Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 31 de janeiro de 2015

No RS ações de fiscalização detectam irregularidades em farmácias e drogarias da Capital e do norte do Estado

Ações de fiscalização detectam irregularidades em farmácias e drogarias da Capital e do norte do Estado
Reprodução
Operações conjuntas envolvendo CRF-RS e Vigilância Sanitária verificaram comercialização imprópria de produtos, medicamentos sendo manipulados em escritório, entre outras ilegalidades

Na última terça-feira (27), o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) realizou ação de fiscalização conjunta em drogaria da região de Passo Fundo, no norte do Estado.
 
A operação contou com o apoio da Vigilância Sanitária municipal e estadual e detectou diversas irregularidades sanitárias no estabelecimento, como fracionamento de medicamentos; comercialização de produtos alheios (óculos, alimentos, bijuterias); presença de medicamentos manipulados de outros estabelecimentos e ausência de vínculo com o SNGPC, considerando que a empresa comercializava antimicrobianos que têm retenção de receitas. O estabelecimento não possuía diretor técnico há mais de 30 dias e foi autuado.
 
Ainda nesta semana, duas outras ações de fiscalização também encontraram irregularidades sanitárias em farmácia e drogaria de Porto Alegre. No primeiro local foi constatada produção de medicamentos em larga escala e sem rastreabilidade de receituários, sendo verificada a existência de mais de 130.000 cápsulas prontas, além do uso de matérias-primas vencidas.
 
Já na drogaria foi detectada manipulação de medicamentos em escritório, clandestinamente. Ambos os estabelecimentos possuem farmacêutico responsável, cabendo ao CRF-RS tomar as providências cabíveis relacionadas à ética profissional.
 
Fonte: CRF/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário