Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Manjericão – Benefícios e propriedades

Manjericão - Benefícios e propriedades
 Ocimum basilicum
O manjericão, de nome científico Ocimum basilicum, é uma planta também popularmente conhecida como basílico e alfavaca

É originário da Índia, local em que descobriram as suas propriedades e os seus benefícios, sendo utilizado para fins medicinais e na culinária. Ainda hoje, os indianos consideram-na uma planta sagrada e fundamental que desenvolve o crescimento espiritual, promovendo o relaxamento e o equilíbrio. O manjericão contém muitos nutrientes e possui diferentes funções, contribuindo para o bom funcionamento do organismo,
 
As propriedades e os benefícios do manjericão
Quimicamente composto por flavonoides, tanecos e óleos essenciais, o manjericão é conhecido pelas suas propriedades antissépticas, desintoxicantes, calmantes e expectorantes. Devido aos seus compostos fenólicos, esta planta possui um elevado potencial antioxidante, que atuam no combate e na propagação dos radicais livres. Os radicais livres estão associados ao envelhecimento precoce e a doenças degenerativas, como câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer.
 


Segundo alguns estudos realizados, o manjericão também possui ação antibacteriana, anti-inflamatória, antidiarreico, antiulceroso e estimulante do sistema nervoso, além de ter potencial quimioprotetivo e reduzir os índices glicêmicos.
 
O manjericão é diurético, refrescante, estimula o fígado, é usado para aliviar inflamações dos brônquios, gases intestinais, vertigens, espasmos gástricos, depressão, perdas de memória, dores menstruais e insônias.
 
Além disso, o chá quente desta planta reduz a febre e o muco no peito e no nariz (porque é sudorífico e diurético), ajudando a aliviar os sintomas de resfriados, gripes, congestão, tosse e dor de garganta.

Segundo descobertas feitas por cientistas, o manjericão contém uma elevada quantidade de luteína, vitamina A, betacaroteno, criptoxantina e de xanthins, além de ser rico em vitamina K, nutriente que serve para a manutenção da saúde da pele e construção de massa óssea.
 
O chá de manjericão
Para aproveitar os benefícios proporcionados por esta planta, basta preparar o seguinte chá:

Junte cerca de 10 folhas de manjericão e acrescente a uma caneca de água fervente. Deixe repousando durante 10 minutos, coe e está pronto para ser consumido.
 
O manjericão na culinária
Na cozinha, a erva pode ser utilizada no preparo de vários tipos de pratos, como massas, molhos, saladas, pães, patês, sopas, sanduíches, sucos, doces, pratos “gourmet” e queijos vegetais. Para que o frescor, o aroma acentuado e os compostos antioxidantes sejam mantidos, o manjericão deve ser acrescentado somente no último passo das receitas. Não há restrições quanto ao consumo do manjericão e a erva pode ser consumida por todos.
 

Excesso de fritura e bebidas alcoólicas podem agravar sintomas da gastrite

Tratamento para gastrite deve unir remédio e alimentação
Boa alimentação e medicamentos devem ser aliados no tratamento da gastrite
 
Ter uma dieta equilibrada e saudável é fundamental para manter a saúde em dia, principalmente para quem sofre com problemas estomacais como a gastrite. Caracterizada por uma infecção, inflamação ou erosão no revestimento do estômago, a gastrite deve ser tratada não apenas com medicamentos.
 
Segundo Andrea Vieira, professora instrutora de Gastroenterologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o tratamento para gastrite deve ser unir remédio e alimentação.
 
― O tratamento é feito por meio de remédios que procuram dar uma estabilidade para o estômago como, os hipossecretores, aliado a uma alimentação balanceada e livre de gordura e temperos muito fortes que levam a distensão gástrica.
 
De acordo com o gastroenterologista do Hospital Leforte Eduardo Grecco, o medicamento irá amenizar as crises de dores, enquanto alimentação ajudar a reduzir os sintomas do problema.
 
O médico ainda ressalta que exagerar nas frituras, a proteínas e ingerir muita bebida alcoólica são os principais fatores que “irritam” o estômago e fazem com que ele produza mais ácido clorídrico que, quando produzido em excesso, podem agravar os sintomas da gastrite.
 
― Refazer a rotina é fundamental. Se alimentar a cada três horas em porções moderadas, não comer e ir se deitar e evitar ingerir muito líquido junto com as refeições são apenas algumas das medidas que ajudam a amenizar o problema.
 
Gastrite crônica ou aguda
Andreia explica que a gastrite pode ser crônica e a aguda. A crônica é resultado de infecção pela bactéria H. Pylori cuja transmissão é fecal-oral que ocorre preferencialmente na infância e tem alta prevalência no Brasil e corresponde a apenas 2% das gastrites crônicas.
 
Já a aguda ocorre por diversas causas, entre elas, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, drogas (anti-inflamatórios não hormonais, quimioterápicos, corticosteroide), toxinas, bactérias, vírus, fungos, politrauma, sepse, choque, isquemia, queimadura extensa. Existem ainda causas mais raras: tuberculose, sífilis, doença de Crohn e sarcoidose.

R7

Você enxerga pontinhos pretos? Conheça as causas e sintomas de alerta

Moscas volantes são mais comuns após os 45 anos e nem sempre prejudicam a visão
 
Por Dr. Alfredo Tranjan Neto
 
Você já teve a sensação de enxergar pontinhos pretos se movendo quando direcionava a visão para algum objeto ou superfície clara? Pensou que estava tendo alguma alucinação, mas esta visão continuou a persistir?
 
Estes pontos pretos são chamados de moscas volantes. O termo veio do latim, pois há mais de dois mil anos, na Roma antiga, as pessoas já usavam a expressão "muscae volitantes" para descrever esse problema oftalmológico. São pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou teias de aranha que parecem mover-se na frente de um ou de ambos os olhos. Percebidas mais facilmente durante a leitura ou quando se olha fixamente para uma parede branca.
 
Mas é importante citar que com o processo natural de envelhecimento, o vítreo - fluído gelatinoso que preenche o globo ocular - contrai-se, podendo se separar da retina em alguns pontos, sem que isto cause obrigatoriamente danos à visão. As moscas volantes são proteínas ou minúsculas partículas de vítreo condensado, tecnicamente chamados grumos, formadas quando o vítreo se solta da retina. Embora pareçam estar na frente do olho, na realidade, elas estão flutuando no vítreo, dentro do olho. Nem sempre as moscas volantes interferem na visão. Mas, quando passam pela linha de visão, as partículas bloqueiam a luz e lançam sombras na retina, a parte posterior do olho onde se forma a imagem.
 
Este problema ocorre com maior frequência após os 45 anos, entre as pessoas míopes, as que se submetem à cirurgia de catarata ou ao tratamento com laser intraocular e também entre as que sofreram inflamação dentro dos olhos.
 
Mas é importante ressaltar que caso as moscas volantes não se encontrem relacionadas a um problema sério, como a perda parcial ou total da visão, flashes luminosos, olho vermelho e dor, não será necessário tratamento. Com o passar do tempo elas tendem a diminuir. Mas, se as moscas volantes forem um sintoma de descolamento ou rasgo da retina, elas devem ser tratadas com laser ou por crioterapia, ou até por cirurgia, a fim de evitar a cegueira.
 
Por isso, consulte seu oftalmologista e faça os exames necessários para o diagnóstico correto, a fim de ter o tratamento adequado.
 
Minha Vida

Olho inchado: retenção de líquidos e inflamações estão entre as causas

Quando foge da normalidade, inchaço deve ser investigado
 
Por Dr. Alfredo Neto
 
O olho inchado significa que existe excesso de líquido (edema) no tecido conjuntivo em volta do olho, especialmente nas pálpebras. O inchaço nos olhos pode ter muitas causas. Entre as mais comuns estão a retenção de líquidos, alergias, insônia e choro excessivo. Normalmente o inchaço nesta região é fácil de resolver com algumas receitas caseiras, mas há casos de doenças em que o inchaço não pode ser negligenciado e até necessita de intervenção cirúrgica imediata, como no caso de algumas doenças a seguir.
 
Olhos inchados podem ser um sintoma para pouca preocupação, mas podem esconder um problema grave como, por exemplo, doenças renais. Neste caso, a causa pode ser por retenção de líquido e seu alívio depende de um tratamento especifico indicado por um profissional da área da saúde. É necessário observar se há mais algum sintoma além do inchaço nos olhos. Inchaços sem acompanhamento de outros sintomas pode indicar alergia por medicamentos ou intoxicação alimentar. Também provoca inchaço nos olhos as conjuntivites e o tersol ou calázio, estas com sintomatologia de dor ou sensação de areia.

Ginástica para os olhos previne doenças

 
A conjuntivite é uma doença comum que provoca a inflamação de toda a região ocular, causando inchaço, vermelhidão, ardência e lacrimejamento constante. Para aliviar o incomodo, compressas e lavagens com água em abundancia ou soro fisiológico ajudam muito. O uso dos colírios é restrito e necessita de prescrição médica para não agravar a doença.

Entenda a importância de exames de visão em crianças

 
O hordéolo, conhecido popularmente como terçol, é uma infecção da glândula zeis. Esta infecção forma um pequeno nódulo na borda da pálpebra, normalmente vermelho e bem dolorido. Geralmente o terçol é causado por uma bactéria ou por poeira em contato com os olhos. Resíduos de maquiagem também podem ser o causador da infecção, por esse motivo é muito importante não compartilhar maquiagens devido ao grande risco de contaminação. Compressas quentes podem ajudar a aliviar o incômodo. Os sintomas são dor, vermelhidão, rigidez local e dificuldades ao piscar. Caso o nódulo seja grande demais ou causar muita dor, é necessário intervenção médica.

Saiba o que causa e como evitar o inchaço das pálpebras

 
Uso excessivo de lentes de contato pode causar um edema transitório, ou seja, quando interrompe seu uso as pálpebras deixam o processo inflamatório e voltam ao estágio normal. Outras causas de olho inchado podem ser blefarite, abrasão corneana ou úlcera, celulite periorbital (infecção das pálpebras ou outros tecidos moles ao redor dos olhos) e sinusite.

Olhos secos: cuidados evitam dor e infecções

 
Dessa forma, caso o olho inchado não esteja relacionado com choro, insônia ou uma alergia conhecida, deve ser investigado por um oftalmologista, principalmente se acompanhado de outros sintomas como coceira e dor local.
 
Minha Vida

De mil entrevistados, 98% enviam mensagens de texto enquanto dirigem e sabem que é perigoso

O zumbido de uma mensagem de texto recebida provoca a liberação de dopamina no cérebro, o que gera excitaçãoFoto: Reprodução
O zumbido de uma mensagem de texto recebida provoca a
 liberação de dopamina no cérebro, o que gera excitação
Pesquisa nos EUA mostra que mesmo cientes da má prática, 75% dos motoristas a mantêm
 
Nova York - Celebridades estão emprestando seus nomes para campanhas de conscientização pública nos EUA e mais de 40 estados já proibiram a prática de enviar mensagens pelo celular do volante do carro. De mil motoristas pesquisados, 98% que fazem isso sabem que é perigoso. Ainda assim, quase 75% dizem fazer isso de qualquer maneira.
 
"Há uma enorme discrepância entre atitude e comportamento", disse à revista “Time” David Greenfield, professor da Universidade de Connecticut Medical School, que liderou o estudo.
 
A atração pelas mensagens de texto é muito parecida com o apelo de máquinas caça-níqueis, Greenfield explica: ambos podem ser compulsões difíceis de superar para algumas pessoas. O zumbido de uma mensagem de texto recebida provoca a liberação de dopamina no cérebro, o que gera excitação. Se a mensagem passa a ser de alguém atraente, ainda mais dopamina é libertada.
 
Limitar essa compulsão pode levar anos, e poderia se assemelhar a esforços para parar de dirigir bêbado. As pessoas precisam perceber que eles são parte do problema, antes de mudar o seu comportamento, acrescenta Greenfield.
 
Várias campanhas de conscientização pública tomaram o rádio e a internet, mas não está claro como eles são eficazes, uma vez que o público parece ser em grande parte ciente do problema. Pode haver soluções mais viáveis em um futuro muito próximo, no entanto. AT & T, que patrocinou o estudo de Greenfield como parte de sua “Campanha Isso Pode Esperar”, tem um aplicativo que liga quando uma pessoa está dirigindo mais de 24 km/h e silencia alertas de mensagens de texto recebidas.

O Globo

Anvisa suspende lote de cosmético falsificado, luvas estéreis irregulares e interdita shampoo

A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (10/11), a apreensão e inutilização do lote 1002 do cosmético Havellis Professional Extreme Restore Máscara Reconstrutora, frasco de 100 ml, de cor preta, que apresentem em sua rotulagem a expressão Aut. Func. Anvisa 2.02097-6
 
A empresa detentora do registro do produto, Timage Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda, desconhece a existência do lote citado, tratando-se, portanto, de uma falsificação.
 
A Agência também suspendeu a importação, distribuição, comercialização e uso das Luvas Cirúrgicas Estéreis (tamanhos 6,0; 6,5; 7,0; 7,5 e 8,0), marca Embramac, fabricados a partir de 23/4/2014 pela empresa Terang Nusa SDN BHD; importadas por Embramac – Empresa Brasileira de Materiais Cirúrgicos, Indústria, Comércio, Importação e Exportação Ltda. Foi constatado, durante uma auditoria na fábrica realizada em 23 e 24 de abril de 2014, que o método de esterilização utilizado está em desacordo com o que consta no cadastro do produto. A Anvisa também publicou o Alerta de Tecnovigilância nº 1429, que comunica o desvio de qualidade e determina que a detentora do registro recolha os produtos fabricados a partir da data da auditoria na empresa.
 
Foi determinada também a interdição cautelar, pelo prazo de 90 dias, do lote 01700514 (validade: 01/10/2015) do Shampoo Marroquina Força e Brilho Step 2, marca BEAUTY HAIR, fabricado por Luso 1 Comércio e Indústria de Cosméticos Ltda. O lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de determinação de pH.
 
As normas acima foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
 
Clique aqui e confira na íntegra,

No horário de verão, prática de exercícios aumenta, mas seus benefícios dividem pesquisadores

Felipe Hanower / Agência O Globo
Escolinhas e treinamentos surgem no verão nas praias do Leblon e Ipanema
No horário de verão, prática de exercícios aumenta, mas seus benefícios dividem pesquisadores
 
Rio — Morador da Glória, no Rio, o músico Leonardo Cintra, de 38 anos, desfruta da vista da Baía de Guanabara enquanto malha em uma academia ao ar livre no Aterro do Flamengo, apelidada por ele de “Sugar Loaf Fitness”, numa brincadeira com o nome do Pão de Açúcar em inglês.

Além de definir os músculos, ele “pega um bronze” e admira a paisagem protagonizada pelas montanhas e a baía, tão próxima das barras de ferro que levanta por cerca de uma hora. O relógio marca 18h40m, e o sol teima em não descer. Com uma semana a mais do que o ano passado por conta do carnaval, o horário de verão é motivo de deleite para muitos — mas divide opiniões e pode até ser associado a riscos.
 
A hora especial, que começou no último dia 19 e vai valer por 126 dias —cinco a mais do que a média dos últimos 15 anos—, faz despertar o aspecto motivacional, provocado pela permanência por mais tempo da luz do dia, sustenta o preparador físico Fernando Beja.
 
— No verão, as pessoas querem atividade física, e, com um período de claridade maior, sem dúvida há mais exercício — afirma.
 
Um estudo recente da Universidade do Colorado (EUA), em Denver, contudo, lança uma sombra sobre os possíveis benefícios do aumento da atividade física no período. De acordo com os pesquisadores, a segunda-feira logo após a mudança no relógio, quando se perde uma hora de sono, registra até 25% mais ataques cardíacos do que as outras do ano.
 
— As pessoas que trabalham com energia se esquecem de que o corpo não é uma máquina. Existem limites para a regulagem. Somos programados para ficar acordados e dormir em determinadas horas — afirma Nonato Rodrigues, especialista em medicina do sono pela Associação Médica Brasileira (AMB), que não participou do estudo americano.
 
De acordo com o neurologista, quando você está acordado enquanto devia estar dormindo, o corpo se ressente. Ele explica que a privação de sono envolve a ativação de uma parte do sistema nervoso que não controlamos, representando um estresse para o cérebro:
 
— Essa alteração é respondida de duas maneiras: preparando o animal para correr ou lutar. Seja para um ou para o outro, o neurotransmissor principal é a adrenalina, responsável por diversos efeitos cardiovasculares, entre esses a diminuição do tamanho das artérias coronárias e o aumento do número de batimentos cardíacos, da força de contração cardíaca, e por aí vai.
 
Com uma adaptação cuidadosa ao horário novo, a antropóloga gaúcha Luciana Almeida, de 35 anos, dez morando no Rio de Janeiro, é só elogios ao período estendido de sol:
 
— Normalmente venho (ao Aterro do Flamengo) às 16h30m, já que à noite não é tão seguro. Mas, no horário de verão, venho mais tarde, sem problemas. É muito melhor manter a forma ao ar livre.
 
Para o preparador físico Beja, o bem-estar psicológico do exercício em meio à natureza e com mais luz solar, é a grande vantagem. E, na avaliação do neurologista Nonato Rodrigues, uma forma de minorar riscos cardíacos é tentar uma adaptação mais suave ao horário, a fim de acostumar o relógio biológico. Ele recomenda tentar adaptar ligeiramente, dia a dia, o horário de despertar, a fim de o corpo não sentir a alteração brusca.
 
O Globo

Prefeitura de Campo Novo de Rondônia - RO abre vagas

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado de Rondônia. A Prefeitura de Campo Novo de Rondônia divulgou edital nº 001/2014 de processo seletivo, oferecendo quatro vagas para médico (clínico geral) e técnico em laboratório. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 7.500,00, por jornada de 40 horas de trabalho.
 
Serão reservadas 10% das vagas existentes aos candidatos inscritos na condição de portador de necessidade especial.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever no período compreendido entre o dia 6 e 13 de novembro de 2014, diretamente na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 1976, setor 04, CEP 76887-000, Campo Novo de Rondônia-RO, no horário das 8h às 12h30.
 
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar as seguintes documentações:
- Currículo Vitae;

- Comprovante de Registro no Conselho Regional de cada classe pertencente (com reconhecimento legal e autenticado) ou confere com a original no ato da inscrição;

- Comprovante de escolaridade mínima exigida (com reconhecimento legal e autenticada) ou confere com a original no ato da inscrição;

- Comprovante de curso de pós-graduação/especialização que seja relacionada com a vaga que estiver concorrendo (com reconhecimento legal e autenticado) ou confere com a original no ato da inscrição;

- Comprovante de participação em cursos na área com carga horária mínima de 16 horas, relacionados com a área específica para a qual estiver concorrendo no certame. (Autenticado em cartório de Notas e Registro Civil) para cargos da SEMUSA;

- Comprovante de Tempo de Serviço, podendo ser: Certidão de Tempo de Serviço, registro de contrato de trabalho na Carteira de Trabalho e previdência Social - CTPS, Contrato de Trabalho ou documento equivalente, na área da saúde;

- Cédula de Identificação Civil com idade acima de 18 anos;

- Cadastro de Pessoa Física – CPF.
 
Prova
O certame constará de análise de títulos.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de seis meses, a contar da data da homologação do resultado final devidamente publicado, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 5 de novembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Ouro Preto do Oeste - RO

A Prefeitura de Ouro Preto do Oeste, no estado de Rondônia, irá realizar, no próximo dia 21 de dezembro de 2014, um concurso público a fim de realizar cadastro de reserva para preencher vários cargos, como de arquiteto, assistente social, agente de combate a endemias, analista de sistemas, contador, enfermeiro, engenheiro civil, médico veterinário, fisioterapeuta, nutricionista, bioquímico, biomédico, odontólogo, psicólogo, médico, entre outros.
 
Candidatos de todos os níveis de escolaridade podem participar do certame, desde que verifiquem no edital nº 06/2014 a habilitação exigida para cada cargo. O salário previsto para os contratados vai de R$ 724,00 a R$ 1.867,10, em jornadas de até 40 horas semanais.
 
Sob a responsabilidade do Instituto Exatus - ME, as inscrições podem ser feitas até o dia 04 de dezembro de 2014, através do site www.institutoexatus.com, ao custo de R$ 80,00 para candidatos a cargos de nível superior; R$ 50,00 para os de nível médio e R$ 40,00 para os inscritos nas vagas que exigem formação em nível fundamental.
 
Os inscritos serão avaliados através de provas objetiva e prática, de acordo com o cargo pretendido.
 
O primeiro exame está previsto para ser aplicado no dia 21 de dezembro de 2014, em local e horário a serem informados.
 
O concurso público terá validade pelo período de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Castanheiras - RO abre vagas em seletivo

Divulgado o edital nº 002/2014 para a realização do processo seletivo da Prefeitura de Castanheiras, no estado de Rondônia. A seleção será feita através da análise de curriculum, com vistas à contratação, por prazo determinado, de um médico com especialidade em Ginecologia, para atuar em regime de 20 horas semanais. A proposta salarial é de R$ 2.500,00.
 
Inscrições
As inscrições serão efetuadas no período de 12 a 14 de novembro de 2014, no horário das 07h30min às 13h30min, na sede da Prefeitura Municipal de Castanheiras, situada na Avenida Jacarandá, nº 100, Centro, CEP: 76.948-000, no município de Castanheiras - RO.
 
No ato da inscrição, o candidato deverá se apresentar com a seguinte documentação (cópias deverão ser autenticadas em cartório):
 
- Carteira de identidade ou outro documento que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado e maior de 18 anos até a convocação e contratação;

- Comprovante de escolaridade mínima exigida;

- Currículo demonstrado aptidão profissional, devidamente assinado pelo candidato;

- Certificado de Especialização: acima de 360 horas, em instituição credenciada na área de atuação (quando houver);

- Certificados de Cursos de Formação Continuada na área de atuação mínimo 15 horas (quando houver);

- Cópia autenticada de Comprovação de Tempo de Serviço (quando houver);

- Comprovante de endereço atualizado ou declaração de endereço devidamente assinada com firma reconhecida, em nome do Candidato;

- Ata de audiência do Tribunal do Júri em que tiver servido no conselho de sentença (quando houver);
- Certidão de nascimento dos filhos (quando houver);
 
Prova
O processo seletivo constará de análise de curriculum e avaliação de títulos.
 
A divulgação do resultado final está prevista para 25 de novembro de 2014, afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no Diário Oficial dos Municípios.
 
Validade
Este processo seletivo simplificado será válido por tempo determinado, compreendendo o período de seis meses. Ao término deste prazo, o mesmo poderá ser prorrogado por igual período, até a posse de novos servidores em virtude da exigência constitucional de realização de concurso público.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, edição de 6 de novembro de 2014.

Prefeitura de Itupeva - SP lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Itupeva, no estado de São Paulo, lançou no Diário Oficial dos Municípios do Estado de São Paulo, edição de 06 de novembro de 2014, o extrato de processo seletivo nº 003/2014, tendo como objetivo o preenchimento de 27 cargos vagos para agente comunitário de saúde atuarem nos bairros de Monte Serrat (4); Quilombo (2); Rio das Pedras (7); Santa Elisa (2); Santa Fé (10) e Vila São João (2).
 
São requisitos para participar do certame: possuir o ensino fundamental completo e residir na área de abrangência da região em que pretende atuar, desde a data de publicação do edital do processo seletivo.
 
Os candidatos aprovados ao cargo de agente comunitário de saúde contará com uma jornada semanal de trabalho de 40 horas e remuneração inicial de R$ 1.720,44.
 
As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de novembro de 2014, no site da prefeitura - www.itupeva.sp.gov.br e na Secretaria Municipal de Saúde - posto de atendimento que fica no Paço Municipal, situada à rua Eduardo Anibal Lourençon, nº 15, Parque das Vinhas.
 
A avaliação será realizada em duas etapas: prova objetiva e avaliação de títulos, de caráter classificatório, aplicado apenas aos aprovados na primeira fase.

UFERSA - RN abre processo seletivo

A Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), no Rio Grande do Norte, abriu editais n°s 60, 61 e 62/2014 de processo seletivo, destinando a contratação de docentes. Serão oferecidas 74 vagas para professores substitutos e efetivos.

Os profissionais aprovados irão atuar em regimes de 20h, 40 horas semanais ou de Dedicação Exclusiva, com remuneração que varia entre R$ 1.966,67 e R$ 3.804,29, sem contar com o acréscimo de retribuição por titulação e auxílio alimentação.

As inscrições serão realizadas pelo site www.ufersa.edu.br/concursos, até o dia 24 de novembro para o edital n° 60; e até o dia 4 de dezembro de 2014 para os editais n°s 61 e 62. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 95,00.

Os inscritos serão avaliados por meio de Provas Escrita, e de Aptidão Didática, além de Exame de Títulos, conforme o método adotado.

O processo seletivo será válido por um ano.

SES - SC abre seleção para médicos

Até o dia 19 de novembro de 2014, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina realizará inscrições para processo seletivo do edital nº 088/2014, para contratação de cinco médicos na especialidade de clinico geral, que atuarão na emergência do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville.
 
A remuneração oferecida é de R$ 1.513,21, que somados aos benefícios, chegará a R$ 7.361,74, por carga de 20 horas.
 
As inscrições serão realizadas via endereço eletrônico: www.saude.sc.gov.br.
 
A seleção será feita por meio de análise de títulos, que deverão ser entregues até o dia 19 de novembro de 2014, na Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado, situada à Rua Esteves Júnior nº 160, 3° andar, Centro de Florianópolis ou no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, situado à Rua Xavier Arp s/n°, Bairro Boa Vista em Joinville.
 
A homologação do resultado será publicada no Diário Oficial do Estado e no site: www.saude.sc.gov.br.
 
O seletivo será válido por 12 meses, podendo ser prorrogada por uma única vez, pelo mesmo período.

Universidade Federal de Goiás abre processo seletivo para professores

A Universidade Federal de Goiás - UFG, lançou edital de processo seletivo n° 69/2014 para contratação de 14 professores por tempo determinado. Os profissionais atuarão em áreas como as de Zootecnia/ Produção Animal e de Fotografia e Vídeo, com remunerações que variam de R$ 2.153,17 a R$ 5.072,21.

De acordo com o edital, do total de vagas, cinco oportunidades são para a classe de Especialista, cinco para Auxiliar, três para Assistente e uma para Adjunto, distribuídas entre a Escola de Música e Artes Cênicas, Faculdade de Medicina, de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas e de Artes Visuais, em Goiânia, bem como na Regional Jataí, com jornadas de trabalho de 20h e 40h por semana.

As inscrições serão feitas nas respectivas Unidades responsáveis pelo processo seletivo, localizadas na Regional Goiânia - Campus Colemar Natal e Silva (I), Campus Samambaia (II) e Regional Jataí, até o dia 14 de novembro de 2014. O valor da taxa de inscrição é de R$ 45,00.

A validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2015.

Justiça Federal de Pernambuco abre vagas de estágio

Por meio do Instituto Sustente, a Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) comunica que estão abertas as inscrições para processo seletivo de estagiários de nível superior.
 
São oferecidas 45 vagas para estudantes dos cursos de administração, biblioteconomia, ciências da computação (sistemas e redes), ciências contábeis, direito e jornalismo. Os aprovados receberão auxílio financeiro de R$ 845,00, mais auxílio transporte de R$ 7,00 e seguro contra acidentes pessoais. 
 
Com taxa única de R$ 35,00, as inscrições serão realizadas até o dia 1 de dezembro de 2014, somente via endereço eletrônico: www.sustente.org.br ou www.jfpe.jus.br.
 
A seleção será feita mediante a aplicação de prova objetiva e redação a ser realizada em Recife, programada para o dia 14 de dezembro de 2014, em endereço e horário a serem informados a partir do dia 11 de dezembro de 2014.
 
O caderno de provas e o gabarito estão previstos para serem disponibilizados a partir do dia 16 de dezembro de 2014. Estima-se que o resultado final será publicado a partir do dia 7 de janeiro de 2015.
 
O seletivo terá validade inicial de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a juízo da JFPE.

Prefeitura de Santa Rosa do Purus - AC abre vagas

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus, no estado do Acre, divulgou edital nº 002/2014/SEMAS para a realização de processo seletivo. A finalidade da seleção é a contratação temporária de profissionais para os cargos de Assistente Social (2) e Psicólogo (1), para atuarem nos programas Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, Equipe Volante e Acesso ao Mundo do Trabalho Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS.
 
A remuneração pode chegar a R$ 2.800,00, correspondente ao regime de 30 horas semanais.
 
Os interessados deverão preencher e entregar o formulário de inscrição disponível na SEMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social de Santa Rosa do Purus, juntamente com a cópia dos documentos pessoais (Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física- CPF e Comprovante de Endereço atualizado e o curriculum com todas as copias para comprovação dos dados), das 08:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 15:00 horas dos dias 13 a 14 de novembro de 2014.
O processo seletivo constará de análise curricular e entrevista.

A entrevista será realizada provavelmente no dia 17 de novembro de 2014, das 8h às 11h, na Prefeitura de Santa do Purus, localizada na Rua Coronel José Ferreira, Bairro Cidade Nova.
 
O resultado final será divulgado na sede da Prefeitura de Santa Rosa do Purus, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Administração a partir de 18 novembro de 2014.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado, edição de 5 de novembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Bauru - SP

A Prefeitura de Bauru, no estado de São Paulo, através da Secretaria Municipal da Saúde, lançou edital de concurso público nº 05/2014, para a formação de cadastro reserva no cargo de Técnico em Saúde - Técnico de Enfermagem (nível médio/técnico). Os salários vão até R$ 1.500,81, com benefícios no valor de 285,00, mais vale transporte, desde que preenchidos os requisitos legais, com carga horária de 30 horas semanais.

As inscrições serão recebidas entre os dias 25 de novembro e 11 de dezembro de 2014, através do site www.bauru.sp.gov.br. A taxa é no valor de R$ 20,00.

Os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva. A mesma será aplicada na data provável de 01 de fevereiro de 2015. Já a previsão da divulgação do gabarito será no dia 03 de fevereiro de 2015.

A data, o local e horário de realização da prova objetiva serão divulgados no Edital de Convocação, a ser publicado no Diário Oficial do Município de Bauru em 27 de janeiro de 2015.

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com a necessidade da Administração Pública.

Concurso Prefeitura de Água Doce - SC

A Prefeitura de Água Doce, no Estado de Santa Catarina, publicou edital nº 015/2014 de concurso público para o preenchimento de 39 vagas e formação de cadastro de reserva, para profissionais de todos os níveis de escolaridade. O processo seletivo será executado pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.
 
Cargos
Agente Operacional, Agente Operacional Manutenção/Limpeza, Merendeira, Auxiliar de Defesa Civil, Agente de Construção/Manutenção, Motorista, Operador de Máquinas, Técnico em Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Fiscal de Tributos, Assistente Administrativo, Técnico de Informática, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Farmacêutico, Enfermeiro, Odontólogo, Psicólogo, Médico Pediatra, Médico Ginecologista/Obstetra, Médico Clínico Geral, Médico Veterinário, Contador, Engenheiro Civil, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Professor, Segundo professor, Orientador Educacional, Adm. Escolar, Técnico Esportivo, Agente Comunitário de Saúde.
 
Em relação ao regime de trabalho, os aprovados contratados serão submetidos a uma carga horária de 20 ou 40 horas semanais, com remuneração inicial de até R$ 6.660,43.
 
Inscrição
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, nos sites www.unoesc.edu.br, www.aguadoce.sc.gov.br, até o dia 05 de dezembro de 2014.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
Provas e Validade
O Processo Seletivo será constituída de provas objetivas, títulos e práticas.
 
A prova escrita será aplicada na data provável de 11 de janeiro de 2015, com início às 9h e término às 12h, nas dependências da Colégio Estadual Ruth Lebarbechon, situado à Rua Rui Barbosa nº 81, Centro - Água Doce/SC.
 
O gabarito provisório será divulgado a partir das 17 h do dia 11 de janeiro de 2015 nos sites www.unoesc.edu.br e www.aguadoce.sc.gov.br, bem como no mural da prefeitura.
 
Para participar da avaliação de títulos, os candidatos às vagas dos cargos ao magistério Público Municipal, entre os dias 15 e 16 de janeiro de 2015, devem entregar na Prefeitura de Água Doce, no prédio da administração pública na Praça João Macagnan nº 322, no seguinte horário, das 13h às 19h, os documentos necessários à avaliação de títulos.
 
A prova prática será realizada provavelmente no dia 18 de janeiro de 2015, na garagem da Prefeitura de Água Doce.

Prefeitura de Morro da Fumaça - SC abre vaga em seletivo

A Prefeitura de Morro da Fumaça, no estado de Santa Catarina, está promovendo processo seletivo Nº. 002/2014, visando a admissão em caráter temporário de profissionais nas funções de Médico Psiquiatra, Dentista, Enfermeiro, Nutricionista, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Dentista, Músico, Cozinheira, Motorista e Zelador.
 
As inscrições serão efetuadas no período de 14 a 17 de novembro de 2014, das 08:00 às 13:00h, na Secretaria Municipal de Saúde de Morro da Fumaça.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova escrita.
 
O edital encontra-se disponível na Secretaria de Saúde, Rua Deputado Antônio Guglielmi Sobrinho, 367, Centro, Morro da fumaça - SC.
 
O extrato do edital foi divulgado no Diário Oficial dos Municípios, edição de 5 de novembro de 2014.

EBSERH abre concurso para preencher vagas no HU-UFMA

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, no estado do Maranhão, torna pública a realização de concurso público para reposição do quadro profissional no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão-HU-UFMA. Ao todo, são oferecidas 217 vagas, distribuídas em três editais: o de nº 02/2014, por exemplo, disponibilizou 140 postos de trabalho na área médica; o edital nº 03/2014 traz 75 vagas, todas na área assistencial; e, por fim, o edital nº 04/2014, que oferta 02 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva na área administrativa.

As ofertas são para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 7.774,00 e carga horária variada de 24 a 40 horas semanais. O concurso será executado por meio do Instituto AOCP.

As vagas são para as funções de enfermeiro, farmacêutico, físico, técnico em citopatologia, técnico em enfermagem, técnico em farmácia, técnico em laboratório de patologia clínica, técnico em necrópsia, analista administrativo, engenheiro clínico e médico em diversas especialidades.

Das inscrições via internet:
Período: das 08h do dia 10 de novembro às 23h59min do dia 11 de dezembro de 2014 (horário oficial de Brasília), no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.

Das inscrições no Posto de Inscrição Presencial:
No mesmo período estabelecido para as inscrições virtuais, porém, nesta modalidade, as inscrições só serão efetuada de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08h às 12h e das 14h às 18h, observado o horário local, na Anhanguera Educacional, situada na Rua Senador João Pedro, 209 - Fabril - São Luis/MA, CEP 65025-790. As taxas variam de R$ 45,00 para cargos de nível médio e de R$ 85,00 para profissionais de nível superior. 
 
A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 18 de janeiro de 2015, e será realizada na cidade de São Luís, Estado do Maranhão. O local, a sala e o horário de realização das provas serão disponibilizados no endereço eletrônico do Instituto AOCP www.institutoaocp.org.br, a partir de 07 de janeiro de 2015.

O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado no endereço eletrônico do Instituto AOCP www.institutoaocp.org.br, em até 24 horas após a aplicação da mesma.

O concurso será válido por 2 anos, contados a partir da data de homologação do resultado final do certame, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, por conveniência administrativa.

Prefeitura de Vera - MT abre processo seletivo

Com oferta de 41 vagas em cargos de nível superior, a Prefeitura de Vera, no Estado do Mato Grosso, divulgou através do Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso (7 de novembro de 2014), o edital resumido nº. 003/2014 de processo seletivo. Os aprovados farão jus a remuneração de até R$ 3.049,20, por jornada de 20 e 40 horas de trabalho.
 
Cargos
Professor, Professor de Ed. Física, Psicólogo, Fonoaudiólogo e Nutricionista.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas do dia 17 a 21 de novembro de 2014, no horário das 7h às 11h e das 14h às 16h, no Paço Municipal de Vera, situado na Av. Otawa, 1651, Vera - MT.
 
Prova
As provas serão realizadas no dia 30 de novembro de 2014

Prefeitura de Poxoréu - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Poxoréu, no estado do Mato Grosso, publicou o edital de processo seletivo nº. 002/2014, tendo como objetivo preencher 2 vagas para Médicos, com salários de até R$ 12.000,00.
 
As inscrições serão realizadas do dia 10 a 16 de novembro de 2014, na Prefeitura de Poxoréu - Secretaria de Administração, situada na Av. Brasília, 809 – Bairro Jardim das Américas – Poxoréu/MT, das 12h00min às 17h00min.
 
Será exigida dos candidatos para fins de inscrição, a apresentação do original e cópia dos seguintes documentos:
  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Título de eleitor e do comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral (última votação);
  • Quitação com a obrigação militar (masculino);
  • Curso de Nível Superior em Medicina, registro no Conselho de Classe e comprovante de Habilitação;
  • Currículo.
O processo seletivo constará de análise de currículo discriminando títulos e experiência profissional.
 
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 18 de novembro de 2014 no site do município www.poxoreu.mt.gov.br, no Jornal Oficial dos Municípios da AMM e fixado no mural da Prefeitura de Poxoréu.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contado da data de publicação do resultado, prorrogável por igual período, de acordo com o interesse e necessidade da Prefeitura Municipal de Poxoréu.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 7 de novembro de 2014.

Concurso CIRUSPAR - PR

O Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (CIRUSPAR), com sede no município paranaense de Pato Branco lançou o edital nº 001/2014 de concurso público, de provas e títulos destinado a formação de cadastro de reserva e contratação de 55 profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
As vagas são para os cargos de advogado, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, condutor socorrista, contador, enfermeiro, farmacêutico, médico regulador/intervencionista, rádio operador, técnico de enfermagem socorrista, técnico auxiliar de regulação médica, técnico em informática e técnico em segurança do trabalho. As remunerações variam de R$ 730,38 a R$ 8.989,33, em jornadas de 12 a 44 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 28 de novembro de 2014, somente pelo endereço eletrônico: www.funtefpr.com.br, com taxas de R$ 50,00 para nível fundamental, de R$ 70,00 para nível médio e de R$ 160,00 para nível superior.
 
Estima-se que a prova será aplicada no dia 14 de dezembro de 2014, em local e horário a serem informados brevemente. O gabarito provavelmente será disponibilizado ainda no dia da prova.
 
O resultado final é aguardado para o dia 20 de janeiro de 2015.  Todas as informações a cerca do concurso serão passadas via internet, pelo site citado acima.
 
A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a contar da data de sua homologação.

URCA - CE publicou edital de processo seletivo

A Universidade Regional de Cariri (URCA) publicou o edital n° 018/2014 - GR de processo seletivo, destinado ao preenchimento de 47 vagas para Professores Substitutos nas áreas de Artes Visuais, Teatro, Economia, Direito, Construção Civil, História, Educação Física, Enfermagem e Educação. A jornada de trabalho é de 40 horas semanal e ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
As inscrições, com taxa no valor de R$ 100,00, serão efetuadas no período entre 10 e 20 de novembro de 2014, no Campus do Pimenta I, à Rua Cel. Antônio Luiz, 1161, CEP: 63.105- 000, Crato/CE, telefone (88) 3102-1244, no horário das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h, de segunda a sexta feira.
 
Os requerimentos de inscrição também poderão ser feitos através do endereço eletrônico: www.urca.br, devendo a documentação exigida ser postada à Comissão de Seleção do Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto da URCA, até o último dia de inscrição, através de SEDEX com Aviso de Recebimento (AR), para o endereço - Rua Cel. Antônio Luiz, 1161, Bairro Pimenta, Crato/ CE, CEP: 63.105- 000.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Comprovante do pagamento da taxa de inscrição;
  • Cópias autenticadas do diploma de graduação em curso superior de duração pleno, e do respectivo histórico escolar, no qual se comprove que o candidato foi aprovado em disciplina do setor de estudo de sua opção;
  • Curriculum Vitae em uma via, relacionando os títulos obtidos e os trabalhos publicados pelo candidato, com cópias comprobatórias;
  • Cópia autenticada do documento de identidade de brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeira com visto permanente;
  • Cópia autenticada do CPF;
  • Cópia autenticada do título de eleitor, para os brasileiros;
  • Cópia autenticada do documento de quitação com o serviço militar, para os homens.
A seleção será constituída de provas escritas e didáticas, ambas de caráter eliminatório.
 
A data, o local e o horário de sorteio do ponto para a prova didática serão divulgados juntamente com o resultado da prova escrita.
 
A validade do processo seletivo será de 12 meses, podendo ser prorrogável apenas uma vez por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado, edição de 6 de novembro de 2014.

Concurso UFVJM - MG

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no estado de Minas Gerais, abriu por meio do Diário Oficial da União o edital n. 206/2014 de concurso público que tem a finalidade de preencher 13 vagas em cargo de Professor do Magistério Superior, na classe Auxiliar.

A função exige graduação com especialização na área de atuação e tem salário até R$ 4.699,21, dependendo da jornada de trabalho, que será de 20 ou 40 horas semanais. As vagas abertas são para áreas de Saúde Coletiva, Clínica Médica e Clínica Médica e Cirúrgica.

As inscrições devem ser realizadas entre 10 e 28 de novembro de 2014, de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30 e das 14h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos, na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - Rodovia MGT 367-km 583, nº 5000 - Alto da Jacuba, Diamantina - MG. O valor da inscrição é de R$ 90,00.

O concurso terá aplicação de prova escrita, prova didática, avaliação prática e prova de títulos. O período de realização das provas será divulgado posteriormente no site institucional (UFVJM), além das informações sobre horário e local das provas.

O prazo de validade do concurso será de 12 meses, contado a partir da data de publicação da homologação do concurso no DOU, podendo ser prorrogado por igual período.

SPDM - MG promove processo seletivo

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), em Minas Gerais, publicou edital n° 02/2014 de processo seletivo, através da empresa Reis e Reis Auditores Associados, para preenchimento de vagas e cadastro de reserva técnica para os cargos do quadro de colaboradores do Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia. Os salários vão até R$ 4.414,12.

As ofertas são para os empregos de Auxiliar de Manutenção, Camareira, Encanador, Marceneiro; - Pedreiro, Pintor, Auxiliar Administrativo – 180H, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Farmácia, Eletricista, Técnico de Enfermagem, Técnico Banco de Sangue, Técnico Eletroencefalograma, Enfermeiro, Analista de Suporte Júnior, Comprador Júnior e demais funções.

As inscrições poderão ser feitas na Reis e Reis Auditores Associados à Av. Alexandre Ribeiro Guimarães, nº 05 – Bairro Santa Maria – Uberlândia-MG, das 09:00h à 12:00h e 13:00h às 17:00h, exceto sábados, domingos e feriados, ou via internet, no endereço eletrônico www.reisauditores.com.br, no período de 17 de novembro a 05 de dezembro de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 130,00 de acordo com a função escolhida.

As provas objetivas de múltipla escolha e provas discursivas deverão ser realizadas provavelmente no dia 11 de janeiro de 2015 unicamente na cidade de Uberlândia/MG, em locais e horários a serem divulgados no dia 19 de dezembro de 2014, no site www.reisauditores.com.br.

O gabarito sairá na data provável de 12 de janeiro de 2015, a partir das 20 horas, pelo site www.reisauditores.com.br. O resultado final definitivo para todos os cargos será publicado na data prevista de 10 de fevereiro de 2015, às 16:00h.

O prazo de validade do processo seletivo é de 01 ano, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da SPDM.

RIOSAÚDE (RJ) abre processo seletivo

A Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S/A – RIOSAÚDE, por meio do edital nº 001/2014 de processo seletivo, oferece 79 vagas para Médicos, para atuarem na Unidade de Saúde CER BARRA. Os contratados atuarão em regime de 12h, 24h e 40h e receberão salários de até R$ 11.449,80.                                                 
 
O contratado terá direito aos seguintes benefícios:
  1. Auxílio Refeição no valor de R$ 15,00/dia, podendo esta modalidade ser substituída pelo fornecimento de alimentação coletiva em refeitório na localidade da prestação dos serviços;
  2. Auxílio Transporte.
As inscrições serão efetuadas até  o dia 13 de novembro de 2014, na Av. Ayrton Senna, nº 2000 – 2º andar – Barra da Tijuca – RJ, das 8h às 17h.
 
O processo seletivo compreende a análise de currículo.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de seis meses a contar da data da homologação pela RIOSAÚDE, podendo ser prorrogado por mais três meses, de acordo com os interesses e necessidades da Administração Pública Municipal.

Concurso Prefeitura de Vargem Grande Paulista - SP

A Prefeitura de Vargem Grande Paulista, no estado de São Paulo, através do Instituto Nosso Rumo, lançou edital n° 01/2014 de concurso público com a finalidade de ocupar 256 vagas em 82 cargos distintos. Há oportunidade para profissionais com formação no ensino fundamental, médio ou superior. Os vencimentos variam entre R$ 840,46 e R$ 2.621,22, e 5% das vagas serão destinadas aos candidatos com deficiência.
 
Cargos
Quem tem o nível fundamental pode concorrer às funções de agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de manutenção, assistente de secretaria, atendente de biblioteca, atendente social, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de cuidador, braçal, carpinteiro, coveiro, eletricista, jardineiro, mecânico lubrificador, merendeira, monitor de atividade educacional, monitor de oficina de artesanato geral, monitor de oficina de bandas e fanfarras, monitor de oficina de cabeleireira, monitor de corte e costura, monitor de culinária, monitor de informática, monitor de manicure, monitor de Panificação e Confeitaria, monitor desportivo, motorista "D", operador de máquina pesada, operador de pabx, pedreiro, pintor, recepcionista e vigia.

Já para os candidatos de nível médio e técnico as ofertas de empregos são as seguintes: administrador de cemitério, agente de crédito, agente de trânsito, agente de zoonoses, assistente de diretoria, assistente de divisão, assistente de informática, assistente de serviços, auxiliar de educação básica, auxiliar de farmácia, cadista, coreógrafo, fiscal ambiental, fiscal de obras e postura municipal, fiscal de tributação, oficial de RH, professor de dança de ballet clássico, professor de dança contemporânea, professor de dança de rua, professor de iniciação musical para magistério infantil, programador de computador, técnico de designer gráfico, técnico de enfermagem, técnico de gesso, técnico de raio x, técnico de suporte de informática e rede, técnico em agrimensura, técnico em edificações e visitador sanitário.

Também há vagas para graduados nos cargos de arquiteto, assistente social, bibliotecário, biólogo, contador, educador em saúde pública, engenheiro civil, farmacêutico, instrutor desportivo, médico da família, médico cirurgião geral, médico clínico geral, médico gastroenterologista, médico ginecologista, médico neurologista, médico ortopedista, médico otorrinolaringologista, médico pediatra, médico pronto atendimento P.A , médico psiquiatra e nutricionista.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas pela internet, no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, no período de 12 a 25 de novembro de 2014. A taxa de inscrição varia de R$ 23,50 a R$ 49,90.
 
Provas e Gabaritos
O concurso terá provas objetivas para todos os inscritos e prova prática exclusivamente para os candidatos às vagas de coveiro, eletricista, mecânico lubrificador, motorista e operador de máquinas pesadas.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Vargem Grande Paulista/SP, na data prevista de 21 de dezembro de 2014, em locais e horários a serem comunicados oportunamente, através de edital de convocação a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo e no sites www.nossorumo.org.br e www.vargemgrandepta.sp.gov.br, além de listas afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Vargem Grande Paulista.

Os gabaritos da prova objetiva serão divulgados nos endereços eletrônicos acima citados, em data a ser comunicada no dia da realização das provas.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, prorrogável por mais dois anos, a critério da Prefeitura Municipal de Vargem Grande Paulista. O período passa a ser contado a partir da data da homologação do certame.

Prefeitura de Mutum - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Mutum, no estado de Minas Gerais, divulgou edital n° 02/2014 para realização de processo seletivo, que resultará na contratação de profissionais aptos a assumirem as seguintes funções: professor, especialista da educação, servente escolar, psicóloga, nutricionista e secretário escolar, a fim de suprir necessidade temporária da Secretaria Municipal de Educação do Município.
 
As inscrições serão realizadas nas dependências da Secretaria Municipal de Educação pelo candidato à vaga, no período de 17 a 21 de novembro de 2014, das 12h às 17h30min.
 
Os documentos necessários para fins da análise curricular deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Educação.
 
O edital foi publicado no site www.mutum.mg.gov.br.

Prefeitura de Analândia - SP abre concurso público

A Prefeitura de Analândia, Estado de São Paulo, por meio do edital de nº 001/2014 de concurso público, disponibiliza 42 vagas de trabalho voltadas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 725,00 a R$ 2.140,93, por jornadas de 40 horas semanais.
 
Cargos
 
Nível fundamental -Inspetor de Alunos, Merendeira, Monitor, Motorista, Operador de Máquinas, Tratorista, Serviços Gerais e Vigia.
 
Nível médio - Almoxarife, Fiscal de Tributos e Tecnólogo em Informática.
 
Nível superior - Assistente Social.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas a partir da 00h00min horas do dia 10 até às 23h59min do dia 23 de novembro de 2014, exclusivamente no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br.
 
A taxa de inscrição varia de R$ 28,00 a R$ 47,00 e será efetivada mediante pagamento.
 
Provas
As provas escritas estão previstas para serem aplicadas no dia 07 de dezembro de 2014, na cidade de Analândia, por volta das 13: horas, em local a ser oportunamente divulgado.
 
O gabarito da provas escrita está previsto para ser divulgado no dia 09 de dezembro de 2014.
 
Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Consumidores admitem smartwatches para coletar dados sobre saúde

Consumidores admitem smartwatches para coletar dados sobre saúdePesquisa feita pela GfK em cinco países mostra que metade dos usuários de smartphones gostariam de ter dados compartilhados com hospitais e médicos
 
Metade dos usuários de smartphones demonstra algum tipo de interesse em compartilhar dados pessoais de saúde, quando colhidos por relógios inteligentes, aos médicos ou hospitais. É o que mostra uma pesquisa realizada pela GfK na China, Alemanha, Coreia do Sul, Reino Unido e EUA, que também revelou um interesse em transformar estes dispositivos em bilhetes de transporte público, chave de segurança de contas online, carteiras de identidade e sistema de pagamento.

Foi perguntado a mil proprietários de smartphones em cada um dos cinco mercados se eles estariam interessados em realizar funções específicas através de um smartwatch, considerando que poderiam salvar e enviar os dados com segurança. O resultado demonstra que esses dispositivos vestíveis possuem potencial para uma ampla gama de usos, inclusive na área de Saúde.

Segundo o estudo, 46% dos ouvidos permitiria aos seus dispositivos coletarem dados sobre a saúde. No entanto, pessoas de diferentes países divergem sobre até que ponto estão preparadas para confiar informações confidenciais sobre saúde a um relógio inteligente. Na China, por exemplo, 69% dos entrevistados disse ter interesse, contra 50% nos EUA e 43% na Coreia do Sul.

Os europeus são os mais hesitantes: um terço dos entrevistados no Reino Unido expressou interesse, enquanto na Alemanha o número ficou em um quarto. Pessoas do sexo masculino se mostraram menos desconfiadas que as do sexo feminino. A idade também afetou bastante o resultado: o interesse no uso de um smartwatches para coletar dados sobre a saúde varia conforme a idade.

Os resultados do estudo da GfK (em inglês, Wearables: geek chic or the latest ‘must have’ consumer tech?) pode ser baixado mediante cadastro no site da consultoria.

Saúde Web

“Robôs são indispensáveis para a retirada de tumores malignos”

Cirurgião robótico do Hospital Albert Einstein, Antonio Macedo, fala sobre as tendências das cirurgias com robôs durante Seminário do LIDE
 
Não dá para negar que há uma tendência no Brasil em usar computadores robôs nas cirurgias. A prática começou nos Estados Unidos nas décadas de 70 e 80 e, hoje, está se consolidando também na Europa e Ásia. Durante Seminário LIDE Saúde promovido nesta última quarta-feira (5), em São Paulo, o cirurgião robótico do Hospital Albert Einstein, Antonio Luiz Macedo, enfatizou a importância dos robôs para as cirurgias oncológicas.

Com a alta incidência de câncer e o consequente aumento de cirurgias para a remoção tumoral, a tecnologia tem sido cada vez mais necessária, já que a laparoscopia não consegue chegar nos tumores malignos, segundo Macedo. 
 
Algumas cirurgias levam até 14 horas e, conforme explicou o especialista, entre as vantagens de tais mecanismos está o fato de que eles não se cansam durante longas intervenções, conseguem chegar em locais mais profundos de maneira menos invasiva e não tremem, diminuindo assim os riscos dos pacientes.

Para ele, em um futuro próximo não haverá mais laboratórios para ensinar a lidar com alguns instrumentos, pois os robôs com simuladores substituirão essa fase. O cirurgião afirmou que essas técnicas já estão bem estabelecidas nas operações de câncer do esôfago, do pâncreas e do tórax.

Para se ter uma ideia, atualmente nos Estados Unidos 85% das cirurgias para remoção de câncer de próstata são realizadas com o auxílio de robôs. Em relação a expansão dessa tecnologia no Brasil, Macedo acredita que o desafio está em universalizar o acesso, que ainda engatinha, estando disponível apenas em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pará. O presidente do Hospital Albert Einstein e Lide Saúde, Cláudio Lottenberg, fez um alerta durante o evento: “ter o equipamento sem capacitação pode matar os pacientes. É preciso, no mínimo, um ano de treinamento em simuladores e 200 cirurgias em laparoscopia para que o médico esteja apto a operar com robôs”.

Apesar dos custos serem altos na hora da aquisição, acabam ficando baratos, na opinião de Macedo, pois a precisão do equipamento faz com que vidas sejam salvas.

Fonte: Com informações de assessoria de imprensa LIDE Saúde
 
Saúde Web

Veja como reduzir os riscos de erosão dentária

Estudo recente publicado pela Universidade de Adelaide, na Austrália, alerta para os riscos da erosão dentária, desgaste do esmalte provocado pela ação química de ácidos
 
Foto: Arte ZH / Arte ZH
 
Que dentes saudáveis e bonitos estão diretamente ligados ao que comemos, todo mundo sabe. Mas o que talvez você não perceba é que consumir determinadas frutas em excesso, como laranja, limão, acerola e outras cítricas, pode atrapalhar na tarefa de exibir um belo sorriso por aí.
 
Estudo recente publicado pela Universidade de Adelaide, na Austrália, alerta para os riscos da erosão dentária, desgaste do esmalte provocado pela ação química de ácidos presentes em determinados alimentos, bebidas e até mesmo no organismo. De acordo com os pesquisadores, pela primeira vez foi possível constatar que os maiores danos aos dentes ocorrem nos primeiros 30 segundos de contato dos ácidos com a boca.
 
São duas as causas da erosão dentária. As intrínsecas atingem pessoas que apresentam problemas gastrointestinais como refluxos ou distúrbios alimentares como a bulimia. Isso porque o ato de vomitar com frequência coloca a boca em contato direto com os ácidos gástricos, produzidos pelo estômago. A ação repetida desses químicos sobre os dentes remove o esmalte, causando a erosão.
 
Outro fator, chamado de extrínseco, está diretamente ligado ao consumo em excesso de alimentos e bebidas ricos em ácidos como sucos e frutas cítricas, refrigerantes, isotônicos e bebidas alcoólicas. A Síndrome de Boca Seca também contribui, pois a baixa produção de saliva diminui o pH da boca, deixando-a mais ácida. Há ainda os efeitos de medicações como os anti-histamínicos (antialérgicos) e os ácidos acetilsalicílicos (para dor e febre).
 
Como identificar?
- Descoloração dos dentes, desgaste do esmalte, exposição da dentina (camada que fica logo abaixo do esmalte).
 
- Sensibilidade dentinária, porque o esmalte desgastado expõe a dentina, que é mais permeável do que o esmalte, sendo mais sensível ao toque, ao ar, à força da mordida e à exposição ao ácido.
 
- Bordas dos dentes frontais com aparência transparente, lisa ou desgastada.
 
Como evitar erosão dentária?
- Procure não ingerir bebidas ácidas com frequência ao longo do dia. O que provoca a erosão dentária é a assiduidade do contato dos ácidos com a boca. Escolha um momento do dia, por exemplo, para tomar sucos como laranja, limão e acerola.
 
- Não escove os dentes imediatamente após a ingestão de bebidas ácidas. Quando o ácido atinge os dentes, a escovação pode causar mais desgaste dentário. Aguarde pelo menos 20 minutos e utilize sempre escovas macias. A saliva neutraliza a ação do ácido.
 
- Ao ingerir bebidas ácidas, use um canudinho. Isso diminui a área de contato do líquido com os dentes.
 
Como tratar?
Pessoas que têm problemas gastrointestinais e que apresentam erosão dentária precisam fazer o tratamento médico simultaneamente ao odontológico. Quando a perda do esmalte encontra-se em estágios avançados, são feitas restaurações dos dentes.
 
Preste atenção
O bruxismo pode acelerar a perda do esmalte dentário em pessoas que já apresentam erosão, devido ao movimento de ranger os dentes. Caso você perceba que seus dentes estão ficando desgastados, procure logo o dentista.

Zero Hora

Fique de olho nas atividades rotineiras que podem ser vilãs para a coluna

Não espera a dor chegar para cuidar de sua postura
 
Adriana Neutzling, educadora física e diretora de uma clínica de pilates, diz que muitas pessoas procuram pelas aulas após recomendação médica. O ideal, garantem os profissionais, seria não esperar a dor chegar. A bancária Clarisse Cassol, 40 anos, sofria de um desgaste no joelho e, há dois anos passou a frequentar o pilates. Ela não parou mais de ir às aulas e já está com a musculatura bastante fortalecida.
 
_ Eu sentia dor até para subir escadas. O médico cogitava até fazer cirurgia, mas não foi preciso. Hoje, não tomo mais nem medicação _ conta.
 
Clarisse aprovou tanto os benefícios do pilates que incentivou o marido, Carlos Colovini, 45 anos, a começar a prática.

_ Eu tinha muitas dores de cabeça. Terminava o dia assim, com os ombros para frente. O humor, a disposição, tudo está mil vezes melhor _ conta Carlos.
 
Além dos exercícios físicos, há outras práticas que são fundamentais. Carregar pouco peso na mochila e sentar de forma correta no trabalho são coisas do cotidiano que podem melhorar a postura e a saúde.
 
Jonas Skupien, professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano, lembra que, para quem passa muitas horas em frente ao computador, por exemplo, o ideal é que o centro da tela fique na linha dos olhos. Além disso, é importante deixar as costas encostadas na cadeira, ou em uma almofada. A cadeira deve ter suporte para os cotovelos, e o pé inteiro, encostar no chão.
 
Também é preciso ficar atento à hora de dormir. Quem costuma deitar de barriga para cima deve dobrar um pouco os joelhos, utilizando um travesseiro ou uma almofada para auxiliar. Quando a posição é de lado, o travesseiro deve ficar entre os joelhos, que também devem ficar levemente flexionados. Quanto ao travesseiro, ele deve ser alto o suficiente para preencher o espaço entre a nuca e a cama.
 
_ O colchão também é importante. Essa história de que o melhor colchão é o mais duro é mentira A pessoa deve pedir ao vendedor colchões com a densidade aconselhada por um profissional _ diz Sérgio Gonçalves, ortopedista e traumatologista.
 
O mesmo vale na hora de comprar um tênis. Luciane Luciane Sanchotene Daronco, doutora em Ciências do Movimento, lembra que cada pessoa tem uma forma de caminhar diferente:

_ Nas avaliações costumamos identificar o tipo de pisada e a, partir disso, ela deve procurar o tênis feito para o seu tipo de pisada. Mas é mais normal as pessoas comprarem pela marca.
 
Evite maus hábitos e tenha uma boa postura:
- O peso que você carrega não deve ser maior do que 10% do peso do seu corpo

- Procure as mochilas de usar nas costas. Caso use bolsas ou pastas de um lado só, evite carregá-las sempre no mesmo ombro. É importante alternar entre o esquerdo e o direito

- Quanto mais peso se carrega, mais próximo do corpo ele deve estar

- Em situações de agachamento, evite curvar os ombros e utilize os joelhos para transferir o peso do corpo

- Procure uma avaliação física para saber se há algum problema de postura e receber orientação médica

- No Laboratório de Ergonomia e Cineantropometria da UFSM, é possível fazer uma avaliação física, motora e funcional gratuita, mas é necessário agendar. O laboratório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro de Educação Física, no campus, em Camobi. Informações em ufsm.br/cefd

Zero hora

Confira dicas de alongamentos para fazer nas pausas do trabalho e estudo

Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS
Atividades físicas são prevenção para má postura
 
Atividade física vale para todas as pessoas, de todas as idades. Não é preciso esperar indicação médica ou sentir dores para procurar algum tipo de exercício que faça se sentir melhor. O ideal é a prevenção, para atrasar ou evitar problemas no futuro.
 
_ Tem que se movimentar. Isso vale para as pessoas que trabalham sempre sentadas ou sempre em pé, com movimentos repetitivos. A alternância, nesses casos, é importante. Uma pessoa que passa o dia inteiro sentada, por exemplo, deve se levantar por dois ou três minutos a cada hora. A cada vez que ela levanta, melhora o sistema circulatório, cardíaco, esquelético e, claro, isso se reflete na a postura _ explica explica Jonas Skupien, professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano.
 
A mesma ideia é defendida pelas educadoras físicas Marta Prado e Karla Menezes.

_  É essencial que a pessoa, durante o trabalho ou o estudo, pare uns minutinhos para alongar o corpo e para dar uma caminhada. A ciência já comprovou que essa prática faz com que a pessoa renda muito mais, tanto com o corpo quanto com a mente _ defende Marta.

_ É uma pausa pequena, são só alguns minutos, mas é um grande ganho a longo prazo _ conclui Karla.
 
Alongue-se
_ Se você passa muitas horas sentado, procure caminhar, de 2 a 3 minutos. Também reserve uns minutos para fazer alongamentos. Tente se alongar mais de uma vez por dia e procure levantar a cada uma hora;
 
_ Se você passa horas em pé, deve sentar por alguns minutos a cada hora. Também procure fazer alongamentos no mínimo, duas vezes ao longo do dia.
 
1 -  Cruze a perna direita, mantendo o pé em cima do joelho esquerdo. Estique os dois braços e abaixe, como se estivesse tentando tocar o chão com a ponta dos dedos. Permaneça nesta posição de 10 a 15 segundos. Repita com a outra perna. Este exercício ajuda a ativar a circulação da região dorsal.
 
2 - Gire lentamente o pescoço, de um lado para outro, como se a cabeça fizesse o desenho de uma meia-lua. Repita o movimento no sentido inverso. Faça o exercício com a cabeça inclinada para frente e repita com a cabeça inclinada para trás.

 
3 - Estenda o braço direito para frente, na altura do ombro, e flexione o punho, segurando os quatro dedos da mão (exceto o polegar). Repita com o braço esquerdo. Fique na posição de 10 a 15 segundos.

 
4 - Gire os ombros para trás, devagar. Repita quantas vezes achar necessário, até sentir a região mais relaxada, e depois recomece girando os ombros para frente.
 
 
5 - Afaste os pés. Flexione levemente os joelhos e certifique-se que o quadril está para frente (nada de bumbum empinado!). Entrelace as mãos e estique os braços para frente. Repita o exercício, esticando os braços atrás do corpo. Além de alongar a cadeia superior este exercício auxilia no alongamento da região do peitoral.
 
 
6 - Estenda o braço direito em direção à sua esquerda. Utilize a mão esquerda para apoiar no cotovelo. Vire a cabeça para à direita. Repita com o braço esquerdo e vire a cabeça para a direita.
 
 
7 - Mantenha as pernas levemente afastadas (procure mantê-las na linha do quadril). Abaixe-se e tente tocar o chão com a ponta dos dedos (desça apenas até onde seu corpo permitir). Depois de 15 segundos, suba lentamente e levante a cabeça por último, como se estivesse "desenrolando" o corpo, para evitar tonturas.
 
 
8 - Dobre a perna para trás e segure. Procure deixar a coxa esticada. Se precisar, use uma cadeira para auxiliar no equilíbrio. Repita com a outra perna.
 
 
9 - Coloque as mão sobre uma cadeira e lentamente levante o corpo até ficar na ponta dos pés. Desça lentamente, até encostar todo solado do pé no chão. Repita de 10 a 15 vezes. Este exercício é fundamental para melhorar a circulação do sangue no corpo, especialmente para quem fica muitas horas na mesma posição.
 
 
Zero Hora