Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de outubro de 2014

29 de Outubro: Dia Mundial de Combate ao AVC

 
Hoje é comemorado o Dia Mundial de Combate ao AVC
 
 
Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Definição
Às vezes chamado de "ataque cerebral", um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma interrupção do fornecimento de sangue para qualquer parte do cérebro.

Nomes alternativos
Doença cerebrovascular; infarto cerebral; hemorragia cerebral; derrame isquêmico; acidente cerebrovascular; derrame hemorrágico

Causas, incidência e fatores de risco
O AVC acontece quando o fluxo de sangue para uma parte do cérebro é interrompido porque um vaso sanguíneo no cérebro está bloqueado ou se rompe. Se a circulação do sangue for interrompida por mais do que alguns segundos, o cérebro não consegue obter sangue e oxigênio. As células cerebrais podem morrer, causando danos permanentes.
 
Leia também:

Uma em cada seis pessoas terá AVC, alerta campanha mundial

Caminhada pode diminuir o risco de AVC em homens, diz estudo

Até 15% das vítimas de mini-AVC sofrem AVC completo dentro de três meses

Colesterol alto pode aumentar o risco de AVC

AVC atinge cerca de 15 milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo

 
Sintomas
Os sintomas de AVC dependem da parte do cérebro que é lesada. Em alguns casos, uma pessoa pode nem mesmo estar ciente de que teve um derrame. Os sintomas geralmente se desenvolvem repentinamente e sem aviso, ou eles podem ocorrer ocasionalmente por um ou dois dias. Os sintomas geralmente são mais graves quando o AVC ocorre pela primeira vez, mas eles podem ficar piores aos poucos.

Pode ocorrer uma dor de cabeça, especialmente se o AVC for causado por hemorragia no cérebro

A dor de cabeça:

- Começa repentinamente e pode ser forte

- Ocorre quando você está deitado

- Acorda você do sono

- Piora quando você muda de posição ou se curva, estica ou tosse

Outros sintomas dependem da gravidade do AVC e de qual parte do cérebro é afetada.

Os sintomas podem incluir:
- Mudança na agilidade (inclusive sonolência, inconsciência e coma)

- Mudanças na audição

- Mudanças no paladar Lentidão

- Confusão ou perda de memória

- Dificuldade para deglutir

- Dificuldade para escrever ou ler

- Tontura ou sensação anormal de movimento (vertigem)

- Falta de controle sobre a bexiga ou intestinos

- Perda de equilíbrio

- Perda de coordenação

- Fraqueza nos músculos da face, do braço ou da perna (geralmente apenas em um lado)

- Dormência ou formigamento em um lado do corpo

- Alterações de personalidade, humor ou emocionais

- Problemas com visão, inclusive visão reduzida, visão dupla ou perda total da visão

- Alterações na sensação do toque e na capacidade de sentir dor, pressão, temperaturas diferentes ou outros estímulos

- Dificuldade para falar ou compreender outros que estão falando

- Dificuldade para caminhar
 
Leia mais:

AVC: 90% dos riscos vêm de apenas 10 causas

Sem medo do AVC: é possível prevenir a doença que mais mata no país

Pesquisa mostra que brasileiro não reconhece todos os sintomas de AVC

Ocorrência de AVC aumenta 25% em pessoas entre 20 e 64 anos

Em cada sete casos de AVC, um acontece durante o sono

Cinco hábitos saudáveis podem reduzir pela metade risco de AVC em mulheres

Mulheres correm mais riscos de sofrer AVC do que homens



Complicações
- Respirar comida no canal de ventilação (aspiração)
 
- Expectativa de vida reduzida
 
- Dificuldade de comunicação
 
- Fraturas Subnutrição
 
- Convulsividade dos músculos
 
- Perda permanente das funções do cérebro
 
- Perda permanente de movimento ou sensibilidade em uma ou mais partes do corpo
 
- Problemas devido à perda de mobilidade, inclusive contraturas articulares e escaras de decúbito
 
- Capacidade reduzida de agir ou cuidar de si mesmo Interações sociais reduzidas
 
- Efeitos colaterais de remédios
 
Ligando para seu serviço de assistência médica
O AVC é uma emergência médica que requer tratamento imediato. Ligue para a emergência local se alguém tiver sintomas do problema.

Minha Vida /Enciclopédia ADAMS

Dor de cabeça, formigamento nos braços e vômitos podem ser sinais de AVC

Getty Imges
Cerca de 80% dos derrames são do tipo isquêmico
No Dia Mundial de Combate ao AVC, especialistas enfatizam a importância antecipar diagnóstico
 
Dor de cabeça forte, perda da visão de um dos olhos, sensação de formigamento nos braços, alteração na fala, confusão mental, náuseas e vômitos. Todos esses são sintomas do AVC (Acidente Vascular Cerebral) que, segundo o Ministério da Saúde, mata mais de 100 mil pessoas por ano no Brasil.
 
De acordo com o neurorradiologista e professor da Unifesp, Roberto Nogueira, um em cada seis brasileiros corre risco de sofrer um derrame ― nome popular para a doença ―, por isso, é fundamental se ater aos sintomas para antecipá-lo.
 
― É importante se atentar aos sintomas, encaminhar o paciente ao hospital o mais rápido e fazer exames de imagem para detectar a causa do problema.
 
Uma doença que compromete veias e/ou artérias, o AVC pode ser isquêmico ― entupimento de um vaso que leva sangue ao cérebro ― ou hemorrágico ― rompimento de um vaso no cérebro. Segundo o neurorradiologista João de Deus, cerca de 80% dos derrames são do tipo isquêmico.
 
― Embora os dois tipos sejam graves, o hemorrágico, que está ligado principalmente à hipertensão arterial, pode causar maiores danos cerebrais que são irreversíveis.
 
Para Nogueira, apesar de ser difícil de prevenir o AVC, é importante que as pessoas cuidem da saúde para reduzir os riscos de desenvolver o problema.
 
― Evitar a obesidade, cigarro, álcool, controlar os níveis de colesterol, da pressão alta e do diabetes são fundamentais para afastar o problema. Manter uma rotina de atividades físicas também ajuda.
 
Mais comum em idosos, o AVC também está atingindo os jovens. Assista ao vídeo: 


 
R7

EUA patenteiam método brasileiro para desenvolver vacinas contra Aids

Reprodução BBC - No segundo semestre de 2012,
a Fiocruz começou a testar em seres humanos um remédio
 para tratar a Aids em crianças
Método é produto de vários anos de trabalho de pesquisadores da Fiocruz
 
Um método desenvolvido por pesquisadores brasileiros e que pode ser usado para a produção de vacinas contra diferentes doenças, com resultados promissores para prevenir a Aids, foi patenteado nos Estados Unidos. O método, patenteado no Brasil em 2005, é produto de vários anos de trabalho de pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), informou nesta segunda-feira (27) este organismo vinculado ao Ministério da Saúde e que é considerado o maior centro de pesquisa médica da América Latina.
 
A tecnologia foi reconhecida pelo Escritório Americano de Patentes e Marcas (UPTO, na sigla em inglês) após dez anos de trâmites, segundo um comunicado da Fiocruz. O método de desenvolvimento de vacinas patenteado se baseia na modificação do código genético do vírus que transmite a febre amarela para ser usado no combate de outras doenças. Ao vírus da febre amarela é introduzida uma pequena partícula de outro vírus viva, mas atenuada, ou seja, sem capacidade para desenvolver a doença que é transmissora.
 
Com o vírus geneticamente modificado, os pesquisadores preveem introduzir em pacientes uma determinada quantidade do outro vírus, com o objetivo que as defesas dos seres humanos possam reconhecer os patógenos e estabelecer um padrão para combatê-los, ou seja que desenvolvam defesas. Como resultado deste processo se obtêm os "vírus recombinados", capazes de ensinar o sistema imunológico dos pacientes a reconhecer outras infecções. Um dos objetivos da Fiocruz é conseguir implementar este método no desenvolvimento de vacinas contra a Aids, e os pesquisadores já estão realizando testes, até agora bem-sucedidos, com macacos, considerados os melhores modelos para o estudo da doença por sua semelhança genética com os humanos.
 
Nos testes clínicos com estes animais, que são realizados nos Estados Unidos, se combinou o código genético do vírus da febre amarela com o do VIS (vírus de imunodeficiência em símios), que nele tem um efeito similar ao da aids nos humanos. Quando a vacina desenvolvida com este método foi aplicada nos macacos, seu sistema imunológico aprendeu a reconhecer os patógenos do VIS e suas defesas atuaram de uma forma mais eficaz sobre a doença. Esta tecnologia foi criada pela chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivirus da Fiocruz, Myrna Bonaldo, e pelo pesquisador do Instituto de Tecnologia em Inmunobiológicos da fundação, Ricardo Galler.
 
No segundo semestre de 2012, a Fiocruz começou a testar em seres humanos um remédio para tratar a Aids em crianças, uma doença que, segundo dados oficiais, entre 1980 e 2010 afetou 14 mil menores de 13 anos, que, em sua maioria, o herdaram de suas mães durante a gravidez ou no momento do parto.
 
EFE / R7

Google trabalha na criação de nanopartículas para detectar doenças

Nanopartículas devem aderir às células doentes e transmitir informação. Em computador, dados serão analisados e indicará as doenças no corpo
 
O Google anunciou nesta terça-feira (28) estar trabalhando no desenvolvimento de nanopartículas com intuito de utilizá-las para identificar alterações bioquímicas no organismo que possam dar sinais de alerta de doenças.
 
A empresa, com sede em Mountain View na Califórnia, informou que as nanopartículas serão ingeridas por uma cápsula e transmitirão as informações sobre as células doentes para um computador equipado com sensores.
 
Em comunicado divulgado nesta terça-feira, a empresa destacou que as taxas de sobrevivência ao câncer dependem em grande parte do diagnóstico precoce da doença e lamentou que em muitos casos, como os de tumores no pâncreas, esses diagnósticos ainda não sejam viáveis.

Leia também:

Nanopartículas com fármaco fazem entrega 'sob medida' para o corpo

Nanotecnologia impulsiona tratamento de câncer e outras doenças

Brasil cogita aderir à regulação sobre nanotecnologia

Nanotecnologia melhora ação de creme antirrugas

Riscos da nanotecnologia podem ser regulados por lei 

 
A GoogleX, divisão do Google que desenvolveu os automóveis autônomos (sem motorista, freio ou volante), o Google Glass e os balões aerostáticos, para levar internet às comunidades remotas, também está trabalhando no projeto das nanopartículas.
 
"A GoogleX está desenvolvendo pesquisas para saber se as nanopartículas no fluxo sanguíneo combinado ao um dispositivo portável equipado com sensores especiais, podem ajudar os médicos a detectar doenças ainda em fase inicial", afirmou a empresa.
 
O projeto ainda está em desenvolvimento, os especialistas estimam que pode ser necessário de cinco a sete anos até que se complete. Ainda assim, o Google acredita no potencial desta tecnologia.
 
A empresa disse que pode ser possível desenvolver um teste para detectar enzimas geradas por placas nas artérias que estejam prestes a explodir e causar um infarto ou acidente vascular cerebral.
 
As nanopartículas devem aderir às células doentes e transmitir informação para os dispositivos portáteis.
 
O Google ressaltou que as tecnologias desenvolvidas nos últimos anos como micro sensores e poderosos microscópios aumentam a esperança de novos sistemas de diagnóstico.
 
"Antes de existir estas ferramentas, estudar uma doença era como estudar a cultura francesa sobrevoando Paris uma vez ao ano. Era possível ter uma visão superficial, mas não imergir na ação", destacou a empresa.

G1

Humanidade enfrenta escalada na frequência de epidemias, afirma estudo científico

Foto: Christian Thompson/AP - Vendedora em uma feira em Gana:
condições precárias de preservação
Surtos como o do ebola estão se tornando mais comuns, mas proporção da população afetada é menor
 
Rio - O ebola não está só. Outros 12 mil surtos pegaram o planeta de surpresa entre 1980 e 2013, afetando cerca de 44 milhões de pessoas, segundo um levantamento divulgado ontem pela Universidade de Brown, nos EUA. A tendência é que esta erupção de casos seja cada vez maior. Há, no entanto, uma notícia positiva — a proliferação de doenças está provocando menos vítimas.
 
O aumento da população e a globalização fazem com que os agentes causadores de doenças circulem muito mais rapidamente, trocando de continente do dia para a noite. Com as crescentes intervenções no meio ambiente, micro-organismos que antes viviam isolados entram em contato com o homem causando doenças. O ebola, por exemplo, pode ter vindo de morcegos.
 
O estudo revela que 65% das doenças detectadas no levantamento são zoonoses, ou seja, vêm de animais. Ao todo, estas enfermidades causaram cerca de 56% dos surtos desde 1980.
 
— A população está cada vez mais interligada, inclusive com a vida selvagem, que é hospedeira de agentes capazes de produzir doenças — explica Katherine Smith, coautora do estudo e professora assistente do Departamento de Biologia de Brown. — Estas conexões criam oportunidades para os patógenos mudarem de hospedeiros e atravessarem fronteiras.
 
Infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury, Celso Granato destaca a facilidade com que os surtos podem ser transportados mundo afora.
 
— Milhares de viagens aéreas são feitas por dia. Se eu te der US$ 10 mil, você pode ir para qualquer lugar do mundo e está exposto a uma infecção — relata.
 
As doenças que provocam os surtos também podem são típicas de cada região. Em alguns países pobres, por exemplo, a falta de informações cria resistências a campanhas de vacinação contra o sarampo e a poliomelite, entre outras enfermidades.
 
As precárias condições higiênicas também facilitam o surto de doenças nas nações pobres.
 
— A falta de saneamento básico deixa a população em constante contato com a água contaminada e o esgoto — lembra Anna Caryna Cabral, infectologista do Hospital Pedro Ernesto. — É um cenário que proporciona a difusão de casos de leptospirose, dengue e malária, entre muitas doenças.
 
Os meios de produção de alimentos também permitem mudanças de hospedeiros de doenças. A granja, segundo Granato, é um ambiente de “promiscuidade” para disseminação de patógenos entre as espécies. Dez anos atrás, por exemplo, o H5N1, uma cepa mortal da grive aviária, provocou pelo menos 375 mortes, a maioria na Indonésia, Egito e Vietnã.
 
Surtos aumentaram no século XXI
A virulência dos surtos, porém, está diminuindo. Segundo Katherine, os centros de pesquisa estão detectando os focos de doenças com cada vez mais velocidade e eficiência.
 
Entre 1980 e 1985, o estudo da Universidade de Brown registrou menos de mil surtos. Entre 2005 e 2010, foram quase 3 mil. Nestes períodos, o número de doenças responsáveis por esta erupção de casos aumentou — eram menos de 140, e passaram para 160.
 
Para coletar estes dados, a equipe de Katherine recorreu a um leque de informações, como o PIB de cada país, o tamanho da população e o acesso à informação, seja pela liberdade de imprensa ou pelo uso da internet.
 
— Registramos mais surtos nos países desenvolvidos, como EUA, Canadá e na Europa Ocidental, porque neles há mais recursos para consulta e combate às doenças — avalia a pesquisadora. — Por outro lado, acredito que há muitos surtos desconhecidos nas nações em desenvolvimento.
 
Na América Latina, Brasil e México estão no topo do registro de surtos. Katherine ainda não analisou os motivos, mas acredita que, por aqui, isso ocorre devido à grande presença de agentes transmissores de doenças.
 
Granato acredita que o país tem condições para investigar grandes focos de doenças.
 
— Além do acesso à informação, o sistema de saúde funciona razoavelmente bem, e o índice de vacinação é eficiente — calcula. — São fatores que permitem a identificação de surtos. Mas ainda temos dificuldades para combater alguns deles. A dengue, por exemplo, é um problema crônico. E a chegada do vírus do chikungunya, que está no Caribe e também é transmitido pela picada de um mosquito, afundaria o país.
 
A tendência de aumento no número de surtos não assombra Granato, caso as doenças sejam monitoradas de perto.
 
— O sistema de vigilância é muito maior do que no passado — assinala. — A gripe, por exemplo, é estudada em 40 países, permanentemente alertas a qualquer mutação do vírus. Talvez não tenhamos vacina para todos eles, mas sem dúvida a fabricação será acelerada.
 
Doenças com mais focos
O chikungunya, aliás, é um dos mais recentes vilões do planeta. O vírus figura entre as dez doenças que causaram mais surtos entre 2000 e 2010. O ranking é liderado pela salmonela, seguida por e. coli, gripe A, hepatite, antraz, shigelose, tuberculose e triquinose.
 
A campylobacter, a cryptosporidiosis e a hepatite E, que estavam entre as doenças que causavam mais surtos nas décadas passadas, foram riscadas da nova seleção.
 
— É muito difícil saber quais vírus podem levar a um surto — admite Granato. — Três anos atrás, não acreditaria que o chikungya causaria um estrago tão grande.
 
Katharine realizou sua pesquisa com base no registro de surtos da Rede Global de Doenças Infecciosas e Epidemiologia (Gideon, na sigla em inglês). Agora, ela pretende recorrer à mesma fonte para cumprir a segunda etapa do seu estudo — o modo como as mudanças climáticas e do uso do solo vão influenciar as doenças infecciosas:
 
— Um mundo mais quente, com paisagens alteradas e mais urbano terá um novo modo de se relacionar com as doenças.

O Globo

Homens com mais de 20 parceiras sexuais têm menor de risco de câncer de próstata

Matthew Plexman / Radius Images - Homens que diversificam
parceiras sexuais reduzem risco de câncer de próstata
Estudo indicou, no entanto, que o efeito oposto ocorre entre homossexuais
 
Rio - Boas notícias para os garanhões mundo afora. Um estudo publicado na revista Cancer Epidemiology defende a tese de que um homem que já tiver dormido com pelo menos 20 mulheres reduz em quase 30% o risco de desenvolver câncer de próstata.
 
A pesquisa, feita por especialistas da Universidade de Montreal e INRS-Instituto Armand-Frappier, entrevistou 3.208 homens. Do total, 1.590 foram diagnosticados com câncer de próstata entre setembro de 2005 e agosto de 2009, enquanto outros 1.618 faziam parte do grupo controle.
 
Os cientistas descobriram que homens com vida sexual ativa e diversificada têm 19% menos probabilidade de desenvolver um tipo agressivo de câncer, em comparação com aqueles que tinham tido apenas uma parceira sexual. Enquanto isso, os homens que eram virgens tinham quase duas vezes mais probabilidade de serem diagnosticados com câncer de próstata do que aqueles que eram experientes sexualmente.
 
A explicação é a de que quanto mais companheiras, mais o homem ejacula e libera substâncias cancerígenas do líquido prostático, um dos componentes do sêmen. Eles também podem levar a menos estruturas cristalinas como na próstata que têm sido associados com o cancro da próstata.
 
De acordo com o estudo, o mesmo não se aplica a homens homossexuais. Os cientistas também constataram que os que têm mais de 20 parceiros masculinos tiveram o risco de câncer de próstata dobrado. Já as chances de um câncer mais agressivo multiplicaram-se por cinco. Para esse fato, no entanto, as explicações ainda são altamente especulativas: os especialistas acreditam que a prática do sexo anal produz um trauma físico para a próstata.
 
O Globo

Quanta cafeína é suficiente para matar?

Em 2010, um britânico de 23 anos morreu por overdose de cafeína. Michael Lee Bedford consumiu o equivalente a 70 latas de energético ingerindo colheradas de pó de cafeína, que comprou pela internet
 
A cafeína, consumida em doses muito elevadas, pode ser fatal. Esse estimulante é encontrado no café, alguns tipos de chás, energéticos e refrigerantes.
 
No ano passado, várias mortes foram ligadas ao consumo de cafeína nos Estados Unidos – cinco delas foram atribuídas ao energético Monster Energy, que é alvo de processos judiciais, e outras 13 mortes e mais 33 hospitalizações estão sendo ligadas ao energético 5-Hour Energy Shots.
 
A boa notícia é que seria muito difícil morrer de overdose de cafeína apenas tomando café, que é uma das bebidas mais amadas do Brasil. Especialistas afirmam que uma dose letal de cafeína equivale a 10 gramas. Isso significa quase 5 litros de café, que poderiam ser distribuídos em 100 xícaras consumidas em um curto período de tempo.
 
Qual é a quantia de cafeína diária segura para beber?
Com tantas mortes ligadas ao consumo excessivo de cafeína, entretanto, é difícil não pensar: afinal, qual é a quantidade segura de cafeína que podemos ingerir?
 
É difícil estabelecer um limite diário de consumo com precisão, porque a cafeína é eliminada de cada organismo de maneiras diversas. As variações são resultado de diferenças genéticas, sexo, e até mesmo se uma pessoa é fumante.
 
Para aumentar a confusão, a ciência adora café. E não é por menos – ele não só te deixa acordado e com disposição por horas, como pode fazer você viver por mais tempo, diminui a probabilidade de desenvolver câncer de próstata, pode diminuir o risco de depressão e te proteger contra doenças cardíacas.
 
Se você também ama café, algumas xícaras não vão te matar – você só pode chegar perto disso se tomar um galão da bebida. Beber até quatro ou cinco xícaras de café por dia, o que equivale a 400 mg de cafeína, é uma quantia segura para adultos saudáveis.
 
A ressalva fica para as mulheres grávidas, que não devem consumir mais de 200 mg de cafeína por dia, ou duas xícaras de café. Estudos recentes indicam que o consumo alto de cafeína por grávidas está ligado ao maior risco de aborto ou de ter um bebê abaixo do peso ideal.
 
Leia também:

Por um café mais suave ao estômago

10 coisas que café faz com o seu corpo

O café que você toma é saudável?

Café a fruta mais saudável

Café melhora a satisfação, o humor e evita doenças degenerativas

Três a quatro xícaras de café por dia reduzem risco de diabetes em 25%

Curiosidades que todos os viciados em café deveriam saber

Descubra quanta cafeína você ingere
 
Abaixo, confira a quantidade média de cafeína em cada bebida:
  • Café (150 ml): 60-150 mg
  • Café descafeinado (150 ml): 2-5 mg
  • Leite achocolatado (225 ml): 2-7 mg
  • Chá (150 ml): 40-80 mg
  • Coca-Cola (354 ml): 64 mg
  • Coca-Cola Diet (354 ml): 45 mg
  • Pepsi (354 ml): 43 mg
A regra geral para aproveitar os benefícios do pretinho é ser sensato e não abusar da cafeína.
 
io9/WebMD / Hypescience

Humor: Dói muito?

5 vitaminas e suplementos vitamínicos que realmente valem a pena tomar

Uma série de estudos recentes têm minado a confiança da população em geral em relação às outrora muito populares vitaminas
 
De acordo com os cientistas, a grande maioria dessas vitaminas e de suplementos minerais simplesmente não vale a pena. Um editorial da revista científica Annals of Internal Medicine foi bem direto: “Pare de desperdiçar dinheiro em suplementos vitamínicos e minerais”.
 
E esse recado vale para uma gama enorme de suplementos que você imagina que seja superbenéfico para a sua saúde. Já foi provado, por exemplo, que multivitaminas não reduzem a chance de se desenvolver câncer ou doenças cardiovasculares. Diversas pesquisas provaram que a vitamina C em nada auxilia na prevenção do resfriado comum – uma crença errônea que remonta a uma sugestão teórica feita por um cientista na década de 1970.
 
No entanto, existe, sim, uma considerável diversidade de vitaminas e suplementos que, de acordo com estudos científicos, de fato valem a pena ser consumidos em condições específicas.
 
Confira, a seguir, um resumo de algumas das mais importantes vitaminas:
 
5. Vitamina D
De todas as vitaminas “clássicas” – os compostos orgânicos vitais descobertos entre 1913 e 1941 e batizados com as primeiras letras do alfabeto –, a D é de longe a mais benéfica para se ingerir em forma de suplemento.
 
Uma revisão de uma série de estudos realizados sobre esse tema concluiu que a vitamina D é responsável pela diminuição da mortalidade geral em adultos. Outra pesquisa semelhante, do ano passado, chegou à mesma conclusão. Ou seja, ao se analisar aleatoriamente adultos que tomam o suplemento e aqueles que não o fazem (sem controlar as diversas outras variáveis que podem influenciar a expectativa de vida humana), os pesquisadores descobriram que os adultos que tomam suplementos de vitamina D por dia viveram mais tempo do que aqueles que não o fazem.
 
Outra pesquisa descobriu que, em crianças, tomar suplementos de vitamina D pode reduzir a chance de contrair gripe e que, em adultos mais velhos, a vitamina extra melhora a saúde óssea e reduz a incidência de fraturas.
 
4. Probióticos
Diversas pesquisa têm mostrado quão cruciais as trilhões de células bacterianas que vivem dentro de nós são na tarefa de regular a nossa saúde – e quão prejudicial pode ser eliminar uma parte delas de repente com um antibiótico. Em outras palavras, tomar o oposto de um antibiótico – um probiótico (o suplemento ou um alimento naturalmente rico em bactérias, como o iogurte) – com o objetivo de substituir as colônias de bactérias em seu intestino é uma boa ideia.
 
Em 2012, uma análise de 82 estudos descobriu que o uso de probióticos (a maioria dos quais contendo bactérias do gênero Lactobacillus, naturalmente presentes no trato gastrointestinal) reduziu significativamente a incidência de diarreia depois de um tratamento com antibióticos.
 
Por outro lado, os probióticos não são uma cura para todos os problemas do sistema digestivo: eles não têm sido considerados eficazes no tratamento da síndrome do intestino irritável, entre outras doenças crônicas. Como a maioria dos outros suplementos que são realmente eficazes, os probióticos são úteis em circunstâncias muito específicas, não sendo necessário ingeri-los diariamente.
 
3. Zinco
A vitamina C não pode ser eficaz para prevenir ou tratar o resfriado comum, mas existe, sim, um suplemento que pode (e deve) ser amplamente utilizado para esse fim: o zinco. O mineral está envolvido em muitos aspectos diferentes do nosso metabolismo celular, e uma de suas funções é a de interferir na replicação do rinovírus – os micróbios que causam o resfriado comum.
 
Uma revisão de 13 estudos concluída em 2011 chegou à conclusão de que, se você sentir um resfriado chegando, o melhor a se fazer é evitar o consumo excessivo de vitamina C e ingerir uma pastilha ou pílula de zinco para ficar melhor o quanto antes. A maioria dos estudos nos quais a pesquisa se baseou fez experimentos com pacientes que tinham acabado de manifestar sintomas do resfriado comum. Uma parte deles recebeu suplementos de zinco, enquanto o outro grupo ingeriu um placebo. Em todas as pesquisas, descobriu-se que o mineral reduziu significativamente a duração dos sintomas do resfriado, além de os deixarem menos graves.
 
2. Niacina
Também conhecida como vitamina B3, a niacina é considerada uma possível cura para uma infinidade de problemas de saúde (incluindo colesterol alto, doença de Alzheimer, diabetes e dores de cabeça). Entretanto, na maioria dos casos, é necessária uma dose forte prescrita por um médico para se alcançar o resultado desejado.
 
Os suplementos de niacina só possuem eficácia comprovada pela ciência para um grupo de pessoas: quem possui doenças cardíacas. Uma revisão sobre o assunto feita em 2010 constatou que a ingestão do suplemento diariamente reduziu a chance de um acidente vascular cerebral ou um ataque cardíaco em pessoas com doenças cardíacas, reduzindo o risco geral de morte devido a um evento cardíaco.
 
1. Alho
Isso aí, alho! Além de usá-lo para temperar seu arroz, você também pode utilizá-lo – quando tomado como suplemento concentrado – como um tratamento surpreendentemente eficaz para pressão arterial elevada. Uma análise de 2008 de 11 ensaios clínicos constatou que, e uma maneira geral, comer alho todo dia reduz a pressão arterial, com os resultados mais significativos tendo sido observados em adultos que tinham pressão arterial elevada no início dos estudos.
 
Além desse benefício, também houve pesquisas recentes que sugeriram que os suplementos de alho podem prevenir o câncer, mas os resultados ainda não são unanimidade no meio científico. Estudos observacionais, que dependem de dados coletados de pessoas que já tomam suplementos de alho por conta própria, encontraram uma ligação entre o consumo de alho e uma incidência reduzida de câncer. No entanto, essa correlação poderia ser o resultado de outras variáveis. De qualquer forma, o alho pode ser mais benéfico para a sua saúde do que você imaginava – ainda mais se você tiver pressão alta.

Smithsonian / Hypescience

Prefeitura de Votorantim - SP publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Votorantim, no estado de São Paulo, promove processo seletivo regido pelo edital n° 01/2014 - SESA-SEED, destinado ao provimento de 10 vagas para cargos de níveis fundamental e superior.  A organização do certame é de responsabilidade da empresa Integri Brasil - Projetos e Serviços Integrados Ltda. EPP.
 
Para profissionais com formação em nível fundamental são apresentadas as funções de Auxiliar de Enfermagem Plantonista e Auxiliar de Enfermagem, com vencimentos de R$ 97,46 por plantão e R$ 1.407,35 mensais, respectivamente.

Já as vagas para as funções de Professor de Educação Básica I e II, Médico Plantonista e Médico Pediatra Plantonista requerem formação superior. Os salários são de R$ 13,13 ou R$ 13,64 hora/aula para as atividades docentes e R$ 56,12 por hora nos demais cargos.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 10 de novembro de 2014, por meio do site  www.integribrasil.com.br. As taxas variam de R$ 20,00 e R$ 30,00 de acordo com a função escolhida.

A realização da prova está prevista para o dia 07 dezembro de 2014. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais para realização das provas serão divulgadas, oportunamente, com no mínimo 05 dias de antecedência, através de Edital de Convocação a ser publicado no Jornal Oficial do Município de Votorantim, pela Internet nos endereços www.integribrasil.com.br e www.votorantim.sp.gov.br por afixação nos locais de praxe da Prefeitura do Município de Votorantim.

O gabarito oficial e o resultado preliminar deverão ser divulgados a partir das 13h00 do dia seguinte à realização da prova, bem como o caderno de questões que ficará disponível no site apenas durante o período de recurso contra a aplicação da prova objetiva e divulgação dos gabaritos e resultado preliminar.

Para todos os efeitos, a lista final dos classificados no processo seletivo, terá validade de 1 ano, mediante a homologação a ser publicada no Jornal Oficial do Município de Votorantim.

Prefeitura de Ilhabela - SP lança edital de concurso público

A Prefeitura da Estância Balneária de Ilhabela, no estado de São Paulo, através do Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social, publicou edital de concurso público n° 06/2014, com a intenção de contratar 323 profissionais de todos os graus de escolaridade. Os salários vão até R$ 5.705,70, em jornadas de até 40 horas semanais.

As vagas são para os empregos de Assistente de Controle Interno, Auxiliar de Cozinha, Cuidador de Idoso, Fiscal Municipal, Mecânico, Monitor de Alunos, Operador de Máquinas, Orientador Social, Procurador (Peça Processual), Técnico de Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Turismo, Telefonista, Vigia, Agente Municipal de Trânsito, Administrador de Redes, Analista Ambiental, Analista de Controle Interno, Analista de Sistemas, Analista de Suporte, Arquiteto, Auxiliar de Serviços Gerais, Bibliotecário, Fonoaudiólogo, Merendeira, Motorista, Pedagogo, Procurador, Psicopedagogo, Turismólogo, Advogado e Auxiliar Administrativo CAT I.

As inscrições serão realizadas pela internet, no período de 28 de outubro a 13 de novembro de 2014, por meio do endereço eletrônico www.institutomais.org.br. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 45,00, a depender do cargo escolhido.
 
Já na modalidade presencial, as inscrições podem ser feitas pelo próprio candidato ou por seu procurador, também no período de 28 de outubro a 13 de novembro de 2014. Neste caso, o atendimento será disponibilizado no horário das 9 às 12h e das 13 às 16h, exceto sábados, domingos e feriados, no Paço Municipal da Prefeitura de Ilhabela, Rua Pref. Mariano Procópio de Araújo Carvalho, nº 86, Bairro Perequê, Ilhabela/SP.

As provas serão aplicadas provavelmente nos dias 06 e/ou 07 de dezembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados. O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final.

Hospital e Maternidade Santo Antônio de Lebon Régis abre vagas

Divulgado o edital nº 01/2014 para a realização de processo seletivo da Autarquia Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio de Lebon Régis, no estado de Santa Catarina. Sob coordenação técnica da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe do Peixe – AMARP, a seleção visa a contratação de pessoal, em caráter temporário, e formação de cadastro reserva, para preenchimento de vagas existentes no quadro de pessoal da referida unidade hospitalar. As oportunidades são para profissionais de todos os níveis de escolaridade e a remuneração varia entre R$ 724,00 e R$ 9.888,28, por jornada 40 horas semanais.
 
Cargos
Cozinheira, Enfermeiro, Médico, Recepcionista, Servente e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrição
Interessados, deverão se inscrever até o dia 24 de novembro de 2014, das 13h às 17h, no Setor de administração do Hospital, situado à Rua Valdir Ortigari, nº 74, centro, Lebon Régis/SC.
 
A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (nível fundamental), R$ 30,00 (níveis médio) e R$ 50,00 (nível superior).
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Cópia autenticada do documento de identidade;
  • Cópia autenticada do CPF;
  • Cópia autenticada do título de eleitor, com comprovante de quitação eleitoral no último pleito ou justificativa apresentada à Justiça Eleitoral;
  • 01 (uma) foto 3x4 recente;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • Cópia da prova de quitação com o Serviço Militar (quando do sexo masculino);
  • Cópia autenticada do diploma, certificado ou histórico escolar que comprove a escolaridade exigida para o cargo;
  • Cópia autenticada dos certificados e comprovantes de cursos (para a prova de títulos).
 
Prova
O processo seletivo será constituído de prova escrita e de títulos, ficando a primeira prevista para ser aplicada em 30 de novembro de 2014, com início às 13h e término às 17h, na Escola de Educação Básica Frei Caneca, localizada na Rua Arthur Batrh, Centro, no município de Lebon Régis/SC.
 
O gabarito provisório será publicado no mural da Prefeitura Municipal, do Hospital Municipal e no site www.lebonregis.sc.gov.br, em até dois dias úteis após a realização da prova escrita.
 
Validade
O processo seletivo será válido a partir de sua homologação até 31 de dezembro de 2015, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração do Hospital.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, edição de 24 de outbro de 2014.

Concurso IMESF de Porto Alegre - RS 2014/2015

O Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF), vinculado à Prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, abriu o edital nº 01/2014 de concurso público, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC.
 
As mais de 400 vagas anunciadas se destinam a candidatos dos níveis fundamental, médio e superior, podendo a faixa salarial oscilar entre R$ 1.172,50 e R$ 8.849,56. Haverá cota de vagas para pessoas com Deficiência e Afro-Brasileiras.
Os cargos disponíveis são:
  • Administrador
  • Agente Comunitário de Saúde
  • Agente de Combate a Endemias
  • Assistente Administrativo
  • Auxiliar de Saúde Bucal
  • Cirurgião Dentista
  • Contador
  • Enfermeiro
  • Médico
  • Técnico em Contabilidade
  • Técnico em Enfermagem
  • Técnico em Saúde Bucal
  • Técnico em Segurança do Trabalho

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro de 2014, por meio do site www.fundatec.org.br. O custo varia de R$ R$ 45,00 a R$ 130,00, dependendo do cargo pretendido.
 
A FUNDATEC disponibilizou, aos candidatos, computadores com acesso à internet, durante o período de inscrições. Para fazer uso dos equipamentos, basta o interessado se dirigir à Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, no horário de atendimento ao público, das 9h às 17h.
 
Provas
Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova teórico-objetiva, a acontecer, conforme o novo cronograma, no dia 18 de janeiro de 2015. Os candidatos aos cargos de Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médico, Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar de Saúde Bucal também serão avaliados por prova de títulos.
 
Os candidatos aprovados para os cargos serão chamados segundo as necessidades do IMESF e os demais aprovados formarão um cadastro de reserva cuja admissão estará condicionada à liberação e/ou à criação futura de vagas no prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
 

Prefeitura de Águia Branca - ES abre processo seletivo

A Prefeitura de Águia Branca, no estado do Espírito Santo, publicou dois editais referentes à promoção do processo seletivo, que ofertam 124 vagas imediatas, além de formar cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Os salários variam de 724,00 a R$ 6.689,18 e a carga horária pode ser de 20 a 40 horas semanais.
 
O edital n° 001/2014 tem a finalidade de preencher as vagas com vista à contratação temporária, com validade de um ano, podendo ser prorrogado por até mais um ano. Os cargos disponíveis são os de mãe social, gari, jardineiro, mecânico, motorista, operador de máquinas (escavadeira hidráulica, pá carregadeira, patrol, retroescavadeira, rolo compactador e trator esteira), servente, trabalhador braçal, eletricista, auxiliar administrativo, auxiliar de secretaria escolar, técnico agrícola, técnico em segurança do trabalho, assistente social, biólogo, engenheiro ambiental, nutricionista, psicólogo, agente de vigilância ambiental, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de saúde bucal ESF, fiscal sanitário, técnico em enfermagem (ESF e plantão), técnico de radiologia, enfermeiro (PSF e plantão), farmacêutico, fisioterapeuta, médico (cardiologista, dermatologista, ginecologista, ortopedista, pediatra, PSF), odontólogo PSF e médico veterinário.

Já os cargos temporários ofertados no edital n° 002/2014 são os de professores na rede municipal de ensino. Assim como no edital anterior, a validade deste seletivo é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
 
As inscrições serão gratuitas e realizadas através do formulário eletrônico que estará disponível, entre os dias 03 e 14 de novembro de 2014, no site da Prefeitura Municipal de Águia Branca (www.prefeituradeaguiabranca.com.br). A ficha de inscrição deverá ser preenchida e entregue dentro do prazo acima determinado, das 08h às 14h, pessoalmente com a apresentação de documento oficial com foto e/ou por procuração com poderes para tal, no CRAS, situado na Rua Walery Koszarosvisk, s/n, Praça Três Poderes, Bairro Cristo Rei, Águia Branca ES.

O processo seletivo será realizado em etapa única - prova de títulos (exercício profissional e qualificação profissional), de caráter eliminatório e classificatório.

Prefeitura de Rodeiro - MG lança edital de processo seletivo

O Diário Oficial dos Municípios Mineiros traz na edição desta terça-feira, 28 de outubro de 2014, o extrato do edital nº 013/2014, referente ao processo seletivo que a Prefeitura de Rodeiro, no estado do Mato Grosso, realizará.
 
A seleção deve resultar na admissão temporária de dois profissionais, sendo um da área de Psicologia e outro de Fonoaudiologia.
 
Tais contratações se devem à substituição de servidores efetivos que encontram-se em gozo de licença maternidade e ainda para a formação de quadro de reserva, visando futuras convocações dentro de um período de 90 dias.
 
Os aprovados receberão salários de até R$ 1.388,68, por jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas no dia 30 de outubro de 2014, das 9h às 10h. As fichas de inscrição já estão disponíveis para preenchimentos na recepção desta Prefeitura.
 
O edital completo se encontra afixado na recepção da Prefeitura ou no site www.rodeiro.mg.gov.br.

Concurso Prefeitura de Nazário - GO

Concurseiros de olho em empregos estáveis devem prestar atenção a essa oportunidade no estado de Goiás. A Prefeitura de Nazário realizará um concurso público a fim de suprir 83 vagas em seu quadro funcional, com proposta salarial que vai de R$ 724,00 a R$ 6.000,00. As oportunidades contemplam profissionais com escolaridade nos ensinos fundamental, médio e superior, conforme publicado no edital de concurso público nº 001/2014.
 
Sob a coordenação da empresa Ebracon, o concurso dispõe vagas para médico, odontólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, nutricionista, professor, farmacêutico/bioquímico, gestor de resíduos sólidos, auditor de controle interno, técnico em enfermagem, atendente de farmácia, auxiliar administrativo, motorista, entre outros. A carga horária depende da função, podendo ser de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 01 a 30 de dezembro de 2014, através do site www.ebraconconcursos.com.br, ao custo de R$ 30,00, para o cargo de nível fundamental; R$ 60,00, para o cargo de nível médio; e R$ 90,00, para o cargo de nível superior.
 
Os candidatos serão avaliados através de prova objetiva, prevista para ser aplicada na cidade de Nazário - GO, em local e horário a ser informado.
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período

Concurso Prefeitura de Ibirité - MG

A Prefeitura de Ibirité, no estado de Minas Gerais, através da empresa responsável POLIS Auditoria, Treinamentos e Serviços Contábeis, divulgou o edital de concurso público n° 002/2014, com o objetivo de preencher 482 vagas em diversos cargos. Há chances para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários ofertados podem ultrapassar as cifras de R$ 2.400,00, em carga horária de até 44 horas semanais.
 
As vagas de emprego são para armador, auxiliar de administração, auxiliar de biblioteca, auxiliar de mecânico, auxiliar de secretaria, agente de transporte e trânsito, frentista, monitor de ônibus escola, ajudante de obras, bombeiro hidráulico, borracheiro, eletricista, eletricista de autos, jardineiro, mecânico de autos leves e de autos pesados, pedreiro, pintor serralheiro, servente escolar, motorista categoria "D" ou "E", fiscal de posturas, instrutor de informática, monitor de educação inclusiva, monitor educação infantil, secretário escolar, técnico de arquivo, técnico de material, técnico de paisagismo, técnico de planejamento, técnico em administração, técnico em desenho cad, técnico em edificações, técnico em meio ambiente, técnico em topografia, técnico em trânsito e transporte, técnico de saneamento, vistoriador, peb II (todos), psicopedagogo, gestor cultural, geógrafo, educador de trânsito, nutricionista, psicólogo, bibliotecônomo, advogado, assistente social, biólogo, engenheiro civil, engenheiro de telecomunicações, engenheiro de trânsito, engenheiro elétrico, fiscal tributário, sociólogo, terapeuta ocupacional, especialista em educação – orientação educacional e especialista em educação – supervisão pedagógica.
 
Será admitida inscrição realizada via internet, através do endereço eletrônico www.polisauditoria.com.br, no período de 29 de dezembro a 01 de fevereiro de 2015. As taxas variam de R$ 22,00 a R$ 72,00, de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva de múltipla escolha e prova discursiva para todos os cargos serão aplicadas na data prevista de 08 de março de 2015, em locais e horários a serem divulgados oportunamente. O gabarito provisório da prova objetiva de múltipla escolha sairá no dia 08 de março de 2015, a partir das 14h.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Biguaçu - SC publica edital de processo seletivo

Com intuito de formar de cadastro de reserva em cargos de nível superior, a Prefeitura de Biguaçu, em Santa Catarina, comunica que estão abertas as inscrições do processo seletivo regido pelo edital nº 02/2014, a ser realizado pelo Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES).
 
As chances são para professor normalista, professor com licenciatura plena, técnico em educação auxiliar de sala, fonoaudiólogo, psicólogo e especialista em assuntos educacionais. O candidato interessado deverá se inscrever através do endereço eletrônico: www.educ2014.bigua.ieses.org, até o dia 21 de novembro de 2014 a efetuar o pagamento da taxa, que é de R$ 48,00.
 
Os aprovados receberão salários que vão de R$ 638,63 a R$ 2.937,71, pelo cumprimento de jornadas de 10 a 40 horas semanais.
 
O seletivo será composto por prova objetiva e avaliação de títulos. A aplicação da prova objetiva está programada para o dia 14 de dezembro de 2014, às 14h, nesse mesmo dia serão recebidos os títulos.  O local da prova está previsto para ser informado até as 18h do dia 10 de dezembro de 2014.
 
Estima-se que o gabarito e o caderno de provas serão disponibilizados no dia seguinte ao da realização da prova. O resultado final será homologado e divulgado provavelmente no dia 26 de janeiro de 2015.
 
O processo seletivo será válido até o término do ano letivo de 2015, a contar da data de homologação do resultado final.

Prefeitura de Sinimbu - RS realiza processo seletivo

A Prefeitura de Sinimbu, no interior do estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital nº 032/2014, de processo seletivo, visando a contratação de seis profissionais de nível fundamental.
 
As oportunidades são para os cargos de agente comunitário de saúde, cuja remuneração prevista é de R$ 649,00, em carga horária 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de novembro de 2014, das 8h às 14h, junto ao Setor de Pessoal da Secretaria Municipal de Administração.
 
Os candidatos serão avaliados através de prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 04 de novembro de 2014, das 9h às 11h, no Plenário da Câmara de Vereadores do Município.
 
A divulgação do resultado provavelmente será no dia seguinte ao da aplicação da prova, através do site www.sinimbu.rs.gov.br

Concurso UNIFAL - MG

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), em Minas Gerais, publicou edital de concurso público nº 129 de 27 de outubro de 2014, destinado ao preenchimento de 4 vagas aos cargos de assistente de laboratório, técnico (Tecnologia da Informação e Enfermagem) e médico. A remuneração pode chegar até R$ 3.392,42, em jornada de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, no site www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes, iniciando-se às 8h do dia 30 de outubro e encerrando-se às 23h59min do dia 15 de dezembro de 2014, observando-se o horário de Brasília. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 84,00.
 
As provas serão realizadas na data provável de 22 de fevereiro de 2015. O endereço completo do local de realização das provas e o horário serão indicados no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI).
 
A divulgação do gabarito será realizada em até 24 horas após o término das provas no site www.unifal-mg.edu.br/progepe/concursotae.

O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período, a critério da Instituição.
 
O edital encontra-se publicado Diário Oficial da União, edição de 28 de outubro de 2014.

Concurso Prefeitura de Hortolândia - SP

A Prefeitura de Hortolândia, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 004/2014. O objetivo é ocupar 24 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário previsto para os contratados pode chegar até R$ 4.582,63, em carga horária que vai de 18 a 40 horas semanal.
 
As vagas ofertadas são para os cargos de jardineiro, assistente de alunos, auxiliar de apoio escolar, agente de fiscalização 2ª classe, educador infantil, médico, professor e terapeuta ocupacional.
 
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 04 a 21 de novembro de 2014, através do site www.rboconcursos.com.br.
 
Os valores das taxas de inscrição variam de R$ 25,00 para nível fundamental, R$ 45,00 nível médio e R$ 60,00 nível superior.
 
Os candidatos serão selecionados através de provas objetivas e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 14 de dezembro de 2014, em local e horário a ser informado antecipadamente.
 
O prazo de validade do Concurso Público, que será executado pela empresa RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda, será contado a partir da data de sua homologação, e com duração de 02 anos, prorrogável por igual período segundo interesse da Administração.

Concurso Prefeitura de São João Batista - SC

Sob a organização do UNIFEBE Centro Universitário de Brusque, a Prefeitura de São João Batista, no interior catarinense, está realizando o concurso público regido pelo edital nº 02/2014, que sofreu retificação e teve prazo de inscrições ampliado até o dia 31 de outubro de 2014.
 
Serão admitidos 93 candidatos de todos os níveis de ensino, para exercer cargos de agente de saúde, agente operacional, arquiteto, assistente social, auxiliar de serviços gerais, auxiliar geral, calceteiro, condutores (ambulância, ônibus escolar, caminhão caçamba, trator agrícola, máquina PC e máquina patrola), engenheiro civil, farmacêutico, fiscal de obras e meio ambiente, fiscal de tributos, fisioterapeuta, leiturista, médico veterinário, mestre de obras, nutricionista, operador de ETA, professores de diversas disciplinas, psicólogo, técnico em contabilidade, técnico em enfermagem e zelador.
 
A proposta salarial varia de R$ 779,46 a R$ 2.628,96, em jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 31 de outubro de 2014, via endereço eletrônico: www.unifebe.edu.br, com taxas de R$ 30,00 para nível fundamental; R$ 50,00 para nível médio e R$ 80,00 para superior.
 
O concurso é composto de prova escrita, prova prática e de títulos (esta para o magistério).
 
A prova prática será realizada no Centro de Eventos da cidade, localizado na Avenida Egídio Manoel Cordeiro, Centro, em horário a ser informado pelo site da UNIFEBA.
 
A prova escrita está programada para ser aplicada no dia 30 de novembro de 2014, nas dependências da Escola de Educação Básica de São João Batista, situada à Rua Otaviano Dadam nº 111, Centro, com início as 8h30.
 
O resultado final será homologado e publicado no site da UNIFEBE na data prevista de 9 de dezembro de 2014.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da Prefeitura

Concurso Prefeitura de Atibaia - SP

Por meio do edital 02/2014, a Prefeitura de Atibaia, São Paulo, juntamente com a VUNESP, informaram que, "em razão da retificação do requisito exigido aos empregos de Farmacêutico ou Bioquímico, Área: Farmacêutica-Bioquímica e Área: Farmacêutica será reaberto o período de inscrição, apenas para esses empregos, das 10 horas de 29 de outubro de 2014 às 16 horas de 26 de novembro de 2014 (horário oficial de Brasília), exclusivamente pela internet, no site www.vunesp.com.br"
 
A organização lembra também que "ficam mantidas as inscrições ao referido emprego (...), efetuadas no período [anterior] (de 13.08.2014 até 16.09.2014)".
 
O salário do cargo é de R$ 3.809,51, para 40 horas de jornada. A prova para esses empregos será aplicada no dia 21 de dezembro de 2014.
 
Veja mais detalhes consultando a página de atualizações deste concurso: http://www.vunesp.com.br/PEAT1301/

Concurso Prefeitura de Senhora de Oliveira - MG

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Senhora de Oliveira publicou edital Nº. 01/2014  de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da Máxima Auditoria, Consultoria e Treinamentos Ltda., o concurso pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 19 vagas de níveis médio e superior, com salários de até R$ 1.802,37, para carga horária de 24 e 44h semanais.
 
Cargos
Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Obras/Serviços, Auxiliar de Secretaria Escolar, Auxiliar de Serviços Gerais, Coordenador, Enfermeiro, Monitor de Creche, Pedreiro, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas das 08h00 do dia 05 de janeiro até às 16h00 do dia 03 de fevereiro de 2015, na Prefeitura de Senhora de Oliveira, situada na Praça São Sebastião, nº 26 – Centro - Senhora de Oliveira/MG e pelo site www.maximaauditores.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 (nível fundamental), R$ 60,00 (nível médio) e R$ 80,00 (nível superior).
 
Prova
O concurso será realizado mediante provas escritas e práticas.
 
A prova escrita será aplicada na data provável de 22 de fevereiro de 2015. Já a prova prática será realizada provavelmente no dia 21 de fevereiro de 2015.
 
A divulgação do local e horário das provas será publicado a partir do dia 10 de fevereiro de 2015, no quadro de avisos da prefeitura e no site www.maximaauditores.com.br.
 
O gabarito será divulgado a partir das 15 horas do dia 23 de fevereiro de 2015, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.maximaauditores.com.br.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Senhora de Oliveira - MG abre processo seletivo

Anunciada a realização do processo seletivo 01/2014 com o objetivo de contratar temporariamente profissionais para o quadro da Prefeitura de  Senhora de Oliveira , cidade situada à 180 km de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. São ofertadas 17 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 9.613,75 por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Interessados, deverão se inscrever das 08h00 do dia 05 até às 23h59 do dia 25 de janeiro de 2015, no endereço eletrônico www.maximaauditores.com.br ou de forma presencial na Prefeitura de Senhora de Oliveira, localizada na Praça São Sebastião, nº 26 – Centro.
 
As vagas são para os seguintes cargos: Agente comunitário de saúde, Auxiliar de consultório dentário, Coordenador de PSF, Educador físico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico PSF, Nutricionista e Técnico em enfermagem.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
A prova objetiva está prevista para 22 de fevereiro de 2015, em local e horário que serão divulgados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.maximaauditores.com.br, a partir do dia 10 de fevereiro de 2015.
 
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão publicados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.maximaauditores.com.br, no dia seguinte ao da aplicação das provas escritas, às 15h00.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Concurso Prefeitura de Jaborá - SC reabre inscrições

A Prefeitura de Jaborá, no estado de Santa Catarina, reabriu o concurso público coordenado pelo edital n° 01/2014, destinado ao provimento de 29 vagas, mais cadastro de reserva, em diferentes cargos do seu quadro de funcionários, bem como do Fundo Municipal de Saúde de Jaborá. 
 
Podem participar do concurso profissionais que tenham o ensino fundamental, médio e superior, lembrando que as etapas avaliativas estarão sob a responsabilidade da SIGMA Assessoria e Consultoria, com sede em Capinzal (SC).

Para o quadro geral de pessoal do Município, as chances são para os empregos de agente de higienização copa e cozinha, agente de manutenção, auxiliar técnico esportivo, merendeira, pedreiro, vigia, motorista "D", operador de máquinas agrícolas, operador de máquinas pesadas, mecânico, recepcionista, assistente social, contador, nutricionista, pedagogo e psicólogo.

Já no quadro de pessoal do Fundo Municipal de Saúde, as ofertas são para assistente de gabinete odontológico, técnico em enfermagem, técnico em vigilância sanitária, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, nutricionista, odontólogo e psicólogo.
 
Os salários oferecidos variam entre R$ 840,08 e R$ 14.332,14, com carga horária de até 40 horas semanais.

As inscrições serão recebidas até o dia 27 de novembro de 2014, através dos sites www.jabora.sc.gov.br e www.sigmaconsultoriasc.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 20,00 a R$ 100,00.

O concurso público será constituído de prova objetiva de conhecimentos, para todos os cargos, mais prova prática para os cargos de agente de higienização copa e cozinha, agente de manutenção, auxiliar técnico esportivo, merendeira, pedreiro, vigia, motorista, operador de máquinas agrícolas, operador de máquinas pesadas e mecânico. A avaliação de títulos ocorrerá para os cargos de técnico em enfermagem, técnico em vigilância sanitária, educador físico (NASF), enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo, todos do quadro de pessoal do Fundo Municipal de Saúde.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 14 de dezembro de 2014 - com início às 8h30 - na Escola Básica Municipal Alberto Bordin, Rua Lauro Rupp, nº 2.000 - Bairro São Valentim, cidade de Jaborá-SC.

Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 15 de dezembro de 2014 e os gabaritos definitivos no dia 22 de dezembro de 2014.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, mediante justificativa, interesse e conveniência da Administração Municipal.