Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Britânicos descobrem anticorpo capaz de neutralizar vírus da dengue

Aedes aegypti
Londres - Cientistas do Imperial College London descobriram uma nova classe de anticorpos capazes de neutralizar as quatro formas do vírus da dengue, conforme publicou nesta segunda-feira a revista britânica "Nature Immunology"
 
Este novo tipo de anticorpo descoberto em humanos, que também neutraliza o estado inicial do vírus presente nos mosquitos, poderia orientar o desenvolvimento de vacinas e tratamentos efetivos para combater a doença. A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito da família "aedes" e infecta 400 milhões de pessoas por ano, especialmente nas regiões tropicais e subtropicais do planeta.
 
Um dos principais problemas que o vírus apresenta é que existem quatro tipos de dengue e ter tido um deles não imuniza a pessoa dos demais. No relatório, a equipe de pesquisadores assinalou que a expansão geográfica da dengue tem aumentado, já que foi registrado um maior número de casos na América Latina e na Austrália, e poderia se estender ao sul da Europa.
 
O diretor da pesquisa, Gavin Screaton, disse em uma teleconferência com a imprensa que seu grupo já leva mais de dez anos estudando do vírus. Ele destacou que não acredita que a dengue possa ser controlada até que se desenvolva uma vacina.
 
Para ele, o desenvolvimento de uma vacina poderia levar uma quantidade de tempo "considerável", porque primeiro seria preciso produzi-la e testá-las em modelos não humanos. Com relação a penetração do vírus na América Latina, Screaton afirmou que, apesar de ter "existido países que realizaram boas práticas", estas não evitaram alguns surtos severos.
 
Segundo Screaton, para prevenir o contágio em grande escala, é preciso "informar à população sobre boas práticas, limpar e não armazenar lixos nas cidades e usar inseticidas".
 
Para o estudo, a equipe de cientistas analisou 145 mostras de anticorpos de pacientes que foram infectados pelo vírus e desenvolveram um quadro imunológico. Desta forma, encontraram um bom número de anticorpos que são muito efetivos neutralizando o vírus.
 
Essa descoberta abre a porta ao desenvolvimento de uma futura vacina universal contra a dengue, apesar dos pesquisadores matizarem que ainda é necessário entender a resposta imunológica humana aos contágios naturais e ver qual é sua resposta à vacinação posterior.
 
A dengue provoca febres altas, dor de cabeça, vômitos e erupções na pele, e pode ser fatal em sua forma hemorrágica.
 
EFE / Terra

Anvisa interdita medicamento, lote de canela e suspende cosméticos

[Atenolab.jpg]
Foi suspenso o lote MF0105 do medicamento Atenolab 50mg
A Anvisa determinou, nesta terça–feira (16/12), a interdição cautelar, pelo prazo de 90 dias, do lote nº 1812 do produto Canela em pó chinesa, marca: Fã, embalagem de 30g
 
O lote citado foi fabricado pela empresa Junco Indústria e Comércio Ltda e possui validade até 24/06/2016. Foi constatada a presença de pelo de roedor acima do limite de tolerância estabelecido, que é 1 em 50g. A Vigilância Sanitária de Minas Gerais (Visa-MG) já havia interditado cautelarmente o produto em 13/11/2014.
 
A Agência também determinou a suspensão da distribuição, comercialização e uso do lote 0058 do cosmético Allgel Antisséptico para as mãos (Álcool etílico hidratado) – 500mg. Fabricado por Jales Machado SA, o lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de teor etílico. O fabricante não solicitou recurso ou perícia de contraprova à Diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF). O lote 363 do cosmético Dermygel Antisséptico Aloe Veratambém foi suspenso.
 
O lote apresentou resultado insatisfatório nos ensaios de rotulagem primária e determinação de pH. A empresa fabricante, S A Cosméticos do Brasil Ltda, também não interpôs recurso ou perícia de contraprova ao Lacen-DF.
 
Por último, foi suspenso o lote MF0105 do medicamento Atenolab 50mg (Atenolol), comprimidos, fabricado por Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda e com validade até 06/2014. Foi realizada uma auditoria na empresa fabricante, em que ficou comprovada a fabricação e distribuição, antes da aprovação da petição pós-registro, do medicamento.
 
Todas as medidas acima foram publicadas no Diário Oficial da União.

ANVISA

Estudo indica que orégano é ingrediente aliado dos hipertensos

Pesquisa da USP mostra que tempero reduz o consumo de sal
 
O orégano tem potencial para se tornar um grande parceiro de hipertensos. Segundo estudo feito na Universidade de São Paulo (USP), o tempero muito comum em pizzas reduz o consumo de sal. Em um experimento, a nutricionista Patrícia Teixeira Meirelles Villela mostrou que pessoas com problemas cardíacos preferem pratos acrescidos de orégano aos mais salgados. “Nós conseguimos comprovar cientificamente uma recomendação culinária que ouvimos no dia a dia: a de substituir o sal por temperos como orégano e ervas finas”, diz Villela, em entrevista à Agência USP de Notícias.

O teste de paladar contou com a participação de pessoas que sofriam com hipertensão arterial e indivíduos sem o problema (normotensos). Todos experimentaram pães com quantidades distintas de sal e de orégano. Nas provas, os hipertensos indicaram preferência pelos que tinham menos sal e eram temperados com a erva.

A nutricionista cogitou utilizar outros tipos de tempero, como cebola, alho e alecrim, mas o orégano foi escolhido para o experimento devido a sua popularidade. “Trata-se de um tempero mais comum. A aceitação seria maior e não interferiria no crescimento e na consistência do pão, o que poderia influenciar na escolha dos participantes”, explica Villela.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária máxima de até 5g de sal. No Brasil, o consumo pode chegar a 12g. Segundo a nutricionista, é impossível afirmar que uma pessoa se tornou hipertensa porque comeu muito sal, nem que ela come muito sal por tem pressão alta. “O que se sabemos é que o número de botões presentes nas papilas gustativas (responsáveis pelo reconhecimento do sabor) diminuem conforme a idade”, diz.

Participaram do estudo 60 idosos e 60 jovens. Metade dos integrantes de cada grupo tinha problema de pressão. Villela também observou uma tendência maior dos homens de preferirem os pães salgados, assim como os participantes que relataram ter o hábito de ingerir álcool. Não foi detectada relação entre a escolha do prato e o índice de massa corporal e o vício em cigarro.

Saúde Plena

SP terá centro de reabilitação para deficientes visuais em 2015

Centro realizará até 15 mil atendimentos por ano
Centro será inaugurado no primeiro trimestre do próximo ano
 
O Governo do Estado de São Paulo anunciou a criação do primeiro centro de reabilitação para cegos e deficientes visuais. Segundo a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Humaíta, que será inaugurada no primeiro trimestre de 2015, na zona oeste de São Paulo, atenderá pacientes encaminhados da Divisão de Oftalmologia do HC e do SUS.
 
Quando for inaugurada, a unidade poderá realizar até 15 mil atendimentos ao ano. O serviço prestará avaliação, atendimento e acompanhamento às pessoas com deficiência visual por meio de programas de prevenção precoce, tecnologia da informação e comunicação, apoio à educação, inclusão no trabalho, reabilitação visual e ações culturais, recreativas e de lazer, além de conta com centro de estudo e pesquisa.
 
Construído em uma área de 2.735 metros quadrados, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Humaitá contará com espaço para o Acessa São Paulo, consultórios médicos, biblioteca, brinquedoteca, quadra poliesportiva, exposição de ajudas técnicas para pessoas com deficiência e salas para oficina de costura, pintura, bijuteria e cerâmica.
 
A unidade terá equipe multidisciplinar composta por 50 funcionários, entre oftalmologista, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, professor de orientação e mobilidade, educador físico, professor de informática, dança, música e artes plásticas. 
 
R7

Aplicativo promete substituir camisinha e pílula; veja detalhes

Reprodução/DailyMail
Com o auxílio de um termômetro, a ferramenta mostra os dias que a mulher está fértil
 
Você confiaria em um aplicativo com um termômetro como método contraceptivo? Cientistas suecos afirmam que o app ― chamado Naturals Cycles ― pode substituir a camisinha e a pílula, pois por meio da temperatura corporal, a ferramenta mostra os dias de fertilidade da mulher.
 
De acordo com os pesquisadores, o aplicativo tem 99,9% de eficácia e não tem efeitos negativos ao corpo feminino.
 
Para a maioria das mulheres, há cerca de seis dias por ciclo menstrual em que o sexo desprotegido é capaz de engravidar.
 
De acordo com os cientistas, que conversaram com a reportagem do site DailyMail, devido à natureza mutável do corpo humano e os ciclos menstruais irregulares, é difícil prever com precisão quando uma mulher vai estar ovulando com base em dados históricos. Mas há sinais de que uma mulher está se preparando para ovular, o que inclui a temperatura basal do corpo, o muco cervical e posição cervical.
 
O aplicativo se baseia nesses sinais para funcionar como um método contraceptivo. Os cientistas afirmam que o Natural Cycles aproveita a pesquisa de identificação da ovulação com base na temperatura corporal basal. Com o auxílio de um termômetro, o algoritmo do aplicativo faz as contas e prevê quando é segura fazer sexo sem proteção.
 
R7

FioCruz descobre superbacteria em rio que deságua na Praia do Flamengo

Divulgação/FioCrruz: Arte da FioCruz mostra pontos do Rio Carioca
onde superbactéria foi encontrada
Imprensa estrangeira destaca proximidade do trecho com local de competições das Olimpíadas de 2016
 
Rio - Bactérias resistentes a antibióticos, também chamadas de superbacterias, foram encontradas nas águas do Rio Carioca, que atravessa diferentes bairros da Zona Sul do Rio e deságua na Praia do Flamengo, na Baía de Guanabara. Mais facilmente encontradas em hospitais, as bactérias produtoras da enzima KPC foram identificadas por cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FioCruz) em amostras de água coletadas em três pontos: Largo do Boticário, no Cosme Velho; Aterro do Flamengo, antes da estação de tratamento do Rio Carioca; e na foz do rio, no ponto onde ele encontra Praia do Flamengo.
 
A pesquisadora Ana Paula D'Alincourt Carvalho Assef, do Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do IOC, afirma que é preciso ter atenção para a possibilidade de disseminação deste tipo de resistência aos antibióticos, o que pode dificultar o combate a infecções. A Praia do Flamengo é muito frequentada por banhistas, mas ela garante que não houve registro de contaminação entre pessoas que frequentam os locais onde a bactéria foi encontrada. "Ainda assim, os resultados da pesquisa foram enviados para as autoridades competentes, que podem avaliar as medidas a serem adotadas”, declara a microbiologista, no informe da FioCruz.
 
A descoberta teve repercussão mundial. No site da "BBC" de Londres, uma chamada destaca "Superbacteria encontrada em águas olímpicas no Rio", fazendo referência à área da Marina da Glória, que fica perto da Praia do Flamengo e vai receber as competições de vela das Olimpíadas de 2016. Já o título da matéria no site do "Daily Mail" diz "Superbactéria resistente a antibióticos é encontrada em baía do Rio onde as provas de vela e windsurf das Olimpíadas serão disputadas, promovendo novas preocupações sobre o sistema de esgoto da cidade".
 
As bactérias encontradas produzem enzima chamada KPC, característica que as torna resistentes aos principais antibióticos utilizados contra estas infecções. As doenças causadas por estes microorganismos são iguais àquelas provocadas por bactérias comuns, mas o tratamento exige antibióticos mais potentes. Como as superbactérias são resistentes a medicamentos mais modernos, os médicos precisam recorrer a drogas que estavam em desuso por serem tóxicas para o organismo – como a polimixina.
 
A pesquisadora Ana Paula explica que “mergulhar num rio onde há bactérias produtoras de KPC é como mergulhar em qualquer rio poluído. Existe o risco de contrair doenças, que não são mais graves do que as causadas por outros microorganismos. O problema é que, no caso de uma eventual infecção, é possível que o tratamento exija uma abordagem de internação hospitalar”.
 
Além disso, a principal ameaça é a disseminação dessa resistência, já que as bactérias são capazes de transmitir genes umas para as outras. “Os genes que estão associados à resistência aos antibióticos podem estar localizados em elementos móveis dentro das bactérias, que podem ser multiplicados e transferidos para outros micro-organismos. Fazendo uma analogia, é como se as bactérias trocassem figurinhas de mecanismos de resistência. Assim, a água pode se tornar uma biblioteca destes genes”, explica Carlos Felipe Machado de Araujo, aluno do programa de mestrado em Biologia Celular e Molecular do IOC e também autor da pesquisa.
 
O Globo

Ioga pode reduzir riscos de doenças cardiovasculares, afirma estudo

Luiz Morier / Agência O Globo
Estudo traz "evidências promissoras"
Prática pode ser alternativa para aqueles que não podem ou preferem não realizar exercícios aeróbicos tradicionais
 
Rio - Um estudo divulgado nesta terça-feira aponta "evidências promissoras" de que a prática de ioga pode ajudar no controle e na diminuição dos fatores de risco associados às doenças cardiovasculares. A pesquisa foi publicada no "European Journal of Preventive Cardiology".
 
O levantamento foi feito com base numa revisão sistemática de 37 estudos, que abrangem 2.768 indivíduos. Investigadores da Holanda e dos Estados Unidos descobriram que a ioga pode proporcionar os mesmos benefícios na redução de fatores de risco que atividades físicas tradicionais, como andar de bicicleta ou brisk walking (caminhada acelerada).
 
A descoberta foi considerada significativa pelos pesquisadores, já que mostra como indivíduos que não podem ou preferem não fazer exercícios aeróbicos tradicionais são capazes de conseguir benefícios similares aos proporcionados por estas práticas.
 
A ioga tem sido apontada em vários estudos como eficaz em diminuir o risco de ataques cardíacos e derrames. E esta meta-análise foi realizada, dizem os pesquisadores, para avaliar as provas e fornecer uma estimativa realista da eficácia da prática, quando mensurada contra exercício e nenhum exercício.
 
Os resultados mostraram, primeiro, que os fatores de risco para doenças cardiovasculares diminuíram mais naqueles que fazem Ioga do que naqueles que não fazem exercício, e, segundo, que a ioga teve um efeito sobre estes riscos comparáveis ao dos exercícios.
 
Em comparação com aqueles que não fazem exercício, a ioga foi associada a uma melhoria significativa em diferentes aspectos. Por exemplo, o índice de massa corporal (IMC) foi reduzido em 0,77 kg / m2, a pressão arterial sistólica foi reduzida em 21 mmHg. Além disso, a quantidade do mau colesterol diminuiu, enquanto o bom aumentou. Por outro lado, não foram encontradas melhorias em questões relacionadas a diabetes.
 
A diminuição dos fatores de risco foram ainda mais significativa quando a ioga foi utilizada em complemento a uma medicação. Entre os pacientes com doença cardíaca coronária, a prática proporcionou um benefício estatisticamente significativo na redução do colesterol ruim, quando adicionada a medicamentos (estatinas e hipolipemiantes).
 
Os motivos dos benefícios, entretanto, ainda não são conhecidos. Para os pesquisadores, podem estar relacionados com o impacto da ioga na redução do estresse, que leva a efeitos positivos sobre o estado neuroendócrino e metabólico do organismo, por exemplo.
 
Comentando os resultados, a professora e autora do estudo, Myriam Hunink, do Centro Médico da Erasmus University, em Roterdã, e da Escola de Saúde Pública de Harvard, em Boston, disse que o estudo reforça que a ioga é potencialmente muito útil e, portanto, merece ser enxergada como tal.

Além disso, tendo em vista a facilidade do seu aprendizado, os pesquisadores também observam que os dados evidenciam como a prática pode ser a ainda mais importante para pacientes com tolerância física inferior, como aqueles com deficiências cardíacas pré-existentes, idosos ou pessoas com dor nas articulações.

Assim, os estudiosos concluíram que a ioga tem o potencial de ser um tratamento e uma prevenção estratégia, dado o seu baixo custo e a falta de necessidade de equipamentos caros ou tecnologia.

O Globo

Nova vacina contra gripe chega ao mercado

Imunizante, eficaz também contra nova cepa do vírus, estará disponível em 2015
 
A primeira vacina contra quatro cepas do vírus influenza, da gripe, acaba de ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) — dois tipos da A e dois da B, aumentando as chances de proteção contra a doença.

A formulação tetravalente estará disponível somente na rede privada a partir do começo do ano que vem. Indicada a partir dos três anos de idade, a novidade, internacionalmente conhecida como Fluarix Tetra, tem como principal vantagem a inclusão de mais um tipo de cepa do vírus influenza B.
 
— O impacto da influenza B é um pouco menor do que o da influenza A, já que circula em menor intensidade, por isso também que não se fala muito dela. Mas em 2013, aqui no Brasil foi registrada uma importante taxa de internação pelo vírus, que respondeu por um em cada quatro casos de gripe — afirma a pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Nancy Bellei, acrescentando que a faixa etária mais acometida é a das crianças e dos adolescentes.
 
No país, a vacina até então oferecida pelas clínicas e pelo governo é a trivalente, com proteção contra três cepas do vírus — dois da influenza A e um da B. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização atual pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e 75% a mortalidade por complicações do vírus influenza. Ainda não há previsão para que a nova vacina entre no Calendário de Vacinação.
 
Efeito colateral é mito
Segundo Bellei, não passa de um mito a ideia de que a vacina contra gripe poderia causar a doença.
 
Ela esclarece que há cerca de 182 vírus respiratórios em circulação, dos quais apenas quatro são influenza. Por isso, diz, é muito comum as pessoas confundirem um simples resfriado com uma gripe.
 
— Para ser gripe, é preciso estar há três dias com febre alta, ter dores na juntas, tosse. A gripe é persistente, diferentemente do resfriado — diz Bellei.
 
A doença, como alerta a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pode afastar um indivíduo por até cinco dias da escola ou do trabalho. Os mais suscetíveis a graves complicações são crianças, idosos, mulheres grávidas, pacientes com doenças crônicas e profissionais da saúde.
 
Essas pessoas, que compõem o grupo de risco, são as que têm maior indicação para a vacina. Bellei lembra que ela deve ser repetida anualmente, devido à queda do nível de anticorpos e à mudança na composição, atualizada periodicamente de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Globo

Humor: Virose

Apatia e comportamentos compulsivos podem ser sinais de demência

Veja como identificar o problema no idoso além da perda de memória recente
 
Por Dr. André Felício
 
Um dos problemas inevitáveis do envelhecimento é a perda de memória - em particular, daquela que chamamos "memória para fatos recentes". E quando isso vira um problema? Normalmente, quando começa a afetar o dia a dia, tem um impacto significativo na vida da pessoa, é reconhecido pelos familiares como "estranho" e parece piorar lentamente. Aí está o problema e isso pode ser um sinal de demência. Mas demência pode ser muito mais difícil de diagnosticar e existem outros sintomas que, ao iniciarem pela primeira vez, após os 65 anos de idade, podem levantar suspeita. Logo, muito além do fato de esquecer coisas, devemos ficar atentos para:                             
 
Perda de sarcasmo: o indivíduo não percebe mais nuances de linguagem, como ironias implícitas em algumas frases.
 
Quedas: alteração de equilíbrio que não é justificada por perda visual, déficit de força muscular ou falta de coordenação pode ser indicativo de doença neurodegenerativa.
 
Perda de senso para normas sociais: isso pode ser bastante constrangedor. A pessoa pode ter uma desinibição sexual ou confundir o local ao ir ao banheiro.
 
Apatia: a falta de iniciativa e motivação para realizar tarefas, ocorrendo pela primeira vez em um idoso, pode ser a ponta do iceberg de um quadro depressivo ou um sinal de alarme para demência.
 
Comer objetos: na demência, não é incomum que os pacientes retomem a alguns comportamentos infantis como orolalia, ou seja, necessidade de levar tudo à boca e muitas vezes um desejo de comer objetos.
 
Perda da empatia: o indivíduo se isola, torna-se antissocial e evita situações onde deverá se expor. Permanece ranzinza a maior parte do tempo.
 
Comportamentos compulsivos e ritualísticos: as alterações de comportamento como mania por comer apenas um tipo de comida, mania de acumular ou empilhar coisas, podem sugerir demência quando ocorrem pela primeira vez em uma pessoa idosa.
 
Assim, demência deve ser aventada sempre que uma pessoa idosa começa a se esquecer sas coisas e isso interfere no seu dia a dia. Além disto, outros sintomas mais sutis, quando ocorrerem pela primeira vez em um idoso - ou seja, a pessoa nunca tinha manifestado esse comportado até chegar à terceira idade -, também merecem especial atenção, ainda que não sejam nada. Entre eles, relembramos os seguintes: perda de sarcasmo, quedas, perda de senso para normas sociais, apatia, comer objetos, perda da empatia e comportamentos compulsivos e ritualísticos.

Minha Vida

Concurso Prefeitura de Coité do Nóia - AL

No Estado de Alagoas, a Prefeitura de Coité do Nóia publicou edital Nº. 001/2014  de concurso público para provimento de cargos do seu quadro de servidores. Sob coordenação técnica da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão em Alagoas – FEPESA, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 94 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.108,42, para carga horária de 20 0 40h semanais.
 
Para as pessoas portadoras de deficiência, serão reservadas 5% das vagas existentes ou que vierem a surgir no período de validade do concurso público, desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do cargo.
 
Cargos: Agente Administrativo; Almoxarife; Analista de Controle Interno; Agente de Vigilância Escolar; Assistente Administrativo Educacional; Assistente de Controle Interno; Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais; Auxiliar de Serviços Gerais; Auxiliar de Enfermagem; Digitador; Eletricista, Engenheiro Civil; Fisioterapeuta; Gari; Jardineiro; Motorista; Educador Físico; Professor “A” do 1º ao 5º ano; Professor de Educação Infantil; Auxiliar de Educação Infantil; Professor “B” do 6º ao 9º ano – Ciências; Professor “B” do 6º ao 9º ano – Educação Física; Professor “B” do 6º ao 9º ano – Arte; Professor “B” do 6º ao 9º ano – Geografia; Professor “B” do 6º ao 9º ano – História; Professor “B” do 6º ao 9º ano – Língua Estrangeira (Inglês); Professor “B” do 6º ao 9º ano – Matemática; Professor “B” do 6º ao 9º ano – Ensino Religioso; Secretário Escolar; Supervisor Escolar; Tratorista e Vigilante.
 
As inscrições serão realizadas por meio do site www.fepesa.org, até às 23h59min do dia 18 de dezembro de 2014 (Horário Local).
 
O boleto bancário será emitido com o valor da taxa de inscrição de R$ 30,00 (nível fundamental), R$ 50,00 (nível médio/técnico) e R$ 80,00 (nível superior).
 
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 11 de janeiro de 2015, das 07h00min às 18h, no município de Coité do Nóia - AL, podendo, a critério da Fundação realizadora do concurso e da demanda, serem também aplicadas nos municípios vizinhos, incluindo Maceió.
 
O concurso terá prazo de validade de dois anos, contados da data de sua homologação e prorrogável por mais dois anos, a critério da administração da Prefeitura de Coité do Nóia - AL.

Concurso Prefeitura de Cachoeira da Prata - MG

A Prefeitura de Cachoeira da Prata, no estado de Minas Gerais, através da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda., abriu edital n° 01/2014 de concurso público, com vistas ao preenchimento de 106 vagas em diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados serão lotação em diferentes secretarias da administração municipal. Os salários variam entre faixas de R$ 728,67 e R$ 2.242,09.

As chances são para os empregos de ajudante de mecânica, assistente social, auxiliar de comunicação, auxiliar de secretaria, bombeiro hidráulico, carpinteiro, contador, coveiro, engenheiro civil, especialista em educação, mecânico, mestre de obras, monitor de alunos, motorista "D", motorista de ambulância, motorista escolar, operador de máquinas leves, operador de máquinas pesadas, professor de educação infantil, professor de educação básica, professor de ciências, professor de educação artística, professor de educação religiosa, professor de geometria, professor de história, professor de matemática, professor de português, pedreiro, servente escolar, servente de obras e serviços, técnico em administração, técnico em computação, técnico em contabilidade, técnico em edificações, técnico em enfermagem e técnico em topografia.

As inscrições vão ser realizadas a partir das 9h do dia 24 de fevereiro até o dia 24 de março de 2015, pelo endereço eletrônico  www.exameconsultores.com.br. A taxa de inscrição vai de R$ 50,00 a R$ 155,00.

A avaliação será feita por prova objetiva de múltipla escolha para todos os inscritos, além de prova de títulos para os candidatos a cargos de professor e prova prática para motoristas e operadores de máquinas. A prova objetiva de múltipla escolha está prevista para ser realizada no dia 26 de abril de 2015, em locais ainda a serem divulgados.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, podendo este ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de Capitão Poço - PA

Em Capitão Poço, no estado do Pará, a Prefeitura irá realizar um concurso público a fim de admitir novos servidores em cargos vagos no seu quadro efetivo. Estão sendo ofertadas 26 vagas para profissionais com formação de ensino superior. O concurso será executado por meio do IVIN - Instituto Bezerra Nelson Ltda., e as remunerações variam entre R$ 1.800,00 e R$ 6.330,00.
 
As oportunidades anunciadas no edital n° 001/2014, são para os cargos de enfermeiro, farmacêutico/bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, procurador do município, psicólogo, odontólogo e médico nas seguintes especialidades: Clínica Geral, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Ginecologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria, Trauma/Ortopedia, Urologia e Nutrição.
 
As inscrições devem ser efetivadas até dia 05 de janeiro de 2015, apenas pelo endereço eletrônico www.ivin.com.br, ao custo de R$ 100,00.
 
O concurso será composto por provas objetivas, previstas para serem aplicadas no dia 01 de fevereiro de 2015, mais avaliação de títulos, em segunda etapa. Os locais e horários das provas serão publicados a partir do dia 26 de janeiro de 2015.
 
A divulgação do gabarito preliminar da prova ocorre ainda no 01 de fevereiro de 2015 e o gabarito definitivo sai na data de 11 de fevereiro de 2015.
 
O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação de seu resultado, podendo ser prorrogável por até dois anos, através de ato do chefe do poder executivo municipal.

Prefeitura de Estrela do Norte - SP anuncia processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Estrela do Norte, no estado de São Paulo, abriu o edital n° 001/2014 de processo seletivo, com a finalidade de ocupar nove vagas no seu quadro de pessoal. Podem participar da seleção profissionais de níveis fundamental e superior. Os salários vão até R$ 2.688,62, mais 20% de adicional insalubridade, por carga horária de 24, 30 ou 40 horas semanais.
 
A organização, aplicação e correção do processo seletivo serão de responsabilidade da CONSESP - Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda. As vagas são para as funções de médico veterinário chefe, motorista e professor de Educação Básica PEB I e II.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 28 de dezembro de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 para cargo de nível fundamental e de R$ 40,00 para profissionais de nível superior.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 18 de janeiro de 2015, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data, em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas. A critério da CONSESP e da Prefeitura Municipal de Estrela do Norte, as provas práticas poderão ser remarcadas para outra data, caso o número de candidatos ultrapasse o máximo de provas compatíveis.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, contado da homologação final dos resultados.

Concurso Prefeitura de Marilena - PR

A Prefeitura de Marilena, estado do Paraná, publicou o edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 41 vagas de emprego. As oportunidades são para profissionais de todos os níveis de ensino. Os salários vão até R$ 4.224,96, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As ofertas são para os cargos de Agentes Serviços Gerais, Cozinheiro, Eletricista, Lavador/Lubrificador, Mecânico, Motorista, Motorista de Ambulância, Operador de Maquina Pesadas, Padeiro, Tratorista, Vigia, Zelador, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Assistente Administrativo, Auxiliar de Contabilidade, entre outros.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 15 de janeiro de 2015. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas na data prevista de 15 de fevereiro de 2015, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas. A critério da CONSESP e da Prefeitura Municipal de Marilena - PR, as provas práticas poderão ser remarcadas para outra data, caso o número de candidatos ultrapasse o máximo de provas compatíveis.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso da Prefeitura do Recife - PE abre mais de 150 vagas na Saúde

A Prefeitura da capital pernambucana, por iniciativa da Secretaria de Saúde, lançou o edital n° 01/2014 de concurso público para provimento de 152 vagas em cargos efetivos de médico no âmbito do Município do Recife. Os salários podem chegar até R$ 9.315,50, acrescido de adicional por Desempenho de Equipe (variável) e Gratificação Saúde da Família, no R$ 1.674,35.

Além do vencimento base e adicional de desempenho, os médicos com carga horária de 20 horas semanais, nas especialidades com regime de plantão de 12 horas de trabalho por 72 horas de descanso (Art. 26 da Lei nº 17.772/2012), serão remunerados com o Adicional de Plantão no valor de R$ 2.454,10.

As inscrições serão realizadas via internet, no site www.ipad.com.br/medicospcr2015, até o dia 12 de janeiro de 2015, observado o horário oficial do Estado de Pernambuco. A taxa é de R$ 75,00.

A prova objetiva será aplicada no Município de Recife, na data prevista de 01 de março de 2015. Os locais e os horários de aplicação da prova serão divulgados no mesmo endereço eletrônico utilizado para fazer a inscrição no concurso. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova e o comparecimento no horário determinado.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, passado a contar a partir da data da homologação de seu resultado final no Diário Oficial do Município de Recife, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.

Prefeitura de Giruá - RS abre processo seletivo

Termina no dia 16 de dezembro de 2014, o prazo para inscrições as vagas de médico clínico geral, visitador do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e agente comunitário de saúde da Prefeitura de Giruá, no Estado do Rio Grande de Sul.
 
Podem participar profissionais de todos os níveis de escolaridade. As remunerações variam de R$ 828,91 a R$ 13.275,26, por jornadas de 40 horas semanais. Também haverá cadastro de reserva ao cargo de agente comunitário de saúde.
 
As inscrições são realizadas via endereço eletrônico: www.girua.rs.gov.br.
 
O seletivo será composto por prova objetiva e análise de títulos. A prova está programada para ser aplicada no dia 23 de dezembro de 2014, às 15h00, na Secretaria Municipal de Saúde. Os títulos deverão ser entregues até o último dia de inscrição.
 
Estima-se que o gabarito seja disponibilizado no dia 26 de dezembro de 2014 e o resultado no dia 29 de dezembro de 2014. O edital do resultado final provavelmente será publicado até o dia 2 de janeiro de 2015.

Concurso Petrobras Distribuidora 2014/2015

A Petrobras Distribuidora abriu processo seletivo, por meio do edital nº. 1, de 12 de dezembro de 2014, tendo como objetivo o preenchimento de vagas imediatas e a formação de cadastro reserva. São oferecidas 2.655 oportunidades em cargos de níveis médio/técnico e superior, com remuneração que pode chegar a R$ 8.866,74. O concurso será executado pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO.
 
Cargos
Técnico(a) (Administração/Controle Júnior, Manutenção Júnior/Ênfase em Elétrica/Ênfase em Mecânica, Operação Júnior e Química Júnior) e Profissionais Júnior com formação em Administração, Ciências Contábeis, Comunicação/Relações Públicas, Direito, Engenharia (Meio Ambiente, Produção, Segurança do Trabalho, Elétrica e Mecânica), Psicologia, Serviço Social e Ênfase (Automação, Vendas a Grandes Consumidores e Vendas a Rede Automotiva).
 
Como participar do Concurso Petrobras Distribuidora
Os interessados deverão se inscrever no período entre 0 (zero) hora do dia 16 de dezembro de 2014 e 23he59min do dia 12 de  janeiro de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF, através do site www.cesgranrio.org.br.
 
O recolhimento do valor de inscrição, será de R$ 40,00 para os cargos de nível médio e de R$ 58,00 para os cargos de nível superior.
 
Os candidatos devem verificar a confirmação de inscrição, a partir de 04 de março de 2015, no site www.cesgranrio.org.br, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a impressão do cartão de confirmação de inscrição.
 
Provas Concurso Petrobras Distribuidora
O processo seletivo será composto de prova objetiva, discursiva (apenas para o cargo de Profissional Júnior - Formação Direito) e exame de capacitação física (exclusivamente para o cargo de Técnico(a) de Operação Júnior).
 
As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Ananindeua - PA, Aracaju - SE, Belém - PA, Belo Horizonte - MG, Boa Vista - RR, Brasília - DF, Campinas - SP, Campo Grande - MS, Coari - AM, Cuiabá - MT, Curitiba - PR, Florianópolis - SC, Fortaleza - CE, Itacoatiara - AM, João Pessoa - PB, Macapá - AP, Maceió - AL, Manaus - AM, Marabá - PA, Natal - RN, Ourinhos - SP, Palmas - TO, Paulínia - SP, Porto Alegre - RS, Porto Velho - RO, Recife - PE, Rio Branco - AC, Rio de Janeiro - RJ, Salvador - BA, Santarém - PA, São José do Rio Preto - SP, São Luís - MA, São Paulo - SP e Teresina - PI. A data provável de aplicação dessas provas será 8 de março de 2015.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 9 de março de 2015, no site www.cesgranrio.org.br.
 
A contratação será de caráter experimental nos primeiros 90 dias, ao término dos quais, se o desempenho do profissional for satisfatório, o contrato se converterá, automaticamente, em prazo indeterminado.

Prefeitura de Novo São Joaquim - MT promove processo seletivo

A Prefeitura de Novo São Joaquim, no estado de Mato Grosso, publicou processo seletivo, por meio do edital 002/2014, para contratação de 22 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 9.496,80 em regime de trabalho de 20, 25 e 40 horas semanais.
 
Fica reservada 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos: Odontólogo, Agente de Serviços Gerais (Coletor de Lixo), Professor Pedagogo, Operador de Máquinas, Técnico em Enfermagem e Médico.
 
As inscrições serão efetuadas somente presenciais na Prefeitura de Novo São Joaquim-MT, situada à Rua Cachoeira da Fumaça, nº 77, Jardim Palmeiras, Novo São Joaquim-MT, realizadas no período compreendido entre às 13h00 do dia 26 de dezembro de 2014 e às 17h00 de 19 de janeiro de 2015. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
As provas escritas serão realizadas na data provável de 24 de janeiro de 2015, às 19h00 (horário de Mato Grosso), na Escola Municipal Joaquim Rodrigues Soto, situada à Rua Tiradentes, nº. 131, Jardim Boa Esperança, Novo São Joaquim-MT. Os títulos dos candidatos juntamente com o Requerimento de Pontuação de Títulos, deverão ser entregues ao fiscal de sala no dia 24 de janeiro de 2015, durante a realização da prova escrita, em envelope lacrado, endereçados a comissão examinadora do processo seletivo simplificado, constando nome, CPF, Cargo, Endereço e telefone do candidato.
 
Haverá provas práticas para os cargos de Operador de Máquinas e Agente de Serviços Gerais, que serão realizadas provavelmente no dia 25 de janeiro de 2015, das 08h00 às 12h00 na Secretaria Municipal de Infraestrutura localizada na Avenida Oscar Zaidem de Menezes, S/N, Centro (antiga oficina do Armando).
 
A divulgação dos gabaritos das provas escritas será feita no 1º dia útil após a aplicação das provas, no mural da Prefeitura de Novo São Joaquim-MT, no Jornal Oficial do Município (Jornal da AMM/MT), e no site www.prefeituranovosaojoaquim.com.br, facultativamente em outros órgãos da imprensa.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de uma ano, a contar da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 15 de dezembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Coronel Macedo - SP

A Prefeitura de Coronel Macedo, no estado de São Paulo, lançou editais de concurso público n° 01/2014 e processo seletivo n° 02/2014, com a finalidade de preencher 38 vagas e formar cadastro reserva em empregos que exigem ensino fundamental, médio e superior na administração. Os vencimentos dos cargos variam entre R$ 724,00 e R$ 3.121,99.
 
O concurso oferta 30 vagas para enfermeiro, médico veterinário, psicólogo, fonoaudiólogo, médico, advogado, professor de arte, assistente administrativo, eletricista, agente de licitação, auxiliar de consultório dentário, mecânico, operador de máquinas, técnico em enfermagem, motorista, monitor de alunos, agente comunitário, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de creche e borracheiro.
 
Já o processo seletivo conta com 8 vagas para enfermeiro, professor de arte, professor de educação física, professor de língua estrangeira, professor, monitor de aluno e agente comunitário.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 19 de dezembro de 2014, exclusivamente pela internet, através do site www.primeconcursospublicos.com.br. A taxa varia de R$ 23,00 e R$ 43,00 de acordo com a função escolhida.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 11 de janeiro de 2015, às 9h, em local a ser divulgado. O gabarito da prova objetiva (escrita) será publicado no site www.coronelmacedo.sp.gov.br.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura de Coronel Macedo.

Concurso Prefeitura de Itobi - SP

Sob a regência da empresa CONSESP Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas LTDA, a Prefeitura de Itobi, em São Paulo, divulgou o edital nº 001/2014 de concurso público, em provimento de 11 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
As oportunidades são para os cargos de operador de máquinas, tratorista, serviços gerais, agente de organização escolar, assistente administrativo, educador de creche, médico (clínico geral, ginecologista, obstetra e pediatra) e professor de educação física. As remunerações variam de R$ 784,75 a R$ 2.802,66, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições findarão no dia 28 de dezembro de 2014 e até lá, podem ser feitas via endereço eletrônico: www.consesp.com.br, com taxas de R$ 25,00 a R$ 49,00.
 
Será aplicada prova escrita, prova prática e análise de títulos. A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 1º de fevereiro de 2015, a partir das 9h00, em local a ser informado posteriormente.
 
O gabarito provavelmente será disponibilizado no dia seguinte a prova. O edital está disponível no site da organizadora.  O resultado final, bem como, a folha de resposta do candidato serão publicados no site da organizadora, em data a ser informada no dia da prova.
 
A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Itobi - SP lança editais de processos seletivos

A Prefeitura de Itobi, em São Paulo, lançou por meio da empresa CONSESP Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas LTDA, dois editais de processo seletivo para provimento total de 15 vagas a cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
O edital nº 001/2014 visa à admissão de profissional braçal, merendeira, auxiliar de consultório dentário, assistente social, fisioterapeuta e professor de educação básica I. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 1.625,55, mais benefícios, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Já o edital nº 002/2014 dispõe de vagas para agente comunitário de saúde, com ganho de R$ 762,32, mais benefício, em jornadas de 40 horas semanais.
 
Os interessados terão até o dia 28 de dezembro de 2014, para efetuarem inscrições através do endereço eletrônico: www.consesp.com.br. As taxas vão de R$ 25,00 a R$ 49,00.
 
A ambos os seletivos será aplicada prova escrita, prevista para ocorrer no dia 1º de fevereiro de 2015, às 14h30, em local a ser informado brevemente. Provavelmente os gabaritos serão disponibilizados no dia seguinte a prova.
 
Aos cargos de professor, assistente social e fisioterapeuta também haverá avaliação de títulos, que deverão ser entregues no dia da realização das provas.  
 
As folhas de respostas dos candidatos serão disponibilizadas juntamente com o resultado final no site da organizadora.
 
Os seletivos serão válidos por um ano, contados da homologação dos resultados.

Prefeitura de Pratânia - SP lança editais de processo seletivo

A Prefeitura de Pratânia, no estado de São Paulo, lançou os editais de processo seletivo n° 001 e 002/2014. O processo seletivo será executado pela empresa SHDias Consultoria e Assessoria, e tem como objetivo preencher vagas para cargos de níveis fundamental e superior. Os vencimentos são de até R$ 960,93.
 
Cargos Professores Substitutos e (5) Agente Comunitário de Saúde.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 5 de janeiro de 2015, por meio do site www.shdias.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 52,00  ou R$ 37,00.
 
O processo seletivo será constituído de prova escrita e avaliação de títulos.

A prova escrita está prevista para 18 de janeiro de 2015, em local e horário que serão publicados no site www.shdias.com.br, a partir de 09 de janeiro de 2015.
 
O gabarito será divulgado no site www.shdias.com.br, em data a ser informada no site da SHDias Consultoria e Assessoria.
 
Os candidatos que possuírem curso concluído de pós graduação “Lato Sensu” (com no mínimo 360 horas) ou “Stricto Sensu” (Mestrado ou Doutorado) deverão enviar os documentos comprobatórios, de acordo com os critérios estabelecidos na tabela de pontuação de títulos a seguir, via correio por meio de SEDEX com Aviso de Recebimento, até no máximo um dia útil após o encerramento das inscrições, para a SHDias Consultoria e Assessoria, no endereço R. Rita Bueno de Angeli, 189 - Jd. Esplanada II - Indaiatuba/SP - CEP: 13331-616.

O processo seletivo terá validade para o ano letivo de 2015, a contar da data de homologação de cada função.

Prefeitura de Piedade - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Piedade, no estado de São Paulo, através da empresa Directa Desenvolvimento Institucional e de Carreiras Ltda, publicou edital n° 09/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de uma vaga na função de Médico Cardiologista (nível superior) com salário de R$ 5. 513,08 em carga horária mensal de 110 horas.
 
As inscrições, no valor de R$ 35,00, ficarão abertas exclusivamente através da internet, no site www.directaconcursos.com.br, até o dia 12 de janeiro de 2015.
 
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 25 de janeiro de 2015 no município de Piedade/SP. Poderá, contudo, haver mudança na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das provas.
 
O gabarito oficial deverá ser divulgado a partir das 18h00 do dia seguinte à aplicação da prova, bem como o resultado preliminar das provas e o caderno de provas que ficará disponível no site apenas durante o período de recurso contra a aplicação da prova objetiva e divulgação dos gabaritos .
 
O processo seletivo terá validade de 1 ano e será para o preenchimento de funções/atividades dos afastamentos temporários existentes e dos que vierem a surgir nos termos da legislação vigente.

Você conhece as causas de olho seco?

Diuréticos e betabloqueadores são exemplo de medicamentos
que causam olho seco
Diversos hábitos e condições podem favorecer o problema
 
A síndrome do olho seco geralmente é causada por anomalias das glândulas lacrimais que impedem a produção adequada de lágrimas. Sintomas como queimação e ardência nos olhos são comuns e podem ser desencadeados por diversos fatores.
 
De acordo com o oftalmologista João Paulo Gama, da Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco, os olhos têm uma lubrificação natural chamada lágrima ou filme lacrimal, que lubrifica e protege nossos olhos contra micro-organismos estranhos.
 
As lágrimas são produzidas nas glândulas lacrimais e compostas por água, sais minerais, gorduras e proteínas. Mas você sabe o que pode causar olhos secos?
 
Confira aqui:
 
1. Olho seco pode ser causado por outras doenças?
Sim, muitas doenças tem o olho seco entre os sintomas.
 
Segundo o oftalmologista Frederico Nobre Baleeiro, do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, o olho seco pode ser uma complicação de doenças que afetam o sistema imunológico, tais como Síndrome de Sjögren, Síndrome de Stevens Johnson e Penfigóide Cicatricial.
 
Além disso, doenças autoimunes como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide, doenças inflamatórias como esclerodermia e rosácea, além de doenças neurodegenerativas, como o Parkinson, podem desencadear crises de olho seco. Acredita-se que essas doenças possam causar alterações na produção ou qualidade das lágrimas, favorecendo o sintoma.
 
2. Nosso corpo pode produzir menos lágrimas do que o necessário?
Sim, pode acontecer inclusive a ausência de lágrimas.
 
O oftalmologista João Paulo Gama, da Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco, afirma que tanto doenças quanto outros fatores podem reduzir a produção de lágrimas, levando ao olho seco.
 
"Nas pessoas idosas há uma hiposecreção primária da lágrima, por exemplo", diz.
 
A baixa produção também pode ser relacionada a uma destruição do tecido da glândula lacrimal por causa tumoral ou inflamatória. "Em casos mais raros também pode haver uma ausência da glândula lacrimal, chamada de agenesia", completa. Entre as doenças responsáveis por diminuir a produção da lágrima podem ser citadas a Síndrome de Sjögren, conjuntivites cicatriciais e má formação genética.
 
3. Usar óculos escuros pode ajudar na prevenção do olho seco?
Sim, pois ele protege da radiação ultravioleta.
 
"Óculos escuros de procedência confiável protegem a superfície ocular contra radiação ultravioleta e infravermelho, diminuindo à evaporação da lágrima", conta o oftalmologista João Paulo. Assim, considera-se que o uso de óculos escuros pode prevenir ou, ao menos, atenuar os sintomas do olho seco, tais como ardência, fotofobia e sensação de corpo estranho, na medida em que protegem o olho de fatores irritantes, como raios UVB e ventos.
 
4. Poluição e ar condicionado podem favorecer o olho seco?
Sim, pois evaporam a camada aquosa da lágrima.
 
Ambos são fatores ambientais que podem aumentar a evaporação da lágrima e aumentar a incidência do olho seco. "Juntamente com esses fatores, a baixa umidade do ar e ventos muito fortes são agentes causadores, perpetuadores ou agravantes do olho seco, uma vez que aumentam a evaporação lacrimal", explica o oftalmologista Frederico
 
5. Quem usa lentes de contato está mais protegido?
Não, pois as lentes reduzem a produção de lágrimas.
 
"O uso de lentes de contato está relacionado à redução do fluxo das lágrimas, aumento da evaporação do filme lacrimal e aumento do risco de infecção", alerta o oftalmologista João Paulo. Isso porque as lentes de contato diminuem a quantidade de oxigênio sobre a córnea, podendo causar irritação e sensação de olho seco. "Faz-se necessária, então a complementação com lágrima artificial para os usuários de lentes de contato."
 
6. Pílulas anticoncepcionais tem relação com olho seco?
Sim, o estrógeno pode favorecer o sintoma.
O estrógeno presente na maioria das pílulas anticoncepcionais pode alterar a produção de lágrimas, aumentando o risco de olho seco principalmente quando associado a outros fatores, como poluição e uso de lentes de contato. Quem apresenta esse sintoma e desconfia que há relação com o uso da pílula deve conversar com um ginecologista.
 
7. Outros medicamentos também podem causar olho seco?
Sim, diuréticos e betabloqueadores são exemplo de medicamentos que causam olho seco.
Tirando os anticoncepcionais já citados, os especialistas ressaltam que também favorece o olho seco o uso de descongestionantes, anti-histamínicos, psicotrópicos, tranquilizantes, diuréticos, medicamentos betabloqueadores usados no tratamento da hipertensão arterial e anticolinérgicos usados em transtornos digestivos.
 
8. Qual dessas atividades favorece o olho seco? Ler, dirigir ou usar o computador
Todas essas atividades podem levar ao olho seco, afirmam os especialistas. "Devido à concentração na tela, no livro ou no trânsito, a pessoa tende a piscar menos, assim não há uma distribuição e troca adequadas do filme lacrimal, favorecendo ao olho seco", afirma o oftalmologista João Paulo Gama. Dessa forma, pessoas que trabalham diretamente com computadores ou em profissões relacionadas à direção de veículos (taxistas, caminhoneiros, etc.) estão mais sujeitas a ter olho seco.
 
"Sabe-se que uma pessoa que está em alguma dessas atividades pisca, em média, três vezes menos durante um minuto". Dessa maneira, compromete-se a adequada lubrificação e favorece-se a evaporação lacrimal. O ideal, portanto, é fazer pausas para descansar os olhos e, se possível, manter as telas ou livros um pouco abaixo da linha dos olhos, impedindo que os olhos fiquem muito abertos.
 
Minha Vida

5 recomendações especiais para a saúde antes de viajar

O brasileiro gosta de viajar, não é mesmo? Em 2013, segundo o Ministério do Turismo, foram 201,7 milhões de viagens pelo país e o avião é o meio de transporte cada vez mais comum por aqui
 
Viajar é ótimo, mas o passageiro precisa tomar algum cuidado especial com a saúde antes de embarcar? Quais são as melhores orientações?

Essas respostas estão na cartilha “Doutor, posso viajar de avião?”, orientada pela Dra. Vânia Elizabeth Ramos Melhado, professora assistente e coordenadora da Liga de Medicina Aeroespacial da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A cartilha tem linguagem simples e didática e é destinada a médicos e a pessoas que costumam viajar a lazer ou a negócios, utilizando o transporte aéreo.

Segundo ela, a publicação nasceu da necessidade de orientar sobre os cuidados imprescindíveis em caso de constatação de doenças em ambiente de altitude, o que pode ocasionar o não embarque.

Os itens foram selecionados entre os mais comuns a bordo, devido à adaptação do organismo humano à altitude. A cartilha destaca principalmente as enfermidades relacionadas às vias respiratórias superiores. 

Confira 5 dicas:

1 . Rinite: Durante o voo, pode-se, também, umidificar a mucosa nasal com soro fisiológico e, antes dos procedimentos de pouso, é indicado usar descongestionante nasal para evitar a dor causada pelo aumento da pressão dentro da orelha média. Em caso de crise, deve-se considerar adiar a viagem.

2 . Asma: os asmáticos sempre devem levar na bagagem de mão seus medicamentos, principalmente broncodilatadores (bombinhas). Em casos emergenciais, consultar seu médico para melhor orientação.

3 . Doenças cardiovasculares: os pacientes que possuem qualquer doença cardiovascular devem se certificar que há medicação suficiente para toda a viagem e levá-la na bagagem de mão. É indicado fazer uma lista com os medicamentos, dosagens e horários das tomadas.

4 . Enjoo: as pessoas mais susceptíveis a terem enjoo durante o voo são aquelas que já o apresentam quando viajou de ônibus, carro ou navio. Estas devem evitar a ingestão excessiva de líquidos, comida gordurosa, condimentos e refrigerantes, além de cuidar para sentar próximo à asa e à janela.

5 . Gravidez: a viagem deve ser evitada em caso da gestante apresentar dores ou sangramento antes do embarque.
 
 
Universo Jatobá 

Viajar pede cuidados com vacinas e doenças infecciosas

Confira o que carregar na mala e a importância do check-up médico
 
Se preparar para uma viagem nem sempre é fácil: não basta só arrumar as malas e pronto.
 
Dependendo do destino, vale ficar atento para a carteirinha de vacinação, medicamentos contínuos que você tome e as doenças vigentes no local. E no caso do Brasil, não é necessário nem mudar de país - se locomover para região norte ou mesmo alguns estados do centro-oeste já demandam alguns cuidados.
 
 
 
Pensando nisso, conversamos com especialistas em medicina do viajante e separamos as dicas mais importantes.
 
Confira:
 
Check-up médico
Antes de viajar, principalmente se você for passar semanas fora, é importante marcar uma consulta médica e certificar-se de que você não está com nenhuma doença ou sintoma que exige atenção.
 
Além disso, o médico poderá orientar sobre a prevenção de doenças, a depender do local de destino. Existem os médicos de viagem, que atuam especificamente neste segmento. "Os riscos avaliados pelo médico de viagem incluem violência, acidentes, doenças da altitude, doenças de mergulho, malária, dengue, diarreia, doenças de pele e outras ameaças que podem variam conforme o estado ou país visitado", diz a infectologista Melissa Mascheretti, membro Departamento de Medicina de Viagem da Sociedade Brasileira de Infectologia. De acordo com ela, Ásia, África e América Latina são as regiões que oferecem maior risco. "Por isso é importante obter informações sobre o local de destino antes de viajar e consultar um profissional da saúde capaz de avaliar o risco de adoecer e propor medidas de prevenção", afirma. A realização do check-up é especialmente indicada para indivíduos portadores e doenças crônicas, uma vez que eles precisam mantê-las sob controle durante a estadia.                    
 
Vacinas
Existem vacinas recomendadas e vacinas obrigatórias, indicadas conforme as características do destino, do tipo de viagem e do viajante. "Independente da viagem, as vacinas que fazem parte do calendário nacional de imunização devem estar atualizadas: poliomielite, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Hib e hepatite B)", explica a infectologista Melissa.   Outras vacinas, como febre amarela, raiva, meningococo e influenza são indicadas em situações particulares após avaliação do risco de exposição do viajante.

A vacina contra a febre amarela é a mais conhecida pelos viajantes e é indicada para aqueles que se deslocam para países onde a doença ocorre - América Latina e África. "No Brasil, por exemplo, ela é recomendada para pessoas que se deslocam para as áreas de matas e rios das seguintes regiões: todos os Estados da região Norte e Centro-Oeste, parte da região Nordeste (Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo sul da Bahia), região Sudeste (Estado de Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espirito Santo) e região Sul (oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul)", mostra a especialista. As pessoas que viajam para lugares que necessitam de vacina devem fazê-lo caso ainda não tenham se vacinado ou o fizeram a mais de 10 anos.
 
Obtenha a prescrição de medicamentos
"O viajante que faz uso continua de medicamento deve levar para a viagem a quantidade de remédio necessária e uma quantidade extra para eventuais imprevistos", alerta a infectologista Melissa. Junto dos medicamentos, o paciente também deve levar a receita médica, o relatório com o diagnóstico da doença e a justificativa do uso do medicamento. "Caso o destino seja fora do país, recomenda-se que sejam feitos em língua inglesa."
 
Faça uma pesquisa sobre o destino
O infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, afirma que é importante verificar quais são as características do país ou estado que você vai visitar, para tomar as devidas precauções. Lugares mais quentes e com alta incidência de mosquitos, por exemplo, pedem cuidados com protetor solar e repelente contra insetos. Já os locais muito frios podem demandar uma busca por casacos grossos ou botas. Além das vacinas que você deverá tomar, é importante saber das doenças mais comuns daquele lugar, fora os hábitos culinários, transporte e etc. Fique atento também aos produtos que você poderá comprar durante a viagem e aqueles que valem a pena deixar na mala. Tudo isso deixará você mais preparado para a viagem e pronto para encarar qualquer problema.
 
Viajar na vigência de doença infecciosa
Caso esteja doente antes de viajar, procure um médico. "Só ele poderá avaliar o risco da viagem para o viajante", afirma a infectologista Melissa. De acordo com a especialista, o médico avaliará o risco individual, ou seja, se a doença pode se agravar durante a viagem pondo em risco a vida do viajante. "Avaliará também o risco de outras pessoas contraírem a doença no caso das transmissíveis, como sarampo, catapora, influenza entre outras." Além disso, você poderá precisar da prescrição de medicamentos, ou se informar sobre aqueles que poderão ser comprados no local de destino, caso você precise.
 
E se eu adoecer durante a viagem?
Ao apresentar sintomas de doença, o viajante deve procurar o serviço de saúde mais próximo. Caso você esteja no Brasil, procure uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), pois estas atendem o país inteiro. Procure também se informar sobre seu plano de saúde e quais estados ele atende. Se você viajou para outro país, pesquise com antecedência os hospitais próximos a sua hospedagem que atendem estrangeiros e também verifique se seu plano de saúde é aceito naquele local. Caso você queira mais informações sobre saúde do viajante no exterior, acesse: www.istm.org.
 
Chegando em casa, fique atento aos sintomas
Os viajantes podem adoecer durante a viagem ou no retorno ao seu local de origem. "As doenças infecciosas são as mais frequentes e deve-se estar atendo aos sinais e sintomas com febre, diarreia, tosse, lesões na pele, entre outros", explica a infectologista Melissa. Se o destino for regiões de transmissão de doenças tropicais, especialmente dengue e malária, é importante informar o profissional de saúde que você viajou para esses locais. Existem também os serviços especializados em atenção à saúde do viajante no Brasil.
 
Minha Vida