Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Compare calorias de cerveja, caipirinha e bebidas na praia

Nem só dos alimentos sólidos vêm as calorias; fique ligado
 nas bebidas também
Bebidas alcoólicas em excesso podem causar aumento de peso e prejuízos à saúde
 
Quando o verão se aproxima, muito se fala sobre as calorias dos petiscos de praia. Mas você já parou para pensar que as bebidas também podem resultar em indesejáveis quilinhos a mais, principalmente as alcoólicas, amplamente consumidas sob o sol?
 
A nutricionista Alessandra Paula Nunes, da Salutem Nutrição e Bem Estar, avisa que "o álcool contém 7,3 kcal/g". Ela completa. "Se não for administrado em quantidades adequadas, o seu excesso pode acabar implicando em um ganho de peso extra."
 
Por exemplo, um copo de 180 ml da tradicional caipirinha de limão pode chegar a 272 calorias quando feita com vodca e açúcar. Para quem prefere cerveja, uma lata traz 168 calorias. Uma taça de vinho branco tem 122 calorias. Somando todas as latinhas, copos e taças do dia, a conta fica alta!
 
Além da dieta, a saúde também pode ser comprometida com excessos alcoólicos. “O fígado só consegue metabolizar, em média, uma dose de bebida alcoólica por hora, o que significa que, se a pessoa consumir quatro latas de cerveja, demora, em média, quatro horas para metabolizar.
 
Enquanto está metabolizando uma lata, o restante fica circulando no organismo, causando intoxicação e alterações”, disse a nutricionista. “Além disso, o álcool é irritante da mucosa gástrica e da mucosa do esôfago. O resultado do excesso pode ser esofagite, gastrite e diarreia”, completou.
 
Tudo isso sem falar nos tradicionais sintomas da bebedeira, como perda de reflexo e de senso crítico, alteração de atenção, euforia ou letargia.
 
Para aqueles que evitam comer na praia porque estão de dieta, mas, mesmo com a “barriga vazia”, não abrem mão dos drinques, um alerta. “Além de também resultar em ganho de peso, pode levar à hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue, geralmente quando a glicose no sangue fica abaixo de 70mg/dl) e à desidratação pelo aumento da diurese causada pelo álcool”, alertou o endocrinologista Pedro Assed, pesquisador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares da PUC-Rio-IEDE.
 
“Uma pessoa que está sem comer nada, ao tomar apenas bebidas alcóolicas, faz com que a taxa de álcool no sangue aumente mais rapidamente do que em uma pessoa bem alimentada, podendo causar gastrite e até mesmo úlcera”, acrescentou Alessandra.
 
Portanto, moderação é a palavra chave. Se for provar algo alcoólico, não se esqueça de intercalar com água e sucos naturais, que auxiliam na hidratação, e de se alimentar de maneira balanceada. “Outra lembrança importante é com relação aos drinks à base de limão e frutas ácidas, que, se derramados na pele sob a exposição solar, podem causar queimaduras e deixar cicatrizes na pele”, lembrou Assed.
 
Bebidas não-alcoólicas
“Na praia, deve-se também ter cuidado com as bebidas não-alcoólicas, como refrigerantes, que têm em média de 80 a 100 calorias em 200 ml e engordam”, alertou Assed. “Mesmo os refrigerantes light, naturalmente sem adição de açúcar, por conterem ácidos e gases, podem aumentar a celulite e a retenção de líquido. Além do mais, pessoas que são sensíveis a ácidos podem ter o estômago prejudicado”, completou Alessandra.
 
O endocrinologista recomenda apostar em chás gelados, limonada, água de coco, isotônicos. “Além de refrescantes, são menos calóricos e engordam menos”, disse. A nutricionista lembra que as águas saborizadas também são uma boa pedida para essas ocasiões.
 
Calorias (Fonte: nutricionista Alessandra Paula Nunes, da Salutem - Nutrição e Bem Estar) 
 
1 – Cerveja (calorias por lata)
Cerveja - 168 calorias
Cerveja preta - 132 calorias

Malzbier - 60 calorias
 
2 – Caipirinha de limão (calorias por copo de 180 ml)
De pinga com açúcar - 195 calorias
De pinga com adoçante - 164 calorias
De vodca com açúcar - 272 calorias
De vodca com adoçante - 130 calorias
 
3 – Caipirinha de morango (calorias por copo de 180 ml)
De pinga com açúcar - 147 calorias
De pinga com adoçante –127 calorias
De vodca com açúcar - 151 calorias
De vodca com morango e adoçante - 131 calorias
 
4 – Caipirinha de abacaxi (calorias por copo de 180 ml)
De pinga com açúcar - 163 calorias
De pinga com adoçante –143 calorias
De vodca com açúcar - 167 calorias
De vodca com adoçante – 147 calorias
 
5 – Vinho (calorias por taça)
Vinho branco – 122 calorias
Vinho rose – 73 calorias
Espumante – 87 calorias
 
6 – Água de coco (calorias por 200 ml)
45 calorias
 
7 – Refrigerante (calorias por lata)
Normal - 85 calorias
Zero – 0 calorias
 
8 – Suco de laranja
1 lata -  103 calorias
1 copo de suco natural (200 ml) - 230 calorias
 
9 – Suco de manga
1 lata – 37 calorias
1 copo de suco natural (200 ml) - 104 calorias
 
10 - Suco de pera
1 lata – 84 calorias
1 copo de suco natural (200 ml) - 91 calorias
 
11 – Suco de uva
1 lata – 96 calorias
1 copo de suco natural (200 ml) - 124 calorias
 
Terra

Imunização | Vacina deve ser tomada em diversas faixas etárias

A vacinação é a principal forma de prevenir doenças infectocontagiosas como poliomielite, sarampo, rubéola e coqueluche
 
O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda assim, muitas pessoas deixam de comparecer aos postos de saúde para atualizar a carteira de vacinação, e também de levar os filhos no tempo correto de aplicação das vacinas.
 
 
Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde de todo o país 17 vacinas no Calendário Nacional de Vacinação, para combater mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias. Há ainda outras 10 vacinas especiais para grupos em condições clínicas específicas, como portadores de HIV, disponíveis nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).
 
Desde a implantação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 1973, o Brasil já conseguiu erradicar a poliomielite, além de interromper a transmissão de sarampo a partir do ano 2000 e, desde 2009, não há mais registros de casos de rubéola e da síndrome de rubéola congênita. “Nas últimas décadas é possível verificar um importante impacto na redução dos casos de óbitos por doenças imunopreveníveis no nosso país”, ressalta a coordenadora geral do PNI, Carla Domingues.
 
Apesar da maioria das pessoas acreditarem que a vacina é somente para crianças, é importante manter a carteira de vacinação em dia em todas as idades para evitar o retorno de doenças já erradicadas. Os adultos devem ficar atentos à atualização da caderneta em relação a quatro tipos diferentes de vacina contra a hepatite B, febre amarela, difteria, tétano, sarampo, rubéola e caxumba. Para as gestantes, existem três vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação: hepatite B, dupla adulto e dTpa, que protege, além da hepatite, contra difteria, tétano e coqueluche.
 
Dependendo da vacina, o esquema vacinal completo pode ser composto de uma, duas ou três doses e ainda há a necessidade de se receber reforços. “Só quando esse esquema estiver completo é que o indivíduo estará devidamente protegido. Se a nossa população não estiver devidamente vacinada, essas doenças que já foram eliminadas do território nacional podem voltar a acontecer”, esclarece a coordenadora do PNI.
 
 
Preocupação do retorno das doenças – A autônoma Ana Paula da Silva, de 25 anos, sempre se preocupou em levar a filha para receber as doses que previnem contra diversas doenças da infância. No entanto, há cerca de um ano a moradora de Recife (PE) foi surpreendida com o diagnóstico de sarampo na criança, na época com sete meses de idade. “Por conta do surto de sarampo em Pernambuco, eu a levei para tomar a vacina. O problema foi que quando eu a levei ao posto de saúde pra receber a dose, ela já estava com o vírus e eu não sabia”, conta a mãe.
 
No calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações, as doses de vacina que protegem contra o sarampo são recomendadas aos 12 meses e aos 15 meses de idade. No caso de Pernambuco e Ceará, a campanha foi ampliada, em 2013 e 2014, para as crianças de seis meses de idade, devido ao surto da doença que ocorreu nesses estados. No total, foram registrados 637 casos da doença nos últimos dois anos, sendo todos importados ou relacionados à importação.
 
Para Carla Domingues, o surto de sarampo em Pernambuco e no Ceará serve como alerta à população a respeito da importância de dar continuidade à vacinação, mesmo para doenças que não tenham mais transmissão dentro do país. “Doenças que já foramgraves, que já tiveram milhares de casos, com milhares de óbitos, hoje não são consideradas mais como problema de saúde pública no nosso país. Mas, para isso, é necessário mantermos não só as crianças vacinadas, mas adolescentes e adultos também. Não só iniciando o esquema, mas tomando as demais doses”.
 
Proteção contra o HPV
O câncer de colo do útero é o terceiro tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil. Diagnosticada com a doença, Anna Fukumura passou por radioterapia associada à quimioterapia para enfrentar o câncer e sabe da importância da existência de uma vacina que previne a doença. “A vacina é prevenção. Sou a favor da prevenção para que muitas mulheres não tenham que passar pelo o que eu passei. E quanto mais cedo possível, melhor”, opina.
 
Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Em 2014, a população-alvo da vacina contra o HPV é composta por meninas de 11 a 13 anos. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, serão vacinadas as meninas que completam 9 anos de idade. Consciente do risco da doença, a estudante Pietra Amarante, de 12 anos, é uma das mais de 4,9 milhões de adolescentes que já receberam a primeira dose da vacina. "Eu acho a vacina importante, porque você vai garantir que não vai ter doença (câncer). Então é uma boa ideia", avalia.
 
O SUS trabalha com três doses para que seja garantida a eficácia da vacina HPV. O intervalo entre as duas primeiras é de seis meses e a terceira é dada, como reforço, cinco anos depois da segunda dose. "É importante ressaltar que meninas que ainda não foram vacinadas e que estejam na faixa etária, poderão ser vacinadas em qualquer momento nos serviços de saúde ou nas escolas, dependendo da estratégia de vacinação adotada pelos municípios. Só com o esquema de vacinação completo a vacinação é efetiva", explica Carla Domingues.
 
Coordenadora do PNI, Carla Domingues, fala sobre o programa
 
1 - Quem deve tomar as vacinas oferecidas na rede pública?
Todo mundo deve tomar vacina. O Programa Nacional de Imunizações disponibiliza vacina para todas as idades. Por isso, é importante manter a caderneta de vacinação guardada, com o mesmo cuidado de outros documentos importantes, e levá-la sempre que for procurar um serviço de saúde.
 
2 - Quantas vacinas o SUS oferta para a população?
O Programa Nacional de Imunizações oferece 44 tipos de imunobiológicos utilizados na prevenção e tratamento de doenças. Ao todo, são 27 vacinas, das quais 17 estão no Calendário Nacional de Vacinação, e 17 soros para tratamento de doenças.
 
3 - Quantas doses são distribuídas anualmente?
A cada ano, o Ministério da Saúde distribui cerca de 300 milhões de doses de vacinas e soros para estados e municípios.
 
Agência Saúde

Ministério da Saúde alerta sobre o uso de preservativo no período de fim de ano

Em todo o país, o período de fim de ano é marcado por muitas festas e diversão e para aproveitar as comemorações é importante lembrar do uso do preservativo
 
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, a incidência de casos de doenças sexualmente transmissíveis aumenta principalmente no período de festas populares. Por isso a forma mais eficiente de prevenção é o uso da camisinha.
 
"Viver com aids é possível, a gente pode garantir a qualidade de vida, mas é muito melhor viver sem aids. Em qualquer lugar desse país, se lembre de ter camisinha porque pode rolar e, se rolar, você vai fazer protegido sem ter nenhum problema depois. Aproveitem bem e viva essa luta nossa contra a Aids", explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
O analista de redes sociais de 24 anos, George Marques, sabe da importância de usar o preservativo. "Eu acho muito importante a gente levar camisinha para todos os lugares. Até porque é algo tão leve, não tem peso, não incomoda. Às vezes o sexo não tem hora marcada. Melhor prevenir não só uma gravidez precoce, mas como também alguma DST. Então eu estou sempre nessa que prevenir é melhor que remediar", afirma.
 
O Ministério da Saúde já encaminhou cerca de 104 milhões de preservativos para os estados brasileiros. A camisinha é distribuída de graça nas unidades básicas de saúde em todo o país. Para saber mais, acesse a Fan Page oficial do Ministério da Saúde no Facebook.
 
Blog da Saúde

Termina hoje o prazo para as inscrições para especialização em ensaios clínicos

Promovido pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), junto com a Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, por meio do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública (PDTSP)/ Plataforma de Pesquisa, o curso oferece quatro vagas e tem duração de seis meses
 
Podem se inscrever profissionais com graduação em ciências da saúde (medicina, biologia, biomedicina, enfermagem, nutrição, psicologia, farmácia, medicina veterinária, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia etc.).
 
Os candidatos deverão ter experiência prévia em pesquisa clínica, comprovados por declaração. A inscrição custa R$ 50 e deve ser realizada via plataforma Sigals, de acordo com a Chamada Pública.
 
Direito e saúde
O curso de especialização em Direito e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) tem inscrições abertas até 29 deste mês. A capacitação é destinada a profissionais da área de saúde e direito, vinculados aos órgãos públicos e privados, relacionados com a área do direito e da saúde.
 
O curso tem o objetivo de promover a construção do conhecimento no campo do direito e saúde, desenvolvendo competências gerais e específicas por meio da compreensão dos conteúdos programáticos.
 
Além disso, busca criar no estudante uma compreensão geral sobre a área do direito e saúde, facilitando a aplicação destes conhecimentos em sua atuação profissional, assim como formar profissionais das ciências jurídicas para atuar no campo da saúde.
 
Fundação Oswaldo Cruz

Alimentos que afetam o leite materno

Saiba quais comidas e bebidas podem passar para o leite materno e afetar a saúde do bebê
 
Em princípio, a mulher que amamenta não precisa restringir nenhum alimento e deve manter uma dieta natural e saudável. Mas sabemos que assim como medicamentos, drogas e toxinas podem passar para o bebê através do leite, o mesmo acontece com os componentes da alimentação materna. Cada criança é única, e sempre existe a chance do seu filho apresentar alguma sensibilidade aos componentes de um alimento.
 
A seguir veja alguns alimentos que podem afetar o leite materno:                
 
Chocolate: A maioria das mães podem comer chocolate sem exageros, mas devem sempre ficar atentas para possíveis efeitos negativos no comportamento do bebê. O chocolate contém teobromina, substância que pode provocar irritabilidade e diarreia no bebê se quantidades elevadas forem consumidas pela mãe.  
 
Cafés, chás e refrigerantes: O café, chás, mate e refrigerante tipo cola em quantidade excessiva podem causar irritabilidade e padrão deficiente de sono. Mas se seu bebê for mais um que não tem o sono alterado pelo consumo de café pela mãe, existem outros bons motivos para não exagerar no consumo de cafeína. Nos primeiros meses de vida, a exaustão é grande e cada minuto de sono é valioso. Se a mãe utiliza o café para se manter acordada, pode ser que ela perca a oportunidade de descansar enquanto o bebê dorme a tarde. Além disso, a cafeína tem efeito diurético e durante a amamentação a hidratação adequada é essencial para uma boa produção de leite.                           
 
Bebidas alcoólicas: Enquanto os efeitos nocivos do consumo de bebida alcoólica durante a gestação estão bem estabelecidos, as consequências o álcool durante o período da amamentação foram pouco estudados. Mas alguns dados já foram identificados como: sabemos que metade das mulheres dos países ocidentais consomem álcool durante o período da amamentação; o consumo de bebida alcoólica pode reduzir a produção de leite; o etanol passa no leite materno nas mesmas concentrações presentes no sangue da mãe e quando comparados aos adultos, o recém nascidos tem a metade da capacidade de metabolizar, ou seja, eliminar o etanol de seu corpo. Como não existem recomendações especiais para mães que amamentam, é bom evitar qualquer tipo de bebida alcoólica durante esta fase de extrema importância para a saúde do bebê.                             
 
Leite e derivados: O bebê pode apresentar tanto intolerância à lactose como alergia a proteína do leite de vaca e seus derivados. A mãe ao consumir laticínios passa pelo leite proteínas que podem causar alergias no bebê, pois seu sistema digestivo não é capaz de digerir as proteínas e seu sistema imunológico entende que essa proteína é um agressor ao organismo do bebê. Na intolerância a lactose, um carboidrato do leite de vaca, o bebê não tem ou produz pouca lactase, uma enzima de digere a lactose que também é passada no leite materno. No bebê amamentado, tanto a intolerância como a alergia ao leite de vaca podem causar sintomas parecidos como sangue nas fezes, diarreia, cólicas, assaduras e choro intenso. Na alergia, a pele e o sistema respiratório também podem ser afetados e o grau de alergia pode variar de imediato e grave até uma forma mais crônica e branda de alergia.                              
 
Oleaginosas: Algumas crianças desenvolvem hipersensibilidades ou alergias a oleaginosas consumidas pela mãe. O grupo das oleaginosas é formado por nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, pistache entre outros. Não é muito comum no Brasil, mas nos EUA, por exemplo, o amendoim é uma causa importante de alergia alimentar.
 
Outros alimentos
Os primeiros meses de vida da criança são de acelerado desenvolvimento e formação de tecidos e ainda não se sabe todos os fatores que interferem positivamente e negativamente na saúde da criança.
 
Os estudos com aditivos alimentares durante a amamentação ainda são escassos. Mas sabe-se que corante artificial tartrazina (FD&C amarelo#5), sulfitos e glutamato monossódico são causadores de reações alérgicas. A tartrazina pode ser encontrada em produtos industrializados como sucos, gelatinas e balas enquanto o glutamato monossódico pode estar presente nos produtos salgados como temperos industrializados. Já os sulfitos são usados como preservativos em alimentos como frutas desidratadas, vinhos e sucos industrializados.                             
 
Se o bebê não apresenta sinal ou sintoma, não é recomendado excluir um alimento da alimentação. A retirada de um grupo de alimento da dieta sem orientação profissional pode causar desequilíbrio na qualidade nutricional do leite. Além disso, pode potencializar o aparecimento de alergias alimentares. Muitas mães acreditam que ao excluir da dieta alimentos potencialmente alergênicos como, leite de vaca, trigo, amendoim, soja, ovo e milho, previnem o aparecimento de alergias alimentares no bebê.
 
Estudos mostram que o efeito pode ser oposto e em alguns casos predispor a criança a alergias no futuro. Mães que consomem alimentos potencialmente alergênicos transferem anticorpos para seu filho através do leite materno, tornando-os mais resistentes a alergias alimentares.                             
 
Se você acha que algum alimento pode estar perturbando o bem estar do seu bebê, pode-se retirar o alimento suspeito e observar a reação do bebê. E assim que possível, procurar um profissional capacitado, médico ou nutricionista, para identificar as verdadeiras causas do problema. Lembrando que, cólica, coriza, agitação e sono desregrado não são sintomas exclusivos de hipersensiblidade a componentes da dieta materna e podem ter outras causas não relacionadas a alimentação.                              
 
Minha Vida

Manjericão alivia problemas intestinais e tem ação anti-inflamatória

Planta também tem ação antibacteriana e pode aliviar sintomas de artrite reumatoide
 
Estudos sobre o manjericão demonstraram efeitos benéficos à saúde em dois aspectos básicos: os flavonoides e os óleos voláteis.                             
 
A disposição dos componentes ativos do manjericão, denominados flavonoides, fornece proteção à célula. A orientina e a vicenina são dois flavonoides solúveis em água que têm sido de especial interesse no manjericão devido aos estudos sobre os leucócitos do sangue humano. Estes componentes protegem as estruturas celulares e os cromossomos contra a radiação e contra danos relacionados com oxigênio.                             
 
Além disso, foi demonstrado que o manjericão protege contra o crescimento de bactérias indesejáveis. Estas propriedades antibacterianas não estão relacionadas com os flavonoides característicos do manjericão, mas sim com os seus óleos voláteis que contêm estragol, linalol, cineol, eugenol, sabineno, mirceno e limoneno. Estudos laboratoriais demonstraram a eficácia do manjericão na restrição do desenvolvimento de bactérias diversas, incluindo listeria monocytogenes, staphylococcus aureus, escherichia coli, yersinia enterocoliticae e pseudomonas aeruginosa.                             
 
O componente de eugenol dos óleos voláteis do manjericão tem sido objeto de estudo aprofundado, dado que esta substância pode bloquear a atividade de uma enzima no organismo denominada ciclooxigenase (COX). Este efeito inibidor da enzima do eugenol qualifica o manjericão como um alimento anti-inflamatório que pode proporcionar importantes benefícios curativos, para além do alívio dos sintomas em indivíduos com problemas de saúde inflamatórios, como artrite reumatoide ou doenças intestinais inflamatórias. 
 
Nutrientes do manjericão
O manjericão é uma excelente fonte de vitamina K e manganês; uma fonte muito boa de cobre, vitamina A (sob a forma de carotenóides tais como beta-caroteno ), e vitamina C ; e uma boa fonte de cálcio, ferro, ácido fólico e magnésio. 
 
Quantidade recomendada
Existe pouca informação sobre a dosagem segura ou eficaz do manjericão. Normalmente é usado 10 a 20 ml de suco de folhas frescas de manjericão uma vez ao dia ou chás com a infusão de 2 gramas de manjericão fresco ou erva seca em água fervente duas vezes ao dia. 
 
Como consumir o manjericão
Folhas de manjericão são usadas para dar sabor a qualquer vegetal, aves ou carnes . A erva também é usada em tomate, ovos, ensopados, sopas e saladas.                             
 
O manjericão fresco pode ser macerado com alho e azeite de oliva para fazer uma variedade de pesto sem derivados do leite, que pode cobrir uma variedade de pratos, incluindo massas, salmão e brushetta de trigo integral.
 
Ou então, pode ser colocado em camadas inteiras sobre fatias de tomate e queijo mussarela de búfala para criar uma salada colorida e saborosa.                             
 
Podemos bater o manjericão com azeite de oliva e cebolas em um processador de alimentos ou liquidificador, formando um purê de manjericão que pode ser adicionado a uma deliciosa sopa de tomate.                             
 
Além disso, podemos desfrutar de uma xícara de chá revigorante de manjericão, infundindo folhas frescas de manjericão picadas ou a erva em água fervente por 8 minutos.                      
 
Manjericão roxo
O manjericão roxo é uma erva híbrida, desenvolvida, pela primeira vez, nos anos 50, na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos. Suas folhas apresentam sabor similar e são usadas para decorar diversos tipos de pratos. Apresentam propriedades terapeuticas similares à do manjericão verde. 
 
Sementes e chá de manjericão
As sementes de manjericão fornecem uma ampla gama de benefícios para a saúde, como tratamento de desordens digestivas como: dor de estômago, flatulência, constipação, evacuações irregulares e indigestão. Além disso, por apresentarem efeitos anti espasmódico, podem ajudar a tratar a tosse.
 
Para usar a semente, coloque 2 colheres de chá de sementes de manjericão para 1 xícara de água quente ou líquido de sua escolha. Se você quiser mais concentrada de um sabor, drenar o excesso de água após o inchaço das sementes de manjericão com água pura. A água quente (não ferver) ajuda a inchar totalmente as sementes de manjericão, liberando antioxidantes e enzimas digestivas. Deixe a mistura repousar por pelo menos 2 minutos com a água quente e consuma-as. 
 
O chá de manjericão pode ser usado para problemas de indigestão ou pode ser usado de forma tópica para acelerar a cicatrização de feridas. 
 
*Texto elaborado com a colaboração de Paula Crook, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição. 
 
Minha Vida

O que é cárie?

Prevenção é o melhor remédio contra o problema
 
O que são cáries?
"Cárie" é uma outra forma de se denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que se come, como se cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental.

A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem. Embora as cáries sejam mais comuns em crianças, adultos também estão sujeitos a elas.

Os tipos de cáries incluem:

- Cárie coronária
- o tipo mais comum que ocorre tanto em criança como em adultos, as cáries coronárias se localizam nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.

- Cárie radicular
- à medida que envelhecemos, as gengivas se retraem, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.

- Cárie recorrente
- a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração. 
 
Os adultos estão especialmente sujeitos a apresentar cárie quando sofrem de xerostomia (boca seca), uma doença causada pela falta de saliva.

A xerostomia pode ser decorrente de uma doença, de medicamentos, da radioterapia e da quimioterapia, e pode ser temporária (dias ou meses) ou permanente, dependendo de suas causas.

A cárie constitue um sério problema. Se não for tratada, uma cárie pode destruir seu dente e matar os delicados nervos na sua parte central, o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente. 
 
Como eu sei se estou com uma cárie?
Apenas seu dentista pode dizer com certeza se você tem uma cárie. Isto porque as cáries se desenvolvem embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-las.

Quando você ingere alimentos que contenham carboidratos (açúcar e amido), estes carboidratos são digeridos pelas bactérias da placa, produzindo ácidos que corroem o interior do dente. Com o tempo, o esmalte do dente começa a fraturar por debaixo da superfície, enquanto a parte externa permanece intacta.

Quando uma quantidade suficiente de esmalte sob a superfície já tiver sido destruída, a superfície se desmorona, expondo a cavidade de cárie. É maior a probabilidade das cáries de se desenvolverem em fóssulas e fissuras nas superfícies de mastigação dos dentes posteriores, nos espaços entre os dentes e próximo à linha da gengiva. Mas, independentemente de onde ocorrem, a melhor maneira de identificá-las e tratá-las, antes que se tornem sérias, é visitando seu dentista regularmente para avaliações. 
 
Como posso ajudar a evitar as cáries?
 
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.
 
- Faça avaliações regulares. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios.
 
- Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido.
 
- Utilize produtos dentários que contenham flúor, incluindo o creme dental.
 
- Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contenha flúor. Se a água fornecida em sua localidade não contém flúor, seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor diários.
Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2014 Colgate-Palmolive.
 
Minha Vida

Prefeitura de Macatuba -SP divulga edital de concurso público

Com nove vagas, mais cadastro de reserva para cargos de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Macatuba, São Paulo, deu início as inscrições de concurso público, do edital nº 001/2014, regido pela empresa CONSESP Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas LTDA.
 
As chances são para as funções de cozinheiro, auxiliar de serviços gerais, motorista, agente fiscal, almoxarife, auxiliar de consultório, inspetor de alunos, oficial administrativo, técnico de atendimento em farmácia, técnico de enfermagem, visitador sanitário, professor substituto, arquiteto, enfermeiro, engenheiro civil, médico (clínico geral, ginecologista, neuropediatra, pediatra e psiquiatra), veterinário, psicólogo e terapeuta ocupacional. As remunerações variam de R$ 822,90 a R$ 2.457,16, em jornadas de 10 a 44 horas semanais e de R$ 9,91 a hora aula para o cargo de professor. 
 
Os interessados terão até o dia 18 de janeiro de 2015, para efetuarem inscrição, via endereço eletrônico: www.consesp.com.br, com taxas de R$ 22,78 a R$ 60,43.
 
O concurso será composto por prova escrita, prova prática e avaliação de títulos. As provas estão programadas para serem aplicadas no dia 22 de fevereiro de 2015, nos período matutino, a partir das 9h00 e vespertino com início as 14h30, em local a ser informado posteriormente. Estima-se que o gabarito seja disponibilizado no dia seguinte a prova e que fique publicado por dois dias no site da organizadora.
 
A validade do concurso será de dois anos, a contar da homologação, prorrogável por período semelhante, a critério da administração.

Concurso Prefeitura de Imbé - RS

Foram prorrogadas e termina no dia 02 de janeiro de 2015 o prazo para inscrições ao concurso público da Prefeitura de Imbé, no Estado do Rio Grande do Sul. Por intermédio da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC), o edital nº 001/2014 visa o cadastramento de reserva de profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
As vagas ofertadas são para os cargos de fonoaudiólogo, nutricionista, orientador educacional, professor (diversas disciplinas), secretário de escola, atendente de biblioteca, auxiliar de educação infantil, auxiliar de disciplinas e cozinheira. As remunerações propostas variam de R$ 584,72 a R$ 1.900,36, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas em um prédio situado na Avenida Paraguassú nº 2325, Centro, das 8h00 às 18h00. Haverá taxa de inscrição de R$ 30,00 a R$ 120,00.
 
Será aplicada prova objetiva provavelmente no dia 8 de fevereiro de 2015. O gabarito será disponibilizado no dia seguinte.
 
A entrega de títulos deverá ocorrer entre os dias 16 e 17 de março de 2015 e o resultado é aguardado para o dia 14 de abril de 2015.
 
O concurso será válido por dois anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito.

Prefeitura de Imbé - RS abre concurso público

A Prefeitura de Imbé, no Rio Grande do Sul, anunciou por meio do edital nº 003/2014 de concurso público, que fará cadastro de reserva para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
Por intermédio da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC), são ofertadas vagas para arquiteto, bacharel em turismo, biólogo, contador, engenheiro civil, geólogo, fiscal ambiental, técnico em contabilidade, técnico em informática, tesoureiro, assistente de execução fiscal, assistente de fiscalização ambiental, guarda civil municipal, assistente de tesouraria, técnico tributário, assistente administrativo, oficial geral de manutenção, auxiliar administrativo, contínuo, fiscal de obras, fiscal de tributos, mecânico de máquinas (leves e pesadas), oficial administrativo, recepcionista, cadastrador imobiliário, motorista, operador de máquinas, operário especializado, servente, serviços gerais, telefonista e vigia. A remuneração será de R$ 584,72 a R$ 3.362,18, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão comparecer a Avenida Paraguassú nº 2325, em um prédio para efetuarem inscrições. O atendimento ocorre até o dia 02 de janeiro de 2015, das 8h00 as 18h00, com taxas que variam de R$ 30,00 a R$ 120,00.
 
O concurso será composto por prova objetiva, análise de títulos e teste de aptidão física. A prova objetiva será aplicada a todos os participantes provavelmente no dia 1º de março de 2015, em local e horário a ser informado brevemente.  Estima-se que o gabarito será disponibilizado no dia seguinte a prova. Os títulos deverão ser entregues entre os dias 7 e 8 de abril de 2015.
 
Prevê-se que a prova prática e o teste de aptidão física sejam aplicados no mesmo dia, 12 de abril de 2015.  A homologação é aguardada para o dia 13 de maio de 2015.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura.

UFCSPA abre concurso público

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), estado do Rio Grande do Sul, lançou através do Diário Oficial da União, o edital de n° 53/2014 de concurso público com a finalidade de preencher oito vagas ao cargo de Professor da carreira do magistério superior, na classe Adjunto. O cargo exige graduação na área de atuação, mais titulação em nível de doutorado, e proporciona remuneração que chega a R$ 8.344,64 mensais.
 
As vagas são para áreas da Nutrição (Tecnologia de Alimentos de Origem Animal, Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias), Educação e Informação em Saúde, Algoritmos e Complexidade, Programação Orientada a Objetos, Informática Aplicada, Administração Geral, Gestão em Saúde, Inovação Tecnológica, Matemática, Genética Médica e Endocrinologia.
 
As inscrições serão realizadas entre os dias 05 e 16 de janeiro de 2015, pessoalmente ou por procuração, com firma reconhecida, no Protocolo da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, na Rua Sarmento Leite, 245, Centro, Porto Alegre - RS, no horário das 09 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A taxa de inscrição varia entre R$ 130,00 e R$ 200,00.

O concurso será constituído de prova escrita, prova didática, defesa da produção intelectual, prova prática, a critério do departamento e exame de títulos. O cronograma contendo data, hora e local das provas será divulgado no site www.ufcspa.edu.br em até 30 dias após a publicação deste edital no Diário Oficial da União.

O prazo de validade do concurso é de um ano, renovável por mais um ano, a critério da UFCSPA.

Prefeitura de Imbé - RS lança edital de concurso público

Sob a organização da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC), a Prefeitura de Imbé, no Rio Grande do Sul, lançou o edital nº 002/2014 de concurso público, para cadastro de reserva de profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
As vagas são para os cargos de assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico (cardiologista, cirurgião, clínico geral, dermatologista, gastroenterologista, geriatra, ginecologista, neurologista, neuropediatra, otorrinolaringologista, pediatra, pneumologista, psiquiatra, radiologista, traumatologista e urologista), veterinário, psicólogo, técnico (enfermagem e radiologia), auxiliar de radiologia, agente pulverizador de zoonoses, auxiliar de saúde bucal, agente comunitário de saúde, vigilante e auxiliar de higienização. Os salários variam de R$ 584,72 a R$ 2.894,40, em jornadas de 12 a 40 horas semanais.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão aceitas até o dia 02 de janeiro de 2015, no prédio da Avenida Paraguassú nº 2325, Centro, das 8h00 às 18h00, com taxas de R$ 30,00 a R$ 120,00.
 
A todos os participantes será aplicada prova objetiva e para algumas funções haverá análise de títulos. A prova está programada para ser aplicada no dia 22 de fevereiro de 2015, em local a ser informado posteriormente. Com isso o mais provável é que o gabarito seja disponibilizado no dia seguinte.
 
A entrega de títulos está prevista para ocorrer entre os dias 26 e 27 de março de 2015. Estima-se que o resultado será divulgado no dia 30 de abril de 2015.
 
A validade do concurso será de dois anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de São Mamede - PB

A Prefeitura de São Mamede, no estado da Paraíba, abriu editais n° 001/2014 de concurso público e processo seletivo destinado ao preenchimento de diversas vagas no quadro geral de pessoal. Serão oferecidas 23 vagas para candidatos de níveis médio e superior. Os vencimentos variam entre R$ 724,00 e R$ 1.500,00.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.educapb.com.br entre os dias 07 e 26 de janeiro de 2015. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 90,00.

O concurso público oferece nove vagas em cargos de Atendente de Consultório Dentário, Psicólogo, Assistente Social, Odontólogo, Professor Matemática e Professor de Educação Física.

Já o processo seletivo dispõe 14 oportunidades para Assistente Social, Nutricionista, Fisioterapeuta, Psicólogo, Enfermeiro Hospitalar e Técnico em Enfermagem Hospitalar.

Serão aplicadas provas objetivas a todos os candidatos, além de prova de títulos de caráter classificatório para os cargos que exigem ensino superior. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 22 de fevereiro de 2015, nos locais e horários que serão ainda comunicados.

O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado, até três dias após a realização das mesmas.

O concurso terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado a critério do poder executivo municipal, por igual período. Já a validade do Processo Seletivo será de seis meses, com possibilidades de prorrogação.

Concurso Sorocaba - SP: Prefeitura, FUNSERV e SAAE

A Prefeitura de Sorocaba - PMS, a Fundação de Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais - FUNSERV e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, comunicam, a quem interessar possa, que foi aberto o edital n° 08/2014 de concurso público, sob a responsabilidade da Consesp – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

Há 183 vagas, distribuídas da seguinte forma: 119 para lotação na PMS, 62 em cargos do SAAE e 2 na FUNSERV. Podem participar do certame profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários ofertados vão até R$ 4.415,37 e a jornada de trabalho varia de 15 a 40 horas semanais.
Entre os cargos ofertados estão os de Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Administração, Encanador,  Inspetor de Alunos, Agente de Fiscalização, Agente Social, Auxiliar de Educação, Auxiliar em Saúde Bucal, Motorista, Secretário de Escola, Analista de Sistemas I, Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Saneamento, Enfermeiro, Economista, Assistente Social, Operador de Telemetria, Telefonista, Técnico de Tratamento, Técnico em Eletrotécnica, e outros.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet no período de 05 de janeiro a 06 de fevereiro de 2015, no site www.consesp.com.br. As taxas variam de R$ 35,00, R$ 45,00 e R$ 75,00.

A prova e o teste de aptidão física serão aplicados na cidade de Sorocaba. A prova objetiva será aplicada na data prevista de 22 de março de 2015. Toda convocação oficial para realização da prova e do teste de aptidão física será feita por meio de edital de convocação a ser publicado no Jornal Município de Sorocaba, preferencialmente, podendo ser acessado pelo site oficial da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br – link Jornal do Município) e/ou imprensa local e no site da www.consesp.com.br.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.

Concurso UFOP - MG

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no estado de Minas Gerais, abriu os editais n°s 74/2014 e 75/2014 de concurso público, destinado ao provimento total de 84 vagas, sendo um percentual destinado a Pessoas Negras (PN) e Portadores de Necessidades Especiais (PNE), preferencialmente em algumas funções.

As ofertas são para profissionais de níveis fundamental, médio/téncnico e superior. Os aprovados cumprirão jornadas semanais de 40h e receberão vencimentos que variam de R$ 1.562,23 a R$ 8.344,64.

As chances são para os cargos de Assistente de Laboratório, Auxiliar em Administração, Administrador de Edifícios, Assistente em Administração, Técnico de Laboratório/ Edificações, Técnico de Laboratório/Química, Técnico de Tecnologia da Informação, entre outros.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 13 de janeiro a 19 de fevereiro de 2015, pelo site www.concurso.ufop.br. A taxa de inscrição variam de R$ 38,00 a R$ 166,00.

Todos os inscritos no concurso público 75/2014 passarão por provas escrita, didática, prática, projeto de pesquisa e avaliação de títulos e currículo.

Já os que disputarem às vagas oferecidas no concurso público 74/2014 serão avaliados por provas objetiva. Para algumas funções haverá também provas discursiva e prática.

O prazo de validade do concurso público 74/2014 é de dois anos, e do concurso público 75/2014 é de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado. Ambos podem ser prorrogáveis apenas uma vez, por igual período, a critério da Universidade.

Concurso Prefeitura de Potim - SP

No estado de São Paulo, a Prefeitura de Potim publicou o edital nº 01/2014 de concurso público destinado ao provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob a coordenação técnica da Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos LTDA., o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 323 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 5.250,00, para carga horária de 18 a 40 horas semanais.
 
Ficam asseguradas 5% das vagas para os portadores de deficiências.
 
Cargos
Agente comunitário de saúde - ESF, Agente de combate às endemias, Agente de saneamento, Agente de serviços escolares, Ajudante geral, Almoxarife, Auxiliar de cozinha, Auxiliar odontológico, Braçal, Calceteiro, Coveiro, Cozinheiro, Eletricista, Encanador, Escriturário (departamento municipal de educação e departamento municipal de governo e administração), Fiscal, Jardineiro, Lançador, Leiturista, Mecânico, Merendeira, Mestre de obras, Motorista, Operador de máquinas, Padeiro, Pedreiro, Pintor, Supervisor da saúde, Supervisor de compras, Supervisor de limpeza pública, Supervisor de praças/jardins, Telefonista, Vigia, Nutricionista, Agente auxiliar de creche, Agente de crédito, Agente de organização escolar, Arquivista, Assistente contábil, Assistente social, Assistente técnico, Auxiliar administrativo, Auxiliar de enfermagem, Auxiliar de enfermagem do esf, Auxiliar de farmácia, Bibliotecário, Biólogo, Dentista, Educador de saúde nível superior, Enfermeiro, Enfermeiro do esf, Engenheiro, Engenheiro agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (cardiologista, dermatologista, ESF, do trabalho, ginecologista, infectologista, pediatra, plantonista e psiquiatra), Veterinário e Monitor de ensino musical.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas via internet, no site www.mouramelo.com.br, até as 20he59min do dia 23  de janeiro de 2015, ou de forma presencial no CCS – Centro de Cidadania e Serviço – situado à Rua Pedro Andrini, 71 – Centro – Potim/SP, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira das 9 às 16h.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 21 e 25;
Nível médio: R$ 31;
Nível superior: R$ 47.
 
Prova
O concurso será constituído de prova objetiva, teste prático e de títulos.
 
A data, local e horário da prova objetiva e do teste prático serão divulgados em até cinco dias, através do site www.mouramelo.com.br, no mural da Prefeitura de Potim e facultativamente no jornal local.
 
Os candidatos a todos os cargos de ensino superior e professores deverão enviar os títulos em cópias autenticadas, por SEDEX, em envelope lacrado, aos cuidados da Moura Melo Consultoria LTDA., situada à Rua Juruá nº 78 – CEP 09181-550 – Vila Eldízia – Santo André – SP, até um dia antes da data da prova, citando função e número de inscrição no envelope.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.

Concurso Prefeitura de Tapiratiba - SP

A Prefeitura de Tapiratiba, no interior paulista, divulgou o edital de concurso publico nº 01/2014, destinado à contratação de 96 profissionais de diferentes níveis de formação e áreas de atuação. O salário previsto pode chegar até R$ 2.002,29, em carga horária que vai de 20 a 44 horas semanais, ou turno de 6 horas.
 
Os cargos a serem preenchidos são os de auxiliar de serviços gerais (pátio e merendeira escolar), agente comunitário de saúde, assistente de professores, escriturário, guarda civil, motorista, técnico de enfermagem, contador enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 20 de janeiro de 2015, pelo site www.institutobrio.org.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00 para candidatos a cargos de ensino fundamental, R$ 30,00 para os inscritos em funções de níveis médio e técnico e de R$ 50,00 para os de ensino superior.
 
Os candidatos serão submetidos à prova objetiva, prática, teste de aptidão física e avaliação psicológica, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 01 de março de 2015, em local e horário que serão divulgados antecipadamente.
 
O concurso público, que será executado pelo IBC - Instituto Brio Conhecimentos, terá validade de 02 anos, contados a partir da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período. A contratação obedece o regime estatutário. 

Concurso Prefeitura de Sarutaiá - SP

A Prefeitura Municipal de Sarutaiá, estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, publicou o edital de concurso público n° 01/2014, com a finalidade de ocupar 21 vagas em seu quadro de pessoal. Há chances para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 3.505,99, em carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
As vagas são em empregos de assistente social, auxiliar de expediente, coveiro, cozinheira, enfermeiro, médico, monitor de transportes, operador de máquinas, professor, servente, trabalhador braçal, tratorista e técnico de segurança do trabalho.

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 09 de janeiro de 2015, pela internet, no site da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 55,00 de acordo com a função escolhida.

Aquelas pessoas que não tiverem acesso particular à rede mundial de computadores (internet) poderão efetuar a inscrição no Paço da Prefeitura Municipal de Sarutaiá, em dias e horários de expediente, localizado à Rua Santa Catarina, nº 47, Centro, na cidade de Sarutaiá-SP.

As provas serão realizadas na cidade de Sarutaiá-SP, na EMEIEF “Iracema Marcondes Alcântara”, localizada à Rua Catarina Milani Maluly, nº 450, na data prevista de 18 de janeiro de 2015 (domingo), com início às 9h. 
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir e a critério da Administração Municipal, nos termos do artigo 15, da Lei Complementar Municipal nº 07, de 14 de outubro de 1994.

UFES lança edital de concurso público

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio do Diário Oficial da União, lançou o edital nº 96/2014 de concurso público visando o provimento de 65 cargos que exigem dos candidatos formação em nível superior.
 
Serão preenchidas vagas de administrador, farmacêutico, engenheiro civil, médico de perícia, tradutor intérprete, assistente em administração, técnico de laboratório químico, técnico em contabilidade, técnico em eletromecânica, tradutor e intérprete em linguagem de sinais e auxiliar de veterinária e zootecnia. Os aprovados farão jus a remunerações de R$ 2.112,04 a R$ 4.039,54, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 5 de fevereiro de 2015, via endereço eletrônico: www.progep.ufes.br. Será cobrada taxa de R$ 60,00 a R$ 100,00.  
 
Haverá prova objetiva provavelmente no dia 29 de março de 2015, a partir das 14h e prova prática prevista para ocorrer entre os dias 5 e 6 de maio de 2015. Estima-se que o gabarito seja disponibilizado no dia seguinte ao da prova.
 
O resultado será publicado nos sites do Diário e da Pró-Reitoria da UFES (www.progep.ufes.br/concurso2015).
 
A validade do concurso será de um ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da UFES.
 
O edital está disponível no Diário Oficial da União, nº 249, do dia 24 de dezembro de 2014, da página 93 a página 96, site: www.progep.ufes.br/sites/default/files/Edital_n96_2014_UFES.pdf

Prefeitura de Erval Velho - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Erval Velho, no estado de Santa Catarina, tornou público o edital de processo seletivo nº 007/2014, visando selecionar profissionais de ensino fundamental, médio e superior. O salário previsto para os contratados vai de R$ 1.014,00 a R$ 1.538,25, em jornadas de 20 e 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de professores, agente comunitário de saúde, técnico em enfermagem, auxiliar de saúde bucal e operador de máquinas.
 
As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de janeiro de 2015, na Prefeitura Municipal de Erval Velho, localizada na Rua Nereu Ramos, 204, Centro.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 para inscritos em cargos de ensino fundamental, R$ 30,00 para os candidatos às vagas de ensino médio e de R$ 45,00 para as de nível superior.
 
Os inscritos serão submetidos à prova objetiva, prática e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 08 de fevereiro de 2015, na Escola Básica Municipal César Avelino Bragagnolo, situado à rua Honorato Vieira, nº 1073, a partir das 08h30.
 
O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da empresa Aprender.com e terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, caso haja necessidade e interesse público.

Prefeitura de Tejupá - SP abre concurso público

A Prefeitura de Tejupá, no estado de São Paulo, por meio da empresa empresa CEMAT, lançou o edital n° 01/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 17 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 1.697,39.
 
Os cargos a serem preenchidos são os de agente comunitário de saúde, agente de saneamento, professor auxiliar de desenvolvimento  infantil, Professor de Educação Básica III (PEB III) educação artística e professor de educação básica IV – PEB IV (Educação Infantil e 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental).
 
As inscrições, nos valores de R$ 40,00, R$ 45,00 e R$ 55,00, deverão ser efetuadas até o dia 09 de janeiro de 2015, através do site da CEMAT (www.cematconcurso.com.br).
 
As pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (Internet) poderão utilizar o Acessa São Paulo, no horário das 9 às 11 horas e das 12 às 16 horas, no Centro Educativo Social e Cultural Holanda/Brasil, localizado à Rua Alexandre Absy, nº 585, Centro, na cidade de Tejupá-SP.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Tejupá-SP, na EMEF “Hilda Dognani Boranelli”, localizada à Travessa Antonio Nicolau Ferreira, s/n, Centro, na data prevista de 18 de janeiro de 2015 (domingo), com início às 9h, exceto  para os cargos de Professor Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e Professor de Educação Básica III – PEB III – Educação Artística, que terá início às 13h, no mesmo local e data.
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir e a critério da Administração Municipal, nos termos do artigo 21, da Lei Complementar Municipal nº 521/00.

Prefeitura de Itapaci - GO reabre concurso público

Por meio do aditivo nº 002/2014, publicado no site da organizadora Instituto Cidades, a Prefeitura de Itapaci, no estado de Goiás, reabriu o edital nº 001/2013 de concurso público. Desta vez, com 58 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva, para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
As oportunidades são para licenciador municipal, fiscal do meio ambiente, agente comunitário de saúde, agente comunitário de endemias, motorista e professor para as disciplinas de matemática, português, educação física, inglês, química, física, história, geografia, ciências e pedagogia. As remunerações variam de R$ 678,00 a R$ 2.036,86, por jornadas de 40 horas semanais.
 
As inscrições foram prorrogadas por meio do aditivo 003/2014 e seguem até o dia 5 de janeiro de 2015, através do endereço eletrônico: www.institutocidades.orgo.br, com taxas de R$ 35,00 a R$ 80,00.
 
O concurso contará com a aplicação de prova objetiva e análise de títulos. A prova está prevista para ser aplicada no dia 25 de janeiro de 2015, em local e horário a ser a informado brevemente.
 
A lista de classificação final será publicada no site do Instituto Cidades, em jornal de grande circulação e no órgão oficial de divulgação dos atos da administração local.
 
O inteiro teor deste edital e os demais aditivos relativos às etapas do concurso público serão publicados nos sites da organizadora ou da Prefeitura e seus extratos em jornal de grande circulação e no órgão oficial de divulgação dos atos da administração local.
 
A validade do concurso será de dois anos, prorrogável uma única vez, por igual período, a contar da data de sua homologação.

Prefeitura de Arroio do Sal - RS divulga processo seletivo

Termina no dia 5 de janeiro de 2015, o prazo para inscrições ao processo seletivo do edital nº 001/2014, da Prefeitura de Arroio do Sal, no Estado do Rio Grande do Sul, que visa a contratação de 25 profissionais de níveis médio e superior de ensino.
 
As vagas são para os cargos de técnico em enfermagem, médico (clínico geral, ginecologista, psiquiatra e pediatra) e auxiliar de saúde bucal. Sob o regime mensal, as remunerações são de R$ 984,74 a R$ 1.015,89, sob o regime de horas os salários são de R$ 68,55 e R$ 99,72 e em regime de plantão de R$ 1.682,77, por jornadas de 24 a 40 horas.
 
As inscrições serão realizadas na sede da Prefeitura, situada à Rua Alegrete nº 111, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h00 de segundas e sextas feiras e das 13h00 às 19h00 nos outros dias úteis, com taxa de R$ 10,00.
 
A seleção será feita mediante análise curricular, prevista para acontecer em um dia.
 
A validade do processo seletivo será de seis meses, prorrogáveis uma única vez, por período semelhante. O edital foi publicado no site da Prefeitura: http://www.arroiodosal.rs.gov.br/index.php?secao=licitacao&modalidadeF=13&anoF=2014

Concurso Prefeitura de Barra do Corda - MA

A Prefeitura de Barra do Corda, no estado do Maranhão, reabre as inscrições do concurso público nº 001 de 26/11/2012. O objetivo é a contratação de 932 profissionais, de ensino fundamental, médio e superior. O salário previsto pode chegar até R$ 2.500,00, em jornadas que vai de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de enfermeiro, farmacêutico-bioquímico, fisioterapeuta, coordenador pedagógico - supervisão escolar, professores, agente administrativo, agente municipal de trânsito, auxiliar de saúde bucal, guarda municipal, técnico em (edificação, enfermagem e radiologia) e auxiliar de serviços gerais.
 
Serão reservadas o percentual de 5% das vagas, às pessoas portadoras de deficiência.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de janeiro de 2015, através dos sites www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 30,00 até R$ 60,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 24 ou 25 de janeiro de 2015, haverá também prova de títulos com entrega de documentos previstos para os dias 13 ou 14 de fevereiro de 2015.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da Fundação Sousândrade de Apoio ao desenvolvimento da UFMA - (FSADU)., terá validade pelo prazo de 02 anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso SCPar Porto de Imbituba S.A.

A SCPar Porto de Imbituba S.A., no estado de Santa Catarina, divulgou o edital nº. 001/2014 para a realização de concurso público. São ofertadas 39 vagas para cargos de níveis médio e superior, com vencimentos de até R$ 5.000,00.
 
Cargos
Analista Portuário (Gestão, Meio Ambiente, Comunicação Social, Contábil, Financeira, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Operação Aduaneira e Jurídica), Analista Portuário de Infraestrutura (Engenheiro Civil, Elétrico e Mecânica), Assistente Portuário e Técnico Portuário (Operação de Pátio, Operação Aduaneira, Operação Logística, Enfermagem, Suporte T.I., Segurança do Trabalho e Meio Ambiente) e Técnico Portuário de Infraestrutura (Elétrica e Edificações).
 
Inscrição
A inscrição será realizada até às 16 horas do dia 2 de fevereiro de 2015, no site novosite.fepese.org.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (nível médio) e R$ 100,00 (nível superior).
 
Prova
O concurso será realizado por meio de prova escrita, prevista para 22 de fevereiro de 2015, e local e horário que serão divulgados no site novosite.fepese.org.br, a partir do dia 13 de fevereiro de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de um ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da SCPar Porto de Imbituba S.A.

Concurso Prefeitura de Amélia Rodrigues - BA

A Prefeitura de Amélia Rodrigues, no estado da Bahia, prorroga as inscrições do concurso nº 01/2014, até o dia 11 de janeiro de 2015, a mesma pode ser feita pelo site www.consultorialideranca.com.br.
 
***
 
A Prefeitura de Amélia Rodrigues, interior da Bahia, republicou o edital de concurso público nº 01/2014, cujo objetivo é preencher 353 vagas em cargos de ensino fundamental, médio/técnico e superior. O salário previsto pode chegar até R$ 8.000,00 e a carga horária dos nomeados poderá ser de até 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de administrador, assistente social, contador, médicos, professores, odontólogo, agente de transito, eletricista, motorista, técnico em radiologia, assistente tributário, técnico em enfermagem, operador de maquinas, auxiliar de serviços diversos, encanador, pedreiro, entre outros. Serão reservadas 5% das vagas existentes, às pessoas portadoras de deficiência.
 
As inscrições estão sendo feitas pela internet até o dia 28 de dezembro de 2014, através do site www.consultorialideranca.com.br, e presencialmente no período de 15 a 19 de dezembro de 2014, na Sede da Prefeitura de Amélia Rodrigues, situada à Av. Justiniano Silva, 98 – Centro, das 9h às 12h e das 13:30 às 17h.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 70,00, dependendo do cargo pretendido.
 
Os candidatos serão submetidos a prova objetiva e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 08 de março de 2015, o local e horário serão informados antecipadamente, no site www.consultorialideranca.com.br.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa Liderança Consultoria, terá validade pelo prazo de 02 anos, contados da data da homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital completo está disponível no site de inscrições e no Diário Oficial (http://www.ameliarodrigues.ba.gov.br/diariooficial.php). Aqueles candidatos que quiserem uma cópia impressa do Manual do Candidato poderão também adquiri-lo na organizadora, no posto de inscrição presencial, pelo preço de R$ 5,00.

Prefeitura de Uruaçu - GO divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Uruaçu, no estado de Goiás, através do edital n° 003/2014, abriu concurso público com a finalidade de preencher 34 vagas, sendo 17 imediatas e 17 em cadastro de reserva. As chances são para agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias, funções que exigem dos candidatos ao menos a formação no ensino fundamental.
 
O concurso público, a ser executado pelo IBEG, reserva duas vagas para os portadores de deficiência. Os contratados serão remunerados em R$ 1.014,00 mais vantagens previstas no plano de cargos e salários do município. A jornada de trabalho é de 40h semanais. 
 
Segundo o edital, que rege o concurso público, são oferecidas 16 vagas para o cargo de agente comunitário de saúde e 18 vagas para agente de combate a endemias. Os agentes de saúde deverão residir na localidade em que forem atuar.

As inscrições estarão abertas pela internet, através do site www.ibeg.org.br, no período de 01 de dezembro de 2014 a 07 de janeiro de 2015, ao custo de R$ 50,00.

As provas escritas serão realizadas na data provável de 08 de fevereiro de 2015, sendo que o local e horário serão divulgados no dia 28 de janeiro de 2015. O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado no site www.ibeg.org.br no dia 09 de fevereiro de 2015.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da homologação do resultado pela Prefeitura de Uruaçu, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Cascavel - PR abre concurso público

De 12 a 25 de janeiro de 2015, a Prefeitura de Cascavel, no Paraná, realizará inscrições de concurso público para a admissão de 626 profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
Sob o edital nº 151/2014 foram abertas vagas para as funções de agente comunitário de saúde, auxiliar de manutenção de instalações, auxiliar de serviços gerais, carpinteiro, coveiro, motorista II, operador de trator de pneu, pedreiro, zelador, agente administrativo, agente de apoio, atendente de serviços em saúde, auxiliar em saúde bucal, educador social (feminino e masculino), instrutor de informática, professor, secretário (a) de escola, técnico em edificações, técnico em enfermagem, técnico em farmácia, técnico em informática, técnico em topografia, administrador hospitalar, assistente social, dentista, engenheiro civil, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico (generalista, ginecologista, infectologista, neurologista, ortopedista, pediatra, perito, pneumologista, psiquiatra, nutricionista e orientador técnico esportivo).
 
As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente, na Prefeitura, no 1ºandar, situado à Rua Paraná nº 5000, Centro, ou via endereço eletrônico: www.saber.srv.br, com taxas de R$ 10,00 a R$ 80,00. As remunerações variam de R$ 762,45 a R$ 14.258,30, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
O concurso será composto por prova escrita, avaliação de títulos, prova prática, prova de aptidão física e exame pré admissional. A prova escrita está programada para ser aplicada no dia 1º de março de 2015, em local a ser informado através de edital. Os títulos deverão ser entregues na Prefeitura até o dia 23 de janeiro de 2015 e a prova prática será aplicada aos classificados, em data, local e horário a ser informado.
 
O resultado final das provas será homologado por meio de edital publicado no órgão oficial de imprensa do Município e no Órgão Oficial Eletrônico do Município, disponibilizado nos endereços eletrônicos www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.
 
Sob a organização do Instituto Saber, o concurso terá a validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Detalhes genéticos fazem com que as mulheres vivam mais do que os homens

A duplicidade do cromossomo X, estrutura responsável pela produção de proteínas essenciais ao corpo humano é um dos fatores que favorece as mulheres
 
Para definir o sexo masculino, são necessários os cromossomos X e Y. No caso das mulheres, uma dobradinha de cromossomos X faz o truque. A diferença genética entre os sexos está ligada basicamente a esse fator — que pode parecer simples, mas guarda alguns dos segredos femininos para uma vida mais longa que a do “sexo forte”.
 
A partir de hoje, o Correio publica uma série de reportagens sobre os principais fatores genéticos, fisiológicos e sociais que favorecem as mulheres na luta pela sobrevivência na selva contemporânea ou desfavorecem os fortes e resistentes machos da espécie humana.

O microscópico requisito cromossômico para considerar um organismo feminino ou masculino já traz em sua definição uma evidência.
 
Enquanto o Y é o menor dos cromossomos humanos e não tem nenhuma função além de definir o sexo masculino, o X responde pela produção de inúmeras proteínas essenciais ao funcionamento do corpo. Porém, a cópia a mais nas mulheres não é ativa ao longo da vida adulta.
 
Logo cedo, no desenvolvimento embrionário, uma cópia do X é inativada. Nesse momento, o embrião é apenas um emaranhado de células que precisam definir imediatamente qual X será desativado, o que vem da mãe ou o que vem do pai.
 
Mas, se ao fim todos têm um cromossomo X ativado, qual a vantagem feminina? O mecanismo de compensação de dose. O fato de ficar com o X paterno ou materno ativo na célula faz com que, se houver uma mutação em um desses genes herdados, ela pode compensar esse defeito com o gene perfeito recebido do outro cromossomo.
 
Mesmo que vá produzir a mesma quantidade que o homem de certa proteína, vai ter ainda a chance de produzir a proteína que ganhou da mãe ou aquela que recebeu do pai. O homem sempre terá somente uma chance porque só tem um X.

“Cromossomos são as estruturas em nossas células que contêm os nossos genes. O X contém muitos genes envolvidos na reparação do DNA para, quando ele estiver danificado, por danos causados pela luz ultravioleta nas células da pele ou pelos radicais livres nas células de todo o corpo, por exemplo”, explica Thomas Perls, diretor fundador do Estudo de Centenários de New England, na Inglaterra.
 
Segundo ele, biologicamente, as células em mulheres têm uma escolha a partir de dois genes, uma em cada um dos dois cromossomos X, e elas usam o gene com a variação que é mais propícia para uma boa saúde.
 
“Essa ‘vantagem’ está distribuída por todo o corpo adulto. As células em homens não têm a oportunidade de fazer essa escolha.”

Correio Braziliense