Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Medicina preventiva é fundamental para garantir qualidade de vida aos idosos

Envelhecimento ativo: processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança de forma a melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas

O conceito proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é condição para um envelhecimento positivo, pois permite que as pessoas percebam o seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo da vida, permitindo que participem da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades, ao mesmo tempo em que propicia proteção, segurança e cuidados adequados, quando necessários.

Para a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), ativo refere-se à participação contínua nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, e não somente à capacidade de estar fisicamente ativo ou de fazer parte da força de trabalho. As pessoas mais velhas que se aposentam e aquelas que apresentam alguma doença ou vivem com alguma necessidade especial podem continuar a contribuir ativamente para seus familiares, companheiros, comunidades e países. Há muitos idosos não só à frente da casa, mas responsáveis por algo ainda maior.

Uma inversão de papéis marca o envelhecimento de Augusta de Souza, de 84 anos. Numa idade em que os filhos começam a cuidar dos pais, é ela a segurança de Antônio Augusto, de 51, o filho único que por uma deficiência é considerado incapaz. “Minha vida é cuidar do Antônio”, conta a aposentada, que teve uma vida privada de recursos. Viúva desde 1975, depois de um casamento que durou apenas 15 anos, ela diz nunca ter tido medo de envelhecer. “Não tive infância e aprendi cedo que temos que saber envelhecer. Acho que isso me ajudou nesse sentido, de aceitar a velhice”, conta.

Ela também não esperava chegar à idade que tem hoje. Sonhou, sim, em fazer 15 anos. “Vivia esperando esse aniversário, mas quando chegou eu estava colhendo arroz na roça e minha mãe fez um almoço especial: frango com quiabo”, relembra. A vida sempre difícil ameniza os problemas de envelhecer em um país que pouco olha para seu idoso. Mas responsável pelas compras e pelos afazeres de casa, ela teme o dia em que não puder cuidar do filho. “Não tenho a opção de desanimar”, desabafa a aposentada, que quer cuidar, mas não ser cuidada. “O dia EM que precisar de banho quero que me coloquem no asilo.”

Projeto 
O objetivo do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive as que são frágeis, fisicamente incapacitadas e que requerem cuidados. Por isso, em um projeto de envelhecimento ativo, as políticas e programas que promovem saúde mental e relações sociais são tão importantes quanto aquelas que melhoram as condições físicas de saúde. Manter a autonomia e A independência durante o processo de envelhecimento, portanto, é uma meta fundamental para indivíduos e governantes.

Mas estamos muito distantes do envelhecimento ideal. Segundo Ana Cristina Nogueira Borges, presidente da seção Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, os países desenvolvidos têm medicina preventiva e conseguem fazer um melhor controle de doenças crônico-degenerativas. Mas por aqui a medicina ainda é muito curativa e só se procura um geriatra quando já se está doente. “Essa visão, contudo, parece que começa a mudar. As pessoas estão se conscientizando para a importância de se preparar para o envelhecimento”, comemora.

O problema é que o Brasil, na opinião da geriatra, ainda não tem uma modalidade de assistência para o idoso.  “Ou ele vai para uma unidade onde passa o dia, ou para uma instituição de longa permanência. Precisamos melhorar o suporte ao idoso que se mantém em sua moradia”, defende a especialista. Para ela, não é a idade que determina a capacidade ou não de esse idoso permanecer em casa, e sim seu contexto de saúde. “É muito difícil achar idoso com mais de 80 anos sem problema de saúde, mas uma pessoa pode ser hipertensa, cuidar-se ao longo da vida e ter um envelhecimento ativo”, explica.

Eles querem liberdade  
Não há como generalizar, mas o idoso que preocupa por morar sozinho é aquele que tem dificuldade de andar, depressão e comprometimento da memória. “Se ele mantém a funcionalidade não tem problema, mas é preciso ter um suporte da família se tiver uma idade mais avançada”, defende Ana Cristina. Hoje, é mais comum que o próprio idoso tome consciência de que é possível viver só. “Existia um preconceito. Pensava-se que quem envelhece tem que ficar dentro de casa, com os filhos tomando as decisões. Mas isso está mudando”, completa Maria Alice de Vilhena Toledo, vice-presidente da SBGG.

Alguns querem simplesmente permanecer na casa em que criaram os filhos. Outros fogem da ideia de depender de outros para viver. Mas não é porque são idosos em idade avançada que eles deixaram de querer algo que é valor desde a juventude: liberdade. “Liberdade para acordar e tomar banho na hora que eu quiser, sem ter que me preocupar se estou acordando alguém. Liberdade de ir aonde quero e na hora em que quero. Liberdade também de não precisar dizer onde estou”, defende Júlia Maria Lisboa, com 87 anos difíceis de acreditar.

Desde que ficou viúva, há 26 anos, Júlia já morou sozinha, com os filhos e até na casa dos filhos, mas, para ela, nada se compara à experiência de ser dona do próprio canto. “Gosto de morar na minha casa porque quero liberdade. Minha família não tem que gostar do mesmo que eu, nem tem que fazer as coisas para mim. Lavo, passo e cozinho. Se estou com preguiça faço um mexido e vou levando a vida, bacana. Vou à igreja todo dia e visito minhas amigas. Nunca na vida tive quem me ajudasse. Então, se preciso de alguma coisa saio e compro. Deus me deu pernas e sabedoria para isso”, defende.

Saúde Plena

Reviravolta nas verdades sobre o leite

Em vez de aumentar, produto integral reduziria risco de problemas cardiovasculares. Por outro lado, corrente científica prega: ele é dispensável para a nutrição humana

Rio- O leite integral talvez não seja um vilão para a saúde como pregam tantos nutricionistas. A gordura saturada presente no produto tem sido associada ao aumento do risco de problemas cardiovasculares e à obesidade. Mas uma nova corrente de pesquisadores acredita que não é bem assim. Além de não aumentar esses riscos, o leite poderia até reduzi-los. E essa não é a única verdade sobre o líquido que pode estar com os dias contados. Grupos questionam, por outro lado, se não o consumiríamos em excesso. E vão além: ele é mesmo necessário na alimentação humana?

Desde 2005, o setor da Embrapa Gado e Leite estuda o tema. O que o pesquisador Marco Antônio Gama defende é que novas evidências científicas têm mostrado que os produtos lácteos full-fat (leite integral, queijos e manteiga) não levam a doenças cardiovasculares nem à obesidade. Há algumas justificativas: uma delas é que o leite dos ruminantes (vacas, cabras, ovelhas e búfalas) tem propriedades benéficas à saúde do coração, entre elas, o ácido linoleico conjugado (CLA).

— A gordura do leite é muito mais complexa do que se pensava — afirma. 

Pela manipulação da dieta dos animais, os pesquisadores da Embrapa têm conseguido elevar os teores de CLA e outras substâncias no leite para estudar seus efeitos em animais e em humanos. Segundo Gama, os resultados “são promissores”. Num dos estudos, o CLA reduziu em humanos a produção de marcadores pró-inflamatórios, associados à obesidade. Noutro, a substância alterou em ratos biomarcadores do mal de Alzheimer.

Outras pesquisas pelo mundo vão na mesma linha. Por exemplo, uma revisão de 16 estudos publicada no “European Journal of Nutrition” descobriu que, na maioria deles, não era possível comprovar que a gordura do leite aumentava o risco cardíaco ou de obesidade. E, pelo contrário, reduziria a propensão à obesidade, provavelmente por aumentar a saciedade — mas essa é apenas uma hipótese.

Esse raciocínio, entretanto, ainda não é consenso entre especialistas. A nutricionista Bia Rique, chefe do serviço de nutrição da enfermaria da cirurgia plástica da Santa Casa do Rio, prefere se basear nas principais diretrizes mundiais, que orientam, por exemplo, que crianças pequenas podem tomar leite integral e adultos devem preferir laticínios magros e leite desnatado.

— As gorduras saturadas dos laticínios são as que mais tendem a se aglutinar para formar placas de ateroma, o que leva a problemas cardiovasculares — explica.

Essa não é a única polêmica com o leite. Algumas correntes científicas consideram seu consumo desnecessário. A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA), por exemplo, retirou leite e laticínios da tradicional pirâmide alimentar. Um dos principais nomes dessa campanha é o pesquisador da universidade Walter Willett, que diz que o cálcio é importante para o organismo, mas que o leite não é a única ou a melhor fonte dele.

O Globo

Pesquisadores descobrem a chave para fabricar novos músculos

Foto: Ana Branco
Estudo publicado na “Nature” poderia abrir frentes para desenvolver e manter novos tecidos no caso de doenças degenerativas e lesões

La Jolla, EUA - Pesquisadores americanos desenvolveram uma nova técnica para reparar o músculo danificado. O método também cria um conjunto de células-tronco de suporte. O estudo, publicado neste domingo na revista “Nature Medicine”, é uma promessa de uma nova terapia para tratar milhões de pessoas que sofrem de doenças musculares, como distrofias e perdas associadas ao câncer ao envelhecimento.

Existem dois processos importantes que precisam ocorrer para manter a saúde muscular esquelética. Primeiro, quando o músculo sofre algum dano por lesão ou doença degenerativa, como a distrofia, as células-tronco — ou células satélite — precisam se diferenciar até se tornarem células musculares capazes de reparar a lesão. Segundo, o conjunto de células satélite precisam ser repostas para que haja uma oferta para reparar os músculos quando for novamente necessário. No caso da distrofia muscular, os ciclos de regeneração e degeneração que envolvem a ativação das células satélite acabam por esgotar o estoque de células-tronco do músculo até o ponto em que o problema se torna irreversível.

— Nosso estudo descobriu que, ao introduzir um inibidor da proteína STAT3 nos ciclos repetidos, foi possível alternadamente repor o conjunto de células satélite e promover a diferenciação das fibras musculares — afirmou Alessandra Sacco, professora do Instituto de Pesquisa Médica Sanford-Burnham. — Nossos resultados são importantes porque o processo funciona em células de camundongos e humanos.

— Nosso próximo passo é analisar por quanto tempo podemos estender esse padrão e testar alguns dos inibidores de STAT3, atualmente em ensaios clínicos, para outras indicações, como câncer, o que poderia acelerar os testes em humanos — acrescentou.

— A descoberta é muito encorajadora. Hoje não existe cura para distúrbios de perda de músculo. Medicação e terapias podem apenas reduzir a velocidade do processo — afirmou Vittorio Sartorelli, chefe do Laboratório de Células-Tronco Musculares e Regulação Genética. — Um tratamento poderia reparar a massa muscular de pacientes, e isto seria um grande avanço.

O Globo

Cada dia internado em hospital aumenta em 1% a chance de infecção, diz cientistas

Bactérias gram-negativas demonstram resistência a antibióticos
Bactérias gram-negativas seriam ainda resistentes a certos antibióticos

Rio - Cada dia internado em um hospital aumenta em 1% o risco de infecção por bactérias resistentes a antibióticos. Essa é a principal descoberta de um estudo apresentado na 54ª Conferência Intercientífica sobre Agentes Antimicrobianos e Quimioterapia.

Os pesquisadores analisaram 949 casos de infecção coletados entre 1998 e 2011 das bactérias Gram-negativas, conhecidas pela resiliência a certos remédios. Elas podem causar pneumonia, infecções da corrente sanguínea, infecções cirúrgicas e meningite. 

De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as bactérias Gram-negativas são resistentes a múltiplas drogas. Por sua vez, os antibióticos já produzidos para o combate ao micro-organismo têm eficácia cada vez mais reduzida. 

Após a análise dos dados, os pesquisadores conseguiram calcular que cada dia passado em um hospital aumentou o risco de uma infecção resistente à droga por um adicional de 1%. 

De acordo com o CDC, pelo menos dois milhões de pessoas são infectadas com bactérias resistentes a antibióticos por ano nos Estados Unidos, e 23 mil pessoas morrem de suas infecções.

O Globo

Atividade sexual pode equivaler a caminhada de até 1 hora, diz especialista

Quem mantém relações sexuais frequentes não é considerado sedentário, afirma especialista 

Atividade sexual pode ajudar o sedentarismo. Segundo o cardiologista do INC (Instituto Nacional de Cardiologia) Stephan Lachtermacher, a atividade pode equivaler a caminhadas de 30 minutos a uma hora.

― O sexo praticado três vezes na semana coloca em dia o tempo de atividade física necessário para uma boa saúde do coração.

Mesmo com os benefícios que a atividade sexual traz para o coração, o especialista faz um alerta aos pacientes que sofreram infartos recentemente.

De acordo com ele, o ideal é que seja feito um teste ergométrico depois de duas semanas nesses pacientes para que sejam liberados tanto para atividade física, quanto sexual.

Leia também:

A importância da mente no orgasmo da mulher

Mulheres preferem sexo com amor

Cinco motivos que mostram como sexo faz bem

Estudo Inglês: Por que as mulheres gemem durante o sexo?

Sexo com regularidade é indicativo de saúde física e emocional


― Nos primeiros dias pós-infarto, o paciente fica eufórico, quer voltar às atividades normais, mas deve ter cautela. Se tudo correr bem, depois de duas semanas o paciente pode retornar à atividade sexual.

R7

Receita de requeijão sem lactose

Quando vimos esta receita, pensamos: "Requeijão sem leite? Isso não pode dar certo!" E sabe o que aconteceu? Estávamos errados

O requeijão sem leite/lactose é uma delícia. Além disso, por ter menos calorias, menos gordura, não conter lactose, é muito mais saudável que o requeijão tradicional.

E como é feito esse requeijão? Não tem mistério. 

No lugar do leite, entra uma combinação de ingredientes que fazem com que o produto tenha sabor e consistência muito parecidos com o do outro requeijão. É melhor aprender logo a receita, não é? 

Você deve estar curioso... 

Então lá vai:  

Ingredientes 

- 500 gramas de mandioca (que em algumas regiões do Brasil é chamada de "aipim" e, noutras, de "macaxeira") 

- 1 dente de alho 1 colher (sopa) de cebola picada 

- Sal a gosto 

- Polvilho azedo a gosto 

- Azeite a gosto  

Modo de preparo 

- Cozinhe a mandioca até ficar bem macia, quase desmanchando. 

- Espere esfriar e bata no liquidificador com a mesma água do cozimento. 

- Acrescente o alho, a cebola, o sal e continue batendo. 

-  Aos poucos, vá acrescentando o polvilho e o azeite (1 colher de sopa por vez), batendo no liquidificador, até chegar à consistência cremosa de requeijão. 

- Quando chegar a essa consistência, pare de bater. 

O requeijão sem lactose está pronto. 

O nosso durou quase 10 dias na geladeira. 

http://www.curapelanatureza.com.br/2014/09/receita-de-requeijao-sem-lactose.html

Meninas ficam com pernas paralisadas após tomarem vacina contra HPV no litoral de SP

Reprodução / Record: Menina é internada após tomar vacina
OMS informou que este tipo de reação é rara; especialistas dizem que vacina é segura

Pelo menos dez meninas ficaram com as pernas paralisadas, após tomarem a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano), em Bertioga, litoral de São Paulo. Elas tiveram formigamento nas pernas e foram encaminhadas a hospital da região.

Oito já foram liberadas e duas devem continuam internadas e realizarão exames neste sábado (6). Segundo a Prefeitura de Bertioga, o lote de vacinas que as meninas receberam é o mesmo que é dado em outras regiões do Brasil e que não há motivo para preocupação. A Secretaria de Saúde da cidade ainda informou que não vai trocar o lote. A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou que esse tipo de reação é rara.

Vacinação contra HPV
A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) faz parte do calendário nacional de imunizações e atualmente está disponível gratuitamente apenas para meninas entre 11 e 13 anos. A segunda dose da vacina começou a ser aplicada no dia 1º deste mês.  

A vacinação será feita nos postos de saúde e em escolas públicas e particulares que mostrarem interesse em imunizar suas alunas. A primeira dose foi aplicada em março deste ano.

"Vacina contra HPV é altamente segura", garante especialista 
O vírus do HPV é transmitido por meio do contato sexual e responsável pela quase totalidade dos casos de câncer de colo do útero. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama, e a segunda causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

R7

Prefeitura de Belmonte - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Belmonte, no estado de Santa Catarina, através da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina - AMEOSC, abriu edital de processo seletivo nº 014/2014, com a intenção de contratar Agente comunitário de saúde e Psicólogo.

As chances são para profissionais de níveis fundamental e superior, os quais, se aprovados e convocados, perceberão salários de R$ 921,44 e R$ 2.566,26, dependendo do cargo. Ambos  os contratados cumprirão jornadas de 40 horas por semana.

Os interessados deverão fazer suas inscrições por meio do site www.ameosc.org.br, até 2 de outubro de 2014. As taxas de inscrição são de R$ 20 para nível fundamental e R$ 40 para superior.

A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 19 de outubro de 2014, às 09h, nas dependências da Escola Municipal de Educação Básica João Revers, na Avenida Getúlio Vargas s/n, no município de Belmonte/SC.

Em caso de alteração de local da prova, este será publicado e divulgado no mural público da Prefeitura Municipal de Belmonte - SC e nos endereços eletrônicos: www.ameosc.org.br e www.belmonte.sc.gov.br.

O certame valerá por 01 ano, a contar de sua homologação, com possibilidade de ser prorrogada pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Marechal Floriano - ES

A Prefeitura de Marechal Floriano, no estado do Espírito Santo, divulgou o edital de processo seletivo nº 077/2014, no qual prevê a contratação imediata de 20 profissionais de nível superior, médioto/técnico e fundamental, além da formação de cadastro reserva.

As vagas são para os cargos de motorista, auxiliar de consultório dentário, técnico em enfermagem, odontólogo, enfermeiro e médico. A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 630,30 a R$ 5.313,00, mais complementação de salário, a depender da função. Todos cumprirão jornadas de 40 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de setembro de 2014, na sede da Prefeitura de Marechal Floriano.

Os candidatos serão avaliados por prova de títulos, os quais devem ser entregues no ato da inscrição.

Os atos referentes a este certame serão informados através do mural da Prefeitura Municipal e no endereço eletrônico da mesma: www.marechalfloriano.es.gov.br.

Os aprovados serão contratados pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período, observadas as disposições legais.

Prefeitura de São Bento do Sul - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de São Bento do Sul, no estado de Santa Catarina, publicou o edital nº 006/2014, referente ao processo seletivo que resultará na formação de cadastro reserva para eventuais contratações temporárias de médicos, nas seguintes especialidades: Clínica Geral, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Generalista - ESF. Os aprovados trabalharão em jornada de 40 horas semanais e receberão salário de R$ 10.029,81.

Inscrição
As inscrições estarão abertas pelo período de 08 a 19 de setembro de 2014, no Departamento de Recursos Humanos, situado à Rua Jorge Lacerda, nº 75, Centro, São Bento do Sul/SC, no horário de expediente da Prefeitura.

Para o preenchimento da ficha de inscrição será necessário anexar as seguintes fotocópias:
- Cédula de Identidade;

- C.P.F;

- Diploma de Habilitação;

- Fotocópia da Carteira expedida pelo conselho profissional;

- Comprovante de tempo de serviço na área, se houver;

- Certidão Casamento e nascimento filhos ou comprovante de adoção.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data da homologação.

O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 04 de setembro de 2014, págs. 453 a 455.

Aberto concurso da Prefeitura de Estrela Dalva - MG

A Prefeitura de Estrela Dalva, no estado de Minas Gerais, irá contratar, através de concurso público, profissionais aptos a assumirem os cargos de auxiliar administrativo, auxiliar de enfermagem, auxiliar de serviços, enfermeiro, motorista, operador de máquinas, fiscal, professor e professor de Educação Física. O anúncio foi feito por meio do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição de sexta-feira, 5 de setembro de 2014.

As inscrições estarão abertas no período de 11 de novembro a 12 de dezembro de 2014, podendo ser realizada presencialmente na sede da Prefeitura ou virtualmente no site www.magnusconcursos.com.br.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (32) 3464-1110; pelo e-mail gabinete@estreladalva.mg.gov.br e/ou pelo site acima informado.

Concurso Prefeitura de São Gonçalo do Piauí - PI

A Prefeitura de São Gonçalo do Piauí, no estado do Piauí, abriu o edital de concurso público nº 001/2014, com a finalidade de ocupar 34 vagas em funções de níveis fundamental, médio, técnico e superior, por salários que vão de R$ 724,00 a R$ 1.690,47, em jornadas semanal de 40 horas.

Entre as vagas disponíveis estão as de agente de trânsito, auxiliar administrativo, assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, médico, motorista, nutricionista, professor, vigia, técnico agrícola, entre outros.

As inscrições podem ser feitas no período de 08 de setembro a 24 de outubro de 2014, através do site www.institutomachadodeassis.com.br.

Os valores das taxas de inscrição são de R$ 40,00 para nível fundamental; R$ 60,00 nível médio e R$ 80,00 nível superior.

As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 16 novembro de 2014, na cidade de São Gonçalo do Piauí, em locais e horários a serem informados.

Os gabaritos preliminar das provas objetivas serão divulgados provavelmente no dia 18 de novembro de 2014, através do site  www.institutomachadodeassis.com.br.

Haverá também avaliação de títulos, os quais devem ser entregues entre os dias 10 e 11 de dezembro de 2014.

O certame que será executado pelo Instituto Machado de Assis, terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Angicos - RN anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Angicos, no estado do Rio Grande do Norte,  através da Secretaria Municipal de Assistência Social, abriu edital de processo seletivo para contratação de 11 servidores temporários. É pré-requisito para concorrer às vagas possuir o nível médio ou superior.

Os cargos disponíveis são os de assistente social, psicólogo, pedagogo, advogado e técnico de abordagem social. Os salários variam entre RS 724,00 e R$ 1.500,00, por mês.

As inscrições serão realizadas no período de 10 de setembro a 10 de outubro de 2014, em dias úteis, das 8 às 13 horas, na Secretaria Municipal de Administração, situada na Av. Senador Georgino Avelino, nº 118, Centro, Angicos/RN. A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 e R$ 50,00.

O certame constará de análise curricular e entrevista. A entrevista será realizada nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2014.

O resultado final do certame será divulgado no site www.diariomunicipal.com.br/femurn, em até 30 dias corridos após as entrevistas dos candidatos.

Prefeitura de São Fernando - RN lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de São Fernando, no estado do Rio Grande do Norte, tornou público o edital de processo seletivo nº 003/2014, com a finalidade de ocupar 04 vagas de nível superior, para as Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde e Saneamento.

As vagas são para as funções de médico clínico geral, odontólogo, educador físico e psicólogo. A remuneração prevista para os candidatos contratados varia de R$ 1.200,00 a R$ 10.000,00, por carga horária semanal de 40 horas.

As inscrições podem ser feitas no período de 08 a 17 de setembro de 2014, das 08h às 12h, na Secretaria Municipal de Assistência Social, situada no Centro de São Fernando - RN.

Os candidatos serão avaliados por análise curricular, o qual deve ser entregue no ato da inscrição. O resultado da análise dos currículos está previsto para ser divulgado até às 17h do dia 19 de setembro de 2014, através do Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e do site www.saofernando.rn.gov.br.

Haverá também entrevista prevista para o dia 22 de setembro de 2014, às 08h, no CRAS.

O certame será válido pelo período de 06 meses, contados a partir da data de divulgação do resultado final, podendo ser prorrogado.

Prefeitura de Vale Verde - RS divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Vale Verde, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul (05 de setembro de 2014), o extrato do edital nº. 05/2014 de processo seletivo, visando preencher vagas para Enfermeiro e Médico. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais.

As inscrições serão efetuadas nos dias 08 e 09 de setembro de 2014, das 08 h às 12 h e das 13h10 min às 17 h, na Prefeitura de Vale Verde.

Maiores informações na Secretaria de Administração e Planejamento, pelo fone (51) 3655-9085 e/ou pelo e-mail administracao@pmvaleverde.com.br.

Concurso Prefeitura de Guapó - GO

Divulgado o extrato do edital nº. 001/2014 para a realização de concurso público, da Prefeitura de Guapó, no estado de Goiás. O certame visa o provimento de vagas existentes no quadro de pessoal, bem como a formação de cadastro reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior.

As inscrições serão realizadas do dia 08 de setembro a 14 de outubro de 2014, através do site www.institutomachadodeassis.com.br.

A prova será aplicada na data provável de 16 de novembro de 2014.

O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição de 3 de setembro de 2014, pág. 12.

Concurso Prefeitura de Urânia - SP

Foi divulgado edital de concurso público n° 001/2014 da Prefeitura de Urânia, no estado de São Paulo, voltado ao preenchimento de 26 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário chega a R$ 2.348,63.

Os cargos disponibilizados são para Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Trabalhador Braçal, Visitador Sanitário e Enfermeiro, todos destinados a carga de 40h semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 8 a 29 de setembro de 2014, pelo site www.personacapacitacao.com.br. As taxas de inscrição são de R$ 20,00, R$ 27,00 ou R$ 35,00.

Prefeitura de Ibiam – SC divulga edital de processo seletivo

Foi divulgado o edital nº 007/2014 de processo seletivo da Prefeitura de Ibiam, em Santa Catarina, que pretende preencher 01 vaga disponível para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde. O salário do contratado será de R$ 830,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições estarão abertas no período entre 08 de setembro a 07 de outubro de 2014, das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30, no Departamento de Pessoal da Prefeitura Municipal de Ibiam, situado na Travessa Leoniza Carvalho Agostini, 20. Não será cobrada taxa de inscrição.

Documentação necessária para inscrição:
Cópia da carteira de identidade;
Cópia do CPF;
Cópia da carteira de reservista ou certificado de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino;
Cópia do comprovante de escolaridade para o cargo pretendido;

Comprovante de residência, através de cópia de Carnê de IPTU, INCRA, fatura de energia elétrica, telefônica, água ou ainda outro documento comprobatório, sujeito à análise no momento da inscrição (residir na Micro Área 3).

A prova escrita está prevista para 10 de outubro de 2014, com início 08h30 e término 11h30, no Centro Educacional Municipal - Eliziane Titon.

O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 05 de setembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Pacajus - CE

Com a finalidade de preencher 224 vagas imediatas, além de formar cadastro de reserva, a Prefeitura de Pacajus, cidade localizada a cerca de 51 km de Fortaleza, no Ceará, abriu as  inscrições para o concurso público nº 002/2014. A iniciativa servirá para a seleção de profissionais de níveis médio/técnico e superior.

O concurso será realizado pela empresa CONSEP Consultoria e Estudos Pedagógicos e terá reserva de 8 vagas para portadores de deficiência. Os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 6.000,00.

Cargos
- Nível médio/técnico: Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Agente de Combate a Endemias, Auxiliar de Laboratório, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos Municipais, Guarda Municipal, Guarda Vidas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia e Secretário Escolar.

- Nível superior: Assistente Social, Bibliotecário, Cirurgião Dentista, Enfermeiro PSF, Educador Físico, Enfermeiro Plantonista, Enfermeiro Plantonista de Fim de Semana, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Plantonista, Médico Plantonista de Fim de Semana, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Professor de Educaçao Infantil, Professor de Ensino Fundamental, Professor de Ciências, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Professor de Ensino Religioso, Professor de Filosofia, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Português, Professor de Matemática, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições
Serão realizadas até 26 de setembro de 2014, pela internet, através dos sites www.consep-pi.com.br e www.pacajus.ce.gov.br, ou de forma presencial no Posto de Atendimento da CONSEP, localizado na localizado na Rua Guarany, 520 1º Andar - Bairro Centro, Pacajus - CE no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h.

Taxas
A taxa de inscrição será de R$ 70,00 para os cargos de nível médio e de R$ 120,00 para os de ensino superior.

Provas e Gabaritos
O concurso será constituído por meio de provas objetivas para todos os cargos, alem de teste de capacitação física para o cargo de Guarda Municipal e prova de títulos para os cargos de nível superior. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 16 de novembro 2014, às 9h (horário local) com três horas de duração, sendo este horário (9 h) o limite para o candidato ingressar no local de aplicação das provas.

Os locais de aplicação das provas objetivas serão divulgados até o dia 10 de novembro de 2014, no mural da Prefeitura Municipal de Pacajus e nos sites www.consep-pi.com.br e www.pacajus.ce.gov.br. O gabarito será divulgado na data prevista de 17 de novembro de 2014.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 1 ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Nazaré Paulista - SP

A Prefeitura de Nazaré Paulista, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014, que visa o preenchimento imediato de 07 vagas nos cargos de Técnico em Enfermagem e Enfermeiro (níveis médio/técnico e superior).

Os candidatos contratados farão jus a remunerações que vão de R$ 1.762,68 a R$ 3.106,50, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

As inscrições podem ser feitas no período de 12 a 16 de setembro de 2014, através do site www.rboconcursos.com.br.

Os valores das taxas de inscrição são de R$ 30,00 para nível médio/técnico a R$ 35,00 nível superior.

As provas objetivas provavelmente serão aplicadas no dia 28 de setembro, em Nazaré Paulista, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através dos sites www.rboconcursos.com.br e www.nazarepaulista.sp.gov.br.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados através dos sites já citados.

O concurso público, que será executado pela empresa RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda, terá validade pelo período de dois anos.

Prorrogado Concurso Prefeitura de Ocauçu - SP

A Prefeitura de Ocauçu, no estado de São Paulo, através da empresa Dux Concursos, prorrogou as inscrições para o processo seletivo, regido pelo edital de nº 002/2014, que visa a contratação de um Médico Clínico Geral (nível superior). O salário é de R$ 5.940,00, acrescido de R$ 7.000,00 do recurso Federal, podendo chegar a R$ 12.940,00, com jornada de 40 horas semanais.

A inscrição deverá ser efetuada pela internet, no endereço eletrônico www.duxconcursos.com.br, até às 23h59m do dia 10 de setembro de 2014.

Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para o acesso, através do Acessa São Paulo. O horário de atendimento é das 08h as 11h30, das 13h às 17h na Rua: André Menegucci, nº. 102 – centro, Ocauçu-Sp.

A taxa de inscrição é de R$ 50,00, cujo pagamento deverá ser efetuado até a data de vencimento do boleto.

A prova escrita será realizada provavelmente no dia 14 de setembro de 2014, com início e término de acordo com o especificado no Anexo I (horário de Brasília), no Município de Ocauçu - SP, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 15 de setembro de 2014.

O resultado da será divulgado no endereço eletrônico www.duxconcursoscom.br, no dia 22 de setembro de 2014. O certame terá validade de 01 ano, a contar da publicação da homologação.

Nariz eletrônico 'cheira' fezes para detectar infecções

Cientistas britânicos desenvolveram um tipo de 'nariz eletrônico' capaz de 'cheirar' fezes e detectar nelas traços de bactérias que causam infecções mortais

Segundo os pesquisadores, o dispositivo pode distinguir diferentes tipos de Clostridium difficile baseado no odor das reações químicas que esses micro-organismos liberam.

Uma equipe da Universidade de Leicester, responsável pelo estudo, afirmou que as descobertas podem ser úteis para testes com pacientes em hospitais.

O estudo foi publicado na revista científica Metabolomics.

Os 'narizes eletrônicos' já são usados para investigar câncer, uma vez que são capazes de sentir o odor único de reações químicas produzidas por um tumor no seio ou no pulmão.

Para conduzir a pesquisa, os cientistas investigaram quais cepas de C. difficile, algumas das quais causam doença, possuíam reações químicas que poderiam ser detectadas pelo dispositivo.

Eles constataram que diferentes níveis de metanol, compostos de enxofre e outras substâncias eram produzidos por 10 diferentes cepas da bactéria testadas no estudo.

Um dos integrantes da equipe, professor Paul Monks, disse à BBC que "ao distinguir os odores das diferentes cepas de C. difficile, nós fomos capazes de dizer quais eram benignas e quais eram malignas, o que levou ao questionamento: "Será que poderíamos fazer um teste como esse em pacientes?""

"Nós mostramos que isso é possível dentro do laboratório – o próximo passo seria repetir o experimento em comadres (recipiente usado por pacientes de hospital para urinar). Nós podemos colocar o nariz eletrônico nesses objetos para então poder averiguar o estado real dos pacientes", explicou.

Em 2012, 1.646 morreram infectadas por C. difficile na Inglaterra e no País de Gales.

Funcionamento
O nariz eletrônico usa um equipamento que mede o peso de milhares de reações químicas que acontecem a cada segundo, chamado espectrômetro de massa.

Além de serem capazes de identificar a cepa da bactéria, os pesquisadores acreditam que o melhor entendimento da química desses micro-organismos pode ajudá-los a descobrir por que alguns causam doenças e outros não.

"Testes realizados atualmente para revelar a presença de C. difficile não fornecem informações detalhadas. Esse teste poderia permitir a médicos constatar qual tipo de bactéria está causando a doença e, com isso, identificar o melhor tratamento para o doente".

BBC Brasil / Terra

Fármaco mostra resultados promissores contra a hipertensão

http://lh3.ggpht.com/-LjKzgqPNJrs/VAcJfN7L8WI/AAAAAAABEDI/sOlt-NMh7Uc/image_thumb%25255B3%25255D.png?imgmax=800 Agência FAPESP – O tratamento de ratos hipertensos com o fármaco rostafuroxina – atualmente em fase de testes clínicos – melhorou em 50% a capacidade de relaxamento das artérias, reverteu o quadro de estresse oxidativo observado no endotélio e reduziu significativamente os índices de pressão arterial dos animais

Os dados, publicados em artigo recente do Journal of Hypertension, são de um estudo realizado com apoio da FAPESP no Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

A linha de pesquisa foi apresentada pela professora Luciana Venturini Rossoni durante a 29ª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), realizada entre os dias 27 e 30 de agosto em Caxambu (MG).

“A rostafuroxina é um fármaco antagonista das ações da ouabaína, hormônio responsável por fazer o controle fino do manuseio de sódio no rim, da volemia [quantidade de sangue circulando no corpo] e das concentrações intracelulares de cálcio nos vasos sanguíneos e no coração. Estudos anteriores mostraram que 45% dos pacientes hipertensos apresentam concentrações elevadas de ouabaína no plasma”, contou Rossoni.

Há quase 20 anos a pesquisadora vem se dedicando a estudar a participação da ouabaína nas alterações da reatividade vascular (capacidade dos vasos de contrair e relaxar) e no desenvolvimento de hipertensão arterial.

Produzida em áreas específicas do sistema nervoso central e da glândula suprarrenal, a ouabaína é capaz de inibir a ação da enzima Na+/K+/ATPase – mais conhecida como bomba de sódio (Na+) e potássio (K+) – existente na membrana das células e responsável por regular o transporte desses íons entre os meios intra e extracelular.

“A enzima Na+/K+/ATPase é de fundamental importância para manter a homeostasia [equilíbrio fisiológico da composição química dos fluidos] nas células. No caso dos vasos sanguíneos, ela controla as concentrações intracelulares de sódio e, como consequência, mantém as concentrações ideais de cálcio”, explicou Rossoni.

Em artigo publicado em 2011 no Journal of Vascular Research, o grupo do ICB-USP mostrou que era possível induzir um quadro de hipertensão em ratos saudáveis administrando doses diárias de ouabaína durante 20 semanas – até que atingissem concentrações plasmáticas similares às observadas no plasma de pacientes hipertensos.

Ao investigar os efeitos do tratamento, os pesquisadores observaram que a ouabaína aumentava a contratilidade das chamadas artérias de resistência – pequenos vasos que controlam a passagem de sangue do território arterial para o território capilar e venoso. Dessa forma, o fluxo sanguíneo era dificultado.

“Verificamos que a ouabaína, ao estimular a atividade da enzima ciclooxigenase-2 (COX2), aumenta a produção de substâncias vasoconstritoras e de espécies reativas de oxigênio. Esse aumento de oxidantes dentro da célula, por sua vez, diminui a biodisponibilidade de óxido nítrico (NO), um importante agente vasodilatador liberado pelo endotélio”, contou Rossoni.

Em outro estudo também publicado no Journal of Hypertension, os cientistas demonstraram que, em ratos geneticamente predispostos a desenvolver hipertensão – e já com níveis de pressão alterados no início do estudo –, o tratamento diário com ouabaína era capaz de aumentar a reatividade das artérias em apenas cinco semanas de tratamento.

Modelo DOCA-Sal
Nos experimentos mais recentes, o objetivo do grupo do ICB-USP era descobrir o que aconteceria nas artérias de resistência de ratos hipertensos ao serem tratados com a rostafuroxina. Para isso, usaram um modelo animal conhecido como DOCA-Sal, no qual é induzido em ratos um quadro de hipertensão relacionado ao aumento do volume de sangue circulante.

Nesse modelo, os ratos são submetidos a uma cirurgia para a retirada de um dos rins e, em seguida, passam a receber injeções semanais da droga desoxicorticosterona, cuja função é aumentar a reabsorção renal de sódio. Paralelamente, os roedores passam a receber água com concentração mais elevada de sódio.

“A pressão vai subindo até a quinta semana e, então, estabiliza. Após esse período, os animais apresentam um quadro de hipertensão severa, em torno de 180 milímetros de mercúrio (mmHg)”, disse Rossoni.

Assim que o quadro de hipertensão se estabeleceu, parte dos animais passou a receber por via oral doses diárias de rostafuroxina, enquanto outro subgrupo recebeu apenas placebo. Já na primeira semana de tratamento, o grupo que recebeu o fármaco apresentou queda na pressão arterial. Após três semanas, o valor da pressão sistólica dos animais tratados estava entre 140 e 150 mmHg, o que poderia ser considerado como hipertensão leve.

“A tendência era de queda. Talvez a pressão tivesse voltado a níveis normais se o tratamento fosse continuado por mais tempo”, avaliou Rossoni.

Segundo a pesquisadora, a administração de rostafuroxina por apenas três semanas havia sido acordada com o laboratório farmacêutico Sigma-Tau, detentor da patente, para que os resultados fossem comparáveis com os demais estudos já realizados com o fármaco.

Ao investigar o que havia acontecido com as artérias de resistência, que são de fundamental importância para o controle da resistência vascular periférica, os pesquisadores observaram a reversão total do quadro de estresse oxidativo e uma melhora de 50% na capacidade de relaxamento dependente da função das células endoteliais.

“Nos animais hipertensos, os vasos não relaxam tanto quanto deveriam. O tratamento com a rostafuroxina melhorou o quadro, embora não o tenha revertido totalmente, devido a uma maior liberação de óxido nítrico nas células endoteliais e sua menor degradação pelas espécies reativas do oxigênio”, disse Rossoni.

Ensaios clínicos
Em estudos pré-clínicos anteriores, cientistas do laboratório Sigma-Tau investigaram os efeitos da rostafuroxina no tecido renal e cardíaco. Os resultados mostraram que, nos rins, o fármaco é capaz de impedir a reabsorção de sódio induzida pela administração de ouabaína, em concentrações similares às encontradas no plasma de pacientes hipertensos. Já no coração, evitaria a formação de fibrose e hipertrofia. O grupo do ICB-USP foi o primeiro a investigar os efeitos vasculares da droga.

De acordo com Rossoni, o laboratório Sigma-Tau já realizou um primeiro ensaio clínico com o medicamento, que não foi bem-sucedido por ter incluído pacientes com quadros de hipertensão de diferentes etiologias.

Em uma segunda fase de testes clínicos, estão sendo incluídos apenas pacientes cuja hipertensão está relacionada ao aumento da volemia, contou a pesquisadora do ICB-USP.

“Estamos bastante esperançosos em relação aos resultados e acreditamos que a rostafuroxina possa em breve se tornar mais uma opção para tratar os quadros de hipertensão resistente, que geralmente requerem a associação de três ou mais drogas diferentes”, disse.

Agência FAPESP

Cuidados ao começar a corrida de rua

Saiba o que fazer antes de iniciar a corrida e nos primeiros dias de treino 

Da sensação de liberdade à prática em grupo, a corrida de rua ganha adeptos por todo o Brasil, interessados em um estilo de vida saudável e novas amizades. Mas antes de calçar os tênis e dar as primeiras passadas, o esportista precisa cercar-se de cuidados, o que evitarão lesões e frustrações no futuro. 

Por ser uma modalidade esportiva livre, progressiva à caminhada, é comum que as pessoas não se atentem às questões de saúde antes de iniciar a corrida de rua. Exercícios de baixa intensidade, como caminhar, trazem benefícios importantes para o organismo, mas não causam alterações drásticas no metabolismo, a ponto de expor o praticante à alguma complicação séria, como é o caso da corrida. 

 
 
No entanto, alguns fatores de risco são indicadores da necessidade de uma avaliação com o médico cardiologista e ortopedista (se houver queixa de dor pré-existente), antes de iniciar atividades físicas intensas. Atenção especial caso o esportista tenha mais de 40 anos, apresente alterações na pressão arterial e na glicemia, dores no peito, desmaios ou tonturas, excesso de peso, sedentarismo, histórico de câncer ou histórico familiar de hipertensão, diabetes, problemas cardíacos ou na coluna. 

Algumas alterações são muitas vezes desconhecidas pelas pessoas e somente quando o coração trabalha com esforço é que elas aparecem. Por isso, é importante que a consulta ao médico seja uma rotina regular de prevenção à saúde e cuidado pessoal. Esse hábito pode ser adotado não só na prática da corrida, mas também antes de ingressar na academia para musculação, natação ou artes marciais, por exemplo. 

Primeiros passos
A avaliação física inicial feita nas academias ou pelo educador físico em serviços particulares não substitui a avaliação médica. A primeira tem como objetivo avaliar o indivíduo quanto aos níveis de capacidade cardiovascular, força e composição corporal, por exemplo. É usada como um parâmetro para que o educador responsável possa iniciar um programa de treinamento com qualidade e baseado no estado atual de condicionamento físico do indivíduo. 

A orientação feita por um educador físico em qualquer prática também é um cuidado importante a ser considerado para que lesões físicas sejam evitadas. Quando o esporte é a corrida, por exemplo para não atletas, as lesões mais comuns são as musculares e as de joelho, mais especificamente a síndrome do estresse tibial (canelite), tendinite do tendão calcâneo e fascite plantar. Lesões anteriores e fatores relacionados ao treinamento como duração, intensidade e tipo de treino são associados ao desenvolvimento de algumas das lesões citadas anteriormente. 

Se o indivíduo for sedentário, é indicado que os exercícios comecem pela prática de caminhada por duas ou três semanas para depois progredir ao treino de corrida, que deve começar com intervalos de corrida e caminhada. O ritmo dessa corrida inicial precisa ser leve para que a adaptação muscular e metabólica ocorra sem prejuízos ou desconfortos. 

Portanto, adote comportamentos de prevenção e cuidado para que a prática de atividades não venha a ser um fator negativo e gerador de prejuízos à sua integridade física. Consulte um médico, fique atento aos sinais do seu corpo e procure um serviço especializado para orientá-lo sobre a melhor maneira de conduzir um programa de condicionamento físico. 

Como começar
Para quem sonha participar de provas, procurar um grupo de corrida, sob supervisão de educadores físicos, é uma ótima opção para que a pessoa tenha orientação adequada quanto ao aquecimento, fortalecimento muscular necessário e prescrição de treinamento adequada ao seu nível. Além disso, estar em grupo favorece a disciplina e ajuda aqueles que não gostam de treinar sozinhos. 

Para começar, a dica é aquecer por dez minutos com movimentos articulares e caminhada com pequenas corridas. Feito isso, os intervalos de corrida podem ser de um a dois minutos por três de caminhada, até completar 30 minutos. Após a meia hora, faça mais dez minutos de caminhada. O tempo de corrida pode aumentar um minuto progressivamente a cada semana, sempre com intervalo de dois a três minutos de caminhada, até que 15 a 20 minutos de corrida sejam possíveis de forma contínua. Ao alcançar 30 minutos ou 5 km, em ritmo moderado, é o momento de pensar em outros objetivos. 

Importante: para começar a correr, a intensidade não deve ser priorizada. É preciso ganhar volume, ou seja, conseguir correr uma determinada distância em um tempo considerável sempre em ritmo leve a moderado. O ritmo moderado é sempre confortável e possível de manter uma conversa; se estiver ofegante é porque está acima do ritmo que deveria. 

Um ponto muito importante é observar que pessoas com sobrepeso ou obesas devem manter a caminhada rápida até que emagreçam para depois começarem a corrida. O excesso de peso pode prejudicar as articulações e causar lesões, atrapalhando o objetivo principal em longo prazo. O melhor é não ter pressa e, sim, ter disciplina. 

Benefícios da corrida
Do controle e manutenção do peso corporal à prevenção de doenças como o câncer, recebemos inúmeros benefícios ao adotarmos um estilo de vida saudável com a prática de exercícios. O movimento agrega vantagens físicas e emocionais e nem sempre exige grandes investimentos. A corrida, por exemplo, é uma atividade natural ao corpo e pode ser praticada em diferentes ambientes. 

A vontade de estar ao ar livre, experimentando variados percursos, é um dos motivos que estimula o aumento de corredores em praças, parques e ruas de todo o país. A atividade física, se entendida como benefício e sem o peso da obrigação, pode contribuir de várias formas para o bem-estar e valorização da autoestima. A corrida, em especial, por seu dinamismo e praticidade, torna-se estimulante e promove o convívio social. Cercado de cuidados, o sonho de completar ou até mesmo vencer uma prova de longa distância fica mais próximo. Desafie-se e bons treinos!

Minha Vida

Dieta nórdica: plano controla o colesterol, diabetes e até o peso

Foto Getty Images: Peixes de águas frias são ricos em ômega 3
Versão da dieta mediterrânea, ela também prioriza vegetais de raiz e frutas vermelhas 

A dieta nórdica ou viking é uma versão dos povos da Escandinávia para a dieta mediterrânea. Com alimentos adaptados para o clima de países como a Dinamarca, Suécia e Noruega, ela proporciona alguns benefícios similares às comidas consumidas por gregos, italianos e espanhóis. Mas você também pode adotar esses bons hábitos em solo brasileiro.
 
 

Os destaques desta alimentação nórdica são vegetais, frutas, peixes, alimentos integrais e fontes de gorduras boas. A dieta também sugere mudanças saudáveis como evitar bebidas açucaradas e preferir sucos de frutas, alimentos com conservantes e preferir os orgânicos.

Uma pesquisa realizada por cientistas escandinavos de diversas universidades e institutos e publicada no Journal of Internal Medicine concluiu que a dieta nórdica ajuda a baixar os níveis do colesterol ruim, LDL, e a aumentar o bom, HDL. Assim, ela previne a aterosclerose, doença que causa o estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue e oxigênio para o coração e por consequência traz mais risco a hipertensão. O estudo feito com 200 voluntários também observou que a alimentação possui um efeito benéfico em inflamações de baixo grau.

Os estudiosos estão tão animados com a dieta nórdica que a Universidade de Copenhague, na Dinamarca, investiu 13 milhões de euros em um projeto para identificar outras comidas que podem ser incluídas no cardápio. 

Confira quais são os alimentos que compõe a dieta viking e descubra os benefícios que eles proporcionam para a saúde:

Peixes de águas frias
Os peixes de águas frias, como o salmão, o bacalhau e o arenque, são as melhores opções para a saúde. Isto porque eles são ricos em ômega 3, um tipo de gordura que auxilia a diminuir o colesterol ruim, LDL, previne doenças cardiovasculares, melhora as funções cerebrais e evita a degeneração da mácula, estrutura do globo ocular.

Uma pesquisa da Universidade de Valência, na Espanha, concluiu que ingerir os peixes está ligado à diminuição da incidência de diabetes. Isto porque o ômega 3 também melhora a sensibilidade do organismo à insulina, reduzindo os riscos.

Os povos escandinavos possuem o hábito de comer muito bacalhau. "Neste caso é preciso ficar atento com o excesso de sal, já que o alimento é conservado nele", orienta o nutrólogo Roberto Navarro. A recomendação desta dieta é comer peixe cerca de três refeições por semana.  

Centeio, aveia, cevada, arroz e massas integrais
A dieta nórdica propõe ingerir cevada, centeio e aveia, enquanto na mediterrânea é consumido o trigo integral. "A aveia possui mais fibras do que o trigo e ajuda a diminuir com maior intensidade a velocidade de absorção da glicose o que é interessante para pacientes do diabetes", diz Navarro. As fibras também auxiliam no trânsito intestinal.

Alimentos integrais, como o arroz e as massas, são bons porque preservam todas as estruturas do grão, como proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Eles também ajudam no emagrecimento, pois proporcionam saciedade, já que a digestão dos integrais é mais lenta.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o consumo de alimentos integrais acompanhado de verduras, legumes e frutas, que também são indicados na dieta nórdica, ajuda a diminuir o risco de câncer de pulmão, cólon e reto, estômago, boca, faringe e esôfago.

Frutas vermelhas
Frutas vermelhas como o cranberry, blueberry, morango e amora são muito frequentes nos países escandinavos e proporcionam uma série de benefícios. "Elas possuem antocianina, substância com ação antioxidante que combate o envelhecimento celular, protege o sistema cardiovascular e melhora a circulação sanguínea, evitando a retenção de líquidos e ajudando até mesmo a atenuar a celulite", conta a nutricionista e chef Carina Boniatti, da Colherada Gourmet.

As frutas vermelhas também contam com flavonoides. "O nutriente tem efeito antioxidante e previne doenças degenerativas e câncer", diz a nutricionista e chef Natalia Werutsky.

Um estudo feito por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e da Universidade da Ânglia Oriental, na Inglaterra, concluiu que comer morangos e blueberry três vezes por semana pode diminuir o risco de infarto em mulheres. Os cientistas acompanharam 93.600 mulheres entre 25 e 42 anos, aquelas que comeram mais frutas vermelhas apresentaram uma redução de 32% do risco de terem um ataque cardíaco. A razão do benefício seriam os flavonoides que tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

Vegetais de raiz
Os vegetais de raiz são fontes saudáveis de carboidrato. "Quando comparado com uma massa, eles possuem uma riqueza nutricional maior, com mais vitaminas, minerais e alguns antioxidantes", explica Boniatti.

Entre os alimentos de raiz consumidos nos países escandinavos estão a batata e a cenoura. Este último é rico em carotenoides que auxilia na prevenção de doenças cardíacas e câncer, também previne problemas de visão e de pele. A batata deve ser consumida com parcimônia. "Mas ela é uma fonte de vitamina C", diz Navarro. O nutriente aumenta as defesas do organismo, auxiliando na prevenção e no combate de infecções como a gripe.

Repolho e outros vegetais
A dieta nórdica recomenda o consumo diário de diversos vegetais. Porém, o repolho é um dos mais ingeridos entre os povos escandinavos. Ele é ótimo para a saúde porque possui glucosinolatos que ajudam a eliminar as toxinas do organismo, favorece o trabalho do fígado e é um anticancerígeno, alguns estudos inclusive mostram que ele pode ajudar na regressão do tumor, conta Boniatti. Caso você não goste do vegetal, o glucosinolato também está presente no brócolis, couve e couve flor.

O repolho também é importante para os olhos. Isto porque possui a luteína, um antioxidante que é protetor da mácula ocular, explica Navarro. Evite consumir o alimento cru porque ele pode ser negativo para a tireoide. Além dos benefícios mencionados, o repolho roxo também possui antocianinas.

Carnes brancas
Além de estimular o consumo de peixe, a dieta viking também incentiva às pessoas a comerem outras carnes brancas e a diminuir a ingestão da vermelha. "Isto é importante porque diminui o teor de gordura saturada, a proposta da dieta está correta porque não é necessário eliminar a carne vermelha do cardápio, apenas reduzir", conclui Navarro.

A carne vermelha possui muita gordura saturada que por sua vez favorece o aumento do colesterol, principalmente do ruim, o LDL. Além disso, um estudo publicado pela revista da American Medical Association, JAMA Internal Medicine, constatou que o consumo em excesso da carne vermelha pode aumentar as chances de diabetes tipo 2.

Outras pesquisas relacionam o consumo em grandes quantidades do alimento a maior risco de câncer do intestino e doenças cardíacas.

Óleo de colza
Na alimentação dos povos escandinavos o azeite não está tão presente, por isso a dieta nórdica sugere o consumo do óleo de colza. "Ele é uma boa escolha por ser rico em ômega 3 e 9", explica Navarro. O ômega 9 é interessante para a saúde porque ajuda a controlar o triglicerídeos, diminui o colesterol ruim, LDL, e melhora a resposta a insulina. Caso não encontre este óleo, é possível substituí-lo pelo de canola que conta com benefícios similares. 

Minha Vida

Pênis com verrugas e cheiro forte pode indicar doenças na área íntima

Verrugas e manchas no pênis devem ser olhados com atenção - Foto: Getty Images
Verrugas e manchas no pênis devem ser olhados com atenção
Conheça os sinais de alerta para recorrer ao urologista 

A região genital masculina merece muitos cuidados para se manter saudável. Entre eles, o uso do preservativo e a adoção de hábitos de vida saudáveis sem dúvida são as atitudes mais importantes de quem quer se cuidar. 

"A primeira dica é caprichar na higiene e ficar atento a qualquer sinal que possa indicar um problema", afirma o urologista Valter Javaroni, chefe do departamento de andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia - regional Rio de Janeiro. 

Infecções do pênis e até mesmo DSTs são sinais muito precoces de sua instalação, basta você ficar atento aos sintomas:

Odores desagradáveis 
A primeira causa de cheiro ruim no pênis é a "sujeira" que pode ter ficado escondida entre a glande e o prepúcio, a camada de pele que recobre a glande. "Nos homens não circuncidados o prepúcio costuma abrigar germes dos mais diversos, requerendo, portanto, uma higiene íntima mais cuidadosa", diz o urologista Sylvio Quadros, chefe do Departamento de DST da Sociedade Brasileira de Urologia. Algumas doenças podem também causar odor desagradável: ulcerações penianas causadas por DST, inflamações por fungos ou bactérias e até câncer de pênis numa fase mais avançada.

A limpeza do pênis no banho envolve puxar o prepúcio (pele que recobre a glande ou cabeça do pênis) até o aparecimento total da glande, passar água com espuma de sabão ou sabonete sobre a superfície da mucosa e/ou pele suavemente, até sair toda a camada de gordura acumulada. 

"A higiene na área deve ser feita com água e sabonete neutro (glicerina ou coco), evitando produtos que destruam as bactérias naturais e protetoras", diz o urologista Valter Javaroni, chefe do departamento de andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia - regional Rio de Janeiro. Ele ressalta que o sabonete íntimo feminino não deve nunca ser usado para a higiene do pênis, uma vez que ele foi feito para outro tipo de pele e órgão. Segundo os especialistas, se o odor persistir mesmo após a higiene adequada, o melhor é procurar um médico.

Água e sabão podem livrar os homens do câncer de pênis, diz especialista


Ardência ao urinar
Independentemente do desconforto ser mais ou menos intenso, a ardência uretral pode ser sinal importante de inflamação na uretra ou bexiga. Se a ardência estiver acompanhada de secreção saindo pelo canal, pode indicar uretrite. "Significa que um germe ao qual você foi exposto se instalou na uretra", afirma o urologista Valter. O especialista afirma que a forma mais comum de contágio é pelo sexo sem proteção, sendo infecções por clamídia, ureaplasma e gonococo (causadora da gonorreia) as mais comuns. "Diante desses casos é fundamental um diagnóstico preciso por meio de exames laboratoriais, a fim de buscar o tratamento pertinente", completa o urologista Sylvio. 

Manchas no pênis e bolsa escrotal
"Caso surjam manchas feridas no pênis ou na bolsa escrotal e elas persistam por mais de 48 horas após a atividade sexual, procure um médico", declara o urologista Valter. O médico irá analisar a lesão e descobrir qual o possível causador: vírus, bactéria ou fungo. "Em alguns casos pode solicitar exames de sangue que auxiliam na confirmação da suspeita de um agente causador", explica. Os especialistas lembram que qualquer mancha deve ser investigada, uma vez que podem indicar desde DST até um prenúncio de câncer.

Câncer de pênis: raro, sério e pouco discutido no país


Pênis torto 
Há indivíduos que apresentam pênis torto congênito e, apesar de se tratar de uma variante anatômica, não é uma doença. "Entretanto, geralmente entre a quarta e sexta décadas de vida, algumas pessoas podem experimentar esse problema em razão da doença de Peyronie", explica o urologista Sylvio. Segundo os especialistas, a doença afeta cerca de 5% dos homens e é causada pelo acúmulo de tecidos no revestimento dos corpos cavernosos - duas estruturas cilíndricas que compõe o pênis. É importante ressaltar que a doença de Peyronie acontece quando o pênis começa a entornar em algum ponto de sua extensão, ficando com formato de "L". Dessa forma, pessoas cujo pênis como um todo é mais voltado para um lado ou outro não tem um problema - no geral, isso acontece porque o pênis se acostuma à posição em que é deixado dentro da cueca.

"O tratamento para doença de Peyronie até hoje é inconsistente e não há até então nenhuma droga que, de maneira segura, possa reverter o processo do encurvamento peniano", explica Sylvio. Naqueles casos em que a angulação do pênis não permite a penetração, estaria indicado o tratamento cirúrgico. De qualquer forma, o urologista saberá orientá-lo para que essa situação afete minimamente sua vida sexual.

Pênis torto pode ser um problema congênito ou causado por uma fibrose


Odor e consistência do sêmen
O sêmen é o produto da secreção de diversas glândulas, como próstata e vesícula seminal. Os espermatozoides são conduzidos e ao mesmo tempo alimentados pelo sêmen até chegar ao interior do útero, propiciando excelência na concepção. "Quando um germe adquirido por contato sexual prolifera na uretra e atinge próstata, vesículas seminais ou o epidídimo (órgão vizinho aos testículos) pode modificar o aspecto do sêmen tornando-o mais espesso, mal-cheiroso ou com sangue", completa Valter Javaroni. O espermograma é o exame que permite a análise física e bioquímica do sêmen, devendo ser realizado sempre que há modificação do aspecto normal deste, seja cor, consistência ou mesmo do cheiro característico. 

Coceira
Na maioria das vezes a coceira se deve a infestação por diversos tipos de fungos ou protozoários, uma vez que a genitália é um ambiente úmido, propício à proliferação desses micro-organismos. O mesmo conselho ajuda no caso dos odores e coceiras persistentes. Percebendo um cheiro desagradável seguido ou não de coceira e que persistam mesmo com os cuidados de higiene, busque ajuda do medico. "O excesso de fungo pode ser o motivo, mas não se automedique, para não atrapalhar o diagnóstico", explica o urologista Valter.

Verrugas e feridas
Se um dia você perceber uma ferida ou verruga em seu pênis, sob qualquer circunstância, procure um médico. "As verrugas genitais, causadas na sua grande maioria pelo HPV, podem estar relacionadas com câncer genital, anal e também de laringe, tanto nos homens quanto nas mulheres", explica o urologista Sylvio. Daí a necessidade de que sejam tratadas desde o inicio. Feridas podem ser um sinal de outras doenças sexualmente transmissíveis, principalmente se não cicatrizarem. "Essas ocorrências devem ser diagnosticadas e tratadas com o mais rápido possível", diz o especialista. Além disso, completa o urologista Valter, nesses casos é extremamente contraindicado o uso de pomadas com corticoides, já que o produto pode estimular a multiplicação do vírus do HPV. 

Tamanho do pênis
Muitas homens tem dúvidas se o tamanho do pênis é normal. E a resposta provavelmente é sim. "As doenças no pênis no geral não se relacionam com as suas dimensões", afirma o urologista Sylvio. Ele ser mais ou menos extenso, com um diâmetro maior ou menor, de nada interfere na saúde. "Porém, pode acontecer de o pênis começar a diminuir progressivamente, indicando algum de tipo de lesão nas suas estruturas, o que deve ser investigado clinicamente." Nessa linha, é importante lembrar que inchaços na região também merecem atenção.

Sete tratamentos para disfunção erétil que melhoram sua vida sexual


Função sexual
O principal sinal de comprometimento das funções sexuais é a insatisfação com o próprio desempenho. Isso se deve, segundo Sylvio Quadros, fundamentalmente a quatro situações:  diminuição importante ou ausência completa do interesse pelo sexo; incapacidade do pênis de se tornar suficientemente ereto para a penetração; o pênis consegue ereção plena, porém a perde durante o ato sexual, mesmo antes de chegar ao orgasmo; a ereção é satisfatória mas o orgasmo acontece fora do controle, antes da vontade manifesta da pessoa. Em qualquer um desses cenários, a investigação clínica se torna fundamental para a resolução do problema. 

Não custa lembrar que os fatores de risco para alterações da função sexual são pressão alta, diabetes, colesterol alto, obesidade, sedentarismo, tabagismo, depressão, entre outros. "Mesmo com os avanços da medicina moderna, o melhor tratamento continua sendo a prevenção", diz o urologista Valter. Converse com um medico e siga corretamente as orientações - afinal, quem se cuida pode manter-se sexualmente ativo por toda a vida.

Minha Vida

Brasil e Dinamarca firmam parceria para melhorar Saúde

Empresários e cientistas dinamarqueses estão no País para conhecer o Sistema Único de Saúde. Os dois países trabalharão no enfrentamento dos crônicos e farão intercâmbio de pesquisas e profissionais 

Enfrentar as doenças crônicas, como câncer e diabetes, fazer intercâmbio de boas práticas, de soluções inovadoras e de profissionais de saúde. Estes são alguns dos objetivos do memorando de entendimento assinado, nesta última quarta-feira (03), entre os ministros da Saúde do Brasil, Arthur Chioro, e da Dinamarca, Nick Haekkerup. 

Além da comitiva do ministro da Saúde, empresários e cientistas dinamarqueses estão no Brasil para conhecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e avaliar quais as ações que podem ser objetos de cooperações. Os dois países possuem desafios comuns para a sustentabilidade dos serviços públicos de saúde.

O documento assinado pelos ministros já prevê pelo menos cinco pontos de colaboração entre os dois países: boas práticas em políticas de saúde pública, soluções inovadoras para a sustentabilidade de sistemas públicos de saúde, intercâmbio de profissionais de saúde, pesquisadores e gestores de saúde, pesquisa e inovação em saúde e tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à saúde. O memorando de entendimento apresenta os princípios gerais para o início da troca de experiências entre os dois países.

Para o ministro da Saúde do Brasil, Arthur Chioro, existem várias possibilidades de cooperação entre ele. O envelhecimento da população e seus impactos na saúde, com as doenças crônicas, é apontado por Chioro como um dos principais pontos de intercâmbio. A gestão de hospitais públicos é outra possibilidade de parceria.

O ministro dinamarquês, Nick Haekkerup, disse ter ficado impressionado com os avanços do Brasil no setor da saúde nos últimos 20 anos. Na sua avaliação, os dois países podem aprender muito em uma atuação conjunta. 

“Embora a Dinamarca, ao contrário do Brasil, tenha uma população pequena, os dois países possuem desafios em comum, como o enfrentamento de doenças crônicas e o aperfeiçoamento dos sistemas públicos de saúde”, disse Nick Haekkerup. Ele destacou como seu país pode contribuir com o Brasil. 

“Temos a área de telemedicina bastante avançada, tema que podemos compartilhar. Precisamos aprofundar as parcerias para que os progressos venham” ressaltou o ministro Nick Haekkerup.

A pesquisa científica é outra área em que os dois países podem trabalhar em parceria. O Governo Federal desenvolveu pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com coordenação do Ministério da Saúde as plataformas de conhecimento que possibilitam o intercâmbio de profissionais e até mesmo o desenvolvimento de produtos e medicamentos. 

“Essa é uma área que, para o SUS, é muito importante. Além da assistência à população, o Sistema Único de Saúde também representa insumos farmacêuticos, produção de vacinas, de equipamentos e de sistemas de informação, que são essenciais para melhorar a saúde da população brasileira” finalizou o ministro.

Saúde Web