Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Fui diagnosticado com um tumor cerebral, e agora?

Diagnóstico de tumor cerebral: calma, não é necessariamente um câncerDiagnóstico de um tumor cerebral não é uma condenação, é uma constatação

O tema é extremamente amplo, já que existem diversos tumores que podem acometer o Sistema Nervoso Central (SNC). Em primeiro lugar, gostaria de desmistificar e esclarecer ao leitor que o diagnóstico de um tumor cerebral não é uma condenação, é uma constatação. Em medicina o termo “tumor” pode determinar quase qualquer coisa.

Se formos analisar com rigor, até uma espinha é um tumor. Por quê? Porque apresenta um aumento de volume (tumoração) em uma área que não deveria haver. Sendo assim, fica claro que tumor não é necessariamente câncer.

O câncer é um tumor com comportamento maligno. Seja pela sua alta taxa de multiplicação, pela invasão de estruturas próximas, etc.

Tumores do Sistema Nervoso Central usualmente não dão metástases. Seu comportamento não pode ser classificado somente conforme sua atividade celular pois, às vezes, um tumor (do ponto de vista celular) benigno pode estar localizado em uma área de difícil acesso, rodeado de estruturas nobres, fazendo que qualquer crescimento nesta área tenha um caráter maligno.

A localização tem importância fundamental para tumores cerebrais. A idade do paciente, também.

Tumores cerebrais podem ainda ter origem do próprio tecido cerebral, das meninges, de restos embrionários… Podem ter origem do tecido glandular da hipófise, ou do tecido derevestimento dos nervos cranianos… 

Podem precisar ser ressecados ou apenas acompanhados, podem beneficiar-se de quimio ou radioterapia ou ser totalmente curados com a remoção cirúrgica.

Foto: Getty Images

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário