Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Anvisa suspende medicamentos, óleo de ovos e guaraná com açaí

A Anvisa determinou, nesta terça-feira (09/12), a suspensão do lote 0601353 do medicamento Oxacilil 500mg (oxacilina sódica), que possui validade até 04/2016
 
O lote, fabricado pela empresa Novafarma Indústria Farmacêutica Ltda, apresentou fragmentos de vidro dentro da embalagem primária lacrada.
 
O lote 1408001 do medicamento Lidojet 2% S/VAS (cloridrato de lidocaína), solução injetável, também foi suspenso. A empresa fabricante, União Química Farmacêutica Nacional S.A, comunicou o recolhimento voluntário do lote após ter sido encontrado corpo estranho em frasco-ampola inviolado do lote. O lote já havia sido suspenso no município de São Paulo por determinação da Covisa-SP.
 
Quatro lotes do medicamento LFM-Prednisona 5 mg, comprimido, foram suspensos. O lote 1307022 apresentou resultado insatisfatório no ensaio de Dissolução de Prednisona. O Laboratório Farmacêutico da Marinha, fabricante dos lotes, comunicou à Anvisa que investigou e constatou que há o mesmo desvio nos lotes 1307021, 1307023 e 1307024.
 
Foi suspenso o lote 130202 (val.: 09/2015) do medicamento Lamivudina 10mg/ml, solução oral, também fabricado pelo Laboratório Farmacêutico da Marinha. A distribuição é feita pela detentora do registro, Indústria Química do Estado de Goiás S.A. O lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de Descrição de amostra e Aspecto, onde foi observado material estranho, rígido, de cerca de 1 cm de comprimento, suspenso e visível a olho nu, dentro do frasco lacrado do medicamento citado.
 
Interdição cautelar
Foi interditado cautelarmente, pelo prazo de 90 dias, o lote 1/2 124 do medicamento Solução Fisiológica de Cloreto de Sódio a 0,9%, fabricado por Indústria de Produtos Naturais Deshydrater Ltda. A interdição é por conta do resultado insatisfatório obtido no ensaio de análise de aspecto, por ter sido verificado que 11 frascos apresentavam material estranho em suspensão.
 
Proibições de alimentos
A Anvisa proibiu ainda a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Guaraná com Açaí em cápsulas, marca Vigor Force. A empresa C.R Vertuan Indústria de Produtos Naturais ME estava fabricando e comercializando o produto sem que o mesmo possuísse registro.
 
Também foi proibido o produto Óleo de ovos (Lecitina de ovos) em cápsulas, marca Ranyu. O motivo é comprovação da fabricação e comercialização do produto sem registro nesta Agência.
 
Todas as determinações acima foram publicadas no Diário Oficial da União
 
ANVISA

Broncodilatadores ajudam a tratar crises de asma

Conheça os diferentes tipos e como utilizar o medicamento
 
O que é?
Um broncodilatador é usado por quase todas as pessoas com asma como uma maneira de abrir as vias aéreas. Para o tratamento de sintomas de asma, há três tipos de broncodilatadores: beta-agonistas, anticolinérgicos e xantinas. Estes broncodilatadores estão disponíveis para inalação, por comprimido, líquido e formas injetáveis, mas o método mais utilizado para os beta-agonistas e anticolinérgicos é por inalação.

O aparelho usado para inalação de broncodilatadores é chamado de nebulímetro, ou bombinha de asma, e nada mais é do que um spray ou um inalador dosimetrado, ou seja, quando acionado libera uma pequena dose da substância presente em seu interior.
                                               
 
 
Os broncodilatadores são separados entre curta e longa duração:
 
Curta duração
Broncodilatadores de ação curta também são chamados de broncodilatadores de ação rápida". Esses broncodilatadores aliviam os sintomas agudos de asma ou ataques, muito rapidamente, abrindo as vias aéreas. A ação dos broncodilatadores inalatórios começa dentro de minutos após a inalação e tem a duração de duas a quatro horas. Broncodilatadores de curta duração também são usados antes do exercício para prevenir a asma induzida pelo exercício.
 
O uso excessivo de broncodilatadores de curta duração é um sinal de que a asma não está controlada e precisa de um tratamento melhor. Se você precisar usar seus broncodilatadores de curta ação mais do que duas vezes por semana, converse com um médico sobre como melhorar de forma terapêutica o controle da sua asma.
 
Longa duração
Os broncodilatadores de longa duração são usados para fornecer controle da asma. Ele só deve ser usado em conjunto com esteroides para controle em longo prazo dos sintomas da asma. Os broncodilatadores de ação prolongada são usados duas vezes por dia. Os broncodilatadores beta-agonistas só devem ser utilizados como tratamento adicional para as pessoas que também estão usando esteroides inalados.                                                 
 
Veja na tabela os principais grupos de broncodilatadores (beta-agonistas, xantinas e anticolinérgicos), suas vias de administração e tempo de duração:
 
Tipo de broncodilatador
Nome genérico
Via de administração
Duração do efeito broncodilatador
Anticolinérgico de curta duração
  Brometo de ipratrópio
      Inalatória
 4 a 6 horas
Anticolinérgico de longa duração
  Brometo de tiotrópio
      Inalatória                 24 horas
Beta-agonista de curta duração
  Fenoterol, Salbutamol
ou Terbutalina
 Inalatória ou oral               4 a 6 horas
Beta-agonista de longa duração
  Formoterol ou Salmeterol
      Inalatória                 12 horas
Xantinas de curta duração
  Aminofilina ou Teofilina
  Oral ou venosa                6 a 8 horas
Xantinas de longa duração
Bamifilina
          Oral             12 a 24 horas

Como utilizar
Os broncodilatadores orais são ministrados como qualquer outro medicamento desta via, seguindo as orientações de frequência dadas pelo médico. Já os broncodilatadores por via venosas são ministrados em hospitais, com auxílio de médico ou enfermeiro.
 
Já os broncodilatadores inaláveis são ministrados por meio do nebulímetro, que só funciona adequadamente quando está na posição correta e a pessoa que inala segue os passos de utilização. Qualquer mudança acarreta uma maior deposição do medicamento na boca e garganta e menos nos brônquios, comprometendo a ação do broncodilatador.
 
Veja o passo a passo para utilizar um nebulímetro corretamente:
 
- A inalação deve ser feita de pé ou sentado
É importante que a pessoa esteja com a cabeça ereta quando for fazer a inalação, do contrário o medicamento pode não chegar aos brônquios. Ao inalar de pé ou sentado, você garante que a medicação não ficará depositada na boca e garganta, diminuindo sua eficácia. Além disso, na posição vertical nós podemos usar mais facilmente o diafragma, para auxiliar a respiração profunda.
 
- Agite a medicação
Os broncodilatadores em forma de spray, conhecidos como as bombinhas de asma, precisam ser agitados antes na inalação. Isso é necessário para deixar a medicação bem diluída nos gases do aerosol, garantindo que o medicamento fique homogêneo e a dose inalada seja uniforme. Agite vigorosamente de cinco a oito vezes antes de fazer a inalação.
 
- Posicione a bombinha da maneira correta
O nebulímetro deve estar sempre posicionado em forma de "L", com o bocal virado para baixo. Usá-lo de forma inadequada pode fazer com que as partículas se depositem no céu da boca ou garganta. No caso da asma, é preciso garantir a deposição das partículas do medicamento nos brônquios.
 
- Deixe um espaço entre a boca e a medicação
De acordo com o pneumologista Alberto, estudos comprovam que aproximar demais o broncodilatador tende a aumentar o número de partículas que ficam impactadas no céu da boca e garganta antes de chegar aos brônquios. A maior eficácia é conseguida com uma técnica adequada, que inclui posicionar o nebulímetro a uma pequena distância da boca, de aproximadamente dois dedos. Para quem tem dificuldades de seguir esse passo, é possível utilizar espaçadores, que tem justamente a função de manter essa distância.
 
- Respire corretamente
Para que a medicação seja absorvida da forma correta, é importante coordenar sua respiração com a liberação do medicamento. Solte todo o ar dos pulmões logo antes de fazer a inalação, posicione o nebulímetro, acione o spray e puxe o ar ao mesmo tempo, lentamente. Quando terminar de inspirar o ar, conte mentalmente até dez, segurando a respiração. Isso garante a boa penetração dos medicamentos nos pulmões. Esse processo deve ser feito sem pressa: a respiração muito rápida acarreta um fluxo turbulento, fazendo com que as partículas fiquem nas vias aéreas superiores, enquanto a inspiração lenta e uniforme regulariza o fluxo das partículas, aumentando a proporção depositada nas vias aéreas inferiores.                                                
 
- Faça uma inalação por vez
Caso suas crises sejam muito fortes e você precise fazer mais de uma inalação, nunca libere o medicamento mais de uma vez na mesma respiração. De acordo com os especialistas, fazer isso pode prejudicar a absorção do medicamento e até provocar engasgos. Entre uma inalação e outra, espere cerca de um minuto.       
 
Repita os processos
Ao fazer uma segunda ou terceira inalação, é importante que você repita todos os processos, desde a agitação do medicamento. Tomando esse cuidado, você evita que a crise volte mais rapidamente. Após a primeira inalação feita da maneira correta, o pulmão já está aberto e pronto para receber a medicação, tornando as próximas absorções mais eficazes.                                                  
 
- Enxague a boca ou escove os dentes
É importante lavar a boca ou escovar os dentes após fazer a inalação, principalmente aqueles que utilizam medicação com corticoides. Isso evita que a medicação seja absorvida pela mucosa da boca, elevando o risco do paciente sofrer as reações adversas descritas em cada medicamento.                                  
 
Cuidados 
Embora existam bombinhas que já incluem um anti-inflamatório, a maioria dos médicos costuma receitar dois remédios ao paciente com asma ou outras doenças respiratórias que precisem de um broncodilatador: o spray dosimetrado (nebulímetro) e um medicamento com corticoides para combater as inflamações nos brônquios.                                                
 
Entretanto, como o primeiro dá a sensação de alívio imediato e o outro parece não fazer qualquer efeito, as pessoas acabam dispensando seu uso. Assim, com o tempo, você passa a ter uma piora no controle da asma, utilizando cada vez mais doses da bombinha para obter um mesmo efeito. Isso pode causar a falsa sensação de que a asma está controlada, podendo acarretar uma crise muito grave e súbita, que necessite de internação.
 
Por isso é importante utilizar os medicamentos receitados além dos broncodilatadores - esses devem ser uma medida de controle, usada apenas para controlar uma crise que surgiu mesmo com o uso correto da medicação.
 
Complicações possíveis
 
Broncodilatadores podem ter efeitos colaterais, tais como:
 
- Sensação de nervosismo ou instabilidade;
 
- Aumento da frequência cardíaca ou palpitações;
 
- Dor de estômago;
 
- Dificuldade para dormir;
 
- Dores musculares ou cãibras.                                                
 
Os broncodilatadores anticolinérgicos são usados principalmente para o tratamento da DPOC e não comumente usado para a asma. A garganta seca é o efeito colateral mais comum. Se a medicação fica nos olhos, pode causar visão turva por um curto período de tempo.
 
Referências:
 
- Clóvis Galvão, alergista e Presidente da Associação Brasileira dos Asmáticos - CRM 75503

- Rogério de Souza, pneumologista assessor da área de Pneumologia do Fleury Medicina e Saúde
 
Minha Vida

Produtos enlatados podem prejudicar a saúde – veja lista dos que você deve evitar

Na correria do dia a dia, os alimentos enlatados geralmente surgem como ótima solução de consumo, especialmente pra quem busca maior praticidade e facilidade no preparo dos alimentos
 
Apesar disso, porém, essa não é nem de longe a melhor opção no que diz respeito à saúde.
 
Isso se deve em parte a uma substância contida na proteção interna da lata, conhecida como bisfenol-A e que é relacionada a problemas de saúde como câncer, doenças cardíacas e diabetes.
 
A seguir você pode conferir uma lista de produtos enlatados que devem ser evitados:
 
Frutas enlatadas
As frutas são excelentes fontes de minerais e vitaminas, no entanto, elas devem ser consumidas enquanto frescas e não exatamente em conserva.
 
Quando enlatados, o figo e o pêssego, por exemplo, vêm acompanhados de uma calda rica em açúcar que faz com que os níveis de glicemia no sangue aumentem. Evite!
 
Tomate enlatado
A maioria dos alimentos enlatados possuem uma substância que impede o contado do alimento com a lata, no entanto, essa substância também é prejudicial à saúde.
 
Os tomates enlatados, por exemplo, possuem ácido cítrico, que faz com que o bisfenol-A passe da embalagem para o alimento.
 
Extrato e molho de tomate
Os molhos e extratos devem ser evitados por possuírem uma grande quantidade de sal, além do realçador de sabor glutamato monossódico, que é uma substância relacionada a dores no peito, aceleramento cardíaco, asma, formigamento, dentre outros males.
 
Ervilha e milho enlatado
A ervilha enlatada deve ser evitada por conter um alto teor de sódio, o que naturalmente é péssimo para a saúde humana.
 
Carne enlatada
As carnes enlatadas devem ser evitadas porque, assim como no caso das ervilhas, possuem muito sódio e gordura saturada.
 
E o excesso no consumo de sódio pode elevar o nível da pressão sanguínea, causar retenção de líquido, inchaço nos pés e pernas, e uma série de outros males relacionados à saúde.
 
Sopas prontas
No Brasil não é muito comum o consumo de sopas enlatadas, ainda assim, porém, o consumo desse tipo de alimento costuma fazer parte do dia a dia de muita gente.
 
Infelizmente, o consumo desse tipo de alimento também deve ser evitado pelo fato dele conter um alto teor de sódio. Para se ter uma ideia, algumas delas podem conter cerca de até 40% do sódio estipulado como máximo diário permitido para uma pessoa.
 
Sucos enlatados
O suco enlatado deve ser evitado por também conter bisfenol-A, e por geralmente ser rico em açúcar. O ideal é consumir sucos naturais com frutas frescas e evitar o excesso do açúcar.
 
Refrigerantes enlatados
Esse é mais um produto que dever ser evitado devido à presença do bisfenol-A. Não obstante, ele também é rico em açúcar e outros ingredientes prejudiciais à saúde.
 
Click Grátis

Veja porque você deveria ingerir chá verde diariamente

ingerir-cha-verdeMuitas mulheres já incluíram o chá verde em suas dietas por saberem que ele ajuda a desintoxicar o organismo, ao passo que também auxilia na perda de peso
 
Apesar disso, engana-se quem pensa que os benefícios da bebida se restringem a estes. Para provar o contrário, aliás, mostraremos a seguir dos motivos pelos quais uma pessoa deveria considerar a ingestão diária (moderada) da bebida.
 
Confira:
 
Melhora a memoria
A o chá verde possui catequina, uma substância com ação antioxidante que auxilia na melhora da comunicação entre os neurônios, evitando seu envelhecimento.
 
Ossos saudáveis
Por conter altas doses de polifenóis antioxidantes, o chá verde tem o poder de deixar a estrutura óssea mais forte e firme, eliminando doenças como osteoporose e artrite.
 
Câncer
A substância antioxidante presente no chá verde, protege as células contra a ação dos radicais livres, que são responsáveis por abrir portas para o Alzheimer e câncer.
 
De acordo com estudos, a bebida ainda é eficiente na ação contra o câncer pelo fato de fazer o tumor se afastar dos pulmões, mamas, pele e até do intestino, quando e contato com o mesmo.
 
Proteção para o coração
O chá verde também possui flavonóides, que são antioxidantes capazes de agir na defesa das células do organismo, fazendo uma espécie de blindagem no peito. Essa substância também faz com que a produção de óxido nítrico aumente, reduzindo assim a pressão arterial.
 
Além do mais o chá verde resguarda as paredes internas dos vasos, eliminando riscos de diversos problemas cardíacos. Estudos apontam ainda que os antioxidantes supracitados têm o poder de auxiliar na redução do colesterol ruim.
 
Prevenção de AVC
O ato de beber chá verde e café diariamente diminui os riscos do individuo sofrer um AVC, diz estudos.
 
Um levantamento realizado por treze anos com oitenta e três mil japoneses com idade entre quarenta e cinco e setenta e quatro anos, por exemplo, apontou que esses homens possuíam 30% menos risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Eles ingeriam cerca de quatro xícaras de chá diariamente.
 
Melhora o humor
Quando seu humor estiver alterado, você também pode recorrer ao chá verde. A bebida é rica em um aminoácido chamado L-theanina que em resumo pode ajudar a aumentar a sensação de bem estar, auxiliando também na liberação de serotonina.
 
Click Grátis

Chá de Grindélia – Benefícios e propriedades

Foto Reprodução: Grindelia robusta
A grindelia, de nome científico Grindelia robusta, é uma planta pertencente à família Asteraceae e é também popularmente conhecida como girassol-do-mato, malmequer do campo e girassol-silvestre
 
Composta por saponinas (grindelina), levoglucosana, diterpeno (ácido grindelico), óleos essenciais, resina, taninos e alcaloides, esta planta possui propriedades medicinais. Esta planta é de origem americana, crescendo desde o Mississipi até o Pacífico, e os nativos das regiões do México e da Califórnia já utilizavam a grindélia para auxiliar no tratamento de casos de males respiratórios, alérgicos e queimaduras de pele.
 
A grindélia é viscosa, as suas flores desenvolvem-se solitárias na extremidade da ramificação, são parecidas com as do girassol e possuem sabor amargo e odor balsâmico. Neste artigo, saiba mais sobre as propriedades, os benefícios e as indicações de uso do chá de grindélia.
 
As propriedades do chá de grindélia
 
A grindélia apresenta as seguintes propriedades medicinais:
 
-Antiespasmódico;
 
- Demulcente;
 
- Aromática;
 
- Diaforético;
 
- Diurético;
 
- Expectorante;
 
- Hipotenso;
 
- Relaxante cardíaco;
 
- Sedativo;
 
-Tônico.
 
Os benefícios e as indicações de uso
Devido às suas propriedades medicinais, a grindélia pode auxiliar no tratamento de vários problemas de saúde, tais como: asma, bronquite, artrite, cistite, catarro, congestão de seio, eczema, enfisema, feridas, herpes, paralisia, queimaduras, impetigo, resfriados, reumatismo, sarampo, tosse, tuberculose, tosse seca, sumagre-venenoso, vaginite e varizes.
 
Para melhorar a capacidade pulmonar em altas altitudes, recomenda-se chupar um broto de grindélia; na forma de banho, é tradicionalmente utilizada para paralisia e reumatismo; em forma de unguento, a planta é usada para sumagre-venenoso e carvalho, eczema, impetigo, varizes e lesões de herpes. Para tratamento de casos de feridas e artrite, a planta é utilizada como óleo de massagem; e, para tratar queimaduras, em forma de cataplasma.
 
Embora existam diversas maneiras de usar a grindélia, dependendo do mal a ser combatido, um dos usos mais comuns é o preparo de seu chá.
 
Chá de grindélia
O chá de grindélia auxilia no tratamento em casos de afecções respiratórias, cólicas, afecções renais e gases.
 
Modo de preparo:
Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo chá de grindélia, basta adicionar duas colheres de sopa da erva para um litro de água. Assim que a água levantar fervura, desligue o fogo. Tampe por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. A indicação de consumo é de 2 a 3 xícaras deste chá ao dia.
 
Efeitos colaterais e contraindicações
Os efeitos colaterais podem envolver irritação gástrica e diarreia. Deve-se ter atenção com a quantidade ingerida, pois apenas nesta condição a sua utilização é bem tolerada. O uso desta planta é contraindicado durante a gravidez, lactação e para pacientes que sofram de insuficiência cardíaca e renal. Lembre-se de sempre consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento!
 

Dor de cabeça e candidíase podem ser diagnosticadas pela análise da língua. Veja detalhes

Reprodução/Daily Mail
Diagnóstico é feito por uma máquina que combina sintomas e aparência da língua
 
Problemas de saúde como a tosse, febre, icterícia, dor de cabeça e alergias podem ser diagnosticadas por meio da análise da língua. De acordo com cientistas indianos, línguas vermelhas, brancas, inflamadas, com úlceras e longos sulcos, podem indicar o princípio de doenças.
 
O sistema de diagnóstico, publicado na Revista Internacional de Engenharia Biomédica e Tecnologia, combinar os sintomas com uma análise digital da língua do paciente.
 
Segundo informações divulgadas pelo site Daily Mail, uma língua saudável deve ser rosa, limpa e coberta de papilas. Mas quando elas estão inflamadas e apresentam cor avermelhada, esbranquiçada ou com tom mais escuro, a pessoa pode ser vítima de doenças como a candidíase ou estar sofrendo com reações alérgicas.
 
Os cientistas ainda afirmam que línguas com longos sulcos na superfície são um sinal de infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis. Já as úlceras são um “sinal de alarme” para a doença de Crohn ou colite ulcerosa.
 
O software pode ser utilizado para as pessoas durante surtos de doenças. Após análise, o sistema as ajudará a decidir se um profissional de saúde deve ser procurado. Em sua forma atual, o sistema permite o diagnóstico de 14 condições distintas. 

R7

ANVISA esclarece situação do produto Hidrogel Aqualift

Tendo em vista os questionamentos relativos aos produtos de preenchimento cutâneo registrados no país, em especial sobre o produto Hidrogel Aqualilft, importado e distribuído no Brasil pela empresa Formed Representação e Comércio Equipamentos Médicos Ltda, a Anvisa traz a público as informações sobre as indicações de uso aprovadas para o produto no país e situação atual do registro:
 
1. Hidrogel é um termo genérico para qualquer gel aquoso. Géis aquosos têm diversas aplicações na área da saúde, sendo utilizados em curativos, lentes de contato e produtos de preenchimento cutâneo.
 
2. O produto Hidrogel Aqualift, importado e distribuído no Brasil pela empresa Formed Representação e Comércio Equipamentos Médicos Ltda, é um produto especifico registrado na Anvisa para determinadas indicações, entre elas:
 
a. Eliminação de alterações faciais específicas da idade.
 
b. Eliminação da assimetria de tecidos moles faciais.
 
c. Aumento dos volumes de tecidos moles.
 
d. Correção do contorno de várias partes do corpo.
 
3. Trata-se de um produto para a saúde que requer aplicação por profissional da área médica em ambiente cirúrgico. Seu rótulo traz a indicação de venda restrita a profissionais médicos ou sob prescrição médica.
 
4. Atualmente, o produto Hidrogel Aqualift não possui registro válido na Anvisa, pois o seu registro venceu em 31/03/2014.
 
5. Os lotes fabricados, distribuídos e comercializados até o dia 31/03/2014, durante a vigência do registro, encontram-se em situação legal, sendo vedada a sua importação e comercialização pelo importador após esta data.
 
6. As unidades que já haviam sido colocadas no mercado pelo importador até a data acima e que estejam no prazo de validade podem ser utilizadas, desde que mantidas nas condições adequadas de conservação e observadas as demais exigências quando ao profissional habilitado e indicações aprovadas de uso.
 
7. Após o vencimento do registro, foi apresentado novo pedido de registro do produto na Anvisa por parte de outra empresa. Este processo ainda encontra-se em análise pela Agência.
 
8. Estão sendo conduzidas investigações por autoridades locais em Goiás e Rio Grande do Sul a respeito dos recentes problemas relatados pela imprensa sobre mulheres que se submeteram ao procedimento de preenchimento cutâneo com produtos variados. Essas investigações têm o objetivo de avaliar, entre outros aspectos, se os problemas estão relacionados aos produtos em si, à qualidade do procedimento de aplicação ou não observância de indicações de uso, por exemplo.
 
9. As investigações envolvem, inclusive, a identificação dos produtos eventualmente utilizados.
 
Qualquer notificação ou relato de evento adverso relacionado ao uso desses produtos pode ser encaminhado à Anvisa pelos canais institucionais: 0800 642 9782 ou pelo sistema Notivisa no site http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm
 

ANVISA

Estudo relaciona hipertensão gestacional a autismo de filho

Filhos de mães que sofreram uma condição gestacional associada à hipertensão denominada pré-eclâmpsia são duas vezes mais propensos a ter autismo ou outros problemas de desenvolvimento, afirmaram cientistas em um estudo publicado nesta segunda-feira (8)
 
A pesquisa, publicada no periódico JAMA Pediatrics, da Associação Médica Americana, também revelou que quanto mais severa é a pré-eclampsia na mãe, maior a probabilidade de autismo no filho.
 
O estudo foi feito com mais de mil crianças entre dois e três anos no norte da Califórnia. Todas as mães tiveram diagnósticos confirmados de pré-eclampsia e os cientistas compararam dados daqueles que se desenvolveram normalmente com os de crianças que apresentaram transtornos do espectro autista (TEA) ou outros problemas de desenvolvimento.
 
"Nós descobrimos associações significativas entre a pré-eclampsia e os TEA, que aumentaram com severidade", afirmou a principal autora do estudo, Cheryl Walker, professora assistente do departamento de obstetrícia e ginecologia da Universidade da Califórnia em Davis.
 
"Nós também observamos uma associação significativa entre pré-eclampsia severa e atraso de desenvolvimento", prosseguiu.
 
Transtornos do espectro autista afetam uma a cada 88 crianças nos Estados Unidos.
 
As causas exatas do distúrbio de desenvolvimento são desconhecidas e há pesquisas que apontam para causas genéticas, ambientais ou uma combinação das duas.
 
O autismo provoca dificuldades nas habilidades sociais, emocionais e de comunicação e não tem cura conhecida.
 
Alguns estudos anteriores já tinham sugerido que a pré-eclampsia - que causa pressão alta no fim da gestação, altos níveis de proteína na urina e perdas de consciência nos casos mais graves - poderia provocar autismo, talvez ao privar o feto de nutrientes e oxigênio.
 
"Embora estudos isolados não possam estabelecer causalidade, evidências cumulativas apoiam os esforços para reduzir a pré-eclampsia e diminuir sua severidade, de forma a melhorar os resultados neonatais", disse Walker.
 
Terra

Halitose causa discriminação e estagnação profissional

Temos na clínica relatos de pacientes que participam de
reuniões no seu trabalho e que não colocam suas
sugestões para não ter que falar, diz dentista
Mau hálito faz pessoas perderem oportunidades de crescer profissionalmente, além de causar uma discriminação silenciosa
 
A pessoa que tem mau hálito enfrenta muito mais problemas do que se imagina. Ter halitose hoje em dia pode causar a exclusão social, solidão, fim de relacionamentos afetivos, além de prejudicar o crescimento profissional dentro de uma empresa. 
 
Isso acontece porque é desconfortável conviver com um portador de halitose. “E por julgar constrangedor informar que a pessoa tem mau hálito, a sociedade costuma discriminá-los em silêncio. E, como quem tem halitose na maioria das vezes não sente o próprio hálito, a pessoa fica sem saber o motivo pelo qual está sendo preterida e acaba sofrendo por isso”, diz Ana Kolbe, fundadora e presidente da Associação Baiana de Estudos e Pesquisa dos Odores da Boca (ABPO-BA).
 
Porém, quando a pessoa descobre o problema, a situação fica ainda pior, pois ela muda seu jeito e se torna mais fechada para evitar qualquer tipo de vexame ou rejeição. “As pessoas que são portadoras de halitose consciente falam pouco, colocam a mão na boca quando falam, falam de longe ou falam com a cabeça voltada para baixo”, diz a especialista.

Leia também:

Mau hálito pode não ter cheiro: confira dez curiosidades

Cerca de 30% dos brasileiros têm mau hálito; veja como não entrar nesta lista

Mau hálito, o que é, causas e tratamentos

Mau hálito pode indicar problemas como refluxo, doenças hepáticas e diabetes

Estudo aponta o melhor método para combater o mau hálito matinal

Evite o mau hálito comendo e bebendo

 
Estagnação profissional
Essa esquiva social acaba prejudicando a pessoa em várias áreas da sua vida, principalmente a afetiva e a profissional. “Existem casos de pessoas que se tornam verdadeiros eremitas. Temos na clínica relatos de pacientes que participam de reuniões no seu trabalho e que não colocam suas sugestões para não ter que falar e muitos acreditam que perderam oportunidades de crescer profissionalmente por causa disso”, diz Ana. 
 
Por conta desse problema, os profissionais que precisam ter mais contato direto com as pessoas para se destacarem, como professores e vendedores, são os que mais sofrem e se prejudicam com a halitose. Aqueles que estão procurando um emprego novo, participando de um processo seletivo, também podem acabar perdendo boas oportunidades. “Em uma seleção de emprego fatalmente o portador de halitose sofrerá descriminação, assim como nos relacionamentos pessoais. Eu tenho relatos de pais que afirmam que as filhas não casaram por causa da halitose”, afirma a especialista. 
 
Terra

Pílula contra obesidade poderia substituir uma corrida, segundo pesuisadores

Estudo com células está em curso liderado por cientistas de Harvard
 
Rio - Queimar calorias sem se exercitar pode ser o sonho de consumo de muita gente. E a boa notícia é que a solução pode estar a caminho. A criação de uma nova pílula que ajudaria o corpo a queimar o excesso de gordura está em estudo pela Universidade de Harvard. Os cientistas acreditam que o medicamento pode chegar a “substituir a esteira”. O desenvolvimento do novo medicamento ainda está em seus primórdios, mas, se for confirmado pode representar uma revolução na indústria do emagrecimento.
 
Segundo o estudo publicado na “Nature Cell Biology”, cientistas descobriram como acionar uma molécula capaz de transformar gordura branca, considerada ruim, em gordura marrom, que é boa para o organismo porque exerce um papel fundamental no organismo.
 
Quando comemos, ingerimos energia. Essa energia serve para manter a temperatura do corpo e fazer o organismo funcionar. Parte do excesso dessa energia é dissipada na forma de calor (ou seja, é queimada em nossas atividades diárias e também na prática de exercícios), mas outra parte se acumula na forma de gordura branca, a que nos deixa gordos. Quanto mais calor é dissipado, menos gordura se acumula.
 
A gordura marrom, por sua vez, só foi descoberta em 2009. Até então, se acreditava que ela estava presente apenas em roedores e crianças recém-nascidas. Mas, naquele ano, diversos laboratórios comprovaram que ela está presente também em adultos. Está localizada no tecido muscular, entre as fibras musculares. A gordura marrom é responsável pela transformação da energia em calor. Quem dá a ordem para que o processo ocorra é o cérebro, mas são os músculos e a gordura marrom que a executam. A gordura marrom seria, portanto, o principal órgão produtor de calor do organismo.
 
ADVERTISEMENT

Segundo cientistas, um passo fundamental na compreensão da obesidade e do emagrecimento seria, justamente, entender quais os mecanismos celulares envolvidos na dissipação de energia e como esimula-los corretamente para aumentar sua atividade. O que os pesquisadores de Harvard descobriram foi uma molécula capaz de transformar gordura branca em gordura marrom, bem como uma maneira de simular a sua produção.
 
Por isso, os cientistas acreditam que poderiam criar uma pílula capaz de reproduzir esses efeitos. Uma droga chamada Tofacitinib, com principio ativo semelhante, já é comercializada para tratamentos de artrite reumatoide, e também pode ser usada para a obesidade.
 
- Este pode ser considerado o primeiro passo em direção a uma pílula que pode substituir a esteira - disse o coautor Chad Cowan, professor associado do Departamento de Células-Tronco de Harvard e da unidade de Biologia Regenerativa, ao jornal britânico “The Telegrah”. - O que vimos aqui foi uma conversão estável das células de gordura branca para células marrons.
 
Tratamento contra diabetes
Além de ajudar as pessoas a perderem peso, uma droga que transforma células brancas em células marrons também pode reduzir as chances de desenvolvimento de diabetes tipo 2 e ainda protegeria os pacientes contra doenças do coração.
 
- Esperamos ter resultados muito em breve - disse Cowan ao jornal, comemorando. - Os compostos parecem funcionar da mesma maneira em camundongos, mas não sabemos como seria o metabolismo a longo prazo ou os efeitos produzidos no sistema imunológico.
 
O endocrinologista Walmir Coutinho, que é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), afirma que este tipo de medicamento requer muita cautela. Segundo ele a própria pílula do Tofacitinib não teve o uso aprovado na União Eropeia e ainda não foi avaliada no Brasil. Por ora, é usada nos Estados Unidos com tratamentos que custam, em média, US$ 2 mil e já é associada a problemas como riscos de infecções.
 
- Até um medicamento desse chegar ao mercado com segurança, são necessários estudos clínicos bem abrangentes, com não menos do que cinco mil pacientes - ilustra, dizendo que o processo pode levar seis anos.
 
Já o vice-presidente do Departamento de Obesidade da SBEM, João Eduardo Nunes Salles, lembra que, uma vez aprovado, dificilmente um medicamento seria tão eficiente quanto a prática de exercícios:
 
- Ele nunca terá os mesmo benefícios que os exercícios trazem para o sistema cardiovascular, por exemplo. O medicamento pode ser, no máximo, um aliado.
 
O Globo

Pfizer vai propor acordo a pacientes que tomaram remédio e ficaram viciados em sexo e jogo

Divulgação
Remédio controla níveis de dopamina no cérebro
Droga Cabaser é responsável por controlar sensação de bem-estar no cérebro
 
Rio - O laboratório farmacêutico Pfizer confirmou nesta terça-feira (09) que buscará um acordo para indenizar pacientes que ingeriram um de seus medicamentos para tratar a doença de Parkinson. De acordo com os clientes, muitos começaram a desenvolver vícios em jogo e sexo após tomarem doses regulares da droga Cabaser.
 
A declaração da empresa desta terça foi uma resposta a uma ação coletiva com mais de 150 pacientes da Austrália proposta ainda em 2008. O processo só deve ir a julgamento nos tribunais australianos a partir do início do ano que vem.
 
ADVERTISEMENT

No comunicado, a Pfizer apenas confirmou que buscará um acordo coletivo, sem a necessidade de julgamento. "Com base nisso, a Pfizer Austrália é incapaz de fazer mais comentários neste momento", disse um porta-voz da empresa.
 
Pacientes reclamam que, apesar de nunca terem tido histórico de vício em jogos de azar, eles começaram a gastar “milhares de dólares” depois de serem prescritos com a droga Cabaser. Outros afirmam ter desenvolvido um comportamento sexual compulsivo.
 
O medicamento equilibra os níveis de dopamina no cérebro, substância química responsável por gerar uma sensação de bem-estar, mas que quando presente em excesso, estimula comportamentos de risco.
 
O Cabaser também é prescrito para tratar a “síndrome das pernas inquietas”, um distúrbio neurológico em que os pacientes sentem uma compulsão incontrolável e muitas vezes dolorosa para mover as pernas.
 
O Globo

Concurso Prefeitura de Rubiácea - SP

Foi divulgado edital de concurso público n° 001/2014 da Prefeitura de Rubiácea, no estado de São Paulo, destinado ao provimento de 18 vagas no quadro de servidores. O concurso será realizado através da empresa M&G Consultoria e Representações Empresariais Ltda.
 
As oportunidades são para profissionais com formação em níveis fundamental, médio e superior, para jornadas semanais de 8 a 40h, com remunerações de R$ 977,85 a R$ 7.000,00.
 
Cargos
Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde, Controlador de Vetores e Técnico de Enfermagem;

Nível Médio/Técnico: Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Dentista;

Nível Superior: Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Médico ESF, Ginecologista Obstetra, Pediatra, Psicólogo e Técnico em Farmácia.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 15 a 28 de dezembro de 2014, por meio do site www.mgconsultorialtda.com.br. As taxas variam de R$ 30,00, R$ 35,00 e R$ 45,00.
 
Provas
A prova objetiva será realizada na cidade de Rubiácea e a data de sua aplicação provável será o dia 08 de fevereiro de 2015, no período da manhã. Será publicado edital convocando para a realização da prova objetiva após o encerramento das inscrições, no site www.mgconsultorialtda.com.br; e na imprensa escrita utilizada pela Prefeitura de Rubiácea.
 
Validade
O concurso, para todos os efeitos, tem validade de 02 anos a partir da data da homologação, que será publicada na Imprensa escrita utilizada pelo Município, podendo ser prorrogada por igual período.

Concurso Prefeitura de Itacurubi - RS

Com três vagas, mais cadastro de reserva, a Prefeitura de Itacurubi, no Rio Grande do Sul, lançou o edital nº 01/2014 de concurso público.
 
Por meio da empresa Omni Concursos, serão contratados tesoureiro, topógrafo, auditor interno, cirurgião dentista e engenheiro civil. As remunerações variam de R$ 1.379,66 a R$ 2.508,48, em jornadas de 12 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para cargos de níveis médio, com taxa de R$ 50,00 e superior, com taxa de R$ 70,00.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas via endereço eletrônico: www.omniconcursos.com.br, até o dia 11 de dezembro de 2014.
 
O concurso será composto de prova objetiva, programada para ser aplicada no dia 18 de janeiro de 2015, em local e horário a ser informado através do cartão de informação do candidato, previsto para ser divulgado a partir do dia 23 de dezembro de 2014.
 
Estima-se que o gabarito será disponibilizado no dia seguinte a realização da prova.
 
O resultado final do concurso será homologado pela Prefeitura e publicado no Diário Oficial e no site da organizadora.
 
A validade do concurso será de dois anos, a contar de sua data, podendo ser prorrogado por período semelhante.

Prefeitura de Monsenhor Paulo - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Monsenhor Paulo, no estado de Minas Gerais, lançou edital de processo seletivo nº 025/2014, com o objetivo de contratar um Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental). Ao aprovado efetivado será paga remuneração de R$ 1.014,00, correspondente a jornada de 40h semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 10 de dezembro de 2014, na Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura, localizada na Praça Coronel Flávio, nº 204, Centro, das 9h às 16h.
 
Será aplicada uma prova escrita na data provável de 11 de dezembro de 2014, composta por 20 questões de múltipla escolha. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Quadro de Avisos e no site da Prefeitura Municipal de Monsenhor Paulo, no dia 11 de dezembro de 2014 após as 14:00 horas.
 
A homologação do resultado final será divulgada no dia 15 de dezembro de 2014 após as 16:00 horas, através de publicação em Quadro de Avisos e no site da Prefeitura Municipal de Monsenhor Paulo.
 
A validade da seleção é de um ano e pode ser prorrogada.

Prefeitura de São Francisco do Sul - SC anuncia processo seletivo

A Prefeitura de São Francisco do Sul, no estado de Santa Catarina, lançou edital nº 016/2014 de processo seletivo Emergencial, que objetiva à contratação, em caráter temporário, de quatro profissionais para o cargo de Médico Plantonista da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA).
 
Os aprovados deverão atuar em jornadas mensais de 48 horas, com vencimento de R$ 2.060,15, acrescido de Insalubridade (R$ 412,03) e Gratificação UPA (R$ 2.276,21). Além disso, ao médico plantonista da UPA será atribuído valor de R$ 8,50 em atendimento de urgência, conforme lei municipal nº 689 de 02 de Março de 2009.
 
A inscrição segue aberta até o dia 9 de dezembro de 2014, na Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, que fica na Praça Doutor Getúlio Vargas, nº 01, Centro. O atendimento ocorre das 8h às 14h.
 
O processo seletivo constará de Avaliação de Tempo de Serviço e de Títulos.

Prefeitura de São Sebastião do Passé - BA abre processo seletivo

A Prefeitura de São Sebastião do Passé, na Bahia, lançou o edital de processo seletivo n° 007/2014, com a finalidade de ocupar 241 postos de trabalho destinados a profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior.
 
O processo seletivo será realizado sob a organização da empresa S&R Concursos e Pesquisas Ltda. Os salários variam de R$ 782,45 a R$ 2.435,26, por jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar de Manutenção e Reparos;

- Nível Médio/ Técnico: Assistente de Creche e Pré-escola, Agente de Atividades Artísticas nas áreas de Dança, Capoeira, Teatro, Artes Manuais, Música/ Instrumentos e Canto, Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Agente de Segurança, Motorista, Agente de Meio Ambiente, Técnico em Agropecuária, Fiscal de Serviços Públicos e Agente de Trânsito e Transporte;

- Nível Superior: Nutricionista, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Engenheiro Civil, Arquiteto, Assistente Social, Coordenador Pedagógico e Professores nível I de Educação Infantil e 1º segmento, bem como das disciplinas de Ciências, Educação Artística, Educação Física, Geografia, Língua Estrangeira - Inglês, Letras e Matemática.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições seguem abertas até 15 de dezembro de 2014, no site www.srconcursosepesquisas.com.br. As taxas são de R$ 20,00, R$ 30,00 e R$ 35,00.
 
Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas no dia 18 de janeiro de 2015 e os locais serão divulgados através de edital publicado no quadro de informações desta no site da empresa organizadora do processo seletivo nos seguintes endereços eletrônicos: www.srconcursosepesquisas.com.br, www.saosebastiaodopasse.ba.gov.br e www.saosebastiaodopasse.io.org.br. O gabarito será divulgado na data prevista de 20 de janeiro de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo, para efeito de nomeação será de 02 anos contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério e por ato expresso do Chefe do Poder Executivo, consideradas a necessidade e a conveniência do serviço público.

Concurso Prefeitura de Iracemápolis - SP

A Prefeitura de Iracemápolis, estado de São Paulo, através da empresa Directa Desenvolvimento Institucional e de Carreiras Ltda., lançou o edital de processo seletivo regido pelo nº 02/2014, que objetiva a formação de cadastro reserva.

Os candidatos aprovados desempenharão suas atividades em regime de 40 horas semanais, com remuneração variável entre R$ 876,71 e R$ 1.459,81.

As oportunidades são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Vetores, Auxiliar de Saúde Bucal, Monitor de Transporte Escolar e Professor de Apoio Infantil (níveis fundamental e superior).

As inscrições serão recebidas até o dia 19 de dezembro de 2014, pelo site da organizadora: www.directacarreiras.com.br. As taxas variam nos valores de R$ 20,00 ou R$ 25,00.

A realização da prova objetiva está prevista para o dia 25 de janeiro de 2015, no município de Iracemápolis/SP. Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das provas.

O processo seletivo será válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período, exceto para a função de Professor de Apoio Infantil, cuja vigência do processo será apenas durante o ano letivo de 2015.

Concursos Prefeitura de Mandaguari - PR

A Prefeitura de Mandaguari, no estado do Paraná, divulgou os editais de concurso público nº 001 e 002/2014. O objetivo é a contratação de 220 profissionais de ensino fundamental, médio/técnico e superior, mais cadastro de reservas. O salário previsto pode chegar até R$ 4.866,82, e a carga horária vai de 20 a 40 horas semanais.
 
Há vagas nos cargos de vigia, tratorista, técnico de enfermagem, pedreiro, médicos, operador de máquina pesada, gari, funileiro, jardineiro, fisioterapeuta, fiscal de tributos, engenheiro civil, enfermeiro, eletricista, contador, borracheiro, auxiliar de serviços, carpinteiro, biólogo, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas no prazo de 11 a 29 de dezembro de 2014, através dos sites www.fauel.org.br e www.mandaguari.pr.gov.br.
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 50,00, R$ 80,00 e R$ 100,00.
 
Os inscritos serão avaliados através de prova objetiva, prática e de títulos.
 
As provas serão aplicadas no dia 18 de janeiro de 2015, em local e horário a serem divulgados no cartão de inscrição dos candidatos, que serão disponibilizados na data provável de 13 de janeiro de 2015.
 
Os concursos públicos estão sob a responsabilidade da empresa FAUEL e terão validade pelo período de 02 anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogados.

Prefeitura de Jambeiro - SP divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Jambeiro, em São Paulo, anunciou por meio do edital nº 07/2014 de processo seletivo, que está com inscrições abertas para cadastramento e reserva de profissionais de nível superior de ensino.

As vagas são para fonoaudiólogo, psicopedagogo e professores em diversas disciplinas. Os salários variam de R$ 12,92 a R$ 2.147,12, em jornadas de 20 e 30 horas semanais.

Os interessados terão até o dia 21 de dezembro de 2014, para efetuarem inscrições via endereço eletrônico: www.conrio.com.br, com taxas de R$ 20,00.

A todos os participantes será aplicada prova objetiva, programada para o dia 11 de janeiro de 2015, na escolas do Município de Jambeiro, em local e horário a ser informado brevemente.

O resultado será homologado pela Prefeitura e publicado em jornal Regional.

O processo seletivo é organizado pela empresa ConRio Concursos Públicos e Assessoria e sua validade será de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, a critério da Prefeitura.

Prefeitura de Brasnorte (MT) lançou edital de processo seletivo

Com oferta de 135 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Brasnorte, no Estado do Mato Grosso, lançou edital nº. 006/2014 para realização de processo seletivo.
 
A carga horária é de 20 e 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 724,00 e R$ 3.471,03.
Cargos: Engenheiro Civil, Arquiteto, Agente de Infra Estrutura, Psicólogo, Operador de Máquinas Leves, Técnico Agrícola, Técnico Desportivo, Agente de Segurança, Agente de Transporte Geral, Agente de Distribuição do DAE, Eletricista de Rede de Distribuição, Operador de Motoniveladora, Operador de Escavadeira Elétrica, Operador de Trator Esteira, Gari, Agente de Combate às Endemias, Técnico da Saúde, Especialista da Saúde (Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Odontólogo e Psicólogo), Fiscal Sanitário, Agente Administrativo, Auxiliar de Consultório Bucal, Recepcionista, Agente de Obras, Apoio Administrativo Educacional, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Agente de Transporte Escolar e Professor.
 
As inscrições serão recebidas gratuitamente nos dias 11 a 22 de dezembro de 2014 na Secretaria Municipal de Infraestrutura, com endereço à Rua Rotary Internacional esquina com a Avenida General Osório, Centro, no horário das07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00.
 
Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
  • Cópia do Documento Original de Identidade, Identidade Profissional ou equivalente;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do comprovante do certificado de reservista, se do sexo masculino;
  • Comprovante de Endereço.
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 11 de janeiro de 2014, no período matutino, na Escola Municipal de Educação Básica 1º de Junho, situada na Avenida General Osório nº 499, Centro, das 8h às 11h, horário local. 
 
O processo seletivo terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, se houver interesse da administração.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 8 de dezembro de 2014.

Prefeitura de Capão da Canoa - RS publica edital de processo seletivo

No estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Capão da Canoa publicou o edital nº 001/2014 de processo seletivo para provimento de cargos do quadro específico de servidores do programa ESF. Sob coordenação técnica da empresa Objetiva Concursos LTDA., o concurso pretende recompor parte do efetivo, ofertando 35 vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias. O salário é de R$ 1.014,00, por jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão efetuadas via internet, até as 23h59min do dia 28 de dezembro de 2014, pelo site www.objetivas.com.br.
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 13h às 17h, até o dia 28 de dezembro de 2014, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, na Prefeitura de Capão da Canoa, situada na Avenida Paraguassú, 1881, Centro, Capão da Canoa/RS, no andar térreo, em terminais de autoatendimento, sob a exclusiva utilização e responsabilidade do candidato.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 08 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições a partir de 16 de janeiro de 2015.
 
O processo seletivo terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por mais dois anos, a critério da administração pública.

Concurso Prefeitura de Elísio Medrado - BA

Visando o preenchimento de 149 vagas em diversos cargos, a Prefeitura de Elísio Medrado, na Bahia, lançou o edital nº 01/2014 de concurso público. Sob os cuidados do SEPROD - Serviço de Processamento de Dados, o concurso oferece vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos de até R$ 883,50, por jornada de 20, 30 e 40 horas semanais. 
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Operador de Máquinas/Equipamentos Elétricos, Operador de Sistema de Abastecimento de Água, Agente de Combate às Endemias, Motorista, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo, Técnico em Informática, Professor de Educação Básica e Assistente Social. Fica reservado 5% do total de vagas existentes aos candidatos portadores de necessidades especiais em função compatível com a sua aptidão.
 
Inscrição
As  inscrições foram reabertas e serão admitidas no endereço eletrônico www.seprod.com.br, no período de 8 a 12 de dezembro de 2014.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 11 de janeiro de 2015, em local e horário que serão divulgados a partir do dia 22 de dezembro de 2014, no site www.seprod.com.br.
 
O gabarito será divulgado pela SEPROD através do site www.seprod.com.br até o segundo dia útil após a realização das respectivas provas.
 
Os candidatos convocados para participar da prova de títulos deverão preencher o requerimento de cadastro de títulos disponível no site www.seprod.com.br no período que será estabelecido no edital de convocação para prova de títulos e entregá-los no endereço estabelecido no edital de convocação.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, podendo ser prorrogáveis por igual período, a contar da data de homologação do certame, a critério da administração da Prefeitura de Elísio Medrado.

Concurso Prefeitura de São Pedro - SP

A Prefeitura de São Pedro, no estado de São Paulo, através da empresa Dux Concursos, divulgou o edital de concurso público nº 002/2014, visando suprir sete vagas em cargos de ensino superior. O salário pode chegar até R$ 1.265,17, e a carga horária pode chegar até 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de bibliotecário, médico veterinário e professores.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de dezembro de 2014, através do site www.duxconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 11 de janeiro de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O concurso público terá validade pelo prazo de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez, por igual período.

Processo Seletivo CPSMBS - CE

O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Brejo Santo – CPSMBS, no estado do Ceará, publicou o extrato do edital de processo seletivo para contratação de profissionais de níveis superior e técnico, para lotação na Policlínica José Gilvan Leite Sampaio.
 
Cargos: Médicos (Otorrinolaringologista, Ginecologista/Obstetra, Angiologista/Clínico Vascular, Ultrassonografista, Neurologista e Gastroenterologista com aptidão para realizar colonoscopia), Cirurgiões Dentistas (Endodontista e Periodontista e Técnico em Saúde Bucal.
 
A inscrição será realizada na data provável de 19 de dezembro de 2014.
 
Mais informações, bem como a aquisição do edital, os interessados deverão solicitar pelo e-mail: policlinicabs@hotmail.com, na Sede do CPSMBS – Avenida João Inácio de Lucena, nº 1.800, Morro Dourado – Brejo Santo no horário das 08h às 11h e das 14h às 16h, ou pelo telefone (88) 3531-0295.

Concurso Prefeitura de Caieiras - SP

Com 20 vagas para médicos, nas especialidades de clínico geral e pediatra, a Prefeitura de Caieiras, em São Paulo, lançou, por meio do Instituto Nosso Rumo, o edital nº 01/2014 de concurso público.
 
Os aprovados farão jus a vencimentos de R$ 3.227,62, em jornadas de 12 horas semanais (plantonista).
 
As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de dezembro de 2014, via endereço eletrônico: www.nossorumo.org.br, com taxa de R$ 62,00.
 
Será aplicada prova objetiva provavelmente no dia 01 de fevereiro de 2015, em local e horário a ser informado a partir do dia 25 de janeiro de 2015. Estima-se que o gabarito seja disponibilizado no dia 2 de fevereiro de 2015.
 
O resultado está previsto para ser publicado no dia 7 de março de 2015.
 
A validade do concurso será de dois anos, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por período semelhante, a critério da Prefeitura.

Humor: Fui demitido!

Portaria regulamenta medidas de proteção ao trabalhador exposto ao fumo

Texto detalha condições de isolamento, ventilação e de exaustão do ar nos estabelecimentos comerciais destinados especificamente à comercialização de produtos fumígenos
 
Portaria dos ministérios da Saúde e do Trabalho e Emprego, publicada na edição desta sexta-feira (5/12) do Diário Oficial da União, regulamenta as medidas de proteção aos trabalhadores expostos ao fumo durante o exercício da profissão. Regulamenta também as condições de isolamento, ventilação e de exaustão do ar nos estabelecimentos comerciais destinados especificamente à comercialização de produtos fumígenos, além dos ambientes fechados onde o fumo será permitido – tabacarias, locais de pesquisas e sets de filmagens.

Os locais estão previstos como exceção na Lei Antifumo, que entrou em vigor na quarta-feira (3/12) e proíbe o cigarro em ambientes fechados públicos e privados.

As regras estabelecem que o sistema de ventilação seja mantido em operação após a desocupação e a desativação da área exclusiva, sendo desligado automaticamente. O objetivo é exaurir os resíduos e odores que podem permanecer no ambiente fechado.

Os revestimentos, pisos, tetos e as bancadas desses locais devem ser resistentes ao uso de desinfetantes, com o menor número possível de ranhuras ou frestas. Já o mobiliário deve ser de material não combustível, de fácil limpeza e que minimize a absorção de partículas.

Também está previsto que os serviços de limpeza e manutenção das instalações e dos equipamentos só poderão ser feitos quando os locais não estiverem em funcionamento.

Os estabelecimentos terão o prazo máximo de 180 dias, após a publicação da portaria, para se adaptar às normas. O descumprimento constitui infração de natureza sanitária, com previsão de multa que varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão em caso de desrespeito às normas sanitárias.
 
Saúde Plena

Funed desenvolve exame para diagnóstico rápido e eficaz do câncer de ovário

O diagnóstico de câncer de ovário representa o início de uma das mais difíceis batalhas para as mulheres
 
Como a doença ainda não tem cura e o diagnóstico é geralmente tardio, as pacientes que apresentam o problema contam com pouco tempo de sobrevida. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 5.680 novos casos este ano.

Frente a esse quadro, uma equipe de pesquisa da Fundação Ezequiel dias (Funed), coordenada pela doutora em biologia celular Luciana Maria Silva, pretende desenvolver exame laboratorial para ajudar a definir qual o melhor tratamento para a doença.
 
Para chegar a esse exame, a pesquisadora vai fazer um amplo sequenciamento do DNA e identificar se algum gene pode tornar a mulher mais suscetível ou mais resistente aos medicamentos para o tratamento desse tipo de câncer. Por ser desenvolvido pela Funed, uma das contrapartidas é subsidiar exames para o Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é que esteja disponível no mercado em três anos.

A pesquisa será desenvolvida no laboratório de biologia celular da fundação, que, desde 2008, tem a oncologia como uma das linhas de pesquisa. “Embora tenha baixa incidência, o câncer de ovário é altamente letal e a forma de diagnóstico é mais precária. Não é como, por exemplo, o câncer de mama”, afirma Luciana.
 
Desde 2012, ela está empenhada na pesquisa de um método que possa ajudar os médicos a determinarem melhores procedimentos terapêuticos. “Os tumores são descobertos em estágios avançados. É importante averiguar o perfil molecular das pacientes e cruzar com os dados de tratamento para ver se algum gene se apresenta como marcador de resistência da paciente aos medicamentos,” sugere.

Trata-se do tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o de menor chance de cura, embora menos frequente que o câncer de mama. É a causa mais comum de morte nas pacientes com tumores ginecológicos. No entanto, de acordo com dados do Inca, cerca de três quartos dos cânceres só são descobertos já em estágio avançado.
 
A maioria é carcinoma epitelial (câncer que se inicia nas células da superfície do órgão), o mais comum. Outro é o tumor maligno de células germinativas, que dão origem aos espermatozoides e aos ovócitos, popularmente conhecidos como óvulos.

O tratamento do câncer de ovário pode ser feito por meio de cirurgia para retirada do tumor (citorredução) nos casos de câncer primário. Na fase metastática, é realizada a quimioterapia. O problema é que muitas mulheres têm resistência ao tratamento quimioterápico, que pode tanto ser à base de cisplatina, que é o mais convencional, ou à base da proteína recombinante, como o TRAIL, que é um tratamento novo, ainda em fase de testes clínicos.
 
“No caso da quimioterapia, não há o conhecimento da biologia do tumor de cada paciente e, por isso, o tratamento é generalizado”, enfatiza a pesquisadora. Para ela, a partir do estudo, futuramente poderão ser determinados outros tipos de condutas terapêuticas.

Eficácia
Os medicamentos atuam em diferentes processos, até levar à morte a célula cancerígena. Os pesquisadores pretendem fazer sequenciamento dos genes de mulheres com câncer de ovário para saber quais deles podem ou não trazer informações para tornar os medicamentos mais eficazes. Os genes atuam como vias de sinalização. Em outras palavras, são eles que dão o comando para diversos processos no interior das células. Ao determinar o perfil molecular, é possível antecipar se determinado medicamento poderá ser mais eficaz ou não no tratamento.

Luciana lembra que a descoberta do Her2, que é um receptor tipo 2 do fator de crescimento epidérmico humano, e do gene Her2, responsável pela produção da proteína do mesmo nome, foi fundamental para avançar no tratatamento do câncer de mama. Um erro aleatório nesse gene pode levar ao desenvolvimento do câncer. “A descoberta do Her2 aumentou a sobrevida das pacientes. Depois disso, a hormonioterapia mudou a linha de tratamento”, pontua Luciana.

A pesquisa será realizada com cerca de 100 pacientes com câncer de ovário. Será feito um sequenciamento de mais de 20 mil genes. O passo seguinte será estabelecer um cruzamento dos dados do mapeamento genético com os dados clínicos das pacientes, como por exemplo, tempo de prolongamento da vida e resistência ao tratamento.
 
“Queremos identificar qual o perfil de expressão do grupo de sobrevida baixa e do grupo de sobrevida alta. Se, dos 20 mil genes, chegarmos a um gene que determina a sobrevida, teremos uma importante descoberta”, ressalta. Por fim, será desenvolvido o exame laboratorial, que permitirá, ao identificar o perfil molecular da paciente, um tratamento individualizado. Espera-se, com isso, resultados mais efetivos num intervalo de tempo muito menor.

A pesquisa recebeu o prêmio de projeto de incentivo à inovação da Funed e será desenvolvida em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de oferecer novos produtos em saúde. A ideia é que, ao fim, seja possível a criação de um exame laboratorial que possa ser comercializado. É a primeira experiência desse formato na Funed.
 
Saúde Plena