Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de setembro de 2014

Três bandas de maçã por dia reduzem em 40% risco de infarto

Comer frutas todo dia pode reduzir o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral em até 40%, afirmam pesquisadores britânicos da Universidade de Oxford

O novo estudo mostra que quanto mais frutas uma pessoa come, menor será o risco, em comparação com a não ingestão.

O máximo benefício obtido no estudo ocorreu com a ingestão de cerca de duas porções e meia, ou aproximadamente 150g de peso. Três bandas de maçã são suficientes.

Os resultados foram obtidos em estudo com 500 mil chineses cuja saúde do coração foi monitorado durante sete anos por pesquisadores de Oxford.

Cientistas do Serviço de Pesquisa Clínica da universidade lembram que as doenças cardiovasculares, incluindo doença isquêmica do coração (DIC) e acidente vascular cerebral, são a principal causa de mortes no mundo. '

Os pesquisadores utilizaram no estudo a ingestão de frutas frescas e obtiveram redução do risco de doença cardiovascular, incluindo DIC e acidente vascular cerebral, principalmente os hemorrágicos.

Portal A Tarde

Novo medicamento seguro que previne o câncer de próstata

Pode estar surgindo um medicamento seguro que previne o câncer de próstata

A finasterida e a dutasterida - 5α-reductase inhibitors (5ARIs) - são conhecidas de longa data, mas não eram prescritas pelo receio quanto a possibilidade de desenvolvimento de tumores agressivos.

Pode estar surgindo um medicamento seguro que previne o câncer de próstata. A finasterida e a dutasterida - 5α-reductase inhibitors (5ARIs) - são conhecidas de longa data, mas não eram prescritas pelo receio quanto a possibilidade de desenvolvimento de tumores agressivos.

O Dr. Cesar Camara, formado em medicina pela USP, com especialização em Cirurgia Geral e Urologia pela mesma instituição, que atua no Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo, comenta: “Novos estudos têm revelado que essas drogas não só não desenvolvem esses tumores agressivos, como diminuem a formação dos tumores menos agressivos. Ou seja, há um efeito de proteção relacionado ao uso do medicamento”.

Homens que tomam inibidores da 5α-redutase (5ARIs) são menos propensos a desenvolver câncer de próstata, sem aumento na taxa de câncer de alto grau ou letal, de acordo com um relatório no JAMA Internal Medicine.

Os pesquisadores analisaram dados prospectivos sobre o diagnóstico de câncer de próstata e os resultados de 38.058 homens do Health Professionals Follow-up Study. Os dados incluem 3.681 casos de câncer de próstata, no qual 289 são cânceres letais, ou seja, metastáticos ou fatais; 456 cânceres de alto grau, soma Gleason (GS) 8-10; 1238 GS 7 tipos de câncer; e 1.600 cancros de baixo grau, GS 2 a 6.

Na análise, os homens que nunca tinham usado 5ARIs tiveram uma incidência global menor de câncer de próstata: taxa de risco (HR) 0,77. A redução foi significativa para GS 7 tipos de câncer, HR 0,67; e câncer de baixo grau, HR 0,74.

Inibidores 5α-Reductase são amplamente utilizados para o tratamento da hiperplasia prostática benigna. Eles também são estudados para o uso na prevenção do câncer de próstata, mas há preocupações sobre um possível aumento de câncer de próstata de alto grau.

Esta ampla análise de dados observacionais não mostra nenhum aumento de alto grau ou câncer de próstata letal entre os homens que tomam 5ARIs. No entanto, há uma redução significativa no risco de cancro da próstata em geral, bem como em baixo grau e GS 7 cancros. Os pesquisadores observam, que o número de pacientes com alto grau ou câncer de próstata letal em nossa corte foi limitada, mas não se pode descartar o risco potencial de dano com o uso 5ARI.

SEGS

Aparelho contra tabagismo é licenciado como remédio

Licenciamento de novo inalador abre caminho para que cigarros eletrônicos também
possam ser prescritos

Novo inalador de nicotina, que se parece com maço de cigarro, poderá ser prescrito a quem deseja parar de fumar

Um inalador de nicotina que se parece muito com um maço de cigarro tornou-se o primeiro produto do tipo a ser licenciado como medicamento no Reino Unido.

Isso permite que o Voke seja prescrito a pacientes que desejam parar de fumar. Ele ainda não está disponível, mas pode vir a ser vendido nos próximos meses.

Uma série de inaladores de nicotina, sprays, adesivos e chicletes já podem ser prescritos, mas este é o primeiro aparelho feito para imitar um cigarro que é licenciado pela Agência Reguladora de Produto Médicos e de Saúde (MHRA, na sigla em inglês).

Segundo a organização Action on Smoking and Health (ASH), isso abre caminho para que cigarros eletrônicos também sejam licenciados nesta categoria de produtos de saúde.

Por enquanto, nenhum cigarro eletrônico foi licenciado como medicamento, apesar de sua crescente popularidade.

Ainda não se sabe o quão seguros eles são, apesar de haver um consenso entre especialistas de que geram menos danos do que fumar tabaco.

Sem cinzas ou fumaça
O novo inalador não produz cinzas ou fumaça e não envolve a combustão ou o aquecimento de alguma substância.

Também não é eletrônico e, por isso, não requer uma bateria para funcionar. O usuário deve apenas inalar seu conteúdo.
Deborah Arnott, diretora da ONG Ash, vê a decisão da MHRA de forma positiva.

“Esta nova alternativa permitirá que fumantes escolham um produto que está dentro dos mais alto padrões regulatórios para medicamentos”, disse ela.

No entanto, uma porta-voz da Associação Europeia de Saúde Pública alertou que estes produtos não podem ofuscar outras medidas de combate ao fumo.

“Apoiamos a regulamentação como medicamento de todos os aparelhos de nicotina, mas a recente publicidade dada a eles pode desviar a atenção de formas mais efetivas de reduzir o número de fumantes, como a padronização de embalagens de cigarros e aumentos de preços.”

G1

Emerson Fittipaldi entra na luta pela saúde do coração

http://www.rjnoticias.com/wp-content/uploads/coracao.jpg Em comemoração ao Dia Mundial do Coração, o Emerson Fittipaldi dará uma palestra no Hospital Bandeirantes dia 18 de setembro, às 08h45

Na ocasião ele falará sobre a importância de manter uma vida e o coração saudável, com base em suas experiências.

Janis Lyn
Rojas Comunicação
(11) 3675-4940 / 3873-6261 /99670-9741

www.rojascomunicacao.com.br

Haiti combate cólera com privada ecológica

Foto: BBC -  As privadas da organização não-governamental
são uma solução barata no combate ao cólera
Projeto de ONG transforma, a partir de bagaço de cana, excrementos em adubo após matar bactérias que provocam doença
 
Uma organização não-governamental está ajudando a combater o cólera no Haiti com uma solução simples e barata: uma privada ecológica.

O equipamento da ONG Soil transforma excrementos humanos em adubo que está sendo usado para produzir alimentos.

O usuário da latrina tem que espalhar bagaço de cana após fazer as suas necessidades.

Os excrementos são recolhidos e levados para uma estação de compostagem na qual, depois de oito meses, viram adubo.
 
Foto: BBC - O usuário da latrina tem que espalhar bagaço de cana após fazer as suas necessidades
  G1

Médicos da China descobrem que mulher de 24 anos não tem cerebelo

Mulher foi a hospital com queixas de náusea, vômito, tontura e desequilíbrio. Cerebelo é importante região do cérebro relacionada aos movimentos


Na imagem da esquerda, exame mostra um vazio no local onde deveria estar o cerebelo; na imagem da esquerda, ilustração mostra estrutura de cérebro: cerebelo está na parte de baixo do órgão (Foto: Feng Yu et al. (esq)/JACOPIN/BSIP (dir))
Foto: Feng Yu et al. (esq)/JACOPIN/BSIP (dir): Na imagem da esquerda, exame da paciente mostra um vazio no local onde deveria estar o cerebelo; na imagem da direita, ilustração mostra estrutura de cérebro: cerebelo está na parte de baixo do órgão
 
Uma mulher de 24 anos foi a um hospital na China com queixas de náusea, vômito, tontura e instabilidade para andar. Os médicos passaram a investigar o cérebro da paciente e o que os exames mostraram surpreendeu a equipe: a mulher não tinha cerebelo. Trata-se de uma importante região do cérebro relacionada ao controle dos movimentos e ao equilíbrio.
 
Um artigo que descreve o achado foi publicado em agosto na revista científica “Brain”. No artigo, os pesquisadores observam que a ausência total de cerebelo é uma condição rara: antes deste caso, ela foi identificada em apenas oito pessoas vivas.
 
A ausência dessa porção cerebral está relacionada a problemas graves de desenvolvimento, segundo os pesquisadores, o que leva a uma alta taxa de mortalidade entre os afetados. A paciente identificada na China é casada e tem uma filha. Diagnosticada com um leve retardo mental, ela só começou a andar por conta própria aos 7 anos e falar de forma inteligível aos 6 anos. Ela nunca frequentou a escola. Ainda assim, ela vive uma vida relativamente normal, o que surpreendeu os médicos.
 
Os pesquisadores afirmam que a maioria dos casos de ausência de cerebelo são detectados em crianças com deficiência mental severa, epilepsia, hidrocefalia ou outras lesões graves do Sistema Nervoso Central (SNC). A ausência total de cerebelo geralmente é identificada no momento da autópsia.

G1

Chocolate e alimentos gordurosos podem piorar a dor de cabeça

Getty Images: Alimentação está diretamente envolvida nos
casos de dor de cabeça
Alteração da alimentação é fundamental para acabar com o problema
 
Entupir-se de remédios nem sempre é a melhor saída para se livrar das dores de cabeça. Uma boa maneira de prevenir o problema, que atinge cerca de 90% da população brasileira, é realizar algumas alterações no cardápio. De acordo com professor titular de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Rubens Gagliardi, a alimentação está diretamente relacionada às crises de dor.
 
Segundo o especialista, é importante descobrir as causas do problemas. Segundo ele, as cefaleias podem ser divididas em dois grandes grupos: primárias e secundárias, sendo o último grupo em geral mais grave, como resultado de enfermidades específicas no sistema nervoso central.
 
― Consideramos como primária quando a dor desencadeada no indivíduo não tem uma causa específica orgânica, ou seja, trata-se de uma resposta do organismo e do cérebro a situações de pressão, preocupação, medo, por exemplo, podendo ocorrer repetidas vezes no dia ou na semana.
 
A enxaqueca, de acordo com Gagliardi, é uma das formas de cefaleia e também se divide em dois tipos principais: com e sem aura.
 
― A forma sem aura, normalmente, é caracterizada por uma dor pulsátil, acompanhada, em geral, por náuseas e vômitos. Além disso, sua periodicidade não é definida. A forma com aura pode se manifestar com diferentes sintomas, como alterações sensitivas, visuais motores, entre outras menos comuns.
 
Segundo Gagliardi, o diagnóstico deve considerar o histórico do paciente, com informações que vão desde sua rotina de atividades, alimentação, características das crises, manifestações concomitantes, achados clínicos e avaliação genética.
 
― Entre os hábitos alimentares, é importante a individualização de cada um. Em geral, deve-se investigar eventual prejuízo das crises com o consumo de chocolate, de bebidas alcoólicas e de produtos gordurosos, potencialmente agravante das crises e, se tal prejuízo for confirmado, esses tipos de alimentos devem ser evitados.
 
Anda tem dúvidas sobre enxaqueca? Assista ao vídeo!
 



 R7

Concurso Prefeitura de Muriaé - MG

A Prefeitura de Muriaé, no estado de Minas Gerais, divulgou edital de concurso público n. 01/2014, com a finalidade de preencher 165 vagas para contratações imediatas  e formar cadastro de reserva em empregos de todos os níveis de formação escolar. Os salários variam de acordo com o cargo e jornada de trabalho, entre R$ 724,00 e R$ 4.474,72.
 
O concurso será realizado por meio do Instituto Nacional de Concurso Público – INCP. Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de deficiência.

Para profissionais de nível fundamental incompleto, há vagas de Auxiliar de Serviços Escolares. Quem concluiu o ensino fundamental pode tentar empregos de Motorista de Veículos Leves e Pesados e Operador de Máquinas Pesadas.

Para nível médio/técnico, as oportunidades são para Agente Tributário, Assistente de Secretaria Escolar, Desenhista/ Cadista, Fiscal de Atividades Urbanas e Meio Ambiente, Fiscal de Obras, Fiscal Sanitário, Técnico Administrativo, Técnico de Enfermagem, Técnico Contábil e Técnico em Informática.

Já para nível superior, a oferta de vagas é para cargos de Professor de Educação Infantil e do 1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental, Professor de Matemática, Professor de Português/Literatura, Professor de Inglês, Professor de Ciências, Professor de História, Professor de Geografia, Professor de Educação Física, Supervisor Pedagógico, Bioquímico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Fiscal Fazendário, Médico Infectologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Veterinário, Nutricionista e Psicólogo.

As inscrições serão realizadas entre os dias 17 de novembro e 17 de dezembro de 2014, através da internet, no site www.incp.org.br, ou de forma presencial, no Grande Hotel Muriahe - sala de cinema, localizado na Praça João Pinheiro, 164 Centro - Muriaé /MG. A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 73,00.

As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 18 de janeiro de 2015, sendo que os locais e horários serão divulgados entre os dias 06 e 07 de janeiro, no cartão de inscrição. Já o gabarito preliminar será divulgado a partir das 18 horas de 21 de janeiro de 2015, e o gabarito final sairá no dia 02 de fevereiro de 2015.

O concurso público do Município de Muriaé terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério da Administração Pública, por igual período.

Prefeitura de Nova Marilândia - MT divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Nova Marilândia, no Estado de Mato Grosso, divulgou edital n° 002/2014 de processo seletivo, para contratação de 89 profissionais em cargos de níveis  fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 2.854,10, por jornada de trabalho 30 ou 40 horas semanais.
 
As chaces são para os cargos de Professor – Pedagogia, Merendeira, Gari, Agente de Serviços Gerais, Odontólogo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente de Licitação/Contratos, Coordenador do Programa ACESSUAS, Técnico de Programas Assistenciais - ACESSUAS, Psicólogo, Trabalhador braçal, Operador de Retroescavadeira Pneu, Agente de Fiscalização Tributária e Motorista.
 
Serão reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais o correspondente a 10%  das vagas, atendendo à legislação pertinente.
 
As inscrições serão recebidas no prédio da prefeitura municipal até 19 de setembro de 2014, no horário das 08h às 11h
 
Documentação necessária:
  • Cópia dos documentos pessoais: CPF, RG, Título de Eleitor;
  • Carteira de reservista, se do sexo masculino;
  • Comprovante de endereço (cópia de conta de água, energia ou telefone, ou ainda, se for o caso, mediante declaração idônea com firma reconhecida, do proprietário do imóvel, ou ainda, cópia de contrato de locação);
  • Cópia do Certificado ou diploma do curso Ensino Superior em Licenciatura (não sendo aceito atestado de conclusão como documento equivalente ao supra mencionado);
  • Para os cargos que requerem ensino médio, Certificado de conclusão ou documento equivalente;
  • Para os cargos que requerem ensino fundamental completo ou incompleto, Certificado ou diploma da instituição ou atestado de conclusão emitido pela autoridade responsável, ou documento equivalente.
A prova objetiva será realizada na data provável de 26 de setembro de 2014, das 08h às 12h,  na Escola Municipal Criança Esperança em  Nova Marilândia – MT.
 
O resultado final com a lista classificatória será divulgado no dia 30 de setembro de 2014, às 08h, afixada no mural da Prefeitura de Nova Marilândia, e Diário Oficial de Publicação da AMM – MT.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado do Mato Grosso, edição de 15 de setembro de 2014.

Prefeitura de São José do Rio Pardo – SP promove processo seletivo

A Prefeitura de São José do Rio Pardo, no estado de São Paulo, tornou público o edital de processo seletivo nº 003/2014, que visa à contratação de 06 profissionais de nível fundamental, mais cadastro de reservas, para o cargo de agente comunitário de saúde.
 
A remuneração prevista para os candidatos contratados é de R$ 1.014,00, em jornadas de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão aceitas até 28 de setembro de 2014, através do site www.consesp.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 22,00.
 
As provas objetivas estão previstas para 12 de outubro de 2014, às 9h, em locais a serem informados antecipadamente.
 
O gabarito oficial está previsto para ser divulgado no site www.consesp.com.br, entre as 13h e às 18h do dia seguinte ao da aplicação da prova e permanecerá pelo prazo de dois dias.
 
O certame, que será executado pela empresa CONSESP, terá validade de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração. 

Concurso Prefeitura de Marcelino Ramos - RS

Sob a organização da empresa Sigma Consultoria, a Prefeitura de Marcelino Ramos, no Estado do Rio Grande do Sul, iniciou as inscrições ao concurso público de edital nº01/2014, para provimento de 10 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, em cargos de todos os níveis de ensino.
 
O concurso visa à admissão de orientador, fisioterapeuta, motorista, servente, agente comunitário de saúde, médico geral, técnico em enfermagem, operador de máquinas, operário especializado, zelador de cemitério e pedreiro, com remunerações que vão de R$ 680,09 a R$ 7.576,15, por jornadas de 40 horas semanais.
 
Os interessados terão até 14 de outubro de 2014 para realizarem inscrições, exclusivamente pelos endereços eletrônicos: www.prefeituramarcelinoramos.com.br e www.sigmaconsultoriasc.com.br, com taxa de R$ 37,83.
 
A classificação será feita por meio de prova objetiva de conhecimentos para todos os inscritos e de prova prática às funções de motorista e operador de máquinas.
 
De acordo com o edital, a aplicação da prova objetiva será em 1º de novembro de 2014, com início as 14h, com realização no Instituto de Educação Estadual Marcelino Ramos, situado à Rua Erich Schlz nº 36, Centro. O gabarito está previsto para ser publicado no dia 3 de novembro de 2014.
 
A prova prática está agendada para o dia 2 de novembro de 2014, com início às 8h,  na Casa de Cultura, localizada na Rua Rui Barbosa nº 311.
 
A divulgação da homologação do resultado final é aguardada para o dia 21 de novembro de 2014, no painel de publicações do Centro Administrativo e na internet, através do portal do Município de Marcelino Ramos e do site da organizadora.
 
O cronograma está sujeito a alterações, deste modo é imprescindível que o candidato acompanhe as etapas do certame.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, mediante justificativa, interesse e conveniência da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Pilar do Sul - SP

A Prefeitura de Pilar do Sul, no estado de São Paulo, publicou o edital de concurso público nº 02/2014, com  o objetivo de preencher 10 vagas de níveis médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 1.382,50 a R$ 2.358,36, por jornadas semanais entre 30 ou 40 horas, de acordo com o cargo pretendido.
 
As chances são para os cargos de agente cultural, analista de departamento pessoal I, técnico em turismo I, topógrafo, arquiteto, assistente social, contador, engenheiro agrônomo, médico veterinário e técnico esportivo.
 
As inscrições podem ser feitas através do site www.integribrasil.com.br, até 30 de setembro de 2014.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00 nível médio/técnico e de R$ 40,00 nível superior.
 
A prova objetiva está prevista para 19 de outubro de 2014, em locais e horários a serem informados antecipadamente.
 
Os candidatos a cargos de nível superior serão submetidos à avaliação de títulos, que devem ser apresentados no dia e horário da respectiva prova.
 
O certame, que será executado pela empresa Integri Brasil, terá validade pelo período de dois anos, contados a partir da data da homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração. 

CISA - Ijuí - RS abre concurso público

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul – CISA Ijuí, lançou edital 001/2014 de concurso público, para provimento de vagas legais do quadro geral do Consórcio, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos LTDA.

Serão distribuídas 04 vagas para os cargos de Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Contador e Farmacêutico (níveis médio e superior) por salários de até R$ 2.300,00 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até 05 de outubro de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas de inscrição são  de R$ 50,00 ou R$ 100,00 de acordo com a função escolhida.

A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada na data prevista de 23 de novembro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, em 18 de outubro de 2014.

O concurso terá validade por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Concurso Prefeitura de Morro do Chapéu - BA

A Prefeitura de Morro do Chapéu, na Bahia, abriu os editais n°s 01 e 02/2014 que anunciam a realização de concurso público e processo seletivo, respectivamente. Juntas, as seleções oferecem 376 vagas, além de formar cadastro de reserva, em diversos cargos que contemplam candidatos de todos os níveis de instrução. Os vencimentos oferecidos variam de R$ 724,00 a R$ 11.000,00.
 
A organização e execução das provas ficarão sob a responsabilidade da empresa Planejar Consultoria e Planejamento Ltda. As inscrições devem ser realizadas até o dia 26 de setembro de 2014, via internet, no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 90,00.

As vagas do concurso nº 01 estão assim distribuídas: 138 colocações para os cargos de Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Serviços Públicos, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária e Agente Comunitário de Saúde.

Já o edital de processo seletivo n° 02/2014 prevê a ocupação de 238 vagas temporárias nas funções de odontólogo, auxiliar de consultório dentário, técnico de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, assistente social, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, médico pediatra, médico, agente público, assistente administrativo, recepcionista, jardineiro, médico do SAMU, bioquímico, técnico de laboratório, arteterapeuta, oficineiro, cirurgião dentista, protético, psicólogo, orientador social, vigia, motorista - categorias "C" e "D", pedagogo e professor das seguintes disciplinas: matemática, geografia, educação artística, história e português, ciências e educação física.

As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 19 de outubro de 2014, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 08 de outubro de 2014. Já os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 20 de outubro de 2014, no site da organizadora.

O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração vigente.

Prefeitura de Campina Grande - PB publica edital de concurso

A Prefeitura de Campina Grande, na Paraíba, divulgou edital nº 001/2014 para realização de novo concurso, a ser executado pela Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPCON).  São oferecidas 227 vagas para contratações imediatas, além de formação de cadastro de reserva,  em todos os níveis de instrução. Os salários podem variar de R$ 724,00 a R$ 10.124,70.
 
Cargos
Candidatos de Nível Superior podem concorrer aos cargos de: Assistente Social em Saúde, Engenheiro Civil, Enfermeiro II (Obstetrícia), Enfermeiro II (Intensivista),  Enfermeiro II (Neonatal), Enfermeiro II (Saúde Mental), Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Fiscal de Tributos Municipais, Fisioterapeuta, Médico II (Anestesista), Médico II (Psiquiatra), Nutricionista, Professor de Educação Básica 2 (Zona Urbana), Professor de Educação Básica 2 (Zona Rural), Professor de Educação Infantil 2 (Zona Urbana), Professor de Educação Infantil 2 (Zona Rural), Professor de LIBRAS 2, Psicólogo Clínico, Supervisor Educacional, Orientador Educacional e Terapeuta Ocupacional. 
 
Para aqueles que possuírem Ensino Médio/Técnico, as chances se distribuem entre os postos de Assistente de Enfermagem, Fiscal de Obras e Fiscal de Serviços Urbanos. Quem optar pelo cargo de Motorista, somente precisará comprovar o Ensino Fundamental. 
 
No total de vagas oferecidas, já estão incluídas as reservadas para Portadores de Necessidades Especiais. A jornada de trabalho dos contratados poderá variar de 20 a 30 horas por semana.
 
Inscrições
As inscrições ficam abertas por meio da internet (http://cpcon.uepb.edu.br ) a partir das 10h de 22 de setembro até 10 de outubro de 2014 (horário local). Os interessados devem pagar a seguinte taxa, até 13 de outubro:
 
Cargo de Nível Fundamental: R$ 40,00;
Cargos de Nível Médio: R$ 60,00;
Cargos de Nível Superior: R$ 80,00.
 
Aqueles que estiverem interessados em participar do processo de isenção do pagamento dessa taxa deverão formalizar esse pedido, no mesmo site informado, a partir das 10h de 22 de setembro até 26 de setembro de 2014, seguindo as orientações contidas no formulário eletrônico de solicitação.
 
Provas
O concurso será realizado em duas fases: Prova escrita objetiva para todos os cargos e Exame de títulos somente para os cargos de nível superior. Os candidatos ao cargo de Motorista ainda serão submetidos a Prova Prática. 
 
A realização da Prova Objetiva está prevista para 23 de novembro de 2014, com divulgação do gabarito provisório logo após o encerramento do exame. Já a Prova Prática para o cargo de Motorista será realizada provavelmente no dia 07 de dezembro de 2014.
 
Mais informações
Todos os avisos sobre este concurso, que terá validade de dois anos, serão afixados no saguão da Secretaria de Administração da Prefeitura e divulgados no endereço eletrônico de inscrição.
 
Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Santa Isabel do Pará - PA

A Prefeitura de Santa Isabel do Pará, no estado do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao preenchimento de 201 vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combates às Endemias (ACE) (nível fundamental).

O concurso público será executado pela Fundação de Amparo e desenvolvimento da Pesquisa – FADESP. O salário é de R$ 1.014,00, mais 10% de adicional de insalubridade.

Será admitida somente a inscrição via internet até 20 de outubro de 2014, horário de Belém-PA. O endereço eletrônico de inscrição é o www.fadesp.rg.br e o valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00.

O cartão com o local da prova objetiva da 2ª Etapa estará disponível no site de inscrição, no período de 25 a 28 de novembro de 2014, aos candidatos classificados a esta Etapa.

A prova objetiva da 1ª etapa será realizada na data provável de 02 de novembro de 2014, e, a prova objetiva da 2ª etapa será realizada na data provável de 30 de novembro de 2014. Estas provas terão a duração de quatro horas e serão aplicadas no Município de Santa Isabel do Pará no horário de 8h às 12h (horário local).

O concurso terá a validade de 2 anos podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Prefeitura de Salvador - BA abre seletivo com 331 vagas pelo REDA

A Prefeitura de Salvador, na Bahia, através da Secretaria Municipal de Gestão - SEMGE, publicou edital nº 004/2014 de abertura de processo seletivo, para contratação de profissionais sobre o Regime Especial de Direito Administrativo – REDA, visando à prestação de serviços temporários de excepcional interesse público em prol da SEMPS – Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza.

O certame será executado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB. Os salários variam de R$ 1.820,00, R$ 1.819,96 e R$ 2.800,00 para profissionais de níveis médio e superior.
 
São 331 postos de trabalho, sendo 284 para Agente Administrativo Municipal, 03 para Terapeuta Ocupacional e 44 para Analista em Pedagogia. Desse montante geral, 16 são para pessoas com necessidades especiais e 99 para candidatos afrodescendentes.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até 12 de outubro de 2014 pelo site www.funcab.org.
 
O valor da inscrição será:
R$ 48,00 para os cargos de Ensino Superior;
R$ 30,00 para o cargo de Ensino Médio.

A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 02 de novembro de 2014, na cidade de Salvador/BA. A critério da FUNCAB e da Prefeitura Municipal de Salvador/BA, havendo necessidade, candidatos poderão ser alocados para outras localidades adjacentes ao Município.

O gabarito oficial será disponibilizado no site www.funcab.org, no 2º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas (Horário de Salvador/BA).

O prazo de validade do processo seletivo é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Rio Negro - PR abre processo seletivo

A Prefeitura de Rio Negro, no estado do Paraná, divulgou o edital de processo seletivo nº 032/2014, cujo objetivo é contratar um profissional de nível superior, para o cargo de odontólogo.
 
A remuneração prevista é de R$ 3.269,43, mais auxílio alimentação e insalubridade, por carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até 19 de setembro de 2014, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, exceto no dia 19 de setembro que será no horário das 8h às 11h30, na Secretaria Municipal de Saúde (prédio da antiga Maternidade), situada na Praça João Pessoa nº. 131 Centro. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Os candidatos serão avaliados por prova de títulos, os quais devem ser entregues no ato da inscrição.
O resultado do processo seletivo com a ordem de classificação será divulgado através de publicação em jornal oficial do município, bem como no site www.rionegro.pr.gov.br.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE

Foi divulgado edital de concurso público n° 001/2014 da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, no Ceará. Serão providas 257 vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior, que possam assumir os cargos de Agente de Transporte e Trânsito, Fiscal Agropecuário, Analista Ambiental, Arquiteto, Veterinário e Professor de Educação Infantil.
 
Do total de vagas, 11 são para pessoas com necessidades especiais. A execução do certame é de responsabilidade da empresa PROMUNICÍPIO Ltda. As remunerações variam entre R$ 820,00 e R$ 3.100,00.

Os interessados deverão efetuar suas inscrições por meio do  site www.promunicipio.com.br até 10 de outubro de 2014. As taxas de inscrição são de R$ 80,00 e R$ 120,00, conforme a função escolhida.

Todos os inscritos passarão por provas escritas, previstas para serem aplicadas no dia 9 de novembro de 2014. Para as atividades de nível superior também haverá prova de títulos e para a função de Agente de Trânsito e Transporte serão realizados exame psicológico e prova de aptidão física.

Serão disponibilizados em até 24 horas após a realização das provas escritas, o gabarito preliminar e os cadernos de provas para consulta, no endereço eletrônico do PROMUNICÍPIO (www.promunicipio.com).

A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogada pela Administração, conforme a necessidade do município.

Concurso UFMT

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)  lançou o edital 14, de 27 de agosto de 2014, referente à realização do concurso público que irá prover 41 vagas de professor, integrante do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Superior. Os contratados irão atuar no Instituto de Ciências Exatas e Naturais e Instituto de Ciências da Saúde, para os cursos de Engenharia do campus de Várzea Grande. Os salários que podem chegar a R$ 8.717,64.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições via internet, por meio do site www.ufmt.br, até 28 de setembro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 150,00.
 
O concurso público consistirá de prova escrita, didática e de avaliação de títulos.
 
A prova escrita será aplicada na data provável de 27 de outubro de 2014, sendo que os locais e horário de prova serão divulgados no site www.ufmt.br, a partir do dia 14 de outubro de 2014.
 
A previsão é que a prova didática seja realizada provavelmente no dia 30 de outubro de 2014. Já o sorteio do ponto para a realização da prova didática aos candidatos que tiverem pontuação maior ou igual a 70 na prova escrita, será realizado no dia 29 de outubro de 2014.
 
O concurso público terá validade de 01 ano, contado a partir da data da publicação do edital de homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, a critério da UFMT, por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União - Seção 3, edição de 28 de agosto de 2014, pág. 39 a 43.

Concurso Prefeitura de Itaóca - SP

A Prefeitura de Itaóca, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 001/14, no qual disponibilizou 09 vagas destinadas a candidatos de nível médio/técnico e superior, por remunerações que vão de R$ 792,60 a R$ 7.420,74.
 
As vagas são para os cargos de farmacêutico, assistente social, professor, nutricionista, técnico agropecuário, técnico em farmácia, escriturário, agente de controle de endemias e médico.
 
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 16 de setembro a 08 outubro de 2014, através do site www.viclamtreinamento.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 para nível médio/técnico e R$ 50,00 ensino superior.
 
Os candidatos que não têm acesso à internet, poderão fazer sua inscrição no período acima informado. O atendimento será disponibilizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h (exceto feriados e ponto facultativo), na Rua Professor Elias Lages de Magalhães, s/n (Acessa São Paulo) Centro - Itaoca/SP.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 26 de outubro de 2014, em locais e horários a serem informados futuramente.
 
Os candidatos ao cargo de escriturário serão submetidos também à prova prática.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa Viclam Treinamento e Comércio Ltda., será válido pelo período de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras - SP

A Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras, no estado de São Paulo, auxiliada pela empresa RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda, lançou editais n°s 01 e 02/2014 de concurso público, que visam o provimento de 17 vagas, em cargos  de níveis fundamental, médio, técnico ou superior.

No edital n°01/2014, há 15 oportunidades para os cargos de Merendeira, Motorista e Técnico de Enfermagem, dentre outras. Já no edital n°02/2014, as duas chances são para Agente Comunitário de Saúde.  A remuneração varia entre R$ 13,23 por hora-aula e R$ 2.246,03, considerando o regime de 20h, 24h, 30h, 40 ou 44 horas semanais.

As inscrições serão realizadas no período de 22 de setembro até às 15h do dia 3 de outubro de 2014, pelo site da organizadora, www.rboconcursos.com.br. As taxas de inscrição variam nos valores de R$ 20,00 ou R$ 25,00.

Os inscritos serão submetidos às Provas Objetiva, Prática e de Títulos, além de Avaliação de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, e a Curso de Formação Inicial e Continuada, conforme o método adotado por cada cargo.
 
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Santa Cruz das Palmeiras/SP, na data prevista de 19 de outubro de 2014, no período da manhã, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de Edital de Convocação para as Provas Objetivas a ser publicado no Jornal Gazeta Palmeirense, afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Santa Cruz das Palmeiras e divulgado através da Internet nos endereços eletrônicos www.rboconcursos.com.br e www.scpalmeiras.sp.gov.br, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Os gabaritos da prova objetiva serão divulgados nos endereços eletrônicos www.rboconcursos.com.br e www.scpalmeiras.sp.gov.br em data a ser comunicada no dia da realização das provas.

O concurso terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Vidal Ramos - SC abre vagas em seletivos

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado de Santa Catarina. A Prefeitura de Vidal Ramos divulgou os editais nº. 01 e 02/2014 de processo seletivo, que se destina ao preenchimento de 5 vagas em cargos de níveis fundamental e superior.
 
Cargos
Professor (Pedagogia, Educação Física, Inglês e Música), Auxiliar de Serviços Gerais, Atendente Geral, Pediatra, Fonoaudiólogo, Ginecologista/Obstetra e Auxiliar de Serviços Gerais. Os salários são de até R$ 9.477,23
 
Inscrições e taxasAs inscrições estarão abertas no período de 19 de setembro a 19 de outubro de 2014, somente via internet, pelo site www.clicksolucoesinteligentes.com.br. Não será cobrada taxa de inscrição para os cargos de Professor (Pedagogia, Educação Física, Inglês e Música), Auxiliar de Serviços Gerais e Atendente Geral.
 
Valor da inscrição para os demais cargos:
Nível fundamental - R$ 40,00;
Nível superior - R$ R$ 100,00.
 
As pessoas que pretendem efetuar inscrição e que não tenham acesso a internet, poderão ir à Prefeitura Municipal, sede na Avenida Jorge Lacerda, 1180, centro de Vidal Ramos, SC, nos dias 14, 15, 16 e 17 de outubro de 2014, das 8h30 às 11h30h e das 13h30 às 17h, onde receberão auxílio para realizar sua inscrição.
 
A entrega dos títulos deverá ser feita única e exclusivamente durante os dias 13, 14, 15, 16 e 17 de outubro de 2014, no setor de RH da Prefeitura de Vidal Ramos.
 
As provas escritas serão realizadas na data provável de 09 de novembro de 2014, das 08h30 às 11h30, na Escola Padre Heriberto Hartmann, localizada na rua Augusto Stoltenberg, 110, centro da cidade de Vidal Ramos.
 
Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados via internet, no mural interno da Prefeitura Municipal, no mural da Secretaria de Educação e na internet, nos seguintes sites: www.prefeituravidalramos.com.br e www.clicksolucoesinteligentes.com.br, a partir do dia 10 de novembro de 2014.

Xarope de maracujá combate tosse, sinusite e bronquite

Quase todo mundo sabe que o maracujá é um excelente calmante natural

Mas o poder medicinal dessa fruta vai muito mais além.

Ela também é anti-inflamatória e expectorante.
 
E essa ação expectorante, que faz com que o organismo elimine o excesso de muco/catarro, aparece reforçada na receita que vamos ensinar a seguir: o xarope de maracujá.
 
A receita também leva hortelã, que tem forte ação analgésica e descongestionante.
 
Chegou a hora de você aprender a receita.
 
Anote:
 
Ingredientes
- 2 maracujás grandes
 
- 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
 
- 4 folhas de hortelã
 
Modo de preparo
- Tire a polpa dos maracujás.
 
- Peneire de forma que fiquem apenas as sementes.
 
- Misture as folhas de hortelã e as sementes de maracujá e leve tudo (incluindo o açúcar mascavo)ao fogo.
 
- Vá mexendo com uma colher de pau até formar uma calda espessa.
 
- Coloque em um vidro escuro e feche.
 
Modo de usar
As crianças devem tomar 1 colher (café) 3 vezes por dia.
 
Os adultos, 1 colher (sopa) 3 vezes por dia.
 

Receita de fortificante natural

Um fortificante, como o nome já diz, é um medicamento que fortifica, recupera as energias do corpo
 
Os médicos normalmente nos recomendam fortificantes produzidos por laboratórios farmacêuticos. Mas nós mesmos podemos produzir nosso medicamento fortificante.

E este que vamos ensinar é um poderoso tônico que revigora e restabelece as forças do organismo.

E qual o segredo dele? O segredo é seu ingrediente principal, o nabo.

Muito usado pelos orientais, o nabo é considerado um alimento que mantém a saúde e o vigor do corpo, conferindo longevidade.

Ele atua como tônico e mineralizante. É útil no tratamento da obesidade, problemas dos olhos, colesterol, reumatismo, pressão alta e anemia.

Vamos à receita do fortificante natural.

Ingredientes
- 1 nabo

- Meio quilo de açúcar mascavo

- Meio copo de água fervente

Modo de preparo
- Lave bem o nabo e corte-o em fatias.

- Numa tigela, coloque as fatias de nabo e o açúcar, alternando da seguinte forma: uma de nabo, outra de açúcar mascavo, e assim sucessivamente.

- Cubra com água fervente. Tampe com pano e deixe descansar por 8 horas.

- Coe e coloque o xarope em 1 vidro escuro.

- Guarde na geladeira.

Modo de usar
Tome diariamente, pela manhã e antes de dormir, 1 colher (sobremesa) do fortificante.

Caribe já registra 113 mortes relacionadas ao vírus chikungunya, diz OPS

André Borges/Agência Brasília
Foram confirmadas 55 mortes de pessoas contagiadas na
Ilha da Martinica
Foram registrados 644.686 casos suspeitos e 9.640 foram confirmados
 
Pelo menos 113 pessoas morreram no continente americano, todas elas nas ilhas do Caribe, após terem contraído o vírus do chikungunya, informou a Organização Pan-americana da Saúde (OPS), que não esclarece se as mortes podem ser diretamente atribuíveis a esse vírus.
 
Em um recente boletim, que inclui dados de até 12 de setembro, a organização sanitária detalha que foram confirmadas 55 mortes de pessoas contagiadas na Ilha da Martinica desde que o vírus foi detectado pela primeira vez no continente americano, em dezembro do ano passado.
 
A esse número se somam as 49 mortes contabilizadas em Guadalupe, assim como as seis na República Dominicana e três em San Martín, a ilha onde foi encontrado o primeiro caso no continente. Embora todas as mortes tenham resultados que envolvam a infecção pelo vírus, as autoridades sanitárias explicam que este não tem por que ser o causador direto da morte.
 
Em Porto Rico, acredita-se que duas mortes recentes podem estar também relacionadas a este vírus, embora o Departamento de Saúde esteja à espera de resultados clínicos para oferecer mais detalhes.
 
Além disso, e segundo o mais recente comunicado da Agência de Saúde Pública do Caribe com informação de 8 de setembro, foram registrados 644.686 casos suspeitos e 9.640 foram confirmados.
 
O chikungunya é um vírus transmitido pelo mesmo mosquito que propaga a dengue e, embora apresente sintomas parecidos a este último, se distingue por dor intensa nas articulações. Ambos os organismos insistem na importância de prevenir a formação de criadouros do mosquito que transmitem esses vírus, especialmente agora, época em que tradicionalmente há mais casos de contágio no Caribe, devido ao aumento das chuvas.
 
Segundo a OPS, até agora foram registrados quase 850 mil casos de dengue em toda América e mais de 470 mortes por dengue hemorrágica. 

EFE / R7

Farmácias poderão aplicar e comercializar vacinas

Lei ainda estipula que farmacêuticos devem estar presentes
durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento
Lei torna estabelecimentos em unidades de assistência à saúde
 
Entra em vigor no próximo dia 24, uma lei que permite que farmácias e drogarias comercializem e apliquem injeções e vacinas. As regras tornam esses estabelecimentos em unidades de assistência à saúde.
 
De acordo com nota divulgada pelo CRF ( Conselho Regional de Farmácia), as farmácias poderão dispor, para atendimento imediato à população, de vacinas e  soros que atendam o perfil epidemiológico da região demográfica. A lei ainda estipula que um farmacêutico esteja presente durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento.
 
Segundo o presidente do CRF, Pedro Eduardo Menegasso, a aplicação de vacinas nas farmácias ajudará no acesso aos produtos.
 
― Esse serviço é de grande relevância em termos de saúde pública, inclusive para atendimento de urgências, visto que é o estabelecimento de saúde mais próximo da população.
 
Câmara obriga farmácia a ter farmacêutico em tempo integral    
A norma também define a assistência farmacêutica como “um conjunto de ações e de serviços que visam assegurar a assistência terapêutica integral e a promoção, proteção e recuperação da saúde em estabelecimentos públicos e privados que desempenham atividades farmacêuticas”.
 
R7

Como tirar verrugas: entenda o tratamento indicado para esse tipo de problema

O ideal é tratar-se com um dermatologista, que poderá distinguir se a verruga é comum ou alguma lesão maligna
 
Por Dra. Denise Steiner
 
As lesões de verrugas comuns são arredondadas únicas ou múltiplas e formam placas que podem ser mais difíceis de distinguir de outras lesões. A lesão de verruga comum, em geral, é menor, cor da pele, sem ulceração ou crosta. O diagnóstico diferencial mais difícil é com certos tipos de câncer de pele. Às vezes a verruga vulgar é confundida com calosidades que podem ocorrer principalmente nos pés. 
 
Existem muitas lesões verrucosas que podem fazer diagnóstico diferencial com verrugas comuns. No entanto, há aspectos diferentes e significativos que diferenciam as mesmas. As micoses profundas como esporotricose e cromomicose são as mais comuns, embora verrucosas também misturem aspectos ulcerados e erosivos. 
 
O médico dermatologista é o especialista mais indicado para o diagnóstico e tratamento das verrugas. Retirar a verruga em casa, sem o diagnóstico do médico é extremamente perigoso. O paciente leigo muitas vezes não terá condição de diferenciar a verruga de uma lesão cancerígena e pode se prejudicar. Há também o risco de queimaduras, que podem infecionar e virar cicatrizes. Às vezes a verruga sara sozinha e, por isso, as receitas caseiras são famosas, porém o ideal é procurar o médico e fazer o diagnóstico preciso. 
 
Em geral, o primeiro passo para o tratamento é diagnosticar a verruga, que é uma lesão causada por vírus. Existem vários subtipos de vírus que causam a verruga e alguns deles podem ser cancerígenos.

Sendo assim, verrugas na área genital devem ser investigadas em relação ao subtipo do vírus.
 
As crianças têm verrugas com muita frequência, mais do que os adultos. Mas, em geral, os subtipos dos vírus são benignos. As verrugas podem ser papulosas, planas, verrucosas e também vegetantes, como ocorre no caso do condiloma acuminado (lesão de verruga na área genital). 
 
O tratamento será relacionado ao tipo de verruga, ao local e também a idade do paciente. Os tratamentos são feitos no próprio consultório com anestesia local. Às vezes o número de tratamentos (aplicação de ácidos) é bastante grande. 
 
As técnicas para retirada de verruga são inúmeras. Podemos fazer curetagem (raspagem) mais eletrocauterização ? ou apenas a eletrocauterização, dependendo da necessidade do paciente.
 
Também são utilizados lazeres, em especial o ablativo. Outro método utilizado é o nitrogênio líquido, que é uma queimadura pelo frio e que também elimina a verruga. Também existem técnicas com ácidos, usados no consultório, após a raspagem local. Infiltrações intralesionais com quimioterápicos como bleoxane e nutotrexate são boas opções também. 
 
Minha Vida

Tecnologias do cinema têm aplicações científicas

Cientistas, inclusive brasileiros, começam a utilizar tecnologias de altíssima resolução, que permite maior fidelidade e número de espectadores. Aplicações vão das educacionais à colaboração em cirurgias
 
No fim de agosto, um grupo de pesquisadores brasileiros transmitiu, ao vivo, uma versão com 15 minutos de duração do filme mudo São Paulo: sinfonia da metrópole, de 1929, em resolução 4K (com definição de imagem quatro vezes maior que os televisores Full HD) do teatro central da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), na capital paulista, para a sala de concertos da New World Symphony, em Miami, nos Estados Unidos.

Simultaneamente, outro grupo de pesquisadores transmitiu, de Miami para São Paulo, também em tempo real, o mesmo filme projetado na sala de concertos da orquestra americana – mas com a trilha sonora, tocada ao vivo por um trio de instrumentistas, com qualidade de som surround (em 24 canais de áudio).

A demonstração, feita por meio de uma malha de 10 mil quilômetros de cabos de fibra óptica submarinos existentes entre São Paulo e Miami e a uma velocidade de conexão de 10 gigabits por segundo (Gbps), é uma das tecnologias de transmissão de imagens de alta definição em redes de ultravelocidade que vêm sendo pesquisadas nas áreas de Cinema e Mídias Digitais.

Além do emprego na indústria do entretenimento, a tecnologia tem sido aplicada em vários campos da Ciência e na divulgação científica e pode ajudar a solucionar problemas observados na internet acadêmica e comercial, apontaram pesquisadores participantes do CineGrid Brasil, congresso internacional realizado nos dias 28 e 29 de agosto no teatro da FMUSP.

“Acreditamos que a imagem em alta definição substituirá o filme em película de 35 milímetros usado até agora pelo cinema, em razão da própria qualidade e pela possibilidade de ser transmitida on-line e em tempo real”, disse Jane de Almeida, professora e pesquisadora do Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização (LabCine) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e um dos coordenadores do evento, à Agência Fapesp.

“A perspectiva da imagem em alta definição é tornar possível o cinema ‘expandido’, que extrapola o espaço tradicional das salas de cinema convencionais e permite que imagens em movimento em alta resolução sejam exibidas em tempo real em espaços multiuso e tenham aplicações em áreas como a telemedicina, a astronomia e a microscopia”, avaliou a pesquisadora.

Já Laurin Herr, fundador do CineGrid, afirmou em palestra no evento que os setores de entretenimento, arte e cultura e ciência e tecnologia levam as mídias digitais adiante e compartilham as mesmas necessidades. “As três áreas precisam de mais velocidade e acesso mais fácil à internet, além de computadores e equipamentos mais robustos para armazenar, distribuir e visualizar grandes quantidades de dados”, avaliou.
 

Evolução da tecnologia
De acordo com o especialista, as primeiras tentativas de se fazer cinema digital foram feitas pela Japan Broadcasting Corporation (NHK) no início da década de 1980.

Em uma conferência da área de engenharia de televisão e cinema, em 1981 em Los Angeles, os pesquisadores da emissora de radiodifusão pública japonesa exibiram um projetor de HDTV que despertou o interesse de cineastas como Francis Ford Coppola, diretor, entre outros, da trilogia O Poderoso Chefão. A tecnologia, contudo, levou mais de 20 anos para ser desenvolvida pela Nippon Telegraph and Telephone - uma empresa de telecomunicações japonesa - que apresentou, em 2001, o primeiro sistema de cinema 4K digital do mundo.

A partir do início dos anos 2000, contudo, os grandes estúdios começaram a testar uma tecnologia de captação de imagens digitais chamada 2K, com resolução de 2.048 pixels na horizontal e 1.080 na vertical e levemente superior à da HDTV, que exibe imagens com definição de 1.920 pixels na horizontal e 1.080 na vertical.

Já a partir de 2006 os estúdios começaram a utilizar a tecnologia 4K, com definição de 4.096 pixels na horizontal e 2.160 na vertical, que se tornou o segundo formato de imagem digital adotado atualmente pelo setor, ao lado do 2K.

“O 4K hoje não é mais apenas uma teoria e está presente no cinema, na televisão, nos videogames, na ciência e na medicina”, afirmou Herr.

“A melhor resolução da tecnologia 4K possibilita imagens maiores, com mais detalhes e maior imersão. No cinema, isso permite aumentar o envolvimento do público com o filme. Já nas Ciências possibilita aos pesquisadores visualizar melhor um microrganismo ou um órgão humano, por exemplo, com maior definição”, avaliou.

No fim do evento, no dia 29, houve uma transmissão, ao vivo, de uma cirurgia de catarata realizada no Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para o teatro da FMUSP a partir de duas câmeras 4K acopladas a microscópios e usando uma rede de 10 Gbps da Rede ANSP (Academic Network at São Paulo, um programa da Fapesp).

Além de mostrar o procedimento em altíssima resolução, a tecnologia de transmissão permite que um maior número de médicos em formação acompanhe com detalhes a cirurgia, disse Cícero Inácio da Silva, coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Unifesp.

“Geralmente, uma cirurgia como essa é acompanhada por, no máximo, um aluno ou um médico residente, o chamado carona”, disse Silva. “A transmissão do procedimento em 4K e em uma rede de alta velocidade permite que uma plateia de médicos em formação assista em um auditório, por exemplo.”

Em dezembro, os pesquisadores pretendem transmitir ao vivo outra cirurgia oftalmológica de São Paulo para Miami em resolução 4K – mas agora em 3D.

Desafios tecnológicos
O objetivo dos experimentos, além de demonstrar para a comunidade de pesquisa a viabilidade das transmissões de grandes volumes de imagens em alta definição, é testar a eficiência das redes ópticas.

Embora em países como Estados Unidos e Alemanha essas redes já alcancem 160 Gbps – equivalente a 160 mil vezes a velocidade média da internet banda larga no Brasil, de 2 Gbps –, ainda é difícil transmitir filmes em tempo real em razão de problemas como o delay (atraso do sinal).

“Hoje, há um delay de 130 milissegundos na transmissão de dados por rede óptica entre São Paulo e Miami e de meio segundo entre São Paulo e o Japão”, disse Luis Fernandez Lopez, coordenador geral da Rede ANSP. “Nesses dois casos, são problemas físicos, de velocidade da luz na fibra óptica, que é menor que a do vácuo e não dá para ser aumentada.”

O problema maior é que, para transmitir um filme em 4K por uma rede de alta velocidade como a que conecta São Paulo a Miami, é preciso comprimi-lo na transmissão em pacotes de dados de cerca de 500 megabits por segundo – uma vez que uma única imagem pode ter 8 megapixels (milhões de pixels) – e descomprimi-lo na chegada ao local de exibição.

O processo de compressão e descompressão aumenta o atraso e piora o problema de transmissão, segundo Lopez. “Se esses filmes em 4K puderem ser transmitidos sem compressão, esse problema do delay será reduzido. Por isso, os profissionais da área de mídias digitais gostariam de contar com uma rede de fibra óptica de 10 gigabits por segundo, para transmitir filmes nesse formato de imagem sem problemas de transmissão.”

De acordo com Lopez, essa mesma demanda por redes mais rápidas e eficientes é compartilhada por pesquisadores das áreas de Astronomia e Física de Partículas.

Ao estudar os problemas de controle da qualidade do sinal na transmissão de filmes digitais, é possível desenvolver soluções para melhorar o desempenho das redes acadêmicas.

“O auxílio à realização dessas demonstrações traz uma grande vantagem para nós, da Rede ANSP, porque exercitam e nos preparam para atender a demanda dos pesquisadores do Estado de São Paulo”, disse.

“Quando um físico de partículas nos procura pedindo um link de 10 gigabits por segundo com o Cern [Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, na Suíça, que abriga o Grande Colisor de Hádrons (LHC)] para realizar um experimento que não pode ter falha de transmissão e perder dados, nos sentimos seguros porque já fizemos para o CineGrid”, disse.

Comunidade de pesquisa
Esta foi a segunda vez que o evento ocorreu no Brasil – a primeira foi em 2011, no Rio de Janeiro. Ele é organizado em diferentes países pela associação internacional sem fins lucrativos CineGrid.

Fundada em 2004 nos Estados Unidos, a associação teve como objetivo inicial constituir uma comunidade interdisciplinar focada em pesquisa, desenvolvimento e demonstração de ferramentas colaborativas em redes, para permitir a produção, o uso, a preservação e o intercâmbio de mídia digital de altíssima qualidade em redes ópticas de alta velocidade.

A associação começou a ser planejada no início dos anos 2000, quando começou a convergência de tecnologias digitais na indústria do cinema. Hoje, reúne cerca de 50 membros ao redor do mundo, incluindo universidades, instituições de pesquisa, estúdios de cinema, desenvolvedores de software e hardware e redes acadêmicas como a Rede ANSP.

Saúde Web