Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Excesso do uso de cápsulas de vitaminas e suplementos pode ser prejudicial à saúde

Óleo de cártamo, ômega-3, goji-berry, cálcio, chia,
 chá verde: pílulas podem ser valiosas, desde que usadas
 com moderação
Consumo de suplementos alimentares, em grande variedade no mercado, deve ser feito de forma cautelosa. Médicos alertam para a necessidade de avaliação nutricional anterior
 
O que vai no prato pode ter efeito significativo sobre nossa saúde, prevenindo e mesmo tratando doenças. Mas uma busca excessiva por viver alguns anos a mais pode estar garantindo efeito contrário para aqueles que apostam em suplementos de forma indiscriminada e sem orientação médica ou nutricional.
 
Minerais, multivitamínicos, nutracêuticos, suplementos... a oferta de cápsulas é incontável e preocupante, porque muitos estão consumindo esses produtos sem se preocupar com necessidade, dose correta, efeitos e interação com medicamentos, por exemplo. Afinal, quando essas formulações são bem-vindas?
 
Primeiro, é preciso diferenciar os nutrientes, que estão divididos em grupos. Os macronutrientes são os carboidratos, gorduras e proteínas; enquanto os micronutrientes são as vitaminas e minerais. Segundo a nutricionista e doutora em ciência de alimentos Janaína Goston, a dieta adequada e balanceada inclui todos eles em quantidades apropriadas e proporcionais, oferecendo as necessidades nutricionais de um indivíduo. Para a especialista, em geral, não há necessidade de se fazer suplementação de qualquer nutriente quando se tem como hábito uma dieta balanceada.

A suplementação e/ou complementação, para a nutricionista esportiva Rafaelly Cristina Silva, só deve ser usada quando a alimentação não for suficiente para suprir as necessidades. “Considerando que a reeducação alimentar não ocorre do dia para a noite, os suplementos podem ser utilizados como uma forma de garantir as necessidades do organismo de maneira mais rápida, porém sempre com cautela, pois os efeitos da superdosagem podem ser piores que os da falta. Em quantidades exageradas, podem ser tóxicos e causar danos, como sangramentos e distúrbios neurológicos”, alerta.

Isso não quer dizer que, quando necessários, os suplementos não sejam extremamente importantes  Ao suplementar a dieta com vitaminas e minerais adicionais, os multivitamínicos podem ser uma ferramenta valiosa para aqueles com desbalanceamento na dieta ou que tenham necessidades nutricionais diferenciadas.
 
Mulheres grávidas e idosos são um exemplo, e podem precisar de algo receitado pelo médico. Mas a regra geral é clara: não devem nunca ser consumidos por moda ou indicação de amigos, e sim por especialistas após exames específicos.

Alerta
O U.S. Preventive Services Task Force, órgão americano independente que faz revisões sistemáticas da literatura médica, recomendou, no início do ano, que pessoas saudáveis não tomem suplementos de vitamina E ou de betacaroteno. Além das cápsulas não terem benefícios comprovados, uma revisão de pesquisas recentes sugere que elas podem prejudicar a saúde.
 
Segundo o órgão, há fortes evidências de que os suplementos de betacaroteno aumentam o risco de câncer no pulmão em pessoas com predisposição à doença. No caso da vitamina E, os dados não confirmam se os suplementos podem realmente proteger contra câncer e doenças cardíacas.
 
Três perguntas para...Marcus Vinícius Bolívar Malachias, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
 
1- Há uma oferta sem fim de vitaminas, minerais e suplementos em cápsulas. Quem pode usar?
A suplementação desses nutrientes é benéfica para muito poucas pessoas, desnecessária para a maioria e de potencial malefício para um bom número delas.
 
O excesso de vitaminas antioxidantes (A, E, C), assim como de alguns minerais (selênio, zinco), com o intuito de prevenir doenças, tem sido relacionado à maior incidência de certos tipos de câncer e doenças cardíacas.
 
O cálcio deve ser utilizado mais livremente por mulheres para prevenção da osteoporose, mas homens só devem suplementá-lo em casos de deficiência, pois seu excesso aumenta o risco de calcificações das artérias.
 
A exceção é a vitamina D, que está deficiente na maioria das pessoas e, apesar de ainda limitadas as evidências, parece benéfica a sua reposição. Também a deficiência de B12 tem sido relacionada ao déficit cognitivo e há razões para mantê-la em níveis superiores à normalidade, sobretudo em dietas pobres nesse nutriente, caso de vegetarianos e idosos.
 
Na expectativa de benefícios milagrosos, milhões de indivíduos se iludem, correm riscos de efeitos adversos e gastam os seus recursos que deveriam ser empregados em alimentação saudável, rica em frutas e hortaliças, a fonte natural e ideal de aquisição de vitaminas e minerais. Curiosamente, a maioria das pessoas não faz uso regular de medicamentos imprescindíveis à saúde.

2 - Quais os riscos do uso indiscriminado?
Pesquisas revelam que os antioxidantes não só não preveniram como aumentaram a incidência de câncer, como o de pulmão, e infarto do miocárdio. Muitos multissuplementos, amplamente consumidos, têm excesso de ferro, iodo, sódio, potássio, betacaroteno e outros elementos que, em algumas pessoas, podem provocar doenças.

3 - Quais os efeitos da combinação desses compostos entre si e com medicamentos?
O iodo pode promover disfunção tireoidiana e o sódio é capaz de elevar a pressão e descompensar o coração. A vitamina K pode reduzir o efeito de anticoagulantes orais; assim como os antioxidantes podem diminuir a ação das estatinas na redução do colesterol e prevenção do infarto. O importante é discutir com o médico os potenciais prós e contras antes buscar um suplemento, mas, geralmente, as pessoas compram antes e perguntam depois.
 
Saúde Plena

No Brasil, 41% da população é contra testes com animais, revela pesquisa

Foto: Jardiel Carvalho/Frame/Folhapress: Cães da raça
 beagle passam por exames em clínica veterinária nesta
tarde de sexta-feira (18) em São Roque
Dados são de pesquisa feita com 2.162 pessoas pelo instituto Datafolha. Oposição em relação aos testes com animais é maior em população jovem
 
Uma parcela grande da população brasileira é contra o uso de animais em testes para desenvolver novos remédios. Uma pesquisa feita pelo Datafolha a pedido do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), entidade de pós-graduação para farmacêuticos, revelou que 41% dos brasileiros “discordam plenamente” dessa prática.
 
Segundo o levantamento, só 36% concordam plenamente com o uso de animais pela ciência. Outros 18% concordam apenas parcialmente com essa aplicação. Para chegar aos resultados, foram entrevistadas 2.162 pessoas em 134 cidades por todo o país. As entrevistas foram feitas entre 24 e 25 de setembro deste ano.
 
O debate sobre o uso de animais em pesquisas e no desenvolvimento de produtos veio à tona no país em outubro de 2013, quando ativistas invadiram um instituto de pesquisa em São Roque (SP) e levaram do local animais usados em testes, principalmente cães da raça beagle, alegando suspeitas de que os bichos sofriam maus-tratos.
 
Para Marcus Vinicius Andrade, diretor de pesquisa do ICTQ, a opinião negativa da população faz com que as indústrias farmacêuticas não queriam associar suas marcas e produtos aos testes com animais. No entanto, isso não inibe de fato os experimentos com animais no país.

Leia também:

Cientistas defendem que animal sofra o 'mínimo' em experiências

Governo divulga apenas um terço das pesquisas com animais no país

Veja testes que já não exigem cobaias e aqueles em que são necessárias

Alckmin sanciona lei que proíbe o uso de animal em teste para cosmético

Brasil vai validar métodos alternativos ao uso de animais em pesquisa

Amizade é bom para cachorro!

Animais também podem ser terapeutas e ajudar no tratamento de doenças

Animais de estimação podem reduzir risco de doenças cardíacas

 
“As indústrias avaliam que, uma vez que abrem mão das pesquisas em animais aqui no país, as mesmas se tornam dependentes de tecnologias externas, o que consequentemente encarece o medicamento”, afirma Andrade. “Para não encarecer o produto, e também não associar suas marcas a um tema que sofre rejeição em termos de opinião pública, as indústrias terceirizam a pesquisa clínica para institutos e laboratórios especializados.”
 
Ou seja, na prática, os testes com animais são feitos da mesma forma, apenas por outras instituições.
 
Entre jovens, rejeição a testes é maior
De acordo com o estudo, quanto mais jovem a população, maior é a oposição ao uso de animais em pesquisas. Entre os jovens de 16 a 24 anos, por exemplo, apenas 29% concordam com os testes em animais. Já a partir dos 40 anos de idade, essa parcela passa a ser de 40%.
 
A opinião também varia conforme a região do país. O Sul registra o menor índice de aprovação em relação aos testes em animais: 32% dos residentes concordam com o procedimento. No Sudeste e no Nordeste, esse índice é de 36%. No Norte e Centro-Oeste, 38% das pessoas aprovam os testes.
 
Para a pesquisadora Luisa Maria Gomes de Macedo Braga, professora da PUC-RS e presidente da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL), existe pouco conhecimento por parte da população leiga sobre a importância dos testes com animais para a ciência e para o desenvolvimento de novas drogas. “Se 41% das pessoas são contra o uso de animais em pesquisas, será que elas têm na vida delas uma ausência total de medicamentos, de vacinas? Até para a anticoncepção ainda se usa.”
 
Ela observa que, nos últimos anos, novos métodos alternativos ao uso de animais têm sido desenvolvidos. Em setembro, por exemplo, o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) reconheceu 17 métodos alternativos para o uso na pesquisa brasileira. “Estamos caminhando com uma perspectiva muito boa nesse sentido de atender ao máximo que pudermos sem o uso de animais. E, quando usar, usar de forma bastante ética, parcimoniosa”, diz Luisa.
 
A pesquisadora observa que a preocupação com o bem-estar dos animais faz parte do trabalho dos cientistas. “As pessoas que são contra têm que entender que nenhum pesquisador acha bom eutanasiar um animal. Também nos preocupamos muito com isso, mas temos que melhorar a saúde das pessoas e também dos animais. Muita da experimentação que se faz também reverte em benefício dos próprios animais”.
 
G1

Chá pode potencializar ou anular efeito de remédios, dizem especialistas

Muitas pessoas utilizam o chá para tratar dor de barriga, dor de cabeça, tosse e outras mazelas
 
Há quem prefira e ache menos agressivo ingerir a bebida do que tomar um medicamento. Outras pessoas preferem combinar as duas coisas, pois acreditam que assim ficarão boas de forma mais rápida. Mas não é bem assim. O chá e as infusões em geral podem interagir com os remédios, potencializando ou anulando suas ações e podendo até prejudicar o tratamento.
 
Segundo do clínico-geral e presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia, Alexandro Botsaris, tudo tem contra indicação, inclusive a água. Por isso, antes de se tomar um chá ou uma infusão, é preciso saber quais princípios ativos eles carregam, para, então, saber se há ou não problema em ingeri-lo sozinho ou junto com um medicamento.
 
"Um medicamento como a sibutramina, usado para emagrecer, interage forte com a cafeína, presente nos chás [proveniente da planta Camellia sinensis]. Se você combinar os dois, usando em grande quantidade, você pode ter uma crise hipertensiva. Ou se você está tomando algo para arritmia, a cafeína falha o remédio, e a pessoa volta a ter o sintoma", alerta Botsaris. 
 
Mas, dependendo da doença e para alguns problemas simples de saúde, como uma cólica, o chá pode sim substituir o remédio.
 
A coordenadora da comissão assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Caroly Cardoso, também ressalta que a procedência das ervas faz diferença.
 
"Em um transtorno menor, como uma má digestão, a pessoa pode e deve usar um chá, desde que ele tenha uma boa procedência e não esteja contaminado. É importante que a pessoa compre a planta de um local que faça um controle de qualidade", diz.
 
Botsaris explica que em caso de tratamentos a bebida deve ser feita com uma quantidade maior de chá. "Tem que usar, em média, três vezes mais do que aquele pacotinho de dois gramas que tem em supermercado".
 
A dosagem da bebida também deve ser observada para as diferentes faixas etárias, já que o peso de cada um interfere diretamente na quantidade.
 
"Você faz uma conta que a quantidade de chá ou de princípios ativos que ficam circulando dentro do organismo é inversamente proporcional à massa corporal. Quando diminui a massa corporal, a concentração dos ativos aumenta no sangue. Então, aquilo que você dá para um adulto beber, uma criança de um ano e pouco não pode", explica o médico.
 
Ou seja, mesmo sendo natural, o chá pode causar reações adversas nos pequenos. "A dose de cafeína do chá verde para um adulto é pequena, mas para uma criança não. Ela pode ficar agitada, ter taquicardia, ter um mal estar", exemplifica Botsaris.
 
Cardoso também aponta o guaco, muito utilizado para quem tem tosse, como algo a ser evitado em crianças com menos de dois anos, já que a planta tem um princípio chamado cumarina que pode desenvolver alergias.
 
Mas o chá não deve ser consumido só quando algum sintoma aparecer. A bebida também pode ser usada como forma de prevenção de algumas doenças.
 
"Alguns chás são diuréticos, então eliminam o sal do corpo. Se a pessoa toma a bebida regularmente, ela pode estar retardando o aparecimento de uma pressão alta, se ela tem tendência a isso", exemplifica o clínico.
 
"UBS amiga do chá"
A Prefeitura de São Paulo também indica o uso de chá, por meio do "Programa Ambientes Verdes e Saudáveis", implantado em 2005.
 
Em algumas UBS (Unidade Básica de Saúde), como a da Vila Dalva, na zona oeste da capital paulista, hortas são cultivadas com a ajuda de pessoas da comunidade.
 
A da Vila Dalva existe de desde 2012 e é gerenciada pelo farmacêutico Eli Anderson Dias. Ele conta que toda sexta-feira, das 9h às 12h, os responsáveis da UBS e cerca de 10 pessoas do bairro se reúnem para cuidar do espaço. O grupo também pode escolher uma planta para então ter aulas sobre seu uso e cultivo.
 
O fornecimento dos chás para a população é controlado e sempre acompanhado de orientações.
 
"A gente faz uma primeira orientação, explica como faz o chá, verifica se ele pode ser usado com o medicamento que o paciente está tomando, pois percebemos que a grande maioria dos remédios prescritos pelo posto interage com as plantas medicinais. Então essa orientação é importante", explica Dias.
 
UOL

Suplementos de proteína podem causar mau hálito

O whey protein é um alimento muito rico em proteína e,
 quando consumido em excesso, pode causar mau hálito
Em busca da boa forma, muitos atletas consomem sem controle suplementos vitamínicos que podem causar saburra lingual e halitose
 
O verão está aí e a preocupação com o corpo já está a todo vapor. Mas é bom tomar cuidado com o tipo de produto que será usado para ajudar a chegar ao objetivo desejado, pois alguns suplementos de proteína podem causar mau hálito.  
 
Um dos motivos que levam uma pessoa a desenvolver a halitose de uma forma geral é a presença de bactérias anaeróbicas na boca (que se acumulam principalmente por causa da diminuição da saliva e da falta de higiene bucal). Essas bactérias se alimentam, entre outras coisas, de muita proteína. 
 
“O suplemento é um alimento muito rico em proteína e, quando consumido em excesso, pode causar mau hálito, pois as bactérias que se alimentam dessas proteínas liberam os CSV (Compostos Sulfurados Voláteis) que são os gases do mau hálito”, diz Jacqueline Chaves Duarte, dentista responsável pela clínica Hálito Puro e membro da ISBOR (International Society of Breath Odor Research). 
 
Com o consumo constante desse tipo de suplemento, como fazem muitos atletas, as bactérias se proliferam com mais facilidade e rapidez, pois encontram na boca bastante alimento para isso. A junção desses microrganismos com os restos de comida contribuem para a formação da saburra lingual (placa esbranquiçada que se forma no fundo da língua), uma das principais causas do mau hálito. 
 
“Quem faz o consumo desses suplementos com frequência deve beber pelo menos dois litros de água por dia e fazer uso diário do raspador de língua”, diz a especialista. 
 
Dietas
E se o problema é o consumo excessivo de proteínas, o cuidado também deve acontecer com dietas alimentícias ricas dessa substância. O consumo excessivo de carne, ovos, leites e derivados pode causar na boca o mesmo distúrbio que o suplemento causa. Portanto, uma dieta balanceada, com todos os tipos de alimentos e vitaminas é o mais indicado para a saúde do corpo e da boca. 
 
Suplementos termogênicos Outros inimigos do hálito fresco são os suplementos termogênicos. Isso porque após o consumo dessas substâncias, que aumentam a temperatura do corpo, o organismo intensifica a produção de suor para reequilibrar a temperatura alterada. 
 
“O suor em excesso faz o atleta perder muitos sais minerais e água e isto pode causar desidratação e boca seca. A boca ressecada começa a descamar e essa escama acaba se depositando na língua, contribuindo também para a formação da saburra lingual”, diz Jacqueline.

Higienização é tudo
Como é possível perceber, apesar do consumo desses suplementos prejudicar a saúde da boca e o frescor do hálito, não há a necessidade de parar de ingeri-los. Mantendo a saúde bucal correta e em dia (com o uso de fio dental e raspadores linguais), consumindo bastante água e fazendo uma dieta balanceada, qualquer inimigo da boca terá menos chance de se desenvolver.  
 
Terra

Santa Casa de SP tem gastos indevidos com salários, diz auditoria

J. Duran Machfee/Estadão Conteúdo/12.12.2014
Funcionários da Santa Casa realizaram um protesto
 na sexta-feira
Entre 2009 e 2014, houve pagamento indevido de adicionais de insalubridade
 
Além de firmar contratos com sobrepreço, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo também teve gastos indevidos com a folha de pagamento nos últimos cinco anos, segundo novos dados da análise nas contas da instituição realizada pela BDO RCS Auditores Independentes, contratada pela Secretaria Estadual da Saúde. Em crise financeira, a entidade tem dívida que supera os R$ 820 milhões.
 
De acordo com documentos da auditoria obtidos pela reportagem, um dos problemas detectados na política de recursos humanos foi o pagamento indevido de adicionais de insalubridade. Entre 2009 e 2014, o valor gasto pela entidade com o benefício aos funcionários do Hospital Central cresceu 74%. A auditoria concluiu que, dos R$ 56 milhões gastos com o adicional, R$ 14 milhões, ou 25% do total, foram indevidos.
 
Horas extras
Outro problema detectado foi a alta no pagamento de horas extras. No mesmo período analisado, o valor gasto saltou 66%. Os auditores encontraram 113 casos em que os funcionários da Santa Casa receberam por mais horas extras do que a lei permite. Em um dos casos, um funcionário com cargo de auxiliar de esterilização recebeu por 176 horas extras no mês, o que dá uma média de oito horas extras por dia, mas a lei permite apenas duas horas extras diárias.
 
Os auditores verificaram também a existência de 26 funcionários com salários entre R$ 20 mil e R$ 50 mil.
 
Procurada, a Santa Casa informou que a nova superintendência da instituição, que assumiu o controle da entidade em setembro, recebeu os números da auditoria na quinta-feira passada (11) e "ainda não teve tempo para se aprofundar na análise e fazer uma leitura em detalhes dos números". Disse que a nova gestão "se compromete a apurar qualquer irregularidade" que possa existir na instituição, adotando as medidas necessárias.

O Estado de São Paulo

Oftalmologista alerta para cuidados com os olhos durante o verão

A exposição prolongada aos raios solares, sem proteção
 adequada, pode acarretar a ceratite actínica e o pterígio
Os raios ultravioleta (UVB) estão mais agressivos nesta época do ano
 
O verão começa no próximo dia 21. Durante a estação, com dias mais quentes e maior exposição ao sol, os cuidados com a saúde, principalmente com os olhos, devem aumentar. Os raios ultravioleta (UVB) estão mais agressivos nesta época do ano, quando os riscos de queimaduras, irritações na córnea e doenças infecciosas também são maiores.
 
Segundo Marcus Sáfady, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a exposição prolongada aos raios solares, sem proteção adequada, pode acarretar a ceratite actínica e o pterígio.
 
— A ceratite actínica é uma inflamação na córnea, que costuma ocorrer em pacientes expostos de 6 a 12 horas ao sol. Os sintomas são vermelhidão, dor na região e sensação de areia. O tratamento é feito com aplicação de soro fisiológico. Alteração na membrana que recobre o olho, o pterígio é resultado de anos de exposição ao sol e poeira. A doença é caracterizada pelo crescimento de uma massa vermelha na direção da córnea, causando desconforto. Com os sintomas, deve-se procurar um oftalmologista para indicação de colírio adequado e, nos casos mais graves, do procedimento cirúrgico.

Leia também:

Óculos de sol: gênero de primeira necessidade

Acerte na escolha dos óculos de sol e proteja sua saúde

Exposição excessiva aos raios do sol pode causar cegueira temporária

Novas lentes e técnicas cirúrgicas garantem olhos livres de óculos

Médicos indicam óculos escuros para as crianças na prevenção dos efeitos nocivos do sol 

Luz azul dos celulares e tablets pode causar degeneração na retina

Óculos usados em filmes em 3D não prejudicam a visão, mas exigem cuidados 

Verão pode agravar a fotofobia

 
Para evitar problemas com os olhos, ele recomenda uso de bonés e óculos escuros de qualidade, com proteção contra radiação UVA e UVB, que em excesso podem causar danos irreversíveis.
 
— O filtro UV protege a visão dos raios solares. As lentes escuras de qualidade duvidosa são ainda mais perigosas, pois, ao utilizá-las, a pupila do paciente dilata, permitindo a entrada de uma quantidade maior de radiação. O uso prolongado dessas lentes pode causar catarata.
 
A conjuntivite também é bastante comum no verão, pois a bactéria transmissora prolifera principalmente em altas temperaturas. A inflamação, que tem os mesmos sintomas da ceratite actínica, é contagiosa e causada pela água do mar contaminada, excesso ou falta de cloro na em piscinas. O tratamento é com aplicação de água filtrada ou soro fisiológico. Recomenda-se evitar locais com alta concentração de pessoas.
 
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, qualquer tratamento deve ser prescrito por um oftalmologista. Acrescentou que medicamentos, como pomadas e colírios, não devem ser utilizados sem prescrição médica.
 
R7

Número de crianças mortas por desnutrição no sul do Paquistão chega a 546

Foto: EFE/Germán Pomar
 EFE/Germán Pomar
A seca já dura três anos nesta região desértica paquistanesa, na qual 80% da população depende da agricultura e da pecuária e que, além disso, é uma das zonas mais subdesenvolvidas do país e carece de instalações sanitárias apropriadas.
 
Após nos últimos três dias 14 crianças morrerem por desnutrição na região de Tharparkar, no sul do Paquistão, o número de menores que faleceram neste ano vítimas de desnutrição na localidade, que sofre uma grave seca, chegou a 546, informaram à Agência Efe fontes oficiais.
 
As últimas vítimas morreram no Hospital Civil da cidade de Mithi, capital da região, onde 40 crianças permanecem internadas por desnutrição.
 
A seca já dura três anos nesta região desértica paquistanesa, na qual 80% da população depende da agricultura e da pecuária e que, além disso, é uma das zonas mais subdesenvolvidas do país e carece de instalações sanitárias apropriadas.
 
O Tribunal Superior de Sindh, província onde se localiza Tharparkar, ordenou recentemente que o governo local tomasse medidas para evitar mais mortes.
 
Mas um porta-voz do governo provincial, Syed Abdullah Shah, reconheceu à Efe que o governo paquistanês tem dificuldades para fornecer “a tempo” os serviços necessários para enfrentar a situação em Mithi, o que atribuiu a uma “falta de conscientização”.
 
A Universidade de Ciências Médicas e da Saúde de Liaquat enviou para a região 70 médicos e estudantes para colaborarem nos esforços sanitários.
 
EFE Saúde

Mulheres quenianas com HIV denunciam que foram forçadas à esterilização

Foto: EPA/AHMAD YUSNI
Foto: EPA/AHMAD YUSNI    
Segundo o depoimento de uma das delatoras, ela deu à luz em um hospital de Nairóbi sob a advertência que não teria direito a auxílios pela maternidade se recusasse a esterilização. A mulher acrescenta que, pouco antes de dar à luz, recebeu um formulário que assinou sem ler
 
Pelo menos quatro mulheres quenianas portadoras do vírus HIV denunciaram nos tribunais que foram “forçadas a se esterilizar” em uma maternidade da capital do país, informou nesta quinta-feira a imprensa local.
 
Além disso, outras 40 mulheres soropositivas foram forçadas à esterilização, segundo duas ONGs locais em declarações ao jornal “Daily Nation”.
 
Segundo o depoimento de uma das delatoras, ela deu à luz em um hospital de Nairóbi sob a advertência que não teria direito a auxílios pela maternidade se recusasse a esterilização. A mulher acrescenta que, pouco antes de dar à luz, recebeu um formulário que assinou sem ler.
 
“Só me dei conta, após vários meses, que era meu consentimento para a esterilização”, afirmou.
 
Após o parto, a mulher voltou a sua clínica habitual para receber o leite infantil e a comida que estão incluídos no auxílio, mas foi informada que “nada seria entregue” a menos que fosse provado que ela se submeteu voluntariamente a uma cirurgia de ligadura de trompas.
 
“Uma enfermeira me informou que o procedimento ocorreu durante a cesárea”, disse a delatora.
 
As quatro mulheres deram à luz no mesmo hospital de Nairóbi, recomendadas também pela mesma clínica, e denunciam que esta violou “os padrões internacionais de saúde”.
 
EFE Saúde

Antimalárico desenvolvido no Brasil é premiado e pode auxiliar no tratamento de crianças

Foto: EFE/Piyal Adhikary
Foto: EFE/Piyal Adhikary
O antimalárico “ASMQ” está sendo produzido no Brasil e na Índia, graças à transferência de tecnologia ao país asiático
 
Um modelo inovador de Pesquisa e Desenvolvimento resultou em um novo medicamento contra a Malária, elaborado no Brasil e recebeu recentemente o prêmio FINEP de Inovação na categoria Tecnologia Social. O antimalárico “ASMQ” está sendo produzido no Brasil e na Índia, graças à transferência de tecnologia ao país asiático.
 
O medicamento combinou em dose fixa dos componentes químicos “artesunato e mefloquina” de tratamento mais simples contra a malária e foi registrado como bem público, não patenteado, no Brasil em 2008. Em 2010, a transferência de tecnologia Sul-Sul entre Farmanguinhos e a Cipla, na Índia, facilitou a implantação do ASMQ em todo o mundo.
 
O medicamento também faz parte da Lista de Medicamentos Essenciais (LME) para crianças e adultos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda na África, resultados de um estudo divulgado ontem revelam o potencial de tratamento do AMSQ contra a malária em crianças de até cinco anos no continente.
 
Os resultados de um estudo divulgado nos Estados Unidos também revelam o potencial de tratamento em crianças de até cinco anos na África.
 
A iniciativa foi da instituição “Medicamentos para Doenças Negligenciadas América Latina” (Dndi, pelas siglas de Drugs for Neglected Diseases initiative). O consórcio para o desenvolvimento do antimalárico ASMQ, uma parceria da DNDi e do laboratório farmacêutico Farmanguinhos/Fiocruz, articulou o trabalho de parceiros que, conectados, funcionaram como um laboratório virtual.
 
Seu conjunto de componentes transformadores aplicados entre institutos de pesquisa, programas nacionais de controle da malária, agências regulatórias, indústria farmacêutica e organizações sem fins lucrativos e organismos internacionais fortalecem a capacidade de resposta de países em desenvolvimento para seus próprios desafios na área da saúde.
 
“Este modelo, focado nas necessidades dos pacientes e não em uma lógica de mercado, funciona em parceria com o próprio mercado, por meio da indústria, a sociedade civil e os governos”, acrescentou.

O Prêmio FINEP de Inovação incentiva e contempla instituições, empresas e pessoas físicas por iniciativas, produtos e projetos implantados no Brasil, estimulando o desenvolvimento nacional por meio da inovação. Criado em 1998, o prêmio é conferido em etapa regional e nacional. A cerimônia de premiação acontece hoje no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro.
 
Sobre a Malária
Desde 2000, um progresso notável foi feito na luta contra a malária. A OMS, contudo, ainda estima 207 milhões casos por ano, com 627 mil mortes atribuídas à doença -86% das quais de crianças menores de 5 anos de idade. Na região americana, o número estimado de casos de malária é de 1,1 milhões, com 1.100 mortes atribuídas à doença, sendo que 29% seriam crianças menores de 5 anos.
 
EFE Saúde

Associação das Pioneiras Sociais - APS abre processo seletivo

A Associação das Pioneiras Sociais (APS) publicou o edital nº 9, de 8 de dezembro de 2014, anunciando a realização de processo de seleção pública. São ofertadas 8 vagas para enfermeiros dispostos a atuarem na Unidade SARAH/Brasília em regime de trabalho de 44 horas semanais, com dedicação exclusiva, não sendo permitida outra fonte de rendimentos, sob pena de demissão por justa causa.
 
Os aptos habilitados receberão salários de até R$ 10.662,73, após o término do treinamento que será de até seis meses, a contar da data de assinatura do Termo de Treinamento. Durante o treinamento, o candidato fará jus, mensalmente, a bolsa de treinamento, no valor bruto de R$ 6.387,34, por jornada de 44 horas semanais.
 
Pré-requisito:
Graduação em Enfermagem, comprovada por meio de certificado emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
 
As inscrições, no valor de R$ 120,00, deverão ser efetuadas exclusivamente via internet, através do site www.sarah.br/rh, no período de 12 a 21 de janeiro de 2015.
 
Para os candidatos que não conseguirem acesso à internet, serão disponibilizados computadores para realização das inscrições, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (horário oficial de Brasília-DF), no período anteriormente descrito, exceto sábados, domingos e feriados, em um dos seguintes endereços: Unidade SARAH/Belém - Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000, Val de Canz, Belém-PA; Unidade SARAH/Belo Horizonte - Av. Amazonas, 5.953, Gameleira, Belo Horizonte-MG; Unidade SARAH/Brasília - SMHS Quadra 301, Bloco B, nº 45, Brasília-DF; Unidade SARAH/Fortaleza - Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 4.500, Passaré, Fortaleza-CE; Unidade SARAH/Macapá - Setor 12 - Rodovia Juscelino Kubitschek, 2.011, Fazendinha, Macapá-AP; Unidade SARAH/Salvador - Av. Tancredo Neves, 2.782, Caminho das Árvores, Salvador-BA; Unidade SARAH/São Luís - Av. Luiz Rocha, s/nº, Monte Castelo, São Luís-MA; Unidade SARAH/Rio de Janeiro - Av. Canal Arroio Pavuna, s/nº, Jacarepaguá, Rio de Janeiro-RJ.
 
O processo seletivo constará de provas objetivas e discursivas, previstas para 15 de março de 2015, em cidade, local e horário, a serem disponibilizados, para consulta individual, no endereço eletrônico www.sarah.br/rh.
 
O gabarito oficial definitivo será divulgado a partir do dia 17 de abril de 2015, no site www.sarah.br/rh. Já o resultado da prova discursiva será divulgado em 30 de abril de 2015, no endereço eletrônico www.sarah.br/rh.
 
O prazo de validade do processo será de um ano, contado a partir da data de divulgação do resultado final da aprovação e da classificação neste processo, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da APS.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, edição de 12 de dezembro de 2014.

Prefeitura de Colniza (MT) publica editais de processo seletivo

A Prefeitura de Colniza, no estado do Mato Grosso, através da empresa Exata, Assessoria, Consultoria E Planejamento, tornaram público os editais de processo seletivo nºs 001 e 002/2014. O objetivo é o cadastro de reservas, em cargos de ensino fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração prevista vai de R$ 744,75 a R$ 2.626,35, em carga horária que vai de 20 a 40 horas semanal.
 
As chances são para os cargos de agente de combate às endemias, agente comunitário de saúde, agente administrativo, apoio administrativo educacional, motorista de veículo pesados, professores, técnico - auxiliar de desenvolvimento infantil, agente administrativo, assistente social, cozinheira, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, recepcionista, vigia, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 29 de dezembro de 2014, através do site www.exataplanejamento.com.br.
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetiva e de títulos.
 
As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 18 de janeiro de 2015, em local e horário a serem divulgados no quadro de avisos da Prefeitura e no site www.exataplanejamento.com.br e no jornal oficial dos Municípios (disponível no site: www.amm.org.br).
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no site www.exataplanejamento.com.br, a partir 16h00min do dia subsequente ao da realização da prova objetiva e no mural da Prefeitura Municipal de Colniza/MT.
 
A validade do processo seletivo de nº 001/2014 é de 02 anos e do nº 002/2014 é de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal. 

Prefeitura de Divinópolis – MG divulgou edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, no Estado de Minas Gerais, divulgou os editais de processo seletivo nº 017 e 018/2014 – SEMUSA, com o propósito de contratar dois profissionais para os cargos de Médicos (Dermatologista e Endocrinologista). A oferta salarial é de R$ 2.291,10 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo, por jornada de 20 horas semanais de trabalho.
 
Os interessados deverão entregar na Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 19 de dezembro de 2014,de 7:30 às 11h e de 13 às 17h, o currículo padronizado, formulário próprio em anexo.
 
Requisitos mínimos:
  • Ser brasileiro (a) nato ou naturalizado (a);
  • Idade mínima: 18 (dezoito) anos;
  • Escolaridade/Habilitação: Diploma, devidamente registrado no órgão competente, de conclusão de curso superior de medicina;
Os candidatos serão avaliados por meio currículo.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição de 12 de dezembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Nova Andradina - MS

Através da FAPEC Desenvolvimento Comunitário e Universitário, a Prefeitura de Nova Andradina, no Estado do Mato Grosso do Sul, lançou edital nº 01/2014 de concurso público destinado ao preenchimento de vagas para contratações imediatas, mais cadastro de reserva para profissionais de todos os níveis escolares.
 
As oportunidades são para os cargos de advogado (analista previdenciário, habitação e assistência social), administrador, auditor de tributos municipais, assistente social, biólogo, bibliotecário, biomédico, contador, educação social (instrutor de aeróbica, instrutor de dança, pedagogo e educação física), enfermeiro, engenheiro (fiscal de obras, agrônomo, civil e de segurança do trabalho), farmacêutico bioquímico, fiscal do meio ambiente, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, veterinário, médicos em diversas especialidades, nutricionista, odontólogo, pedagogo, professores em várias disciplinas, psicólogo e terapeuta ocupacional, agente de inspeção e vigilância sanitária, assistente de atividades educacionais, assistente de educação infantil, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de laboratório, fiscal de posturas municipais, fiscal de trânsito, protético, técnico agropecuário, técnico contábil, técnico de enfermagem, técnico de farmácia, técnico de higiene dental, técnico de laboratório, técnico de radiologia, técnico de segurança de trabalho, técnico de serviços de assistência, técnico de serviços de saúde, técnico de serviços organizacionais, técnico de tecnologia de informação, agente comunitário de saúde, agente de conservação e limpeza, agente de controle de endemias, agente de merenda, agente de serviços de saúde, assistente de ações sociais, auxiliar de serviços básicos, copeiro, eletricista veicular e predial, gari, lavador, motoristas (ônibus, veículos leves e de pesados), operador de equipamento pesado, pedreiro, pintor, recepcionista, telefonista e viveirista. As remunerações variam de R$ 779,18 a R$ 11.009,95, em jornadas de 20 a 44 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas via endereço eletrônico: www.fapec.org/concurso, pelo período de 16 de dezembro de 2014 a 12 de janeiro de 2015. Será cobrada taxa de R$ 50,00 a R$ 120,00 de acordo com o cargo pleiteado.
 
O concurso será composto por prova escrita, avaliação de títulos, prova prática, entrevista, teste de avaliação física e curso introdutório. A prova escrita será aplicada a todos os participantes e sua realização está programada para o dia 22 de fevereiro de 2015. O gabarito será disponibilizado em até três dias, após a prova.
 
O resultado final contendo a classificação final dos candidatos será homologado pela Prefeitura, publicado no Diário Oficial de Nova Andradina e divulgado no mural da Prefeitura e nos endereços eletrônicos: www.pmna.ms.gov.br e www.fapec.org/concurso.
 
O concurso será válido por dois anos, contados da data da publicação da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Serra Alta - SC abre processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Serra Alta, no estado de Santa Catarina, lançou edital Nº 1/2014 de processo seletivo para contratação temporária de 12 profissionais em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 900,75 a R$ 1.660,17, por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
São reservadas às pessoas portadoras de deficiência, 5% das vagas, por cargo oferecido ou das que vierem a surgir no prazo de validade do processo seletivo, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.
 
Cargos: Agente de Saúde, Agente Educativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Coordenador do PETI, Professor (Artes, Educação Física, Educação Infantil, Séries Iniciais, Inglês e Artesanato) e Segundo Professor.
 
As inscrições estarão abertas no período de 15 de dezembro de 2014 a 9 de janeiro de 2015, somente pelo site www.assconpp.com.br.
 
Os valores para inscrição são os seguintes:
R$ 20,00 (ensino fundamental);
R$ 30,00 (ensino médio);
R$ 50,00 (nível médio (magistério) ou ensino superior).
 
As provas escritas serão realizadas na data provável de 17 de janeiro de 2015, com início às 13h30min e término às 16h30min (horário oficial de Brasília, DF), no Centro Municipal de Educação, situado à Rua Sete de Setembro, 530, Centro, Serra Alta/SC. Já a prova de títulos possui caráter classificatório, e será aplicada a todos os candidatos aos cargos de Professor I – Educação Infantil, Professor II – Séries Iniciais, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Professor III – Inglês e Segundo Professor, na mesma data e local de realização da prova escrita, com início às 15h30min e término previsto às 17h30min (horário oficial de Brasília, DF).
 
O gabarito será divulgado a partir das 19 horas do dia 18 de janeiro de 2015, nos sites www.assconpp.com.br e www.serraalta.sc.gov.br.
 
A lista dos aprovados, homologada pelo Prefeito Municipal, será publicada no dia 30 de janeiro de 2015, será publicada no mural interno da Prefeitura de Serra Alta e nos sites www.assconpp.com.br, e www.serraalta.sc.gov.br.
 
O processo seletivo será válido durante o ano de 2015.

Concurso Prefeitura de Unaí - MG

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Unaí publicou edital Nº. 1/2014  de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da Comissão Técnica de Concursos – Cotec – da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, o concurso pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 217 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.241,45, para carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro, Operador de Máquinas Pesadas, Atendente, Auxiliar de Cuidador Social, Eletricista, Instrutor de Artesanato, Motorista, Agente Social, Assistente Administrativo, Cuidador Social, Fiscal de Meio Ambiente, Monitor da Educação Infantil, Técnico Bibliotecário, Instrutor de Informática, Assistente Social, Contador, Engenheiro Civil, Especialista da Educação Básica, Veterinário, Nutricionista, Pedagogo, Procurador Jurídico, Professor e Psicólogo.
 
Inscrição
A inscrição com pagamento da taxa será no período compreendido entre 8h de 18 de fevereiro e 18h de 20 de março de 2015, no site www.cotec.unimontes.br ou nos seguintes postos de inscrições:
 
Unaí - No Posto de Atendimento (CPPT/Sine – Rua Eduardo Rodrigues Barbosa, n.º 180, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h;
 
Montes Claros - Na recepção da Unimontes/Cotec (Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, Vila Mauriceia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A taxa de inscrição varia de R$ 60 a R$ 140.
 
Prova
O concurso será composto de prova de múltipla escolha e de títulos.
 
As provas de múltipla escolha serão aplicadas provavelmente no dia 26 de abril de 2015. Os candidatos deverão, a partir do dia 17 de abril de 2015, informar-se, pela internet, no site www.cotec.unimontes.br, em que local irão fazer as provas.
 
O gabarito oficial das provas de múltipla escolha será divulgado no site www.cotec.unimontes.br, na sede da Prefeitura de Unaí, até 12 (doze) horas após o encerramento dessas provas.
 
A lista dos candidatos que participarão da prova de títulos será divulgada a partir do dia 15 de maio de 2015, no site www.cotec.unimontes.br.
 
A entrega da documentação para a prova de títulos, deverá ser postada nos Correios, por meio do serviço de A.R. ou Sedex (com custos por conta do candidato), de 18 a 29 de maio de 2015, na Unimontes/Cotec – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, CEP 39401-089, Montes Claros/MG e em Unaí, das 8h às 12h, ou na Unimontes/Cotec (Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, Vila Mauricéia, Montes Claros-MG), das 8h às 18h.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Martinópole - CE

Visando o preenchimento de 295 vagas em diversos cargos, a Prefeitura de Martinópole, no Ceará, lançou o edital 001/2014 de concurso público. O concurso terá a coordenação técnico-administrativa da CONSULPAM – Consultoria Público-Privada e Assessoria Municipal.
 
Os aprovados receberão salários que variam de R$ 724,00 a R$ 5.500,00, por jornada de 20, 30 e 40 horas semanais de trabalho.
 
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Assistente Social, Bibliotecário, Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Ocupacional, Psicólogo, Veterinário, Terapeuta Ocupacional, Professor, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Secretaria Escolar, Chefe de Almoxarifado, Digitador, Educadora Social, Monitor de Esportes, Monitor em Informática, Operador de Máquina, Protético, Recepcionista Atendente, Secretario Escolar, Técnico em Informática, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Gari, Merendeira, Motorista, Porteiro e Vigia.
 
Inscrições
Foram prorrogados até o dia 20 de dezembro de 2014, das 8h às 11h e das 14h às 17h de segunda a sexta-feira, exceto feriados, na avenida Capitão Brito, S/N – Centro – Centro de Informática e no site www.consulpam.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível Fundamental Completo: R$ 50,00;
Nível Médio: R$ 80,00;
Para os cargos de Professor: R$ 120,00.
Nível Superior: R$ 150,00.
 
Prova
O concurso será constituído de provas objetivas, práticas e títulos.
 
As provas objetivas e práticas serão realizadas na data provável de 8 de março de 2015, em locais e horários a serem publicados no site www.consulpam.com.br por meio do edital de convocação.
 
O gabarito das provas será publicado no paço da Prefeitura e no site www.consulpam.com.br em até 3 dias após a realização das provas.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data da publicação do ato homologatório, prorrogável apenas uma vez pelo mesmo período.

Polícia Civil - GO abre concurso para Papiloscopista

A Polícia Civil de Goiás, por iniciativa da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento, já disponibilizou o edital 003/2014 para realização de concurso público que visa ao provimento de vagas e formação de cadastro de reserva no cargo de Papiloscopista Policial de 3° Classe da. Serão preenchidas 100 vagas para esses profissionais, que deverão possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação.
 
O subsídio oferecido para o posto de Papiloscopista será de  R$ 3.357,12.
 
Inscrições A inscrição será efetuada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.universa.org.br, no período entre 8h do dia 23 de dezembro de 2014 e 23h59 do dia 18 de janeiro de 2015, observado o horário oficial de Brasília, mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 110,00, com vencimento até 09 de fevereiro de 2015.
 
A Fundação Universa pretende disponibilizar o comprovante definitivo de inscrição na data provável de 6 de março de 2015.
 
Provas
A seleção dos candidatos será realizada de uma primeira etapa, composta de:
a) 1ª (primeira fase) – prova objetiva, de caráter eliminatório;

b) 2ª (segunda fase) – prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;

c) 3ª (terceira fase) – avaliação médica e avaliação da equipe multiprofissional (exclusivo aos candidatos com deficiência) de caráter eliminatório;

d) 4ª (quarta fase) – prova de aptidão física, de caráter eliminatório;

e) 5ª (quinta fase) – avaliação psicológica, de caráter eliminatório;

f) 6ª (sexta fase) – avaliação da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório.
 
A Segunda etapa será constituída pelo curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.
 
A prova objetiva e a prova discursiva serão aplicadas no dia provável de 22 de março de 2015, em locais e horário divulgados pela comissão organizadora com antecedência. Todas as etapas serão realizadas na cidade de Goiânia/GO.
 
Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados a partir das 19 horas do primeiro dia útil seguinte ao da aplicação dos exames.
 
O concurso público será válido por dois anos.
 
Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Monte Belo do Sul - RS

A Prefeitura de Monte Belo do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014, visando suprir 13 vagas mais o cadastro de reservas, em cargos de ensino fundamental, médio/técnico e superior. As remunerações vão de R$ 857,59 a R$ 9.178,34, e a carga horária a ser desempenhada vai de 20 a 44 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de assistente social, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fiscal ambiental, médicos, odontólogo, professores, psicólogo, veterinário, técnico em contabilidade, técnico em enfermagem, fiscal sanitarista, fiscal tributário, tesoureiro, agente comunitário de saúde, recepcionista, eletricista, motorista, operador de máquinas, entre outros.
 
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 06 de janeiro de 2015, através do site www.fundatec.org.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental e médio/técnico é de R$ 46,45 e cargos de ensino superior R$ 77,40.
 
A FUNDATEC e o Município de Monte Belo do Sul/RS disponibilizarão computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, no horário de atendimento ao público, das 9h às 17h, e no Município de Monte Belo do Sul/RS, Rua Sagrada Família, 533, no horário das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
 
Os inscritos serão avaliados através de prova teórica-objetivas, prática e de títulos de acordo ao cargo pretendido.
 
A aplicação da prova teórico-objetivas está prevista para o dia 08 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado no dia seguinte ao de aplicação da prova, no site www.fundatec.org.br.
 
O concurso público que está sob a responsabilidade da Fundatec, terá validade pelo prazo de 02 anos, contados da  publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Canguçu - RS anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Canguçu, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital de processo seletivo nº 105/2014, que objetiva à contratação temporária e emergencial de 59 profissionais, bem como à formação de cadastro reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os aprovados receberão remunerações variadas entre R$ 671,49 e R$ 11.150,52, por jornadas semanais que vão de 10h a 44 horas.
 
Cargos
Nível Fundamental (completo e incompleto): Agente Comunitário de Saúde; Auxiliar de Enfermagem e Servente;

Nível Médio: Auxiliar em Saúde Bucal;

Nível Superior: Médicos nas especialidades de Suporte; Pediatra Suporte; Plantonista; Ginecologista e Obstetra; Psiquiatra; ESF; e Atenção Básica; além de Odontólogo nas áreas de Atenção Básica; ESF; Odontólogo 44 horas semanais; Endodontia; Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Assistente Social.
 
Inscrições
As inscrições, gratuitas, serão recebidas no período de 17 a 19 de dezembro de 2014, por Comissão designada, junto ao Salão de Reuniões da Prefeitura Municipal de Canguçu, sito à Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, nº. 240 – entrada pela Rua Júlio de Castilhos, no horário das 13 h às 16h.
 
Todos os inscritos serão avaliados por meio de análise de currículos. A validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2015.

Prefeitura de Sinimbu - RS realiza processo seletivo

A Prefeitura de Sinimbu, no interior do Rio Grande do Sul, lançou edital de processo seletivo nº 036/2014, com a intenção de contratar um Técnico em Enfermagem (nível médio). O aprovado deverá atuar em jornada semanal de 40 horas, com vencimento de R$ 1.098,00.
 
Os pedidos de participação devem ser efetuados até o dia 19 de dezembro de 2014, junto ao Setor de Pessoal da Secretaria Municipal de Administração.
 
Os inscritos serão escolhidos por meio de Prova Objetiva, prevista para ser aplicada em 22 de dezembro de 2014, no horário das 9:00 às 11:00 horas, no Plenário da Câmara dos Vereadores do município.
 
A divulgação do resultado preliminar será realizada no dia 23 de dezembro de 2014, a partir das 12 horas, no mural das publicações legais da Prefeitura Municipal e no site www.sinimbu.rs.gov.br.
 
A lista dos aprovados e a classificação final serão disponibilizadas no mural do Centro Administrativo e no site www.sinimbu.rs.gov.br, no dia 06 de janeiro de 2015, a partir das 12 horas.

Prefeitura de Juiz de Fora - MG abre vagas para médicos

A Prefeitura de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, divulgou edital de processo seletivo regido pelo nº 252/2014, com o objetivo de contratar Médicos em diversas especialidades. O salário é de R$ 5.943,22.
 
Segundo o edital, serão classificados profissionais das especialidades de Anestesia, Clínica Geral, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Hematologia, Intensivista, Neurocirurgia, Neurologia, Pediatria, Proctologia, Psiquiatria, Regulação, Traumatologia/ Ortopedia, Ultrassonografia e Urologia.
 
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 19 de dezembro de 2014, pelo site www.pjf.mg.gov.br. Os candidatos após realizarem suas inscrições pela internet terão de entregar os títulos para validação das informações prestadas na inscrição nos dias 15 e 16 de dezembro de 2014, na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Av. Brasil nº 2001 - 8º andar, no horário de 8h30min às 11h00min e de 14h30min às 16h30min.
 
Para a seleção dos candidatos será aplicada Análise Curricular.
 
O prazo de validade deste processo seletivo é de 01 ano, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Fartura - SP divulga edital de concurso público

A Prefeitura de Fartura, interior paulista, por meio da empresa Cemat, publicou edital de concurso público n° 03/2014, com a finalidade de preencher 31 vagas para profissionais de níveis médio e superior. Os salários vão até R$ 1.954,00, em carga horária de 25 a 40 horas semanais.
 
Fica reservado o percentual de 5% das vagas para pessoas com deficiência. As chances são para monitor escolar e professores.
 
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 23 de dezembro de 2014, através da internet no site eletrônico da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). As taxas variam de R$ 45,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Àquelas pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (Internet) poderão utilizar o ACESSA São Paulo, em dias úteis, localizada à Rua Samuel de Oliveira, nº 77, na cidade de Fartura-SP.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Fartura-SP, na data prevista de 11 de janeiro de 2015, (domingo), na E.M.E.F. João Batista de Oliveira, na Rua Belgrave Teixeira de Carvalho, nº 150 .
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir e a critério da Administração Municipal, nos termos do artigo 96 da Lei Orgânica do Município.

Concurso Prefeitura de Conchas - SP

A Prefeitura Municipal de Conchas, Estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de ocupar 24 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 9.805,68. A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As ofertas são para os empregos de Motorista, Analista de Departamento Pessoal, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Serviços de Saúde, Monitor de Educação Infantil, Secretário de Escola, Técnico em Informática, Professor PEBIN, Professor PEB I e demais cargos.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br até o dia 28 de dezembro de 2014. As taxas variam de R$ 15,00, R$ 20,00 e R$ 40,00 de acordo com a função escolhida.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 01 de fevereiro de 2015, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Santa Mercedes - SP

A Prefeitura de Santa Mercedes, no estado de São Paulo, lançou o edital 003/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 03 vagas distribuídas entre os cargos de Auxiliar de Cirurgião Dentista, Fiscal de Tributos e Médico Clínico Geral (níveis fundamental, médio e superior). A remuneração pode oscilar de R$ 783,51 a R$ 3.651,89, por carga horária de 20 a 35 horas semanais.
 
A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br até o dia 28 de dezembro de 2014. As taxas variam de R$ 33,00 a R$ 48,50 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 25 de janeiro de 2015, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Santa Mercedes - SP abre processo seletivo

No estado de São Paulo, a Prefeitura de Santa Mercedes, abriu edital n° 005/2014 de processo seletivo, com o fito de preencher uma vaga na função de Médico da Família (nível superior) por salário de R$ 7.278,72 em carga horária de 40 horas semanais.
 
A organização, aplicação e correção do certame serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br até o dia 28 de dezembro de 2014. A taxa é de R$ 48,50.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 25 de janeiro de 2015, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Vereda - BA

A Prefeitura de Vereda, no interior da Bahia, através da empresa MSM Consultoria & Projetos Ltda, publicou edital n° 001/2014 de concurso público, com a intenção de preencher 73 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.000,00 em carga horária de 25 e 40 horas semanais.

As vagas são para os empregos de auxiliar administrativo, auxiliar de biblioteca, auxiliar de consultório odontológico, auxiliar de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, bibliotecário, coveiro, cozinheira, eletricista, enfermeiro, professor e demais cargos.

Será admitida inscrição via internet, através do endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br, solicitada entre 08:00 h do dia 17 de dezembro de 2014 e 18:00h do dia 08 de janeiro de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 36,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

As inscrições presenciais estarão abertas no período, compreendido entre 17 de dezembro de 2014 a 08 de janeiro de 2015, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 15:00 horas nos dias úteis, na Prefeitura Municipal situada a Rua Eujácio Simões, 32 – Centro – Vereda-BA.

O cartão de inscrição dos candidatos inscritos estará disponível no endereço eletrônico
www.msmconsultoria.com.br, a partir do dia 02 de fevereiro de 2015.

As provas objetivas de múltipla escolha e a prova prática para o cargo de Operador de Máquina Pesada serão realizadas provavelmente no dia 08 de fevereiro de 2015, podendo ser aplicadas no turno matutino ou vespertino nas Escolas do Município de Vereda de acordo com a quantidade de inscritos, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada à Rua Eujácio Simões, 32 – Centro – Vereda/BA e no site: www.msmconsultoria.com.br.

O gabarito oficial será publicado no site no dia 10 de fevereiro de 2015 até às 18:00h no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br.

O prazo de validade deste concurso é de até 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal), sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas oferecidas no Edital dentro do prazo de validade do certame. 

Prefeitura de Pindorama - SP abre concurso público

A Prefeitura de Pindorama, no estado de São Paulo, através do Instituto Qualicon, lançou edital de concurso público n° 01/2014, com a finalidade de ocupar 26 vagas para cargos de níveis alfabetizado, fundamental, médio/técnico e superior, por salários de até R$ 2.523,50.

As ofertas são para os empregos de Controlador Interno, Enfermeiro, Enfermeiro do PSF, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Diretor Técnico de Saúde, Médico Plantonista, Psicólogo, Escriturário, Escriturário de Escola, Secretário de Escola e demais funções.

As inscrições serão realizadas via internet, no endereço eletrônico www.iq.org.br, até às 21 horas do dia 12 de janeiro de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 28,00 a R$ 65,00.

A partir do dia 19 de janeiro de 2015 o candidato deverá conferir no endereço eletrônico do Instituto Qualicon se os dados de inscrição efetuada via Internet foram recebidos.

As Provas Objetivas serão realizadas no município de Pindorama – SP, na data prevista de 08 de fevereiro de 2015, observado o horário oficial de Brasília. A divulgação do gabarito será no dia 10 de fevereiro de 2015, no site do Instituto Qualicon, a partir da 10 horas.

Os locais e horários serão comunicados oportunamente através do Edital de Convocação para as Provas Objetivas, a ser divulgado através do site: www.iq.org.br, no mural de avisos na sede da Prefeitura do Município de Pindorama, sita Rua Engenheiro Balduino nº 200 - Centro, além de publicações dos extratos no Jornal “O Regional” (Catanduva) de circulação do município de Pindorama/SP, a partir de 30 de janeiro de 2015.

O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data da homologação do Resultado Final, podendo, à critério da Prefeitura Municipal de Pindorama, ser prorrogado uma vez por igual período.