Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de outubro de 2014

Vídeo: Técnica constrói orelhas em 3D para crianças desfiguradas

Crianças poderão ser beneficiadas já no ano que vem (Foto: Reprodução/BBC)
Foto: Reprodução/BBC
Crianças poderão ser beneficiadas já no ano que vem
Cientistas britânicos conseguiram implantar primeira orelha impressa em 3D em um rato
 
Cientistas do University College de Londres conseguiram criar uma nova técnica para "fabricar" orelhas em uma impressora 3D.
 
O primeiro teste em uma criatura viva, o implante da orelha em um rato, foi bem-sucedido. Assista ao vídeo.
 
A orelha é fabricada com um tipo de plástico e serve como base onde pele e vasos sanguíneos vão se desenvolver.
 
Os primeiros testes com humanos vão beneficiar crianças desfiguradas na Grã-Bretanha e na Índia e poderão ocorrer já em 2015.

G1

Colombiana usa batata como contraceptivo e raízes crescem dentro de sua vagina

Mãe da jovem pediu que ela utilizasse o alimento como anticoncepcional 
 
Um grupo de médicos que tratou uma mulher que reclamava de dores no estômago ficou chocado quando descobriu a origem do problema: uma batata em sua vagina. De acordo com os profissionais, a jovem colombiana de 22 anos foi aconselhada por sua mãe a utilizar essa “técnica” para evitar a gravidez, mas, no final das contas, a batata acabou germinando e criando raízes dentro dela.
 
De acordo com o site DailyMail, a descoberta foi feita quando a jovem foi até um hospital para reclamar de dores abdominais. Quando uma enfermeira a examinou, encontrou raízes que haviam crescido da batata.
 
― Minha mãe disse que se eu não quisesse engravidar, eu deveria colocar uma batata lá e eu acreditei.
 
A equipe médica do hospital tem criticado publicamente a mãe da menina por causa do terrível aconselhamento sobre contracepção. Apesar do susto, os médicos afirmara que a batata foi removida e que a jovem não sofreria nenhum tipo de sequelas.
 
R7

Brasil sediará evento internacional sobre parto normal

Com cerca de 1 milhão de cirurgias cesarianas por ano, o Brasil lidera o ranking mundial em número desse tipo de cirurgia, aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS)
 
De acordo com a pesquisa Nascer no Brasil:  Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, feita de 2011 a 2012 pela Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram entrevistadas 23.940 mulheres em maternidades públicas, privadas e mistas e 52% delas relataram que passaram por cesarianas.
 
No setor privado, o percentual de crianças que nasceram por cesáreas chega a 88%. A pesquisa aponta ainda o alto número de cesáreas em adolescentes (42%). Para tentar reverter o quadro, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz promove, pela primeira vez no Brasil, a conferência internacional Parto Normal e Nascimento.
 
A conferência ocorre desde 2002 no Reino Unido para debater o trabalho de parto e o parto normal e, em 2010, passou a ser organizada também fora da Inglaterra. O primeiro país estrangeiro a receber o evento foi o Canadá, seguindo da China, em 2012.

Leia também:

Os benefícios do parto normal para o bebê

"Mulheres que fazem cesárea sentem que ficou faltando algo", diz obstetra

Mitos e verdades sobre o parto

'Desvalorização' do parto normal torna o Brasil líder mundial de cesáreas

Partos normais oferecem menos riscos que cesarianas

 
A primeira parte da conferência ocorrerá de 10 a 13 deste mês, em Búzios, na Região dos Lagos, mas será fechada ao público. Uma segunda conferência, aberta, ocorrerá no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 16.  As inscrições para a segunda etapa se encerrarão no dia 9.
 
De acordo com a epidemiologista Maria do Carmo Leal, da ENSP/Fiocruz, que pesquisa sobre saúde da criança, da mulher e de adolescentes, a ideia é “socializar as oportunidades de troca e de aprendizado” e debater sobre o parto “que seja comandado pela mulher e que tenha bom resultado obstétrico”. Serão discutidas práticas desenvolvidas por profissionais que englobam a atenção ao parto, o nascimento e a atenção à criança nos primeiros anos de vida.

Leia mais:

Guia do parto normal

Conveniência, medo e desinformação transformam os índices de cesárea em epidemia nacional

Fatores econômicos predominam na escolha por cesárea

 
Para a médica, que participou do evento há seis anos na Inglaterra, a reflexão é importante, pois o Brasil está focado “em intervenções, muitas vezes desnecessárias”, lembrando que estudos apontam que a indicação da cesariana não deve superar 15%.
 
Segundo a médica da ENSP, estudos indicam que “não se precisa mais de 15% de cesáreas”. Maria do Carmo Leal disse que a intervenção desnecessária pode trazer risco para a mãe e o bebê, como problemas respiratórios no recém-nascido ou infecção na mulher, conforme apontam estudos.
 
Quando a cesárea é indicada, esses riscos diminuem. “O problema é quando ela não é recomendada”, disse. “Ela [mulher] fica com uma cicatriz no útero e nas próximas gestações tem maior risco de ter uma implantação baixa e inadequada da placenta, ter sangramento”, avalia a médica.
 
Agência Brasil

Ebola: cerca de 30 pessoas estão sob vigilância na Espanha

Responsáveis de saúde espanhóis informaram que cerca de 30 pessoas estão atualmente sob vigilância no país, após a confirmação do contágio de ebola pela auxiliar de enfermagem que integrou a equipe que cuidou das de vítimas espanholas – dois missionários transferidos da África com o vírus e que morreram na Espanha
 
A auxiliar de enfermagem espanhola contaminada com o ebola em Madrid, o primeiro caso fora da África, está desde a madrugada de hoje (7) isolada no Hospital Carlos III, onde contraiu o vírus. Fontes médicas confirmaram que ela se mantém estável e com febre.
 
Quatro pessoas, incluindo a auxiliar de enfermagem contagiada pelo vírus, estão atualmente isoladas e sob vigilância epidemiológica restrita no Hospital Carlos III em Madrid: o marido da auxiliar – cujo exame deu resultado negativo num primeiro teste para a doença e não apresenta nenhum sintoma –, uma enfermeira e um paciente de nacionalidade nigeriana, ambos com sintomas.
 
A Comissão Europeia pediu explicações a Madrid sobre o que falhou para que a auxiliar fosse contaminada. Segundo adiantou o porta-voz da Comissão Europeia para a Saúde, Frédéric Vincent, Bruxelas “enviou uma mensagem ao Ministério da Saúde espanhol para obter esclarecimentos” sobre a falha no sistema de prevenção.
 
“É evidente que houve um problema”, salientou Vincent, ao acrescentar que a propagação do ebola na Europa “continua a ser altamente improvável”. Os governos nacionais aplicaram medidas preventivas – coordenadas por Bruxelas – para prevenir a entrada do vírus em território europeu, registando-se a primeira brecha na Espanha. Amanhã (8), a reunião semanal do Comitê de Segurança Sanitária será dedicada ao caso espanhol, esperando a Comissão Europeia já ter, então, informação detalhada de Madrid.
 
O diretor do Hospital Carlos III, Rafael Perez Santamaria, admitiu que o caso causou “surpresa” e que a instituição mantém as investigações para determinar as circunstâncias do contágio. “É uma questão que nos apanhou de surpresa. Procuramos rever todos os protocolos estabelecidos, melhorar em tudo e sobretudo para evitar que alguém que teve contato desenvolva a doença.”
 
“Queremos evitar alarde. Estamos colaborando com a saúde pública, informando aos profissionais, à população e aos contatos sobre todo o processo. [Estamos] trabalhando para o melhor tratamento dessa paciente e para evitar a propagação da doença”, disse.
 
O coordenador da Unidade de Doenças Infecciosas, José Ramón Arribas, explicou que a paciente está sendo tratada com soro hiperimune de um doador anônimo, que foi contagiado pela doença e tem anticorpos, e com um antiviral experimental, testado em animais pequenos.
 
O responsável insistiu na mensagem de tranquilidade à população, recordando que em saúde não se pode falar em porcentagens, “porque não há um risco nem de 0% nem de 100%”. Ele destacou que os protocolos usados são os mesmos “que se aplicam sempre que há suspeitas” de ebola.

* Com informações da Agência Lusa

info_ebola
 
Agência Brasil

Maconha vicia tanto quanto heroína ou álcool

A conclusão é de uma revisão de estudos dos últimos 20 anos conduzida por Wayne Hall, conselheiro sobre vício da Organização Mundial da Saúde
 
Rio - Uma revisão de estudos feito pelo professor da King´s College London, Wayne Hall, conselheiro sobre vício da Organização Mundial da Saúde (OMS), analisou os estudos sobre maconha desde 1993 e mostra que a cannabis pode ser tão viciante quanto heroína ou álcool, provoca problemas de saúde mental e pode levar ao uso de drogas pesadas. O estudo foi publicado na revista científica “Addiction”.
 
Entre outras conclusões, está a que o uso agudo do cannabis não produz overdoses fatais, mas dirigir sob o efeito da droga duplica o risco de um acidente de carro, podendo aumentar substancialmente se os usuários também estão alcoolizados. Além disso, o consumo de cannabis durante a gravidez reduz ligeiramente o peso do bebê ao nascer.
 
Já entre os efeitos colaterais do uso crônico de cannabis está que os usuários regulares podem desenvolver uma síndrome de dependência. Os riscos são de que cerca de 1 em cada 10 de todos os usuários de maconha e 1 em 6 entre aqueles que começam na adolescência.
 
Quanto aos sintomas e transtornos psicóticos, aqueles que fumam regularmente dobram os riscos de eles surgirem, especialmente se esses usuários têm um histórico pessoal ou familiar de doenças psicóticas, e se começarem a usar cannabis na pré-adolescência.
 
Ainda sem respostas sobre a relação de causalidade, sabe-se que o usuário adolescente regular de cannabis tem níveis de escolaridade mais baixos do que os que não usam e, ainda, que são mais propensos a usar outras drogas ilícitas.
 
O levantamento mostrou também que o consumo regular que começa na adolescência e se estende à vida adulta jovem parece produzir deficiência intelectual, mas o mecanismo e a reversibilidade do comprometimento não são claros.
 
Na adolescência, o uso regular também aproximadamente dobra o risco de ser diagnosticado com esquizofrenia ou relatar sintomas psicóticos na vida adulta.
 
Outras conclusões são que fumantes regulares de cannabis têm um risco maior de desenvolver bronquite crônica e que os adultos de meia-idade que fumam maconha provavelmente têm um risco maior de infarto do miocárdio.
 
O Globo

Consciência pode permanecer por até três minutos após a morte, diz estudo

Cientistas entrevistaram pacientes que chegaram a ter morte clínica, mas voltaram à vida
 
Rio - Aquele túnel com uma luz brilhante no fundo e uma sensação de paz descritos por filmes e outras pessoas que alegaram ter passado por experiência de quase morte podem ser reais. No maior estudo já feito sobre o tema, cientistas da Universidade de Southampton disseram ter comprovado que a consciência humana permanece por ao menos três minutos após o óbito biológico. Durante esse meio tempo, pacientes conseguiriam testemunhar e lembrar depois de eventos como a saída do corpo e os movimentos ao redor do quarto do hospital.
 
Ao longo de quatro anos, os especialistas examinaram mais de duas mil pessoas que sofreram paradas cardíacas em 15 hospitais no Reino Unido, Estados Unidos e Áustria. Cerca de 16% sobreviveram. E destes, mais de 40% descreveram algum tipo de "consciência" durante o tempo em que eles estavam clinicamente mortos, antes de seus corações voltarem a bater.
 
O caso mais emblemático foi de um homem ainda lembrou ter deixado seu corpo totalmente e assistindo sua reanimação do canto da sala. Apesar de ser inconsciente e "morto" por três minutos, o paciente narrou com detalhes as ações da equipe de enfermagem e descreveu o som das máquinas.
 
- Sabemos que o cérebro não pode funcionar quando o coração parou de bater. Mas neste caso, a percepção consciente parece ter continuado por até três minutos no período em que o coração não estava batendo, mesmo que o cérebro normalmente encerre as atividades dentro de 20 a 30 segundos após o coração – explicou ao jornal inglês The Telegraph o pesquisador Sam Parnia.
 
Dos 2.060 pacientes com parada cardíaca estudados, 330 sobreviveram e 140 disseram ter experimentado algum tipo de consciência ao ser ressuscitado. Embora muitos não se lembrassem de detalhes específicos, alguns relatos coincidiram. Um em cada cinco disseram que tinha sentido uma sensação incomum de tranquilidade, enquanto quase um terço disse que o tempo tinha se abrandado ou se acelerado.
 
Alguns lembraram de ter visto uma luz brilhante, um flash de ouro ou o sol brilhando. Outros relataram sentimentos de medo, afogamento ou sendo arrastado pelas águas profundas. Cerca de 13% disseram que se sentiam separados de seus corpos.
 
De acordo com Parnia, muito mais pessoas podem ter experiências quando estão perto da morte, mas as drogas ou sedativos utilizados no processo de ressuscitação podem afetar a memória:
 
- As estimativas sugerem que milhões de pessoas tiveram experiências vivas em relação à morte.
 
Muitas assumiram que eram alucinações ou ilusões, mas os relatos parecem corresponder a eventos reais. E uma proporção maior de pessoas pode ter experiências vivas de morte, mas não se lembrarem delas devido aos efeitos da lesão cerebral ou sedativos em circuitos de memória.
 
O Globo

Alecrim ajuda no emagrecimento e reduz os gases

Alecrim: Rosmarinus officinalis L.
Tempero também tem forte ação antioxidante e pode ajudar a combater a gripe
 
O alecrim (Rosmarinus officinalis L.) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo. Este alimento é aliado do emagrecimento, tem ação expectorante, melhora inflamações e gripe e tem forte ação antioxidante, de modo que previne derrames e doenças cerebrais degenerativas. O alecrim também ajuda na digestão e diminui os gases. 
 
O alecrim chegou no Brasil na época da colonização e recebeu diversos nomes populares como: rosmarinho, rosmaninho, alecrim comum, alecrim de cheiro, alecrim de jardim e alecrim de horta. 
 
Principais nutrientes do alecrim                                                                              
Um dos principais nutrientes do alecrim é a vitamina A, que é essencial para os olhos e a pele, previne infecções e tem forte ação antioxidante. O tempero também conta com a vitamina C que melhora a imunidade, evita o envelhecimento da pele, previne derrames, tem ação antioxidante, previne derrames e proporciona resistência aos ossos.                                             
 
A vitamina K também está presente no alecrim, este nutriente é essencial para a coagulação sanguínea e ajuda na fixação do cálcio nos ossos. O alecrim ainda conta com as vitaminas B1 e B2, ambas agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajuda o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. Além disso, elas também desempenham um papel importante na formação da bainha de mielina, que fica em torno das fibras nervosas e permite mensagens entre os nervos.           
                                  
O alecrim conta com compostos fenólicos que têm atividades biológicas importantes, como antioxidantes, anti-inflamatórias, anticarcinogênicas, entre outras. 
 
Benefícios do alecrim
Ajuda no emagrecimento: O chá de alecrim ajuda na perda de peso porque tem ação diurética, contribuindo para menor retenção de líquidos. Além disso, a bebida ajuda no trânsito intestinal. 
                                           
Reduz os gases: O alecrim diminui o desconforto causado pelos gases intestinais, pois auxilia a expeli-los e reduz as cólicas. 
                                           
Ação antioxidante e anti-inflamatória: O alecrim é rico em compostos fenólicos que possuem forte ação antioxidante, por isso agem combatendo os radicais livres e previnem problemas como o câncer, derrames e doenças cerebrais degenerativas, e também têm ação anti-inflamatória. 
 
Benefícios em estudo do alecrim
Combate à gripe: A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) concluiu após uma pesquisa que o alecrim ajuda a combater o vírus da gripe. O alecrim ainda conta com ação expectorante e por isso também é interessante em casos de tosse. 
 
Bom para quem tem doenças crônicas não transmissíveis: Uma pesquisa inicial realizada pela USP concluiu que o alecrim conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem apresentar benefícios para quem tem doenças crônicas não transmissíveis nas quais o estresse oxidativo e a inflamação atuam de forma significativa, como o diabetes. 
                                           
Bom para as articulações: O alecrim aplicado na pele por meio de compressas pode ajudar a reduzir as inflamações nas articulações, isto porque ele possui ação anti-inflamatória. Contudo, ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar este benefício. 
                                           
Diminui o estresse e melhora a memória: Alguns estudos sugerem que que o óleo de alecrim, combinado com outros óleos, pode abaixar os níveis de cortisol e assim diminuir o estresse. Uma pesquisa descobriu que o óleo de alecrim foi capaz de reduzir o estresse em estudantes de enfermagem. Contudo, ainda são necessária mais pesquisas para comprovar o benefício.

Leia também:

Chá de coentro – Benefícios e propriedades

Tamarindo – Benefícios e propriedades

Benefícios e propriedades da Citronela

Vinho de boldo para melhorar a digestão

Óleo de alecrim – Benefícios e propriedades

Ginseng melhora a saúde do coração e do cérebro

 
Como consumir o alecrim
O alecrim pode ser ingerido nas formas in natura, como tempero de carnes e outros alimentos, em pó ou ser passado na forma de óleo. O chá de alecrim também é uma boa alternativa, ao preparar esta bebida utilize uma xícara de folhas de alecrim e um litro de água. Deixe a água ferver, desligue, coloque o alecrim e deixe por cinco minutos. Depois, é só consumir. 
 
Contraindicações
Gestantes podem consumir o alecrim como tempero, mas não na forma de chá ou de outras maneiras, pois ele pode causar contrações uterinas. 
 
Riscos do consumo em excesso
Chá de alecrim é um aliado no emagrecimento
 
Consumir mais do que quatro xícaras de chá de alecrim ao dia pode causar nefrite, problemas gastrointestinais e intoxicação. 
 
Fonte consultada:
Nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar
 
Minha Vida

Espirometria: exame detecta doenças respiratórias

Também conhecida como teste de sopro, ela mede a função pulmonar
 
A espirometria, também conhecida como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar. O teste vai quantificar o ar que a pessoa assoprou e qual a velocidade. Com isso são calculados alguns indicadores de como está funcionando o pulmão.
 
É um exame em que se avalia os volumes e fluxos de ar que entram e saem do pulmão. Utiliza-se um aparelho no qual a pessoa assopra em um bocal, chamado espirômetro, e avalia-se o fluxo e a quantidade de ar que sai dos pulmões. Se o resultado indicar alguma alteração, outros exames serão necessários para confirmar um diagnóstico de doenças respiratórias, como asma ou DPOC.
 
Qual médico faz o exame?                                                                             
A responsabilidade para a realização, acurácia e interpretação da espirometria é prerrogativa dos pneumologistas técnicos em espirometria.                                            
 
Quando o exame é pedido
O exame de espirometria é pedido para avaliar o funcionamento dos pulmões de um paciente e identificar possíveis doenças, como asma, DPOC e alergias respiratórias.
 
Os sintomas que podem levar um médico a pedir a espirometria são:                                            
- Tosse com ou sem produção de escarro (muco)
 
- Falta de ar
 
- Repuxar a pele entre as costelas durante a respiração (retrações intercostais)
 
- Deficiência respiratória que piora com exercício ou atividade
 
- Padrão de respiração anormal
 
- A respiração para temporariamente
 
- Dor no peito
 
- Aperto no tórax.
                                               
Respiração ofegante que:  
- Vem em episódios com períodos intercalados sem sintomas
 
- Pode ser pior à noite ou no início da manhã
 
- Pode desaparecer por si mesma
 
- Melhora quando se usa medicamentos que abrem as vias respiratórias (broncodilatadores)
 
- Piora quando se inspira ar frio
 
- Piora com exercício
 
- Piora com azia (refluxo)
 
- Em geral começa repentinamente.
 
A espirometria é pedida para:                                            
- Determinar a causa de problemas respiratórios
 
- Diagnosticar algumas doenças pulmonares, tais como asma ou doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC)
 
- Diagnosticar doenças de circulação, como hipertensão pulmonar
 
- Fazer o acompanhamento de doenças pulmonares já diagnosticadas
 
- Avaliar a função pulmonar de uma pessoa antes de uma cirurgia, sobretudo aqueles que envolvem o tórax
 
- Verificar a função pulmonar de uma pessoa que é regularmente exposta a substâncias que podem danificar os pulmões, como fumantes e trabalhadores exposto à poeira e produtos químicos
 
- Verificar a eficácia do tratamento de doenças pulmonares.
 
Contraindicações
Pessoas que sofreram um infarto ou AVC nos últimos dois a três meses podem ser contraindicados a fazer a espirometria. 
 
Preparo para a espirometria                                                                             
- Evite fazer uma refeição pesada pouco antes do exame, pois o estômago cheio pode impedir os pulmões de se expandirem totalmente. Entretanto, o jejum também não é recomendado
 
- Você não deve fumar quatro horas antes do exame
 
- Você não deve se exercitar duas horas antes do exame
 
- No dia da espirometria, use roupas folgadas, que não restrinjam sua respiração
 
- Você também deve evitar alimentos ou bebidas que têm cafeína, pois ela pode deixar suas vias respiratórias mais relaxadas, permitindo a entrada de mais ar do que o habitual.
 
Informe o seu médico se:
- Já teve dores no peito recentes ou um ataque cardíaco
 
- Toma medicamentos para um problema de pulmão, como a asma. Você pode precisar parar de tomar alguns medicamentos antes do exame
 
- É alérgico a algum medicamento
 
- Já fez uma cirurgia recente no peito ou no abdômen, ou se você já teve um colapso pulmonar (pneumotórax).
 
Como é feito?                                                                             
A espirometria é feita em salas de exame que contam com todos os dispositivos de medição de função pulmonar. Para o exame, você vai usar um clipe nasal para se certificar de que nenhum ar passa dentro ou fora de seu nariz durante o teste. Você, então, será solicitado a respirar em um tubo, parecido com um canudo, que estará conectado a um dispositivo de gravação - o nome do aparelho é espirômetro.
                                           
Você é convidado a encher o pulmão ao máximo e depois soltar esse ar o mais rapidamente possível. O espirômetro, então, mede o volume de ar que foi expelido e a velocidade que isso ocorreu. No geral, o sopro da espirometria dura em torno de 6 segundos, mas pode variar conforme o tamanho do pulmão de cada pessoa.
                                            
Caso o paciente já tenha sido diagnosticado com alguma doença anteriormente, o exame pode ser feito duas vezes - a primeira normalmente e a segunda o uso de broncodilatadores - medicamento que expande as vias aéreas dos pulmões. A diferença entre essas duas respirações pode ajudar no diagnóstico.
                                           
A precisão da espirometria depende de sua capacidade de seguir todas as instruções. O médico pneumologista pode incentivá-lo a respirar profundamente antes do exame para obter melhores resultados.                                             
 
Duração do exame
A espirometria pode levar de cinco a 30 minutos, dependendo de quantas respirações são feitas.                                            
 
Possíveis efeitos colaterais                                        
Se você fizer uma gasometria arterial, pode ser que sinta alguma dor da agulha usada para coletar o sangue. Os outros exames da espirometria são geralmente indolores. Alguns dos testes podem ser cansativos para as pessoas que têm uma doença pulmonar.
 
Você pode tossir ou sentir tonturas depois de respirar rapidamente, mas o médico te dará a chance de descansar entre as medições. A respiração através do bocal durante um longo período de tempo pode ser desconfortável.
                                           
A respiração profunda também pode diminuir ou aumentar a sua frequência cardíaca. Se você sentir qualquer dor ou desconforto no peito, informe o médico imediatamente.                                            
 
O que significa o resultado do exame?                                        
A espirometria verifica o trabalho dos seus pulmões. O espirômetro constrói um gráfico que mede o ar que está saindo ao longo do tempo, e com isso são gerados vários índices numéricos. No resultado do exame, são expressos os valores do paciente e os valores esperados - ou seja, os valores ideais para uma pessoa com a mesma idade, altura, peso e outras características.
                                            
Entre os diversos valores que esse exame fornece, os principais são:                                            
- Capacidade vital
 
- Volume soprado no primeiro segundo
 
- Relação entre capacidade vital e volume soprado no primeiro segundo
 
- Pico de fluxo expiratório
 
- Pico de fluxo intermediário.
Caso o paciente tenha feito dois testes - com e sem broncodilatador - o resultado do exame mostra os valores em ambas as situações.
 
Juntamente com os valores numéricos da espirometria, o resultado do exame também conta com um gráfico ilustrativo da respiração do paciente e as considerações do especialista por escrito.                                            
 
Resultados normais:                                        
Os valore da espirometria estão normais quando paciente está dentro dos valores previstos para a população normal.                                             
 
O que significam resultados anormais:                                        
Se os resultados forem discrepantes daqueles previstos para a população normal, o médico pode investigar a presença de alguma doença. No geral, os dois diagnósticos mais comuns são obstrução das vias aéreas e distúrbio restritivo.
                                           
A obstrução das vias aéreas acontece quando os pulmões tem um volume bom, mas o ar demora para sair. Entre as doenças obstrutivas estão asma e enfisema.
                                            
Já distúrbio restritivo ocorre quando a pessoa inspira e expira pouco volume de ar, ainda que em um tempo de esvaziamento adequado. Distúrbio restritivo pode indicar doenças como fibrose e fraqueza dos músculos pulmonares.
                                           
O diagnóstico adequado dependerá a interpretação de todos os valores expressos na espirometria e relatório médico.                                            
 
O que pode alterar os resultados do exame                     
                   
Existem alguns casos em que os resultados do exame de espirometria podem dar alterados:                                            
- Uso de sedativos antes do exame
 
- Comer alimentos ou bebidas que contenham cafeína antes da espirometria
 
- Não ser capaz de respirar normalmente por causa de alguma dor
 
- Gravidez, obesidade, ou um estômago estufado após uma refeição, uma vez que essas condições podem impedir os pulmões de se abrirem completamente
 
- Não ser capaz de seguir as instruções ou fazer esforço durante o exame.
 
Possíveis complicações e riscos:                                        
Testes de função pulmonar apresentam pouco ou nenhum risco para uma pessoa saudável. Se você tem alguma doença cardiovascular ou pulmonar grave, é importante discutir os riscos com seu médico.                                            
 
Gestantes podem fazer?                                        
Não há contraindicações muito determinantes para a realização da espirometria por gestantes.                                             
 
Referências                                        
João Marcos Salgi, pneumologista do Fleury Medicina e Saúde
 
Minha Vida

Concurso Prefeitura de Guarulhos (SP)

A Prefeitura de Guarulhos (SP) divulgou dois editais de concursos públicos para 83 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários vão de R$ 1.688,89 a R$ 12.450,61.

No edital nº 11 são 71 vagas para médicos nas funções de alergista, anestesista, cardiologista, cirurgião geral, cirurgião pediatra, clínico geral, clínico geral intensivista, do adolescente, endocrinologista, gastroenterologista, geriatra, ginecologista, hematologista, infectologista, neurologista neuropediatra, neurocirurgião, ortopedista, pediatra, pediatra intensivista, pneumologista, pneumologista pediatra, psiquiatra, psiquiatra pediatra, reumatologista, socorrista clínico geral, socorrista ortopedista, socorrista pediatra, socorrista psiquiatra, ultrassonografista, urologista e da família.

No edital nº 12 são 12 vagas. Os cargos de nível superior são para especialista em saúde – serviço social. As vagas de nível médio são para assistente de gestão pública e oficial de controle animal.

Os candidatos podem se inscrever de 29 de setembro a 16 de outubro pelo site www.ibamsp-concursos.org.br. A taxa é de R$ 64 para nível médio e R$ 83 para nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 2 de novembro. Ainda haverá prova de títulos para médicos e especialistas em saúde e prova prática e de aptidão física para oficial de controle animal.

O concurso terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogada.

Concurso Fundação Casa - SP

A Fundação Casa - Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, em São Paulo, abriu  as inscrições do concurso público para 1.141 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 950 a R$ 4.389,61.

Os cargos de nível superior são para agente educacional, assistente social, enfermeiro, engenheiro civil, engenheiro eletricista, especialista em informática nas áreas de desenvolvimento, rede e suporte, médico, médico do trabalho, nutricionista, pedagogo, profissional de educação física e psicólogo.

As vagas de nível médio são para agente administrativo, agente de apoio administrativo, agente de apoio socioeducativo (sexo masculino e feminino), auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem do trabalho, técnico em segurança do trabalho, técnico em informática nas áreas de desenvolvimento, rede e suporte, técnico operacional nas funções de almoxarife e eletricista industrial.

Os postos de nível fundamental são para agente de apoio operacional (sexo masculino) e agente operacional nas funções de encanador, marceneiro e serralheiro.

Os profissionais ainda vão receber vale-refeição de R$ 400, vale-alimentação de R$ 126, vale-transporte, assistência médica, assistência odontológica, seguro de acidentes pessoais, auxílio funeral e auxílio creche de até R$ 291,21 para servidores com filhos entre 3 meses e 6 anos, 11 meses e 29 dias.

As inscrições podem ser feitas até 16 de outubro pelo site www.cetroconcursos.org.br. A taxa varia de R$ 25 a R$ 70.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 9 de novembro, nas cidades de Campinas, Avaré, Jacareí, Marília, Ribeirão Preto, Santos e São Paulo.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Ibirarema - SP

Com o objetivo de atender as necessidades da administração municipal, a Prefeitura de Ibirarema, no estado de São Paulo, divulgou o edital nº. 02/2014 para realização de concurso público. O intuito é preencher 05 vagas nos cargos de médico clínico geral, médico ginecologista/obstetra, médico ortopedista e médico pediatra. A jornada de trabalho será de 10 a 40 horas semanais, por remuneração de até R$ 4.416,96.

Os interessados deverão efetuar suas inscrições através do site www.omconsultoria.com.br, até às 23h59min59 do dia 13 de outubro de 2014, horário de Brasília. A taxa é de R$ 50,00 para todas as funções.

A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa e pelo endereço eletrônico: www.omconsultoria.com.br, com pelo menos, 5 dias de antecedência. O candidato deverá acompanhar a publicação de editais de abertura de inscrição, convocação para provas, resultado final e outros, pela imprensa escrita.

A classificação final e a especial (se houver) serão divulgadas no Resultado Final, publicado na imprensa escrita, afixado no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume e disponibilizado nos sites: www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.

O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Adrianópolis - PR

A Prefeitura de Adrianópolis, no estado do Paraná, divulgou o edital de concurso público nº 002/2014. O objetivo é a contratação de 30 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 768,08 a R$ 2.941,57, em jornadas de 20 e 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de agente de educação I, contador, nutricionista, procurador, professor I e zelador de cemitério.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 23 de outubro de 2014, através do site www.klcconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para nível fundamental é R$ 35,00, para nível médio R$ 50,00 e nível superior R$ 100,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 23 de novembro de 2014, em local e horário a ser informado antecipadamente.
 
O gabarito provavelmente será divulgado no primeiro dia útil após a realização da prova, a partir das 15h, através do site www.klcconcursos.com.br.
 
Haverá prova de títulos para os candidatos ao cargo de professor I, os quais deverão ser entregues, na data a ser informada.
 
O concurso público, que será executado pela empresa KLC - Consultoria em Gestão Pública Ltda, terá validade pelo período de 02 anos, contados da data de homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura de Adrianópolis - PR.

Prefeitura de Ibirarema - SP abre processo seletivo

A Prefeitura do Município de Ibirarema, Estado de São Paulo, por meio da empresa OM-Consultoria, abriu edital de processo seletivo n° 02/2014, com o objetivo de preencher quatro vagas no cargo de médico plantonista, por salário de R$ 22,08 por hora médica em jornada de 12/36 horas semanais.

Os interessados poderão se inscrever através do site www.omconsultoria.com.br, até o dia 13 de outubro de 2014, até às 23h59min59s, horário de Brasília. A taxa é de R$ 50,00.

A data, horário e local da prova será divulgado pela imprensa e pelo site www.omconsultoria.com.br, com pelo menos, 3 dias de antecedência.

A classificação final e a especial (se houver) serão divulgadas no Resultado Final, publicado na imprensa escrita, afixado no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume disponibilizado nos sites: www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.

O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Santa Lúcia - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Santa Lúcia, no estado de São Paulo, tornou público o edital de processo seletivo nº 001/2014, visando a contratação de 04 profissionais de nível fundamental. A remuneração prevista para os contratados é de R$ 778,65, em jornadas de 40 horas semanais.
 
As chances são para o cargo agente comunitário de saúde, e os interessados em concorrer a vaga, devem residir no Bairro Nova Santa Lúcia.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de outubro de 2014, através do site www.digitalizacoes.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada às 9h, do dia 01 de novembro de 2014, na EMEF Padre Gregório Humberto Beule, sita à Rua Benedito Sampaio Machado, nº 323 - Jardim Esperança, Santa Lúcia.
 
O Processo Seletivo, que será executado pela empresa S.R. Digitalizações e Serviços Ltda, será válido pelo período de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por até igual período, a critério da Administração. 

Prefeitura de São José dos Quatro Marcos - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, Estado de Mato Grosso, divulgou edital nº 002/2014 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de postos de trabalho na Secretaria Municipal de Saúde. São ofertadas 02 vagas para Enfermeiros, com salários de até R$ 2.483,64 mais R$ 1.450,00 (incentivo).
 
Inscrição
Interessados, deverão preencher as fichas de inscrições que serão retiradas e entregues na Secretaria Municipal de Saúde, no período de 06 a 13 de outubro de 2014.

Prova
O processo seletivo será realizado por meio de prova objetiva e a análise título.

As provas escritas serão aplicadas na data provável de 16 de outubro de 2014, no horário das 19h às 22h, na Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire.

A entrega da documentação para análise de títulos (cópias, em envelope lacrado), será feita na data provável de 16 de outubro de 2014, às 19h, no local de realização das provas.

Validade
A validade do processo seletivo será de 12 meses, podendo ser renovado ou rescindido mediante concurso público.

O edital foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 06 de outubro de 2014.

Concurso Prefeitura de Nova Petrópolis - RS

A Prefeitura de Nova Petrópolis, no estado do Rio Grande do Sul, abriu edital de concurso público n° 002/2014, para provimento de 40 vagas em cargos de níveis fundamental e superior. Os salários vão até R$ 4.578,05 em jornada de trabalho de 40 e 44 horas semanais.
 
Às pessoas com deficiência, é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 10% do total das vagas oferecidas para cada cargo.

As vagas são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Operador de Máquinas, Operário e Operário Especializado.
 
As inscrições poderão ser realizadas até às 23h59min do dia 30 de outubro de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 35,00 (nível fundamental) e R$ 80,00 (nível superior).
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 08h às 11h30min e das 13h30min às16h30m, no período de realização das inscrições de segunda à sexta-feira, em dias úteis, junto a Agência FGTAS/SINE, sito à Rua Coronel Alfredo Steglich, nº 95, Bairro Centro, na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
 
O concurso será constituído de provas objetivas e práticas.
 
A prova objetiva será aplicada em data, local e horário a serem informados por edital, com antecedência mínima de dez dias da realização da mesma, em jornal de grande circulação, nos sites www.objetivas.com.br e www.novapetropolis.rs.gov.br.
 
Serão chamados a prestar a prova prática todos os candidatos aprovados na prova objetiva, em data a ser informada por edital.
 
O concurso será válido por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por mais 2 anos, a critério da Prefeitura de Nova Petrópolis.

Concurso Prefeitura de Campina das Missões - RS

A Prefeitura de Campina das Missões, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital de concurso público nº 065/2014. O objetivo é a contratação de 17 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, mais cadastro de reservas. O salário previsto para os contratados pode chegar até R$ 6.446,30, em jornadas de 20, 22 e 40 horas semanais.
 
As vagas ofertadas são para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de combate à endemias, assistente de administração, assistente social, auxiliar de (mecânico, odontólogo e serviços gerais), contador, eletricista, enfermeiro, médico, engenheiro civil, motorista, professor, entre outros.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 27 de outubro de 2014, através do site www.objetivas.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para todos os cargos é de R$ 58,80.
 
Os candidatos serão selecionados através de prova objetiva, prática e de títulos, de acordo com a função pretendida.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 06 de dezembro de 2014, em local e horário a ser informado antecipadamente.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa Objetiva Concursos, terá validade pelo período de 02 anos, contados a partir da homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura de Campina das Missões.

CODECA - Caxias do Sul - RS abre vagas

Divulgado edital nº. 007/2014 para realização do processo seletivo nº. 001/2014, da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul - CODECA, no estado do Rio Grande do Sul. A seleção a ser executada pela empresa Objetiva Concursos, oferece 45 vagas mais cadastro reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia de R$ 1.131,50 a R$ 6.154,00, por jornada de 20, 36 e 44 horas semanais de trabalho.
 
Aos candidatos portadores de deficiência serão destinadas 10% das vagas do emprego ao qual se candidatou e desde que as atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores
 
Cargos
Almoxarife II, Assistente Administrativo Comercial, Assistente de Comunicação/Publicidade/Marketing, Assistente Jurídico, Auxiliar de Limpeza, Borracheiro, Britadorista, Capinador, Carpinteiro, Cirurgião Dentista, Engenheiro (Civil, Químico e Segurança do Trabalho), Laboratorista de Solo e Asfalto, Lavador, Marroeiro, Operador de Máquinas, Operador de Usinas, Porteiro Recepcionista, Servente para Construção Civil, Técnico (Eletrônica Automotiva e Informática) e Topógrafo.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas pela internet, no site www.objetivas.com.br até às 23h59min do dia 26 de outubro de 2014, e opcionalmente no Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer, localizado à Rua Vereador Mario Pezzi, 1128 – Exposição - Caxias do Sul - RS no horário das 08h às 12h e das 13h às 22h de segunda-feira à sexta-feira.
 
Prova
O processo de seleção será composto de provas objetivas, práticas, testes de esforço físico e testes de direção.
 
As provas objetivas serão realizadas em Caxias do Sul, na data provável de 23 de novembro de 2014, em local e horário a serem divulgados oportunamente no site www.objetivas.com.br.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.

Concurso Prefeitura de Orleans - SC

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Orleans, no Estado de Santa Catarina. O edital nº 003/2014 visa à contratação de dois profissionais com formação de nível fundamental e médio de ensino, mais formação de cadastro de reserva.
 
As chances são para auxiliar em saúde bucal e agente de apoio/zelador, com ganhos de R$ 964,22 a R$ 1.588,14 e jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 4 de novembro de 2014, no Departamento de Gestão Pessoas, situado à Rua XV de Novembro nº 282, Centro, das 12h30 às 18h00, em dias úteis. A taxa é de R$ 50,00.
 
Será aplicada prova objetiva, prevista para ocorrer no dia 9 de novembro de 2014, às 9h00, nas dependências do Centro Administrativo, localizado na Praça Celso Ramos nº 192, Centro, com duração máxima de três horas.
 
Um exemplar do caderno de provas estará à disposição do candidato a partir das 12h30 do dia 10 de novembro de 2014 no Departamento de Gestão de Pessoas, para cópias feitas no mesmo local. O gabarito será disponibilizado no mesmo dia, no mural oficial e no site: www.orleans.sc.gov.br, a partir das 17h00.
 
O concurso terá o prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Teixeirópolis - RO publica edital de processo seletivo

Para atender as necessidades da administração local, a Prefeitura de Teixeirópolis, no estado de Rondônia, publicou o edital nº 03/2014 de processo seletivo, tendo como objetivo a contratação temporária de um Farmacêutico com jornada de trabalho de 30 horas semanais e salário de até R$ 1.846,23.
 
Para inscrever-se o candidato deverá comparecer pessoalmente no Protocolo, junto à sede da Prefeitura de Teixeirópolis, situada na Rua Av. Afonso Pena, n° 2280, Centro, no período compreendido entre os dias 07 e 08 de outubro de 2014, nos horários das 8h às 13h.
 
Documentação necessária para inscrição:
  1. Formulário de Inscrição devidamente preenchido;
  2. Apresentar cópia legível (frente e verso), que será retida, recente e em bom estado do documento de Identidade ou Carteira Profissional, bem como o original, para simples conferência. Não será aceito protocolo deste documento ou ainda cópia autenticada em cartório;
  3. Apresentar cópia legível do CPF ou do Protocolo do mesmo, que será retida (para o caso em que não conste o referido CPF no documento de identidade), bem como o original do documento apresentado, para simples conferência Não será aceito protocolo deste documento ou ainda cópia autenticada em cartório;
  4. Prova de quitação das obrigações militares e eleitorais;
  5. Apresentar comprovante de escolaridade e formação;
  6. Anexar à ficha de inscrição o Currículo.
Os títulos deverão ser entregues em envelopes devidamente identificados e lacrados, no seguinte endereço: Av. Afonso Pena, n° 2280, Centro – Teixeirópolis/RO.
 
A validade do processo seletivo será de 12 meses, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
 
O Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, edição de 06 de outubro de 2014.

Concurso Secretaria da Defesa Social - TO

Com a publicação do edital SDS-SECAD nº 04/2014, foi declarado aberto o concurso público da Secretaria de Estado da Defesa Social do Tocantins, que disponibiliza 1.217 vagas para os cargos de níveis médio/técnico e superior, considerando a reserva de 65 vagas aos candidatos com deficiência. A Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB é a responsável pela organização de todo o concurso, que terá um prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado.
 
A maioria das vagas é para pessoal de nível médio/técnico e estão distribuídas entre os cargos de Assistente Socioeducativo (Técnico em Enfermagem, Motorista), Técnico em Defesa Social e Técnico Socioeducador. O salário oferecido para esses novos servidores será de R$ 2.326,82.
 
Já para o nível superior, são oferecidas vagas para os cargos de Analista em Defesa Social e Analista Socioeducador (especialidades: Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Direito, Medicina Clínica, Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional). O vencimento oferecido para esses cargos será de R$ 3.656,43.
 
A jornada laboral de todos os efetivados será de 40 horas.
 
Inscrições Concurso SEDS
As inscrições serão realizadas via internet, no site http://www.funcab.org, no período entre 22 de outubro e 23 de novembro de 2014, mediante o pagamento do valor de:
 
R$ 90,00 para os cargos de Ensino Médio/Técnico;

R$ 150,00 para os cargos de Ensino Superior.
 
Provas
O  concurso público será composto de Prova Objetiva, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Exames Médicos e Curso de Formação Profissional. A Prova Objetiva está prevista para 14 de dezembro de 2014.
 
Os candidatos poderão obter o edital completo do concurso no site da FUNCAB - http://ww5.funcab.org/inicial.asp?id=281

Prefeitura de Passos – MG abre seleção para médicos

A Prefeitura de Passos, no estado de Minas Gerais, tornou público o edital de processo seletivo nº 006/2014. O objetivo é preencher 24 vagas de nível superior, na Unidade de Pronto Atendimento e no Centro de Especialidades Celina Coelho. A remuneração dos contratados de acordo com o cargo pretendido vai de R$ 52,81, em dias normais e R$ 63,39, em finais de semanas e feriados, a jornada a ser cumprida varia de 10 a 20 horas semanais, exceto alguns cargos que é plantão de 12 horas.
 
As chances são para médico (do trabalho, pediatra, cirurgião, clínico geral, nefrologista, auditor, ortopedista, neurologista, urologista, ultrassonografista e gineco-obstetra).
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro de 2014, das 8:30min às 17h, em dias úteis, na Secretaria Municipal de Saúde, sita a Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, 1160, Sala Administrativo-02.
 
Os candidatos serão avaliados através de títulos, que deverão ser apresentados juntamente com o Curriculum Vitae, no ato da inscrição.
 
O Processo Seletivo terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Rincão - SP abre concurso público

A Prefeitura de Rincão, Estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de ocupar 13 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 716,10 a R$ 1.786,99, mais insalubridade para a função de Coletor de Lixo.
 
A organização, aplicação e correção do Processo Seletivo Público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda. As vagas são para os empregos de Coletor de Lixo, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Nutricionista e Farmacêutico.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br até o dia 19 de outubro de 2014. As taxas variam de R$ 35,00, R$ 40,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas na data prevista de 09 de novembro de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do concurso será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Lajeado - RS anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Lajeado, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital SEAD n° 150-02/2014 de processo seletivo, com o fito de preencher vagas para a função de agente comunitário de saúde (ensino médio completo) por salário de R$ 1.211,19 em carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições somente serão feitas via internet, no endereço eletrônico: www.unars.com.br, até às 24 horas do dia 20 de outubro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa é de R$ 50,00.

Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 08h às 17h, de segunda a quinta-feira; das 8h às 14h, na sexta-feira, no período de 06 de outubro a 20 de outubro de 2014, na Biblioteca Pública Municipal, sito à Rua Júlio de Castilhos, nº 411, na cidade de Lajeado, RS. Com exceção dos dias 08, 09 e 10 de outubro, em que a Biblioteca abrirá no horário das 8h às 14h.

As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 30 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados. Os gabaritos preliminares sairão na data provável de 01 de dezembro de 2014.

O processo seletivo será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Edital do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.