Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Clima seco, olho seco! Saiba como driblar o desconforto

Aliado à poluição, dias com pouco umidade podem aumentar riscos de alergias
 
Para que os olhos não sofram com a alta concentração de partículas de poluição que aumenta quando o tempo está seco é fundamental que eles estejam sempre lubrificados.
 
Apesar de o organismo produzir naturalmente as lágrimas para evitar alergias e o ressecamento dos olhos, algumas medidas podem ser tomadas para garantir a saúde ocular e evitar problemas no futuro.
 
De acordo com o oftalmologista Sérgio Kandelman, o ar seco piora a lubrificação dos olhos e pode causar ardência e desconforto, o que prejudica o bom desempenho da visão nas atividades diárias, seja em casa ou o trabalho.
 
― O ideal é que as pessoas que sentirem esses sintomas nesse cenário procurem um oftalmologista para evitar problemas futuros na visão.
 
O oftalmologista alerta que não é somente em ambientes ao ar livre que devemos ter cuidado com os olhos. Segundo ele, pessoas que passam muito tempo em frente ao computador devem redobrar o cuidado com a saúde da visão.
 
― Nesse caso, é muito importante lubrificar os olhos mais de uma vez por dia para mantê-los saudáveis e evitar que haja alguma sequela permanente.
 
De acordo com a APOS (Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco), estudos sugerem que cerca de 10% da população de um país deve ser portadora da doença, número que, no Brasil, representaria 18 milhões de pessoas.
 
R7

Anvisa recua e remédio equivalente não será mais barato

Anvisa muda regras para medicamentos similares
Além do preço, medicamentos devem manter a embalagem original

Diante das críticas do setor, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) voltou atrás e modificou a proposta de regras para equivalentes, remédios que, a exemplo do que já ocorre hoje com genéricos, poderão ser comprados no lugar de medicamentos de referência, mesmo quando isso não está indicado na receita.

Em vez de uma embalagem própria, exibindo letras EQ e preços mais baixos, como havia sido proposto na versão original, os remédios que passarão a ser classificados nessa categoria — hoje similares — devem manter a embalagem original. A indicação da nova classificação, com o símbolo, virá apenas na bula. E não haverá alteração de preços. Quando a proposta foi lançada, em janeiro, a ideia era que equivalentes custassem 35% a menos do que os remédios de referência.

A minuta da proposta foi apresentada por diretores da Anvisa ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, e a representantes de produtores de medicamentos durante um encontro que terminou na noite desta quarta-feira (10). O texto deverá ser colocado em votação no dia 25, na próxima reunião do colegiado da Anvisa.

Pela proposta, a regra passa a valer um ano depois da publicação da resolução. O tempo é considerado importante para que as empresas possam adequar as bulas, acrescentando o símbolo EQ. Essa alteração será obrigatória.Todos os medicamentos considerados similares têm de apresentar testes que demonstrem que eles são equivalentes aos de referência, chamados de bioequivalência e biodisponibilidade. Esses testes já são cobrados para medicamentos genéricos. A maior parte dos similares já cumpriu essa etapa.

Atualmente, somente genéricos podem substituir receitas de remédios de marca, a chamada intercambialidade. A lei que criou genéricos, no entanto, exigiu que até o fim deste ano, todos similares deveriam cumprir o mesmo processo.O novo formato da proposta agradou os que estavam no encontro. A voz discordante foi de Nelson Mussolinido, presidento do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos de São Paulo).

— A exigência era a de que similares fizessem os testes tinha como intuito garantir a qualidade do produto, não a intercambialidade.

O presidente do Sindusfarma avaliou que a possibilidade de troca de medicamento de marca por outro deveria ficar restrita aos genéricos.

— Uma das preocupações é a segurança do consumidor: quem vai fazer a troca?. Para isso seria indispensável que todas as farmácias contassem com um farmacêutico. Mas já há propostas para afrouxar essa regra também.O texto apresentado indica que a Anvisa vai publicar uma lista no seu sítio da internet com a lista de produtos e suas trocas.

De acordo com Mussolini, são cera de 10 mil produtos sujeitos a essas alterações. Medicamentos isentos de prescrição não estão sujeitos as novas regras.

R7

Nova vacina ataca quatro tipos de meningite

Foto: Divulgação/ Tom Whipps
Anvisa aprovou novidade, que poderá ser ministrada até a crianças de 1 ano
 
Rio - Uma nova vacina conjugada para a prevenção da meningite dos tipos A, C, W e Y, com uma dose a partir dos 12 meses de vida e sem limite de idade, acaba de ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na rede privada já há uma disponível para esses sorogrupos, mas ela é indicada apenas a partir dos 2 anos de idade.
 
O estudo clínico com crianças entre 12 e 23 meses de idade revelou eficácia de 99,7% da vacina para os sorogrupos A e C e de 100% para os sorogrupos Y e W-135. Os resultados também indicaram que a resposta imune se manteve alta após dois anos de vacinação para todos os sorogrupos.
 
- Os dados sobre a necessidade de renovação ainda não são conclusivos. Sabemos somente que, quanto mais tardia é a vacinação, pior - afirmou o pediatra Marco Aurélio Sáfadi.
 
A bactéria causadora da doença é transmitida pela secreção respiratória - ou seja, gotículas de saliva, espirro, tosse - e tem uma incubação muito rápida. Entre as possíveis consequências estão a surdez e a epilepsia. Em casos mais graves, o mal pode até ser fatal.
 
Sáfadi alerta que a prevenção pela aplicação da vacina deve ser iniciada o mais precocemente possível, já que a maior taxa de incidência é nas crianças, pela ausência de anticorpos.
 
Outros grupos que correm grande risco são os adolescentes - por estarem mais sujeitos a frequentar locais com grande aglomeração e por terem mais probabilidade de beijar na boca -, além de pessoas com problemas no sistema imune, como portadores de HIV e diabéticos.
 
Mas, para o pediatra, a principal vantagem da nova vacina é que ela oferece a possibilidade de expandir a proteção da doença meningogócica para todas as idades.
 
Viajantes aumentam circulação
No Brasil, 83% dos casos de meningite são decorrentes dos sorogrupos A,C, W e Y. De acordo com Sáfadi, que acompanhou os estudos e será responsável por dar a aula de apresentação da vacina aos médicos, o tipo C é o que mais tem casos registrados no Brasil. O tipo A não circula no momento, embora tenha havido épocas de incidência significativa. Já o W o e Y correspondem a cerca de 10% dos casos. Em 2012 foram notificados 21.321 casos de doença meningocócica pelo Ministério da Saúde.
 
- Também há que considerar o fator dos viajantes, já que, na Argentina e no Chile, o W é o responsável por 60% dos casos, ou seja,trata-se de um patógeno importante nesses países - explicou Sáfadi.
 
Nesse sentido, o diretor médico de Pesquisa e Desenvolvimento da área de vacinas da GSK Brasil - laboratório responsável pela novidade -, Rômulo Colindres, lembra que o país tem sediado grandes eventos internacionais e, num futuro próximo, irá receber as Olimpíadas, o que aumenta o risco da circulação local da bactéria. Assim, torna-se mais relevante prevenir a doença em diversos grupos etários.
 
No mercado europeu desde 2012, a vacina ainda aguarda aprovação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) quanto ao preço para a comercialização no país. Segundo Sáfadi, a vacina - que não teria apresentado eventos adversos importantes - já deve estar disponível na rede privada no próximo mês, “após alguns detalhes burocráticos”. Para a rede pública, ainda não há previsão de entrada no calendário de vacinação.
 
- Ela passa a ser potencialmente considerada a partir do momento em que a epidemiologia mostra que esses sorogrupos se tornaram causas importantes da doença - explicou.
 
Febre e confusão mental
Desde 2010, a vacina contra a meningite C já se encontra no calendário público de vacinação. Os sintomas são fortes dores de cabeça, febre alta, pescoço rígido, confusão mental, dificuldade de concentração e mal-estar. Já nas crianças, que ainda não têm muita capacidade de expressão, os pais devem ficar atentos a gemência, irritabilidade, vômito e abaulamento da fontanela (aumento da moleira nos bebês).
 
O Globo

Bactéria vaginal é a base de antibióticos clinicamente testados e industrializados

 Lactobacillus gasseri, encontrada na comunidade microbiana
dentro da vagina
Pesquisadores da Universidade da Califórnia estudam medicamentos de micróbios que vivem dentro do nosso próprio corpo
 
Rio - Bactérias que normalmente vivem em nosso organismo têm impressões genéticas que lhes permitem produzir milhares de moléculas que agem como remédios, e algumas dessas moléculas podem servir como base para novas terapias humanas, de acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF) em estudo publicado nesta quinta-feira na revista “Cell”
 
Os cientistas purificaram e colocaram em solução a estrutura de uma das moléculas identificadas, um antibiótico que eles chamaram de “lactocilin”, feito por uma espécie de bactéria comum, Lactobacillus gasseri, encontrada na comunidade microbiana dentro da vagina. O antibiótico está intimamente ligado a outros que já foram clinicamente testados por companhias farmacêuticas. O lactocilin mata vários patógenos bacterianos vaginais, mas poupa espécies conhecidas por habitar inofensivamente na vagina.
 
Este exemplo sugere que pode haver um papel importante para muitos medicamentos naturais - feitos por nossos próprios micróbios - na manutenção da saúde humana, disse o autor sênior do estudo, Michael Fischbach, professor assistente de bioengenharia da Escola de Farmácia da UCSF, que estabeleceu uma maneira de descobrir moléculas interessantes feitas por micróbios.
 
- Nós costumávamos pensar que os remédios foram desenvolvidos por empresas farmacêuticas, aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), e prescritos por médicos, mas agora acho que há muitas drogas de igual potência e especificidade sendo produzidas pela microbiota humana - afirmou Fischbach.
 
Segundo o professor, cerca de um terço de todos os medicamentos utilizados na clínica são derivados de microorganismos e plantas. Estes incluem antibióticos como a penicilina, vários medicamentos usados ​​em quimioterapia e medicamentos para baixar o colesterol. Embora aqueles que querem encontrar medicamentos de micróbios estejam buscando nas profundezas dos oceanos e sondando solos exóticos ao redor do globo, só agora os cientistas começaram a olhar para dentro de nossos próprios corpos.
 
Existem centenas de espécies de bactérias associadas a cada um de nós. Nem todos abrigam as mesmas espécies, e espécies diferentes são encontrados em diferentes locais do corpo.
 
Através de pesquisa financiada pelo Projeto dos Institutos Nacionais de Saúde Humana Microbiana e de outros estudos, os cientistas nos últimos anos começaram a descrever os microbiomas - ecossistemas formados por muitas espécies microbianas - encontrados no intestino, pele, fossas nasais, boca e vagina.
 
Desenvolvimento
Ao colocar um novo software de análise de dados desenvolvido para trabalhar em um extenso banco de dados genético feito a partir de amostras de bactérias humanas, a equipe do laboratório identificou um conjunto de genes de bactérias que são comutadas de maneira coordenada para guiar a produção de moléculas que são biologicamente ativas em humanos.
 
O programa de tradução de linguagem - algoritmo matemático que a equipe de Fischbach desenvolveu, chamado ClusterFinder - utiliza princípios de aprendizagem de máquinas para desenhar conclusões de novos dados, baseado em o que já se sabe - nesse caso, relações entre conjunto de genes no solo e espécies de bactérias marinhas previamente identificadas e as moléculas que elas produzem.
 
Usando o ClusterFinder, a equipe de Fischbach pela primeira vez analisou sistematicamente os genomas de espécies microbioma e dados sobre a atividade de genes de amostras humanas para identificar 3.118 grupos distintos de genes de bactérias que são encontradas em vários locais do corpo humano. O gene agrupa sua equipe identificada no código das enzimas que servem como fábricas moleculares para produzir moléculas específicas de remédios do tipo que se encaixam em classes conhecidas de produtos farmacêuticos.
 
- Precisamos saber o que essas moléculas são e o que eles estão fazendo - disse Fischbach. - Isso poderia representar um conjunto de moléculas com muitos candidatos tentadores para a terapia medicamentosa.
 
O Globo

Tirar cera de ouvido aumenta risco de infecções no órgão

Tentativas de remover a cera de forma excessiva causam um
 trauma na pele do ouvido, levando à dor
Ela é uma proteção natural contra os micro-organismos
 
Por Dra. Samanta Dall'Agnese
 
Primeiro vamos falar sobre a importância da cera.  A cera (ou cerume) é produzida por glândulas da pele da porção mais externa do canal auditivo. A cera é formada pela secreção das glândulas, que é rica em gordura e descamação de pele, possuindo várias funções. Por ser oleosa, ela impede o ressecamento da pele do conduto auditivo e funciona como uma barreira de proteção, que filtra impurezas e corpos estranhos. Também possui ação antibacteriana e antifúngica. 

Quando a cera é produzida, ela segue um trajeto no canal auditivo até sua saída. Quando mastigamos e falamos, a mandíbula se move e carrega a cera para fora do canal auditivo. É somente esta parte que podemos limpar, e não dentro do canal auditivo, pois nosso organismo já se encarrega de eliminar o excesso de cera produzido.
 
Por que não podemos retirar a cera?
Retirar a cera reduz a proteção natural contra microorganismos, aumentando o risco de infecções. As infecções do canal auditivo costumam ser muito dolorosas e precisam de tratamento com antibióticos locais.
 
Além disso, a pele fica extremamente seca, o que gera sensação de coceira, que por sua vez faz a pessoa manipular ainda mais o canal auditivo. Isso se torna um círculo vicioso, com muita irritação no local e eventualmente infecção (otite).

Tentativas de remover a cera de forma excessiva causam um trauma na pele do ouvido, levando à dor. Além disso, o ato pode empurrar a cera para dentro do ouvido, obstruindo o canal e dando a sensação de surdez. Neste caso, em geral é necessária a retirada pelo médico, por meio de lavagem ou aspiração. Se o cotonete for introduzido até o fundo do canal do ouvido, pode chegar à membrana timpânica, podendo até perfurá-la e levar a uma perda auditiva.
 
Aposente o cotonete
Recomenda-se usar apenas toalha para secar após o banho. O uso de cotonete não é recomendado, pois a haste acaba sendo introduzida dentro do canal auditivo com frequência.

O intervalo de tempo em que essa limpeza precisa ser feita depende de cada pessoa, não existe uma regra.  Na verdade, pelo fato de nosso ouvido ser "auto-limpante", quanto menos limpeza, melhor. Se já for um hábito, devemos tomar o cuidado de só limpar externamente.
 
Minha Vida

Ginseng melhora a saúde do coração e do cérebro

Getty Images: O ginseng é bom para a saúde do coração
Planta tem ação anti-inflamatória e reduz o estresse e a fadiga
 
O ginseng é uma planta cultivada no oriente cuja raiz é a parte mais consumida. Existem vários subtipos desta planta, sendo que o principal é o panax ginseng. Ela é boa para a saúde do coração, o cérebro, tem ação anti-inflamatória, diminui o estresse e reduz a fadiga. 
 
Principais nutrientes do ginseng
O ginseng conta com vitaminas B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajuda o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. A vitamina B12, importante para a formação das células vermelhas do sangue e desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso, também está presente no ginseng. 
 
A planta, tanto a raiz quanto o caule, também possui ferro, que previne anemia, cobalto, magnésio, necessário para a constituição e bom funcionamento dos neurotransmissores manganês, que tem ação antioxidante e cobre, que ajuda na absorção do ferro. 
 
Apesar de ter todos esses nutrientes, o ginseng realmente se destaca pela presença de saponinas que contam com um forte efeito anti-inflamatório, isto porque elas diminuem as chamadas citocinas pró-inflamatórias, bloqueando parte de sua ação que causa inflamação. 
 
Benefícios comprovados do ginseng
 
Bom para o coração: O ginseng é benéfico para o coração de diversas formas. Sua ação anti-inflamatória previne a aterosclerose, distúrbio que ocorre quando há o acúmulo de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias que formam placas. Além disso, a planta proporciona a dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue chegue mais facilmente ao cérebro.

Alguns estudos ainda apontam que o ginseng ajuda a diminuir os níveis de colesterol, isto porque ele faz com que uma parte maior do colesterol seja absorvida pela bile. A planta também ajuda a elevar o colesterol bom, HDL. 
 
Bom para o cérebro: Como o ginseng ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, ele faz com que mais sangue chegue ao cérebro, o que pode até melhorar a concentração. Além disso, a planta diminui as inflamações dos neurônios, evitando assim a degeneração cerebral e doenças como o Parkinson e o Alzheimer. 
 
Ação anti-inflamatória: Existem dois tipos de inflamação no nosso organismo, uma delas é aquela em decorrência de traumas. Já a outra que acontece devido à produção de citocinas pró-inflamatórias, que acontece em casos de diabetes e obesidade, por exemplo. O ginseng age combatendo está última inflamação. 
 
Diminui o estresse: O ginseng age sobre a glândula suprarrenal que estimula a produzir o cortisol, principal hormônio do estresse. 
 
Reduz a fadiga: O ginseng reduz a fadiga ao estimular o sistema nervoso central, regulando ou aumentando as funções cerebrais. 
 
Benefícios em estudo do ginseng
 
Bom para pacientes com câncer: Alguns estudos preliminares realizados em animais observou que em casos de câncer, o consumo de ginseng melhora a qualidade do sono e o apetite do paciente. 
 
Como consumir o ginseng
Apesar do caule também conter saponinas, a parte do ginseng que normalmente é ingerida é a raiz. Ela pode ser consumida nas formas de pó, extrato, capsula e tintura. O pó pode ser adicionado em sucos, sopas e em outros alimentos. 
 
Contraindicações
Como o ginseng interage com medicamentos antidepressivos, anticoagulantes e para ansiedade, pessoas que ingerem qualquer um desses remédios deve evitar o consumo da planta. Hemofílicos, crianças, gestantes e lactantes também devem evitar o consumo de ginseng. Pessoas que irão fazer uma cirurgia devem suspender o consumo de ginseng uma semana antes do procedimento e três dias após. 
 
Efeito colateral
Caso seja consumido por um período superior a oito semanas, o ginseng pode alterar a pressão arterial e interferir na coagulação. 
 
Quantidade recomendada
A quantidade recomendada de pó de ginseng é entre cinco e dez gramas. Quem for ingerir a raiz em si, deve ficar entre um e dois gramas. Não consuma o ginseng por mais de oito semanas seguintes. 
 
Riscos do consumo excessivo
O consumo excessivo de ginseng pode causar uma série de complicações como causar nervosismo, hipertensão, erupção na pele, insônia, diarreia, diminuir prejudicar o sistema imunológico e interferir na coagulação sanguínea. 
 
Fontes consultadas:
- Nutrólogo Roberto Navarro
 
- Nutrólogo e homeopata Silvio Laganá de Andrade, diretor da Clínica Aspin  
 
Minha Vida

Pessoas que ouvem que estão gordas acabam comendo mais

Especialistas acreditam que pessoas que se sentem envergonhadas pelo próprio peso comem como forma de consolo
 
Pode até ser um conselho de amigo, mas falar para uma pessoa que ela está gorda apenas a faz comer mais, dizem os especialistas. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
 
Aqueles que são obrigados a se sentir envergonhados sobre o próprio peso são até seis vezes mais propensos a se tornarem obesos, diz um novo estudo da University College London.
 
Os pesquisadores acreditam que ser criticado neste sentido faz com que a pessoa que já está sensível coma como consolo. O medo e a ridicularização, inclusive, faz com que as pessoas evitem se exercitar.
 
A autora principal do estudo, Sarah Jackson, pede que os médicos evitem usar a palavra “gordo” sempre que possível, e a substitua por “acima do peso” ou “obeso”.
 
O levantamento envolveu quase 3 mil homens e mulheres ingleses com 50 anos ou mais, que foram pesados duas vezes, com quatro anos de intervalo.
 
Eles também foram questionados se já foram discriminados por conta do peso, tratados com desrespeito, incluindo piadas, recebendo mau atendimento em lojas, restaurantes e hospitais.
 
Cerca de 5% disseram que foram tratados de forma diferente por conta da forma física, sendo que o percentual subiu para 36% entre os que estavam ainda mais acima do peso.
 
O estudo, publicado no Journal Obesity, mostra que aqueles que foram vítimas de constrangimento pela gordura engordaram cerca de um quilo ao longo do estudo, mas são seis vezes mais propensos a se tornarem obesos.
 
Em contrapartida, aqueles que não foram criticados ficaram mais magros. “Nossos resultados mostram que a discriminação por conta do peso não leva ao emagrecimento, e pode até agravar o ganho de peso”, disse a autora.
 
A resposta do estresse pela discriminação pode aumentar o apetite, especialmente por alimentos pouco saudáveis.
 
E o comportamento também pode fazer com que as pessoas se sintam menos confiantes em apostar em uma atividade física. “As pessoas não se sentem confortáveis indo para a academia se acharem que estão sendo julgadas”, completa Sarah.
 
Terra

Aprenda receitas de sucos que deixam os dentes mais brancos

O morango tem ácido málico, que funciona como um agente
 branqueador natural. Para algumas pessoas, esse efeito é tão
significativo que há quem prefira amassar o morango e aplicar
 direto nos dentes
Com ingredientes certos, é possível clarear o sorriso, basta anotar as receitas indicadas pela nutricionista Larissa Pimentel
 
A procura por tratamentos estéticos que deixam os dentes mais brancos aumenta 15% a cada ano, segundo a Academia Americana de Odontologia Cosmética. Porém, os clareamentos dentais ainda são procedimentos caros, que acabam limitando o número de pacientes que têm acesso a eles.  
 
A parte boa é que soluções caseiras podem ajudar a deixar a aparência dos dentes mais branca.
 
Suco de morango
O suco de morango é um grande aliado de quem quer clarear os dentes, pois a fruta tem ácido málico, que funciona como um agente branqueador natural.

“Para algumas pessoas, esse efeito é tão significativo, que há quem prefira amassar o morango e aplicar direto nos dentes”, diz a nutricionista Larissa Pimentel. 
 
Suco de limão
Devido a sua acidez, o limão é uma das frutas mais indicada para restaurar o branco dos dentes. Ele ainda ajuda a reduzir o tártaro e a manter o hálito fresco.
 
“Mas é preciso cuidado, ingerido em excesso, sua acidez pode desmineralizar o esmalte do dente e causar sensibilidade”, diz a cirurgiã-dentista Mayara Petros Lima. Uma dica é juntar o limão e o morango em um único suco. Corte uma caixa de morangos lavados, coloque uma pitada de açúcar e reserve na geladeira por duas horas.
 
Depois bata essa mistura com 1 xícara de chá de água bem gelada e 1 colher de sopa de suco de limão. Adoce com mel. “Vale lembrar que o açúcar é o inimigo número um dos dentes, então não exagere na quantidade”, diz a nutricionista. 
 
Suco de casca de laranja
A mesma teoria de que o ácido cítrico presente no limão ajuda a clarear os dentes, serve para a laranja. “A casca de laranja causa uma discreta limpeza dental que acontece porque muitas pessoas a usam esfregando nos dentes. Esse atrito acaba removendo a sujeira e a placa bacteriana dando a sensação de que o dente ficou mais branco”. Para fazer esse suco, basta descascar cinco laranjas, deixando o mínimo da parte branca e fervê-las em dois litros de água por trinta minutos. Após esse período, coe e deixe esfriar. Ao fim, adoce a gosto com mel. “É mais gostoso tomá-lo gelado”, diz a nutricionista. 
 
Suco de brócolis e espinafre
Os brócolis e o espinafre contêm compostos minerais que formam uma película sobre a superfície dos dentes, o que impede que alimentos com pigmentos capazes de manchá-los (como vinhos, café, chás, condimentos e refrigerantes), se aproximem deles. Por isso, optar por um suco gelado com esses dois ingredientes também pode ajudar a manter seus dentes mais brancos. “Pegue 150g de brócolis, 150g de espinafre, duas maçãs e bata tudo no liquidificador. Às vezes é necessário acrescentar um pouco de água para facilitar o processamento. Depois é só coar e beber”, diz Larissa. 
 
Terra

Médicos lançam site sobre sintomas, tratamentos e prevenção do câncer

Foto: Divulgação
Médicos Drauzio Varella, Fernando Cotait Maluf e
Antonio Carlos Buzaid em lançamento do livro Vencer
 o Câncer
Página reúne informações sobre mais de 20 tipos de câncer. Site foi criado para ser fonte de informação confiável sobre câncer na rede
 
Foi com o objetivo de criar uma fonte confiável de informações sobre câncer para a população geral que os médicos Fernando Cotait Maluf, Antonio Carlos Buzaid e Drauzio Varella se uniram para desenvolver o projeto “Vencer o câncer”. A parceria resultou em um livro e em um site, onde o leitor pode acessar textos, vídeos e ilustrações em linguagem simples e clara sobre sintomas, tratamentos e formas de prevenção.
 
De acordo com Buzaid, uma das motivações para o projeto foi constatar que muitas pessoas buscam informações sobre câncer em fontes não confiáveis na internet, o que pode leva-las a tomar decisões erradas sobre sua doença ou a passar por um sofrimento desnecessário.
 
“Isso é muito comum porque a internet não tem filtro e nem sempre quem escreve é um especialista”, completa Maluf. “O contato com informações erradas pode trazer angústia, depressão e abandono do tratamento com prejuízo do prognóstico.”
 
Drauzio Varella acrescenta que o excesso de informações sobre câncer disponíveis na rede deixa os pacientes confusos e inseguros. “O que acontece com as pessoas que têm câncer é que elas recebem uma quantidade absurda de informações. Os doentes ficam completamente perdidos. O risco é exatamente esse: a informação que não passa por nenhum crivo e que cai na rede se espalha feito um vírus.”
 
No site "Vencer o câncer", o internauta pode acessar informações sobre mais de 20 tipos de câncer.
 
Para cada um, constam as informações sobre quais são os fatores de risco, as formas de prevenção, como se manifestam os sintomas, como é feito o diagnóstico, se há risco de recaída e no que consiste o tratamento.
 
A ideia, segundo Maluf, é que não só o paciente com câncer e seus familiares tenham uma fonte confiável para se informar, mas também a população saudável possa se orientar sobre as formas de se prevenir. “O site foi desenhado para ser uma fonte de informação para pessoas saudáveis diminuírem o risco de câncer. A ideia é democratizar informação de alta qualidade de especialistas na área”, observa o oncologista.
 
Site Vencer o Câncer traz informações sobre mais de 20 tipos de câncer (Foto: Reprodução/Vencer o Câncer)
Site Vencer o Câncer traz informações sobre mais de 20 tipos de câncer (Foto: Reprodução/Vencer o Câncer)
 
Buzaid conta que o projeto começou a ser desenvolvido em 2010. Os textos foram escritos por ele e por Maluf. “Drauzio, que é mestre das palavras, fez a grande obra de transpor o texto para um linguajar bem mais acessível.”
 
O próximos passo do projeto, segundo Maluf, é passar a contar com profissionais da saúde voluntários e até advogados para esclarecer dúvidas dos internautas relacionadas a câncer.
 
Para Drauzio, o projeto reflete uma mudança no perfil do paciente com câncer. Se no passado os pacientes não queriam conhecer a verdade sobre o câncer e encaravam a doença quase como uma sentença de morte, hoje, com o aumento das opções de tratamento, as pessoas querem saber tudo sobre o tema. “Com o acesso à informação, todos querem ter certeza de que estão fazendo o melhor tratamento”, diz.
 
G1

Concurso Secretaria de Saúde de Pernambuco

Foipublicado no Diário Oficial do Estado  o edital do concurso público para a contratação de 1.905 profissionais de saúde em Pernambuco. As vagas são para hospitais da rede estadual de saúde, sendo 11 na Região Metropolitana do Recife e dez no interior. A seleção será organizada pela Iaupe/Conupe.

Do total de vagas, 821 são para o cargo de analista em saúde, divididos nas funções de assistente social (43 vagas); biomédico (13 vagas); cirurgião-dentista (24 vagas); cirurgião-dentista com especialidade em cirurgia buco-maxilo-facial (4 vagas); enfermeiro assistencial (253 vagas); enfermeiro obstetra (77 vagas); enfermeiro uteísta (56 vagas); farmacêutico diarista (41 vagas); farmacêutico (59 vagas); fisioterapeuta motor (18 vagas); fisioterapeuta respiratório (38 vagas); fonoaudiólogo (42 vagas); nutricionista (66 vagas); psicólogo (53 vagas); e terapeuta ocupacional (34 vagas).

As outras 1.084 são para o cargo de assistente em saúde. Todas as vagas são para profissionais plantonistas, exceto o cargo de analista em saúde função farmacêutico diarista. Os profissionais de enfermagem e fisioterapia serão lotados por área de especialidade.

Os cargos de analista em saúde receberão um vencimento de R$ 1.518,38, com gratificação de plantão no valor de R$ 798,60. As exceções são os cargos de analista em saúde na função de cirurgião-dentista com especialidade em cirurgia buco-maxilo-facial, que terá vencimento de R$ 4.599,02, com gratificação de plantão de R$ 2.915,72; e de analista de saúde função cirurgião-dentista, que receberá gratificação de plantão no valor de R$ 2.134,00. Já os assistentes em saúde receberão vencimentos de R$ 724,13, com gratificação de plantão de R$ 261,35.

As vagas serão preenchidas por Gerências Regionais de Saúde (Geres). Assim, no ato da inscrição, o profissional já poderá escolher a região do estado em que irá atuar. O maior número de vagas será para a I Geres, com sede no Recife (1.078), que conta com os hospitais Barão de Lucena, Restauração, Agamenon Magalhães, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas; Geral de Areias; Correia Picanço; Ulysses Pernambucano; Policlínica Jaboatão, em Jaboatão dos Guararapes; Alcides Codeceira, em Igarassu; e Sanatório Padre Manoel, em Paulista.

Os profissionais serão lotados ainda no Hospital Regional José Fernandes Salsa, em Limoeiro (II Geres); Hospital Colônia Vicente Gomes de Matos, em Barreiros (III Geres); Hospital Jesus Nazareno e Hospital Regional do Agreste, em Caruaru (IV Geres); Hospital Dom Moura, em Garanhuns (V Geres); Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde (VI Geres); Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro (VII Geres); Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira (X Geres); Hospital Prof. Agamenon Magalhães, em Serra Talhada (XI Geres), e Hospital Belarmino Correia, em Goiana (XII Geres).

Fonte: www.concursos.com.br

Concurso Secretaria de Saúde de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais lançou o edital para concurso público com 1.746 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários iniciais variam de R$ 954,55 a R$ 3,3 mil. As inscrições começam em 22 de setembro. As provas serão no dia 7 de dezembro.

 Os cargos da carreira de Auditor Assistencial Estadual do Sistema Único de Saúde são para as graduações de medicina, enfermagem, odontologia e outros na área de saúde, além de ciências gerenciais e direito. A remuneração inicial é de R$ 3,3 mil.

Os cargos para técnico de gestão da saúde podem ser concorridos por candidatos com curso de ensino médio ou nível médio/técnico, concluído em instituição de ensino legalmente reconhecida pelos sistemas federal ou estadual de ensino. As áreas são administrativa, patologia clínica, contabilidade e edificações.

A remuneração inicial é de R$ 954,55.

Já os de especialista em políticas e gestão da saúde estão divididos por áreas e são voltados para profissionais na área de farmácia, arquitetura, engenharia, comunicação social, direito, gestão (diversas formações, como administração, ciências contábeis, economia, tecnologia em redes de computadores, secretariado executivo e letras, medicina veterinária, farmácia, enfermagem, odontologia, serviço social, psicologia e bacharelado em ciências biológicas. A remuneração inicial é de R$2.292,10.
As inscrições começam no dia 22 de setembro e vão até 26 de outubro. A taxa é de R$ 42 (cargo de técnico) e de R$ 53 (cargo de especialista).

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Umuarama - PR

A Prefeitura de Umuarama, no noroeste do Paraná, lançou edital de um concurso público com 146 vagas, nesta quarta-feira (13). Há cargos para todos os níveis de escolaridade, em diversas áreas de atuação.
 
As inscrições podem ser feitas do dia 21 de agosto até 29 de setembro, exclusivamente pela internet.

Quem não tem acesso à internet pode ir até o Centro Cultural Vera Schubert (ao lado da Prefeitura), onde computadores estarão disponíveis para a inscrição, das 9h às 11h e das 14h às 16h. As taxas variam de R$ 40 a R$ 100.

Os salários vão de R$ 892,68 (auxiliar de serviços gerais) a R$ 3.706,41 (médico), com carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais, conforme o cargo. O concurso, segundo a prefeitura, tem validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

As provas estão marcadas para o dia 12 de outubro, no campus da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama. O edital completo, com os detalhes e o cronograma do concurso, está no site da organizadora.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Paraty (RJ)

A Prefeitura de Paraty (RJ) divulgou edital de processo seletivo simplificado para 90 vagas de nível fundamental. O salário é de R$ 1.014.

São 60 vagas para agente comunitário de saúde e 30 para agente de endemias. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas de 9 a 15 de setembro na sede da secretaria de saúde, localizada na Alameda Princesa Isabel, s/nº, das 9h às 19h. Não há cobrança de taxa de inscrição.

A seleção será feita por meio de prova objetiva, análise de títulos e entrevista.

A prova objetiva será aplicada no dia 20 de setembro no Colégio Cembra, localizado na Rua Marechal Deodoro, no centro histórico da cidade.

O processo seletivo terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Natal - RN

O Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou o edital do concurso público para os cargos de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias, visando preencher as vagas existentes no quadro permanente da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Natal. São oferecidas 596 vagas para os dois cargos e o salário é de R$ 1.027,21.

De acordo com o edital, a seleção compreende duas etapas. A primeira será a realização de provas de conhecimentos básicos e específicos, e a segunda consistirá o teste de capacitação física.

As inscrições devem ser feitas por meio do envio eletrônico do formulário de inscrição disponível no site da Comperve. O candidato deve enviar uma foto recente, tamanho 3×4, em arquivo digital formato “JPEG”. Após o registro, deve ainda imprimir a guia de recolhimento da união (GRU) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50.

O local de realização das provas será divulgado no site da Comperve, a partir do dia 16 de setembro, e a prova será aplicada no dia 21 de setembro, às 9h. A duração máxima é de três horas, com exceção feita ao candidato portador de necessidades educacionais especiais que terá uma hora a mais.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Formosa - DF

A Prefeitura de Formosa, cidade goiana do Entorno do Distrito Federal, abre nesta segunda-feira (11) as inscrições para o concurso público para 579 vagas para provimento imediato e 1.737 vagas para formação de cadastro de reserva em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior.

As vagas são na Secretaria Municipal de Educação. Os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 1.654,55. O edital do concurso pode ser conferido no site do Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (Ibeg).

As inscrições vão até o próximo dia 14 de setembro e podem ser feitas no site. As taxas variam entre R$ 32 e R$ 55, de acordo com cada função.

As vagas de nível fundamental são para agente de serviço de alimentação e higiene. Já os cargos de níveis médio e técnico são para a área de serviços administrativos. Os postos de nível superior são para professores de diversas áreas como educação infantil, português, matemática, história, geografia, libras, dentre outros.

As provas discursivas e objetivas estão previstas para ocorrer no dia 16 de novembro. Os resultados do concurso serão publicados a partir de 5 de dezembro no site da Prefeitura de Formosa, do Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (Ibeg) e no Diário Oficial do Estado de Goiás.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Itapevi (SP)

A Prefeitura de Itapevi (SP) abriu concurso público para 143 vagas em cargos de nível médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 12,67 por hora-aula a R$ 5.951,26.

Os cargos de nível superior são para analista do Executivo nas especialidades de arquitetura e urbanismo, contabilidade e controladoria, engenharia civil, especialidades odontológicas, farmácia e bioquímica, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicológica clínica, terapia ocupacional e veterinária, fiscal – fiscalização de tributos, especialista em saúde nas especialidades médicas de endocrinologia, nefrologia, neurologia, pneumologia adulta e infantil, psiquiatria, ultrassonografia e urgência e emergência, e professor de educação básica II nas especialidades de artes, inglês e educação física.

As vagas de nível médio/técnico são para agente comunitário de saúde, técnico em saúde nas especialidades de controle de endemias, dispensação de medicamentos e auxiliar de saúde bucal e professor de educação básica I.

Além do salário, os profissionais vão receber auxílio transporte de R$ 150 e auxílio alimentação de R$ 200.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.shdias.com.br até 22 de setembro. A taxa varia de R$ 35 a R$ 70.

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, que será aplicada no dia 19 de outubro. Ainda haverá avaliação de títulos para os professores.

O concurso terá a validade de 1 ano e poderá ser prorrogado por igual período.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Guapimirim (RJ)

A Prefeitura de Guapimirim (RJ) abriu concurso público para 344 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 850 a R$ 6.500.

Os cargos de nível superior são para advogado, arquiteto, assistente social, bibliotecário, biólogo, contador, enfermeiro, enfermeiro plantonista, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro florestal, fisioterapeuta, gestor ambiental, médico nas funções de anestesista plantonista, angiologista, cardiologista, cirurgião geral, clínico geral, dermatologista, endocrinologista, gineco-obstetra, gineco-obstetra plantonista, neurologista, oftalmologista, ortopedista, ortopedista plantonista, otorrinolaringologista, pediatra, plantonista (fim de semana), pneumologista, psiquiatra, socorrista geral plantonista, socorrista pediatra e veterinário, nutricionista, odontólogo, orientador pedagógico, professor I nas disciplinas de educação física, ciências, educação artística, ensino religioso, geografia, história, inglês, língua portuguesa e matemática, psicólogo, químico, sanitarista e supervisor educacional.

As vagas de nível médio são para agente de defesa civil, auxiliar de secretaria, fiscal ambiental, fiscal cadastrador, fiscal de obras, fiscal de posturas, fiscal sanitarista, fiscal tributário, guarda ambiental, guarda municipal, guia florestal, professor II, técnico ambiental, técnico florestal e topógrafo/agrimensor.

As inscrições devem ser feitas até 30 de setembro pelo site www.ibap-rj.org.br. A taxa é de R$ 75 para nível médio e R$ 100 para nível superior.

A seleção será feita por meio de prova objetiva. Ainda haverá prova de redação e avaliação de títulos para os cargos de professor I e II, orientador pedagógico e supervisor educacional, análise de peça jurídica para advogado e avaliação física/teste de aptidão física para guarda municipal, guarda ambiental, guia florestal e agente de defesa civil.

As provas serão aplicadas no dia 26 de outubro.

O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Fonte: www.concursos.com.br

Hospital e Maternidade do Sertão Central - CE

O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) anunciou edital de concurso público para contratação de 1.640 profissionais de níveis fundamental, médio e superior para prestação de serviço no Hospital e Maternidade do Sertão Central, que será inaugurado em Quixeramobim, no interior do Ceará. Os salários podem chegar a R$ 8.264,65, com carga horária de 40 horas semanais.

Os interessados devem se inscrever pela internet até 21 de setembro. As inscrições custam R$ 40 para candidatos de nível fundamental; R$ 60 para os de nível médio e R$ 120 para os candidatos com nível superior.

As provas serão realizadas em 19 de outubro em Quixeramobim, Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, em local e horário a ser divulgado no cartão do candidato. O cartão será entregue após o período de inscrições. O local e horário também será divulgado pela internet.

 No nível fundamental, há vagas para auxiliar de manutenção, porteiro, conferencista e expedidor de roupa. Para nível médio, há vagas de auxiliar de farmácia, ascensorista, auxiliar administrativo, copeiro hospitalar, eletricista, recepcionista, telefonista, motorista.

Entre os cargos com vagas para candidatos de nível superior estão anestesiologista, cirurgia geral, cirurgia vascular, clinica médica, cirurgião dentista, enfermeiro, enfermeiro segurança do trabalho, farmacêutico, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicologia hospitalar, terapeuta ocupacional, analista de RH, assistente administrativo, engenheiro clínico, engenheiro segurança do trabalho e tecnólogo em construção civil.

O processo de seleção do concurso tem validade de dois anos e pode ser prorrogado por mais dois anos.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Apodi - RN lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Apodi, no estado do Rio Grande do Norte, tornou público o edital de processo seletivo nº 003/2014, para contratar 68 profissionais,  e formar cadastro de reservas, para profissionais de níveis médio/ técnico e superior.
 
Os candidatos contratados farão jus às remunerações que vão de R$ 788,06 a R$ 8.000,00, por carga horária de 30 ou 40 horas semanal de acordo com o cargo pretendido.
 
As vagas previstas são para os cargos de enfermeiro, técnico de saúde bucal, cirurgião dentista, farmacêutico, digitador, médico e técnico de enfermagem, médico, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro de 2014, na Secretaria de Saúde, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, n° 117 – Centro, Apodi-RN, das 8h às 13h.
 
O valor da taxa de inscrição para candidatos a cargos de nível médio/técnico é de R$ 50,00 e para nível superior é de R$ 80,00.
 
O pagamento da taxa deverá ser feito por depósito (identificado) em conta: 30615-0 Agência: 0892-3 – Banco do Brasil – S.A - 001.
 
Os candidatos serão avaliados por análise de currículo e entrevistas.
 
O currículo com as cópias dos títulos devem ser entregues no ato da inscrição e os resultados da avaliação será divulgado no quadro de avisos da Prefeitura de Apodi e no site www.prefeituradeapodi.com.br.
 
A entrevista está prevista para os dias 18 e 19 de setembro de 2014 para nível superior e 22 e 23 de setembro de 2014, para nível médio, das 8h às 12h e às 14 às 17h.
 
O certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais 6 meses.

Prefeitura de Valinhos - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Valinhos, no estado de São Paulo, abriu processo seletivo que visa preencher 6 vagas para o cargo de agente sanitário e uma outra para supervisor de campo de saúde. As inscrições seguem abertas até o dia 12 de setembro de 2014.
 
O nível de escolaridade mínimo para o primeiro cargo é de agente sanitário é o ensino fundamental completo. Já para preencher os requisitos do cargo de supervisor de campo, é exigido ensino médio completo. Em ambas as vagas é necessário ainda ter noções de informática.
 
O salário base é de R$ 1.086,00 para o emprego de Agente Sanitário e de R$ 1.414,10 para o emprego de Supervisor de Campo. A este salário base será acrescido o adicional estímulo ao aperfeiçoamento técnico de 10% quando o candidato possuir ensino médio completo ou de 20% quando o candidato possuir ensino superior completo. Nos dois casos, é necessária a comprovação. A carga horária é de 40 horas semanais.
 
As inscrições devem ser feitas dentro do prazo informado CETS (Centro de Estudo e Treinamento em Saúde), das 9 às 14 horas, localizado na Rua Bahia, sem número, no bairro Vila Santana. A taxa de inscrição custa R$ 10,00.

O processo seletivo tem validade de até 06 meses, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde.

O edital sobre o processo de seleção foi publicado na imprensa oficial do município na sexta-feira, dia 29, e também pode ser acessado por meio do site www.valinhos.sp.gov.br.

Prefeitura de Machadinho d'Oeste - RO abre vagas em seletivo

A Prefeitura de Machadinho d'Oeste, no Estado de Rondônia, publicou edital  de processo seletivo nº. 001/2014, destinado ao preenchimento de 09 vagas para profissionais de nível superior. Os salários podem chegar a R$ 6.000,00, com carga horária de 40 horas semanais.
 
Cargos
Farmacêutico, Bioquímico e Médico (Clínico Geral, Anestesiologista e Ortopedista).
 
Inscrições e seleção
Os interessados devem se inscrever gratuitamente no período compreendido entre às 00:01 do dia 12 até às 23:59 do dia 18 de setembro de 2014, devendo ser enviado no e-mail: seletivomdo14@outlook.com ou de forma presencial, pessoalmente ou por procurador, durante o expediente de atendimento, das 07h:00min às 13h:00min, na mesma data anteriormente descrita, devendo o candidato dirigir-se ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento – SEMUSA, situado na Avenida Getúlio Vargas, nº 2.199, Centro, Machadinho D’Oeste/RO.

O certame consistirá na avaliação de curriculum vitae, que analisará a formação escolar e profissional do candidato para o trabalho que irá executar.
 
O resultado final após o julgamento dos recursos, será homologado pelo Excelentíssimo Senhor Prefeito de Machadinho D’Oeste e publicado por meio de edital que será afixado no átrio Oficial da Prefeitura de Machadinho D’Oeste, na SEMUSA, no Diário Oficial da Associação Rondoniense dos Municípios – AROM e em outros meios de comunicação, a partir do dia 25 de setembro de 2014.

Validade
A validade do processo seletivo será de 06 meses, podendo ser prorrogável por igual período uma única vez, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado final, devendo a Administração, até o término da vigência dos contratos oriundos deste processo seletivo simplificado realizar concurso público para o efetivo preenchimento das vagas ora ofertadas.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, edição de 11 de setembro de 2014.

Prefeitura de Poço Branco - RN promove processo seletivo

A Prefeitura de Poço Branco, no estado do Rio Grande do Norte, comunica que através de suas secretarias municipais, estará promovendo processo seletivo, regido pelas normas estabelecidas no edital 01/2014.
 
O certame tem o objetivo de ocupar vagas e formar cadastro de reservas no quadro pessoal da rede municipal de Saúde, Educação, Assistência Social e Infraestrutura, admitido em caráter temporário.
 
As inscrições serão aceitas até 12 de setembro de 2014, no centro administrativo, sito na Av. Manoel Rodrigues da Silva, 156, Centro Poço Branco/RN, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro - SE lança processo seletivo

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe, lançou o edital nº 02/2014 referente ao processo seletivo que resultará na contratação de 91 voluntários para atuar como alfabetizadores, tradutores-intérpretes de libras e coordenadores. O requisito para participar da seleção é ter o nível médio ou superior completo.  
 
Os aprovados receberão bolsa auxílio de R$ 400,00 a R$ 800,00 e atuarão, durante oito meses, no Programa Brasil Alfabetizado - Ministério da Educação/FNDE. A carga horária mínima é de 320 horas/aulas.
 
As inscrições e entregada dos currículos serão realizadas até a próxima segunda feira, 15 de setembro de 2014, com atendimento das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Secretaria Municipal de Educação, setor da Educação de Jovens e Adultos, situado à Rua Manoel Gomes, s/n, sede do município de Nossa Senhora do Socorro, exceto aos finais de semana.
 
A seleção será feita por meio de análise curricular. O resultado será divulgado na data prevista de 22 de setembro de 2014, no endereço eletrônico: www.ansocorro.se.gov.br e no quadro de aviso da Secretaria.
 
O processo seletivo terá validade de oito meses, a contar da data de publicação da homologação do resultado final.

FUNEC - MG publica edital de processo seletivo

No estado de Minas Gerais, a Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC) publicou edital nº 02/2014 de processo seletivo para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da Fundação La Salle, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 14 vagas para níveis médio e superior, por salários de até R$ 1.486,71, em jornada de 20 ou 40 horas semanais.
 
Serão contratados profissionais para as seguintes funções: auxiliar administrativo, advogado, assistente social e psicólogo. També há vagas de estágio para estudantes dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia. 
 
Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br/concursos, até as 16 horas do dia 15 de setembro de 2014. Aos interessados que não dispuserem de acesso a internet, a FUNEC disponibilizará computadores para que os mesmos possam realizar suas inscrições, na Fundação de Ensino de Contagem – FUNEC, situada na Av. João César de Oliveira, nº 2415, Bairro Eldorado, Contagem/MG, no horário das 8h às 17h (exceto feriado ou recesso) de segunda à sexta feira.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível médio: R$ 25,00;
Nível Superior incompleto (Estagiários): R$ 20,00;
Nível superior: R$ 40,00.
 
A seleção dos candidatos será realizada em única etapa, sendo prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente em 28 de setembro de 2014, com início às 9 horas e término às 11 horas, em local a ser divulgado pela FUNEC através do site www.contagem.mg.gov.br/concursos. O gabarito será divulgado no dia posterior à realização da prova objetiva, através do site www.contagem.mg.gov.br/concursos.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da data de homologação do resultado no site www.contagem.mg.gov.br/concursos, podendo ser prorrogado por igual período, se necessário.

Concurso Prefeitura de Centenário do Sul - PR

A Prefeitura de Centenário do Sul, no estado do Paraná, publicou o edital de concurso público nº 001/2014, cujo objetivo é preencher 78 vagas.  Com remunerações que vão de R$ 732,24 a R$ R$ 8.571,06, a iniciativa contempla candidatos de todos os graus de escolaridade.
 
Entre os cargos disponibilizados estão os de advogado, agente administrativo, agente comunitário de saúde, cirurgião dentista, assistente social, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, médico, motorista, técnico em radiologia e outros. A jornada mínima de trabalho é de 12 horas semanal e a máxima não ultrapassa a 40 horas.
 
As inscrições serão aceitas no período de 17 de setembro a 06 outubro de 2014, através dos sites: www.fauel.org.br e www.centenariodosul.pr.gov.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 para nível fundamental, R$ 60,00 nível médio e R$ 80,00 nível superior.
 
Haverá prova objetiva para todos os cargos e os candidatos que forem aprovados na primeira etapa serão submetidos à prova de títulos e prova de prática, de acordo com o cargo pretendido.
 
O exame objetivo está previsto para ser aplicado em 09 de novembro de 2014, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O gabarito com os resultados serão divulgados através dos sites: www.fauel.org.br e www.centenariodosul.pr.gov.br.
 
O certame, que será executado pela FUEL, terá validade pelo período de dois anos, contados a partir da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Funsaúde de São Gabriel do Oeste - MS realiza processo seletivo

A Fundação de Saúde Pública do Município de São Gabriel do Oeste, no estado de Mato Grosso do Sul, publicou edital de processo seletivo n° 001/2014, com a finalidade de preencher vagas em diversos cargos do seu quadro de pessoal. Esta é uma excelente oportunidade para profissionais de níveis fundamental, médio e superior que estão fora do mercado de trabalho.
 
Os contratados vão exercer as seguintes funções: assistente de administração, auxiliar de enfermagem, auxiliar de laboratório, cozinheiro, enfermeiro, médico (cardiologista, clínico I e II, ginecologista, ortopedista, pediatra e plantonista I e II), recepcionista, técnico em enfermagem e técnico em radiologia médica.
 
As inscrições serão realizadas na sede da Fundação de Saúde Pública do Município de São Gabriel do Oeste até 12 de setembro de 2014, no horário compreendido entre as 7h e 11h e das 13h até as 17h. O candidato pode obter outras informações sobre este Processo Seletivo na Fundação de Saúde Pública do Município de São Gabriel do Oeste.
 
O certame consiste em análise curricular eliminatória e classificatória.
 
O resultado em ordem classificatória dos candidatos será divulgado no dia 05 de setembro de 2014, em edital específico, divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul (www.diariomunicipal.com.br/assomasul), no site da Prefeitura de São Gabriel do Oeste (www.saogabriel.ms.gov.br) e no mural de Fundação de Saúde Pública do Município de São Gabriel do Oeste.
 
O certame tem validade até 31 de dezembro de 2014, podendo ser prorrogado por três meses.

SUS terá hospital de traumas na zona oeste de São Paulo

Serviço ocupará prédio do antigo Hospital Panamericano, na zona oeste da capital, e também abrigará a sede do GRAU, grupo de resgates do Estado
 
Terreno do antigo Hospital privado Panamericano, na zona oeste de São Paulo, será readequado para a inauguração de um hospital especializado no atendimento a traumas, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. No total, foram investidos pelo governo do Estado R$ 37,2 milhões somente para a desapropriação do terreno.
 
A previsão é que as obras sejam iniciadas já no primeiro semestre de 2015. A instituição vai operar com a expertise do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e compor a nova rede de hospitais de trauma que será implantada em todo o Estado.
 
Com terreno de 6,2 mil m², o novo hospital terá 9 mil m² de área construída, dividida em oito andares, incluindo o térreo.
 
Além dos atendimentos especializados em trauma, a entidade também abrigará a nova sede do Grau (Grupo de Resgates e Atenção às Urgências e Emergência), “tropa de elite” do resgate médico e atendimento a desastres que integra um sistema composto pelo Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar, acionado através do número 193.
 
Referência para atender a as zonas oeste, central e sul da capital, além das vítimas de traumas de rodovias como Raposo Tavares, Castelo Branco, Bandeirantes, Anhanguera e Régis Bittencourt.
 
“Além de ser um dos principais causas de mortalidade por causas externas nas faixas etárias de um a 29 anos no Estado de São Paulo, os traumas também são responsáveis por muitos casos de incapacidades físicas, temporárias ou permanentes. A proposta do novo serviço é concentrar, em um único hospital, toda a estrutura e equipes altamente especializadas para prestar assistência de primeira linha às vítimas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip, em comunicado.
 
Serviço:
Local do novo Hospital Estadual Especializado em Traumas: rua Vitorino de Carvalho, 78, Vila Madalena, zona oeste da cidade de São Paulo

Saúde Web

Excesso de ômega 3 pode aumentar colesterol


Ao contrário do que se pensa, o excesso desse ácido graxo, em vez de baixar, pode aumentar índice de colesterol ruim
 
Virou moda tomar suplementos de ômega 3 de origem animal – aquela gordura derivada dos peixes de água salgada, principalmente atum, sardinha, salmão e outros dos mares gelados do norte do planeta.
 
De fato, o ômega 3 tem um papel preventivo de manutenção das artérias do corpo, é bom para reduzir o nível colesterol mau (LDL) e de triglicérides, mas o corpo não precisa tanto dele como apregoa a sabedoria popular. Pelo contrário: a ingestão exagerada, conforme mostram alguns estudos, pode fazer com que, em vez de diminuir, aumente o colesterol ruim.
 
Segundo a nutricionista Patrícia Ferraz, mesmo que a pessoa não consuma os peixes mais ricos em ômega 3, duas sopas de óleo de soja ou canola por dia já suprem a necessidade diária do nutriente.
 
Exceção a isso, somente as gestantes. Estudos mostram que a suplementação de ômega 3 é boa para grávidas, já que esse tipo de gordura reduziria as chances de um bebê nascer prematuro. 
 
Por isso, em vez da suplementação de ômega 3, aposte em uma dieta equilibrada. É a melhor receita para uma vida com saúde.
 
iG

13 motivos para rir

Veja curiosidades sobre o riso e seus benefícios
 
Você pode economizar dinheiro — e calorias — se trocar um chocolate por uma boa risada. Isso porque cientistas descobriram que tanto o alimento quanto um sorriso estimulam a mesma região de prazer no cérebro. E mais: rir emagrece.
 
O levantamento foi divulgado pela Association for Psychological Science.
 
Veja 13 motivos — e curiosidades — para sorrir:
 
1. Ao contrário da crença popular, não é uma piada que faz você rir. E sim a interação com a pessoa que faz a brincadeira. De acordo com uma pesquisa, você tem 30 vezes mais chances de rir quando está com alguém do que quando está sozinho.
 
2. O som de "hahaha" em nossas risadas era utilizado pelos nossos ancestrais primatas para tranquilizar uns aos outros em casos que estavam brincando, e não querendo atacar, como poderia parecer.

3. A risada é contagiosa. Uma experiência feita por cientistas provou que o fato de apenas ouvir risadas gravadas por outras pessoas pode provocar acessos de risos.

Efeito do riso lembra o de exercício intenso, sugere pesquisa

 
4. Você sabe qual o número ideal de palavras em uma piada? 103.
 
5. O que nos faz rir é quando nosso cérebro está esperando uma coisa e, em seguida, no espaço de poucas palavras, a expectativa sofre várias transformações na cabeça.

Rir realmente é o melhor remédio, demonstra estudo britânico

 
6. Rindo de 10 a 15 minutos por dia, queimamos de 10 a 40 calorias.
 
7. Os primeiros risos de uma pessoa ocorrem na primeira infância, quando os pais fazem caretas, forçam vozes engraçadas ou brincam de esconde-esconde.

11 benefícios que o riso traz para a sua saúde

 
8. Há preferências regionais para o que nós achamos engraçado. Americanos, por exemplo, gostam de piadas que incluem um sentimento de superioridade. Europeus tendem a rir de piadas sobre temas que provocam ansiedade, como casamento e doenças. Já os britânicos preferem rir por conta de um jogo de palavras engraçado.
 
9. Um adulto ri de 15 a 20 vezes por dia.

Terapia do Riso – Risoterapia

 
10. A área de prazer no cérebro atingida durante uma risada é a mesma que é acionada quando comemos chocolate.
 
11. Pesquisas já relacionaram a risada com aumento na função imunológica, tolerância à dor, a saúde cardiovascular e até mesmo à retenção da memória.
 
12. Uma conversa de 10 minutos com um amigo tem uma média de 5 a 8 crises de riso.
 
13. Mesmo aqueles que não têm muito senso de humor podem colher os benefícios do riso. Como? Forçando uma risada. Um estudo de 2002 revela que forçar-se a rir (ou mesmo apenas para sorrir) pode melhorar o humor. O cérebro humano não é capaz de distinguir o riso espontâneo de riso induzido.
 
Zero Hora

Comer peixes diminui risco de problemas auditivos em mulheres

Chance de perder a audição pode cair em 20%
 
O consumo de duas ou mais porções de peixe por semana, segundo cientistas do Brigham and Women's Hospital, foi associado a um menor risco de perda auditiva em mulheres. A pesquisa foi divulgada na quarta-feira pelo American Journal of Clinical Nutrition.
 
— A perda auditiva adquirida é uma condição crônica de saúde considerada, muitas vezes, incapacitante. Apesar da piora na audição ser frequentemente considerada um fator inevitável do envelhecimento, identificamos novas possibilidades de prevenção ou retardo da perda auditiva adquirida — afirmou Curhan, médico autor do estudo.

Embora as evidências sugiram que uma maior ingestão de ômega 3 e ácidos graxos presentes em peixes pode estar associada a um menor risco de perda auditiva, a informação ainda não foi totalmente confirmada pelos cientistas.

Leia também:

Audição afetada pode impactar desenvolvimento infantil

Maus hábitos e poluição sonora causam perda auditiva precoce

Apenas 40% das pessoas com problemas de audição reconhecem que ouvem mal

Alimentação inadequada pode prejudicar a audição

Os benefícios do consumo de peixe para a saúde das mulheres

As melhores espécies de peixes para a sua saúde

 
No estudo, 65.215 mulheres foram acompanhadas entre 1991 e 2009. Foram identificados 11.606 casos de perda auditiva. Em comparação com as mulheres que raramente consumiam peixes, as que comiam duas ou mais porções do alimento por semana tiveram um risco 20% menor de perder a audição.
 
— O consumo de qualquer tipo de peixe (atum, peixe escuro ou marisco) tende a estar associada com menor risco de perder audição. Estes resultados sugerem que a dieta pode ser importante na prevenção da perda auditiva adquirida — disse Curhan.
 
Zero Hora