Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Calêndula – Benefícios, propriedades e modos de uso

Calêndula – Benefícios, propriedades e modos de uso
Calendula officinallis
A planta medicinal conhecida como calêndula, bem-me-quer mal-me-quer, maravilha, margarida dourada ou verrucária possui nome científico Calendula officinallis
 
A calêndula possui propriedades e benefícios medicinais e, para este fim, pode ser encontrada para venda em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e mercados.
 
A planta da família das Asteraceae possui como componentes os óleos essenciais, glicosídeos amargos e flavonoides e as partes utilizadas para o preparo do chá são as sementes, folhas, flores, mas o óleo essencial também possui benefícios.
 
Benefícios e propriedades
A planta possui propriedades benéficas no tratamento de úlceras gastroduodenais, abscessos do estômago, afecções nervosas, artritismo, artrose, cólica menstrual, gastrite, problemas na produção da bile, psoríase, resfriados e úlceras gastrointestinais. A planta pode ser usada ainda como antiabortiva e, quando usada externamente pode ser útil no tratamento de acne, assadura, vermelhidão na pele, feridas, fissuras de mama, foliculite, frieira, fungo, queimaduras – suaves de sol –, rachaduras, varizes, veias dilatadas e verrugas, além de ajudar a clarear manchas na pele.
 
A planta age como anti-inflamatório, antisséptico, desinfetante, cicatrizante e hemostático quando usada de forma externa. Internamente, age como sudorífico, diurético, depurativo do sangue e imunoestimulante.
 
Modo de uso
 
Como preparar o chá?
Para preparar o chá, você vai precisar de:
 
– 1 litro de água

– 1 colher de sopa de calêndula
 
Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo, e então aguarde alcançar fervura. Quando isso acontecer, apague o fogo, coloque a erva e tampe, deixando descansar até amornar. Em seguida, coe e consuma. Quando associado à losna, o chá pode ajudar ainda no tratamento de azia, gases e má digestão.
 
Cataplasma – Como fazer?
Amasse as folhas e flores da calêndula em um pano ou gaze limpos e coloque em cima da ferida, mancha ou acne, deixando atuar por 30 minutos. Em seguida enxágue. Repita o procedimento até o desaparecimento dos sintomas.
 
Para o uso interno, use o chá conforme a receita demonstrada acima. Para uso externo, use a pomada ou creme de calêndula aplicando em contusões, queimaduras leves, micoses vaginais, hematomas, furúnculos, picadas de inseto e, além disso, ajuda na cicatrização de feridas de diabéticos. Mas atenção: a pomada não deve ser aplicada em feridas abertas, somente em hematomas.
 
Contraindicações e efeitos colaterais
A calêndula é contraindicada para mulheres em período de gestação. Não foram encontrados efeitos colaterais da calêndula.
 

Brasil desenvolve kit para diagnosticar agente causador de diarreia

Teste promete detectar de forma rápida a
causa da diarreia
Teste funcionará de forma similar aos testes de gravidez vendidos em farmácias
 
Um kit de diagnóstico que está sendo desenvolvido no LNBio (Laboratório Nacional de Biociências), em parceria com a empresa ColOff promete diagnosticar de forma rápida e barata se a diarreia é causada por bactérias, vírus ou parasitas.

O projeto é financiado pelo Programa Inova Saúde da Finep/MCTI (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), informa o Blog da Saúde, página eletrônica do portal do Ministério da Saúde. Terá custo de R$ 1,5 milhão e deve ser concluído em 2016, quando será entregue o protótipo do teste.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a diarreia mata cerca de 1,5 milhão de crianças por ano e é considerada uma das principais causas de mortalidade infantil.
 
"O diagnóstico da doença é demorado e pode custar até US$ 1 mil", afirmou o gerente de Inovação do LNBio, Rodrigo Guerra.

O teste funcionará de forma similar aos testes de gravidez vendidos em farmácias e poderá ser utilizado por agentes de saúde em qualquer lugar — até mesmo em áreas muito remotas.

R7

CFM publica normas de procedimentos para o Samu

CFM publica normas de procedimentos para o Samu
Médico que receber a urgência no hospital deve, obrigatoriamente, liberar a ambulância 
 
O CFM (Conselho Federal de Medicina) publicou resolução que normatiza responsabilidades e procedimentos médicos nos serviços pré-hospitalares móveis de urgência e emergência, dentre eles o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Uma das previsões da norma é que o médico que recebe a urgência no hospital deve, obrigatoriamente, liberar a ambulância com todos os seus equipamentos.
 
A determinação é uma resposta do CFM aos serviços de saúde que têm utilizado macas do Samu dentro dos hospitais para suprir a ausência de leitos, impedindo que a ambulância atenda a outras urgências.
 
Entre os pontos da Resolução 2.110 de 2014 está também a priorização do atendimento primário dos pacientes que ligam solicitando ajuda, como, por exemplo, em casos de infartos e acidentes, e não a transferência de pacientes entre os hospitais para exames complementares.
 
A chamada vaga-zero, que é quando o paciente com risco de morte ou com sofrimento intenso é atendido mesmo depois de preenchido todo o limite de vagas do hospital, também é tratada na resolução. Segundo a nova norma, a vaga-zero deve ser uma exceção e deve ser prerrogativa e responsabilidade do médico regulador de urgências.
 
A resolução também diz que, quando o médico for chamado para um atendimento e, chegando lá, o paciente já tiver morrido, o profissional deve constatar o óbito, mas não atestar. Neste caso, deverá comunicar o fato ao médico regulador, que acionará as policias Civil, Militar ou o Serviço de Verificação de Óbito para que tomem as providências legais.
 
R7

Falta de ar e fisgadas no coração podem ser apenas gases

Entenda como isso acontece e tire outras dúvidas sobre a flatulência
 
O constrangimento é grande. O assunto é tão delicado que muita gente não se sente confortável em falar sobre ele. Mas a formação de gases está longe de ser algo fora do normal, ao contrário: a fermentação dos alimentos é parte do processo de digestão, sendo necessária para que ocorra o aproveitamento de uma série de nutrientes pelo organismo, como vitaminas, sais minerais e proteínas lácteas.
 
"Isso só é motivo de preocupação quando compromete a vida social, causa cólicas muito fortes ou põe em risco a dieta, devido à dilatação do estômago", afirma o nutrólogo Laércio Gomes Gonçalves, de Brasília.
 
Tire as suas dúvidas sobre a formação de gases e se eles causam prejuízos à saúde:
 
Os gases estão sempre relacionados à alimentação?
Os gases se formam pela fermentação dos alimentos ingeridos, mas não podemos considerar necessariamente um problema de digestão. "O processo acontece devido à ação das bactérias existentes em todo o trato digestivo, desde a boca até o último segmento do intestino grosso", explica o nutrólogo Laércio Gomes Gonçalves, de Brasília.
 
A fermentação dos alimentos faz parte do mecanismo de retirada e aproveitamento de vitaminas, sais minerais e até mesmo das proteínas da carne, do leite e dos queijos, que precisam ser fermentadas para serem utilizadas. O que acontece é que às vezes há um acúmulo maior desses gases resultantes da fermentação, que precisam sair por algum lugar. "Os carboidratos se destacam quando o assunto é formação de gases, como é o caso das verduras de folhas largas (couve e repolho), batatas e mandioca", destaca o especialista. Os derivados lácteos, como leite, queijos e iogurte, também estão mais sujeitos à fermentação - principalmente em situações de intolerância à lactose.

Além disso, mascar chicletes, fumar e beber refrigerantes  pode favorecer os gases, principalmente a eructação (arroto). Isso acontece simplesmente porque, ao adotar esses hábitos, também é consumido o ar do ambiente ou o gás do refrigerante, e eles precisam sair por algum lugar. "Nesses casos a maioria das bolhas de gás são rompidas em contato com a mucosa ácida da parede do estômago, aumentando a ocorrência de arrotos, e não provocando distúrbios intestinais", explica o nutrólogo.
 
Outros hábitos que podem aumentar a ingestão de ar são comer muito rápido e falar durante a refeição. Além disso, o sedentarismo pode favorecer tanto os gases quanto a constipação. Isso porque passar muitas horas sentado provoca uma diminuição dos movimentos peristálticos (movimentos do trânsito dos alimentos e do bolo fecal), o que aumenta o processo de fermentação e formação de gases. "Por outro lado, a diminuição da velocidade de digestão por ausência de movimentos após as refeições também contribui para a formação de gases, já no estômago, bem como dificulta a formação de bolo fecal."
 
Os gases causam mesmo dor no peito?
Sim, pode dar essa impressão. "A maioria dos gases fica estacionada no cólon transverso (aquele que atravessa a cavidade abdominal da direita para a esquerda) e tende a se movimentar para cima, estando você sentado ou em pé", afirma o nutrólogo Laércio. Com isso, há compressão nos órgãos que ficam abaixo do diafragma (fígado, vesícula, pâncreas e baço).
 
O movimento das bolhas gasosas causa essa compressão e, portanto, podem surgir cólicas e dores nessa região do peito. "Não existe risco cardíaco nenhum numa situação destas, muito embora uma boa parte da população já tenha conhecimento da existência de um infarto do miocárdio de parede posterior, ou seja, justamente aquela porção que está assentada sobre o músculo diafragma", ressalta o especialista. Uma cólica nesta posição pode assustar, mas o infarto geralmente vem acompanhado de uma série de outros sintomas, como vômitos e sudorese intensa.
 
Eles dilatam o estômago, interferindo na fome?
Sim. O acúmulo de gases causa uma dilatação do estômago, preenchendo aquele espaço com ar. "Isso provoca uma sensação de saciedade precoce, levando a perda de apetite precoce", lembra o gastroenterologista Décio Chinzon, do laboratório Pasteur, em Brasília. É muito comum isso acontecer com ingestão de refrigerantes, pois todo aquele gás pode se acumular no estômago.
 
Embora pareça uma vantagem, esse efeito pode ser desastroso dentro da reeducação alimentar, uma vez que essa sensação de "estômago pesado" faz com que a pessoa não coma tudo o que deveria na refeição, ficando com fome mais cedo do que o esperado e exagerando nas refeições seguintes.
 
menino rindo e amigo cobrindo o nariz - Foto: Getty ImagesComo saber quando os gases estão trazendo prejuízo à saúde?
Percebe-se o prejuízo do excesso de gases pelas manifestações físicas de desconforto: cólicas no abdômen, falta de ar com encurtamento da capacidade de respiração na fase de inspiração, fala entrecortada pela falta de ar, refluxo em pessoas portadoras de hérnia de hiato e arrotos com odor dos alimentos em decomposição, por exemplo. "Por si só, os gases raramente causam maiores problemas. No entanto, se estiver associado a vômitos, diarreia, perda de peso ou azia, o médico deve ser consultado", afirma o gastroenterologista Décio. 
 
Tem algum problema em prender gases?
Não causa nenhum prejuízo à saúde especificamente, diz o gastroenterologista Décio. "No entanto, pode causar os desconfortos já descritos comuns do acúmulo de gases no corpo", completa. 
 
Soltar gases toda hora e normal?
Eliminar gases o tempo inteiro não é habitual. "Pode ser um sinal de que existe uma produção excessiva de gases em decorrência de uma dieta inadequada, geralmente rica em grãos, lactose e frutas e verduras com excesso de sorbitol ou frutose", conta o gastroenterologista Décio. Além disso, a liberação excessiva de gases pode ser sintoma de alguma doença como intolerância à lactose, intolerância alimentar e refluxo gastroesofágico. 
 
Flatulência e arroto são a mesma coisa?
É quase o mesmo. O arroto, ou eructação, é a liberação de gases contidos no esôfago ou estômago. Ele pode acontecer devido ao refluxo gastroesofágico, que é quando alguns gases da digestão escapam do estômago e sobem pelo esôfago, ou então por conta da ingestão excessiva de gás durante as refeições. Já a flatulência é a liberação do ar que ficou acumulado no final do intestino, decorrente da fermentação dos alimentos no estômago.
 
Por que cheira tão mal?
Os gases tanto da flatulência quanto da eructação são compostos quase 100% de nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono, hidrogênio e metano, sendo os dois primeiros mais abundantes no arroto. Ao contrário do que se pensa, esses gases não têm qualquer odor, seja bom ou ruim. Entretanto, uma parcela pequena do total desses gases (cerca de 1%), é constituída de enxofre, esse sim responsável pelo mau cheiro e muito mais comum na flatulência.
 
Minha Vida

Punção testicular: método aspira espermatozoides da bolsa escrotal

Reprodução: Punção testicular
Ele é indicado para pacientes que não podem reverter a vasectomia ou não têm gameta
 
O que é a punção testicular
A punção é um procedimento que retira os espermatozoides diretamente dos testículos ou dos epidídimos usando uma agulha. Ele é feito em homens com azoospermia, ou seja, que não apresentam espermatozoides no seu liquido ejaculado. 
 
Outros nomes
PESA, TESA, MESA, punção testicular e epididimária para azoospermia.
 
Como é feita a punção?
A punção precisa ser feita quando o resultado do espermograma do homem dá azoospermia, ou seja, não indica presença de espermatozóides no seu esperma. A punção sempre envolve a extração de espermatozoides utilizando uma agulha fina e seringa, e pode ser feita com sedação e, em alguns tipos, apenas anestesia local. Porém, existem três formas diferentes de se realizar esse procedimento.
 
Confira cada uma:                                                 
 
PESA (Percutaneous Epididymal Sperm Aspiration): essa é a técnica menos invasiva, pois apenas aspira o líquido do epidídimo (parte em que está a maior parte dos espermatozoides), sem para isso ter que abrir o escroto. O procedimento pode ser feito apenas com anestesia local e é utilizado principalmente em homens em que os gametas não escoam para o pênis, como quem passou por uma vasectomia
 
MESA (Microsurgical Epididymal Sperm Aspiration): é um método um pouco mais complexo, pois é feita uma incisão de cerca de 2 centímetros na pele do escroto, expondo assim o epidídimo. Depois um dos túbulos dessa estrutura é isolado e o fluído dentro dele é aspirado
 
TESA (Testicular Sperm Aspiration): caso não sejam encontrados espermatozoides no epidídimo, os especialistas partem para essa técnica, que é bem semelhante a PESA, mas é feita no testículo, onde os espermatozoides são produzidos.
 
Ao final de qualquer desses procedimentos, pode haver o suporte da equipe do laboratório, para que simultaneamente seja realizada a procura microscópica dos espermatozoides no material testicular obtido da punção. Alguns espermatozoides que restarem são guardados e armazenados para a realização de uma ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides), um tipo de fertilização in vitro em que o gameta é injetado diretamente no óvulo.  
 
Para quem é indicada
Normalmente as técnicas de punção testicular são indicadas para paciente azoospérmicos, ou seja, que não apresentam espermatozoides em seu esperma, condição detectada em um exame de espermograma. Também pode ser indicada diretamente a homens que fizeram uma vasectomia que não pode ser revertida.            
 
O que esperar da punção testicular
Não há garantias de que o material coletado através da punção terá espermatozoides, muito menos de que eles estarão em boas condições quanto à sua formação ou motilidade. Normalmente, a quantidade de espermatozoides é fator limitante e portanto os médicos já a utilizam diretamente para a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI). As porcentagens de sucesso deste método variam de acordo com o número de embriões transferidos, a idade da mulher e a qualidade do laboratório. Mulheres com menos de 30 anos de idade, por exemplo, podem ter até 50% de chance de sucesso, enquanto essa taxa cai para de 15% após os 42 anos.          
 
Pré-operatório
É necessário apenas realizar jejum quando fará com sedação de no mínimo oito horas.      
 
Pós-operatório                 
Após o procedimento, o ideal é que o homem cuide da região, aplicando bolsas de gelo e tomando analgésicos, caso necessário.  
 
Riscos da punção testicular
A punção pode ser contraindicada para pacientes com doenças testiculares graves. Mas, no geral, não oferece riscos maiores do que outros procedimentos pouco ou médio invasivos.     
 
Onde encontrar
O ideal é realizar esse procedimento em clínicas ou hospitais, pois pedem um ambiente esterilizado. Na rede publica é possível encontrar o procedimento, mas convênios não costumam oferecer o serviço.
                                               
Fontes consultadas
- Farmacêutica Erika Oliveira Semaco, andrologista da Huntington Medicina Reprodutiva
 
- Urologista especialista em reprodução humana Mauro Bibancos Rosa (CRM SP 89.187), médico da Huntington Medicina Reprodutiva
 
- Urologista Conrado Alvarenga (CRM SP 116.006), da Clínica Vida Bem Vinda, em São Paulo  
 
Minha Vida     

Dermatoscopia digital: exame diagnostica o câncer de pele

Reprodução: Dermatoscopia digital
Entenda como ele é feito e quais são os grupos de maior risco
 
O que é a dermatoscopia digital?
A dermatoscopia digital é o exame para o diagnóstico e prevenção do câncer de pele. Ele foi desenvolvido para que fosse possível, por meio da análise de uma fotografia ampliada das pintas na pele, identificar lesões de risco muito antes do olho do dermatologista. Entretanto, a dermatoscopia digital também pode ser usada para diagnosticar outras afecções de pele e cabelos, como diferenciar nevos de queratose seborreica, lentigos, e até mesmo problemas relacionados à queda de cabelos.
 
A diferença da dermatoscopia manual para a digital é que, na primeira, o dermatologista olha as pintas que tem relevância com o próprio dermatoscópio (um aparelho portátil que funciona como uma lente de aumento) e avalia naquele momento o risco de cada lesão. No mapeamento digital da pele há o registro das fotos do corpo todo e a documentação das lesões, para que os resultados possam ser acompanhados com o passar do tempo. Isso aumenta a sensibilidade de identificação de novas lesões ou mudanças importantes. Além disso, a dermatoscopia digital mostra uma imagem das pintas aumentada em 20 a 70 vezes, já o dermatoscópio manual o aumento é de 10 vezes e nem sempre é possível armazenar os dados.
 
Quando o exame é pedido?
Algumas pessoas são mais propensas a terem esse exame pedido pelo dermatologista:                  
 
- Pacientes com muitos nevos (pintas ou manchas) de pele
 
- Pacientes com a pele muito branca, olhos claros e ruivos
 
- Pessoas que tiveram grandes exposições ao sol ao longo da vida
 
- Histórico familiar ou pessoal de câncer de pele
 
- Pessoas com lesões de pele suspeitas
 
- Nevos congênitos (de nascença, principalmente os grandes)
 
- Alterações de pele mais raras como a síndrome do nevo displásico e o xeroderma pigmentoso.
 
Portanto, como regra geral, qualquer novo sinal na pele ou uma mudança em uma pinta ou mancha deve ser sinal de alerta para procurar um dermatologista. É importante procurar um profissional sempre que notar uma nova lesão ou quando uma lesão antiga tiver algum tipo de modificação.
 
Contraindicações
Não há nenhuma contraindicação absoluta, pois o paciente não é exposto a agentes químicos ou físicos que possam causar danos a sua saúde. O exame pode ser feito desde crianças até idosos - basta o dermatologista achar que seja necessário avaliar uma lesão importante mais a fundo e acompanha-la.
 
Preparação para o exame
Não há nenhuma preparação especial para o exame, mas pessoas com muitos pelos nas áreas com nevos podem ser solicitados a aparar a região, para facilitar a visualização e documentação das pintas. Como ele não envolve nenhum tipo de agente químico ou físico ou mesmo radiografia, você pode ir ao laboratório ou consultório com a roupa que quiser e bem alimentado.
 
Como é feito
Ao chegar ao laboratório ou consultório, o dermatologista pedirá para que você tire suas roupas, ficando apenas com as peças íntimas. Com uma câmara digital ligada a um computador e software específico serão realizadas fotos de todo corpo. Em seguida, são identificados no paciente e numerados (nas imagens recém registradas do corpo do paciente) os nevos e outras lesões suspeitas. O dermatologista então tira uma fotografia dermatoscópica de cada lesão de forma que se possa identificar a foto da pinta e seu local correspondente no corpo. A fotografia com o aumento possibilitado pelo dermatoscópio pode mostrar uma pinta com um tamanho até 70 vezes maior do que o original. Dessa forma, as estruturas presentes se tornam mais nítidas e são analisadas de acordo com padrões já estabelecidos para se avaliar o risco de cada uma.
 
Recomendações pós-exame
Após as fotografias serem retiradas, você pode ir para casa sem problemas. Não há nenhuma recomendação ou cuidado especial após a dermatoscopia.
 
Tempo de duração do exame
Depende do número de pintas. Se você fizer a dermatoscopia digital de uma pinta apenas, pode durar menos de cinco minutos. Se forem de 100 pintas, pode levar mais de uma hora.
 
Grávida pode fazer?
Gestantes podem fazer o exame de dermatoscopia digital normalmente.         
 
Possíveis complicações
Não há nenhuma complicação possível nesse exame, uma vez que são feitas apenas fotografias.     
 
Possíveis efeitos colaterais
Também não há qualquer tipo de efeito colateral na dermatoscopia.   
 
O que significa o resultado do exame?
O resultado da dermatoscopia vem com um laudo impresso no qual consta a classificação das lesões. Dependendo do método de análise utilizado pelo dermatologista, pode haver um valor de referência numérico ou uma análise qualitativa - e nesse caso, não há notas para as pintas.
 
As classificações são:
 
- Baixo risco: pintas com características benignas.
 
- Risco moderado: quando uma lesão apresenta alguma alteração, (mesmo que discreta) que não permite afastar completamente risco de transformação naquele momento.
 
- Alto risco: lesão com probabilidade de virar câncer ou então um tumor já instalado. Sugere-se a retirada da lesão e o exame anatomopatológico para o diagnóstico.
 
Juntamente com esse laudo, o dermatologista recebe um CD gravado com as imagens digitais do corpo do paciente, os nevos identificados com números e com as respectivas fotos dermatoscópicas de cada lesão. Se houver lesões suspeitas de câncer de pele é sugerida a retirada dessas, em um procedimento chamado biópsia excisional.
                                               
Para outras lesões, que ainda é possível afastar totalmente a suspeita de câncer, pode ser sugerido o acompanhamento de curto prazo para avaliar se a lesão muda significativamente - se isso ocorrer, também é sugerida a retirada. A maioria das lesões provavelmente será considerada de baixo risco.
 
O que significam resultados anormais
Uma lesão suspeita é a pinta que apresenta bordas irregulares, coloração não uniforme, assimetria e/ou crescimento progressivo. Pode ser suspeita também uma pinta que já existia e começa apresentar modificações em suas características perceptíveis de um exame para outro.
 
Periodicidade do exame
 
- Baixo risco: o acompanhamento com o dermatologista é anual, para identificar possíveis mudanças nas pintas ao longo do tempo
 
- Risco moderado: é feito um novo exame só daquelas lesões suspeitas, três meses depois. Se elas sofrerem alguma alteração são classificadas como alto risco e é feita a biópsia excisional, se não mudar ela é classificada como baixo risco e o acompanhamento passa a ser anual.
 
- Alto risco: é feita a retirada da pinta (biópsia excisional) para análise e, se for constatado um câncer, é feito o estadiamento da doença, identificação do tipo de câncer e o paciente é encaminhado para o tratamento adequado.
 
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
É muito importante que você conheça o seu próprio corpo e a sua pele, para identificar mudanças em suas pintas ou então novas lesões. Esse autoconhecimento possibilita um encaminhamento mais rápido para o dermatologista, e facilita a prevenção ou o diagnóstico precoce do câncer de pele.
 
Referências
- Fernando Sperandeo de Macedo, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde.
 
- Ranaia Santana, dermatologista do Hospital Santa Luzia, em Brasília.
 
- Fernando Macedo, dermatologista da Clínica Image.
 
Minha Vida

Afogamento mata mais crianças do que tuberculose ou sarampo, alerta OMS

O afogamento mata mais crianças abaixo de 15 anos por ano do que o sarampo ou a tuberculose, alertou um novo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde)
 
Segundo o órgão da ONU, a asfixia debaixo d’água está entre as dez principais causas de óbito de crianças e jovens em todo o mundo.
 
De acordo com estimativas da OMS, 372 mil pessoas morreram afogadas em 2012. Mais da metade delas tinha menos de 25 anos.
 
No grupo de pessoas com menos de 15 anos, essa foi a causa de morte de mais de 140 mil meninos e meninas, duas vezes mais que o número de mortes por tuberculose (quase 70 mil).
 
O sarampo, em comparação, matou 145 mil pessoas, em todos os grupos etários, em 2013, segundo a OMS.
 
O órgão da ONU informou que a maior parte das mortes por afogamento em 2012 (cerca de 90%) está concentrada em países menos desenvolvidos, especialmente na África, no sul da Ásia e nas regiões do Pacífico ocidental.
 
Os homens têm o dobro de chance de ser vítimas de afogamento que as mulheres, acrescentou o relatório.
 
Brasil
No Brasil, 3,3 pessoas em cada 100 mil morreram afogadas em 2011 - o último dado disponível. A taxa é inferior à de países como Belarus (8) ou Belize (10), mas está acima da de vizinhos sul-americanos como Argentina (1,7), Colômbia (2,4) e Venezuela (2,1).
 
Foi a primeira vez que a OMS fez um levantamento exclusivamente sobre o número de mortes provocadas por afogamento no mundo.
 
"Esforços para reduzir a mortalidade infantil trouxeram ganhos expressivos nas últimas décadas, mas também revelaram outros assassinos ocultos na infância", afirmou Margaret Chan, diretora-geral da OMS.
 
"O afogamento é um deles ─ e pode ser evitado. Governos locais e federais devem reconhecer esse problema e tomar as medidas cabíveis articuladas pela OMS", acrescentou.
 
Riscos
Uma das principais conclusões do relatório diz respeito à idade das vítimas. Quanto mais jovens, mais suscetíveis a morrer afogadas.
 
Em 48 dos 85 países analisados, por exemplo, o afogamento estava entre as cinco principais causas de morte de crianças de até 15 anos.
 
Segundo a OMS, outro fator de risco é o grau de exposição do indivíduo à água.
 
Pessoas que vivem da pesca ou pescam para comer estão mais propensas a morrer afogadas. O mesmo ocorre com crianças que moram nas proximidades de canais, valas, piscinas ou lagoas.
 
O afogamento responde por 75% das mortes em inundações, cada vez mais frequentes devido ao aquecimento global, acrescenta o órgão da ONU.
 
Segundo a OMS, os riscos de afogamento são maiores em países de classe baixa ou média, onde mais pessoas vivem em áreas sujeitas à inundação. Muitas vezes, por causa da falta de desenvolvimento nesses locais, a mobilidade dos moradores é limitada em eventuais desastres naturais.
 
Há também outros fatores de risco como: crianças brincando perto d'água sem supervisão de adultos, condições médicas, como epilepsia, e ingestão de álcool.
 
Nos Estados Unidos, afirma a OMS, os custos diretos e indiretos das mortes por afogamento somam cerca de US$ 273 milhões (cerca de R$ 710 milhões) por ano. No Canadá e na Austrália, a cifra é de US$ 173 milhões (R$ 450 milhões) e US$ 85,5 (R$ 222 milhões), respectivamente.
 
Prevenção
O relatório da OMS recomenda a construção de barreiras como forma de reduzir as mortes por afogamento.
 
As medidas incluem tapar bueiros, cercar piscinas e usar travas nas portas para restringir a movimentação, sobretudo de crianças nas proximidades de áreas com abundância de água.
 
 
Outra sugestão do órgão é sempre manter os mais jovens sob supervisão de um adulto e, quando possível, ensiná-los não só a nadar, mas também a tomar medidas de seguranças em regiões onde o risco de afogamento é maior.
 
A OMS também chama atenção para a criação e o fortalecimento de políticas efetivas e legislações sobre o tema, além da prevenção contra alagamentos e enchentes, como sirenes e um planejamento urbano adequado.

BBC Brasil / Terra

Fio dental, escova e enxaguante: essa é a ordem certa?

Shutterstock: Normamente, o recomendado é usar o fio dental,
seguido da escova e, por último, o enxaguante bucal
Além da ordem, é muito importante que os rituais de higienização bucal sejam feitos de forma eficiente para remover as placas bacterianas

Para se ter uma boca sempre limpa e um hálito fresco é imprescindível o uso da escova de dente, do fio dental e de um enxaguatório bucal. Mas você sabe se os está usando do jeito certo e na ordem correta?  
 
“O importante é garantir a remoção da placa bacteriana. Normalmente, recomendamos o uso do fio antes para remover a placa que fica entre os dentes e o da escova depois para evitar um mau odor que a remoção dessa placa pode causar, ficando com um hálito agradável que o creme dental proporciona no fim”, diz William Frossard, professor e coordenador do curso de especialização em Prótese Dentária da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). 
 
Já o enxaguatório pode ser usado por último, como a maioria das pessoas faz, para que o hálito fique mais agradável. “Porém é importante dizer que fazer o uso somente do enxaguatório não é suficiente. Ele é um auxiliar na limpeza, acrescentando flúor e um hálito refrescante, mas não tem o poder de remover a placa bacteriana que só é removida mecanicamente com o uso do fio dental e escovação”, diz William.

Revelador de bactérias
Há uma forma bem interessante e fácil de saber se sua higiene bucal está sendo eficiente. Existem no mercado alguns cremes dentais ou pastilhas que evidenciam a placa bacteriana. “Com seu uso (uma vez por semana), a placa que não foi removida fica avermelhada, sendo facilmente identificada para atentar o paciente a melhorar a higienização naquela área”, diz William. 
 
Há quem prefira passar o fio dental antes de escovar os dentes, outros passam depois da escovação, e há, ainda, aqueles que esquecem completamente dessa etapa da higiene bucal. O perigo é deixar acumular restos de alimentos entre os dentes, naqueles espaços tão apertados que só o fio dental consegue chegar.
 
Segundo a dentista Carla Moruzzi, de preferência, o fio dental deve ser passado antes da escovação. Assim, os restos de alimentos que forem retirados do meio dos dentes podem ser removidos pela escova.
 
Veja o passo a passo para tirar proveito desse poderoso aliado da boca saudável:
 
1. Corte um pedaço de, aproximadamente, 45 cm de fio dental e enrole as extremidades em torno dos dedos.
 
2. Segure o fio entre o polegar e o dedo indicador de cada mão. Deixe cerca de 2 cm de fio dental tensionado entre as mãos.
 
3. Passe o fio dental suavemente entre os dentes. Quando chegar a linha da gengiva, faça uma curva em forma de C ao redor do dente, certificando-se de chegar abaixo da linha da gengiva.
 
4. Faça movimentos de engraxate, deslizando o fio de cima para baixo - na arcada superior - e de baixo para cima - na arcada inferior. Repita várias vezes, entre cada dente, incluindo os dentes do fundo.
 
Terra

Obesidade já custa ao Brasil 2,4% do PIB, diz estudo

51% da população brasileira está acima do peso
A obesidade custa ao Brasil 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo um estudo internacional conduzido pelo McKinsey Global Institute, que mostra o aumento dos gastos no combate ao problema no mundo
 
O custo equivale equivaleria a R$ 110 bilhões, considerando o PIB - a soma de todas as riquezas produzidas em um país - brasileiro em 2013 (R$ 4,8 trilhões).
 
No mundo, 2,8% de todas as riquezas são gastos no enfrentamento da obesidade. Isso equivale a cerca de R$ 5,2 trilhões, afirmam os pesquisadores.
 
O custo mundial da obesidade é quase o mesmo de doenças decorrentes do fumo ou perdas em consequência de conflitos armados - e tão relevante quanto o alcoolismo e as mudanças climáticas.
 
No Brasil, a obesidade é o terceiro de uma lista de problemas de saúde pública que mais pesam na economia, atrás de mortes violentas e alcoolismo, mas na frente de tabagismo.
 
De acordo com a McKinsey, 2,1 bilhões de pessoas - cerca de 30 % da população do mundo - estão acima do peso ou obesos.
 
A McKinsey afirma que em 2030, cerca de 50% da população poderá ser classificada como obesa, um percentual que o Brasil já atingiu.
 
Levantamento do Ministério da Saúde revela que 51% da população brasileira está acima do peso.
 
'Pedágio'
O relatório afirma que existe um crescente "pedágio econômico" decorrente da obesidade: os custos financeiros impactam não apenas o setor de saúde pública, mas se distribuem amplamente na economia. Ao provocar doenças, por exemplo, a obesidade diminui os dias úteis e afeta a produção.
 
O estudo afirma que estas medidas são mais eficazes do que impostos sobre alimentos ricos em gordura e açúcar, ou campanhas de saúde pública.
 
Também foram considerados programas de controle de peso e de exercícios no ambiente de trabalho. O relatório pede "uma estratégia de escala" para uma realidade "que está alcançando proporções de crise".
 
Uma pessoa é considerada obesa se tiver excesso de peso combinado a um elevado grau de gordura corporal.
 
A maneira mais comum para avaliar se uma pessoa é obesa é verificar seu índice de massa corporal (IMC), que divide o peso em quilos pela altura em metros ao quadrado.
 
Um IMC acima de 25 significa excesso de peso. Um IMC de 30 a 40 equivale a obesidade. Indivíduos com IMC acima de 40 são considerados muito obesos.
 
Na mão oposta, um IMC menor que 18,5 significa abaixo do peso ideal.
 
BBC Brasil / Terra

Confira como importar medicamentos controlados e sem registro no Brasil

Com o objetivo de esclarecer sobre o procedimento de importação de medicamentos controlados sem registro, a Anvisa elaborou um tutorial disponibilizando as orientações gerais sobre como solicitar a autorização de importação. De acordo com a legislação nacional é possível importar produtos sem registro, desde de que seja para uso pessoal
 
As substâncias de controle especial no Brasil estão listadas no Anexo I da Portaria 344/98, que é atualizada periodicamente por meio de Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC). O histórico de atualizações desta portaria está disponível no site da Agência.
 
O primeiro passo a ser seguido é enviar uma solicitação contendo os documentos originais listados abaixo, endereçado ao Gabinete do Diretor Presidente (Gadip). Essa exigência é extremamente necessária, pois medicamentos sem registro no País não contam com dados de eficácia e segurança.
 
A correspondência com a solicitação de importação excepcional dos medicamentos controlados sem registro na Anvisa deve ser enviada ao seguinte endereço, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 5 Área Especial 57, Bloco D, 4º andar – CEP: 71-205-050, Brasília-DF.
 
Para dar rapidez ao processo, uma cópia eletrônica dessa solicitação deverá ser encaminhada para as três seguintes áreas: Assessoria do Gadip (gadip.assessoria@anvisa.gov.br), Medimentos Controlados (med.controlados@anvisa.gov.br) e Uniap (uniap@anvisa.gov.br).
 
Lista de documentos

Receita médica contendo, obrigatoriamente, nome do paciente e do medicamento, posologia (indicação da dose adequada), quantitativo necessário, tempo de tratamento, data, assinatura e carimbo do médico (com CRM);

Laudo médico contendo CID (Classificação Internacional de Doenças) e nome da patologia, descrição do caso, justificativa para a utilização de medicamento não registrado no Brasil, em comparação com as alternativas terapêuticas já existentes registradas pela Anvisa;

Termo de responsabilidade  assinado pelo médico e paciente ou responsável legal;


Após o recebimento da documentação, serão prestados os esclarecimentos detalhados para a instrução do processo junto à Anvisa, neste momento poderão ser solicitadas informações adicionais.
 
Para os medicamentos serem liberados ao chegar no Brasil é necessário que o interessado tenha a autorização de importação em mãos.
 
Questões relacionadas à tributação e ao desembaraço aduaneiro devem ser verificados junto à Receita Federal. O interessado deve atentar para as modalidades de importação disponíveis e suas respectivas tributações ou isenções de impostos, conforme o caso.
 
Liberação de importação excepcional da substância Canabidiol
Um dos medicamentos que tem chamado à atenção por parte da sociedade e da imprensa são os medicamentos à base da substância Canabidiol (CBD). Estes medicamentos também podem ser importados seguindo a orientação acima.
 
De acordo com os dados mais recentes da Anvisa foram recebidos, desde abril de 2014, 223 processos de importação de CBD. Deste número, 184 foram autorizados, 14 aguardam o cumprimento de exigência pelos interessados e oito estão em análise pela área técnica. O prazo médio da avaliação da Anvisa tem sido de 9 dias.
 
Confira abaixo outras publicações da Anvisa relacionadas ao tema, disponíveis também em: Site Anvisa/ Cidadão / Assunto de Interesse / Importação para pessoa física.
 
 
Assessoria de Imprensa da ANVISA

Prefeitura de Arroio Grande - RS realiza processo seletivo

A Prefeitura de Arroio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Premier Concursos Ltda., divulgou o edital de processo seletivo nº 001/2014. O objetivo é preencher 23 vagas em cargos de níveis fundamental, médio técnico e superior.
 
As chances são para os cargos de agente comunitário, enfermeiro e técnico em enfermagem. A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 724,00 a R$ 2.114,13, e a carga horária a ser desempenhada é de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 27 de novembro de 2014 e podem ser feitas através do site www.premierconcursos.com.br. Os candidatos que não tiverem meios próprios de se inscrever podem dirigir-se ao Telecentro do Município, localizado na Biblioteca Pública Municipal, na Rua Dr. Monteiro, n° 185, Centro, Arroio Grande, RS, no horário das 07h às 13h, de segunda-feira a sexta-feira, para utilizar os computadores disponibilizados no local.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 35,00, ensino médio e técnico R$ 45,00 e ensino superior R$ 60,00.
 
Os candidatos serão avaliados através de prova escrita objetiva, que será realizada em dia, horário e local a serem divulgados no edital de homologação das inscrições.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, prorrogável uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Floraí - PR

A Prefeitura de Floraí, no estado do Paraná, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo é suprir 19 vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior, sendo uma dessas reservadas a candidatos portadores de necessidades especiais. O salário para os contratados pode chegar até R$ 6.855,08, em jornadas de 20, 35, 40 e 44 horas semanais.
 
Os contratados assumirão as seguintes funções: agente comunitário de saúde, motorista, operador de máquinas, técnico de enfermagem, educador infantil, eletricista/encanador, professor, contador, enfermeiro, fonoaudiólogo, médico clínico geral e psicólogo.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de dezembro de 2014, através do site www.fundacaofafipa.org.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 38,00 para cargos de ensino fundamental, R$ 50,00 para inscritos em vagas de ensino médio e R$ 85,00 de ensino superior.
 
Os candidatos serão submetidos à prova objetiva, prática e de títulos. A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 18 de janeiro de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à UNESPAR, terá validade pelo período de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados finais.
 
Ao vencimento deste prazo, o concurso poderá ser prorrogado por igual período, a critério da administração.

Concurso Dataprev - Edital e Inscrição (Último dia)

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social -  DATAPREV prorrogou o prazo de inscrições para o concurso público normatizado pelo edital nº 1/2014, que tem o objetivo de preencher 4.019 vagas em cadastro de reserva, para contratações futuras que abrangerão as 26 capitais do país e o Distrito Federal.
 
As oportunidades se destinam a profissionais que tenham os níveis médio, técnico e superior completos. A proposta salarial pode chegar a R$ 6.395,39, que é a soma do salário base de R$ 5.003,96 mais adicional de atividade de R$ 670,23, além de auxílio alimentação no valor de R$ 721,20.
 
As vagas são para lotações no Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Natal (RN), São Paulo (SP), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Aracajú (SE), Salvador (BA), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Belém (PA), Manaus (AM), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Maceió (AL), Recife (PE), São Luis (MA) e Teresina (PI).
 
Ficam reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de  necessidades especiais.
 
Cargos
Nível médio - Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho.

Nível superior - Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico de Segurança do Trabalho, Analista de Tecnologia da Informação nas áreas de (Administração de Pessoal e Benefícios e Carreira e Remuneração, profissionais das áreas de Advocacia, Análise de Informações, Arquitetura, Comunicação Social, Contabilidade, Desenvolvimento de Pessoas, DesenvolvimentoI e II, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Finanças, Gestão de TIC, Infraestrutura e Aplicações, Processo Administrativo, Prospecção de Soluções e Melhoria de Processos, Qualidade de Vida, Serviços Logísticos, Web Design e Analista de Processamento.
 
Inscrições Concurso Dataprev
A inscrição será admitida exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, até as 23h59 do dia 20 de novembro de 2014.
 
Taxas de inscrição:
R$ 50,00 para os cargos de nível médio;
R$ 80,00 para os cargos de nível superior.
O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 21 de novembro de 2014.
 
Provas
O concurso será composto por provas objetivas, discursivas e de títulos.
 
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas na data provável de 14 de dezembro de 2014, em horário e local a serem divulgados no site www.quadrix.org.br e no comprovante definitivo de inscrição, que será disponibilizado a partir do dia 05 de dezembro de 2014.
 
A entrega dos documentos (títulos) está prevista para o período entre os dias 04 a 05 de fevereiro de 2015. Os títulos deverão ser enviados, impreterivelmente, via SEDEX ou serviço similar de encomenda expressa para a Central de Atendimento do INSTITUTO QUADRIX (Concurso Público - DATAPREV 2014), Caixa Postal 28203, CEP: 01.234-970, São Paulo (SP).
 
O resultado final do concurso público será publicado no endereço eletrônico http://www.quadrix.org.br na data provável de 23 de fevereiro de 2015.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por até igual período.

Prefeitura de Costa Marques - RO abre processo seletivo

Através do edital nº 002/2014 de processo seletivo simplificado, a Prefeitura Costa Marques, em Rondônia, anunciou que contratará um bioquímico.
 
Para efetuarem as inscrições, os interessados deverão comparecer à Secretaria Municipal de Administração, no prédio da Prefeitura, localizado na Avenida Chianca, nº 1381, Centro, até o dia 21 de novembro de 2014, das 7h30 às 13h30. A remuneração oferecida é de R$ 2.319,84, por jornadas de 40 horas semanais.
 
A seleção será feita por análise de títulos, a ser entregues no ato da inscrição. A análise está prevista para ocorrer no dia 24 de novembro de 2014 e a classificação final provavelmente será disponibilizada no dia 28 de novembro de 2014, nos murais da Prefeitura e da Câmara Municipal, bem como no Diário Oficial dos Municípios/AROM.
 
O processo seletivo será válido por 12 meses, a contar da publicação da homologação final, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.

Concurso Prefeitura de Rio dos Cedros -SC

A Prefeitura de Rio dos Cedros, no estado de Santa Catarina, lançou edital nº 01/2014 de concurso público, visando o provimento de 68 vagas, as quais são distribuídas em cargos de todos os níveis de escolaridade e de vários segmentos. Os vencimentos oscilam entre R$ 711,55 e R$ 2.327,87, por carga horária de 20 a 44h semanais.
 
Os cargos a serem preenchidos são os de assistente de educação infantil; auxiliar de serviços gerais (educação); merendeira; motorista (educação); professor I: artes, educação infantil e séries iniciais; Professor II: português e geografia; agente de serviços gerais (serv. urbanos); operador de máquinas; pedreiro; motorista (obras); servente de serviços gerais (serv. urbanos); fiscal de obras particulares; agente de recursos humanos; farmacêutico; psicólogo; fiscal da vigilância sanitária e motorista (saúde).
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 21 de novembro a 21 de dezembro de 2014, no site www.infinityprovas.com.br.
 
Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição, cujo valor varia conforme o grau de escolaridade, sendo de R$ 30,00 para quem possui o ensino fundamental/alfabetizado, R$ 40,00 para quem tem o ensino médio/técnico e R$ 60,00 para candidatos que já concluíram o ensino superior.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva, prática e de títulos. A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 11 de janeiro de 2015, com início às 13h30 e término às 17h, em local a ser divulgado. Já a prova prática tem previsão para acontecer no dia 25 de janeiro de 2015, em horário a ser definido.
 
O gabarito provisório está previsto para ser anunciado em 12 de janeiro de 2015, no site www.infinityprovas.com.br.
 
A entrega dos documentos para prova de títulos será feita exclusivamente pelos Correios, por onde o
candidato deverá encaminhá-los, preferencial via SEDEX com AR, sendo que a postagem dos documentos deverá ocorrer entre os dias 21 de novembro e 22 de dezembro de 2014, para a empresa INFINITY ASSESSORIA PEDAGÓGICA LTDA., com sede na Rua Benjamim Constant, 1394, apto 11C, bairro Imigrantes, Timbó/SC, CEP 89120-000.
 
Conforme edital, o concurso público terá validade de dois anos, a contar de sua homologação final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Prefeitura de Rio dos Cedros - SC anuncia processo seletivo

No estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Rio dos Cedros publicou o edital de nº 01/2014 para realização de processo seletivo, que prevê a ocupação de 06 profissionais de todos os níveis escolares, desde o fundamental até o superior. Os subsídios variam entre as cifras de R$ 1.014,00 a R$ 7.429,61, em jornada de 40 horas semanais de trabalho
 
De acordo com o edital, as vagas ofertadas são para Médico PSF, Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro PSF e Auxiliar de Enfermagem - PSF.
 
As inscrições serão aceitas no período de 21 de novembro a 21 de dezembro de 2014, no site www.infinityprovas.com.br.
 
O candidato deverá pagar uma taxa de inscrição conforme o grau de escolaridade, sendo R$ 30,00 para nível fundamental/alfabetizado, R$ 40,00 para nível médio/técnico e R$ 60,00 para nível superior.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 11 de janeiro de 2015, com início às 13h30min e término às 17h00min, em local a ser divulgado no dia 06 de janeiro de 2015.
 
O gabarito provisório está previsto para ser anunciado em 12 de janeiro de 2015, no site www.infinityprovas.com.br.
 
Será de 2 anos a validade do Processo seletivo, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Prefeitura de Patos de Minas - MG abre processo seletivo no SAMU

Publicado edital nº 025/2014 de processo seletivo da Prefeitura de Patos de Minas, Estado de Minas Gerais, para preenchimento de 04 vagas para candidatos de níveis médio e superior, nas funções de médico regulador, telefonista auxiliar de regulação médica e controlador de frota, para fazer parte do quadro de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.
 
Os vencimentos variam de R$ 825,42 a R$ 5.701,30, mais vantagem pecuniária no valor de R$ 92,70, para carga horária de 24 a 36 horas semanais, exceto médico, que poderá ser de 24 horas semanais ou plantões de 12 horas.
 
As inscrições podem ser feitas entre os dias 03 e 10 de dezembro de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde – Rua Dr. Eufrásio Rodrigues nº 05 – Jardim Centro, de segunda a sexta-feira de 07:30hs às 12:30hs.
 
Os inscritos serão avaliados por meio de análise de currículo supervisionado pela Secretaria Municipal de Saúde.
 
O Processo Seletivo Simplificado estará afixado, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Dr. Eufrásio Rodrigues, nº 05 – Jardim Centro –Patos de Minas/MG.

Prefeitura de Matupá - MT divulgou edital de processo seletivo

A Prefeitura de Matupá, Estado de Mato Grosso, divulgou o edital de processo seletivo n° 002/2014. O processo seletivo ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Desporto e da Secretaria Municipal de Saúde de Matupá, tendo como objetivo o preenchimento de 99 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 3.023,12 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Aos candidatos portadores de necessidades especiais estão reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
Enfermeiro, Fisioterapeuta, Odontólogo, Assistente Social, Professor(Pedagogia, Matemática e Letras), Nutricionista, Auxiliar de Creche, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Agente Administrativo, Educador Social, Instrutor Profissional (Dança, Música e Artesanato), Auxiliar de Consultório Dentário, Motorista de Transporte Escolar, Manutenção/Limpezaa, Recepcionista, Cozinheiro, Cuidador Social, Nutrição Escolar, Agente de Combate às Endemias, Agente de Serviços Públicos, Auxliar de Serviços Gerais, Motorista de Veículos Leves e Tratorista.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 2 de dezembro de 2014, na Prefeitura de Matupá, situada na Avenida Hermínio Ometto, n° 101, Bairro ZE, CEP: 78525-000 Matupá/MT, das 07:30 às 11:00 e das 13:30 às 17:00, de segunda a sexta-feira.
 
ProvasO processo seletivo será composto de provas objetivas, práticas e títulos.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 14 de dezembro de 2014, das 8h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível nos sites www.diariomunicipal.com.br/amm-mt, www.matupa.mt.gov.br e será afixado no local de costume.

Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte ao da realização das provas, no período vespertino, na sede da Prefeitura Municipal e no site www.matupa.mt.gov.br.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contados a partir de sua homologação, não podendo ser prorrogado.

UFCSPA - RS promove concurso para a carreira técnica

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul,  (UFCSPA) publicou o edital 40/2014 de abertura de concurso público, no qual oferta  está com vagas para cargos do quadro de pessoal técnico-administrativo (níveis médio, técnico e superior), bem como formará cadastro de reserva.
 
As oportunidades se distribuem para cargos como: Técnico de Laboratório, Técnico em Edificações, Engenheiro, Contador, Bibliotecário, Pedagogo, Químico, Técnico Desportivo, Secretário, entre vários outros. A remuneração inicial varia de R$ 2.039,89 a R$ 3.392,89, dependendo do nível de escolaridade/cargo, lembrando que o concurso reserva cotas para negros e vagas destinadas a candidatos com deficiência.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 10 de dezembro de 2014, por meio do site http://www.ufcspa.edu.br ou http://www.fundatec.org.br.  A taxa de participação custa R$ 70,00 (nível médio/técnico) ou R$ 110,00 (nível superior).
 
Todos os candidatos farão uma prova escrita objetiva com 50 questões de múltipla escolha, de acordo com o conteúdo programático exigido para cada cargo, com previsão de aplicação no dia 11 de janeiro de 2015.
 
O concurso terá a validade de um ano, prorrogável por igual período, no interesse da Instituição. Mais informações estão disponíveis no Edital 40/2014, disponível na página eletrônica da UFCSPA.

PGE - SP anuncia vagas de estágio

Por meio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), lançou o edital de seleção nº 11/2014, para preenchimento de 57 vagas no Programa de Estágio Remunerado.
 
Aceitas via endereço eletrônico: www.ciee.org.br, as inscrições terminarão no dia 22 de novembro de 2014.
 
O estágio terá duração de seis meses e é destinado a alunos de nível superior, de educação profissional e nível médio.
 
Poderão participar da seleção, alunos que estejam cursando do 3º ao penúltimo semestre.
 
Os aprovados receberão bolsa auxílio de R$ 340,00 a R$ 410,00,acrescidos de auxilio transporte diário de R$ 4,00, por jornada de 20 horas semanais.
 
Estima-se que a prova será aplicada no dia 27 de novembro de 2014. A lista de classificação provavelmente será publicada no dia 5 de dezembro de 2014, no site do CIEE.
 
Os aprovados exercerão funções em diversos setores públicos do estado, como Jundiaí, São Carlos, Franca, Presidente Prudente, Campinas, Ribeirão Preto, Osasco e outros.
 
O processo seletivo será válido por seis meses.

Concurso Prefeitura de Capitão Leônidas Marques - PR

A Prefeitura de Capitão Leônidas Marques, no estado do Paraná, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O mesmo visa a contratação 109 profissionais de ensino fundamental, médio/técnico e superior. O salário previsto para os contratados pode chegar até R$ 8.564,30, em carga horária que varia entre 20, 30 e 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de advogado, agente ambiental, agente comunitário de saúde, assistente de informática, agrônomo, contador, borracheiro, enfermeiro, médico, mecânico, motorista, farmacêutico, professor, zelador, vigia, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 19 de novembro a 08 de dezembro de 2014, através do site www.saber.srv.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 20,00 até R$ 100,00.
 
Os candidatos serão submetidos a prova objetiva, prática e de títulos.
 
A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 21 de dezembro de 2014, em local e horário a serem informados antecipadamente.
 
O Concurso Público, que está sob a responsabilidade do Instituto Saber, terá validade por 02 anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Groaíras - CE promove processo seletivo

Encerra nesta quinta feira, dia 20 de novembro de 2014, o período de inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Groaíras, no estado do Ceará. Por meio do edital nº 42/2014, foram abertas 25 vagas imediatas mais cadastro de reserva para profissionais com formação nos níveis médio e superior de ensino.
 
Estão em aberto vagas de auxiliar de sala, cuidador educador, secretário escolar, intérprete de libras, nutricionista, fonoaudiólogo, professor polivalente e das disciplinas de ciências, matemática, história, geografia, religião, educação física, português e  inglês.
 
Os aprovados farão jus a remunerações de R$ 724,00 a R$ 1.600,00, por jornadas de 20 a 40 horas semanais. As contratações poderão ocorrer no período de 5 de janeiro a 20 de dezembro de 2015, podendo ser a remuneração proporcional aos meses efetivamente trabalhados.
 
As inscrições são realizadas na Secretaria de Educação, situada à Rua 23 de Maio, nº 970, Capitão José Linhares, das 8h às 17h.
 
A seleção ocorrerá mediante a realização de prova escrita, análise curricular e entrevista. De acordo com o edital, a prova objetiva será aplicada no dia 22 de novembro de 2014, a partir das 8h, na E. E. F. Professora Noélia Ximenes Parente. A análise curricular será feita entre os dias 24 e 25 de novembro de 2014, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já as entrevistas serão realizadas nos dias 27 e 28 de novembro de 2014.
 
O resultado preliminar será divulgado mediante edital a ser publicado a ser em local próprio da sede da Prefeitura, bem como no átrio da Secretaria de Educação Básica do Município, provavelmente no dia 01 de dezembro de 2014, às 16h. Já o resultado definitivo é aguardada para o dia 9 de dezembro de 2014, também às 16h.

Prefeitura de Santo Antônio do Içá - AM abre processo seletivo

Com intuito de contratar 118 agentes comunitários de saúde, a Prefeitura de Santo Antônio do Içá, no Amazonas, publicou o edital de processo seletivo nº 001/2014. A remuneração é de R$ 1.014,00 por jornada de 40 horas semanais.
 
Inscrição
O candidato que desejar concorrer às vagas ofertadas no certame deverá realizar a inscrição até o dia 17 de dezembro de 2014. Para tanto, deve dirigir-se à sede da Prefeitura de Santo Antonio do Iça, situada na Av. Álvaro Maia, s/n., Centro, na cidade de Santo Antonio do Iça. Não será cobrada taxa.
 
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar, juntamente com a ficha de inscrição, original e 01 cópia dos seguintes documentos:
 
- Carteira de Identidade;

- Cadastro de Pessoa Física – CPF;

- Certificado de escolaridade ou declaração. No caso de declaração, somente será válida no prazo de 90 dias;

- Comprovante de residência;

- Título de Eleitor;

- Curriculum Vitae.
 
Prova e Validade
O certame constará de prova de títulos.
 
O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, para atender às necessidades da Secretaria Municipal de Saúde.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, edição de 19 de novembro de 2014.

Concurso CRP 12ª Região - SC

O Conselho Regional de Psicologia - 12ª REGIÃO (CRP-12) publicou o edital nº 01/2014 de concurso público visando a contratação temporária de 230 profissionais aptos a assumirem as funções de psicólogos e assistentes administrativos. As vagas serão distribuídas nas cidades catarinenses de Florianópolis e Chapecó. A remuneração pode chegar a R$ 2.500,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais ficam reservadas 5% das vagas do concurso.
 
A inscrição será admitida exclusivamente via internet, no site www.quadrix.org.br, solicitada no período entre as 10h do dia 19 de novembro de 2014 e as 23h59 do dia 11 de janeiro de 2015.
 
A taxa de inscrição é de:
R$ 45,00 para os cargos de nível médio;

R$ 55,00 para os cargos de nível superior.
 
O processo seletivo consistirá de provas objetiva, de títulos e experiência profissional.
 
A prova objetiva será realizada nas cidades de Florianópolis e Chapecó, na data provável de 25 de janeiro de 2015, em horário e local divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado em 19 de janeiro de 2015.
 
A prova de títulos e experiência profissional será aplicada somente aos cargos de nível superior, para os candidatos habilitados na prova objetiva. Os documentos deverão ser postados impreterivelmente, via SEDEX, endereçado à Central de Atendimento do INSTITUTO QUADRIX (Concurso Público – CRP-SC), Caixa Postal 28203, CEP: 01234-970, São Paulo (SP), do dia 24 a 26 de fevereiro de 2015.
O resultado final do concurso público será publicado no site www.quadrix.org.br na data provável de 23 de março de 2015.
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final. Ao final deste período, o concurso pode ser prorrogado uma única vez, por igual período.