Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 15 de outubro de 2014

10 tratamentos caseiros com bicarbonato de sódio

Se existe um produto que tem mil e uma utilidades, esse produto se chama "bicarbonato de sódio"
 
E não há nenhum exagero nessa afirmação.

O uso do bicarbonato de sódio é bastante amplo, indo de tratamentos de saúde, passando por receitas culinárias e chegando até utilidades cosméticas.

São estas utilidades cosméticas que vamos abordar neste post.

Mostraremos a partir de agora algumas dicas de tratamentos estéticos com o bicarbonato de sódio.

1. Limpeza profunda dos cabelos: adicione um pouco de bicarbonato ao seu xampu para fazer uma limpeza profunda e remover totalmente os resíduos que ficam nos fios.

2. Cuidados com as cutículas: coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo com água morna e use a solução para massagear as cutículas.

3. Cotovelos e joelhos mais macios: ponha um pouco de bicarbonato de sódio no seu hidratante e massageie em movimentos circulares joelhos e cotovelos para intensificar a hidratação.

4. Dentes mais limpos: misture na escova de dentes um pouco de creme dental e bicarbonato e faça a escovação; os dentes ficam mais limpos e brancos.

5. Boca perfumada e sem mau hálito: faça um bochecho com a solução de uma colher de chá de bicarbonato em meio copo de água.

6. Mãos macias, limpas e cheirosas: adicione 1 colher de chá em 200ml de sabonete líquido e use a mistura sempre que for lavar as mãos.

7. Pele limpa e macia: use meia xícara de bicarbonato de sódio na banheira, no lugar de sais de banho, para eliminar impurezas da pele e deixa-la mais macia.

8. Pés macios com escalda-pés de bicarbonato: adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato em uma bacia com água morna, esfolie os pés usando uma bucha vegetal e sentirá a pele dos pés mais macia e fresca.

9. Esfoliação facial e corporal com bicarbonato: faça uma mistura com 3 medidas de bicarbonato e 1 medida de água e use essa pasta para esfoliar o rosto e o corpo com movimentos circulares. A mistura é tão suave que pode ser usada todos os dias.

10. Desodorante caseiro de bicarbonato: misture uma colher de chá de bicarbonato em um vidro de leite de magnésia e use como desodorante. Se quiser que esse desodorante tenha aroma, adicione o óleo essencial de sua preferência.

Anvisa suspende produtos para saúde e lotes de medicamento

A Anvisa determinou, nesta quarta–feira (15/10), a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso, em todo o país, de todos os produtos para saúde fabricados pela empresa APS Aparelhos para Estética
 
Além dos produtos comercializados pela empresa não possuírem registro, a empresa também não apresenta Autorização de Funcionamento (AFE).
 
Também foi determinada a suspensão da distribuição, comercialização e uso dos lotes 45071 e 45072 do medicamento Comple B (Complexo B, comprimidos). Os lotes foram fabricados pela empresa Natulab Laboratório S.A. e possuem validade até 08/2015.

A medida é por causa do resultado insatisfatório para os ensaios de análise de rotulagem e aspecto, confirmado pela ata de contraprova emitida pelo laboratório central de saúde pública do estado de Pernambuco.

As suspensões acima foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
 
Clique aqui e visualize na íntegra.
 
Assessoria de Imprensa da ANVISA

ONU fixa prazo de 60 dias para reviravolta na luta contra epidemia do ebola

Nações Unidas, 14 out (EFE).- A ONU se deu um prazo de 60 dias para provocar uma reviravolta na luta contra a epidemia do ebola na África Ocidental e evitar que a doença continue ganhando a batalha contra os esforços internacionais de combate ao vírus
 
"O ebola está se desenvolvendo mais rápido do que nós e ganhando a corrida. Não podemos permitir que o ebola ganhe", afirmou nesta terça-feira Anthony Banbury, chefe da Missão das Nações Unidas para a Resposta de Emergência contra ebola (UNMEER). Banbury lançou a advertência em um discurso por videoconferência direto de Acra para o Conselho de Segurança da ONU, que hoje se reuniu para analisar diversos temas do continente africano, incluída a epidemia.
 
O chefe de UNMEER, missão iniciada em 19 de setembro, disse que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em um prazo de 60 dias contados a partir de 1º de outubro devem ser cumpridas uma série de metas nesta luta. Nesse período se deve conseguir que 70% dos infectados sejam tratados em unidades médicas e que 70% dos enterros dos falecidos sejam realizados "sem provocar novas infecções".
 
"Se alcançamos estes objetivos, então poderemos vencer esta epidemia", reforçou o alto funcionário da ONU. Ele lembrou que para lutar contra o ebola é necessário identificar as vítimas, tratá-las em centros de saúde, criar áreas seguras e dar informação suficiente para que a população se proteja adequadamente.
 
"Se falhamos em uma destas coisas falhamos em todas", advertiu. Segundo os últimos dados da OMS, a epidemia já matou 4.447 e infectou 8.914 pessoas. Os países mais afetados são Libéria, Serra Leoa e Guiné.
 
O Conselho de Segurança da ONU se reuniu em 18 de setembro para analisar especificamente este caso por considerar que se trata de uma ameaça para a paz e a segurança internacional. O Conselho só tinha se reunido antes duas vezes para analisar os efeitos da epidemia de aids.

EFE / R7

Londres estuda proibir fumo em parques e praças

Reprodução/BBC
Mais de 1 milhão de londrinos são fumantes e a cada dia 67 estudantes começam a fumar
 
Londres poderá proibir o fumo nas famosas praças Trafalgar e do Parlamento e nos parques da cidade, segundo recomendação de um relatório da Comissão de Saúde londrina.
 
O estudo — chamado Melhor Saúde para Londre" e organizado pelo ex-ministro da Saúde e cirurgião Ara Darzi — diz que 1,2 milhão de londrinos são fumantes e a cada dia 67 estudantes começam a fumar.
 
Em 2011, Nova York proibiu o fumo no famoso Central Park e em todos os parques e praias da cidade.
 
A autoridade médica-chefe para a Inglaterra, Sally Davies, disse apoiar "qualquer medida que reduza o fumo e sua presença em frente a crianças".
 
O relatório também sugere outras medidas para ajudar a incrementar a saúde dos londrinos, como a proibição de lojas de alimentos considerados não saudáveis em um raio de 400m de escolas, um preço mínimo para bebidas alcoólicas em áreas com altos índices de alcoolismo e descontos para usuários do cartão de transporte local — o Oyster — que optarem por caminhar parte do trajeto para o trabalho.
 
Segundo o relatório, metade de todos os adultos de Londres é obesa ou acima do peso e a cidade tem mais gente nesse grupo do que metrópoles como Nova York, Sydney, São Paulo, Madri, Toronto e Paris.
 
'Saia de perto'
O grupo de fumantes Forest considerou "revoltante" a proposta de proibição de fumo em parques. "Não há risco nenhum para ninguém a não ser o fumante. Se você não gosta do cheiro, saia de perto", disse Simon Clark, diretor do grupo.
 
— O tabaco é um produto legal. Se a chefe médica não gosta de que as pessoas fumem em frente de crianças, ela deveria convencer o governo a implantar salas para fumo em pubs e boates, assim adultos poderão fumar confortavelmente. A próxima coisa é que seremos proibidos de fumar nos nossos jardins no caso da fumaça atravessar o muro.
 
BBC Brasil / R7

Mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem procurar mastologista a partir dos 25

A cada 100 mil mamografias feitas, apenas duas mulheres são diagnosticadas
 
O câncer de mama é o que mais mata mulheres no País. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), para se prevenir as mulheres devem iniciar o rastreamento do câncer a partir dos 40 anos, por meio da realização da mamografia anual. No entanto, quem tem histórico familiar de câncer de mama e com predisposição genética já devem se submeter aos exames a partir dos 25 anos.
 
Segundo o mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein Antonio Luiz Frasson, para se definir com qual idade a paciente deve iniciar a realização periódica da mamografia, o mastologista deve primeiro definir em qual grupo a paciente se encontra: se no grupo de alto risco com predisposição genética ou na população geral.
 
― Os dois grupos de mulheres são bastante diferentes. A chance de uma mulher de 50 anos na população geral desenvolver câncer de mama é de cerca de 2%, ou seja, a cada 100 mulheres que atingem 50 anos, duas terão câncer de mama.
 
Ao mesmo tempo, de acordo com o especialista, a chance de uma mulher de 20 anos sem predisposição genética desenvolver câncer de mama é extremamente baixa. A cada 100 mil mamografias feitas, apenas duas seriam diagnosticadas.
 
― Por outro lado, na população de alto risco, onde existe uma predisposição genética, o risco de se ter um problema aos 50 anos é em torno de 50%. Por isso, nesse grupo, o rastreamento deve ser iniciado antes.
 
Frasson ressalta que no Brasil e também nos EUA o rastreamento deve ser iniciado aos 40 anos. “Por outro lado, na população de alto risco, onde existe uma predisposição genética, o risco de ter um problema aos 50 anos é alto. Para esse público especificamente, o ideal é fazer um diagnóstico da mutação antes dos 30”, completa o mastologista.
 
R7

Prefeitura de Pacajus - CE prorroga inscrições de concurso

Com a finalidade de preencher 224 vagas imediatas, além de formar cadastro de reserva, a Prefeitura de Pacajus, município localizado a cerca de 51 km de Fortaleza, no Ceará, prorrogou as  inscrições para o concurso público nº 002/2014. A iniciativa servirá para a seleção de profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior.
 
O concurso será realizado pela empresa CONSEP Consultoria e Estudos Pedagógicos e terá reserva de 8 vagas para portadores de deficiência. Os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 6.000,00.
 
Cargos
Nível médio/técnico: Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Agente de Combate a Endemias, Auxiliar de Laboratório, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos Municipais, Guarda Municipal, Guarda Vidas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia e Secretário Escolar.

Nível superior: Assistente Social, Bibliotecário, Cirurgião Dentista, Enfermeiro PSF, Educador Físico, Enfermeiro Plantonista, Enfermeiro Plantonista de Fim de Semana, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Plantonista, Médico Plantonista de Fim de Semana, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental, Professor de Ciências, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Professor de Ensino Religioso, Professor de Filosofia, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Português, Professor de Matemática, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
 
Inscrições Prorrogadas
As inscrições, exclusivamente, para o cargo de Agente de Combate a Endemias foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 24 de outubro de 2014.
 
Já as inscrições para os demais cargos finalizaram no dia 10 de outubro de 2014, pela internet, através dos sites www.consep-pi.com.br e www.pacajus.ce.gov.br, ou de forma presencial no Posto de Atendimento da CONSEP, localizado na localizado na Rua Guarany, 520, 1º Andar - Bairro Centro, Pacajus - CE no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h.

Taxas
A taxa de inscrição será de R$ 70,00 para os cargos de nível médio e de R$ 120,00 para os de ensino superior.
 
Provas e Gabaritos
O concurso será constituído por meio de provas objetivas para todos os cargos, além de teste de capacitação física para o cargo de Guarda Municipal e prova de títulos para os cargos de nível superior. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 23 de novembro 2014, às 9h (horário local), com duração de três horas, sendo este horário (9 h) o limite para o candidato ingressar no local de aplicação das provas.
 
Os locais de aplicação das provas objetivas serão divulgados até o dia 10 de novembro de 2014, no mural da Prefeitura Municipal de Pacajus e nos sites www.consep-pi.com.br e www.pacajus.ce.gov.br. O gabarito será divulgado na data prevista de 17 de novembro de 2014.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de um ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Alto Bela Vista - SC tem inscrições prorrogadas

O Município catarinense de Alto Bela Vista, através da empresa Assessoria e Consultoria Pública e Privada Eireli EPP (ASSCON-PP), divulgou o edital nº 002/2014 de processo seletivo, destinado à formação de cadastro de reserva de profissionais de todos os níveis de escolaridade, para, quando convocados, atuarem na Prefeitura.
 
As vagas são para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de limpeza e copa, assistente social, auxiliar de creche, farmacêutico, fonoaudiólogo, merendeira e psicólogo, com ganhos de R$ 855,53 a R$ 3.706,47, mais benefícios. Os profissionais, quando contratados, cumprirão jornadas de 20 ou 40 horas semanais, a depender da vaga para a qual foi aprovado.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 21 de outubro de 2014, somente via endereço eletrônico: www.assconpp.com.br, com taxa de R$ 30,00 para nível fundamental, de R$ 40,00 para nível médio e de R$ 50,00 para nível superior. Haverá reserva de 5% das vagas para portadores de necessidades especiais.
 
A todos os participantes será aplicada prova escrita, programada para ser realizada no dia 01 de novembro de 2014, na Escola Municipal de Educação Básica Sonho Encantado, situada à Rua David Nilo Bordin nº 125, Centro, às 8h30.
 
O gabarito e os cadernos de provas provavelmente serão divulgados  a partir das 19h do dia 02 de novembro de 2014. Estima-se que a homologação do resultado final será disponibilizada no dia 07 de novembro de 2014.
 
As informações do seletivo estarão disponíveis nos sites: www.assconpp.com.br e www.altobelavista.sc.gov.br. O processo seletivo será válido por um ano, podendo o mesmo ser prorrogado por igual período, caso haja interesse da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de São Sebastião - SP

O município de São Sebastião, no estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 001/2014, para o preenchimento de sete vagas e criação de cadastro reserva em cargos públicos que porventura sejam criados no quadro da Prefeitura Municipal enquanto vigorar esse concurso. Os salários variam de R$ 967,94 a R$ 5.384,07, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

A empresa responsável pela organização e realização do concurso público será a SHDias Consultoria e Assessoria. Serão distribuídas sete vagas nos seguintes cargos: agente de combate a endemias, técnico em raio-x, engenheiro, fisioterapeuta, inspetor fiscal de rendas, nutricionista e terapeuta ocupacional. As oportunidades contemplam candidatos de níveis fundamental, médio/técnico e superior.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no site www.shdias.com.br, até às 24h de 10 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 32,00 a R$ 70,00, a depender da função escolhida.

A realização da prova escrita está prevista para o dia 30 de novembro de 2014 (domingo). O termo de convocação para a prova escrita contendo a data, o local e o horário para a realização da mesma será publicado nos sites www.shdias.com.br e www.saosebastiao.sp.gov.br, a partir de 20 de novembro de 2014.

O gabarito preliminar, resultado preliminar, gabarito oficial e classificação final serão divulgados nos sites www.shdias.com.br e www.saosebastiao.sp.gov.br, em datas previstas a serem informadas no site da SHDias Consultoria e Assessoria.
 
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de homologação de cada cargo, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de São Sebastião, por igual período.

Prefeitura de Dianópolis - TO lança edital de concurso público

Por meio do Instituto de Capacitação, Assessoria e Pesquisa (IPAC), a Prefeitura tocantinense de Dianópolis divulgou o edital, de concurso em provimento de 79 vagas, mais formação de cadastro de reserva, em candidatos de todos os níveis de escolaridade.
 
As oportunidades são para enfermeiro, fisioterapeuta, odontólogo, psicólogo, médico clínico geral, farmacêutico, técnico de enfermagem, técnico de laboratório, técnico controle interno, agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, assistente administrativo, assistente social, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo, motorista, assistente social, professores (várias disciplinas), fiscal de obra, operador de máquina (pesada e agrícola), vigia, pedagogo e orientador social.
 
A proposta salarial vai de R$ 724,00 a R$ 8.000,00, em jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais. Uma das vagas disponíveis será destinada à contratação de portador de necessidades especiais.
 
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 19 de outubro de 2014, via endereço eletrônico: www.icap-to.com.br. As taxas custam R$ 40,00 para nível fundamental, R$ 60,00 para nível médio e de R$ 90,00 para nível superior.
 
A previsão é de que a prova seja realizada no dia 30 de novembro de 2014, em local e horário a serem comunicados oportunamente, através de publicação de aviso de convocação no Diário Oficial do Município e pelo site da organizadora.
 
O gabarito será divulgado provavelmente no dia 1 de dezembro de 2014, já a classificação final é aguardada para o dia 18 de dezembro de 2014.
 
Todos os atos oficiais relativos ao concurso serão publicados no Diário Oficial do Estado do Tocantins e no site do ICAP.
 
O concurso será válido por dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Borda da Mata - MG divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Borda da Mata, localizado a 410 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, divulgou os extratos dos editais de processo seletivo nº 01/2014 e de concurso público nº 01 e 02/2014. São ofertadas 207 vagas de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com salários de até R$ 7.939,01.

As inscrições serão realizadas no período de 13 de dezembro de 2014 a 12 de janeiro de 2015, somente via internet, no site www.consesp.com.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 40 e R$ 80.
 
As provas estão previstas para acontecer na data provável de 01 de fevereiro de 2015, em locais a serem divulgados pela empresa responsável do concurso.
 
A data prevista para as provas, número de vagas, vencimentos, requisitos para provimento, atribuições dos cargos e demais condições estão previstas no edital do concurso, disponível nos sites da internet www.consesp.com.br e www.bordadamata.mg.gov.br.
 
Os extratos dos editais foram publicados no Diário Oficial de Minas Gerais - Publicações de Terceiros e Editais de Comarcas, edição de 14 de outubro de 2014, pág. 5.

Concurso Polícia Civil - RJ prorroga inscrições e altera data de prova

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro prorrogou as inscrições do edital de concurso público que pretende preencher 100 vagas na classe inicial da carreira de Papiloscopista Policial de 3ª Classe - 2014. O salário do cargo é de R$ 4.830,63 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. A seleção será coordenada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Das 100 vagas abertas, 20 serão reservadas para candidatos negros e índios e cinco para pessoas com deficiência. A ocupação exige curso de nível superior em qualquer área de formação, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B", entre outros requisitos.
 
As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até as 23h59min do dia 19 de outubro de 2014, exclusivamente pela internet, no site do IBFC (www.ibfc.org.br) ou no posto de inscrição localizado na rua Anfilófio de Carvalho nº 29, sala 618, Bairro Castelo, Rio de Janeiro-RJ, no horário das 10 às 16 horas, exceto sábados, domingos e feriados. O valor da inscrição será de R$ 90,00.

O certame será constituído das seguintes etapas de avaliação:

- Prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;

- Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;

- Exame psicotécnico, de caráter eliminatório;

- Exame médio, de caráter eliminatório;

- Curso de formação profissional.

A prova de conhecimentos (objetiva) será realizada provavelmente no dia 07 de dezembro de 2014. O local, a sala e o horário de realização das provas serão disponibilizados no endereço eletrônico do IBFC  a partir de 01 de dezembro de 2014.
 
O gabarito oficial da prova de conhecimentos, bem como a relação da classificação dos candidatos, serão divulgados, por meio de edital, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Parte I e no endereço eletrônico: www.ibfc.org.br.
 
O prazo de validade do concurso público será de um ano, a contar da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
 

Prefeitura de Farroupilha - RS publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Farroupilha, no estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Municipal de Gestão e Governo, publicou o edital de processo seletivo n° 02/2014, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC.
 
Há 70 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, em cargos de agente de combate as endemias e agente comunitário de saúde - funções que exigem dos candidatos ao menos o nível fundamental de ensino. O salário é de R$ 1.014,00 em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 27 de outubro de 2014, pela internet, no endereço www.fundatec.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00.
 
Durante todo o período de inscrição, a FUNDATEC disponibilizará computadores conectados à internet para os candidatos interessados em se inscrever e que não têm meios para fazê-lo. O posto de atendimento será na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS. Já o horário é das 9h às 17h.
 
As provas teórico-objetiva serão aplicadas na data prevista de 16 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados em jornal de circulação local, no site www.fundatec.org.br e no "mural" da sede da Prefeitura Municipal de Farroupilha/RS. É de inteira responsabilidade do candidato a identificação correta de seu local de realização de prova e o comparecimento no horário determinado.
A divulgação dos gabaritos preliminares está prevista para o dia 17 de novembro de 2014.
 
O processo seletivo tem o prazo de validade de dois anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo uma vez, por igual período, a critério do Município de Farroupilha.

Concurso Prefeitura de Farroupilha - RS

A Prefeitura de Farroupilha, no interior do Rio Grande do Sul, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014. O objetivo é preencher 49 vagas existentes, além de formar cadastro de reservas para ocupar os postos que porventura possam vir ser criados durante o período de vigência deste concurso.
 
As chances são para candidatos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. O salário previsto para os contratados pode chegar até R$ 5.127,34, em jornadas de 20, 35, 40 e 44 horas semanais.
 
Os cargos disponíveis são de enfermeiro, médico, odontólogo, professor, psicólogo, técnico em enfermagem, auxiliar administrativo, auxiliar de educação infantil, educador social, fiscal, instrutor de música, agente operacional - carpinteiro, entre outros.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 27 de outubro de 2014, através do site www.fundatec.org.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível fundamental é de R$ 90,00, nível médio é de R$ 100,00 e nível superior é de R$ 110,00. 
 
A Fundatec disponibilizará computadores para a realização das inscrições na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, no horário de atendimento ao público, das 9h às 17h.
 
A seleção dos candidatos, será feita por meio de prova teórico-objetivas para todos os cargos e de títulos apenas para os cargos de professores, a prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 16 de novembro de 2014, em local e horário a serem informados antecipadamente. 
 
O concurso público, que será executado pela empresa Fundatec, terá validade pelo período de dois anos, contados da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério do Município de Farroupilha.

Concurso Ministério da Saúde e INCA/RJ

O Ministério da Saúde (MS) divulgou o edital completo nº 4/2014 para a realização do concurso público, cujo propósito é preencher 743 vagas de nível médio e nível superior, em cargos que irão atender às demandas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e às do próprio Ministério. A organizadora do concurso é a FUNCAB.
 
As vagas são para a carreira de Ciência e Tecnologia pertencentes do MS, sendo 80 para Secretaria de Atenção à Saúde - SAS; 64 para Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos - SCTIE; 41 para Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS e 558 vagas para o Instituto Nacional de Câncer - INCA.  
 
As oportunidades serão distribuídas entre profissionais das áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação Social, Medicina, Administração Pública, Engenharia, Arquitetura, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social, Técnico Administrativo, Técnico de Enfermagem, Relações Públicas, Técnico em de Radioterapia, entre outras. Veja detalhes sobre a relação dos cargos e áreas de formação consultando o edital, que encontra-se no site da FUNCAB e no Diário Oficial da União de 14 de outubro de 2014.
 
O regulamento prevê a reserva de 20% das vagas a negros e 5% aos portadores de deficiência. A remuneração inicial para os postos oferecidos varia de R$ 2.205,20 a R$ 6.648,15, mais gratificações e outras vantagens, dependendo do cargo (podendo chegar ao valor máximo de R$ 13.755,75).
 
De acordo com o cronograma agora divulgado, as inscrições deverão ser feitas pelo site da FUNCAB no período entre 16 de outubro e 09 de novembro de 2014. O valor da taxa será R$ 97,00 para as vagas de nível superior ou R$ 78,00 para as de nível médio.
 
O concurso público será composto por três etapas: prova objetiva, prova discursiva e de títulos. As provas objetiva e discursiva/redação serão aplicadas nas cidades do Rio de Janeiro e Brasília, provavelmente em 14 de dezembro de 2014.  O gabarito sairá dois dias depois.
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período. O resultado final será conhecido ainda no primeiro semestre de 2015.
 
Demais informações devem ser disponibilizadas na página da organizadora (http://ww5.funcab.org/inicial.asp?id=272).

Prefeitura de Serra Azul - SP abre processo seletivo

Em São Paulo, a Prefeitura de Serra Azul divulgou o edital de processo seletivo nº 01/2014, que visa a contratação temporária de dez profissionais de níveis médio e superior. O processo de seleção será realizado pela empresa ConRio - Concursos Públicos e Assessoria.
 
Os aprovados receberão subsídios de R$ 774 até R$ 5.778,94.
 
Das vagas oferecidas e das que porventura sejam criadas durante o prazo de validade do processo seletivo 5% serão destinadas aos portadores de deficiência.

Cargos
Assistente Social, Enfermeiro, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Secretária e Cirurgião Dentista.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente através de formulário disponível no site www.conrio.com.br, até as 24h do dia 28 de outubro de 2014.

Taxas
Ensino Médio Completo - R$ 25,00;
Ensino Superior Completo - R$ 50,00.

Provas
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 09 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições, no quadro de aviso da Prefeitura de Serra Azul e nos endereços eletrônicos www.serraazul.sp.gov.br e www.conrio.com.br.

Vagas de estágio na Prefeitura do Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou edital SMA nº 108, de 13 de outubro de 2014, de processo seletivo, para concessão de bolsas de estágio não obrigatório no ano de 2015. São ofertadas 684 vagas para atuarem no Programa de Promoção de Saúde nas Escolas/Creches, Saúde Coletiva e demais estágios. O aprovado fará jus à bolsa auxílio de até R$ 663,64 mais auxílio transporte de R$ 102,00.
 
O prazo de vigência da bolsa será de 03 de março de 2015 a 31 de dezembro de 2015, devendo o candidato estar matriculado e cursando um dos períodos propostos para o início do Programa.
 
As inscrições, no valor de R$ 60,00, serão recebidas das 10h do dia 20 de outubro até as 23h59min do dia 13 de novembro de 2014 (horário de Brasília), incluindo sábados, domingos e feriados, somente via internet, através do site concursos.rio.rj.gov.br.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, exceto os inscritos do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ou Relações Públicas, que serão selecionados através de produção de release, análise curricular e entrevista. 
 
Os locais, a data e o horário de realização da prova serão publicados no Diário Oficial do Município e divulgados no site concursos.rio.rj.gov.br.

Concurso Prefeitura de Cesário Lange - SP

Por meio da organizadora Aplicativa Assessoria em Gestão Pública e Privada, a Prefeitura de Cesário Lange, em São Paulo divulgou o edital nº 01/2014 de concurso público para formação de cadastro de reserva e admissão de 58 profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
Serão disponibilizados os cargos de agente de manutenção, ajudante geral, borracheiro, coveiro, pedreiro, agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, auxiliar de desenvolvimento infantil, mecânico veículos/máquinas, merendeira, motorista, padeiro, tratorista, agente de apoio operacional de escola, almoxarife, auxiliar administrativo, eletricista, fiscal de obras, fiscal de tributos, inspetor de alunos, lançador de tributos, professores (várias disciplinas), secretário escolar, técnico de segurança do trabalho, técnico em enfermagem, técnico em informática, telefonista, assistente social, contador, enfermeiro, engenheiro (civil e de segurança do trabalho), farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médicos (diversas especialidades), nutricionista, psicólogo e psicopedagogo.
 
Os salários oferecidos variam de R$ 9,04 hora/aula a R$ 2.697,64, por jornadas de 18 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas do dia 27 de outubro ao dia 10 de novembro de 2014, via endereço eletrônico: www.aplicativaassessoria.net, com taxa de R$ 7,50.
 
O concurso será composto de prova objetiva, checagem de pré-requisitos, avaliação prática e análise de títulos. Estima-se que a aplicação da prova, ocorra no dia 30 de novembro de 2014, em período matutino e vespertino, com local e horário a serem informados brevemente.
 
Os documentos para análise de títulos deverão ser enviados para a organizadora, situada à Rua Itaipu nº 403, Bairro Mirandópolis, São Paulo/SP, CEP 04052-010, até o último dia de inscrição, com identificação no envelope: Concurso Público Nº 01/2014 – Prefeitura Municipal de Cesário Lange.
 
Todas as informações sobre o concurso serão publicadas no Jornal Aliança, afixadas na sede da Prefeitura e divulgadas nos endereços eletrônicos www.aplicativaassessoria.net e www.cesariolange.sp.gov.br.
 
O concurso terá a validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data da homologação do resultado, a critério da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de Anahy - PR

O município paranaense de Anahy lançou por meio da empresa KLC Consultoria em Gestão Pública LTDA, o edital nº 001/2014 de concurso público em provimento de 11 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
Estão em aberto os cargos de advogado, agente comunitário de saúde, agente de apoio para educação infantil, assistente administrativo, assistente social, enfermeiro (a), operador de máquinas agrícolas, preparador físico, professor, psicólogo (a) e trabalhador braçal, por remunerações de R$ 724,00 a R$ 2.131,54 e jornadas de 20 a 40 horas.
 
Os interessados terão até o dia 24 de outubro de 2014, para efetuarem inscrições, somente via endereço eletrônico: www.klcconcursos.com.br, com taxas de R$ 35,00 para cargos de nível fundamental, de R$ 50,00 para cargos de nível médio e de R$ 100,00 para cargos de nível superior. Haverá reserva de 5% das vagas, para portadores de necessidades especiais.
 
Candidatos que não tiverem acesso à internet, poderão se inscrever na Agência do Trabalhador, situada à Rua Rio Verde, em frente à Igreja Matriz, ao lado do Bradesco. O atendimento será realizado em dias úteis, das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30.
 
Os inscritos passarão por prova escrita objetiva, avaliação prática e análise de títulos. A prova está programada para ser aplicada no dia 23 de novembro de 2014, com duração de duas horas, em local e horário a ser publicado através de edital de homologação das inscrições. Os documentos para análise de títulos deverão ser entregues no dia da aplicação das provas, ao fiscal de sala.
 
O gabarito provavelmente será disponibilizado no dia seguinte a realização da prova, a partir das 15h00, por meio de edital afixado na Prefeitura e no site da organizadora.
 
A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura.

Estrogênio na comida pode tornar homens mais "femininos"

Segundo estudo australiano, aumento de peso e redução na contagem de espermas se deve à presença de compostos que imitam a ação do hormônio no corpo masculino
 
A epidemia de obesidade entre os homens e a queda da contagem de esperma em alguns deles podem estar sendo causadas pelo aumento do hormônio feminino estrogênio no organismo masculino, apontou um estudo feito pela Universidade de Adelaide, na Austrália. As informações são do site inglês Daily Mail.
 
Especialistas acreditam que, principalmente nos países ocidentais, os homens estão se "feminilizando"  devido ao crescente contato com compostos que imitam o comportamento do estrogênio no corpo. Os produtos a base de soja e itens de plástico, como os canos de PVC, são ricos em xenoestrogens, composto químico que produz justamente esse efeito. 
 
Secretado pelos ovários no período pré-menstrual, o estrogênio altera o funcionamento da tireoide, desacelerando o metabolismo e causando aumento de peso. "Isso faz com que os homens imitem os padrões femininos de ganho de peso", explica o professor Maciej Henneberg, co-autor da pesquisa.
 
Os especialistas chegaram à esta conclusão após constatar que nos países desenvolvidos as taxas de obesidade entre homens e mulheres são equivalentes, enquanto em países em desenvolvimento, o número de obesas é consideravelmente maior. "

Apesar de não haver dúvida que uma dieta calórica também é culpada, consideramos que há outras razões para o aumento da obesidade", explica James Grantham, especialista responsável pelo estudo, que comparou taxas de obesidade, PIB e cardápio de homens e mulheres em vários países do mundo. E, continua: "estamos preocupados justamente devido ao aumento do consumo de produtos de soja em alguns países como os Estados Unidos".
 
Terra

Aprenda a esterilizar a chupeta e evite doenças para o bebê

Ao limpar a chupeta com a própria boca, beijar o bebê nos lábios ou dividir
 talheres com ele, a mãe está expondo a criança a doenças
A saliva de um adulto possui bactérias que podem passar para o bebê e causar algumas doenças como coqueluche e cárie
 
bebê não nasce com seu sistema imunológico, sua boca ainda é estéril, e é nos primeiros anos de vida que será formada a flora bucal. Por isso, é importante evitar ao máximo que os pequeninos tenham contato com alguns tipos de bactérias, pois é nesse período da vida que elas se instalam com mais facilidade. 
 
“Ao limpar a chupeta com a própria boca, beijar o bebê nos lábios ou dividir talheres com ele, a mãe está expondo a criança a doenças para as quais seu sistema imune ainda não está preparado para enfrentar. Coqueluche, gripes, herpes são algumas das doenças transmitidas pela saliva”, diz a odontopediatra, Renata Sampaio. 
 
Além disso, as bactérias patogênicas dentais (responsáveis pela cárie) também são transmitidas pelo contato direto com a saliva. “Até no caso das bactérias causadoras de doenças periodontais, já se sabe que pelo menos um tipo (a conhecida como A.a.) pode ser encontrada na primeira dentição de até 10% das crianças. Desta forma, é melhor evitar o contato direto da saliva do adulto com a boca do bebê, para minimizar o contágio”, diz Renata. 
 
Quando as bactérias são benéficas
No entanto, um estudo sueco recente indicou que limpar a chupeta com a boca pode diminuir a prevalência de alguns tipos de alergias como a eczema (dermatite) e a asma. Embora ainda precise de mais dados científicos, essa tese defende que, ao entrar em contato com as bactérias da saliva de um adulto, o sistema imunológico da criança fica menos propenso e esses tipos de alergias.
 
“Porém, o risco de que a criança adoeça por outras patologias mais graves não deve compensar esse benefício. São muitos os fatores que influenciam a propensão às alergias, tais como infecções durante a gravidez, a mãe ser alérgica, o contato com ácaros, o uso de leite bovino nos primeiros meses de vida e a exposição ao cigarro, tanto na gestação quanto na primeira infância”, diz a dentista. 
 
Esterilizar é a melhor opção 
Segundo Renata, a melhor forma de higienizar chupetas e mamadeiras do bebê é fazer a esterilização desses objetos. “A esterilização dos bicos deve ser feita fervendo-os por 20 minutos diariamente, no primeiro ano de vida da criança. Também é importante trocar chupetas e bicos de mamadeira a cada 2 meses, no máximo”, diz a dentista. 
 
Depois de esterilizados, chupetas e bicos de mamadeiras devem ser secos e guardados em recipiente fechado. 
 
Terra

Repost: Diabetes pode causar impotência sexual

Se não for controlada, doença prejudica vasos sanguíneos que estimulam ereção
 
Por Dra. Andressa Heimbecher Soares
 
Quando pensamos em diabetes, a primeira coisa que vem à mente é o aumento da quantidade de açúcar no sangue. E é justamente por causa desse aumento de açúcar no sangue que o diabetes é uma doença que nos preocupa tanto.

Olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos são afetados pela grande quantidade de açúcar, o que leva ao mal funcionamento de vários órgãos... Causando problemas como infartos, derrames e insuficiência renal.

Uma doença que pode ser consequência do diabetes mal controlado é a impotência sexual. Para que se tenha ereção, é importante que os vasos sanguíneos e os nervos de sensibilidade da região genital estejam saudáveis.

A grande questão aqui é que no diabetes ocorre um prejuízo no funcionamento dos vasos sanguíneos e nervos. Desde o entupimento dos vasos, chamado de aterosclerose - pelo acúmulo de gordura dentro das suas paredes - até a insensibilidade dos nervos que estimulam a ereção, existe todo um conjunto de fatores que contribui para a impotência.

Leia também:

10 mitos sobre impotência masculina

Disfunção erétil

Disfunção erétil pode ser tratada com mudanças no estilo de vida, diz estudo

Infertilidade, impotência sexual e perda dos dentes. Veja 10 doenças causadas pelo cigarro

Seis hábitos de vida que podem atrapalhar o desempenho sexual

 
O primeiro passo para o paciente diabético que esteja sofrendo com a impotência é o controle dos níveis de açúcar no sangue de forma rápida e efetiva. Usar os medicamentos corretos e controlar a medicação e alimentação, praticar exercícios e ter acompanhamento médico: estes são os principais pontos do tratamento.

Em alguns casos, será necessário o uso de medicamentos para ajudar os vasos sanguíneos da região peniana a funcionarem melhor.  Neste caso, a consulta com seu endocrinologista e urologista vai te ajudar a saber o melhor tratamento. O mais importante é procurar tratamento e controlar seu diabetes!
 
Minha Vida

O mercado negro de medicamentos


O comércio de medicamentos falsificados é considerado crime hediondo
 no Brasil,  com penas de 10 a 15 anos de prisão
O mercado interno brasileiro de 3 trilhões de reais em valores correntes em 2013, disputado por empresas nacionais e estrangeiras, tem um terceiro participante de peso crescente
 
São os fornecedores de produtos contrabandeados, falsificados e pirateados, com faturamento de 30 bilhões de reais no ano passado, segundo o Fórum Nacional de Combate à Pirataria.
 
Os produtos ilegais representam uma perda de arrecadação de impostos de, aproximadamente, 9 bilhões de reais por ano. Especialmente grave, pelos seus efeitos diretos sobre a saúde da população, é a penetração de medicamentos falsificados e contrabandeados, no valor de 8 bilhões de reais ao ano. Eles representam 20% do mercado total e uma sonegação de cerca de 5 bilhões de reais. O mercado fora da lei no Brasil corresponde ao dobro da média mundial, de 10%, segundo a Organização Mundial da Saúde.
 
O comércio de medicamentos falsificados é considerado crime hediondo no Brasil, com penas de 10 a 15 anos de prisão. O efeito do produto ilegal pode ser inócuo ou prejudicial ao organismo. Em setembro do ano passado, surgiram em Mato Grosso do Sul casos de intoxicação de crianças pelo uso de remédios para tosse com o princípio ativo dextro-metorfano, proibido no Brasil, trazidos do Paraguai. Elas tiveram falta de ar, sonolência, roxidão da pele. Uma delas morreu. Em 2003, outro caso chocara o País. A adulteração do líquido de contraste Celobar, fabricado pelo laboratório Enila e utilizado em exames de raio X, causou a morte de ao menos 21 pacientes em Goiás. Outros 170 sofreram sintomas como dor de cabeça, diarréia, náuseas, incha mento do abdome, mal-estar, fraqueza e cansaço. Para economizar, o laboratório produzira por conta própria a matéria-prima usada na fabricação de um lote de 4,5 mil unidades. A Anvisa interditou o Enila e a empresa faliu.
 
“Só tomamos conhecimento do uso de medicamentos ilegais quando eles causam danos à saúde de alguém”, diz a médica Lilia Guerra, coordenadora clínica do Centro de Controle de Intoxicações de Niterói. “Às vezes, o consumidor não percebe a ação nociva no organismo ou não a relaciona a uma falsificação.” E importante denunciar à Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica, do Ministério da Saúde, qualquer suspeita de intoxicação ou de ausência de efeito dos remédios.
 
Segundo Edson Luiz Vismona, presidente do Fórum, uma das principais agravantes da pirataria é a fiscalização insuficiente. “Hoje temos poucos funcionários nesse trabalho, há necessidade de uma ação contínua da Polícia Federal e da Receita para nos anteciparmos ao contraventor.” Evandro Guimarães, presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, acredita existir uma leniência da população e do poder público em relação aos produtos piratas, por desconhecimento dos seus males. “Não é questão de combater o comércio de rua, mas grandes grupos difusores de produtos prejudiciais à economia e à saúde.”
 
Desde 2010, a Receita Federal apreendeu 40 milhões de reais em medicamentos contrabandeados. O Paraguai é uma das principais portas de entrada, responsável por dois terços do ingresso de 20 bilhões de reais por ano em produtos ilegais. O meio mais importante para a divulgação e venda são 1,2 mil sites fora da lei para comercialização de fármacos identificados no Brasil por uma pesquisa do Ministério da Saúde realizada em 2012. Entre os principais produtos comercializados estão inibidores de apetite, abortivos, anabolizantes e fitoterápicos. As falsificações identificadas com mais freqüência pelos órgãos de vigilância são as de produtos para impotência e hormônios de crescimento. Também são encontradas versões piratas para tratamento de câncer. Os sites oferecem curas milagrosas e seduzem o consumidor. O preço e a facilidade de pagamento são atrativos irresistíveis para muitos.
 
O crescimento do comércio e da propaganda irregular na internet, afirma a Anvisa, representa um grande desafio para a fiscalização, realizada principalmente a partir de denúncias. Sérgio Barreto, presidente da Associação Brasileira das Redes de Farmácia e Drogarias, aponta a dificuldade de cancelar os endereços online, muitas vezes hospedados em outros países. “O consumidor tem de estar atento. No Brasil, apenas farmácias com pontos de venda físicos podem vender medicamentos pela internet”, explica.
 
De acordo com levantamento da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, 6% dos brasileiros compram remédios em camelôs e 1% em sites não autorizados.
 
A Anvisa procura aperfeiçoar o monitoramento das redes sociais e mídias eletrônicas. Segundo a agência, nunca foi identificada a fabricação no Brasil de medicamentos falsificados, um argumento para o reforço do combate ao contrabando. Na quarta-feira 8, a indústria farmacêutica Libbs iniciou o primeiro teste de rastreamento no País, do anticoncepcional Iumi, no município de Embu das Artes.
 
O Sistema Nacional de Controle de Medicamentos foi criado em 2009 e monitora os produtos ao longo de toda a cadeia de fornecedores. A leitura de um código de barras bidimensional nas embalagens informa o local e a data de produção, a forma de distribuição e o nome da farmácia vendedora. A meta é a adoção do sistema pelas indústrias farmacêuticas até o fim de 2016. Além do Brasil, apenas a Itália e a Turquia possuem um sistema similar.
 
Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o teste saiu-se exitoso. Foi possível acompanhar todo o movimento de um medicamento comprado em uma farmácia em Brasília, desde a sua fabricação. “No futuro, os consumidores poderão fazer esse controle a partir de um aplicativo no celular.”
 
O prazo estabelecido pela Anvisa para colocar em prática o sistema de rastreamento é apertado, diz Barreto, mas há um esforço das empresas no seu cumprimento. “É um grande desafio, temos 2,8 bilhões de caixinhas de remédio comercializadas por ano, será um banco de dados complexo.” As 30 maiores redes de farmácia do País, com 5 mil lojas, investirão 50 milhões de reais para se adequar. No total, há 68 mil estabelecimentos do gênero no País.
 
Antônio Brito, presidente da Interfarma, considera que o combate à pirataria melhorou nos últimos anos e a rastreabilidade contribui para novos avanços. “O importante agora é dar atenção à fiscalização pós-produção, para controlar a qualidade do que é fabricado legalmente.” A estrutura da Anvisa não acompanha o crescimento do mercado brasileiro. O fato de mais de 80% dos insumos farmacêuticos serem importados é uma dificuldade adicional para o controle da qualidade.
 
A rastreabilidade é a ação mais efetiva no combate ao comércio ilegal, afirma Brito. “E preciso combiná-la a medidas de segurança”. Para enfrentar o contrabando em geral, entidades empresariais reunidas no Fórum e no Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial reivindicam ao governo ações como a simplificação do sistema tributário, a desburocratização da administração, o fortalecimento da Polícia Rodoviária, da Receita e da Polícia Federal.
 
Outra medida importante, de acordo com os empresários, é a criação de escritórios regionais de integração e estímulo ao intercâmbio entre o Brasil e países vizinhos no combate ao contrabando. Há um longo caminho.
 
Carta Capital / CFF

CRF-SP: Apresentar atestado médico falso para justificar ausência é ilegal e passível de punição

Apresentar atestado médico para justificar a ausência constatada durante uma inspeção fiscal no estabelecimento pelo qual responde tecnicamente, é um direito do farmacêutico. Direito, desde que o atestado seja verdadeiro
 
No entanto, profissionais que apresentam documentos falsos para justificar ausência estão sujeitos a penalidades éticas e até criminais. O ilícito varia desde a utilização indevida de formulários de hospitais públicos, até falsificação de carimbos e assinaturas de médicos. Para facilitar a identificação deste problema, o CRF-SP adota procedimentos que possibilitam consultar a autenticidade dos documentos recebidos na entidade.
 
Assim, em cumprimento à Lei 3820/60, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, o CRF-SP comunica o Ministério Público Federal sobre tal fato e o farmacêutico poderá responder por crime perante a justiça, além do Processo Ético Disciplinar, como previsto no Novo Código de Ética Farmacêutica (Resolução CFF 596/14), art. 14 – inciso XXX e art. 18 – inciso II.
 
Para proceder corretamente o recurso de ausência e evitar eventuais problemas legais, o CRF-SP recomenda que o profissional protocole pessoalmente seus documentos, não assine formulários em branco e não compactue com ilegalidades que podem prejudicar ou acabar com sua carreira.
 
Ilegalidades e suas penas
O Departamento Jurídico do CRF-SP analisou todas as normativas relacionadas aos crimes praticados e concluiu que:
 
O artigo 10 da Lei nº 3.820/60 exemplifica as atribuições do Conselho Regional de Farmácia, e dentre elas consigna:
 
“c) Fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo  as  infrações à lei, bem como enviando às autoridades competentes relatórios documentados sobre os fatos que apurarem e cuja solução não seja de sua alçada;”
 
Portanto, conforme o artigo não compete ao CRF-SP apenas a fiscalização da profissão, mas também, informar às autoridades competentes os fatos constatados que necessitem de averiguação e/ou providências.
 
Diante da utilização dos documentos falsos pelos farmacêuticos, o Código Penal tipifica em seu artigo 304, uso de documento falso:
 
“Artigo 304 – Fazer uso de qualquer dos papéis falsificados, a que se referem os artigos 297 a 302.
Pena – a cominada à falsificação ou adulteração.”
 
Além da utilização do documento falso também são crimes tipificados no Código Penal:
 
“Falsificação de documento particular
 
Artigo 298 – Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro:
 
Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.
 
Falsidade Ideológica
Artigo 299 – Omitir, em documento público e particular, declaração que dele deveria constar, ou nele fazer inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar verdade sobre fato juridicamente relevante:
 
Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa se o documento é particular.”
 
Vale esclarecer que o crime previsto no artigo 298 refere-se exclusivamente à forma do documento, já o ilícito descrito no artigo 299 tem relação direta com o seu conteúdo.
 
Responsabilidades do CRF
Confrontando o teor dos artigos acima transcritos com os documentos que vem sendo apresentados a esta entidade, fica claro que ao menos dois crimes estão sendo cometidos, sendo obrigação do CRF-SP informar às autoridades competentes, sob pena de seus dirigentes incidirem nas penas do artigo 319 do Código Penal, o qual assevera:
 
“Prevaricação
Artigo 319 – Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa em lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.”
 
Sem prejuízo da responsabilidade na esfera penal, a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92), também determina em seu artigo 11, inciso II, o dever de informar qualquer irregularidade:
 
“Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:
 
II – retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;”
 
Por sua vez, o artigo 12 impõe as seguintes penalidades:
 
“Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas, previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações:
 
III – na hipótese do art. 11, ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.”
 
CRF - SP

ANS faz consulta sobre medidas para reduzir número de cesarianas

A partir de hoje (15), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) coloca em consulta pública duas resoluções que visam a reduzir o número de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar brasileira
 
As medidas preveem, por exemplo, que as beneficiárias de planos de saúde possam solicitar taxas de cesárea e partos normais por estabelecimento e por médico, independentemente de estarem grávidas.
 
Além da transparência de informações, as resoluções incluem a apresentação do partograma, que deverá conter anotações do desenvolvimento do trabalho de parto e das condições de saúde maternas e fetais. O documento será parte integrante do processo para pagamento do parto pelas operadoras.
 
Outra novidade é a distribuição, pelos planos de saúde, do Cartão da Gestante e da Carta de Informação à Gestante para registro de consultas de pré-natal, com orientações e dados de acompanhamento da gestação.
 
As novas normas estarão disponíveis para análise da população no site da ANS (www.ans.gov.br). O envio das contribuições poderá ser feito de 24 de outubro a 23 de novembro em formulário também disponível no portal da agência. A expectativa do governo é que as mudanças entrem em vigor em dezembro.
 
A gerente de Atenção à Saúde da ANS, Carla Coelho, lembrou que a cesariana, quando não há indicação médica, provoca riscos desnecessários à saúde da mulher e do bebê, uma vez que aumenta em 120 vezes a probabilidade de problemas respiratórios paara o recém-nascido e triplica o risco de morte da mãe.
 
"A cesariana também é um procedimento que salva vidas. Ninguém está demonizando a cesariana. É um procedimento importante e, muitas vezes, tem que ser feito. Mas existem indicações específicas", disse. Atualmente, no Brasil, o percentual de partos cesáreos chega a 84% na saúde suplementar.
 
Para o diretor-presidente da ANS, André Longo, o número de cesarianas desnecessárias no país é um problema complexo e que existe há bastante tempo. "É uma problemática que temos vivenciado, mas temos o firme propósito de tentar mudar essa realidade", disse. "Não exitaremos em tomar todas as medidas necessárias", completou.
 
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, avaliou que é preciso enfrentar a dimensão cultural do parto cesáreo. Ele fez um comparativo com a situação enfrentada na década de 70, quando o aleitamento materno era visto como inadequado e substituído pelo artificial.
 
"Com muito esforço, conseguimos fazer a inversão dessa realidade", explicou. "Entendemos que [essa transição] passa também por mudanças significativas no modelo de atenção à saúde, de remuneração aos serviços. Passa pela formação médica, pelo envolvimento dos profissionais de enfermagem. E passa por um estigma, um mito de que o parto normal é um parto com dor e sofrimento", concluiu.
 
Agência Brasil

Minas é o terceiro Estado com ocorrência da febre chikungunya

Febre, dores nas articulações e mal-estar são sintomas da doença; há 800 casos suspeitos no País
 
 
Minas Gerais é o terceiro estado a registrar casos de transmissão da febre chikungunya. Até a semana passada, apenas a Bahia, com 156 casos, e o Amapá, com 17 casos, tinham casos de contaminação pelo vírus dentro do próprio estado. Apesar de serem esses os números confirmados, ao todo são cerca de 800 suspeitas de contaminação pelo vírus nos dois estados.
 
O primeiro caso da doença, em Minas, foi confirmado nesta semana em uma mulher de 48 anos, moradora do município de Matozinhos, região metropolitana de Belo Horizonte. Amostras de outros cinco pacientes estão sendo analisadas para confirmação ou descarte da doença.
 
Com o aumento do número de infectados, o Ministério da Saúde adotou, na semana passada, o critério clínico-epidemiológico para a confirmação da febre chikungunya nas localidades onde está havendo transmissão. Isso significa que o sistema de saúde vai considerar os sintomas apresentados e a proximidade do paciente com pessoas que já contraíram a doença, sem que haja a necessidade de confirmação do exame. Onde não há os primeiros casos originários de chikungunya, a comprovação continua sendo por meio do exame de laboratório.
 
A febre chikungunya é causada por um vírus do gênero Alphavirus e transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, os mesmos transmissores da dengue. Passados os sintomas, o paciente deixa de transmitir a doença.
 
Febre, dores nas articulações, mal-estar, são sintomas comuns entre a dengue e a chikungunya. A diferença é que, na chikungunya, as dores nas articulações podem ser mais fortes. Os sintomas devem ser cuidados com medicação para conter a febre - paracetamol - e para dores articulares, geralmente anti-inflamatórios. Além disso, é recomendado repouso absoluto ao paciente, que deve beber água constantemente.
 
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), é raro um paciente morrer em decorrência da doença. A mortalidade é menos frequente que nos casos de dengue. Além dos casos transmitidos dentro do Brasil, ocorreram 38 casos de pessoas que foram contaminadas fora do país.
 
Agência Brasil

Todos devem extrair os dentes do siso? A cirurgia dói? Veja mitos e verdades

Localizados lá no fundinho da boca, eles não passam despercebidos e são alvo de muita polêmica; entenda
 
Como eles nascem quando a pessoa tem entre 16 e 21 anos, alguém decidiu chamá-los de dentes do siso (juízo, do latim).
 
Mas, ao contrário da maturidade, que se espera que todos tenham, os dentes do siso não são necessários e, não raro, não passam despercebidos lá no fundinho da boca. São comuns as queixas de incômodo e dor. E daí, claro, a famosa cirurgia que atemoriza tanta gente: a retirada dos sisos.
 
Será que é preciso mesmo extrai-los? A dor é muito grande? Tem gente que nunca vai ter siso? Veja alguns mitos e verdades sobre o dente do juízo:
 
- Todo mundo tem os dentes do siso.
Mito: É raro não ter, mas algumas pessoas simplesmente não nascem com o germe do dente, logo ele nunca se forma. Em alguns casos, eles também ficam escondidos sob a gengiva e só uma radiografia panorâmica identifica a presença desses “tímidos” sisos. O cirurgião buco-maxilo-facial José Flávio Torezan explica que, como o padrão de comida dos últimos séculos é mais pastoso, composto por muitos alimentos cozidos, as pessoas não costumam desenvolver tanto o maxilar e mandíbula no tamanho, logo os dentes acabam não nascendo.
 
- Todos precisam extrair os dentes do siso
Mito: Nem todos, pois alguns têm uma mandíbula grande que abriga os quatro dentes “extras” sem causar nenhum problema dentário, como alterações na mordida, dificuldade de escovação e outros.
 
- Não existe idade ideal para extrair o siso
Mito: Existe sim. O ideal, segundo especialistas, é que o dente seja retirado antes dos 30 anos. Torezan comenta que depois dessa idade, a raiz do dente vai se calcificando com o osso e fica mais difícil retirá-lo, podendo até lesar os nervos que passam pela região. Deixar para extrair mais tarde, segundo o cirurgião buco-maxilo-facial Alessandro Silva, pode causar outras complicações, já que o dente pode infeccionar mesmo não tendo despontado na gengiva. “Deixar para tirar aos 50 anos, quando há risco de ter desenvolvido alguma outra doença, como pressão alta, não é bom, porque essas outras doenças podem atrapalhar uma cirurgia”, explica.
 
- A extração pode causar perda de sensibilidade na língua e queixo
Verdade: É preciso certificar-se que é um bom cirurgião que fará a cirurgia, pois um erro cirúrgico pode cortar os nervos em que passam os impulsos de sensibilidade. “Os nervos que passam por essa região não controlam movimentos, mas a sensibilidade”, explica Torezan. No caso da língua, apesar de não haver paralisia, a sensibilidade não volta nunca mais. No queixo, o problema já pode ser revertido com mais facilidade. 
 
- A cirurgia de extração do dente dói muito
Mito: Com a anestesia, as fibras nervosas por onde passa a dor estão bloqueadas, explica Silva. Ou seja, a dor existe, mas o paciente não sente. O problema, segundo o cirurgião, é quando o efeito da anestesia passa, depois da cirurgia, pois todos os estímulos passam de uma vez, e a pessoa sente uma dor muito forte. Para prevenir isso, ele já receita um analgésico antes da cirurgia. Assim, quando a anestesia for embora, o paciente já estará sob o efeito do remédio.
 
- O pós-operatório é dolorido
Parcialmente verdade: Segundo especialistas, um bom pós-operatório depende da forma em que o dente for extraído. Com um cirurgião habilidoso, as dores depois a cirurgia reduzem bastante e tanto a cirurgia como a recuperação são mais rápidas. “Estimulo os pacientes a até irem trabalhar no dia seguinte”, explica Alessandro. Ele, no entanto, tem consciência de que não sentir dor depois de um procedimento do tipo não é privilégio de todos, e explica que normalmente se aguarda de dois a três dias para voltar às atividades normais. As recomendações são não fazer exercícios físicos por alguns dias, por risco de sangramento, e evitar alimentos quentes e consistentes nas primeiras 48 horas.
 
- A cirurgia demora muito
Mito: Depende também da habilidade de quem está operando. Alguns podem demorar até cinco horas para extrair os quatro dentes. Outros cirurgiões demoram 45 minutos para fazer o mesmo procedimento.
 
- Não é preciso esperar os dentes nascerem para extrai-los
Verdade: Os sisos podem ser retirados mesmo quando não há sinal visível deles na gengiva. Um dentista ou cirurgião buco-maxilo saberão dizer, por meio de radiografias panorâmicas, se é necessário ou é hora de extrair.
 
Dentes do siso podem conter células-tronco, mas nem sempre
Os dentes do siso, às vezes, guardam células-tronco, que são aquelas com poder regenerativo local que, apenas com manipulação em laboratório poderiam vir a ser úteis para o tratamento de saúde, explica Anna Carla Goldberg, gerente do Centro de Pesquisa Experimental do Instituto Israelita Albert Einstein.
 
O hematologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Nelson Tatsui, explica que se a pessoa tiver o interesse em guardar as possíveis células-tronco do dente, deve contatar alguma clínica que faça esse trabalho antes de extrair o dente.
 
“Não adianta nada levar o dente enrolado em um papel para guardar as células-tronco”, brinca Tatsui, que explica que esse material biológico é muito delicado e requer tratamento especial já na hora da extração.
 
Depois da coleta, o laboratório vai avaliar se os sisos contêm as células-tronco úteis e, só então, criopreservá-las. Às vezes, o dente não vai apresentar essas células, ou apresentará uma quantidade inviável. Além disso, as pesquisas ainda não são suficientes para afirmar que essas células poderão curar doenças no futuro. 
 
iG

Universidade Federal de Pernambuco vai fazer cirurgia de troca de sexo pelo SUS

Hospital das Clínicas da UFPE, no Recife, passa a oferecer atenção especializada no atendimento a transexuais, com acompanhamento de equipe médica de várias especialidades
 
O Hospital das Clínicas da UFPE já fazia cirurgias de mudança de sexo, mas o serviço foi interrompido para a reformulação do atendimento e adequação às novas diretrizes do Ministério da Saúde.
 
A habilitação que foi publicada nesta terça (14) no Diário Oficial da União leva em conta critérios definidos pelo ministério em 2013 para o atendimento de transexuais no Sistema Único de Saúde (SUS), como a capacitação de profissionais para garantir tratamento humanizado e sem discriminação a esses pacientes.
 
As diretrizes em vigor para o atendimento a transexuais definem que os pacientes têm direito à atenção especializada com profissionais das áreas de endocrinologia, ginecologia, urologia, além de obstetras, cirurgiões plásticos, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e assistentes sociais.
 
De acordo com a portaria que habilita o hospital, assinada pelo secretário de Atenção à Saúde, Fausto Pereira dos Santos, “o custeio do impacto financeiro gerado por esta habilitação correrá por conta do orçamento do Ministério da Saúde”.
 
Agência Brasil

Canabidiol melhora sintomas de Mal de Parkinson, diz estudo

Remédio derivado da maconha tem sido usado também
contra síndromes convulsivas
Derivado da maconha é esperança
 
Um estudo com canabidiol (CDB), substância presente na maconha, feito pela primeira vez com humanos, mostrou eficácia para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar em pacientes diagnosticados com a doença de Parkinson. Segundo um dos coordenadores da pesquisa, professor José Alexandre Crippa, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, “com a vantagem de não ter apresentado nenhum efeito colateral”.
 
O Brasil é um dos líderes no mundo em pesquisas com o canabidiol, e o professor José Alexandre Crippa é um dos maiores estudiosos do tema, com mais de dez anos pesquisando a substância. Para o resultado ser válido, foram usados meios como o Parkinson Disease Questionnaire-39 (PDQ-39), considerado atualmente o mais apropriado para a avaliação da qualidade de vida e de sensação de bem-estar do indivíduo que tem a doença.
 
O trabalho foi desenvolvido durante seis semanas em 21 pessoas com Parkinson, mas sem quadro de demência ou problemas psiquiátricos. Elas foram observadas por dez pesquisadores, sendo nove da Faculdade de Medicina da USP e um da Universidade Federal de Minas Gerais. Os resultados foram publicados no Journal of Psychopharmacology, da Associação Britânica de Psicofarmacologia. Para Crippa, um dos motivos para a importância da pesquisa se deve ao fato de que hoje todos os medicamentos utilizados para tratar a doença de Parkinson causam problemas como alucinações, náuseas e delírios. “E uma complicação motora chamada discinesia tardia”, completa.
 
Ele explica que isso ocorre porque são remédios que atuam no sistema de receptores da dopamina, substância química que tem um papel fundamental no controle das funções mentais e motoras, como a regulação da atenção, do estado de ânimo, a memória, a aprendizagem e até o movimento. Para o pesquisador, é provável que o canabidiol atue no sistema endocanabinoide, formado por um conjunto de neurotransmissores que são semelhantes aos compostos químicos existentes na Cannabis sativa, a planta de onde é extraída a substância. “Isso pode explicar a ausência de efeitos colaterais e representa um passo importante para uma nova opção de tratamento da doença”.
Importação
 
Anvisa
Dos 167 pedidos excepcionais de importação do canabidiol (CDB), a agência aprovou 113 pedidos. Dez aguardam o cumprimento de exigências, e 39 estão sob análise do órgão.
 
O Dia