Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Causa efeitos colaterais? Conheça mitos e verdades sobre a pílula do dia seguinte

Produto é recomendado apenas em casos emergenciais
Camisinha e anticoncepcional são dois dos métodos contraceptivos mais comuns — lembrando que o preservativo é indicado para evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Mas, se a camisinha estourou ou o anticoncepcional ficou esquecido na bolsa, existe uma opção para evitar uma gravidez indesejável: a pílula do dia seguinte. 

Porém, muitos mitos ainda cercam o medicamento, que é recomendado apenas em casos emergenciais. Ao contrário do que muitos pensam a pílula não substitui os métodos contraceptivos tradicionais. Para o ginecologista responsável pela área de Reprodução Humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, o medicamento deve ser utilizada com muita cautela. “Ela deve ser ingerida apenas em situações de risco, como o estouro da camisinha ou em episódios de violência sexual, por exemplo. A informação e a prevenção ainda são as melhores maneiras de se evitar uma gravidez indesejada”, ressalta.

Conheça as principais dúvidas das consumidoras:
1. Há um momento correto para utilizar a pílula de contracepção emergencial? Verdade: apesar de poder utilizá-la nos primeiros cinco dias, recomenda-se o uso em até 72 horas após o ato sexual. Porém, quanto antes a pílula for tomada, maior a chance de sucesso. Estudos relatam que, nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula gira em torno de 90%.
2. A pílula do dia seguinte é abortiva? Mito: ela age antes da ocorrência da gravidez, portanto, não aborta. Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozoide com o óvulo ou postergar a ovulação, caso esta ainda não tenha ocorrido. Se ocorrer gestação, sua tomada não causará danos para o embrião.
3. O medicamento causa efeitos colaterais? Verdade: o uso da pílula do dia seguinte pode causar efeitos colaterais. Alterações no ciclo menstrual, diarreia, vômito, náuseas, dores de cabeça e no corpo, além de aumento de retenção de líquido.
4. É necessário receita médica para adquiri-la? Mito: nos postos de saúde, assim como nas farmácias, a receita não é exigida.
5. O uso da pílula do dia seguinte tem contra-indicações? Verdade: mulheres com distúrbios metabólicos, principalmente insuficiência hepática, problemas hematológicos e vasculares, hipertensão ou obesidade mórbida devem evitar o medicamento.
6. Se uso anticoncepcional regularmente, preciso da pílula do dia seguinte? Mito: quem faz o uso correto da pílula tradicional, tomando-a da forma como foi prescrita pelo ginecologista, está protegida da gravidez.
7. A pílula do dia seguinte não substitui o uso de métodos contraceptivos convencionais? Verdade: trata-se de um método de emergência, quando não há outro método. Deve-se ressaltar, dentre os métodos contraceptivos, a recomendação de sempre usar preservativos (camisinha), por exemplo, pois também previne homens e mulheres de DST.
Donna

Nenhum comentário:

Postar um comentário