Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Estudo: maconha pode ser benéfica no tratamento da psicose

Getty Images: A substância canabidiol seria benéfica no tratamento de pacientes
psicóticos
Componente encontrado na droga pode auxiliar a aliviar sintomas da psicose sem trazer muitos efeitos colaterais 

Um componente encontrado na maconha pode, em breve, ser testado em jovens australianos para prevenir e tratar a psicose, após uma pesquisa europeia sugerir que ele seria eficaz contra a esquizofrenia. As informações são do diste do jornal The Age National.

O diretor do Orygen Youth Health Research Centre, Patrick McGorry, disse que enquanto o tetraidrocanabiol (THC) encontrado na maconha é conhecido por aumentar o risco de psicose em cerca de 10% a 20% das pessoas, outro componente, o canabidiol (CBD) parece aliviar a doença, assim como a depressão e a ansiedade.

Ele afirma que sua equipe espera testar o componente em jovens que mostram sinais precoces de psicose, para poder comparar com outros tipos de medicamentos que frequentemente causam efeitos colaterais. “Existem muitas preocupações sobre medicações antipsicóticas. Obviamente são efetivos, mas os efeitos colaterais de longo prazo são preocupantes, especialmente o ganho de peso e problemas metabólicos”, afirma.

Em 2009, pesquisadores alemães fizeram um estudo controlado, com 42 pessoas, que mostrou que o CBD funcionou tão bem quanto fármacos na redução de sintomas psicóticos, com uma redução significativa nos efeitos colaterais.

McGorry avisa, no entanto, que a pesquisa mostra as partes boas e ruins da maconha. A equipe alerta aos jovens que não façam uso da droga, devido aos riscos para a saúde. Se um teste com o componente for realizado, ele envolverá apenas o componente em sua forma farmacêutica. “Nós não estamos, definitivamente, dizendo que fumar maconha pode curar a psicose”, ressaltou.

Terra

Depressão em pacientes com câncer é subestimada

Foto: Agência O Globo
Número de casos de depressão clínica é bem maior entre pacientes com câncer
Estudo diz que 75% dos doentes que estão deprimidos não recebem tratamento 

Rio - Quase três quartos dos pacientes com câncer e que também têm depressão clínica não recebem qualquer tratamento para a depressão. Essa foi a principal conclusão de um estudo conduzido por pesquisadores das universidades de Oxford e Edimburgo, que também desenvolveram um tratamento contra os sintomas da doença que demonstrou ser mais eficaz do que o convencional.

A depressão clínica é muito maior entre os pacientes com câncer do que na população em geral. Enquanto em todo o mundo, cerca de 2% das pessoas sofrem com a doença mental, o número de casos sobre para 13% entre os com câncer de pulmão, e 6% em pessoas com câncer geniturinário.

O estudo, publicado na revista "The Lancet" nesta quinta-feira (28), envolveu 500 voluntários com as duas doenças. Constatou-se que 62% dos pacientes que se submeteram ao Tratamento contra Depressão em Pessoas com Câncer (DCPC, em inglês) responderam positivamente, com redução de pelo menos 50% na severidade da depressão, contra 17% que receberam tratamento convencional.

Em entrevista ao jornal inglês "The Guardian", o líder do estudo, Jane Walker, descreveu a diferença de 45 pontos percentuais como "um enorme efeito do tratamento", raramente visto em testes médicos.

- Além disso, a ansiedade, dor, fadiga, estavam todos muito melhores com este programa de tratamento. A qualidade de vida deles melhorou muito – disse Walker.

Leia também:

Como lidar com a depressão no tratamento contra o câncer

Estresse precoce pode agravar depressão na vida adulta, indica pesquisa

Taxa de depressão pós-parto é maior em hospital público de São Paulo

Como reconhecer os sinais da depressão?

Evite sete hábitos que aumentam o risco de depressão

Depressão infantil pode aparecer a partir dos 4 anos

Depressão afeta jovens e adultos na mesma proporção

Depressão atinge 10% da população, mas saúde pública não consegue diagnosticar


Os pesquisadores explicaram que seu foco era a qualidade de vida dos pacientes, em vez de duração da vida. Acredita-se que pessoas com câncer têm uma taxa de sobrevivência reduzida, já que elas tendem a ter uma menor adesão ao programa de tratamento.

O DCPC difere do tratamento usual por ser integrado com o tratamento do câncer do paciente, incluindo antidepressivos, acompanhamento psicológico e monitorização. O cuidado integrado não estava disponível anteriormente devido à separação dos serviços de saúde física e mental no Reino Unido.

Até então, o tratamento contra a depressão clínica envolve a prescrição de antidepressivos, com pouco acompanhamento, ou um encaminhamento para serviços de saúde mental para avaliação de tratamento psicológico. No geral, 73% dos mais de 21 mil pacientes que frequentavam clínicas de câncer na Escócia e tinham depressão clínica não estavam recebendo qualquer tratamento.

O Globo

Parar de fumar ajuda a controlar a ansiedade

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, a psiquiatra Analice Gigliotti desmistifica a crença de que o tabaco acalma 

Rio - No Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta sexta-feira, a psiquiatra e diretora do Espaço Clif, Analice Gigliotti, comenta as consequências do tabaco na saúde mental. Na clínica de dependência química, em Botafogo, na zona Sul do Rio, 45% dos internados até hoje fumavam. Entre os pacientes psiquiátricos, 33% fumavam.

De acordo com o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no ano passado, o cigarro é o causador de seis milhões de mortes no mundo por ano, a maioria em países de baixa e média renda. O documento mostra ainda, que, se essa tendência se mantiver, o número de mortes ligadas ao fumo deve aumentar para oito milhões ao ano em 2030, e 80% desses óbitos deverão acontecer nos países mais pobres.

Além disso, no século XX, o cigarro teria causado a morte de mais de 100 milhões de pessoas, segundo estimativa do relatório Global Tobacco Epidemic 2013 (Epidemia Global do Tabaco 2013).  

Como que a saúde mental pode melhorar depois que uma pessoa para de fumar, já que se acredita que o cigarro diminui a ansiedade?
Parar de fumar diminui a ansiedade. O estudo “Mudança na saúde mental após a cessação do tabagismo: revisão sistemática e meta-análise” publicado em fevereiro deste ano na “British Medical Journal” evidenciou que os índices de ansiedade e de depressão diminuem, embora as pessoas achem que o cigarro deixa menos ansioso. A síndrome de abstinência de nicotina aumenta a ansiedade. A nicotina fica no organismo da pessoa durante duas horas. Quando os níveis plasmáticos da nicotina vão caindo, a pessoa começa a sentir falta da substância e sente que tem que fumar de novo. Ou seja, a falta da nicotina aumenta a ansiedade.   

As pessoas que não estão com uma boa saúde mental têm mais tendência em procurar o cigarro?
Com certeza. Existe uma prevalência maior de tabagismo de pessoas com transtorno mental. Existem várias teorias para explicar isso. Por exemplo, de que seria uma coisa secundária. Isto é, a pessoa está depressiva usa o cigarro como antidepressivo. Se está ansiosa, usa para diminuir a ansiedade. Mas é importante ressaltar também que o cigarro aumenta a vulnerabilidade aos transtornos mentais. O tabagismo precoce aumenta as chances de a pessoa ter esquizofrenia, depressão. Perturba o cérebro, já que é uma droga que entra em contato com o cérebro.

Por que pacientes dependentes de outras drogas acabam também fumando cigarro?
Existem várias teorias que explicam isso. Existem questões de neuroquímica. Algumas vezes o que existe é que uma droga aumenta o reforço positivo da outra. Por exemplo, fumar enquanto bebe aumenta o prazer de fumar e vice-versa. Da mesma forma que fumar cigarro aumenta o prazer quando fuma maconha ou quando cheira cocaína. Isso é uma coisa de reforço positivo conjunto. Outro fator é que algumas situações, alguns ambientes desencadeiam o desejo de uma droga, que acabam desencadeando o desejo de outra. Algumas situações que são permissivas a uma droga são permissivas para outra. Uma pessoa que fuma maconha, fuma cigarro muito mais frequentemente. Ambas são drogas fumadas, ou seja, é a mesma via de entrada. É muito comum também o cigarro ser uma porta de entrada. O fumante de cigarro tem três vezes mais chance de fumar maconha, e vice-versa.

Parar de fumar pode ajudar uma pessoa na recuperação de outra dependência química?
Sim. É difícil você largar as drogas se não for conjuntamente. As situações que você usa uma droga normalmente são as mesmas situações que você usa outra droga. É comum pessoas beberem e fumarem ao mesmo tempo. Os locais onde se bebe e onde se fuma são os mesmos. A outra é que a nicotina fica estimulando os mesmos centros de recompensa das outras drogas.

Algumas pessoas começam a fumar mesmo tendo casos na família de morte pelo tabaco, algo que normalmente traria algum trauma. Existe alguma explicação psicológica para isso?
Normalmente, se começa a fumar na adolescência. Adolescente não pensa muito em consequência futura. Isso é coisa típica da idade. Biologicamente não estão preparados para medicar riscos da atitude. Os pais têm que guiar, e a melhor forma de fazer isso é dar exemplo, não usando nenhuma substância psicoativa. Não devemos banalizar o consumo das drogas. A coisa mais importante é conversar com o filho sobre isso. Não de uma maneira professoral, mas com um tom próximo.

Há muitos casos também de pessoas que conseguem parar de fumar e depois de um tempo voltam. Isso ocorre normalmente por que?
A dependência de droga é uma doença crônica que está susceptível a recaídas. Um paciente dependente de qualquer droga provavelmente vai ter recaída. Situações de maior estresse como morte ou coisa mais grave podem desencadear essa vontade de consumir a droga novamente.

O Globo

MEC define exigências para novos cursos privados de medicina

Contrapartidas incluem formação para rede de atenção à saúde, construção ou reforma de hospitais e aquisição de equipamentos, entre outras

O Ministério da Educação estabeleceu os parâmetros para a contrapartida a ser oferecida ao Sistema Único de Saúde (SUS) por instituições privadas de educação superior, para a implantação de cursos de graduação em medicina. A contrapartida de serviços, ações e programas deve ocorrer no município ou na região de saúde do curso.

Em portaria, o ministério estabelece que a habilitação para autorização de funcionamento de curso de medicina será precedida de chamamento público e a contrapartida deverá contemplar as seguintes modalidades: formação para os profissionais da rede de atenção à saúde, construção ou reforma da estrutura de serviços de saúde e aquisição de equipamentos para a rede de atenção à saúde; pagamento de bolsas de residência médica em programas de medicina de família e comunidade e, no mínimo, dois outros em áreas prioritárias (clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia).

De acordo com o ministério, a contrapartida é importante porque uma parte da formação dos alunos de medicina requer um cenário de prática previsto para ser realizado nas unidades de saúde do município. 

Saúde Web

29 de Agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo

http://www.svymariaguimaraes.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/30/2560/24/arquivos/Image/2012/fumo.jpg

Concurso Prefeitura de Turvo - PR

Divulgado edital nº. 001/2014 para a realização de concurso público, na Prefeitura de Turvo, no estado do Paraná. Serão providas 109 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários oferecidos variam de R$ 657,06 a R$ 9.768,45 em jornadas de 20 ou 40 horas semanais.

De acordo com o Instituto Saber, as oportunidades são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saneamento, Desenhista, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico Agrícola, Assistente Social, Enfermeiro, Professor e Médico de diferentes especialidades.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até 24 de setembro de 2014, pelo site www.saber.srv.br. As taxas custam de R$ 30,00 a R$ 100,00.

Serão realizadas prova escrita objetiva, prova prática e prova de títulos, conforme o cargo pretendido. A aplicação da prova escrita objetiva está prevista para o dia 19 de outubro de 2014, em horário e local divulgados posteriormente.

A publicação do gabarito preliminar da prova objetiva está prevista para o dia 19 de outubro de 2014, às 21 horas.

O concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Piraquara - PR

A Prefeitura de Piraquara, no estado do Paraná, lançou editais n°s 57 e 58/2014 de concurso público para formação de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos variam entre R$ 789,77 e R$ 9.000,00.

No edital n° 57/2014, as oportunidades são para funções de Procurador Municipal, Professor, Analista de Sistema, Arquiteto, Professor de Artes Cênicas, Professor de Artes Visuais, Assistente Social, Biólogo, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Psicólogo, Técnico Desportista, Técnico em Recursos Humanos, Terapeuta Ocupacional, Educador Social, Fiscal, Técnico Administrativo, Técnico em Construções, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico Florestal, Topógrafo, Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo, Agente de Manutenção, Agente Educacional, Agente Operacional, Motorista "D" e Operador de Máquinas. Já no edital n° 58/2014, há chances para Médico e Odontólogo.

As inscrições deverão ser realizadas até as 23h de 25 de setembro de 2014, exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico www.piraquara.pr.gov.br. Será disponibilizado um computador com acesso à Internet na Prefeitura, Avenida Getúlio Vargas, n.º 1990, Centro, Piraquara, Paraná. A taxa de inscrição varia entre R$ 35,00 e R$ 100,00.

O concurso será composto de prova de conhecimentos para todas as funções, além de prova de títulos para os cargos de Procurador Municipal, do magistério, Médico, Odontólogo e Gestor Público, e prova prática para as funções de Motorista e Operador de Máquinas.

A prova de conhecimentos será realizada na data provável de 12 de outubro de 2014, na cidade de Piraquara, estado do Paraná, em locais que serão divulgados no dia 07 de outubro de 2014.

Os cadernos de provas e os gabaritos serão divulgados nos sites www.piraquara.pr.gov.br e www.concursocec.com.br/concursos, na data provável de 14 de outubro de 2014 a partir das 8h.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no órgão oficial de imprensa da Prefeitura do Município de Piraquara, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Veranópolis - RS anuncia abertura de processos seletivos

A Prefeitura de Veranópolis, no Estado do Rio Grande do Sul, divulgou dois extratos de editais de processos seletivos, referentes à contratação de médicos e monitores de alunos, que somam ao total de oito profissionais.

O edital nº 111/2014 refere-se a admissão de médicos para as funções de ginecologista e de médico ESF. Para essas vagas a remuneração oferecida vai de R$ 3.455,38 a R$ 12.093,85, por jornadas de 12, 20 ou 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas de 1 a 5 de setembro de 2014, no Setor de Apoio Administrativo, na Sede do Município, situado à Rua Alfredo Chaves nº366, Centro, com atendimento de segunda a sexta feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h00. Não haverá recolhimento e taxa de R$ 35,00.

Esse certame terá a validade de um ano, a contar da data de sua homologação e sua contratação será regida pelo Estatuto dos Servidores Públicos Municipal.

Já o edital nº 113/2014 consiste no recrutamento de monitores para as funções de monitor de alunos especiais e de monitor de alunos especiais (libras). Com vencimentos de R$ 748,67 e R$ 836,58 e carga de 22 horas semanais.

Os interessados a uma dessas vagas deverão comparecer no Setor de Apoio Administrativo, no Centro Administrativo Municipal Prefeito Saul Irineu Farina, localizado na Rua Alfredo Chaves nº 366, Centro, de segunda a sexta feira, das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h00, também de 1 a 5 de setembro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 35,00.

Para esses cargos será aplicada prova de conhecimentos específicos, prevista para o dia 10 de setembro de 2014, a partir das 18h30, na EMEF Felipe dos Santos. Também haverá seleção por meio de análise curricular.

O processo seletivo desse edital será válido até 31 de dezembro de 2014.

Todos os atos inerentes aos editais, inclusive sua íntegra, serão publicados no painel de publicações oficial do município e no endereço eletrônico: www.veranopolis.rs.gov.br.

Concurso Prefeitura de Corinto - MG

A Prefeitura de Corinto, em Minas Gerais, divulgou editais n° 001/2014 de concurso público e processo seletivo para preenchimento de diversas vagas no seu quadro geral de pessoal. Serão  oferecidas 203 vagas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, por salários entre R$ 724,00 e R$ 11.000,00.

O concurso público oferta 99 vagas nos cargos de Coveiro, Bombeiro, Pedreiro, Auxiliar de Apoio da Saúde, Fiscal de Vigilância Sanitária, Motorista "D", Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Técnico de Higiene Bucal, Técnico em Radiologia, Vigilante , Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médico Angiologista, Médico Cardiologista, Médico Cirurgião Geral, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Ginecologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Urologista, Nutricionista, Professor de Educação Básica e Psicólogo.

Já no processo seletivo, há 104 vagas em cargos de Monitor Transporte Escolar, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Atendente de Consultório Dentário, Orientador Social, Assistente Social, Enfermeiro ESF, Fisioterapeuta, Médico PSF/NASF e Nutricionista NASF.

As inscrições do concurso público devem ser realizadas entre os dias 27 de outubro e 27 de novembro de 2014. Já as inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre os dias 29 de setembro e 17 de outubro de 2014. Os interessados poderão efetivar sua inscrição pela internet, através do site www.publicaconsultores.com.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 70,00 de acordo com a função escolhida.

A prova objetiva do concurso público será aplicada provavelmente no dia 14 de dezembro de 2014. Já as provas do processo seletivo ocorrem na data prevista de 09 de novembro de 2014. Os locais das avaliações serão oportunamente divulgados.

O certame será conduzido pela Empresa Pública Auditores e Consultores Associados Ltda. A validade dos certames será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Visconde do Rio Branco - MG

A Prefeitura de Visconde do Rio Branco, no estado de Minas Gerais, publicou edital nº. 01/2014 de concurso público. O certame a ser executada pela JMS Assessoria e Consultoria, oferece 78 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários que variam de R$ 724,00 a R$ 3.300,00 em jornadas de 12h5 a 44 horas semanais. 

Ficam reservadas 5% das vagas de cada cargo aos portadores de deficiência.

Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias/Zoonoses, Auxiliar de Consultório Dentário/PSF, Auxiliar de Serviços, Dentista, Educador Físico, Educador Social, Enfermeiro, Médico (Clínico Geral, Angiologista, Neurologista, Ortopedista, Pediatra, Pneumologista e Psiquiatra), Técnico (Vigilância de Saúde e Enfermagem) e Terapeuta Ocupacional.

Inscrição
O candidato realizará sua inscrição exclusivamente através da Internet, no site www.jmsbhz.com.br/concurso, de 03 de novembro até 03 de dezembro de 2014, observado o horário oficial de Brasília-DF.

A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 50,00.

Prova
O concurso público constará de prova objetiva, teste dirigido e prova de títulos.

A data prevista para realização das provas é dia 25 de janeiro de 2015, em local e horário a serem informados, através publicação feita no quadro de avisos de publicações da Prefeitura de Visconde do Rio Branco, bem como no site www.jmsbhz.com.br/concurso.

Os títulos poderão ser protocolados na sede da Prefeitura de Visconde do Rio Branco, bem como ser enviados pelos Correios, endereçados à JMS TECNOLOGIA E SERVIÇOS LTDA., situada na Av. do Contorno, 3257 – 5º andar – Santa Efigênia – Belo Horizonte – MG – CEP - 30110.017, desde que postados até a data limite para sua entrega.

O resultado final do concurso contendo as relações discriminadas dos candidatos aprovados e classificados será publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura de Visconde do Rio Branco e divulgado no site www.jmsbhz.com.br/concurso.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Processo seletivo Prefeitura de Sacramento - MG

A Prefeitura de Sacramento, no Estado de Minas Gerais, lançou o edital nº 01/2014 de processo seletivo referente ao recrutamento de 37 candidatos, mais cadastro de reserva para cargos de todos os níveis de escolaridade.

Sob a responsabilidade da empresa Exame Auditores e Consultores, o seletivo oferece vagas para as áreas de auxiliar de consultório dentário, auxiliar de enfermagem, auxiliar de farmácia, auxiliar de serviços gerais, dentista, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, instrutor de informática básica, motorista de ambulância, nutricionista, operador de máquinas, professor de educação básica (arte, ciências, educação física, geografia, história, língua portuguesa, inglesa, matemática e música), psicólogo, supervisor pedagógico, técnico em raio-X e zelador de escola.

Os salários variam de R$ 758,26 a R$ 4.044,59. Algumas remunerações serão pagas por hora/aula, com valores de R$ 9,20 e R$ 9,43, de acordo com a função. As jornadas de trabalho são de 20, 24, 30 ou 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser realizadas do dia 11 ao dia 28 de setembro de 2014, via correio eletrônico: www.exameconsultores.com.br. As taxas vão de R$ 45,00 até R$ 243,00.

A seleção será feita através de prova objetiva de múltipla escolha e análise de títulos.

De acordo com o cronograma, a realização da prova objetiva está prevista para o dia 19 de outubro de 2014, a divulgação do gabarito para o dia 21 de outubro de 2014 e do resultado final para o dia 14 de novembro de 2014. Todas as informações referentes ao processo seletivo serão publicadas no quadro de avisos da Prefeitura e via internet, pelo site da Exame Consultores.

O prazo de validade do certame é de um ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito.

Concurso Prefeitura de Vale Real - RS

A Prefeitura de Vale Real, no estado do Rio Grande do Sul, abriu edital n°001/2014 de concurso público, com o objetivo de preencher 07 vagas para profissionais de níveis fundamental e superior. Os salários podem chegar a R$ 2.758,93 em carga horária de 22 e 40 horas semanais.

A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria. As chances são para as funções de agente comunitário de saúde, auxiliar de limpeza, dentista, enfermeiro, professor de ensino fundamental de anos finais.

As inscrições serão realizadas a partir da zero hora do dia 1º de setembro até 15 de setembro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF, por meio do site www.unars.com.br. As taxas variam de R$ 53,25 e R$ R$ 79,85 de acordo com a função escolhida.

A Prefeitura de Vale Real disponibilizará computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, junto ao prédio da mesma, na Rua Rio Branco, nº 659, Vila Nova - Vale Real, do dia 1º de setembro a 15 de setembro de 2014, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta feira.

As provas serão aplicadas na data prevista de 11 de outubro de 2014, na Escola Estadual de Ensino Médio Bernardo Petry, RS 452, Centro, Vale Real/RS. Caso haja necessidade será divulgado por edital outro local para a realização da prova.

A divulgação dos gabaritos preliminares será na data prevista de 13 de outubro, após as 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site www.unars.com.br.

O concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Concurso Prefeitura de Videira - SC

O Prefeito Municipal de Videira, no estado de Santa Catarina, torna pública a realização dos concursos públicos nº. 002 e 003/2014, destinados ao preenchimento de vagas do quadro de pessoal da Prefeitura e formação de cadastro reserva. São ofertadas 191 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, por salários de até R$ 4.869,81, em jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Serão reservadas aos candidatos com deficiência 5% do número de vagas de cada um destes cargos, desde que aprovados no concurso respectivo.

Cargos
Edital 002: Advogado, Analista (Atividades Turísticas/ Culturais e Recursos Humanos), Arquiteto/Urbanista, Assistente Social, Astrônomo, Auditor Interno, Bibliotecário, Bioquímico/Farmacêutico, Enfermeiro, Engenheiro (Agrimensor, Civil, Eletricista e Sanitarista/Ambiental), Especialista em Museologia, Fiscal de Tributos Municipal, Fisioterapeuta, Instrutor (Capoeira, Dança e Teatro), Procurador Municipal, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Agente (Administrativo, Defesa Civil e Social), Fiscal (Procon e Posturas), Motorista, Técnico (Agrimensura, Enfermagem, Eletricista, Informática, Radiologia, Segurança do Trabalho e Vigilância Sanitária), Auxiliar (Serviços Gerais e Operacional), Borracheiro, Operador (Motoniveladora, Retroescavadeira, Escavadeira Hidráulica, Pá Carregadeira, Trator de Pneus, Máquinas de Varrição, Capina Mecânica e Trator de Esteira), Pedreiro e Agente (Pavimentação Pública e Operacional de Vigilância).

Edital 003: Especialista em Educação e Professor (Educação Física Ensino Infantil/Fundamental, Educação Infantil, Artes do Ensino Infantil/Fundamental, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História).

Inscrição
A inscrição somente será efetuada via Internet, no site - videira.fepese.org.br, no período entre às 12h de 1º de setembro e às 15h de 2 de outubro de 2014.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 100,00.

Prova
O concurso será composto das seguintes etapas: prova objetiva, aptidão física, prática e Títulos (aos cargos de Especialista em Educação e Professor).

Para participar da prova de títulos o candidato deverá entregar à FEPESE em um dos endereços dos Postos de Atendimento, postal, no período das 14 horas do dia 8 de setembro de 2014 às 15h do dia 2 de outubro de 2014, cópia xerográfica devidamente autenticada do título que deseja ser avaliado e anexos devidos e ou o Atestado ou Certificado de Tempo de Serviço, acompanhado do Requerimento para Prova de Títulos devidamente preenchido e assinado.

A prova objetiva será realizada na data provável de 9 de novembro de 2014, em locais e horários que serão divulgados, a partir do dia 24 de outubro de 2014, no site - http://videira.fepese.org.br.

O gabarito provisório será divulgado no endereço eletrônico http://videira.fepese.org.br/ a partir das 20 horas do dia da sua realização.

As prova de aptidão física e práticas serão aplicadas provavelmente no dia 25 de janeiro de 2015, em data, horário e local a serem informados por Edital de Convocação publicado no site do concurso na Internet, na data provável de 17 de dezembro de 2014.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, a contar da data de publicação da homologação dos resultados, prorrogável por igual período a juízo do Prefeito Municipal.

O editais foram publicados no Diário Oficial dos Municípios, edição de 27 de agosto de 2014, pág. 393 a 440.

FUNASAU-NA - MS anuncia a abertura de vagas

A Fundação Serviços de Saúde de Nova Andradina (FUNASAU-NA), no estado do Mato Grosso do Sul, anunciou a abertura de cinco vagas, aos cargos de enfermeiro, técnico em enfermagem e técnico em faturamento. As contratações serão feitas através de processo seletivo do edital nº 16/2014. 

Os salários oferecidos variam de R$ 804,00 a R$ 2.504,00, por jornadas de 40 ou 44 horas semanais. As vagas são destinadas a candidatos com formação de níveis médio, técnico ou superior.

Os interessados deverão fazer inscrição, entrevista, análise curricular e avaliação de títulos, entre os dias 8 e 12 de Setembro de 2014, no Departamento Pessoal do Hospital Regional de Nova Andradina, localizado na Avenida Eulenir de Oliveira Lima nº 71, Bairro Durval Andrade Filho, das 14h00 às 17h00.

O resultado final será publicado no "Jornal Imagem", no mural do Hospital Regional de Nova Andradina e no endereço eletrônico: www.funsau-na.ms.gov.br.

Concurso Prefeitura de Frei Rogério - SC

A Prefeitura de Frei Rogério, no estado de Santa Cantarina, divulgou mais um o edital desta vez de concurso público, regido pelo nº 001/2014, com o objetivo de preencher 01 vaga, de nível superior, no cargo de médico clínico geral - ESF.

O candidato contratado fará jus a remuneração de R$ 16.000,00, por carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições podem ser feitas no período de 04 a 25 de setembro de 2014, no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Frei Rogério, sito à Rua Adolfo Soletti nº 750, Centro, CEP 89530-000, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h00min às 11h30 e das 13h às 17h. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00.

A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 12 de outubro de 2014, em local e horário a ser divulgado nos sites www.freirogerio.sc.gov.br e www.infovr.com.br.

Os candidatos também serão avaliados por provas de títulos, os quais devem ser entregues no ato da inscrição.

O gabarito provisório da prova escrita estará disponível no primeiro dia útil seguinte ao da sua realização, no Mural de Publicações Oficiais do Município de Frei Rogério e nos sites: www.freirogerio.sc.gov.br e www.infovr.com.br.

O certame que será executado pela empresa INFOVR – Tecnologia e Consultoria Pública Ltda, terá validade de dois anos, contados a partir da data do ato de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Ocauçu - SP

A Prefeitura de Ocauçu, no estado de São Paulo, através da empresa Dux Concursos, abriu edital de processo seletivo nº 002/2014, que visa a contratação de uma vaga na função de Médico Clínico Geral (nível superior) por salário de R$ 5.940,00, mais recurso Federal, por jornada de 40 horas semanais.

A inscrição deverá ser efetuada pela internet, no endereço eletrônico www.duxconcursos.com.br, até 05 de setembro de 2014.

Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, através do Acessa São Paulo. O horário de atendimento é das 08h as 11h30, das 13h às 17h na Rua: André Menegucci, nº. 102 – centro, Ocauçu-Sp.

A prova escrita será realizada provavelmente no dia 14 de setembro de 2014, com início e término de acordo com o especificado no Anexo I (horário de Brasília), no Município de Ocauçu - SP, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 15 de setembro de 2014.

O resultado da será divulgado no endereço eletrônico www.duxconcursoscom.br, no dia 22 de setembro de 2014. O certame terá validade de 01 ano, a contar da publicação da homologação.

Prefeitura de União do Oeste - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de União do Oeste, no Estado de Santa Catarina informa que estarão abertas até o dia 10 de setembro de 2014, as inscrições ao processo seletivo do edital nº 02/2014 que visa à contratação de um odontólogo. O certame é executado pela empresa Construir Concursos e Assessorias.

A remuneração oferecida é de R$ 5.803,10, que corresponde à carga de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico: www.construirconcursos.com.br, com taxa de R$ 70,00.

Será aplicada prova escrita objetiva, com data estimada para 20 de setembro de 2014, das 9h às 12h, nas dependências da Escola Reunida Municipal Angelo Soletti, situada à Rua Estada Geral, saída para Jardinópolis.

O gabarito preliminar provavelmente será disponibilizado no dia 22 de setembro de 2014 e a classificação final no dia 1º de outubro de 2014, no mural da Prefeitura e através dos endereços eletrônicos: www.uniaodooeste.sc.gov.br e www.construirconcursos.com.br.

O processo seletivo será válido por um ano, contado da publicação de sua homologação, prorrogável por mais um ano, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Toledo - PR tem inscrições reabertas

Ficam reabertas as inscrições para o concurso n° 01/2014 da Prefeitura de Toledo, até às 24 horas do dia 23 de setembro de 2014 (horário de Brasília), somente através do site www.toledo.pr.gov.br, e serão validadas somente após o recolhimento da respectiva taxa de inscrição, através do pagamento de boleto bancário que deve ser gerado no ato da inscrição.

Em função da reabertura das inscrições estabelecida neste Comunicado, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até 24 de setembro de 2014.
                    ---------------------------------------------------------------------------------
A Prefeitura de Toledo, no Paraná, abriu os editais n°s 01 e 02/2014 de concurso público para provimento de cargos em seu quadro de servidores. No total, são 131 oportunidades para níveis fundamental, médio/técnico e superior.

No edital n°01/2014 foram disponibilizadas 111 vagas para os cargos de auxiliar em serviços gerais I, telefonista I, historiador, entre outros. A jornada de trabalho, assim como a remuneração, varia de acordo com a função. Há regimes de 20h, 30h e 40 horas semanais e salários que vão de R$ 698,06 a R$ 14.366,99. Além disso, existe duas vagas para pessoas com necessidades especiais.

Já no edital n°02/2014 oferece 20 vagas para contratação imediata, mais formação de cadastro reserva, na função de agente comunitário de saúde. Os aprovados serão lotados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia da Família (ESF), por jornada semanal de 40h e salário de R$ 894,71.

As inscrições seguem abertas até 10 de julho de 2014, somente através do site oficial da Prefeitura de Toledo, mediante o preenchimento online de formulário próprio, disponível no site www.toledo.pr.gov.br. As taxas são de R$ 35,00, R$ 60,00 e R$ 100,00, para nível fundamental, médio e superior, respectivamente.

Os interessados que não têm acesso à internet podem comparecer à Biblioteca Pública Municipal (avenida Tiradentes, nº. 1.165, Centro Cultural "Oscar Silva") ou à Biblioteca do Centro Cultural "Ondy Hélio Niederauer" (Vila Pioneiro), para utilizar terminais disponibilizados para este fim.

A data, o horário e o local das provas serão informados através de comunicado publicado no Órgão Oficial Eletrônico do Município de Toledo e na página “Concursos”, no site oficial do Município www.toledo.pr.gov.br.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.