Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Mulheres estão liberadas para comer hambúrguer, homens não

Novo estudo mostra que os cérebros masculinos reagem pior a dietas ricas em gordura do que os femininos
 
Los Angeles - Cérebros masculinos e femininos reagem de maneira completamente diferente a refeições ricas em gordura. Essas diferenças foram observadas em um novo estudo do Instituto de Pesquisa em Diabetes e Obesidade Cedar-Sinai, em Los Angeles, publicado na revista “Cell Reports”, e levaram a maiores inflamações e ao aumento do risco de saúde em camundongos machos.
 
— Nossos dados sugerem que é mais‘ok’ para mulheres comer gordura ocasionalmente do que para homens — diz a pesquisadora Deborah Clegg. — A maneira nutricional como tratamos os pacientes deveria ser alterada, desencorajando o consumo de hambúrguer para homens, especialmente para aqueles com doenças cardíacas pré-existentes ou diabetes tipo 2.
 
Dados anteriores já sugeriam que inflamações no cérebro estariam ligadas ao excesso de comida, desequilíbrios no nível de açúcar e aumento de inflamação em outras partes do corpo, incluindo tecidos gordurosos. Esses efeitos podem ser desencadeados, em machos em particular, por exposição a dietas ricas em gordura.
 
Durante a pesquisa os cientistas descobriram que, quando os cérebros de machos entravam em estado inflamatório depois de comer muita gordura, eles também sofriam de redução da função cardíaca — e as fêmeas não, o que pode ser respondido pela diferença de receptores de estrogênio.
 
— Devemos começar a sugerir que o sexo seja levado em consideração nas dietas e que os homens devem ser mais monitorados para ingestão de gorduras — diz Clegg.
 
O Globo

Impacto de remédios na natureza faz peixes machos ficarem femininos

Estudos relatam como resíduos de fármacos despejados nas águas afetam comportamento e comprometem espécies de ecossistemas
 
Nós, seres humanos, tomamos paracetamol para dor de cabeça, contraceptivos para evitar a gravidez e Prozac para a depressão. Mas para onde vão os resíduos destas substâncias, uma vez cumprida a sua função?

O corpo humano elimina muitos dos medicamentos que ingerimos através da urina. A urina vai para os esgotos e, depois de atravessar um sistema imperfeito de purificação, os resíduos desembocam nos rios que alimentam o planeta.

Embora as concentrações de drogas na água sejam baixas, as consequências destas para os ecossistemas não deixam de ser preocupantes: desde peixes machos que adquirem características femininas até aves selvagens que perdem a vontade de comer, além de populações inteiras de peixes e outros organismos aquáticos dizimadas.

Diversos estudos sobre o impacto da poluição farmacêutica sobre a vida selvagem apontam que o uso crescente de drogas projetadas para serem biologicamente ativas em baixas doses pode estar causando uma crise global da vida selvagem.

"As populações de muitas espécies que vivem em paisagens alteradas pelo homem estão encolhendo por razões que não podemos explicar completamente", disse a pesquisadora Kathryn Arnold, da Universidade de York, na Inglaterra.

"Acreditamos que é hora de explorar novas áreas, como a poluição farmacêutica."

Foto: AFP/BBC - Estorninhos, como os que voam nos céus de Roma, são
 afetados por drogas encontradas na água
Machos femininos
Para os seres humanos, no entanto, a presença de drogas em baixa concentração na água não é um problema: seria necessário tomar entre 10 milhões e 20 milhões de litros de água da torneira para ingerir medicação suficiente para, digamos, aliviar uma dor de cabeça. No caso dos peixes, a história é outra.

O biólogo John Stumper, da universidade britânica de Brunel, foi um dos primeiros a estudar os peixes machos com características femininas descobertos na década de 90. "A primeira coisa que descobrimos foi que havia muitos peixes nos rios que tinham proteína do sangue que é comumente conhecida como a gema. A síntese desta proteína no fígado é controlada pelo (hormônio) estrogênio", disse a Stumper à BBC.

Ele explica que mesmo os peixes machos - que não produzem quantidades significativas de estrogênio e, portanto, não têm gema - apresentavam uma alta concentração dessa proteína.

"Especialmente aqueles que habitavam os rios perto de uma estação de tratamento ", notou Stumper.
"Uma vez que eram os machos que estavam se tornando mais femininos e não o contrário (fêmeas adotando características mais masculinas), achamos que a causa poderia ser o estrogênio."

Stumper estava certo: estudos posteriores confirmaram que essas mudanças estavam relacionadas à presença de resíduos de contraceptivos na água. "Em nível molecular, os peixes são extremamente semelhantes a nós", disse o biólogo. Assim, quase todos os fármacos para seres humanos têm um efeito sobre os peixes.

Impactos
De acordo com um relatório da Agência Federal Ambiental da Alemanha, as drogas para os seres humanos que mais causam desequilíbrios ambientais são os hormônios, antibióticos, analgésicos, antidepressivos e drogas para combater o câncer.

Entre os medicamentos veterinários, o relatório destaca os hormônios, antibióticos e parasiticidas.

Assim como os hormônios sexuais sintéticos, os antidepressivos se dissolvem em gordura, não na água. Por isso, podem entrar na corrente sanguínea dos organismos expostos à água contaminada.

Um estudo de Kathryn Arnold que deve ser publicado no fim deste mês sugere que este fator está afetando o comportamento e a capacidade dos estorninhos, um tipo de pássaro, de se alimentar.

Arnold e colegas da Universidade de York analisaram como o Prozac impacta essas aves, que se alimentam de lagartas, vermes e moscas em áreas próximas a estações de tratamento de resíduos.

Estes organismos, por sua vez, se alimentam de alimentos encontrados na área - em geral, contendo altos níveis de fármacos, principalmente Prozac.

"No inverno, as aves tendem a consumir um bom café da manhã, beliscar ao longo do dia e comer bem antes de escurecer", disse a pesquisadora.

Sob o efeito do antidepressivo, elas não faziam isso: em vez de duas grandes refeições, elas comiam esporadicamente ao longo do dia e, no cômputo geral, comiam menos.

"Esse comportamento pode afetar o seu peso, os riscos que decidem correr ou não para obter alimentos e como se socializam", afirma a cientista.
"São variações pequenas e sutis mudanças que vão se somando e, no fim, podem comprometer a sobrevivência de uma espécie."

Uso excessivo?
Se o problema tem origem na água de resíduos, talvez a solução passe por reduzir a presença de farmacêuticos que vai parar em rios e córregos. Pode-se, por exemplo, desenvolver métodos mais eficientes de tratamento da água. Mas esta pode ser uma solução cara e gerar um gasto de energia muito elevado.

Ole Phal, professor da Universidade de Glasgow Caledonian, defende uma abordagem que inclua uma discussão sobre a produção e o uso de medicamentos. "Estamos tomando (medicamentos) demais? Estamos utilizando-os corretamente? Existe alguma maneira de se desfazer deles que seja mais benéfica para o meio ambiente?", questiona Phal.

"Precisamos refletir sobre o nosso uso de drogas farmacêuticas."

G1

Sífilis tem novo fluxo diagnóstico

Treponema pallidum
No Dia Nacional de Combate à Sífilis, 18 de outubro, infectologista explica novo diagnóstico

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) capaz de infectar praticamente todos os órgãos e tecidos, provocando as mais variadas manifestações clínicas. A transmissão se dá por contato sexual, por meio de pequenas lesões na pele e nas mucosas, genitais ou extragenitais. Raramente é transmitida por transfusão sanguínea ou pela placenta.
 
O diagnóstico é sempre clínico-laboratorial, mas o exame agora tem uma nova metodologia, que reúne dois tipos diferentes de abordagem simultânea, tornando a confirmação da doença mais efetiva.

De acordo com Alberto Chebabo, médico infectologista do Sérgio Franco Medicina Diagnóstica, os testes de análise devem ser cuidadosamente avaliados em todas as fases. “Os exames são usados rotineiramente e podem ser de duas categorias.
 
A primeira – teste não treponêmico – é a mais importante, pois estabelece o diagnóstico, que, quando positivo, pode ser usado para verificar a eficácia do tratamento.
 
O resultado é obtido depois de quatro a seis semanas de infecção ou uma a três semanas do aparecimento da lesão primária (cancro). No entanto, esse exame não é específico, pois pode dar positivo também para doenças causadas por outros treponemas e agentes infecciosos, como malária, mononucleose infecciosa, lepra, doenças do tecido conjuntivo e autoimunes e hepatite C, e também em grávidas e em idosos”, explica ele.
 
A segunda categoria são os testes treponêmicos, nos quais o antígeno é o próprio treponema ou suas proteínas, com as quais os anticorpos reagem.

A novidade é que os laboratórios estão reformulando o fluxograma dos testes de sífilis e, agora, realizam os dois tipos de exame ao mesmo tempo. “Essa decisão foi tomada para se obter um diagnóstico mais preciso e rápido, tanto da doença ativa quanto de cicatrizes de doença prévia”, esclarece o especialista, que salienta que se percebe um aumento no número total de casos em diferentes regiões do país.
 
No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa mostra a sífilis como uma das doenças mais comuns, que atinge cerca de 937 mil pessoas.
 
Alberto Chebabo explica que, clinicamente, a sífilis se apresenta em três fases. A primeira é como uma infecção recente (sífilis primária), em que a lesão inicial é o cancro duro, que aparece duas a seis semanas após a contaminação e desaparece cerca de quatro semanas depois sem deixar cicatrizes, mesmo sem tratamento.
 
A segunda forma, a sífilis tardia, surge após o primeiro ano de evolução e ocorre em indivíduos não tratados ou inadequadamente tratados. Nessa fase, as manifestações podem acontecer na pele, nos ossos, no coração, no cérebro e em outros órgãos.
 
Na sífilis secundária há a disseminação dos treponemas pelo organismo. “Como a primeira e a segunda fases são separadas por um período latente e sem sintomas, a doença pode ser altamente destrutiva e levar a complicações graves e até à morte”, diz o infectologista.
 
Já a terceira fase se caracteriza por lesão em estruturas, principalmente do sistema nervoso central. “Vale ressaltar que esta é uma doença altamente transmissível, sem vacina, e cujo tratamento é curativo. Mas, para tanto, é necessário diagnóstico precoce”, finaliza.
 
Priscila Pais
Assessoria de Imprensa

Comer mais gordura pode ser bom para a saúde

Foto: DNY59 / iStock
Ao contrário do que diz o senso comum e os conselhos de muitos médicos dos últimos anos, comer mais gordura pode ser benéfico para a saúde
 
Diversos estudos recentes apontam para o fato de que certos tipos de gorduras – e não todos - podem sair da lista de "vilões", seja para quem quer emagrecer ou evitar problemas cardíacos, afirma o médico Michael Mosley, que apresenta o programa da BBC Trust me, I'm a Doctor (Confie em mim, eu sou médico, em tradução livre).
 
"Essas pesquisas são o tipo de notícia que faz com quem você queira jogar na pia aquele leite desnatado que você usa no seu cappuccino", diz Mosley.
 
Se a crença era a de que gorduras saturadas criavam coágulos nas artérias e engordavam, novas evidências mostram que consumi-las pode, na verdade, ajudar a perder peso e ser benéfico para o coração.
 
No início do ano, por exemplo, um estudo liderado pela British Heart Foundation causou polêmica. Cientistas de Oxford, Cambrige e Harvard, entre outros, examinaram a ligação entre o consumo de gordura saturada e doenças cardíacas.
 
Apesar de analisar o resultado de quase 80 estudos envolvendo mais de meio milhão de pessoas, eles não encontraram evidências convincentes de que comer gorduras saturadas implicava em um maior risco de problemas cardíacos.
 
Mais do que isso, quando analisaram os testes sanguíneos, eles descobriram que altos níveis de gorduras saturadas estão associados com menor risco de doenças coronárias. E isso é válido especialmente ao tipo de gordura saturada encontrada no leite e outros laticínios, conhecido como "ácido margárico".
 
A pesquisa provocou desconfiança por parte de alguns especialistas, que temem que o resultado possa confundir as pessoas e que passe não uma mensagem de que é ok consumir mais de algumas outras formas de gordura, mas sim de que é ok comer muito mais gordura saturadas até em doces.
 
E isso é preocupante, segundo eles, porque é sabido que os altíssimos níveis de obesidade no mundo vem sendo inflamado por petiscos como muffins, bolos e salgadinhos, todos com altos índices de gordura, açúcar e caloria.
 
A professora Kay-Tee Khaw, do Departamente de Saúde Pública da Universidade Cambridge, foi enfática ao dizer que a pesquisa não é uma licença para se encher de junk food. Mas ela concordou que os resultados tornam o cenário nutricional mais complicado.
 
"É complicado no sentido de que algumas comidas que têm muita gorduras saturadas parecem reduzir doenças cardíacas."
 
Segundo ela, há fortes evidências de que comer oleaginosas algumas vezes por semana reduz o risco de males do coração, apesar de conterem gorduras saturadas e insaturadas. A pesquisadora afirma ainda que as provas disso são menos fortes em relação a laticínios, e vê poucos problemas no consumo de manteiga e leite.
 
Mas, deixando de lado as questões cardíacas, de qualquer jeito, gorduras são ruins porque engordam, certo? Não necessariamente.
 
Um estudo recente produzido pelo Scandinavian Journal of Primary Health Care, intitulado "Alto consumo de gordura de laticínios ligado a menos obesidade" questiona essa relação.
 
No estudo, pesquisadores analisaram 1.589 suecos por 12 anos. Os que seguiram uma dieta baixa em gorduras – cortando manteiga, leite desnatado e cremes – tinham mais tendência a terem excesso de peso na região abdominal do que os que consumiam manteiga, leite A e creme de leite.
 
Uma das razões para isso pode ser o fato de que consumir gordura faz a pessoa se saciar rapidamente, então, quando ela é cortada da dieta, o que se faz é substituir (conscientemente ou não) calorias com outros alimentos. E frequentemente essa substituição vem em forma de carboidratos como pão branco e massas.
 
Calorias
O que se está concluindo até o momento é que não está liberado comer frituras ou colocar creme em tudo, porque mesmo o coração não sendo prejudicado pelo consumo de gorduras, já está provado que ele é sim afetado por uma alta ingestão de calorias.
 
"Acredito que a maioria das gorduras saturadas, especialmente a de alimentos processados, não são saudáveis", disse Michael Mosley. "Mas eu voltei a consumir manteiga, iogurte grego e leite semidesnatado, além de estar comendo muito mais castanhas, nozes, peixes e vegetais".
 
Terra

Entenda como bactérias da boca podem chegar ao coração

Sem o devido cuidado, muitas infecções e problemas bucais podem se transformar em doenças sérias do coração e do corpo
 
A boca é uma verdadeira colônia de bactérias, que se fixam na superfície dos dentes, nas próteses ou na própria mucosa, formando o biofilme. Esses micro-organismos, se acumulados, podem causar doenças locais, como a cárie, a gengivite e a periodontite, mas também podem desencadear problemas em outras partes do corpo. 
 
Depois de uma cirurgia na boca, uma limpeza de tártaro ou ainda se uma pessoa ignora uma infecção, pode acorrer a bacteremia transitória. Isso acontece quando as bactérias acham uma saída na boca para entrar na corrente sanguínea, com acesso a todo o corpo. “A presença de bactérias na corrente sanguínea pode causar problemas graves quando atinge o coração, como a endocardite bacteriana”, diz Alessandro Silva, cirurgião buco maxilo facial e diretor da clínica Interclin. 
 
Essa doença é uma infecção causada por bactérias, que ocorre nas válvulas cardíacas ou nos tecidos do coração, e pode ser mais grave se o paciente tiver próteses cardíacas ou alguma má-formação do coração. Segundo um estudo feito pela Universidade Federal do Piauí, o índice que mortalidade da endocardite é de 21% em pacientes com má-formação cardíaca e de 50% em pacientes com próteses. 
 
Outros problemas pelo corpo
Para piorar, essas bactérias bucais podem causar outras infecções tão ruins quanto a endocardite. “E aí elas acabam sendo muito mais difíceis de serem tratadas, pois não estão em seu ambiente natural e, por isso, não há inimigos naturais para auxiliar no combate”, diz Alessandro.  
 
Pneumonia a artrite reumática são algumas das doenças que as bactérias da boca, uma vez na corrente sanguínea, podem causar. No caso da pneumonia esses micro-organismos levam a infecção para os pulmões, já na artrite, eles inflamam as articulações. 
 
Prevenção e o papel do dentista
O papel do cirurgião-dentista é fundamental quando se trata de prevenir que as bactérias da boca circulem pelo corpo. Ensinar como fazer uma higienização bucal correta e frequente (com a utilização de fio dental e raspadores de língua) é o primeiro passo, tanto para prevenir infecções, quanto para evitar intervenções cirúrgicas. “O cirurgião-dentista também deve ser devidamente treinado para diagnosticar os pacientes que possuem fatores de risco e tratá-los com mais cautela”, diz Alessandro. 
 
Terra

Rastreabilidade: Associadas à Interfarma compram equipamentos para RDC 54

Trinta das 55 farmacêuticas associadas já compraram ou encomendaram equipamentos para cumprir a determinação da Anvisa
 
A primeira etapa da RDC 54/2013, que prevê a implantação do sistema de rastreabilidade de medicamentos no Brasil, entra em vigor em dezembro de 2015, quando as farmacêuticas terão de produzir três lotes com os códigos de barra 2D. A partir de dezembro de 2016, todos os medicamentos deverão cumprir essa exigência. A Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) comunicou nesta semana que 30 das 55 farmacêuticas associadas já compraram ou encomendaram equipamentos para cumprir a determinação da Anvisa. A medida implica em mais controle na cadeira de produção, o que dificultaria sonegação de impostos, roubo de cargas e comércio de medicamentos falsificados.

A venda de produtos falsos, incluindo medicamentos, causou prejuízo de R$ 30 bilhões à indústria formal em 2013. O roubo de cargas é outro problema grave: os medicamentos representam o terceiro tipo mais roubado de carga, atrás apenas de eletroeletrônicos e cigarros.

A rastreabilidade dos medicamentos requer altos investimentos na alteração das linhas de produção, para que os produtos saiam com códigos de barra 2D nas embalagens. Essa é uma tendência mundial, que possibilita acompanhar o produto desde a fábrica até o consumidor final.
 
Saúde Web

Entidades médicas são condenadas por tabelamento de preços

Órgão aplica R$ 2,7 milhões em multas no mercado de saúde suplementar. CFM, AMB, Fenam e Unidas estão entre os condenados
 
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) condenou, na sessão de julgamento desta quarta-feira (15/10), sete casos de fixação de preços de serviços médico-hospitalares no mercado de saúde suplementar. De acordo com comunicado do Cade, as condutas anticompetitivas foram praticadas por entidades representativas da classe médica nos estados da Paraíba, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Rondônia. Também foram condenados o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e a União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas). Ao todo, foram aplicados cerca de R$ 2,7 milhões em multas.

Durante o julgamento, a conselheira Ana Frazão destacou que as entidades médicas buscavam fixar unilateralmente o valor mínimo de consultas e honorários médicos pagos pelas operadoras de planos de saúde. Em seis dos casos, essa fixação se dava por meio da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), que foi considerada uma tabela de preços mínimos tanto para honorários médicos quanto para procedimentos hospitalares e exames. No outro caso não houve imposição da tabela, mas as entidades buscaram negociar preços mínimos com a justificativa de promover a recomposição da perda inflacionária dos valores dos serviços.

Além disso, algumas dessas entidades promoviam movimentos de paralisação e boicote aos atendimentos das operadoras que não aceitassem os valores estipulados. Na maioria dos casos, a não adesão a esses movimentos sujeitava os médicos a sanções ético-disciplinares.

“Busquei considerar a licitude de parte das condutas com base no exercício regular do poder compensatório, pois entendi que os médicos poderiam fixar unilateralmente valores mínimos de seus honorários, desde que razoáveis e com o objetivo de proteger exclusivamente os médicos (pessoas físicas) em razão da patente assimetria nas negociações entre estes e os operadores de saúde", afirmou a conselheira.

Entretanto, o entendimento da conselheira não foi seguido pelos demais membros do Tribunal do Cade, que afastaram a tese do poder compensatório. A única exceção, contudo, diz respeito ao processo do Rio Grande Norte, no qual o Conselho Regional de Medicina do Estado foi absolvido diante da existência de lei estadual que expressamente lhe atribuía competência para fixar valores de honorários médicos e procedimentos hospitalares.

Por outro lado, o entendimento do Tribunal foi unânime no que diz respeito à impossibilidade de fixação unilateral de valores relacionados a exames e procedimentos hospitalares em favor de clínicas, hospitais e laboratórios. Os membros do Conselho também concordaram que as entidades representativas não podem coagir médicos, inclusive com ameaças de sanções ético-disciplinares, a aderirem aos termos da tabela ou negociação coletiva.

Além do pagamento de multas, o Tribunal do Cade determinou que as entidades abstenham-se de promover, apoiar ou fomentar movimentos de boicote, paralisação coletiva de atendimentos aos beneficiários de planos de saúde, bem como descredenciamentos em massa. As entidades também não poderão impedir a negociação direta e individual de honorários entre médicos e operadoras de planos de saúde ou hospitais.

Paraíba (PA 08012.005374/2002) – Foram condenados ao pagamento de multas no valor total de R$ 617.178,00 o Sindicato dos Médicos da Paraíba, a Associação Médica da Paraíba, a Academia Paraibana de Medicina, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba e a União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde - Unidas.

Santa Catarina (PA 08012.005374/2002-64) – O Sindicato dos Médicos de Santa Catarina, a Associação Médica Catarinense e o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina terão que pagar multas que somam R$ 367.114,50.

Bahia (PA 08012.004020/2004-64) – O Conselho Regional de Medicina da Bahia foi condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 212.820,00.

Rio Grande do Norte (PA 08012.005135/2005-57) – Foram condenados ao pagamento de multas no valor total de R$ 292.627,50 o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, a Associação Médica do Rio Grande do Norte e a Unidas.

Mato Grosso (PA 08012.006552/2005-17) – O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso, a Associação Médica de Mato Grosso e o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso deverão pagar multas que somam R$ 340.512,00.

Rondônia (PA 08012.007833/2006-78) – Foram condenados ao pagamento de multas no valor total de R$ 250.063,50 a Associação Médica de Rondônia e o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia.

CFM, AMB e Fenam (PA 08012.002866/2011-99) – O Conselho Federal de Medicina, a Associação Médica Brasileira e a Federação Nacional dos Médicos deverão pagar multas que somam R$ 638.460,00.
 
Saúde Web

Mortes por ebola se aproximam de 4,5 mil em sete países

Enquanto número de infectados na África cresce, EUA registra falha de protocolo e segunda enfermeira doente. Obama reage requisitando ‘resposta agressiva’
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou na quarta-feira (15) que 4.493 pessoas morreram em decorrência do vírus ebola nos sete países onde a doença chegou. Ao todo, 8.897 pessoas foram contaminadas pelo vírus na Guiné, na Libéria, na Nigéria, no Senegal, em Serra Leoa, na Espanha e nos Estados Unidos. A pior situação ainda é a da Guiné, da Libéria e da Nigéria, onde há uma epidemia da doença. Nos três países da África Ocidental ficaram concentradas 4.484 mortes em 8.973 casos da doença. Ao todo, 427 profissionais de saúde foram contaminados pela doença, sendo que 236 morreram.

Na segunda-feira, o Ministério da Saúde brasileiro descartou a primeira suspeita de ebola no país. Um homem vindo da Guiné procurou uma Unidade de Pronto-Atendimento em Cascavel (PR) depois de ter febre. Ele ficou isolado e, depois de dois exames, ficou confimado que ele não tinha o vírus. O paciente teve alta hoje.

A OMS estima que o número de novos casos de ebola deve subir, em dezembro, dos atuais mil para 5 mil a 10 mil casos por semana.

A febre hemorrágica ebola não é transmitida pelo ar, e sim pelos contato com fluidos corporais infectados, como vômito, sangue, diarreia e suor. Inicialmente, a pessoa infectada apresenta febre, seguida de dores no corpo, na cabeça e na garganta. Náuseas, vômitos e diarreias costumam preceder a pior fase da doença, que é sangramentos internos e da pele. Tais sintomas costumam aparecer antes de completados cinco dias da contaminação, porém podem vir até o 21º dia.

Estados Unidos
O Hospital Presbiteriano do Texas, em Dallas, onde foi registrado o primeiro caso de ebola nos Estados Unidos, cometeu erros de gestão envolvendo o paciente que morreu há uma semana e contagiou duas enfermeiras. O diretor clínico da Texas Health Resources, consórcio de saúde ao qual pertence o hospital, Daniel Varga, comparece na quinta-feira (16) à Câmara dos Representantes, mas o documento que será apresentado por ele já foi difundido por meios de comunicação norte-americanos.

“Infelizmente, cometemos erros no primeiro contato com o paciente contaminado, apesar das melhores intenções nossas e da equipe médica altamente qualificada”, admite Daniel Varga, desculpando-se também por “não ter diagnosticado corretamente os sintomas do ebola”.

O paciente procurou pela primeira vez o Hospital Presbiteriano do Texas no dia 25 de setembro, com febre e dores abdominais, mas os médicos deixaram que ele voltasse para casa com antibióticos, sem levar em consideração que o homem vinha da Libéria. Três dias depois, ele voltou ao hospital e foi colocado sob quarentena.

Varga também reconheceu erros no “esforço de comunicar o que se passava de forma rápida e transparente à opinião pública”, os quais “inquietaram uma comunidade que já estava preocupada e confundida”. O executivo explicou que, devido a esses erros, o hospital adotou “uma série de mudanças baseadas nas lições aprendidas”.

Durante o período em que o paciente ficou internado, pelo menos duas enfermeiras que o atenderam foram infectadas pelo vírus. O segundo caso de contaminação foi confirmado no dia anterior, quando as autoridades norte-americanas colocaram sob alerta todos os passageiros de um voo feito por uma enfermeira, na última segunda-feira (13), entre Cleveland e Dallas, quando ela já apresentava febre.

Fontes governamentais indicaram que ela consultou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, no sentido de saber se poderia fazer a viagem de avião e que foi autorizada. Após ter sido diagnosticada com o ebola, a paciente foi transferida para o Hospital Emory de Atlanta, que já tratou norte-americanos repatriados da África Ocidental depois de confirmado o diagnóstico.

Entretanto, as autoridades de Dallas planejam divulgar ainda uma declaração de emergência face ao risco de contágio do vírus. A cidade registra uma morte, três casos confirmados e 118 pessoas em potencial risco de contrair o vírus, das quais mais da metade integra o pessoal de saúde.

Resposta agressiva
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu uma "resposta muito mais agressiva" e eficiente para impedir a propagação do vírus ebola no país. Ele convocou reunião de emergência - a terceira em quatro dias, realizada na noite de quarta-feira, após a repercussão do segundo caso de contaminação por ebola no país, o de outra funcionária do hospital em Dallas, no Texas.

Obama informou que equipes da Swat (polícia americana) serão encaminhadas em 24 horas a qualquer hospital que tenha tido um paciente contaminado pelo vírus. Além disso, o governo federal vai fazer contato com pessoas suspeitas de infecção antes mesmo que os sintomas sejam apresentados.

Para promover a reunião, o presidente cancelou viagem que faria para apoiar a campanha dos Democratas às eleições legislativas do mês que vem. Isso porque o segundo caso, revelado ontem de manhã, repercutiu negativamente na imprensa e na opinião pública.

Reforço global
O Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu um aumento drástico da ajuda dos Estados-Membros para enfrentar a epidemia de ebola, considerada a questão de saúde "mais grave dos últimos anos”. Muitos países ocidentais, alguns deles agora afetados por casos de contágio em seus territórios, decidiram reforçar medidas de controle nas fronteiras.

“A progressão sem precedentes da epidemia de ebola na África Ocidental representa uma ameaça à paz e à segurança internacionais”, ressaltou o conselho, que pediu aos Países-Membros da Organização das Nações Unidas que aumentem a "ajuda financeira e material” aos países atingidos pelo vírus.
 
Saúde Web

Concurso Prefeitura de Três Coroas - RS

Com a finalidade de preencher 30 cargos na Administração Municipal que estão atualmente vagos, além de formar cadastro de reserva para futuras convocações, a Prefeitura de Três Coroas, no estado do Rio Grande do Sul, realizará o concurso público regido pelo edital n° 010/2014.
 
Podem participar deste concurso candidatos com formação escolar nos ensinos fundamental, médio e superior. Os salários pagos serão compatíveis com a função e o nível de instrução, alcançando as cifras de R$ 9.396,26. Já a carga horária oscila entre 20 e 44 horas semanais.
 
A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria Ltda. Às pessoas portadoras de deficiência são assegurados até 5% das vagas existentes neste concurso.

Cargos
Agente administrativo, bibliotecário, contador, fonoaudiólogo, médico (clínico geral, gineco-obstetra e pediatra), motorista, operador de máquinas, psicopedagogo, operário, servente, técnico de enfermagem e técnico em saúde bucal.

As inscrições serão feitas via internet, no seguinte endereço eletrônico: www.unars.com.br, até as 24 horas do dia 29 de outubro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 110,00 de acordo com a função escolhida.

A Prefeitura de Três Coroas disponibilizará um local para inscrições em sua sede, na Av. João Correa, nº 380, Centro, das 12h às 19h, de segunda a quinta-feira; e das 9h às 16h nas sextas-feiras.

A prova objetiva será aplicada na data prevista de 16 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no edital de homologação das inscrições, no dia 10 de novembro de 2014.

Já as provas práticas serão realizadas provavelmente no dia 14 de dezembro de 2014, no parque de máquinas da Prefeitura Municipal de Três Coroas, localizado na Rua Parobé nº 100. Caso haja necessidade será divulgado por edital outro local para a realização da prova.

Os gabaritos preliminares serão publicados  provavelmente após as 15h do dia 17 de novembro de 2014,  no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site www.unars.com.br.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante edital do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Concurso Prefeitura de Jaciara - MT

No estado do Mato Grosso, a Prefeitura de Jaciara publicou o edital nº 001/2014 de concurso público, destinado ao provimento de cargos efetivos do quadro permanente da Prefeitura Municipal. São ofertadas 28 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 4.034,06, por jornada de trabalho de 20, 30, 40 e 44 horas semanais
 
Cargos
Advogado, Fisioterapeuta, Médico, Procurador Jurídico, Agente de Fiscalização Tributária, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Fiscal de Meio Ambiente, Oficial Administrativo, Técnico em Laboratório, Auxiliar de Mecânico, Operador de Veículos/Máquinas e Pedreiro.
 
Inscrição
As inscrições deverão ser efetuadas pela internet, através do site www.sydcon.com.br, no período de 20 de outubro a 09 de novembro de 2014.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 90,00.
 
Seleção
O concurso será composto por provas objetivas, práticas e de títulos.
 
As provas objetivas e práticas estão previstas para 30 de novembro de 2014, em locais e horários que serão divulgados no quadro de avisos da Prefeitura de Jaciara - MT e publicados nos sites www.jaciara.mt.gov.br, www.camarajaciara.mt.gov.br, www.sydcon.com.br e www.amm.org.br.
 
Os gabaritos oficiais serão publicados no quadro de avisos da Prefeitura de Jaciara - MT, nos endereços eletrônicos www.jaciara.mt.gov.br, www.camarajaciara.mt.gov.br, www.amm.org.br e www.sydcon.com.br, no dia seguinte ao da aplicação das provas escritas, até as 17h.
 
O julgamento da prova de títulos será realizado na data provável de 15 de dezembro de 2014, na Prefeitura de Jaciara - MT.
 
Validade
O concurso público terá prazo de validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Mallet - PR prorroga inscrição

A Prefeitura de Mallet, no estado do Paraná, abriu edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de ocupar 48 vagas somando as imediatas, mais cadastro de reserva. As oportunidades são para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 11.844,47, em carga horária de até 44 horas semanais.

O concurso público será realizado sob a responsabilidade da Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória – Uniuv. Do total de vagas oferecidas, três são reservadas para candidatos portadores de deficiência e cinco para os que se declararem afrodescendentes, através do sistema de cotas.
 
As vagas são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, operador de máquinas, vigia, agente de bens municipais II, pedreiro, motorista, auxiliar administrativo, auxiliar de clínica dentária, auxiliar de enfermagem, professor, técnico em enfermagem, contador, dentista, fiscal, fisioterapeuta, médico, professor de educação física, psicólogo, psicopedagogo, técnico em informática, agente comunitário de saúde, agente de vigilância epidemiológica, auxiliar de enfermagem, enfermeiro e médico (clínico geral).

A inscrição foi prorrogada e somente poderá ser realizada pela internet, no endereço eletrônico www.concursopublico.uniuv.edu.br, até 17 de novembro de 2014. As taxas de inscrição variam de R$ 60,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá duração de três horas e será realizada provavelmente no dia 7 de dezembro de 2014, às 14h, em local a ser informado posteriormente.

Os gabaritos provisórios e os cadernos de provas serão divulgados no site da Uniuv: concursopublico.uniuv.edu.br, a partir das 17h, do dia 8 de dezembro de 2014.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, que será publicada no órgão oficial de imprensa do município de Mallet, Paraná, podendo, a critério da Administração Municipal, ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Alagoinha - PE abre processo seletivo

A Prefeitura de Alagoinha, no estado do Pernambuco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou extrato do edital de processo seletivo simplificado nº 008/2014. A seleção destina-se a admissão temporária de um médico para atuar na Estratégia da Saúde da Família.
 
A inscrição e a apresentação curricular deverão ser realizadas até o dia 17 de outubro de 2014, no horário das 8h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Praça Manoel Izidoro Sobrinho, 26, Centro, Alagoinha – PE, CEP 55260-000.
 
Mais informações no mesmo endereço, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, através do telefone/fax: (87) 3839-1492 e/ou do e-mail: smsalagoinha@hotmail.com.br.
 
O extrato do edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco, edição de 15 de outubro de 2014.

Concurso Prefeitura de Perobal - PR

A Prefeitura de Perobal, estado do Paraná, publicou edital n° 001/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 28 vagas em diversos cargos. Essa é uma excelente oportunidade de trabalho para candidatos de diferentes níveis de formação e áreas de atuação. Os vencimentos variam entre R$ 824,70 e R$ 10.829,35.
 
O concurso público será elaborado e executado pela Empresa contratada RUFFO Assessoria em Administração Pública e Empresarial Ltda-ME.

Cargos
Nível superior: assistente social, enfermeiro padrão, engenheiro civil, médico (clínico geral, pediatra, ginecologista, nutricionista, psicólogo e PSF) e oficial administrativo;

Nível médio: agente administrativo, técnico de enfermagem, professor e agente de combate as endemias;

Nível fundamental completo: auxiliar administrativo e operário;

Nível fundamental incompleto: coveiro, eletricista, motorista "D" e zeladora.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados poderão fazer suas inscrições somente via internet, no endereço eletrônico www.ruffoconcursos.com.br, no período entre 20 de outubro e 28 de novembro de 2014. O valor da inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 150,00 de acordo com o emprego escolhido.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas no Município de Perobal (PR) provavelmente dia 18 de janeiro de 2015, em locais que serão divulgados oportunamente. Os gabaritos com as respostas das provas objetivas serão publicados no primeiro dia útil após a aplicação.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a contar da publicação do resultado final.

DETRAN - ES abre vagas em processo seletivo

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Espírito Santo - DETRAN/ES abriu, por meio do edital nº 02/2014, o processo seletivo que destina-se à contratação de três profissionais e à formação de cadastro de reserva na função de médico. O salário é de até R$ 6.435,00 em regime de trabalho de 30 horas semanais.
 
A inscrição e a entrega da documentação exigida serão realizadas na sede do DETRAN/ES no Auditório Mário Siqueira, 1º andar, situada na Av. Nossa Senhora da Penha, nº 2.270, Bairro Santa Luiza, Vitória/ES, CEP 29057-940, somente no dia 23 de outubro de 2014 , no horário das 9h às 17h.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de análise de títulos.
 
Este processo seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, a partir da data da divulgação do resultado final.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado, edição de 15 de outubro de 2014.

Prefeitura de Primavera do Leste - MT promove processo seletivo

Anunciada a realização do processo seletivo 452/2014 com o objetivo de contratar temporariamente profissionais para o quadro da Prefeitura de Primavera do Leste, no Estado de Mato Grosso. São ofertadas 50 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os proventos oferecidos variam de R$ 943,68 a R$ 8.217,16 em jornadas de 20 e 40 horas semanais.
 
Os aprovados e contratados farão jus ainda aos seguintes benefícios:
Acréscimo de 30% Auxilio Moradia + 30% Auxilio Alimentação + 40% Auxilio Transporte;
Acréscimo de 15% Auxilio Moradia + 15% Auxilio Alimentação + 10% Auxilio Transporte;
Acréscimo de 15% Auxilio Moradia + 15% Auxilio Alimentação + 10% Auxilio Transporte + 20% Adicional de Especialidade;

A composição da remuneração será acrescida de Adicional de Especialidade de 10%.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas existentes dentro do prazo de validade do certame.

Cargos
Auxiliar de Mecânica, Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Coveiro, Gari, Pedreiro, Servente, Instrutor de Artesanato, Operador de Máquina Escavadeira Hidráulica, Operador de Máquina Pá Carregadeira, Operador de Máquina Motoniveladora (Patrol), Padeiro, Auxiliar de Consultório Dentário, Instrutor (Dança e Música), Interprete de Libras, Monitor Social, Técnico (Esportivo, Imobilização Ortopédica, Laboratório e Higiene Dental), Cirurgião Dentista, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Especialista (Cirurgia Geral/Gastroenterologia, Cardiologia, Infectologia, Ginecologia, Ortopedia, Pediatria e Psiquiatria), Médico Intervencionista SAMU e Nutricionista.

Interessados deverão se inscrever no saguão da Prefeitura de Primavera do Leste, localizada na Rua Maringá nº 444, centro, no período da tarde das 13h às 17h, até o dia 27 de outubro de 2014.

A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 9 de novembro de 2014, com início às 8:00 horas e duração improrrogável de 03 horas. O local das provas será divulgado no Edital de Deferimento e Indeferimento das inscrições.
 
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado a partir do dia 10 de novembro de 2014, no site www.primaveradoleste.mt.gov.br link concurso/seletivo, no saguão da Prefeitura Municipal e no DIOPRIMA.
 
A prova prática será realizada na data provável de 16 de novembro de 2014, com início às 8:00 horas na Secretaria Municipal de Infraestrutura, localizada na Rua José Donin, n° 294, Bairro Castelândia.

O processo seletivo terá a validade de 12 meses, contados a partir da data de homologação do resultado final.

Prefeitura de Giruá - RS lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Giruá, no interior do Rio Grande do Sul, tornou público o edital de processo seletivo nº 240/2014, destinado ao preenchimento de uma vaga de nível superior no quadro da Secretaria Municipal de Saúde. O cargo é o de médico, com especialidade em Ginecologia/Obstetrícia, e o salário previsto é de R$ 8.670,21, para o desempenho de carga horária de 30 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas nos dias 16 e 17 de outubro de 2014, através do site www.girua.rs.gov.br.
 
Os candidatos serão avaliados através de analise de títulos e prova objetiva.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 24 de outubro de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde, com início às 16h e término previsto às 17h.
 
O resultado preliminar provavelmente será divulgado no dia 28 de outubro de 2014.

UNEAL abre concurso público

A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) publicou edital do concurso público nº 016/2014, que prevê a nomeação de 50 professores, sendo 16 auxiliares, 26 assistentes e 08 adjuntos. As funções serão desempenhadas em regime de 20 ou 40 horas semanais, com remuneração que varia entre R$ 2.463,37 e R$ 7.092,26.
 
Podem concorrer, candidatos com titulação de Especialista, Mestre ou Doutor. Os aprovados atuarão nos campi de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió, à frente de cursos de bacharelado e licenciatura.

A inscrição segue aberta até o dia 14 de novembro de 2014, na Sala dos Conselhos, junto ao prédio da Reitoria da UNEAL, situado na Rua Governador Luiz Cavalcante, s/n, Bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca - AL. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, em dias úteis.

Os profissionais que tiverem suas inscrições deferidas serão submetidos às provas escrita, de desempenho didático e de títulos.

O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Vagas de estágio na Prefeitura de Primavera do Leste - MT

A Prefeitura de Primavera do Leste, no estado do Mato Grosso, divulgou edital nº 003/2014 de processo seletivo. A finalidade é o provimento de 50 vagas mais cadastro reserva para estagiários dos cursos de Pedagogia, Administração, Nutrição, Recursos Humanos, Direito, Ciências Contábeis, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Serviço Social, Engenharia de Produção, Marketing, Biologia, Educação Física e Licenciatura em Teatro. Os aprovados receberão bolsa de estágio de R$ 500,00.
 
O estudante interessado deverá comparecer no saguão da Prefeitura de Primavera do Leste, localizado na Rua Maringá, nº 444, Centro, no período da tarde, entre as 13h e as 17h, até o dia 27 de outubro de 2014.
 
No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos:
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF;
  • Atestado de frequência da instituição de ensino.
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 09 de novembro de 2014, com início às 8h e duração improrrogável de 3 horas. O local de realização da prova objetiva será divulgado no site www.primaveradoleste.mt.gov.br link concurso/seletivo, no saguão da Prefeitura Municipal e DIOPRIMA, a partir do dia 05 de novembro de 2014.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 10 de novembro de 2014, no site www.primaveradoleste.mt.gov.br

link concurso/seletivo, no saguão da Prefeitura Municipal e DIOPRIMA.
 
A validade do processo seletivo será de 12 meses, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso CISAMVI do Vale do Itajaí - SC

Com oferta de duas vagas para o cargo de agente administrativo, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí - CISAMVI, no estado de Santa Catarina, lançou o edital nº 001/2014 que estabelece normas para a realização de concurso público que irá preencher os cargos ociosos. O vencimento mensal oferecido aos aprovados é de R$ 2.167,88.
 
A inscrição, no valor de R$ 40 para nível médio e R$ 60 para nível superior, será efetuadas até o dia 29 de outubro de 2014, exclusivamente via internet, através do site www.nubesconcursos.com.br.
 
O candidato que não tiver acesso à internet ou tenha dificuldade para realizar sua inscrição, terá a seu dispor terminal com internet e pessoal treinado para ajudar na inscrição, no período acima compreendido, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 11h30min e das 14h00min às 16h30min, junto a sede do CISAMVI, situada à Rua Alberto Stein, 466, Velha, Blumenau – SC. Informações pelo telefone (47) 3331-5800.
 
O concurso será realizado mediante aplicação de prova escrita, prevista para 16 de novembro de 2014, em local e horário que serão divulgados posteriormente.
 
O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado no primeiro dia útil posterior ao da aplicação da prova, nos sites www.ammvi.org.br e www.nubesconcursos.com.br.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período.

Concurso IFAM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) lançou os editais n°s 007 e 008/2014 de concurso público com a finalidade de preencher 487 vagas, em cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e em cargos Técnico-Administrativos em Educação de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos variam entre R$ 1.640,34 e R$ 3.804,29, mais benefícios.
 
O concurso será realizado por meio da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB.
No edital n° 07/2014, são ofertadas 184 vagas para professores  nas áreas de Administração, Agricultura, Agrimensura, Agroecologia/ Ecologia, Agronomia/Ciências Agrárias, Antropologia/Sociologia, Biologia, Construção Civil, Contabilidade, Desenho Técnico, Direito, Economia, Educação Escolar Indígena, Educação Física, Eletrotécnica, Enfermagem, Estatística, Estrutura dos Materiais, Filosofia, Física, Geografia, Gestão Pública, História, Informática, Infraestrutura Rural, Letras/ Língua Portuguesa, Língua Brasileira de Sinais/ Libras, Língua Estrangeira/ Espanhol, Língua Estrangeira/ Inglês, Linguística, Matemática, Materiais de Construção e Processos Construtivos, Mecânica, Meio Ambiente, Metodologia Científica, Processamento de Alimentos, Psicologia, Química, Recursos Pesqueiros, Secretariado, Tecnologia em Alimentos e Zootecnia.
 
Já o edital n° 08/2014, dispõe 303 vagas para os empregos de  Técnicos Administrativos nas funções de Assistente de Alunos, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar em Administração, Assistente em Administração, Técnico de Laboratório nas áreas de Ciências, Ciências Biológicas, Construção Civil, Eletroeletrônica, Informática, Mecatrônica, Química, Recursos Pesqueiros e Semente; Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Agropecuária, Técnico em Arquivo, Técnico em Audiovisual, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Mecânica, Técnico em Secretariado, Técnico em Segurança do Trabalho, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Assistente Social, Auditor, Bibliotecário Documentalista, Contador, Economista, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Engenheiro de Pesca, Estatístico, Médico Clínico Geral, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Programador Visual, Psicólogo, Secretário Executivo, Técnico em Assuntos Educacionais e Tecnólogo/Formação em Informática.

Os interessados deverão fazer suas inscrições através do site www.funcab.org, até o dia 09 de novembro de 2014. O valor da taxa de inscrição para o cargo de Professor é de R$ 100,00 e para Técnicos Administrativos varia entre R$ 60,00 e R$ 100,00.

O concurso terá aplicação de prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório para todos os cargos, mais prova de desempenho didático e avaliação de títulos para professores e cargos que exigem nível superior, além de prova prática para alguns cargos.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 07 de dezembro de 2014, nos locais que serão divulgados no dia 01 de dezembro. O gabarito provisório será disponibilizado a partir das 12 horas do dia 09 de dezembro de 2014.

O prazo de validade do concurso é de um ano, a contar da data de homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Coronel Pilar - RS

A Prefeitura de Coronel Pilar, no estado do Rio Grande do Sul, abriu edital n° 005/2014 de concurso público, destinado ao provimento de seis vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 762,78 a R$ 4.805,51 em carga horária de 20 horas a 42h30min semanais.

As vagas são para os empregos de eletricista, farmacêutico, médico clinico geral, operador de máquinas, operário, secretário de escola e servente. A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria LTDA.

As inscrições serão realizadas somente via internet, no seguinte endereço eletrônico: www.unars.com.br, no período de 20 de outubro a 03 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 32,70 a R$ 98,10 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas no município de Coronel Pilar/RS, na data prevista de 06 de dezembro de 2014. Caso haja necessidade, o Município reserva-se o direito de indicar nova data para a realização da prova escrita. O local e horário de realização das provas serão divulgados por edital no dia 17 de novembro de 2014, no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site www.unars.com.br.

A divulgação do gabarito será realizada após as 15h do dia 08 de dezembro de 2014, nos mesmos meios acima mencionados.

O concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante edital do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Palmeira - PR divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Palmeira, no estado do Paraná, divulgou edital de concurso público nº 001/2014, com a finalidade de prover quatro vagas, mais cadastro reserva, em cargos que exigem dos seus candidatos a formação nos ensinos médio e superior. Os aprovados trabalharão em regime de 4, 20 ou 40 horas semanais e receberão salários de até R$ 2.816,00.
 
Cargos: assistente social, advogado, contador, médico perito, técnico administrativo e auxiliar de serviços gerais.
 
As inscrições deverão ser realizadas no www.iprocade.com.br/concursos, a partir das 8h do dia 20 de outubro até as 23h do dia 3 de novembro de 2014 (horário de Brasília).
 
O valor da taxa de inscrição será o seguinte:
R$ 50,00 para o cargo do nível médio serviços gerais;
R$ 70,00 para o cargo do nível médio administrativo;
R$ 100,00 para os cargos de nível superior.
 
O concurso será composto por prova de conhecimentos e de títulos, sendo a primeira realizada na data provável de 16 de novembro de 2014, em local e horário que serão divulgados a partir do dia 11 de novembro de 2014, na sede da Autarquia do Regime Próprio de Previdência Social, situada à Rua Juvenal Marcondes Zanardini, nº 2, Palmeira, Paraná, e no site www.iprocade.com.br/concursos.
 
O edital contendo os gabaritos da prova de conhecimentos também serão afixados na sede da Autarquia do Regime Próprio de Previdência Social e divulgados no site www.iprocade.com.br/concursos, na data provável de 17 de novembro de 2014, a partir das 17h.
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Autarquia do Regime Próprio de Previdência Social.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, de 16 de outubro de 2014.

Prefeitura de São José da Boa Vista - PR realiza processo seletivo

A Prefeitura de São José da Boa Vista, no estado do Paraná, publicou edital de processo seletivo n° 46/2014, visando a contratação temporária de excepcional interesse público e composição de cadastro de reserva para contratações temporárias em cargos de médico (clínico geral - PSF), enfermeiro e auxiliar de enfermagem.

A organização, aplicação e correção do processo seletivo serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As ofertas são para profissionais de níveis médio/técnico e superior e os salários variam de R$ 820,80 a R$ 5.400,00. Já a carga horária é de 40 horas semanais para todas as funções.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, nos sites www.consesp.com.br e www.saojosedaboavista.pr.gov.br, no período de 20 a 31 de outubro de 2014. As taxas variam de R$ 40,00 e R$ 70,00.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 16 de novembro de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e dos sites www.consesp.com.br e www.saojosedaboavista.pr.gov.br, com antecedência mínima de três dias.

O processo seletivo tem validade de um ano e pode ser estendido.

Prefeitura de Altinópolis - SP divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Altinópolis, no estado de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, publicou edital de processo seletivo n° 002/2014. A seleção é destinada à contratação de 4 profissionais na função de Técnico em Enfermagem. O salário ofertado é de R$ 837,80 e a carga horária a ser cumprida é de 40 horas semanais.

As inscrições, no valor R$ 39,00, ficarão abertas até o dia 24 de outubro de 2014, no prédio da Prefeitura de Altinópolis, no Departamento de Recursos Humanos, situado à Rua Major Garcia, 144, Centro.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 09 de novembro de 2014, às 09h, com duração de duas horas, no prédio da Escola EMEF Coronel Joaquim da Cunha, localizado na Rua Carlos Gomes, n° 170, Bairro Centro, na cidade de Altinópolis/SP.

A validade do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério desta Administração.

Prefeitura de Ibirarema - SP prorroga inscrição de processo seletivo

Foram reabertas as inscrições do processo seletivo  n° 02/2014 a ser realizado pela Prefeitura Municipal de Ibirarema, no estado de São Paulo, por meio da empresa OM-Consultoria, com o objetivo de preencher quatro vagas no cargo de médico plantonista. O salário dependerá da carga horária de trabalho, sendo a base de cálculo o valor de R$ 22,08 por hora médica trabalhada.
 
Os interessados poderão se inscrever através do site www.omconsultoria.com.br, até as 23h59min do dia 17 de outubro de 2014 (horário de Brasília). A taxa é de R$ 50,00.
 
A data, horário e local da prova será divulgado pela imprensa e pelo site www.omconsultoria.com.br, com pelo menos três dias de antecedência.

A classificação final e a especial (se houver) serão divulgadas no resultado final, publicado na imprensa escrita, afixado no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume e disponibilizado nos sites: www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.

O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Itapoá - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Itapoá, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo nº 048/2014, cuja finalidade é ocupar uma vaga para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. O candidato aprovado irá atuar na localidade do Saí Mirim. O salário é de R$ 1.014,00 e os interessados devem ter nível fundamental completo.
 
As inscrições serão realizadas nos dias 30 e 31 de outubro de 2014, no setor de Protocolo da Prefeitura de Itapoá, no horário das 08h às 13h, mediante o pagamento da taxa de protocolo no valor de R$ 12,00.
 
A prova objetiva será realizada na data inicialmente prevista de 16 de novembro de 2014. O local e horário de aplicação da mesma serão comunicados até o dia 05 de novembro de 2014, através de edital que será afixado no Paço Municipal da Prefeitura de Itapoá e divulgado no site www.itapoa.sc.gov.br.
 
O gabarito é esperado a partir das 10h do dia 18 de novembro de 2014, através de edital que será afixado no Paço Municipal da Prefeitura de Itapoá.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, edição de 16 de outubro de 2014.

Perda rápida de peso pode ter mais sucesso que a gradual

Pesquisa australiana comparou dietas em 200 voluntários
 
A conhecida recomendação de que emagrecer devagar é melhor para manter o peso posteriormente foi contestada por um estudo publicado nesta semana. Uma dieta que possibilite a perda de peso rápida pode ter mais chances de dar certo do que uma que leve a uma perda lenta e constante, segundo uma pesquisa publicada na revista "The Lancet Diabetes & Endocrinology".
 
A pesquisa, desenvolvida pela Universidade de Melborne, analisou 200 voluntários obesos (com IMC entre 30 e 45 e sem outras doenças), que foram aleatoriamente divididos em dois grupos: um de perda rápida de peso, com 12 semanas de duração e consumo diário de 450 a 800 calorias, e outro de perda gradual, com 36 semanas de duração e redução de 500 calorias ao dia.
 
Os participantes que conseguiram reduzir pelo menos 12,5% de seu peso no período proposto em cada dieta foram considerados bem-sucedidos e encaminhados a uma segunda etapa na pesquisa: durante três anos, eles seguiram uma dieta de manutenção de peso, seguindo as recomendações do guia nacional australiano de alimentação saudável.
 
Dois resultados foram encontrados. O primeiro é que as pessoas que seguiram uma dieta rápida tiveram uma taxa de sucesso de 81%, contra 62% daqueles que seguiram a dieta moderada. O segundo diz respeito a segunda etapa da pesquisa: os dois os grupos recuperaram peso, de forma igual entre os perdedores moderados ou rápidos. Ambos recuperaram cerca de 71% do peso que haviam perdido, ou seja, cerca de dois terços.
 
A principal autora da pesquisa, a nutricionista Katrina Purcell, sugere possíveis explicações para as suas conclusões. A ingestão limitada de carboidratos na dieta rápida pode promover mais saciedade. Além disso, a rápida perda de peso pode motivar os participantes e persistir com a dieta e alcançar melhores resultados.
 
Em um comentário na mesma edição da revista, os pesquisadores Corby Martin e Kishore Gadde, dos Estados Unidos, que não participaram do estudo, afirmaram que os médicos devem ter em mente que diferentes abordagens para a perda de peso podem ter resultados melhores para cada tipo de paciente com obesidade. Além disso, apontaram que condutas que visem a coibir uma rápida perda inicial de peso podem reduzir a chance de sucesso do processo de perda.
 
Uma das limitações do trabalho é que não foram estudados obesos que fumam, diabéticos, ou mesmo aqueles com uma obesidade mais severa (com IMC maior que 45). Segundo os autores, essas pessoas são as que mais precisam perder peso, e as conclusões do estudo podem não ser as melhores para esses casos, havendo necessidade de outras pesquisas suplementares.
 
Zero Hora

Tomar café da manhã diminui desejo por doces ao longo do dia, aponta estudo

Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Pesquisa norte-americana mostra que refeição altera níveis de dopamina no cérebro
 
É bastante comum entre os jovens pular o café da manhã, o que aumenta a fome durante o dia e facilita o ganho de peso. Agora, pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos encontraram mais um motivo para insistir que os adolescentes não saiam de casa sem comer pela manhã: tomar café da manhã, principalmente quando a refeição é rica em proteína, pode reduzir os desejos por comida ao final do dia.
 
A pesquisa, liderada por Heather Leidy, analisou os efeitos de diferentes cardápios de café da manhã sobre os níveis de dopamina no cérebro, substância associada a sentimentos de impulso e recompensa, incluindo os desejos por comida. Ao medir os níveis de dopamina de mulheres jovens, com idade média de 19 anos, os pesquisadores descobriram que tomar café da manhã aumenta os níveis dessa substância no cérebro.
 
— Nossa pesquisa mostrou um declínio significativo no desejo por alimentos doces ao longo do dia quando as pessoas tomam café da manhã. Quando a refeição é rica em proteína, a vontade de comer salgados ou comidas muito gordurosas também diminui — afirma Leidy.
 
A pesquisadora explica que o ato de comer libera a dopamina, estimulando o sentimento de recompensa alimentar. Esse processo é importante porque ajuda a regular a ingestão de alimentos.
 
— Os níveis de dopamina são menores em pessoas que estão com sobrepeso ou são obesas, o que significa que elas precisam comer mais para ter o sentimento de recompensa. Percebemos, na pesquisa, comportamentos semelhantes a esse entre as pessoas que não tomam café da manhã — explica Leidy.
 
A pesquisa foi publicada no periódico Nutrition Journal.

Zero Hora

Pulseira inteligente mede atividade física e saúde

misfit_flashDe baixo custo, Misfit Flash mostra média de calorias consumidas, passos dados, distância percorrida, tempo de exercícios e, ainda, dados sobre a qualidade do sono
 
Na onda dos dispositivos de tecnologia vestível, a empresa norte-americana Misfit lança a Flash, pulseira inteligente destinada a quem pratica esportes e gosta de cuidar da saúde. Por meio do gadget é possível ver sua média de calorias consumidas, passos dados, distância percorrida, horas de atividade e, ainda, obter dados sobre a qualidade do sono (clique no link para mais detalhes).
 
O aparelho tem as mesmas funções que seus concorrentes no mercado, mas seu diferencial, segundo a marca, são os materiais plásticos duráveis e de toque suave. O uso desses elementos, somados a ausência das telas de LED, permitiu aos fabricantes baixar os custos para oferecer o produto a US$ 50 no mercado internacional, metade do preço dos gadgets similares de outras marca.
 
O gadget funciona via Bluetooth com um aplicativo para smartphone (iOs, Android e Windows Phone) e, conforme você se aproxima dos seus objetivos, 12 pequenos LEDS, localizados na parte superior da pulseira, mudam de cor para lembrar que falta pouco para chegar lá.
 
Segundo a fabricante, o Misfit Flash é resistente a água (pode submergir até 30 metros de profundidade). A pulseira ainda vem com um prendedor, para ser levado, opcionalmente, na roupa ou no tênis.
 
É possível fazer a pré-encomenda do Misfit Flash (inclusive para o Brasil) por meio do site www.misfit.com.
 
Ativo.com

Epidemia de ebola ameaça produção de chocolate, diz Nestlé


Reuters/Denis Balibouse - Presidente da multinacional suíça
admite que mercado de cacau pode ser afetado pelo ebola
Para o presidente da multinacional, vírus pode comprometer cultivo do cacau se chegar aos principais produtores
 
A Nestlé está preocupada com os possíveis efeitos da epidemia de ebola na produção de cacau – principal matéria-prima do chocolate. A informação foi dada pelo presidente-executivo da multinacional suíça, Paul Bulcke.
 
Durante divulgação dos resultados da companhia nesta quinta-feira (16), o executivo afirmou que a empresa está em alerta com o surto do ebola na África Ocidental. Trata-se de uma importante região produtora de cacau.
 
Em teleconferência com analistas logo após a divulgação dos resultados da Nestlé, Bulcke disse que "esse surto afeta a nós e a sociedade em geral".
 
A Nestlé não tem fábricas em Serra Leoa, Guiné ou Libéria – os países mais afetados pelo ebola. Ainda assim, a companhia ajudou a Cruz Vermelha no combate ao vírus, com a doação recente de 100 mil francos suíços, ou cerca de US$ 106 mil.
 
O grande temor da Nestlé é que a doença avance em direção a Costa do Marfim e Gana – vizinhos dos países mais afetados pelo vírus. Estes são os principais produtores mundiais de cacau.
 
Resultados financeiros
O crescimento de vendas da Nestlé, maior grupo de alimentos do mundo, desacelerou nos primeiros nove meses do ano, com o impacto de uma fraqueza no desempenho na Ásia e pressões sobre preços na Europa.
 
O dado de vendas da companhia veio abaixo do esperado e fez as ações da multinacional suíça caírem, apesar da empresa ter mantido sua meta de crescimento orgânico de vendas de cerca de 5% em 2014.
 
As vendas da Nestlé caíram 3,1%, para 66,2 bilhões de francos suíços (US$ 70,3 bilhões) de janeiro a setembro, atingidas também pela valorização do franco suíço.
 
Os negócios com as ações da Nestlé chegaram a ser suspensos nesta quinta-feira (16), quando os papéis recuaram mais de 4%. 
 
Nas Américas, as vendas da companhia tiveram queda de 7% no período, para 19,3 bilhões de francos suíços. A empresa disse no relatório de vendas que a confiança do consumidor variou na América Latina, especificamente, mas pontuou ter registrado boas performances no Brasil nas categorias de atuação do grupo.
 
Em termos ajustados, a receita orgânica nas Américas cresceu 4,8%. No mundo, houve alta de 4,5 por cento no período por esse critério, abaixo da previsão de 4,7%.
 
"O crescimento orgânico ficou abaixo das expectativas, em particular com relação ao enfraquecimento da tendência de negócios no terceiro trimestre", disse Michael Romer, analista do J.Safra Sarasin, em relatório.
 
Bulcke, presidente-executivo da Nestlé, disse que a companhia deverá ser capaz de produzir crescimento orgânico de mais de 4,5% no ano. "Eu sou um homem ambicioso (...) Tenho bastante confiança. Os 4,5% até agora não são ruins se você considerar todos os fatores."
 
Reuters / iG

Scanner portátil indica teor químico presente na comida

Divulgação / TellSpec
Scanner analisa comida dentro de plástico e vidro
Análise, enviada para o smartphone, está conectada a uma base de ingredientes
 
Depois das impressoras e dos scanners 3D, a próxima novidade promete ampliar esse tipo de tecnologia também para a área alimentícia. Ao contrário dos atuais scanners, que digitalizam objetos e documentos, a missão agora é ajudar os consumidores a entenderem melhor os ingredientes alimentares e como eles afetam a saúde.  
 
O nutri-scanner é um dispositivo portátil sem fio, com formato semelhante ao de um mouse, capaz de analisar e fornecer informações que vão além do rótulo nutricional dos alimentos. Basta apontar o aparelho para a comida e pressionar o botão até ouvir um bipe. Em até três segundos é possível receber pelo smartphone toda a análise da estrutura do alimento, com ingredientes, substâncias químicas, alérgenos, nutrientes e as calorias.
 
O aparelho, batizado de TellSpec, foi idealizado pela portuguesa radicada no Canadá Isabel Hoffmann. A ideia surgiu depois que sua filha ficou doente após apresentar alergia a glúten, penicilina e corantes. Segundo Isabel, entre os alimentos mais contaminados, estão o arroz, o mel e a maçã. “Cerca de 90% do arroz que comemos tem arsênio, metal pesado que causa distúrbios neurológicos. A maior parte do mel tem o elemento químico alquilamida, que causa câncer”, diz.
 
Precisão
O aparelho funciona em tempo real conectado a um mecanismo de análise rápida com uma base de dados que abrange atualmente cerca de 1.300 ingredientes alimentares. Cada registro no banco de dados sintetiza informações de várias fontes científicas, listando uma definição do ingrediente e onde pode ser encontrado, nomes alternativos e grafias, entre outros.
 
Segundo a idealizadora, o nível de precisão do TellSpec depende de cada ingrediente. “Para o glúten, temos uma taxa de 97% de acerto. Para outros ingredientes, varia entre 85% a 99%, mas ainda não temos todos os componentes de alimentos em nosso banco de dados. Por exemplo, ainda não conseguimos testar carne e peixe”, explica.
 
Transparência
Para Isabel, o aparelho pode ajudar a educar os consumidores sobre os melhores alimentos. “Podemos incentivar, assim, a transparência na agricultura e na produção alimentícia, além de educar o consumidor sobre as implicações que cada ingrediente pode ter no seu bem-estar e na sua alimentação, deixando as informações mais claras e tornando as escolhas mais saudáveis”.
Início de 2015
 
Disponível
O TellSpec, que levou dois anos para ser desenvolvido, ainda é um protótipo. A previsão é que o aparelho esteja disponível para compra no início de 2015.
 
Brasileiro come arroz contaminado
Os principais tipos de arroz consumidos no Brasil têm concentração de arsênio acima do ideal. O problema é que esse elemento químico encontrado na natureza pode ser tóxico e causar danos ao organismo humano, como o câncer. O tipo integral foi um dos que apresentaram maiores concentrações, segundo estudo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. “Considerando que o brasileiro consome 86,5 g de arroz ao dia, a ingestão de arsênio via esse grão é pouco maior que via água”, observa o farmacêutico bioquímico Bruno Lemos Batista.
 
O Tempo