Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O que a cor da urina diz sobre a sua saúde

Qual é a cor da sua urina?
Essa pergunta pode parecer um tanto indiscreta, mas a verdade é que a resposta dele pode ser um tanto conclusiva a respeito da sua saúde. E, por incrível que pareça, essa resposta pode variar entre tons de vermelho, verde, amarelo ou até azul.
 
A urina pode ter uma variedade de tons maior do que você imagina, mas fazer xixi de todas as cores do arco-íris não é sempre saudável. É por isso que é bom colocar a vergonha de lado e saber de uma vez por todas o que sua urina diz sobre a sua saúde.
 
O que a cor da urina está querendo te dizer?
As mensagens podem ser variadas. Às vezes, por exemplo, xixi vermelho indica doença renal ou infecção do trato urinário, mas também é possível que ela esteja dessa cor por que você recentemente comeu alguma comida com um determinado pigmento muito forte. Por exemplo, comer beterraba pode deixar a urina vermelha ou rosa por causa de um composto chamado betanin, encontra no vegetal. Viu só? Nem tudo é motivo para surtar.
 
Xixi para fechar diagnósticos
A cor do xixi, por mais insignificante que pareça, é fundamental para fechar alguns diagnósticos. Sabendo disso, a Cleveland Clinic, um centro médico acadêmico sem fins lucrativos de Ohio, nos Estados Unidos, fez um levantamento sobre diferentes tonalidades de urina, o que elas podem significar para a sua saúde.

 Mas lembre-se: essas informações podem ser interessantes a título de curiosidade e para dar uma pista de que, se você estiver desconfiando que há algo de estranho/diferente na cor do seu xixi, a melhor medida é procurar um médico e relatar detalhadamente todos os seus sintomas e preocupações. Combinado?
 
As cores do xixi
Como dissemos, nem sempre as variações na cor do xixi correspondem a alguma doença. Mas é fato que essas mudanças sempre podem dizer muito sobre o seu corpo, de uma maneira geral. Como por exemplo:
 
Urina sem cor/ transparente
Pode relaxar e ficar de boa na lagoa. Quando a sua urina está assim, sem cor, significa apenas que você está bebendo MUITA água, talvez exagerando um pouco. Por isso uma boa ideia seria diminuir um pouco a hidratação. O ideal é beber algo em torno de 8 copos de água por dia. Até porque pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, acompanharam mais de 2.400 pessoas com mais de 50 anos e comprovaram que aquelas que bebiam mais líquidos, cerca de três litros por dia, tinham um risco significativamente mais baixo de doença renal crônica do que as que bebiam menos.
 
Xixi com um tom palha claro, bem fraquinho
Você faz xixi dessa cor? Parabéns. Você é normal, saudável e se hidrata na medida certa. Continue assim!
 
Urina transparente amarelada
Esse é um tom levemente mais escuro do que o anterior, mas ainda está na faixa de normalidade saudável. Ou seja: você não tem nada com o que se preocupar!
 
Urina amarela-escura, o que significa?
Ainda estamos na faixa de normalidade. Mas nesse caso, o melhor é você beber um pouco mais de água. Que tal manter uma garrafinha em cima da mesa, e dar um golinho vez ou outra? Assim você bebe toda a água que precisa ao longo do dia e nem percebe. É tudo uma questão de criar o hábito. Sua saúde agradece! Porque se você continuar não bebendo muita água…
 
Você vai fazer xixi com cor âmbar
E essa cor já é um indício de que seu corpo não está mesmo recebendo a quantidade de água que precisa. O melhor a fazer é beber água imediatamente. Vai lá, a gente espera
 
Urina com cor de cerveja escura
Quando a cor do seu xixi começa a ficar mais escura, com tons próximos a esse tom de marrom, a coisa começa a complicar. Nesse caso, pode ser que você esteja com alguma doença no fígado ou com uma séria desidratação. Beba bastante água e procure um médico se a cor persistir, beleza?
 
Xixi com cor rosa ou avermelhada
Essa cor de xixi abre margem para várias possibilidades. Você pode ter comido muita beterraba ou frutas vermelhas. Mas se não foi o caso, você pode ter sangue na urina. O que obviamente não é bom. Ou ainda isso pode ser um sinal de doença nos rins, tumores, infecção urinária, problemas na próstata ou até contaminação por mercúrio. Antes de pirar errado, melhor consultar um médico.
 
Urina de cor laranja
Significa que 01. Ou você não está bebendo água o suficiente, 02. Ou pode ter um problema no fígado, 03. Ou no ducto biliar, 04. Ou é só por conta de algum corante alimentar. Procure um médico para saber qual desses é o seu caso.
 
Urina verde ou azul
Ok, isso é diferente/inusitado. Mas acontece e está ligado a uma doença genética rara que pode influenciar na cor do xixi, deixando ele verde ou azul. Essa cor também pode ser provocada por alguma infecção bacteriana. Contudo, o mais provável é que se trate mesmo de algum corante mais forte presente em alguma coisa que você comeu. Ou medicamento que ingeriu. Nada que vá matar você. Só que seria prudente procurar um médico e ver o que está rolando de verdade.
 
Urina roxa
De acordo com a Cleveland Clinic, urina roxa não existe. Mas a Mayo Clinic discorda. De acordo com os médicos da Mayo, a urina de cor roxa intensa é uma característica que serve para fechar o diagnóstico de porfiria, uma doença rara e hereditária que consiste na desordem das células vermelhas do sangue. Então, já sabe, né? Corre pro médico antes de surtar.
 
Espuma no xixi
Se for ocasional, a espuma no xixi é um inofensivo efeito hidráulico. Pode haver restos de sabão na água do vaso sanitário também, por exemplo. Mas, se for algo frequentemente verificado, pode indicar excesso de proteína na sua alimentação ou algum distúrbio nos rins. Procure um médico se você perceber que esse é seu caso. 
 
Influências externas na cor da urina
Como você pode ter percebido, alguns fatores externos podem influenciar na cor do xixi. Como, por exemplo, alimentos com corantes (sejam naturais ou não) e medicamentos são os principais. Inclusive alguns medicamentos para infecção urinária podem mudar radicalmente a cor da urina.
 
Conclusão
Podemos tirar grandes e boas conclusões ao olhar para a cor de uma urina. Mas podemos ter dados ainda mais conclusivos se fizermos exames de laboratório completos. E é aí, mais uma vez, que vale a pena reforçarmos a importância do acompanhamento médico. Até porque sangue na urina, por exemplo, é frequentemente invisível a olho nu. O nível de açúcar também. E este pode indicar risco de diabetes.

 Quando você procurar um médico, não tem medo (muito menos vergonha) de fazer xixi no potinho. É uma das melhores coisas que você pode fazer para cuidar da sua saúde.
 
iflscience / Hypescience

Frequente no Brasil, câncer de pele exige atenção de instituições de saúde

Pacientes devem se submeter a um exame dermatológico anual
 
Belo Horizonte De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), estima-se que surjam 520 mil novos casos de câncer por ano no Brasil. As estatísticas não buscam alarmar, mas fazer com que as instituições de saúde e a população se voltem para a prevenção.
 
A prevenção ao câncer de pele, que corresponde a 25% dos tumores registrados no país, começa pela dermatologia e, de acordo com Bernardo Gontijo, dermatologista da Rede Mater Dei de Saúde, na capital mineira, esses tumores malignos são sempre multifatoriais, ou seja, são várias as condições que envolvem seu surgimento, como a cor da pele, a predisposição genética, dermatoses preexistentes, o estado de imunossupressão, a intensidade e a frequência de exposição à radiação ultravioleta do sol.

Segundo o médico, os pacientes devem se submeter a um exame dermatológico anual, pois a avaliação é fundamentalmente clínica, que inclui a inspeção visual de toda a superfície cutânea e mucosa, além do exame dermatoscópico de lesões suspeitas, que passam por biópsias e são submetidas a exame anatomopatológico para um diagnóstico definitivo.
 
De acordo com Gontijo, os tumores malignos cutâneos são extremamente polimorfos. Não existe uma aparência clínica que seja comum a todos eles, o que impede um diagnóstico imediato.
 
As suspeitas mais claras recaem sobre as lesões ulceradas que não cicatrizam e as que apresentam sangramento aos mínimos traumas. Entretanto, várias outras características podem estar presentes, o que torna imprescindível a avaliação pelo dermatologista.

“Em relação ao melanoma, constituem importantes sinais de alerta as mudanças na forma (assimetria), borda, cor e diâmetro de lesões pigmentadas pré-existentes ou o aparecimento de lesões pigmentadas em áreas anteriormente normais. Como o melanoma é um tumor agressivo, a melhor arma disponível para seu tratamento é o diagnóstico precoce por meio do exame periódico e sistematizado da pele”, garante o médico. Por isso, as avaliações dermatológicas para diagnosticar ou prevenir doenças da pele são primordiais.
 
 
Correio Braziliense

Barata de 2 cm é retirada de ouvido de australiano

Hendrik Helmer tentou retirar o inseto com aspirador de pó
 
O calvário de Hendrik Helmer começou em uma manhã de quarta-feira, quando uma forte dor no ouvido o acordou repentinamente. Ao ir para um hospital, Helmer teve uma notícia que deixaria muita gente perturbada: Uma barata de dois cm havia entrado em sua orelha. As informações são do site Independent.
 
Apesar de ter a confirmação que o inseto havia entrado em seu ouvido apenas no hospital, Helmer afirmou que já suspeitava que um bicho havia entrado em sua orelha. Incapaz de lidar com a dor intensa, o homem tentou usar um aspirador de pó para sugar o invasor, mas não obteve sucesso.
 
Com muita dor, Helmer acordou seu companheiro de quarto que o levou para o hospital. 

― Só estava esperando que não fosse uma aranha venenosa.
 
Quando chegou ao hospital, o homem foi rapidamente atendido por um médico que despejou azeite em seu ouvido, obrigando a barata a se movimentar. Alguns minutos depois ela morreu e foi retirada com uma pinça. 

― Quase 10 minutos depois do médico despejar o azeite ela começou a parar de se mover, mas ainda sentia seus espasmos antes de morrer.

R7

Novo remédio pode diminuir malefícios do álcool no cérebro

Thinkstock
Chegada da droga ao cérebro tem sido a principal barreira
Droga diminui perda de células cerebrais e reduz chances de inflamação
 
Parece bom demais para ser verdade, mas cientistas afirmam ter descoberto um medicamento que reduz os efeitos nocivos do consumo excessivo de álcool. A equipe de cientistas da Universidade de Huddersfield disse que o composto reduz a perda de células do cérebro e diminui as chances de inflamação que são responsáveis pelas crises de alcoolismo.
 
O autor da pesquisa e professor da Universidade de Huddersfield, Page, contou ao Daily Mail que a equipe observou uma redução da perda de células cerebrais após as cobaias do estudo ― roedores ― tomarem o medicamento.
 
― O estudo descobriu que os efeitos nocivos do álcool foram reduzidos nos roedores. A droga é uma substância de fácil absorção, porém estamos com dificuldades de acham uma maneira dela chegar ao cérebro.
 
Segundo o pesquisador, isso ocorre porque o cérebro tem um sistema de proteção que separa o sangue por meio do fluido extracelular do local.
 
― Uma das coisas que o álcool faz é destruir algumas das células do cérebro que são importantes para a navegação e orientação. Por isso que eu e minha equipe trabalhamos 10 anos para descobrir essa droga. No futuro, pretendemos achar uma que seja ainda melhor. 
 
R7

Estratégias de combate ao HIV devem ter jovens como foco, diz Unaids

Segundo diretora, juventude atual representa o núcleo de resposta para conter a doença
 
Para combater de forma eficiente a aids no Brasil e no mundo é preciso ter estratégias que tenham como público-alvo os jovens. Na avaliação da diretora do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) no Brasil, Georgiana Braga-Orillard, a juventude atual representa o núcleo de resposta para conter a doença.
 
— O jovem de hoje não viu a epidemia de 30 anos atrás. As mensagens têm que ser adaptadas — não somente à faixa etária, mas às diferenças da sociedade hoje.
 
Em entrevista à Agência Brasil, Georgiana destacou que é preciso desenvolver estratégias que levem o jovem a agir de forma responsável dentro de sua própria sexualidade. Para a diretora, é preciso acabar com o que chama de hipocrisia em torno do diálogo sobre sexo e do medo de que a conversa incentive o sexo mais cedo entre os mais novos.
 
Outra aposta das Nações Unidas é criar uma espécie de cultura do teste rápido, fazendo com que a testagem passe a ser um hábito e não uma medida a ser tomada apenas após a exposição a uma situação de risco.
 
— Tive a oportunidade de, recentemente, conversar com vários jovens que se infectaram neste último ano. A sensação é que eles não achavam que o problema era com eles. Não se achavam vulneráveis e não achavam que tinham ficado expostos.
 
A estimativa do Unaids é que mais de 720 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, cerca de 150 mil não sabem que são soropositivas. Um recorte por faixa etária está previsto para ser divulgado em 2015, mas um relatório de agosto deste ano aponta aumento de 11% nos novos casos registrados no país – a maioria entre homossexuais e muitos deles jovens.
 
— Passei 15 anos fora do Brasil. Voltei no ano passado e me assustei ao não ver mais a aids nos jornais. Fala-se muito da parte clínica, dos avanços. Mas a aids não tem mais rosto. E essa personificação da mensagem é importante. As pessoas estão cada vez menos confortáveis para conversar sobre a sua sexualidade e isso pode gerar grandes consequências.
 
R7

1º de Dezembro: Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.
 
Porque o laço vermelho como símbolo?
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.
 
O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/aids, divulgar as necessidades dos que vivem com HIV/aids e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas.
 
O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

Leia também:

Soropositivo - Direitos fundamentais

Pequenos sintomas podem sinalizar uma DST

História da aids

Tire 15 dúvidas sobre prevenção de DSTs

HIV e aids - Dúvidas frequentes

Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda. Por causa de sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse sua força, seu significado. Entretanto, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.

Hoje em dia, o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significados para o uso do laço.
 
Inspirado no laço vermelho, o laço rosa se tornou símbolo da luta contra o câncer de mama. O amarelo é usado na conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade. O verde é utilizado por ativistas do meio ambiente preocupados com o emprego da madeira tropical para a construção de sets na indústria cinematográfica. O lilás significa a luta contra as vítimas da violência urbana; o azul promove a conscientização dos direitos das vítimas de crimes e, mais recentemente, o azul vem sendo adotado pela campanha contra a censura na internet.
 
Além da versão oficial, existem quatro versões sobre sua origem. Uma delas diz que os ativistas americanos passaram a usar o laço com o "V" de Vitória invertido, na esperança de que um dia, com o surgimento da cura, ele poderia voltar para a posição correta. Outra versão tem origem na Irlanda. Segundo ela, as mulheres dos marinheiros daquele país colocavam laços vermelhos na frente das casas quando os maridos morriam em combate.
 
Com todas essas variações, o mais importante é perceber que todas essas causas são igualmente importantes para a humanidade.
 
Vamos promover esclarecimentos, debates e conversas sobre preconceito e prevenção da doença.
 
Tanto tem se falado em ser solidário, em exercer a solidariedade etc. Mas, na prática, o que é isso? Gramaticalmente, a palavra solidariedade é classificada como um substantivo, e substantivos servem para indicar os seres, os conceitos e os atos. Daí, que a solidariedade pode ser entendida como uma atitude. Atitude de apoio, proteção e cuidado com alguém. As grandes epidemias, as guerras e as catástrofes são exemplos de situações que colocam as pessoas diante da necessidade de serem apoiadas, protegidas e cuidadas. Nestas ocasiões, é preciso ter a clareza de que precisamos modificar algumas posturas pessoais, às vezes preconceituosas, e nos tornarmos disponíveis para enfrentar qualquer dificuldade.
 
A evolução da epidemia de aids permite identificar vários exemplos de expressão de solidariedade. Talvez o mais significativo deles seja a mobilização da população em todo mundo no dia 1º de dezembro, "Dia Mundial da Luta Contra a Aids". Nesse dia, se comemora o esforço de cada nação no combate à aids. A data é dedicada à luta contra a aids pela solidariedade, contra a discriminação e o preconceito em relação a todas as pessoas que vivem com o HIV.

Rede Escola

Prefeitura de Osvaldo Cruz - SP realiza seleção pública

A Prefeitura de Osvaldo Cruz, no estado de São Paulo, através da empresa M&G Consultoria e Representações Empresariais Ltda., divulgou o edital de seleção pública nº 001-005/2014 SELOC, visando a contratação de profissionais de ensino fundamental e superior. A remuneração prevista vai de R$ 793,33 a R$ 3.760,18, em jornadas de 40 horas semanais.
 
São oferecidas 20 vagas, distribuídas entre os cargos de auxiliar de enfermagem, dentista e enfermeiro.
 
As inscrições podem ser feitas através do site http://www.mgconsultorialtda.com.br, no período de 01 a 10 de dezembro de 2014.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 25,00 para nível fundamental e R$ 40,00 nível superior.
 
Os candidatos serão avaliados através de prova objetiva e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 21 de dezembro de 2014, em local e horário a serem informados antecipadamente.
 
O prazo de validade da seleção pública será de 01 ano, contado a partir da data da homologação de seus resultados.

SES - PE anuncia processo seletivo na área da Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco informou que através de processo seletivo contratará 49 médicos plantonistas. Serão admitidos cirurgiões gerais, neonatologistas, neurocirurgiões, neurologistas, tocoginecologistas, traumato-ortopedistas e intensivista de adulto.
 
A remuneração será de R$ 7.514,74, em um plantão de 24 horas semanais ou dois de 12 horas semanais.  As vagas oferecidas são para o Hospital Regional do Agreste e para o Hospital Jesus Nazareno.
 
Com a prorrogação, o término das inscrições será no dia 03 de dezembro de 2014, podendo ser efetuadas via SEDEX ou carta com aviso de recebimento (AR) encaminhado à Diretoria Geral de Gestão do Trabalho, situada na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, nº 519, Bongi, em Recife, CEP: 50.751-530 ou pessoalmente na sede da IV Região de Saúde, situada à Rua General Estilac Leal s/n, Salgado, Caruaru, das 8h30 às 13h.     
 
A seleção ocorrerá mediante avaliação curricular. O resultado final será divulgado no site www.saude.pe.gov.br.
 
Os candidatos aprovados serão contratados por até 24 meses, renováveis por igual período, até o prazo máximo de seis anos, observados os prazos da Lei nº 14.547, de 21 de dezembro de 2011, respeitando o número de vagas, a ordem de classificação e a disponibilidade orçamentária e financeira da Secretaria de Saúde.
 
O prazo de validade da seleção será de 24 meses, a contar da data de homologação do resultado final na imprensa oficial, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da SES.

SESI - PA abre processo seletivo

O Serviço Social da Indústria – Departamento Regional do Pará – SESI/DR/PA, divulgou o processo seletivo n° 001/2014 destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de vagas imediatas e futuras. O seletivo será executado pela CONED e oferece  mais de 3,3 mil oportunidades em cargos dos níveis fundamental, médio e superior, a maior parte delas destinada à formação de quadro de reserva.
 
Cargos e salários
Dentre os cargos com oferta de vagas, estão: Auxiliar de Serviços Gerais, Professor (diversas disciplinas), Vigia, Merendeiro, Pedagogo - Psicopedagogo, Motorista, Auxiliar de Administração, Monitor de Alunos, Recepcionista, Auxiliar de Odontologia, Assistente de Tecnologia da Informação, Técnico de Enfermagem, Técnico de Manutenção - Geral,  Técnico de Segurança do Trabalho, Assistente Administrativo, Bibliotecário, Cirurgião Dentista, Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Assistente Social e Técnico de Educação Física.
 
Os salários variam de R$ 1.031,40 a R$ 6.206,01 para cumprimento de jornadas de até 40 horas semanais.
 
Inscrições e Provas
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site  http://www.coned.com.br, até o dia 12 de dezembro de 2014, mediante investimento de:
 
R$ 50,00, para os cargos de Nível Fundamental;
R$ 55,00, para os cargos de Nível Médio;
R$ 75,00, para os cargos de Nível Superior.

A prova objetiva para todos os cargos terá a duração de três horas e será aplicada no horário de 09h às 12h, prevista para ser realizada no dia 18 de janeiro de 2015, em Belém, Altamira, Marabá, Santarém, Castanhal e Paragominas.
 
No período de 20 a 31 de janeiro de 2015 os candidatos poderão acessar o site www.coned.com.br para imprimir cópia da prova que realizou.
 
Por fim, o processo seletivo terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final.

Prefeitura de Itacurubi - RS lança concurso público

Com três vagas, mais cadastro de reserva, a Prefeitura de Itacurubi, no Rio Grande do Sul, lançou o edital nº 01/2014 de concurso público.
 
Por meio da empresa Omni Concursos serão contratados tesoureiro, topógrafo, auditor interno, cirurgião dentista e engenheiro civil. As remunerações variam de R$ 1.379,66 a R$ 2.508,48, em jornadas de 12 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para cargos de níveis médio, com taxa de R$ 50,00 e superior, com taxa de R$ 70,00. As inscrições serão realizadas via endereço eletrônico: www.omniconcursos.com.br, até o dia 4 de dezembro de 2014.
 
O concurso será composto de prova objetiva, programada para ser aplicada no dia 18 de janeiro de 2015, em local e horário a ser informado através do cartão de informação do candidato, previsto para ser divulgado a partir do dia 17 de dezembro de 2014.
 
Estima-se que o gabarito será disponibilizado no dia seguinte a realização da prova.
 
O resultado final do concurso será homologado pela Prefeitura e publicado no Diário Oficial e no site da organizadora.
 
A validade do concurso será de dois anos, a contar de sua data, podendo ser prorrogado por período semelhante.

Prefeitura de Nova Trento - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Nova Trento, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo nº 10/2014, visando a contratação temporária de 30 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão salários de até R$ 3.939,71, a depender da função exercida. A jornada de trabalho é de 12, 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais HIC, Auxiliar de Manutenção e Conservação, Motorista, Operador de Máquinas (Trator Agrícola), Fiscal de Obras, Instrutor de Informática, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem ESF, Agente Comunitários de Saúde, Educador Físico NASF, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico Ginecologista NASF, Nutricionista NASF, Técnico de Enfermagem e Médico Plantonista.
 
As inscrições serão efetuadas de forma gratuita por meio de formulário próprio a ser preenchido pessoalmente pelo candidato, das 08h30min às 17h00min no prédio da Prefeitura Municipal, situada à Rua Santo Inácio, Praça del Comune, 126 – Centro – Nova Trento/SC, no período de 01 a 19 de dezembro de 2014 e de 05 a 15 de janeiro de 2015.
 
No ato da inscrição o candidato deverá fornecer cópias dos documentos a seguir:
  • Carteira de Identidade;
  • Cartão do CPF;
  • Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
  • Certificado de Reservista (masculino);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental;
  • Diploma de Conclusão do Ensino Superior;
  • Diplomas/Certificados de Pós-Graduação: stricto sensu (doutorado), stricto sensu (mestrado), lato sensu ou especialização.
A prova de títulos será realizada no ato da inscrição, de 01 a 19 de dezembro de 2014 e de 05 a 15 de janeiro de 2015.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 18 de janeiro do ano de 2015, das 09h00min às 12h00min, na Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle, situada à Rua Francisco Dalsenter, nº 36, Bairro Trinta Réis, no município de Nova Trento/SC.
 
A validade do processo seletivo será de doze meses ou até a realização do concurso público.
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, edição de 28 de novembro de 2014.

Prefeitura de Barra do Bugres - MT promove processo seletivo

A Prefeitura de Barra do Bugres, no estado de Mato Grosso, lançou edital de processo seletivo n° 003/2014, destinados ao  provimento de 111 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os profissionais admitidos atuarão em jornadas semanais de 20h, 30h e 40h, com salários que variam de R$ 776,52 a R$ 2.777,84.
 
As chances são para os cargos de Agente Operacional, Agente de Vigilância, Agente de Serviços Gerais, Agente de Nutrição, Técnico em Administração Escolar, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Técnico em Multimeio Didático - Inspetor de Alunos, Técnico em Informática, Instrutor de Fanfarra, Professor Pedagogo, Professor Indígena, Professor para as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Educação Física e de Ciências Físicas e Biológicas.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 5 a 10 de dezembro de 2014, das 8h às 11h e das 14h às 17h na sede da Secretaria Municipal de Educação (avenida Airton Senna, s/nº. bairro Maracanã), mediante entrega dos documentos listados no certame.
 
Serão aplicadas duas etapas avaliativas, sendo a primeira composta por análise da documentação e prova, eliminatória, prevista para 14 de dezembro de 2014. Em seguida, haverá análise curricular. Os locais e horários de prova serão divulgados no site da Prefeitura www.barradobugres.mt.gov.br a partir do dia 11 de Dezembro de 2014.
 
O resultado final será divulgado a partir do dia 19 de dezembro de 2014, no site da Prefeitura Municipal e publicado no jornal oficial dos municípios mato-grossense de ampla circulação.
 
A validade da seletiva é de 12 meses, para atendimento ao calendário escolar de 2015.

Prefeitura de Giruá - RS publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Giruá, no interior do Rio Grande do Sul, lançou editais n°s  270 e 271/2014 de processo seletivo, com o objetivo de preencher quatro vagas na Secretaria Municipal de Promoção Humana. Os aprovados cumprirão jornadas semanais de 40h e vencimentos que ficam entre R$ 828,93 e R$ 1.763,15, de acordo com a ocupação.
 
No edital n° 270/2014 as ofertas são para profissionais com ensino fundamental nos cargos de Supervisor de Campo e nível médio para Supervisor do Cadastro Único. Já o no edital n° 271/2014 a chance é para Motorista, com ensino fundamental e Carteira Nacional de Habilitação "B" ou maior.
 
As inscrições serão realizadas de 1º a 5 de dezembro de 2014, na Secretaria Municipal de Promoção Humana, com os documentos descritos nos editais.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 11 de dezembro de 2014, com início às 9h, na Secretaria Municipal de Trabalho e Cidadania.
 
 A divulgação do gabarito da seleção pública será divulgado no dia 15 de dezembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Rebouças - PR

A Prefeitura Municipal de Rebouças, no estado do Paraná, através da empresa Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL, publicou editais n° 001 e 002/2014 de concurso público, com a finalidade de contratar 71 vagas para profissionais de níveis Fundamental, Médio e Superior, bem como à formação de Cadastro Reserva.
 
Os profissionais deverão atuar em jornadas semanais que vão de 20h a 40 horas, por salário inicial que varia de R$ 826,68 a R$ 11.937,17, de acordo com o cargo.
 
No edital nº 001/2014, há 65 vagas para as funções de Advogado; Agente de Segurança de Bens Municipais I e II; Assistente Operacional/ Zeladora; Assistente Social; Auxiliar Administrativo; Contador; Eletricista; Engenheiros Ambiental; Civil; e Florestal; Farmacêutico; Fonoaudiólogo; Médico-veterinário; Monitora Casa Lar/Mãe Social; Motorista; Nutricionista; Operador de Máquinas; Professor; Professor de Educação Física; Psicólogo; Recepcionista; Secretário Escolar; Técnico em Informática e Vigia Noturno.
 
Jáno edital nº 002/2014, são providas 06 oportunidades para a área da Saúde da Família, nos cargos de Auxiliar de Enfermagem; Enfermeiro; Médico e Técnico de Enfermagem.
 
As inscrições serão recebidas no período de 01 a 16 de dezembro de 2014, por meio do site da organizadora, www.fauel.org.br. As taxas vão de R$ 50,00 a R$ 100,00.
 
Os inscritos serão avaliados por meio de provas objetiva, de redação, de títulos, prática, teste de aptidão física e avaliação psicológica, segundo o que for especificado para cada vaga.
 
A prova objetiva será aplicada em data, locais e horários a serem divulgados no edital de ensalamento e no cartão de inscrição dos candidatos, que serão disponibilizados na data provável de 13 de janeiro de 2015.
 
A validade do concurso será de 02 anos, com possibilidade de prorrogação, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Ipiranga do Norte - MT promove processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte, no estado de Mato Grosso, publicou edital de processo seletivo n° 10/2014, com o objetivo de preencher uma vaga na Secretaria Municipal de Saúde.
 
A chance ofertada é para Médico com formação superior em Medicina. O profissional cumprirá jornadas semanais de 40h e plantão, por vencimentos de R$ 14.321,20.
 
As inscrições seguem abertas até o dia 08 de dezembro de 2014, na sede da Prefeitura, localizado na rua dos Girassóis, 387, Centro, Ipiranga do Norte, com os documentos descritos no edital.
 
A data provável para a realização das avaliações será dia 14 de dezembro de 2014, os candidatos passarão por Prova Objetiva.

FEPAM - RS anuncia processo seletivo

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental "Henrique Luís Roessler" (Fepam), no Rio Grande do Sul, por meio da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos FDRH, lançou edital de concurso público regido pelo nº 01/2014, com a intenção de ocupar 100 profissionais, além da formação de cadastro, considerando a reserva para pessoas com necessidades especiais.
 
A remuneração para os aprovados variam entre R$ 1.912,11 e R$ 5.116,50, de acordo com a função exercida, já que a jornada a ser desempenhada é de 40 horas semanais.
 
As chances são os cargos de Técnico em Eletrônica, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Processamento de Dados, Técnico em Secretariado, Técnico em Segurança do Trabalho, Assistente Administrativo, Analista nas áreas de Administrador, Advogado, Arquiteto, Biólogo, Contador,  Engenheiro-agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil,  Engenheiro de Minas, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Florestal , Engenheiro Químico, Geógrafo,  Geólogo, Hidrólogo, Médico-veterinário, Químico e Sociólogo (níveis médio e superior).
 
As inscrições devem ser efetuadas até 1º de dezembro de 2014, pelo site da organizadora, www.fdrh.rs.gov.br. As taxas variam de  de R$ 63,69 ou R$ 145,21.
 
Os inscritos serão submetidos à provas objetiva. O processo seletivo será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de São Carlos - SP

A Prefeitura de São Carlos, no estado de São Paulo, abriu editais n° 01, 02 e 03/2014 de concurso público, com a intenção de preencher 80 vagas, mais cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de formação (superior, médio e fundamental), por salários de até R$ 10.346,00.
 
A organização do concurso está a cargo do Instituto Nosso Rumo, que divulgou três editais para preenchimento das vagas no quadro efetivo do órgão.
 
O edital n° 01/2014 conta com 11 vagas para os cargos de Servente Merendeira, Agente Educacional, Auxiliar Administrativo Escolar, Instrutor Surdo, Intérprete Educacional de Libras e Professor de várias áreas.
 
Já no edital n° 02/2014, são 39 vagas para os empregos de Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico de Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Enfermeiro e Médicos de diversas especialidades.
 
E por fim, no edital n° 03/2014, há 30 vagas para as funções de Agente de Manutenção Geral, Agente Operacional, Coveiro, Alinhador/ Balanceador, Borracheiro, Lavador/ Lubrificador, Pedreiro, Pintor, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Auxiliar de Natação, Cadastrador, Motorista "D", Intérprete de Libras, Técnico em Segurança do Trabalho, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Civil, Engenheiro do Trabalho, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico do Trabalho, Médico Veterinário, Nutricionista, Orientador Técnico de Programas, Procurador Municipal e Psicólogo.
 
As inscrições serão realizadas pela internet, até o dia 18 de dezembro de 2014, no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br. A taxa de participação varia entre R$ 18,00 e R$ 54,00.
 
As provas objetivas serão realizadas no município de São Carlos/SP, na data prevista de 01 de fevereiro de 2015, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de edital de convocação a ser publicado no Diário Oficial do Município, divulgado através da internet no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br e por listas disponíveis para consulta na sede da Prefeitura Municipal de São Carlos.
 
Os gabaritos da prova objetiva, considerados como corretos, serão divulgados no endereço eletrônico do Instituto Nosso Rumo na data prevista de 03 de fevereiro de 2015.
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, prorrogável por mais dois anos, a contar da data de homologação do certame, a critério da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Prefeitura de São Carlos - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura Municipal de São Carlos, Estado de São Paulo, faz saber que realizará, através do Instituto Nosso Rumo, edital n° 01/2014 de processo seletivo destinado ao provimento de seis vagas, nos cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias (nível fundamental).
 
O salário é de R$ 1.198,00 em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 22,00, serão realizadas pela internet, por meio do endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, até o dia 18 de dezembro de 2014.
 
As provas objetivas serão realizadas no município de São Carlos/SP, na data prevista de 01 de fevereiro de 2015, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de Edital de Convocação para as Provas a ser publicado no Diário Oficial do Município, divulgado através da Internet no endereço eletrônico do Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br) e por listas disponíveis para consulta na sede da Prefeitura Municipal de São Carlos, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Os gabaritos da prova objetiva, considerados como corretos, serão divulgados no endereço eletrônico do Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br) na data prevista de 03 de fevereiro de 2015.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 2 anos, prorrogável por mais 2 anos, a contar da data da homologação do certame, a critério da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Pólipo endometrial: sangramento anormal é principal sintoma

Incidência é maior em quem faz reposição hormonal ou uso de tamoxifeno
 
Por Dr. Dr. Artur Malzyner
 
Os pólipos endometriais são uma das causas mais frequentes de sangramentos anormais tanto na pré como na pós-menopausa. No entanto, a maioria dos pólipos endometriais pode permanecer sem nenhum outro sintoma, sendo encontrados em exames ultrassonográficos realizados por outras causas. Eles se constituem de um crescimento anormal das glândulas endometriais e do estroma, formando uma projeção (um pólipo) na superfície interna do útero.
 
A maioria dos pólipos endometriais é benigna, mas pode ocorrer malignidade em algumas mulheres, por isso o diagnóstico preciso é importante.
 
Vários mecanismos moleculares têm sido propostos como tendo um papel no desenvolvimento dos pólipos endometriais, principalmente rearranjos em genes do grupo de alta motilidade (high-mobility group - HMG) que expressam fatores de transcrição.                            
 
Os pólipos endometriais são raros entre adolescentes e sua prevalência exata é difícil de ser estabelecida já que a maior parte deles permanece sem produzir sintomas. Por outro lado, em mulheres com sangramento genital anormal e que são submetidas à biópsia ou à retirado do útero (histerectomia), a prevalência de pólipos varia entre 10 e 24% dos casos.
 
Os fatores conhecidos de risco são a obesidade, o uso de estrógenos para reposição hormonal e o uso de tamoxifeno para o tratamento ou prevenção do câncer de mama. Os pólipos endometriais se desenvolvem em 2 a 36% das mulheres em tratamento com tamoxifeno.                            
 
Os pólipos endometriais são tipicamente identificados em associação com sangramentos uterinos anormais ou em casos de investigação por infertilidade. O sangramento uterino anormal ocorre em 64 a 88% das mulheres com pólipos endometriais, e mulheres com sangramento genital anormal precisam, obrigatoriamente ser investigadas para a presença de um câncer do endométrio.                            
 
Além do exame ginecológico, a ultrassonografia transvaginal é o principal método para avaliação uma vez que permite avaliar não só a cavidade uterina, mas também as trompas, ovários e região pélvica como um todo.                            
 
Nos casos em que o exame mostra suspeita de malignidade a histeroscopia com biópsia é fundamental e permitirá o diagnóstico de certeza. Aproximadamente 95% dos pólipos endometriais são benignos. Como foi dito, alguns pólipos podem representar apenas hiperplasia endometrial ou miomas pedunculados com crescimento intrauterino.                            
 
Os pólipos endometriais que causam sintomas devem ser removidos em todas as pacientes. A simples histeroscopia com biópsia do pólipo na maioria das vezes já é o próprio tratamento. No entanto, havendo diagnóstico de malignidade, a retirado do útero é a conduta mais apropriada.
 
Em resumo, o achado de um pólipo endometrial não é um achado grave, já que em 95% das vezes eles são benignos. No entanto, com existe um potencial para malignidade, principalmente se associados a sangramento vaginal, a maioria deles pode necessitar avaliação por histeroscopia e biópsia.
 
Minha Vida

Nove sinais que indicam baixa testosterona em homens

homem no escritório - Foto: Getty Images
Pensamento confuso e problemas de memória
Cansaço e perda de libido podem estar relacionados ao hormônio
 
O efeito dos hormônios na personalidade das mulheres é bem conhecido, principalmente na fase da TPM. Mas, e os homens? Eles também são afetados pela produção hormonal? Sim, a testosterona, principal hormônio presente no organismo masculino, influencia o comportamento, o desempenho sexual e também algumas características físicas.

A endocrinologista Ruth Clapauch, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, explica que os níveis de testosterona no sangue do homem caem naturalmente com o passar da idade, aproximadamente 1% ao ano a partir dos 40.

"Dessa forma, é importante incluir a dosagem de testosterona em seus exames de rotina a partir dessa idade, pois uma baixa dosagem nesse período pode ser um sinal de alerta para problemas com a deficiência desse hormônio no futuro", diz. No geral, os níveis adequados de testosterona variam entre 300 a 900 nanogramas por decilitro de sangue.
 
 
 
Entretanto, alguns homens podem sofrer com taxas reduzidas desse hormônio mais cedo do que o esperado, causando uma série de alterações e sintomas pelo corpo todo, sendo necessária a reposição hormonal. "Obesidade e doenças crônicas, como bronquite e problemas cardíacos, são fatores que podem acarretar na alteração do hormônio", explica a endocrinologista.
 
Entenda como a deficiência de testosterona pode afetar seu organismo e, na dúvida, converse com seu médico:
 
Baixo interesse sexual
Esse é o sintoma mais específico para desconfiar de baixos níveis de testosterona no organismo. "Inclusive, pode ser possível perceber uma perda da potência sexual, ou mesmo uma disfunção erétil", explica a endocrinologista Ruth Clapauch, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Um sinal mais claro para a deficiência desse hormônio pode ser a falta de ereções matinais - aquelas ereções "involuntárias", que se tem ao acordar.
 
O endocrinologista Pedro Saddi, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), afirma que homens com essa característica também têm maiores chances de sofrer com infertilidade. Entretanto, os baixos níveis de testosterona por si só raramente são a única razão para ereções mais fracas - outros problemas como doenças cardíacas e diabetes, também podem estar associados.  
 
Cansaço excessivo
A fadiga também é um efeito comum de baixos níveis de testosterona. "Isso acontece porque o hormônio também está relacionado com a produção de energia, e taxas reduzidas refletem na forma de cansaço", afirma a endocrinologista Ruth. Lembrando que o cansaço e a falta de disposição precisam aparecer em conjunto com os outros sintomas associados à testosterona, pois sozinho pode ser um indicativo para vários outros problemas.
 
Pensamento confuso e problemas de memória
"A testosterona também atua diretamente no sistema nervoso, incluindo áreas responsáveis pela cognição e concentração", afirma a endocrinologista Ruth. Dessa forma, baixos níveis do hormônio também se traduzem como uma dificuldade para manter a concentração em atividades ou mesmo assimilar conceitos. "Uma consequência dessa falta de atenção pode ser a dificuldade de memorização", completa Ruth.  
 
Mudanças de humor
De acordo com a endocrinologista Vânia dos Santos, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), os baixos níveis desses hormônios estão relacionados com o aumento dos casos de depressão masculina na terceira idade. "Como a testosterona também age no sistema nervoso, uma mudança em sua produção afeta o bem-estar e o humor dos homens", explica. O resultado é um sentimento maior de tristeza, que pode evoluir para uma doença. 
 
Dificuldade para construir músculos
É fácil perceber a influência da testosterona nos músculos dos homens. "Por volta dos 12 anos, quando os testículos começam a produzir a testosterona, os meninos ficam mais fortes", explica Pedro Saddi.
 
De acordo com o especialista, essa diferença aumenta no período entre 20 e 30 anos, quando os homens têm um pico nos níveis de testosterona no sangue. No entanto, se as taxas estão reduzidas, o homem pode ter dificuldade para criar massa muscular, principalmente na região do abdômen.
 
"Inclusive, em alguns casos, o homem pode até perder massa muscular por conta das taxas alteradas de testosterona", completa a endocrinologista Ruth.
 
Acúmulo de gordura corporal
O homem não só perde massa muscular quando a testosterona não está adequada, como também ganha gordura na região do abdômen. "Isso porque os músculos que ele perde irão se transformar em gordura, e essa mudança se dá principalmente na cintura", explica a endocrinologista Ruth. Além disso, se você não está em construção muscular adequada, o seu corpo deixa de usar os alimentos que você ingeriu para este fim, transformando tudo em gordura.
 
Perda de massa óssea
O homem tem uma diminuição também da massa óssea relacionada à testosterona. "Isso inclusive é uma das causas mais importantes de osteoporose masculina", afirma a endocrinologista Ruth. Uma pesquisa da University of Western Australia, que acompanhou 3.600 homens com mais de 70 anos, mostra que os baixos níveis de testosterona podem estar relacionados a problemas de mobilidade e a fragilidade de ossos em idosos. Isso acontece porque o hormônio atua na densidade óssea, e sua deficiência pode fragilizar o órgão. 
 
Baixo crescimento de pelos
O crescimento de pelos em algumas áreas está diretamente ligado à produção de testosterona, tanto nos homens quanto nas mulheres. É a partir do momento que esse hormônio começa a ser produzido, por volta dos 12 anos de idade, que os pelos no rosto, tronco, nádegas, virilha e região púbica começam a crescer nos homens.
 
Dessa forma, níveis mais baixos de testosterona podem levar a um crescimento mais baixo de pelos faciais, pubianos e pelos nos braços e pernas. Mas não é a baixa de testosterona a responsável por queda de cabelo ou calvície, por exemplo. Nesse caso, o endocrinologista Pedro Saddi explica que o hormônio relacionado com a queda de cabelos é a diidrotestosterona, que é uma transformação da testosterona.
 
"As pessoas calvas têm enzimas no couro cabeludo com uma capacidade maior de transformar a testosterona do sangue em diidrotestosterona para agir no folículo capilar", confirma. Dessa forma, um homem com calvície poderá tê-la por conta de uma alteração nas enzimas do couro cabeludo, e não por conta da testosterona circulante no sangue.  
 
Problemas para dormir
"A deficiência em testosterona pode deixar o sono prejudicado, no sentido de que ele fica menos relaxante, menos restaurador", explica a endocrinologista Ruth. Em alguns casos, a baixa testosterona pode causar agitação durante a noite e até mesmo episódio de insônia.
 
"Entretanto, é importante lembrar que esses sintomas aparecem em conjunto quando o problema está relacionado com a testosterona - se surgirem separadamente, pode ser sintoma de outro problema", ressalta a especialista. 
 
Minha Vida

Pesquisadores criam soro para tratar picadas de abelhas venenosas

Wikimedia Commons/Wikipédia -  Abelha africanizada: soro para
picada pode ser testado já em janeiro de 2015
Um soro para tratamento de picada de abelhas venenosas está sendo desenvolvido por pesquisadores brasileiros

Inédito no mundo, ele trará esperança de vida a pessoas atacadas por insetos da espécie Apis mellifera, popularmente conhecida como abelha africanizada, famosa pela agressividade.
 
Somente em 2014 foram registrados 7.200 ataques e 21 mortes por picadas múltiplas dessa espécie no Brasil, segundo os estudiosos responsáveis pelo desenvolvimento do soro. Em 2013 foram 43 mortos, entre 10.600 acidentes. Somados os últimos cinco anos, 156 pessoas morreram vítimas de abelhas africanizadas no país.
 
Para desenvolver o soro, os cientistas da Rede Vital para o Brasil inocularam veneno das próprias abelhas em cavalos, escolhidos por serem animais de grande porte. Eles criaram anticorpos e de cada animal foram retirados cerca de cinco litros de sangue. A parte que não coagulou é o soro com o sistema de defesa. As hemácias retornaram para os cavalos, evitando prejuízos à saúde deles.
 
“O soro pode representar a sobrevida. Uma pessoa que estaria condenada à morte por ter sido inoculada com o veneno pode, sendo atendida a tempo, recuperar todas as suas funções”, explicou Júlia Prado Franceschi, doutora em Ciências Fisiológicas da Rede Vital para o Brasil.
 
Os estudos, feitos pela Rede Vital para o Brasil e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão adiantados. A expectativa é que em janeiro de 2015, após autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o produto comece a passar por testes clínicos para comprovação da eficácia. Após isso, em até dois anos ele deve chegar ao mercado.

UOL

Inclinar pescoço para olhar celular afeta coluna, diz estudo

Atsushi Tomura/Getty Images: Smartphones: inclinação
 constante do pescoço pode levar a um desgaste excessivo
 da coluna, diz cirurgião
Inclinar o pescoço para olhar o celular impacta em até 30 kg a coluna de uma pessoa
 
Essa foi a conclusão de um estudo publicado na revista científica Surgical Technology International, que estudou os impactos da utilização de smartphones no pescoço dos usuários.
 
O cirurgião americano Kenneth Hansaraj chegou a esse número utilizando um modelo computadorizado de uma coluna humana.
 
O cálculo é simples: uma cabeça humana pesa 5 quilos, em média. Esse peso é amplificado caso o crânio seja inclinado para baixo, já que o movimento aumenta a força da gravidade, dependendo do grau de inclinação.
 
Com o pescoço inclinado a 60º, o impacto na coluna do usuário chega a 27 kg. Seria como se fossem amarradas quatro bolas de boliche no pescoço de quem está usando o smartphone.
 
De acordo com Hansaraj, a inclinação constante do pescoço pode levar a um desgaste excessivo da coluna.
 
“Esses estresse pode levar a degeneração dos ossos e até a possíveis cirurgias”, afirma o especialista.
 
Para diminuir os efeitos do uso constante dos smartphones, a dica do cirurgião é “prestar atenção em seus movimentos”.
 
Segundo ele, não é necessário colocar o smartphone na altura dos olhos, mas também não é preciso inclinar o pescoço todas as vezes que o telefone apitar.
 
Pequenos exercícios, como colocar a orelha nos ombros ou pressionar a cabeça contra as mãos, também fortalecem os músculos do pescoço, aliviando os impactos na coluna.
 
Exame

Farmacêutico é preso suspeito de vender remédios ilegalmente no AM

Dinheiro, receitas e medicamentos foram encontradas em drogaria na capital (Foto: Indiara Bessa/G1 AM)
Foto: Indiara Bessa/G1 AM: Dinheiro, receitas e medicamentos
 foram encontradas em drogaria na capital
Ele vendia tarja preta sem receita e tentou subornar equipe, diz polícia. Blocos de receitas em branco e cerca de R$ 17 mil foram apreendidos
 
Um farmacêutico de 50 anos foi preso, na manhã desta quinta-feira (27), em uma drogaria localizada na Rua Argentina, no loteamento Parque das Nações, bairro Flores, na Zona Centro-Oeste de Manaus. Ele é suspeito de vender e receitar medicamentos de modo ilegal. Cerca de R$ 17 mil, blocos de receitas e caixas de remédios foram apreendidos. Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito teria tentado subornar policiais com R$ 1.200.
 
De acordo com a polícia, a prisão do farmacêutico ocorreu em flagrante. As irregularidades foram denunciadas por populares. No local, seriam vendidos medicamentos sem prescrição médica. A drogaria funcionava há cinco anos.
 
A investigação sobre o suspeito durou cerca de 20 dias. Receituários em branco, que devem ser usados por médicos para prescrição de remédios – inclusive de tarja preta -, foram encontrados na drogaria. “Tem outro bloco aqui de receita especial, que não deveria estar nas mãos do farmacêutico, já deve chegar ao farmacêutico preenchido”, disse o delegado George Gomes.
 
Ao ser abordado por policiais, o suspeito teria oferecido R$ 1.200 na tentativa de evitar a prisão.
 
“Quando nós fizemos a prisão dele foi oferecer o dinheiro e nós apreendemos o dinheiro também”, disse o delegado.
 
Dois clientes, que estavam no local no momento da prisão, prestaram depoimento e foram liberados.
 
O farmacêutico deverá responder pelos crimes de tráfico de drogas e corrupção ativa. Ele será encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, onde ficará à disposição da Justiça.

G1

Evite 7 alimentos que podem escurecer seus dentes

O café é o maior vilão responsável pelo escurecimento
 dos dentes
Sorriso lindo, branco e saudável. Quem não quer? A alimentação adequada, aliada à higiene bucal são as grandes responsáveis por isso
 
Alimentação? Isso mesmo! O excesso de pigmentação contida em determinados alimentos e bebidas pode escurecer os dentes.
 
Segundo o Dr. Paulo Zahr, da Odontocompany, o escurecimento dos dentes também pode ser causado por canal, necrose e o uso contínuo de antibióticos. Mas os alimentos são os grandes causadores deste problema.
 
E olha a dica: quando não for possível escovar os dentes logo após as refeições, o ideal é fazer um bochecho com água. Quem já está com o dente manchado, o clareamento dental pode ser a solução, mas lembre-se: para isso, procure um especialista de confiança.
 
Confira:
 
1 . Café
O principal vilão quando o assunto é o escurecimento dos dentes. Isso porque a mancha pode ocorrer de imediato. O ideal é diminuir o consumo diário de café para amenizar os efeitos indesejáveis.
 
2 . Refrigerante
Os refrigerantes também são grandes inimigos dos dentes brancos, principalmente os de limão e cola. Como são ácidos, podem afetar o esmalte e a dentina, que mantêm o sorriso atraente.
 
3 . Beterraba
Que é saudável ninguém questiona. Mas, por conter muito pigmento, além de escurecer os dentes, ele pode manchar também. A dica é fazer o bochecho com água após ingerir o alimento.
 
4 . Chá
Possui vários sabores e costuma agradar bastante, mas as substâncias que dão coloração à bebida podem escurecer os dentes.
 
5 . Amora, Cereja e Uva
Apesar de pequenas, as frutas possuem intensa pigmentação, que podem produzir uma coloração indesejável aos dentes.
 
6 . Açaí
A cor forte e escura pode causar manchas nos dentes, por isso deve-se evitar o consumo em excesso.
 
7 . Vinho
Além de conter substâncias pigmentadas, como tanino e cromogênio, o vinho é bastante ácido e pode causar a perda de elementos minerais importantes.
 
Universo Jatobá

Pacientes com Aids podem fazer plástica gratuita pelo SUS

Distúrbio pode fazer pacientes pararem de tomar os medicamentos
 
Na data de hoje é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Atualmente considerada quase como uma doença crônica, a Aids não representa mais uma sentença de morte para os portadores que fazem o tratamento corretamente. Os medicamentos já conseguem garantir uma boa qualidade de vida aos pacientes, mas têm efeitos colaterais.  
 
Um dos mais importantes é a lipodistrofia. “O distúrbio causa uma alteração na distribuição da gordura corporal”, explica a cirurgiã plástica Daniela Pinho, especialista pelo Hospital Heliópolis, em São Paulo, referência em cirurgia plástica reparadora para portadores de HIV com lipodistrofia.
 
Por cerca de dez anos, a educadora M. A. S.*, 44, conviveu com as alterações corporais. Ela começou a tomar os antirretrovirais em 2001 e conta que, um ano depois, seu corpo já havia mudado. “As pernas afinaram muito e o bumbum sumiu todo. Eu não conseguia nem usar calça jeans, porque ela ficava sobrando. As pessoas começaram a reparar, e eu tinha que ficar procurando roupas que disfarçassem. Só usava vestidos e saias rodadas”, diz. Por outro lado, ela sofreu um acúmulo de gordura no abdômen.
 
Mas há cerca de dois anos, M. fez uma abdominoplastia e um implante de silicone nos glúteos. “Hoje eu estou com um corpão”, comemora.
 
Democrático. A cirurgia reparadora para soropositivos com lipodistrofia faz parte dos procedimentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2004. Além de melhorar a autoestima dos pacientes, a cirurgia contribui para uma maior adesão ao tratamento para a Aids. “Em algumas pessoas, o distúrbio é tão importante que elas deixam de tomar os remédios. E aí, o vírus pode ficar mais resistente, aumenta a carga viral no sangue, sem falar que a pessoa morre se não tomar os medicamentos”, alerta a médica Daniela.
 
Segundo uma nota da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, a cidade ainda não realiza esse tipo de cirurgia. Mas essa solução está a caminho. “O Hospital Eduardo de Menezes (FHEMIG) encontra-se em processo de credenciamento junto ao Ministério da Saúde”, informou o texto.
 
Há uma lista de requisitos a serem preenchidos para o paciente poder passar pela plástica reparadora. Assim, o primeiro passo para quem está interessado no procedimento é procurar seu infectologista para a busca de orientações.
 
*Nome ocultado a pedido da entrevistada.
 
Flash
 
Região
O Sudeste é a região com maior número de casos da doença (56%). Mas, de 2001 a 2011, o Ministério da Saúde registrou uma queda na taxa de incidência de 22,9 para 21 casos para cada 100 mil habitantes.
 
O Tempo

Mutirão vai disponibilizar 200 mil testes para HIV em São Paulo

A ação faz parte da campanha Fique Sabendo e marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado hoje (1º)
 
Durante cinco dias, serão disponibilizados cerca de 200 mil testes gratuitos para HIV em 549 municípios do estado de São Paulo. A ação faz parte da campanha Fique Sabendo, em sua 7ª edição, e marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado hoje (1º).

O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus do HIV, causador da aids, e que pode ser sexualmente transmissível. Os interessados devem procurar – a partir de hoje (de 1º a 5 de dezembro) - uma das 3,3 mil unidades de saúde que irão dispor do serviço.
 
Além dos exames rápidos digitais, no qual se coleta uma gota de sangue como material de análise, 217 municípios vão utilizar também o teste rápido por fluido oral. O exame por fluido oral detecta a presença de anticorpos e o resultado é obtido em cerca de 30 minutos. Em ambos os casos, é mantida é a privacidade e o sigilo de cada resultado, conforme destacou a Secretaria Estadual de Saúde, que promove o mutirão. Durante a campanha, serão distribuídos também 8 milhões de preservativos masculinos, além de 7 milhões de panfletos e 15 mil cartazes.
 
Outro evento que marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids em São Paulo é a soltura de 4 mil balões vermelhos no céu da capital paulista. A ação de conscientização simbólica ocorre há 20 anos no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, da Secretaria de Estado da Saúde, que é referência internacional para o tratamento de doenças infecciosas. Antes da soltura dos balões, prevista para as 12h, o instituto promove um simpósio que discute o panorama da aids no mundo e as pesquisas que podem levar à cura.
 
Participam do debate o médico infectologista Luiz Carlos Pereira, diretor técnico do Emílio Ribas, que faz a abertura oficial; o secretário de Saúde David Uip, médico infectologista, que falará sobre a rede estadual de DST-aids; e o infectologista Ésper George Kallás, professor da disciplina de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que discorrerá sobre os avanços nas pesquisas sobre a cura da aids.
 
Agência Brasil

Aprenda quais são as boas trocas alimentares para controlar o diabetes

Uma das causas do aumento dos casos de diabetes tipo 2
 é a obesidade
Doce não provoca diabetes, mas a possível obesidade causada pelo excesso deles sim. Veja a ligação entre a doença e o prato
 
O diabetes é uma das epidemias mundiais. Estima-se que haja 150 milhões de pessoas com diabetes no mundo e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número pode dobrar até 2025. Ainda não é conhecida a causa do diabetes tipo 1, aquele que surge na infância e adolescência e o paciente não produz insulina. Para o diabetes tipo 2, no entanto, sabe-se que uma das causas é a obesidade.
 
Quem não come direito e ganha muito peso, portanto, tem riscos aumentados de desenvolver a doença. A circunferência abdominal é crucial para avaliar o risco de ter diabetes. Homens com cintura superior a 88 centímetros e mulheres 102 centímetros, pode-se avaliar como um risco a ser monitorado. 
 
A nutricionista da Abbott, Patrícia Ruffo, explica que a alimentação atual da maioria das pessoas não é nada saudável. "Hoje em dia nós temos um excesso de consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcar simples, junto com o baixo consumo de fibras", explica. "Eles são riscos associados ao indivíduo desenvolver diabetes", alerta.
 
Quem tem pré-diabetes, segundo Patrícia, normalmente tem um dos fatores de risco associados: sedentarismo, hereditariedade e, principalmente, o excesso de peso. Esse quadro só vai mudar com a adoção de um estilo de vida saudável.  
 
"É preciso ter uma alimentação variada, com horários estabelecidos ao menos para o café da manhã, almoço e jantar. O intervalo entre uma refeição e outra não pode ser grande, porque é provável que dessa forma a pessoa esteja com muita fome na refeição seguinte", detalha. 
 
O café da manhã, segundo Patrícia, deve ter um carboidrato rico em fibras (os integrais), o consumo de proteínas – leite e derivados – e também uma fruta. Nos lanches, evite a gordura saturada e o açúcar simples é uma boa troca. 
 
E não só os adultos devem seguir essa regra. A alimentação da criança, por exemplo, normalmente é espelho da alimentação da casa. 
 
"As mais novas, de dois a três anos, começam a formar o hábito alimentar e, se a família come errado, é muito provável que a criança se alimentará inadequadamente", diz. 
 
Patrícia tranquiliza aqueles que pensam que é muito difícil modificar um hábito. "Há uma regra simples, de colocar um alimento de cada grupo alimentar por refeição. Se o indivíduo está obeso, tem que diminuir a quantidade de comida. O tempo é como uma mágica, e são os hábitos de vida e mudança de comportamento que faz melhorar o controle tanto do diabetes como a prevenção dele também", diz. 
 
Logo, uma das formas para prevenir o pré-diabetes e diabetes é controlar o peso. Alimentar-se saudavelmente é uma chave para isso. A variedade da alimentação já ajuda na absorção de todos os nutrientes necessários também. 
 
Trocar carboidratos simples pelos integrais é uma boa pedida, já que os simples se transformam em glicose rapidamente e caem no sangue, elevando a glicemia. O carboidrato integral, por exemplo, já demora mais para isso acontecer, por causa das fibras.
 
Quem está acima do peso e quer perder alguns quilos pode fazer algumas trocas de alimentos de alto índice glicêmico para outros de baixo índice glicêmico. Veja:
 
- Trocar o arroz branco pelo integral ajuda a diminuir o índice glicêmico
 
- Para os pré-diabético e diabéticos, pães integrais são melhores do que os pães brancos
 
- Aveia é rica em fibras e ajuda a diminuir o índice glicêmico
 
- Trocar leite integral pelo desnatado é uma boa ideia para reduzir o consumo de gorduras
 
- Legumes, verduras e folhas
 
iG

Vídeo feito por cientistas simula como germes de espalham em avião

Simulação computacional mostra vírus da gripe se espalhando. Mesmo passageiros mais distantes podem ser contaminados


O espirro de uma pessoa gripada dentro de um avião pode contaminar vários passageiros em volta – mesmo os que não estão sentados perto dela. É o que mostra um vídeo preparado por pesquisadores americanos, que simula a forma como os germes se espalham na cabine pressurizada de uma aeronave.
 
A simulação foi realizada pela Universidade de Purdue, nos EUA, em conjunto com a Ansys, uma empresa de tecnologia em simulações.
 
Segundo o vídeo, quando um passageiro gripado espirra sem cobrir o nariz e a boca, centenas de patógenos são liberados no ar, criando uma nuvem que passa pela cabeça de todos.
 
Essa nuvem se dissolve e os germes se dispersam rapidamente junto com os fluxos do ar que circula na cabine, chegando especialmente às pessoas sentadas à direita e à esquerda do passageiro doente.
 
Segundo a Ansys, o objetivo do vídeo é contribuir para que companhias aéreas e oficiais de saúde entendam como as partículas de gripe são distribuídas a 39 mil pés – e, assim, estudem formas de tornar o ambiente de um avião mais saudável.
 
Gilles Eggenspieler, especialista em engenharia aeroespacial e gerente da empresa, afirma que as duas melhores maneiras de os passageiros de um avião se prevenirem é tomar a vacina contra o Influenza e lavar as mãos com frequência. Ele faz ainda um apelo a quem estiver doente: “Por favor, se você estiver gripado, cubra sua boca e seu nariz quando espirrar”, afirmou.
 
G1