Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Revista ajuda paciente a enfrentar o câncer com qualidade de vida

O diagnóstico assusta e a única certeza que se tem após a constatação de um câncer é que uma luta será iniciada. Enfrentar a doença e passar por todas as etapas do tratamento geram muitas dúvidas, incertezas e a falta de informação e apoio podem muitas vezes prejudicar

Mas como falar do câncer de forma mais leve? Como passar informações clínicas e muitas vezes científicas sobre os sintomas e formas de tratamentos, sem fazer com que os pacientes se sintam ainda mais envolvidos com a doença? Após anos cuidando de pacientes com câncer e conhecendo todas suas dificuldades e desejos, uma equipe de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, advogados e assistentes sociais encontrou a solução.

Eles desenvolveram uma publicação que contém informações sobre tudo que os pacientes precisam saber para seguir nessa luta. Dicas sobre direitos do paciente previstos por lei, sobre alimentação, prática de atividades físicas e até sobre sexualidade são os pontos fortes da publicação distribuída gratuitamente na sede do Hospital Bandeirantes, localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo.

A publicação se chama Bem-Estar e em suas páginas, pacientes e familiares encontraram fórmulas para o fortalecimento necessário para vencer a doença. “Criamos um manual para o paciente com câncer. Ele encontra todas as informações que precisa em diferentes áreas, mas essas informações são transmitidas de forma natural. Nosso objetivo é falar sobre o câncer sem medo, sem amargura”, relata Dr. Bruno Santucci, Oncologista do Hospital Bandeirantes.

A publicação traz também depoimentos de pessoas que enfrentaram e venceram a doença como a apresentadora Ana Maria Braga e a autora de novelas, Glória Perez, além de mensagens motivacionais e de fé.

Divulgação: Rojas Comunicação
(11) 3675-4940 / 3873-6261

Conheça as medidas para evitar o contágio do Ebola

Evitar a infecção pelo vírus Ebola implica respeitar uma série de medidas simples, mas que devem ser aplicadas rigorosamente, segundo os especialistas
 
A seguir, alguns conselhos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, sobre como se proteger deste vírus letal.
 
Os sintomas do Ebola incluem febre, dores de cabeça, nas articulações e musculares, fraqueza, diarreia, vômitos, dor de estômago, falta de apetite e, em alguns casos, hemorragia.
 
"O vírus é transmitido por contato direto com fluidos corporais de uma pessoa infectada ou após a exposição a objetos - como seringas - contaminados com secreções infectadas", explicou Stephan Monroe, vice-diretor do centro para doenças infecciosas dos CDC. "O Ebola não é contagioso até que apareçam os sintomas", acrescentou.
 
O vírus Ebola pode se disseminar através de catarro, sêmen, saliva, suor, vômito, fezes e sangue.
 
Monroe explicou que é muito improvável que o Ebola se transmita entre passageiros de um espaço confinado como um avião ou um trem, visto que requer o contato direto com as secreções corporais.
 
"A maioria das pessoas que se infecta com Ebola é as que convivem (parentes ou trabalhadores de saúde) com as pessoas que já padecem da doença e manifestam os sintomas", acrescentou.
 
Embora o vírus possa ser fatal em 90% dos casos, as pessoas que se recuperam devem tomar precauções extraordinárias durante pelo menos dois meses porque podem continuar transmitindo a doença. "Os homens que se recuperaram da doença ainda poderão transmitir o vírus através do sêmen até sete semanas depois de recuperados", explicou a OMS.
 
O Ebola também tem sido transmitido a pessoas que tiveram contato com o corpo de alguém que morreu da doença, como por exemplo durante os preparativos de um funeral. "As pessoas que morreram de Ebola devem ser enterradas rapidamente e de forma segura", destacou a OMS.
 
Pacientes de áreas onde o Ebola está ativo e que apresentam estes sintomas devem ser isolados do público em geral, segundo os CDC.
 
Os trabalhadores de saúde devem seguir as precauções exigidas para o controle das infecções. Devem usar máscaras, luvas e batas de mangas compridas quando tratam os pacientes.
 
Os CDC também recomendam a lavagem frequente das mãos antes e depois de ter contato com um paciente febril, assim como extremar cuidados com o uso e descarte de agulhas e seringas.
 
O período de incubação do Ebola - isto é, o lapso entre a infecção e o aparecimento dos sintomas - é de 21 dias.
 
O Ebola atinge as populações humanas assim que as pessoas têm contato com sangue, órgãos e fluidos corporais de animais infectados. Os morcegos frugívoros são seu hospedeiro natural.
 
"Na África tem sido documentada a infecção através do contato com chimpanzés, gorilas, morcegos frugívoros, macacos, antílopes e porcos-espinhos infectados, que foram encontrados mortos na selva", destacou a OMS.
 
As pessoas devem evitar comer ou tomar animais silvestres crus.
 
Se há suspeitas de um surto em uma fazenda de macacos ou porcos, a OMS recomenda colocar toda a estrutura imediatamente em quarentena e sacrificar os animais infectados, "supervisionando de perto o enterro ou a incineração das carcaças".
 
Não há vacinas disponíveis contra o Ebola.
 
AFP / Terra

Chá de Capim Limão para emagrecer

Reprodução: Chá de Capim Limão
Também conhecida como erva príncipe, o capim limão é uma erva com odor semelhante ao do limão – quando suas folhas são cortadas
 
Com propriedades medicinais, a planta pode ser usada como medicamento e comprada na forma de chá ou na própria planta, podendo ser plantada inclusive em casa.
 
O consumo do chá ajuda a facilitar a digestão, além de tratar problemas do estômago, inchaços, depressão, agitação, insônia, infecções de pele, dor muscular, tosse, asma, catarro, dores de cabeça, diarreia, febre, reumatismo, estresse, tensão muscular entre outros problemas de saúde. Possui propriedades antibacterianas, diuréticas, desinfetantes e antidepressivas.
 
Emagrecimento com capim limão
Mas você já ouviu falar nos benefícios do capim limão para quem quer emagrecer? O capim limão possui propriedades que aceleram o metabolismo, ajudando na queima de gordura do corpo. Além disso, age como diurético, eliminando o excesso de líquido e, consequentemente o inchaço causado por ele. Por ajudar na digestão, auxilia também no melhor funcionamento intestinal. Seus princípios auxiliam no processo de emagrecimento, mas é preciso manter uma dieta equilibrada em horários determinados: eia hora antes do café da manhã, do almoço e do jantar, consuma uma xícara de chá de capim limão.
 
É importante lembrar de que o consumo do chá surtirá efeito diante do acompanhamento de refeições equilibradas, sem gorduras e alimentos que são contraindicados no período de emagrecimento. Quando seguida da forma correta, a dieta pode ajudar a eliminar até 12 kg em um mês, mas atenção: é preciso que a dieta dure um período de 30 dias, não mais que isso. Se você quiser continuar, faça uma pausa de uma semana e então recomece.
 
Como preparar o chá?
Para preparar o chá, use a proporção de uma colher de capim limão para cada xícara de água. Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo até alcançar fervura. Desligue o fogo e adicione a erva, tampando em seguida e deixando a mistura descansar por um período de, aproximadamente, 15 minutos. Consuma em seguida. Caso prepare em maiores proporções, é importante que o consumo seja feito no mesmo dia, pois depois desse período a mistura perde parte de suas propriedades.
 
Contraindicações
A dieta é contraindicada para pacientes gestantes, lactantes e também para pessoas com gastrite. É importante sempre fazer acompanhamento médico e seguir a dieta de um profissional. O chá de capim limão, por sua vez, é contraindicado em casos de dor abdominal, gastrite e caso a paciente seja gestante, pois pode causar aborto.
 

Indiano reclama de dor e médicos descobrem grilo vivendo em seu ouvido

Foto: Reprodução/ DailyMail
Inseto teria entrado no homem para se esconder até a anoitecer
 
Um indiano, cujo nome não foi revelado, deu entrada em um hospital reclamando de muita dor e coceira no ouvido. Após ser examinado, os médicos ficaram espantados com o motivo do incômodo: um inseto estava vivendo no ouvido do paciente. As informações são do site DailyMail.

Ao perceberem o inseto, os médicos começaram sua remoção com muito cuidado para que ele não se despedaçasse.
 
Por ser inusitado, os médicos gravaram o procedimento para mostrar a retirada do pequeno grilo.

De acordo com Michael Sweer, professor na Universidade de Derby, na Inglaterra, os grilos são conhecidos como espécies invasoras e que vivem em todos os lugares possíveis.

― Eles gostam de lugares quentes e se escondem durante o dia. É provável que esse grilo tenha entrado no ouvido do homem para se esconder até anoitecer.
 
R7

Com duração de 42 horas, insulina que dispensa horário fixo para aplicação chega ao Brasil

Medicamento está aprovado para portadores de diabetes tipo 1 e 2 acima de 18 anos
 
Nem todos os diabéticos utilizam insulina para controlar a doença, mas o grupo que precisa do hormônio para sobreviver sabe que é extremamente importante aplicar o medicamento na hora certa.
 
A boa notícia é que já está disponível no mercado brasileiro uma insulina com duração de até 42 horas e sem necessidade de horário fixo para a aplicação da dose.
 
Comercializada pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk com o nome de Tresiba (degludeca), a insulina basal de ação ultralonga tem efeito plano e estável, ou seja, sem picos glicêmicos e promete facilitar a adesão ao tratamento, diz o endocrinologista Freddy Eliaschewitz, diretor do CPClin (Centro de Pesquisas Clínicas), de São Paulo.
 
― Depois do antibiótico, a insulina é o que mais salvou vidas na história da humanidade. No ano 2000, com o lançamento dos análogos de insulina de ação lenta, o controle do diabetes melhorou muito, mas não o suficiente. Com a chegada de uma insulina com maior tempo de duração, esperamos melhorar a qualidade de vida e proporcionar mais flexibilidade ao paciente.
 
Atualmente, o mercado brasileiro comercializa insulina com o máximo de tempo de duração de 24 horas. Embora a aplicação de Tresiba precise ser diária, como todas que existem hoje em dia, a vantagem é poder escolher o horário para tomar a dose, “sem a necessidade de ajustar o seu dia em função do medicamento”, enfatiza Eliaschewitz.
 
― É importante lembrar que o papel da insulina basal [ação lenta e ultralonga] é diferente da insulina de ação rápida. Enquanto a primeira controla a taxa de glicose produzida pelo fígado ao longo do dia, a outra é usada antes das refeições.
 
Outro benefício do novo produto é a redução dos episódios de hipoglicemia, especialmente noturna, comuns nos pacientes com diabetes que usam insulina, avisa o endocrinologista Antônio Roberto Chacra, chefe do Centro de Diabetes da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
 
― A hipoglicemia é uma das principais barreiras para o paciente aderir a insulinoterapia. Além disso, ele associa o uso do medicamento ao agravamento do quadro, quando na realidade é uma forma de controlar melhor a doença.
 
A hipoglicemia é a queda da taxa de açúcar no sangue, sendo que os sintomas do quadro costumam aparecer quando esta taxa está abaixo de 70 mg/dl. Entre os sinais do quadro, Chacra cita “tremor, taquicardia, sensação de fome, sudorese, tontura e até coma”.
 
― Para reverter a situação, a recomendação é que o paciente consuma açúcar, como um copo de suco de laranja, bala, refrigerante normal ou algum alimento doce.
 
A insulina Tresiba já está disponível em todo o Brasil pelo preço sugerido de R$ 120,00. Por enquanto, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda não autorizou o uso em crianças e grávidas.

R7

A primeira distribuição do medicamento adquirido pelo Ministério da Saúde será efetuada a partir de novembro de 2014

Reproduçã/USA Today - Robô emite raios UV em quartos de
hospital, eliminando vírus em minutos
Tecnologia foi desenvolvida por empresa do Texas
 
Rio - Enquanto o mundo ainda procura um remédio eficaz contra o vírus ebola, uma invenção meio inusitada de uma empresa do Texas, nos Estados Unidos, pode alimentar as esperanças no combate à epidemia. Trata-se do “Pequeno Moe”, um robô que literalmente extermina vermes e substâncias virais em unidades hospitalares em poucos minutos.
 
A máquina utiliza uma lâmpada que emite intensa luz ultravioleta, fundindo o DNA do vírus e eliminando o perigo de contágio. Ela é capaz de emitir raios UV 1,5 vezes por segundo, limpando toda a superfície em um quarto de hospital. A tecnologia já está sendo usado em 250 hospitais em todo os Estados Unidos.
 
O “Pequeno Moe” foi desenvolvido na Cidade de Alamo pela empresa Xenex. Dentre seus clientes, estão o Sistema de Saúde da Universidade de San Antonio e o Hospital de Dallas, onde médicos tratam o primeiro homem diagnosticado com ebola em território americano.
 
Vale ressaltar, no entanto, que o robô não extermina vírus já acoplados em receptores humanos, mas apenas em superfícies. A tecnologia pode ser bastante eficaz em dedetizar unidades hospitalares com grande concentração de pacientes com ebola. A falta desses cuidados é um dos principais fatores para o avanço da epidemia em hospitais do Oeste da África, local onde o surto começou.

O Globo

Ministério da Saúde anuncia aquisição do medicamento cabergolina

A primeira distribuição do medicamento adquirido pelo Ministério da Saúde
 será efetuada a partir de novembro de 2014
O Ministério da Saúde estabeleceu processo de aquisição centralizada do medicamento cabergolina 0,5 mg comprimido
 
A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (1º), visa assegurar e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, incluindo remédios em estreita relação com a organização do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A primeira distribuição do medicamento adquirido pelo Ministério da Saúde será efetuada a partir de novembro de 2014. Os estados que possuírem estoque do medicamento cabergolina 0,5 mg comprimido, quando o valor de ressarcimento corresponder a zero na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde, serão ressarcidos pelo Ministério da Saúde.
 
O valor correspondente ao estoque do medicamento cabergolina 0,5 mg comprimido será ajustado por meio das portarias de repasse de recursos.
 
O remédio
A cabergolina inibe a produção de prolactina de maneira potente e prolongada. A dopamina (substância presente no sistema nervoso) sinaliza à hipófise que deve ser produzida prolactina. A cabergolina então serve como medicação de ação contrária à da dopamina, porque impede que haja produção da prolactina.
 
Portal Brasil

Obrigatoriedade da lista de preços de medicamentos

É preciso verificar também se a lista será constantemente atualizada
(e não apenas uma vez por ano)
Para cumprir a legislação, a farmácia precisa ter e oferecer ao consumidor a lista de preços sempre atualizada
 
Conforme o artigo 7º da Resolução CMED nº 2 de 12 de Março de 2014, as empresas produtoras devem dar ampla publicidade aos preços de seus medicamentos, por meio de publicações especializadas de grande circulação. E não são apenas os laboratórios farmacêuticos que são obrigados a divulgar os preços, o artigo 9º da mesma Resolução determina que as unidades de comércio varejista (farmácias e drogarias) devem manter à disposição dos consumidores e dos órgãos de defesa do consumidor (Procon, entre outros) as listas de preços atualizadas.
 
Antigamente a publicação dos preços era feita no “D.O.U.- Diário Oficial da União”, entretanto, hoje não existe mais uma “publicação ou revista oficial” e, as revistas que assim se afirmam estão enganando os leitores e usuários das listas de preços. O que existe atualmente são publicações especializadas que prestam o serviço de reproduzir as listas com os preços de medicamentos comercializados pelas indústrias farmacêuticas do país, obedecendo a legislação vigente. Entretanto, é importante selecionar com cuidado a Lista de Preços que será utilizada pela farmácia. Deve-se buscar informações no mercado com relação à credibilidade das diversas opções disponíveis.
 
É preciso verificar também se a lista será constantemente atualizada (e não apenas uma vez por ano), tendo em vista que são realizadas alterações de preços, inclusões e exclusões de produtos todos os meses pelas indústrias. Para cumprir a legislação, a farmácia precisa ter e oferecer ao consumidor a lista de preços sempre atualizada.
 
E não basta ter a lista no balcão, é preciso que os profissionais de saúde do estabelecimento instruam os consumidores sobre como consultar a lista de preços, informando que o preço de referência é o PMC – Preço Máximo ao Consumidor e que existem diferentes alíquotas de ICMS praticadas pelos estados, tornando necessário, portanto, a visualização da coluna correta de ICMS para cada região consultada. Dessa forma, a Lista funciona também como uma ferramenta que demonstra transparência e agrega credibilidade à loja.

Guia da Farmácia

Pesquisa diz que má alimentação começa desde bebê

É preciso melhorar a alimentação das crianças antes que elas aprendam a andar, segundo estudos sobre nutrição publicados recentemente
 
Os dados indicam que os padrões de alimentação de bebês persistem por muito mais tempo do que se imaginava.
 
“Nossas preferências iniciais, sobretudo em termos de frutas e legumes ou por bebidas doces, são duradouras”, afirmou Elsie M. Taveras, do Hospital Infantil MassGeneral em Boston, que não participou das novas pesquisas.
 
O conjunto de 11 estudos foi publicado no periódico “Pediatrics”. Pesquisadores analisaram as dietas de cerca de 1.500 crianças de seis anos, comparando seus padrões alimentares com aqueles observados em um estudo que acompanhou as crianças até completarem seu primeiro ano.
 
Pesquisa anterior havia comprovado que as preferências alimentares se desenvolvem na primeira infância. Porém, até então não estava claro como as dietas de bebês alteram as preferências das crianças em idade escolar.
 
“Quando bebês consumiam poucas frutas e legumes, isso se estendia até os seis anos”, disse Kelley Scanlon, do Centro para Controle e Prevenção de Doenças e uma das autoras dos estudos.
As descobertas de Scanlon enfatizam a importância de oferecer frutas e legumes aos bebês na transição para alimentos sólidos.
 
Catherine A. Forestell, professora-adjunta de psicologia no College of WilliamMary no Estado de Virgínia, declarou ser crucial que os pais “não desistam mesmo diante de reações negativas iniciais dos bebês”.
 
Em um estudo feito em 2007 por Forestell, bebês franziam o nariz quando lhes ofereciam feijão. Mas, se os pais insistiam, eles abriam a boca voluntariamente para comer outra colherada.
 
Um estudo da nova série descobriu que bebês que consumiam qualquer quantidade de bebidas com açúcar eram duas vezes mais propensos a consumi-las pelo menos uma vez por dia aos seis anos.
 
Segundo outro estudo, bebês entre 10 e 12 meses que tomavam bebidas com açúcar mais de três vezes por semana tinham o dobro da propensão a ser obesos aos seis anos do que bebês que jamais ingeriam esse tipo de bebida.
 
Sohyun Park, do Centros para Controle e Prevenção de Doenças, disse que 27% dos bebês haviam tomado bebidas açucaradas.
 
Alguns especialistas dizem que os pais não são orientados sobre como fazer seus bebês se interessarem por legumes desconhecidos. A tarefa também é dificultada porque os bebês se apaixonam rápido por doces e salgados.
 
“Precisamos orientar melhor os pais sobre a nutrição na primeira infância”, disse Deanna Hoelscher, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade do Texas.
 
Porém, segundo Forestell, nem tudo está perdido. Basta adotar uma nova abordagem. As crianças tendem a ter menos resistência para experimentar, por exemplo, couve-de-bruxelas quando veem os adultos comendo o legume. “Não se trata apenas de mudar a dieta das crianças, e sim da família inteira”, explicou ela.
 
Folha de São Paulo

Concurso Petrobras

A Petrobras divulgou edital de processo seletivo para 8.088 vagas, sendo 663 imediatas e 7.425 para formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 3.400,47 a R$ 8.081,98.

Os cargos de nível superior são para administrador, analista de comercialização e logística – transporte marítimo, contador, enfermeiro do trabalho, engenheiro civil, engenheiro de equipamentos, engenheiro de petróleo, engenheiro de processamento, engenheiro de produção, engenheiro de segurança, geofísico, médico do trabalho e profissional de comunicação social – relações públicas.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico ambiental, técnico de administração e controle, técnico de comercialização e controle, técnico de enfermagem do trabalho, técnico de estabilidade, técnico de exploração de petróleo, técnico de informática, técnico de inspeção de equipamentos e instalações, técnico de logística de transporte, técnico de manutenção, técnico de operação, técnico de perfuração de poços, técnico de projetos, construção e montagem nas especialidades de edificações, elétrica, eletrônica, estruturas navais, instrumentação e mecânica, técnico de segurança, técnico de suprimento de bens e serviços e técnico químico de petróleo.

As oportunidades são para o polos de Belo Horizonte, Curitiba, estado da Paraíba, estado de Alagoas, estado de Pernambuco, estado de Santa Catarina, estado de Sergipe, estado do Amazonas, estado do Ceará, estado do Pará, estado do Rio Grande do Norte, estado do Rio Grande do Sul, Macaé (RJ), Paulínia (SP), Rio de Janeiro, Salvador, Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Mateus (ES), São Mateus do Sul (PR), São Paulo e Vitória.

As inscrições devem ser feitas de 25 de setembro a 20 de outubro pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 40 para nível médio e de R$ 58 para nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 7 de dezembro nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas (SP), Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macaé (RJ), Maceió, Manaus, Mauá (SP), Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Luís, São Mateus (ES), São Mateus do Sul (PR), São Paulo e Vitória. Ainda haverá exame de capacitação física para o cargo de técnico de perfuração e poços júnior.

O processo seletivo terá validade de 6 meses, podem ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Processo Seletivo Prefeitura de Cascalho Rico - MG

O município de Cascalho Rico, Estado das Minas Gerais, que conta com população pouco mais de 2.600 habitantes, dista 626 Km até a capital do Estado e através da Prefeitura está com edital aberto n° 01/2014 de processo seletivo. Ao todo são 10 vagas em cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias. As funções exigem ensino fundamental completo e os Agentes de Saúde devem ainda residir na área onde irão atuar.
 
Conforme o edital de publicação o vencimento básico inicial será de R$ 1.014,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais. O certame será realizado através da empresa Reis & Reis Auditores Associados.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições por meio do endereço eletrônico www.reisauditores.com.br, a partir das 08:00 horas do dia 13 de outubro até às 23:59 horas do dia 17 de outubro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 40,00.
 
As inscrições serão realizadas presenciais na Secretaria de Saúde de Cascalho Rico/MG, com endereço à Praça Manoel Alves Rabelo, 330 Centro, Cascalho Rico/MG, das 08h00min. às 11h00min. e de 13h00min. às 17h00min.
 
O processo seletivo constará de prova objetiva de múltipla escolha para todos, contendo quarenta questões com quatro opções cada.
 
A prova será realizada provavelmente no dia 16 de novembro de 2014, na E. E. Benedito Valadares - Rua Aureliano Machado dos Santos nº 248 - Centro - Cascalho Rico/MG, em horário a ser divulgado no dia 07 de novembro de 2014 às 16:00 horas no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Cascalho Rico/MG e no site www.reisauditores.com.br.
 
Os gabaritos preliminares serão divulgados a partir das 16 horas do dia 17 de novembro de 2014.

Concurso COREN - PB prorroga inscrição

Foi divulgado o aditivo nº. 001 contendo a prorrogação do concurso público, do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (COREN - PB). O concurso oferece de 15 vagas em cargos de níveis médio/técnico e superior. O concurso é organizado pela empresa Contemax Consultoria e contratará profissionais para atuar como agente administrativo, advogado, contador e enfermeiro fiscal.
 
A remuneração vai de R$ 2.170,57 a R$ 4.117,97 e os aprovados trabalharão nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão efetuadas até o dia 24 de outubro, no seguinte endereço eletrônico: www.contemaxconsultoria.com.br, com taxa de R$ 18,40, para a função de agente administrativo; e de R$ 27,60, para as demais funções.
 
Haverá aplicação de prova objetiva para todos os candidatos, com realização prevista para o dia 23 de novembro de 2014, em horário e local a ser informado pelo site da organizadora provavelmente a partir do dia 1 de novembro de 2014. Candidatos a vagas de nível superior passarão por avaliação de conhecimentos e análise de títulos.
 
A divulgação do gabarito é aguardada para o dia 24 de novembro de 2014 e o resultado final, para o dia 24 de dezembro de 2014. Os aprovados terão seus nomes publicados na lista do Diário Oficial e receberão telegramas com as convocações.
 
O concurso será válido por dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério do COREN/PB.

Retificado edital de Concurso Prefeitura/Câmara de Alto Paraguai - MT

O Município de Alto Paraguai, no estado do Mato Grosso, retificou o edital nº 001/2014, referente ao concurso público, no qual dispõe de 47 vagas de emprego (43 em cargos da Prefeitura e 4 da Câmara de Vereadores). Os postos de trabalho na Prefeitura serão distribuídos na sede do executivo e também nas secretarias de Saúde e Educação.
 
Além das vagas imediatas, ainda será formado um cadastro reserva para futuras convocações, tanto no executivo, quanto no legislativo. Do total de vagas disponibilizadas no momento, duas serão destinadas exclusivamente aos candidatos portadores de necessidades especiais, sendo uma para lotação na Câmara, e outra na Prefeitura.
  
Podem participar do certame candidatos que tenho concluído os ensinos médio, técnico ou superior. Antes de efetuar a inscrição, o interessado deve conferir se possui o grau de escolaridade exigido para assumir a função pleiteada. Os salários oferecidos dependem do nível de formação e, consequentemente, de responsabilidade requerida pela atividade a desempenhar. O mínimo é de R$ 724,00 e o máximo de R$ 3.300,00.
 
As  oportunidades são para os seguintes profissionais: médico, enfermeiro, fisioterapeuta, odontólogo, psicólogo, professor, assessor jurídico, controlador interno, contador, técnico em enfermagem, técnico em higiene bucal, técnico administrativo, advogado e fiscal de tributos. A jornada de trabalho varia de acordo com a necessidade, podendo ser de 25 a 40 horas semanais.
 
Devido às retificações feitas no edital, o prazo para as inscrições no concurso foi ampliado até o dia 21 de outubro. Quem optar pela primeira modalidade deve fazê-la no site www.exataplanejamento.com.br.
 
Já os que preferirem podem dirigir-se à sede da Prefeitura, localizado na Rua Tiradentes, nº 40 - bairro Centro, em Alto Paraguai/MT. Neste caso, o atendimento será de segunda a sexta-feira, exceto feriados, de 09h às 12h e das 14h às 17h. A taxa de inscrição é de R$ 50,00, para candidato às vagas de nível médio e técnico e R$ 100,00, aos cargos de nível superior.
 
O cronograma das provas também foi alterado, ficando a nova data para aplicação das mesmas o dia 09 de novembro de 2014. Os locais e horários serão informados oportunamente no endereço eletrônico da organizadora do concurso. 
 
Haverá prova de títulos para os candidatos de nível superior, desde que estes entreguem os respectivos títulos no dia da prova escrita, na coordenação do local onde fará o exame.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site www.exataplanejamento.com.br e no mural da Prefeitura Municipal de Alto Paraguai/MT.
 
O certame, que será realizado sob a responsabilidade da empresa Exata - Assessoria, Consultoria e Planejamento, terá validade de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura.

Prefeitura de Linhares - ES realiza processo seletivo

A Prefeitura de Linhares, no estado do Espírito Santo, abriu edital de processo seletivo para preencher 50 vagas temporárias no cargo de Guarda-Vidas. O salário do cargo é de R$ 963,12, acrescido de vale-transporte e ticket alimentação no valor de R$ 340,00.

A função exige idade mínima de 18 anos e escolaridade de 4ª série do ensino fundamental.

As inscrições serão realizadas no SINE - Sistema Nacional de Empregos, localizado na Av. Governador Carlos Lindemberg, nº 600, Centro, Linhares/ES, até o dia 24 de outubro de 2014.

Os inscritos serão submetidos à avaliação das inscrições, teste de aptidão física e treinamento. O resultado da avaliação das inscrições será divulgado no dia 29 de outubro de 2014 no mural da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública.

O resultado final das avaliações será divulgado no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo e no mural da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública a partir do dia 09 de dezembro de 2014.

O contrato de trabalho para os aprovados em todas as etapas irá de 20 de novembro de 2014 a 28 de fevereiro de 2015, podendo ser prorrogado ou rescindido antecipadamente, de acordo com as necessidades e interesses da Administração.

Concurso Prefeitura de Jardim de Piranhas - RN

A Prefeitura de Jardim de Piranhas, no estado do Rio Grande do Norte, abriu edital de concurso público 001/2014, destinado ao preenchimento de 114 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, em vários cargos municipais. Está prevista a contratação de profissionais de todos os níveis de escolaridade, os quais poderão fazer jus a salários entre R$ 724,00 e R$ 10.030,67.
 
O concurso será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vale ressaltar que estão reservadas oito vagas para os candidatos portadores de deficiência.
 
Para cargos de nível fundamental, há vagas para os cargos de Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Coveiro, Cozinheiro, Eletricista, Merendeira, Motorista, Pedreiro, Pintor, Servente de Pedreiro e Vigilante.
 
Com exigência de nível médio ou técnico, as chances são de Agente em Administração, Arquivista, Atendente, Atendente de Consultório Dentista, Digitador, Fiscal de Disciplina, Fiscal de Vigilância Sanitária, Motorista de Ambulância, Operador de Máquinas Pesadas, Técnico em Análises Clínicas e Técnico de Enfermagem.
 
Já para nível superior, as oportunidades são para os empregos de Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Controlador Adjunto, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Geógrafo, Médico ESF, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo em Saúde Bucal, Procurador Adjunto, Professor de Ensino Infantil, Professor de Ensino Religioso, Professor de História, Professor de Matemática, Professor de Ensino Fundamental, Psicólogo, Psicopedagogo e Supervisor Pedagógico.
 
A inscrição foi prorrogada e será feita, exclusivamente, via internet, até às 23h59min do dia 20 de outubro de 2014. A taxa de inscrição varia entre R$ 60,00 e R$ 100,00.
 
O concurso terá provas objetivas a serem aplicadas provavelmente no dia 02 de novembro de 2014, no município de Jardim de Piranhas, em local e horário que serão divulgados no dia 2o de outubro de 2014. Os gabaritos oficiais preliminares das provas serão divulgados uma hora após o término da aplicação das provas.
 
O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
 
O edital está divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte do dia 03 de setembro, entre as págs 53 e 61.

Prefeitura de João Neiva - ES abre vagas em seletivos

A Prefeitura de João Neiva, cidade localizada a 81 km de Vitória, no Espírito Santo, divulgou os editais Nº. 002 e 003/2014 para realização de processo seletivo. São ofertadas 50 vagas mais cadastro reserva de níveis médio e superior, com vencimento de até R$ 5.500,00.
 
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos: Auxiliar de Odontologia, Técnico em Enfermagem, Nutricionista, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Psicólogo, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Profissional de Educação Física, Farmacêutico Bioquímico, Médico, Atendente de Consultório Dentário e Coordenador de Enfermagem.
 
As inscrições serão realizadas nos dias 13 e 14 de outubro de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Praça Nossa Senhora do Líbano, nº 46, Centro, João Neiva-ES, das 8h às 13h.
 
O processo seletivo será constituído de avaliação de títulos.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, a partir da data da homologação final, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério  do município.

Concurso Prefeitura de Moreira Sales - PR

A Prefeitura de Moreira Sales, no estado do Paraná divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo é preencher 45 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração prevista vai de R$ 724,00 a R$ 3.386,09, em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de assistente social, enfermeiro, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, procurador jurídico, psicólogo, professor, educador infantil, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de novembro de 2014, através do site www.ruffoconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 45,00 a 150,00.
 
Os candidatos serão selecionados através de prova objetiva, de títulos e prática. A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 21 de dezembro de 2014, em local e horário a serem informados.
 
O Concurso Público, que será executado pela empresa RUFFO - Assessoria Em Administração Pública E Empresarial Ltda – ME, será válido pelo período de 02 anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a contar da publicação do resultado oficial final.

Concurso Prefeitura de Olindina - BA

A Prefeitura de Olindina, no estado da Bahia, através da empresa Seprod, publicou editais de concurso público e processo seletivo para preenchimento de diversas vagas no seu quadro geral de pessoal. Serão distribuídas 188 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade, com salários que oscilam entre R$ 724,00 e R$ 3.000,00.

O edital de processo seletivo, dispõe 97 vagas para os empregos de atendente de classe, auxiliar de saúde bucal, educadores sociais, orientadores sociais, monitor de dança, monitores de músicas, monitores de videoteca e brinquedoteca, técnico em enfermagem, condutor do SAMU, advogado, assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, médico ginecologista, médico ortopedista, médico pediatra, médico plantonista, médico psiquiatra, médico veterinário, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional e professor substituto.

Já no edital de concurso público, há 91 vagas nas funções de agente de serviços, ajudante eletricista, pedreiro, pintor, eletricista, motorista "D", operador de máquina, fiscal de tributos, fiscal de obras e posturas, fiscal de vigilância sanitária, auxiliar administrativo, técnico agrícola, técnico em enfermagem, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, instrutor de libras, professor de pedagogia, professor de inglês, professor de educação física, psicólogo escolar e psicopedagogo.

Os interessados deverão fazer suas inscrições pela internet, no endereço eletrônico www.seprod.com.br, no período de 09 a 23 de outubro de 2014. A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 80,00.

O concurso terá provas objetivas para todos os cargos, mais prova prática para Motorista e Operador de Máquinas Pesadas; e prova de títulos para nível superior. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 23 de novembro de 2014, em locais que serão divulgados no dia 11 de novembro de 2014. O gabarito preliminar será disponibilizado no dia 25 de novembro de 2014, pelo site www.seprod.com.br.
 
O concurso será válido por 02 anos e poderá ser prorrogado por igual período uma vez.

Concurso Prefeitura de Baturité - CE

Publicado o edital de concurso público nº. 001/2014, da Prefeitura de Baturité, no estado do Ceará. O concurso que será executado pela empresa CONSULPAM – Consultoria Público-Privada e Assessoria Municipal, oferece 152 vagas mais cadastro reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão salários de até R$ 8.000,00 em regime de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Operador de Maquinas Pesadas, Vigia, Merendeira, Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Consultório Médico, Guarda Municipal, Monitor do Transporte Escolar, Músico, Técnico em Projetos, Assistente Social, Dentista e Médico (Plantonista e Psiquiatra).
 
Inscrição
As inscrições estarão abertas até o dia 07 de novembro de 2014, no site www.consulpam.com.br. Os candidatos poderão optar por fazer sua inscrição presencialmente na Central do Concurso, situada na Praça da Matriz, s/n (Prefeitura) - Baturité – Ceará no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível Fundamental: R$ 60,00;
Nível Médio: R$ 80,00;
Nível Superior: R$ 150,00.
 
Prova
O concurso será realizado por meio de provas objetivas, aptidão física e títulos.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 30 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados previamente.
 
O gabarito das provas será publicado no site www.consulpam.com.br até 3 dias após a realização das mesmas.
 
Os candidatos aprovados nos cargos de nível médio e superior deverão apresentar os títulos através do Currículo Padronizado.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 01 ano, a contar da data da publicação do ato homologatório, prorrogável apenas uma vez pelo mesmo período.

Concurso Tribunal de Justiça - RJ

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), com o apoio técnico da empresa FGV Projetos, publicou   editais n°s 02, 03, 04 e 05/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 118 cargos de Analista Judiciário.

O salário será de R$ 5.794,26, mais gratificação de locomoção no valor de R$ 1.738,27 para a especialidade de Execução de Mandados, além de auxílio-refeição e/ou auxílio-alimentação, Auxílio-locomoção, Assistência médica e auxílio-creche para todas as especialidades.

Podem se inscrever no concurso candidatos que tenham diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior nas áreas de Direito, Administração, Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia, conforme a área de especialidade do cargo.

Serão 118 abertas vagas para Analista, sendo 34 para especialidade de Execução de Mandados; 23 para especialidade de Comissário de Justiça, da Infância, da Juventude e do Idoso; 15 vagas para Psicólogo e 46 vagas para Assistente Social. Do total de vagas para cada Região, ficarão reservadas 5% para pessoa com deficiência.

As inscrições vão de 13 de outubro a 03 de novembro de 2014, via internet, no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/tjrj. A taxa de inscrição é de R$ 68,00 e o pagamento deve ser feito até 4 de novembro.

O concurso constará de prova objetiva, que versará sobre língua portuguesa, noções de direito administrativo e constitucional, CODJERJ - Consolidação normativa e legislação complementar, conhecimentos específicos entre outros, além de prova discursiva.

A aplicação da prova objetiva para Analista está prevista para o dia 14 de dezembro de 2014, nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Duque de Caxias, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Vassouras, Itaguaí, Nova Friburgo, Itaperuna e Cabo Frio. Os locais para realização da prova objetiva serão divulgados no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/tjrj.

O gabarito oficial preliminar da prova sai no dia 16 de dezembro, e o gabarito definitivo com o resultado das etapas no dia 08 de janeiro de 2015.

O concurso terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, no Diário da Justiça Eletrônico, podendo ser prorrogado a critério da Presidência do Tribunal de Justiça por igual período.

Prefeitura de Albertina - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Albertina, no estado de Minas Gerais, tornou público o edital de processo seletivo nº 02/2014, visando a contratação de 07 profissionais de nível fundamental, sendo um desses portador de necessidades especiais, para exercer a função de agente comunitário de saúde.
 
O salário previsto para os contratados é de R$ 1.014,00, em jornadas de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro de 2014, na sede da Prefeitura de Albertina, Situada à Rua Luiz Opúsculo, nº290, centro, no horário de expediente da Prefeitura.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 23 de novembro de 2014, na Pré-Escola Luiza Sanches Diniz, s/n – centro - Albertina, às 9:00 horas.
 
O gabarito preliminar provavelmente será divulgado no primeiro dia útil após a aplicação da prova.
 
O Processo Seletivo, que está sob a responsabilidade da empresa Tendência Assessoria e Consultoria Ltda, terá validade pelo período de um ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração.

Prefeitura de Joaçaba - SC abre processo seletivo

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado de Santa Catarina. A Prefeitura de Joaçaba divulgou edital Nº. 008/2014 de processo seletivo oferecendo 01 vaga mais cadastro reserva em cargos de níveis médio/técnico e superior, com vencimento de até R$ 3.095,89. As vagas são para Técnico de Enfermagem do Samu e Farmacêutico.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas até o dia 10 de outubro de 2014, das 8:30h às 11:00h e da 13:00h às 16:30h, no Departamento de Recursos Humanos, 2º andar, da Secretaria de Saúde de Joaçaba - SC, situada na Av. XV de Novembro, n.º 223.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Título de Eleitor e comprovante da última votação (primeiro e segundo turno);
  • Certificado de reservista para os candidatos do sexo masculino;
  • Curriculum vitae documentado com todas as folhas rubricadas, juntando obrigatoriamente a documentação comprovando a habilitação mínima para o cargo;
  • Comprovante de regularidade no CPF;
  • Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos.
Prova
O processo seletivo será realizado mediante somatório de pontos da contagem de títulos e da experiência comprovada.
 
O resultado dos candidatos aprovados será publicado oficialmente em 15 de outubro de 2014 no site da Prefeitura de Joaçaba e no Diário Oficial dos Municípios.

A contratação dos aprovados será pelo período máximo de 01 ano, prorrogável por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, edição de 07 de outubro de 2014.

Prefeitura de Paulo Lopes - SC reabre inscrições de processo seletivo

Publicado o edital nº. 002/2014 para a realização de processo seletivo da Prefeitura de Paulo Lopes, no estado de Santa Catarina. Serão admitidos em caráter temporário e de excepcional interesse público, profissionais aos cargos de Psicólogo e Assistente Social. Os salários podem chegar a R$ 1.824,34 em regime de trabalho de 30 horas semanais.

Para se inscrever, o candidato deverá encaminhar-se à Secretaria de Assistente Social do Município, onde terá acesso ao Edital e seus Anexos, à ficha de inscrição e aos procedimentos necessários à efetivação da inscrição, que estará disponível até o dia 21 de outubro de 2014. Não será cobrado taxa de inscrição.

Os candidatos serão submetidos a provas escritas e títulos/tempo de serviços.

A prova escrita será realizada provavelmente no dia 09 de novembro de 2014, com início às 09h e término às 12h, na Escola Básica Avani da Silva Santos, localizada a Rua Henrique Bernardes, sn° – Freitas – Paulo Lopes/SC.

Os gabaritos serão disponibilizados via internet, no site www.paulolopes.sc.gov.br, a partir do dia 10 de novembro de 2014 (provisório).

O processo seletivo terá validade de 1 ano e/ou até a realização do concurso público para a efetivação do cargo.

O Edital encontra-se publicado no site www.paulolopes.sc.gov.br.

Rastreabilidade e codificação de medicamentos reduzem gastos e riscos para a saúde do paciente

A ANVISA aprovou, em dezembro de 2013, a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 54/2013, que instituiu o sistema de rastreabilidade e codificação de medicamentos no Brasil, determinando que a implementação pelos operadores seja realizada em até três anos.
 
A resolução se justifica por alguns números alarmantes do setor, como 33% de erros de medicação durante internações*, 30% de falsificação de medicamentos e cerca 1.000 recalls por ano. Rastrear medicamentos é o primeiro passo para garantir a redução de custos às instituições de saúde e maior segurança aos pacientes.
 
A resolução nº 54, que trata da implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), propõe procedimentos para rastrear medicamentos na cadeia dos produtos farmacêuticos, com acompanhamento da trajetória destes, da produção até o consumidor. Ainda de acordo com a diretriz, as embalagens de medicamentos devem ter um código bidimensional (ou código 2D), que suprem a deficiência do código linear por conseguir representar uma quantidade maior de informação em um espaço reduzido.
 
Para se ter ideia da relevância deste processo, os insumos médicos são responsáveis pelo segundo maior custo nas instituições de saúde, perdendo apenas para a folha de pagamento. Em média, 30% dos estoques são desperdiçados e o índice de obsolescência chega a 20%, o que pode levar a perdas de até 15% da margem financeira da instituição de saúde. Outro aspecto importante da rastreabilidade é a garantia de que o paciente receberá o medicamento correto, no momento certo, na dose certa. No Brasil, são realizados cerca de mil recalls por ano e, sem rastreabilidade, é praticamente impossível identificar os pacientes que tomaram medicamentos de forma correta/incorreta ou na validade.
 
O processo requer uma logística diferenciada, que compreende uma expertise de gestão em toda a rotina do medicamento, nas diferentes unidades e formatos de atendimento em que ele possa ser requisitado. As vantagens de ter uma empresa especializada em logística, incluindo rastreabilidade de medicamentos, são inúmeras e beneficiam toda a cadeia envolvida, de gestores a usuários do sistema de saúde, Tecnologias especificas possibilitam saber onde estão estes produtos, da produção à dispensação ao paciente, reduzindo custos e desperdícios, além de oferecer mais segurança aos pacientes na administração da medicação.
 
*Dados estatísticos: Relatório Global Standards - Mackinsey 2013
 
Mayuli Fonseca, Diretora de Novos Negócios http://unihealth.com.br/
 
Saúde Web

OPAS aprova ações para acesso universal à saúde

Planos contemplam acesso universal ao sangue seguro e a prevenção da obesidade em crianças e adolescentes. Objetivo é que os países utilizem o documento na elaboração de suas estratégias
 
Representantes dos ministérios da Saúde dos países das Américas definiram uma série de ações para avançar na garantia do acesso e da cobertura universal à saúde. A estratégia foi aprovada no 53º Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), realizado na última semana em Washington, nos Estados Unidos. As medidas abrangem temas como: prioridade para grupos em situação vulnerável, melhoria da atenção primária e da organização, gestão e eficiência dos serviços de saúde.

A OPAS ficou com a incumbência de formular um documento único para ser seguido pelos países. Após intenso debate, o Brasil garantiu como elementos fundamentais da proposta regional o acesso universal e a ideia de saúde como direito, premissas e valores do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
“Enfatizamos a importância do fortalecimento dos sistemas de saúde e da governança do setor com base nos princípios da integralidade e equidade, a fim de que possamos fazer frente aos desafios nacionais e globais”, explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, que chefiou a delegação brasileira.

Para o secretário, a aprovação dessas ações foi um grande desafio, considerando que os países do continente americano apresentam diferenças significativas na estruturação dos seus sistemas de saúde. “O Brasil defendeu que este debate fosse diretamente orientado e vinculado às garantias de acesso universal aos serviços de prevenção, promoção, tratamento, reabilitação, e de acesso a medicamentos seguros, acessíveis, eficazes e de qualidade”, finalizou.

Transfusões e obesidade
Os gestores de saúde dos países das Américas aprovaram também o Plano de Ação para o Acesso Universal ao Sangue Seguro 2014-2019, com o objetivo de garantir o acesso universal às transfusões de sangue e hemocomponentes seguros, um serviço de saúde com foco em salvar milhões de vidas e melhorar a saúde das pessoas. O objetivo é que os países utilizem o documento como referência na elaboração de seus planos e estratégias nacionais, adaptando-o às suas necessidades.

Nesta área, o Brasil aparece como um país com excelentes práticas em serviços hemoterápicos, gestão da qualidade, vigilância sanitária e hemovigilância. Além disso, a Fundação Pró-Sangue de São Paulo é um centro colaborador da OMS/OPAS, referência para o controle de qualidade das provas sorológicas no banco de sangue.

Também foi aprovado no encontro, o Plano de Ação para Prevenção da Obesidade em Crianças e Adolescentes. O documento atesta que a obesidade em crianças e adolescentes alcançou proporções epidêmicas nas Américas e fornece aos Estados-membros as principais áreas de ação estratégica para intervenções integrais de saúde pública com o objetivo conter a progressão desta epidemia.
 
Saúde Web

Pesquisadores desenvolvem nanotermômetro biomédico

Dispositivo poderá ser utilizado para mapear a temperatura em nível molecular e auxiliar no tratamento de câncer
 
Os termômetros convencionais utilizados hoje para medir a temperatura corpórea poderão ser substituídos, em breve, por dispositivos em escala nanométrica (da bilionésima parte do metro) capazes de medir as variações de temperatura em nível molecular.
 
Um grupo de pesquisadores do Centro de Pesquisa em Cerâmicas e Materiais Compósitos (Ciceco) da Universidade de Aveiro, em Portugal, em colaboração com colegas do Instituto de Ciência de Materiais de Aragón da Universidad de Zaragoza, na Espanha, desenvolveu um protótipo de um nanotermômetro luminescente com possíveis aplicações biomédicas.
 
Descrito em artigo publicado na revista Advanced Materials, o dispositivo foi apresentado no 13º Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), realizado de 28 de setembro a 2 de outubro em João Pessoa, na Paraíba.

“Já submetemos uma patente do dispositivo na Europa e nos Estados Unidos, e algumas empresas se interessaram pela ideia”, disse Luis António Dias Carlos, pesquisador do Ciceco e um dos autores do protótipo, à Agência FAPESP.
 
De acordo com Dias Carlos, o dispositivo é baseado no conceito do uso de materiais luminescentes (emissores de luz) – como nanopartículas de íons lantanídeos trivalentes európio (Eu3+), térbio (Tb3+), itérbio (Yb3+) e érbio (Er3+) – para medir a temperatura.
 
Ao serem excitados por radiação ultravioleta – com energia mais elevada –, os íons (Eu3+ e Tb3+) emitem luz nas regiões espectrais do vermelho e do verde com intensidades que variam de acordo com a temperatura do material sobre o qual estão dispersos.
 
Dessa forma, é possível medir a temperatura analisando as variações de intensidade da emissão de luz dos íons a distância, sem a necessidade de contato físico entre o termômetro e o material que se pretende analisar, uma vez que a luz se propaga no espaço.
 
Dias Carlos já realizou pesquisa na área em colaboração com colegas do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, com apoio da FAPESP.
 
“O nanotermômetro luminescente permite medir a temperatura de uma forma não invasiva com alta resolução espacial”, avaliou o pesquisador. “Fomos um dos primeiros grupos de pesquisa no mundo a propor o conceito de nanotermometria baseado na emissão de luz de íons lantanídeos.”
 
Possíveis aplicações
De acordo com o pesquisador da Universidade de Aveiro, uma possibilidade do uso do nanotermômetro luminescente está no mapeamento de temperatura com uma resolução especial de 1 mícron, como a de células tumorais.
 
“Sabe-se que a temperatura das células cancerosas é mais elevada do que a das células normais e que elas não resistem a temperatura superior a 42 ºC”, disse Dias Carlos.
 
A ideia é injetar nanopartículas luminescentes em pacientes com câncer de modo que elas sejam atraídas pelas células tumorais. Ao expor essas células tumorais a uma fonte de radiação com temperatura superior a 42 ºC seria possível eliminá-las seletivamente, sem afetar as células normais, indicou.
 
“A limitação para esse tipo de terapia hoje é que não existe um dispositivo capaz de medir localmente a temperatura das células”, disse Dias Carlos. “Se conseguirmos ter um nanotermômetro capaz de medir com rigor a temperatura local seria possível controlar com precisão a distribuição de calor em torno das células que interessam.”
 
Segundo o pesquisador, a medição da temperatura é crucial para inúmeros estudos científicos e desenvolvimentos tecnológicos e representa de 75% a 80% por cento do mercado mundial de sensores.
 
Os termômetros tradicionais não são geralmente adequados para medir a temperatura a escalas abaixo de 10 mícrons (cerca de dez vezes menos do que o diâmetro médio do cabelo humano).
 
Essa limitação intrínseca tem encorajado o desenvolvimento de novos termômetros que não exigem contato com a superfície medida e com precisão espacial da ordem dos mícrons ou mesmo nanômetros, segundo Dias Carlos.
 
“Esse campo de desenvolvimento de termômetros moleculares luminescentes é muito amplo e ainda há muitas coisas que precisamos fazer para desbravá-lo”, avaliou. 
 
Saúde Web

Tecnologia catarinense auxilia Hospital Municipal São José (Joinville/SC) a combater proliferação de bactérias

Empresa Neoprospecta desenvolveu tecnologia inovadora que permite o mapeamento completo de bactérias por meio do sequenciamento de DNA
 
Há cerca de dois meses, o Hospital Municipal São José (HMSJ), em Joinville, lidava com o crescimento de casos de infecção pela bactéria KPC. Hoje o cenário é diferente. Com a ajuda de tecnologia inovadora na América Latina, desenvolvida em Santa Catarina pela empresa Neoprospecta (www.neoprospecta.com), a administração do HMSJ conseguiu acelerar a identificação e tornar ainda mais rigoroso o controle dos focos de infecção.
 
A tecnologia utilizada permite o mapeamento completo de possíveis focos de infecção por meio do sequenciamento de DNA em larga escala, que possibilita obter detalhes de cada bactéria encontrada em tempo recorde. Para o caso do HMSJ, a Neoprospecta aplicou o diagnóstico microbiológico digital de precisão em diversas áreas do ambiente hospitalar e em culturas isoladas no laboratório da instituição.
 
O projeto para detectar as bactérias no HMSJ foi dividido em duas etapas. Com a obtenção dos resultados, foi construído um plano de ação para cada unidade de internação com a definição de medidas para aprimorar os procedimentos e reforçar a adoção daqueles que já são eficientes. De acordo com a assessoria do Hospital São José, esse processo foi concluído.
 
Segundo o diretor-presidente do Hospital Municipal São José, Carlos Alexandre da Silva, todos os cuidados necessários de monitoramento e manejos estão sendo tomados. “Já contamos com uma equipe multiprofissional altamente capacitada, contudo esse projeto é um grande reforço às condutas já aplicadas corretamente”, explica.
 
“Com os resultados, esperamos aumentar a segurança dos pacientes através da identificação em larga escala da presença de micro-organismos patogênicos e dos processos que podem levar esses micróbios para os pacientes”, explica o diretor-presidente da Neoprospecta, Marcos Oliveira de Carvalho.
 
Sobre a Neoprospecta
A empresa surgiu a partir de um projeto de inovação desenvolvido por Carvalho e seu sócio Luiz Felipe Valter de Oliveira durante seus respectivos doutorados em Genética e Biologia Molecular, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O projeto acabou vencendo o primeiro lugar no Prêmio Santander de 2010 e posteriormente o Prêmio Iberoamericano de Inovação e Empreendedorismo em 2011 e gerou parceria com um laboratório suíço, que possuía tecnologia de ponta em sequenciamento de DNA em larga escala, entre outras. Em 2013, a Neoprospecta recebeu aporte de R$ 500 mil de um investidor anjo e estabeleceu-se no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC), onde passou por um processo de aceleração e desenvolvimento de tecnologia própria. Recentemente a empresa recebeu aporte de R$ 4 milhões do fundo Cventures Primus, também de Florianópolis.
 
Rafaela Blacutt (05248/SC)
Dialetto www.dialetto.com.br
e-mail: rafaela@dialetto.com.br t.:
(48) 4009-3223 | c.: (47) 9222-0109
skype: rafaelablacutt

Simpósio sobre doenças da tireoide acontece no Rio de Janeiro

No dia 11 de outubro ocorre o I Simpósio de Atualização em Doenças da Tireoide para o Não Especialista, organizado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Rio de Janeiro, das 8h30 às 16h, no Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro
 
 
Na ocasião, o laboratório Sérgio Franco Medicina Diagnóstica, representado pela endocrinologista Rosita Fontes, promoverá uma sessão interativa com a palestra Armadilhas na Interpretação dos Testes de Função Tireoidiana, que ocorre às 13h.
 
O simpósio é voltado para médicos e estudantes de medicina que desejam conhecer mais sobre os temas: Disfunções Tireoidianas em Idosos e Mulheres; Avaliação da Tireoide com Exames Clínicos e de Imagem e Tratamento de Patologias, entre outros tópicos que estão na programação.
 
Os interessados em participar do evento deverão se inscrever pelo site www.sbemrj.org.br, em que é possível acessar a programação completa do evento.
 
Priscila Pais
Assessoria de Imprensa

Diagnóstico necessita de dados mais precisos

Dados clínicos existentes não alertam sobre quem precisa de determinados cuidados e qual o momento adequado
 
A coleta de dados eletrônicos é o ponto central para o futuro dos diagnósticos médicos na América. Esse cenário ficou evidente após o investimento de US$ 20 bilhões realizado pelo Governo Federal norte-americano para ampla adoção da Tecnologia da Informação no setor de saúde. Entretanto, os registros médicos eletrônicos (EMR, na sigla em inglês), usados primeiramente para coleta e acessibilidade de informações clínicas sobre a saúde e o tratamento do paciente geralmente não fornecem dados necessários para otimizar operações de diagnósticos. Coletar esses dados será vital para a sustentabilidade do diagnóstico.

As assistências médicas precisam maximizar a qualidade, a segurança e a eficiência ao aplicar técnicas comprovadas para gerenciamento de operações e fluxo de pacientes para hospitais, assim como pacientes externos e práticas médicas. É neste sentido que os dados são necessários. O que é perdido é o tipo correto de dados para realmente entender as demandas dos pacientes. Informações do tratamento do paciente não fornecem essa avaliação. Os dados clínicos existentes não dizem, por exemplo, quem precisa de acesso para qual cuidado ou quando. Eles também não indicam o quão longo esses cuidados devem ir.

Os dados de um paciente em uma clínica de cirurgia, por exemplo, não necessariamente revelam quantos pacientes precisarão de cirurgias em menos de duas horas, oito horas ou em um período específico. Tais informações são conhecidas de forma individual apenas pelos planos de saúde, são altamente variáveis, e o mais importante: não estão disponíveis em tempo real para que sejam consultadas. Frequentemente, os dados existentes mostram se a cirurgia é eletiva ou não e podem distinguir entre eletiva, urgente ou cirurgia de emergência, mas não são precisos o suficiente para otimizar a entrega de cuidados cirúrgicos.

Além disso, uma prática de cuidado primário EMR usualmente revela quantos pacientes foram vistos no mesmo dia, mas não quantas pessoas precisam ser atendidas por um psiquiatra no mesmo dia. Em um hospital, eles não mostram quantas pessoas devem estar em um determinado serviço em um certo dia.

A distinção que precisa ser feita é entre a prática (o provisionamento dos cuidados) e a necessidade (a demanda por cuidados). Abordar essa distinção requer uma combinação de ajustes para a tecnologia e engajamentos dos médicos. Esses ajustes também podem envolver modificações nos métodos de agendamento e reserva, e os sistemas de TI podem precisar de novos campos incorporados. Os médicos precisam se engajar para fornecer dados cruciais. Essa combinação pode antecipar a classificação das necessidades do paciente.

Não se trata de saber há quanto tempo um paciente está em um leito, mas sim quando ele estará pronto para sair de lá. Muito frequentemente os leitos hospitalares estão lotados por questões erradas. Isso é recorrente pois as camas não estão disponíveis no próximo destino – seja ele o piso superior do hospital ou um centro de reabilitação. A solução não é adicionar novos leitos, e sim otimizar o uso dos existentes.

É ai que as potenciais economias são extraordinárias, porque todas as vezes que o hospital evitar adicionar uma cama, é economizado entre US$ 1 e US$ 3 milhões em custos com construções, que podem variar de acordo com o local do país, e outros US$ 250 mil economizados dos custos anuais de operação. Esses custos aumentam consideravelmente quando cuidados intensivos ou emergenciais estão envolvidos.

No passado, hospitais construíram mais leitos para acomodar clientes durante os picos de hospitalização. Entretanto, com a mudança de foco, preparar-se para os momentos de pico será inviável. Coletar e analisar os dados necessários para a otimização dos efeitos dos diagnósticos será uma ferramenta vital. 

Saúde Web

Exercícios físicos podem piorar saúde dos dentes, diz pesquisa

Pesquisa feita na Alemanha mostrou que atletas mostraram significativamente maior erosão do esmalte dentário comparados a pessoas que não fazem exercícios
 
Você se considera um atleta? Corre, malha ou nada pensando em melhorar seu bem-estar e manter a saúde do corpo? Pois saiba que, fazendo isso, você pode estar colocando em risco a saúde dos seus dentes.
 
Pelo menos é o que indica um novo estudo publicado no The Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, que constatou que um treinamento físico pesado pode contribuir para problemas dentários.
 
Pesquisadores da Faculdade de Odontologia do Hospital Universitário de Heidelberg, na Alemanha, recrutaram 35 triatletas e 35 adultos saudáveis. Após um exame oral completo em todos os participantes, 15 dos atletas fizeram corridas extenuantes de cerca de 35 minutos e tiveram sua saliva coletada várias vezes. Essa saliva foi posteriormente comparada entre os grupos.
 
Comparado com o grupo de controle, os atletas mostraram significativamente maior erosão do esmalte do dente. Eles também tendem a ter mais cavidades de cárie, e esse risco vai aumentando à medida que o tempo de treinamento do atleta cresce. Acima de tudo, quanto mais horas um atleta passa treinando, mais provável é que ele tenha cáries.
 
Além de tudo isso, a quantidade de saliva que os atletas produziam foi progressivamente diminuindo de acordo com o treino – eles ficavam com a boca mais seca independentemente de terem consumido água ou outras bebidas durante o treino. A composição química da saliva também mudou, ficando mais alcalina, o que pode contribuir para o desenvolvimento de tártaro nos dentes e outros problemas bucais.
 
– Nós sabemos que os pacientes atletas, principalmente os de alta performance, possuem uma alimentação diferenciada. É frequente a utilização de pastas ou géis com alta concentração de carboidratos e açúcares e bebidas do tipo repositores energéticos com baixo pH, o que pode aumentar o risco de desenvolvimento de cárie – explica a dentista Bárbara Capitanio de Souza, uma das fundadoras da Academia Brasileira de Odontologia do Esporte.
 
Segundo ela, os atletas devem se preocupar em analisar quais os riscos que a prática esportiva para o cuidado dos dentes. Os dados apontados pela pesquisa não são os únicos a serem observados na hora de prevenir danos à saúde bucal ao realizar exercícios físicos.
 
– Existem diferentes enfoques, como quais modalidades esportivas causam maior risco de fratura dentária ou trauma na região bucomaxilofacial, quais dentes são mais traumatizados de acordo com cada modalidade esportiva, quais atletas estão mais suscetíveis a doenças dentárias como cárie e doença periodontal ou quais atletas estão mais suscetíveis a erosão dentária – diz.
 
Ela reforça a orientação para que atletas amadores ou profissionais busquem acompanhamento de um cirurgião-dentista do esporte, para que ele possa desenvolver um planejamento preventivo ou terapêutico, quando for o caso, com o objetivo de manter ou melhorar a sua saúde bucal, sem prejudicar o seu desempenho físico.
 
– Cada modalidade esportiva, rotinas, comportamentos e hábitos de vida possuem particularidades que direcionam os cuidados. Normalmente, os produtos prescritivos utilizados são fórmulas manipuladas que desenvolvi, baseada em diferentes pesquisas, e que possuem indicação direcionada para cada caso. É diferente a orientação para um nadador e jogador de futebol – afirma.
 
Como você, atleta (profissional ou de fim de semana) pode manter a saúde bucal

Veja algumas dicas simples que podem ajudar a aliar a atividade física e a saúde bucal
 
– Manutenção de uma boa higiene bucal, com o uso de escova e fio dental;

– Em caso de utilização frequente de repositores energéticos, não usar creme dental muito abrasivo, para evitar uma perda adicional de estrutura dentária;

– Evite ficar longos períodos sem a realização de higiene bucal após a ingestão desses alimentos mais açucarados;

– Colutórios fluoretados podem ajudar a reduzir os riscos, mas eles devem sempre ser prescritos e sua utilização, acompanhada por um cirurgião-dentista.
 
Zero Hora

Sanduíches são responsáveis por um quinto da ingestão diária de sódio

Rodrigo Philipps/Agencia RBS
"Componentes comuns sanduíche, como pães de fermento, queijo e carnes, estão entre os principais contribuintes ao nível de sódio", disse uma das pesquisadoras
 
Uma pesquisa publicada pelo Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics mostrou que os sanduíches são um dos grandes responsáveis pela ingestão diária de sódio. Cientistas da Agricultural Research Service analisaram dados de um estudo feito entre 2009 e 2010, nos Estados Unidos.
 
Os resultados levam em consideração a dieta dos americanos — sendo que 49% deles comem pelo menos um sanduíche por dia — e apontam que o consumo do alimento corresponde a um quinto da quantidade de sódio que deveríamos ingerir diariamente.
 
O estudo foi feito com base em códigos atribuídos a cada alimento. Os sanduíches foram divididos entre os pães e os recheios. Por exemplo, um sanduíche de presunto e queijo teve valores sódicos diferente dos de fast-food, com hamburger, queijo e molhos.
 
— Componentes comuns sanduíche, como pães de fermento, queijo e carnes, estão entre os principais contribuintes ao nível de sódio — disse uma das autoras do estudo, Cecilia Wilkinson Enns. A ingestão máxima diária de sódio recomendada é de 2.300 miligramas — o que equivale a cinco gramas de sal.

Zero Hora

Homem infiel: mais risco de quebrar o pênis

Urologista explica que fratura costuma ocorrer devido a posições ‘extravagantes’
 
Rio - O homem infiel coloca em risco seu relacionamento amoroso e também o corpo. Estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, constatou que relações sexuais com amantes apresentam maior incidência de fraturas penianas do que o sexo entre marido e mulher.                       

Um dos autores da análise, o urologista americano Andrew Kramer explicou ao DIA que a fratura do pênis se dá pelo rompimento dos corpos cavernosos, tecidos que envolvem o sangue e promovem o enrijecimento do órgão durante a ereção. “Não há osso para ser quebrado, mas esses tecidos se partem ao meio como uma madeira, causando trauma similar ao de uma fratura”, conta.                       

Na maioria dos casos, a fratura ocorre quando o pênis escapa da vagina e acerta um dos ossos da região pélvica da parceira. Segundo o médico, tal acontecimento tem mais chances de ocorrer em relações apressadas e locais inusitados — situações comuns em traições. “Quando o homem está traindo, arrisca mais no sexo, experimenta novas posições, faz extravagâncias. Isso o deixa mais propenso a sofrer trauma”, diz Kramer. “Evidente que há sexo selvagem entre marido e mulher, mas percebemos ser mais raro”, completa.
 
O urologista aponta que o risco de ser descoberto também atua na possibilidade de trauma, já que o homem fica mais tenso. “Sexo não é só físico, é mental. A situação influencia o desempenho e em possíveis problemas durante o ato”, comenta.
 
Tão logo a fratura ocorra, é necessário procurar um hospital para a realização de cirurgia. Caso contrário, há risco de o paciente desenvolver impotência sexual. “O procedimento recupera os corpos cavernosos e as funções sexuais”, garante.
 
Eles confessam tudo aos médicos
A fratura peniana, além de causar dor e exigir a realização de uma cirurgia de urgência, também torna os homens mais sinceros. A constatação é do urologista Andrew Kramer, que atende a casos do trauma na Universidade de Maryland, Estados Unidos.                       

“Normalmente eles chegam muito assustados ao hospital e querem resolver o problema logo. Por isso, evitam mentir. Podem tentar esconder de suas esposas, mas não do médico. Contam tudo o que possa ajudar no tratamento”, diz o urologista americano.                       

O especialista também aponta que o rompimento dos corpos cavernosos tem maior ocorrência entre homens jovens, entre 25 e 35 anos. “Esse grupo etário costuma buscar aventuras sexuais, quer novidades. Assim, corre maiores riscos do que homens mais velhos”, comenta.
 
O Dia