Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 11 de novembro de 2014

Os erros mais comuns na hora de medicar o seu filho e como evitá-los

Conferir a letra do médico na consulta e nunca dar remédio de gotinha diretamente na boca da criança são algumas das recomendações dos pediatras. Veja outras na galeria abaixo

Medicar crianças é tarefa das mais estressantes para os pais. Elas resistem, lutam e, não raro, cospem tudo. Mas não tem como contornar a situação. Remédio precisa ser ministrado e exatamente de acordo com as orientações médicas prescritas na receita.

Mas você sabia que precisa perguntar para o médico se o medicamento impõe alguma restrição alimentar à criança? Isso porque existem alimentos que prejudicam a absorção de certas substâncias presentes em alguns remédios. Sabia também que é comum confundir as dosagens quando mais de uma criança com idades diferentes passam pelo mesmo tratamento?

Para evitar cometer erros na hora de medicar seu filho, veja as principais orientações do pediatra e neonatologista Jorge Huberman e da pediatra do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Wylma Hossaka:
 
1. Fique atento ao nome do remédio e à concentração pedida pelo médico na receita e confira essas informações com o farmacêutico na farmácia, antes de efetuar a compra.
 
2. No caso de letra ilegível, confira a receita ainda durante a consulta com o médico e anote o nome em letras de forma.
 
3. Veja e anote a dosagem correta de cada medicamento. Se tiver mais de um filho usando o mesmo remédio, precisa ter atenção redobrada para não confundir as dosagens.
 
4. Faça a administração dos remédios em intervalos corretos, de acordo com a prescrição médica e a orientação do farmacêutico.
 
5. Aplicativos de celular ou lembretes podem te ajudar a não esquecer de dar os remédios.
 
6. Se o médico recomendar o uso do remédio duas ou três vezes ao dia, estabeleça intervalos fixos e repita-os todos os dias.
 
7. Quando o medicamento deve ser usado uma vez ao dia, é importante que seja ministrado sempre no mesmo horário.
 
8. Cada medicamento deve ter sua seringa. Em alguns casos, a marcação não é por ml e, sim, por quilo. A dosagem pode ser diferente.
 
9. Evite a reutilização, depois de muitos dias, de medicação aberta. Pode estar contaminada ou sofrer modificação na concentração.
 
10. Respeite as orientações do fabricante para a boa conservação do remédio. Alguns não devem ter contato com a luz, por exemplo.
 
11. Sempre pergunte para o pediatra se determinado medicamento impõe alguma restrição alimentar. Alguns alimentos diminuem a absorção de determinados medicamentos.
 
12. Verifique também se o medicamento exige jejum mínimo para uma melhor absorção.
 
13. Respeite o período do tratamento. Em alguns casos, a interrupção do remédio antes do tempo prescrito pode inviabilizar todo o tratamento.
 
14. Nunca dê remédio de gotinha direto na boca da criança pelo risco de cair dosagem superior à prescrita. É sempre melhor colocar em uma colher.
 
15. Observe o preparo correto do remédio. Alguns medicamentos em pó devem ser diluídos em água, enquanto outros devem ser misturados na comida, por exemplo.
 
16. Além disso, alguns remédios, depois de diluídos na água, precisam decantar um tempo antes de serem usados.
 
17. Em casos de duas ou mais crianças fazendo o mesmo tratamento que usam seringas para dar remédio na boca, não misturá-las. Esse item é pessoal e não deve ser compartilhado.
 
18. Sempre olhe a data de validade antes de dar o medicamento para a criança.
 
19. Leia a bula e confira se o volume prescrito pelo médico bate com a posologia. Em caso de diferença exagerada, contatar o profissional para conferir se houve algum engano.
 
20. Confira a via que o remédio deve ser administrado. Alguns são via oral, enquanto outros podem ser pingados na orelha, por exemplo.
 
21. Fique atento ao nome do remédio e à concentração pedida pelo médico na receita e confira essas informações na farmácia, antes de efetuar a compra.
 
ATENÇÃO: Consulte o pediatra antes de usar qualquer remédio. A automedicação infantil pode causar sérios danos à saúde
 
Evite informações dadas pelos balconistas que podem ser errôneas. Em caso de dúvidas o farmacêutico é o profissional do medicamento mais indicado a lhe dar informações corretas.
 
Delas

Chá vermelho para o colesterol

Uma das variações de chás que podem ser feitos com a erva Camellia Sinensis, o chá vermelho difere-se do chá preto, chá verde e chá branco devido a forma de preparo e maturação da erva
 
Famoso por seus efeitos emagrecedores, o chá vermelho possui ainda muito mais benefícios quando associado à uma dieta balanceada. Um de seus benefícios, é o controle dos níveis de colesterol no sangue. Mas o que é colesterol?
 
O colesterol
Chamamos de colesterol o tipo de gordura que é produzido por todos os animais e está presente na maior parte das funções do metabolismo, como a construção das membranas celulares, por exemplo.
 
Existem dois tipos de colesterol, o bom e o ruim.
 
HDL – O colesterol bom
O colesterol HDL, também conhecido como o colesterol bom, é responsável por remover a gordura dos tecidos e dos vasos, levando-a para o fígado.
 
LDL – O colesterol ruim
O colesterol conhecido como LDL ou colesterol ruim, por sua vez, transporta o colesterol do fígado para os tecidos periféricos. Isso faz com que se formem paredes de gordura nas artérias e, consequentemente, aumenta as chances de ocorrerem doenças cardiovasculares.
 
O chá vermelho e o colesterol
Rico em antioxidantes, o chá vermelho também é rico em cafeína, de forma que acelera o metabolismo e a queima de gorduras. A quebra da gordura acontece no fígado e, portanto, o chá ajuda a eliminar o excesso por meio da urina devido ao seu efeito diurético. O seu consumo faz com que, além de quebrada, a gordura seja eliminada, não retornando aos vasos e tecidos periféricos, reduzindo então a quantidade de colesterol ruim no sangue.
 
Um estudo realizado na Universidade de Yunam confirma o caso: no ano de 1986, 86 pacientes com problemas coronários foram internados para serem submetidos ao tratamento com o chá vermelho. Quando o estudo foi finalizado, ficou comprovado que na maioria dos pacientes os níveis de colesterol ruim tinha abaixado, assim como os triglicerídeos, e o nível de colesterol bom aumentou.
 
Como preparar o chá vermelho para colesterol?
Para regular o colesterol, você deverá usar um litro de água e duas colheres de chá vermelho. Em um recipiente, ferva a água e desligue o fogo assim que alcançar o ponto de fervura. Adicione o chá vermelho e tampe, deixando abafado por 10 minutos. Em seguida, coe e consuma diariamente uma dose de três xícaras.
 
Contraindicações
Pacientes com problemas estomacais, insônia, arritmia cardíaca, ou ainda gestantes e mulheres em fase de amamentação não devem fazer o consumo do chá vermelho devido ao alto teor de cafeína. Além disso, pela mesma razão, o chá não deve ser consumido durante a noite, podendo atrapalhar o sono.
 

Consumo excessivo de café pode causar irritabilidade, dor de cabeça e até osteoporose

Especialista recomenda que o consumo de cafeína não
 ultrapasse 300 miligramas por dia
Consumo diário de café não deve passar de 3 xícaras
 
Uma das bebidas mais consumidas do País, o café pode trazer diversos problemas à saúde. De acordo com a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão Cintya Bassi, o consumo em excesso pode acarretar em irritabilidade, insônia, dor de cabeça e ansiedade, insônia até uma osteoporose.
 
― A substância em demasia também tem sido relacionada à indução de erro em atividades intelectuais, alteração na qualidade vocal, má formação fetal, gastrite e outros malefícios como osteoporose e aumento na pressão arterial. Além disso, alguns estudos apontam que o café não filtrado, aumenta o risco de infarto agudo do miocárdio, pois relaciona-se ao aumento do colesterol ruim.
 
Segundo a especialista, a cafeína ― presente no café com a proporção de 40 a 60 miligramas em 50 ml da bebida ―  pode causar. Cintya explica que o recomendado que o consumo de cafeína não ultrapasse 300 miligramas por dia, o que representa cerca de três xícaras de café.
 
― A orientação é que o consumo do cafezinho seja distante de refeições como almoço e jantar, já que suas substâncias atrapalham a absorção de nutrientes como vitamina C e ferro. Se consumido a noite, pode prejudicar o sono de indivíduos mais sensíveis.
 
Além da cafeína, a nutricionista explica que o café possui outras substâncias como a teofilina e a teobromina que agem como agentes potencializadores do efeito da cafeína e que também podem ser benéficas para a saúde.
 
― Entre essas substâncias encontram-se o ácido clorogênico, que possui ação antioxidante e atividade antibacteriana e antiviral, e a melanoidinas que, além de dar a cor característica do grão, está associada à prevenção de doenças como Alzhemeir e Parkinson.

R7

Autismo poderia ser curado e droga está mais perto de virar realidade, sugere estudo

Sintomas do espectro autista são minimizados com o uso de medicamentos,
mas ainda não há uma substância capaz de reverter o transtorno
Mais de 50 mil substâncias para transtorno serão testadas até o final de 2015 nos Estados Unidos
 
San Diego, EUA - Um novo estudo da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), nos EUA, reforça a tese de que o autismo pode ser reversível e se aproxima de um possível medicamento para tratar o transtorno. A pesquisa foi publicada nesta terça-feira na revista “Molecular Psychiatry” e conduzida por um biólogo molecular, o brasileiro Alysson Muotri.
 
Esta publicação é a segunda etapa de um estudo publicado em 2010 e que, na época, ganhou a capa da “Cell”, uma das principais revistas científicas do mundo, ao mostrar que os neurônios eram mais plásticos do que se pensava e que o autismo poderia ser curado. Na ocasião, através da técnica de reprogramação celular, os pesquisadores transformaram células da pele em neurônios de pessoas com síndrome de Rett, um dos tipos graves de autismo e que ocorre por mutações num único gene: o MeCP2. Dessa forma, poderiam estudar a fundo o comportamento das suas células cerebrais. Depois, aplicaram um medicamento experimental e notaram reversão nos defeitos genéticos.
 
Autismo clássico se aproxima da Síndrome de Rett 
Neste novo estudo, os cientistas da UCSD focaram no autismo clássico (ou não sindrômico). Ao contrário da síndrome de Rett, o tipo clássico tem vários genes envolvidos e sua base genética ainda é pouco conhecida. Da mesma forma, os pesquisadores transformaram as células da polpa do dente de leite em neurônios de um autista clássico. Em seguida, fizeram o sequenciamento genético do voluntário para mapear seus genes defeituosos.
 
Várias mutações foram encontradas, entre elas uma que anula uma das cópias do gene TRPC6. Em camundongos, eles confirmaram que essa mutação leva à redução de sinapses e alterações morfológicas nos neurônios. Além disso, observaram que os níveis de MeCP2 (da síndrome de Rett) afetam a expressão de TRPC6, revelando um caminho molecular semelhante nos dois tipos de autismo.
 
Finalmente, aplicaram um medicamento que está sendo testado em humanos para tratar a síndrome de Rett (o IGF-1) nos neurônios do autista clássico e notaram que o efeito também foi positivo. Isso reforçou a ideia de que é possível reverter os defeitos dos neurônios, ou seja, que o transtorno pode ser curável.
 
— É possível que, no futuro, esta tecnologia sirva como ferramenta de diagnóstico, determinando qual o tipo de autismo que cada pessoa possa estar vulnerável e possíveis terapias e medicamentos que a auxiliem. Quanto antes o diagnóstico no autismo, melhor o tratamento — afirmou Muotri ao Globo.
 
Segundo o pesquisador, a combinação de reprogramação celular e sequenciamento genético abrirá portas da medicina personalizada voltada para os transtornos mentais. No futuro, ele afirma que cada autista terá seu genoma sequenciado para o teste de drogas mais adequadas. Esse método já vem sendo bastante empregado no tratamento do câncer.
 
— Estamos bem no começo (da medicina personalizada) — afirmou Muotri. — É preciso alinhar o sequenciamento genético, que está mais acessível financeiramente, com a modelagem por células-tronco, algo que ainda é muito caro e impossível de fazer para todo mundo. Assim que essas tecnologias evoluírem e ficarem mais baratas, veremos mais e mais da medicina personalizada. Pra mim não tem mais volta, será o futuro em alguns anos. Todos teremos nossos “mini-cérebros” em laboratório que serão usados para diagnóstico, teste e dosagem de medicamentos antes de se tentar no paciente.
 
Mais de 50 mil drogas em teste
A partir deste estudo, os pesquisadores da UCSD vão buscar expandir essas observações para outros tipos de autismo, tentando entender como diversas mutações convergem para vias moleculares comuns. O objetivo é definir novos medicamentos que possam ser testados em humanos. Sintomas do espectro autista são minimizados com o uso de medicamentos, mas ainda não há uma substância capaz de reverter o transtorno. Segundo Muotri, 55 mil novas drogas serão testadas até o final de 2015.
 
— Depois entraremos com testes clínicos (em humanos), isso se tudo correr bem e tivermos financiamento para isso, claro — diz Muotri. — Tentamos levar parte disso para o Brasil, buscando deixar o pais mais independentes nessa área, mas não houve interesse político. Esperamos que nos EUA as coisas andem mais rápido e eventualmente sejam aplicadas no Brasil também.

O Globo

Sucos de caixinha podem ter mais açúcar do que refrigerantes

Organização britânica afirma que sucos naturais extraídos da fruta têm efeitos menos nocivos
 
Rio - Um copo de suco de caixinha tem mais açúcar do que refrigerante. O alerta vem da organização britânica “Action on Sugar”, que analisou mais de 200 marcas da bebida. De acordo com a pesquisa, mais de um quarto delas continha o mesmo nível de açúcar ou mais do que Coca-Cola, que tem 10,6 g para cada 100 ml.
 
As piores marcas identificadas pelo grupo tinham níveis que variavam de 13g a 16g para cada 100 ml. A pesquisa olhou especificamente para sucos que foram destinados a crianças ou comercializados em merendas escolares.
 
Nutricionistas afirmaram que tais concentrações podem ocasionar obesidade infantil e cárie dentária. Por outro lado, sucos de frutas frescas, que não podem conter aditivos como açúcar extra, tendem a ser menos nocivos do que bebidas de frutas ou sucos feitos a partir de concentrado.
 
A Action on Sugar pediu a fabricantes que reduzissem a quantidade de açúcar que acrescentam a seus produtos, e para o governo britânico que retirasse o conselho oficial aos pais de que um pequeno copo de suco de fruta sem açúcar poderia equivaler à ingestão de frutas e de vegetais.
 
Em sua defesa, a Associação de Refrigerantes Britânica (BSDA) alegou que o consumo diário de suco de frutas no Reino Unido chega a uma média de apenas 45 ml por pessoa, representando cerca de 1% das calorias da dieta média britânica.
 
O Globo

Ômega 3 ajuda a reduzir dependência ao tabaco, aponta estudo

A ingestão de suplementos de ácido graxos Ômega 3 reduz a dependência da nicotina e inclusive o número de cigarros que um fumante consome por dia, segundo um estudo da Universidade Israelense de Haifa divulgado nesta segunda-feira (10)
 
Conforme esta pesquisa, o Ômega 3 reduz o "tabagismo de maneira significativa", afirma em comunicado a chefe do programa de dependências do departamento de Criminalística da Universidade de Haifa (norte de Israel), Sharon Rabinovitz Shenkar.
 
Além dos problemas respiratórios e cardiovasculares que sua relação com o câncer provoca, o tabaco faz com que diminuam os níveis de ácidos graxos essenciais no cérebro, especialmente aqueles similares aos Ômega 3.
 
A falta de Ômega 3 danifica a estrutura das células nervosas e interrompe a neurotransmissão em zonas do cérebro envolvidas na sensação de recompensa e satisfação.
 
Com relação a isso, o estudo demonstra que a deficiência de ácidos graxos poliinsaturados Ômega 3 dificulta que o fumante enfrente a abstinência e, ao contrário, faz com que este recorra ainda mais ao cigarro.
 
"Pesquisas anteriores demonstraram que um desequilíbrio de Ômega 3 está também relacionado com a saúde mental, a depressão e a habilidade de enfrentar a pressão e o estresse", indica Shenkar, responsável também do laboratório de psicofarmacologia da Universidade Bar-Ilan.
 
Os pesquisadores apontam que a pressão e o estresse estão associados à necessidade do fumante de consumir tabaco e que seus níveis aumentam entre os que deixam esse hábito.
 
"Apesar de tudo, a relação entre todos estes fatores não tinha sido estudada até agora", precisa Shenkar.
 
A pesquisa foi feita a partir de amostras de 48 fumantes entre 18 e 45 anos que tinham fumado no último ano pelo menos dez cigarros diários, com uma média de 14 ao dia.
 
Os participantes foram divididos em dois grupos -um deles recebeu cápsulas de Ômega 3 e o outro um placebo- e foi solicitado que tomassem cinco pastilhas durante 30 dias, mas nunca foi pedido que deixassem de fumar.
 
O estudo demonstrou que, apesar de não terem sido encontradas diferenças significativas no início do experimento, 30 dias depois os fumantes que tinham ingerido Ômega 3 reduziram o consumo de cigarros em uma média de dois ao dia (11%).
 
A pesquisa também mostrou um descenso significativo da síndrome de abstinência.
 
Embora 30 dias após a conclusão do tratamento o desejo de fumar aumentou ligeiramente, permaneceu significativamente baixo em relação aos níveis iniciais entre os que tinham ingerido Ômega 3.
 
A universidade pretende agora ver se este suplemento não é só eficaz para reduzir a dependência ao tabaco, mas também se pode ajudar a deixar o hábito de fumar.
 
EFE / Terra

Projeto destina DPVAT a hospitais filantrópicos de cidades turísticas

Dinheiro seria proporcional ao fluxo turístico da localidade e, segundo relatora, dá segurança aos visitantes
 
A Comissão de Turismo aprovou um projeto que direciona recursos do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, o DPVAT, para hospitais filantrópicos em locais de interesse turístico. De acordo com a proposta (PL 7153/14), do deputado Edinho Bez (PMDB-SC), esses recursos equivaleriam a 2% dos 45% da arrecadação do DPVAT que já são destinados atualmente ao Fundo Nacional de Saúde (FNS). O dinheiro seria destinado aos hospitais filantrópicos de forma proporcional ao fluxo turístico da localidade.

A relatora na comissão, deputada Magda Mofatto (PR-GO), recomendou a aprovação do projeto. No entender da parlamentar, a proposta focaliza os gastos e garante o dinheiro necessário para o atendimento das vítimas de acidentes de trânsito.

“A medida é salutar para o crescimento do turismo nessas localidades. Os turistas se sentirão mais seguros sabendo que, caso haja necessidade de atendimento médico-hospitalar, os hospitais estarão aptos a atendê-los com a qualidade e a eficiência requeridas”, afirmou Mofatto.

A proposta foi aprovada com uma emenda da relatora, determinando que as companhias seguradoras que mantêm o DPVAT sejam responsáveis por calcular e repassar os percentuais estabelecidos para o Tesouro Nacional, que, por sua vez, repassará aos tesouros municipais em um prazo de 15 dias. No projeto original, essa tarefa cabia à rede bancária arrecadadora, e o Tesouro Nacional repassaria as verbas aos tesouros estaduais.

“Por centralizar esses recursos, essa tarefa deve ser executada pelas companhias seguradoras. Além disso, os recursos do Tesouro Nacional deverão alcançar os cofres municipais, e não os tesouros estaduais”, observou a relatora.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A íntegra da proposta pode ser lida no site da Câmara.
 
Saúde Web

ANVISA suspende produtos sem registro

A Anvisa suspendeu, nesta terça-feira (11/11), a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Vigor Force (guaraná + açaí em cápsulas), fabricado pela empresa C.R Vertuan Indústria de Produtos Naturais ME
 
Foi comprovado a fabricação e comercialização do produto sem possuir registro, notificação ou cadastro nesta Agência.
 
Foi determinada ainda a suspensão do produto Ran-Yu (óleo de ovos – lecitina de ovos), fabricado pela empresa L’mos do Brasil Ltda.
 
O produto também estava sendo fabricado e comercializado sem possuir os devidos registros.
 
Confira as normas no Diário Oficial da União (DOU) clicando aqui.
 
Assessoria de Imprensa da ANVISA

Fiocruz vai construir centro de parto normal no Rio

Objetivo é diminuir o número de cesarianas na cidade carioca. Segundo pesquisa, 56% dos nascimentos no Brasil ocorrem por meio de cesarianas, enquanto a média mundial é 18%
 
O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) pretende construir um centro de parto normal, na cidade do Rio de Janeiro.A unidade será vinculada ao complexo hospitalar que será erguido na Quinta da Boa Vista, na zona norte, e receberá as novas instalações do IFF e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. A estimativa é que toda a obra custe R$ 600 milhões e seja entregue em 2017.

O anúncio da construção do centro de parto normal foi feito pelo presidente do IFF, Carlos Maciel, durante seminário na 9ª Conferência: Normal é Natural, em outubro. O objetivo do evento era discutir formas de diminuir o número de cesarianas no país. Segundo a Pesquisa Nascer no Brasil: Inquérito Nacional Sobre o Parto e Nascimento, divulgada em 2014, 56% dos nascimentos ocorrem por meio de cesarianas. A média mundial de partos cesáreos é 18%.
 
Estrutura
O centro de parto normal deverá contar com cinco salas para atender 200 parturientes por mês. “Teremos suítes amplas, que permitam a paciente caminhar, banheira – para o banho de imersão [que ajuda a aliviar as contrações]–, com conforto para os acompanhantes e privacidade”, explicou Maria Auxiliadora Mendes Gomes, responsável pelo projeto do centro. “São estratégias potentes que favorecem a fisiologia do parto e métodos não farmacológicos para controle da dor”, frisou a especialista.

O Ministério da Saúde, que participa do projeto do complexo hospitalar, ainda deve definir a localização do centro de parto. Há duas possibilidades: dentro do hospital, em um andar independente, ou fora, seguindo modelos mais próximos às casas de partos (que não lembram a estrutura hospitalar), como recomendam especialistas, explicou o diretor do instituto. Procurado, o ministério não esclareceu como a decisão será tomada.

Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Maysa Luduvice atua em parceria com a única casa de parto na cidade, a David Capistrano, na zona norte, e acredita que o novo centro de parto será referência na formação de profissionais e de atendimento às famílias.

“Temos grande necessidade de formação de profissionais que tenham competência e habilidade para lidar com o parto natural. O modelo de cuidado, com muitas intervenções, como é feito hoje majoritariamente, interfere na saúde do bebê e da mulher”, disse. “O novo centro colocará em evidência esse processo, de não olhar o parto como uma doença”, destacou.

Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Pedro de Jesus Silva, dar mais conforto às gestantes, com atendimento humanizado e menos intervenções, é fundamental para diminuir o medo do parto e incentivar nascimentos naturais. “Lutamos muito pela ampliação dos centros de parto. Essa nova unidade deve ser referência na redução das cesarianas no Brasil. As cesáreas são importantes, mas devem ser recomendadas”, disse.

Atualmente, o Instituto Fernandes Figueira é referência para o Ministério da Saúde no atendimento a gestantes de alto risco, crianças e adolescentes e articula a rede de bancos de leite. O instituto atua nas áreas de ensino e pesquisa e foi considerado um “hospital amigo da criança” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
 
Saúde Web

Projeto autoriza santas casas a operarem planos de saúde

Comissão aprovou emenda que autoriza filantrópicos a operar planos de forma direta, com abertura de filial ou novo CNPJ
 
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (5) emenda do Senado ao PL 3799/00, do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), que autoriza santas casas e hospitais filantrópicos a operar planos de saúde diretamente, com abertura de filial ou departamento com inscrição no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ).

A emenda do Senado ao projeto, que já havia sido aprovado na Câmara, inclui, além das entidades filantrópicas, as fundações, os sindicatos e as associações que já prestavam assistência à saúde e que continuam a fazê-lo na modalidade de autogestão.

A emenda do Senado também acrescenta à Lei 9656/98, a expressão “desde que sejam asseguradas condições para a adequada segregação patrimonial, administrativa, financeira e contábil, na forma do regulamento”. O objetivo é evitar que o abrandamento da exigência de segregação de atividades não resulte em perda da qualidade do monitoramento da boa governança e da estrutura financeira das entidades.

O relator da emenda na comissão, deputado Mandetta (DEM-MS), afirmou que as modificações introduzidas pelo Senado contribuem para a adequada e cuidadosa ampliação do escopo do texto original, facilitando a colaboração das entidades envolvidas na prestação de serviços de saúde em nosso País.

Atualmente, as entidades filantrópicas e todas as demais que decidirem criar um plano de saúde são obrigadas por lei a constituir uma pessoa jurídica exclusiva para prestar esse serviço.

A emenda ao projeto será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, o projeto (que pode ser visto no site da Câmara) será analisado pelo plenário da casa.
 
Saúde Web

Prefeitura de Prudentópolis - PR abre concurso público

A Prefeitura de Prudentópolis, no estado do Paraná, publicou edital n° 02/2014 de concurso público para provimento de Vagas e cadastro de reserva para cargos e empregos públicos. Serão oferecidas 40 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 12.431,50.
 
O concurso será realizado pela Fundação FAU: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UNICENTRO e as chances são para os cargos de Agente de Combate a Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Tratamento de Alcoolismo e Outras Drogas, Dentista, Terapeuta Ocupacional – CAPS e Médico PSF.

As inscrições encerram-se na data de 05 de dezembro (sexta feira), e podem ser feitas através do site da FAU – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UNICENTRO SITE: www.fauconcursos.org. As taxas variam de R$ 85,00 a R$ 155,00.

A prova objetiva será aplicada na cidade de Prudentópolis, Estado do Paraná, podendo ser aplicada também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 21 de dezembro de 2014, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.fauconcursos.org e no Cartão de Informação do Candidato. O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados às 15h00min no dia da aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www.fauconcursos.org.

O concurso tem prazo de validade de 2 anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Prudentópolis.

Prefeitura de Sabará - MG abre vagas na área de saúde

A Prefeitura de Sabará, em Minas Gerais, comunicou por meio do edital nº 08/2014 de processo seletivo, que está com inscrições abertas para contratação de 45 profissionais da área de saúde, com escolaridade de nível médio e superior.
 
As chances são para auxiliar de enfermagem e médicos, nas especialidades de psiquiatria, cardiologia, angiologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia/obstetrícia, infectologia, nefrologia, oftalmologia, pediatria, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia. As remunerações variam de R$ 784,32 a R$ 10.238,86, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Para participar do processo, os interessados deverão comparecer na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Albert Scharlé nº 212, Paciência, em horário comercial, até o dia 22 de Novembro de 2014.
 
A seleção será feita através de análise da ficha de inscrição, currículo, título e demais documentos e entrevista.
 
O resultado será informado pela Prefeitura, em seu mural e via endereço eletrônico: www.sabara.mg.gov.br.
 
O processo seletivo será válido por um ano, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública.

Concurso Prefeitura de Prudentópolis - PR

Com a finalidade de preencher 108 vagas mais cadastro reserva, a Prefeitura de Prudentópolis, cidade localizada a 203 km de Curitiba, no Paraná, abre inscrições para concurso público. São oferecidas oportunidades para candidatos dos níveis fundamental, médio, técnico ou superior.

O concurso será executado por meio da empresa FAU – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UNICENTRO, e o salário inicial varia entre R$ 724,00 e R$ 7.902,08, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

As oportunidades são para os cargos de Agente Operacional - Masculino e Femenino, Auxiliar de Serviços Gerais - Feminino e Masculino, Mecânico Geral, Motorista, Operador de Máquinas, Vigia, Agente Administrativo, Agente de Saúde, Desenhista Técnico, Fiscal Geral, Professor, Técnico Agrícola e demais funções.

As inscrições serão realizadas até às 14h00min do dia 05 de dezembro de 2014, observado horário oficial de Brasília/DF, através do endereço eletrônico www.fauconcursos.org. As taxas são de 45,00 a R$ 155,00 de acordo com o emprego escolhido.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 21 de dezembro de 2014, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.fauconcursos.org e no CIC, a partir de 16 de dezembro de 2014. O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados às 15h00min do dia da aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www.fauconcursos.org.

O concurso do edital n° 01/2014, tem prazo de validade de 2 anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Prudentópolis.

Prefeitura de Catas Altas - MG abre processo seletivo

Com oferta de vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio, a Prefeitura de Catas Altas, no Estado de Minas Gerais, lançou edital nº. 17/2014 para realização de processo seletivo.
 
A carga horária é de 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 762,62 e R$ 1.009,25.
 
Cargos: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias e Auxiliar de Farmácia.
 
As inscrições serão realizadas pessoalmente até o dia 21 de novembro de 2014, no horário das 08 às 10 horas e das 13 às 16 horas, em dia de expediente, no Departamento Pessoal, localizada na Praça Monsenhor Mendes,n°136, Centro, Catas Altas – MG.
 
Os candidatos será avaliados através de prova objetiva e análise de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para 26 de novembro de 2014, às 18 horas, na E. M. AGNES PEREIRA MACHADO.
 
O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado a partir das 12h do dia subsequente ao da realização da mesma afixado no mural existente no hall do prédio da Prefeitura de Catas Altas.
 
A apresentação dos títulos far-se-á através da entrega da cópia reprográfica dos documentos comprobatórios, pessoalmente no Departamento Pessoal, até o dia 26 de novembro de 2014, às 16 horas.
 
O resultado final será divulgado no dia 09 de dezembro de 2014.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 180 dias, contados a partir da homologação do resultado final.
 
Edital encontra-se publicado no site www.catasaltas.mg.gov.br.

Concurso Prefeitura de Pompéia - SP

Foi publicado edital nº 01/2014 de concurso público da Prefeitura de Pompéia, Estado de São Paulo, para provimento permanente de empregos públicos de seu quadro de pessoal. O concurso será realizado pela empresa CEMAT – Assessoria Administrativa Ltda.

As 57 vagas são para candidatos de todos os níveis de escolaridade com salários que variam de R$ 724,81 a R$ 2.675,63, Para candidatos portadores de necessidades especiais habilitado será reservado o percentual de 5% das vagas existentes.
 
As ofertas são para os empregos de assistente social, digitador de micro computador, escriturário, lavador/lubrificador de autos, monitor de pré-escola, motorista II, nutricionista, operador de micro computador, operador de motoniveladora (patrol), operador de piscina, técnico desportivo, trabalhador braçal, tratorista e varredeira.

As inscrições seguem abertas até o dia 21 de novembro de 2014, através da internet no site da CEMAT ( www.cematconcurso.com.br).As taxas variam de R$ 7,24 a R$ 26,75 de acordo com o cargo escolhido.
 
Àquelas pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (Internet) poderão utilizar o Acessa São Paulo sito à Rua Durval de Carvalho Silva, nº 572, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na cidade de Pompeia-SP.

As provas serão realizadas na cidade de Pompeia-SP, na E.M.E.F. de Pompeia, localizada à Rua Deputado Romeiro Pereira, nº 150, Centro, na data provável de 14 de dezembro de 2014 (domingo), no horário com início às 8h30min (oito horas e trinta minutos), Exceto para os empregos de Escriturário, Técnico Desportivo e Trabalhador Braçal que será no horário com início às 13h00, no mesmo local e data.

O concurso público terá validade de 2 anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez por igual período a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Bonito - MS abre processo seletivo

Divulgado edital nº. 001/2014 para a realização de processo seletivo, da Prefeitura de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul. São ofertadas 3 vagas para os cargos de Fisioterapeuta e Psicólogo, por remuneração de até R$ 2.659,54 em jornada de trabalho de 8 horas/dia.
 
As inscrições serão realizadas junto à Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Bonito-MS, localizado na Rua Coronel PíladeRébua, 1780, Centro, Bonito - MS, do dia 12 a 14 de novembro de 2014, no horário das 8h às 12h.
 
Juntamente com a ficha de inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos acompanhados do original:
  • Fotocópia da Cédula de Identidade;
  • Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Certidão de Casamento ou Nascimento;
  • Fotocópia de Nascimento dos Dependentes (se possuir);
  • Fotocópia do Título de Eleitor (com a comprovação da quitação perante a justiça Eleitoral);
  • Fotocópia do Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação (para as pessoas do sexo Masculino);
  • Exame Médico Admissional;
  • Fotocópia de comprovação de escolaridade exigida para o cargo;
  • Declaração de Não Acumulação de Cargo; (modelo no RH);
  • Declaração de Bens; (pode ser a Declaração de Imposto de Renda);
  • Fotocópia do Comprovante de Inscrição do PIS ou PASEP (se já inscrito);
  • Comprovante de Residência;
  • Fotocópia da Carteira de Registro no Órgão de Classe;
  • Uma fotografia 3x4, recente;
  • Curriculum Vitae.
A seleção constará de análise de títulos (escolaridade/cursos e experiência profissional) e currículo.
 
O resultado final será divulgado a partir do dia 18 de novembro de 2014, nos murais da Prefeitura de Bonito-MS.
 
Edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, edição de 10 de novembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Sericita - MG

A Prefeitura de Sericita, no estado de Minas Gerais, por meio da empresa Tendência Assessoria e Consultoria Ltda, lançou edital de concurso público n° 01/2014, com a finalidade de ocupar 139 vagas para profissionais de todos os níveis de ensino. Os salários variam de R$ 724,00 a R$1.569,69, por carga horária de até 40 horas semanais.
 
Para candidatos portadores de necessidades especiais será reservado o percentual de 5% das vagas existentes. As oportunidades são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, motorista, operador de máquina pesada I, oficial de serviço público, operário municipal, serviçal escolar, agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente epidemiológico, auxiliar de biblioteca, agente sanitário, agente social do cras, auxiliar de enfermagem I, monitor de creche, oficial operacional, secretário escolar, analista administrativo, professor I, professor II – educação física e supervisor de escola.
 
As inscrições, nos valores de R$ 35,00 a R$ 85,00, serão realizadas na Sede da Prefeitura Municipal de Sericita, Situada à Rua Jequitibá, 350 – Centro – Sericita/MG, no período de 08 de janeiro a 06 de fevereiro de 2015 (exceto sábados, domingos e feriados), no horário de expediente da Prefeitura (8:00 às 10:00 e 12: às 16:00 horas).

Será admitida a inscrição também via internet, no endereço www.tendenciaconcursos.com.br, até às 23h59 do dia 06 de fevereiro de 2015 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até o dia 09 de fevereiro de 2015.

As provas objetivas de múltipla escolha e práticas serão realizadas no Município de Sericita, provavelmente, no dia 08 de março de 2015. Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Sericita e disponíveis no site: www.tendenciaconcursos.com.br, a partir do dia 04 de março de 2014, planilha contendo locais e horários de realização das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

O gabarito será divulgado na data provável de 09 de março de 2015, às 15:00 horas, por meio do site www.tendenciaconcursos.com.br e Sede da Prefeitura Municipal de Sericita. Já a divulgação final da classificação sairá na data prevista de 10 de abril de 2015, às 15h.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, por ato do Chefe do Executivo, caso haja interesse.

Concurso Prefeitura de Nova Alvorada - RS

A Prefeitura de Nova Alvorada, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital de concurso público n°01/2014, destinado ao provimento dos cargos públicos efetivos e Cadastro de Reserva (CR). O concurso público tem coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC.
 
Há 21 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 937,00 a R$ 5.601,38 em carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
As chances são para as funções de Médico Clínico, Professor de Séries Finais - História, Supervisor Educacional, Técnico em Enfermagem, Técnico Rural em Agropecuária, Auxiliar Legislativo, Fiscal (Área Obras e Posturas, Sanitária e Ambiental), Visitador, Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Creche, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Máquinas e Serviçal.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 08 de dezembro de 2014, pela internet, no endereço www.fundatec.org.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00 de acordo com a função escolhida.
 
A FUNDATEC e o Município de Nova Alvorada/RS disponibilizarão computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, no horário de atendimento ao público, das 9h às 17h, e no Município de Nova Alvorada, na Av. Vicente Guerra, n° 1429, bairro centro, Nova Alvorada/RS, no horário de atendimento ao público, das 8h às 12:00 e das 13:30 às 17:30h.
 
Valores das taxas de inscrição:
- Nível Fundamental Completo e Incompleto: R$ 50,00;
- Nível Médio: R$ 60,00;
- Nível Técnico: R$ 70,00;
- Nível Superior: R$ 100,00.
 
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 11 de janeiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados em jornal de circulação local, no site www.fundatec.org.br e no "mural" da sede da Prefeitura Municipal de Nova Alvorada/RS. Os gabarito preliminares serão publicados provavelmente no dia 12 de janeiro de 2015.
 
O concurso público em pauta tem o prazo de validade de 02 anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Piranguçu - MG prorroga inscrição

A Prefeitura de Piranguçu, no interior de Minas Gerais, tornou público o edital de processo seletivo nº 01/2014, visando a contratação de 12 profissionais de nível fundamental. A remuneração é de R$ 724,00, mais auxilio insalubridade, em jornadas de semanais de 40 horas.
 
As chances são para o cargo de agente comunitário de saúde, nas áreas rurais e urbana.
 
As inscrições fora prorrogadas e serão aceitas através do site www.tendenciaconcursos.com.br, até o dia 14 de novembro de 2014. O valor da taxa de inscrição é de R$ 36,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 30 de novembro de 2014, na EM Severiano Ribeiro Cardoso, situada na Rua Antônio Antunes Siqueira, nº 50,Centro, com inicio as 9h.
 
O gabarito oficial está previsto para ser divulgado no dia seguinte ao de aplicação da prova objetiva, através do site www.tendenciaconcursos.com.br.
 
O processo seletivo, que será executado pela empresa Tendência Assessoria e Consultoria, terá validade pelo prazo de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração.
 
O extrato do edital de prorrogação encontra-se disponível no Diário Oficial de Minas Gerais- Publicações de Terceiros e Editais de Comarcas, edição de 8 de novembro de 2014.

Prefeitura de Papanduva - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Papanduva, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo nº 003/2014. O objetivo é suprir vagas e o cadastro de reservas, em cargos de níveis alfabetizado, fundamental, médio e superior. O salário previsto para os contratados pode chegar até R$ 12.748,51, mais gratificação de acordo com o cargo, a carga horária a ser desempenhada vai de 10 a 40 horas semanal.
 
São oferecidas 10 vagas imediatas, nos cargos de arquiteto urbanista, auxiliar de serviços gerais/secretaria da educação e demais secretárias, professor em varias áreas, psicólogo/psicopedagogo, técnico em enfermagem, engenheiro agrônomo, médico.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 13 a 30 de novembro de 2014, através do site www.clicksolucoesinteligentes.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível alfabetizado e fundamental é de R$ 20,00, nível médio R$ 30,00 e nível superior R$ 50,00.
 
Os inscritos serão avaliados através de prova objetiva e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 14 de dezembro de 2014, em local e horário a serem informados.
 
O processo seletivo, que será de responsabilidade da empresa Click Soluções Inteligentes, terá validade pelo período de 01 ano, a contar da homologação do resultado final.

Concurso Prefeitura de Nova Luzitânia - SP

A Prefeitura de Nova Luzitânia, município do interior de São Paulo, publicou edital de nº 001/2014 para a realização de concurso público, visando contratar quatro profissionais para ocupar os cargos de Médico Clinico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra e Técnico de Enfermagem (níveis técnico e superior), com salários de até R$ 5.944,31, para cumprimento da carga horária de 10, 20 e 40 horas semanais. O certame será executado por meio da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria Eireli.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente através de formulário de inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, até ás 22h do dia 23 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 07 de dezembro de 2014 na Escola Municipal "José Augusto Gama de Souza", situada na Rua Ernesto Cavalin, n° 1617, Nova Luzitânia – SP, das 9h às 12h00. O gabarito será divulgado na data prevista de 08 de dezembro de 2014.
 
A validade do concurso será de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Nova Luzitânia.

Concurso Prefeitura de Passa Sete - RS

Com intuito de contratar 40 profissionais de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Passa Sete, no Rio Grande do Sul, lançou o edital nº 01/2014, de concurso público.

Serão contratados professores para as áreas de educação infantil, educação especial, ensino fundamental (educação física, geografia, história, português, inglês, técnicas agrícolas, informática e música), pedagogo (habilitação supervisão escolar), secretário de escola, agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, almoxarife, assistente social, contador, farmacêutico, médico, motorista, operador de máquinas, operário, pedreiro, psicólogo, servente e técnico de enfermagem.

Os aprovados farão jus a remunerações de R$ 870,53 a R$ 9.575,83, por jornadas de 20, 22 ou 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas até o dia 26 de novembro de 2014, somente via endereço eletrônico: www.idrhconcursos.com.br, com taxas que variam de R$ 46,40 a R$ 116,01.

Será aplicada prova escrita, com duração de até três horas, em horário, local e data a serem informados brevemente. Também haverá análise de títulos para os cargos de professores e prova prática para as funções de motorista, operador de máquinas, operário, pedreiro e servente.

Todas as informações pertinentes ao concurso podem ser obtidas no painel de publicações oficiais da Prefeitura e no endereço eletrônico do Município: www.passasete.rs.gov.br. Também em caráter informativo no site da IDRH.

O concurso é organizado Instituto de Desenvolvimento em Recursos Humanos (IDRH) e sua validade será de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por semelhante período,  a critério da Administração da Prefeitura.

Prefeitura de Vargeão - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Vargeão, no estado de Santa Catarina, divulgou edital de processo seletivo nº. 001/2014, com o propósito de preencher 17 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. A remuneração oferecida é de até R$ 1.322,69, por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem neste processo seletivo público, desde que sua deficiência seja compatível com as atribuições a que pretende concorrer, sendo-lhes reservadas 5% das vagas oferecidas.
 
Cargos
Servente, Técnico em Enfermagem e Professor (Educação Infantil/Séries Iniciais e Língua Estrangeira Moderna – Licenciatura em Inglês).
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas até o dia 9 de dezembro de 2014, no endereço eletrônico www.iobv.org.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 50,00.
 
Para os candidatos que não possuem internet, haverá uma central na Prefeitura Municipal de Vargeão, localizada junto à Biblioteca Pública Municipal, anexa ao Centro Educacional Meteoro, situada à Rua 7 de Setembro, 477, Centro, Vargeão/SC, com atendimento das 8h00min às 11h30min e das 13h30min às 17h00min.
 
Prova
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 11 de janeiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 19 de dezembro de 2014, nos sites www.iobv.org.br e www.vargeão.sc.gov.br.
 
O gabarito preliminar será divulgado no site www.iobv.org.br, a partir do dia 12 de janeiro de 2015.
 
A validade do processo seletivo será de dois anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final do processo seletivo, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Vargeão – SC.

Concurso Prefeitura de Vargeão - SC

No Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Vargeão publicou edital Nº. 001/2014 de concurso público para provimento no quadro único de pessoal da administração direta do município. Sob coordenação técnica do Instituto o Barriga Verde-IOBV, o concurso pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 15 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 13.095,39, para carga horária de 20 e 40h semanais.
 
Cargos
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Médico, Operador de Máquinas, Professor de Educação Infantil/Séries Iniciais e Psicólogo.
 
Inscrição
Interessados, deverão se inscrever somente via internet, no endereço eletrônico www.iobv.org.br, até o dia 9 de dezembro de 2014.
 
Para os candidatos que não possuem internet, haverá uma central na Prefeitura Municipal de Vargeão, localizada junto à Biblioteca Pública Municipal, anexa ao Centro Educacional Meteoro, sito à Rua 7 de Setembro, 477, Centro, Vargeão, SC, com atendimento das 8h00min às 11h30min e das 13h30min às 17h00min.
 
O valor da taxa de inscrição é de:
Para cargos com exigência de curso superior: R$ 100,00 e 150;
Para cargos com exigência de curso de ensino médio: R$ 70,00;
Para cargos com exigência de ensino fundamental: R$ 50,00.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável de 11 de janeiro de 2015, em local e horário que serão divulgados no site www.iobv.org.br, a partir do dia 19 de dezembro de 2014. O gabarito preliminar será divulgado provavelmente no dia 12 de janeiro de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final do concurso, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Vargeão – SC.

Concurso Ministério da Saúde e INCA/RJ

O Ministério da Saúde (MS) prorrogou as inscrições do concurso público, regido pelo edital completo nº 4/2014, cujo propósito é preencher 743 vagas de nível médio e nível superior, em cargos que irão atender às demandas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e às do próprio Ministério. A organizadora do concurso é a FUNCAB.
 
As vagas são para a carreira de Ciência e Tecnologia pertencentes do MS, sendo 80 para Secretaria de Atenção à Saúde - SAS; 64 para Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos - SCTIE; 41 para Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS e 558 vagas para o Instituto Nacional de Câncer - INCA.  
 
As oportunidades serão distribuídas entre profissionais das áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação Social, Medicina, Administração Pública, Engenharia, Arquitetura, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social, Técnico Administrativo, Técnico de Enfermagem, Relações Públicas, Técnico em de Radioterapia, entre outras. Veja detalhes sobre a relação dos cargos e áreas de formação consultando o edital, que encontra-se no site da FUNCAB e no Diário Oficial da União de 14 de outubro de 2014.
 
O regulamento prevê a reserva de 20% das vagas a negros e 5% aos portadores de deficiência. A remuneração inicial para os postos oferecidos varia de R$ 2.205,20 a R$ 6.648,15, mais gratificações e outras vantagens, dependendo do cargo (podendo chegar ao valor máximo de R$ 13.755,75).
 
Inscrições Concurso  Ministério da Saúde e INCA
De acordo com o cronograma divulgado, as inscrições foram prorrogadas e deverão ser feitas pelo site da FUNCAB até quarta, dia 12 de novembro de 2014. O valor da taxa será R$ 97,00 para as vagas de nível superior ou R$ 78,00 para as de nível médio, podendo ser paga até 26 de novembro.
 
Provas
O concurso público será composto por três etapas: prova objetiva, prova discursiva e de títulos. As provas objetiva e discursiva/redação serão aplicadas nas cidades do Rio de Janeiro e Brasília, provavelmente em 14 de dezembro de 2014.  O gabarito sairá dois dias depois.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período. O resultado final será conhecido ainda no primeiro semestre de 2015.
 
Demais informações devem ser disponibilizadas na página da organizadora (http://ww5.funcab.org/inicial.asp?id=272).

Concurso IFAM prorroga inscrição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) prorrogou as inscrições de concurso público, regidos pelos editais n°s 007 e 008/2014. A finalidade do concurso é  preencher 487 vagas, em cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e em cargos Técnico-Administrativos em Educação de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos variam entre R$ 1.640,34 e R$ 3.804,29, mais benefícios.
 
O concurso será realizado por meio da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB.
No edital n° 07/2014, são ofertadas 184 vagas para professores  nas áreas de Administração, Agricultura, Agrimensura, Agroecologia/ Ecologia, Agronomia/Ciências Agrárias, Antropologia/Sociologia, Biologia, Construção Civil, Contabilidade, Desenho Técnico, Direito, Economia, Educação Escolar Indígena, Educação Física, Eletrotécnica, Enfermagem, Estatística, Estrutura dos Materiais, Filosofia, Física, Geografia, Gestão Pública, História, Informática, Infraestrutura Rural, Letras/ Língua Portuguesa, Língua Brasileira de Sinais/ Libras, Língua Estrangeira/ Espanhol, Língua Estrangeira/ Inglês, Linguística, Matemática, Materiais de Construção e Processos Construtivos, Mecânica, Meio Ambiente, Metodologia Científica, Processamento de Alimentos, Psicologia, Química, Recursos Pesqueiros, Secretariado, Tecnologia em Alimentos e Zootecnia.
 
Já o edital n° 08/2014, dispõe 303 vagas para os empregos de  Técnicos Administrativos nas funções de Assistente de Alunos, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar em Administração, Assistente em Administração, Técnico de Laboratório nas áreas de Ciências, Ciências Biológicas, Construção Civil, Eletroeletrônica, Informática, Mecatrônica, Química, Recursos Pesqueiros e Semente; Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Agropecuária, Técnico em Arquivo, Técnico em Audiovisual, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Mecânica, Técnico em Secretariado, Técnico em Segurança do Trabalho, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Assistente Social, Auditor, Bibliotecário Documentalista, Contador, Economista, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Engenheiro de Pesca, Estatístico, Médico Clínico Geral, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Programador Visual, Psicólogo, Secretário Executivo, Técnico em Assuntos Educacionais e Tecnólogo/Formação em Informática.

Os interessados deverão fazer suas inscrições através do site www.funcab.org, até o dia 12 de novembro de 2014. O valor da taxa de inscrição para o cargo de Professor é de R$ 100,00 e para Técnicos Administrativos varia entre R$ 60,00 e R$ 100,00.

O concurso terá aplicação de prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório para todos os cargos, mais prova de desempenho didático e avaliação de títulos para professores e cargos que exigem nível superior, além de prova prática para alguns cargos.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 07 de dezembro de 2014, nos locais que serão divulgados no dia 01 de dezembro. O gabarito provisório será disponibilizado a partir das 12 horas do dia 09 de dezembro de 2014.

O prazo de validade do concurso é de um ano, a contar da data de homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Ipupiara - BA realiza processo seletivo

A Prefeitura de Ipupiara, interior do estado da Bahia, através da empresa F J Futura Assessoria Municipal Ltda - ME, publicou o edital de processo seletivo nº 01/2014, destinado à contratação de 16 profissionais que tenham o ensino fundamental completo, para assumirem os cargos de agente comunitário de saúde e agente de endemias.
 
Os contratados farão jus a remunerações que vão de R$ 724,00 a R$ 985,00, e a carga horária a ser desempenhada é de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 14 de novembro de 2014, no Salão da Câmara Municipal de Ipupiara - BA, sob a taxa de R$ 50,00 para candidatos a qualquer um dos cargos disponibilizados.
 
Os inscritos serão avaliados através de provas objetiva e de títulos, estando a primeira prevista para ser aplicada no dia 15 de dezembro de 2014, em local e horário a serem informados através do site www.futuraassessoriamunicipal.com.br.
 
O processo seletivo terá validade pelo período de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Nova Ramada - RS

Com oferta de salários de até R$ 7.553,20, a Prefeitura de Nova Ramada, cidade do Estado do Rio Grande do Sul, pretende contratar 21 profissionais de diferentes níveis de formação e áreas de atuação, para assumir diversos cargos do seu quadro permanente. A informação consta no edital n° 001/2014 de concurso público, recém publicado pelo Executivo Municipal. 
 
Sob a responsabilidade da FIDENE - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, o concurso oferece oportunidade para candidatos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.
 
As vagas são para os cargos de contador, farmacêutico, instrutor de música, médico, professor de artes, professor de educação infantil, fiscal ambiental, atendente de consultório dentário, agente administrativo, tesoureiro, agente administrativo auxiliar, atendente de ensino, motorista, operador de máquinas e servente. A carga horária varia de acordo com a função, podendo ser de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas somente via internet no site www.unijui.edu.br/asc/concursos-publicos, até as 23h59min do dia 23 de novembro de 2014. A taxa é de R$ 106,61 para todas as funções.

O concurso será composto por:
- Prova Objetiva (eliminatória/classificatória) para todos os inscritos;
- Prova de Títulos (classificatória) para todos os postulantes às vagas de professor;
- Prova Prática (eliminatória/classificatória) apenas para os candidatos aos cargos de motorista e operador de máquinas.

A prova objetiva será provavelmente no dia 21 de dezembro de 2014, no turno da manhã, com início às 9h e término às 12h, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Roberto Löw, situada no Bairro Barro Preto; e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I, localizada no Bairro Pinhal, no município de Nova Ramada/RS.

Os resultados de todas as etapas do concurso, inclusive gabaritos, serão disponibilizados no site oficial da entidade organizadora www.unijui.edu.br/asc/concursos-publicos e do Município de Nova Ramada - www.novaramada.rs.gov.br.

O concurso terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Nova Ramada - RS anuncia processo seletivo

Foi divulgado edital de processo seletivo n°001/2014 da Prefeitura de Nova Ramada, no estado do Rio Grade do Sul. A seleção dispõe de uma vaga para a função de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental completo). A oferta salarial é de R$ 1.014,00, pelo cumprimento de 40 horas semanais.

A seleção pública estará sob a responsabilidade da FIDENE - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

As inscrições serão realizadas somente via internet no site www.unijui.edu.br/asc/concursos-publicos, até as 23h59min  do dia 23 de novembro de 2014. A taxa é no valor de R$ 106,61.

A prova objetiva será realizada na data prevista de 21 de dezembro 2014, no turno da manhã, com início às 9h e término às 12h, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Roberto Löw – Bairro Barro Preto e Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I – Bairro Pinhal, no município de Nova Ramada/RS. O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 22 de dezembro de 2014.

A seleção terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Areias - SP promove processo seletivo

A Prefeitura de Areias, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 02/2014. O objetivo é a contratação de um profissional graduado em Medicina e que possua registro no CRM.
 
O contratado atuará no PSF e receberá salário de R$ 9.000,00, em carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados podem se inscrever no período de 17 a 21 de novembro de 2014, das 10h às 16h, na Secretaria da Prefeitura de Areias, situada à Praça Nove de Julho, 202 - centro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 07 de dezembro de 2014, na EMEF Professor Antonio Pinto de Carvalho Neto, localizada na Avenida Siqueira Campos, 605. O horário máximo permitido para entrada dos candidatos será 10h.
 
O concurso público será válido pelo período de dois anos, contados da data da homologação final dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Guaramirim - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Guaramirim, no estado de Santa Catarina, publicou edital de processo seletivo nº 006/2014, com a intenção de preencher três vagas para os cargos de médico ESF e médico auditor/autorizador. Os salários vão até R$ 12.124,70, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
Os aprovados ainda receberão vale alimentação em cartão (Util Card) de R$ 200,00 para 20 horas semanais e R$ 400,00 para 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas até as 13h de 09 de dezembro de 2014, horário oficial de Brasília, pessoalmente ou por procuração, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Henrique Friedmann, nº 415 - Centro, Guaramirim/SC.

Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
- Fotocópia da Carteira de Identidade;
- Fotocópia do CPF;
- Ficha de Inscrição devidamente preenchida.

A prova objetiva está prevista para o dia 13 de dezembro de 2014, com início às 14h e terá duração de 03h30min. O local de aplicação será a Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Henrique Friedmann, 415 - Centro, Guaramirim/SC.

O processo seletivo terá validade de um ano, a partir de sua homologação, devendo ser respeitada sua ordem, para todas as contratações que tenham de ser efetivadas durante sua vigência.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 10 de novembro de 2014.

Sobe para 125 o número de municípios com risco de epidemia de dengue


Agência Brasil
Dez capitais estão em alerta: Porto Alegre, Cuiabá, Vitória, Maceió, Natal, Recife, São Luís, Aracaju, Belém e Porto Velho
 
O número de municípios com risco de epidemia de dengue subiu de 117 para 125, de acordo com uma atualização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LirAa) divulgada ontem (10) pelo Ministério da Saúde. Já os municípios considerados em alerta para a doença passaram de 533 para 552.
 
As cidades classificadas como em situação de alerta apresentam larvas do mosquito entre 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados, enquanto as que se enquadram em situação de risco registram índice superior a 3,9%.
 
De acordo com os dados, Rio Branco, no Acre, é a única cidade em situação de risco, com índice de 4,2%. Ainda assim, dez capitais apresentam situação de alerta para a dengue: Porto Alegre, Cuiabá, Vitória, Maceió, Natal, Recife, São Luís, Aracaju, Belém e Porto Velho.
 
Até o momento, o ministério recebeu informações de 1.524 municípios – 61 a mais do que o primeiro levantamento fechado no último dia 3. A pesquisa é considerada pelo governo como um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da doença.
 
“O chamado Mapa da Dengue identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, proporcionando informação qualificada para atuação das prefeituras nas ações de prevenção”, destacou o ministério.
 
Cinco capitais (Boa Vista, Manaus, Palmas, Fortaleza e Salvador) ainda não apresentaram os resultados do LirAa. A previsão é que a próxima atualização seja divulgada na sexta-feira (14).
 
Agência Brasil

Scanner de veias pode aumentar doação de sangue

Aparelho ajuda a achar veias difíceis de serem encontradas manualmente, o que reduziria a ansiedade dos pacientes
 
A Cruz Vermelha está testando na Austrália um scanner de veias para aumentar a doação de sangue, como mostra o BBCClick desta semana.
 
O aparelho ajuda a achar veias difíceis de serem encontradas manualmente. A organização espera, assim, tornar o processo mais fácil, reduzir a ansiedade entre doadores e fazê-los doarem sangue mais vezes.
 
Veja o vídeo clicando aqui
 
O boletim de tecnologia desta semana ainda traz um aparelho que está ajudando deficientes visuais a caminhar mais facilmente usando dados de GPS e transmissores locais.
 
BBC Brasil

Novo método para detectar Alzheimer é testado com êxito no Japão

Técnica detecta, pelo sangue, o acúmulo das proteínas beta-amiloide, uma das prováveis causas da doença em idosos
 
Cientistas japoneses confirmaram a eficácia de um novo método capaz de detectar a doença de Alzheimer na fase inicial sem a necessidade de recorrer aos atuais procedimentos dolorosos.
 
O projeto foi desenvolvido por peritos do Centro Japonês de Geriátricos e Gerontologia e uma equipe de cientistas da empresa japonesa Shimadzu, liderados pelo Prêmio Nobel de Química em 2002, Koichi Tanaka, informou nesta terça-feira (11) a estação pública nipônica HNK.
 
Utilizando a tecnologia que a equipe de Tanaka desenvolveu em 2013 para detectar no sangue a acumulação de proteínas beta-amiloide, uma das prováveis causas do Alzheimer, as equipes fizeram análises de sangue em mais de 60 pessoas com idade avançada.
 
Os investigadores comprovaram os estudos que indicam que os doentes acumulam essa proteína no cérebro mais de dez anos antes de desenvolver os sintomas.
 
Eles observaram que aqueles que apresentam a substância também experimentaram um aumento na quantidade do peptídeo APP669-711 no sangue.
 
O uso prático do teste permitiria detectar o Alzheimer durante controle médico rotineiro, antes que a doença se desenvolva e sem a necessidade de recorrer aos testes atuais de Tomografia por Emissão de Positrons (PET) e do líquido cefalorraquidiano, dois procedimentos complexos e dolorosos.

Agência Brasil

Anvisa publica manual sobre boas práticas nutricionais para restaurantes coletivos

A Anvisa lançou, na sexta-feira (7/11) o Guia de Boas Praticas Nutricionais para Restaurantes Coletivos
 
O manual tem como objetivo orientar os restaurantes coletivos a adotarem as Boas Práticas Nutricionais para as refeições servidas, auxiliando na oferta de uma alimentação mais saudável à população.
 
O documento traz exemplos de Fichas Técnicas de Preparação (FTP) para ajudar os profissionais a prepararem os alimentos e recomendações para reduzir o consumo excessivo de sódio, açúcar e gordura na preparação dos alimentos.
 
O lançamento do Guia ocorreu durante a 8ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Alimentos. No encontro, além de representantes da Anvisa, estiveram presentes membros da sociedade civil organizada, do setor regulado e de instituições governamentais.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Anvisa