSA rotineiramente diminui em 22% o número de mortes causadas pelo câncer de próstata. Apesar disso, os autores não recomendam realizar o teste periodicamente.

Veja

Mexicanos desenvolvem pulseira que mede colesterol e triglicerídeos

British Heart Foundation
Relógio vai medir em tempo real colesterol e triglicerídeos
Dispositivo, parecido com relógio, promete medir taxas sem necessidade de extrair o sangue

Cientistas mexicanos estão desenvolvendo um relógio-pulseira que mede em tempo real a concentração de colesterol e triglicerídeos a partir da viscosidade do sangue, a invenção ideal para os hipocondríacos, mas também um alerta permanente sobre a importância de se levar uma vida saudável.

O mecanismo, que está em sua fase de protótipo no Instituto de Pesquisas em Materiais da Unam (Universidade Nacional Autônoma do México), facilitará o trabalho de médicos e o cuidado dos pacientes, explicou Leonardo Moreno Morales, integrante do doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais, em comunicado divulgado pela universidade.

— A ideia é ter um dispositivo, como um relógio, que seja capaz de medir a pressão. Com este método não é necessário extrair o líquido (sangue) para obter os dados, o que representa uma grande vantagem.

Os pesquisadores não buscam “criar uma pulseira do zero”, já que algumas questões tecnológicas, eletrônicas, instrumentais estão fora de seu campo de conhecimento. A ideia é utilizar relógios inteligentes com sensores médicos que já existem no mercado para concretizar as medições.

No México, os altos níveis de colesterol e de triglicerídeos, provocados por excesso de peso e uma dieta com alto consumo de gorduras, afetam uma boa parte da população, fazendo com que os mexicanos ocupem o segundo lugar em obesidade em nível mundial.

Atualmente, os triglicerídeos e o colesterol são detectados em testes de laboratório mediante a extração de uma amostra de sangue e seus resultados levam certo tempo. Com a pulseira eles podem ser obtidos em tempo real e sem extrair o fluido.

— Este conhecimento foi aplicado a polímeros fundidos e alimentos, entre outros. O grupo decidiu aplicá-lo em sangue humano, composto de células e uma fração líquida que contém diferentes concentrações de colesterol, triglicerídeos e proteínas.

A quantidade de biomoléculas afeta a viscosidade do sangue, o que já é conhecido, mas nunca se quantificou nem o moldou na forma reológica. Para os primeiros testes, os pesquisadores contaram com 300 amostras de sangue fornecidas pelo Instituto Nacional de Cardiologia, na Cidade do México, junto com as características bioquímicas para relacioná-las com as reológicas.

A partir dessa etapa, começaram as interpretações do efeito que tem o colesterol e os triglicerídeos sobre a viscosidade do sangue, para o qual analisaram parâmetros de estruturação e, dessa forma, com apenas uma medição de pressão, pretendem estimar essa propriedade do fluido.

Os componentes do sangue são, por um lado, uma fração sólida, hematócrita, que incluem eritrócitos, leucócitos e plaquetas, e outra líquida, composta por água, sais, proteínas e lipídios plasmáticos. Na pesquisa, os universitários enfrentaram como principal dificuldade um processo típico do sangue, a coagulação, obstáculo que não foi suficiente para interromper os trabalhos, que pretendem concluir, mediante uma só medida, estimar a viscosidade associada no sangue, assim como a concentração de colesterol e triglicerídeos. O México é o segundo país com o maior número de adultos com obesidade, atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo um estudo OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos), o país é o primeiro em sobrepeso infantil. Dados da Secretaria de Saúde mexicana apontam a que sete de cada dez adultos sofrem esse problema no país, enquanto a proporção é superior a 30% no grupo de idade de 12 a 19 anos, e de 29% nas crianças com idades entre cinco e 11 anos.

Por esta razão, as autoridades sanitárias nacionais proibiram em julho a publicidade de refrigerantes e comida que não cumpram com requisitos de qualidade nutricional durante a faixa de horário destinada a crianças na TV e nos cinemas.

R7

CISNORJE - MG anuncia concurso público na área da Saúde

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Nordeste/Jequitinhonha (Cisnorje), em Minas Gerais, abriu edital n° 001/2014 de concurso público de provas e títulos, destinado à contratação imediata de 41 profissionais para atuar como motorista socorrista, técnico em enfermagem, enfermeiro e médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. 

Os profissionais serão lotados em 22 municípios mineiros, sendo que para a cidade de Teófilo Otoni há também vagas para os cargos de psicólogo, contador e técnico administrativo. Os contratados serão direcionados à função e à unidade para a qual se inscreveu.

Os classificados em colocação superior ao número de vagas imediatas formarão um cadastro reserva para convocação posterior, quando e se houver oportunidade. Podem participar do certame candidatos que tenham concluído os ensinos médio, técnico e superior (consultar o nível de escolaridade exigido para assumir o posto pleiteado).

A carga horária é diferenciada para cada função, sendo mínima de 24h e máxima de 40 horas semanais. O salário base pode chegar a R$ 5.826,60, acrescido de 20% referente à gratificação por insalubridade. O contratado também terá alguns benefícios assegurados pelo regime da CLT, a exemplo de tícket e plano de saúde.

As vagas serão distribuídas nos municípios de Águas Formosas, Almenara, Araçuaí, Carlos Chagas, Capelinha, Diamantina, Itamarandiba, Itambacuri, Itaobim, Jacinto, Jequitinhonha, Joaima, Malacacheta, Minas Novas, Nanuque, Novo Cruzeiro, Padre Paraíso, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Serro, Teófilo Otoni e Turmalina.

O concurso será executado pela empresa MSM Consultoria e Projetos Ltda. As inscrições estarão disponíveis a partir de 11 de outubro e vão até o dia 09 de novembro de 2014, no site da organizadora: www.msmconsultoria.com.br. O valor da taxa varia de R$ 55,00 a R$ 150,00, de acordo com o cargo escolhida.

As provas ocorrerão nas cidades de Almenara, Diamantina, Itaobim, Minas Novas, Nanuque, Pedra Azul e Teófilo Otoni, provavelmente no dia 07 de dezembro de 2014, podendo o candidato escolher, no ato da inscrição, a cidade que melhor atender a seus interesses. O gabarito será publicado na data prevista de 09 de dezembro de 2014.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar a partir da publicação da homologação, podendo este ser prorrogável uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Verê - PR

A Prefeitura de Verê, no estado do Paraná, divulgou o edital de concurso público regido pelo edital nº 005/2014. Com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, o certame propõe 80 vagas, com salários que vão de R$ 766,48 a R$ 10.439,22, por jornadas de 20 ou 40 horas semanais.

As chances são para os cargos de Agente comunitário de saúde, assistente administrativo, auxiliar administrativo, engenheiro civil, fisioterapeuta, gari, instrutor de educação física, mecânico, médico, motorista, pedreiro, professor, operador de máquinas, entre outros.

Será reservado o percentual de 5% das vagas ofertadas, aos candidatos portadores de necessidades especiais, desde que a necessidade seja compatível com as atribuições do cargo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto de 2014, através do site www.fadct.org.br.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 28 de setembro de 2014, em locais e horários a serem informados antecipadamente no site www.fadct.org.br.

O gabarito com o resultado da prova objetiva está previsto para ser divulgado a partir das 19 horas do primeiro dia útil subsequente a aplicação da prova.

Haverá prova prática para os candidatos aos cargos de Operador de Máquinas e Motorista, em data, local e horário a ser divulgado em edital, no site www.fadct.org.br.

Os candidatos ao cargo de professor serão submetidos à avaliação de títulos, os quais devem ser entregues no dia da prova objetiva.

Os resultados do concurso serão divulgados no site www.fadct.org.br.

O certame que será executado pela empresa FADCT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Vale do Piquiri, terá validade pelo período de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez por igual período.

Concurso TERRACAP - DF

Com oferta de 6 vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de nível superior, a Companhia Imobiliária de Brasília - TERRACAP, no Distrito Federal, lançou edital 01, de 13 de agosto de 2014, para realização de concurso público.

A carga horária é de 20 ou 40 horas semanais, por salário de R$ 9.986,81. Do total de vagas, 20% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais

Cargos
Médico do Trabalho e Advogado.

Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 53,00, serão realizadas das 14h de 25 de agosto até 25 de setembro de 2014, no site www.consulplan.net ou via presencial na Central de Atendimento aos Candidatos da Consulplan, localizada na loja MR2 INKJET, SCLRN 708, Bloco E, Loja 15, Asa Norte, Brasília/DF, no período descrito anteriormente, exceto sábados, domingos e feriados, de 08h às 11h e de 13h às 18h.

Prova
O concurso consistirá da aplicação de provas objetivas e discursivas para ambos os empregos, de caráter eliminatório e classificatório.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 16 de novembro de 2014, com duração de 4 horas, no horário entre 14h e 18h. Os locais de realização das provas serão divulgados a partir de 10 de novembro de 2014 no site www.consulplan.net.

Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no site www.consulplan.net, a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, edição de 13 de agosto de 2014, pág. 40 a 49.

Concurso Prefeitura de Umuarama - PR

A Prefeitura de Umuarama, no estado do Paraná, abriu edital n° 036/2014 de concurso público para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Estão em disputa 146 vagas nas mais diversas áreas e os salários mensais vão de R$ 892,68 para auxiliar de serviços gerais a até R$ R$ 3.706,41, oferecido para médicos (clínica básica).

Cargos, salários e carga horária
Assistente social – uma vaga, com salário de R$ 2.595,09 (30 horas semanais)
Médico clínica básica – 20 vagas, salário R$ 3.706,41 (20 horas);
Médico ginecologista/obstetra – 10 vagas, salário R$ 2.006,08 (10 horas);
Médico pediatra – 10 vagas, salário R$ 2.006,08 (10 horas);
Enfermeiro – 4 vagas, salário R$ 2.595,08 (40 horas);
Enfermeiro PSF (Programa Saúde da Família) – 4 vagas, salário R$ 2.595,08 (40 horas);
Psicólogo – uma vaga, salário R$ 2.595,08 (40 horas)
Agente funerário tanatopraxista – 3 vagas, salário R$ 1.594,77 (40 horas);
Técnico de enfermagem – 4 vagas, salário R$ 1.257,46 (40 horas);
Secretário escolar – uma vaga, salário R$ 1.232,81 (40 horas);
Auxiliar de enfermagem – 4 vagas, salário R$ 1.025,41 (40 horas);
Agende de controle e combate a endemias – 10 vagas, salário R$ 1.005,30 (40 horas);
Auxiliar de consultório dentário – 5 vagas, salário R$ 1.005,30 (40 horas);
Auxiliar de serviços gerais – 8 vagas, salário R$ 892,68 (40 horas);
Lavador lubrificador – uma vaga, salário R$ 892,68 (40 horas);
Operador de equipamentos rodoviários – 3 vagas, salário R$ 1.523,70 (40 horas);
Pedreiro – uma vaga, salário R$ 1.109,93 (40 horas);
Servente geral – 10 vagas, salário R$ 947,32 (40 horas);
Agentes comunitários de saúde – 39 vagas, salário R$ 892,68 (40 horas);
Motorista II (carteira 'C') – 7 vagas, salário R$ 1.300,47 (40 horas).

Inscrições
As inscrições serão abertas no próximo dia 21 de agosto e poderão ser feitas até 29 de setembro de 2014, exclusivamente pela internet no site www.unioeste.br/concursos.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi contratada para aplicar o concurso. Quem preferir poderá fazer a inscrição na Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama, o local é o Centro Cultural Vera Schubert (ao lado da sede da Prefeitura) haverá um funcionário e computadores disponíveis entre as 9h e 11h e das 14 às 16h, durante o período de inscrição.

Taxas 
As taxas variam conforme a escolaridade exigida por cada cargo – R$ 40,00 para áreas em que é necessário apenas o Ensino Fundamental, R$ 60,00 para vagas com Ensino Médio e R$ 100,00 quando é exigida formação superior.

Provas
As provas serão aplicadas no campus sede da Universidade Paranaense (Unipar), na data prevista de 12 de outubro de 2014, de forma unificada e simultânea, na cidade de Umuarama, das 8h30 às 12h30. Apenas as funções de motorista e operador de equipamentos rodoviários terão provas práticas, com convocação dos aprovados no dia 24 de outubro.

O edital final de resultados da prova escrita será publicado no dia 23 de outubro de 2014.

Validade
O concurso será válido por dois anos a partir da publicação do Edital de Homologação do resultado final em Órgão Oficial, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Umuarama.

Prefeitura de Godoy Moreira - PR abre processo seletivo (II)

A Prefeitura de Godoy Moreira, no estado do Paraná, tornou público o edital nº 12/2014DP do processo seletivo 001/2014. Com oportunidades para candidatos de níveis médio e superior, o certame dispõe 05 vagas imediatas, por salários que vão de R$ 724,00 a R$ 9.000,00, em jornada de 40 horas semanais. 

As oportunidades são para os cargos de médico, enfermeiro, cirurgião dentista, técnico de enfermagem e auxiliar em saúde bucal.
As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de setembro de 2014, através do site www.prosperity1.com.br. Os valores das taxas de inscrição são R$ 60,00 nível médio e R$ 100,00 nível superior.

Os candidatos serão avaliados por provas objetivas, previstas para o dia 28 de setembro de 2014, em a ser informado através de edital no site www.prosperity1.com.br.

O gabarito provisório está previsto para ser divulgado no dia seguinte ao da aplicação da prova, no site já citado.

O certame é válido pelo período de dois anos, a contar da data de publicação do ato de homologação do resultado final do Teste Seletivo, podendo o mesmo vir a ser prorrogado por igual período, por meio de Decreto do Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Godoy Moreira PR

A Prefeitura de Godoy Moreira, no estado do Paraná, divulgou o edital nº 11/2014DP, informando o concurso público nº 001/2014. Com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, o certame oferta 34 vagas para contratações imediatas, por salários que vão de R$ 724,00 a R$ 5.204,35, por jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de gari, servente, vigia, mecânico, operário, motorista, professor, técnico agrícola, médico, psicólogo, engenheiro civil, cirurgião dentista, advogado, entre outros.

As inscrições serão aceitas até o dia 1º de setembro de 2014, através do site www.prosperity1.com.br. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 40,00, R$ 60,00 ou R$ 100,00, variando de acordo com o nível de escolaridade do candidato.

Os candidatos serão avaliados por prova objetiva, que será aplicada no período da manhã para alguns cargos e no período da tarde para outros, prevista para o dia 28 de setembro de 2014, em local a se divulgado em edital através do site www.prosperity1.com.br.

O gabarito provisório está previsto para ser divulgado no dia seguinte ao da aplicação das provas.
Os candidatos ao cargo de professor serão submetidos também à prova de títulos. Haverá prova prática para os cargos de motorista, operador de máquinas pesadas e tratorista, em local e horário a ser informado após o resultado da primeira etapa.

O certame é valido pelo período de dois anos, a contar da data de publicação do ato de homologação do resultado final do Concurso Público, podendo o mesmo vir a ser prorrogado por igual período, por meio de Decreto do Executivo Municipal. 

Reabertas as inscrições para o concurso da Prefeitura de Feijó - AC

Foram reabertas as inscrições concurso público nº 04/2014 da Prefeitura de Feijó, no estado do Acre. Os interessados em participar do certame têm até o dia 04 de setembro de 2014 para preencher o formulário eletrônico disponível no site da FUNDAPE: fundape.ufac.br.

Ao todo, são ofertas 114 vagas, sendo 78 imediatas (73 de ampla concorrência e 05 para portadores de necessidades especiais) mais 36 para formação de cadastro reserva. As oportunidades são para os cargos de professor, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, médico e enfermeiro.

Candidatos com escolaridade nos ensinos médio e superior podem participar do certame. Os salários oferecidos variam de acordo com a função a ser desempenhada. O mínimo é de R$ 724,00 e o máximo é de R$ 13.125,00. Todos os profissionais cumprirão carga horária de 40 horas por semana.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00, para o cargo de auxiliar bucal; R$ 80,00, para professor e enfermeiro; e de R$ 100,00 para candidatos às vagas de odontólogo e médico.

A prova de conhecimentos será aplicada provavelmente no dia 21 de setembro de 2014. O cartão de informação do candidato, confirmando a data, o local e horário da prova será disponibilizado provavelmente a partir do dia 16 de setembro 2014, através do site: fundape.ufac.br. O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado no dia 24 de setembro de 2014.

O certame será válido pelo período de dois anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a critério da Administração.

Processo seletivo UEPG - PR

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançou por meio do Diário Oficial do Estado do Paraná, editais nºs 095, 096 e 097/2014  para realização de processo seletivo simplificado, no intuito de preencher, em caráter temporário, 44 vagas em cargos de níveis médio e técnico.

As vagas são para Auxiliar Administrativo, Técnico em Radiologia, Técnico em Enfermagem e Técnico em Laboratório. Os salários variam entre R$ 916,17 e R$ 1.209,35, mais benefícios.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site www.cps.uepg.br/externos, entre o período de 18 de agosto e 1º de setembro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.

A aplicação da prova objetiva ocorre provavelmente no dia 28 de setembro de 2014, com abertura dos portões às 13h e início da prova às 14h, na cidade de Ponta Grossa, em local a ser divulgado pelo site www.cps.uepg.br/externos em até cinco dias úteis anteriores a data da realização da prova objetiva.

O edital divulgando o caderno de prova e o respectivo gabarito estará disponível no site www.cps.uepg.br/externos no dia posterior à realização da prova objetiva.

O resultado final deste certame será homologado por ato da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Ponta Grossa e divulgado no site www.cps.uepg.br/externos .

O certame terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação do edital de homologação deste certame.

Mulher medicada com remédio contra Parkinson sofre com orgasmos inesperados

Paciente estava tomando rasagilina há cerca de dez dias quando começou a sentir o efeito colateral

Konya, Turquia - Uma semana e meia após ter iniciado um tratamento contra o início precoce de Parkinson com rasagilina, uma mulher de 42 anos foi internada em um hospital na Turquia com um efeito colateral que ela certamente não estava esperando: orgasmos múltiplos, espontâneos e indesejados. 

Durante os 10 dias em que estava tomando o remédio, a paciente tinha de três a cinco orgasmos por dia com duração de cinco a 20 segundos.

- Nós relatamos um paciente com início precoce de Parkinson que experimentou orgasmos espontâneos quando tomou a rasagilina; estes foram inoportunos e ocorreram na ausência de um comportamento hipersexual - escreveram no estudo os pesquisadores do Departamento de Neurologia da Universidade de Necmettin Erbakan, em Konya, Turquia, que trataram a mulher. 

- Até onde sabemos, este é o primeiro relatório deste efeito colateral da rasagilina - observaram.

O Globo

Mais exercício nem sempre é melhor

Estudo sugere que um em cada dez indivíduos pode estar exagerando na dose de atividade física 

Rochester, EUA - Fazer pelo menos 150 minutos de exercício físico moderado por semana. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é repetida à exaustão por profissionais de saúde, que tentam convencer o público da importância de ter uma vida ativa, especialmente na prevenção de doenças. Mas existem evidências do aumento de mortes por problemas cardiovasculares entre aqueles que levam à orientação ao extremo e acabam se exercitando além do que o corpo pode aguentar. Um levantamento com esses dados foi publicado, nesta terça-feira, na revista “Mayo Clinic Proceedings”.

Os pesquisadores Paul Williams (do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia) e Paul Thompson (do Hospital Hartford, em Connecticut) estudaram a relação entre exercício e mortes por doença cardiovascular em cerca de 2.400 sobreviventes de ataques cardíacos que são fisicamente ativos.

Eles mostraram uma redução de 65% de risco de mortes cardiovasculares entre pessoas que corriam menos de 48 km (30 milhas) ou caminhavam menos de 76 km por semana. Além deste ponto, entretanto, boa parte dos benefícios relacionados à atividade física foram perdidos, no que é descrito pelos pesquisadores como “curva de J invertido”.

— Estes são os primeiros dados com humanos que mostram o aumento significativo do risco cardiovascular no caso de exercícios de nível muito elevado — disseram. — Os resultados sugerem os benefícios de correr ou caminhar não são acumulados indefinidamente. Eventos competitivos de corrida também parecem aumentar o aumento esse risco.

Eles ressaltam que o estudo consistiu em avaliar sobreviventes de ataques cardíacos, e por isso as descobertas não podem ser generalizadas para todos que praticam exercícios pesados.

Uma em cada 20 pessoas exagera no exercício
Sobre o mesmo tema, pesquisadores da Espanha divulgaram os resultados de uma metanálise de dez estudos sobre mortalidade em atletas de elite. Eles incluíram mais de 42 mil atletas (707 mulheres) — de esportes como futebol, beisebol, atletismo, ciclismo — de nível olímpico e participantes do Tour de France, tradicional competição de ciclismo do país.

— Descobrimos a partir dos dados disponíveis que atletas de elite (principalmente homens) vivem mais do que a população em geral, o que sugere que os efeitos do exercício, principalmente em relação à redução de doenças cardiovasculares e risco de câncer, não estão necessariamente limitados a doses moderadas — ponderou o pesquisador Alejandro Lucia, da Universidade Europeia de Madri, na Espanha.

— Uma extrapolação dos dados do estudo de Williams e Thompson para a população em geral sugeriria que aproximadamente um em cada 20 indivíduos estão exagerando no exercício — comentou James O'Keefe, do Mid America Heart Institute, no Kansas, e autor de outro artigo na mesma edição do periódico.

— Sugerimos o termo “lesão de sobre-esforço cardíaco” para essa estratégia cada vez mais comum de “quanto mais exercício, melhor” — disse.

Mesmo assim, estes autores afirmam que cerca de dez em cada 20 pessoas não está fazendo a quantidade mínima recomendada de atividade física

O estudo salienta que uma quantidade de exercícios vigorosos que não ultrapasse as cinco horas semanais é o limite seguro que garante benefícios para a saúde do coração e o aumento da expectativa de vida. Também pode ser produtivo tirar uma folga de um ou dois dias por semana do exercício muito intenso. Eles recomendam que indivíduos sedentários ou que exageram na dose teriam mais benefícios se se mantivessem numa faixa moderada.

— A maioria dos pacientes com doenças cardíacas deveria se exercitar, e, em média, fazer de 30 a 40 minutos de atividade na maioria dos dias. Do ponto de vista da saúde, não há razão para se exercitar muito mais do que isso — disse Carl Lavie, cardiologista do Instituto John Ochsner do Coração, em New Orleans.

— Como Hipócrates disse há mais de dois mil anos: “se pudéssemos dar a cada indivíduo a quantidade certa de nutrição e exercício físico, nem pouco, nem muito, encontraríamos o caminho mais seguro para a saúde”. Eu e meus colegas acreditamos essa continua a ser uma sábia orientação — conclui.

O Globo

Partículas de ouro podem ajudar no tratamento de câncer no cérebro

Nanoscale: Minúsculas particulas de ouro podem aumentar eficácia de quimioterapia
contra câncer no cérebro
Estudo mostrou que o metal consegue elevar a eficácia de quimioterapias convencionais 

Rio - Uma pesquisa publicada na revista "Nanoscale" mostrou que minúsculas partículas do metal, quando inseridas no cérebro, podem eliminar células cancerígenas que atacam o órgão.

A descoberta pode dar uma contribuição substancial para o tratamento de câncer no cérebro, chamado de glioblastoma multiforme. Embora existam tratamentos para a doença, todos têm uma eficácia limitada, onde grande parte dos pacientes morre dentro de cinco anos após o diagnóstico.

Na busca de uma solução mais efetiva, cientistas da Universidade de Northwestern criaram nanoesferas de ouro, revestidas por camadas de cisplatina, uma das drogas indicadas para a quimioterapia. As partículas são quatro milhões de vezes menor do que uma secção transversal de um fio de cabelo humano.

Em experimentos com amostras de tumores humanos, extraídos durante cirurgia, as esferas demonstraram aumentar a eficácia da radioterapia convencional e quimioterapia, elevando as chances de que todas as células tumorais fossem mortas. A terapia conseguiu provocar a ruptura do material genético (DNA) dentro do câncer. Vinte dias depois, não houve registros de células cancerígenas nas amostras tratadas.

Os pesquisadores comemoraram o resultado, mas ressaltaram que o experimento exige ainda mais testes antes que pudesse ser considerado como parte do tratamento padrão contra o glioblastoma multiforme. Eles esperam começar os testes em humanos em 2016 e estamos trabalhando em experimentos iniciais que envolvem outros tipos de tumor.

O Globo