Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Imagens fortes: médicos removem 78 talheres do estômago de mulher

Foto: Reprodução/MedicalDaily
Margaret Daalmans tem um transtorno psicológico que a faz comer garfos e colheres
 
Cirurgiões em Roterdã, na Holanda, removeram 78 talheres do estômago de Margaret Daalmans depois que ela chegou ao hospital reclamando de dores de estômago. As informações são do site Medical Daily
 
Um raio-x surpreendente da barriga de Margaret espantou os médicos ao mostrar dezenas de garfos e colheres presos no intestino da mulher de 58 anos.

De acordo com especialistas que cuidaram da mulher, ela parece ser vítima de um tipo de obsessão que a faz ignorar a comida e comer os talheres.
 
Margaret trabalha como secretária em uma imobiliária da cidade disse que não sabe porque tem essa compulsão. 

― Eu não sei o motivo, mas eu sentia o desejo de comer os talheres e não conseguia evitar de fazê-lo.
 
Os médicos disseram que essa não foi a primeira vez que ela deu entrada no hospital por causa da compulsão. Segundo eles, a mulher passa por tratamentos psicológicos há alguns meses.
 
Margaret passou por uma cirurgia para retirar os talheres e partiu para recuperação física e psicológica.
 
R7 

Por que o gosto da comida é ruim depois de escovar o dente?

A língua tem cerca de 10 mil papilas com capacidade de
reconhecer o amargo, o ácido (azedo), o doce, o salgado e o
umami (palavra de origem japonesa que significa delicioso
Quem nunca comeu alguma coisa logo depois de escovar os dentes e percebeu que o gosto tão delicioso daquele alimento tinha ficado meio amargo?
 
Com certeza você já comeu alguma coisa logo depois de escovar os dentes e percebeu que o gosto do alimento ficou estranho, não foi? Por isso, o Terra decidiu descobrir por que isso acontece e como é possível evitar essa sensação desagradável depois de higienizar os dentes. 
 
Para começar, já temos o primeiro culpado: o Lauril Sulfato de Sódio, (LSS) que está presente em todas as pastas de dente. “Esses detergentessão responsáveis pela limpeza e espuma durante a escovação. Porém, eles também inibem as papilas gustativas temporariamente fazendo com que a gente fique, ao comer algum alimento, com a sensação de sabor incompleto, principalmente quando comemos algo doce”, diz Alexandre Bussab, cirurgião-dentista. 
 
Para entender melhor, é importante saber que quando a gente come alguma coisa, as moléculas desse alimento são divididas entre as papilas gustativas para que cada uma exerça sua função de reconhecer um gosto. A língua possui cerca de 10 mil papilas que têm a capacidade de reconhecer o amargo, o ácido (azedo), o doce, o salgado e o umami (palavra de origem japonesa que significa “delicioso”, ou seja, seria aquele gosto agradável, suave e duradouro que fica na boca). 
 
“Esses detergentes impedem, principalmente, que as substâncias que nos dão a sensação de doce (que contém açúcar) entrem em contato com os receptores de gosto”, diz Alexandre. E para piorar, o LSS costuma acentuar o gosto do amargo. Por isso que tomar um suco de laranja ou comer um quindim logo depois de escovar os dentes pode ser uma péssima ideia. 
publicidade
 
Além disso, esse detergente também tem o poder de atacar um tipo de gordura presente na membrana celular chamada fosfolipídeos, responsável por levar as sensações de gosto para o cérebro. Por isso essa bagunça toda na hora de identificar o gosto certo de cada coisa. 
 
O que fazer, então?
Simples, controle sua ansiedade por comer (principalmente doces) e espere cerca de 30 minutos depois de escovar os dentes. Além de preservar mais sua escovação, depois desse período você conseguirá sentir novamente o gosto dos alimentos sem nenhum tipo de alteração. 
 
Isso porque os receptores gustativos da língua se renovam o tempo todo, ou seja, depois de um tempo eles não estarão mais “afetados” pelos detergentes das pastas. Além disso, o LSS é encontrado em pequenas quantidades na pasta de dente e o tempo de contato dele com as papilas gustativas é muito curto para causar alterações mais longas. 
 
Pastas com sabores fortes
Porém, não é somente o LSS o responsável pela alteração da percepção de gosto de alguns alimentos; existe um segundo culpado. Cremes dentais de eucalipto ou mentol também podem atordoar nossas sensações. “Por serem aromatizantes com um gosto bem forte, também interferem nas papilas gustativas”, diz Alexandre. 
 
Pastas sem gosto ou com um sabor mais neutro podem ser uma opção para quem quer atrapalhar o menos possível os receptores gustativos. Mas não se esqueçam: as pastas têm o LSS para que a higienização seja feita de forma eficiente, ou seja, o paladar será prejudicado por alguns minutos de qualquer forma”, diz Alexandre.  
 
Terra

Ciclo menstrual interfere na tentativa de parar de fumar

Dificuldade em parar de fumar tem relação com ciclo menstrual
As mulheres que estão tentando abandonar o vício devem prestar atenção na ovulação
 
O ciclo menstrual pode interferir na dificuldade das mulheres que estão tentando parar o hábito.

É o que a pesquisadora Adrianna Mendrek concluiu em seu estudo que enfatiza a necessidade de uma terapia baseada no gênero. 
 
Para a pesquisa foram recrutadas 19 mulheres e 15 homens que fumaram um cigarro a cada 40 minutos para certificar de que todos mantinham o mesmo desejo incontrolável. Posteriormente, eles foram colocados em máquinas de ressonância magnética enquanto olhavam para uma série de imagens que se relacionavam ou não com o hábito.
 
Após a sessão de ressonância, as fotos foram novamente mostradas e eles elencaram quais mais estimulavam a vontade de fumar um cigarro. As mulheres passaram por esse procedimentos duas vezes em diferentes fases do ciclo menstrual. 
 
Os experimentos mostraram que durante a fase folicular (após o período menstrual e antes da ovulação), imagens que se relacionam com cigarro afetam cinco partes diferentes do cérebro, indicando maior vontade de fumar.
 
Já durante a fase lútea (do dia em que ocorre a ovulação ao primeiro dia do próximo ciclo menstrual) apenas uma parte do cérebro é afetada. De acordo com os pesquisadores, os altos níveis de estrogênio e progesterona desta fase ajudam a mulher a se manter mais forte contra seus desejos.
 
Apesar de a pesquisadora ter afirmado que as diferenças na ativação do cérebro durante a fase folicular e a lútea sejam sutis, "considerar o ciclo menstrual pode ajudar as mulheres a pararem de fumar".
 
Mendrek também afirmou que enquanto os homens fumam com mais frequência, as mulheres se tornam dependentes com mais facilidade e tem mais dificuldade em largar o vício.
 
Terra

McDonald's Japão se desculpa por dente e plásticos achados em alimentos

Foto Ilustrativa/Reprodução
Responsáveis da filial japonesa do McDonald's se desculparam nesta quarta-feira por vários casos denunciados por clientes, como um dente achado em batatas fritas e restos de plástico em nuggets
 
Dois altos diretores do McDonald's do Japão ofereceram uma entrevista coletiva em Tóquio na qual tiveram que justificar os vários casos divulgados nos últimos dias que se somam aos problemas que a cadeia de fast-food americana sofreu ultimamente no país asiático, seu segundo mercado mundial.
 
Os diretores reconheceram que a companhia era consciente de que restos de plásticos de até três centímetros foram achados em nuggets, processados por uma fábrica na Tailândia.
 
Além disso, os diretores se referiram ao caso de uma criança que feriu a boca com um pedaço de plástico que estava dentro de um sorvete e o de outro cliente que em agosto tinha encontrado um dente em uma porção de batatas fritas.
 
Hidehito Hishinuma, alto executivo de McDonald's no Japão, assegurou que "todos os casos estão sendo investigados", enquanto outro diretor, Takehiko Aoki, apontou que seu objetivo é que fatos como estes não voltem a acontecer.
 
A polêmica chega depois que em julho a filial japonesa do McDonald's tive que retirar todos seus produtos que continham carne de frango produzida na China, após o escândalo da carne podre supostamente fornecida por uma companhia chinesa.
 
McDonald's Japão, uma das duas empresas japonesas que foram afetadas pelo caso, substituiu aqueles produtos de origem chinesa por outros procedentes da Tailândia com o objetivo de recuperar a confiança de seus consumidores.
 
Além disso, em dezembro o McDonald's teve que reduzir a provisão de batatas fritas e começou a servir só porções pequenas por conta de um atraso na chegada deste produto, por causa dos greves portuárias nos Estados Unidos.
 
A companhia, que conta com mais de 3,1 mil estabelecimento no Japão, registrou em outubro perdas líquidas de US$ 142,7 milhões para 2014, o que representa seus primeiros números vermelhos em 11 anos.

Terra

Tratamento homeopático pode ser uma boa alternativa para tratar enxaqueca em crianças

Entenda os diferenciais desse tratamento, que já vem sendo referendado por estudos científicos

Por Dra. Isis Dulce Pezzuol - Pediatra
 
Hoje vamos conversar um pouco sobre um tema que nem sempre é levado muito em consideração quando falamos em crianças, a enxaqueca. Essa é uma doença de diagnóstico difícil, depende muito da observação dos pais e não existem exames complementares para diagnóstico. O que mais dificulta a descoberta do problema é o mito que "criança não sofre de dor de cabeça", que precisa ser eliminado. 
 
Na maioria dos casos, o questionário das características das cefaleias, a observação cuidadosa da criança e um exame neurológico completo são suficientes para o médico fazer o diagnóstico correto. O médico em consulta deverá ser muito minucioso e atento. Todas as queixas e sintomas deverão ser valorizados. 
 
Se a criança tem apresentado sintomas vagos e pouco expressivos, tais como: quietude em alguns momentos, procura da cama ou do escuro ou mal aproveitamento escolar, abra os olhos! Podemos estar frente a uma enxaqueca.                    
 
Mas o maior desafio para o diagnóstico é quando o quadro se apresenta em uma idade onde a criança não consegue definir e nem localizar sua dor: ela chora, ou coloca a mão na cabeça, ou procura colo quietinha, para de correr e pular, sensibilidade aumentada a ruídos e odores...                             
 
A homeopatia nesse tratamento
Um estudo recente, feito em 12 países e publicado The Journal of Alternative and Complementary Medicine, com 158 crianças de 5 a 15 anos, mostrou que a homeopatia pode ser eficaz para o tratamento da enxaqueca nos pequenos. Quando falamos em homeopatia, o capítulo "Dor de cabeça" possui 80 páginas e disponibiliza 273 medicamentos.                             
 
Tratar homeopaticamente pacientes com a queixa de enxaqueca, mesmo com todos esses medicamentos, torna a consulta mais clara e a regressão da dor se dá já na primeiro retorno. Alopaticamente, o uso de analgésicos comuns é muitas vezes eficaz nas crianças e, por vezes, constitui mesmo o único tratamento necessário para reduzir as enxaquecas. Mas cuidado! Quantas vezes podemos fazer uso de analgésicos sem somar efeitos colaterais? Todas as vezes a família pode medicar sem controle de um especialista? Quando essas queixas se tornam repetitivas, a homeopatia é sempre a melhor opção.                             
 
Qual a diferença entre as abordagens homeopática e alopática?
Quando você traz seu filho para uma consulta, é feito questionário, exame clinico, alguns exames necessários são pedidos... Até aqui, tudo igualzinho. Mas a homeopatia tem um detalhe que faz toda a diferença, a modalização dos sintomas, ou seja, sua diferenciação.                            

Os medicamentos diferenciam-se por uma riqueza em detalhes. Existem opções diferentes de acordo com o tipo de dor. Por exemplo, diferencamos se ela for martelante e com luz artificial, acompanhada de enjoo, ou se for por pressão, ou mesmo se ocorre na região da nuca... Cada tipo receberá um cuidado diferente.                             
 
Horário de aparecimento, de agravação e de melhora, posição, relação com alimentação, estresse, ansiedade, se está ligada à véspera de viagem ou de provas escolares ou momentos de vexação, localização (frontal, temporal, occipício), sintomas que acompanham (náuseas, irritabilidade , soluço, diarreia). Tudo isso é levado em consideração. 
 
Isso tudo é só uma amostra do que compõe as 80 páginas do Repertório Homeopático. Ensaios clínicos realizados demonstram a eficácia do tratamento homeopático: ausente de efeitos colaterais, efeito mais duradouro, mais barato, maior intervalo intercrises. O estudo do The Journal of Alternative and Complementary Medicine, por exemplo, demonstrou um significativo decréscimo na frequência, gravidade e duração das crises de dor de cabeça, com consequente redução da abstenção escolar.
 
Levantamento estatístico realizado na Unidade de Homeopatia do Hospital do Servidos Público Municipal de São Paulo demonstra que 67,2% dos casos de enxaqueca tiveram regressão do quadro já no primeiro retorno, com tratamento homeopático. Outro dado avaliado demonstra que a relação custo do tratamento homeopático versus clássico é de 1 para 1,55, demonstrando menor custo, fato importante quando falamos de tratamento a médio prazo. 
 
Por isso, o tratamento homeopático também deve ser considerado uma opção quando pensamos em enxaqueca em crianças. 
 
Minha Vida

Siga sete cuidados com o corpo nos dias de calor intenso

mulher bebendo um copo d'água - Foto Getty ImagesSaiba como evitar desidratação, suor excessivo e problemas para dormir
 
Dias de calor intenso podem causar danos à saúde se não forem tomados os cuidados adequados.
 
"O organismo perde líquidos naturalmente ao longo do dia e esse quadro se agrava nos dias quentes, podendo causar alterações metabólicas", explica a nutricionista Flávia Ferazzo, de Goiânia.
 
A seguir, confira como passar qualquer dia de calorão sem ficar no sufoco! 
 
Hidratação em primeiro lugar
Nos dias quentes, o corpo precisa liberar calor por meio do suor para manter a temperatura corporal - eliminando água e sais minerais. De acordo com a nutricionista Flávia Ferazzo, sem a quantidade de água e sais minerais necessários, a pessoa fica com o metabolismo comprometido, podendo ter mais chances de sofrer lesões musculares, tonturas, cãibras, diminuição do desempenho físico, menor disposição e dificuldades de concentração.

"A sede é um sintoma tardio de falta de água - significa que o nosso corpo já está sofrendo uma pequena desidratação", explica a nutricionista. Por isso, é recomendado beber água aos poucos durante o dia, antes que a sede apareça. Uma dica para saber se seu corpo precisa de líquido é a urina - se for ao banheiro e perceber que ela está com cor escura e odores fortes, você está ingerindo pouca água. A urina deve estar bem clara, quase transparente! 
 
Alimente-se bem
Algumas frutas e vegetais apresentam grandes quantidades de água em sua composição. A melancia, por exemplo, tem mais de 90% do seu peso em água, assim como as folhas verdes. "Outra fonte importante é o leite, que possui mais de 80% de água em sua composição", declara Flávia Ferazzo. Além de serem ricas em líquidos, as frutas e verduras são fonte de potássio, mineral que precisa ser resposto quando há uma produção de suor muito intensa. "Portanto, invista também nos sucos de frutas para repor a água e os sais minerais perdidos em dias quentes", recomenda a nutricionista.
 
O consumo de gorduras deve ser evitado em dias muito quentes, pois elas não são bem metabolizadas, por conta da perda de líquidos do organismo. O resultado de um almoço cheio de frituras, por exemplo, pode ser uma sensação de mal-estar e desconforto algum tempo depois.  
 
Exercícios físicos
Durante a atividade física, a pessoa se desidrata e perde muito sódio e potássio. É preciso ingerir líquidos: "Apesar de não fornecer todos os nutrientes que os isotônicos possuem, a água já pode ser suficiente para controlar a temperatura corporal, retardar fadiga, prevenir câimbras e evitar o aumento da frequência cardíaca", conta.

Nos dias quentes, a perda de fluídos no suor é ainda maior e pode variar conforme a intensidade do exercício. Quanto mais intensa e longa for a atividade física, maior deverá ser a quantidade de água ou bebida isotônica ingerida. Confira a dica da nutricionista Flávia Ferazzo para manter a hidratação antes, durante a após a atividade física nos dias quentes:

- Antes do exercício: tome de 400 a 600ml de água no mínimo duas horas antes de iniciar o exercício;

- Durante o exercício: caso o exercício tenha mais de uma hora de duração, tomar de 150ml a 350ml a cada 20 ou 30 minutos;

- Após o exercício: beba o suficiente para matar a sua sede. 
 
Use roupas leves
A dermatologista Sara Bragança, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, explica que o ideal é usar tecidos de algodão e malha - que absorvem o suor - e evitar tecidos sintéticos, que atrapalham a evaporação da transpiração. "Também é importante evitar roupas de cores escuras, que absorvem mais o calor por não refletir a luz solar", conta. Para evitar alergias e outros problemas de pele, procure lavar as roupas sempre que usá-las, sem repeti-las, e não usar peças de outras pessoas. 
 
Para dormir fresquinho
Um dos maiores incômodos dos dias quentes é a hora de dormir, principalmente para pessoas que não têm um ventilador no quarto. A dermatologista Sara Bragança aconselha tomar um banho frio antes de deitar e evitar alimentos como chás e leite quente. "O ideal é usar roupas de dormir frescas, manter o quarto arejado com as janelas abertas e não usar qualquer tipo de cobertor", diz.  
 
Transpirando demais?
Para manter o efeito do desodorante o dia inteiro, a dermatologista Sara Bragança recomenda aplicar um anti-transpirante logo após o banho, pois ele obstrui os ductos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção de suor. Manter axilas e virilha também depiladas ajuda a evaporar o suor e diminuir a proliferação de bactérias, responsáveis pelo mau cheiro. Caso você sofra com suor nos pés, é possível usar talco ou mesmo o anti-transpirante usado nas axilas, que funcionará reduzindo a transpiração dessa área também.  
 
Fuja do sol!
A temperatura corporal interna de uma pessoa deve ser de 37º C, independente do horário do dia. Para que o corpo não perca muito líquidos no esforço de se manter essa temperatura ideal, evite ficar exposto ao sol, principalmente, das 10 às 16 horas.

A exposição excessiva ao sol pode causar hipertermia, que é quando o corpo não consegue mais estabilizar o calor interno. "Nesse estágio, o organismo direciona toda sua energia para tentar dissipar o calor e, assim, algumas células param de funcionar, podendo causar desmaios graves", diz o fisiologista do esporte Daniel Portella, da Secretaria de Esportes de São Caetano do Sul. 
 
Minha Vida

Cinco nutrientes bons para o cérebro

A cafeína parece proteger o cérebro, embora os cientistas não
tenham certeza como
1. Antioxidantes
Antioxidantes retardam o declínio cognitivo, neutralizando os radicais livres que inflamam e danificam as células. Vegetais como cenoura e frutas vermelhas, vinho tinto, cacau, vitela e carne de fígado são fontes.
 
2. Ômega 3
O ômega 3 é uma gordura anti-inflamatória, parte importante das membranas celulares do cérebro. Sua deficiência é associada a distúrbios como a depressão. Está em salmão e atum, além de linhaça e nozes.
 
3. Vitaminas do Complexo B
O cérebro precisa de ácido fólico (presente no complexo B) para manter enzimas relacionadas ao metabolismo. Estudos indicam que a substância ajuda a prevenir demência. Boas fontes são leite, cereais e laranja.
 
4. Curcumina
Segundo estudos, as propriedades anti-inflamatórias do pigmento podem proteger o cérebro contra Alzheimer e Parkinson. Cúrcuma, açafrão, curry e algumas mostardas contêm o nutriente.
 
5. Cafeína
A cafeína parece proteger o cérebro, embora os cientistas não tenham certeza como. Acredita- se que cinco xícaras de café por dia podem reduzir drasticamente os sintomas de Parkinson precoce em muitas pessoas. O chocolate escuro, que contém cafeína, também aumenta os níveis de estrogênio benéficos em homens e mulheres na pós-menopausa.
 
O Globo

Mingau pode ser a chave para uma vida longa e saudável, diz pesquisa de Harvard

Comer grãos integrais todo dia pode proteger coração de doenças graves, segundo estudo com 100 mil pessoas
 
Rio - Uma pequena tigela de mingau por dia pode ser uma chave para vida longa e saudável. A sugestão é embasada por um grande estudo realizado pela Universidade de Harvard que associou o consumo de grãos integrais a um risco menor de morte por doença cardíaca.
 
Já é de conhecimento popular que os grãos integrais são benéficos para a saúde, mas essa é a primeira pesquisa a se concentrar no impacto a longo prazo do alimento. Pesquisadores da prestigiada instituição americana acompanharam mais de 100 mil pessoas ao longo de mais de 14 anos, monitorando a saúde e a dieta delas.
 
Todos os envolvidos no estudo eram saudáveis em 1984, quando se inscreveram. Em 2010, porém, mais de 26 mil haviam morrido. Os pesquisadores perceberam, então, que os indivíduos que tinham por hábito comer grãos integrais, como mingau de aveia, arroz integral, milho e quinoa, pareciam protegidos contra muitas doenças, particularmente de coração.
 
Aveia já é refeição de escolha para muitos atletas e também para pessoas tentando emagrecer, que acreditam que o alto teor de fibras fornece energia por mais tempo. Mas os cientistas descobriram que, para cada 28 gramas de grãos integrais consumidos por dia (o equivalente a uma pequena tigela de mingau), o risco de todo tipo morte foi reduzido em 5%, e de morte por doença do coração, em 9%.
 
“Estes resultados sustentam mais as orientações alimentares atuais que recomendam aumentar o consumo de grãos integrais”, disse o principal autorda pesquisa, Wu Hongyu, da Faculdade de Saúde Pública de Harvard. “Eles também fornecem evidências que sugerem que uma dieta enriquecida com grãos integrais pode conferir benefícios para uma expectativa de vida estendida.”
 
As descobertas se mantiveram mesmo quando se levou em consideração diferentes idades dos participantes, além índice de massa corporal, prática de atividades físicas e hábitos prejudiciais à saúde, como o de fumar.
 
Grãos integrais, onde o farelo e o gérmen permanecem, contêm 25% mais proteína do que grãos refinados, como os que fazem a farinha branca, massas e arroz branco.
 
Estudos anteriores demonstraram que os grãos integrais podem aumentar a densidade mineral do osso, diminuir a pressão arterial, promover bactérias intestinais saudáveis e reduzir o risco de diabetes. Veríficou-se, ainda, que uma fibra particular encontrada apenas na aveia - chamada beta-glucano - pode diminuir o colesterol, ajudando a proteger contra a doença de coração. Um composto bioativo chamado “avenanthramides” também é tido como um que ajuda a parar a formação de gordura nas artérias, prevenindo ataques cardíacos e derrames.
 
Os cereais integrais também são amplamente recomendados em muitas orientações dietéticas, pois eles contêm altos níveis de nutrientes como zinco, cobre, manganês, ferro e tiamina. Estudiosos acreditam que eles aumentam os níveis de antioxidantes que combatem os radicais livres.
 
A nova pesquisa sugere que, se mais pessoas mudassem suas dietas para grãos integrais, milhares de vidas poderiam ser salvas a cada ano.
 
O Globo

Nova droga experimental contra ebola é testada na Libéria

Medicamento foi produzido pela Universidade de Oxford
 
Rio - Começaram nesta semana testes de uma nova droga experimental contra ebola na Libéria. O antiviral “brincidofovir” está sendo aplicado a voluntários em um centro da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF). Pacientes que não desejam receber o remédio são tratados com o procedimento padrão.
 
A nova droga foi desenvolvida por cientistas da Universidade de Oxford nos últimos meses. Os primeiros resultados são esperados ainda para o início deste ano. Outro estudo envolvendo um medicamento similar, o “favipiravir”, começou na Guiné em dezembro passado.
 
Apesar de a ciência já ter desenvolvido uma série de drogas experimentais desde o início do surto, nenhuma receita até o momento provou ser eficaz contra o vírus. A produção desses medicamentos foi estimulada a partir de um enorme esforço de entidades internacionais, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a MSF, em parceria com laboratórios e empresas farmacêuticas.
 
Cientistas dizem que o “brincidofovir” foi escolhido porque demonstrou ser eficaz contra as células infectadas por ebola em laboratórios. A droga também apresentou resultados satisfatórios em mais de mil pacientes suspeitos de terem algum tipo de virose. Os pesquisadores pretendem recrutar mais de 100 pessoas na Libéria. Eles acompanharão as taxas de mortalidade antes e depois da introdução do medicamento.
 
A outra droga antiviral, favipiravir, que está sendo testada pelo Instituto Nacional de Saúde da França, já é utilizada para tratar a gripe. Ela é oferecida a todos os pacientes que recebem atendimento no centro de tratamento da MSF em Gueckedou, na Guiné, e os primeiros resultados são esperados dentro de alguns meses.

O Globo

Relatório do GT sobre aditivos em tabaco já está disponível em inglês e português

El tabaco mataJá está publicado no site da Anvisa o relatório do Grupo de Trabalho Sobre Aditivos em Tabaco nos idiomas português e inglês
 
O documento subsidiou a decisão da Diretoria Colegiada (Dicol) da Agência, que revogou a norma autorizativa do uso de 121 substâncias aromatizantes para produtos derivados do tabaco. Os aditivos foram permitidos pela Instrução Normativa nº 6, de 27 de agosto de 2013 e revogados pela decisão da Dicol de 23 de setembro de 2014.
 
A Instrução vigorou por um ano. Durante este período, o Grupo de Trabalho sobre Aditivos em Tabaco discutiu o uso das substâncias e elaborou um relatório sobre os efeitos desses aromatizantes, especialmente quanto à atratividade dos produtos de tabaco. A equipe recomendou à Anvisa, dentre outras conclusões, a não autorização do seu emprego em cigarros e outros produtos.
 
O Grupo que analisou as substâncias foi formado por oito especialistas brasileiros e estrangeiros em áreas afins a tabaco e aditivos, como toxicologia, medicina, psiquiatria, epidemiologia, engenharia de alimentos, química e farmácia.
 
O GT foi instituído por meio da Portaria da Anvisa nº 1.980/2013. As atividades do Grupo encerraram no dia 26 de agosto e os resultados das discussões foram apresentados pelo professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e membro do GT, Francisco Paumgartten.
 
Os aditivos descritos na IN também são abrangidos pela RDC 14/2012.Esta resolução, publicada em março de 2012, concedia às indústrias tabagistas o prazo de 18 meses para adequação da produção e importação de produtos derivados do tabaco. Apesar da proibição, uma liminar deferida pelo Supremo Tribunal Federal nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) nº 4874 suspendeu os efeitos dos artigos 6º, 7º e 9º da Resolução.
 
Confira aqui a lista com os 121 aditivos que permanecem proibidos em produtos de tabaco conforme decisão da Dicol.
 
ANVISA

Prefeitura de São João do Sul - SC anuncia processo seletivo

Com o objetivo de atender às demandas da administração municipal, a Prefeitura de São João do Sul, no estado de Santa Catarina, lançou os editais nºs 001, 002 e 003/2015 de processo seletivo para contratação emergencial e formação de cadastro reserva. Podem participar do certame candidatos de níveis fundamental, médio e superior, desde que seu grau de instrução seja compatível com a exigência do cargo pretendido. Os aptos e habilitados farão jus a remuneração de até R$ 9.473,66, em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Professores, Auxiliares de Ensino, Auxiliares de Serviços Gerais da Educação, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Auxiliar de Consultório Dentário, Enfermeiro, Médico, Odontólogo, Fisioterapeuta, Técnico em Enfermagem, Farmacêutico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Equipamentos, Veterinário, Assistente Social, Psicólogo e Educador Social (Pedagogia e Educação Física).
 
Inscrição
A pré-inscrição do candidato somente será efetuada via internet, no site www.processosseletivos.com.br/saojoaodosul, até o dia 13 de janeiro de 2015. Para validar a sua inscrição no presente Processo Seletivo Simplificado, após o preenchimento do formulário de pré-inscrição on-line, o candidato deverá comparecer, entre os dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2015, das 7h às 13h, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Av. Nereu Ramos, nº 50, Centro, na cidade de São João do Sul/SC, munido dos seguintes documentos:
  • Formulário de Pré-inscrição impresso;
  • CPF e Carteira de Identidade (original e cópia);
  • Comprovante de residência;
  • Carteira Nacional de Habilitação na categoria mínima exigida, para os candidatos que concorrerem a vaga de Motorista I, Motorista II;
  • Comprovante de habilitação profissional ou de escolaridade exigida para o cargo pleiteado (original e cópia);
  • Documentos para comprovação de cursos de aperfeiçoamento (original e cópia);
  • O Candidato que apresentar certidão de colação de grau deverá, obrigatoriamente, no dia da admissão, apresentar o diploma de conclusão do curso (original e cópia);
  • Laudo médico, para os candidatos que possuírem deficiência;
  • Não haverá validação de inscrição condicional ou extemporânea nem inscrição por correspondência ou procuração;
  • Para os candidatos que não concluíram o curso superior, deverá apresentar, obrigatoriamente, Declaração de Frequência, constando a fase que está cursando (original).
Prova
A seleção será composta de provas escritas e títulos, sendo que a primeira será realizada provavelmente no dia 01 de fevereiro de 2015, com início às 09h e término às 10h30min, na Escola de Educação Básica Maria Solange Lopes de Borba, localizada na Rua Jaime Grundler, nº 468, Centro, São João Sul/SC.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de um ano, permitida sua prorrogação uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Paulista - PB

A Prefeitura de Paulista, no estado da Paraíba, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo é a contratação de 31 profissionais de nível fundamental, médio e superior, sendo 07 desses portadores de necessidades especiais. A remuneração prevista vai de R$ 724,00 a R$ 8.000,00, a depender da função a ser desempenhada. Já a jornada de trabalho é, em todos os casos, de 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Serviços Gerais, Condutor Socorrista do SAMU, Coveiro, Fiscal de Obras, Motorista, Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Enfermagem, Tradutor e Intérprete de Libras, Engenheiro Civil, Médico, Tratorista, Odontólogo e Psicólogo.
 
As inscrições serão aceitas no período de 12 de janeiro a 02 de fevereiro de 2015, através do site www.funvapi.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00, para os candidatos a cargos de nível fundamental; R$ 60,00, para os inscritos em vagas que exigem o nível médio; e de R$ 80,00 para quem cocorre funções de nível superior.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 01 de março de 2015, o local e horário serão divulgados através do site www.funvapi.com.br.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da FUNVAPI - Fundação Vale Do Piauí, terá validade de dois anos, passando a valer a partir da data de publicação de sua homologação. Antes de expirar esse prazo, o poder público poderá, se tiver interesse, prorrogá-lo por igual período.

Prefeitura de Águas Frias - SC lança edital de concurso público

A Prefeitura de Águas Frias, estado de Santa Catarina, através do Instituto de Consultoria em Administração Pública – ICAP, lançou o edital n° 001/2015 de concurso público, com o intuito de preencher nove vagas em funções de níveis fundamental e superior. Os salários vão até R$ 3.112,33, em carga horária de 30 ou 40 horas semanais.

As chances são para Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo, Técnico Financeiro, Auxiliar Administrativo, Assistente Administrativo, Agente de Manutenção e Conservação Urbana, Operador de Máquinas e Motorista.

As inscrições somente serão efetuadas pela internet, no site www.icap.net.br, até as 23h59min do dia 05 de fevereiro de 2015. As taxas variam de R$ 40,00 e R$ 80,00, de acordo com o emprego escolhido.

A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 01 de março de 2015, no Núcleo Municipal de Ensino Professora Irene Felippi Tomé de Moura, situado à Avenida Anita Boaro, nº 275, Centro, no Município de Águas Frias-SC.

O caderno de provas e o gabarito provisório serão publicados após as 20h do dia da realização das provas, no site da empresa organizadora do certame www.icap.net.br.

O concurso público é válido pelo prazo de 2 anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de São Mamede - PB

A Prefeitura de São Mamede, no estado da Paraíba, retificou os editais n° 002/2014 de concurso público e n° 001/2014 de processo seletivo, ambos destinados ao preenchimento de diversas vagas no quadro geral de pessoal. Ao todo, serão contratados 23 profissionais de níveis médio e superior. Os vencimentos variam entre R$ 724,00 e R$ 1.500,00.
 
As inscrições foram alteradas e serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.educapb.com.br, entre os dias 12 de janeiro a 06 de fevereiro de 2015. A taxa de inscrição vai de R$ 40,00 a R$ 90,00.

O concurso público oferece nove vagas em cargos de Atendente de Consultório Dentário, Psicólogo, Assistente Social, Odontólogo, Professor Matemática e Professor de Educação Física.

Já o processo seletivo dispõe de 14 postos de trabalho para Assistente Social, Nutricionista, Fisioterapeuta, Psicólogo, Enfermeiro Hospitalar e Técnico em Enfermagem Hospitalar.

Serão aplicadas provas objetivas a todos os candidatos, além de prova de títulos, de caráter classificatório, para os inscritos em cargos que exigem ensino superior. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 01 de março de 2015, nos locais e horários que serão ainda comunicados.

O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em até três dias após a realização das mesmas. O resultado final sairá na data provável de 17 de abril de 2015.

O concurso terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado a critério do poder executivo municipal, por igual período. Já a validade do processo seletivo será de seis meses, com possibilidades de prorrogação.

Concurso Prefeitura de Sananduva - RS

A Prefeitura de Sananduva, no estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital n° 01/2014 de concurso público que pretende preencher, em caráter efetivo, 20 vagas em seu quadro de pessoal. As funções a serem preenchidas são em diferentes áreas da administração, contemplando candidatos de todos os níveis de escolaridade.
 
As remunerações variam conforme cargo ocupado, oscilando entre R$ 813,97 e R$ 10.306,15. Os trabalhadores ainda terão direito a vale alimentação e demais vantagens previstas na legislação vigente. O certame será organizado e coordenado pela empresa ASSCON e reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência.

As ofertas serão para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Educação Infantil, Auxiliar de Serviços Gerais, Coletor de Lixo, Escriturário, Médico, Operador de Máquinas e Equipamentos Rodoviários, Operário, Professor Educação Infantil, Professor de Inglês, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Professor de Ciências, Professor de História, Professor de Filosofia, Professor de Geografia, Professor de Artes, Professor de Educação Física e Professor de Séries/Anos Iniciais.

As inscrições estarão abertas no período de 09 a 23 de janeiro de 2015, somente via internet, pelo site www.assconpp.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para candidatos a cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para os de nível médio e R$ 80,00 para os de ensino superior.

O concurso será composto de prova escrita objetiva, com questões de múltipla escolha e quatro alternativas de resposta cada, sendo apenas uma alternativa correta. Esta avaliação será de caráter classificatório e eliminatório, a ser aplicada para todos os candidatos. Já a prova prática será restrita aos candidatos as vagas de Operador de Máquinas e Equipamentos Rodoviários; e haverá ainda avaliação de títulos para os Professores.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 01 de fevereiro de 2015, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha, na Av. Fiorentino Bachi, 311, Centro, Sananduva, RS.

O gabarito e o caderno de questões da prova escrita objetiva serão disponibilizados a partir das 19h do dia 01 de fevereiro de 2015, nos sites www.assconpp.com.br e www.sananduvars.com.br. Já o gabarito definitivo sairá no dia 05 de fevereiro de 2015.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data do edital de homologação, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, a critério do Município de Sananduva, RS.

Concurso CRO - PA

O Conselho Regional de Odontologia do Estado do Pará – CRO/PA divulgou o edital nº 01/2015 de concurso público, tendo como objetivo preencher 10 vagas imediatas e ainda formar cadastro reserva para futuras contratações. Há empregos para candidatos com formação nos níveis fundamental, médio e superior. O teto dos salários ofertados é de R$ 2.488,00 e o regime de trabalho varia de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Assistente de Fiscalização, Técnico em Informática, Fiscal, Contador e Procurador Jurídico.
 
Inscrição
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente na sede do Conselho Regional de Odontologia do Pará, localizado à Av. Alcindo Cacela, n° 1277 - Umarizal - Belém - PA - CEP: 66.065-267, no período de 12 a 19 de janeiro de 2015, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 70,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
  • Comprovante do pagamento da taxa de inscrição;
  • Apresentação da ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada;
  • Cópia autenticada de documento de identificação;
  • Cópia autenticada do respectivo título de especialização, mestrado ou doutorado;
  • Cópia autenticada do documento comprobatório de experiência profissional.
Prova
As provas escritas serão realizadas na data provável de 8 de fevereiro de 2015, no horário e nos locais a serem divulgados oportunamente no site www.cropa.org.br.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 9 de fevereiro de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogáveis, a critério da Administração do CRO/PA, por igual período, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado do mesmo.
 
O edital encontra-se no site www.cropa.org.br.

Concurso público UFRRJ

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) comunica, por meio do edital nº 78/2014, que realizará um concurso público de provas e títulos, a fim de suprir 11 vagas de carreira do magistério superior.
 
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até as 15h (horário de Brasília) do dia 21 de janeiro de 2015, via endereço eletrônico: www.ufrrj.br/concursos, com taxas de R$ 70,00 a R$ 201,00, a depender do cargo pretendido.
 
As remunerações são de acordo com a classe, ou seja, professor assistente (A-1/20 horas) ganhará R$ 2.801,72, assistente (A-1/DE) receberá R$ 5.736,27 e adjunto (A-1/DE) fará jus ao valor total de R$ 8.344,64, em jornadas semanais de 40 horas, em dois turnos diários.
 
O concurso será composto por prova escrita/prova prática, análise de perfil, prova didática, avaliação de títulos e de plano de trabalho. A documentação deverá ser entregue no primeiro dia de prova.
 
A validade do concurso será de um ano, contado a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado, no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração Superior.
 
Mais informações podem ser obtidas através do site da UFRRJ.

Concurso Prefeitura de São Felipe - BA

A Prefeitura de São Felipe, no estado da Bahia, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014, visando suprir 108 vagas de níveis fundamental, médio e superior. O salário previsto pode chegar até R$ 5.000,00, em carga horária que vai de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de assistente social, contador, controlador interno, engenheiro civil, procurador jurídico, médicos, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, professores, agente comunitário de saúde, agente de vigilância sanitária, auxiliar administrativo, gari, operador de maquinas, motorista, entre outros.
 
As inscrições podem ser efetuadas a partir do dia 19 de janeiro até o dia 03 de fevereiro de 2015, pelo site www.consultorialideranca.com.br, e de forma presencial no período de 19 a 23 de janeiro de 2015, no Infocentro Antônio de Andrade Lima, instalado na Rua Major Prazeres, s/nº, Centro, São Felipe-Ba, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
 
A taxa de inscrição para cargos de nível fundamental é de R$ 40,00, nível médio R$ 50,00 e nível superior R$ 70,00.
 
Os inscritos serão submetidos a provas objetiva e de títulos, de acordo com o cargo pretendido. O local, a data e o horário de aplicação das mesmas serão divulgados oportunamente.
 
O prazo de validade do concurso, que está sendo executado pela empresa Liderança Consultoria, para efeito de nomeação, será de dois anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Prefeitura de Novo Oriente de Minas-MG abre vagas

A Prefeitura de Novo Oriente de Minas, no estado de Minas Gerais, anunciou a realização de processo seletivo, por meio do extrato do edital 001/2015. O certame destina-se à contratação temporária de profissionais para atuarem nos Programas de Promoção Social e de Saúde, instituídos pela União e executado pelo município, tais como: Programa de Saúde da Família e  Núcleo de Apoio a Saúde da Família, ambos junto ao Ministério da Saúde; Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, do Ministério da Educação; Programa Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, Programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Programa Centro de Referência da Assistência Social e Programa Bolsa Família, ambos do Ministério do Desenvolvimento Social.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas a partir das 14h do dia 06 de janeiro e encerram-se às 17h do dia 09 de janeiro de 2015, através do atendimento presencial na Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura de Novo Oriente de Minas/MG, situado à Praça João Roque, 01- Centro – Novo Oriente de Minas/MG.
 
Mais informações acerca deste certame, bem como a íntegra do edital, podem ser obtidas na Prefeitura de Novo Oriente de Minas/MG ou através dos telefones (33) 3532-8080 e 3532-8334.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial de Minas Gerais - Publicações de Terceiros e Editais de Comarcas- Caderno 2, edição de 6 de janeiro de 2015.

UFRGS abre vagas para Professor Substituto

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou edital de processo seletivo que visa preencher 13 vagas em cargo de Professor Substituto. A função exige graduação na área de atuação, além de titulação em nível de mestrado ou doutorado em algumas disciplinas.
 
As chances são para áreas de Engenharia Mecânica, Desenho Industrial, Comunicação, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Linguística, Letras e Artes, Ciências Biológicas, Matemática, Ciências Sociais e Química. Os salários dos professores variam entre R$ 2.119,02 e R$ 4.699,21.
 
As inscrições serão realizadas por meio da internet, no endereço eletrônico www.ufrgs.br/progesp no período de 12 a 19 de janeiro de 2015. A taxa de inscrição varia entre R$ 49,00 e R$ 69,00.
 
As provas serão aplicadas em dia, hora e local a serem oportunamente divulgados pela Universidade.
 
O prazo de validade da seleção será de um ano, prorrogável por igual período no interesse da instituição, a contar da publicação do resultado final no Diário Oficial da União.

SEGPLAN - GO lança edital de concurso público

A Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (SEGPLAN) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) divulgaram o edital nº 004/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 500 vagas, mais cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior de ensino.
 
As oportunidades são para assistente de gestão administrativa nas funções de edificações, geral, manutenção elétrica, segurança do trabalho, informática e necropsia. Também há vagas para analista de gestão administrativa nas áreas de biblioteconomia, pedagogia, serviço social, psicologia, elaboração e análise de processos, planejamento, gestão e finanças, administração, logística, arquitetura, arquivologia, contabilidade, engenharia (civil, elétrica e segurança do trabalho), jornalismo, diagramação, web designer, relações públicas, elaboração e revisão de textos, relações internacionais, analista e desenvolvimento de sistemas, redes, tecnologia da informação, jurídica, geral, técnico em laboratório audiovisual, atividades laboratoriais em química/bioquímica e atividades laboratoriais em biologia. Os aprovados atuarão em diversas unidades de lotação, por remunerações de R$ 1.848,59 a R$ 3.080,97, em jornadas de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 15 de fevereiro de 2015, via endereço eletrônico: www.universa.org.br, com taxas de R$ 80,00 e R$ 110,00.
 
Os participantes passarão por provas objetiva e discursiva, previstas para ocorrerem no dia 12 de abril de 2015, no turno matutino para os cargos de analista e vespertino para os cargos de assistente. É provável que o local e horário das provas seja informado no dia 1º de abril de 2015 e que o gabarito seja disponibilizado no dia seguinte a realização das provas, através dos sites: www.universa.org.br e www.segplan.go.gov.br.
 
O concurso público será válido por um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

UFRB abre concurso público para professores

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriu  através do Diário Oficial da União o edital (n. 01/2015) de concurso público de provas e títulos que preencherá 11 vagas em cargo de Professor da carreira do magistério superior, sendo 05 vagas para a classe Adjunto e 06 vagas para Assistente. Os vencimentos iniciais chegam a R$ 8.344,64.

As vagas são para áreas de Fundamentos da Educação I, Educação do Campo e Práxis Pedagógica, Estatística Aplicada com ênfase em Modelagem, Estatística Experimental Aplicada às Ciências Agrárias, Economia, Comercialização e Marketing, Cirurgia Veterinária, Legislação, Perícias e Ética Profissional, Geologia Geral com ênfase em Mineração e Meio Ambiente, Matemática e Estatística e Direito e Legislação Ambiental.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 09 de fevereiro de 2015, pela internet, através do site www.ufrb.edu.br/concursos. O valor da inscrição está fixado em R$ 90,00.

O concurso constará de prova escrita ou escrita/prática, didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial. As provas serão iniciadas em 09 de março de 2015, nos locais e horários que serão oportunamente divulgados.

O prazo de validade do concurso será de um ano contado a partir da data da publicação da sua homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Águia Branca - ES abre processo seletivo

A Prefeitura de Águia Branca, no estado do Espírito Santo, publicou dois editais referentes à promoção do processo seletivo, que oferta 124 vagas imediatas, além de formar cadastro de reserva, em cargos de níveis alfabetizado, fundamental, médio, técnico e superior. Os salários variam de 724,00 a R$ 6.689,18 e a carga horária poderá ser de 20 a 40 horas semanais.
 
O edital n° 001/2014 tem a finalidade de preencher as vagas com vista à contratação temporária, com validade de um ano, podendo ser prorrogado por até mais um ano. Os cargos disponíveis são os de mãe social, gari, jardineiro, mecânico, motorista, operador de máquinas (escavadeira hidráulica, pá carregadeira, patrol, retroescavadeira, rolo compactador e trator esteira), servente, trabalhador braçal, eletricista, auxiliar administrativo, auxiliar de secretaria escolar, técnico agrícola, técnico em segurança do trabalho, assistente social, biólogo, engenheiro ambiental, nutricionista, psicólogo, agente de vigilância ambiental, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de saúde bucal ESF, fiscal sanitário, técnico em enfermagem (ESF e plantão), técnico de radiologia, enfermeiro (PSF e plantão), farmacêutico, fisioterapeuta, médico (cardiologista, dermatologista, ginecologista, ortopedista, pediatra, PSF), odontólogo PSF e médico veterinário.

Já os cargos temporários ofertados no edital n° 002/2014 são os de professores na rede municipal de ensino. Assim como no edital anterior, a validade deste seletivo é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
 
As inscrições serão gratuitas e realizadas pela ficha de inscrição, disponível no site da Prefeitura de Águia Branca: www.prefeituradeaguiabranca.com.br, que deverá ser preenchida e entregue até 15 de janeiro de 2015, no horário das 08h às 14h, pessoalmente com a apresentação de documento oficial com foto e/ou por procuração com poderes para tal, no CRAS, situado na Rua Dr Walery Koszarosvisk s/n Praça Três Poderes, Bairro Cristo Rei.
 
O processo seletivo será realizado em etapa única - prova de títulos (exercício profissional e qualificação profissional), de caráter eliminatório e classificatório.

UNESPAR abre mais de 110 vagas para professores

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), abriu edital n° 001/2014 de processo seletivo, com a finalidade de preencher 117 vagas para professores em diversas disciplinas.

As remunerações por jornadas de 20h ou 40 horas semanais variam de R$ 1.326,06 a R$ 6.692,01, conforme o regime de trabalho e a titulação do profissional. Podem disputar os cargos, interessados que apresentarem graduação na área de interesse, bem como especialização, de acordo com cada caso.

Os interessados deverão fazer suas inscrições por meio do site www.unespar.edu.br, até o dia 28 de janeiro de 2015. A taxa é de R$ 100,00.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de provas Didática e de Títulos, cujo resultado final valerá por 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

Concurso Prefeitura de Balneário Rincão - SC

A Prefeitura de Balneário Rincão, no interior de Santa Catarina, através da empresa Concursos SS1, divulgou o edital de concurso público nº 01/2015. O objetivo é a contratação de profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração prevista pode chegar até R$ 2.699,87, em carga horária que varia entre 20, 30 e 40 horas semanais.
 
São oferecidas 61 vagas nos cargos de agente de serviços gerais, fiscal de obras, fiscal de tributos, fonoaudiólogo, motorista de transporte escolar/ônibus, nutricionista e professores.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 20 de janeiro até o dia 19 de fevereiro de 2015, pelo site www.concursosss1.com.br.
 
A taxa de inscrição varia entre R$ 20,00, R$ 40,00 e R$ 60,00, de acordo com o nível do cargo pretendido.
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetiva, prática e de títulos de acordo aos métodos de avaliação do cargo pretendido.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 22 de março de 2015, o local e horário serão divulgados no edital de homologação das inscrições.
 
O concurso público terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por uma vez e igual período, a critério da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de Itabirito - MG

A Prefeitura de Itabirito, no estado de Minas Gerais, divulgou o edital nº. 006/2014 de concurso público, que visa o preenchimento de mais de 260 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 6.378,90.

Cargos: Administrador de Empresas, Advogado, Agente de Monitoramento, Arquiteto, Bibliotecário, Biólogo, Contador, Designer Gráfico, Economista, Educador Ambiental, Engenheiro (Civil, Segurança do Trabalho), Guia de Turismo, Historiador, Inspetor de Alunos, Instrutor de Informática, Instrutor Desportivo I/II, Jornalista, Monitor de Apoio Escolar/Transporte, Orientador Social, Professor (Teatro e Desportivo I/II), Psicólogo I/II, Secretária Escolar, Técnico Administrativo I/II, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Turismo, Telefonista, Topógrafo, Turismólogo, entre outros cargos.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 28 de janeiro de 2015, e podem ser feitas através do site www.gestaoconcurso.com.br
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 45,00;
Nível médio: R$ 60,00, 70,00, 75,00 e 90,00;
Nível superior: R$ 60,00, 80,00, 90,00, 110,00, 120,00 e 150,00.

O concurso consistirá de prova objetiva, prevista para 01 de março de 2015, sendo que o local e o horário de sua realização serão confirmados no comprovante definitivo de inscrição.

O concurso público será realizado pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Fundação Renato Azeredo (FRA), na Rua das Tangerinas, 933, Bairro Vila Clóris, Belo Horizonte/MG, CEP 31.744-108, telefone (31) 3319-8700, sítio www.gestaoconcurso.com.br e e-mail comunicacao@gestaoconcurso.com.br.
 
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério exclusivo do Poder Executivo do Município de Itabirito.

O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial de Minas Gerais - Publicações de Terceiros e Editais de Comarcas, caderno 2, edição de 03 de outubro de 2014, pág. 14 e 15.

IF Sul-Rio-grandense divulga edital de concurso público

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense (IF Sul-Rio-grandense) divulgou o edital nº 202/2014 de concurso público em provimento de 37 vagas aos cargos de professor do ensino básico, técnico e tecnológico, com reserva de 5% das vagas para portadores de necessidades especiais. As remunerações variam de R$ 3.804,29 a R$ 8.344,64, acrescida de auxílio alimentação e auxílio transporte.
 
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 29 de janeiro de 2015, via endereço eletrônico: www.ifsul.edu.br/concursos, mediante taxa de R$ 50,00.
 
Os participantes passarão por prova teórica, prova prática e avaliação de títulos. A prova escrita está programada para o dia 22 de fevereiro de 2015. O local será informado a partir do dia 13 de fevereiro de 2015, através do site citado acima. O gabarito provavelmente será disponibilizado até 24 horas, após a prova. Os resultados serão divulgados através do site da IFSUL.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação no Diário Oficial da União, podendo haver prorrogação por período semelhante.

Anticoncepcionais orais de Progesterona (Minipílula)

Anticoncepcionais orais de Progesterona
 
Composição
Anticoncepcional contendo apenas progesterona.
 
Tipos
Pode ser encontrado em embalagens com 35 pílulas ativas. Todos os comprimidos têm a mesma composição e dose.
 
Mecanismo de ação
Promovem o espessamento do muco cervical, dificultando a penetração dos espermatozoides. Inibem a ovulação, em aproximadamente, metade dos ciclos menstruais.
 
Critérios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde (WHO, 1996 - Categoria 4)
 
- Gravidez comprovada ou suspeita
 
- Hipertensão arterial grave e moderada
 
- Hepatopatias graves
 
- Doenças tromboembolíticas ou antecedentes importantes
 
- Hemorragia genital de causa indeterminada
 
- Pacientes que fazem uso crônico de drogas que interagem com o anticoncepcional
 
- Dislipidemias severas
 
- Retardo mental que possa dificultar o uso correto
 
Eficácia
 
Para a lactante: É muito eficaz quando usada de forma correta e consistente, com uma taxa de falha de aproximadamente 0,5 em cada 100 mulheres em um ano.
 
Para a não lactante: A eficácia em uso correto e consistente também é alta, mas não tão alta quanto a da pílula combinada.
 
Vantagens
- Pode ser utilizado durante a lactação

- É de fácil utilização
 
Desvantagens
- Tem um índice de falha maior do que os contraceptivos orais combinados

- Algumas horas de atraso já são suficientes para aumentar o risco de gravidez
 
Modo de uso Especialmente indicada para mulheres em período de amamentação, seu uso é contínuo após o término da cartela. É de particular importância não ser tomada após o horário habitual sob risco de diminuição da eficácia.

AMAMENTAÇÃO: seis semanas após o parto. Se a menstruação já retornou, a mulher pode começar a tomar a minipílula a qualquer momento, desde que se tenha certeza de que a mulher não está grávida.

PÓS PARTO se não estiver amamentando: imediatamente, ou a qualquer momento durante as quatro primeiras semanas; não é necessário esperar o retorno das menstruações.

PÓS ABORTO espontâneo ou provocado: imediatamente ou nos primeiros sete dias após o aborto.

DURANTE A MENSTRUAÇÃO NORMAL: deve ser iniciado no primeiro dia do ciclo menstrual.
 
Efeitos colaterais. Para as mulheres que não estão amamentando, os efeitos colaterais mais comuns são as alterações no fluxo menstrual; spotting (manchas), amenorréia que pode ocorrer durante vários meses. Para as lactantes, as alterações menstruais podem não ser percebidas ou não representam incômodo, porque essas mulheres habitualmente não têm ciclos regulares; os anticoncepcionais orais somente de progesterona podem prolongar a amenorréia durante a amamentação. Outros efeitos colaterais comuns são cefaléia e sensibilidade mamária.
 
Benefícios e Riscos
 
Benefícios
- Podem ser usados por lactantes a partir de seis semanas após o parto.

- Podem ajudar a prevenir: doenças benignas de mama, câncer de endométrio ou de ovário, doença inflamatória pélvica.
 
Riscos
Por conter somente progesterona em dose muito baixa, a minipílula praticamente não apresenta riscos importantes à saúde. Pode ser considerada um dos anticoncepcionais mais seguros. O risco mais importante é a falha anticoncepcional. As usuárias desse método apresentam maior risco de gravidez ectópica do que as usuárias de anticoncepcional oral combinado e de DIU, porém o risco é menor do que entre as mulheres que não estão usando nenhum método anticoncepcional.
 
Anticoncepcional oral com doses maiores de Progesterona
 
Composição
Este anticoncepcional contém apenas um tipo de progesterona, o desogestrel, na dose de 75 mcg em cada comprimido. É comercializado em embalagens com 28 pílulas ativas. Todos os comprimidos têm a mesma composição e dose.
 
Mecanismo de ação
O principal mecanismo de ação é a inibição da ovulação e o aumento da viscosidade do muco cervical, dificultando a penetração dos espermatozóides.
 
Critérios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde (WHO, 1996 - Categoria 4)
 
- Gravidez comprovada ou suspeita
 
- Hipertensão arterial grave e moderada
 
- Hepatopatias graves
 
- Doenças tromboembolíticas ou antecedentes importantes
 
- Hemorragia genital de causa indeterminada
 
- Pacientes que fazem uso crônico de drogas que interagem com o anticoncepcional
 
- Dislipdemias severas
 
- Retardo mental que possa dificultar o uso correto
 
Eficácia
A eficácia descrita na monografia do produto, incluindo mulheres lactantes e não lactantes, mostrou uma taxa de falha de 0,14 por 100 mulheres em 1 ano. Quando excluídas as lactantes, os estudos mostraram uma taxa de falha de 0,17 por 100 mulheres em 1 ano.
 
Vantagens
Pode ser utilizado durante a lactação· É de fácil utilização.Desvantagens· Existe um alto índice de amenorréia ou sangramento infrequenteModo de usoSeguem rotina semelhante ao dos demais anticoncepcionais de progesterona. Deve ser iniciado no primeiro dia do ciclo menstrual, sempre no mesmo horário, sendo seu uso contínuo após o término da cartela.
 
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns estão relacionados às alterações do fluxo menstrual sendo que, ao final de um ano, aproximadamente 50% das mulheres apresentaram amenorréia ou sangramento infrequente e 4% continuaram apresentando sangramento freqüente. Outros efeitos secundários menos freqüentes foram: cefaléia, acne, sensibilidade mamária, náusea, vaginite e dismenorréia.
 
Benefícios e Riscos
 
Benefícios: Podem ser usados por lactantes a partir de seis semanas após o parto. Não apresentam os efeitos colaterais do estrógeno.
 
Riscos: Por conter somente progesterona, praticamente não apresenta riscos importantes à saúde.
 
Importante: Só use o método contraceptivo que seu ginecologista recomendou.
 
Saúde Mulher

Adoçantes que grávidas diabéticas podem usar

Se você for diabética e estiver grávida deve estar com a seguinte dúvida: Qual adoçante uma grávida com diabetes pode usar?

Confira o que se sabe de mais recente sobre o uso dos adoçantes na gravidez de acordo com a ADA (American Diabetes Association):

Adoçantes proibidos na gravidez! (adoçantes que você deve evitar se estiver grávida)
 
- Ciclamato de Sódio: Este adoçante pode atravessar a placenta e causar danos genéticos ao bebê. Passe longe!
 
- Sorbitol: Não é tóxico nem carcinogênico, porém pode provocar flatulência, cólicas e diarreia, além de aumentar a perda de cálcio na urina. Evite o excesso.
 
- Frutose: Açúcar natural das frutas e do mel pode provocar hiperglicemia e aumento dos triglicerídeos no sangue, por isso, evite-os durante a gravidez. Mas atenção, não há motivos para tirar as frutas da sua rotina.

- Esteviosídeo: Apesar de natural, é desaconselhado para gestantes pela falta de estudos que comprovem a sua segurança. Pelo seu gosto amargo, é geralmente associado a outros edulcorantes, como a sacarina e o ciclamato de sódio. Fique atenta!
 
Adoçantes permitidos na gravidez! (adoçantes que você pode usar se estiver grávida)

- Sucralose e Acesulfame K: Não apresentam gosto residual, não são tóxicos ou carcinogênicos para mãe e filho. Liberados!

- Aspartame: Antes muito criticado, o aspartame já foi inocentado. Uma gestante teria de consumir no mínimo 240L de bebidas adoçadas por dia para atingir uma quantidade tóxica. Também não existem evidências até o momento de que o aspartame atravesse a placenta, despreocupando os portadores de fenilcetonúria, (doença na qual há problemas no metabolismo do aminoácido fenilalanina, parte da composição do aspartame). Ainda sim, o uso deve ser moderado durante a gestação.
 
- Sacarina: Ainda há muitas dúvidas sobre os seus efeitos transplacentários, porém ela faz parte da lista de uso permitido. O problema é que, por causa de seu gosto amargo, é sempre associada a outros edulcorantes, como ciclamato de sódio. Se for esse o caso, evite!
 
- Neotame: É um derivado do aspartame e menos de 20% da fenilalanina é liberada no sangue. Sem efeitos tóxicos, o uso desse adoçante para gestantes está liberado.

Atenção:
Sempre leia o rótulo para garantir o consumo apenas dos edulcorantes permitidos durante a gravidez. Além disso, procure variar os tipos de adoçantes durante a gravidez.

Assim, quando o frasco acabar, compre outro com adoçante diferente. Você evitará chegar perto do consumo máximo permitido. Na dúvida sobre sua alimentação procure um nutricionista. Siga a orientação do seu médico!
 
Fonte Einstein

Levantamento revela diferença de 40% no custo do tratamento da endometriose

A endometriose é uma doença que atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, de 25 a 35 anos. A enfermidade provoca intensa dores pélvicas e pode levar até à infertilidade

O custo semestral com medicamentos para o alívio dos sintomas é de, aproximadamente, R$ 4 mil.

Mas um levantamento feito pela Anvisa indica uma diferença de até 40% no preço do tratamento. Os dados estão na 11ª edição do Boletim Saúde & Economia, publicado em dezembro.

O Boletim analisou o custo da terapia com análogos do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH). Esses medicamentos têm seu uso consolidado como segunda linha de tratamento da endometriose, não havendo evidência de superioridade entre eles. Mesmo assim, o levantamento revelou que seis meses de terapia com o acetato de leuprorrelina custa R$ 3.388,20. Já o preço com acetato de gosserrelina durante o mesmo período é de R$ 4.752,78.
 
 Clique aqui e confira a íntegra desta edição do Boletim Saúde e Economia.
 
ANVISA

Óleo, sal e açúcar podem ser utilizados com moderação nas refeições

O óleo, o sal e o açúcar podem fazer parte de uma dieta saudável
 
De acordo com o Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, desde que utilizadas com moderação, esses produtos contribuem para uma alimentação mais diversificada e mais saborosa. É o que explica o coordenador geral de nutrição e alimentação do Ministério da Saúde, Eduardo Fernandes.
 
"Nas recomendações da nova edição do Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, existe inclusive a utilização de óleos, sal e açúcar nas preparações e no sentido das preparações culinárias que é incentivado no novo guia existe utilização dos óleos, sal e açúcar como ingredientes culinários. Então eles têm um papel na dieta que é assumido pelo novo guia, mas se sabe por outro lado que o excesso do consumo desses mesmos ingredientes está relacionado a maior risco de doenças crônicas, como tem por exemplo a vinculação do açúcar com a cárie dentária, a própria obesidade, o sal com hipertensão, as gorduras com problemas cardiovasculares".
 
A professora de educação física de 26 anos, Clarissa Mara, sabe bem disso. Ela conta que na casa dela, toda a família consome pouco sal, óleo e açúcar para evitar problemas de saúde.
 
"A minha mãe mesmo que faz a comida, ela coloca pouco sal, geralmente não fazemos muita fritura, porque a gente pode ter problema de saúde realmente, aumento da pressão, colesterol, tudo isso. Por exemplo, se for a salada, cada um coloca a sua quantidade e às vezes a gente come até sem mesmo. Evita mesmo".

O coordenador geral de nutrição e alimentação do Ministério da Saúde, Eduardo Fernandes, ressalta que para ter uma refeição mais diversificada e saudável o ideal é diminuir a quantidade de sal, açúcar e óleo no preparo dos alimentos.
 
"É muito mais a questão do hábito do paladar e esse paladar pode ser adaptado de uma forma mais saudável que trabalhe com quantidades menores e na própria questão das gorduras trabalhar o mínimo do uso das preparações culinárias para que tenha uma comida saborosa, diversificada, usando os ingredientes naturais mas sem o exagero.
 
Para ter alimentação saudável, o Ministério da Saúde recomenda que a pessoa coma bastante frutas, verduras e legumes, além de feijão, castanha, leite, queijo, carne e ovo, mas também é preciso evitar salgadinhos, doces e alimentos como lasanha de caixa. 
 
Agência Saúde

Volta Redonda/RJ produzirá fitoterápicos com auxílio do MS

Parceiro da RedeFito Mata Atlântica Rio de Janeiro, Volta Redonda foi um dos 19 beneficiados pelo edital SCTIE/MS nº 1/2014, do Ministério da Saúde
 
O município recebeu o valor de R$ 460.779,40 para desenvolver projeto com vistas à produção de fitoterápicos a partir das espécies medicinais Mikania glomerata Spreng (guaco) e Cymbopogon citratus Stapf(capim limão).
 
De acordo com informações do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), o programa será gerido pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS/VR). O projeto prevê a realização de estudo e diagnóstico do cultivo para produção orgânica integrada em larga escala, considerando o manejo adequado de plantio e colheita de guaco e capim limão.
 
Segundo a representante da SMS/VR, Fabiola Martins, para a definição das espécies foram considerados vários fatores: o fato das espécies serem aclimatadas na região; as áreas com histórico de cultivo e possibilidade de desenvolvimento socioeconômico; a prevalência de enfermidades passíveis de intervenção com o uso de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos, no caso doenças do aparelho respiratório. Em saúde mental foram relevantes os transtornos de ansiedade e a possibilidade de diminuição das principais causas de morbidade hospitalar.
 
A dispensação atenderá a Política Municipal de Assistência Farmacêutica, por meio da Farmácia Municipal e dos dispensários existentes nas Unidades Básicas de Saúde da Família. Os diversos atores que participam nas diferentes etapas do projeto serão capacitados em uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos (PMF), com ênfase nas espécies definidas.
 
De acordo com Fabíola, a manutenção das parcerias acontecerá através de articulação, interação e cooperação entre os agentes de toda cadeia de PMF, numa rede de esforços para a melhoria da atenção à saúde e à integralidade do cuidado, ao fortalecimento da agricultura familiar, à geração de emprego e renda e à inclusão social.
 
Blog da Saúde