Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Conheça o comprimido que promete proteger contra o HIV

Autoridades indicam remédio que compõe o coquetel terapêutico a pessoas com alto risco de se infectar
 
Em decisão inédita, a Organização Mundial da Saúde passou a recomendar que o antirretroviral Truvada também seja usado para prevenir novos casos de aids.
 
A resolução, tomada até hoje apenas nos Estados Unidos, partiu de um estudo da própria entidade que constatou a eficácia do medicamento para esse fim - por ora, ele seria destinado a quem tem, em tese, maior probabilidade de contrair o vírus, caso de indivíduos sem parceiro fixo (sobretudo homossexuais), profissionais do sexo e usuários de drogas injetáveis.
 
O Ministério da Saúde brasileiro aguardará o resultado de três pesquisas por aqui antes de se posicionar, até porque o Truvada não integra o rol de drogas fornecidas pelo governo aos soropositivos.
 
"Estamos otimistas. Nosso país poderá dar um grande passo ao incorporar essa estratégia nas políticas públicas", avalia a infectologista Valdiléa Veloso, da Fundação Oswaldo Cruz. Ainda assim, o preservativo seguiria como conduta número 1 para afastar o HIV.
 
Entenda como age o Truvada
O comprimido contém dois princípios ativos que impedem que o HIV se apodere de um tipo de célula de defesa responsável por coordenar o sistema imune. Com isso, o vírus não consegue lançar seu material genético dentro da célula e usar, assim, seu maquinário para se replicar. Resultado: a imunidade não é abalada.

M de Mulher

Acupuntura pode ser aliada contra a prisão de ventre


Foto: BananaStock/Thinkstock/Getty Images
Estudo chinês aponta que agulhadas na orelha beneficiariam pessoas que sofrem com a constipação
 
Uma revisão assinada por estudiosos da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa sinaliza que a auriculoacupuntura, método que aplica as agulhas exclusivamente nas orelhas, alivia quadros de prisão de ventre crônica.
 
"Elas possuem complexos neurovasculares.
 
Eles são pontos que, quando estimulados, interferem no trabalho de várias regiões do organismo", explica Alessandra Scavone, acupunturista auricular de Campinas.
 
Em outras palavras, ela também beneficiaria gente com o intestino solto.
 
M de Mulher

Alimentos que ajudam e atrapalham na cicatrização

Não é só a destreza do cirurgião que define a aparência de uma cicatriz. As escolhas alimentares fazem toda a diferença na reconstrução do tecido
 
Alimentos que atrapalham a cicatrização
 
1. Camarão
O crustáceo tem concentrações elevadas de quitosana, uma molécula que favorece a inflamação da pele.
 
2. Industrializados
Salgadinhos, sorvetes, biscoitos e congelados são alguns dos alimentos que figuram na lista de contraindicados a quem tem encontro marcado com o bisturi. É que, além de patrocinarem inflamações, eles são abastecidos de sódio, mineral que promove inchaço, outro fator que atrapalha a cicatrização.           
 
3. Carne de porco
Ela também inflama a cútis, o que pode elevar além da conta a produção de colágeno e gerar uma supercicatrização - o queloide.
 
4. Soja
As isoflavonas da leguminosa estimulam a liberação de substâncias do corpo que rendem mais e mais inflamação na ferida.     
 
5. Pimenta
Ela tem capsaicina, substância que é ótima para as artérias, mas um tanto quanto agressiva para a pele. Melhor aposentar por um tempo.       
 
6. Abacate
"Ele tem substâncias que diminuem a ação da colagenase, uma enzima que destrói o colágeno", justifica Hochman. Parece contraditório, não? Mas é que isso afeta o equilíbrio perfeito entre a fabricação e a quebra dessa proteína, o que pode servir de estopim para o surgimento do tal queloide, aquela cicatriz que passou da conta.       
 
Alimentos pró-cicatrização
 
7. Fontes de vitamina C
Presente em frutas - laranja, pêssego e acerola são bons exemplos -, o nutriente é essencial para a formação adequada do colágeno, proteína que regenera o tecido.
 
8. Castanhas, nozes e afins
Além de contarem com gorduras benéficas, com poder anti-inflamatório, elas são boas fontes de zinco, mineral que garante o equilíbrio entre produção e degradação de colágeno.                                     
 
9. Peixes e carnes magras
Os cortes magros de carne vermelha dão incentivo especial para a formação do colágeno. Já os pescados fornecem ômega-3, gordura que barra inflamações.      
 
10. Vegetais arroxeados
A cor indica a oferta de antocianina, um dos antioxidantes mais efetivos para a pele. Cereja, beterraba e berinjela estão cheias dela.         
 
M de Mulher               

Seu cérebro pode ser treinado para preferir alimentos saudáveis

O sonho de todo mundo que já entrou em uma dieta pode ser realidade: um novo estudo aponta que pode ser possível treinar o cérebro a preferir alimentos saudáveis ​​de baixa caloria a alimentos não saudáveis ​​com muitas calorias
 
Uma tomografia cerebral em homens e mulheres adultos sugere que é possível reverter o poder viciante de alimentos pouco saudáveis ​​e ao mesmo tempo aumentar a preferência por alimentos saudáveis.
 
“Nós não nascemos amando batatas fritas e odiando vegetais, por exemplo”, explica a autora sênior Susan B. Roberts, da Universidade Tufts, nos EUA. “Este condicionamento acontece ao longo do tempo em resposta a comer – repetidamente – o que está lá fora no ambiente alimentar tóxico”.
 
Os cientistas já suspeitavam que, uma vez que insalubres circuitos de dependência alimentar são estabelecidos, eles podem ser difíceis ou impossíveis de reverter, sujeitando as pessoas a ganharem peso através de uma vida inteira de compulsões alimentares pouco saudáveis.
 
Para descobrir se o cérebro podia ser treinado novamente para apoiar escolhas alimentares saudáveis​​, Roberts e seus colegas estudaram o sistema de recompensa em treze homens e mulheres com sobrepeso ou obesos – oito dos quais eram participantes de um novo programa de perda de peso projetado por pesquisadores da Universidade de Tufts, e cinco que estavam em um grupo de controle e não foram incluídos no programa.
 
Ambos os grupos foram submetidos a ressonância magnética do cérebro no início e no final de um período de seis meses. Entre os que participaram do programa de perda de peso, as varreduras do cérebro revelaram alterações em áreas do centro da recompensa associada ao aprendizado e dependência. Depois de seis meses, essa área aumentou a sensibilidade para alimentos saudáveis​​, de baixas calorias, o que indica um aumento da recompensa e prazer relacionados a hábitos alimentares mais saudáveis​​. A área também mostrou diminuição da sensibilidade aos alimentos não saudáveis e ​​com muitas calorias.
 
“O programa de perda de peso é projetado especificamente para mudar a forma como as pessoas reagem a diferentes alimentos, e nosso estudo mostra que quem participou teve um aumento do desejo por alimentos mais saudáveis​​, juntamente com uma diminuição de preferência por alimentos não saudáveis​​. Esses efeitos combinados são o caminho para um controle de peso sustentável”, projeta o coautor Sai Krupa Das, da Universidade de Tufts. Os autores sugerem que várias características do programa de perda de peso foram importantes, incluindo a mudança de comportamento e menus com alto teor de fibras e baixo índice glicêmico.
 
“Apesar de outros estudos terem mostrado que os procedimentos cirúrgicos como a cirurgia de bypass gástrico podem diminuir a vontade de pessoas gostarem de alimentos em geral, isso não é muito satisfatório, pois tira a apreciação dos alimentos ao invés de tornar alimentos mais saudáveis ​​mais atraentes”, compara Thilo Deckersbach, coautor do estudo e psicólogo da Hospital Geral de Massachusetts. “Mostramos que é possível mudar as preferências ​​para alimentos saudáveis​​ sem cirurgia, e que a ressonância magnética é uma técnica importante para explorar o papel do cérebro nesse processo”.
 
“Há muito mais pesquisas para serem feitas, envolvendo muitos mais participantes, um longo prazo de acompanhamento e investigação de mais áreas do cérebro”, acrescenta Roberts. “Mas nós estamos muito encorajados com isso. Este programa de perda de peso parece mudar quais alimentos se tornam tentadores para as pessoas”, comemora.
 
Medical Xpress /  Hypescience

O iogurte búlgaro, um elixir de longevidade e milagre dietético

Elixir de longevidade, alimento, remédio, desintoxicante, elemento dietético e afrodisíaco - cientistas no mundo todo confirmaram e comprovaram as maravilhosas qualidades do iogurte, um alimento básico, inventado há mais de um século por um búlgaro
 
Stamen Grigorov descobriu em 1905 a base científica da produção do iogurte, que se gera de forma natural ao coalhar-se o leite de ovelha ou, mais comum em nossos dias, da vaca.
 
O jovem Grigorov era então assistente da Cátedra de Bacteriologia da Universidade de Genebra, na Suíça. Tinha apenas 27 anos quando descobriu que uma bactéria provoca a fermentação do leite e, com isso, as qualidades proveitosas do produto, que na Bulgária é conhecido como kiselo mlyako (leite azedo).
 
"Esta bactéria seria denominada depois Lactobacillus bulgaricus", afirmou à Agência Efe Daniela Yordanova, diretora do pequeno Museu do Iogurte Búlgaro, situado na aldeia de Studen Izvor, berço natal de Grigorov, cerca de 90 quilômetros ao sudoeste de Sófia e muito perto da fronteira com a Sérvia.
 
O museu, de dois andares, reproduz no térreo um quarto típico da Bulgária do século XIX, com tapetes, trajes nacionais, uma pequena mesa-redonda e cadeiras de três pernas, e também moinhos de azeite. O segundo andar está ocupado por uma maquete que mostra o caminho do iogurte, desde os animais nos pastos, através de instalações industriais, até os supermercados, e também painéis com informações de Grigorov, seu trabalho e as propriedades do iogurte.
 
Grigorov estudou na Universidade de Genebra sob o patrocínio do bacteriologista Leon Massol, que rapidamente se deu conta do enorme talento de seu estudante. "A bactéria está nas ervas que as ovelhas pastam. E isso se deve em grande parte às condições meteorológicas favoráveis em nosso país", contou a presidente da fundação Stamen Grigorov e neta do cientista, Yulia Grigorova. Nesse contexto, Yulia lembra que na região onde nasceu seu avô nunca houve indústrias contaminadoras.
 
"Naquela época, nem uma família búlgara sentava-se à mesa sem iogurte. Era uma tradição secular", assegurou. Quando os animais comem tomilho e hipérico, junto com a grama comum, a bactéria chega a seu leite e é questão de simples tecnologia transformá-lo em iogurte.
 
Uma tecnologia que já manejavam na antiguidade de forma rudimentar os moradores do que hoje é a Bulgária.
 
"Existem diferentes hipóteses de como os búlgaros descobriram o iogurte, que não tem nada a ver com o iogurte conhecido na Europa e América, que é uma simples bebida doce sem propriedades curativas", explicou Daniela Yordanova, a diretora do museu.
 
A primeira é que os chamado "protobúlgaros", que chegaram à Europa da Ásia com cavalos, bebiam leite fermentado de égua e, quando começaram a ter uma vida mais sedentária, a partir dos finais do século VII, mudaram para o leite de ovelha.
 
Outra teoria diz que foi descoberto muito antes pelos tracios que habitaram estas terras há 4.000 anos e tinham grandes rebanhos de ovelhas, cujo leite era um de seus principais alimentos. Hoje em dia os especialistas em dietas recomendam o iogurte como alimento que ajuda a perder peso.
 
Além disso, o iogurte tem efeitos favoráveis para os diabéticos e também diminui os danos que a quimioterapia causa aos doentes de câncer.
 
Um grupo de pesquisadores norte-americanos descobriu inclusive que o iogurte estimula a libido, outro efeito positivo de um alimento tão cotidiano e ao mesmo tempo tão especial.
 
EFE / R7

Ponha no prato alimentos que deixam dentes e gengivas saudáveis

Getty Images: Alimentos ricos em vitamina C
Escovação, aliada à dieta, promove mordida mais forte e sorriso mais branco
 
Escova, pasta de dente e fio dental são indispensáveis para ter dentes saudáveis. Mas se engana quem pensa que eles são os únicos aliados da saúde bucal.
 
A dentista Oneida Werneck, presidente da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral, explica que alguns alimentos são fundamentais para deixar dentes e gengivas saudáveis.
 
"Eles não substituem os cuidados básicos com a saúde bucal, mas se somam a eles para conseguir dentes perfeitos."
 
Que tal mudar a alimentação e distribuir mais sorrisos de hoje em diante?
 
Vitamina C
Oneida Werneck explica que a falta de vitamina C causa sangramento das gengivas e diminuição da massa óssea, o que pode levar a perda dos dentes. Mas é bom não exagerar no consumo de alimentos muito ácidos - como a laranja e o abacaxi, ricos em vitamina C - que causam desmineralização e deixam o dente mais poroso. E, ao tomá-los, use canudinhos, impedindo o contato direto com os dentes. Outra opção é fazer um bochecho com água pura ou mesmo tomar um copo de água para neutralizar o ácido logo após sua ingestão. "Não se aconselha a escovação dos dentes nesta hora, pois o atrito da escova com o esmalte descalcificado faz com que ele se desgaste ainda mais", recomenda a especialista.                     
 
Alimentos fibrosos
A mastigação de alimentos ricos em fibras, além de contribuir para a saúde gastrointestinal, tem a capacidade de promover a autolimpeza dos dentes, evitando a formação de placa bacteriana, a causadora de cáries e gengivite. "Além disso, frutas como maçã e pera podem substituir doces bem açucarados, os principais responsáveis pelas cáries", afirma Oneida Werneck.
 
Leite e derivados
O cálcio presente no leite e derivados dele é essencial para garantir ossos fortes e saudáveis. E o mesmo vale para os dentes. O nutriente é parte da composição dos dentes e, em níveis adequados, garante uma boa saúde a eles, principalmente durante a sua formação. Mas o cirurgião dentista Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), explica que esses não são a única fonte de cálcio. Folhas verdes escuras, como a couve, podem compensar essa demanda - especialmente para quem não gosta ou não tolera a lactose.
 
Água
"O consumo de água (com gás ou não)é importante para eliminar detritos, açúcares e ácidos", afirma Oneida Werneck. Além disso, a água das grandes cidades é fluoretada, que reforça a resistência do esmalte do dente. "Quando ingerido durante a formação dos dentes, isso é, até os doze anos de idade, o flúor torna os dentes muito mais resistentes à cárie por toda a vida".
 
Chiclete sem açúcar
Mascar chicletes sem açúcar entre as refeições estimula a formação de saliva, o que contribui para a limpeza dos dentes. O cirurgião dentista Rodrigo conta que essas gomas se tornam ainda mais valiosas quando providas do xilitol (veja o rótulo), um adoçante que ajuda o processo de remineralização dentária e contribui para a longevidade e a proteção dos dentes.
 
Alimentos crus
Para mastigar alimentos crus, geralmente é necessário fazer mais força com os ossos da mandíbula e do maxilar. "Essa força deixa os ossos que sustentam os dentes mais fortes, garantindo firmeza a eles", conta Rodrigo Guerreiro. Mas não são apenas os alimentos crus, como maçãs, que ajudam, outros alimentos mais difíceis de mastigar (como a carne) também cumprem o papel.
 
Vitamina D
O papel mais conhecido da vitamina D é sua atuação na absorção dos minerais cálcio e fósforo, relacionados à formação óssea. "A vitamina D aumenta a eficiência da absorção intestinal de cálcio em até 40% e a de fósforo em 80%", afirma a nutricionista Thais Souza, da rede Mundo Verde. Essa influencia também aparece na arcada dentária, onde a vitamina D ajuda na fixação do cálcio nas bases ósseas e dentárias.
 
Minha Vida

Bocejar aumenta a capacidade mental

O contagioso bocejo foi objeto de estudo de alguns pesquisadores. Eles descobriram que a capacidade mental é diretamente influenciada pelo bocejo
 
A alegação ocorre porque, quando você está em temperaturas em torno de 20º C, tende a fazê-lo mais vezes.
 
Analisando e comparando os resultados entre pessoas de Viena e do Arizona, verificou-se que as de Viena bocejaram mais no verão, o que se comprovou, também, no Arizona.
 
O bocejo atua como um oxigenador do cérebro. Quando está quente ele o ventila e resfria, fazendo com que o sangue circule.
 
Bocejar melhora a capacidade mental das pessoas.
 
Os níveis de excitação e de estresse estão ligados às mudanças de temperatura do cérebro que também podem ser controladas com um simples abrir de boca.
 
O estudo também mostrou que quanto mais altas as temperaturas, menores são os bocejos.

Daily Mail

Cientistas criam tomates pretos com poder de combater doenças como o câncer

Tomates pretos têm potencial para combater condições
 como o diabetes, a obesidade e até o câncer
Cientistas estão da Universidade Estadual do Oregon, nos EUA, estão produzindo tomates pretos, chamados Indigo Rose, que têm potencial para combater condições como o diabetes, a obesidade e até o câncer. Além disso eles são ricos em antocianina, um antioxidante que também é o responsável pela pigmentação da pele do tomate
 
Os novos frutos começaram a ser produzidos inicialmente na Inglaterra.

O responsável pelo cultivo, chamado Ray Brown, de Devon, recebeu um pacote com sementes misteriosas, identificadas como “tomates pretos”. Depois que a planta cresceu e deu seus primeiros frutos, houve grande surpresa.
 
A coloração da pele do fruto se deve pela ação do antioxidante que, por sua vez, pode ser encontrado em diversos vegetais e frutas de maneira natural.

Durante o processo de amadurecimento, eles passam de tons azulados para se tornarem completamente pretos. Brown atualmente possui três plantas, cada uma delas com média de 20 tomates com peles pretas e interior vermelho, como os tradicionais tomates.
 
De acordo com Brown, a produção dos alimentos pretos necessita apenas de técnicas de seleção, e não é necessário nenhum método que modifique as plantas geneticamente.
 
Gadoo

ANVISA suspende publicidade irregular de loção hidratante

A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (27), a suspensão de todas as publicidades do produto Loção Hidratante Corporal Glukderm Plus que possuírem indicação de uso para o tratamento da psoríase
 
O produto estava sendo anunciado irregularmente, por meio de página na internet, por Victor de Oliveira Gontijo.
 
A medida foi publicada no Diário Oficial da União.
 
Para conferir a norma na íntegra clique aqui.
 
Assessoria de Imprensa da ANVISA

Prefeitura de Chavantes - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Chavantes, no estado de São Paulo, através da empresa OM Consultoria Concursos Ltda., abriu edital de processo seletivo n° 03/2014, com a finalidade de ocupar duas vagas para os cargos de auxiliar odontológico e enfermeiro (níveis médio e superior, respectivamente). Os salários pagos aos profissionais contratados são, nesta ordem, R$ 848,74 e R$ 2.301,93. Para ambas as funções a carga horária é de 40 horas semanais.

Os interessados deverão se inscrever através do site www.omconsultoria.com.br, até o dia 27 de outubro de 2014, até 23h59min - horário de Brasília. A taxa única é de R$ 32,00, independentemente da vaga pleiteada.

A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa escrita, com antecedência mínima de 5 dias. O gabarito e o resultado final do processo seletivo também serão informados pela imprensa, afixados nos lugares de costume e disponibilizada nos sites www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.

A classificação final e a especial (se houver) serão divulgadas no resultado final, publicado na imprensa escrita, afixado no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume e disponibilizado nos sites: www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.

O processo seletivo terá validade de um ano, a partir da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogável por mais um ano, a critério da Prefeitura Municipal de Chavantes.

Concurso Prefeitura de Cesário Lange - SP

Por meio da organizadora Aplicativa Assessoria em Gestão Pública e Privada, a Prefeitura de Cesário Lange, em São Paulo divulgou o edital nº 01/2014 de concurso público para formação de cadastro de reserva e admissão de 58 profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
Serão disponibilizados os cargos de agente de manutenção, ajudante geral, borracheiro, coveiro, pedreiro, agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, auxiliar de desenvolvimento infantil, mecânico veículos/máquinas, merendeira, motorista, padeiro, tratorista, agente de apoio operacional de escola, almoxarife, auxiliar administrativo, eletricista, fiscal de obras, fiscal de tributos, inspetor de alunos, lançador de tributos, professores (várias disciplinas), secretário escolar, técnico de segurança do trabalho, técnico em enfermagem, técnico em informática, telefonista, assistente social, contador, enfermeiro, engenheiro (civil e de segurança do trabalho), farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médicos (diversas especialidades), nutricionista, psicólogo e psicopedagogo.
 
Os salários oferecidos variam de R$ 9,04 hora/aula a R$ 2.697,64, por jornadas de 18 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas do dia 27 de outubro ao dia 10 de novembro de 2014, via endereço eletrônico: www.aplicativaassessoria.net, com taxa de R$ 7,50.
 
O concurso será composto de prova objetiva, checagem de pré-requisitos, avaliação prática e análise de títulos. Estima-se que a aplicação da prova, ocorra no dia 30 de novembro de 2014, em período matutino e vespertino, com local e horário a serem informados brevemente.
 
Os documentos para análise de títulos deverão ser enviados para a organizadora, situada à Rua Itaipu nº 403, Bairro Mirandópolis, São Paulo/SP, CEP 04052-010, até o último dia de inscrição, com identificação no envelope: Concurso Público Nº 01/2014 – Prefeitura Municipal de Cesário Lange.
 
Todas as informações sobre o concurso serão publicadas no Jornal Aliança, afixadas na sede da Prefeitura e divulgadas nos endereços eletrônicos www.aplicativaassessoria.net e www.cesariolange.sp.gov.br.
 
O concurso terá a validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data da homologação do resultado, a critério da Prefeitura.

Concurso CISA - Penápolis - SP tem inscrições prorrogadas

O Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISA, com sede em Penápolis, Estado de São Paulo, composto pelos municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luiziânia e Penápolis, torna público que foram prorrogadas as inscrições para o concurso público, para o preenchimento dos cargos, conforme Edital 001/2014, até 30 de outubro de 2014, através do site www.consesp.com.br, e o recolhimento do boleto deverá ser feito até o primeiro dia útil após a data do encerramento das inscrições. A finalidade do concurso é preencher 10 vagas imediatas, além de formar cadastro de reserva.
 
As chances contemplam profissionais de níveis fundamental, médio e superior, os quais receberão salários de até R$ 3.283,78 por mês. A jornada de trabalho varia de acordo com a função a ser desempenhada, podendo ser mínima de 20 e máxima de 40 horas por semana.
 
A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As vagas disponíveis são nos seguintes cargos: auxiliar serviços gerais, auxiliar de administração, auxiliar de enfermagem, fonoaudiólogo, médico (cardiologista, cirurgião geral, dermatologista, endoscopista, gastroenterologista, neurologista, ortopedista, proctologista, psiquiatra e reumatologista).

As taxas variam de R$ 35,00, R$ 45,00 e R$ 70,00.
 
Os candidatos inscritos, em razão da presente retificação terão o direito de requerer a devolução do valor recolhido, através de requerimento que deverá ser protocolado na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISA, com sede em Penápolis – SP, até o dia 30 de outubro de 2014 (dias úteis), no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h, indicando o número da agência, conta corrente e banco a ser realizado o depósito de restituição
 
As provas ficam remarcadas para o dia 23 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISA, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração do Concurso.

Concurso AMVAPA - SP

Foi divulgado edital de concurso público n° 001/2014 do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema - AMVAPA, no estado de São Paulo. Há 12 vagas, mais cadastro de reserva, para os empregos públicos de Médico Regulador, Médico Intervencionista, Agente Administrativo e Escriturário (níveis médio e superior).

O concurso será realizada por meio da empresa PRIME Concursos. Os salários variam de R$ 1.200,00 a R$ 9.700,00 em carga horária de 24 e 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas até o dia 09 de novembro de 2014, exclusivamente pela internet, através do site www.primeconcursospublicos.com.br, com a efetivação após pagamento do respectivo boleto, que deverá ocorrer até o dia 10 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 40,00, R$ 50,00 e R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova escrita objetiva será realizada em data, horário e local a ser divulgado pela Comissão Especial do Concurso Público através da imprensa regional e pelos sites www.amvapa.com.br e www.primeconcursospublicos.com.br.

O gabarito da prova escrita será disponibilizado nos sites www.amvapa.com.br e www.primeconcursospublicos.com.br.

O concurso terá validade por 02 anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Patrocínio Paulista - SP

A Prefeitura de Patrocínio Paulista, no estado de São Paulo, lançou edital de concurso público n° 001/2014, para o preenchimento de 49 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 3.001,85.

As vagas são para os empregos de Agente de Combate a Endemias, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar Administrativo, Motorista, Técnico em Higiene Bucal, Técnico de Enfermagem, Auxiliar Administrativo Perfil 1 – CRAS, Auxiliar Administrativo Perfil 2 – CRAS, Assistente Social, Dentista ESF, Educador Físico, Endodontista, Enfermeiro Padrão, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Odontopediatra, Psicólogo, Assistente Social - CRAS, Psicólogo - CRAS e Terapeuta Ocupacional - CRAS.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 27 de outubro a 05 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 29,00 a R$ 49,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 30 de novembro de 2014, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso público será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Dataprev - Edital e Inscrição

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social -  DATAPREV publicou edital de concurso público nº 1/2014, tendo como objetivo o preenchimento de 4.019 vagas em cadastro de reserva que abrange as 26 capitais e o Distrito Federal. As oportunidades são para profissionais que tenham os níveis médio, técnico e superior completos. A proposta salarial pode chegar a R$ 6.395,39, que é a soma do salário base de R$ 5.003,96, mais adicional de atividade de R$ 670,23, além de auxílio alimentação no valor de R$ 721,20.
 
As vagas são para lotações no Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Natal (RN), São Paulo (SP), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Aracajú (SE), Salvador (BA), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Belém (PA), Manaus (AM), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Maceió (AL), Recife (PE), São Luis (MA) e Teresina (PI).
 
Ficam reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de  necessidades especiais.
 
Cargos
Nível médio - Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho.

Nível superior - Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico de Segurança do Trabalho, Analista de Tecnologia da Informação nas áreas de (Administração de Pessoal e Benefícios e Carreira e Remuneração, profissionais das áreas de Advocacia, Análise de Informações, Arquitetura, Comunicação Social, Contabilidade, Desenvolvimento de Pessoas, DesenvolvimentoI e II, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Finanças, Gestão de TIC, Infraestrutura e Aplicações, Processo Administrativo, Prospecção de Soluções e Melhoria de Processos, Qualidade de Vida, Serviços Logísticos, Web Design e Analista de Processamento.
 
Inscrições Concurso Dataprev
A inscrição será admitida exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, até as 23 horas e 59 minutos do dia 17 de novembro de 2014.
 
Taxas de inscrição:
R$ 50,00 para os cargos de nível médio;
R$ 80,00 para os cargos de nível superior.
 
Provas
O concurso será composto por provas objetivas, discursivas e de títulos.
 
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas na data provável de 14 de dezembro de 2014, em horário e local a serem divulgados no site www.quadrix.org.br e no comprovante definitivo de inscrição, que será disponibilizado a partir do dia 05 de dezembro de 2014.
 
A entrega dos documentos (títulos) está prevista para o período entre os dias 04 a 05 de fevereiro de 2015. Os títulos deverão ser enviados, impreterivelmente, via SEDEX ou serviço similar de encomenda expressa para a Central de Atendimento do INSTITUTO QUADRIX (Concurso Público - DATAPREV 2014), Caixa Postal 28203, CEP: 01.234-970, São Paulo (SP).
 
O resultado final do concurso público será publicado no endereço eletrônico http://www.quadrix.org.br na data provável de 23 de fevereiro de 2015.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por até igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, edição de 20 de outubro de 2014 e no site www.quadrix.org.br.

Concurso Secretaria da Defesa Social - TO

Com a publicação do edital SDS-SECAD nº 04/2014, foi declarado aberto o concurso público da Secretaria de Estado da Defesa Social do Tocantins, que disponibiliza 1.217 vagas para os cargos de níveis médio/técnico e superior, considerando a reserva de 65 vagas aos candidatos com deficiência. A Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB é a responsável pela organização de todo o concurso, que terá um prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado.
 
A maioria das vagas é para pessoal de nível médio/técnico e estão distribuídas entre os cargos de Assistente Socioeducativo (Técnico em Enfermagem, Motorista), Técnico em Defesa Social e Técnico Socioeducador. O salário oferecido para esses novos servidores será de R$ 2.326,82.

Já para o nível superior, são oferecidas vagas para os cargos de Analista em Defesa Social e Analista Socioeducador (especialidades: Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Direito, Medicina Clínica, Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional). O vencimento oferecido para esses cargos será de R$ 3.656,43.

A jornada laboral de todos os efetivados será de 40 horas.

Inscrições Concurso SEDS
As inscrições serão realizadas via internet, no site http://www.funcab.org, no período entre 22 de outubro e 23 de novembro de 2014, mediante o pagamento do valor de:

R$ 90,00 para os cargos de Ensino Médio/Técnico;

R$ 150,00 para os cargos de Ensino Superior.
 
Provas
O  concurso público será composto de Prova Objetiva, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Exames Médicos e Curso de Formação Profissional. A Prova Objetiva está prevista para 14 de dezembro de 2014.

Os candidatos poderão obter o edital completo do concurso no site da FUNCAB - http://ww5.funcab.org/inicial.asp?id=281

Concurso Prefeitura de Miranorte - TO

A Prefeitura de Miranorte, no estado do Tocantins, lançou edital n° 001/2014 do IV de concurso público que será realizado pelo IDESC Instituto de Desenvolvimento Sócio-Cultural e Cidadania, destinado a seleção de 184 vagas em cargos de provimento efetivo.

As vagas serão distribuídas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.400,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Inscrição
Será efetuada, via internet até às 24h00min do dia 18 de novembro de 2014, no endereço eletrônico www.idescassessoria.org.br.

Será disponibilizado, para os candidatos que não tenham acesso à internet, um ponto de atendimento para a realização das inscrições, no endereço: Telecentro BR da APAE de Miranorte, situado na Av. José Amâncio de Carvalho, s/nº, centro, em Miranorte-TO.

Taxas e Cargos
A inscrição será confirmada com o pagamento da Taxa de Inscrição realizado mediante boleto bancário disponibilizado no ato da inscrição on-line, sendo:

- No valor de R$ 40,00 para os concorrentes aos cargos de: Auxiliar de Serviços Gerais, Brigadista, Coveiro, Mecânico, Merendeira CRAS e CREAS, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Operador de Trator Agrícola e Vigia;

- No valor de R$ 50,00 para os concorrentes aos cargos de: Agente de Combate às Endemias, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia;

- No valor de R$ 70,00 para os concorrentes aos cargos de: Assistente Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fiscal Municipal, Monitor de Dança e Teatro, Monitor de Futebol, Monitor de Instrumentos Musicais, Professor Nível I, Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem e Técnico em Laboratório;

- No valor de R$ 100,00 para os concorrentes aos cargos de: Assistente Social, Auditor Fiscal, Bibliotecário, Enfermeiro Padrão, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo-Programa CREAS e Sala de Conselhos, Professor de Educação Física, Professor Nível II e Psicólogo.

Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 14 de dezembro de 2014, com início às 08h00min, para todos os níveis, com duração de quatro horas, em local a ser determinado e divulgado na internet no endereço www.idescassessoria.org.br.

Gabaritos
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico www.idescassessoria.org.br e também no Placard de publicação da Prefeitura Municipal de Miranorte, no dia útil imediato à realização das provas.

Validade
A validade do concurso será de 02 anos a contar da publicação do Decreto de Homologação, podendo ser prorrogado por um novo período de igual prazo.

Concurso Prefeitura de Mauá da Serra - PR

A Prefeitura de Mauá da Serra, no estado do Paraná, auxiliada pela organizadora KLC – Consultoria em Gestão Pública Ltda, abriu edital n° 003/2014 de concurso público para admissão de pessoal pelo Regime Estatutário. O concurso oferta 7 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por remuneração de até R$ 2.360,55, em jornada de 40 horas semanais.
 
Fica reservado aos portadores de necessidades especiais 5% das vagas ofertadas para cada cargo.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo II, Agente de Combate às Endemias, Enfermeiro, Inspetor de Alunos, Pedreiro e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições podem ser realizadas das 09 horas do dia 24 de outubro até às 23 horas e 59 minutos do dia 05 de novembro de 2014, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental e médio: R$ 40,00;

Nível superior: R$ 60,00.
 
O concurso será exclusivamente de prova escrita objetiva, prevista para 23 de novembro de 2014 em local e horário a serem divulgados a partir do dia 11 de novembro de 2014, no Órgão de Imprensa Oficial do Município, afixada em Edital na Prefeitura de Mauá da Serra - PR e no site www.klcconcursos.com.br.
 
O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal e no site www.klcconcursos.com.br.
 
A validade do certame será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura de Mauá da Serra - PR.

Concurso Prefeitura de Artur Nogueira - SP

A Prefeitura de Artur Nogueira, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 03/2014. O objetivo preencher 55 vagas, em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração prevista para os contratados pode chegar até R$ 3.758,37, em carga horária mínima de 20h e máxima de 44h semanais.
 
As chances são para as funções de agente comunitário de saúde, arquiteto, assistente social, auxiliar de departamento, técnico em enfermagem, fonoaudiólogo, fiscal tributário, contador, coveiro, cozinheira, dentista, eletricista, guarda municipal, pedreiro,  entre outros.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 12 de novembro de 2014, através do site http://orhion.actconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível superior é de R$ 30,00, nível médio R$ 25,00 e nível fundamental R$ 20,00.
 
Os candidatos serão selecionados através de provas objetiva, de títulos e prática, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva e de títulos está prevista para ser aplicada no dia 07 de dezembro de 2014, em local e horário a ser informado nos sites www.arturnogueira.sp.gov.br e http://orhion.actconcursos.com.br.
 
O gabarito provavelmente será divulgado no dia seguinte ao da aplicação da referida prova, nos sites já citados.
 
A prova prática está prevista para ser aplicada no dia 11 de janeiro de 2015, em local e horário a ser divulgado.
 
O concurso público, que será executado pela empresa Orhion Consultoria & Nat Engenharia e Serviços Ltda - ME, terá validade pelo prazo de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação, prorrogável por igual período.

Concurso Prefeitura de São Pedro do Turvo - SP

A Prefeitura de São Pedro do Turvo, no estado de São Paulo, através da empresa Dux Concursos Públicos, lançou edital de nº 02/2014 de concurso público, objetivando o preenchimento de 3 vagas e formará cadastro reserva em cargos de ensino fundamental completo e médio, nas funções Agente Administrativo e Agente Comunitário de Saúde.

O salário é fixado em R$ 1.014,00 para os Agentes de Saúde e R$ 1.319,90 para Agente Administrativo.

A inscrição deverá ser efetuada através do site www.duxconcursos.com.br, até o dia 20 de novembro de 2014. A taxa será de R$ 25,00 e R$ 30,00.

O concurso será composto de provas objetivas, aplicadas a todos os inscritos, além de prova prática para Agente Administrativo. A prova escrita será realizada provavelmente no dia 14 de dezembro de 2014, em São Pedro do Turvo-SP.

O gabarito será divulgado na data provável de 15 de dezembro de 2014. Já o resultado final sairá na data prevista de 16 de janeiro de 2015.

O concurso terá validade de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez, por igual período.

Concurso SERMUSA de Sertanópolis - PR

O Serviço Municipal de Saúde de Sertanópolis - SERMUSA, no estado do Paraná, divulgou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de sete vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 13.269,20, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As vagas são para os empregos de Agente de alimentação (cozinheiro), Agente de Serviços Gerais, Motorista, Assistente Administrativo da Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem, Advogado, Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Contador, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Especialista Função: Ginecologia, Médico Especialista Função: Pediatria, Nutricionista e Psicólogo.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, de 03 de novembro até o dia 17 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 35,00, R$ 60,00 e R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 21 de dezembro de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume do Serviço Municipal de Saúde – SEMUSA de Sertanópolis/PR, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas. A critério da CONSESP e do Serviço Municipal de Saúde – SEMUSA de Sertanópolis/PR, as provas práticas poderão ser remarcadas para outra data, caso o número de candidatos ultrapasse o máximo de provas compatíveis.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso CAIS de Botucatu - SP

O Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) Professor Cantídio de Moura Campos de Botucatu, em São Paulo lançou quatro editais de concurso público destinados ao provimento de quatro vagas na área da saúde, para profissionais de níveis médio e superior de ensino.
 
O edital nº 072/14 oferece uma vaga para auxiliar de farmácia, por vencimento de R$ 842,00, mais acréscimo de prêmio de incentivo no valor de até R$ 563,00, em jornada de 30 horas semanais.
 
No edital nº 073/2014 a oportunidade é para um oficial de saúde, em jornada de 30 horas semanais e remuneração de R$ 842,00, mais prêmio de incentivo no valor de R$ 563,00, em jornada de 30 horas semanais.
 
Já o edital nº 074/2014 dispõe de uma vaga para assistente social, que cumprirá jornada de 30 horas semanais, pela remuneração de R$ 1.269,02, mais prêmio de incentivo de até R$ 1.318,00.
 
Por fim o edital nº 075/2014 propõe remuneração de R$ 1.269,02, mais prêmio de incentivo de até R$ 1.318,00, em carga de 30 horas semanais ao cargo de psicólogo.
 
As inscrições serão realizadas de 3 a 21 de novembro de 2014, na Avenida José Ítalo Bacchi s/n, Jardim Aeroporto, na sala do Núcleo de Seleção e Desenvolvimento de Recursos Humanos, das 10h00 às 15h00, em dias úteis, com taxa de R$ 44,31 a R$ 66,46.
 
O concurso será composto de prova objetiva e avaliação de títulos. A prova está programada para ser aplicada em 07 de dezembro de 2014 ou no dia 25 de janeiro de 2015 (a depender do cargo disputado), em período matutino ou vespertino.
 
Todas as convocações, avisos e resultados serão publicados no Diário Oficial do Estado. A integra dos editais podem ser encontradas da página 143 a 150 do site do Diário Oficial: http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=/2014/executivo%20secao%20i/outubro/23/pag_0143_21BI6KS0U8893e88SIH48D9AESA.pdf&pagina=143&data=23/10/2014&caderno=Executivo%20I&paginaordenacao=100143.
 
A validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

FAMESP abre vagas para o AME de Tupã - SP

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar de São Paulo, FAMESP, divulgou o edital de processo seletivo nº 150/2014. O objetivo é preencher uma vaga no quadro de funcionários do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Tupã, na função de técnico em radiologia. O salário previsto é de R$ 1.448,00, em jornada de 24 horas semanais.
 
Para concorrer a vaga os interessados devem possuir nível médio, curso técnico em Radiologia e carteira de qualificação profissional.
 
As inscrições serão aceitas no período de 03 a 14 de novembro de 2014, através do site www.famesp.fmb.unesp.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 45,00.
 
Os candidatos serão selecionados, por meio de provas escrita e prática.
 
A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 19 de novembro de 2014, às 10h00min, no Ambulatório Médico de Especialidades AME – Tupã, localizado na Rua Mandaguaris, nº 970 - Tupã - SP.
 
A prova prática provavelmente será aplicada a partir das 13h30min, no mesmo local da escrita e no mesmo dia.
 
O processo seletivo terá validade pelo prazo de 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Itatinga - SP

Com oferta de 81 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Itatinga, no Estado de São Paulo, lançou edital nº. 01/2014 para realização de concurso público.
A carga horária é de 20 a 44 horas semanais, com salários que variam entre R$ 749,69 e R$ 4.554,07.
 
Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Auxiliar de serviços gerais, trabalhador braçal, atendente de farmácia, coveiro, cozinheira, inspetor de alunos, lavador de veículos, mecânico, merendeira, servente, auxiliar de dentista, auxiliar de departamento, escriturário, fiscal de obras, guarda municipal, pajem de creche, secretário de escola, técnico em enfermagem, técnico em segurança do trabalho, telefonista, assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, médico (clínico geral, gineco/obstetra, pediatra), professor (educação básica i, educação física e pré-escola) e psicólogo.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas somente via internet, no site www.mouramelo.com.br serão realizadas a partir da 00h01min do dia 27  de outubro às 20h59min do dia 21 de novembro de 2014. A taxa e inscrição é de R$ 20,00 e 29,00 (nível alfabetizado e fundamental), R$ 36,00 (nível médio) e R$ 49,00 (nível superior).
 
Prova
Os candidatos ao cargo de Professor, deverão enviar os títulos em cópias autenticadas, por SEDEX em envelope lacrado, aos cuidados da Moura Melo Consultoria LTDA, situada à Rua Juruá nº 78 – CEP 09181-550 – Vila Eldízia – Santo André – SP, até 1 dia antes da data da prova, citando função e número de inscrição no envelope.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 07 de dezembro de 2014. O local e horário das provas serão divulgados em até 5 dias antes no site www.mouramelo.com.br, no mural da Prefeitura de Itatinga, facultativamente no Jornal Local e no site www.itatinga.sp.gov.br.
 
O teste de aptidão física será realizado para o cargo de guarda municipal em data a ser divulgada pelo edital de convocação, que será publicado 5 dias antes de sua realização nos sites www.mouramelo.com.br e www.itatinga.sp.gov.br, no mural da Prefeitura de Itatinga, e, facultativamente na Imprensa Local.
 
Os candidatos aos cargos de cozinheira e merendeira, ainda farão teste prático que será realizado em data a ser divulgada pelo edital de convocação, que será publicado 5 dias antes de sua realização na Imprensa Local, no site www.mouramelo.com.br e no mural da Prefeitura de Itatinga.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Cachoeira do Sul - RS abre vagas para estagiários

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de processo seletivo n° 014/2014 de  processo seletivo de cadastro reserva para concessão de Bolsas Auxílio Estágio. As bolsas vão de R$ 250,00 a R$ 525,00, com jornadas de 20 ou 30 horas semanais.

As chances são para graduandos em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Letras, Pedagogia, Psicologia, entre outros cursos.

Também há ofertas para alunos do ensino médio e estudantes de curso técnico em Administração, Contabilidade, Secretariado, Informática, Enfermagem, Agroindústria, Agropecuária e Segurança do Trabalho.

As inscrições serão realizadas até o dia 31 de outubro de 2014, das 08.00h às 11.30h e das 13.30h às 17.00h no CIEE Cachoeira do Sul, localizado na Rua Saldanha Marinho, 1156, Centro, Cachoeira do Sul.

O processo seletivo classificará os candidatos, levando-se em consideração os pontos obtidos na prova objetiva, que será realizada dia 04 de novembro de 2014. A duração da prova Escrita será 1h 30min (uma hora e trinta minutos), sendo obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação com foto.

As provas serão aplicadas na UAB/Centro de Educação a Distância – CEAD Vale do Jacuí, Rua Júlio de Castilhos, 342. Centro, Cachoeira do Sul – RS, impreterivelmente, às 14:00h. A divulgação do gabarito provisório será no dia 05 de novembro de 2014, nos murais da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul.

A divulgação do resultado da prova objetiva será até dia 12 de novembro de 2014, nos murais da Prefeitura. O processo seletivo tem validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período a contar da data de sua homologação.

SES - SC divulga vagas na área de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina lançou dois editais de processos seletivos destinados ao provimento de sete vagas aos cargos de médicos especialistas. A seleção será feita mediante avaliação de títulos, que deverão ser entregues pessoalmente até o dia 31 de outubro de 2014.
 
O edital nº 078/2014 dispõe de três vagas para especialistas em ginecologia e obstetrícia, na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville. Os títulos serão recebidos na Secretaria de Estado da Saúde, situada à Rua Esteves Júnior nº 160, 3° andar, Centro, na Diretoria de Gestão de Pessoas, em Florianópolis ou na Maternidade Darcy Vargas, situado a Rua Miguel Couto nº 44, Anita Garibaldi, Joinville.
 
No edital nº 079/2014 foram abertas quatro vagas para pediatras, no Hospital Doutor Waldomiro Colautti, da cidade de Ibirama.  A entrega de títulos ocorrerá na Secretaria de Estado da Saúde ou no Hospital Dr. Waldomiro Colautti, situado à Rua Três de Maio s/n°, em Ibirama.
 
Já o edital nº 080/2014, oferece seis vagas ao cargo de clínico geral, para atuação na emergência. Os inscritos deverão entregar os títulos na Secretaria de Estado da Saúde ou no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, situado à Rua Xavier Arp s/n°, Bairro Boa Vista em Joinville, local esse onde exercerão a profissão.
 
Os salários propostos em ambos os editais são de R$ 1.513,21, que somados aos benefícios podem chegar a R$ 7.361,74, em jornadas de 20 horas.
 
As inscrições serão realizadas via internet, pelo endereço eletrônico da Secretaria: www.saude.sc.gov.br, até o dia 31 de outubro de 2014. Não haverá cobrança de taxa.
 
Os participantes passarão por avaliação de títulos e a homologação do resultado será publicada no Diário Oficial do Estado e no site da Secretaria.

SES - SC abre vagas em editais de processo seletivo

Com a intensão de contratar nove médicos especialistas, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina comunicou que até o dia 6 de novembro de 2014, realizará inscrições de processo seletivo através de seu endereço eletrônico: www.saude.sc.gov.br.
 
O anúncio foi feito por meio do edital nº 081/2014, cuja meta é preencher seis vagas na função de cardiologista ou para medicina intensiva, na UTI do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, situado à Rua Adolfo Donato da Silva s/n, Praia Comprida, em São José e do edital nº 082/2014, destinado à admissão de dois cancerologistas e um mastologista, para trabalharem na Maternidade Carmela Dutra, localizado na Rua Irmã Benvarda nº 208, no Centro de Florianópolis.
 
Os seletivos oferecem remunerações de R$ 1.513,21, acrescidos de benefícios que podem somar a R$ 7.361,74, em jornadas de 20 horas.
 
A seleção ocorrerá por análise de títulos, que deverão ser entregues até o dia 6 de novembro de 2014, na Secretaria de Estado da Saúde, situada à Rua Esteves Júnior nº 160, 3° andar, Centro, na Diretoria de Gestão de Pessoas em Florianópolis ou nos locais em que as vagas são ofertadas.
 
O resultado final será homologado e publicado no Diário Oficial do Estado e no site da Secretaria.

Pílula que promete curar a calvície em cinco meses está próxima de chegar ao mercado

Jakafi é a nova esperança para ratarr a calvície
Um comprimido que promete curar a calvície está prestes a entrar no mercado. A novidade foi testada em pacientes que não tinham cabelos por conta da alopecia
 
Três pacientes viram os cabelos voltarem a crescer e desaparecer com a calvície em apenas cinco meses. Bastou que tomassem dois comprimidos ao dia para que os resultados aparecessem.
 
Os pesquisadores planejam agora realizar novos testes, na esperança de que os resultados façam com que o tratamento se torne padrão para esse tipo de condição.
 
Acredita-se que esse tipo de calvície seja causada por um problema no sistema imunitário, resultando em células que destroem os folículos de cabelo. Cientistas do Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York, EUA, foram capazes de identificar quais células destruíram os folículos pilosos.
 
Vários tratamentos foram testados em camundongos, e como resultados fizeram com que os cabelos voltassem a crescer. Os pesquisadores, então, testaram um desses medicamentos, chamado ruxolitinib, em três homens completamente carecas.
 
Eles receberam a pílula para tomar duas vezes ao dia, e entre quatro e cinco meses todos tiveram os cabelos novamente crescidos na cabeça. Apesar de tratar com sucesso a alopecia, não há nenhuma garantia de que a pílula poderia curar a calvície padrão masculinas.
 

Cinco dicas para uma gravidez tranquila e saudável

O período de gestação é o momento em que as futuras mamães precisam tomar um certo cuidado com os antigos hábitos alimentares e atividades que podem comprometer o desenvolvimento do bebê
 
Apesar de alguns mitos em relação ao que as mulheres grávidas podem ou não fazer, existem algumas restrições que devem ser seguidas por quem deseja ter uma gestação saudável e plena.

De acordo com o obstetra e diretor da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), Frederico Peret, existem alguns exercícios físicos, por exemplo, que devem ser evitados, mas as atividades não só podem, como devem ser mantidas durante esse momento. Seguem algumas dicas sobre o que é bom ou ruim para as futuras mamães.
 
Confira:
 
1 - Não existem restrições alimentares durante a gravidez. A dica é consumir mais proteínas, ferro, cálcio e vitamina B9. Esses nutrientes diminuem as chances de a criança nascer com problemas neurológicos. Diminuir os alimentos gordurosos também é essencial.
 
2 - A única restrição em relação às atividades físicas é por conta dos esportes de impacto, que exigem grandes esforços. Vale investir nos exercícios aquáticos, que ajudam a melhorar a respiração e a circulação. Mas sempre com a orientação do seu médico.
 
3 - É expressamente proibido fumar durante a gestação. Álcool e café também devem ser evitados. Essas bebidas, se consumidos em excesso, interferem no crescimento do bebê e aumentam a possibilidade de aborto.
 
4 - Não deixe de fazer o pré-natal. O acompanhamento médico é fundamental para evitar complicações durante a gravidez.
 
5 - Alguns cuidados devem ser mantidos após o parto, já que o que as mamães consomem interferem diretamente no leite que produzem, que será alimento do bebê. A sugestão é tomar bastante água e ter uma alimentação balanceada.
 
Saúde Plena

Para especialistas, atendimento a doença falciforme esbarra em racismo

Durante as crises, pessoas com a doença falciforme sentem fortes dores pelo corpo - um dos principais sintomas da enfermidade que atinge, principalmente, pessoas negras
 
Com alta incidência no país, a doença falciforme deixou de ser tratada como uma enfermidade rara, nos últimos dez anos. Exames para identificá-la foram incluídos no teste do pezinho e o tratamento passou a contar com remédios gratuitos. Nodo Dia de Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra, comemorado hoje, 27 de outubro, especialistas avaliam que a prestação de um bom atendimento a pacientes em crise, nos serviços de emergência, ainda é um desafio. Durante as crises, pessoas com a doença falciforme sentem fortes dores pelo corpo - um dos principais sintomas da enfermidade que atinge, principalmente, pessoas negras.

Originária da África, a doença falciforme é uma mutação genética, que espalhou-se pelo mundo com o deslocamento forçado da população negra escravizada. É caracterizada por alterações no formato da hemoglobina, que dificulta o fluxo de oxigênio no corpo e pode levar à morte. Com alta prevalência entre os negros*, que são 52% da população no Brasil, os estados da Bahia e do Rio de Janeiro lideram o ranking de casos, com 1 paciente para cada 650 pessoas e 1 para cada 1,3 mil, respectivamente, segundo o Ministério da Saúde. O país tem cerca de 40 mil casos da doença cadastrados.
 
De acordo com a coordenadora-geral da Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doença Falciforme (Fenafal), Maria Zenó Soares da Silva, a inclusão do exame para detecção da doença no teste do pezinho, feito em recém-nascidos, foi um marco no enfrentamento da enfermidade. Hoje, pacientes são acompanhados por hemocentros e recebem medicamentos. O problema, avalia ela, é o atendimento durante as crises de dor, por hospitais comuns da rede de saúde.

“A crise de dor é o maior sofrimento para as pessoas com a doença falciforme. [As dores] Vêm de um hora para outra, mas o atendimento nos serviços de urgência e emergência é demorado, é lento. Esse é o maior problema para o paciente com a falciforme”, avaliou. Segundo a coordenadora, mais de 90% dos pacientes com a doença que procuram o hospital estão em crise. Os demais vão para se tratar de infecções, que é maior causa de morte dos doentes.

O racismo nas instituições de saúde, que se traduz em consultas de baixa qualidade e mais tempo de espera, por exemplo, se soma a dificuldades no atendimento de pacientes em crise, avalia a conselheira do Conselho Nacional de Saúde Simone Cruz, que representa a organização Articulação de Mulheres Negras Brasileira (AMNB). “A pessoa chega [na unidade] dizendo que tem a doença falciforme e não é tratada como um caso de extremo sofrimento”, disse. Para ela, esse é um aspecto do racismo no sistema, que discrimina pessoas negras.

Outro problema, segundo Simone, é o próprio diagnóstico que, em alguns casos, pode ser tardio e prejudica, prioritariamente, pessoas com poucos recursos. “A pessoa chega no hospital e diz que está com dor, só que dor não tem aparelho para medir, então, essa intensidade não é considerada. Quando a pessoa não sabe que está com a doença, é pior ainda”, avaliou. De acordo com Simone, a doença falciforme será tema de discussão da reunião do conselho de saúde em novembro, mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20).

O Ministério da Saúde tem capacitado profissionais da rede pública para acabar com práticas racistas nas instituições de saúde e tratar a doença. Com a ausência de hematologistas em todas as cidade, a estratégia foi capacitar equipes do país inteiro, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, Joice Aragão. “São médicos clínicos e pediatras que fazem o acompanhamento, vinculados ou não a hemocentros”, frisou.

A estratégia brasileira, reconhecida internacionalmente, tem ampliado a cobertura e a qualidade de vida dos pacientes. Para compartilhar essa experiência, o país sedia, entre 11 e 14 de novembro, no Rio de Janeiro, a 2ª Conferência da Rede Global sobre Doença Falciforme (GSCDN, na sigla em inglês). O evento é referência e vai reunir pesquisadores, profissionais da área e a sociedade civil.

* Convencionou-se chamar negros a soma dos grupos populacionais preto e pardo, seguindo classificação do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
 
Correio Braziliense

Baixa umidade do ar e alta temperatura provocam não só mal-estar, mas dermatites e outras doenças

Veja os cuidados que podem aliviar os sintomas
 
O dono de academia Carlos Antônio Costa, de 44 anos, sonha com dias mais frescos. No clima quente, o suor se transforma no pior inimigo. “Nas partes em que o suor fica retido, principalmente nas dobras das pernas, às vezes, na cintura, a pele fica toda empolada e coça muito. É uma tortura”. O sofrimento ocorre somente no calor. “No frio, mesmo transpirando, não sinto nada, mas no clima quente é bem complicado.
 
A pele empola e a coceira é irritante, não para. A dermatologista me disse ser alergia à temperatura e me recomendou usar neste período roupas claras, de algodão e passar a pomada dexametasona, que alivia bastante. Não é fácil. Lido com esta situação desde os 28 anos”.
 
Neste mês, o país amarga altas temperaturas e baixa umidade. Belo Horizonte, por exemplo, já bateu recorde de temperatura nesta primavera, com os termômetros superando 36°C. Em várias partes do Brasil a baixa umidade chegou a 20% (a Organização Mundial da Saúde considera estado crítico abaixo de 50%), condição que provoca não só mal-estar e desconforto, mas doenças. Coceiras, descamações, manchas, irritações, pele seca e outras reações são aceleradas pelo clima hostil.

Buscar soluções caseiras e paliativas, que têm apenas efeito temporário, é comum. Mas há casos em que o único caminho é o consultório do dermatologista. O diagnóstico não é dos mais fáceis – mudanças bruscas de temperatura, tempo seco, ácaros, pó, alimentação, substâncias que causam alergia (sabonetes, detergentes, perfumes) e até fatores emocionais podem se manifestar na pele.

A dermatologista Ligia Kogos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e diretora da Clínica Ligia Kogos de Dermatologia, em São Paulo, afirma que com o tempo seco e altas temperaturas, a sensação de estar dentro de um forno não é infundada. “A hidratação da pele evapora e é como se estivéssemos numa estufa. Os olhos e o nariz sofrem e o ressecamento de braços, pernas e rosto é maior”, diz. Pode ocorrer então a dermatite asteatósica. “A pessoa passa a ter coceira, instalando-se um círculo vicioso. Quanto mais coça, mais a pele reage à agressão e passa para o processo de liquinificação, no qual a pele engrossa. É uma armadilha, o que torna comum as escoriações e cascas, principalmente nos braços e nas pernas”.

Em um grau exacerbado, “a pessoa pode ter o corpo coberto de escoriações, oportunidade para que outras doenças se instalem”. Nesses casos, o simples hidratante não resolve – é indicado o uso de corticóide com antialérgico. “É preciso conjugar hidratante à base de ácido lático, vitamina E e ceramida com lubrificantes. Fórmulas com dimethicone ajudam, já que ele é um silicone hipermeabilizante”.

Ela chama a atenção para quem tem bronquite e rinite, em especial as crianças, “mais propensas às dermatites”. O clima seco agrava também as dermatites atópicas, próprias dos alérgicos, e a dermatite de contato (alergia a níquel, bijuterias). “A herpes também fica mais evidência. O vírus armazenado aflora de tempos em tempos e se instala nos lábios e nas nádegas. Rachaduras, pele machucada e resistência baixa a faz reaparecer. Num surto, o tratamento é com medicamentos via oral, como o aciclovir”, informa a médica.

Novas drogas no mercado surgem como aliadas. “A dermatologia avança demais e o importante é consultar o médico. No caso da dermatite atópica, a família dos biológicos é superimportante. Hoje, sabe-se que a vitamina E melhora bem a condição de quem tem pele seca”. Por outro lado, há determinados casos em que a pele é tão oleosa que a secreção é ácida e queima a pele. E há outros em que a pele, apesar do aspecto seco, produz óleo demais, ocasionando a dermatite seborréica. Apesar de ser frequente no inverno, o problema se agrava com a baixa umidade. “Doença de pele é grave. Se há um sinal, você foi a vários médicos e o quadro não melhorou, é preciso investigar, fazer uma biópsia, porque pode haver algo oculto”, alerta a médica.

Auto-imagem Além da dor física, o dermatologista Jackson Machado Pinto alerta que as doenças de pele provocam não só o preconceito de quem está em volta, mas o constrangimento para portadores. “Há um prejuízo da auto-imagem, quadros de depressão e diminuição da sociabilidade”, diz o coordenador da disciplina de dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, chefe da clínica dermatológica da Santa Casa de Belo Horizonte, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro estrangeiro da Academia Americana de Dermatologia. Também é preciso estar atento a quem tem quadros psicossomáticos, já que “há pessoas que coçam a pele compulsivamente”. O médico faz vários alertas e sugestões para aliviar os sintomas e prevenir o aparecimento das doenças de pele (leia quadro).

Cuidados que aliviam
 
- Não passe álcool no local lesionada. A sensação de alívio é mentirosa, só agrava.
 
- Banhos demais e bucha devem ser evitados, já que retiram a proteção da pele.
 
- É recomendável uma vez por semana, com a pele molhada, usar óleo vegetal porque lubrifica sem melar. Pode ser de amêndoa, milho, avelã, glicerina e até o de soja, qualquer um. Não use óleo mineral, que tampa os poros.
 
- Ureia só é indicada com orientação médica. Na dúvida, creme comum, de supermercado, é o mais seguro.
 
- No estágio grave, só o médico define o tratamento medicamentoso local e oral. Há soluções eficientes, como corticóide com ou sem antibiótico, antialérgico e antimicóticos.
 
- Tome muito líquido, fuja do sol, use protetor solar, roupa leve e alimentação adequada
 
- Psoríase tem novo medicamento e aplicativo
 
Lesões avermelhadas e descamativas na pele que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos, são as características da psoríase, doença inflamatória da pele, crônica e não contagiosa que afeta 125 milhões de pessoas no mundo. Um novo medicamento biológico (produzido a partir de células vivas) o secuquinumabe, promete resultados inéditos no clareamento de lesões. Melhora de qualidade de vida, clareamento mais rápido e prolongado das lesões de pele (placas avermelhadas descamativas) e redução dos sintomas da doença foram os principais resultados dos estudos Erasure e Fixture, publicados no New England Journal of Medicine.

No Dia Mundial da Psoríase, comemorado na próxima quarta-feira, será lançado um web app que convida os usuários a se enxergarem com psoríase. Acesse o aplicativo pelo site www.psoriasetemtratamento.com.br e compartilhe nas redes sociais com a hashtag #PsoriaseTemTratamento. “Estamos animados com a iniciativa”, afirma Marcelo Arnone, dermatologista e coordenador da campanha que quer levar à população mais informações sobre a doença, além de combater o preconceito.
 
Saúde Plena