Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 31 de janeiro de 2015

O que dizem as tarjas dos medicamentos?

Para imediata compreensão do perigo para a saúde do paciente e do grau de necessidade da prescrição médica, os medicamentos são distinguidos com uma linguagem de tarjas impressas em suas embalagens
 
Para esta classificação, foi adotado o critério de tarjas (faixas):

- Não tarjados (ou OTC)

- Tarja vermelha

- Tarja preta

- Tarja amarela

Não tarjados (OTC - over the counter ou de venda livre)
A ausência de tarja não é um indicador de que o medicamento possa ser usado sem contra-indicação, mas apenas que pode ser vendido sem a apresentação da receita médica, assim, o consumidor deve manter os mesmos cuidados recomendados para os demais medicamentos com tarja. Tais medicamentos dispensados sem a prescrição médica são utilizados para o tratamento de sintomas ou males menores como resfriados, azia, má digestão, hemorróidas, varizes, dor de dente, pé de atleta e etc.
 
A instância sanitária reguladora federal considera que as características de toxicidade destes medicamentos apontam para inocuidade ou são significativamente pequenas. Sua utilização deve ser feita dentro de um conceito de automedicação responsável.

Tarja vermelha
Na tarja vermelha está impresso "venda sob prescrição médica" ou "venda sob prescrição médica - só pode ser vendido com retenção de receita". Estes medicamentos têm contraindicações e podem causar efeitos colaterais graves.
 
Aqueles medicamentos em que na tarja vermelha está escrito "só pode ser vendido com retenção da receita" são os medicamentos controlados ou psicotrópicos e só devem ser vendidos com retenção de receituário especial de cor branca.

Tarja preta
São os medicamentos de alto risco para o paciente e que exercem ação sedativa ou que ativam o sistema nervoso central. Também fazem parte dos chamados controlados ou psicotrópicos. Na tarja vem impresso "venda sob prescrição médica – o abuso deste medicamento pode causar dependência". Só podem ser vendidos com receituário especial de cor azul.
 
As receitas destes tipos de medicamento ficam retidas no estabelecimento distribuidor do medicamento e são recolhidas, periodicamente, pelos serviços públicos de saúde1.

Tarja amarela
Esta tarja deve constar na embalagem dos medicamentos genéricos e deve conter a inscrição G e Medicamento Genérico escritos em azul.
 


Fonte: Legislação para Consumidores Brasileiros

Equipe Médica Centralx
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário