Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Trabalhadores passam mal após ingerirem água com ratos mortos

Trabalhadores passam mal após ingerirem água com oito ratos mortos na Bahia (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
 Foto: Divulgação/Polícia Militar:Trabalhadores passam mal
 após ingerirem água com oito ratos mortos na Bahia
Situação ocorreu na segunda-feira, em fazenda de Mata de São João, BA.Vítimas são funcionárias de construtora terceirizada; 51 foram para hospital
 
Ao menos 51 trabalhadores de uma construtora passaram mal após ingerirem água de um reservatório que estava com oito ratos mortos, segundo informações da polícia de Pojuca, na Bahia.

A situação aconteceu na tarde de segunda-feira (5), em uma fazenda na zona rural de Mata de São João, na região metropolitana de Salvador. Após passarem mal, os homens foram levados para um hospital de Pojuca, cidade vizinha, onde o caso foi registrado na delegacia.
 
De acordo com o sargento Radson, da PM, empresários colocaram um filtro em um tanque para que os funcionários bebessem a água durante o dia de serviço. "Eles começaram a sentir o mal cheiro da água, mesmo assim continuaram bebendo. Por volta das 13h, um deles passou mal e os outros subiram no tanque para olhar, foi quando avistaram os oito ratos mortos", conta em entrevista ao G1.
 
Conforme a polícia, o espaço do reservatório é pequeno, o que possibilitou maior contaminação. "Logo em seguida, eles [trabalhadores] foram levados para o Hospital Municipal de Pojuca. Os operários se queixaram de que não tiveram acompanhamento da empresa e foram sozinhos para o hospital. Não tiveram apoio nenhum", afirma o sargento.
 
Segundo o Hospistal Municipal Dr. Carlito Silva, em Pojuca, as vítimas foram medicadas e foram liberadas no mesmo dia da unidade. O G1 tentou contato com a construtora, mas até a publicação desta reportagem não obteve êxito.

G1

Doenças dos trópicos são novos desafios para restante do mundo

Com a globalização, enfermidades como o mal de Chagas e a malária são cada vez mais diagnosticadas fora da América Latina, da África e do Sul da Ásia, e já despertam o interesse de grandes centros de pesquisa
 
Desembarcando em terras nunca desbravadas, os colonizadores encheram os olhos com as riquezas da América e também sentiram no corpo os efeitos do novo abrigo. Foram vítimas de doenças transmitidas por insetos que se proliferam com facilidade no clima quente e úmido. Ficaram abatidos, mas nada que desse notoriedade aos males dos trópicos.
 
Durante séculos, essas enfermidades permaneceram no campo do desinteresse. Tanto que são chamadas de negligenciadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A globalização, porém, tem forçado quem está em outros continentes a buscar formas mais eficientes de combatê-las.
 
“A intensificação das migrações e a facilidade de deslocamento aumentaram o interesse e a necessidade de alguns países de se organizarem para trabalhar contra essas doenças. A ida de latinos à América do Norte, à Espanha e ao Japão fez com que aumentasse o número de casos de Chagas e ocorresse a detecção da infecção chagásica entre doadores de sangue e de órgãos. EUA, França e Itália já detectaram transmissão de dengue originada no próprio território”, relata Expedito José de Albuquerque Luna, pesquisador do Laboratório de Epidemiologia e vice-diretor do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP).

Grandes laboratórios dos EUA dedicam-se a pesquisas de medicamentos e vacinas voltados às mazelas tropicais. Especula-se no meio científico que haja também um interesse militar nesses projetos. A história ajuda a embasar a hipótese.
 
Durante a Guerra do Vietnã, por exemplo, grande parte das tropas americanas morreram mais de malária do que de armas e bombas. Nos novos tempos, a dengue e a doença de Chagas ameaçam. Desde 2009, casos autóctones (surgidos localmente) de dengue são registrados na Flórida e no Texas. A estimativa é de que 300 mil tenham Chagas nos EUA. A projeção para a Europa é de 180 mil a 200 mil infectados.
 
O aumento do fluxo de estrangeiros está relacionado ao fenômeno, dizem especialistas, forçando os investimentos em busca da contenção do problema. “O que ocorre hoje em dia para um cenário mais rico em tratamentos das doenças tropicais em áreas que não tinham o número alto de casos é a migração”, diz José Rodrigues Coura, pesquisador e chefe do Laboratório de Departamento de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz.
 
Ainda assim, Expedito Luna reforça que há a necessidade de mais investimentos para que esses males sejam exterminados. “Precisamos de estímulo, patrocínios e programas de incentivo que ajudem a comunidade científica a dar retorno à sociedade e contribuam para que esses problemas tão antigos deixem de ser uma preocupação de mortalidade.”

Melhoras no Brasil
Um estudo divulgado na revista The Lancet indica que as doenças negligenciadas são responsáveis por 11,4% da carga global de enfermidade e que, no período de 1975 a 2004, apenas 21 (1,3%) dos 1.556 novos medicamentos registrados foram desenvolvidos especificamente para esses males. Logo após o período analisado na pesquisa, o cenário começou a melhorar, diz Expedito Luna.
 
“Como resultado dos esforços em trazer essas doenças à agenda dos grandes atores, como governos, organizações internacionais, indústria e agências de fomento e financiamento, a situação de negligência começou a ser revertida nos últimos 10 anos com um perceptível volume maior de financiamento e o início de grandes projetos de pesquisa”, diz o pesquisador da USP.

José Coura acredita que as parcerias entre governo, laboratórios privados e universidades têm surtido efeito principalmente no Brasil. “Não considero mais as doenças tropicais como um tema negligenciado no nosso país. Reduzimos consideravelmente o número de casos de enfermidades agudas e praticamente não temos mais pessoas com menos de 20 anos infectadas. Acredito que a malária na Amazônia ainda é um grande problema a ser resolvido, a doença de Chagas também, mas temos programas em desenvolvimento de vacinas e estratégias de prevenção que estão se destacando”, avalia o pesquisador.

Há dois anos, a OMS divulgou um relatório, o Manter o impulso para superar o impacto global das doenças tropicais desatendidas, que indicava avanços sem precedentes” na erradicação desse tipo de enfermidade.
 
O documento, porém, chamava a atenção para o fato de a incidência da dengue ter se multiplicado por 30 nos últimos 50 anos, representando um potencial de se transformar em epidemia mundial. “A doença está em 150 países, não há uma região no mundo sem ela. Se não for controlada corretamente, pode se transformar em uma verdadeira pandemia”, disse, à época, Raman Velayudhan, do Departamento de Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas da OMS.

A dengue é considerada endêmica (mantida em determinada população, sem necessidade de contaminação no exterior) em 100 países, incluindo quase todos da América Latina e do Sudeste asiático. A última grande epidemia da doença na América Latina se deu em 2010.
 
De acordo com a Organização Pan-americana da Saúde, 1,8 milhão de pessoas foram infectadas e 1.167 morreram. No mesmo ano no Brasil, o número de casos de dengue triplicou em relação ao anterior. Foram 999.688 relatos e 572 óbitos, segundo o Ministério da Saúde.

655 mil mortes/ano
Doença negligenciada com um dos maiores índices de mortalidade. Na África, uma criança morre a cada 30 segundos em decorrência das complicações da malária. Em todo o planeta, o número de óbitos de pessoas com todas as idades chega a 655 mil por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Se for tratada na fase aguda, tem cura, mas a crescente resistência dos parasitas às drogas disponíveis vem preocupando a comunidade médica. Segundo o Instituto Oswaldo Cruz, acredita-se que a malária retarde o crescimento econômico anual em 1,3% em áreas com alta prevalência.
 
Saúde Plena

Anvisa libera venda de remédio mais potente contra hepatite C

Ministro da Saúde diz que o medicamento daclatasvir permite a cura em até 90% dos casos e tem poucos efeitos colaterais
 
Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do daclatasvir, um novo e mais potente remédio contra a hepatite C. A decisão, que libera a venda e o uso do medicamento, deve ser publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) deverá fazer análise de custos num prazo de até seis meses e, a partir daí, o remédio deverá ser distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
— Além dos pacientes com transplante, esse medicamento é muito importante também para aquelas pessoas que vivem com HIV, que hoje não pode fazer uso da medicação que é disponibilizada (por causa dos efeitos colaterais) — afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
 
Segundo o titular da pasta, o daclatasvir permite a cura em até 90% dos casos e tem poucos efeitos colaterais. Medicamentos similares vendidos no país levam à cura de pouco mais da metade dos usuários, exigem tratamento prolongado e provocam pesadas reações nos pacientes.
 
A Anvisa está analisando ainda a eficácia do sofosbuvir e simeprevir, também indicados no tratamento contra hepatite C.
 
A hepatite C é causada por um vírus (HCV) por meio de transfusão de sangue, uso compartilhado de seringas e objetos de higiene pessoal como lâminas de barbear e depilar, alicates de una e agulhas, entre outros objetos usados na produção de tatuagens e confecção de piercings.

O Globo

Homem com dois pênis fala de vida sexual: "prefiro o direito"

Sem revelar nome ou idade, homem lança livro após fazer sucesso na internet postando fotos e falando de sua rara condição
 
No início de 2014, um homem que diz ter dois pênis e se identifica nas redes sociais como Double Dick Dude (Cara com dois pênis, em português), falou sobre sua condição na seção Ask Me Anything na plataforma Reddit. O chat em que ele respondeu qualquer pergunta dos usuários da internet foi o fórum mais acessado de todos os tempos do site e fez com sua história fosse parar no site da revista Rolling Stone. Ele aproveitou o sucesso, falou sobre tudo o que as pessoas queriam saber, postou inúmeras fotos íntimas, tem milhares de seguidores no Twitter e Tumblr e acaba de lançar um livro.  As informações são dos sites The Huffington Post e The Mirror.
 
Chamado de Double Header: My Life with Two Penises, o livro é vendido online em lojas como a Amazon e narra o cotidiano e vida sexual do homem que nunca mostrou seu rosto e se identifica apenas como DDD (DoubleDickDude).
 
Ele sofre de uma raríssima condição chamada de difalia que, segundo estatísticas, acontece em um em cada 5,5 milhões de homens. Ainda mais difícil é que os dois pênis tenham funcionalidade, caso do DDD. 
 
Ele conta que é bissexual e vive um relacionamento estável com um homem e uma mulher ao mesmo tempo e mantém uma rotina sexual com os dois. "Eles eram um casal antes de começarem a sair ao mesmo tempo comigo, então não tem nada de estranho nisso".
 
Sem nenhum problema, ele não se cansa de contar detalhes sobre sua vida, por isso decidiu escrever o livro. "Percebi que as pessoas são curiosas. Desde as meninas que querem saber como lidar com seus namorados até os caras gays e bissexuais que dizem que meus pênis os excitam", disse em entrevista à Rolling Stone. 
 
No fórum na internet, ele comentou que achava sua condição normal quando criança. "Minha mãe me dizia que os outros meninos só tinham um, portanto eu era especial". Nesta fase, tinham apenas problemas ao urinar porque não havia pressão suficiente para isso, o que foi resolvido com uma pequena cirurgia. Ele conta que evita usar banheiros públicos porque o xixi sai pelos dois pênis. 
 
Uma situação desconfortável é o uso da calça jeans que, segundo ele, pode machucar a pele entre os órgãos, que é bastante sensível. Outro problema é achar uma cueca: "uso uma pequena ou média para conseguir mantê-los juntos, mas eles são muito grandes e isso é difícil".
 
DDD fala também de sua agitada vida sexual e orgias comuns na adolescência. "Na maioria das vezes, as meninas ficam nervosas durante a transa e algumas até mudam de ideia no último minuto, mas os caras nunca desistem mesmo que estejam surtando um pouco".  E completa: "tenho que eliminar todo o sêmen ou a próstata incha, inflama e causa dor". Segundo ele, o pênis direito é o preferido nestas horas. "O esquerdo tem um rancor comigo por causa disso", brinca.
 
DDD conta que nunca pensou em remover um dos pênis e que mantém uma vida normal, apesar do "estrelato" na internet. "Agora só me preocupo se o cara ou a menina ao meu lado na fila da padaria podem ter visto o meu pênis. Esta é a maior diferença na minha vida". 
 
Terra

Cientistas descobrem tratamento contra malária baseado em uso de planta

Artemesia annua
Um grupo de cientistas descobriu um novo tratamento contra a Malásia baseado no uso de Artemesia annua, conhecida popularmente como losna, uma planta da qual é extraído o principal ingrediente para a fabricação de remédios para a doença, conforme a revista "Proceedings of the National Academy of Sciences"
 
Durante décadas, médicos e servidores de saúde pública em todo mundo tiveram suas tentativas de tratar a Malásia frustradas pela capacidade do parasita de desenvolver resistência aos medicamentos.
 
Mas a forma de combate à malária pode mudar após a descoberta da equipe do microbiólogo Stephen Rich, da Universidade de Massachusetts Amherst.
 
Usar diretamente a losna é três vezes mais eficaz que utilizar a dose padrão dos remédios que contêm artemisina e que hoje constituem a forma mais comum de tratar malária em nível mundial, afirmam os cientistas. A aplicação direta da planta é ainda duas vezes mais eficiente, mesmo se a dose do medicamento for dobrada.
 
Para realizar a pesquisa, Rich e sua equipe realizaram uma série de experimentos para comparar os resultados do tratamento da malária com a planta e com os remédios.
 
Foram avaliados nos dois tipos de malária usados e que afetam os roedores o tratamento mais eficaz e quais parasitas resistiam, uma vez que tinham sido aplicados diferentes medicamentos.
 
Um dos tipos da doença testados é o que mais se assemelha ao Plasmodium falciparum, o mais mortal dos cinco parasitas da malária humana.
 
"Realizando esses experimentos com diferentes espécies da malária dos roedores, conseguimos uma prova sólida sobre o tratamento", afirmou Rich.
 
Para o cientista, o estudo tem importância especial porque 3,2 bilhões de pessoas correm risco de contrair malária, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
Nas conclusões da pesquisa, os cientistas sugerem que futuros estudos explorem mais profundamente as possibilidades de tratar a doença com a planta, um método mais barato e não baseado em fármacos.
 
Terra

É possível engravidar tomando pílula anticoncepcional?

A pílula a segura, mas algumas atitudes podem alterar sua eficácia, trazendo maior risco de gravidez

Por: Dr. Joji Ueno Ginecologista e Obstetra

A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais comuns. No entanto, sua eficácia não é de 100% e, por isso, qualquer mulher corre o risco de engravidar, mesmo tomando o medicamento regularmente. Além disso, alguns fatores podem contribuir para alterar a eficácia da pílula, elevando o risco de uma gestação.

Dentre os riscos mais comuns destacam-se:

•o uso de antibióticos

•deixar de ingerir a pílula na periodicidade correta

•apresentar quadro de diarreia ou vomito após ter ingerido a pílula

•trocá-la por outro método contraceptivo e não usar preservativo nas primeiras semanas.

O uso contínuo, diário e no mesmo horário é essencial, afinal o organismo tem de receber a dose diária do hormônio de maneira correta para que sua eficácia esteja mais garantida. São essas doses hormonais que irão prevenir a gravidez, pois elas atuam inibindo a ovulação e, com isso, evitando a fecundação.
 
Caso ocorra esquecimento de mais de 12 horas, é importante atentar-se que a proteção contraceptiva estará reduzida neste ciclo. Ao se aproximar do final da cartela, o risco de falha do método contraceptivo fica cada vez maior. Já alguns antibióticos podem cortar o efeito da pílula anticoncepcional, por isso é importante conversar com o médico para esclarecer sobre tais reações.
 
Antialérgicos também podem interferir na proteção contraceptiva oferecida pelas pílulas. Outra questão refere-se aos episódios de vômitos ou diarreia que também podem interromper a eficácia da pílula.
 
Em um quadro de diarreia, o intestino deixa de absorver determinados nutrientes, incluindo, os hormônios compostos na pílula, aumentando a ineficácia do medicamento. E o mesmo ocorre se houver vômito, pois o estômago não consegue absorver as substâncias que ajudam a impedir a concepção de um bebê. Nessas duas situações, é preciso tomar a pílula novamente.
 
E se eu engravidar tomando pílula?
Caso alguma ocorrência tenha sido suficiente para interferir na eficácia do medicamento e a paciente esteja grávida, o fato de estar ingerindo a pílula não é motivo para alarde.

Embora a pílula provoque uma alteração hormonal necessária para que organismo interrompa a ovulação, as pílulas não contêm carga elevada de hormônios que possam prejudicar a gestação. A baixa quantidade de hormônio presente na pílula não deve fazer mal ao feto em desenvolvimento, afinal em poucos dias eles serão substituídos pelos hormônios da gravidez.
 
É importante ressaltar que a pílula anticoncepcional deve ser ingerida sob a prescrição médica. Atualmente, existem opções com baixa dosagem de estrogênio que também são bem eficazes, desde que sejam administradas corretamente.
 
A eficácia contraceptiva não depende da dose de estrogênio, e sim da progesterona contido na pílula. A pílula, não é indicada apenas para prevenir uma gravidez indesejada, mas pode ajudar a regular o ciclo menstrual, diminuir o fluxo e a ocorrência de cólicas e até proteger contra alguns tipos de cânceres como ovário e endométrio.
 
Minha Vida 

Entenda a relação entre obesidade e genética

Saiba quais genes favorecem a obesidade e como a hereditariedade influencia no problema
 
Por: Dra. Alessandra Rascovski Gobbi Endocrinologista e Metabologista
 
Já há comprovação de que a obesidade tem causa genética. Mas o estilo de vida influencia e muito!                             
 
A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza principalmente pelo excesso de gordura corporal. Essa gordura que se acumula no corpo pode causar sérios problemas à saúde do indivíduo com obesidade. É importante ressaltar que apesar da obesidade estar relacionada com o aumento de peso, nem todo aumento de peso significa obesidade, pois existem muitos atletas que tem um peso alto, mas não são tem este quadro devido a massa magra corporal.                             
 
O número de crianças e adultos com obesidade vem crescendo cada vez mais nos últimos anos devido às mudanças da sociedade moderna. A obesidade atinge tanto os países ricos quanto os países pobres, e até mesmo países como o Japão que era tido como um país de população magra está sofrendo com esse tipo de problema. A Organização Mundial da Saúde considera a obesidade nos dias de hoje um problema de saúde pública tão sério quanto a desnutrição.                             
 
Quando ambos, pai e mãe, tem obesidade, o risco da criança desenvolver obesidade é de 80%. Quando apenas um tem a condição, este risco diminui para 40%. Quando pai e mãe não tem obesidade, o risco de ter filhos obesidade é de apenas 10%. Estudos feitos com gêmeos univitelinos, já mostraram que, mesmo que as crianças vivam separadas, há semelhança de peso. Com crianças adotivas ocorre o mesmo fenômeno: o peso é mais parecido com o dos pais biológicos do que com os pais adotivos, independentemente do estilo de vida e hábitos alimentares.                             
 
Antigamente, criança gordinha era sinônimo de criança saudável. De certa forma, havia lógica nesse conceito. Numa época em que não existiam antibióticos, crianças mais nutridas resistiam melhor aos processos infecciosos na infância. Hoje, a obesidade infantil transformou-se num problema sério de saúde, numa epidemia que se alastra e já atinge parte expressiva da população nessa faixa de idade. As causas são muitas, mas os hábitos alimentares baseados no fast food, salgadinhos e guloseimas e as horas passadas em frente da televisão ou jogando videogame são relevantes.                             
 
A preocupação não é só estética, já que as crianças estão apresentando doenças de adultos: diabetes, alterações nos níveis de colesterol e são descriminadas pelos amiguinhos e alvo de brincadeiras de mau gosto.                             
 
Existem muitas causas para a obesidade infantil, mas não podemos deixar de mencionar as características genéticas. Milhões e milhões de anos atrás, sobreviveram nossos ancestrais que tinham genes capazes de estocar calorias e transformá-las em energia.                             
 
Os que não tinham, morreram precocemente e a maioria dos sobreviventes tem genes que favorecem o aparecimento da obesidade. Se o ambiente for favorável, ela irá manifestar-se.                             
 
Hoje já sabemos que o peso da mãe define o futuro peso da criança. Engordar muito durante a gestação, favorece o desenvolvimento de tecido adiposo, de gordura, no primeiro ano de vida da criança. É ruim quando a mãe engravida muito acima do peso, mas quando ela engorda muito durante a gestação principalmente, ela deve passar algum hormônio, que faz com que o hipotálamo do bebê ordene: armazene energia! O que significa estocar gordura. Por outro lado, se a mãe é desnutrida, especialmente no primeiro trimestre da gestação, a criança que em geral nasce com baixo peso, talvez por aumento de insulina já dentro do útero entre outras causas, estimula uma alimentação mais farta durante a vida, com menos sensação de saciedade e maior risco de guardar gordura.                              
 
Vale ressaltar também que filho de mãe diabética tem maior tendência a formar células de gordura e também quando a mãe faz hipoglicemias, estimula o pâncreas da criança a liberar mais insulina e a tornar-se mais sujeita a desenvolver diabetes.                             
 
O número de pessoas com obesidade costuma ser maior nas áreas urbanas, e também tem relação com o nível financeiro da família. Quanto maior a renda maior a prevalência de obesidade, mas a tendência é diminuir em classes mais elevadas. O problema se agrava nas classes mais baixas, mas tende a se estabilizar.                          
 
Os dados mais recentes da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) divulgados pelo Ministério da Saúde são de 2011. Após a coleta de informações em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, o resultado mostrou que 48,5% da população brasileira está acima do peso. O número aumentou em relação aos resultados anteriores: em 2006, a proporção era de 42,7%. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%. Em 2006, 47,2% dos homens e 38,5% das mulheres estavam acima do peso, enquanto que, em 2011, as proporções passaram para 52,6% e 44,7%, respectivamente.                             
 
Para enfrentar o problema do sobrepeso e obesidade, a detecção de sua origem seria grande aliado de médicos e pacientes para resolver a melhor orientação. Qual será a melhor dieta? Que tipo de atividade física produzirá os melhores resultados em cada pessoa? Haverá necessidade de medicação específica? Responder estas perguntas requer conhecimento profundo dos genes envolvidos na elucidação dos mecanismos de ação dos mediadores químicos e dos circuitos que os neurônios estabelecem até chegar aos centros cerebrais encarregados do controle da fome e da saciedade e queima calórica. Engordar ou emagrecer está longe de ser só mera questão de vontade e hábitos de vida, já que as mutações genéticas podem contribuir em até 70% dos casos de ganho de peso. 
                            
Seguem alguns exemplos de genes relacionados a obesidade e como atuam:                             
 
- Gene FTO (fat mass and obesity associated): é muito expresso no hipotálamo e tem papel no controle da ingestão alimentar e da queima calórica. Suas mutações estão ligadas ao ganho de peso e atinge 42% de caucasianos, 5% dos africanos e 21% dos Asiáticos e quem as apresenta, come fartas refeições e alimentos gordurosos! Estudos já mostraram peso de 3kg a mais e aumento de 1,6 vezes no risco de obesidade em adultos com e sem mutação
 
- Gene de receptor da leptina, que é uma proteína produzida pelas células de gordura que controla o quanto comemos, além do nosso gasto energético
 
- Gene APOA5: crucial para o metabolismo dos óleos e gorduras e para regulação dos níveis de triglicérides no sangue
 
- Gene PPAR: são proteínas influenciadas por fatores externos, como alimentação, exercícios e medicação, que regulam o estoque e fornecimento de energia. Normalmente este gene armazena gordura favorecendo obesidade e também controla a resistência à insulina predispondo ao diabetes. As pessoas com mutação nesses genes perdem mais peso e melhoram a sensibilidade à insulina, só que são mais sujeitas ao efeito sanfona?, já que perdem peso mais facilmente, mas também o recuperam mais fácil. Sabendo disso, a dieta deve eliminar gorduras saturadas e controlar com mais rigor o consumo de carboidratos!
 
- Gene ADIPOQ: controla um hormônio produzido apenas nas células de gordura, que através do sangue, chega aos músculos e fígado, iniciando a queima de gordura e controlando níveis de insulina. Esta mutação promove propensão ao sobrepeso e diabetes
 
- Gene ADRB3:regula gasto energético e quebra de gordura. Organismos que apresentam esta mutação precisam de 10% a menos de energia pra funcionar, por isso se o consumo de alimento for igual ao de alguém com ADRB3 normal engordará mais. Também precisam de mais atividade física do que alguém normal para conseguir o mesmo resultado
 
- Gene MC4R (melanocortina): controla uma proteína do hipotálamo, área do cérebro que regula sono, temperatura corporal, apetite e saciedade. Esta proteína é uma espécie de sensor. Quando há muita energia (entenda-se calorias) ofertadas para o organismo, esta proteína avisa para o cérebro: saciado! E da mesma forma, quando o nível de energia estiver baixo, os neurônios, através desta proteína, enviam sinais de fome e a pessoa se alimenta. Esta mutação afeta 22% das pessoas e quando diminui o nível desta proteína, aumenta o apetite e atrasa saciedade, fazendo com que se coma pratos mais ricos em carboidratos, com maior quantidade de alimento e ainda gerando a necessidade de "beliscar" (fazer lanches com mais frequência).
 
Parece mesmo que a obesidade é uma "cruz" carregada por pessoas geneticamente predispostas, num ambiente que lhes proporciona acesso farto aos alimentos. E, provavelmente, num futuro próximo, os testes genéticos poderão predizer o risco de ficarmos obesos e mais do que isso ajudarão a definir a intensidade de atividade física necessária à perda de peso, a dieta que ajudará a alcançar as metas estabelecidas para cada um de nós ou ainda se é necessário o uso de medicamentos e qual o melhor mecanismo de ação que eles devem ter.                               
 
Além disso, nosso cérebro através de hormônios e proteínas, ajusta o metabolismo e dispara ímpetos de fome para que o peso corporal volte sempre para o maior peso já atingido, por isso talvez seja mais lógico afirmar que tal pessoa come muito porque tem tendência a engordar; e não, está acima do peso porque come demais, enquanto a outra come pouco por ser magra e, muito disso, já vem determinado ao nascimento.                             

Minha Vida

Receita natural para diminuir a vontade de comer doces

Uma das maiores dificuldades de quem luta para emagrecer é vencer a vontade de comer doces

É a compulsão por um chocolate, por um bolo, por torta ou por qualquer alimento com açúcar.

Não é fácil vencer a compulsão por doces, mas é necessário ocorrer isso se você quiser ser bem-sucedido na guerra contra a balança.

E, como sempre, a natureza nos disponibiliza a ajuda de que precisamos.
 
No caso em questão, o nome da ajuda é garcínia (Garcinia cambogia).
 
A garcínia é uma pequena árvore originária de florestas localizadas no Camboja, Sul da África e Polinésia.
 
Hoje ela é muito cultivada e usada na Índia, onde também é conhecida como “tamarindo do malabar”.
 
O que faz a garcínia ser tão eficiente para frear a vontade de comer doces? Uma substância chamada ácido hidroxicítrico (AHC).
 
E o bom da garcínia é que ela diminui a vontade de comer doces sem efeitos colaterais. É muito legal ter um redutor de apetite sem efeitos colaterais, não é?
 
O AHC presente na garcínia dá uma segurada no apetite e na vontade de comer doces por meio de uma síntese maior de glicogênio.
 
Por outras palavras, quando as reservas de glicogênio estão altas, os receptores do açúcar no fígado são estimulados e enviam um sinal de saciedade ao cérebro (sem estimular o sistema nervoso central).
 
A garcínia é facilmente encontrada em lojas de ervas ou de produtos naturais. E até mesmo em lojas virtuais (na internet).
 
A receita do chá é simples:
 
Ferva 1 litro de água.
 
Acrescente 1 colher (sopa) de garcínia.
 
Espere amornar e tome 3 xícara diariamente durante 2 ou 3 meses.
 
Se você quiser reforçar o chá de garcínia, basta acrescentar 1 colher (sopa) de hibisco e 1 colher (sopa) de alecrim.
 
Como estas duas ervas, o chá vai ficar mais "turbinado". No entanto, como o hibisco reduz a pressão arterial, ao incorporá-lo na receita, tem-se que ser cauteloso para que essa queda não seja tão intensa.
 

Suco de manga – Benefícios e propriedades

Todos nós sabemos da importância de nos alimentarmos bem, com uma dieta saudável e balanceada, com o consumo de todos os grupos alimentares, como carboidratos, proteínas, legumes, verduras e frutas

Dentre as frutas existentes e que proporcionam muitos benefícios à nossa saúde, a manga é uma das mais populares entre nós brasileiros e é muito comum durante esta época do ano.

Saborosa e suculenta, além de consumi-la in natura, uma excelente maneira de aproveitar os benefícios desta fruta é por meio do seu suco.

Neste artigo, confira as propriedades e os benefícios da manga e aprenda a preparar um ótimo suco que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

As propriedades e os benefícios da manga
A manga é fonte de muitas vitaminas e minerais, dentre os quais podemos destacar os seguintes: vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C; cálcio, fósforo, fibras alimentares e outros nutrientes.
 
Cada um destes nutrientes proporciona determinados benefícios à nossa saúde, a saber:
 
- Vitamina A  – A vitamina A possui ação antioxidante, ajudando a combater os efeitos maléficos dos radicais livres; ajuda a melhorar a visão; auxilia no combate de infecções, principalmente aquelas causadas por vírus; diminui o estresse; ajuda a melhorar o paladar e o olfato;
 
- Vitaminas do complexo B – Estas vitaminas ajudam a manter a boa saúde mental e emocional; auxiliam no funcionamento regular do intestino; atuam na saúde dos nervos, da pele, olhos, cabelos, boca e fígado;
 
- Vitamina C – A vitamina C é famosa por fortalecer o sistema imunológico, atuando na prevenção de doenças; além disso, esta vitamina possui ação antioxidante, aumenta a resistência dos ossos, dentes e tendões; e é um importante suplemento para os portadores de câncer;
 
- Cálcio – Este mineral ajuda na manutenção e fortalecimento ósseo; evita cáries; diminui a irritabilidade e evita a insônia;
 
- Fósforo – O fósforo ajuda na formação dos ossos e dos dentes, além de evitar doenças como a artrose e a artrite;
 
- Fibras alimentares – As fibras, também presentes na manga, promovem a sensação de saciedade e estimulam a mastigação.
 
- Outros benefícios – A manga também ajuda a controlar a pressão arterial e na purificação do sangue, tem ação diurética e efeito expectorante.
 
Receita de suco de manga
O suco de manga é ótimo para refrescar, para fortalecer o sistema imunológico e proporcionar os benefícios citados anteriormente. Confira a receita:
 
Ingredientes:
– 2 mangas grandes;
– 400 ml de água.
 
Modo de preparo:
Descasque as mangas, retire a sua polpa e adicione no liquidificador junto com a água. Bata até formar uma mistura homogênea. Após isto, basta adoçar e consumir a bebida. O indicado é consumir este suco 3 vezes por semana.
 
Remédio Caseiro

Cientistas desenvolvem pílula milagrosa que promete reduzir colesterol, diabetes e ajudar a emagrecer

Droga faz com que o cérebro "pense" que pessoa ingeriu grande quantidade de comida
 
Cientistas americanos desenvolveram uma pílula que poderia substituir refeições para ajudar a emagrecer, diminuir colesterol e diabetes.
 
De acordo com eles, o “medicamento” engana o cérebro, fazendo com que você pense que ingeriu uma grande quantidade de calorias e se sinta saciado. As informações são do site DailyMail.
 
Segundo o pesquisador Ronald Evans, a pílula funciona como um “refeição imaginária”. 

― Ela [pílula] envia os mesmo sinais que normalmente são enviados quando você come muita comida. Apesar disso, ela não tem calorias e nem influencia o apetite.
 
 medicamento já foi testado em ratos obesos que, em alguns dias, mostraram uma perda de peso significativa.
 
A droga também acelerou o metabolismo e queimou gordura branca, que geralmente se acumula na barriga.
 
De acordo com Evans, a droga deve começar a ser testada em seres humanos em breve e, segundo ele, será uma grande aliada no combate à obesidade. 

― Ratos não são humano, então precisamos ter cuidado nessa segunda fase de testes. Mas esperamos que, em longo prazo, possamos ter uma nova abordagem no tratamento contra a obesidade.

R7

Prefeitura de Cruzeiro - SP abre vagas para candidatos de nível médio

A Prefeitura de Cruzeiro, no estado de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o edital resumido n° 01/2014 referente à realização do processo seletivo, cujo intuito é preencher 20 vagas na função de Agente de Combate à Dengue (nível médio). O salário dos contratados será de R$ 734,00, acrescido de gratificação por insalubridade.

As inscrições serão realizadas na Av. Minas Gerais, 500, II Retiro da Mantiqueira, nos dias 05, 06, 07 e 08 de janeiro de 2015, das 09 h às 15h, na sala de Reunião da Secretaria Municipal de Saúde – (ARE).

O local de realização da prova será divulgado a partir do dia 12 de janeiro de 2015 no site da Prefeitura Municipal de Cruzeiro.

A prova será realizada provavelmente no dia 17 de janeiro de 2015, com a abertura dos portões às 8h30, sendo o início da avaliação às 09h e término às 12h. É recomendável que os inscritos cheguem com 30 minutos de antecedência.

Concurso Prefeitura de São José do Inhacorá - RS

A Prefeitura de São José do Inhacorá, estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital n° 001/2015 referente à realização de concurso público, com a finalidade de ocupar nove vagas no quadro de funcionários da Administração Municipal. Há oportunidades profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários podem chegar até R$ 1.409,94 e a jornada de trabalho varia de 20 a 44 horas semanais.

O concurso público será realizado sob a responsabilidade da FIDENE - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. As chances são para os empregos de Farmacêutico, Psicólogo, Agente Educacional, Visitador e Operário.

As inscrições serão realizadas somente via internet, através do site www.unijui.edu.br/asc/concursos-publicos, e a data limite é o  próximo dia 25 de janeiro de 2015, até as 23h59min. As taxas variam de R$ R$ 40,86 a R$ 70,05 de acordo com o cargo escolhido.
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado equipamento interligado à rede mundial dos computadores, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, junto à sala de reuniões da Prefeitura Municipal, localizada na Rua Frei Leonardo Braun, 50, São José do Inhacorá/RS.

A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 14 de fevereiro de 2015, no turno da manhã, com início às 9h e término às 12h, no município de São José do Inhacorá/RS, em local a ser divulgado na homologação final das inscrições. A divulgação do gabarito preliminar será na data provável de 16 de fevereiro de 2015.

O concurso terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Monte Azul Paulista - SP

A Prefeitura de Monte Azul Paulista, no interior de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014. O objetivo é suprir 20 vagas em cargos de nível superior. A remuneração prevista pode chegar até R$ 8.000,00, e a jornada de trabalho é de 20 ou 40 horas semanais, ou plantão de 12 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Dentista, Médicos (Cardiologista, Cirurgião Geral I, Clínico Geral, Dermatologista, Endocrinologista, Ginecologista, Neurologista I, Oftalmologista, Ortopedista, Pediatra, Plantonista, PSF I, Psiquiatra, Sanitarista, Urologista, Otorrinolaringologista e do Trabalho) e Procurador.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 16 de janeiro de 2015, de segunda a sexta feira, na Biblioteca Municipal de Monte Azul Paulista, localizada na Rua São Pedro, nº 54 - Centro, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 14,00.
 
Os candidatos serão avaliados através de prova objetiva, que será aplicada em local e horário a serem informados no site www.aptarp.com.br.
 
O concurso público que será executado pela empresa Apta Assessoria e Consultoria, terá validade de 02 anos, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro - MG lança seletivo

Por meio do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), o Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, lançou o edital nº 08/2014 de processo seletivo para a admissão de 1.299 profissionais de níveis médio e superior de ensino.
 
As chances são para os cargos de advogado, analista administrativo (administração hospitalar e biblioteconomia), assistente social, auditor, auxiliar de laboratório, biomédico, jornalista, enfermeiro (auditor, do trabalho, cardiologia, centro cirúrgico, infecção hospitalar, terapia intensiva e urgência e emergência), farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico em diversas especialidades, nutricionista, psicólogo, técnico (administração, contabilidade, enfermagem, enfermagem do trabalho, farmácia, patologia clínica, radiologia e segurança do trabalho), tecnólogo em radiologia e terapeuta ocupacional.
 
As remunerações variam de R$ 1.063,64 a R$ 14.902,27, em jornadas de 24 a 40 horas semanais. Os interessados têm até o dia 11 de janeiro de 2015 para efetuarem inscrições, via endereço eletrônico: www.ibfc.org.br, com taxas de R$ 45,00 a R$ 120,00.
 
Será aplicada prova objetiva de múltipla escolha e avaliação de títulos. A prova terá a duração de quatro horas e está programada para ser aplicada no dia 01 de fevereiro de 2015, em local a ser informado pela organizadora, provavelmente no dia 26 de janeiro de 2015.
 
Estima-se que o gabarito seja divulgado no dia seguinte ao da prova. O formulário para avaliação de títulos será disponibilizado para preenchimento e impressão entre os dias 15 e 16 de janeiro de 2015, através do site da IBFC. Depois de impressa, a documentação deverá ser entregue na Rua Paraíba nº 476, sala 902, Bairro Funcionários, Belo Horizonte, das 10h às 16h, somente em dias úteis, até o dia 19 de janeiro de 2015.
 
O resultado final será publicado pelo Diário Oficial dos Municípios e nos sites: www.ibfc.org.br e www.pbh.gov.br.
 
A validade do processo seletivo será de seis meses, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da SA-HMDCC.

Prefeitura Nova Guarita - MT abre processo seletivo

Foi divulgado o edital de processo seletivo nº 001/2015 da Prefeitura de Nova Guarita, no estado de Mato Grosso. A seleção destina-se ao preenchimento de 23 vagas em cargos diversos, que contemplam candidatos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 724,00 a R$ 7.900,00, por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
Ficam reservadas 10% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente Administrativo, Motorista I (Veículo Grande / CNH-D), Técnico em Enfermagem, Nutricionista, Engenheiro Civil, Médico, Professor I (Educação Infantil) e Professor II (Pedagogia).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até as 23h59min do dia 15 de janeiro de 2015, através do site www.exataplanejamento.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 20,00;
Nível médio: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 40,00.
 
Prova
O processo seletivo constará de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os inscritos; e prova de títulos para os candidatos a cargos de nível superior, de caráter apenas classificatório.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 25 de janeiro de 2015, em local e horário a serem divulgados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e nos sites www.exataplanejamento.com.br e www.amm.org.br.
 
O gabarito será divulgado a partir das 16h do dia 26 de janeiro de 2015, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e nos endereços eletrônicos acima mencionados.
 
Os títulos deverão ser entregues no período das inscrições na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, localizada no endereço Avenida dos Migrantes, s/n - Travessa Santo Antônio - Centro Administrativo Ganha Tempo, em Nova Guarita – Mato Grosso, ou, enviados via Sedex - com AR (Aviso de Recebimento), até o dia 23 de janeiro de 2015, para a Comissão de Processo Seletivo Simplificado (Avenida dos Migrantes, s/n - Travessa Santo Antônio - Centro Administrativo Ganha Tempo. - Nova Guarita/MT (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto) - CEP: 78.508-000).
 
Validade
A validade do processo seletivo é de um ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal ou pelo prazo de afastamento ou validade do programa ou convênio.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição do dia 05 de janeiro de 2015.

Prefeitura de São José do Inhacorá - RS anuncia processo seletivo

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado do Rio Grande do Sul. A Prefeitura de São José do Inhacorá divulgou o edital nº 002/2015 de processo seletivo n°001/2015, oferecendo vagas de cadastro reserva para cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias (nível fundamental), com vencimentos de até R$ 1.076,42 em carga horária de 40 horas semanais.
 
O certame será realizado sob a responsabilidade da FIDENE - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

As inscrições serão realizadas somente via Internet, nos sites www.unijui.edu.br/asc/concursos-publicos até as 23h59min do dia 25 de janeiro de 2015. A taxa de inscrição é de R$ 49,00.

Caso o candidato não possua acesso à internet, serão disponibilizados computadores conectados à internet, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, junto à sala de reuniões da Prefeitura Municipal, localizada na Rua Frei Leonardo Braun, 50, São José do Inhacorá/RS.

A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 14 de fevereiro de 2015, no turno da manhã, com início às 9h e término às 12h, no município de São José do Inhacorá/RS, em local a ser divulgado na homologação final das inscrições. O gabarito preliminar será publicado provavelmente no dia 16 de fevereiro de 2015.

O processo seletivo terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Senhora de Oliveira - MG abre processo seletivo

Foi anunciada a realização do processo seletivo 01/2014, que tem o objetivo de contratar profissionais para compor o quadro de funcionários temporário da Prefeitura de Senhora de Oliveira, cidade situada a 180 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais. São ofertadas 17 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 9.613,75, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão se inscrever até o dia 03 de fevereiro de 2015, no endereço eletrônico www.maximaauditores.com.br, ou de forma presencial, na sede da Prefeitura de Senhora de Oliveira, localizada na Praça São Sebastião, nº 26 – Centro.

As vagas são para os seguintes cargos: agente comunitário de saúde, auxiliar de consultório dentário, coordenador de PSF, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico PSF, nutricionista e técnico em enfermagem.

A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.

A prova objetiva está prevista para 22 de fevereiro de 2015, em local e horário que serão divulgados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.maximaauditores.com.br, a partir do dia 10 de fevereiro de 2015. Também haverá prova de títulos para cargos de nível superior.

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão publicados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site de inscrição, no dia seguinte ao da aplicação das provas escritas, às 15h.

O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Concurso SASSOM de Ribeirão Preto - SP

O Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários de Ribeirão Preto - SASSOM, no estado de São Paulo, através do Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social – Instituto Mais, abriu edital n° 01/2014 de concurso público com a finalidade de ocupar 15 vagas para profissionais de todos os níveis de ensino. Os salários vão até R$ 2.905,73.

A vagas são para as funções de Agente de Administração, Auxiliar de Enfermagem, Agente de Segurança, Agente Odontológico, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro e Médico Clínico Geral.

As inscrições serão realizadas por meio da internet, até o dia 22 de janeiro de 2015, através do endereço eletrônico www.institutomais.org.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 75,00 de acordo com o emprego escolhido.

As provas serão realizadas na cidade de Ribeirão Preto/SP, na data prevista de 08 de fevereiro de 2015, às 09 horas, em locais e horários a serem divulgados. Os gabaritos da prova objetiva, considerados como corretos, serão divulgados no endereço eletrônico www.institutomais.org.br, em data a ser comunicada no dia da realização das provas.

O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério do SASSOM - Serviço de Assistência e Seguro Social dos Municipiários de Ribeirão Preto, ser prorrogado uma vez por igual período.

Prefeitura de Regeneração - PI lança processo seletivo

A Prefeitura Regeneração, no estado do Piauí, tornou público o edital de processo seletivo nº 01/2014. O objetivo é preencher 71 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. A remuneração para os contratados vai de R$ 868,00 e R$ 5.014,00, em carga horária de que varia de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo, Motorista, Motorista SAMU, Operador de Sistemas de Informação em Saúde, Técnico de Enfermagem, Técnico de Prótese Dentária, Técnico em Saúde Bucal, Assistente Social, Dentista, Dentistas Cirurgia buco-maxilofacial, Endodontia, Periodontia e Especialista em Prótese, Enfermeiros, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médicos Clínico PSF, Obstetra, Ortopedista, Pediatra, Psiquiatra, Urologista, Nutricionista, Profissional de Educação Física, Psicólogo e Psicopedagogo.
 
As inscrições podem ser efetuadas no período de 06 a 08 de janeiro de 2015, no setor de Protocolo da prefeitura, situada à Praça São Gonçalo, nº 217, Centro, das 7:30min às 13:30min.
 
Os inscritos serão avaliados através de análise e avaliação curricular, o quais devem ser apresentados no ato da inscrição.
 
O processo seletivo terá validade pelo prazo de 06 meses, prorrogável uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Cafelândia - SP

A Prefeitura de Cafelândia, no estado do Paraná, divulgou o edital de concurso público nº 001/2015, o mesmo visa contratar 27 profissionais de ensino fundamental, médio e superior, mais o cadastro de reserva. O salário previsto vai de R$ 848,69 a R$ 10.257,10, em jornadas de 20 e 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde, coveiro, contador, cuidador de idosos, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, médico clínico geral, motorista de veículos pesados, operador de máquinas leves, operador de máquinas pesadas, pedreiro, professor, professor de artes e de educação física, servente de pedreiro, serviços gerais e vigia.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 06 até 26 de janeiro de 2015, no site www.saber.srv.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 50,00, cargos de ensino médio R$ 100,00 e cargos de ensino superior R$ 150,00.
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetiva, prática e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 08 de fevereiro de 2015, em local  e horário a serem divulgados oportunamente.
 
O concurso público, que está sob a organização do Instituto Saber, terá validade de 02 anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Polícia Civil do Distrito Federal

A Academia de Polícia Civil do Distrito Federal publicou três editais de nº. 1 para a realização de concurso público, tendo como objetivo o preenchimento de 170 vagas, para profissionais de nível superior. Do total de oportunidades, 161 são vagas de ampla concorrência e 9 reservadas a pessoas com deficiência. Os salários podem chegar a R$ 15.370,64 em jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Papiloscopista, Perito Médico-Legista e Delegado.
 
Inscrição
A inscrição será efetuada exclusivamente via Internet no site www.universa.org.br, no período entre 8 h do dia 09 de fevereiro e 23h59 do dia 16 de março de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de inscrição é de R$ 168,00 (para o cargo de papiloscopista) e R$ 192,00 (para os demais cargos).
 
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, a Fundação Universa disponibilizará o acesso à internet em sua Central de Atendimento ao Candidato, localizada no SGAN 609, Módulo A, Asa Norte, Brasília/DF, no período mencionado no subitem acima, no horário das 10h às 17h, ininterruptamente, exceto sábados, domingos e feriados.
 
Prova
O concurso público será composto de provas objetivas, discursivas, avaliação médica, capacidade física, avaliação psicológica e curso de formação profissional.
 
Delegado
Prova Objetivas - prevista para 10 de maio de 2015 em locais e os horários que serão divulgados no site  www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal, na data provável de 30 de abril de 2015;

Prova Discursiva - a ser realizada na data provável de 26 de julho de 2015, em locais e horários divulgados, no endereço eletrônico www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal, na data provável de 16 de julho de 2015.
 
Perito Médico-Legista
As provas objetivas e discursivas terão a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 17 de maio de 2015. Os locais, a data e o horário de aplicação das provas serão divulgados, no site www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal, provavelmente no dia 29 de abril de 2015.
 
Papiloscopista
A prova objetiva e discursiva será aplicada provavelmente no dia 24 de maio de 2015, em locais e horários que serão divulgados, no endereço eletrônico www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal, na data provável de 29 de abril de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Rorainópolis - RR

A Prefeitura de Rorainópolis, no estado de Roraima, divulgou edital n° 01/2014 de concurso público nº 02/2014, que objetiva contratar 74 profissionais em funções de níveis  Médio/Técnico e Superior. Do total de vagas, 08 chances são reservadas para pessoas com necessidades especiais.

Os aprovados deverão desenvolver suas atividades em jornadas semanais de 25h ou 40 horas, para o recebimento de remuneração que pode variar de R$ 850,00 a R$ 2.400,00, conforme a função desempenhada. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da Universidade Estadual de Roraima - UERR.

As oportunidades oferecidas visam o preenchimento de vagas para os cargos de Advogado para o CRAS, Engenheiro Agrônomo, Assistente Social, Assistente Social, Nutricionista, Pedagogo para Equipe Volante - CRAS, Agente Social - CRAS, Educador Social, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Obras, Fiscal de Transporte, Fiscal de Tributos, Fiscal de Sanitário, Monitor de Aluno Especial, Técnico de Edificações, Técnico de Informática e Técnico em Agricultura.

As inscrições serão realizadas no período de 07 de janeiro a 09 de fevereiro de 2015, através do endereço eletrônico www.cpc.uerr.edu.br. As taxas variam de R$ 60,00 para cargos de nível médio/técnico e de R$ 80,00 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada na data prevista de 01 de março de 2015. A confirmação da inscrição e dos locais de realização das provas estará disponível no endereço www.cpc.uerr.edu.br, a partir do dia 27 de fevereiro de 2015. O gabarito preliminar será publicado na data prevista de 02 de março de 2015.

O concurso público terá validade de 2 anos, contados da data da Homologação de seu Resultado Final, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Rorainópolis.

Prefeitura de Alto Caparaó (MG) promove processo seletivo

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado de Minas Gerais. A Prefeitura Alto Caparaó divulgou edital Nº. 01/2014 de processo seletivo oferecendo 4 vagas ao cargo de Agente Comunitário de Saúde, com vencimento de até R$ 1.014,00.
 
Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o site www.ecapconsultoria.com.br, entre às 00h00min do dia 24 de fevereiro e às 23he59min do dia 27 de março de 2015. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.
 
Os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, poderão se inscrever na sede da Biblioteca Pública Municipal, localizada na Rua Carolina Martins Tavares, s/nº, Bairro Serra Monte, em Alto Caparaó/MG, nos dias úteis, no horário de 8 às 16 horas, do dia 24 de fevereiro ao dia 27 de março de 2015.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 3 de maio de 2015, às 9 horas, em local que será estipulado no cartão definitivo de inscrição, que o candidato retirará no site www.ecapconsultoria.com.br.
 
O gabarito oficial preliminar da prova objetiva de múltipla escolha será divulgado na sede da Prefeitura e Alto Caparaó e no site www.ecapconsultoria.com.br, a partir do dia 4 de maio de 2015.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo, no interesse do Poder Executivo Municipal, ser prorrogado uma vez por igual período.

Prefeitura de São João do Sul - SC anuncia processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de São João do Sul, no estado de Santa Catarina, lançou os editais Nº 001, 002 e 003/2015 de processo seletivo para contratação emergencial e formação de cadastro reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
Os aptos habilitados farão jus a remuneração de até R$ 9.473,66 em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Professores, Auxiliares de Ensino, Auxiliares de Serviços Gerais da Educação, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Auxiliar de Consultório Dentário, Enfermeiro, Médico, Odontólogo, Fisioterapeuta, Técnico em Enfermagem, Farmacêutico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Equipamentos, Veterinário, Assistente Social, Psicólogo e Educador Social (Pedagogia e Educação Física).
 
Inscrição
A pré-inscrição do candidato somente será efetuada via internet, no site www.processosseletivos.com.br/saojoaodosul, até o dia 13 de janeiro de 2015. O candidato, para validar a sua inscrição no presente Processo Seletivo Simplificado, após o preenchimento do formulário de pré-inscrição on-line, deverá comparecer nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2015, das 7h às 13h, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Av. Nereu Ramos, n.º 50, centro, na cidade de São João do Sul/SC, munido dos seguintes documentos:
  • Formulário de Pré-inscrição impresso;
  • CPF e Carteira de Identidade (original e cópia);
  • Comprovante de residência;
  • Carteira Nacional de Habilitação na categoria mínima exigida, para os candidatos que concorrerem a vaga de Motorista I, Motorista II;
  • Comprovante de habilitação profissional ou de escolaridade exigida para o cargo pleiteado (original e cópia);
  • Documentos para comprovação de cursos de aperfeiçoamento (original e cópia);
O Candidato que apresentar certidão de colação de grau deverá, obrigatoriamente, no dia da admissão, apresentar o diploma de conclusão do curso (original e cópia);
 
Laudo médico, para os candidatos que possuírem deficiência;
 
Não haverá validação de inscrição condicional ou extemporânea nem inscrição por correspondência ou procuração;
 
Para os candidatos que não concluíram o curso superior, deverá apresentar, obrigatoriamente, Declaração de Frequência, constando a fase que está cursando (original).
 
Prova
A seleção será composta de provas escritas e títulos.
 
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 01 de fevereiro de 2015, com início às 09h00min e término às 10h30min, na Escola de Educação Básica Maria Solange Lopes de Borba, localizada na Rua Jaime Grundler, n.º 468, Centro, São João Sul/SC.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de um ano, permitida sua prorrogação, uma única vez, por igual período.

Cartilha sobre o uso correto de medicamentos

Farmacovigilância de Farmanguinhos lança cartilha sobre uso correto de medicamentos (Ilustação André Nogueira – Ascom/Farmanguinhos)No dia a dia, também há cuidados que os cidadãos devem ter para garantir que os medicamentos mantenham suas propriedades e, consequentemente, provoquem o efeito esperado contra a doença

A profissional de Farmacovigilância de Farmanguinhos/Fiocruz, Janaína Carvalho, explica que as medidas de uso correto do medicamento começam na consulta médica e vão até o armarinho de casa.

“O paciente ou cuidador tem direito e deve solicitar todos os esclarecimentos necessários durante a consulta, desde como usar até onde e como guardar o produto para garantir sua validade”, afirma.

Foi pensando nisso que Farmanguinhos elaborou uma cartilha sobre o uso correto de medicamentos. A importância do uso adequado dos fármacos também motivou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a convidar instituições de saúde para integrarem uma força tarefa em favor do uso racional dos medicamentos, o que implica coibir a automedicação.

Indústria atenta
Segundo Janaína, a visão da OMS é de que a indústria farmacêutica tem responsabilidade primordial pela segurança dos medicamentos e está em posição privilegiada para monitorar os produtos não só no começo do seu desenvolvimento, mas também ao longo de toda a sua vida. Esse é o trabalho dos profissionais em Farmacovigilância.

Faça o download da cartilha aqui
Essa posição privilegiada, observa Janaína, é importante no âmbito público, no qual há muitas Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP) que devem ser acompanhadas de perto, para que o usuário tenha a confiança de que a troca de fabricante trará redução de custo ao governo e absorção de novas tecnologias, mas seu tratamento continuará o mesmo.
Ela lembra ainda que por meio da Farmacovigilância também podem ser identificadas oportunidades de melhorias por meio de alterações de produtos ou de alguma prática. “Um efeito colateral de um medicamento pode induzir estudos de novo uso, por exemplo”, comenta. A área também pode chegar a influenciar as leis: “A identificação de erros de medicação, como a troca de produto devido a embalagens parecidas, pode gerar mudanças de embalagem ou até mesmo da legislação”.
Formação
A Farmacovigilância na indústria foi regulamentada no Brasil em 2009 e, desde então, a área tem crescido muito, com demanda de novos profissionais especializados. Em Farmanguinhos, há, desde 2008, o curso de especialização em Tecnologias Industriais Farmacêuticas (TIF), que inclui a disciplina. Além disso, muitos outros cursos estão surgindo no Brasil, bem como oportunidades para os profissionais.
Fiocruz/Farmanguinhos

Saúde atualiza lista de medicamentos e insumos do SUS

Ministério disponibiliza lista completa e atualizada de medicamentos e insumos utilizados na rede pública
 
Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial da União estabelece a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename 2014) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto atualiza a última lista de medicamentos e insumos, que havia sido publicada em 2012.

De acordo com a portaria, a descrição dos medicamentos atende à classificação Anatomical Therapeutic Chemical, da Organização Mundial da Saúde (OMS). A lista completa e atualizada de medicamentos e insumos utilizados na rede pública encontra-se disponível no site do Ministério da Saúde

A portaria entra em vigor em 120 dias, período em que, segundo o ministério, as comissões de intergestores bipartites devem enviar ao Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos as decisões tomadas sobre assistência farmacêutica básica em cada estado.
 
Saúde Web

Vitamina B combate a TPM e seus sintomas

Há muito que se diz que as vitaminas do complexo B são auxiliares contra a TPM, mas agora cientistas comprovaram a eficácia da vitamina B para aliviar os sintomas da TPM
 
Uma pesquisa recente comprova que as vitaminas do complexo B aliviam muitos dos sintomas da TPM como cólicas, dores de cabeça, náuseas e irritabilidade.

O estudo foi publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition e revelou que a vitamina B presente em muitos alimentos pode fazer muito para combater os sintomas incômodos. A tiamina (vitamina B1) e a vitamina B2 ( riboflavina), assim como a vitamina B6 são as principais delas.
 
Os alimentos que são ricos em tais vitaminas devem estar sempre presentes na alimentação das mulheres, especialmente nas 2 semanas imediatamente anteriores ao início da menstruação.

Os alimentos ricos em vitaminas do complexo B são:
  • cereais integrais, 
  • leguminosas, 
  • nozes, 
  • leite 
  • gema de ovos, 
  • carne 
  • vegetais de folhas verdes
  • banana (especialmente B6)
Os pesquisadores dizem que os suplementos (em forma de comprimidos ou cápsulas) não são necessários. É importante que a ingestão dessas vitaminas seja constante, através da dieta diária feminina.

Saúde Mulher

7 nutrientes para mulheres e + 1

Confira 7 nutrientes e + 1 que são indispensáveis para a saúde da mulher
 
1. Cálcio
O cálcio reduz a chance de desenvolver osteoporose e a maioria das mulheres não consome a dose necessária desse nutriente. Além dos laticínios, folhas verdes, frutos do mar e legumes são boas fontes de cálcio.

Dose ideal: 1 mg por dia e 1,2 mg por dia depois da menopausa

2. Magnésio
O Magnésio ajuda a produzir energia celular que mantém os músculos e nervos, o ritmo vascular, aumenta sua imunidade, constrói ossos, regular o açúcar no sangue e a pressão! Boas fontes de magnésio são: espinafre, castanha do Pará, comida não processada, grãos integrais, frutas.

Dose diária: 310 a 320 mg por dia; 350 a 360 mg se estiver grávida.

3. Ômega-3
Acalmar inflamações, melhorar a saúde do coração e prevenir o câncer são alguns dos benefícios do ômega-3. Para obtê-lo, coma peixes - principalmente salmão, sardinha e atum), óleo de canola, sementes de chia e sementes de linhaça.

4. Ubiquinona
Nosso corpo converte a coenzima Q10 em ubiquinona, processo que se torna mais difícil depois dos 40 anos. O ubiquinona aumenta a capacidade cardiovascular, neurológica e melhora das funções do fígado. É também o antioxidante mais forte que existe, o que desacelera o envelhecimento e baixa o colesterol. Por isso, alimente-se com peixes oleosos, carne, grãos integrais, azeitona e óleo de gergelim.

5. Vitamina D
Considerado um super nutriente, a conhecida Vitamina D fica mais poderosa a medida que os estudos avançam. Ajuda o corpo a manter a quantidade certa de cálcio e fósforo no sangue e ajuda a formar e manter ossos fortes. Fortalece o sistema imunológico e a força dos músculos. Para obtê-la se alimente com ovos e salmão e também tome bastante sol, mas sempre com protetor solar.

6. Vitamina C
A vitamina C não está apenas nas frutas cítricas como laranja e limão. Vegetais verde escuro também são uma ótima fonte. Mas onde mais encontramos a vitamina C são em frutas como acerola, caju e goiaba.

Dose diária: 75 mg por dia; 85 mg por dia se estiver grávida; 120 mg por dia se estiver amamentando. Se você é fumante, acrescente 35 mg.

7. Ferro
Muitas mulheres desenvolvem anemia por falta de ferro que ajuda o organismo a distribuir o oxigênio no sangue. No entanto, o excesso deste nutriente pode fazer mal.

Dose Ideal: 18 mg por dia se você está menstruada, 27 mg por dia para mulheres grávidas, 9 mg por dia se está amamentando e 8 mg por dia depois da menopausa.

+ 1. Silício
Alimentos ricos em silício são eficazes contra o envelhecimento da pele, pois o mineral silício participa da formação de colágeno, proteína que dá firmeza e elasticidade à pele.

Para fazer efeito duas a três porções diárias já seriam suficientes.

Saúde Mulher

Ministério da Saúde e ANS anunciam medidas para estímulo ao parto normal na saúde suplementar

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e os diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgam nesta terça-feira (6/1), em Brasília, medidas para estímulo ao parto normal e para redução de cesarianas desnecessárias entre as consumidoras de planos de saúde
 
Na oportunidade, serão apresentados os resultados da consulta pública realizada de outubro a novembro de 2014 para a definição de norma sobre o tema.

A coletiva será transmitida pelo Blog da Saúde (www.blog.saude.gov.br), Web Rádio Saúde (webradio.saude.gov.br/radio) e pelo Twitter @minsaude.
 
Data: 6/1/2015
 
Horário: 10h

Local: Auditório Emílio Ribas - térreo do Ministério da Saúde - Bloco G, Esplanada dos Ministérios – Brasília (DF)
 

Estudo associa ingestão de grãos integrais a queda no risco de mortalidade

Pesquisa avaliou dados de mais de 100 mil pessoas nos Estados Unidos
 
Comer mais grãos integrais pode reduzir o risco de morte — especialmente em decorrência de doenças cardíacas — em até 15%, de acordo com um estudo da Harvard School of Public Health (HSPH). Segundo a pesquisa, o farelo, um componente de alimentos integrais, foi associado a efeitos benéficos semelhantes.
 
A ingestão do farelo de grãos integrais foi relacionada com uma diminuição de até 6% do risco de mortalidade total e de até 20% por doenças cardiovasculares. O estudo foi publicado nesta segunda-feira no JAMA Internal Medicine, um portal que reúne as mais recentes descobertas médicas.
 
—Este estudo vai ao encontro das diretrizes alimentares atuais que promovem grãos integrais como um dos principais alimentos saudáveis para a prevenção das principais doenças crônicas — disse Qi Sun, autor da pesquisa.
 
Dados de mais de 74 mil mulheres e mais de 43 mil homens, colhidos entre 1980 e 2010, foram analisados. Os pesquisadores avaliaram informações como idade, tabagismo, índice de massa corporal, atividade física e dieta. Eles descobriram que a ingestão de grãos integrais foi associada a um risco de até 9% menos mortalidade geral e à diminuição de 15% do risco de mortalidade relacionada a doenças cardiovasculares.
 
Quem substituiu grãos refinados e carnes vermelhas por grãos integrais também teve benefícios para a saúde. A substituição de uma porção diária de grãos refinados por integrais reduziu a mortalidade em 8%. Já os que deixaram de comer carne vermelha para ingerir grãos integrais tiveram 20% menos chances de morrer em decorrência de doenças cardíacas.

Zero Hora