Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Unhas: estudo mostra que pouca gente conhece ou dá a necessária atenção à onicomicose

Infecção não se cura sozinha e pode até passar para a pele
 
Muitas são as razões que levam os pacientes aos consultórios dermatológicos, mas raros são aqueles que se preocupam com as unhas. Essa foi uma das conclusões do Estudo Observacional da Epidemiologia da Onicomicose nos Consultórios Dermatológicos, coordenado por Nilton Di Chiacchio, chefe da Clínica de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.
 
O trabalho inédito no país teve como um dos objetivos dimensionar o conhecimento do brasileiro sobre um problema comum, mas que nem sempre merece a devida atenção: a onicomicose, popularmente conhecida como micose de unha.

A pesquisa envolveu mais de 7.800 pacientes de 40 clínicas dermatológicas do Brasil e mostrou que 28% dos pacientes que participaram da investigação apresentavam a infecção causada por fungos, além dos 53% que tinham histórico da doença.
 
“Muita gente desconhece que tem o problema, pois é assintomático. As mulheres acabam disfarçando com esmaltes; os homens com meias e sapatos fechados. Assim, a unha com sinais da doença acaba sendo deixada de lado.
 
O problema é que a infecção não se cura sozinha e pode comprometer ainda mais a unha e até passar para a pele”, alerta a dermatologista Camila Cazerta, uma das investigadoras do trabalho.

Saúde Plena

Cuidado com a micose pano branco, uma das mais comuns da estação

O 'pano branco' é muitas vezes confundido com vitiligo, hanseníase, ptiríase alba e dermatofitoses
 
A micose conhecida como “pano branco” é uma das mais comuns nesta época do ano. De nome pomposo ptiríase versicolor, é causada pelo fungo Malassezia. Ele coloniza nossa pele e, em condições propícias (aumento da oleosidade e temperaturas altas), se multiplica e se manifesta.
 
De acordo com o microbiologista do Laboratório Geraldo Lustosa, Hyllo Baeta, o “pano branco” é muitas vezes confundido com vitiligo, hanseníase, ptiríase alba e dermatofitoses. Segundo ele, a recomendação é que seja feito o exame micológico direto e cultura do fungo nas lesões.

“Para cada situação, haverá um tratamento diferenciado, que deve ser orientado por um dermatologista”, destaca o microbiologista. Quando a lesão não é muito extensa, indica-se tratamento local com antimicóticos e xampus especiais. Mas, se for muito grande, é necessário introduzir medicação antifúngica por via oral, por um período de 5 a 10 dias.
 
Saúde Plena

Drama: médicos tiram peixe vivo de garganta de adolescente

Indiano ficou com enguia presa após ir pescar em um córrego em Bangladesh
 
Foto: Reprodução/DailyMail
 
Um adolescente, de 16 anos, de Bangladesh, quase morreu após uma enguia viva ficar presa em sua garganta por cinco horas, bloqueando sua vias aéreas. Depois de correr para o hospital, com o auxílio de um pinça, os médicos retiraram o peixe. As informações são do site DailyMail.
 
O garoto estava pescando em um canal com seu amigo quando viu duas enguias. Ele pegou uma delas, mas querendo pegar a outra, colocou a primeira entre os dentes. Com o movimento, a enguia acabou entrando em sua garganta.
 
O garoto correu para casa e, quando sua família viu o peixe se contorcendo dentro dele, tentou puxá-lo. Mas por estar se movimentando, o peixe acabou entrando mais fundo em sua garganta, impossibilitando os familiares de enxergá-lo.
 
Todos correram para o hospital e, após os médicos examinarem o menino, decidiram fazer um pequeno furo na garganta do menino para ajudá-lo a respirar enquanto tentavam retirar a enguia.
 
Cinco horas após o peixe entalar na garganta do menino, os médicos conseguiram enxergar a cauda do animal e puxá-lo para fora. De acordo com os médicos, essa não é a primeira vez que alguém da entrada no hospital com um peixe vivo entalado na garganta.
 
R7

Óleo de Cártamo: o que é, benefícios e como tomar

Sempre há algo de novo no mercado para quem quer perder peso
 
Os termogênicos têm sido os queridinhos dos atletas e praticantes de exercícios físicos quando o assunto é perder peso. O grande problema de muitos, principalmente das mulheres, são as gorduras localizadas. Você faz todas as atividades aeróbicas necessárias, perde peso, mas aquela barriguinha não sai por nada.
 
O óleo de cártamo tornou-se um dos mais procurados para a queima de gordura localizada. Ele pode ser encontrado em diversas lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação nas quais você pode escolher também o número de cápsulas que você desejar. Saiba mais sobre esse produto e todos os seus benefícios para o nosso organismo.
 
O que é o óleo de cártamo?
A Carthamus tinctorius é uma planta que era encontrada somente na Ásia. Hoje temos como principais produtores dessa planta a China, Estados Unidos, México, Egito, Índia e Rússia. Vários estudos estão sendo realizados para identificar as reais propriedades do óleo de cártamo. Nele, foram encontradas substâncias como o ômega 9, o ômega 6 e vitamina E.
 
No Japão, um estudo foi realizado por 17 semanas utilizando dois grupos: um que consumiu óleo de cártamo e outro apenas com gordura bovina. Os resultados mostraram aumento da lipase e consequente redução das gorduras ruins como os triglicerídeos. Outros estudos mostraram elevada ação antioxidante.
 
Como o óleo de cártamo funciona?
O mecanismo de ação dele é bem simples. O óleo de cártamo consegue inibir a enzima chamada LPL (lipase lipoproteica) que é a responsável por armazenar a gordura dentro das células adiposas. Como não há armazenamento, o organismo é obrigado a utilizar aquela gordura que está armazenada em locais de maior quantidade como na região abdominal, por exemplo.
 
É importante lembrar que os efeitos do óleo de cártamo sobre o emagrecimento só surtem efeitos significativos em conjunto com a prática de atividades físicas. Uma boa opção é unir os efeitos do óleo de cártamo com atividades aeróbicas como a corrida ou aulas na academia. Desta forma a lipólise (quebra da molécula de gordura para ser utilizada pelo organismo) ocorre com muito mais intensidade.
 
Como tomar o Óleo de Cártamo
A quantidade recomendada é de duas cápsulas por dia. Normalmente, o óleo de cártamo é vendido em cápsulas de mil miligramas cada.
 
Assim, 2 gramas do óleo por dia consegue oferecer:
  • 18 kcal;
  • 2 gramas de gorduras;
  • 3 gramas de ácido linoleico;
  • 7 mg de vitamina E;
Contraindicações do Óleo de Cártamo
Crianças até 3 anos, lactantes e gestantes não devem ingerir o óleo de cártamo. Ainda não há pesquisas em quantidades significativas que consigam apontar os reais efeitos do óleo nessa população. Para as outras pessoas, o ideal é que um nutricionista seja consultado para orientar se deve ou não ingerir a substância e qual quantidade seria a ideal.
 
Malhar Bem

Cientistas britânicos estão perto de encontrar cura para diabetes

Cura para diabetes está perto de ser encontrada por cientistas A cura para a diabetes pode estar mais perto do que nunca, depois de cientistas britânicos acreditarem estarem perto de descobrir a cura para a doença
 
Uma equipe de pesquisadores liderada pelo professor Lucy Walker, tem passado os últimos seis anos investigando a cauda da condição.
 
Agora eles descobriram a célula real que desencadeia o processo conducente ao pâncreas de um paciente, e o tornam incapaz de produzir insulina por conta própria.
 
Eles descobriram o que desencadeia uma série de acontecimentos que leva à destruição das células produtoras de insulina no pâncreas.
 
Cientistas britânicos conseguiram encontrar o que desencadeia processo de insuficiência de produção de insulina no pâncreas, e estão perto de encontrar cura para o diabetes.
 
A equipe, que trabalha para o Instituto de Transplantes e Imunologia, agora quer explorar de forma mais profunda os resultados.
 
O professor Walker anunciou seu trabalho como uma descoberta médica. Ela disse: “Isso significa que estamos um passo mais perto de desenvolver uma cura eficaz para a diabetes tipo 1″.
 
Fonte: Mirror /  Gadoo 

Fundação desenvolve novo teste diagnóstico para fibrose cística

Foto: Ascom IFF: Novo teste representa uma opção
complementar no diagnóstico da fibrose cística 
Um novo teste diagnóstico para fibrose cística, doença genética que acomete 1,5 mil pessoas no Brasil, está sendo desenvolvido por uma pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
 
A assistente de pesquisa, pneumologista e pediatra do IFF, Izabela Sad, começou suas pesquisas sobre o teste da medida da diferença de potencial nasal (DPN) em 2004, quando viajou para a Bélgica.

Atualmente, o estudo inédito e pioneiro está em fase de validação em território brasileiro e conta com a colaboração da pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Raísa Martins e consultoria da cientista polonesa Aleksandra Norek. Sad explica que, na época, não havia ainda um protocolo internacional para realização do teste, assim, cada país o fazia de maneira diferente.
 
Apenas em 2009 foi criado um procedimento padrão. “O DPN está incluído na lista de exames que possibilitam os critérios diagnóstico da doença, ao lado do teste do suor, do pezinho, análise genética e histórico clínico e familiar”, detalha.

Para a realização do novo DPN, a pesquisadora do IFF conta com a parceria de Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que cede substâncias para o preparo das soluções usadas no exame, cuja duração é em torno de uma hora. A parceria teve início em 2010, com colaboração do chefe da Seção de Soluções e Diluentes (Sesod), Jorge Batista de Almeida. Atualmente, Bio-Manguinhos produz 25 soluções utilizadas como insumos nos produtos do portfólio.
 
O novo DPN representa uma opção complementar no diagnóstico da fibrose cística, que quanto mais precoce ocorrer, melhor para o paciente. O exame vai ser útil também no acompanhamento da resposta dos pacientes ao uso de medicamentos de nova geração, que buscam corrigir o defeito da proteína alterada nessa doença.
 
Os testes e o acompanhamento com os 50 voluntários necessários para a validação da pesquisa começarão este mês, no IFF. Para ser voluntário e contribuir com a pesquisa, basta enviar um e-mail para Izabela Sad dpn.iff.fiocruz@gmail.com O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligar para 2554-1759.
 
Sobre a fibrose cística
A doença tem origem genética, por herança autossômica recessiva, e é caracterizada pelo mal funcionamento do transporte dos íons cloro e sódio por meio das membranas das células das glândulas exócrinas de todo organismo. Além de comprometer os aparelhos respiratório e digestório, a fibrose cística também pode afetar o sistema reprodutor e glândulas sudoríparas.

Isabela Pimentel / Ascom Bio-Manguinhos

Saiba como usar o açúcar na alimentação

Muitas pessoas ainda acreditam que o açúcar não deve ser introduzido na alimentação
 
Mas de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, o açúcar, se usado com moderação, pode trazer benefícios à saúde, já que é um carboidrato considerado fonte de energia.

Mas de acordo com a nutricionista do Hospital Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, Maria Valéria Fontoura, existem tipos de açúcar que podem prejudicar o bom funcionamento do organismo. Por isso, segundo a nutricionista, é preciso saber escolher qual é a melhor opção para ser consumida em casa."Nós precisamos de carboidratos.
 
E o açúcar é considerado um carboidrato, só que um carboidrato simples. O refinado não tem vitaminas, nem minerais. Então, ele conta como uma caloria praticamente vazia. Então, nós temos que ter cuidado ao utilizá-lo.
 
Se nós formos utilizar frutas, sucos naturais, ou sucos que muitas vezes não precisam ser adoçados, então, a gente vai tentar colocar fruta, até como uma forma de ficar mais doce e não usar o açúcar refinado. Se for usar, usar o mascavo orgânico porque ele não é totalmente refinado e ainda tem algumas vitaminas e alguns minerais.
 
Para quem tem diabetes, a nutricionista do Hospital Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, Maria Valéria Fontoura, recomenda a substituição do açúcar na alimentação. "Muitas vezes as pessoas são encaminhadas para o nutricionista já com o exame de glicemia alterado, ou então, já com o diabetes instalado, a própria doença diabetes já está instalada, então, muitas vezes nós vamos substituir.
 
Vamos ensinar o paciente a substituir esse açúcar por um suco natural, sem açúcar, por uma mistura de frutas que vai adoçar. E, se for o caso, prescrever algum tipo de adoçante. Se a gente puder evitar, a gente vai estar tentando prevenir doenças e prevenir a obesidade, que hoje em dia, está aumentando muito no nosso país."
 
A promoção da alimentação saudável faz parte da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. Para saber mais acesse o Guia Alimentar para a População Brasileira, disponível no site do Ministério da Saúde.
 
Fonte: Diane Lourenço/ Agência Saúde

Aprenda a substituir o sal por temperos frescos e saudáveis

Temperos industrializados, como caldos em cubos e molhos prontos são considerados alimentos ultraprocessados
 
No geral, esses produtos possuem quantidades excessivas de sal, gordura e açúcares, que contribuem para o maior risco de desenvolvimento de doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer. 
 
O sal é uma das principais fontes de sódio da alimentação e seu consumo exagerado pode resultar no aumento da hipertensão arterial. No Brasil, a doença é diagnosticada em cerca de 33 milhões de brasileiros. Destes, 80% são atendidos na rede pública de saúde.
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade indicada de sódio na alimentação é de, no máximo, duas gramas por dia (o que equivale a cinco gramas de sal). No Brasil, estima-se o consumo médio diário de quase 12g de sal por pessoa, mais que o dobro do recomendado pela OMS. O Ministério da Saúde incentiva o uso moderado de sal no preparo dos alimentos e firmou um contrato com a Associação Brasileira das Indústrias Alimentares (ABIA), em 2011, para reduzir o teor de sódio em alimentos processados no Brasil. A expectativa é retirar, até 2020, mais de 28 mil toneladas de sódio do mercado brasileiro.
 
De acordo com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, ervas frescas como alecrim, manjericão, salsa, cebolinha, tomilho, hortelã e orégano são fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos e possuem valor calórico muito baixo. Os temperos frescos podem ser utilizados em diversas preparações culinárias agregando sabor e aroma a receitas. Uma das dicas do Guia Alimentar para a População Brasileira para reduzir a quantidade de óleo e sal no preparo do feijão, por exemplo, é evitar o uso de carnes salgadas no cozimento e optar por quantidades generosas de cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta, coentro e outros temperos naturais, bem como outros alimentos, como cenoura e vagem, que acrescentam sabor, aroma e mais nutrientes à preparação.
 
Ervas frescas ou secas, assim como pimenta, gergelim e outros, agregam sabor às preparações e também ajudam na redução do uso do sal. Em saladas, o uso do limão reduz a necessidade de adição de sal e óleo. Outras combinações podem ser feitas, como o louro em sopas, alecrim em carnes, salsa na macarronada, manjericão no molho de tomate e tomilho na batata.
 
Desde que utilizados com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados, os óleos, as gorduras, o sal e o açúcar contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação sem que fique nutricionalmente desbalanceada.
Comece a semana com uma nova receita e muito mais saúde!
 
Fonte: Ana Beatriz Magalhães / Blog da Saúde

Agave azul também serve para curar e não só para produzir tequila

O agave azul, uma das plantas mais apreciadas do México, está para ser reverenciado em breve como algo mais que a origem da tequila, o que acontecerá se for comercializada como um efetivo antídoto contra a obesidade
 
É a esperança da doutora em ciências biomédicas Laura Márquez, que comanda há dois anos um projeto no estado de Jalisco destinado a demonstrar os benefícios do agave azul para diminuir o sobrepeso, um mal que castiga sete de cada dez mexicanos.
 
"Estudamos as fibras do agave azul e vimos seus efeitos, primeiro em ratos obesos e depois em pacientes com o mesmo mal; há tempo tínhamos os resultados, mas demoramos a divulgá-los porque estava em trâmite a patente", disse à Agência Efe a especialista.
 
Há anos está demonstrada a capacidade das fibras como probiótico (bactérias benéficas que fixam no intestino), mas agora os pesquisadores foram além.
 
Trata-se de um estudo realizado no território considerado como o maior produtor de agave e tequila, a bebida preferida dos mexicanos.
 
A tequila é feita ao se processar a planta, mas se trabalha a pinha crua, sendo separados os compostos das fibras, que se aplicaram primeiro em ratos e depois em um grupo de pessoas com excesso de peso em Jalisco.
 
"Demos dez gramas de Inulina Achicori (proveniente de uma raiz) e se comparou com o fructano de agave. Para evitar a predisposição às vezes aplicamos placebo (substância inerte) e os resultados do agave foram sempre muito positivos", comentou Laura.
 
Apesar dos resultados já estarem confirmados, ainda há muito a ser estudado; por exemplo, no trabalho com animais se demonstrou que os fructanos de cadeia curta tinham mais efeito sobre o excesso de gordura, mas em homens foram aplicados de cadeia longa e curta e resta saber o que vai acontecer quando só ingerirem os segundos.
 
Outro fato é investigar os efeitos nas pessoas que têm diabetes, doença que os especialistas acreditam que pode diminuir com o consumo do agave azul.
 
Estima-se que 70% da população mexicana sofra de obesidade ou sobrepeso e, como consequência, tem maior risco de ter diabetes e hipertensão, entre outras doenças.
 
É um fato com que o pó de agave não solucionará os problemas de sobrepeso de boa parte dos mexicanos; se requer uma mudança nos hábitos de alimentação e estilo de vida, mas as novas descobertas ajudarão a que que de uma maneira sincera trabalhem para recuperar sua saúde.
 
"Vimos que (o agave) inibe a sensação de fome; em nível neuronal recebemos um sinal dos peptídeos que diz que o organismo está saciado e os fructanos estimulam a secreção desses substâncias", explicou Márquez.
 
Embora as pesquisas estejam adiantadas, outro assunto a ser resolvido será conseguir uma sobreprodução da pinha porque se esta for usada crua para obter o remédio, já não servirá para fabricar a tequila, um dos pilares da economia de Jalisco.
 
Outra análise sugere que o agave azul é um excelente auxiliar no tratamento do conhecido como fígado sujo e atuais pesquisas da doutora Mercedes López no estado de San Luis Potosí deixam entrever que a substância ajuda pessoas doentes de osteoporose.
 
Embora tenha outros usos benéficos para o homem, hoje em dia o agave é apreciado acima de tudo como a planta para fazer as finas tequilas de qualidade mundial.
 
No entanto, isso é algo que pode mudar em breve se começar a ser comercializada para melhorar a saúde das pessoas obesas.
 
EFE / Terra

Estudo dá explicação científica ao ditado ‘mente sã, corpo são’

Foto: Fernanda Dias/24-06-2014
Resultados revelam que a deficiência de BDNF pode levar a uma disfunção
 do músculo cardíaco em condições como treinamento de resistência
Pesquisadores revelam que uma mesma proteína tem papel importante na saúde mental e do coração
 
Baltimore, EUA - O filósofo romano Juvenal foi o primeiro a fazer a relação entre “mente sã, corpo são”. Agora, um novo estudo da Universidade de John Hopkins releva uma possível explicação bioquímica por trás desta observação milenar.
 
Publicada na edição desta segunda-feira da revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (Pnas), a pesquisa comprova que a mesma proteína já conhecida por atuar na saúde mental — como antidepressivo, melhorando a memória e o aprendizado, nutrindo os vasos sanguíneos e estimulando o crescimento de células nervosas — também tem um papel central em manter a vitalidade do músculo cardíaco.
 
Os experimentos realizados em camundongos mostram que a proteína — um fator de crescimento nervoso chamado BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro) — ajuda a manter a capacidade das células musculares do coração de se contrair e relaxar corretamente. O resultados revelam ainda que a deficiência de BDNF pode levar a uma disfunção do músculo cardíaco, especialmente em condições de estresse físico crônico ou repetido do coração, como o treinamento de resistência ou pressão arterial elevada.
 
Se o mesmo processo for confirmado em humanos, a descoberta poderá abrir caminho para novos tratamentos de algumas formas de insuficiência cardíaca, um distúrbio que afeta quase seis milhões de americanos e mais de 23 milhões de pessoas no mundo.
 
Além disso, devido ao efeito conhecido da proteína na saúde mental, os pesquisadores sugerem uma possível relação bioquímica entre a depressão e a doença cardíaca, dois distúrbios que tendem a ocorrer conjuntamente, mas cuja relação continua pouco compreendida.
 
— Nossos resultados não são apenas uma lembrança da enorme complexidade da química do coração e de sua fisiologia, mas também um ótimo exemplo da capacidade de uma única proteína agir em múltiplas frentes e afetar muitos órgãos e funções — afirmou o coordenador da pesquisa, Ning Feng, cardiologista da Escola Médica da universidade.
 
O Globo

Concurso Prefeitura de Mirandópolis - SP

A Prefeitura de Mirandópolis, no estado de São Paulo, através da empresa Pública Consultoria, Assessoria e Serviços S/S Ltda., divulgou o edital de concurso público nº 01/14. O objetivo é preencher oito vagas em cargos de níveis médio e superior.
 
As chances são para os cargos de analista técnico III, assistente social, médico ESF - rural e urbano, oficial administrativo, procurador jurídico, técnico em farmácia e terapeuta ocupacional. O salário previsto é de R$ 1.316,48 a R$ 12.500,00, e a carga horária a ser desempenhada varia entre 20, 30, 35 e 40 horas semanais.
 
As inscrições foram reabertas e serão aceitas até o dia 14 de janeiro de 2015, pelo site www.concursospublica.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 75,00 para cargos de nível médio e R$ 100,00 cargos de nível superior.
 
A aplicação das provas, inicialmente prevista para dia 22 de fevereiro de 2015, será unicamente no Município de Mirandópolis, na EMEF Prof. Hélio Faria, localizada à Rua Anchieta, nº 720, em Mirandópolis, em horário oportunamente divulgados em Edital Público de convocação para as provas, não havendo, em hipótese alguma, de falar-se em convocação pessoal.
 
A validade deste concurso será de 02 anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, atendendo aos critérios de conveniência e oportunidade da municipalidade.

Concurso Prefeitura de Cascavel - PR

A Prefeitura de Cascavel, no estado do Paraná, divulgou o edital de concurso público nº 002/2015. O objetivo é selecionar profissionais, mais o cadastro de reservas, em cargos de níveis fundamental e médio/técnico. A remuneração prevista vai de R$ 985,14 a R$ 1.152,33,em jornadas de 30 e 40 horas semanais. 
 
As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde e técnico em saúde bucal. 
 
As inscrições serão aceitas até o dia 28 de janeiro de 2015, através do site www.saber.srv.br ou pessoalmente no 1º andar da Prefeitura Municipal de Cascavel, situada na Rua Paraná, 5000, Centro.  taxa de inscrição é de R$ 20 ou  30.
 
A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 01 de março de 2015, o local e horário serão informados antecipadamente nos sites www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servi-dor/concursos-andamento
 
O concurso público, que será executado pelo Instituto Saber, terá validade de 02 anos, a contar da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Guzolândia -SP divulga edital de processo seletivo

Por meio da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria Eireli, a Prefeitura de Guzolândia, no estado de São Paulo lançou o edital nº 001/2015 de processo seletivo, destinado ao provimento de 14 vagas a cargos com exigência do ensino médio e superior. Os salários vão até R$ 2.237,71 em carga horária de 15 a 40 horas semanais.

As ofertas são para as funções de Professor de educação básica I, Monitor de Transporte Escolar e Enfermeiro Padrão.

As inscrições serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, até ás 22h do dia 22 de janeiro de 2015. As taxas variam de R$ 25,00 e R$ 45,00 de acordo com o emprego escolhido.

A prova objetiva de múltipla escolha será aplicada na data provável de 08 de fevereiro de 2015 e terá a duração máxima de 02 (duas) horas e será realizada em local e horário a ser definido após a homologação das inscrições.

Os gabaritos da prova estarão disponíveis no dia seguinte a realização da prova, no seguinte endereço eletrônico: www.personacapacitacao.com.br.

O processo seletivo se ampara na Lei Federal 8.745/93 e terá validade até 31 de dezembro de 2015, não podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Hulha Negra - RS

A Prefeitura de Hulha Negra, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Administração, abriu edital n° 01/2015 de concurso público, através de prova objetiva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Serão providas 80 vagas, mais cadastro de reserva, por salário de até R$ 1.014,00.

O concurso será realizado, sob a execução técnico-administrativa da empresa Energia Essencial Concursos Ltda. Serão asseguradas aos candidatos PPD 2% das vagas, por cargo, então existentes e das futuras, até extinta a validade do concurso, para o cargo pretendido.

As ofertas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Almoxarife, Analista Ambiental, Assessor Jurídico, Assistente Social, Atendente de Farmácia, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Mecânica, Auxiliar Eletricista, Carpinteiro, Comprador, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico e demais cargos.

As inscrições serão realizadas até o dia 22 de janeiro de 2015, por meio do site www.energiaessencial.com. As taxas variam de R$ 60,00 a R$ 105,00.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 08 de fevereiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito será publicado provavelmente no dia 10 de fevereiro de 2015. Já as provas práticas serão realizadas na data prevista de 08 de março de 2015.

O resultado final será homologado pela Prefeitura Municipal de Hulha Negra e será divulgado publicamente com a afixação no Quadro de Publicações da Prefeitura Municipal de Hulha Negra, pelo site da Empresa e pelo site da Prefeitura, se a autoridade competente julgar necessário, também em jornais de comunicação de ampla circulação da região do município.

A validade do concurso público será de até 2 (dois) anos, a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Pejuçara - RS

A Prefeitura de Pejuçara, localizado a 381 km da capital, Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de concurso publico nº. 001/2015. O concurso a ser executado pela empresa Objetiva Concursos LTDA, oferece 49 vagas para posse imediata, além de formar cadastro de reserva.
 
As vagas oferecidas são para profissionais de todos os níveis de escolaridade. O regime de trabalho para todos os cargos é de 12 a 44 horas semanais e o salário inicial pode chegar a R$ 7.449,44. Das vagas oferecidas, 10% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos
Telefonista - recepcionista, técnico de enfermagem, professor, operário, operador de máquinas, motorista, monitor escolar, médico, mecânico, inspetor tributário, educador físico, educador especial, contador, cirurgião dentista, auxiliar em saúde bucal, assistente social e agente comunitário de saúde.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas somente via internet, através do site www.objetivas.com.br, até às 23h59min do dia 09 de fevereiro de 2015. O valor da taxa de inscrição será de R$ 40 a R$ 100.
 
Provas
O concurso será constituído de provas objetivas, práticas e títulos.
 
As provas objetivas e práticas serão aplicadas na data provável de 08 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, em 24 de fevereiro de 2015.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério da Prefeitura de Pejuçara.

Concurso Prefeitura de Formigueiro - RS

Foi divulgado pelo site da organizadora EPL - Concursos, o edital de nº 001/2015 que dá regimento ao concurso público da Prefeitura do município de Formigueiro, Estado do Rio Grande do Sul. O concurso objetiva o preenchimento de 28 vagas, mais cadastro de reserva, no quadro de servidores municipais de Formigueiro. As vagas alcançam candidatos de níveis de escolaridade fundamental, médio e superior.

Os contratos serão no regime estatutário e os valores salariais oscilam entre as cifras de R$ 385,00 a R$ 6.973,63. A jornada de trabalho varia de 12 a 40 horas.

As oportunidades são para os cargos de Advogado, Agente Administrativo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agente Comunitário de Saúde, Agente Tributário, Analista de Sistemas, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Cirurgião Dentista, Contador, Contínuo, Cozinheiro, Educador Físico, Enfermeiro – PSF, Enfermeiro Padrão, Engenheiro Civil, Escriturário e demais funções.

O pedido de inscrição deverá ser efetuado exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br, até as 23h59min horas do dia 26 de janeiro de 2015. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 150.

Na data prevista de 12 de fevereiro de 2015, será divulgado o edital com os locais de provas dos candidatos para a Prova Objetiva. O Edital estará disponível no saguão do da Prefeitura Municipal de Formigueiro-RS e divulgado através do site www.eplconcursos.com.br.


A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada na cidade de Formigueiro-RS, na data prevista de 01 de março de 2015, em horário a ser divulgado através do edital de Local de Prova. A prova terá duração máxima de 04 horas, contados a partir de seu inicio.

O gabarito da prova objetiva será afixado em Edital no saguão da Prefeitura Municipal de Formigueiro-RS e divulgado através do site www.eplconcursos.com.br a partir do dia 02 de março de 2015.

O resultado da prova objetiva será divulgado em Edital no saguão Prefeitura Municipal de Formigueiro-RS e divulgado através do site www.eplcocursos.com.br a partir do dia 10 de março de 2015.

O prazo de validade do concurso Público é de 02 anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Órgão Oficial de Publicação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Rio Branco - AC divulga edital de processo seletivo

Termina no dia 25 de janeiro de 2015 as inscrições de processo seletivo da Prefeitura de Rio Branco, no Acre. Por meio do edital nº 01/2015 publicado no site da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB), serão admitidos 959 profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
Os cargos disponíveis são nas funções de merendeira, atendente pessoal, assistente escolar, assistente de creche, professores em diversas áreas e nutricionista. As remunerações variam de R$ 721,63 a R$ 2.981,04, em jornadas de 25 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas via endereço eletrônico: www.funcab.org. A taxa de inscrição varia de R$ 34 a R$ 68.
 
O seletivo será composto por prova objetiva, análise de títulos e prova prática. A prova está programada para ser realizada no dia 8 de fevereiro de 2015, em local a ser informado provavelmente até o dia 2 de fevereiro de 2015. Os títulos deverão ser entregues nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2015. O gabarito está previsto para ser divulgado a partir das 12h00, do dia 10 de fevereiro de 2015.
 
 Estima-se que a prova prática seja aplicada no dia 1º de março de 2015. Os resultados estão previstos para o dia 6 de março de 2015.
 
O processo seletivo Simplificado será válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Indiaporã - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Indiaporã, no estado de São Paulo, através da empresa Consesp Concursos, divulgou o edital de processo seletivo nº 002/2015. O objetivo é preencher 10 vagas em cargos de nível fundamental. 
 
A chance é para o cargo de agente comunitário de saúde. O salário previsto para os contratados é de R$ 1.014,00, em jornadas de 40 horas semanais. 
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2015, pelo site www.consesp.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00. 
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetiva e curso introdutório de formação inicial e continuada.
 
A prova está prevista para ser aplicada no dia 31 de janeiro de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.  
 
A validade do Processo Seletivo será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração. 

Prefeitura de Paineiras - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Paineiras, no estado de Minas Gerais, lançou o edital de processo seletivo n° 001/2015, para o preenchimento de 10 vagas para as funções de Técnico em Enfermagem, Atendente de Consultório Dentário, Odontólogo, Psicólogo e Barqueiro. Os aptos habilitados atuarão em regime de 30 e 40 horas semanais, com salários de até R$ 2.544,00.

As inscrições serão efetuadas do dia 13 a 15 de janeiro de 2015, de 08 às 16 hs, na Comissão de Seleção – Praça Terezinha de Vargas Mendonça nº 288 – Centro – Paineiras/MG.
 
O processo seletivo constará de prova de títulos.
 
Edital publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição de 12 de janeiro de 2015.

Prefeitura de Rodeiro - MG anuncia processo seletivo

Com oferta de 24 vagas em cargos de níveis fundamental e superior, a Prefeitura de Rodeiro, no estado de Minas Gerais, lançou extrato do edital nº. 002/2015 para realização de processo seletivo. Os salários variam entre R$ 788,00 e R$ 1.485,88.
 
Cargos
Monitor de Escola, Ajudante Geral, Fiscal de Vigilância Sanitária, Psicólogo e Recepcionista/Telefonista.
 
Interessados, deverão preencher a ficha de inscrição disponível na recepção desta Prefeitura, até o dia 15 de janeiro de 2015 das 9h às 10h.
 
O prazo de contratação será pelo período de doze meses, com possibilidade de prorrogação por até igual período, se verificada a necessidade do serviço e o desempenho satisfatório do contratado.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios de Minas Gerais, edição de 12 de janeiro de 2015.

Concurso Prefeitura de São Pedro do Butiá - RS

A Prefeitura de São Pedro do Butiá, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital n° 01/2015 para a realização de concurso público. Serão ofertadas 17 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 4.375,00 em carga horária de 20 a 42 horas semanais.

A execução do certame será de responsabilidade da PIASCON – Sociedade PI de Assessoria e Consultoria LTDA. As chances são para as funções de Dentista ESF, Eletricista, Farmacêutico, Merendeira, Monitor de Escola, Professor Nível 01, Professor Nível 02, Psicólogo, Secretário (a) de Escola e Zelador.

Os interessados deverão fazer suas inscrições através do endereço eletrônico www.piascon.com.br, até o dia 22 de janeiro de 2015. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva para todos os cargos ocorrerá provavelmente no dia 29 de março de 2015, conforme termo de cedência de dependências, no Colégio Estadual Professor Pedro José Scher, sito na Rua Sete de Setembro, nº 950, Centro, no Município de São Pedro do Butiá/RS e terá duração de 03 horas. Para o turno da manhã a prova objetiva e prova de títulos será aplicada com início às 9h e término às 12h. Para o turno da tarde a prova objetiva e prova de títulos será aplicada com inicio às 14h e término ás 17h e a prova prática de eletricista com duração de 01 hora, das 14 às 15h. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 29 de março de 2015.

O concurso terá validade de 2 anos a partir da data de homologação do resultado final, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de São Pedro do Butiá/RS, por meio de Decreto do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Mirassol d'Oeste - MT lança processo seletivo

Por meio do edital nº 01/2015, de processo seletivo, lançado pela organizadora Omni Concursos, a Prefeitura de Mirassol d'Oeste, no Estado de Mato Grosso, informa que está com 78 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
As chances são para profissionais nas funções de auxiliar de serviços gerais, operador de máquinas rodoviárias, auxiliar administrativo, merendeira, motorista, atendente de consultório dentário, auxiliar de desenvolvimento infantil, cadastrador social, monitor (artesanato, creche, cultura, esportes, informática e recreação e jogos), orientador social para crianças, adolescentes e jovens, técnico de enfermagem, assistente social volante, educador social para idosos, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, professor (diversas áreas) e psicólogo. Também haverá cadastro de reserva aos cargos de auxiliar de serviços externos, borracheiro, coveiro, pedreiro, vigia, auxiliar de enfermagem, trabalhador de serviço de manutenção, edificação e logradouros, agente administrativo, assistente de informática, assistente social, enfermeiro, farmacêutico/bioquímico, veterinário e odontólogo. Os aprovados farão jus a remunerações de R$ 788,00 a R$ 13.336,72, em jornadas semanais de 25 a 40 horas.
 
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 16 de janeiro de 2015, via endereço eletrônico: www.omniconcursos.com.br, mediante taxa de R$ 25,00 a R$ 50,00, de acordo com o cargo pleiteado.
 
O seletivo será composto por prova objetiva, prova prática e avaliação de títulos. A prova está programada para ser aplicada no dia 1º de fevereiro de 2015, em local e horário a ser informado através de edital divulgado no site da organizadora, provavelmente a partir do dia 27 de janeiro de 2015. A prova prática está prevista para ocorrer no dia 2 de fevereiro de 2015, em local e horário a ser informado. Os títulos deverão ser entregues no dia da prova objetiva, até as 13h00. Estima-se que o gabarito seja disponibilizado no dia seguinte a prova objetiva.
 
Informações referentes ao seletivo serão publicadas nos sites: www.omniconcursos.com.br e www.mirassoldoeste.mt.gov.br.
 
O processo seletivo será válido por um ano, podendo haver prorrogação por igual período, a contar da data de homologação, a critério da administração da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de Senador Amaral - MG

A Prefeitura de Senador Amaral, no estado de Minas Gerais, através da empresa Reis & Reis Auditores Associados, divulgou o edital de concurso público nº 01/2015. O objetivo é a contratação de 96 profissionais de ensino fundamental, médio e superior. As remunerações vão de R$ 724,00 a R$ 3.485,96, em jornadas de 6 a 40 horas semanais ou 20 horas/aula.
 
As vagas são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, vigilante, zelador, agente de vigilante sanitário, assistente social, fisioterapeuta, médicos, psicólogo, agente tributário, contador, escriturário, gari, motorista, operador de máquina pesada, operário, pedreiro, nutricionista, professores, entre outros.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 17 de março a 15 de abril de 2015, pelo site http://www.reisauditores.com.br, ou presencialmente na Sede da Prefeitura de Senador Amaral, localizada a Rua Vereador José Alves de Rezende, s/nº.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 29,00 a R$ 140,00.
 
A Prova Objetiva está prevista para ser aplicada no dia 17 de maio de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente, no site www.reisauditores.com.br.
 
O prazo de validade do Concurso Público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Eunápolis - BA

A Prefeitura de Eunápolis, no estado da Bahia, publicou edital de concurso público, com o fito de preencher 399 vagas em funções de todos os níveis de escolaridade para provimento de cargos em várias áreas da administração. O certame será organizado e coordenado pela empresa MSM Consultoria e Projetos, e reserva 20 vagas para pessoas com deficiência.

Os salários oferecidos variam entre R$ 724,00 e R$ 3.500,00 de acordo com o cargo escolhido.

As ofertas são para os cargos de administrador, administrador em marketing, agente de trânsito, agente de desenvolvimento de crédito, arquiteto, arquivista, assistente social, auditor fiscal, auxiliar de saúde bucal, bibliotecário, biólogo, bioquímico, motorista de ambulância, economista, eletricista, encanador, enfermeiro, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro de alimentos, engenheiro elétrico, engenheiro florestal, estadista, farmacêutico, farmacêutico auditor, fiscal ambiental, fiscal de obras e posturas, fiscal de polícia administrativa, fiscal imobiliário, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, inspetor sanitário, médico, monitor, monitor de informática, motorista, músico terapeuta, nutricionista, odontólogo, pedreiro, pintor, procurador jurídico, professor, psicólogo, psicopedagogo, servente de pedreiro, supervisor de alimentos, técnico ambiental, técnico auxiliar de regulação médica, técnico em contabilidade, técnico em enfermagem, técnico em informática, técnico em laboratório de prótese dentária, técnico em radiologia, técnico em farmácia, técnico em tomografia, técnico em topografia, terapeuta ocupacional, turismólogo, veterinário e zootecnista.

As inscrições devem ser feitas via internet, através do endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br, entre 08h do dia 13 de janeiro e 23:59h do dia 08 de fevereiro de 2015. A taxa de inscrição varia de R$ 36,00 a R$ 150,00.

O concurso público será realizado em duas etapas, sendo a primeira constante de prova objetiva de múltipla escolha e a segunda de prova de títulos para Professores. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 12 de abril de 2015, no turno matutino ou vespertino nas Escolas no Município de Eunápolis-BA.

O gabarito oficial preliminar será publicado no dia 14 de abril de 2015 até às 18h nos sites www.eunapolis.ba.gov.br e www.msmconsultoria.com.br.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Prefeitura de Pereiras - SP divulga edital de processo seletivo

Com 87 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Pereiras, no Estado de São Paulo, informa por meio do edital nº 01/2015 de concurso público, que está com inscrições abertas.
 
As chances são para áreas de agente comunitário, assistente administrativo, atendente, atendente de saúde, auxiliar de enfermagem, auxiliar de tributação, babá, borracheiro, coletor de lixo, enfermeiro padrão I, faxineira, inspetor de alunos, mecânico II, médico (cardiologista, clínico geral e ginecologista), merendeira, monitor, monitor de alunos, motorista II, operador de máquinas II, procurador jurídico, patroleiro I, professor, secretário de escola, serviços gerais, técnico informática e telefonista. As remunerações variam de R$ 775,23 a R$ 5.689,75 e de R$ 8,95 e R$ 10,34 por hora aula, em jornadas de 24 a 44 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 26 de janeiro de 2015, com taxas de R$ 25,00 a R$ 45,00, através do site: www.viclamtreinamento.com.br.
 
O concurso será composto por prova escrita e prova prática. A prova escrita está prevista para ocorrer no dia 8 de fevereiro de 2015, em local e horário a ser informado.
 
O concurso público será válido por dois anos, contado a partir da data de sua homologação no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado por período semelhante.

Prefeitura de Paranaíta - MT abre vagas em processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Paranaíta, estado do Mato Grosso, lançou o edital Nº 001/2015 para contratação de servidores para atuar nas áreas de Administração e Saúde por tempo determinado. São ofertadas 19 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.090,93.
 
Cargos: Assistente de controle administrativo, agente administrativo, operador de máquinas, auxiliar de serviços gerais, enfermeiro, técnico em enfermagem, auxiliar de laboratório, agente administrativo da saúde, auxiliar de consultório odontológico, agente comunitário de saúde, agente de conservação/manutenção da saúde, cozinheira/copeira e condutor de veículo da saúde.
 
Fica reservado 5% das vagas aos portadores de deficiência física.
 
Para a inscrição, o candidato deverá preencher a ficha disponível no site www.paranaita.mt.gov.br, entre os dias 12 a 25 de janeiro de 2015, até às 23h59min.
 
O processo seletivo será composto de provas escritas, práticas e entrevista.
 
As provas escritas estão previstas para 01 de fevereiro de 2015, na Escola Municipal Juscelino Kubistchek de Oliveira, situado à Rua Cuiabá, s/nº, bairro Jardim Esperança, no horário das 8 às 11 horas.
 
O gabarito será publicado provavelmente no dia 02 de fevereiro de 2015, a partir das 13h no site  www.paranaita.mt.gov.br.
 
A prova prática e a entrevista serão realizadas na data provável de 9 de fevereiro de 2015, na Secretaria Municipal de Obras e na sala de reunião da Prefeitura Municipal.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, contado da homologação oficial dos resultados podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da administração.
 
Edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição do dia 12 de janeiro de 2015.

Concurso Prefeitura de Ribeirão Bonito - SP

A Prefeitura de Ribeirão Bonito, Estado de São Paulo, abriu edital n° 01/2015 de concurso público, destinado ao provimento de quatro vagas para os cargos de Operador de Máquinas, Médico Ginecologista, Médico Pediatra e Médico do Trabalho (níveis fundamental e superior). Os salários variam de R$ 1.334,00 a R$ 5.400,00 em carga horária de 20 e 44 horas semanais.

A empresa responsável pela organização e realização do Concurso Público será a Apta – Assessoria e Consultoria Ltda.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.aptarp.com.br até o dia 25 de janeiro de 2015.

O candidato que não possuir acesso próprio à internet poderá efetuar sua inscrição dirigindo-se ao Telecentro Municipal de Ribeirão Bonito, localizada na Rua Padre Guedes, nº 584 Centro - Ribeirão Bonito – SP, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00, excetuando-se sábados, domingos e feriados.
 
Provas
As provas objetivas e práticas serão realizadas na data prevista de 08 de fevereiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados na data prevista de 31 de janeiro de 2015.

Taxas
Ensino Fundamental Completo - R$ 25,00;
Ensino Superior Completo - R$ 45,00.

Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data de homologação de cada emprego, podendo ser prorrogado, a critério da Administração Municipal de Ribeirão Bonito, por igual período.

Concurso Prefeitura de Quirinópolis - GO

A Prefeitura de Quirinópolis, no estado de Goiás, publicou editais n°s 001 e 002/2015 de concurso público e processo seletivo, destinados ao provimento de 1.532 vagas, sendo 383 imediatas e 1.149 para cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior.

A remuneração pode variar entre R$ 731,38 até R$ 2.180,62 e a jornada de trabalho é de até 48 horas semanais.

No caso do processo seletivo n° 02/2015 serão 20 vagas de imediato e 60 no cadastro de reserva para ACS (Agente Comunitário de Saúde) e 10 vagas principal e 30 de cadastro de reserva para Agente de Combate Endemias. Já o edital de concurso público n° 001/2015 serão 43 cargos sendo oferecidos 353 vagas principal e 1059 no cadastro de reservas.

Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Laboratório da Funasa, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Jardineiro, Merendeira, Motorista, Músico, Operador de Máquina Leve, Operador de Máquina Pesada, Pedreiro, Porteiro Servente e Zelador;

- Nível Médio: Assistente de Educação Infantil, Auxiliar de Saúde Bucal, Guarda Municipal I, Guarda Municipal II, Inspetor I, Inspetor II,  Monitor, Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde;

- Nível Técnico: Técnico de Enfermagem, Técnico de Raio-x, Técnico de Segurança no Trabalho e Técnico em Contabilidade;

- Nível Superior: Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Bioquímico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Orientador Esportivo, Profissional do Magistério Classe III nas áreas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Biologia, Educação Física, Geografia, História, Matemática, Português/Inglês e Psicólogo.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão exclusivamente via internet no site da organizadora, www.infocol.com.br, de 26 de fevereiro até o dia 18 de Março de 2015 com taxas a partir de R$ 32,18 até R$ 95,95.

Provas
O concurso público e o processo seletivo poderão ser constituídos de etapa única ou mais, de acordo com o cargo pretendido.

Validade
Os resultados são válidos por 02 anos e podem ser prorrogados por igual período.

Concurso Polícia Civil do Distrito Federal

A Academia de Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) publicou três editais referente à realização de um grande concurso público. Todos os regulamentos são datados de 30 de dezembro de 2014 e são identificados pelo nº 1-PCDF, distinguindo-se apenas pelo nome do cargo para o qual se destina. 
 
O concurso disponibiliza 170 vagas imediatas para profissionais de nível superior, sendo 161 de ampla concorrência e 9 reservadas a pessoas com deficiência. Também será formado cadastro de reserva, contendo 247 classificados, totalizando 417 oportunidades. Os salários podem chegar a R$ 15.370,64 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
 
Cargos
Papiloscopista, Perito Médico-Legista e Delegado.
 
Inscrição
A inscrição será efetuada exclusivamente via internet, no site www.universa.org.br, no período entre 8h do dia 09 de fevereiro e 23h59 do dia 16 de março de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de inscrição é de R$ 168,00 (para o cargo de papiloscopista) e R$ 192,00 (para os demais cargos).
 
Aos candidatos que não dispuserem de acesso à internet, a Fundação Universa disponibilizará computadores conectados em sua Central de Atendimento ao Candidato, localizada no SGAN 609, Módulo A, Asa Norte, Brasília/DF, no período mencionado no subitem acima, no horário das 10h às 17h, ininterruptamente, exceto sábados, domingos e feriados.
 
Prova
O concurso público será composto de provas objetivas, discursivas, de títulos, avaliação médica, capacidade física, avaliação psicológica (conforme o cargo) e curso de formação profissional.
 
Delegado
Prova Objetivas - prevista para 10 de maio de 2015, em locais e os horários que serão divulgados no site  www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal, na data provável de 30 de abril de 2015;

Prova Discursiva - a ser realizada na data provável de 26 de julho de 2015, em locais e horários divulgados, no endereço eletrônico www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal, na data provável de 16 de julho de 2015.
 
Perito Médico-Legista
As provas objetivas e discursivas terão a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 17 de maio de 2015. Os locais, a data e o horário de aplicação das provas serão divulgados no site www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal, provavelmente no dia 29 de abril de 2015.
 
Papiloscopista
A prova objetiva e discursiva será aplicada provavelmente no dia 24 de maio de 2015, em locais e horários que serão divulgados, no endereço eletrônico www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal, na data provável de 29 de abril de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
 
Veja o edital e todas as retificações no sítio de inscrições (http://inscricao.universa.org.br/).

Concurso Prefeitura do Recife - PE: Edital e Inscrição

A Prefeitura de Recife, capital pernambucana, por iniciativa da Secretaria de Saúde, lançou o edital n° 01/2014 de concurso público para provimento de 152 vagas em cargos efetivos de Médico, para atuação no âmbito do Município. Os salários podem chegar até R$ 9.315,50, acrescido de adicional por Desempenho de Equipe (variável) e Gratificação Saúde da Família, no R$ 1.674,35.
 
Além do vencimento base e adicional de desempenho, os médicos com carga horária de 20 horas semanais, nas especialidades com regime de plantão de 12 horas de trabalho por 72 horas de descanso (Art. 26 da Lei nº 17.772/2012), serão remunerados com o Adicional de Plantão no valor de R$ 2.454,10.

As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas via internet (www.ipad.com.br/medicospcr2015), até o dia 09 de fevereiro de 2015, observado o horário oficial do Estado de Pernambuco. A taxa é de R$ 75,00.

A prova objetiva será aplicada no Município de Recife, na data prevista de 15 de março de 2015. Os locais e os horários de aplicação da prova serão divulgados no mesmo endereço eletrônico utilizado para fazer a inscrição no concurso. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova e o comparecimento no horário determinado.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, passado a contar a partir da data da homologação de seu resultado final no Diário Oficial do Município de Recife (data provável: 30/04/2015), podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.
 
Veja o edital e todas as alterações do concurso no sítio: www.ipad.com.br/medicospcr2015

Como o Dr Google quer curar o setor de saúde

Como o Dr Google quer curar o setor de saúdeApenas empresas acostumadas a transformar visões arrojadas sobre o futuro em realidade são capazes de tantas iniciativas ousadas
 
Por Istvan Camargo
 
Você certamente se lembra da época em que nos referíamos ao Google com desdém quando o assunto era saúde.

Criamos até mesmo um acrônimo meio irônico, o famigerado Dr. Google, para dizer que as pessoas estavam se arriscando ao buscar informações sobre saúde numa empresa de internet, ao invés de buscar os conselhos seguros de um profissional de saúde.

Pois é. As mudanças continuam acontecendo rápido nesse começo de século - muito mais rápido que nossa capacidade de mudar a forma de enxergarmos o mundo a nossa volta e mudarmos junto com ele.

Vejamos a questão sob outro ângulo.

A primeira incursão do Google na saúde através de seu mecanismo de buscas, ainda que de forma involuntária, levou milhões de pessoas em todo o mundo a se empoderar mais sobre a própria saúde e, de quebra, deve ter colaborado de forma orgânica e espontânea na coordenação de demanda dos grandes provedores de assistência médica.

Afinal de contas quantas pessoas passaram a procurar os especialistas mais indicados para suas necessidades a partir de resultados de busca sobre possíveis causas, deixando assim de navegar à esmo pelo sistema de saúde de forma totalmente aleatória, e consumindo recursos desnecessariamente?

Difícil estimar
O que podemos afirmar com toda certeza, porem, é que a busca por temas ligados à saúde na internet é uma tendência sem volta que já chegou a ser o terceiro motivo de utilização da rede nos EUA, segundo estudos do respeitado Pew Institute. E que não há nenhum relato conhecido de morte por “erro de informação na web” até esse momento nos Estados Unidos nem em nenhum lugar do mundo.

E quem não se recorda do Google Health?
Aquela foi uma iniciativa do Google que permitia às pessoas guardarem e gerenciarem suas informações médicas em apenas um local.
A ferramenta também permitia que médicos buscassem seus registros e lhe informava se você precisava tomar algum remédio. Teve suas atividades encerradas devido à falta de procura.

Para muitos havia sido o prenúncio de que o Google estava se retirando definitivamente do setor de saúde.

Ledo engano!
Basta constatar que - no ano de 2014 - mais de 1/3 do capital de risco do Google foi investido em projetos de saúde e ciências da vida. Não é pouco.

Com todo esse foco em apenas uma área estratégica, alguém consegue duvidar da relevância da empresa para o futuro do setor?

Para ajuda-lo a entender melhor, separei abaixo 7 segmentos em que eles já estão fazendo bastante diferença:

1.Genoma: Desde março do ano passado o Google está oferecendo para Hospitais e Universidades seus serviços de armazenagem de dados genéticos em nuvem. Mas não apenas isso.
Conectando e comparando milhões de genomas através de sua tecnologia de indexação ele irá propiciar novas descobertas médicas, bem como melhorar diagnósticos, ao longo da próxima década. O National Cancer Institute, por exemplo, já anunciou um investimento de US$ 19MM na criação de uma “nuvem de genoma de câncer” com dados de milhares de pacientes se dividindo entre Google e Amazon (outro concorrente do Google nesse segmento, juntamente com IBM e Microsoft). Na outra mão do mercado, já começaram a surgir startups que desenvolvem “genetic browsers” para que cientistas possam explorar e tirar proveito dessa inédita camada de dados.

2. Pesquisa em Câncer: O Google também está trabalhando para detectar doenças como o câncer antes mesmo que elas comecem a se desenvolver através da construção de uma pílula de detecção.
Essa pílula será preenchida com nano-partículas que são atraídas magneticamente a certas moléculas relacionadas ao câncer, na corrente sanguínea, enquanto um vestível utilizado no pulso, irá alertar o usuário sobre a identificação de quaisquer problemas.

3. Saúde e Fitness: Através da suíte Google Fit é possível coletar dados sobre saúde e fitness de diferentes fontes e
ajudar os usuários a monitorarem seus objetivos saúde e bem estar.

4. Google Glass: Apesar de não ter sido criado para o setor de saúde, sua capacidade de capturar dados enquanto mantem as mão livres caiu como uma luva junto aos médicos. Sua estréia foi na transmissão de uma cirurgia para um grupo de estudantes de medicina, mas já existem outros pilotos em instituições médicas tanto como ferramenta de ensino quanto de teleconferência.

5. Telesaúde: Através da plataforma Google Helpout, o Google está mergulhando mais fundo na tendência de auto-diagnóstico na rede conectando pacientes com dúvidas a médicos através de vídeo-chats.

6. Lentes de contato inteligentes: No ano passado, o Google se uniu com o laboratório Novartis para desenvolver uma lente de contato inteligente que pode controlar os níveis de açúcar no sangue de um portador. O protótipo utiliza sensores em miniatura e uma antena de rádio micro-fino para controlar os níveis de glicose que podem então ser enviados para um dispositivo móvel e monitorados tanto pelo paciente quanto pelo médico. As lentes podem ser a primeira ferramenta de gestão de crônicos e saúde populacional de seu tipo no mundo.

7. Diagnósticos:  Em fevereiro de 2014 o Google formalizou uma parceira com a Quest Diagnostics para facilitar e melhorar a comunicação entre médicos e pacientes através do acesso eletrônico e seguro a informações sobre resultados de exames laboratoriais de uma rede de mais de 100.000 médicos ao redor dos EUA.

Como você pode ver o Doutor Google não está para brincadeira. Ele está chamando para si algumas iniciativas arriscadas e ousadas que – a bem da verdade – apenas uma empresa acostumada e transformar visões arrojadas sobre o futuro em realidade seria capaz de levar adiante.
 
Saúde Web

Enteral e parenteral: Dietas hospitalares podem ser isentas de tributos

Apenas 6,1% dos pacientes internados recebem algum tipo de terapia enteral. No grupo de não desnutridos, essa taxa é de ordem de 2,3%
 
Dietas hospitalares enteral e parenteral podem ser isentas das contribuições para o PIS/Pasep Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). O Projeto de Lei 7771/14 reduz a zero as alíquotas desses tributos que incidem sobre a receita bruta dos prestadores.

Apenas 6,1% dos pacientes internados na rede hospitalar receberam algum tipo de terapia enteral durante sua internação. No grupo de não desnutridos, essa taxa é de ordem de 2,3%.

Já no grupo dos pacientes desnutridos, só 10,1% receberam dieta enteral. “É insignificante a porcentagem de cada estado no uso de terapia enteral e parenteral no Brasil”, argumentou o autor do projeto, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), em comunicado.

A isenção acarretaria  retornos econômicos, segundo o deputado. A desnutrição hospitalar representa custos elevados para o sistema, segundo Leite, por ser responsável por um índice mais alto de complicações cirúrgicas, mortalidade e períodos de internação mais longos.

Definição

Nutrição enteral: alimentos são administradas através da boca, sonda nasal ou ostomias (estômago, intestinos).

Parenteral: quando a passagem do alimento pelo aparelho digestório não pode ser realizada. Utiliza-se a via intravenosa para administração do alimento em forma de solução especial.

Tramitação
O projeto será arquivado pela Mesa Diretora no dia 31 de janeiro, por causa do fim da legislatura. Porém, como o seu autor foi reeleito ele poderá desarquivá-lo. Nesse caso, a proposta deverá ter análise conclusiva das comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
Agência Câmara de Notícias / Saúde Web

Saiba como prevenir a micose no verão

Saiba como prevenir a micose no verão Scx/DivulgaçãoFungo transmissor se reproduz mais rapidamente em ambientes quentes e úmidos e, por isso, é mais comum no calor
 
É no verão que as micoses tendem a aparecer mais. Para quem frequenta praias e clubes com piscina, a chance de contrair a infecção aumenta consideravelmente.
 
A micose é uma infecção produzida por fungos capazes de degradar a queratina, proteína da pele, utilizando-a como fonte de sobrevivência.

A transmissão acontece por meio do contato direto com quem já contraiu a doença, com animais, com o solo ou com objetos contaminados.
 
A associação da doença com o verão ocorre porque o fungo transmissor se reproduz mais rapidamente em ambientes quentes e úmidos, segundo o dermatologista Domimberg Ferreira.

— A areia pode funcionar como superfície de contaminação, já que hospeda os esporos, que são as formas de resistência dos fungos no ambiente — explica o especialista.
 
Entenda a diferença:
A micose pode ser dividida em superficiais ou profundas.
 
Superficiais: são as mais comuns e penetram nas camadas externas da epiderme
 
Profundas: podem ultrapassar a pele e atingir órgãos internos do corpo
 
Como prevenir:
— Secar bem o corpo depois do banho, principalmente os pés e a virilha
 
— Não permanecer com roupas molhadas por muito tempo
 
— Usar preferencialmente roupas de algodão e evitar os tecidos sintéticos
 
— Não andar com os pés descalços em locais públicos
 
— Não compartilhar objetos pessoais, como toalha, roupas de banho, instrumentos de manicure, pentes e escovas

Zero Hora

Anvisa suspende lotes de medicamento usado no tratamento de falha ovulatória

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada ontem (12) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, comercialização e uso dos lotes A116, A117, A118 (Val.: 08/2016) e A120 (Val.: 11/2016) do medicamento Serophene (citrato de clomifeno) 50mg, comprimidos, importado por Merck S.A
 
De acordo com o texto, a própria empresa enviou à Anvisa notificação de desvio de qualidade, após detectar impureza acima do limite de especificação no insumo ativo citrato de clomifeno, utilizado na fabricação do medicamento.
 
A agência determinou, ainda, o recolhimento do estoque existente em mercado.
 
Por meio de nota, a Merck S.A. informou que já suspendeu a distribuição, comercialização e uso dos lotes em questão e solicitou o recolhimento do estoque. “A medida foi uma ação pontual e preventiva e não compromete a comercialização de outros lotes do medicamento Serophene 50mg”.
 
Ainda de acordo com a empresa, não foram encontradas evidências de que os níveis detectados da impureza apresentem risco ao paciente.
 
Agência Brasil

Exame de sangue pode indicar melhor tratamento para parar de fumar

Estudo indica que taxa de metabolização da nicotina influencia na aderência do tabagista aos tratamentos para abandonar o cigarro
 
A escolha do melhor tratamento para um tabagista parar de fumar depende da velocidade em que a nicotina é metabolizada no seu organismo. A constatação é de uma pesquisa publicada nesta segunda-feira no periódico The Lancet Respiratory Medicine. Todo ano, cerca de 6 milhões de pessoas morrem em decorrência de doenças causadas pelo tabagismo.
 
“Quase 65% dos fumantes que tentam largar o cigarro retomam o vício na primeira semana de tentativa. Nossos resultados mostram que fazer o tratamento baseado na velocidade de metabolização da nicotina pode levar à escolha de um tratamento mais adequado”, afirma Caryn Lerman, professora na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e coautora do estudo.
 
Participaram da pesquisa 1 246 fumantes que queriam abandonar o tabagismo. Os pesquisadores mediram a taxa de metabolização da nicotina dos voluntários por meio de um exame de sangue, e dividiram os participantes em dois grupos. Um grupo tomou uma pílula de placebo e usou adesivos com nicotina e outro ingeriu a droga varenicilina (Champix, no nome comercial) e usou um adesivo placebo. Nos dois casos, o tratamento durou onze semanas. Os voluntários receberam atendimento psicológico e foram monitorados por um ano após o fim do estudo.
 
Tratamentos
A pesquisa identificou que aqueles que tinham um metabolismo de nicotina normal, cerca de 60% dos indivíduos, fumavam mais e apresentavam maiores dificuldades para deixar o vício. Para eles, a droga vareniclina foi duas vezes mais eficiente que o adesivo. Os tabagistas que apresentaram uma baixa taxa de metabolização da substância exibiram melhores resultados com o uso de adesivos com nicotina.
 
“Um exame de sangue rápido para medir a taxa em que a nicotina é metabolizada poderia ser desenvolvido e inserido na prática clínica para aconselhar o melhor tratamento para o fumante”, diz Rachel Tyndale, coautora da pesquisa e pesquisadora da Universidade de Toronto, no Canadá.
 
Veja

Confira quinze dicas espertas para enfrentar o calorão e conseguir dormir

A conta é diretamente proporcional: à medida em que a temperatura aumenta, a qualidade do sono cai; algumas atitudes, no entanto, ajudam a driblar o calor
 
O verão brasileiro é tipicamente quente. Em alguns anos, no entanto, o calor vem com mais intensidade e parece ser quase impossível sobreviver em qualquer ambiente sem um ar condicionado ligado.
 
2015 é um desses anos. E, se é difícil aguentar de dia, à noite fica ainda pior, quando o abafado do clima não deixa ninguém dormir em paz. No dia seguinte, vem a moleza, a dor de cabeça e a falta de concentração por conta da privação do sono. E assim segue o ciclo. 
 
O ideal é que todo adulto tenha de sete a oito horas de sono por noite. O excesso de sono e a falta dele são igualmente prejudiciais à saúde. Para aqueles que querem perder uns quilinhos, por exemplo, uma boa qualidade de sono é fundamental para que o corpo tenha sua função hormonal equilibrada.
 
Para conseguir dormir com um calor desses, confira alguns truques. Vale até deixar uma meia úmida (e obviamente lavada) na geladeira e usá-la na hora de se deitar. Os pés gelam, o corpo esfria e a noite fica mais leve.
 
- Umedeça o pijama ou camisola levemente e durma com ele assim, de preferência com um ventilador circulando o ar
 
- Banho morno refresca e ajuda a relaxar
 
- Meias úmidas + ventilador ajudam a refrescar os pés na hora de dormir
 
- Hidrate-se ao longo do dia e não apenas na hora de deitar, para não ficar com vontade de ir ao banheiro durante a madrugada
 
- Use roupas leves e frescas
 
- Prefira lençóis de algodão e linho aos sintéticos, porque esquentam menos
 
- Deixe o quarto arejado durante o dia e, se possível, uma brecha na janela também à noite, para o ar circular
 
- Ar-condicionado: ele deve estar com o filtro limpo e funcionar em torno de 24 graus. Como resseca o ar, deixe uma bacia de água no quarto
 
- Ventilador é uma alternativa refrescante para os dias mais quentes. Evite que seja barulhento e que não fique virado direto para o corpo
 
- Travesseiro: é preciso que seja arejado e feito de material que evite a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, capazes de desencadear crises alérgicas
 
- Evite atividades que exijam muita concentração ou que elevem o nível de ansiedade (como filmes de ação ou suspense) perto do período de dormir
 
- Evite exercícios vigorosos perto da hora de dormir
 
- Bebidas estimulantes como o chá verde e o café devem ser evitadas no período noturno
 
- Siga uma dieta balanceada e leve. Evite refeições muito calóricas à noite
 
iG