Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Estudo alerta que 'Google Glass' pode obstruir a visão periférica

Foto: Gustavo Petró/G1
Breno Masi, desenvolvedor que comprou e trouxe um
Glass para o Brasil mostra o dispositivo
Aparelho poderia interferir em tarefas como dirigir ou atravessar a rua. Descoberta aponta obstrução em parte da visão periférica da direita
 
As pessoas que usam o "Google Glass' - dispositivo que oferece acesso à internet em uma tela minúscula, acoplada a uma armação de óculos - podem experimentar pontos cegos importantes do lado direito, o que pode interferir em tarefas como dirigir, atravessar uma rua e praticar esportes, alertou um novo estudo.
 
Apenas três pessoas foram incluídas na análise da tecnologia, segundo a pesquisa, publicada nesta terça-feira (4) no Jornal da Associação Médica Americana.
 
As descobertas demonstraram uma obstrução "significativa" da visão periférica no lado direito, onde o dispositivo é instalado, acrescentaram os autores do artigo.
 
Os cientistas afirmaram que são necessários mais estudos com um grupo maior de usuários para verificar os resultados.
 
"No nosso entendimento, esta é a primeira avaliação do efeito de dispositivos eletrônicos usáveis com uma tela no campo de visão", escreveram os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco.
 
"O dispositivo criou uma obstrução clinicamente significativa no campo visual no quadrante superior direito", acrescentaram.
 
O bloqueio ocorreu devido à barra espessa de material no lado direito do dispositivo, e não às distrações produzidas pelo software, afirmaram os cientistas.
 
Os três homens que participaram do estudo tinham visão 20/20, considerada normal.
 
O Google Glass está à venda nos Estados Unidos desde maio ao preço de US$ 1.500. Seu lançamento coincide com uma nova moda de dispositivos usáveis, a nova grande aposta do mercado da eletrônica, embora na maioria dos casos as apostas tenham se voltado para pulseiras e relógios.
 
G1

Reino Unido pode tornar ilegal que mulheres consumam álcool durante a gravidez

A doença foi diagnosticada 252 vezes na Inglaterra
Menina de seis anos nasceu com síndrome alcoólica fetal, que pode causar retardo de crescimento
 
O consumo de álcool durante a gravidez pode tornar-se uma ofensa criminal, de acordo com instituições de caridade das mulheres diante de uma audiência que vai ocorrer no Tribunal de Recurso nesta quarta-feira.
 
Um conselho está buscando compensação criminal de lesões para uma menina de seis anos de idade com “atraso de crescimento” causado pelo consumo de álcool da mãe durante a gravidez.
 
Se o tribunal decidir que a mulher cometeu um crime isso poderia trilhar o caminho para que o comportamento das mulheres grávidas seja criminalizado, segundo o Serviço Britânico Consultivo de Gravidez (bpas, na sigla em inglês) e o Birthrights.
 
A menina nasceu com síndrome alcoólica fetal (SAF), que pode causar retardo de crescimento, anomalias faciais e deficiência intelectual. Em 2012 e 2013, a doença foi diagnosticada 252 vezes na Inglaterra.
 
Os advogados que representam a autoridade local, no noroeste da Inglaterra, estão tentando provar que a mãe da menina de seis anos de idade cometeu um crime sob as Delitos Contra as Pessoas na Lei 1.861.
 
Ann Furedi, presidente-executivo da bpas, e Rebecca Schiller, co-presidente da Birthrights, disseram: “Tornar uma forma particular de comportamento durante a gravidez uma infração penal vai preparar o terreno para criminalizar uma vasta gama de outros comportamentos, porque eles podem também representar um risco para a saúde do bebê. Quando consideramos que a tomada de medicamento necessária, como no tratamento para a epilepsia ou depressão, ou a recusa de uma cesariana pode entrar na categoria de comportamentos maternos que podem prejudicar o feto, a trajetória de tal abordagem é profundamente preocupante. Devemos levar muito a sério quaisquer desenvolvimentos legais que põem em questão o direito fundamental das mulheres grávidas à autonomia corporal e o direito de tomar suas próprias decisões. As mulheres grávidas merecem apoio e respeito, não a perspectiva de sanção penal para o comportamento que não seria ilegal para qualquer outra pessoa.”
 
Mas as instituições de caridade afirmam que há “contínua incerteza” na classe médica sobre a relação entre beber e danos ao feto. Elas colocaram, portanto, que mães e seus bebês não estariam melhor servidos ao tratar mulheres grávidas com problemas de drogas ou abuso de álcool como criminosos.
Em janeiro, verificou-se a autoridade tinha falhado em sua tentativa de ganhar a compensação em nome da criança a partir das Criminal Injuries Compensation Authority (CICA).
 
A decisão por escrito do Tribunal Superior do Administrativo de Recursos Câmara disse que a criança nasceu com o transtorno como um “resultado direto” do consumo de álcool de sua mãe. Mas concluiu: “Se (a menina) não era uma pessoa enquanto sua mãe estava envolvido nas ações pertinentes, então (...) como uma questão de direito, a mãe não poderia ter cometido um crime.”
 
Nem a menina nem a mãe foram identificadas na decisão. O caso será ouvido no Tribunal de Recurso nesta quarta-feira com uma decisão esperada em uma data posterior.
 
O Globo

Entidade médica vê risco de epidemia de ebola no Brasil

A Academia Nacional de Medicina divulgou nesta terça-feira, 4, nota em que faz críticas às providências tomadas pelo Ministério da Saúde para controlar a entrada no Brasil de pessoas infectadas pelo vírus ebola
 
O texto é assinado por quatro médicos, que se manifestam em nome da entidade: José Rodrigues Coura, José Carlos do Valle, Gerson Canedo de Magalhães e Celso Ramos Filho.

"O grande risco para o Brasil está nos acessos por terra. No sul, africanos de diferentes países - inclusive aqueles com epidemia de ebola - continuam chegando sem o menor controle. Em Caxias do Sul (RS) existe uma associação específica destinada ao acolhimento social e que providencia empregos para esses imigrantes", diz o texto.

No documento, a Academia Nacional de Medicina sustenta considerar "mais grave ainda" a "entrada dos oriundos do oeste da África, principalmente do Senegal e Nigéria (poucos de Serra Leoa), através de rota por avião Dakar-Madri-Equador, que entram neste país (Equador) sem necessidade de visto".

"Segundo a Polícia Federal brasileira, os imigrantes mais pobres são cooptados por 'coiotes', que lhes acenam com possibilidade de emprego no Brasil (Acre). Utilizando táxis, viajam até o Peru ou a Bolívia e daí, à noite, chegam a Rio Branco sem serem importunados. (...) Isto já foi denunciado e as providências efetivas não foram tomadas. É a tragédia anunciada", denuncia a entidade.

Para a Academia Nacional de Medicina, se a doença ingressar na Amazônia "certamente será de difícil controle. Urge das autoridades providências em todos os sentidos: dos Ministérios da Saúde, Justiça - intensificando a vigilância por terra nas fronteiras durante as 24 horas -, Relações Exteriores - maior rigor no controle de vistos e emissão de passaporte daqueles oriundos das regiões mais acometidas -, e outros mais que, a juízo do Poder Executivo, possam agir de forma integrada para conter esta temível infecção".

O texto recomenda que o Ministério da Saúde "aconselhe as Secretarias Estaduais de Saúde a tomar providências de vigilância e atenção médica para eventuais casos da doença" e afirma que será "difícil" realizar exames laboratoriais em Belém e oferecer atendimento médico em um único hospital do Rio de Janeiro.

"A estrutura de atendimento aos doentes não pode ser concentrada, tem que haver capacidade de atendimento em todo o País", afirma o infectologista Coura, um dos autores da nota.
O Ministério da Saúde não se manifestou sobre a nota até as 19h30 desta terça.
 
Estadão Conteúdo

Imagens fortes: médicos tiram peixe vivo de intestino de homem em Londrina (PR)

Foto: Reprodução/Esmeraldanotícias
Universidade abriu investigação para descobrir quem vazou o vídeo

Um homem foi forçado a passar por uma cirurgia radical para retirar um peixe vivo de seu intestino. No vídeo, o cirurgião aparece retirando uma piramboia de 125 cm de dentro do corpo do homem.

Segundo relatos, o paciente teria introduzido o peixe pelo ânus. As informações são do site Daily Mail.
 
No vídeo é possível ver a piramboia sendo retirada do intestino do paciente. Durante a operação, os médicos ficam espantados à medida em que o peixe começa a se contorcer enquanto é retirado
 
De acordo com relatório médico, o peixe tinha cerca de 125 cm, mas a informação não foi confirmada.
 
Mais tarde, após ser retirada de dentro do homem, a criatura teve que ser sacrificada.
 
Um inquérito investiga os responsáveis pela gravação e divulgação da operação sem a autorização do paciente.
 
Várias pessoas já foram convocadas para dar explicações, inclusive o médico responsável pela cirurgia. De acordo com a assessoria de imprensa da Universidade Estadual de Londrina, o procedimento foi realizado em abril do ano passado.

R7

Curso qualifica profissionais de saúde para Qualidade, Gestão de Risco e Acreditação

Curso prepara profissionais de saúde para atendimento com qualidade e segurança
 
Para capacitar profissionais a atuarem nos setores da Qualidade, Gestão de Risco e Acreditação de hospitais e clínicas, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante exclusivo no Brasil da Joint Commission International (JCI), maior agência de avaliação da qualidade de saúde, no mundo, promove nos dias 24, 25 e 26 de novembro, em São Paulo, o Curso de Introdução em Acreditação Internacional.
 
Entre o conteúdo ministrado estão, a história, o conceito e o contexto atual da acreditação no Brasil e no mundo, os padrões internacionais de qualidade e segurança da JCI, os cuidados com o paciente, o gerenciamento das organizações de saúde, as avaliações e as regras de aprovação para acreditação da JCI.
 
Para participar do Curso de Introdução a Acreditação Internacional é preciso ter formação superior nas áreas de saúde, administração ou engenharia, ter, no mínimo, dez anos de formado e cinco anos de experiência em atividades de saúde.
 
As inscrições para o curso podem ser feitas pelo próprio site do CBA (http://cbacred.org.br/agenda/2014/1124.asp). Outras informações podem ser solicitadas através dos telefones (21)3299-8202 ou 3299-8242 ou 3299-8243 ou ainda, através do email secretaria.ensino@cbacred.org.br.
 
O Curso de Introdução em Acreditação Internacional acontecerá no auditório do The Capital Hotel, que fica na R. Ten. Negrão, 200, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo.
 
Assessoria de Imprensa
SB Comunicação, (21)3798-4357

Damasco é aliado dos olhos e melhora o trânsito intestinal

Fruta também combate as câimbras, controla a pressão arterial e previne o câncer
 
Por Dra. Tamara Mazaracki
 
Damascos são frutas pequenas de cor amarelo-dourada e pele aveludada, com sabor adocicado e um leve toque de acidez. O damasco é botanicamente relacionado com amêndoa, ameixa, pêssego e nectarina. No Brasil é difícil encontrar o damasco fresco ? a importação é muito pequena e seu preço pode ser muito alto. O damasco é fonte de vários nutrientes incluindo fibras, vitaminas A, C, E, complexo B, potássio, ferro, fósforo, magnésio e antioxidantes como carotenoides e flavonoides.
 
Embora o processo de desidratação reduza o conteúdo de vitaminas solúveis em água e sensíveis ao calor, como a vitamina C, outros nutrientes tornam-se mais concentrados. O damasco seco possui uma concentração de minerais e de vitamina A muito superior à do damasco fresco. Por outro lado 100 gramas da fruta fresca têm 50 calorias enquanto 100 gramas de damasco seco têm 240.                             
 
Fonte de fibras
O damasco é boa fonte de fibra dietética. Ele contém fibras solúveis que ajudam a reduzir os níveis de colesterol, aumentam o bolo fecal, aceleram o trânsito intestinal, previnem a constipação e doenças do cólon como a diverticulose. Uma porção de 100 gramas fornece 7 gramas de fibra.                               
 
Potássio
Cem gramas de damascos secos contêm 33% da RDA (dose recomendada diária) de potássio, enquanto a versão fresca tem 7% da RDA. O potássio combate câimbras e ajuda a manter a pressão arterial saudável, e quem não ingere o mineral de forma suficiente tem maior risco de desenvolver hipertensão.                             
 
Vitamina A e carotenoides
Em 100 gramas de damasco seco estão 72% da RDA para a vitamina A. Ela funciona como um antioxidante e é essencial para o crescimento celular, para o sistema imunológico e para a saúde dos olhos, ossos, pele, cabelos, gengiva e glândulas. Os carotenoides presentes no damasco dão a bela cor do fruto: luteína, zeaxantina, alfa e betacaroteno. Eles protegem a retina (a parte do olho que capta a imagem visual) dos danos causados pela luz ultravioleta. A luteína e a zeaxantina ajudam a prevenir a degeneração macular senil, a maior causa de cegueira na idade avançada.                             
 
Licopeno contra o câncer
Damascos também são ricos em licopeno, um poderoso antioxidante da família dos carotenoides, que protege contra o câncer, particularmente de próstata, mama, laringe, esôfago e pulmão.                               
 
Bioflavonoides e polifenois
O damasco é rico em outros bioativos com poder antioxidante, os flavonoides ou compostos fenólicos: quercetina, antocianina, catequina, ácido ferúlico, ácido cafeico, ácido cumárico e ácido gálico. Estes polifenois estão associados à redução de doenças por seu efeito protetor contra a ação de radicais livres, e ainda ajudam a prevenir a formação de catarata.                             
 
Catequina combate a inflamação
Damasco é uma ótima fonte de catequina, um polifenol com ação anti-inflamatória potente, pois inibe a atividade de uma enzima chamada ciclo-oxigenase-2, presente no processo inflamatório. Os estudos têm mostrado que alimentos ricos em catequinas podem proteger os vasos sanguíneos de danos relacionados com a inflamação, e ainda ajudam no controle da pressão arterial.                             
 
Quanto comer
Uma porção corresponde a 10 unidades de damasco seco (uma média de 35 gramas), e isto equivale a 80 calorias. Ele pode ser consumido diariamente ao natural, ou pode ser acrescentado no iogurte, na salada de frutas, no suco ou vitamina.  
 
Minha Vida

Amamentação: Profissionais da saúde receberão treinamento sobre o tema

Os profissionais da área da saúde que quiserem saber mais sobre amamentação acabam de ganhar um espaço exclusivo no site da Lansinoh
 
A marca de pomada para amamentação feita com lanolina 100 %, é a número 1 nos EUA e utilizada por mães lactantes em mais de 60 países.
 
O objetivo da marca é transmitir e dividir conhecimento com profissionais da saúde.
 
Os interessados receberão informações e dicas sobre amamentação e poderão pedir amostras do produto para teste no próprio site.
 
A inscrição exige o número de registro do profissional. Em 2015 a Lansinoh oferecerá cursos e palestras em diversas partes do país para esses profissionais.
 
Serviço: www.lansinohbrasil.com.br/
 
Divulgação: Rojas Comunicação
(11) 3675-4940 / 3873-6261

Concurso Prefeitura de Rorainópolis - RR

A Prefeitura de Rorainópolis, no estado de Roraima, divulgou edital de concurso público regido pelo nº 01/2014, que objetiva contratar 483 profissionais em funções de níveis Básico/Fundamental, Médio e Superior. Do total de vagas, 46 chances são reservadas para pessoas com necessidades especiais.

Os aprovados deverão desenvolver suas atividades em jornadas semanais de 30h ou 40 horas, para o recebimento de remuneração que pode variar de R$ 700,00 a R$ 3.500,00, conforme a função desempenhada.

As oportunidades oferecidas visam o preenchimento de vagas em cargos como os de Supervisor Escolar, Apoio Administrativo Educacional, Assistente Social, Fisioterapeuta, Enfermeiro, entre outros.

As inscrições devem ser efetuadas pelo site da organizadora, www.cpc.uerr.edu.br, até o dia 5 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 50,00; R$ 60,00; ou R$ 80,00.

Os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, no entanto, alguns profissionais serão submetidos ainda, à realização de Prova de Títulos.

As provas serão realizadas simultânea e exclusivamente no dia 30 de novembro de 2014, na Sede do Município de Rorainópolis, Vila Nova Colina, Vila do Equador, Vila Jundiá e Vila Martins Pereira, Estado de Roraima.

O certame será válido por 02 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Concurso UNIVASF

Com o intuito de recompor parte do seu quadro de pessoal, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), está promovendo concurso público por meio do edital nº 57, de 3 de novembro de 2014. O concurso dispõe de 6 (seis) vagas para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, para as Classes Assistente A e Adjunto A, nível I.
 
O cargo a ser provido será exercido no regime de trabalho de 40 horas com dedicação exclusiva (DE), com lotação em Colegiado Acadêmico e atuação em todos os cursos da UNIVASF sediados nos seus campi, com remuneração de até R$ 8.344,64.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do preenchimento de formulário próprio disponibilizado no site www.concurso.univasf.edu.br, no período de 04 a 17 de novembro de 2014, observado o horário local. A taxa de inscrição é de R$ 140,00 e R$ 200,00, de acordo com a área de atuação.
 
O concurso constará de provas escritas, aptidão didática, defesa de memorial e títulos.
 
A prova escrita será realizada na data provável de 10 de dezembro de 2014. Já a prova de aptidão didática será realizada provavelmente no dia 11 de dezembro de 2014.
 
As provas poderão ser realizadas no Campus de Petrolina, localizada na Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, CEP 56304-917 e/ou no Campus Juazeiro, situada na Av. Antônio Carlos Magalhães, 510, Bairro Santo Antônio, Juazeiro-BA, CEP 48902-300. Os locais definitivos e os números das respectivas salas estarão disponíveis no site www.concurso.univasf.edu.br, a partir do dia 03 de dezembro de 2014.
 
O concurso terá prazo de validade de 01 ano, contado a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, edição de 4 de novembro de 2014.

Prefeitura de Giruá - RS promove processo seletivo

A Prefeitura de Giruá, interior do Rio Grande do Sul, tornou público o edital de processo seletivo nº 253/2014. O objetivo é a contratação de um profissional de nível superior. A remuneração prevista para o contratado é de R$ 1.630,66, em carga horária de 20 horas semanais.
 
A chance é para a função de biomédico, para concorrer a vaga os interessados devem possuir nível superior na área e pós-graduação em gestão em saúde.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro de 2014, na Secretaria de Saúde, sito a Rua Borges de Medeiros, 100, Centro, Giruá/RS.
 
Os inscritos serão avaliados através de prova objetiva e dos títulos apresentados.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 20 de novembro de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Borges de Medeiros, nº 100, bairro Centro, com início às 16 horas e término previsto às 17 horas.
 
A divulgação do gabarito e o resultado preliminar, estão previstos para serem divulgados no dia 24 de novembro de 2014.

Vagas de estágio nos Correios de Minas Gerais

Divulgados editais n°s 188 e 189/2014 de processo seletivo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), voltados ao provimento de 65 vagas de estágio e formação de cadastros de reserva na Diretoria Regional de Minas Gerais.

Os aprovados atuarão em jornadas semanais de 20h, nos períodos da manhã e tarde junto, com bolsas auxílios de R$ 358,64 (médio/técnico) e R$ 496,65 (superior), auxílio transporte de R$ 87,18, vale alimentação/refeição de R$ 185,08, assistência médica nos ambulatórios internos dos Correios, seguro contra acidentes pessoais, recesso remunerado e termo de realização do estágio.

No edital n° 188/2014 são ofertadas 32 oportunidades para estudantes de nível médio e técnico, enquanto no edital n° 189/2014 há 33 vagas para acadêmicos de nível superior de Comunicação Social, Administração, Engenharias Civil, de Produção, de Telecomunicações e Elétrica, Gestão Ambiental, Relações Públicas, Serviço Social, Direito e de Arquitetura e Urbanismo.

Os interessados deverão fazer suas inscrições entre os dias 10 e 21 de novembro de 2014, por meio do preenchimento de formulário disponível em www.correios.com.br e envio do mesmo juntamente com os demais documentos listados em edital, ao e-mail: mggerec.scrh.est@correios.com.br ou entrega na sede da Diretoria (avenida Izabel Bueno, nº. 442, Jaraguá, Belo Horizonte).

Todos os inscritos serão submetidos à análise curricular classificatória e eliminatória, bem como à análise de documentos eliminatória.

O processo seletivo tem validade de seis meses e pode ser estendido.

Prefeitura de Rodeiro - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Rodeiro, no estado de Minas Gerais, está promovendo o processo seletivo nº. 14/2014, para contratação temporária de 01 Fonoaudiólogo, em substituição a servidora efetiva, em gozo de licença maternidade e ainda formação de quadro de reserva para futuras contratações, dentro de um período de 90 dias. O aprovado receberá salário de R$ 1.388,68 por jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
Interessados, deverão preencher a ficha de inscrição disponível na recepção desta Prefeitura, até o dia 10 de novembro de 2014 das 9h às 10h.
 
O prazo de contratação será pelo período do afastamento das respectivas servidoras, com possibilidade de prorrogação por até igual período, se verificada a necessidade do serviço e o desempenho satisfatório do contratado.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios de Minas Gerais, edição de 04 de novembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Guaraciaba do Norte - CE

A Prefeitura de Guaraciaba do Norte, no estado do Ceará, divulgou edital n° 001/2014 de concurso público com a finalidade de preencher 149 vagas em diversos cargos. O concurso será coordenado pela empresa Consulpam e as vagas envolvem todos os níveis de escolaridade, por salários variados entre R$ 724,00 e R$ 8.500,00.

Cargos
Nível fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheira/Copeira, Motorista "D", Motorista "B", Vigia, Operador de Máquina Retroescavadeira, Operador de Máquina Motoniveladora, Operador de Máquina Pá Carregadeira Mecânica e Atendente de Farmácia.

Nível médio/técnico: Agente Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico Agrícola, Técnico em Laboratório, Técnico em Raio X, Técnico em Enfermagem, Secretário Escolar e Agente de Trânsito.

Nível superior: Professor de Educação Básica I - 1º ao 5º ano, Professor de Matemática, Professor de Educação Física, Professor de Artes, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Português, Professor de Biologia, Professor de Inglês, Professor de Religião, Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Economista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Cirurgião, Nutricionista, Odontólogo e Psicólogo.

Inscrições
As inscrições estarão abertas no período compreendido entre os dias 05 a 30 de novembro de 2014 no site www.consulpam.com.br. Os candidatos poderão optar por fazer sua inscrição presencialmente na Central de Concurso, situada a Av. Ministro Furtado S/N - Centro - Guaraciaba do Norte – Ceará no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados.

Taxas
- O valor da taxa de inscrição para os cargos de Ensino Fundamental Completo é de R$ 50,00;

- O valor da taxa de inscrição para os cargos de Nível Médio é de R$ 80,00;

- O valor da taxa de inscrição para os cargos de Professor é de R$ 100,00;

- O valor da taxa de inscrição para todos os cargos de nível superior é de R$ 150,00.

Provas e Gabaritos
A avaliação dos candidatos terá prova objetiva para todos os candidatos, além de prova prática para Motorista, teste de aptidão física para Agente Municipal de Trânsito e avaliação de títulos para cargos de nível superior.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 21 de dezembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados, e o gabarito será publicado no paço da Prefeitura, nas rádios locais, na Câmara Municipal e no site www.consulpam.com.br no dia 22 de dezembro de 2014.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 1 ano, a contar da data da publicação do ato homologatório, prorrogável apenas uma vez pelo mesmo período.

Concurso Tribunal de Justiça - RJ tem inscrições prorrogadas

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), com o apoio técnico da empresa FGV Projetos, publicou os editais n°s 02, 03, 04 e 05/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 118 cargos de Analista Judiciário.

O salário será de R$ 5.794,26, mais gratificação de locomoção no valor de R$ 1.738,27 para a especialidade de Execução de Mandados, além de auxílio-refeição e/ou auxílio-alimentação, Auxílio-locomoção, Assistência médica e auxílio-creche para todas as especialidades.

Podem se inscrever no concurso candidatos que tenham diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior nas áreas de Direito, Administração, Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia, conforme a especialidade do cargo.

Serão 118 abertas vagas para Analista, sendo 34 para especialidade de Execução de Mandados; 23 para especialidade de Comissário de Justiça, da Infância, da Juventude e do Idoso; 15 vagas para Psicólogo e 46 vagas para Assistente Social. Do total de vagas para cada Região, ficarão reservadas 5% para pessoa com deficiência.

As inscrições foram prorrogadas e vão até 10 de novembro de 2014, via internet, no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/tjrj. A taxa de inscrição é de R$ 68,00 e o pagamento deve ser feito até 4 de novembro.

O concurso constará de prova objetiva, que versará sobre língua portuguesa, noções de direito administrativo e constitucional, CODJERJ - Consolidação normativa e legislação complementar, conhecimentos específicos entre outros, além de prova discursiva.

A aplicação da prova objetiva para Analista está prevista para o dia 14 de dezembro de 2014, nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Duque de Caxias, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Vassouras, Itaguaí, Nova Friburgo, Itaperuna e Cabo Frio. Os locais para realização da prova objetiva serão divulgados no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/tjrj.

O gabarito oficial preliminar da prova sai no dia 16 de dezembro, e o gabarito definitivo com o resultado das etapas no dia 08 de janeiro de 2015.

O concurso terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, no Diário da Justiça Eletrônico, podendo ser prorrogado a critério da Presidência do Tribunal de Justiça por igual período.

Prefeitura de Nova Monte Verde - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Nova Monte Verde, no Estado do Mato Grosso, divulgou edital nº. 024/2014 para realização de processo seletivo nº. 001/2014, tendo como objetivo o preenchimento de 6 vagas, sendo 2 imediatas e 4 para cadastro reserva na função de Agente Comunitário de Saúde. O vencimento pode chegar a R$ 1.014,00 em regime de 40 horas de  trabalho.
 
Às pessoas portadoras de necessidades especiais 10% do total de vagas oferecidas por cargo no processo seletivo.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas gratuitamente na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua José Joaquim Vieira S/Nº, nas datas de 17 a 19 de novembro de 2014, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h.
 
O candidato deverá apresentar no ato da inscrição os documentos abaixo relacionados:
  • Ficha de Inscrição devidamente preenchida, indicando a área para a qual irá concorrer;
  • Fotocópia da Carteira de Identidade;
  • Fotocópia do CPF;
  • Comprovante de residência.
Provas
O processo seletivo será composto de prova objetiva, entrevista individual e títulos.
 
Os documentos relativos a prova de títulos serão entregues no ato da inscrição.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 30 de novembro de 2014 na Escola Municipal Roberto José Ferreira, situada à Rua Manoel Rodrigues de Souza, centro com inicio às 08h00min.
 
A entrevista será realizada na data provável de 10 de dezembro de 2014 na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Manoel Rodrigues de Souza com inicio às 8 horas.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, por ato do Prefeito Municipal.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 4 de novembro de 2014.

Prefeitura de Canarana - MT lança edital de processo seletivo

Visando a formação de cadastro reserva em diversos cargos, a Prefeitura de Canarana , no Mato Grosso, lançou o edital nº. 002/2014 de processo seletivo. As chances são para contratação temporária de profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos são de até R$ 5.163,57, por jornada de 20, 30 e 40 horas semanais. 
 
Cargos
Agente de Limpeza Escolar, Agente de Nutrição Escolar, Motorista Escolar, Vigilante Escolar, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Serviços de Limpeza Hospitalar, Técnico (Desenvolvimento Infantil, Administrativo Educacional, Laboratório/Análises Clínicas, Enfermagem, Imobilização Ortopédica e Radiologia), Auxiliar de Saúde Bucal, Professor, Nutricionista, Fisioterapeuta e Enfermeiro.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 18 a 26 de novembro de 2014, no horário das 07h30min às 11h00min e das 13h30min às 17h30min (horário local), na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, localizada à Rua Miraguaí, nº 228, Bairro Centro, Canarana – MT.

Taxas
R$ 20,00 para os cargos que exigem formação de Ensino Fundamental e de Ensino Médio;

R$ 30,00 para os cargos que exigem formação de Ensino Superior.
 
Provas
A prova objetiva está prevista para o dia 07 de dezembro de 2014, no horário das 08h00min às 11h00min, no local a ser indicado em edital complementar específico que será publicado no site canarana.mt.gov.br/portal/, no mural da Secretaria Municipal de Educação/Cultura de Canarana e no mural do saguão de entrada da Prefeitura de Canarana-MT.

O resultado final será publicado na internet, no endereço eletrônico canarana.mt.gov.br/portal/, no mural da Secretaria Municipal de Educação/Cultura de Canarana, no mural do saguão de entrada da Prefeitura Municipal de Canarana-MT, no Diário do Tribunal de Contas (TCE-MT) e no Diário Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso (AMM-MT), de forma resumida ou integral.
 
Validade
O prazo do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da sua homologação.
 
Edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 4 de novembro de 2014.

Prefeitura de Matupá - MT abre vagas para Agente Comunitário de Saúde

A Prefeitura de Matupá, cidade localizada a 720 km de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, abre processo seletivo nº. 001/2014, destinado ao provimento de 10 vagas para Agentes Comunitários de Saúde.

A realização deste certame ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, Secretaria Municipal de Saúde de Matupá e da Comissão Organizadora do Processo Seletivo Público.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais estão reservadas 5% das vagas dos cargos previstos neste processo seletivo.

Inscrições
As inscrições serão feitas pessoalmente e de forma gratuita, na Secretaria Municipal de Saúde, no horário das 7h às 10h30min e das 13h às 16h30min nos dias 05,06,07,10,11,12,13,14,17 e 18 de novembro de 2014.

Provas
A avaliação será realizada em duas etapas, prova objetiva e curso de formação inicial.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 30 de novembro de 2014, em horários e locais divulgados no átrio do Paço Municipal e nos sites www.matupa.mt.gov.br, e www.amm.org.br.
 
O local e a data do curso serão divulgados em mural da Secretaria de Saúde e site do município www.matupa.mt.gov.br.
 
O resultado final será homologado por decreto do Poder Executivo Municipal, observado o prazo legal para interposição de recursos, e será publicado no site www.matupa.mt.gov.br e facultativamente na imprensa local, de forma resumida ou integral, a critério da Administração Pública.

Validade
O processo seletivo terá validade por um ano da data de publicação da Homologação do resultado final, podendo ser prorrogável, por igual período.
 
O edital foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição do dia 04 de novembro de 2014.

Prefeitura de Palmeira - SC prorroga inscrição

A Prefeitura de Palmeira, no estado do Paraná, divulgou edital de concurso público nº 001/2014, com a finalidade de prover quatro vagas, mais cadastro reserva, em cargos que exigem dos seus candidatos a formação nos ensinos médio e superior. Os aprovados trabalharão em regime de 4, 20 ou 40 horas semanais e receberão salários de até R$ 2.816,00.
 
Cargos: assistente social, advogado, contador, médico perito, técnico administrativo e auxiliar de serviços gerais.
 
As inscrições foram prorrogadas e deverão ser realizadas no www.iprocade.com.br/concursos, até às 23h do dia 6 de novembro de 2014 (horário de Brasília).
 
O valor da taxa de inscrição será o seguinte:
R$ 50,00 para o cargo do nível médio serviços gerais;

R$ 70,00 para o cargo do nível médio administrativo;

R$ 100,00 para os cargos de nível superior.
 
O concurso será composto por prova de conhecimentos e de títulos, sendo a primeira realizada na data provável de 16 de novembro de 2014, em local e horário que serão divulgados a partir do dia 11 de novembro de 2014, na sede da Autarquia do Regime Próprio de Previdência Social, situada à Rua Juvenal Marcondes Zanardini, nº 2, Palmeira, Paraná, e no site www.iprocade.com.br/concursos.
 
O edital contendo os gabaritos da prova de conhecimentos também serão afixados na sede da Autarquia do Regime Próprio de Previdência Social e divulgados no site www.iprocade.com.br/concursos, na data provável de 17 de novembro de 2014, a partir das 17h.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Autarquia do Regime Próprio de Previdência Social.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, de 16 de outubro de 2014. Já o edital de prorrogação foi divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, de 4 de novembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Canudos do Vale - RS

A Prefeitura de Canudos do Vale, no estado do Rio Grande do Sul, abriu edital n° 037/2014 de concurso público para a ocupação de seis vagas existentes no quadro de pessoal celetista do município. Com vencimentos que podem chegar a R$ 3.328,79, as vagas são para os cargos de Contador, Oficial Administrativo, Servente, Auxiliar Administrativo, Fiscal Municipal e Monitor Educacional (níveis fundamental, médio e superior).

A inscrição será efetuada apenas na internet por meio do site www.schnorr.com.br, até às 23:59 do dia 16 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas escritas de todos os empregos serão realizadas provavelmente no dia 29 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados. Os gabaritos serão publicados após às 18:00 horas do dia 30 de novembro de 2014, no site www.schnorr.com.br.

Este concurso público terá validade de até 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Veredinha - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Veredinha, no estado de Minas Gerais, abriu edital de processo seletivo n° 01/2014, com a finalidade de preencher quatro vagas, nos cargos de assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo (nível superior). O certame será executado por meio da empresa Legitimus Assessoria e Serviços Eireli - ME, e o salário é de R$ 1.500,00 em carga horária de 20 horas semanais.

As inscrições, no valor de R$ 70,00, deverão ser realizadas via internet, através do endereço eletrônico www.legitimusassessoria.com.br, no período das 9h do dia 14 de novembro às 23h59 do dia 23 de novembro de 2014.

Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento Presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Veredinha, exceto aos sábados, domingos e feriados, no horário de 7h30 às 11h e 12h30 às 16h.

As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 07 de dezembro de 2014, às 9:00 horas, em locais a serem divulgados até o dia 03 de dezembro de 2014. Já o gabarito provisório sairá na data provável de 08 de dezembro de 2014, às 14 horas.

O prazo de validade do processo seletivo é de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Doenças graves podem ser diagnosticadas com exames de sangue

Aids, hepatite C e alterações na próstata são facilmente identificadas
 
Muito se fala sobre as doenças silenciosas e a relevância de seu diagnóstico precoce, evitando seu agravamento.
 
Segundo o patologista clínico Gustavo Rassi, do laboratório Atalaia, em Goiânia, os exames laboratoriais devem ser feitos sempre após uma consulta médica, já que eles são um complemento da avaliação clínica do paciente.
 
Mas há aqueles exames e pedidos que não podem esperar uma dor ou desconforto para serem feitos - e você deve expressar ao seu médico a vontade de rastrear esse tipo de problema. Ele irá avaliar sua idade, histórico familiar e outras doenças relacionadas, estudando a sua necessidade de fazer aquele exame e analisar os resultados com propriedade.
 
Separamos alguns exames muito simples de serem feitos, que não exigem nenhuma preparação especial ou horas de jejum, e que podem detectar problemas graves.
 
Dê uma olhada e converse com seu médico sobre a necessidade de fazê-los:
 
HIV
O rastreamento da Aids ainda é um assunto delicado e difícil de ser feito no Brasil. Segundo o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, estima-se que 530 mil pessoas vivam com HIV/Aids no país, sendo que 135 mil dessas pessoas não sabem que portam o vírus ou nunca ?zeram o teste. O exame para rastreamento do HIV é a principal estratégia para o acesso ao diagnóstico. "Ele é feito geralmente pela coleta de sangue ou outros fluídos corporais, como a saliva", explica o patologista clínico Gustavo Rassi, do laboratório Atalaia, em Goiânia.
 
O especialista explica que com essa amostra se faz a pesquisa de anticorpos anti-HIV. "Os grupos e comportamentos de risco são os mais indicados a fazer o exame, como usuários de drogas injetáveis e indivíduos que praticam sexo com vários parceiros sem preservativos", diz. Entretanto, o vírus não afeta apenas essas pessoas, e deveria ser feito pelo menos uma vez naqueles que não se enquadram nesses grupos. Com a detecção precoce, afirma o especialista, é possível encontrar melhores resultados terapêuticos, cuidar para não transmitir a infecção aos parceiros e até mesmo conseguir melhores prognósticos, podendo inclusive impedir uma manifestação grave da doença.
 
O teste é rápido e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e seu médico pode fazer o pedido do exame se você expressar essa vontade na consulta. Caso você ainda não se sinta confortável para conversar sobre esse assunto no consultório, e ainda sim quer fazer o exame, experimente doar sangue - antes da doação, seu sangue é testado para diversas doenças que podem ser transmitidas pelo sangue, incluindo a presença do HIV.
 
Hepatite C
De acordo com o Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo está infectada com os vírus para hepatite B e C, e apenas 5% delas sabem que tem a doença. No Brasil, existem cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, doença responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose, segundo dados do Ministério da Saúde. O infectologista Paulo Roberto Ferreira, do Hospital Bandeirantes, conta que as formas crônicas das hepatites B e C raramente apresentam sintomas fortes. "Depois do início, não há sintomas por 20 a 30 anos, até que apareça cirrose ou câncer de fígado. Esse é o grande problema da doença, que é silenciosa por muito tempo", afirma.
 
De acordo com o fundo da ONU, as pessoas nascidas entre 1945 e 1965 devem fazer o teste da hepatite C pelo menos uma vez na vida, pois têm cinco vezes mais chances de estarem contaminadas. Isso porque a doença é transmitida pelo sangue, como transfusões, sexo sem proteção, compartilhamento de agulhas e tec. - e nesse período os cuidados com a higiene e a sorologia para verificar a existência do vírus no sangue doado ainda não tinha sido desenvolvida. O exame é importante para a prevenção de uma doença mais grave, pois uma vez identificado o vírus, é possível controlá-lo e impedir complicações.
 
Colesterol alto
Esse é outro exame de sangue simples de fazer, o de colesterol e frações. "Ele possibilita ao médico avaliar índices importantes como o colesterol (tanto o LDL, o colesterol ruim, quanto o HDL, conhecido como bom colesterol) e o perfil lipídico, que revela se há ou não risco para aterosclerose, AVC ou hipertensão arterial", explica o geriatra Clóvis Cechinel, do laboratório Pasteur, em Brasília. Esse é um exame que pode ser feito em qualquer época da vida, uma vez que o colesterol também não apresenta sintomas, podendo se manifestar já na forma de uma doença mais grave, como o infarto. A recomendação se intensifica para pessoas com mais de 40 anos ou então aqueles que possuem histórico de doenças cardiovasculares.
 
Distúrbios da tireoide
Enquanto o colesterol alto, a hepatite e a Aids não apresentam sintomas antes de atingirem gravidade, as desordens da tireoide enganam pela simplicidade e variedade de sinais. Cansaço, calor excessivo e insônia são algumas das manifestações de problemas com esse órgão - e quem não se identifica com pelo menos um desses sintomas? Por isso é comum que pessoas com problemas na tireoide suspeitem de outras doenças, demorando a pesquisar o problema corretamente. Segundo a endocrinologista Gisah Amaral de Carvalho, do departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os hormônios da tireoide são responsáveis pelo nosso metabolismo basal: eles estimulam nossas células a trabalharem e garantem que tudo funcione corretamente em nosso corpo.
 
Quando produzimos esses hormônios em excesso (hipertireoidismo), o metabolismo passará a funcionar de forma acelerada. É como se o organismo fosse uma máquina a vapor que está recebendo mais carvão que o normal, passando a trabalhar rapidamente. "Quando a tireoide não está produzindo quantidade suficiente de hormônios (hipotireoidismo), o metabolismo fica mais lento", diz a especialista.

Devido a essa dificuldade no diagnóstico, o exame de TSH é importante para verificar se há alguma alteração significativa no funcionamento da tireoide que precise de tratamento. "Com a análise clínica do médico com base no perfil do paciente, é possível entender se algumas das dificuldades são causadas pela tireoide", explica o patologista Gustavo. Os distúrbios da tireoide são mais comuns em mulheres e ficam mais incidentes com o passar da idade, por isso, se você tem mais de 50 anos, é bom considerar fazer esse exame.
 
Alterações na próstata
Nesse caso, existem dois exames muito importantes para identificar possíveis problemas no órgão, incluindo o câncer de próstata. Existe a dosagem de PSA, que analisa a proteína de mesmo nome. "Uma próstata normal produz essa proteína normalmente, mas uma pessoa que tem um tumor pode produzir em maior quantidade", afirma o patologista Gustavo.

Entretanto, apenas o exame de PSA não é conclusivo para o diagnóstico de câncer de próstata, uma vez que ele pode ser falho. "De 24 a 40% dos tumores não apresentam altas dosagens da proteína PSA, não sendo detectados pelo exame", afirma o oncologista Fabio Kater, coordenador do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho. Outro cenário é quando o exame apresenta resultado anormal, mas a alteração na próstata em si não representa um problema e, portanto, não irá necessitar de tratamento.

Por isso o exame de toque também deve ser feito preferencialmente, e se possível em conjunto com o PSA. "O exame de toque retal nos dá informações adicionais sobre a próstata, mesmo que não relacionado à doença maligna, como a hiperplasia prostática benigna", afirma o urologista Ravendra Moniz, do Núcleo de Urologia do Hospital Samaritano, em São Paulo. Além disso, o exame de toque também possibilita encontrar pólipos e fazer retirada de pele para biópsia.

Os homens precisam fazer o exame de toque anualmente a partir dos 50 anos, pois é a partir dessa idade que a incidência de alterações aumenta. "Antes desta idade o exame pode ser recomendado pelo médico para pessoas sintomáticas ou pessoas de alto risco para a doença, como obesidade e parentes de primeiro grau com o diagnóstico da doença", ressalta o oncologista Fabio. A recomendação atual da Associação Americana de Urologia é de que homens entre 40 e 54 anos sejam submetidos a avaliação prostática com PSA e toque retal se apresentarem fatores de risco para o câncer de próstata, caso contrário, a avaliação prostática de rotina deverá ser realizada em homens a partir dos 50 anos.
 
Entretanto, homens em idade muito avançada - expectativa de vida abaixo dos 10 anos - que não apresentam sintomas e nunca tiveram diagnóstico para câncer de próstata podem receber dispensa do exame pelo médico, sob a justificativa de que o diagnóstico nessa idade pode não beneficiar o paciente, pois o tratamento poderá ser muito exaustivo e pouco efetivo para alguém cuja expectativa de vida já está baixa. Um exemplo: um homem que já tem 90 ou 95 anos não se beneficia tanto do diagnóstico quanto um homem mais jovem, pois o tratamento para o câncer pode ser debilitante. Entretanto, tudo deve ser conversado adequadamente com um médico.
 
Doenças renais
As doenças renais também podem demorar anos para apresentar algum sintoma, quando já atingem certa gravidade. "Por isso, o exame de creatinina é importante para avaliar a função dos rins, uma vez que quanto maiores são os níveis de creatinina, menos eficiente está o rim", explica o patologista Gustavo.

A creatinina é uma substância serve de suporte para fazer o cálculo da taxa de quanto o rim consegue filtrar das impurezas que estão passando ali. Pacientes com hipertensão, obesidade e diabetes estão em maior risco para lesões e infecções nos rins, bem como a insuficiência renal. Outras indicações para o exame de creatinina incluem histórico familiar de doença renal, pedra nos rins ou infecção urinária.
 
Doenças do sangue
O primeiro nome que vem à cabeça é anemia ferropriva, ou deficiência de ferro, quando se fala em doenças que afetam o sangue. Entretanto, existe uma série de doenças que podem ser identificadas pelo sangue ou interferir em seu metabolismo de alguma forma. "Um exemplo é a hemocromatose, que é uma hiperabsorção de ferro pelo organismo, podendo afetar diversos órgão do corpo, como o fígado", lembra o patologista clínico Gustavo. Para identificar esses problemas, você pode pedir ao seu médico para fazer o hemograma, incluindo saturação de transferrina, ferritina e ferro.

Além disso, o sangue também abriga outras substâncias que, quando em quantidades alteradas, podem sinalizar a presença de uma doença, como alguns tipos de câncer. Nesse caso, a pedida é a eletroforese de proteínas, um método que permite separar as proteínas do plasma humano em frações, podendo assim mensurar suas possíveis alterações. Pessoas acima dos 40 anos são mais indicadas para fazer esses exames, ou então pessoas que tenham sintomas ou fatores de risco para a anemia, por exemplo.
 
Minha Vida

CFF aprova novo regulamento eleitoral

O plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) aprovou a atualização do regulamento eleitoral, que valerá tanto para o CFF quanto para e os Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs)
 
O conteúdo revoga a Resolução nº 569/2012 e foi apreciado durante a 424ª Reunião Plenária, nesta sexta-feira (31.10), em Brasília.
 
Uma das principais mudanças é que a votação será realizada exclusivamente pela rede mundial de computadores (Internet). Além disso, os farmacêuticos terão um prazo maior para registrarem seu voto. De acordo com a nova regulamentação, o processo eleitoral ficará aberto por 48 horas, sempre na primeira quinzena de novembro. E, para facilitar o acesso, todos os CRFs irão disponibilizar computadores ligados à rede que poderão ser utilizados pelos eleitores. “Estamos trabalhando para modernizar as eleições em todo o Brasil, com um processo rápido e seguro. Para isso, vamos ampliar o acesso dos eleitores, o que também pode garantir maior participação, principalmente nos estados em que a rede de internet é mais precária”, destaca o presidente do CFF, Walter Jorge João.
 
Eleições
A Resolução aborda todas as normas destinadas à organização e aos atos de votar e ser votado. Ela regula a investidura das funções públicas de Conselheiros Federais, Conselheiros Regionais, Titulares e Suplentes, e os Diretores dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia.
 
Observadas as normas da resolução, qualquer farmacêutico regular e definitivamente inscrito, sem débito ou pendência e no pleno gozo de suas prerrogativas legais, pode concorrer às eleições dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia.
 
O voto é obrigatório aos farmacêuticos inscritos nos respectivos Conselhos Regionais de Farmácia, salvo os maiores de 70 anos, os remidos, os declaradamente incapazes e os enfermos. Em 2015, haverá eleições tanto para o CFF quanto para os CRFs. O processo é bianual.
 
Regimento interno dos CRFs
Também foi aprovada resolução que padroniza as regras para que os Conselhos Regionais de Farmácia reformulem o regimento interno. Assim que a lei for publicada, os CRFs terão prazo de 60 dias para promover as alterações. O novo regimento interno deverá ser encaminhado ao CFF para análise, homologação e publicação.
 
CFF

IBM e Abrale lançam rede social para pacientes com câncer

Amar a Vida reúne comunidades diversas para discussão e troca de conhecimentos relativos às doenças oncohematológicas
 
Voltada para pacientes com leucemia, linfoma e outras patologias oncohematológicas, a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), a IBM e a consultoria V&B Officeware anunciaram o lançamento da Amar a Vida, uma rede social colaborativa. Concebida também para familiares, médicos, profissionais de saúde e demais interessados, a plataforma busca prover um ambiente favorável para troca de ideias, conhecimento, indicações e soluções sobre as enfermidades.
 
Segundo o Ministério da Saúde, estima-se uma média de 577 mil novos casos de câncer no Brasil em 2014. De acordo com a Abrale, cerca de 10% desse total são de algum tipo de câncer no sangue.

A rede é organizada por meio de comunidades criadas pelos participantes, que abordam os temas considerados mais relevantes. No lançamento já eram cerca de 30 comunidades que exploram diferentes tópicos, como gravidez, sexualidade e fertilidade, cuidados paliativos, direitos dos pacientes com câncer, entre outros.

A IBM doou o software Connections, ferramenta de Social Business que pode conectar pessoas, entidades e organizações. Para o projeto, a companhia também disponibilizou o serviço de cloud computing por meio da Softlayer. A V&B Officeware idealizou o projeto e configurou a solução. A parceria faz parte do programa global de cidadania corporativa da IBM,

A Abrale respalda o processo dando suporte para pacientes e familiares e atuando como moderadora da rede. Segundo Merula Steagall, presidente da associação, a plataforma deve ajudar quem enfrenta uma doença oncológica e auxiliar na tomada de decisões durante o processo de tratamento.

A intenção é de que a rede alcance outros países da América Latina, envolvendo as organizações filiadas à Alianza Latina.
 
Saúde Web

Efeitos de maus hábitos alimentares persistem mesmo após dieta ser melhorada

Consequências de estilo de vida saudável demoram a afetar as funções do sistema imunológico
 
Não é difícil acreditar que melhorar os hábitos alimentares traz consequências positivas para a saúde. O que cientistas descobriram recentemente, porém, é que os efeitos da má alimentação persistem por muito tempo após a melhora da qualidade nas refeições.
 
Em um novo estudo publicado na edição novembro no Journal of Leukocyte Biology, pesquisadores utilizaram ratos para mostrar que, mesmo após o sucesso do tratamento para a aterosclerose — com a redução de colesterol no sangue e uma mudança nos hábitos alimentares —, os efeitos de um estilo de vida saudável demoram a afetar as funções do sistema imunológico.
 
Na pesquisa, foram separados dois grupos de ratos que tinham genes alterados, o que os deixavam mais suscetíveis ao desenvolvimento de níveis altos de colesterol e aterosclerose. Um dos grupos recebeu uma dieta com alto teor de gordura e rica em colesterol. Os outros animais comeram ração.
 
Depois de um longo período de alimentação — não explicitado no comunicado à imprensa —, o grupo alimentado com gordura passou a receber ração e, mesmo assim, demorou para ter os efeitos da refeição adequada no organismo.
 
— Estes estudos são importantes para investigarmos mais sobre medicamentos que possam modificar a epigenética — disse John Wherry, um dos pesquisadores.
 
A epigenética, segundo a pesquisa, é a parte dos genes que pode ser alterada com a mudança dos hábitos alimentares. Ela tem influência direta no sistema imunológico.
 
Zero Hora

Saiba como funciona o exame de toque em homens

Procedimento dura, no máximo, dois minutos
 
Você já tem 45 anos ou mais? Então é hora do tão falado exame de toque retal. Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 47% dos homens entrevistados nunca fizeram o exame de toque retal. O procedimento é simples, dura menos de dois minutos e deve ser feito por um urologista.
 
– O médico, geralmente, entrevista o paciente e pode pedir exames de PSA, sangue e urina. O exame de toque pode ser feito na primeira consulta ou depois que os resultados dessas avaliações ficarem prontas –, explica Gustavo Carvalhal, presidente da SBU-RS.
 
Confira as respostas do especialista sobre como funciona o exame e como deve ser feito:
 
Dói?
– O exame é absolutamente indolor, sem sequelas e menos desconfortável do que o ginecológico. Não é preciso ficar em uma posição vexatória. É possível realizar o procedimento inclusive com o homem de pé. O mais importante é que assim que o exame é realizado o médico já diz a condição da proposta.
 
Como é feito?
– O médico usa uma luva descartável nova, com lubrificante e introduz o dedo indicador no reto, que é a porção final do intestino grosso.
 
Quanto tempo dura?
– De um a dois minutos. O urologista não faz apenas o exame de toque. Ele deve pedir um exame físico e alguns clínicos, como PSA, sangue, urina e até testosterona.
 
Com que idade deve ser feito?
– O ápice biológico de uma pessoa é em torno dos 20 anos. A partir dos 35, a próstata começa a sofrer alterações, pode ficar mais volumosa e menos elástica. Por isso, todo homem com mais de 45 anos deve fazer, uma vez por ano, o exame de toque retal. Se tiver histórico familiar de alguma doença em relação à próstata, ele deve fazer um pouco antes, aos 40. Se a saúde estiver perfeita, o paciente pode voltar em cinco anos e, então, seguir a rotina que todo homem deve ter.
 
Como escolher o médico?
– É o urologista quem faz esse procedimento. As indicações de amigos e parentes podem ser interessantes para que o homem se sinta a vontade de falar sobre sua saúde e realizar os procedimentos necessários. A consulta não serve apenas para fazer o exame de toque. O urologista não pede para o homem simplesmente deitar e fazer o procedimento. Ele precisa investigar outros fatores da saúde, os hábitos alimentares, o histórico familiar.
 
Zero Hora

Quem são os principais vilões da alimentação?

 Ricardo Chaves/Agencia RBS
Confira os alimentos que devem ser evitados e quais devem ser mais consumidos por quem já passou dos 50
 
O assunto é velho: o açúcar faz mal à saúde, mas o Brasil continua entre os cinco países com maior número de obesos. Quem passou dos 50 pode sofrer ainda mais com o consumo de doces e carboidratos brancos.
 
– A maioria das pessoas não sabe, mas está consumindo os alimentos errados e prejudicando a saúde. A bolachinha água e sal, tão consumida no lanche da tarde, por exemplo, possui muita gordura vegetal hidrogenada –, conta nutróloga Jaqueline Coelho.
 
Veja quais são os três alimentos que devem ser evitados e quais devem ser priorizados na nessa idade:
 
- O açúcar é o principal vilão em qualquer idade. Trocar o docinho por uma fruta e usar açúcar natural, como stevia e sucralose, é a melhor opção.
 
- Cada uma grama de carboidrato branca representa cerca de 3,4 calorias. Esse alimento se transforma em açúcar no sangue e, por isso, também não é indicado para quem já chegou aos 50.
 
– Cortar o açúcar e continuar comendo pão é um erro muito comum porque as pessoas não associam ainda que esse tipo de carboidrato se transforma em açúcar em nosso corpo –, diz Coelho.
 
- A gordura vegetal hidrogenada é outra vilã. Apesar do nome técnico, é fácil reconhecer os alimentos que contém esse item: os crocantes, as margarinas alguns sorvetes.
 
Depois dos 50, a perda de massa magra é crescente, assim como o acúmulo de gordura. Escolhas erradas podem acentuar esse cálculo.
 
Veja quais são as melhores escolhas para manter a saúde alimentar:
 
- Carnes, leites e derivados e ovos. O trio de proteínas está no topo dos alimentos mais indicados, pois contribuem consideravelmente para aumentar a massa muscular.
 
- Carboidratos integrais são ricos em nutrientes que, com a idade, podem ser mais difíceis de absorver sem uma “ajudinha”. Variar entre aveia, quinua, chia e amaranto é a dica da nutróloga.
 
- Frutas e verduras são os queridinhos dos nutricionistas. O ideal é comer cinco porções por dia.
 
– Três opções de verduras no almoço e na janta e duas de frutas nos lanches é o mais indicado. No Rio Grande do Sul, o índice câncer de intestino pode ter relação direta com o pouco consumo dessa dupla.
 
Zero Hora

Por que carne vermelha aumenta o risco de doença cardíaca?

Bactérias do intestino alteram nutrientes da carne, o que
aumenta o risco de aterosclerose
Problema vai além da gordura e do colesterol; estudo mapeia processo metabólico que aumenta risco de aterosclerose; descoberta leva a novas estratégias de proteção
 
O consumo de carne vermelha está ligado ao maior risco de doenças cardíacas. No ano passado, pesquisadores do Instituto Lerner de Pesquisa descobriram que, além da relação de gordura e colesterol, há ainda mais uma razão para o risco de aterosclerose e a culpa é toda do intestino. Por meio de bactérias, o intestino transforma nutrientes encontrados na carne vermelha em metabolitos – produtos do metabolismo –, o que aumenta o risco de doenças cardíacas.
 
Agora, a equipe de pesquisadores conseguiu descobrir os mecanismos por trás do consumo de carne vermelha e a elevação do risco de aterosclerose, o endurecimento das artérias. Os resultados podem levar a novas estratégias para proteger a saúde cardiovascular.

Leia também:

Projeto de reabilitação cardíaca inova tratamento de pacientes

Pesquisadores buscam pistas de doenças cardíacas no DNA de famílias

Saúde bucal pode ser adotada como marcador de risco para doença cardíaca

Comprimento dos telômeros prevê expectativa de vida de pacientes cardíacos 

Combate ao sedentarismo ajuda a prevenir insuficiência cardíaca

Deficiência de vitamina D aumenta risco de doenças cardiovasculares

 
"Identificamos os mecanismos e os envolvidos no processo. Com isto será possível identificar novas terapias para o bloqueio ou prevenção do desenvolvimento de doenças cardíacas”, disse Stanley Hazen, que liderou o estudo publicado no periódico científico Cell Metabolism.
 
Basicamente,os pesquisadores descobriram que as bactérias no intestino convertem um nutriente abundante na carne vermelha, a L-carnitina, para os metabólitos N-óxido de trimetilamina (TMAO) e gama-butyrobetaine, que promovem a aterosclerose.
 
O entendimento de todo o processo pode permitir no futuro que a produção de carne se altere. “Ainda vai levar um tempo, mas os estudos presentes podem nos ajudar a desenvolver algo que permita que se possa comer um bife com menos preocupação”, completa.
 
iG

Dengue: 533 municípios estão em situação de alerta e 117 têm risco de epidemia

Dez capitais brasileiras apresentam situação de alerta
 para a dengue
Cidades classificadas como em situação de alerta apresentam larvas do mosquito entre 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados, as em situação de risco registram índice superior a 3,9%
 
Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça (4) indicam que 533 municípios brasileiros estão em situação de alerta para a dengue e 117 correm o risco de registrar uma epidemia da doença.

As cidades classificadas como em situação de alerta apresentam larvas do mosquito entre 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados, enquanto as que se enquadram em situação de risco registram índice superior a 3,9%.
 
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa) mostra que dez capitais brasileiras apresentam situação de alerta para a dengue: Belém, no Pará; Porto Velho, em Rondônia; Maceió, em Alagoas; Natal, no Rio Grande do Norte; Recife, em Pernambuco; São Luís, no Maranhão; Aracaju, em Sergipe; Vitória, no Espírito Santo; Cuiabá, em Mato Grosso e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
 
Seis capitais – Boa Vista, em Roraima; Manaus, no Amazonas; Palmas, no Tocantins; Rio Branco, no Acre; Fortaleza, no Ceará e Salvador, na Bahia – ainda não apresentaram os resultados do levantamento ao ministério.
 
No Norte, dos 124 municípios que participaram do levantamento, 52 estão em situação de alerta e 17 em situação de risco. O principal problema para a transmissão da doença na região é o lixo nos domicílios, como garrafas, pneus, latas e qualquer outro objeto que possa acumular água de chuva.
 
Já na Região Nordeste do país, o Ministério detectou que o principal problema para a transmissão da doença é o armazenamento incorreto de água. Dos 727 municípios que responderam ao levantamento, 354 estão em situação de alerta e 96 em situação de risco.
 
No Sudeste, 426 municípios participaram do levantamento: 90 se enquadram em situação de alerta e apenas uma em situação de risco. Na região, a transmissão da doença acontece principalmente por depósitos domiciliares, que incluem pratos de vasos de planta, vasilhas de água de cães e gatos e calhas entupidas.
 
Na Região Centro-Oeste, o Ministério da Saúde também detectou como principal problema para a transmissão o armazenamento incorreto de água. Cento e trinta e quatro municípios participaram do levantamento, 20 estão em situação de alerta e um situação de risco.
 
Por fim, os dados relativos à Região Sul mostram que a transmissão ocorre principalmente pelo lixo nos domicílios. O Ministério fez o levantamento com 52 municípios: 17 estão em situação de alerta e dois em situação de risco.
 
Agência Brasil

Febre Chikungunya pode causar epidemia

Dengue está controlada, mas chikungunya ameaça porque população não tem imunidade ao vírus
 
Rio de Janeiro foi o estado que registrou maior queda no número de casos de dengue entre 2013 e 2014 no país e, atualmente, boa parte dos municípios não apresenta risco de epidemia. Mas a população não pode relaxar e deve ficar atenta a outro problema: a febre chikungunya, transmitida pelo mesmo mosquito. No estado, apenas seis pessoas já tiveram a doença e, portanto, estão imunes ao vírus.
                      
De acordo com Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, para 2015 é baixa a chance de epidemia de dengue. Já a chikungunya é considerada uma “incógnita”. Chieppe alerta que, se o vírus chegar ao estado, há risco de alta transmissão, pois toda população está vulnerável. “Não sabemos com que velocidade o vírus chegará. Estamos nos preparando para o pior cenário, de alta transmissão, mas não sabemos se acontecerá”.
                      
O alerta é também do Ministério da Saúde que, este ano, pela primeira vez, incluiu a chinkungunya na campanha contra a dengue, que tem como slogan ‘O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também’. A ação será lançada dia 15.
                      
Ontem, a pasta divulgou o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti, realizado em 1.463 cidades em outubro. “As medidas de enfrentamento e prevenção das duas doenças são as mesmas. Temos de intensificar estas ações”, apontou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
                      
A nova doença é transmitida tanto pelo já conhecido Aedes aegypti quanto por outro mosquito, o Aedes albopictus. Segundo Chieppe, é a primeira vez que o vírus circula num país como o Brasil, em que a quantidade do primeiro inseto é maior do que a do segundo, o que pode mudar o comportamento da doença.
 
Zona Norte da cidade  em alerta
Na cidade do Rio de Janeiro, outubro registrou o menor índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti desde 2005: 0,8%, o que é considerado um índice satisfatório (menos de 1% dos imóveis visitados tinha foco do inseto). Apenas três das dez Áreas Programáticas (método que a prefeitura usa para dividir a cidade) estão em alerta. A região de Madureira, Irajá e Pavuna e a que engloba Andaraí, Grajaú, Maracanã e Tijuca registraram índice de 1,3%. Já a região de Campo Grande e Guaratiba teve 1%.
 

De acordo com o Ministério da Saúde, 117 municípios brasileiros estão em situação de risco para epidemias de dengue, 533 em alerta e 813 com índice satisfatório. Na região Sudeste, 55,1% dos criadouros estavam dentro de casa.

O Dia