Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Chocolate e refrigerante: amigos ou inimigos dos dentes?

Todo mundo já sabe que o refrigerante é um grande vilão na alimentação, principalmente para quem vive de regime e preocupado com a balança. Mas, além disso, é também muito prejudicial à saúde bucal.
 
Por Dr. Alessandro Silva
 
"Os ácidos e subprodutos do açúcar presentes nos refrigerantes desgastam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries", explica o cirurgião buco maxilo facial Dr. Alessandro Silva.

Uma pesquisa feita por Cláudia Fushida e Jaime Cury, da Universidade Estadual de Campinas, constatou que houve uma correlação significativa entre a freqüência de ingestão do refrigerante e a porcentagem de perda de dureza, sendo de 0,97 para o esmalte e de 0,72 para a dentina. As pessoas que participaram da pesquisa bebiam refrigerante de uma a oito vezes por dia.

"O refrigerante causa perdas proporcionais e irreversíveis na estrutura superficial tanto do esmalte como da dentina", conclui Dr. Alessandro.

A seguir, o cirurgião buco maxilo facial dá algumas dicas:

- Substitua o refrigerante por bebidas diferentes, que contenham menos açúcar e ácido, dando preferência para a água e opções de sucos naturais.

- Depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.
- Use creme dental e solução para bochecho com flúor.

- Reduza o consumo de refrigerantes, alimentos ácidos ou medicamentos para prevenir o desgaste dos seus dentes.

Já para os chocólatras de plantão, a boa notícia é que o chocolate amargo faz bem para a saúde geral e bucal. Além de ser a melhor opção para quem quer perder peso e não quer cortar o doce, ele também auxilia na higiene dos dentes.

"O ideal é sempre pensarmos que quanto menos açúcar, melhor para a saúde bucal, porque o ingrediente acelera a atividade bacteriana na “placa” formada sobre os dentes, onde ficam os restos de alimentos e bactérias", explica o cirurgião. Além disso, por conter alto teor de cacau rico em flavonóides com propriedade antioxidantes e antiinflamatórias, reduz o risco de doenças cardiovasculares e também é "liberado" em doses pequenas nas dietas.

O especialista cita ainda alguns alimentos que promovem a saúde dos seus dentes:

- Queijos, leite e iogurte
- Maça, pêra, morango
- Espinafre, pepino, cenoura e brócolis
- Salmão, frango e ovo
- Chiclete sem açúcar
- Castanha do Pará e noz

"Claro que independente do chocolate ou alimento, não devemos deixar de higienizar a boca da forma mais tradicional: escovando bem os dentes da matéria correta pelo menos 3 vezes ao dia", alerta Alessandro. É importante ressaltar também a importância das visitas ao seu dentista periodicamente.

Sobre Dr. Alessandro Silva
Dr. Alessandro Silva é diretor da Interclin. Mestre e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela UNICAMP e tem Doutorado em Cirurgia e Traumatologia BMF pela USP. O especialista é também Pós-Graduado em Cirurgia Ortognática em um dos maiores centros de deformidades dentofaciais dos Estados Unidos e do mundo (University of Pacifico – Kaiser Permanente Hospital, San Francisco, CA, USA). Atualmente, é diretor da Interclin, clínica especializada em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais e responsável pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Santa Catarina, em SP e do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos.
 
Band

Implante remove alimento do estômago logo após as refeições

Reprodução
Comer demais é uma arte que quase todo mundo domina. Imagine se fosse possível comer tudo o que você quisesse, e, depois de estar satisfeito, retirar uma parte dessa refeição exagerada para não acumular as calorias extras. Ops, isso já é possível
 
O AspireAssist, da Aspire Bariatrics, um aparelho inventado por Dean Kamen e um grupo de médicos, funciona como uma “bomba” que pode “evacuar” ou “drenar” 30% dos alimentos no estômago de uma pessoa 20 minutos após uma refeição.
 
O tubo
A terapia, AspireAssist Aspiration Therapy System, funciona inserindo um tubo no estômago dos pacientes, que pode ser puxado para fora através de uma incisão no abdômen (logo acima do umbigo) e tampado com uma espécie de “chip”.
 
Para começar a terapia de aspiração, o tubo especialmente concebido, conhecido como A-Tube, é colocado no estômago. O tubo é feito de borracha de silicone, é fino e liga o interior do estômago diretamente a uma espécie de chip dimensionado na pele do lado de fora do abdômen.
 
Esse chip possui uma válvula que pode ser aberta ou fechada para controlar o fluxo do conteúdo do estômago. O paciente esvazia uma parte deste conteúdo (você pode decidir onde quer despejá-lo; a privada é uma opção interessante) depois de cada refeição através deste tubo. O processo de esvaziamento é chamado de “aspiração”.
 
O processo
O processo de aspiração deve ser feito cerca de 20 minutos depois da refeição ser consumida, e leva de 5 a 10 minutos para ser completo.
 
20 minutos após uma refeição, o seu cérebro entende que você está satisfeito e a fome passa, mas a comida ainda não foi totalmente digerida no interior de seu estômago.
 
Sendo assim, você pode realizar a aspiração na privacidade de seu banheiro, drenando a comida diretamente no vaso sanitário. Como o processo remove apenas um terço da comida, o corpo ainda recebe as calorias que necessita para funcionar. Você estará 100% satisfeito, mas só absorverá 70% das calorias.
 
Para a perda de peso ideal, os criadores do aparelho sugerem que o paciente aspire após cada refeição principal (cerca de 3 vezes por dia) inicialmente. Ao longo do tempo, conforme os pacientes aprenderem a comer mais saudavelmente, podem reduzir a frequência de aspirações (como se alguém fosse controlar o que come sabendo que pode simplesmente por o excesso pra fora).
 
Assista o vídeo abaixo demonstrando o processo (se você tiver estômago suficiente para tanto:

Desvantagens
Apesar de já ser liberado em alguns países da Europa, o aparelho ainda não têm autorização da Food and Drugs Administration para ser vendido nos EUA (agência que regula a comercialização de remédios e alimentos no país). Isso tem a ver com os riscos envolvidos no processo.
 
Apesar dos testes clínicos de um ano de AspireAssist nos EUA levarem 24 pacientes obesos a perderem cerca de metade do seu excesso de peso (em média 20 kg), o tubo pode entupir por causa de alimentos densos; a drenagem pode causar desidratação ou irritação da parede do estômago; e os “pacientes” podem privar seu organismo de um terço do total de nutrientes essenciais como sódio, potássio e cálcio que estavam na refeição ingerida.
 
Especialistas acreditam que infecções, depressão, suicídio, hipoglicemia grave, deficiência de tiamina extrema, anemia, osteoporose e todos os tipos de outras complicações podem, eventualmente, ser ligadas ao uso do aparelho.
 
Além disso, pode passar pela cabeça de muitas pessoas o fato óbvio de que “cuspir pra fora” o que você comeu se parece mais com um distúrbio alimentar do que uma terapia saudável.
 
Por conta de tudo isso, a AspireAssist alerta que o tratamento deve ser usado em conjunção com um programa de modificação de estilo de vida, e exige cuidado e monitoramento médico abrangente.
 
O programa supostamente combina reuniões de aconselhamento psicológico individuais e em grupo para estimular escolhas alimentares saudáveis, ingestão de porções de tamanhos menores e aumento da atividade física. O programa também oferece dicas para incorporar a aspiração na rotina diária.
 
O que você acha? O aparelho pode ser uma boa solução para a epidemia de obesidade ou é só mais uma tentativa exagerada e dramática de perder peso fácil e rapidamente que tem tudo pra dar errado
 

Remédios para emagrecer são bons ou ruins?

Muitas pessoas que querem perder peso adotam a clássica estratégia “fechar a boca e ir pra academia”, mas têm grande dificuldade com a primeira parte e acabam recorrendo a “medicamentos” para regular o apetite. Será que é uma boa ideia? Depende
 
Remédios para emagrecer
Embora haja uma grande variedade de produtos que prometem fazer com que a pessoa sinta menos fome (como a planta Hoodia gordoni ou extrato de grão de café verde), “há pouca ou nenhuma informação rigorosa em relação à eficácia desse tipo de composto”, alerta o médico Timothy Garvey, professor do Departamento de Ciências da Nutrição da Universidade do Alabama em Birmingham (EUA). “Pessoas que compram esses produtos têm grandes chances de estar jogando dinheiro fora”.
 
Garvey recomenda que procurem orientação médica ao invés de recorrer diretamente e sem orientação a produtos para emagrecer. “Há programas de mudanças de estilo de vida e medicamentos que comprovadamente podem ajudar”.
 
Entre os métodos de “estilo de vida”, a pesquisadora Lauren Whitt, também da Universidade, recomenda três: proteínas de manhã, gordura insaturada e frutas cítricas ao longo do dia.
 
“Há muito tempo se diz que o café da manhã ajuda as pessoas com a fome ao longo do dia, mas ele precisa ter proteína. Ovos brancos ou iogurte com pouca gordura são excelentes fontes de proteína que vão ajudar você a se sentir satisfeito por mais tempo, pois o corpo demora mais para digerir e absorver proteínas”, recomenda Whitt.
 
Quando sentir fome mais tarde, uma porção de gordura insaturada pode ajudar. “Pode soar estranho, mas essa é uma gordura saudável, portanto coma algumas colheradas de manteiga de amendoim ou uma porção de nozes”.
 
Por fim, Whitt sugere que você coma frutas cítricas (como laranja, lima e abacaxi) entre ou mesmo durante as refeições, pois isso ajuda a diminuir os níveis de insulina no organismo (evidentemente, essa sugestão não deve ser seguida por diabéticos, que sofrem justamente com baixa quantidade de insulina). “A insulina regula a quantidade de açúcar no sangue e a metabolização de gorduras, então manter os níveis de insulina sob controle ajuda a lutar com a vontade de comer um doce”.
 
O perigo das anfetaminas
É preciso ter cuidado ao procurar soluções milagrosas para emagrecer. Um caso recente de proibição de produção e comercialização de uma substância usada anteriormente como droga para emagrecimento demonstra a fragilidade de certos medicamentos.
 
Anfetaminas são drogas sintéticas que estimulam a atividade do sistema nervoso central. Edellano, em 1887, foi quem primeiro obteve essa substância em laboratório, que foi utilizada em larga escala durante a Segunda Guerra Mundial para manter soldados acordados e mais ativos no esforço de guerra. Com sua ampla utilização, ficou evidente que as anfetaminas, que se mostraram eficazes para deixá-los mais atentos e confiantes, também diminuíam a sensação de fome e fadiga.
 
Passado algum tempo, porém, as autoridades médicas da Inglaterra verificaram que, sob o efeito dessas drogas, o desempenho dos pilotos ficava seriamente comprometido e proibiram seu uso. Mais tarde, quando a ação das anfetaminas como inibidoras do apetite foi comprovada, elas passaram a ser tomadas por pessoas que queriam perder peso.
 
Uma pesquisa revelou que o Brasil era o maior consumidor mundial de anfetaminas – para cada mil habitantes, nove comprimidos de anfetamina eram consumidos por dia. Essa droga que produz tolerância e traz prejuízos indiscutíveis à saúde agora foi proibida no país.
 
Segundo o Dr. Táki Cordás, dependendo da droga, sua ação pode durar oito, dez ou até doze horas. Passado o efeito, porém, o indivíduo se sente deprimido, angustiado, como se estivesse descarregado, o que provoca a necessidade de consumir de novo um ou mais comprimidos.
 
O ecstasy ou MDMA, sigla dessa droga, é um derivado da anfetamina. As anfetaminas agem não só sobre o cérebro, mas sobre outros órgãos e provocam aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, arritmias, diarreias, gastrite, tremor fino de mãos, boca seca, irritabilidade intensa, etc.
 
Podem, ainda, ser responsáveis por episódios de intestino preso que, muitas vezes, se alternam com crises de diarreia. Certos tipos de anfetaminas podem até provocar mais acidentes vasculares cerebrais, ou derrames, em virtude do grande aumento da pressão arterial que provocam.
 
Por conta de tudo isso, ano passado, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu proibir a venda de parte dos medicamentos inibidores de apetite no país. Foram retirados do mercado os derivados da anfetamina (femproporex, anfepramona e mazindol), geralmente usados no tratamento da obesidade.
 
O órgão manteve a permissão da venda da sibutramina com um maior controle (a apresentação, por exemplo, de um termo de informação sobre eficácia e segurança do medicamento, assinado pelo médico e paciente). A droga também não pode ser prescrita por mais de 30 dias e recomenda-se que o paciente tenha IMC (índice de massa corporal) maior do que 30. Existem estudos que indicam que a sibutramina pode aumentar o risco de problemas cardíacos em pacientes com fatores de risco.
 

Human Rights Watch pede banimento de testes de virgindade no mundo

Foto: Kim Ludbrook / EFE 29/8/2005
Virgens candidatas à esposa do rei desfilam em Mbabane, na Suazilândia
Organização baseia-se em manual da OMS que atesta a falta de validade científica do exame
 
Rio - A organização Human Rights Watch (HRW) pediu nesta segunda-feira (01) que a comunidade internacional se esforce para banir testes de virgindade, baseando-se em um novo manual divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os ativistas reiteraram apelo especial para Indonésia, onde provas para a polícia local se valiam da verificação como um dos pré-requisitos para recrutas do sexo feminino.
 
De acordo com o documento da OMS, testes de virgindade não teriam “validade científica” e seriam irrelevantes em termos de saúde pública. A organização da ONU também recomenda que governos nacionais suspendam os exames.
 
A HRW lembra que o teste ainda é aplicado em muitas partes do mundo. No Afeganistão, ele é utilizado rotineiramente em mulheres e meninas acusadas de "crimes morais", tais como vítimas que fogem de violência doméstica e de casamentos forçados. Duas semanas atrás, a HRW informou que "testes de virgindade" são realizados no exame físico dos candidatos do sexo feminino para a polícia indonésia.
 
O Oriente Médio e Norte da África seriam outras regiões onde a prática ainda está em uso. Já a Índia ainda não colocou em prática um novo protocolo que proíbe o teste em sobreviventes de estupro.
 
Testes de virgindade foram reconhecidos internacionalmente como uma violação dos direitos humanos, especialmente pelo "tratamento cruel, desumano ou degradante."
 
O Globo

Diabetes pode acelerar processo de demência

Controle de açúcar aos 50, ajuda o cérebro aos 70
Estudo acompanhou quase 16 mil americanos desde a década de 1980
 
Diabetes na meia-idade pode “envelhecer a mente” por cinco anos e pode acelerar o aparecimento de demência, concluiu um novo estudo da Johns Hopkins Bloomberg Escola de Saúde Pública, em Maryland. A pesquisa foi feita a partir da análise de quase 16 mil pessoas nos Estados Unidos, acompanhadas desde a década de 1980, em que foi possível ver a ligação direta entre a idade e o declínio cognitivo.
 
O levantamento demonstrou que, em média, uma pessoa com 60 anos de idade e com diabetes apresenta um declínio em sua função cerebral de maneira que aparenta ser um idoso de 65 anos e sem diabete.
 
Pessoas com diabetes têm dificuldades para regular os níveis de açúcar no sangue e isto pode causar danos às veias, incluindo as do cérebro. Esta consequência pode justificar a ligação da doença com a demência.
 
— Este estudo contribui para um grande número de evidências que liga a diabetes aos problemas de memória na velhice. Além disso, sugere que o controle dos níveis de açúcar no sangue na meia-idade também pode trazer benefício para o nosso cérebro — afirmou a Dr. Laura Phipps ao site Independent.
 
Os autores do estudo afirmam que a pesquisa mostra que para se ter um cérebro saudável aos 70, é necessário comer direito aos 50. Os resultados foram publicados na revista especializada “Annals of Internal Medicina”.
 
A diabete do tipo 2, a forma mais comum, está intimamente ligada ao excesso de peso e a prática de exercício é a melhor maneira para se prevenir da doença.

O Globo

Receita de sabonete de alecrim, excelente para pele e cabelo

O alecrim tem amplo uso medicinal e também é usado em muitos tratamento de beleza caseiros

O alecrim ainda é muito rico em vitaminas e minerais, como vitamina B6, vitamina B2, vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cálcio e outros antioxidantes.

Graças a essa riqueza nutricional, o alecrim faz maravilhas na pele e no cabelo.

Uma boa receita caseira para a beleza da pele e do cabelo é o sabonete de alecrim. É uma receita natural e muito fácil.

E a ação deste sabonete é realmente muito boa. No cabelo, ele é tônico capilar, antiqueda, ajuda crescer, dá brilho, anticaspa, escurece e fortalece.
 
Na pele, ele ativa circulação, limpa profundamente, é tônico, repousante e relaxante.
 
Vamos fazer o sabonete?
 
Veja como é simples a receita:
 
Sabonete de Alecrim (para pele e cabelo)
 
- Preparar um chá bem forte de alecrim
 
- Derreter em banho-maria sabonetes de glicerina cortado em pedacinhos
 
- Retirar do fogo e adicionar 1 colher de sopa de mel, sempre mexendo
 
- Adicionar o chá de alecrim
 
- Quando tomar consistência, colocar nos moldes (fôrmas) apropriados.
 
Use-o na pele e no cabelo diariamente.
 
Na pele, pode ser duas vezes por dia.
 

Testes gratuitos de HIV são oferecidos em SP até sexta-feira

Arquivo/Agência Brasil: A estimativa é realizar até
sexta-feira aproximadamente 200 mil testes rápidos
Ao todo serão 3.300 unidades de saúde distribuídas em 549 municípios paulistas
 
Em celebração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, acontece até a próxima sexta-feira (5) um mutirão de testes gratuitos para HIV em todo o Estado de São Paulo. A 7ª edição da campanha Fique Sabendo tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus.
 
Ao todo serão 3.300 unidades de saúde distribuídas em 549 municípios paulistas. A estimativa é realizar até sexta-feira aproximadamente 200 mil testes rápidos. Os resultados sairão em cerca de 30 minutos.
 
De acordo com a coordenadora da campanha, Karina Wolffenbuttel, este ano, a campanha conta com uma novidade. Além dos testes rápidos digitais, no qual se coleta uma gota de sangue como material de análise, alguns municípios vão utilizar pela primeira vez o teste rápido por fluido oral.
 
― O exame que utiliza a coleta de fluido oral detecta a presença de anticorpos e o resultado é obtido em 30 minutos. Outra vantagem é que ele pode ser realizado em qualquer lugar. O teste também é simples, rápido e indolor, com a garantia de que será mantida a privacidade e o sigilo de cada resultado.
 
Informações sobre as unidades que estão participando da campanha podem ser obtidas pelo Disque DST/Aids (0800-16-25-50) e no site www.crt.saude.sp.gov.br.

R7

OMS recomenda uso de antirretrovirais após exposição acidental ao HIV

Calcula-se que em 2013 cerca de 2,1 milhões de pessoas contraíram a infecção
 
A OMS (Organização Mundial da Saúde) apresentou nesta segunda-feira (1º) novas diretrizes que recomendam tratar com antirretrovirais pessoas que forem, acidentalmente, expostas ao vírus HIV.
 
No Dia Mundial de Luta contra a Aids, a OMS lembrou que há grupos de pessoas que correm risco de contrair a Aids, mas podem ser conscientes do contágio e, portanto, capazes de tentar evitar contrair o vírus "a posteriori", o que é conhecido como "profilaxias após exposição".
 
Neste grupo de pessoas, estão incluídos os trabalhadores da área da saúde e as vítimas de estupro.
 
Estas recomendações se somam às anunciadas em julho, quando a OMS apresentou diretrizes para prevenir, diagnosticar e tratar grupos como os homossexuais e pessoas que usam drogas, entre outros.
 
Em julho, pela primeira vez, a OMS recomendou que os homens que mantêm relações sexuais com outros homens, além de usar preservativos, tomem antirretrovirais como método de prevenção de contágio da Aids. Testes mostraram que tomando antirretrovirais de forma constante, o risco de contágio cai 92%.
 
A OMS lembrou hoje que, apesar de em 2013 cerca de 13 milhões de pessoas terem acesso aos antirretrovirais, muitas pessoas ainda não contam com serviços de prevenção e tratamento.
 
Atualmente existem 35 milhões de pessoas no mundo que convivem com o HIV, das quais 3 milhões são crianças.
 
Calcula-se que em 2013 cerca de 2,1 milhões de pessoas contraíram a infecção e 1,5 milhão de pessoas faleceram por causa de doenças relacionadas com a Aids. 

EFE / R7

4ª Edição da revista Visa em Debate aborda Alimentação Adequada e Saudável

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz, com o apoio da Anvisa, lançou a 4ª edição do volume 2 da revista Visa em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia
 
O título desta edição é Vigilância Sanitária e a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável: Impasses, Desafios e Perspectivas. O objetivo da publicação é contribuir para o debate do tema alimentos e saúde coletiva, divulgar artigos acadêmicos e científicos inéditos que articulem temas multidisciplinares relativos à sociedade, à ciência e à tecnologia aplicáveis à Vigilância Sanitária.
 
Temas
Por meio de uma chamada pública, foram selecionados 15 contribuições de pesquisadores de diversas regiões do Brasil, nas quais temas como produção artesanal de alimentos, comida de rua, patógenos emergentes, agricultura familiar, vigilância alimentar e nutricional, conflitos de interesses entre governos e setores privados, os embates da regulação, a importância dos processos comunicacionais, entre outros, foram contemplados.
 
Convidados
Os editorialistas convidados para esta edição, Diogo Cunha, Maria Angélica Medeiros e Silvana Jacob ressaltaram que: “frente à realidade brasileira, que carrega vasta diversidade cultural e regional, ao lado de intensas contradições e desigualdades socioeconômicas, a construção de convergências entre a questão alimentar e nutricional e as demandas de regulação sanitária é o grande desafio a ser enfrentado, e este é o ponto de conexão deste temático”.
 
Confira a publicação online no seguinte endereço eletrônico: http://www.visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/issue
 
ANVISA

Conheça as principais complicações da Aids

 Pessoas com a doença estão mais sujeitas a ter problemas cardíacos e hepáticos
 
Nem sempre uma pessoa infectada com o vírus HIV apresenta Aids. "O Vírus da Imunodeficiência Humana pode passar anos sem apresentar qualquer sintoma e sem afetar significativamente o sistema imunológico do portador", explica a infectologista Mylva Fonsi, do Centro de Referência e Treinamento Aids/ DST.

Em outros casos, entretanto, o paciente soropositivo deve ficar muito atento à sua saúde para não deixar que os efeitos colaterais de seus medicamentos e sua deficiência imunológica abram portas para outras doenças, como pneumonia e câncer.
 
A seguir, veja os problemas de saúde são mais comuns entre as pessoas com Aids e as dicas dos especialistas para prevenção de cada um deles:
 
Doenças cardíacas
Segundo o infectologista da Unifesp Jorge Senise,da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), algumas medicações de pacientes soropositivos levam a um aumento da produção de lipídios pelo organismo, o que favorece o aparecimento de doenças cardíacas, como o infarto. Além disso, como o vírus HIV destrói as células de defesa do corpo, acaba afetando todos os sistemas, criando um estado inflamatório crônico que leva à deposição de gordura nos vasos, podendo causar um derrame.                    
 
Doenças hepáticas
Todo medicamento tem efeitos colaterais. "O paciente com HIV toma um coquetel de, pelo menos, três remédios. Por isso, há um risco de toxicidade maior", afirma a infectologista Mylva. Alguns remédios são metabolizados no fígado, que pode ficar sobrecarregado e, consequentemente, perder parte de suas funções. Por isso é essencial aderir ao tratamento e fazer consultas com seu médico regularmente, para ver se há necessidade de trocar o coquetel.
 
Doenças renais
Pessoas com Aids estão mais suscetíveis a doenças renais devido aos processos inflamatórios ocasionados pelo próprio vírus HIV. "Isso, juntamente com os medicamentos, favorece o aparecimento de cálculos renais, podendo levar a perda da função de filtragem dos rins", afirma o infectologista Jorge. Segundo ele, esse e outros problemas podem ser solucionados se houver monitoramento constante do paciente.
 
Danos nos nervos
"Os processos inflamatórios desencadeados pelo vírus HIV afetam principalmente os nervos periféricos, ligados à sensibilidade do paciente", esclarece Mylva. De acordo com a especialista, os primeiros sintomas dessa inflamação são formigamento e dor. Por isso, logo que eles forem identificados, o paciente deve buscar ajuda profissional.
 
Doenças oculares
Pela baixa da imunidade da pessoa com Aids,, ela fica exposta a diversas complicações de saúde. "Entram nesse grupo as chamadas doenças oportunistas, como a retinite, inflamação da retina" explica Mylva. É fundamental reportar esses e outros sintomas ao infectologista.
 
Câncer
Segundo Jorge Senise, pessoas com HIV têm lidado cada vez melhor com as doenças oportunistas, decorrentes da imunodeficiência, agora o maior desafio é vencer neoplasias relacionadas ao vírus. "O câncer de linfoma é um dos mais comuns pessoas com Aids e, como o sistema imunológico está muito fraco para eliminar as células tumorais, ele pode se desenvolver rapidamente se não houver tratamento", complementa. É bom lembrar também que alguns hábitos estão diretamente relacionados ao aumento do risco de desenvolver câncer, como o tabagismo e o sedentarismo.
 
Pneumonia
Tosse, falta de ar e febre são alguns dos sintomas de uma doença oportunista típica de pessoas imunodeprimidas: a pneumonia causada por Pneumocystis jiroveci. Causada por um fungo, a doença não consegue se desenvolver em pessoas saudáveis e com sistema imunológico forte, mas pode levar pessoas fragilizadas à morte, se não tratada.
 
Minha Vida

Concurso Tribunal de Contas de São Paulo

O Tribunal de Contas de São Paulo divulgou nesta sexta-feira (31) o edital de concurso público para 31 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários são de R$ 4.277,43 e R$ 10.924,72, respectivamente.

 Do total das oportunidades, 3 são reservadas para pessoas com deficiência.

Os cargos de nível superior são para agente de fiscalização financeira – informática nas áreas de infraestrutura de TI, segurança da informação, sistemas, gestão de projetos e governança de TI.

As vagas de nível médio são para auxiliar de fiscalização financeira – informática.

Os candidatos podem se inscrever no período de 17 de novembro e 23 de janeiro de 2015 pelo site www.vunesp.com.br. A taxa é de R$ 65,70 para nível médio e R$ 86,70 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 8 de março de 2015, na cidade de São Paulo.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado por igual período.

Concurso Tribunal de Contas de Minas Gerais

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) prorrogou as inscrições do concurso para duas vagas em cargo de nível superior. O salário é de R$ 25.260,19.

As vagas disponíveis são para o cargo de auditor.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de dezembro pelo site www.gestaodeconcursos.com.br. A taxa é de R$ 220.

A prova objetiva está prevista para o dia 11 de janeiro de 2015. A segunda etapa, que é composta por duas provas escritas, deve ser realizada nos dias 7 e 8 de março. Na terceira etapa, haverá ainda avaliação de títulos.

O concurso terá 2 anos de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Três Lagoas - MS

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas divulgou edital para dois concursos públicos com 367 vagas ao todo para cargos da administração municipal. Os salários variam de R$ 727,47 a R$ 5 mil, de acordo com o cargo pretendido.

 No Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul é possível ver os editais (acesse o edital).

 Há vagas para os cargos de nível fundamental completo, nível médio e nível superior. As principais oportunidades são para a área de saúde e educação. Há vagas para professor de nível fundamental de artes, educação física e inglês e para professor da educação infantil.

Há ainda oportunidades para administrador, arquiteto, assistente social, auditor tributário fiscal, cirurgião dentista, contador, economista, educador físico, educador social, endodontista, enfermeiro, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro financeiro, farmacêutico bioquímico, fiscal ambiental, fiscal de vigilância sanitária, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médicos de diversas especialidades, agente administrativo, agente técnico de vigilância sanitária, agente municipal de trânsito, atendente de farmácia, auxiliar administrativo, auxiliar de contabilidade, auxiliar de fiscal ambiental, fiscal de meio ambiente, auxiliar de saúde bucal, contabilista, cuidador plantonista, fiscal de defesa do consumidor, fiscal de posturas, motorista, operador de motoniveladora, técnico administrativo, técnico administrativo plantonista de regulação, entre outros.

As inscrições devem ser feitas de 7 de novembro a 9 de dezembro, apenas pela internet, no site da organizadora do concurso. A taxa é de R$ 50 para cargos de nível fundamental completo, R$ 70 para nível médio e R$ 100 para nível superior.

O certame será composto de provas escritas objetivas, prova prática para o cargo de motorista e prova de títulos. A prova escrita objetiva será aplicada no dia 1º de fevereiro de 2015.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Queimadas - PB

A prefeitura de Queimadas, no Agreste da Paraíba, publicou edital na segunda-feira (10) para realização de concurso com 182 vagas na administração municipal. Há vagas para candidatos com todos os níveis de escolaridade. Inicialmente, a prefeitura do município havia informado que a previsão era que fossem oferecidas 186 vagas, no entanto, com a publicação do edital, o número total de vagas foi reduzido para 182. Do total de postos, 24 são reservados para pessoas com deficiência.

Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 7.643, a depender do cargo escolhido. A maioria das vagas é para cargos nas áreas de saúde e educação, mas também há oportunidades para agentes administrativos, motoristas, vigilantes e auxiliar de serviços gerais.

As inscrições podem seguem abertas até o dia 18 de dezembro, até 22h59 (horário local) no site da empresa organizadora do concurso, a Conpass. O período de pedido de isenção vai de 17 a 28 de novembro.

A taxa de inscrição custa R$ 50 para cargos de nível fundamental (completo ou incompleto); R$ 70 para cargos de nível médio ou técnico e R$ 100 para cargos de nível superior.

Conforme o edital, as provas objetivas vão acontecer no dia 25 de janeiro de 2015. No caso das vagas para professor, também haverá prova de títulos. A previsão é que o resultado final do concurso seja publicado no dia 20 de abril de 2015.

O concurso terá validade de dois anos a contar da data da homoligação do resultado, prorrogável por mais dois anos.

Concurso Prefeitura de Ouro Preto do Oeste (RO)

A Prefeitura de Ouro Preto do Oeste (RO), município distante 332 quilômetros de Porto Velho, está com inscrições abertas para preenchimento de cadastro e reserva. Ao todo são 630 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. O edital para o processo está disponível na internet.

O objetivo é realizar cadastro de reserva para vagas como arquiteto, nutricionista, psicólogo, médico, motorista, técnico de enfermagem, dentre outros. Os salários previstos, caso o candidato seja convocado, vão de R$ 724,00 a R$ 1.867,10, em jornadas de até 40 horas semanais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de dezembro através do site www.institutoexatus.com, sob taxa de R$ 80 para candidatos de nível superior; R$ 50 para nível médio e R$ 40 para ensino fundamental. Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas na sede do Instituto Exatus, situado à Rua Julio Guerra, 2041, Bairro Dois de Abril, em Ji-Paraná (RO) e pelo telefone (69) 3421-7923.

Concurso Prefeitura de Içara - SC

A Prefeitura de Içara (SC) abriu  as inscrições dos concursos públicos para 409 vagas em cargos de nível fundamental completo e incompleto, médio/ técnico e superior em caráter temporário. Os salários vão de R$ 443,40 a R$ R$ 10.641,45.

Os cargos de nível superior são para advogado, arquiteto, assistente social, engenheiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, veterinário, nutricionista, psicólogo, assistente técnico pedagógico, monitor de sistema de informática, professor, cirurgião-dentista, enfermeiro, médico, psiquiatra, pedagogo e terapeuta ocupacional.

As vagas de nível médio/ técnico são para agente de autoridade de trânsito, assistente administrativo, auxiliar de compras, auxiliar de mecânico, auxiliar de eletricista, eletricista, motorista, técnico agrícola, técnico em atendimento, técnico em manutenção de computadores, técnico em segurança do trabalho, telefonista, auxiliar de fiscalização, artesão, auxiliar em saúde bucal, educador social, monitor de artesanato, monitor de dança, monitor de música, recepcionista, técnico de enfermagem e técnico em saúde bucal.

Os postos de nível fundamental são para coveiro e mecânico.

Para nível fundamental incompleto, as vagas são para agente de serviços gerais, operador de máquina e merendeira.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de dezembro somente pelo site http://icara.fepese.org.br. A taxa varia de R$ 50 a R$ 100.

As provas escritas estão previstas para o dia 21 de dezembro. Em 22 de fevereiro, serão realizadas as provas práticas e de aptidão para os cargos que exigirem. Ainda haverá avaliação de títulos para professores e cirurgiões-dentistas.

O concurso geral terá 1 ano de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período. Os de administração, educação e da Fundação do Meio Ambiente, de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Polícia Militar de Minas Gerais

A Polícia Militar de Minas Gerais abriu edital para concurso público com 69 vagas de nível médio/técnico. O salário inicial é de R$ 2.722,37. As inscrições vão de 8 de dezembro a 8 de janeiro de 2015.

O processo seletivo vai selecionar candidatos para o Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças Especialistas (QPE), com início em agosto de 2015. As vagas, para ambos o sexo, são destinadas para as categorias de músicos e auxiliar de saúde (técnico de enfermagem, auxiliar de farmácia e auxiliar em saúde bucal). O curso tem duração de 11 meses, com dedicação exclusiva, incluindo atividades noturnas e no finais de semana. Não haverá reserva de vagas para portadores de necessidades especiais.

A remuneração básica inicial para o Soldado de 2º Classe é R$ 2.722,37. Para o cargo de Soldado de 1º Classe, a remuneração básica atual é R$ 3.182,00. Os valores serão reajustados em dezembro de 2014 (12%) e abril de 2015 (15%).

O valor da taxa de inscrição é R$ 62,46. O processo seletivo é divido em quatro partes e inclui provas de conhecimento e redação no dia 1º de fevereiro de 2015, além de prova prática da especialidade, exames psicológicos e de saúde, teste de capacitação física e exame toxológico. A divulgação do resultado final acontecerá no dia 13 de julho de 2015.

Concurso Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais abriu concurso público para 30 vagas no Curso de Formação de Oficiais (CFO) de 2016. São 27 vagas para homens e 3 para mulheres. O salário é de R$ 5.769,42 durante o curso, na graduação de cadete do primeiro ano, e passa a R$ 8.874,59 após o curso de 3 anos, com promoção de segundo-tenente.

Durante o curso de formação o cadete terá direito, além da remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, estando sujeito, além das normas aplicáveis aos militares estaduais.

O candidato deve ter nível médio completo, idade entre 18 e 30 anos (ter nascido entre 01/02/1998 e 01/02/1986), altura mínima de 1,60m e não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível.

As inscrições serão recebidas de 12 de janeiro a 19 de fevereiro de 2015 pelo site www.idecan.org.br. A taxa é de R$ 175,00. Haverá postos de inscrições presenciais em Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares, Montes Claros, Uberaba, Varginha e Divinópolis.

O processo seletivo terá prova objetiva de conhecimentos e prova de redação, exames de saúde preliminares e complementares, exame psicológico, teste de avaliação física e exame toxicológico.

A prova objetiva e de redação será no dia 15 de março de 2015. O início do curso de formação será no dia 1 de fevereiro de 2016.

Concurso Conselho Regional de Psicologia da 12 Região

O Conselho Regional de Psicologia da 12ª Região (CRP-12) publicou edital de concurso público visando a contratação temporária de 235 profissionais para funções de psicólogo e assistente administrativo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de janeiro de 2015 pela internet, no site da organizadora A taxa é de R$ 45 para os cargos de nível médio e R$ 55 para os cargos de nível superior.

 São 235 vagas em cargos de níveis médio e superior, sendo 5 imediatas e 230 para formação de cadastro de reserva a serem distribuídas nas cidades de Florianópolis e Chapecó.

Os três cargos imediatos são para auxiliar administrativo, que exige nível médio completo e tem salário de R$ 1,5 mil e duas vagas na função de psicólogo assistente técnico, que exige nível superior em psicologia e tem remuneração de R$ 2,5 mil.

A prova objetiva será realizada nas cidades de Florianópolis e Chapecó, em 25 de janeiro de 2015, em horário e local divulgados no site da organizadora, e no comprovante definitivo de inscrição, que será disponibilizado em 19 de janeiro de 2015. O resultado final será publicado no site na data provável de 23 de março de 2015.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final. Ao final deste período, o mesmo pode ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba - PB

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PB) divulgou  um aditivo do seu concurso destinando 20% das vagas para negros e pardos. Em números absolutos, a cota representa duas vagas na cota racial e mais uma para pessoas com deficiência, todas no cargo de agente administrativo em João Pessoa, que oferece, no total, nove vagas. De acordo com o aditivo, os candidatos terão que preencher uma declaração e participação pela cota.

O aditivo ainda reabre prazo para inscrição no concurso, começando nesta quarta-feira e seguindo até o dia 5 de dezembro, e remarca a prova, que aconteceria no domingo (23), para o dia 11 de janeiro. Veja o aditivo completo e o modelo de declaração na participação das cotas.

Segundo a organizadora, 8.090 candidatos se inscreveram no concurso no primeiro prazo de inscrições. O cargo mais concorrido é de auxiliar administrativo em João Pessoa, com 697,56 inscritos para cada vaga. Veja os detalhes da concorrência com os atuais inscritos.

O edital oferece 15 vagas: são dez para assistente administrativo, sendo 9 em João Pessoa e uma em Campina Grande, exigindo nível médio ou técnico completo, com salário de R$ 2.170,57. As outras cinco vagas são para profissionais de nível superior e estão distribuídas entre advogados (duas), contador (duas) e enfermeiro (uma), todos para atuação em João Pessoa.

A prova objetiva será acompanhada de prova discursiva para os candidatos às vagas de advogado e enfermeiro. Para as vagas de nível superior também haverá análise de títulos.

Prefeitura de Apiacás - MT anuncia processo seletivo

Com oferta de 24 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Apiacás, no estado do Mato Grosso, lançou edital nº 004/2014 para realização de processo seletivo.
 
A carga horária é de 20, 30 e 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 610,57 e R$ 11.395,00. Do total de vagas, 5% são reservadas a candidatos portadores de necessidades especiais.
 
As chances são para os cargos de Professor, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Bioquímico, Fisioterapeuta, Odontólogo, Auxiliar de Serviços Gerais, Médico Clínico Geral, Assistente Social (NASF), Nutricionista (NASF), Psicólogo, Assistente Social e Educador Físico (NASF).
 
Inscrição
As inscrições estarão abertas no período de 15 a 23 de dezembro de 2014, na Prefeitura de Apiacás – Departamento de Tributação e Fiscalização, situado na Avenida Brasil, n° 1059, Bairro Bom Jesus, Apiacás – MT, no horário das 8h às 12h de segunda a sexta-feira.
 
As inscrições para candidatos a cargos de ensino fundamental custarão R$ 15,00; para os de nível médio serão de R$ 25,00 e as de nível superior R$ 45,00.
 
Prova
O processo seletivo compreenderá as seguintes fases: prova objetiva e de títulos, sendo esta última somente para o cargo de professor.
 
A contagem dos pontos das provas de títulos serão realizadas no dia 24 de dezembro de 2014 às 08h, na Secretaria Municipal de Educação e publicado no site www.diariomunicipal.com.br/amm-mt e www.apiacas.mt.gov.br.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 04 de janeiro de 2015, no turno da manhã das 8h  às 11h.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério da administração.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 1 de dezembro de 2014.
 
Salário
A remuneração pode chegar às cifras dos R$ 11.395,00, a depender da função concorrida.

Concurso Prefeitura de Santana dos Garrotes - PB

A Prefeitura de Santana dos Garrotes, no estado da Paraíba, divulgou o edital de concurso público, através do qual pretende suprir 29 vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração prevista para os contratados pode chegar até R$ 5.500,00, em jornadas de 30 e 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de operador de máquinas, motorista agente de combate a endemias, técnico em edificações, técnico em enfermagem, médico clínico geral, enfermeiro, odontólogo, psicólogo, engenheiro civil, professor, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 08 de dezembro de 2014 a 11 de janeiro de 2015, através do site www.conpass.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 45,00 a R$ 65,00.
 
Os inscritos serão avaliados através de provas objetiva, prática e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 22 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem informados antecipadamente.
 
O concurso público, que será executado pela  CONPASS – Concursos Públicos e Assessorias, terá validade de 02 anos a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso PMES

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) publicou edital nº 001/2014 referente ao concurso público para os interessados em ingressar no Curso de Adaptação de Oficiais de Saúde (CADOS). Ao todo, foram destinadas 39 vagas em cargos cujo subsídio bruto oferecido é de até R$ 6.835,14.
 
Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 147,00, serão admitidas exclusivamente via internet, no site www.funcab.org, solicitada até as 23h59min do dia 30 de dezembro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Seleção
O concurso será composto de exame intelectual (prova objetiva), entrega de documentação básica e aferição da idade máxima, entrega e aferição dos títulos para classificação parcial, exame físico, exame psicossomático (avaliação psicológica), exame de investigação social, exame de saúde, entrega de documentação para fins de classificação final, classificação final e apresentação para matrícula no Curso de Adaptação de Oficiais de Saúde (CADOS), nomeação no posto de 1º Tenente da PMES e encerramento do concurso.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 8 de fevereiro de 2015, em horário e local disponíveis no site www.funcab.org com antecedência mínima de cinco dias da data de realização da prova.
 
O gabarito oficial preliminar provavelmente será divulgado no site www.funcab.org, a partir das 20h de 10 de fevereiro de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
As demais etapas do concurso serão divulgadas por meio de edital específico. A FUNCAB disciplinará a data, o horário e o local de entrega da documentação básica, composta pela cédula de identidade ou documento com o qual realizou a inscrição (fotocópia com original para conferência) e o Cadastro de Pessoa Física – CPF (fotocópia com original para conferência).
 
Validade
O prazo de validade deste concurso público será de dois anos, prorrogáveis por igual período.

Prefeitura de Presidente Venceslau - SP promove processo seletivos

A Prefeitura de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, divulgou dois editais de processo seletivo (nº 002 e 003/2014). O objetivo é contratar três profissionais de ensino superior, além de formar cadastro de reservas. O salário previsto para os contratados vai de R$ 7.500,00 a R$ 10.000,00.
 
As vagas são para médicos, para atuar como clínico geral - sistema penitenciário e médico ESF, em jornadas de 20 e 40 horas semanais.
 
Os interessados podem realizar suas inscrições até o dia 07 de dezembro de 2014, através do site www.consesp.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 20 de dezembro de 2014, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
Os processos seletivos, que está sob a responsabilidade da empresa Consesp, terá validade pelo prazo de um ano,  contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Cerro Grande

A Prefeitura de Cerro Grande, no estado do Rio Grande do Sul, tornou público o edital de processo seletivo nº 01/2014, o mesmo visa a contratação de sete profissionais de ensino médio completo. A remuneração prevista vai de R$ 716,16 a R$ 912,78.
 
As chances são para os cargos de agente de saúde e visitador do PIM, a carga horária a ser cumprida é de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 10 a 22 de dezembro de 2014, através do site www.omniconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82,05.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 18 de janeiro de 2015, em horário e local a ser divulgado antecipadamente.
 
O concurso público, que será executado pela empresa Omni Concursos, terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do certame, a critério da administração da Prefeitura do Município de Cerro Grande/RS.

Concursos Prefeitura de Bebedouro - SP

Abertos editais n°s 01, 02 e 03/2014 de concurso público da Prefeitura de Bebedouro, no estado de São Paulo. O concurso será organizado pela empresa Persona Capacitação, Assessoria e Consultoria, que buscam ingresso de pessoal em diversos cargos da municipalidade com 406 oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade.
 
De acordo com os editais, das 406 vagas abertas, 54 serão reservadas aos candidatos negros e pardos e 37 aos portadores de deficiência. Os salários variam de R$ 10,41 por hora/aula para professores até R$ 2.958,13 mensais.
 
As chances são para os empregos de Professor de Educação Infantil 0 a 3 anos (98), Professor de Educação Infantil 4 a 5 anos (6), Professor de Ensino Fundamental de 1º ao 5º (13), Professor de Inglês (1), Diretor de Escola (2), Secretário de Escola (2), Oficial de Escola (20), Inspetor de Alunos (7),  Auxiliar de Serviços Gerias (28), Atendente (14), Técnico em Enfermagem (42), Técnico de Imobilização Ortopédica (2), Assistente Social (7), Psicólogo (7), Fisioterapeuta (7), Enfermeiro Padrão (21), Médico Infectologista (1), do Trabalho (1), Geriatra (1), Ortopedista (1), Ginecologista/Obstetra (1), Cardiologista (1), Endocrinologista (1), Dermatologista (1), Reumatologista (1), Anestesista (1), Neurologista (1), Psiquiatra (1), Psiquiatra Infantil (1), Urologista (1), Pneumologista (1), Radiologista (1), Pediatra (1), Clínico Geral (1), Cirurgião (1), Oftalmologista (1), Otorrinolaringologista (1), Ultrassom Ginecológico (1), Farmacêutico (1), Braçal (28), Coletor de Lixo (7), Cozinheiro (7), Motorista "D" (12), Açougueiro (2), Pedreiro (4), Padeiro (2), Guarda Civil Municipal (35), Assistente Técnico de Planejamento (3), Procurador Jurídico (3) e Engenheiro de Segurança do Trabalho (1).
 
A inscrição será realizada exclusivamente através de formulário de inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, até às 22h do dia 26 de dezembro de 2014. A taxa de inscrição varia entre R$ 15,00 e R$ 50,00.
 
O concurso terá aplicação de provas objetivas, para todos os cargos, além de prova de títulos para Professores, teste de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social para o cargo de Guarda Civil e prova prática para os cargos de Coletor de Lixo, Cozinheiro, Açougueiro, Padeiro e Motorista.
 
A realização da prova objetiva está prevista para os dias 25 de janeiro e 01 de fevereiro de 2015, em local e horário a ser divulgado após a homologação das inscrições.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por até igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Bebedouro.

Concurso UFAM

Abertas as inscrições do concurso público n° 66/2014 da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), voltado ao provimento de 51 vagas docentes, sendo 03 delas para pessoas com necessidades especiais. Todos os profissionais atuarão em jornadas semanais de 40h, sob regime de Dedicação Exclusiva, por remunerações que variam de R$ 4.177,29 a R$ 8.717,64.
 
As oportunidades estão distribuídas entre as classes de Auxiliar, Assistente e Adjunto, nível I, nas Faculdades de Educação (Faced), Odontologia (FAO), Ciências Agrárias (FCA), Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Estudos Sociais (FES) e Tecnologia (FT) e nos Institutos de Ciências Exatas (ICE) e de Ciências Humanas e Letras (ICHL), em diversas áreas.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 05 de janeiro de 2015, das 9h às 11h e das 14h às 17h, na respectiva secretaria, com entrega dos documentos listados no certame e pagamento das taxas de R$ 76,00 a R$ 166,00, conforme o cargo.
 
Haverá provas escritas e didáticas, eliminatórias e classificatórias, bem como prova de títulos apenas classificatória, conforme detalhado no edital de abertura.

Prefeitura de Laguna - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Laguna, Santa Catarina, divulgou editais n°s 13 e 14/2014 de processo seletivo, com o objetivo de contratar 14 profissionais em funções de níveis Fundamental, Médio e Superior, bem como formar cadastro reserva. A instituição organizadora é a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa, Extensão da Unisul – Faepesul.
 
Os aprovados deverão atuar em jornadas semanais de 40 horas, com remunerações que vão de R$ 724,00 até R$ 6.892,82, de acordo com a função.
 
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Médico Clinico Geral, Auxiliar de Consultório Dentário, Odontólogo nas especialidades de Clínico Geral, Bucomaxilofacial, Periodentista e Odontólogo/Disfunção Temporomandibular.
 
As inscrições seguem abertas até o dia 12 de dezembro de 2014, e devem ser efetuadas por meio do site da organizadora, www.faepesul.org.br. As taxas variam de R$ 50,00; R$ 70,00 ou R$ 100,00.
 
Um posto de atendimento aos candidatos está disponível na Secretaria de Saúde, localizada na Travessa Antônio Maria, no centro (ao lado do Centro Administrativo Tordesilhas). O horário de atendimento é das 13h às 17h.
 
As provas serão aplicadas provavelmente no dia 21 de dezembro de 2014, em local a ser definido.
O processo seletivo será válido por um ano, com possibilidade de prorrogação, a critério do Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Taiúva - SP

Com a intenção de preencher 41 vagas e formar cadastro de reserva em empregos que exigem ensino fundamental, médio ou superior, a Prefeitura de Taíuva, estado de São Paulo, abriu edital n° 01/2014, com normas para realização de concurso público que tem salários de até R$ 5.472,00.
 
O concurso será executado por meio da empresa UNISIN - Elaboração de Concursos e Desenvolvimento da Cultura - Eireli.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente através do endereço eletrônico www.conrio.com.br, até às 24hs do dia 21 de dezembro de 2014. O valor da inscrição varia entre R$ 25,00 e R$ 50,00.
 
As chances são para os empregos de Agente de Serviços Gerais, Técnico em Enfermagem, Motorista "D", Professor, Professor de Educação Artística, Professor de Educação Física, Professor de Sala de Recursos Multifuncionais, Agente Comunitário de Saúde I, Assistente Social, Enfermeiro, Procurador Jurídico, Professor de Oficina de Música, Professor de Acompanhamento Pedagógico, Professor de Ciências e Psicólogo.
 
Serão aplicadas provas objetivas para todos os candidatos, além de prova prática para Motorista e prova de títulos para Professores. As provas objetivas, práticas e de títulos serão realizadas provavelmente no dia 11 de janeiro de 2015 em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições.
 
O caderno de prova estará disponível no endereço eletrônico www.conrio.com.br, por um período de 72 horas, contados a partir do momento da publicação do gabarito oficial.
 
A validade do concurso público será de 2 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Taíuva.

Concurso Prefeitura de Coronel Macedo - SP

A Prefeitura de Coronel Macedo, no estado de São Paulo, lançou editais de concurso público n° 01/2014 e processo seletivo n° 02/2014, com a finalidades de preencher 38 vagas e formar cadastro reserva em empregos que exigem ensino fundamental, médio e superior na administração. Os vencimentos dos cargos variam entre R$ 724,00 e R$ 3.121,99.
 
O concurso oferta 30 vagas para enfermeiro, médico veterinário, psicólogo, fonoaudiólogo, médico, advogado, professor de arte, assistente administrativo, eletricista, agente de licitação, auxiliar de consultório dentário, mecânico, operador de máquinas, técnico em enfermagem, motorista, monitor de alunos, agente comunitário, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de creche e borracheiro.
 
Já o processo seletivo conta com 8 vagas para enfermeiro, professor de arte, professor de educação física, professor de língua estrangeira, professor, monitor de aluno e agente comunitário.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 14 de dezembro de 2014, exclusivamente pela internet, através do site www.primeconcursospublicos.com.br. A taxa varia de R$ 23,00 e R$ 43,00 de acordo com a função escolhida.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 28 de dezembro de 2014, às 9h, em local a ser divulgado. O gabarito da prova objetiva (escrita) será publicado no site www.coronelmacedo.sp.gov.br, dia 30 de dezembro de 2014.
 
A classificação geral sairá no dia 16 de janeiro de 2015, através do site: www.coronelmacedo.sp.gov.br e no  www.primeconcursospublicos.com.br.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura de Coronel Macedo.

Escola e saúde devem ter atuação direta na prevenção à aids, dizem especialistas

Especialistas e representantes de organizações da sociedade civil e de governos discutiram ontem (1°) o aumento de casos de aids entre os jovens no país
 
A iniciação sexual precoce dos jovens e a falta de informação qualificada sobre a doença foram algumas das hipóteses levantadas. Debatedores avaliaram que a escola e a área de saúde precisam atuar mais diretamente junto aos jovens para reverter esse quadro.
 
O gerente de Conteúdo do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, João Geraldo Netto, disse que uma das possibilidades para o crescimento no número de casos registrados entre jovens é a impressão que eles têm de que a doença não é mais uma grande ameaça. Ele avalia também que o tema está perdendo espaço na mídia.
 
“A aids está sendo pouco discutida e ainda é uma doença que mata muita gente. Os jovens estão sendo mais afetados, e acredito que isso pode estar relacionado à falta de visão que eles estão tendo sobre a doença e ao fato de ter medicamentos com bons resultados. Mas ainda estamos pesquisando o que pode estar acontecendo”, disse.
 
Outra hipótese apontada por João Geraldo é que uma mudança na metodologia de notificação da doença, iniciada há um ano, pode ter aumentado o número de notificações, mas não de casos novos de contaminação entre os jovens.
 
O gerente de DST/Aids da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Sérgio D'ávilla, considera que atualmente os jovens têm acesso a muita informação, mas essa informação não se transforma necessariamente em educação. Para D'Ávilla, a escola e a área da saúde têm papel importante em qualificar a informação sobre a prevenção à doença e na promoção do debate. “Um dos desafios pode ser potencializar essa capacidade de disseminar a informação, também, como um processo em que as pessoas possam sentar, discutir e refletir. A escola tem grande tarefa em puxar a discussão e abrir para a comunidade. A saúde também tem que ir à comunidade”.
 
O presidente da organização não governamental (ONG) Elos, Evaldo Amorim, cobrou a elaboração de campanhas direcionadas ao público jovem. “Precisamos saber fazer a comunicação com os jovens, temos um oceano de informações, mas comunicar com essa galera é o desafio. Como queremos fazer esse índice cair, se não temos campanhas específicas voltadas a esse público específico?”, disse.
 
O psiquiatra e comunicador Jairo Bouer também destaca a necessidade de uma mensagem direcionada aos jovens e qual o melhor canal de comunicação para atingir de forma eficaz esse público. “Estamos conseguindo falar com esse público, entrar nas escolas, naturalizar esse papo? Como vamos lidar com a informação para eles, por meio da televisão, das redes sociais?”, pergunta Bouer.
 
Representando os jovens no debate, Pedro Mazzotti, da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids, acredita que os relacionamentos pouco duradouros dos jovens, a troca constante de parceiros sexuais e o uso de álcool e drogas são alguns dos fatores que podem contribuir para a ampliar o número de casos de HIV/aids entre os jovens. Ele também cobrou mais participação dos serviços de saúde e das escolas para a conscientização da população dessa faixa etária. “A escola não conhece o posto de saúde que está ao seu lado e não conhece as ações que ele tem para prevenção e combate à aids”.
 
A campanha lançada hoje pelo Ministério da Saúde tem como alvo o público jovem e estimula a prevenção, a testagem e o tratamento da aids. De acordo com dados do ministério, em 2004 foram notificados 3.453 casos de aids entre jovens de 15 a 24 anos. Em 2013, foram 4.414 notificações.

Levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que as notificações de casos de aids entre os jovens paulistas, com idade entre 15 e 24 anos, aumentaram 21,5% nos últimos sete anos.
 
Com o tema Por que a Aids Cresce entre os Jovens?, o debate ocorreu neste Dia Mundial de Luta contra a Aids, em Brasília, e foi promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o objetivo de disseminar a importância da prevenção à aids e do diagnóstico precoce.

Agência Brasil

Incidência de aids entre jovens homossexuais preocupa ministro da Saúde

Apesar da tendência de estabilização do número de pessoas com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) no Brasil, o Ministério da Saúde registrou aumento da incidência do vírus em alguns grupos da população
 
“Vemos maior prevalência de casos no Rio Grande do Sul, uma tendência de aumento no Norte e Nordeste do país e uma tendência de aumento importante entre os mais jovens de 15 a 24 anos, em particular entre meninos jovens que fazem sexo com meninos jovens”, explicou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, na tarde de ontem (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids.
 
Dados divulgados pelo ministro da Saúde mostram que 734 mil pessoas vivem com HIV no Brasil.
 
Do total, 589 mil foram diagnosticadas e 145 mil ainda não sabem que têm o vírus. A incidência do vírus no país é 20,4 casos por grupo de 100 mil habitantes, mas a equivalência sobe para 41,3 no Rio Grande do Sul e para 33,4 no Amazonas. A incidência é maior no público masculino que no feminino, com 26,9 e 14,1 casos em 100 mil habitantes, respectivamente.
 
Entre os jovens que têm entre 15 e 24 anos a incidência tem aumentado, passando de 9,6 casos por 100 mil habitantes em 2004, para 12,7 casos por 100 mil habitantes em 2013. Ao todo, 4.414 novos jovens foram detectados com o vírus em 2013, enquanto em 2004 eram 3.453.
 
A nova campanha do Ministério da Saúde é voltada para prevenção, testagem e tratamento, e tem como público-alvo os jovens. Usando a gíria #partiuteste, a campanha também vai ter material segmentado para a população jovem de gays e travestis. “Camisinha, teste e tratamento é a estratégia central que estamos trabalhando, e [a campanha] vai trabalhar o tempo inteiro com a prevenção combinada de uso do preservativo, testagem e tratamento”, disse Chioro.
 
Ao todo, 0,4% da população brasileira tem HIV/Aids, mas quando observado o panorama em públicos específicos, esse número é maior. Entre gays e homens que fazem sexo com homens maiores de 18 anos, 10,5% das pessoas têm o vírus, na população que usa crack, 5% têm o vírus.
 
Depois que um protocolo do Ministério da Saúde incluiu pessoas sem sintomas, mas com HIV, no tratamento com antirretrovirais, aumentou 29% o número de novos pacientes se tratando entre 2013 e 2014. Até dezembro do ano passado, o tratamento só era oferecido a quem tinha alta carga viral.
 
Desde a publicação do protocolo, 61.221 pessoas começaram o tratamento. Segundo o ministério, a mortalidade pela aids caiu 67,3% nos últimos dez anos.
 
Uma forma de prevenir a doença em grupos com maior exposição ao vírus, como profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens, está sendo estudada pelo Ministério da Saúde. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, a eficácia da prevenção com antirretrovirais já foi comprovada, mas dois grupos brasileiros estão estudando se pessoas sem o vírus vão se dispor a tomar os remédios de forma preventiva, sem ter o vírus. É possível que até a metade de 2015 essa prevenção esteja disponível na rede pública.
 
O Ministério da Saúde lançou hoje o Fundo Nacional de Sustentabilidade para organizações da sociedade civil que trabalham no campo das DST/Aids (doenças sexualmente transmissíves/aids) e hepatites virais. A meta do fundo é arrecadar recursos da inciativa privada para financiar projetos sociais. O fundo será gerido por um grupo ligado a Universidade Federal de Santa Catarina.
 
Agência Brasil

Mulheres são mais vulneráveis ao HIV e sofrem mais preconceito

A aids é mais recorrente entre homens do que entre mulheres, no Brasil, mas a diferença vem diminuindo ao longo dos anos, segundo o Ministério da Saúde
 
Em 1989, a proporção era de seis casos de aids no sexo masculino para cada caso no sexo feminino. Em 2011, a equivalência baixou para 1,7 caso em homens para cada caso em mulheres - de uma proporção de 500% caiu para 70%.
 
Ontem (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, a diretora da Federação Internacional de Planejamento Familiar, Carmen Barroso, destacou que também é preciso atentar para a questão de gênero quando o assunto é saúde. Em entrevista à Agência Brasil, ela afirmou que as mulheres são mais vulneráveis à doença, e as soropositivas sofrem mais preconceito.
 
“O mais importante é a vulnerabilidade social do que a vulnerabilidade biológica, porque a menina sente muito mais pressão para ter uma relação sexual sem proteção do que o rapaz. O rapaz tem mais controle se usa ou não uma camisinha”, destacou Carmen.
 
O estigma, o preconceito e o estereótipo também incidem com mais força nas mulheres. Baseada em pesquisas feitas na América Latina, ela aponta que “tanto na família quanto no trabalho, a mulher é muito mais exposta à violência ou ao estigma do que o homem”.
 
De acordo com a especialista, que atua junto às comissões da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo com estudos sobre aids, gênero e saúde, a relação desigual de poder que ainda existe em muitos casais acaba tornando a mulher vulnerável. Na hora de optar por usar a camisinha, por exemplo, muitas mulheres não se sentem com poder de negociação diante dos homens, o que também está relacionado à dependência econômica e a outras relações desiguais entre os gêneros.
 
Essa situação pode ser confirmada quando são analisadas as formas de contágio com o vírus. Dados do Ministério da Saúde revelam que 86,3% das mulheres soropositivas, em 2012, foram infectadas por meio de relações heterossexuais. Entre os homens, essa situação gerou 43,5% dos casos.
 
Já em relação à transmissão, tem diminuído a chamada transmissão vertical do HIV, que é quando o vírus passa da mãe para o bebê, o que o Ministério da Saúde considera ser fruto de políticas voltadas para as gestantes. Nessas situações, Carmen Barroso destaca que é papel dos serviços de saúde divulgar a existência do teste, a importância do teste, para que toda mulher escolha fazê-lo ou não.
 
“Tem que respeitar a autonomia da mulher grávida, ela tem o direito de ser informada sobre o teste e suas implicações, e ela tem o direito à confidencialidade. Aquele resultado é ela que deve saber, e é ela que deve divulgar, se quiser divulgar”, avalia Carmen.
 
Segundo o ministério, quando as  medidas preventivas são adotadas, a chance de transmissão vertical cai para menos de 1%. Dentre essas medidas estão o uso de medicamentos  antirretrovirais durante o período de gravidez e no trabalho de parto.

Agência Brasil

Site organiza informações sobre assistência farmacêutica no SUS

Site organiza informações sobre assistência farmacêutica no SUSObjetivo é aumentar compreensão de profissionais de saúde e usuários sobre caminho até farmácias de unidades públicas de saúde
 
Para auxiliar a compreensão dos profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à organização da assistência farmacêutica, uma pesquisa desenvolvida na Divisão de Farmácia do Hospital Universitário (HU) da USP formalizou um site que reúne informações sobre o acesso ao medicamento no SUS.
 
O estudo Ferramenta em rede para compreensão e orientação quanto à organização da Assistência Farmacêutica no Sistema Único Saúde é o resultado do Trabalho de Conclusão de Residência da farmacêutica Caroline de Godoi Rezende Costa Molino, orientado pela professora Eliane Ribeiro e apresentado ao Programa em Residência em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

Segundo a pesquisadora, o site, que está disponível neste endereço eletrônico, reúne muitas informações que já estão disponíveis na internet, mas segmentadas nos endereços do Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, entre outros.

O conteúdo disponibiliza, por exemplo, dados técnicos sobre medicamentos, como tabelas de orientação sobre dose máxima de anti-hipertensivos, hipoglicemiantes orais, psicofármacos. Há ainda informações sobre a agenda de cursos e eventos na área de saúde; orientações sobre os componentes básico, especializado e estratégico da assistência farmacêutica e a forma para obtenção dos medicamentos pertencentes a estes componentes no SUS; Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde; medicamentos não disponíveis no SUS etc.

Medicamentos no SUS
O diferencial da ferramenta, além de agrupar os dados, é esclarecer o caminho que o usuário do SUS deve percorrer para ter acesso aos medicamentos das farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Farmácia Popular (programa federal) ou Dose Certa (programa estadual). O processo para obtenção dos medicamentos no SUS, muitas vezes, envolve o acesso a distintos programas e de diferentes esferas (municipal, estadual ou federal), cada qual com suas especificidades.

No site, o usuário pode compreender a legislação que rege a assistência farmacêutica no SUS, que diferencia os medicamentos em componentes básicos, estratégicos e especializados. O componente básico é constituído pelos medicamentos destinados às doenças mais prevalentes e prioritárias da Atenção Básica da Saúde e são disponibilizados pelos municípios nas Unidades Básicas de Saúde.

“A dificuldade de acesso aos medicamentos pode ser encontrada mesmo na atenção básica, na farmácia da UBS, que tem alta demanda. Às vezes, as receitas médicas podem apresentar algum problema em relação aos protocolos que devem ser seguidos, impossibilitando que o paciente adquira o medicamento. Isso atrapalha o vínculo do paciente com a unidade e ele pode ter a sensação de que o atendimento não funciona”, explica Caroline.

O componente estratégico são os medicamentos voltados às doenças que configuram problemas de saúde pública, consideradas de caráter estratégico pelo Ministério da Saúde. Este componente atende às doenças endêmicas nacionais, como tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis, meningite, cólera. Eles estão disponíveis nas Unidades Municipais de Referência para a respectiva doença.

De acordo com a pesquisadora, o problema é maior quando se trata de medicamentos do componente especializado, aquele para o tratamento de doenças menos frequentes ou que tenham maior impacto no orçamento do SUS, disponíveis em farmácias especializadas. Por causa das características das doenças e do custo dos medicamentos atendidos, é preciso seguir os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, que significa justificar, por meio de formulários, o motivo da solicitação dos medicamentos.

“Para obter esses medicamentos, o paciente deve se deslocar até um dos endereços das farmácias de “alto-custo”, mas ainda há grande chance dele não receber o medicamento necessário devido ao incorreto preenchimento dos formulários ou ausência de exames laboratoriais exigidos”, ressalta a farmacêutica.

Saúde Web