Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Gestor pode responder por crime por não repassar recurso para Saúde

PL Complementar 346/13 inclui entre os crimes de responsabilidade deixar de fazer os repasses obrigatórios e não executar os serviços que seriam custeados com os recursos recebidos

O Projeto de Lei Complementar 346/13, em análise na Câmara dos Deputados, inclui entre os crimes de responsabilidade deixar de fazer os repasses obrigatórios para a área de saúde e não executar os serviços e obras que seriam custeados com os recursos recebidos.

Pelo texto, do deputado Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), responderão pelo crime de responsabilidade contra a promoção, proteção e recuperação da saúde os seguintes agentes:

- políticos da União que deixarem de repassar à saúde os recursos federais ao Fundo Nacional de Saúde e às demais unidades orçamentárias que compõem o Ministério ou não transferirem aos demais entes da federação recursos da União previstos na Lei Complementar 141/13 (regulamenta os recursos a serem repassado à saúde pela União, pelos estados e municípios).

- agentes políticos dos poderes Executivos em todos os níveis (União, estados, Distrito Federal e municípios), assim como os gestores públicos de saúde, que deixarem de aplicar em ações e serviços públicos de saúde os recursos repassados. Incorre no mesmo crime quem der destinação inadequada a essas verbas.

"É preciso endurecer o controle e a fiscalização no repasse e aplicação dos recursos, por meio, entre outros, de responsabilização dos respectivos gestores, coibindo-se manobras ou desvios”, afirma o parlamentar. 

Pela legislação, compete à União destinar ao financiamento da saúde, a cada ano, o mesmo porcentual destinado no exercício anterior, corrigido pela variação do Produto Interno Bruto (PIB). Estados e Distrito Federal devem aplicar no setor 12% da arrecadação com impostos, já os municípios têm de investir 15%.

“Passados 25 anos da criação do Sistema Único de Saúde, a demanda que vem das ruas revela, de forma gritante, que apesar dos brasileiros sofrerem uma das mais altas cargas tributárias do planeta, falta infraestrutura física, condições de trabalho e remuneração aos profissionais da rede pública”, critica Vasconcellos.

Tramitação
Em regime de prioridade, o projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado pelo Plenário.

Saúde Web

Macarrão instantâneo aumenta risco de doenças cardíacas em mulheres

Consumido duas vezes por semana, o prato aumenta em 68% as chances de problemas no coração 

Rio - Barato, rápido e uma delícia. Dificilmente outro prato bate o macarrão instantâneo nos três quesitos. Mas um estudo publicado no “The Journal of Nutrition” apontou que o prato, saboreado duas vezes por semana, aumenta em 68% os riscos de problemas cardíacos em mulheres - logo agora que, promovido, o macarrão instantâneo começou a aparecer em cardápios de restaurantes, aparecendo em 18% mais menus de restaurantes americanos de 2013 para 2014, de acordo com a empresa de pesquisa da indústria de comida, Technomic.

A pesquisa analisou as dietas de 10.711 adultos utilizando dados de uma pesquisa com duração de dois anos realizadas com sul-coreanos, que supostamente comem mais o macarrão instantâneo do que pessoas de qualquer outra nacionalidade. Dois tipos de dietas surgiram: a dieta “tradicional”, com arroz, grãos, peixe, frutas e legumes, e a “carne-e-fast-food”, com carne, refrigerante, fast food e macarrão instantâneo.

Nenhuma dessas dietas estavam associadas a um aumento na síndrome cardiometabólica - que é um conjunto de fatores de risco de doenças no coração, diabete tipo 2 e acidente vascular cerebral, incluindo hipertensão arterial, glicemia e colesterol. Mas o macarrão instantâneo estava, já que comê-lo duas vezes por semana foi associado à síndrome cardiometabólica, 68% a mais para as mulheres, independentemente do que mais a sua dieta era composta.

Esse efeito foi observado somente em mulheres. O autor do estudo, Hyun Joon Shin, da equipe de cardiologia clínica no Centro Médico da Universidade de Baylor e estudante de doutorado de epidemiologia de nutrição na Escola de Saúde Pública de Harvard, diz que uma razão provável é que as mulheres têm hormônios sexuais e metabolismo diferentes dos homens. Outro culpado pode ser a embalagem de macarrão instantâneo, que muitas vezes é forrada com o disruptor endócrino BPA, que pode mexer com o nível de estrogênio, o que pode, por sua vez, levar a alguns dos fatores de risco da síndrome cardiometabólica.

Além de tudo isso, o macarrão instantâneo dificilmente é uma escolha saudável. Altamente processado, ele é muitas vezes preparado no óleo de palma para cozinhar rápido, além de ser carregado de sal, sabores artificiais e conservantes.

O macarrão é feito muito artificialmente para torná-lo mais delicioso, e ele pode ser cozido com muita facilidade, em menos de 5 minutos - disse Shin à revista “Time”. 

Assim, os médicos sugerem que esperar um pouco com o macarrão na água fervente não vai tomar tanto o seu tempo e vai valer muito a pena para seu coração. 

O Globo

Fumar na gravidez pode afetar saúde de gerações futuras

Estudo inglês conclui que efeitos do tabaco afeta até terceira geração 

Um novo estudo inglês publicado no American Journal of Human Biology concluiu que fumar durante a gestação não afeta somente a vida do feto, mas também a saúde das futuras gerações da mulher, inclusive os netos. As informações são do site inglês Daily Mail. 

De acordo com a pesquisa, os netos de avós maternas que consumiram tabaco durante a gestação tendem a ser mais obesos durante a adolescência.

Nos casos em que a avó e a mãe são fumantes, as netas apresentaram tendências de serem menores e mais magras comparadas com aquelas meninas que somente as mães fumaram na gravidez.

Já para os casos em que as avós paternas eram fumantes, mas as mães mantinham uma vida saudável, as netas tendem a ser mais altas. E, tanto netas como netos, mostraram terem maior massa óssea e massa muscular mais magra.

"Estes efeitos entre gerações percebidos em avós fumantes durante a gestação precisam ser levados em consideração para estudos futuros que analisam o crescimento e desenvolvimento infantil", explica o professor Marcus Pembrey, responsável pelo estudo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, fumar durante a gravidez aumenta as chances de aborto, partos prematuros e reduz as chances do bebê reagir a complicações na hora do nascimento.

Terra

Larvas de mosca podem curar feridas, diz cientista

Foto: Reprodução
A hemolinfa, que é como o sangue dos organismos invertebrados como as moscas, tem propriedades no processo de cicatrização 

As larvas de uma mosca típica dos trópicos podem servir para curar ferimentos e produzir antibióticos para combater organismos resistentes, segundo as pesquisas de uma bióloga da Universidade Nacional da Colômbia, que estuda as propriedades curativas e antibacterianas deste inseto.

"A hemolinfa, que é como o sangue dos organismos invertebrados como as moscas, tem propriedades no processo de cicatrização", disse à AFP a bióloga Paula Giraldo.

Ela explicou ter iniciado este projeto de pesquisa por acaso, enquanto estudava a presença de moscas da espécie tropical "Lucilia eximinia" em cadáveres, um método usado há anos na antropologia forense para determinar o tempo de morte de um corpo.

Enquanto desenvolvia suas pesquisas, Giraldo pensou que estas moscas, que se alimentam de organismos mortos, deviam ter um sistema imunológico muito forte para suportar a presença de agentes patogênicos nos cadáveres, razão pela qual começou a pesquisar as propriedades antibacterianas das larvas.

A partir daí, a bióloga começou a busca dos compostos e comparou o sistema imunológico das larvas quando expostas ou não a bactérias. Ela descobriu que o sistema imunológico dos insetos é mais ativo quando aplicados nas feridas.

O jornal da Universidade Nacional destacou que o projeto de Giraldo consiste em cultivar larvas, que quando alcançam a maturidade, são contaminadas com patógenos para induzir uma resposta imune.

Segundo esse boletim de agosto, a descoberta poderia ser usada para combater patógenos como a bactéria fecal "Escherichia coli" (E. Coli) e o "Staphylococcus aureus", "muito importantes na área médica, à qual apresentam cepas resistentes a antibióticos em escala mundial, o que faz com que as infecções que causam possam se tornar intratáveis".

Também poderia ser aplicada em pacientes diabéticos que apresentam úlceras contaminadas.

Giraldo explicou que ainda há um longo caminho a percorrer antes de poder sintetizar as moléculas para poder produzir medicamentos, mas ressaltou a importância do seu trabalho, já que os antibióticos de origem natural têm vantagens sobre os sintéticos.

"O valor adicional é que são de natureza peptídica, isto é, são compostos do mesmo tipo de moléculas que as proteínas, diferentemente dos antimicrobianos convencionais, perante os quais as bactérias têm resistência", afirmou.

AFP / Terra

Mau hálito matinal é à base de enxofre; saiba evitá-lo

A halitose ao acordar, chamada de fisiológica, é normal do organismo, mas, quando não controlada, pode atrapalhar relacionamentos e causar desconfortos 

Pela manhã, a halitose acontece porque o organismo fica a noite toda sem alimento. Com isso, o corpo passa a queimar gordura e lipídios e não glicose. Essa queima libera o gás enxofre, o principal responsável pelo mau hálito matinal. 

“O fluxo salivar também diminui durante a noite, fazendo com que as bactérias que ficam em cima do dorso da língua passem a liberar ainda mais enxofre”, diz Alênio Calil, vice-presidente da SOBREHALI (Sociedade Brasileira de Estudos da Halitose) e diretor do CETH (Centro de Excelência no Tratamento da Halitose). 

Porém, apesar de natural do organismo, o mau hálito matinal pode ser controlado. “Primeiro é necessário fazer uma hidratação correta durante o dia para que o fluxo salivar fique no nível desejável a noite. Para isso uma boa higienização bucal e a ingestão de água ajudam. Um lanche antes de dormir também vai fornecer energia em forma de glicose para ser queimada durante a fase inicial do sono”, diz o especialista.  

Também existe no mercado produtos a base de dióxido de cloro que podem ser usados após a escovação. “Os enxaguantes com essa composição podem ser utilizados para lubrificar a boca e eliminar grande parte de bactérias, minimizando o problema”, diz Alênio.  

Teste do hálito
Para ter certeza que a pessoa tem mau hálito e qual a origem dele existe um exame eficaz que detecta a presença de gases a base de enxofre na boca ou no organismo. O exame se chama “teste do hálito” e pode ser feito por profissionais em algumas cidades do Brasil. 

No site da CETH (www.cethsaude.com.br), é possível encontrar dentistas cadastrados e aptos para fazer esses testes. Porém, o mais importante é saber que o mau hálito tem cura (ou, no caso do matinal, controle) e procurando um profissional capacitado o tratamento é simples e eficiente.

Terra

Genética causa 50% dos casos de obesidade, diz especialista

Foto: Pavel Losevsky / Getty Images
Entre os fatores que colaboram para o ganho de peso estão sedentarismo, uso de alguns medicamentos, mudanças de hábitos e estresse 

Estar acima do peso e não conseguir emagrecer é um problema que pode ser relacionado a fatores mais complexos do que apenas uma dieta irregular ou uma rotina sedentária. De acordo com o endocrinologista Alfredo Halpern, algumas pessoas apresentam problemas relacionados à genética ou até mesmo metabólicos que dificultam a perda de peso e faz com que a obesidade se torne um risco ainda maior.

 "Existem pessoas que produzem gordura com mais facilidade. Nesses casos, mesmo que elas a consumam numa quantidade não muito grande no dia a dia, acabam estocando gordura com mais facilidade", ressalta o especialista.

Halpern alerta que nem sempre a questão hormonal é a responsável por uma obesidade descontrolada, como o hipotiroidismo ou outras disfunções do gênero. De acordo com ele, "as disfunções hormonais são a causa de no máximo 10% dos casos de obesidade".

"O que quero dizer é que os mecanismos para fazer engordar são muito mais complexos do que apenas os alimentos. A pessoa pode e deve fazer uma dieta, mas pode ser que não venha a funcionar. Muitas vezes ela precisa tomar remédio ou investigar o que está acontecendo com ela", defende o endocrinologista.

Entre os fatores que colaboram para o ganho de peso estão, além do sedentarismo, o uso de alguns medicamentos, mudanças de hábitos, estresse e diversos outros fatores muito pouco observados por quem busca perder peso.

Entre as causas, Halpern destaca: "a falta de sono, substâncias químicas como inseticidas e organoclorados, talvez ar condicionado por conta da diminuição da variabilidade térmica, parar de fumar, alguns remédios como os antidepressivos", e até mesmo o fator genético, apontado pelo endocrinologista como responsável por 50% dos casos de obesidade.

Ele explica que nesses casos a pessoa "tem um metabolismo mais lento e produz gordura com mais facilidade. Isso diminui a queima calórica e pode aumentar também a quantidade de comida que é digerida", destaca Halpern. 

Por isso, o especialista aponta para a necessidade de se observar os antecedentes familiares e estar atento para o caso de uma dieta não estar funcionando, ainda que seguida cuidadosamente. 

"Analisar os antecedentes familiares provavelmente vai te ajudar muito a identificar se é um fator genético, mas é preciso ficar atento principalmente se a pessoa percebe que não come tanto, mas engorda mais que os outros. Isso já é um sinal", sugere.

 EFE / Terra

Prefeitura de Jaguariaíva - PR abre processo seletivo

A Prefeitura de Jaguariaíva, no estado do Paraná, divulgou o edital de teste seletivo nº 001/2014, com a finalidade de ocupar 18 vagas destinadas a candidatos de nível fundamental, considerados aptos para ocuparem o cargo de Agente comunitário de saúde.

O cargo proporciona salário de R$ 1.014,00, por carga horária de 40 semanais. O certame está sob a responsabilidade da Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União - UNIUV.

As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de setembro de 2014, através do site concursopublico.uniuv.edu.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 10,00.

A aplicação da prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 21 de setembro de 2014, às 14h, em local a ser divulgado antecipadamente.

Os gabaritos provisórios estão previstos para serem divulgados no dia 22 de setembro de 2014, no site concursopublico.uniuv.edu.br.

O certame é válido pelo período de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Terra Rica - PR

A Prefeitura de Terra Rica, no Paraná, publicou edital n° 03/2014 de concurso público, com a finalidade de ocupar 110 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 11.297,46, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

O concurso público será executado pelo FADCT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri. Das vagas destinadas ao cargo e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão reservadas aos portadores de deficiência.

As vagas são para os empregos de Advogado, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Defesa Civil, Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços Gerais Feminino, Auxiliar de Serviços Gerais Masculino, Capitão Fluvial, Contador, Controlador Interno, Educadora Social, Enfermeiro, Engenheiro Civil 20 horas, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Jardineiro, Marinheiro de Convés, Marinheiro de Máquinas, Médico 40 horas, Mestre Fluvial, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Operador de Máquinas, Pedreiro, Professor 20 horas, Professor 40 horas, Professor de Educação Física, Psicóloga, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Técnico Raio-X, Tratorista e Vigia.

Será admitida a inscrição somente via Internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, até 08 de setembro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até 09 de setembro de 2014.

As provas objetivas e a avaliação de títulos serão realizadas na cidade de Terra Rica-PR, na data provável de 21 de setembro de 2014. Os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis para consulta na Internet, no endereço www.fadct.org.br, a partir da data provável de 16 de setembro de 2014.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, a partir das 19 horas do primeiro dia útil subseqüente a realização da prova objetiva.

O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Mauriti - CE

A Prefeitura de Mauriti, no estado do Ceará, tornou público o edital nº 001/2014, que rege o concurso público destinado a ocupar 10 vagas de ampla concorrência e 02 para portadores de necessidades especiais em cargos de nível superior, por salários que vão de R$ 2.281,23 a 3.041,64, mais vantagens salarial, por jornadas de 30 ou 40 horas semanais.

O concurso público que está sob a responsabilidade da empresa Real Concursos, tem o objetivo de ocupar vagas nos cargos de Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Farmacêutico, Fisioterapeuta e Médico Veterinário.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro de 2014, através do site realconcursos.esy.es.

Os valores das taxas de inscrição são de R$ 85,00 ou R$ 105,00, de acordo com o cargo pretendido.

A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 19 de outubro de 2014, em horário e local a serem divulgados através do site realconcursos.esy.es.

Os gabaritos preliminares estão previstos para serem divulgados no dia 23 de outubro de 2014 no Quadro de Aviso da Prefeitura, e no site realconcursos.esy.es.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.  

Concurso Prefeitura de São Miguel do Passa Quatro - GO

A Prefeitura de São Miguel do Passa Quatro, no Estado de Goiás, divulgou o edital nº. 001/2014 para realização de concurso público, tendo como objetivo o provimento de 31 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 5.849,14 em regime de 30 ou 40 horas semanais de trabalho.

Cargos
Médico, Enfermeiro, Executor Administrativo I/II e Operador de Máquinas Pesadas.

Inscrição
Interessados, deverão se inscrever no período entre 22 de setembro a 22 de outubro de 2014, através do site www.fafich.org.br.
Os valores da taxa de inscrição para os cargos serão os descritos abaixo:

R$ 160,00 para o cargo de Médico;

R$ 40,00 para o cargo de Enfermeiro;

R$ 35,00 para o cargo de Executor Administrativo II;

R$ 30,00 para os cargos de Executor Administrativo I e Operador de Máquinas Pesadas.

Os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, poderão comparecer à Prefeitura Municipal de São Miguel do Passa Quatro (GO), onde será disponibilizado um(a) servidor(a) para auxiliar.

Prova
O concurso será composto de prova objetiva, prática e de títulos.

A prova objetiva está prevista para 30 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 14 de novembro de 2014, no site www.fafich.org.br.

O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir do dia 3 de dezembro de 2014, no site www.fafich.org.br.

Os títulos deverão ser entregues na data provável de 12 de dezembro de 2014, na Prefeitura Municipal de São Miguel do Passa Quatro (GO), no horário de 8h às 11h e das 14h às 17h.

A prova prática será realizada na data provável de 13 de dezembro de 2014. Os locais e horários serão publicados no site www.fafich.org.br.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a contar da data de publicação do respectivo ato de homologação.

Concurso Prefeitura de Não-Me-Toque - RS

A Prefeitura de Não-Me-Toque, no estado de Rio Grande do Sul, lançou o edital de nº 01/2014 de concurso público, que visa o provimento de 24 vagas e cadastro de reserva para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão até R$ 12.265,00, por jornadas de 22 a 44 horas semanais de trabalho.

As chances são para as funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Pedreiro, Auxiliar de Consultório Dentário, Motorista, Eletricista, Operador de Máquinas, Atendente de Farmácia, Monitor de Escola, Oficial Administrativo, Professor Anos iniciais, Técnico de Enfermagem, Arquiteto, Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Médico 20h, Professor Anos Finais - Ciências, entre outras. 

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 18 de setembro de 2014, exclusivamente pela internet, no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos.

O candidato deverá pagar uma taxa de inscrição conforme o seu nível de escolaridade, sendo de R$ 30,00 para nível fundamental; R$ 50,00 nível médio/técnico e R$ 90,00 para nível superior.

As provas objetivas e práticas serão aplicadas exclusivamente no município de Não-Me-Toque/RS, com data prevista para 02 de novembro de 2014. Já as provas práticas estão previstas para os dias 06 e 07 de dezembro de 2014, em locais e horários a serem informados, no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos.

Os gabaritos preliminares das provas objetiva serão divulgados no dia 03 de novembro de 2014, no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos.

A validade do concurso público será de de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.

Concurso Prefeitura de Paranaíta - MT

A Prefeitura de Paranaíta, no estado do Mato Grosso, divulgou o edital nº 001/2014, que rege o concurso público destinado a preencher 40 vagas e forma cadastro de reservas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos vão de R$ 897,46 a R$ 12.190,56, para o desempenho das atribuições em carga horária de 24, 30 ou 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de médico, odontólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, biomédico, farmacêutico, assistente social, vigia, professor, mecânico, entre outros.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de setembro de 2014, através do site www.exataplanejamento.com.br.

Os valores das taxas de inscrição são de R$ 35,00 nível fundamental, R$ 55,00, nível médio e R$ 105,00 nível superior.

As Provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 19 de outubro de 2014, em local e horário a serem informados antecipadamente nos sites www.paranaita.mt.gov.br e www.exataplanejamento.com.br. Os gabaritos provavelmente serão divulgados no dia seguinte ao da aplicação das provas objetivas nos sites já citados.

Haverá também prova prática para alguns candidatos aos cargos de níveis fundamental e médio prevista para ser aplicada no dia 16 de novembro de 2014, em horário e local a serem divulgados nos sites já citados.

Os candidatos aos cargos de nível superior serão submetidos à prova de títulos, os quais devem ser entregues no Departamento de Recursos Humanos na sede da Prefeitura Municipal de Paranaíta/MT no endereço localizado na Rua Alceu, s/nº - Centro, Paranaíta/MT, CEP: 78.590-000, no período de 09 a 11 de dezembro de 2014.

A validade do Concurso Público é de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, por ato do Prefeito Municipal.  

Prefeitura de Bandeirante - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Bandeirante, no estado de Santa Catarina, através do edital nº. 04, anunciou a realização do processo seletivo nº 02/2014, que oferece 01 vaga imediata, mais cadastro reserva, para níveis fundamental, médio e superior. O salário varia de R$ 875,23 a R$ 3.209,42, por jornada de trabalho semanal de 40 horas.

Cargos: Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Fiscal de Tributos, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Máquina e Agente Comunitário de Saúde.

As inscrições serão efetuadas até 22 de setembro de 2014, pela internet, no site www.ameosc.org.br.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet será disponibilizado equipamento com acesso à internet no Telecentro Comunitário da Prefeitura de Bandeirante- SC, rua Afonso Oliboni, anexo a Biblioteca Pública Municipal, durante o período das inscrições, em horário de expediente, das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Taxa de inscrição:

Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 08 de novembro de 2014, às 09h, nas dependências da Escola Municipal Bandeirante, situada na Rod SC 492, Km 10, município de Bandeirante/SC. Já a prova prática será realizada na mesma data da prova objetiva, às 13 horas, tendo como local a Garagem de Máquinas da Secretaria Municipal de Transportes, Obras e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Bandeirante, sito à Rua das Flores, s/nº, Bandeirante/SC.

Os gabaritos preliminares serão publicados até as 18 horas do primeiro dia útil posterior ao dia da realização das provas nos sites www.ameosc.org.br e www.bandeirante.sc.gov.br.

O proceso seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período nos termos da Constituição Federal.

O edital encontra-se publicado no site - ameosc.actconcursos.com.br.

Concurso Prefeitura de Pedra Branca - CE

A Prefeitura de Pedra Branca, no estado do Ceará, publicou editais n°s 001 e 002/2014 de concurso público, destinados à selecionar candidatos de nível fundamental, médio e superior para a ocupação dos cargos efetivos. O concurso será para provimento de vagas nas secretarias, disponibilizando um total de 395 vagas, sendo 289 vagas para nível fundamental e médio e 106 para nível superior. Os salários podem chegar a R$ 7.000,00.

O certame, que será realizado através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura – FCPC da Universidade Federal do Ceará, abre vagas para os empregos de Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Técnico de Enfermagem, Vigia e demais funções.

A inscrição será efetuada de 1º a 10 de setembro de 2014, diretamente no site www.concursos.fcpc.ufc.br ou www.pedrabranca.ce.gov.br.

A taxa de inscrição será de:
R$ 110,00 para cargos de nível superior;
R$ 70,00 para os cargos de Nível Médio; e
R$ 40,00 para os cargos de Nível Fundamental.

A prova será aplicada na data provável de 16 de novembro de 2014, no município de Pedra Branca-CE, em locais e horários a serem divulgados na data provável de 11 de novembro de 2014, no site concursos.fcpc.ufc.br. O gabarito será publicado provavelmente, a partir das 14 horas do dia 18 de novembro de 2014.

O concurso será válido por dois anos, a contar da data da publicação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Pedra Branca - CE.

Prefeitura de São João do Sul - SC anuncia processo seletivo

A Prefeitura de São João do Sul, no interior de Santa Catarina, publicou edital n° 001/2014 referente ao processo seletivo que pretende preencher 18 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva. Os profissionais serão lotados na Secretaria Municipal de Saúde e desempenharão as funções de agentes comunitários.

Sob a responsabilidade da empresa PS CONCURSOS, a seleção pública oferece oportunidade de emprego a candidatos que tenham ao menos o ensino fundamental completo. O salário dos contratados será de R$ 1.014,00 e os mesmos cumprirão carga horária de 40 horas semanais.

A pré-inscrição on-line será efetuada até o dia 26 de agosto de 2014, no seguinte endereço eletrônico: www.processosseletivos.com.br/saojoaodosul. O candidato, para validar a sua inscrição no certame após preenchimento do formulário eletrônico, deverá comparecer no período de 21 a 27 de agosto de 2014, durante o horário de expediente, na Prefeitura Municipal, situada na Av. Nereu Ramos, nº 50, Centro, cidade de São João do Sul/SC.

A prova será realizada provavelmente no dia 14 de setembro de 2014, na Escola de Educação Básica Sertão do Piritu, localizada na Estrada Geral, s/n, localidade de Sertão do Piritu, São João do Sul/SC.

O gabarito sairá na data prevista de 14 de setembro de 2014. Já a publicação da classificação final será divulgada no dia 30 de setembro de 2014 no mural da prefeitura e nos site www.processosseletivos.com.br/saojoaodosul, www.saojoaodosul.sc.gov.br e www.diariomunicipal.sc.gov.br. 

O certame terá validade de 12 meses, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Concurso Prefeitura de Rodolfo Fernandes - RN

Foi divulgado edital n° 001/2014 de concurso público da Prefeitura de Rodolfo Fernandes, no estado do Rio Grande do Norte. O edital foi divulgado pela empresa CONPASS e prevê o provimento de 51 cargos de níveis médio, técnico e superior em várias secretarias, com reserva de 10 vagas para pessoas com deficiência.

Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 4.500,00, por carga horária de 25 a 40 horas semanais.

Para candidatos de nível superior, as ofertas são para os cargos de Assistente Social, Odontólogo ESF, Enfermeiro ESF, Enfermeiro de Hospital, Nutricionista, Médico Clínico Geral ESF, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Farmacêutico/ Bioquímico, Psicólogo do CRAS, Médico Veterinário, Psicopedagogo, Suporte Pedagógico, Professor Pedagogo, Professor de Ciências, Professor de Geografia, Professor de Educação Física, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Língua Portuguesa e Professor de AEE.

Já para os candidatos de nível médio e/ou técnico, as chances são para os empregos de Técnico em Enfermagem, Técnico de Informática, Orientador Social, Técnico Agropecuário, Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo e Digitador.

As inscrições deverão ser feitas por meio eletrônico, no site www.conpass.com.br, no período de 25 de agosto a 25 de setembro de 2014. A taxa de inscrição varia entre R$ 45,00 e R$ 60,00.

As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 16 de novembro de 2014. As informações referentes ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala), código e nome do cargo para o qual deseja concorrer à vaga, estarão disponíveis à partir de 03 de novembro de 2014, no Quadro de Avisos da Prefeitura e da Câmara Municipal, sendo ainda divulgado, no site www.conpass.com.br.

Os gabaritos preliminares serão afixados no quadro de aviso da Prefeitura e da Câmara Municipal, e na internet, na página www.conpass.com.br, no dia 17 de novembro de 2014.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso público CAMPREV - SP

O Instituto de Previdência Social do Município de Campinas (CAMPREV), sob a responsabilidade da Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (CAIP/USCS), divulgou o edital nº 01/2014 de concurso público destinado à contratação de 18 profissionais de nível médio e superior de ensino.

As oportunidades são para os cargos de agente administrativo, agente de suporte em tecnologia, técnico em contabilidade, analista de tecnologia da informação, assistente social, contador, economista, administrador, auditor de controle interno e procurador.

Os vencimentos variam de R$ 2.047,61 a R$ 6.300,40, por carga de 30 ou 36 horas semanais.

As inscrições serão aceitas até 15 de setembro de 2014, unicamente pelo endereço eletrônico da CAIP: www.caipimes.com.br. A taxa para vagas de nível médio é de R$ 45,00 e para nível superior é de R$ 65,00.

Haverá reserva de 10% das vagas de agente administrativo, para candidatos portadores de necessidades especiais.

Para o cargo de procurador, será aplicada prova objetiva, prova prática e avaliação psicológica. Aos demais cargos serão aplicados provas objetivas e avaliações psicológicas.

A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 28 de setembro de 2014, com duração estimada de quatro horas. Os gabaritos e as notas da prova objetiva estão programados para serem publicados no dia 1 de outubro de 2014, no Diário Oficial do Município e no site da CAIP.

De acordo com o cronograma, o resultado final do Concurso Público será divulgado no dia 19 de dezembro de 2014 pelo Diário Oficial do Município e também através do site da CAIP.

Todas as etapas do Concurso Público serão realizadas, exclusivamente, na cidade de Campinas, em locais, datas e horários a serem comunicados em publicação de edital de convocação no Diário Oficial do Município e no endereço eletrônico www.caipimes.com.br.

O certame será válido por dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Fagundes Varela - RS

A Prefeitura de Fagundes Varela, cidade do interior do Rio Grande do Sul, anunciou que realizará um concurso público que resultará na contratação imediata de 10 profissionais, além de formar cadastro reserva. Segundo consta no edital de n° 082/2014, as vagas disponibilizadas contemplam candidatos de níveis fundamental e superior. Os salários variam de R$ 1.010,34 a R$ 10.327,92, por carga horária de 6 a 44 horas semanais.

Às pessoas com deficiência será assegurado o direito de inscrição no presente concurso, desde que em cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a limitação a qual são portadoras. O percentual destinado é de 10% do total das vagas oferecidas para cada cargo.

Cargos
Doméstico, Enfermeiro, Médico (ESF e Ginecologista), Operário, Professor Educação Básica (Artes, Educação Física e Língua Inglesa) e Veterinário.

Inscrição
As inscrições via internet poderão ser realizadas até 14 de setembro de 2014, pelo site www.objetivas.com.br.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 32,80 e 49,20;

Nível superior: R$ 65,60 e 98,40.

Caso o Candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador conectado à rede, na Prefeitura Municipal de Fagundes Varela/RS, situada na Avenida Alfredo Reali, 300. O atendimento será realizado nos dias úteis, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, até o dia 14 de setembro de 2014. 

Provas
O concurso será composto de prova objetiva e títulos (professor).

A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada na data provável de 18 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 1 de outubro de 2014.

Validade
O concurso terá validade de dois anos e passará a valer partir da data de homologação dos resultados. Quando estiver prestes a vencer o prazo, o mesmo poderá ser prorrogável por mais dois anos, se interessar a administração municipal.

SAAE de São Gabriel do Oeste - MS publica edital de processo seletivo

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Gabriel do Oeste - SAAE, no estado do Mato Grosso do Sul, lançou edital de processo seletivo 001/2014, visando o preenchimento de novas vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior.

As ofertas são para os cargos de Ajudante de Operação, Almoxarife, Assistente de Administração, Auxiliar de Administração, Bioquímico e/ou Químico, Contador, Encanador, Engenheiro Sanitário e Ambiental e Técnico de Laboratório.

As inscrições serão realizadas na Sede Administrativa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, localizada na Rua Minas Gerais, nº 855, Bairro Centro, nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2014, no horário compreendido entre 7h e 11h e das 13h as 17h.

O processo seletivo será constituído de análise curricular eliminatória e classificatória. O resultado será divulgado no dia 10 de setembro de 2014, em edital específico, no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, no site www.saaesaogabriel.ms.gov.br e no mural de avisos do SAAE.

O certame terá validade até 31 de setembro de 2015, podendo ser prorrogado por um ano.

O edital completo encontra-se divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Mato Grosso do Sul do dia 21 de agosto de 2014, entre as páginas 49 e 57.

Prefeitura de João Pinheiro - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de João Pinheiro, no estado de Minas Gerais, tornou público o edital nº 001/2014, que estabelece normas para o processo seletivo, com o objetivo de ocupar 298 vagas de ampla concorrência e mais 35 vagas reservadas aos portadores de deficiência, em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários que vão de R$ 724,00 a R$ 4.776,32, por jornadas de 24, 30 ou 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de agente administrativo, agente comunitário de saúde, assistente social, auxiliar de serviço público, enfermeiro, motorista, odontólogo, professor, entre outros.

As inscrições podem ser feitas no período de 30 de setembro a 30 de outubro de 2014, através do site www.seapconcursos.com.br.

As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 15 de novembro de 2014, em local e horário a serem informados no site www.seapconcursos.com.br.

O gabarito oficial da prova objetiva provavelmente será divulgado no dia 17 de novembro de 2014, nos sites já citados.

Haverá também prova prática para candidatos aos cargos de Motorista, em local e horário a serem informados no site www.seapconcursos.com.br.

Os candidatos aos cargos de nível superior, serão submetidos à prova de títulos os quais devem ser entregues no período de 08 a 10 de dezembro de 2014, acompanhados de declaração, no setor de Protocolo da Prefeitura ou encaminhados via Correios por SEDEX ou CARTA REGISTRADA com Aviso de Recebimento diretamente à Seap, contendo a Declaração de conteúdo, para o endereço da empresa realizadora deste certame: Seap – Processo Seletivo– Ref. Prefeitura Municipal de João Pinheiro /MG – Prova de Títulos - Rua Tupis, nº 485 – Sala 114, Centro, Belo Horizonte – MG CEP 30190-060, constando no envelope o nome do candidato, nome do processo, n° de inscrição, cargo pretendido.

O certame é válido pelo período de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública.

Processo seletivo Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde - MG

O Consórcio Intermunicipal Aliança Para a Saúde (CIAS), no estado de Minas Gerais, divulgou edital n° 003/2014 de processo seletivo, destinado à contratação de 28 profissionais temporários para o desenvolvimento de ações do Centro Integrado Viva Vida e Hiperdia Minas - Dr. Paulo César Soares, e no Sistema Estadual de Transporte em Saúde.

As chances são para cargos de níveis médio e superior, nas funções de Educador Físico, Médico Pediatra, Farmacêutico, Vigia e Agente de Viagem. Os vencimentos vão de R$ 900,00 a R$ 6.700,00, por jornadas que podem variar de 20h a 40 horas semanais, conforme o cargo escolhido.

As inscrições serão realizadas em 25 de agosto de 2014, na sede administrativa do CIAS, localizada na Rua Rio de Janeiro, nº 471, no Centro Belo Horizonte, em Santa Luzia (MG), das 9h às 16h. As inscrições serão gratuitas.

O certame será realizado no Município de Belo Horizonte - MG, em 02 etapas, de caráter classificatório e eliminatório. Os inscritos serão avaliados por meio de Análise de Curriculum Vitae e Teste Psicológico.

O Teste Psicológico será realizado no dia 28 de agosto de 2014 (quinta-feira) e 29 de agosto de 2014 (sexta-feira), em horários e local previamente comunicados através do site: www.consorcioalianca.saude.mg.gov.br e afixado no painel do Centro Viva Vida e Hiperdia Minas Dr. Paulo César Soares.

O certame será válido por seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Vagas de estágio na Prefeitura de Santiago - RS

A Prefeitura de Santiago, no Estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital retificado nº 055/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de vagas para estagiários de ensino médio e superior.

Os cargos disponíveis são para os graduandos das áreas de direito, administração, agronomia, ciências biológicas, gestão pública, letras, pedagogia e psicologia. Já as vagas de nível intermediário não exigem área específica. As bolsas remuneratórias terão valor de R$ 450,00 ou R$ 600,00, a depender do nível de escolaridade.

As inscrições foram prorrogadas e terminarão no próximo dia 05 de setembro de 2014, na Prefeitura, situada na Rua Tito Beccon nº 1.754, Centro, nas dependências da Secretaria de Gestão, setor administrativo, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 15h30.

Candidatos que estudam em uma das entidades conveniadas com a Prefeitura, poderão se inscrever nas seguintes Escolas Estaduais: Associação Educacional Galileu Galilei (SEG), Instituto Federal Farroupilha, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI Campus Santiago e Escola da URI.

A prova está prevista para ser aplicada às 8h30 do dia 14 de setembro de 2014, na Escola de Educação Básica da URI, na Rua Vinte de Setembro nº 2.410.

A divulgação do gabarito será feita em até dois dias úteis subsequentes à realização das provas, após as 11h, no Quadro de Avisos Oficiais da Prefeitura e na página da internet: www.pmsantiago.com.br.

O certame terá validade de um ano.

Prefeitura de Valparaíso de Goiás - GO prorroga inscrição de seletivo

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás, no estado de Goiás, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, abriu extrato do edital de processo seletivo n° 01/2014, visando à contratação de profissionais para prestação de serviços técnicos nos exercícios de 2014/2015. As chances são para candidatos de níveis fundamental, médio e superior.

As ofertas são para os empregos de Agente Administrativo, Assistente Social, Atendente/Recepcionista, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Serviços Gerais, Cuidador de Idoso, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Nutricionista, Motorista, Porteiro, Professor de Educação Física, Instrutor de Artesanato, Instrutor de Dança, Instrutor de Música, Instrutor de Informática, Instrutor de Corte e Costura, Instrutor de Manicure, Instrutor de Cabeleireiro, Técnico em Enfermagem e Vigilante.

Há vagas no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Casa Lar "Acolhendo comAmor", no Conselho Tutelar, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Bolsa Família, no Centro Pop e no âmbito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 27 de agosto de 2014, das 08h às 17h30, em sua sede, localizada na Rua 21, Quadra 29, Lote 27 -Jardim Oriente, Valparaíso de Goiás.

O edital de prorrogação encontra-se disponível no Diário Oficial de Goiás, edição de 21 de agosto de 2014, pág.19.

FURB - SC abre mais de 50 vagas em concurso público

A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), no estado de Santa Catarina, abre dia 8 de setembro de 2014, o prazo de inscrições para o concurso público de provas e títulos para provimento de cargo efetivo de professor universitário. Ao todo serão oferecidas 56 vagas.

As inscrições serão recebidas de 8 a 23 de setembro de 2014, das 8h às 11h30 e das 14h às 18h, na Sala A-108, Campus 1.

No ato da inscrição, os candidados deverão apresentar a documentação exigida no respectivo edital. Os editais completos estão publicados na internet no sítio www.furb.br.

Concurso Prefeitura de Jumirim - SP

A Prefeitura de Jumirim, no Estado de São Paulo, anunciou a abertura de concurso público cujo edital nº 01/2014 destina-se à contratação de cinco profissionais de níveis fundamental e superior de ensino.

O certame, sob a coordenação da empresa Planexcon Gestão Pública e Empresarial S/S LTDA., busca candidatos para ocupar os cargos de merendeira, ajudante de serviços e contador, por remunerações de R$ 925,04 a R$ 2.822,82, em jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições serão aceitas de 27 de agosto de 2014 até as 18h de 03 de setembro de 2014, unicamente  pelo endereço eletrônico: www.planexcon.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 15 a R$ 35.

Conforme publicação, serão reservadas para cada cargo, no mínimo, 5% das vagas existentes ou que forem criadas, no prazo de validade do concurso, às pessoas portadoras de necessidades especiais, desde que compatível com as atribuições do respectivo cargo pleiteado.

Será aplicada prova objetiva e prática com data prevista para 28 de setembro de 2014, na EMEB Jumirim “Governador Mário Covas Junior,” situada na Rua Scatena nº 210, Nova Jumirim, com início às 9h.

Estima-se que o gabarito seja divulgado até 3 de outubro de 2014, no site da Planexcon, no quadro de avisos da Prefeitura e por meio de publicações no Jornal Circulação no município. Salvo contratempos, a classificação definitiva sairá no dia 17 de outubro de 2014.

Este concurso tem validade de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, da qual será publicada no Jornal de Circulação no Município, sendo facultada, a critério do representante do Executivo, sua prorrogação por igual período.

O que leva os jovens a procurarem cirurgias plásticas cada vez mais cedo?

O que leva os jovens a procurarem cirurgias plásticas cada vez mais cedo? Arte/Kzuka
Foto: Arte / Kzuka
Especialista dão dicas para adolescentes que estão na dúvida sobre a própria aparência 

Tá pensando em fazer uma cirurgia plástica, mas ainda não tem certeza se é uma boa? Então a gente explica direitinho o que é preciso saber antes de encarar uma mudança radical dessas. 

Você sabia que o Brasil foi o país que mais realizou cirurgias plásticas no mundo em 2013? Esse foi o primeiro ano em que o nosso país ficou à frente dos EUA. Isso mostra o quanto estamos inseguros e insatisfeitos com a nossa aparência. E os jovens estão cada vez mais procurando esses recursos como forma de melhorarem suas auto-estimas. 

No ano passado, foram realizadas no Brasil 1,491 milhão de cirurgias plásticas*, que significa mais de 4 mil operações por dia. 

Dessas, mais da metade foram em modificações nos seios (implantes de silicone, diminuição e reparo) e em lipoaspiração. Outros procedimentos menores também fazem parte da lista, como operações nas orelhas (abano) e nariz. Esse crescimento, que nos colocou em primeiro lugar no ranking das plásticas, tem muito a ver com o aumento da procura dos jovens.

O primeiro passo antes de se comprometer com a cirurgia é identificar se você realmente quer essa mudança ou é apenas uma vaidade. O cirurgião plástico Dr. Antônio Carlos S. Minuzzi Filho comenta que cabe ao médico identificar se a queixa da paciente é justificável e se a cirurgia está indicada ou não. Às vezes, o jovem pode estar certo de que precisa de uma mudança radical, mas nem conhece alguns tipos de tratamentos não invasivos que podem ajudar. 

Outra preocupação tem que ser se você já pode realizar uma operação. Não existe uma idade mínima, mas, dependendo do procedimento, como no caso da prótese de silicone, é preciso que a menina já tenha menstruado pela primeira vez há mais de cinco ou seis anos, para que tenha tido tempo suficiente para desenvolver as mamas. E, em casos como rinoplastia, a plástica no nariz, é preciso que o corpo já tenha estabilizado o crescimento.

Você decide, mas com ajuda
Antes de tomar essa decisão, o melhor que o paciente pode fazer é conversar com os pais ou com alguém de confiança. Segundo a psicóloga e psicanalista Juliana Corte Vitória, quando a imagem que vemos no espelho traz algum tipo de tristeza, cabe perguntar-se se essa insatisfação diz respeito a algo físico ou se revela uma dor de ordem emocional, que necessita ser compreendida, e não será curada com uma cirurgia. Isso serve principalmente para quem está entrando nessa onda por causa dos comentários dos amigos. Se algo não te incomoda, não faça pelos outros. Ainda de acordo com a psicóloga, algumas insatisfações que você pode ter enquanto jovem podem desaparecer ou se transformar com o tempo, então não apresse uma decisão definitiva.

– Sabemos que somos seres que se constituem a partir do olhar do outro, e também no olhar de nossos amigos esperamos responder à dúvida de quem somos, ou se somos amados ou não. Sabemos também que os jovens são muito preocupados em ser aceitos pelo seu grupo, e que qualquer diferença ou característica que denuncie a não correspondência aos ideais pode ser apontada como uma falha e motivo de deboche comenta a psicóloga Juliana.

Para menores
O número de cirurgias plásticas em adolescentes entre 14 e 18 anos mais do que dobrou em quatro anos. Saltou de 37.740 procedimentos em 2008 para 91.100 em 2012 (141% a mais), segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Algumas cirurgias, como as correções de orelha, podem ser realizadas ainda cedo, quando crianças, mas em alguns casos é preciso esperar o tempo certo. Independentemente da cirurgia, uma operação plástica em menores de idade só é realizada com a autorização e a presença dos pais, então não adianta ter a grana em mãos se os pais não liberarem.

Trace um plano
Além de certeza, é preciso planejamento. Se você decidir operar alguma parte do corpo, vai ser preciso fazer diversos exames, inclusive do coração, para que comprove que você está em perfeitas condições. Entre a decisão e o dia da cirurgia, podem se passar meses. Aproveite esse tempo para estudar o procedimento e a sua recuperação. 


Relatos
"Sempre fui superinsatisfeita com o meu nariz na época da escola. Todo mundo me zoava e me chamava de nariguda, e outros apelidos chatos. Tinha muito medo de fazer a cirurgia, mas na época meus pais me incentivaram. Tomei coragem e fiz com 17 anos, um pouco antes da minha festa de formatura. Sofri bastante durante a recuperação, parecia que não tinha ficado como eu queria, mas, no fim, depois de uns seis meses, curti o resultado. Logo que saí da escola, dei uma engordada e resolvi voltar no médico. Queria fazer uma lipo, pois tinha perdido o medo de cirurgias plásticas. Nem contei para minha mãe, só quando tomei a decisão e precisava do dinheiro para pagar. Mas meus pais foram contra e não me apoiaram. Comecei a fazer estágio e, dois anos depois, consegui dinheiro para fazer a cirurgia por conta própria. Amei o resultado e hoje já penso em colocar silicone."
M., 22 anos

"Eu sempre gostei de corpão e era uma magrela na escola. Não tinha corpo nenhum, zero curvas. Nenhum menino me olhava. Quando fiz 15 anos, minha mãe me perguntou se eu queria ir pra Bariloche com a turma da escola. Eu neguei e implorei para trocar por uma cirurgia plástica. Deixei de viajar para colocar silicone. No início, meus pais negaram e acharam que eu tinha surtado. Mas os convenci a irmos a um cirurgião. O médico explicou que meu corpo já estava formado e colocar prótese não seria um problema. Foi uma briga, mas meus pais acabaram cedendo. Nas férias de julho, enquanto todo mundo viajava, eu colocava peitos! Não me arrependo e acho que foi a melhor compra que eu já fiz na vida!"
B., 19 anos

"Todo mundo deve falar que a sua operação era essencial, mas a minha foi mesmo. Aos 13 anos, eu usava sutiã tamanho 56. Tinha tanta dor nas costas por conta do peso que até surgiu um caroço! Além de me sentir estranha perto das minhas amigas que nem tinham peitos ainda, eu sentia muita dor. Só queria ficar em casa deitada. Até que um dia minha mãe me levou ao médico e descobrimos a possibilidade de fazer uma redução. A cirurgia e a recuperação não foram nada fáceis, pelo contrário, foi dolorido e demorado. Mas hoje, com o número 44, posso fazer tudo normal: esportes, danças, caminhadas."
J., 15 anos

Zero Hora

Lésbicas têm orgasmos com mais frequência que mulheres heterossexuais

Lésbicas têm orgasmos com mais frequência que mulheres heterossexuais Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS
Já para os homens, a orientação sexual não influencia na frequência em que chegam ao orgasmo 

Uma nova pesquisa realizada com mulheres americanas indicou que as lésbicas têm mais orgasmos do que as heterossexuais.

De acordo com o estudo, a orientação sexual dos homens, no entanto, não influencia na frequência com que eles chegam ao orgasmo.

A pesquisa analisou 2,8 mil solteiros que tiveram relações sexuais com um parceiro durante um ano inteiro.

Veja os números:

Mulheres (sem distinção de orientação sexual): orgasmo em 63% das vezes em que transam

Lésbicas: 74%

Mulheres heterossexuais: 61%

Mulheres bissexuais: 58%

Homens (sem distinção de orientação sexual): 85%

Gays: 84%

Homens heterossexuais: 85%

Homens bissexuais: 78%
 
Zero Hora

Dispositivo pode acabar com cortes e melhorar a qualidade de vida dos diabéticos

The latest attempt to give people with diabetes an accurate,
Image courtesy of Princeton University
Aparelho a laser mede glicose sem precisar perfurar parte do corpo 

Pesquisadores da Universidade de Princeton desenvolveram uma maneira de usar um laser para medir o açúcar no sangue das pessoas. E, com mais avanços para tornar o sistema em um tamanho portátil, a técnica poderia permitir que os diabéticos verifiquem sua glicose sem sofrer a picada dos aparelhos convencionais para extrair o sangue.

— Estamos trabalhando duro para transformar soluções de engenharia em ferramentas úteis para as pessoas usarem em suas vidas diárias — disse Claire Gmachl , pesquisador sênior do projeto. 

O laser seria aplicado na palma da mão de uma pessoa. 

Os raios passam através das células da pele, sem causar danos, e são parcialmente absorvidos pelas moléculas de açúcar no corpo do paciente. 

Os pesquisadores usam a quantidade de absorção para medir o nível de açúcar no sangue.

O novo sistema teria cerca de 20% de precisão. Enquanto que o método que utiliza o sangue tem 84%. 

Zero Hora

Estudante faz descoberta que pode salvar atletas com problemas no coração

Competição Nacional de Ciência e Engenharia/Associação Britânica de Ciências
Henry Roth, que fez a descoberta, pretende cursar medicina
Doença hereditária leva ao aumento do coração, mas diagnóstico era difícil em atletas; Henry Roth descobriu que há diferenças na doença para brancos e negros  

Um estudante britânico de 18 anos fez uma descoberta científica que pode ajudar a salvar as vidas de atletas negros portadores de problemas cardíacos não diagnosticados. Henry Roth provou que são necessários exames diferentes para detectar a cardiomiopatia hipertrófica em atletas brancos e negros, algo que atualmente não é feito. 

A cardiomiopatia hipertrófica é um problema hereditário e causa o aumento do músculo cardíaco, o que aumenta o risco de uma parada cardíaca repentina. Roth decidiu investigar o problema depois da morte de um tio dele, de apenas 21 anos, devido ao problema. 

O projeto de pesquisa do estudante surgiu a partir de uma conversa com um cardiologista do Hospital St. George, em Londres, que fez exames no coração de Roth para verificar se ele também tinha a doença. Os dois conversaram sobre como atletas negros tinham um risco maior de ter o problema. 

Sem diagnóstico
A cardiomiopatia hipertrófica leva ao aumento do músculo cardíaco. Como exercícios intensos também podem aumentar o músculo cardíaco, muitos atletas não são diagnosticados. Um exemplo foi o jogador Fabrice Muamba, do time britânico Bolton, que desmaiou em campo em 2012 devido a uma parada cardíaca, apesar de ser apontado como um dos jogadores em melhor forma do clube. Ele ficou muito tempo sendo atendido até que os médicos conseguiram fazer o coração dele voltar a funcionar. No entanto, Marc-Viven Foe, jogador de Camarões, morreu durante uma partida em 2003. 

Outra outra forma de detectar a doença é medir os níveis máximos de consumo de oxigênio dos atletas durante exercícios cardiovasculares. Depois de estudar atletas profissionais, Henry Roth descobriu que a média do nível máximo de consumo de oxigênio é diferente entre atletas brancos e negros, mas os médicos usavam a mesma medição para diagnosticar ambos. Por isso, atletas negros portadores da doença podem não ser diagnosticados. 

Roth afirmou que não acreditava que a diferença entre atletas brancos e negros ainda não tivesse sido notada. 

"Francamente, fiquei chocado, mas são necessárias pessoas chocadas para se fazer algo a respeito, fazer algo acontecer e não apenas aceitar as práticas de sempre", disse. 

Histórico familiar
"Henry tem uma sede por pesquisas do coração, motivada pela experiência de sua família com morte súbita (por doença) cardíaca", disse o cardiologista do Hospital St. George que ajudou o estudante, Sanjay Sharma. "Ele quer garantir que outras famílias não passem pelo que ele passou, e estou muito animado pela pesquisa que ele realizou comigo e meus colegas no Hospital St. George. 

O trabalho de Henry tem o potencial de mudar a forma que examinamos atletas para (detectar) cardiomiopatia hipertrófica", acrescentou. A pesquisa de Roth foi finalista no Concurso Nacional de Ciência e Engenharia da Grã-Bretanha. 

Só na Grã-Bretanha, uma em cada 500 pessoas tem o problema, apesar de a doença não afetar as vidas da maioria dos pacientes. 

"Um avião no chão com um problema mecânico não é perigoso, mas, assim que ele começa a voar, torna-se perigoso. Assim que eles (os atletas) vão para para o campo, há a possibilidade de arritimia (batimento cardíaco irregular)", explicou Roth. 

O estudante vai voltar ao Hospital St. George para continuar suas pesquisas antes de tirar um ano para viajar. Em seguida, ele pretende estudar medicina.

BBC Brasil / iG