Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Universidade de SP oferece exames gratuitos em celebração ao Outubro Rosa


Universidade oferecerá exames e orientações gerais sobre
 a saúde da muher
Evento acontece no Mackenzie nesta sexta-feira (31), região central de SP
 
A Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, realizará exames gratuitos e orientações gerais sobre a saúde da mulher nesta sexta-feira (31), no campus Higienópolis, das 14h as 17h.
 
Os interessados poderão passar por consultas psicológicas, avaliações farmacêuticas, medidas antropométricas, testes de glicemia, aferição da pressão arterial e instruções para o autoexame de mama com alunos e profissionais da instituição.
 
Na ação, profissionais especializados darão orientações sobre os alimentos que podem ser utilizados como suplementos no auxílio do tratamento para doenças cardiovasculares.
 
Os participantes serão convidados a realizar um cadastro para marcação de consulta farmacêutica com o intuito de verificar possíveis reações adversas aos medicamentos, ineficácia terapêutica e interações medicamentosas de medicamentos de uso contínuo.
 
Serviço:
Data: 31 de outubro de 2014
Horário: das 14h às 17h
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie (rua Piauí, 181 – Térreo)
Informações: www.mackenzie.br ou (11) 2114-8563

R7

Semente de árvore pode ser a chave para cura do câncer, afirmam pesquisadores

Reprodução Daily Mail
Semente pode ser a chave para a cura do câncer
Substância de planta encontrada em floresta deu ótimos resultados em testes com animais
 
Cientistas australianos acreditam que a semente de um planta encontrada em floresta tropical pode ser a chave para a cura do câncer. Testes iniciais realizados em células cancerosas com a substância EBC-46 (composto extraído do fruto da árvore Blushwood) foi eficaz em 70% dos casos.
 
De acordo com informações do site DailyMail, os cientistas da QIMR Berghofer Medical Research Institute descobriram que uma única injeção da droga EBC-46 causou uma decomposição rápida de tumores em uma variedade de modelos de tumores.
 
Glen Boyle, líder do estudo, afirma que os resultados dos testes sugerem que a droga poderia ser eficaz em pacientes humanos.
 
― Obtemos resultados muito fortes ao injetar o EBC-46 diretamente em amostras de melanoma, cânceres de cabeça, pescoço e colo.
 
Segundo o líder da pesquisa, na maioria dos casos, a injeção inviabilizou as células cancerosas e em um intervalo de quatro horas destruiu os tumores.
 
― Em mais de 70% dos casos pré-clínicos a resposta da cura foi longa e consistente. Tivemos poucas recaídas ao longo de um período de 12 meses.
 
O medicamento está sendo desenvolvido como um produto farmacêutico para humanos e animais e, atualmente, está sendo utilizado com fins veterinários.
 
R7

Entenda como sua personalidade influencia na saúde

Pessoas amáveis e abertas tendem a ficar menos doentes que donos de personalidades estressadas e neuróticas
 
Pessoas extrovertidas, que trabalham duro, organizadas e relaxadas não só fazem mais sucesso em festas e entrevistas de empregos, mas também têm menos chances de sofrerem com doenças como derrame, artrite e diabetes. Ao passo que aquelas mais ansiosas, mal-humoradas, irritáveis e propensas à tristeza têm mais chances de serem diagnosticadas com tais doenças. As informações são do site inglês Daily Mail.
 
A descoberta é resultado de um estudo americano da Universidade de Michigan que, pela primeira vez, relaciona tipos de personalidade com algumas doenças. Pessoas mais conscientes, desinibidas, abertas, agradáveis e não muito neuróticas estão associadas a melhor saúde e menos doenças. Isso se deve porque donos destes traços tendem a seguir uma alimentação mais saudável, fazer exercícios físicos, ter menores taxas de estresse e se comunicarem melhor com os médicos.
 
O estudo foi feito para tentar entender porque pacientes mais neuróticos morrem mais cedo. Uma das teorias é porque o estresse produz mais quantidade do hormônio cortisol, composto que faz mal para o sistema imunológico e o cérebro se encontrada em grandes quantidades.

A pesquisa classificou 6.904 voluntários de 68 anos nos cinco maiores traços de personalidade: extrovertido, afável, consciente, neurótico e aberto. Quatro anos depois, levantaram quantas vezes e por qual motivo estas pessoas tinham ido ao médico. 

Consciente:
Pessoas que se encaixam mais neste tipo tendem a ser trabalhadoras, confiáveis, obedientes e capazes de controlar seus impulsos. Gostam de coisas planejadas e metas. Estas características as ajudam a entender quando os primeiros sintomas aparecem e, portanto, conseguem se proteger de algumas doenças. Além disso, tendem a se alimentar bem e praticar exercícios físicos, hábitos que ajudam a prevenir derrame, pressão alta e diabetes.
 
Aberta:
Curiosidade, imaginação, cultivo de novas ideias e uma grande gama de interesses são características deste tipo de personalidade. Ser mais aberto pode ajudar a driblar o estresse, além de conseguir se expressar melhor nas consultas médicas e, assim, ter resultados de tratamentos mais eficazes.
 
Extrovertido:
Pessoas positivas, assertivas, falantes, sociais e que gostam de ser o centro das atenções de uma festa se encaixam nesse item. Estas características ajudam a reduzir os níveis de pressão arterial.
 
Afável:
Estes indivíduos tendem a valorizar a convivência com outras pessoas, são generosos, úteis, confiáveis e dispostos a se comprometer. Estas características ajudam a reduzir as chances de diagnostico de artrite.
 
Neurótico:
São pessoas sensíveis, nervosas, que frequentemente experimentam raiva, ansiedade e depressão. Estão sempre preocupadas com alguma coisa e tendem a desenvolver mais doenças que exigirão preocupação mais tarde na vida. Esse perfil registra aumento nas chances de doenças no coração, pulmão, pressão alta e artrite.
 
Terra

Cientistas criam 'mini-estômagos' em laboratório


Photo : Kyle McCracken
Cientistas anunciaram, nesta quarta-feira, o uso de células-tronco para criar os primeiros "mini estômagos" de laboratório, minúsculos aglomerados de tecido gástrico que poderiam auxiliar em pesquisas sobre câncer, úlcera e diabetes
 
Os organoides gástricos, que compõem o tecido, contêm células em estágio inicial - que são "uma versão em miniatura do estômago" -, afirmaram os cientistas.
 
Segundo o estudo, publicado na revista Nature, eles foram produzidos a partir de células-tronco pluripotentes, estimuladas para se especializar em células gástricas.
 
Jovens e versáteis, as células-tronco pluripotentes têm despertado enorme interesse como uma futura fonte de tecidos para transplante desenvolvido em laboratório.
 
Elas são obtidas a partir de embriões nos primeiros estágios de desenvolvimento e células adultas reprogramadas ao seu estado juvenil, denominadas células-tronco pluripotentes induzidas, ou iPS.
 
Mas muitos problemas surgiram nesse campo, a começar pelo desafio de fazer essas células se diferenciarem ou desenvolver órgãos específicos.
 
O desafio consiste em identificar as etapas químicas que ocorrem no desenvolvimento embrionário, quando as células se diferenciam, dando origem a tipos específicos de células que formam o estômago.
 
Essas etapas foram, então, replicadas em placas de Petri, de forma que as células-tronco pluripotentes deram origem a células endodérmicas, blocos de construção dos tratos respiratório e gastrointestinal.
 
Elas foram, então, impulsionadas bioquimicamente para se tornar células do antro, a região do estômago que secreta muco e hormônios.
 
Ainda em estágio preliminar, os organoides ainda estão longe de servir como tecido de reposição ou produzir um estômago completo.
 
No entanto, testes preliminares feitos em camundongos sugerem que poderão um dia servir como "curativos" para buracos causados por úlceras pépticas.
 
Os organoides também representam um avanço importante na forma de estimular as células-tronco a dar origem a estruturas tridimensionais, afirmaram os cientistas.
 
E, como "mini estômagos", eles também servem como plataforma de testes para o estudo de doenças como câncer, diabetes e obesidade, informou a equipe em um comunicado.
 
"Até agora, não havia uma forma  adequada de estudar doenças estomacais em humanos", afirmou Jim Wells, cientista de biologia do desenvolvimento no Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati, em Ohio.
 
"O estômago humano é muito diferente do de outros animais. As células diferenciadas e sua estrutura e arranjo nos nossos tecidos estomacais desenvolvidos em laboratório foram virtualmente idênticos ao que encontraríamos normalmente no estômago", prosseguiu.
 
Em um primeiro experimento, os cientistas usaram os organoides para ver como a bactéria conhecida por causar úlcera, "Helicobacter pylori", infecta as células que revestem o estômago, acrescentou o hospital.

Terra

Paracetamol pode ser usado para reduzir desconforto mental

Algumas áreas do cérebro envolvidas na dor física também têm a ver com o desconforto mental, dizem pesquisadores da Universidade de Kentucky
 
As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
 
Tomar remédios para diminuir a dor física poderia, portanto, também ser útil para diminuir a angústia de situações que nos causam dor psicológica, como gastar dinheiro ou vender bens.
 
Pesquisadores americanos deram a voluntários pílulas de paracetamol e, para um segundo grupo, remédios placebo. Uma hora e meia depois, foi solicitado que eles escolhessem entre dois enigmas que gostariam de resolver.
 
Normalmente, depois de escolher entre duas coisas igualmente atraentes, racionalizamos a decisão fingindo que nunca gostamos da que foi rejeitada. Dessa forma, dizem os especialistas, fazer a escolha é menos dolorido.
 
Mas quando os voluntários foram solicitados a resolver os enigmas pela segunda vez, aqueles que tomaram paracetamol avaliaram o enigma rejeitado com muito menos severidade do que os outros.
Os pesquisadores afirmam que isso sugere que a decisão inicial foi menos dolorosa.
 
Em um outro experimento, eles receberam uma caneca e foram informados que poderiam mantê-la, e, para um segundo grupo, que ela pertencia à universidade.
 
Em um segundo momento, todos foram avisados que poderiam vender o objeto, e questionados por qual valor venderiam.
 
Aqueles que ‘ganharam’ a caneca esperaram um valor mais alto, uma prova de que vender nossas posses é mais dolorido. Os que tomaram paracetamol, no entanto, colocaram preços baixos.
 
De acordo com o artigo, publicado no Experimental Social Psychology, acredita-se que a droga pode minimizar a dor do momento de decisão. “Quando as pessoas tomam decisões, à vezes usam palavras relacionadas à dor física. O que propomos é que a dor da tomada de decisão não é uma mera metáfora.” 
 
Terra

Concurso Prefeitura de Miranorte - TO

As inscrições para o concurso da Prefeitura de Miranorte foram abertas  e seguem até dia 18 de novembro. São oferecidas 184 vagas para cargos dos níveis fundamental, médio e completo, sendo que 5% são destinadas aos candidatos portadores de deficiências físicas e sensoriais.

O responsável pelo concurso é o Instituto de Desenvolvimento Sociocultural e Cidadania (IDESC). Conforme estabelece o edital, a taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 100 conforme o cargo. Veja a lista abaixo. Os salários vão de R$ 724 a R$ 2,4 mil.

As provas objetivas serão realizadas no dia 14 de dezembro deste ano. De acordo com o edital, a prova, de caráter eliminatória, conterá 40 questões sob a forma de múltipla escolha, com pontuação de zero a 100, para todos os cargos, valendo cada questão 2,5 pontos. Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 pontos.

Valor de inscrições e cargos
O valor é de R$ 40 para os concorrentes aos cargos de auxiliar de serviços gerais, brigadista, coveiro, mecânico, merendeira CRAS e CREAS, motorista, operador de máquinas pesadas, operador de trator agrícola e vigia. No valor de R$ 50 para agente de combate às endemias, auxiliar administrativo e auxiliar de farmácia.

No valor de R$ 70 para os concorrentes aos cargos de assistente administrativo, auxiliar de saúde bucal, fiscal de vigilância sanitária, fiscal municipal, monitor de dança e teatro, monitor de futebol, monitor de instrumentos musicais, professor nível I, técnico em agropecuária, técnico em enfermagem e técnico em laboratório.

No valor de R$ 100 para os concorrentes aos cargos de assistente social, auditor fiscal, bibliotecário, enfermeiro padrão, farmacêutico, fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, pedagogo-programa CREAS e sala de conselhos, professor de educação física, professor nível II e psicólogo.

Concurso Prefeitura de Itumbiara - GO

A Prefeitura de Itumbiara, no sul de Goiás, abriu inscrições para concurso público que visa preencher 997 vagas para provimento imediato, sendo 394 para cargos de nível fundamental, 290 para nível médio e 313 para superior. Os salários variam entre R$ 724,00 a R$ 8.000,00.

O edital do concurso pode ser conferido no site do Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

O prazo para as inscrições é até o dia 6 de novembro. As taxas de inscrição variam entre R$ 59 e R$ 129, de acordo com cada função. O pagamento da taxa deverá ser efetuado até o dia 7 de novembro.

No dia 16 de novembro, haverá a realização da avaliação dos candidatos com deficiência pela equipe multiprofissional do concurso. As provas estão previstas para o dia 30 de novembro. Alguns cargos precisam fazer prova de aptidão física entre os dias 11 a 25 de janeiro do próximo ano.

O concurso terá validade de dois anos podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Colméia - TO

O concurso da Prefeitura de Colméia oferece 101 vagas para candidatos nos níveis básico, fundamental, médio e superior. Conforme o edital, as inscrições iniciaram na próxima segunda-feira (27) e seguem até o dia 30 de novembro. Os salários variam de R$ 724 a R$ 8,5 mil, conforme o cargo. A carga horária é de 40h por semana.

A empresa responsável pelo certame é a Assessoria Técnica Administrativa e Informática Ltda (Amiga Pública). O valor das inscrições varia conforme o nível de escolaridade: R$ 50 para vagas destinadas aos candidatos que possuem níveis básico e fundamental; R$ 80 para o nível médio e R$ 110 para o superior. As inscrições serão feitas pelo site da Amiga Pública.

As provas, compostas de 30 questões de língua portuguesa e conhecimentos gerais, regionais e de atualidade, acontecem no dia 11 de janeiro do próximo ano. Os cadernos serão aplicados em Colméia, no período da manhã para os níveis fundamental e médio e à tarde, para os níveis básico e superior. O tempo de duração será de 3h. As provas de títulos valerão apenas para os candidatos de nível superior.

Cargos
Nível básico: auxiliar de serviços gerais e gari pesado;
Nível fundamental: operador de máquinas pesadas, tratorista, motorista categoria D e E;
Nível médio: assistente administrativo I, técnico em enfermagem, técnico em saúde bucal, agente de endemias, técnico em raio x (radiologia) e monitor de creche;
Nível superior: farmacêutico, enfermeiro padrão, professor da educação básica, médico, psicólogo e assistente social.

Concurso Prefeitura de Caracol - SP

O concurso público para o preenchimento de 204 vagas da Prefeitura de Caracol foi reaberto. O certame tinha sido suspenso pela administração municipal para adequação e correção do edital. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 13 de novembro de 2014 pelo site da organizadora do concurso.

As vagas são para quem tem formação em níveis fundamental, médio/ técnico e superior em diversas áreas como: assistente social, enfermeiro, médico, procurador, psicólogo, técnico em radiologia, agente comunitário de saúde, mecânico, eletricista e outros.
 
As taxas de inscrição custam R$ 35,00, R$ 45,00 e R$ 70,00 e os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 7.835,00. As jornadas de trabalho são de 20h, 24h, 30h e 40h semanais, dependendo do cargo escolhido.

As provas objetivas, eliminatórias e classificatórias, estão previstas para serem realizadas no dia 7 de dezembro de 2014 e a entrega dos títulos passa para os dias 8 e 9 de janeiro de 2015. Com 107 vagas imediatas e 97 cadastros de reserva, esse certame disponibiliza nove oportunidades para pessoas com necessidades especiais, já inclusas no total geral.

Concurso Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi)

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) divulgou edital de concurso público para 140 vagas em cargos de nível superior. As remunerações variam de R$ 4.270,34 a R$ 7.421,60, com gratificações.

Do total das oportunidades, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% são para negros.

Os cargos de nível superior são para pesquisador em propriedade industrial, pesquisador em propriedade industrial nas áreas de processos químicos industriais, farmacotécnico, farmacologia e síntese orgânica, alimentos, biologia molecular de plantas e produtos naturais, cosméticos, química, bioquímica, microbiologia, enzimologia e bioinformática, máquinas agrícolas e máquinas e equipamentos para a indústria de alimentos, petroquímica e processos químicos, indústrias de petróleo, gás e coque, e catálise e equipamentos para a indústria química, mineração e perfuração do solo e edificação, processamento de sinais, eletrônica analógica e engenharia biomédica, eletrotécnica e sistemas de potência, investigação ou análise de materiais, geofísica e acústica, medição de grandezas físicas, testes de equilíbrio estático e dinâmico, e ótica, telefonia, processador de sinais, eletromagnetismo, redes digitais, redes óticas, redes analógicas e radiodifusão, metalurgia extrativa, transporte, civil, mecânica, eletricidade, embalagem e agricultura, embalagem, impressão e armazenamento, e contratos em tecnologia, tecnologista em propriedade industrial nas áreas de desenho industrial, programa de computador e topografia de circuitos e em qualquer área de formação.

Os candidatos podem se inscrever de 14 de outubro a 2 de novembro pelo site www.cespe.unb.br/concursos/inpi_14. A taxa é de R$ 90 para tecnologista e R$ 100 para pesquisador.

A seleção será feita por meio de provas objetivas, prova discursiva e avaliação de títulos.

As provas objetivas e a prova discursiva serão aplicadas na data provável de 14 de dezembro, no período da manhã, e terão duração de 4h30.

As fases do concurso e a perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência serão realizadas na cidade de Rio de Janeiro.

O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Grupo Hospitalar Conceição - RS

O Grupo Hospitalar Conceição abriu as inscrições do concurso público para 685 vagas em cargos de nível fundamental. O salário é de R$ 1.310,40.

O cargo de nível fundamental é para auxiliar técnico de higienização hospitalar. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de novembro pelo site www.fundatec.com.br. A taxa é de R$ 30.

As provas escritas estão previstas para o dia 13 de dezembro.

Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe

A Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe abriu as inscrições para o processo seletivo que oferta 1.386 vagas em diversos cargos para ensino médio e superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de novembro.

No site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação é possível ver o edital (acesse aqui). Os salários variam entre R$ 918,33 e R$ 7.271,63.

O concurso público será realizado com uma prova objetiva de múltipla escolha. As provas são de conhecimentos gerias (português, raciocínio lógico e legislação aplicada ao SUS) e específicos.

As inscrições podem ser feitas através do site www.ibfc.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 55 para nível superior e R$ 45 para nível médio.

Para os candidatos do ensino médio estão sendo ofertadas vagas de assistente de enfermagem, condutor de veículo de urgência e motociclista socorrista. Os cargos de nível superior são para enfermeiro e médico de emergência.

Estão sendo ofertadas vagas para Aracaju, Estância, Itabaiana, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Concurso Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social - Dataprev

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) divulgou edital de concurso público para 4.016 vagas em cargos de níveis médio e superior. Todas as oportunidades são para cadastro de reserva. As remunerações vão de R$ 3.129,73 a R$ 6.395,39.

Do total das oportunidades, 10% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% são para negros e pardos.

Os cargos de nível superior são para engenheiro de segurança do trabalho, médico de segurança do trabalho, analista de tecnologia da informação nas áreas de administração de pessoal e benefícios e carreira e remuneração, advocacia, análise de informação, análise de negócios, arquitetura, comunicação social, contabilidade, desenvolvimento de pessoas, desenvolvimento, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, finanças, gestão de TIC, infraestrutura e aplicações, processo administrativo, prospecção de soluções e melhoria de processos, qualidade de vida, serviços logísticos e web design, e analista de processamento.

As vagas de nível médio são para auxiliar de enfermagem do trabalho e técnico de segurança do trabalho.

As oportunidades são para as cidades do Rio de Janeiro, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Natal, São Paulo, Boa Vista, Macapá, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Aracaju, Salvador, Vitória, Belo Horizonte, Campos Grande, Cuiabá, Belém, Manaus, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Maceió, Recife, São Luis, Teresina e Brasília.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.quadrix.org.br no período de 20 de outubro a 17 de novembro. A taxa é de R$ 50 para nível médio e R$ 80 para nível superior.

A seleção será feita por meio de prova objetiva, prova discursiva e prova de títulos, somente para nível superior.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas na data provável de 14 de dezembro. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por uma das 26 capitais ou o Distrito Federal para realizar as provas.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Candeal - BA

Sob a organização da empresa Serviços de Processamento de Dados (SEPROD), a Prefeitura de Candeal, no estado da Bahia, declarou abertas as inscrições de concurso público, cujo edital nº 01/2014 destina-se ao preenchimento de 96 vagas, mais formação de cadastro de reserva, para profissionais de todos os graus de escolaridade.
 
Entre os cargos disponíveis estão os de auxiliar de serviços gerais, gari, guarda municipal, motorista, operador de máquinas, auxiliar de serviços públicos, assistente administrativo, técnico agrícola, técnico em laboratório, técnico em radiologia, técnico em consultório dentário, técnico em enfermagem, agente comunitário de saúde, agente de endemias, professores (várias disciplinas), assistente social, enfermeiro, médico, odontólogo, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, biólogo, veterinário, farmacêutico, educador físico e fonoaudiólogo.
 
Os aprovados farão jus a remunerações de R$ 723,96 a R$ 8.542,40, em cumprimento a jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 14 de novembro de 2014, via endereço eletrônico: www.seprod.com.br ou pessoalmente, na Rua Coronel José Rufino (antiga Escola Nossa Senhora de Lourdes) das 8h às 14h, com taxas de R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 80,00, de acordo com o nível de escolaridade.
 
A todos os participantes será aplicada prova objetiva. Haverá prova prática para cargos específicos e inscritos a cargos de nível superior também serão submetidos à análise de títulos.
 
Com duração de quatro horas, a prova está programada para ser aplicada no dia 21 de dezembro de 2014. O gabarito provavelmente será disponibilizado no dia 23 de dezembro de 2014, já a entrega dos títulos e a prova prática deverão ocorrer no dia 18 de janeiro de 2014.
 
Estima-se que o resultado final será conhecido no dia 23 de janeiro de 2015.
 
Todas as informações referentes ao concurso serão divulgadas pelo site da organizadora e também através do quadro de avisos da Prefeitura.
 
O concurso terá a validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame, a critério da administração da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de Salto do Itararé - PR

Destinado ao provimento de 11 vagas distribuídas entre profissionais de níveis fundamental e superior de ensino, a Prefeitura de Salto do Itararé, no Paraná, sob a organização do Instituto Saber, dá início ás inscrições de concurso público do edital 01/2014.
 
Serão admitidos dentistas, farmacêutico, fonoaudiólogo, médicos, operadores de máquinas, psicólogo, zelador escolar e auxiliar de enfermagem, por salários que vão de R$ 724,00 a R$ 6.230,51, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão aceitas somente via endereço eletrônico: www.saber.srv.br, até o dia 17 de novembro de 2014, com taxa de R$ 40,00 ou R$ 120,00, de acordo com o grau de escolaridade.
 
O concurso será composto por provas escrita e prática, avaliação de títulos e exame médico pré-admissional.
 
Com duração de três horas, a prova escrita está programada para ser aplicada no dia 30 de novembro de 2014, em local e horário a serem informados por meio de edital de homologação das inscrições.
 
O gabarito está previsto para ser divulgado no dia da prova, a partir das 21h e a publicação do resultado final é aguardada para o dia 9 de dezembro de 2014.
 
A homologação do resultado final provavelmente ocorrerá no dia 13 de dezembro de 2014.
 
As informações relativas ao concurso poderão ser obtidas através do site da organizadora.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Vagas de estágio na Eletrobras Eletronorte

A Eletrobras Eletronorte - Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A, através da empresa CKM Serviços Ltda., lançou o edital que normatiza a realização de processo seletivo de estagiários para para atuar em 2015. A jornada do estágio é de 4 horas diárias, de acordo com a localidade, podendo ser matutino ou vespertino, limitada a 20 horas semanais, conforme necessidade da empresa.
 
O estagiário fará jus dos seguintes benefícios:
- Bolsa de complementação escolar: R$ 638,00 (nível superior) e R$ 354,64 (nível médio);
- Recesso, conforme disposto na Lei 11.788/2008;
- Auxílio alimentação: R$ 400,00 mensais (fornecido sob crédito em cartão magnético);
- Auxílio transporte – será concedido o valor correspondente a 2 (duas) passagens diárias de transporte urbano de acordo com cada localidade, desde que o(a) estagiário(a) não utilize transporte oferecido pela empresa;
- Seguro de acidentes pessoais.
 
Inscrições
O processo seletivo destina-se à seleção de estudantes dos 2º e 3º anos do nível médio regular, médio profissionalizante e superior das Instituições de Ensino que possuem Acordo de Cooperação Técnica com a Eletrobras Eletronorte para realizar estágio nas localidades de Brasília/DF, São Luís/MA, Imperatriz/MA, Tucuruí/PA, Samuel/RO, Porto Velho/RO, Palmas/TO, Macapá/AP, Rio Branco/AC, Cuiabá/MT, Jauru/MT, Rondonópolis/MT, Belém/PA, Altamira/PA, Marabá/PA, Vila do Conde/PA e Boa Vista/RR.
 
As inscrições serão efetuadas até as 23h 59min do dia 12 de novembro de 2014, através da internet, no site www.makiyama.com.br/eletronorte2015.
 
Provas
A prova objetiva será realizada nas cidades de Brasília, São Luís, Imperatriz, Tucuruí, Porto Velho, Palmas, Macapá, Rio Branco, Belém, Marabá, Abaetetuba, Altamira, Cuiabá e Boa Vista, na data prevista de 07 de dezembro de 2014. O gabarito preliminar sairá na data provável de 08 de dezembro de 2014.
 
A confirmação da data e as informações sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente no site www.makiyama.com.br/eletronorte2015 e informadas através de e-mail aos candidatos e às candidatas que cadastrarem o endereço eletrônico na ficha de inscrição. Só será permitida a participação na prova na respectiva data, horário e no local constante na convocação.
 
Validade
O prazo de validade deste processo seletivo será de até 12 meses a partir da publicação da Lista Final dos Resultados e 180 (cento e oitenta) dias após a contratação.

Concurso Prefeitura de Martinópolis - SP

A Prefeitura de Martinópolis, no estado de São Paulo, através da empresa OM Consultoria, publicou edital de concurso público, visando preencher 39 vagas em empregos de todos os níveis de formação escolar. Os salários variam de acordo com o cargo e sua jornada de trabalho, entre R$ 898,17 e R$ 11.338,45.
 
Cargos
As vagas são para agente comunitário de saúde, auxiliar de enfermagem ESF, cuidador de pessoa com deficiência, dentista ESF, diretor de escola, enfermeiro, enfermeiro ESF, médico (ESF, pediatra e psiquiatra), motorista escolar, professor (ensino fundamental, artes, educação física e geografia).
 
Inscrições e Taxas
Os interessados poderão fazer suas inscrições até o dia 12 de novembro de 2014, através do endereço eletrônico www.omconsultoria.com.br. A inscrição varia entre R$ 27,00 e R$ 37,00.
 
Os candidatos poderão utilizar também o Centro de Integração de Martinópolis - CIM, no prédio da Fepasa, Centro, ao lado do Banco do Povo ou o Telecentro - Rua Jorge Januário, nº 172 - Conjunto Habitacional João Cordeiro, ao lado da EMEFEI "Profª. Gertis dos Santos Almeida", para efetuar sua inscrição.
 
Provas, Gabaritos e Validade
A data, o horário e o local de realização das provas ainda não foram informadas e serão divulgados pela imprensa com pelo menos cinco dias de antecedência.
 
Os gabaritos e o resultado final do concurso serão divulgados pela imprensa, afixados nos lugares de costume e disponibilizada www.twitter.com/om_consultoria.
 
O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Administração Municipal.

Correios de São Paulo abre vagas para estagiários

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), por intermédio da Diretoria Regional São Paulo Interior, anunciou, através do edital nº 185/2014, a abertura de processo seletivo destinado à contratação de 12 estagiários de nível superior de ensino para lotação na cidade de Bauru.
 
A remuneração oferecida é de R$ 496,65, mais vale alimentação/refeição de R$ 185,08, auxílio transporte de R$ 87,18, assistência médica e seguro contra acidentes, por jornada que corresponde a 20 horas semanais.
 
Serão reservadas 10% das vagas para portadores de necessidades especiais e 20% aos candidatos que se declararem negros.
 
Os estudantes interessados em participar deste processo seletivo deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site dos Correios: www.correios.com.br/institucional/concursos/correios, no período de 10 a 28 de novembro de 2014.
 
Este processo seletivo será composto de duas etapas: análise curricular (classificatória e eliminatória) e análise de documentos (eliminatória). O resultado final será divulgado no site dos Correios.
 
O processo seletivo terá validade de seis meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da área de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos.

Prefeitura de Nova Era - MG abre processo seletivo

A Prefeitura do município de Nova Era, no estado de Minas Gerais, tornou público o edital de processo seletivo nº 001/2014. O objetivo é a contratação de 15 profissionais da área de saúde, especificamente enfermeiro, técnico em enfermagem e agente comunitário de saúde. A remuneração prevista para os contratados variam de R$ 756,88 a R$ 3.830,99, e a carga horária a ser desempenhada é de 40 horas semanais, para todos os cargos.
 
Os interessados poderão efetuar as inscrições no período de 03 a 20 de novembro de 2014, através do site www.idecan.org.br, ao custo de R$ 28,00 para candidatos a cargos de nível fundamental, R$ 60,00 para os inscritos em vagas de nível médio e R$ 100,00 para os de nível superior. 
 
A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 21 de dezembro de 2014, em local e horário a serem divulgados no site www.idecan.org.br.
 
O processo seletivo, que está sob a responsabilidade do IDECAN, terá validade pelo período de um ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Ibicaré - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Ibicaré, estado de Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo n° 001/2014, com a finalidade de ocupar uma vaga para a função de Agente Comunitário de Saúde - PSF (nível fundamental). O salário pago será de R$ 1.055,00, para cumprimento de carga horária de 40 horas semanais.

O certame será realizado sob a responsabilidade da empresa APRENDER.COM, localizada no Município de Joaçaba.

As inscrições serão realizadas no período entre 30 de outubro a 01 de dezembro de 2014, junto a Prefeitura Municipal de Ibicaré, cuja sede localiza-se na Rua D. Pedro II, 144, Centro – Ibicaré - SC, no horário das 09h às 11h e das 14h às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição.

A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 07 de dezembro de 2014, às 8h30min, na Escola de Educação Básica Municipal Madre Leontina, situada à Rua São José, nº 140, na cidade de Ibicaré (SC).

A divulgação do gabarito oficial referente à prova objetiva de conhecimentos é esperada para o primeiro dia útil subsequente à realização da mesma. O resultado ficará exposto no mural público da municipalidade e nos endereços eletrônicos www.aprendersc.com.br e www.ibicare.sc.gov.br.

O prazo de validade do processo seletivo é de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante justificativa, interesse e conveniência da Administração Municipal.

Prefeitura de Florianópolis - SC abre vagas para médicos

A Prefeitura de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, abriu edital n° 019/2014 de processo seletivo para preenchimento de cargos em caráter temporário para médicos. Os selecionados irão compor as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede municipal de Saúde. O salário é de R$ 2.231,84 em carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo site portal.pmf.sc.gov.br/entidades/saude, até o dia 09 de novembro de 2014.
 
O processo seletivo terá as seguintes etapas:

- Análise de “curriculum vitae”;

- Entrevista.
 
As entrevistas serão agendadas por telefone e e-mail no período de 12 a 14 de novembro de 2014. O resultado final do processo seletivo será divulgado no site da Prefeitura Municipal de Florianópolis, portal.pmf.sc.gov.br/entidades/saude no dia 19 de novembro de 2014.
 
A homologação final do certame será divulgada no site da Prefeitura Municipal de Florianópolis, portal.pmf.sc.gov.br/entidades/saude no dia 25 de novembro de 2014.
 
O contrato temporário terá duração de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério e de acordo com a conveniência e interesse da administração pública.

Derivados de plantas pode ser aliado ao combate contra a esquistossomose

Cientistas do Instituto de Física São Carlos, da USP, buscam produtos naturais que tenham atividades contra a doença
 
Cientistas do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP) estão trabalhando em frentes alternativas de combate à esquistossomose, doença causada pelo Schistosoma mansoni, verme hematófago transmitido por caramujos Biomphalaria, que vivem nas águas de rios e todos os anos causam milhares de mortes no mundo.
 
No Brasil, o mal é conhecido popularmente como xistose, doença dos caramujos ou barriga d’água, entre outros nomes. É endêmico em 19 estados, atingindo de 6 milhões a 8 milhões de pessoas. No mundo, são mais de 200 milhões de infectados.


No Grupo de Cristalografia do IFSC, a pesquisadora Ana Carolina Mafud busca tanto produtos naturais que tenham atividades contra a doença quanto testa se fármacos já usados contra outros males podem ajudar no combate à esquistossomose.
 
“Em relação à bioprospecção, três candidatos já apresentaram resultados satisfatórios: jaborandi, louro e uchi-amarelo”, conta a cientista. “Minha missão é entender como esses candidatos a fármacos atuam no organismo e, a partir disso, encontrar outras moléculas que atuem de maneira similar.”
 
A epiisopiloturina, um derivado metabólico do jaborandi descoberto pelo professor José Roberto de Souza de Almeida Leite, da Universidade do Piauí (UFPI), foi testada contra a esquistossomose in vitro e in vivo, e os resultados, ainda não publicados, foram promissores, com apresentação de baixa toxicidade em células de mamíferos.
 
“Ela se tornou uma candidata forte ao combate à doença, pelos resultados in vivo realizados em roedores, que obtiveram melhores resultados que o praziquantel (criado na década de 1970 e desenvolvido para atuar na cura da esquistossomose), já que atacam também outras formas do verme, além da forma adulta”, diz Mafud.
 
“Esses resultados, em fase de publicação, foram excelentes, e o projeto foi aprovado pelo programa de pesquisa financiado pelo SUS, por meio da Fundação de Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi/CNPq), coordenado pelo professor José Roberto Leite, do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia (Biotec/UFPI), que nos autorizou o teste em modelos toxicológicos, permitindo avanços na obtenção do farmoquímico em escala piloto”, completa.

Paralelamente, testes para a administração da epiisopiloturina em comprimidos estão sendo realizados por Mafud, e a expetativa é de que a formulação esteja no mercado em poucos anos. Esse não é o único produto natural sendo testado.
 
Embora as pesquisas revelem que ele atua sobre a esquistossomose, é necessário que haja uma recomendação para o tratamento. “Isso está mais perto de se tornar realidade, já que a molécula é bem conhecida, tanto do ponto de vista de alvos e efeitos colaterais quanto da toxicidade”, afirma a especialista.
 
Correio Braziliense

Governo lança campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lança hoje (30) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil, que terá início dia 8 de novembro. Será às 11h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília

O lançamento ocorrerá durante a 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doença, que ocorre até amanhã (31). 
 
A mostra reúne, durante  quatro dias, cerca de 4 mil profissionais, entre trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde, para trocar informações sobre o aprimoramento do setor.

Os sintomas mais comuns do sarampo são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A poliomielite causa lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.
 
Agência Brasil

Brasileiras estão tendo menos filhos e engravidam cada vez mais tarde, mostra pesquisa

Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que taxa de fecundidade é inferior à de 2,1 filhos por mulher
 
Rafael tem dois meses de vida e é o primeiro filho da jornalista Flávia Lopes, de 32 anos. Casada há cinco anos, ela vive com o marido em Juiz de Fora (MG) e planejou todo o processo para a chegada do bebê. Eles esperaram por mais segurança profissional e financeira. A hora certa veio quando Flávia foi aprovada num concurso público e concluiu o mestrado.
 
— Havia uma série de etapas profissionais que queria concluir antes de ser mãe — conta. — Além de ter mais estabilidade, pude contar com licença maternidade de seis meses.
 
Não é apenas Flávia que pondera o momento da gravidez. As mulheres brasileiras estão tendo menos filhos e, quando engravidam, o fazem cada vez mais tarde. O número de nascimentos caiu 13,3% entre 2000 e 2012, quando a taxa de fecundidade foi de 1,77 filho por mulher, contra 2,29 em relação ao período anterior. Além disso, já são 30% das brasileiras que têm o primeiro filho depois dos 30 anos (sendo de 22,5% em 2000). As conclusões são da pesquisa “Saúde Brasil”, divulgada ontem pelo Ministério da Saúde.
 
— Os dados estão refletindo duas grandes revoluções do século passado: a feminina, quando a mulher passa a optar pela idade da reprodução; e a da longevidade, com o aumento da esperança de vida — comentou Laura Machado, da ONG HelpAge Internacional.
 
População brasileira encolhendo
O estudo mostra que desde 2005 a taxa de fecundidade tem se mantido abaixo de 2,1 filhos por mulher, ou seja, menor do que a necessária para que a população não venha a diminuir no futuro. Além disso, o índice de mulheres abaixo de 19 anos com filhos caiu de 23,5% para 19,2%.
 
Para a diretora do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare Franco Netto, o aumento da idade para ter o primeiro filho indica aspectos positivos, como maiores oportunidades no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, traz algumas preocupações, uma vez que, quanto maior a idade, maior também a dificuldade de engravidar.
 
— Elas estão buscando uma estabilidade maior para ter seu primeiro filho. Isso mostra um avanço nas oportunidades no trabalho e também na programação da gravidez e no acesso a métodos contraceptivos — exemplifica.
 
A médica Luciana Nicodemus, de Petrópolis (RJ), seguiu essa linha de raciocínio. Formada aos 26 anos e casada aos 29, ela preferiu esperar um bom momento profissional para engravidar pela primeira vez. No ano passado, aos 36, foi a hora de se preparar para a chegada de Lívia.
 
— Queria curtir o casamento por alguns anos e estar com a vida mais estabelecida. Ser mãe mais madura é mais fácil. Acho que essa maturidade ajuda a conduzir melhor uma boa educação da criança — avalia, dizendo que ainda planeja mais um filho.
 
Mas, num país de contrastes e proporções continentais, a tendência não é homogênea. Nas camadas de menor escolaridade e em regiões menos desenvolvidas, as famílias são maiores, e as adolescentes ainda têm filhos por falta de planejamento. A Região Norte está acima da taxa de reposição: 2,24 filhos por mulher, enquanto que a Sul tem a menor taxa: 1,66. As mães com 30 anos ou mais são mais numerosas no Sudeste (34,6%) e no Sul (33,6%). Em seguida vêm Centro-Oeste (28,8%), Nordeste (26,1%) e Norte (21,2%).
 
Entre as mulheres com 12 anos ou mais de estudo, 45,1% têm o primeiro filho depois dos 30. No faixa de menor escolaridade (até três anos de estudo), 51,4% têm filhos antes dos 20. No grupo entre quatro e sete anos de estudo, o grupo de mães com filhos antes dos 20 chega a 69,4%.
 
— Mesmo com uma tendência de queda, a América Latina, com exceção da África Subsaariana, ainda tem a maior fecundidade da adolescência no mundo — pondera José Eustáquio Alves, professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, lembrando que é alto o índice de gravidezes indesejadas na adolescência, fruto, diz, do pouco acesso a contraceptivos e da baixa educação sexual.
Já Laura Machado, da HelpAge, cobra mais políticas para idosos, visto que a tendência é de envelhecimento:
 
— A grande questão é: quem vai cuidar de quem? Pois mães mais velhas, que requisitariam a ajuda das avós na criação dos filhos para se manterem no mercado de trabalho, precisarão, ao contrário, cuidar tanto de filhos quanto das mães, já idosas e mais dependentes.
 
Surto de Cesáreas
Segundo o Ministério da Saúde, esse processo de envelhecimento vai se intensificar, levando à estabilização do crescimento demográfico em duas décadas. A partir daí, as perspectivas são de redução da população do país.
 
— A população está envelhecendo rapidamente. E isso tem a ver com a taxa de reposição, que está insuficiente — avalia Thereza de Lamare.
 
Segundo a pesquisa, de cada quatro nascimentos, em três houve pelo menos seis consultas de pré-natal, o mínimo recomendado. Entre 2003 e 2012, o número de consultas cresceu 87%. A pesquisa também mostrou aumento de 47% no número de cesarianas entre 2000 e 2012. Os altos números levaram o ministério e a Agência Nacional de Saúde Suplementar a anunciar há duas semanas propostas para incentivar o parto normal.

O Globo

Ginecologista adultera ultrassonografia para esconder erro em bebê que nasceu sem mão

Agência O Globo
Ultrassonografia teria sido adulterada após
 erro médico
O primeiro exame tinha confirmado que criança não apresentava qualquer problema
 
Uma ginecologista em um hospital na província italiana de Vicenza está sendo investigada por supostamente ter falsificado uma ultrassonografia depois que um bebê nasceu sem a mão e parte do seu antebraço.
 
O caso ocorreu no ano passado, mas só veio à tona nesta semana, em reportagem publicada pelo jornal Il Giornale di Vicenza .

Naquela época, a gestante de 42 anos tinha ido à unidade hospitalar na cidade de Noventa Vicenta para um exame de ultrassom durante seu segundo trimestre de gravidez.
 
Os resultados foram animadores, com o ginecologista assinando um relatório dizendo que estava tudo bem com a criança.
 
Mas depois que o bebê nasceu sem uma mão e parte do antebraço, os pais pediram para ver uma cópia autenticada do exame, que mostrou uma anomalia esquelética.

Acredita-se que a ginecologista, então, tenha adulterado o relatório pós-ultrassom, a fim de encobrir um erro.
 
O Globo

Médicos espanhóis descobrem nova mutação responsável por doença da morte súbita

Universidade de Oviedo - Célula cardíaca de rato usada
 para comprovar que dano gera mutação responsável
 por doença da morte súbita
Equipe estudou coração de paciente por 3 anos para chegar a avanço que pode salvar vidas
 
O coração de uma espanhola de 53 anos, natural da região das Astúrias, vai ajudar no tratamento da doença cardíaca que causa a morte súbita. Manuela (nome fictício) tinha 20 anos quando foi diagnosticada com miocardiopatia hipertrófica, enfermidade muitas vezes hereditária e que leva a um engrossamento do tecido do coração.
 
O problema afeta uma em cada 500 pessoas e se constitui numa das causas mais frequentes de morte súbita entre jovens. Após três anos realizando pesquisas com Manuela, uma equipe de médicos na Espanha publicou um estudo revelando a descoberta de uma nova mutação responsável pelo mal, o que pode salvar muitas vidas daqui para frente. As informações são do "El País".
 
A morte súbita volta e meia aparece no noticiário. Muitos jogadores de futebol já morreram por conta disso, como o brasileiro Serginho, do São Caetano, em 2004, o espanhol Dani Jarque, do clube Espanyol, em 2009, e o também espanhol Antonio Puerta, em 2007.

A mãe de Manuela faleceu de morte súbita aos 34 anos, enquanto dava a luz. A avó e a tia dela também morreram de doenças cardíacas aos 62 e 55 anos, respectivamente. Outros dois membros da família sofrem da mesma doença de Manuela.
 
Até então, a medicina conhecia 11 genes defeituosos responsáveis por 60% dos casos hereditários de miocardiopatia hipertrófica. Mas os cientistas da Universidade de Oviedo, nas Astúrias, não encontraram nenhuma desssas irregularidades em Manuela. A enfermidade dela tem origem um outro gene que foi passado através de gerações da sua família. Esta é a grande descoberta do estudo, publicado na "Nature Comunications".

A equipe garante ter encontrado ainda oito famílias nas quais há casos similares com o mesmo gene problemático. O trabalho demonstrou ainda que em ratos as mesmas mutações provocam acúmulo de proteínas no tecido do coração que leva à miocardiopatia hipertrófica.
 
Tudo isso faz os médicos acreditarem que o achado pode revolucionar a prevenção à morte súbita.
 
"É seguro afirmar que este caso vai ajudar a salvar vidas. Já está ajudando essas oito famílias cujo destino deixará de ser fatal, porque vamos saber quais deles têm a mutação e quais não têm, o que nos permite fazer o acompanhamento", explicou ao "El País" o pesquisador Carlos López-Otín, da Universidade de Oviedo, um dos autores do estudo. Ele conta que o trabalho vai permitir identificar novos casos e ajudar os portadores da mutação e tomar decisões importantes na hora de ter filhos, por exemplo, sabendo que há 50% de chances de o problema ser transmitido a descendentes. Pessoas que carregam a mutação também poderão ser acompanhadas desde jovens para evitar a temida morte súbita.
 
O Globo

Anvisa suspende lote de chocolate

Divulgação
A Anvisa determinou, nesta quinta-feira (30), a interdição cautelar do lote LBP: 1 13360 1, do produto Chocolate ao Leite com Recheio Sabor Chocolate com Amendoim e Cereal Crocante, marca Chokko Snack, fabricado por Arcor do Brasil Ltda
 
Uma denúncia feita à vigilância sanitária de Volta Redonda (RJ) indicava a existência de teias e excrementos de insetos no produto. Análise realizada pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) confirmou o resultado insatisfatório na análise de características sensoriais e matérias estranhas indicativas de falhas das boas práticas.
 
Com a determinação, as 792 caixas do produto serão recolhidas e incineradas pelas vigilâncias sanitárias de Estados e Municípios, já que o produto foi distribuído nacionalmente.
 
A interdição cautelar é uma medida de caráter preventivo, que tem por objetivo reduzir riscos e evitar danos à saúde da população. Com isso, a empresa fabricante poderá recorrer da decisão e solicitar a realização de novos testes que confirmem ou não as irregularidades encontradas.
 
Confira a norma no Diário Oficial da União.

Assessoria de Imprensa da ANVISA

Leite pode não ser tão bom para nós, aponta estudo

Consumo de três copos por dia pode estar associado à morte prematura
 
Uppsala, Suécia - Beber leite pode não proteger nossos ossos de fraturas - e poderia até aumentar o risco de uma pessoa morrer de doença cardíaca, de acordo com um novo estudo na Suécia, publicado no “British Medical Journal”. Uma investigação sobre os hábitos alimentares de mais de 100 mil pessoas revelou que aqueles que bebiam mais leite não eram menos propensos a quebrar um osso. Entre as mulheres, o maior consumo de leite foi associado, na verdade, a um risco aumentado de fraturas da anca.
 
Outro resultado que surpreendeu os pesquisadores foi que as pessoas que bebiam mais de três copos de leite - cerca de 680ml - por dia eram mais propensos a morrer ao longo do estudo, que acompanhou 60 mil mulheres por 20 anos, e 45 mil homens por 11 anos. O efeito foi mais observado entre as mulheres, que tinham duas vezes mais probabilidade de morrer por doença cardíaca, a condição com ligações mais fortes ao maior consumo de leite.
 
Embora potencialmente alarmante, os autores do estudo da Universidade de Uppsala pediram cautela e disseram que a sua prova não foi forte o suficiente para modificar as recomendações dietéticas.
 
As mulheres que participaram do estudo tinham idade entre 39-74, e os homens 45-79 quando a pesquisa começou, por isso não é surpreendente que um número significativo morreu mais de duas décadas seguintes. O estudo foi observacional, combinando respostas de autor relato das pessoas de inquéritos alimentares com seus registros médicos, o que não prova causa e efeito.
 
Apesar de os pesquisadores terem levado em conta vários outros fatores, tais como taxas de tabagismo, uso de álcool e peso, os comentaristas disseram que suas influências podem ter sido subestimadas.
 
No entanto, especialistas de vários países concordaram que os resultados merece uma investigação mais aprofundada.
 
- À medida que o consumo de leite pode subir globalmente com o desenvolvimento econômico e o aumento do consumo de alimentos de origem animal, o papel do leite na mortalidade precisa ser estabelecido definitivamente agora - disse o professor Mary Schooling, da Universidade de Saúde Pública de Nova York.
 
Orientações dietéticas atuais recomendam o leite e outros produtos lácteos como boas fontes de proteína e cálcio, essencial para a saúde dos ossos. Não há nenhuma sugestão no estudo de que beber um copo de leite por dia não seja saudável. Os pesquisadores não fazem uma distinção entre o leite integral, semidesnatado ou desnatado.
 
Curiosamente, outros produtos lácteos, incluindo iogurte e queijo foram relacionados a uma melhor saúde óssea e a um risco de mortalidade mais baixa.
 
Os autores sugeriram que a causa de efeitos adversos do leite podem ser da galactose, um tipo de açúcar, com níveis elevados no leite não fermentado, mas não nos produtos fermentados. A conclusão foi de que a galactose tem efeitos prejudiciais, tais como inflamação e desequilíbrios químicos em estudos com animais, mas a evidência de seu papel na saúde humana é escassa.
 
Gaynor Bussell, nutricionista de saúde pública, disse que o estudo foi interessante, mas alertou que os questionários de alimentos não tinham o padrão ideal para a compreensão de ingestão diária.
 
- Nós sabemos que o aumento da inflamação está associada com redução da densidade óssea e assim o efeito da galactose certamente precisa ser analisada em estudos posteriores - afirmou Bussel. - O cálcio é necessário na dieta para a saúde óssea e nós necessitamos de uma quantidade diária de cálcio presente em aproximadamente cerca de um litro de leite.
 
O nutricionista explicou, ainda, que alguma cautela é necessária na interpretação dos resultados e, assim, pediu um pouco mais de investigação nesta área que possa fazer ou refutar esses achados, apontando que um estudo é insuficiente para fundamentar decisões de saúde pública.
 
O Globo

Ministério da Saúde contabiliza 828 casos de febre chikungunya no país

789 pessoas foram diagnosticadas em três estados sem terem feito viagens para países que têm transmissão da doença
 
O Ministério da Saúde contabilizou 828 casos de febre chikungunya até o último sábado, dia 25.
 
Desses, 789 foram diagnosticados em pessoas que não têm registro de viagem internacional para países considerados de riscos, neste caso. Os outros 39 casos são de pessoas que viajaram para esses países, como Venezuela, Haiti, República Dominicana, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.
 
Das constatações da febre em pessoas que não viajaram, 458 foram na Bahia, 330 no Amapá, e um caso foi identificado em Minas Gerais. Feira de Santana (BA), com 371 casos, e Oiapoque (AP), com 330 registros, são os municípios com mais pessoas infectadas e diagnosticadas.
 
Já quanto aos 39 casos de pessoas que estiveram em países com transmissão da doença, São Paulo é a unidade da federação com mais registros: 17. O Ceará tem quatro.
 
O Ministério da Saúde, desde 2013, quando foram confirmados casos da febre chikungunya no Caribe, elaborou um plano nacional para combater as infecções, especialmente em regiões com registro da febre.
 
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus havia sido identificado em 19 países em 2004. No fim de 2013, foram verificadas transmissões em países do Caribe, e, em março deste ano, na República Dominicana e no Haiti. Até então, o vírus estava restrito à Ásia e à Àfrica.
 
O Globo

Ministério lança Política Nacional de Promoção da Saúde

Plano quer combater doenças crônicas reduzindo fatores de risco e implantando infraestrutura assistida de atividades físicas em unidades de saúde
 
A Política Nacional de Promoção da Saúde, uma atualização da política lançada em 2006, foi apresentada na terça-feira (28) e está voltada para a diminuição das doenças crônicas. Ela reforça políticas que combatam os fatores de risco para a saúde, como tabagismo, sedentarismo e má alimentação. Ela também prevê o aumento dos investimentos na área de atendimento.

O anúncio foi feito na abertura da 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doença (Expoepi), em Brasília. O evento vai discutir os avanços e desafios na saúde do Brasil, como, por exemplo, o combate ao mosquito transmissor da dengue e do chikungunya e as ações de emergência para evitar a transmissão de doenças como o ebola.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, presente à cerimônia, destacou que entre as prioridades da nova política estão temas como “a formação e educação permanente, alimentação adequada, prática de atividade física, enfrentamento ao tabaco, enfrentamento ao uso abusivo de álcool e outras drogas e a promoção da cultura da paz e dos direitos humanos”, disse.

Segundo dados do próprio Ministério da Saúde, o enfrentamento às doenças crônicas é um dos principais desafios de saúde pública no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, elas respondem por cerca de 35 milhões de mortes ao ano. No Brasil, do total de óbitos registrados em 2011 (cerca de um milhão de mortes), elas foram responsáveis por cerca de 74 mil (72%).

O Brasil superou a meta estabelecida para a redução da mortalidade prematura por doenças crônicas, que era de 2% ao ano. Entre 2010 e 2011, o índice de queda da mortalidade prematura (30 a 70 anos) por doenças crônicas foi de 3,8%. A expectativa é chegar a 2,5% em 2022.

Nesse sentido, para incentivar a prática de hábitos saudável na população, está o Programa Academia da Saúde, que prevê a implantação de polos com equipamentos e profissionais qualificados para a orientação de atividades físicas. A redução gradativa de 2% da mortalidade prematura por doenças crônicas é o objetivo principal do Plano de Ações de Enfrentamento às Doenças Crônicas Não Transmissíveis 2011-2022.

Atualmente, segundo a pasta, há mais de 3.725 mil polos habilitados para a construção em todo o País (491 já prontos). A Atenção Básica também prestará diferentes tipos de tratamento e acompanhamento ao usuário, incluindo o atendimento psicológico. Atualmente, existem 3.695 Núcleos de Atenção à Saúde da Família, com 3.247 nutricionistas, 5.062 fisioterapeutas e 3.691 psicólogos, além de educadores físicos e sanitaristas.
 
Saúde Web

Chá e frutas cítricas podem prevenir câncer de ovário

Duas xícaras da bebida ao dia reduzem em até 30% risco de desenvolver a doença
 
Consumir chá e frutas cítricas, como a laranja e o limão, pode ajudar a prevenir o câncer de ovário, segundo uma pesquisa publicada nesta semana no American Journal of Clinical Nutrition.
 
Segundo o estudo, beber duas xícaras de chá preto por dia, por exemplo, reduz em até 31% o risco da doença.
 
O câncer de ovário é o tumor ginecológico com menores chances de cura. Na maioria dos casos em que os sintomas se tornam aparentes, a doença já está em um estágio muito avançado e é praticamente incurável. A incidência da doença pode ter relação com o número de ovulações.
 
A pesquisa analisou os hábitos alimentares de 171.940 mulheres com idades entre 25 e 55 anos ao longo de mais de 30 anos. Os pesquisadores concluíram que aquelas que consumiam diariamente alimentos que contêm flavonol, como o chá, e flavanonas, como as frutas cítricas e seus sucos, apresentaram um risco menor de desenvolver câncer de ovário. Esses dois compostos são derivados dos flavonoides, substância antioxidante e anti-inflamatória que já foi associada a uma série de benefícios à saúde, como redução das chances de problemas cardiovasculares.
 
— As principais fontes desses compostos, como chá e frutas cítricas, são alimentos facilmente incorporáveis na dieta. Então, simples mudanças na alimentação podem ter um impacto positivo na redução do risco de câncer de ovário — diz Aedin Cassidy, uma das autoras da pesquisa e professora da Universidade de East Anglia, na Inglaterra.
 
Zero Hora

Exagerou na bebida? Saiba as melhores formas de curar a ressaca

Divulgação: Para quem passou da conta, como os rapazes
de "Se Beber, Não Case", a melhor coisa é tomar um
banho, repousar e beber água
Especialista indica o que realmente funciona e o que é lenda para aliviar o enjoo, a dor de cabeça e o cansaço
 
Às vezes, acontece. No embalo da noite, aquela cervejinha a mais, e o outro dia se transforma na imagem perfeita do inferno. Dor de cabeça, enjoo, indisposição, vontade zero de levantar da cama, vontade de morrer: todos são sintomas da ressaca.
 
Mas como fazer com que o preço da diversão não seja maior do que a própria curtição? A dica óbvia é "beber menos, seu idiota" – e, evidentemente, você deve segui-la. Mas há maneiras de fazer com que o sofrimento da ressaca seja pelo menos um pouquinho menor. Conversamos com o hepatologista Claudio Augusto Marroni, médico do Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia da Santa Casa, que nos ajudou a desvendar o que é mito e o que é verdade. Então, tim-tim, e vamos às dicas:
 
Nada supera a trinca banho, repouso e muita água
Você pode apelar para as artimanhas mais estrambólicas sugeridas por seu amigo de bebedeira, mas nenhuma vai superar a mais simples: tire o dia seguinte para descansar. O álcool tem efeitos que demoram para ser metabolizados, então o ideal é ficar deitadinho, esperando eles passarem – é por isso que os programas de TV no domingo são bem mais longos. Todos nós sabemos também que o álcool desidrata – ou você foi no banheiro 15 vezes na noite passada por quê? –, então é obrigatório tomar muita água no dia seguinte.
 
– Também é necessário repor eletrólitos, como sódio e potássio. Bebidas isotônicas têm eletrólitos, então podem ajudar – ressalta o médico.
 
E a terceira dica é um bom banho, que além de relaxar, vai te deixar novo para começar o dia.
 
O seu estômago sofreu, então trate ele bem
Se o dia anterior foi forte, dê uma trégua. O seu estômago provavelmente vai estar sensível, então evite comidas pesadas, bebidas que não sejam suaves e remédios muito fortes.
 
– A Aspirina, por exemplo, é um excelente remédio, mas causa irritação gástrica. Não é a melhor opção – explica Marroni.
 
Nada de café ou outros estimulantes – o negócio é relaxar
Além de entrar no item anterior, o café ainda é estimulante. E, como vimos, o que você menos quer durante a ressaca é ser estimulado. Então, apesar de ajudar a acordar e fazer com que você levante e ponha as coisas em ordem, o café vai potencializar o mal-estar e o desconforto. A dica é evitar qualquer bebida que tenha cafeína, a não ser que seja imprescindível.
 
Não é necessário tanto sofrimento: antieméticos e paracetamol estão aí para ajudar
Se nada disso der certo, não é nenhum pecado tomar algum remédio que ajude na recuperação – ou que pelo menos diminua as mazelas da ressaca. Para um enjoo muito forte, um antiemético (remédio que alivia os sintomas de náusea) cai bem. Se a dor de cabeça está muito forte, por que não apelar para um analgésico, como o paracetamol?
 
Zero Hora

Antibiótico em pó melhora vida de pacientes com fibrose cística

João Godinho / O Tempo - Raí, 10, que teve dificuldade
 pra ganhar peso, se adaptou melhor ao remédio em pó
Vítimas têm falta de enzima no pâncreas que dificulta digestão e prejudica o pulmão
 
Conviver com a fibrose cística – doença grave, de origem genética, que acomete uma em cada 10 mil pessoas em Minas Gerais – não é fácil. Os pacientes gastam em média 40 minutos em cada nebulização feita com os antibióticos necessários para combater as infecções pulmonares bacterianas que podem levar a internações e até à morte antes dos 40 anos.  
 
Um novo antibiótico em pó criado para tratar as frequentes infecções nos brônquios causadas pela bactéria “pseudomonas aeruginosa” promete trazer mais qualidade de vida aos pacientes com dificuldade de manter o tratamento. De acordo com o pneumopediatra do Hospital Infantil João Paulo II, Alberto Andrade Vergara, o Zoteon Pó, nome comercial da tobramicina inalatória, vem apresentando vários benefícios.
 
“Uma das vantagens é a administração mais rápida. Enquanto a nebulização (que deve ser feita duas vezes ao dia) demora até 40 minutos, o remédio em pó dura alguns minuto. A segunda questão é a quantidade de antibiótico muito maior que chega aos pulmões, o que acaba sendo mais eficaz. Com isso, os pacientes tendem a aderir melhor, fazem o tratamento com mais regularidade. Os resultados são melhores, com menos internações, um melhor cuidado pulmonar e sinalizando um aumento de sobrevida”, diz.
 
O pneumopediatra explica que a doença possui três manifestações clínicas principais. “O suor de uma pessoa com fibrose fica dez vezes mais salgado. A falta de produção de uma enzima no pâncreas leva a dificuldade de digestão e ocorrem problemas pulmonares como a bronquite bacteriana”, afirma Vergara.
 
Nova droga
Para um casal em que marido e mulher têm o gene da doença, a cada gestação existe uma chance de 25% de a criança nascer com fibrose cística, como é o caso da técnica em enfermagem Sheila Alves Valenço, 35. O filho Victor Ryan Alves, 12, descobriu a doença aos 3 anos. “Ele já usou a enzima pancreática e antibióticos, mas chegou a ficar um ano internado com pneumonia de repetição. É uma criança que não tem uma rotina normal porque ele não aguenta correr muito, mas percebo que a eficácia do remédio em pó é melhor”, afirma a mãe.
 
A microempreendedora Maria Geralda da Silva, 40, conta que o filho Raí da Silva, 10, está usando o novo medicamento há três meses. “Foi maravilhoso, facilita demais a vida da criança. Eu acompanho, mas ele sabe fazer sozinho. A saúde melhorou muito, é bem mais cômodo, prático, menos cansativo e ele não tem nenhum efeito colateral”, diz Maria Geralda.
Reações
 
Efeito colateral
O remédio em pó pode provocar um pouco de tosse. “Não compromete a qualidade de vida do paciente. A nebulização traz mais transtorno e rouquidão”, avalia o pneumopediatra.
 
O Tempo