Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Alerta: Anvisa proíbe venda de lote de água São Lourenço, da Nestlé, por contaminação

Divulgação
Laudo identificou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa acima do limite estabelecido na legislação 

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (15) no Diário Oficial da União proíbe a distribuição e a comercialização, em todo o território nacional, do Lote 32966047S1 (validade: 23/10/2014) do produto Água Mineral Natural da marca São Lourenço, produzido pela Empresa Nestlé Waters Brasil – Bebidas e Alimentos Ltda.

De acordo com o texto, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz identificou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa acima do limite estabelecido na legislação sanitária no lote. 

A resolução entra em vigor nesta sexta-feira.

De acordo com o Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP), a bactéria atinge principalmente os pulmões de pessoas que apresentam imunidade baixa.

Agência Brasil

Consumo excessivo de sódio mata 1,6 milhão de pessoas em todo o mundo

O problema é mais grave nos países em desenvolvimento, segundo um levantamento feito na Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard

Mais de 1,6 milhão de pessoas morrem todos os anos em decorrência de problemas cardiovasculares causados pelo consumo excessivo de sódio. 

A informação é resultado de um levantamento feito na Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, que analisou dados de saúde de 187 países. De acordo com o relatório, cada pessoa consome, em média, 3,95g de sódio todos os dias. A porção é quase o dobro do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2g diários. No Brasil, esse índice é de 3,2g. 

O problema atinge com mais gravidade os países em desenvolvimento e a parcela pobre da população, que concentra quatro entre cada cinco vítimas de problemas cardiovasculares provocados pela substância.

Para calcular o efeito do sódio sobre a saúde global, os pesquisadores compararam informações de mais de 200 estudos sobre consumo com dados de causas de morte registradas entre 1980 e 2010 no mundo de acordo com idade, etnia e gênero. O levantamento mostrou que a cada 10 mortes associadas a causas cardiovasculares, uma ocorreu devido ao exagero de sal na alimentação.

Somente em 2010, estima-se que a ingestão exagerada provocou 687 mil óbitos por doenças coronárias, 685 mil devido a derrames e 276 mil por outros tipos de problemas cardiovasculares. 

O levantamento mostra que os homens representam 61,9% das fatalidades e que 40,4% das vítimas tinham menos de 70 anos. 

Os números podem, no entanto, ser ainda maiores. “Focamos a mortalidade cardiovascular, mas o sódio na dieta também é associado a doenças cardiovasculares não fatais, a doenças renais e ao câncer gástrico, o segundo maior em fatalidades no mundo”, ressalta o estudo publicado na revista The New England Journal of Medicine.

Correio Braziliense

Aspirina pode ajudar no tratamento da depressão, diz estudo

Segundo estudo, quem sofre de depressão e esquizofrenia é conhecido por ter risco maior de desenvolver doença cardíaca e diabetes 

Medicamentos usados no dia a dia, como aspirina e ibupofreno, podem ajudar no tratamento da depressão, cientistas afirmam. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

Um estudo da Cambridge University sugere que a inflamação pode influenciar a doença mental. Especialistas acreditam que o sistema imunológico desempenha um importante papel na saúde mental, e as drogas que combatem inflamações poderiam ser uma alternativa de tratamento prontamente disponível, seguro e acessível.

O líder do estudo, Golam Khandaker, afirma que o sistema imunológico funciona como um termostato, em baixa na maior parte do tempo mas ativo quando há infecção.

Em algumas pessoas, o termostato parece estar sempre em alta, como se estivesse em constante infecção. “Essas pessoas parecem tem um risco maior de desenvolver depressão e psicose”, diz Khandaker.

Além disso, quem sofre de depressão e esquizofrenia é conhecido por ter risco maior de desenvolver doença cardíaca e diabetes.

Os pesquisadores também alertaram que crianças expostas a altos níveis e infecção podem se tornar mais propensas a este tipo de problema mental quando se tornarem adultos.

Eles descobriram que crianças com níveis elevados de uma proteína lançada no sangue em resposta à infecção demonstraram maior probabilidade a doenças depressivas na vida adulta.

O estudo, publicado na revista Jama Psychiatry, diz que os anti-inflamatórios devem ser investigados para ver se podem tratar doenças como depressão. Tratamentos com agentes deste tipo fazem com que os marcadores de níveis de inflamação voltem ao normal.

Estudos anteriores já sugeriram que drogas anti-inflamatórias como aspirina, usadas de maneira simultânea a tratamentos antipsicóticos, podem ser mais efetivos.    

Terra

Pasta de alho e gengibre ajuda a controlar colesterol e fortalece imunidade

A pasta de alho e gengibre é tudo de bom

Todos nós sabemos que o alho e o gengibre têm incríveis poderes medicinais.

Agora imagine a junção desses dois ingredientes numa mesma receita?

É indiscutível que ela será muito poderosa.

A lista de benefícios do alho é extensa: tem ação antibiótica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antiasmática, antioxidante, anticancerígena, entre outras, além de ser protetor cardiovascular. 

O alho ainda reduz pressão alta e previne arteriosclerose; auxilia na dissolução de cálculos renais; tem efeito tônico sobre pessoas enfraquecidas; previne gripes e resfriados; poderoso desinfetante, ajuda na expulsão dos vermes; age na bronquite, diarreia, calcificação das artérias, vermes intestinais, hemorroidas, varizes, enfermidades dos rins, da bexiga e da vista, dores de cabeça, enxaqueca, obesidade, hidropisia, tumores, herpes, afecções da pele, melancolia, histeria, reumatismo, gota, hipocondria, problemas respiratórios, palpitações cardíacas, sensação de medo, inflamações da mucosa, menopausa, tifo, prisão de ventre, paralisação do fígado e do baço, perturbação do metabolismo, nefrite, desarranjos estomacais, falta de apetite, tosse, rouquidão, catarro, nervosismo, abcessos pulmonares, asma, problemas circulatórios, pressão alta, diabetes. 

Ufa!!! 

Ah, mas o gengibre não fica atrás: tem ação anti-inflamatória, anticoagulante, antioxidante e bactericida. E possui propriedades terapêuticas sobre o sistema digestivo, pois estimula a liberação de enzimas que promovem o esvaziamento do estômago. 

Por melhorar a circulação e ser anti-inflamatória, atua contra varizes e celulite. 

Outro benefício do gengibre é a diminuição das taxas do colesterol ruim. 

Mas vamos voltar à receita. 

Esta pasta de alho e gengibre é muito utilizada na culinária indiana e pode ser usada de diversas formas: para saltear massa, legumes, como base para molhos, para temperar peixe grelhado, para passar na torrada... E seu preparo é simples e rápido.

Confira:
  
Ingredientes

- 80g de gengibre fresco

- 80g de alho (Ou seja, a mesma quantidade de cada ingrediente)  

Modo de preparar

- Descasque e corte o gengibre em finas rodelas

- Descasque o alho e misture com o gengibre

- Triture tudo num processador ou liquidificador.

-  Coloque num frasco e guarde na geladeira

- Sob refrigeração, a validade dela chega a duas semanas 

http://www.curapelanatureza.com.br/2014/08/pasta-de-alho-e-gengibre-ajuda.html

Hospital australiano declara 200 pacientes mortos por engano

Reprodução: Hospital australiano declara 200 pacientes mortos por engano
Médicos chegaram a dar pêsames a familiares

Um hospital australiano pediu desculpas "sem reservas" após declarar mais de 200 pacientes mortos que na verdade receberiam alta por um erro do sistema de informação, publicou nesta quinta-feira (14) a imprensa local.

O Austin Hospital de Melbourne enviou em 30 de julho notificações automáticas aos médicos em que informava da morte dos pacientes que tinham recebidos alta no dia anterior.

A direção do hospital disse que o "erro humano foi provocado por um clique" errado no momento de atualizar formulários e que o engano foi detectado depois de poucas horas. 

Pelo menos um dos médicos chamou os familiares para mostrar suas condolências antes de o hospital alertasse para o erro, segundo o jornal "Herald Sun". "Pedimos desculpas sem reservas aos médicos afetados que, na maioria, foram muito compreensivos com o erro", disse a diretora de comunicações do hospital, Taryn Sheehy, em comunicado.

EFE / R7

Atenção: frieira pode baixar imunidade e causar complicações

Especialista dá dicas de como prevenir e tratar o problema

Se você costuma sentir aquela coceirinha e até mesmo um ardor entre os dedos dos pés, fique atento! Pois você pode ter contraído um tipo bem conhecido de micose: a frieira.

As frieiras, que são causadas por fungos, são descamações da pele que provocam coceira e até sangramento, em casos extremos. Para evitá-las, é preciso lavar bem os pés e secar entre os dedos a cada banho.

Além de incomodar, Cristina explica que as micoses podem abrir caminho para outras doenças, pois deixam a área infectada frágil e com baixa imunidade.

― Em primeiro lugar, é preciso diagnosticar o problema para depois podermos saber qual tratamento será feito.

De acordo com a podóloga Cristina Lopes, em geral, é difícil detectar o início desse tipo de micose, mas existem algumas maneiras de se prevenir e tratá-las.

Por ficarem muito tempo dentro de calçados fechados e com meias quentes, os pés permanecem úmidos, criando um ambiente favorável à proliferação de fungos.

― A primeira dica é a constante limpeza dos pés e a escolha por meias de algodão que permitem uma melhor absorção do suor.

Segundo a especialista, outra atitude importante que pode se adotar é usar um chinelo de borracha para tomar banho, retirando-o somente para lavar os pés.

― Também recomendamos o uso de desodorantes ou talcos para os pés com bactericida e fungicida. Se a prevenção não foi suficiente e você pegou uma micose não perca tempo. Procure ajuda profissional o quanto antes e realize um bom tratamento.

R7

CFF emite nota sobre a Medida Provisória nº 653/2014

nota CFF Caro (a) colega farmacêutico(a)
 
Ontem (quarta-feira, 13) foi um dia especial para a categoria farmacêutica e para a saúde do povo brasileiro. Após 20 anos de luta, obtivemos uma vitória: foi sancionada a Lei Federal nº 13.021/14, que estabelece um novo conceito de farmácia, não mais como mero estabelecimento comercial e, sim, como unidade prestadora de serviços farmacêuticos e assistência à saúde.

No entanto, manifestamos nossa preocupação com a publicação, ainda na data de ontem, da Medida Provisória (MP) nº 653, de lavra da Presidente da República, Dilma Rousseff, que modifica o artigo 6º da nova Lei. (Clique e acesse) 

Como era de esperar, a relevância da matéria motivou a publicação de um grande número de notícias, algumas das quais com análises precipitadas, conflitantes e até distorcidas. O CFF salienta que está analisando o teor da MP nº 653, da Lei Federal nº 13.021, da Lei Federal nº 5.991, assim como o escopo jurídico e legislativo que envolve o tema, com a prudência que o assunto requer e, oportunamente, divulgará as informações referentes aos desdobramentos que serão, formalmente, adotados por este órgão; fique atento!

Seguimos unidos e na busca pela dignidade da profissão farmacêutica e, principalmente, pela melhoria da saúde da população brasileira. País digno é país que zela pela saúde do seu povo.

Walter Jorge João – Presidente do Conselho Federal de Farmácia

CFF

Remédios antigos: Sylador gotas

http://www.pesquisemedicamentos.com.br/uploads/_thumb/medicamentos/sylador%20sol%2010ml.jpg 
Sylador quando ainda fabricado pela Sanofi - Synthelabó

Prefeitura de Santa Cruz do Sul - RS

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, abriu nesta segunda-feira (21) as inscrições do concurso público para preencher 293 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 919,52 a R$ 6.090.

Os cargos de nível superior são para cirurgião-dentista de saúde da família, enfermeiro de saúde da família e médico de saúde da família.

As vagas de nível médico/técnico são para técnico em enfermagem. Já os postos de nível fundamental são para agente comunitário de saúde e atendente de consultório dentário de saúde da família.

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de agosto pelo site www.objetivas.com.br. A taxa varia de R$ 50 a R$ 100.

As provas escritas estão previstas para o dia 21 de setembro. Ainda haverá avaliação de títulos para cirurgião-dentista de saúde da família, enfermeiro de saúde da família e médico da saúde da família.

O concurso terá dois anos de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Piraí (RJ) - Último Dia!

A Prefeitura de Piraí (RJ) divulgou edital de concurso e de processo seletivo para um total de 70 vagas em cargos de nível fundamental e médio/técnico. Os salários variam de R$ 900 a R$ 1.170.

No concurso são 45 vagas. As vagas de nível médio/técnico são para técnico em enfermagem, técnico de contabilidade e fiscal de controle urbano. Os postos de nível fundamental são para auxiliar em saúde bucal e motorista.

No processo seletivo são 25 vagas para agente comunitário de saúde (nível médio).

As inscrições devem ser feitas de 4 a 15 de agosto pelo site www.ibam-concursos.org.br. A taxa é de R$ 30 para nível fundamental e R$ 45 para nível médio/ técnico.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 14 de setembro. Ainda haverá prova prática para motorista e prova de títulos para agente de saúde.

O concurso e o processo seletivo terão validade de 2 anos e poderão ser prorrogados pelo mesmo período.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Palmas - TO

A Prefeitura de Palmas, na região sul do Paraná, lançou o edital de um concurso público que visa contratar 340 profissionais para cargos de nível fundamental, médio e superior. As inscrições podem a partir de quarta-feira (6), no site da fundação responsável pelo processo seletivo, e seguem até o dia 2 de setembro Os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 14.623,20, conforme a função e a jornada horária.

Para os cargos de nível fundamental as vagas abertas são para agente comunitário de saúde, eletricista e encanador, pedreiro, chapeador, pintor, mecânico, vigia, operador de máquinas, auxiliar de cozinha, carpinteiro, merendeira, auxiliar de transporte escolar, auxiliar de arquivo, auxiliar de serviços gerais. Para os cargos de nível médio há oportunidades para agente de saúde, agente de trânsito, atendente de creche, atendente de dentista, auxiliar administrativo, auxiliar de laboratório, desenhista, eletricista de veículos, técnico em agropecuária, técnico em enfermagem, técnico em informática, técnico em radiologia, técnico em topografia e professor.

Já para o nível superior as vagas são para assistente social, bioquímico, engenheiro ambiental, engenheiro civil, médicos de várias especialidades diferentes, pedagogo, secretário executivo, técnico administrativo, professor de educação física, professor de artes e professor de inglês.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do processo seletivo, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal.

Conforme o edital, as taxas de inscrição variam entre R$ 20 e R$ 150, dependendo do cargo escolhido no ato da inscrição. Os valores devem ser pagos até o dia 2 de setembro.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, provas práticas, de aptidão física e o prova de títulos. As provas objetivas serão aplicadas no dia 28 de setembro. De acordo com o edital, os detalhes sobre os locais e o horário das provas serão divulgados também no site da realizadora do concurso. O resultado final do concurso deve ser publicados no Órgão Oficial do Município e , também, no site da fundação responsável em data a ser definida pela organização do concurso público.

Fonte: www.concursos.com.br

Concurso Prefeitura de Alto Feliz - RS

Sob a coordenação técnica da organizadora UNA, a Prefeitura de Alto Feliz, no estado do Rio Grande do Sul, disponibilizou o edital nº 001/2014 referente ao concurso público que irá resultar na contratação de 06 profissionais aptos a exercer os postos de monitor da educação básica, operador de máquinas, servente, professor para educação básica/anos iniciais e educação infantil e professor para educação básica/anos finais nas disciplinas de ciências e português.

Podem concorrer às vagas candidatos de níveis fundamental, médio e superior (verificar o grau de escolaridade exigido para cada cargo). A carga horária é diferenciada, obedecendo a necessidade de atuação de cada área. Os salários podem chegar a R$ 1.496,95.

Cerca de 20% das vagas oferecidas neste concurso – tanto as imediatas, quanto as que virem a surgir dentro do prazo de validade do certame – serão preenchidas por candidatos portadoras de deficiência física.

As inscrições só serão realizadas via internet, através do seguinte endereço eletrônico: www.unars.com.br, até as 24 horas do dia 04 de setembro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 26,70 a R$ 80,10 de acordo com a função pleiteada.

As provas serão realizadas na data prevista de 18 de outubro de 2014, na Escola Municipal Pe. João Batista Ruland, situada na Rua Eugênio Kuhn, 303, Alto Feliz/RS. O gabarito para conferência será publicado provavelmente no dia 20 de outubro de 2014, após as 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site www.unars.com.br.

Já a prova prática, a qual serão submetidos os candidatos aos cargos de operador de máquinas e servente, deverá ocorrer em 22 de novembro de 2014, conforme programação, em dois locais: no Pavilhão do Parque de Máquinas do Município, localizado na Rua Roberto Scherer, s/nº, Alto Feliz/RS; e na sede do Centro Administrativo Municipal Rua Eugênio Kuhn, nº 300, Alto Feliz/RS.

O concurso será válido por 02 anos, a contar a partir da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Concurso Prefeitura de Ampére - PR

A Prefeitura de Ampére, no estado do Paraná, lançou edital nº 01.01/2014 referente ao concurso público 001/2014, destinado ao provimento de 48 vagas nos mais diversos cargos, sendo 45 para ampla concorrência e 3 destinadas a portadores de necessidades especiais. As oportunidades contemplam candidatos de todos os níveis de escolaridade.

A carga horária, assim como o salário, varia de acordo com o grau de formação do profissional e, consequentemente, com a atividade a ser desempenhada. O menor ganho será de um salário mínimo (R$ 724,00), e o maior é de R$ 3.921,73.

Os postos vagos são: motorista, operador de máquinas, tratorista, atendente de consultório, agente comunitário de saúde, agente do meio ambiente, agente educacional II, arquiteto e urbanista, assessor jurídico, odontólogo, nutricionista, médico, assistente social, enfermeiro, engenheiro civil, fisioterapeuta, médico veterinário e psicólogo. Há também cargos para técnicos em administração, enfermagem, radiologia e segurança do trabalho.

Organizado e executado pelo Instituto Saber, o concurso receberá as inscrições até o dia 02 de setembro de 2014, através do site www.saber.srv.br. Os valores das taxas variam de R$ 50,00, para candidatos a cargos do ensino fundamental; R$ 100,00, para vagas de nível médio; e R$ 150,00, de nível superior.

Aos interessados que não possuem acesso à internet, será disponibilizado terminal com conexão e assistência no período de inscrição, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13h e das 14h às 18h, na agência do trabalhador, Rua Presidente Kennedy, 1490, Centro, Ampére – PR, portando documentos pessoais.

A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 14 de setembro de 2014, em local e horário a serem divulgados em tempo hábil. O gabarito preliminar está previsto para ser publicado a partir das 21 horas, do mesmo dia de aplicação da prova.

Os candidatos aos cargos de motorista, operador de retro-escavadeira, operador de rolo-compactador, operador de moto-niveladora, operador de pá-carregadeira e tratorista serão submetidos à prova prática provavelmente no dia 11 de outubro de 2014, em local e horário a serem informados pelo edital de divulgação das notas da prova escrita.

Haverá também prova de títulos, segundo o cronograma, no dia 11 de outubro de 2014, das 09 às 11h, a realizar-se na Agência do Trabalhador, situada na Rua Presidente Kennedy, 1490, Centro, Ampére – PR. Apenas os candidatos às vagas de agente do meio ambiente, arquiteto e urbanista, assessor jurídico, assistente social, enfermeiro, engenheiro civil, fisioterapeuta, médico, médico veterinário, nutricionista, odontólogo, psicólogo e técnico em administração passarão por esta fase.

Este concurso público terá validade por 02 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso CELG GT - GO

A Geração e Transmissão - CELG GT, com o auxílio técnico da Universidade Federal de Goiás (UFG), lançou edital n° 1/2014 com normas para realização de concurso público que culminará na contratação de vários profissionais, entre eles administrador, advogado, analista de sistemas, contador, economista, engenheiro civil, engenheiro eletricista, além de candidatos com o ensino médio completo aptos a assumirem cargos compatíveis com o grau de formação.

Também há vagas para profissionais de cursos técnicos nas seguintes áreas: Segurança do Trabalho, Industrial em Edificações, Industrial em Eletrônica, Industrial em Eletrotécnica, Industrial em Mecânica e Industrial em Telecomunicações.

Ao todo, são 60 vagas em funções de assistente de gestão, analista técnico, analista de gestão e técnico em operações. Das total de vagas, 3 serão reservadas para candidatos portadores de deficiência física.

Os salários variam entre R$ 1.817,52 e R$ 6.631,02, por jornada de trabalho de 40 horas semanais. Além da remuneração específica de cada cargo/função, a empresa oferece plano de saúde, auxílio-refeição/alimentação, seguro de vida em grupo, previdência complementar e outras vantagens.

Os aprovados serão lotados nas cidades de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Águas Lindas, Cachoeira Dourada, Firminópolis, Itapaci, Itumbiara, Morrinhos, Palmeiras e Piracanjuba.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas no período de 20 de agosto a 11 de setembro de 2014, exclusivamente via internet, no site www.cs.ufg.br.

Taxas
Os valores das taxas de inscrição, conforme os cargos/funções são os abaixo determinados:
- Cargo de Assistente de Gestão: R$ 60,00;
- Cargo de Técnico em Operações: R$ 80,00;
- Cargos de Analista Técnico: R$ 150,00;
- Cargo de Analista de Gestão: R$ 150,00.

Provas
O concurso constará de provas objetivas, aplicadas a todos os candidatos, mais prova discursiva para inscritos nas vagas de Analista Técnico e Analista de Gestão; e prova de capacidade física, para candidatos aos cargos de Técnico em Operações.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 12 de outubro de 2014, na cidade de Goiânia-GO. Os endereços dos locais das provas, assim como a confirmação da data e do horário, constarão no comunicado a ser impresso pelo candidato, a partir do dia 07 de outubro de 2014, por meio do site www.cs.ufg.br.

Gabaritose Resultados
O gabarito preliminar da prova objetiva e as respostas esperadas preliminares da prova discursiva serão divulgados no dia 12 de outubro de 2014, após o término das provas. O resultado final do concurso será divulgado no dia 22 de dezembro de 2014.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Prefeitura de Pinheiro Preto - SC anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Pinheiro Preto, no Estado de Santa Catarina, anunciou a abertura do edital nº003/2014 de processo seletivo, destinado à admissão temporária de um analista de licitações e atos administrativos.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de agosto de 2014, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no Setor de Recursos Humanos, na sede do Centro Administrativo, localizado na Avenida Marechal Costa e Silva nº 111.

O aprovado receberá salário de R$ 1.906,20 por carga horária de 40 horas. A inscrição custa R$ 25,00 e para concorrer à vaga é necessário que o inscrito seja graduado em direito, ciências contábeis, administração de empresas, tecnologia em gestão pública, gestão e comunicação empresarial ou letras ou pedagogia.

A seleção ocorrerá mediante prova escrita objetiva, prevista para ser aplicada a partir das 8h30, do dia 23 de agosto de 2014, nas dependências do Centro Educacional Padre Trudo Plessers, situado à Rua Oclides Scortegagna.

Concurso Prefeitura de Itabirito - MG

Na Prefeitura de Itabirito, estado de Minas Gerais, foi publicado o extrato do edital nº. 004/2014, informando sobre a realização de concurso público, que visa o preenchimento de 27 vagas para Fiscais (Coletivo, Meio Ambiente, Posturas, Sanitário e Tributário).

Interessados devem efetuar a inscrição no período compreendido entre 10h00min do dia 19 de outubro e 22h00min do dia 20 novembro de 2014 (horário oficial de Brasília/DF),  através do site www.gestaoconcurso.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 90,00 e R$ 110,00.

O concurso consistirá de prova objetiva, redação e avaliação psicológica.

A prova objetiva e a redação estão previstas para 21 de dezembro de 2014, sendo que o local e o horário de sua realização serão confirmados no Comprovante Definitivo de Inscrição.

O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial de Minas Gerais - Publicações de Terceiros e Editais de Comarcas, caderno 2, pág. 11 e 12.

Vagas de estágio na Prefeitura de Giruá - RS

A Prefeitura de Giruá, no estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), fará uma seleção pública destinado à formação de cadastro de reservas e contratação de estudantes em postos de estágio. Podem concorrer às vagas, alunos dos ensinos médio, técnico e superior, conforme informação publicada no edital nº 198/2014.

A bolsa auxilio oferecida é de R$ 500,00, para candidatos do nível médio; R$ 550,00, para candidatos de nível técnico; e R$ 700,00, para inscritos de nível superior. A esses valores serão acrescentados R$ 50,00 mensais, referente ao auxilio transporte.

Para participar da seleção, os interessados terão que comparecer à Secretaria Municipal de Administração até o dia 19 de agosto, das 9h às 12h ou das 14h às 16h30, somente em dias uteis, munidos de fotocópia da carteira de identidade e cadastro de pessoa física, também é necessário atestado de frequência, expedido pela Instituição de Ensino, para a respectiva área a que se inscrever. As cópias deverão ser autenticadas ou estar acompanhadas dos originais.

Será aplicada prova objetiva, prevista para começar às 14h de 26 de agosto de 2014, no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFET). A divulgação do gabarito acontecerá no dia seguinte ao da prova e o resultado final será informado no dia 1º de setembro de 2014.

Os editais do certame serão publicados no Mural da Prefeitura, na Imprensa Oficial do Poder Executivo e no correio eletrônico: www.girua.rs.gov.br.

Prefeitura de Santo Antônio do Monte – MG abre processo seletivo

Com intuito de contratar 18 profissionais e formar cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Santo Antônio do Monte, no Estado de Minas Gerais, publicou o edital de processo seletivo nº 011/2014. A remuneração é de até R$ 1.606,63 por jornada de 30 e 40 horas semanais.

As chances são para Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário da Saúde, Educador de Educação Infantil, Terapeuta Ocupacional, Operador de Máquinas Leves, Instrutor (Violão, Xadrez, Artes, Artesanato e Educação Social), Motorista e Operário de Serviços Gerais.

A inscrição, no valor de R$ 10,00, será recebida até o dia 15 de agosto de 2014, no horário das 12h às 17h30, na Secretaria Municipal de Assistência Social– Praça Getúlio Vargas, Nº. 81, Centro, Santo Antônio do Monte/MG.

Para efetuar as inscrições o candidato deverá estar munido dos seguintes documentos:
Cópia da cédula de identidade ou outro documento equivalente, de valor original;
Cópia do CPF;
Cópia do Comprovante de Endereço;
Comprovante do deposito bancário;
Cópia de CNH- Certidão Nacional de Habilitação Categoria D para os cargo de Motorista.

A seleção será constituída de prova escrita, pratica e análise de curriculum vitae.

Os títulos e certificados deverão ser apresentados no ato da inscrição juntamente com o Curriculum Vitae.

A prova escrita será realizada provavelmente no  dia 19 de agosto de 2014, das 18h às 21h, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Drº Argemiro Itajubá, nº 799, Bairro Chácara. Já a prova prática está prevista para 22 de agosto de 2014 na Secretaria Municipal de Obras, situado à Rua Avenida Antônio Bolina Filho nº 396 Bairro São Geraldo no horário de 17:00 horas.

A listagem dos candidatos convocados para prova prática será divulgada na Secretaria Municipal de Obras e no Prédio da Prefeitura e no site www.samonte.mg.gov.br na data provável de 21 de agosto de 2014.

O gabarito provisório será publicado pela comissão do processo seletivo, no quadro de avisos da Prefeitura e do local que será aplicado a prova e no site www.samonte.mg.gov.br.

O prazo de validade do processo seletivo é de 01 ano, contado da datada homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de Rosário da Limeira - MG

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Rosário da Limeira, publicou o edital nº 01/2014 de concurso público de Provas e Títulos para provimento de cargos vagos de seu quadro permanente. São ofertadas 51 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, pr salários de até R$ 7.097,38 em regime de trabalho de 8, 20, 24, 30 ou 40 horas semanais.

Cargos
Auxiliar de Almoxarifado, Gari, Vigia, Agente de Saúde, Auxiliar Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Eletricista, Mecânico, Operador de Maquinas Pesadas, Secretario Escolar, Digitador, Técnico de Vigilância de Saúde, Professor (Inglês, História, Língua Portuguesa, Educação Física, Geografia e Ensino Religioso), Educador Físico, Dentista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Cardiologista, Pediatra, PSF, Clinico Geral e Psiquiatra), Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 21 de outubro a 21 de novembro de 2014, na sede da prefeitura de Rosário da Limeira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h, situada na Praça Nossa Senhora de Fátima 232, Bairro Centro – Cep: 36.878-000 – Rosário da Limeira/MG e/ou através do site da organizadora - www.magnusconcursos.com.br.

As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 70,00.

Prova
O concurso será constituído de provas objetivas, prática e de títulos. 

As provas serão realizadas na data provável de 14 de dezembro de 2014, em locais e horários que serão divulgados no site www.magnusconcursos.com.br e afixado em planilha na sede da Prefeitura de Rosário da Limeira, a partir do dia 07 de dezembro de 2014.

Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada (em cartório) do diploma ou certificado, expedido por instituição de ensino ou aperfeiçoamento de Recursos Humanos reconhecida oficialmente e entregues nos dias 29 e 30 de dezembro de 2014 pelo candidato ou pelo seu procurador, para Comissão de Concurso Público na sede da Prefeitura situado na Praça Nossa Senhora de Fátima, 232 – Centro – Rosário da Limeira – MG – CEP: 36878-000.

Será aplicada prova prática aos cargos de Operador de Máquinas Pesadas e Digitador.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Concurso Prefeitura de Rosário da Limeira - MG

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Rosário da Limeira, publicou o edital nº 01/2014 de concurso público de Provas e Títulos para provimento de cargos vagos de seu quadro permanente. São ofertadas 51 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, pr salários de até R$ 7.097,38 em regime de trabalho de 8, 20, 24, 30 ou 40 horas semanais.

Cargos
Auxiliar de Almoxarifado, Gari, Vigia, Agente de Saúde, Auxiliar Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Eletricista, Mecânico, Operador de Maquinas Pesadas, Secretario Escolar, Digitador, Técnico de Vigilância de Saúde, Professor (Inglês, História, Língua Portuguesa, Educação Física, Geografia e Ensino Religioso), Educador Físico, Dentista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Cardiologista, Pediatra, PSF, Clinico Geral e Psiquiatra), Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 21 de outubro a 21 de novembro de 2014, na sede da prefeitura de Rosário da Limeira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h, situada na Praça Nossa Senhora de Fátima 232, Bairro Centro – Cep: 36.878-000 – Rosário da Limeira/MG e/ou através do site da organizadora - www.magnusconcursos.com.br.

As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 70,00.

Prova
O concurso será constituído de provas objetivas, prática e de títulos. 

As provas serão realizadas na data provável de 14 de dezembro de 2014, em locais e horários que serão divulgados no site www.magnusconcursos.com.br e afixado em planilha na sede da Prefeitura de Rosário da Limeira, a partir do dia 07 de dezembro de 2014.

Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada (em cartório) do diploma ou certificado, expedido por instituição de ensino ou aperfeiçoamento de Recursos Humanos reconhecida oficialmente e entregues nos dias 29 e 30 de dezembro de 2014 pelo candidato ou pelo seu procurador, para Comissão de Concurso Público na sede da Prefeitura situado na Praça Nossa Senhora de Fátima, 232 – Centro – Rosário da Limeira – MG – CEP: 36878-000.

Será aplicada prova prática aos cargos de Operador de Máquinas Pesadas e Digitador.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Prefeitura de Marília - SP abre vagas para médicos

A Prefeitura de Marília, no estado de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Administração, abriu edital n° 031/2014 de processo seletivo, para a contratação de Médico - Áreas: Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria.

Serão ofertadas 31 vagas para esses profissionais de nível superior por jornada de trabalho será de 15 horas semanais. O vencimento do pessoal a ser contratado será o valor equivalente ao da referência 48-A, no valor de R$ 3.700,23, que corresponde à referência salarial inicial do cargo efetivo de Médico.

A reserva será de 5% do total de vagas a serem efetivamente preenchidas em cada função.

As inscrições serão realizadas até o dia 15 de agosto de 2014, no horário das 13h00min às 16h00min, na sede da Secretaria Municipal da Saúde, situada à Avenida República nº 802, Centro – Marília/SP.

A prova será aplicada na cidade de Marília/SP, provavelmente, no dia 31 de agosto de 2014,das 09h às 12h, sendo que o local da prova será publicado no Diário Oficial do Município posteriormente ao término das inscrições.

A entrega dos títulos deverá ser feita no local das inscrições, também até15 de agosto de 2014.

O certame será válido pelo prazo de 1 ano, contado da data de publicação da sua homologação.

Prefeitura de Ilha Comprida - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Ilha Comprida, no Estado de São Paulo, está promovendo o processo seletivo nº 13/2014, que tem o objetivo de preencher 03 vagas além de formar cadastro de reservas, para candidatos de nível superior.

As oportunidades são para os cargos de Médico (clínico geral e pediatra plantonista), por salários que vão de R$ 5.446,00 a R$ 10.913,00, por jornadas de 20 ou 24 horas semanais.

Os interessados podem efetuar suas inscrições no período de 18 a 22 de agosto de 2014, na cidade de Ilha Comprida – Av. Beira Mar, 11.000, Balneário Meu Recanto.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 31 de agosto de 2014, pela manhã, na Escola Monte Carlo, situado na Alameda Bermudas, 531 - Balneário Monte Carlo.

O certame é válido pelo período de 01 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração. 

Resfriado que persiste por 10 dias ou mais pode ser sinusite

A sinusite é a inflamação da camada que reveste a cavidade nasal e os seios
da face, a mucosa
Fique atento aos sintomas para facilitam o diagnóstico precoce 

Por Dra. Samanta Dall'Agnese

A sinusite é a inflamação da camada que reveste a cavidade nasal e os seios da face, a mucosa. O termo mais correto é rinossinusite. A mucosa nasal possui tipos específicos de células que contêm cílios, que auxiliam a filtrar as impurezas do ar, e glândulas que produzem o muco. O muco tem o papel de umidificar o ar, evitar que microorganismos como bactérias e vírus se liguem ao nosso organismo e auxiliar na limpeza de substâncias como partículas de poeira. Os cílios se encarregam de carregar o muco para a parte posterior da cavidade nasal, onde será eliminado.

 Os seios da face (ou paranasais) são espaços preenchidos por ar no interior dos ossos da face, que são preenchidos por mucosa muito semelhante à mucosa nasal. A mucosa dos seios também produz muco, que é drenado para dentro da cavidade nasal através de orifícios. A origem da sinusite se dá justamente no bloqueio desta passagem. Problemas anatômicos e inflamação da mucosa próxima aos orifícios são os principais responsáveis.

 Dentre as alterações anatômicas, podemos citar o desvio do septo nasal e a presença de pólipos nasais. Corpos estranhos, como fragmentos dentários no interior dos seios, também podem levar a uma inflamação da mucosa. Isso usualmente ocorre após extração dentária e cirurgias para implante dentário. Já a inflamação da mucosa próxima aos orifícios ocorre nas seguintes situações: processos alérgicos e infecciosos.

 A rinite alérgica causa uma inflamação, com consequente edema (inchaço) da mucosa nasal, que, por sua vez, não permite a drenagem do muco. Quadros infecciosos virais, como gripes e resfriados, também levam a esta inflamação. Sem drenagem, o muco se acumula dentro dos seios, criando um meio de cultura para bactérias, que, ao se proliferar, levam à sinusite.

 Algumas situações facilitam a ocorrência das sinusites. Tanto o tabagismo ativo quanto o passivo são fatores de risco comprovados. Portadores de doenças como a fibrose cística, que altera as características do muco, e a discinesia ciliar, que prejudica a função dos cílios, apresentam quadros recorrentes de sinusites.

 A sinusite pode ser aguda ou crônica, dependendo da duração. Sinusite aguda é aquela que dura até 3 meses. Os sintomas da sinusite aguda e crônica são semelhantes, mas no quadro agudo eles costumam ser mais intensos, com febre, cansaço, dores pelo corpo. Na sinusite crônica, predominam sintomas nasais e tosse. 

Identificar os sintomas antecipa tratamento
Os sintomas que definem as sinusites são: obstrução nasal (nariz entupido), secreção nasal (catarro que escorre pelo nariz ou pela garganta), redução ou ausência do sentido do olfato (hiposmia) e dor-de-cabeça, febre e tosse. Nas crianças, predominam os sintomas de febre e tosse. Como podemos ver, a sinusite se manifesta de forma muito semelhante aos quadros virais, como resfriado e gripe. O que diferencia as duas situações é a duração e a intensidade dos sintomas.

Devemos ficar atentos para a sinusite quando os sintomas de um resfriado persistem após 10 dias ou pioram após o quinto dia. Neste momento, a avaliação do otorrinolaringologista pode confirmar o diagnóstico, que é clínico, baseado nos sintomas e no exame físico. O exame de raio-x da face não é necessário para o diagnóstico da sinusite. O especialista então avaliará a necessidade do uso de antibióticos. 

O uso recorrente de antibióticos para sinusite recorrente ou crônica também deve ser investigado. Neste caso, exames adicionais, como tomografia da face, podem ser necessários.

Tanto nos casos alérgicos quanto nas infecções virais, o tratamento visa amenizar os sintomas e evitar a progressão para a sinusite. Mesmo quando instalada a doença, casos leves e iniciais podem ser tratados com corticóides nasais e lavagem nasal com soro fisiológico. A tendência atual é do uso cada vez menor de antibióticos, que devem ser indicados com cautela pelo risco da resistência bacteriana. Uma informação importante é que os corticóides nasais são medicações seguras, liberadas para crianças a partir dos 2 anos de idade, e que não causam os efeitos colaterais que os corticóides orais podem gerar. E quando o especialista indicar o tratamento com antibiótico, o tratamento precoce levará a uma recuperação mais rápida.  

Minha Vida

SUS: programa estimula pesquisas em hospitais universitários

Com patrocínio público e privado, unidades poderão desenvolver estudos para avaliação de vacinas, kits diagnósticos e equipamentos

Programa lançado nesta quarta-feira (13) terá o objetivo de fomentar pesquisas para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais universitários federais. Com patrocínio público e privado, os hospitais vão desenvolver estudos clínicos, que servirão para avaliar a eficácia e segurança de vacinas, kits diagnósticos e equipamentos.

Depois de testados, os produtos e equipamentos poderão receber registro sanitário e, com isso, ser adquiridos pelo SUS. Inicialmente, o programa será implementado em 23 hospitais universitários.

O Programa Ebserh de Pesquisas Clínicas Estratégicas para o SUS (Epecsus) é de iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e tem parcerias com sete entidades públicas.

De acordo com a Ebserh, dos 971 projetos de pesquisa clínica, aprovados de 2010 a 2012, 65% são provenientes de hospitais universitários federais. Como parte do programa, o MEC comprometeu-se a formar um comitê gestor para organizar as pesquisas existentes e ampliar o número de estudos nos hospitais públicos.

Saúde Web

Projeto regulamenta profissão de sanitarista

PL em análise pela Comissão de Assuntos Sociais quer definir formação necessária e campo de atuação. Entre funções previstas estão atividades de vigilância sanitária e saúde pública coletiva

O sanitarista é, segundo definição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o profissional com formação universitária que trabalha com o sistema de saúde, com as questões políticas e sociais da saúde e com o planejamento e avaliação de programas de saúde. Atua ainda em práticas coletivas de proteção da saúde. O técnico sanitarista tem atribuições semelhantes, mas a função é exercida por profissionais de nível médio.

Regulamentar as duas profissões é o propósito do projeto (PLS 205/2014) apresentado pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que está para ser votado na Comissão de Assuntos Sociais. A proposta estabelece as formações mínimas necessárias, bem como as atribuições de cada uma das carreiras.

Para ser sanitarista, se o projeto virar lei, haverá a exigência de formação superior nas área de saúde ou engenharia. Podem também se habilitar os diplomados nas duas áreas em cursos no exterior, que tenham diplomas revalidados no Brasil.

Há ainda a possibilidade de pós-graduados por escolas ou cursos devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação, com área de concentração em saúde pública, engenharia sanitária e sanitarismo. Os graduados em outras áreas poderão se registrar como sanitaristas se atuarem na área há pelo menos cinco anos consecutivos ou dez anos intercalados.

O técnico sanitarista, por sua vez, terá que comprovar curso médio completo e formação de no mínimo 120 horas em sanitarismo. Entre suas funções, está a atuação nas atividades de vigilância sanitária e saúde pública coletiva.

A senadora Lídice da Mata explicou que pretende com o projeto valorizar a especialização e o conhecimento técnico na área do sanitarismo. “O Brasil, assim, como outros países, necessita de vigilância sanitária e de programas específicos em saúde pública para garantir a segurança sanitária da população”, disse.

O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) foi designado relator da proposta, que será votada em caráter terminativo na CAS. Se aprovada, poderá seguir para a Câmara dos Deputados sem deliberação do Plenário do Senado, a menos que haja recurso com esse objetivo.

Saúde Web

Saúde coloca nova regulação para PDPs em consulta pública

Proposta amplia monitoramento do governo federal e estimula transferência de tecnologia. Atualmente existem 104 parcerias em curso

O Ministério da Saúde anunciou o início da consulta pública da portaria que estabelece critérios para a realização das Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP). Segundo a pasta, trata-se de um “novo marco regulatório” para a gestão de acordos entre instituições públicas e privadas para a produção de medicamentos, equipamentos e materiais estratégicos para o SUS, com facilitação do monitoramento e a definição de prazos para propostas de transferência tecnológica.

Segundo o ministro Arthur Chioro, o instrumento normativo fortalece a segurança e a governança do processo de PDP. Atualmente, segundo a pasta, existem 104 parcerias em curso para a produção nacional de 97 insumos de saúde, envolvendo 19 laboratórios públicos e 57 privados. Desse total, 29 já possuem registro na Anvisa e 19 deles estão no mercado. Esses acordos geram uma economia estimada de R$ 4,1 bilhões por ano em compras públicas.

Pela proposta, o Ministério da Saúde publicaria uma lista de produtos de maior interesse para a saúde pública até o fim do ano e as empresas terão até abril para apresentar projetos. A partir daí começa a fase de análise técnica, que será feita por um grupo interministerial (Saúde, Ciência e Tecnologia, e Desenvolvimento, Indústria e Comércio), com a participação de representantes de outros órgãos, como BNDES, Anvisa e Finep. Todos os projetos, aprovados ou não, terão seus resultados divulgados e acessíveis à população.

Outra mudança se refere ao início da compra do produto por parte do Ministério da Saúde. A PDP será oficializada a partir da primeira aquisição do produto, de forma que, diz o ministério, as empresas assumam o compromisso com a transferência da tecnologia. O prazo máximo para a conclusão do projeto será de dez anos.

Uma comissão técnica fará a avaliação constante da proposta, podendo, inclusive, suspender os projetos que estão parados ou que não estão cumprindo os critérios da PDP. As medidas dão maior segurança para as empresas e melhoram o monitoramento por parte do governo.

O documento estabelece regras para a definição dos preços do produto durante a vigência da parceria e para o registro sanitário do medicamento. O valor unitário, que deverá ser decrescente ao longo do período de duração da parceria, poderá ser renegociado diante de mudanças no mercado, como o fim de uma patente. Fica mantida a contrapartida do Ministério da Saúde de adquirir o produto da PDP para oferta no SUS durante a vigência do acordo, dando estabilidade às instituições e empresas envolvidas.

Sobre o registro sanitário, o objetivo do governo federal é acelerar a autorização da comercialização dos produtos que vão fortalecer a indústria nacional e que sejam importantes para o acesso à saúde da população. Além de exigir que a instituição pública tenha acesso a todos os documentos para o processo de registro do produto, caso ainda não possa ele mesmo protocolar o pedido, a Anvisa deverá concluir as análises dos projetos de PDP em até 60 dias.

Saúde Web

Dispositivos vestíveis e analytics são armas contra Parkinson

Dados coletados por smartwatches serão processados em plataforma open-source da Intel, que anunciou parceria com a The Michael J. Fox Foundation

Uma plataforma em software aberto para análise massiva de dados coletados através de dispositivos vestíveis, os wearables, de pacientes portadores do Mal de Parkinson. Este é o caminho de uma colaboração anunciada nesta quarta-feira (13) entre a Intel e a Fundação Michael J. Fox para a Pesquisa do Parkinson (MJFF). A doença degenerativa do sistema nervoso afeta 1% das pessoas com mais de 65 anos no mundo.

O objetivo é usar a plataforma para detectar padrões entre os dados de sintomas da doença, coletados por relógios inteligentes (smartwatches) em conjunto com smartphones, entendendo a progressão da doença e acelerando o desenvolvimento de remédios. Para Todd Sherer, CEO da MJFF, é uma mudança na forma de médicos e pesquisadores estudarem a doença, que não mudou muito desde sua descoberta por James Parkinson, em 1817.

A MJFF, autointitulada “a maior fundação sem fins lucrativos para pesquisa do Parkinson no mundo”, leva o nome de seu fundador e famoso ator de Hollywood, Michael J. Fox. Dedicada a financiar pesquisas que busquem uma cura para a doença, já distribuiu cerca de US$ 450 milhões desde a fundação da entidade, no ano 2000.

“A variabilidade dos sintomas do Parkinson cria desafios únicos para monitorar o progresso da doença”, explica Diane Bryant, vice-presidente sênior e gerente geral do Data Center Group da Intel, que participou de um webcast para o anúncio da parceria. “Mais dados disponíveis para a comunidade médica podem ajudar a apontar aspectos não identificados da doença que levem a novas áreas de pesquisa.”

Estudo
 
A ideia é cruzar as informações coletadas pelos wearables aos perfis genéticos dos portadores da doença obtidos nas últimas duas décadas. Estes dispositivos são capazes de medir sintomas como lentidão dos movimentos, tremores e qualidade do sono, em tempo real e integral. O estudo para avaliar sua usabilidade e precisão começou no início deste ano com 16 voluntários portadores da doença e 9 não-portadores para controle. Eles usaram os equipamentos continuamente por quatro dias e em duas consultas médicas.

Os dados obtidos estão sendo correlacionados com as observações clínicas para aumentar a precisão dos dispositivos. Até o fim do ano, como parte do estudo, a MJFF e a Intel planejam lançar um aplicativo móvel que permita aos pacientes informar que medicamentos estão tomando e como se sentem.

Analytics
 
Para processar as mais de 300 observações por segundo geradas pelos wearables, a Intel está usando uma plataforma de análise de big data que inclui um software open-source, o Cloudera CDH, que coleta, armazena e gerencia os dados, hospedado na nuvem e suportado por tecnologia Intel. A solução analítica detecta mudanças no padrão de dados coletado em tempo real, incluindo anomalias nos sensores ou no comportamento do paciente.

Em um “futuro próximo”, a intenção é que a plataforma na nuvem receba outros tipos de dado, incluindo clínicos e genéticos. Segundo a Intel, a opção pelo uso de código aberto é um modo de compartilhar os resultados obtidos com a comunidade médica empenhada no estudo do Parkinson no mundo, bem como de receber dados de outras pesquisas.

A Intel divulgou um vídeo, em inglês, com mais detalhes sobre a parceria. Veja abaixo: 
 
 
Saúde Web

Saiba quando o trabalho pode prejudicar sua saúde

Workaholics normalmente são nervosos, hostis e impulsivos

Uma pesquisa realizada na Noruega apontou que 8,3% das pessoas no país são viciadas em trabalho. Os adultos jovens — independente do sexo — são mais atingidos do que os mais velhos.

O estudo também fez um perfil de quem é compulsivo por trabalho. No que corresponde à área social, os workaholics são altruístas, modestos. No que corresponde à neurologia, são nervosos, hostis e impulsivos. Já na parte intelectual, são abertos para novos projetos e criativos.

O pesquisador Schou Andreassen diz que o vício em trabalho pode ter resultados psicológicos, fisiológicos e sociais contraditórios. Como um grupo significativo aparentemente é afetado, é difícil diagnosticar pessoas com este tipo de doença.

Na pesquisa, foi elaborada uma lista de fatores que pode indicar quando uma pessoa está viciada em seu trabalho.

— Se você responder "frequentemente" ou "sempre" a pelo menos quatro destes sete critérios, há alguma indicação de que você pode ser um viciado em trabalho — diz um dos pesquisadores responsáveis, Schou Andreassen.

Veja quais são:

1. Você pensa em como você pode ter mais tempo para trabalhar;

2. Você gasta muito mais tempo no trabalho do que o inicialmente previsto;

3. Você trabalha para reduzir sentimentos de culpa, ansiedade, impotência e/ou depressão;

4. Você tem ouvido outras pessoas recomendando que pare de trabalhar tanto;

5. Você fica estressado se não vai trabalhar;

6. Você não prioriza hobbies, atividades de lazer ou exercício físico por causa do trabalho;

7. Você trabalha tanto que tem influenciado negativamente a sua saúde.

Zero Hora

Mulheres sofrem com diminuição do desejo; diálogo com ginecologista pode resolver

Foto: Imagem Filmes / Divulgação
Campanha Sinta-se tem o objetivo de reforçar importância de conversa entre médico e paciente 

Conversar com seu ginecologista não só sobre problemas físicos — como dores, corrimentos e outros problemas — pode melhorar a qualidade de vida. A campanha nacional Sinta-se, lançada nesta quinta-feira por especialistas da área, tem como objetivo estimular a conversa entre paciente e médico para tornar mais saudável a sexualidade feminina.

— Há quatro pontos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) determina como fundamentais para a qualidade de vida. A sexualidade é uma delas (convivência familiar, vida profissional e prática de lazer são as outras). Se a mulher melhora algum problema que possa ter, diminui a ansiedade.

Queremos que o profissional veja a paciente como um todo, pois a sexualidade não é entendida como um problema. Muitas mulheres acham normal se submeter ao desejo do marido sem pensar em seu bem-estar — explica o professor e médico Ivaldo Silva, coordenador da campanha e do grupo Afrodite.

A campanha foi pensada a partir de uma pesquisa realizada em 2001. Na época, o estudo revelou que 56% das mulheres estão insatisfeitas com a vida sexual e 63% têm dificuldades de admitir o problema. Também apontou que 56% dos ginecologistas não investigam a vida sexual de suas pacientes e 50% dos ginecologistas mostraram-se pouco seguros para responder sobre os problemas sexuais de suas pacientes.

— Se o médico não comenta, as mulheres acham que não têm nenhum problema — avalia Silva.

O especialista afirma que os exames de rotina realizados a cada ano são uma "boa oportunidade" para médico e paciente colocarem o assunto em dia — principalmente no que se refere à saúde sexual feminina.

Veja os problemas mais recorrentes entre as mulheres:

1. Diminuição do desejo

2. Vaginismo, uma contração involuntária da vagina que impede a penetração na hora do sexo.

3. Não chegar ao orgasmo

Zero Hora