Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Anvisa libera remédio derivado da maconha

Canabidiol
Reprodução / Canabidiol
Agência ressaltou que não há relatos de dependência relacionada ao uso de canabidiol; substância auxilia no tratamento de diversas enfermidades, como a epilepsia grave
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta (14), por unanimidade, a reclassificação do canabidiol como medicamento de uso controlado e não mais como substância proibida. A decisão foi tomada durante reunião da diretoria colegiada na sede da agência, em Brasília.
 
A maior parte dos diretores da agência ressaltou que não há relatos de dependência relacionada ao uso de canabidiol, enquanto há diversos indícios registrados na literatura científica de que a substância auxilia no tratamento de enfermidades como a epilepsia grave.
 
Os diretores também ressaltaram que a reclassificação abre caminho para que as famílias que fazem uso do canabidiol não continuem a agir na ilegalidade ou por fazer uso de uma substância proibida, além de abrir caminho para mais pesquisas sobre os efeitos medicinais da maconha.
 
A Anvisa iniciou a discussão sobre a possibilidade da reclassificação da substância em maio de 2014. Na época, não houve decisão terminativa sobre a questão. Desde então, a agência vinha autorizando a liberação de importação do canabidiol em caráter excepcional.
 
Ilegal
O uso do CDB passou a ser discutido nacionalmente depois que Katiele Fischer foi a justiça pedindo autorização para usar o medicamento na filha Anny, de 6 anos. A história foi inclusive tema do documentário Ilegal, lançado no ano passado. Segundo a mãe, Anny tinha até 80 crises convulsivas por semana, e depois que passou a usar o canabidiol esses eventos pararam de acontecer.
 
Estudo de componentes da maconha abre possibilidade para desenvolvimento de outros medicamentos
Estudo de componentes da maconha abre possibilidade para
 desenvolvimento de outros medicamentos
Por conta do crescente debate, no ano passado, a Anvisa já havia simplificado os trâmites necessários para a importação de produtos à base de canabidiol, por pessoa física e para uso próprio. Com a mudança, a documentação entregue pelos interessados passou a ter validade de um ano, sendo necessária a apresentação da receita médica a cada novo pedido de importação.

O Conselho Federal de Medicina autorizou neurocirurgiões e psiquiatras a prescrever remédios à base de canabidiol para crianças e adolescentes com epilepsia, cujos tratamentos convencionais não surtiram efeito.
 
Estudos científicos
A maconha contém mais de 480 componentes, sendo que 86 são os chamados canabinoides que atuam no cérebro. Os mais estudados são o delta- 9 - tetrahidrocanabinol, que produz efeitos alucinógenos, em doses altas, e o canabidiol que protege o cérebro dos efeitos do THC.

Estudos científicos sobre os efeitos de componentes da maconha como alternativa para remédios têm avançado no último ano. Pesquisa da USP de Ribeirão Preto com pacientes parkisonianos mostrou que o uso de canabidiol melhorou a qualidade do sono em 70% dos casos. Outro estudo em andamento está testando os efeitos do canabidiol no sono. A expectativa é que, dependendo dos resultados, a substância seja uma alternativa aos medicamentos contra insônia e outros distúrbios do sono.

O estudo dos componentes da maconha abre uma possibilidade para o desenvolvimento de outros medicamentos. Outro exemplo são os efeitos benéficos da maconha para a dor, conhecidos desde o final dos anos 1960. O efeito analgésico serve tanto para a dor neuropática quanto para a miopática.

Desde 2010, há no mercado um remédio com os princípios do THC e do Canabidiol, com uso liberado na Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e países da Ásia (exceto Japão, China e Hong Kong) e países do Oriente Médio (exceto Israel e Palestina).

Agência Brasil / iG

Caseína: o que é, quais os benefícios, quando e como tomar

Caseína: o que é, quais os benefícios, quando e como tomarOs marombeiros de plantão sabem de traz para frente e de frente para trás que tomar suplementos pode ser necessário em alguns momentos. Porém, é preciso ter um certo nível de conhecimento para fazer isso da maneira correta
 
Os suplementos proteicos auxiliam no desenvolvimento de músculos caso a sua alimentação esteja deficiente.
 
A chave para fazer com que a suplementação de proteínas faça o efeito desejado é tomar da maneira correta e nas horas corretas. Cada tipo de proteína exerce uma função no organismo e em momentos determinados. Um tipo bastante procurado pelos atletas e praticantes de musculação é a caseína. Ela é uma proteína de longa absorção e reduz o catabolismo.
 
O que é a caseína?
É um tipo de fosfoproteína encontrada no leite. Ela é encontrada tanto no leite de vaca quanto no leite humano, sendo que no primeiro ocorre em torno de 80% e no segundo, fica entre 20 e 45%. Também é possível encontrar a caseína nos derivados do leite como queijo, manteiga, iogurte, entre outros.
 
Quais os benefícios da caseína?
A caseína é classificada como uma proteína de alta absorção. Ela pode demorar até mais que o dobro do tempo no organismo para ser absorvido que o whey protein. No caso da whey protein, ela é ingerida logo no pós-treino por causa da sua rápida absorção pelo organismo que precisa de nutrientes de forma urgente por conta do processo de catabolismo que se inicia depois da musculação.
 
Em uma comparação com o whey, a caseína consegue ficar no organismo até 4 horas a mais do que a proteína do soro do leite. Ela é muito sensível ao pH do estômago, que é um ambiente ácido, e por isso a absorção passa a ser gradativa. Por sua vez, a liberação de aminoácidos para a corrente sanguínea é bem demorada.
 
Além de regular o tempo de transporte das proteínas através do intestino, ajudando na maior absorção de aminoácidos, ela também oferece ajuda na liberação de neurotransmissores excitatórios. A caseína consegue liberar uma grande quantidade de tirosina. Assim, o corpo passa a ter muita tirosina, que está relacionada com o processo de excitação neural e reduz a proporção do triptofano, que é um neurotransmissor de relaxamento.
 
Como e quanto tomar a caseína
Tomar caseína antes de ir dormir é o melhor momento para isso. Como dito acima, a caseína demora cerca de 8 horas circulando no organismo. É justamente no período da noite que passamos muitas horas sem ingerir nenhum tipo de nutriente e o corpo começa a entrar em um processo de catabolismo. Ela também pode ser substituída pela albumina.
 
Quanto à quantidade que deve ser consumida por dia, a própria embalagem do produto vem informando qual a quantidade correta. Ela pode vir com um medidor próprio para que você saiba exatamente quanto de proteína está ingerindo.
 
Malhar Bem

Ansiedade e depressão não são quadros opostos

Ambos têm sintomas em comum e podem aparecer na mesma pessoa
 
Por Priscila Gasparini - Psicóloga
 
Muitas pessoas acreditam que depressão e ansiedade são quadros opostos, mas isto não é verdade. Existem muitos estudos a cerca destas doenças, e o que se pode observar é que o diagnóstico de depressão pode passar para um quadro de ansiedade em 2% dos casos e no sentido contrário, ansiedade para a depressão em 24% dos casos. Por isso é importante buscar a ajuda de um especialista para evitar que o quadro se agrave. 
                           
Primeiro, vamos entender o que é a ansiedade. Esse é um sentimento que causa desconforto, uma apreensão desagradável que pode surgir frente a um perigo real, ou imaginário, onde prepara o indivíduo para uma situação potencialmente danosa, como punições, privações ou ameaças físicas ou morais. A ansiedade impulsiona a pessoa a resolver a situação, aumentando o grau de vigília e sua capacidade de ação, é natural do ser humano e adaptativo, necessário para a autopreservação. 
                           
 
 
A ansiedade se torna patológica quando passa a atrapalhar o indivíduo, trazendo prejuízo ao bem estar e ao seu desempenho, impedindo-o de enfrentar as situações ameaçadoras. Seus sintomas são intensos e aparecem como medos exagerados, estados em que não se consegue relaxar, sensação de que sempre algo ruim está para acontecer, falta de controle sobre seus pensamentos, fixação em seus problemas, pavor de situações difíceis, dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, problemas sexuais, dificuldades para dormir, entre outros. Esses pensamentos geralmente vêm associados a sensações físicas como mal estar, dor de estômago, aperto no tórax, palpitações, inquietação, sudorese, etc.

Já a depressão é um distúrbio emocional caracterizado por tristeza profunda e baixa autoestima, que pode ser desencadeada por diversos fatores. Nele há uma alteração química no cérebro do paciente, onde os neurotransmissores não são produzidos de maneira satisfatória. Entre eles estão a serotonina, noradrenalina e dopamina, que são substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. 
                           
Os sintomas da depressão são: apatia, falta de motivação, medos que antes não existiam, dificuldade de concentração, perda ou aumento de apetite, pessimismo, indecisão, insônia, sensação de vazio, irritabilidade, raciocínio mais lento, esquecimento, ansiedade, angustia, entre outros. 
                           
Podemos observar que há muitos sintomas similares entre a depressão e a ansiedade, como por exemplo, os medos, dificuldade de concentração, insegurança, irritabilidade, entre outros. O que é importante ressaltar é que ambos são doenças e devem ser diagnosticas e tratadas corretamente por profissionais especializados. 
                           
É importante que se houver alguma dúvida quanto a sintomas ou diagnósticos, procure um especialista e faça uma avaliação, pois são doenças que podem se agravar. O quanto antes elas forem tratadas, mais rápido e eficiente será o restabelecimento da saúde mental desse paciente. 
 
Minha Vida

Sonecas são fundamentais para aprendizado de bebês, diz pesquisa

Sonecas são essenciais para o aprendizado na primeira infância, dizem cientistas
 
Pesquisas com 216 bebês de até 12 meses indicam que eles não conseguiam recordar novas tarefas se não tirassem uma longa soneca pouco depois do novo aprendizado.
 
A equipe de pesquisadores, da Universidade de Sheffield, sugere que o melhor momento para aprender parece ser pouco antes de dormir. Eles também enfatizam a importância de ler histórias antes de as crianças dormirem.
 
Especialistas acreditam que o sono seja muito mais importante nos primeiros anos de vida do que em outras idades.
 
As pessoas passam a maior parte de seu tempo dormindo enquanto bebês, em comparação com outros anos da vida. Apesar disso, os pesquisadores de Sheffield e da Ruhr University Bochum, na Alemanha, dizem que "pouco se sabe" a respeito do papel desempenhado pelo sono no primeiro ano de vida do bebê.
 
Aprender, dormir, repetir
Os cientistas ensinaram novas tarefas (na forma de brincadeiras com fantoches) a bebês de 6 a 12 meses de idade.
 
Metade dos bebês dormiu até quatro horas depois do aprendizado, enquanto os demais não dormiram ou tiraram sonecas curtas, de menos de 30 minutos.
 
No dia seguinte, os bebês foram estimulados a repetir o que haviam aprendido.
 
Os resultados, publicados em Proceedings of the National Academy of Sciences, mostraram que o ato de "dormir como um bebê" foi vital para o aprendizado.
 
Em média, uma tarefa e meia puderam ser repetidas após uma longa soneca.
 
Em comparação, eles não conseguiam repetir nenhuma tarefa se não tivessem dormido o bastante.
 
"Os que dormiram após aprender conseguiram assimilar bem; os que não dormiram não aprenderam nada", diz à BBC Jane Herbert, do departamento de psicologia da Universidade de Sheffield.
 
Ela disse que presumia-se que bebês bem despertos conseguiam aprender melhor. No entanto, "talvez os eventos ocorridos pouco antes do sono sejam os mais importantes".
 
As descobertas mostraram também o "quão valioso" é ler livros com as crianças antes de elas dormirem.
 
E são reforçadas por um estudo do ano passado que identificou os mecanismos da memória durante o sono, que apontou como novas conexões entre células cerebrais são formadas durante o sono.
 
Ressalvas
"Talvez o sono seja muito mais importante em algumas idades do que em outras, mas tudo isso ainda precisa ser mais fortemente estabelecido", ressalta o profesor Derk-Jan Dijk, cientista do sono na Universidade de Surrey.
 
Ele afirma que bebês "certamente precisam dormir bastante" para estimular o aprendizado, mas concentrar esse aprendizado pouco antes de dormir talvez não seja a melhor alternativa.
 
"O que os dados mostram é que dormir após aprender é positivo, mas não que estar com sono durante o aprendizado é positivo."
 
Também há um crescente interesse no sono e na memória no outro extremo da vida: na terceira idade, principalmente levando-se em conta problemas neurodegenerativos, como a demência.
 
Acredita-se que estimular o sono possa retardar a deterioração da função da memória.
 
Terra

Autoridades chinesas confirmam primeira morte por gripe aviária da temporada

As autoridades de saúde da província de Fujian, no sudeste da China, confirmaram nesta terça-feira a primeira morte da temporada de um paciente infectado com a gripe aviária H7N9, ocorrida na cidade de Xianmen
 
Segundo a agência oficial "Xinhua", nessa província há outras quatro pessoas infectadas pela cepa H7N9 do vírus, das quais três estão em estado grave, enquanto o quarto paciente já se recuperou.
 
Na província vizinha de Cantão, as autoridades de saúde detectaram quatro novos casos de gripe aviária em humanos entre segunda e terça-feira, dos quais três pacientes também estão em estado grave.
 
As autoridades chinesas já advertiram no início do mês que a temporada de gripe estava entrando em sua fase de maior incidência.
 
Além disso, novas infecções com as variedades H5N2 e H5N8 foram detectadas nesta semana em fazendas do sul de Taiwan, o que elevou para 14 o número de focos detectados e para mais de 140 mil aves sacrificadas.
 
No ano passado, foram registrados na China os primeiros contágios no mundo em humanos de três variantes do vírus da gripe aviária: H7N9, H10N8 e H6N1.
 
A cepa H7N9 foi a mais mortal e a que mais infectou pessoas, com um total de 419 casos, dos quais um quinto resultou em óbito, de acordo com dados divulgados pela imprensa oficial.
 
EFE / Terra

Prefeitura de Cujubim - RO publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Cujubim, no estado de Rondônia, lançou o edital n° 001/2015 referente à realização do processo seletivo que resultará no provimento de 106 vagas temporárias em diversos cargos de níveis superior e fundamental. Os salários ofertados variam entre R$ 1.323,35 e R$ 9.081,80.

As inscrições estarão abertas até o dia 16 de janeiro de 2015, via internet, através do portal www.cujubim.ro.gov.br.

O processo seletivo consistirá em Análise de Títulos e Curriculum Vitae e tem como objetivo o recrutamento e a seleção de candidatos, visando a contração de Professores, Enfermeiros, Médicos: Clínico Geral, Ginecologista e Ortopedista, Fisioterapeuta, Cirurgião Dentista, Nutricionistas, Assistente Social, Psicológos, Motorista de Veículos Escolares, Motorista: Caminhão Graneleiro, Caçamba e Bi Trem, Operadores de Máquinas Pesadas: Retro Escavadeira, Motoniveladora, Pá Carregadeira e Escavadeira Hidráulica, para atender a Secretaria Municipal de Administração, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde.

O resultado das avaliações sairá no dia 26 de janeiro de 2015.

Os candidatos selecionados, dentro do quantitativo de vagas ofertadas, serão admitidos em caráter emergencial pelo prazo de seis meses, a contar da data de assinatura do contrato de trabalho, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Barra do Chapéu - SP

A Prefeitura de Barra do Chapéu, no estado de São Paulo, através da empresa Viclan Treinamento e Comércio Ltda., divulgou o edital n° 01/2015 de concurso público, com a finalidade de preencher 60 vagas em seu quadro de funcionários. Há oportunidades para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.000,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Almoxarife, Auxiliar de desenvolvimento Infantil, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Engenheiro Agrônomo, Escriturário, Farmacêutico, Médico Clínico, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Veterinário, Merendeira, Motorista de Ambulância, Motorista de Caminhão e Ônibus, Motorista de Veículos, Operador de Máquinas Pesadas, Operador de Trator Agrícola, Professor PEB I Educação Especial, Professor de Pré- Escola/ Creche, Professor Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II em ARTES, Professor de Ensino Fundamental II – em Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II – em Inglês, Psicólogo, Recepcionista e Vigia.
 
Inscrições
As inscrições serão feitas somente via internet através do site www.viclamtreinamento.com.br, até o dia 26 de janeiro de 2015.

Taxas
Alfabetizado - R$ 25,00;
Ensino Médio -  R$ 41,00;
Ensino Superior - R$ 53,00.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas no Município de Barra do Chapéu/SP, e está prevista para o dia 01 de março de 2015, sendo que a confirmação das datas e as informações sobre horários e locais para realização das mesmas serão divulgadas.

O gabarito oficial deverá ser divulgado em até 03 dias após a realização da prova nos meios de comunicação.

Validade
O concurso para todos os efeitos tem validade de 02 anos contados a partir da data de sua homologação, a qual será publicada no Jornal Apiai Tem, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Maurilândia - GO

A Prefeitura de Maurilândia, no estado de Goiás, publicou o extrato do edital n° 01/2013 de concurso público, com o objetivo de preencher 426 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 3.000,00, com carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
Será reservado o percentual mínimo de 5% das vagas abertas, por cada cargo, ou que forem criadas no prazo de validade do concurso público, às pessoas portadoras de necessidades especiais, desde que compatível com as atribuições do respectivo cargo.
 
Cargos
Agente de serviço de higiene/alimentação, auxiliar de serviços gerais, coletor de lixo, gari, vigilante, escriturário, monitores de ensino, fisioterapeuta e professor (PII/PIII, artes, letras, matemática e educação física).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site www.sigmapesquisas.com.br, com início às 10h do dia 13 de fevereiro e término às 23h59min do dia 3 de março de 2015 (horário oficial de Brasília/DF).
 
As taxas para inscrição no concurso são no valor de R$ 70,00 (ensino fundamental), R$ 100,00 (ensino médio ou técnico) e R$ 150,00 (ensino superior).
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para efetivação das inscrições, no horário das 07h às 11h e das 13h às 17h, no período de inscrição, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, na Biblioteca Municipal de Maurilândia, situada na Avenida Amazonas, s/n, Setor Central - Maurilândia - GO, na recepção da Biblioteca.
 
Prova
O concurso será composto de provas objetivas, títulos e redação.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Maurilândia/GO, na data provável de 29 de março de 2015.
 
Os gabaritos serão publicados nos sites www.maurilandia.go.gov.br e www.sigmapesquisas.com.br, a partir do dia 31 de março de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Hospital Regional Sul (SP) - abre processo seletivo

O Hospital Regional Sul, em São Paulo, comunica, por meio do edital nº 002/2015 de processo seletivo simplificado, que do dia 19 de janeiro ao dia 19 de fevereiro de 2015 realizará inscrições para contratação de médico ginecologista e obstetra.
 
As contrações serão realizadas pelo período de até 12 meses, ou até que terminem as vagas. Os aprovados farão jus à remuneração de R$ 1.590,00, acrescidas de benefícios no valor de até R$ 2.010,00, em jornadas de 12 horas.
 
Para efetuar inscrição é necessário ir ao Hospital, situado à Rua Iguatinga nº 396, Santo Amaro, das 10h às 16h, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção.
 
A seleção será por análise curricular.
 
O processo seletivo terá a validade improrrogável de um ano, contado a partir da data de publicação da classificação final, ou antes, de findar o prazo, em razão de homologação de concurso público para o cargo em questão.
 

Prefeitura de Guaraciaba - SC abre processo seletivo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo edital nº 02/2015, da Prefeitura de Guaraciaba, no Estado de Santa Catarina. A seleção visa o preenchimento de 2 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, com remuneração de até R$ 1.014,00 em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 60,00, serão efetuadas pela internet, no site www.ameosc.org.br até às 23h59min do dia 10 de fevereiro de 2015.
 
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet será disponibilizado equipamento com acesso à internet na biblioteca pública municipal, localizada junto ao Centro de Múltiplo Uso Armando Domingos Montagna ao lado da Prefeitura de Guaraciaba - SC, durante o período das inscrições, em horário de expediente, das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 28 de fevereiro de 2015, das 09h às 11h30min, nas dependências da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, localizada à rua Reinoldo Ritter, em Guaraciaba/SC.
 
O gabarito preliminar será divulgado até às 18 horas do primeiro dia útil após a realização das provas nos sites www.ameosc.org.br e www.guaraciaba.sc.gov.br.
 
A validade do processo seletivo será de um ano contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por até igual período.
 
Edital foi divulgado no Diário Oficial dos Municípios do dia 12 de janeiro de 2015.

Concurso Conselho Regional de Psicologia - PR

O Conselho Regional de Psicologia (CRP-PR) abriu edital n° 01/2015 de concurso público no intuito de formar cadastro reserva contendo 450 classificados para a ocupação futura de diversos cargos, com exigência de ensino médio ou superior, para lotação nos municípios de Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá.
 
Cargos: Auxiliar Administrativo Financeiro, Orientador Fiscal Trainee, Contador e Jornalista.

Os salários variam de R$ 1.012,25 a R$ 2.649,77, mais vale refeição/alimentação no valor de R$ 35,00 por dia trabalhado, além de auxílio transporte e auxílio saúde, entre outros benefícios.

O concurso será realizado por meio do Instituto Quadrix e as vagas são para os empregos de Auxiliar Administrativo Financeiro, Orientador Fiscal Trainee, Contador e Jornalista.

As inscrições seguem abertas até o dia 15 de fevereiro de 2015, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br. A taxa custa R$ 45,00 para cargos de nível médio e R$ 55,00 para os de nível superior.

A prova objetiva será realizada nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel (PR), na data provável de 01 de março de 2015, no turno da tarde. O local das provas será divulgado no dia 23 de fevereiro de 2015.

O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será divulgado no endereço eletrônico www.quadrix.org.br.

O prazo de validade do concurso público esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Sabino - SP

A Prefeitura Municipal de Sabino, no estado de São Paulo, divulgou dois editais, ambos com o número 001/2014, sendo um de concurso público e outro referente ao processo seletivo. Somados, os certames oferecem 40 vagas, sendo 33 delas em cargos estáveis (cujo acesso se dará através de concurso) e 7 temporárias, via seleção pública.
 
As iniciativas contemplam candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os aprovados cumprirão jornadas semanais de 10h a 40h, e receberão vencimentos variados de R$ 729,15 a R$ 3.000,00.
 
Os profissionais que tenham o ensino fundamental como escolaridade podem concorrer as seguintes vagas de concurso público: Agente de Consultório Odontológico, Eletricista, Guarda Municipal, Merendeiros, Motorista, Pedreiro e Tratorista;

Já os de nível médio/ técnico disputarão os postos de Escriturário, Técnico em Enfermagem Feminino e Masculino; Visitador Sanitário e Professor de Educação Básica I com Magistério ou Superior ou Licenciatura;

As oportunidades para os graduados são: Assistente Social, Enfermeira, Fisioterapia, Médicos Ginecologista e Pediatra; Professor de Educação Básica II - Artes, Psicólogo e Médico-veterinário.
 
Já no processo seletivo, há vagas de nível médio para Monitor de Transporte Escolar, Professor, Professor de Educação Básica I; Professor Educação Básica II - Educação Física e Arte; e Professor de Educação de Jovens e Adultos e Informática.

As inscrições foram reabertas até o dia 19 de janeiro de 2015, e podem ser feitas pelo site  www.milconsultoria.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 25,00 a R$ 50,00.

A aplicação e correção das provas estão sob a responsabilidade da empresa J. Alvares Ferreira & Alvares Ltda. Todos os inscritos passarão por prova objetiva. A data provável para a realização das avaliações, tanto referentes ao concurso quanto ao processo seletivo, é o dia 08 de fevereiro de 2015.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos e do processo seletivo é de um ano, contados da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

UFCA – CE lança edital de processo seletivo

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), no Ceará, dispõe de 16 vagas para o cargo de professor substituto. O comunicado foi feito através do edital nº 03/2015, de processo seletivo.
 
As inscrições estão abertas e serão realizadas até o dia 16 de janeiro de 2015, na sede da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, na UFCA, situado na Avenida Tenente Raimundo Rocha S/N, Bairro Cidade Universitária, Juazeiro do Norte. O atendimento ocorre das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, com taxa de R$ 47,00 a R$ 125,00.
 
Podem participar profissionais com formação superior nas áreas de biologia, canto coral e técnica vocal, construção civil, economia e finanças, educação musical e matérias teóricas, física, fitotecnia, gestão de unidades de informação e tecnologia da informação, gestão social e sociedade brasileira, letras, matemática, patologia humana/fisiopatologia, química, recursos, serviços e organização da informação e transportes.
 
Os aprovados exercerão funções nos Campus de Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo e Barbalha. A jornada será de 20 ou 40 horas e a remuneração de R$ 1.191,58 a R$ 5.022,65, mais auxílio alimentação e retribuição por titulação.
 
Os inscritos passarão por prova escrita, com calendário a ser informado. O resultado do seletivo será divulgado no local de inscrição e no portal da UFCA.
 
A validade do processo seletivo será de 30 dias a partir da data de publicação da homologação do resultado da Seleção no Diário Oficial da União, prorrogável apenas uma vez por igual período, perdendo, entretanto, a sua eficácia com o preenchimento da vaga nele ofertada.

Prefeitura de Monte Negro - RO abre seletivo para médicos

A Prefeitura de Monte Negro, no estado de Rondônia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) abriu inscrições para o processo seletivo, em caráter urgente, para a contratação de 04 médicos.
 
O processo seletivo será realizado por comissão organizadora. Os selecionados serão contratados para atender a demanda na área da saúde do município.
 
A seleção é voltada para clínicos geral, os salários variam de R$ 3. 000,00 a R$ 5.000,00, os contratados poderão receber as mesmas gratificações e adicional de Insalubridade do cargo efetivo, constante na Lei Municipal nº. 371/2010 por jornadas de trabalho de 24 a 40 horas semanais, mais informações sobre o processo acessem o edital no site da Prefeitura www.montenegro.ro.gov.br.
 
O período para as inscrições será de 15 a 20 de janeiro de 2015 (exceto sábados, domingos), podendo ser prorrogado.
 
Local das inscrições:
Pessoalmente na Coordenadoria de Recursos Humanos, da Prefeitura do Município de Monte Negro, localizada à Praça Paulo Miotto, 2330, CEP: 76.888-000 – Monte Negro – RO, por meio eletrônico enviando a via assinada pelo candidato juntamente com os documentos solicitados no item 3.1 e no e-mail da Coordenadoria de Recursos Humanos, rh@montenegro.ro.gov.br (formulário de inscrição disponível no site da Prefeitura do Município de Monte Negro, www.montenegro.ro.gov.br), até as 22h00min do dia 20 de janeiro de 2015.
 
O horário para inscrições na Coordenadoria de Recursos Humanos será das 07h30min às 12h00min. Para garantir o atendimento aos candidatos que chegarem às dependências da Prefeitura até ás 12h00min serão entregues senhas. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
O processo seletivo com edital n° 001/2015, consistirá de Análise de Currículos e Títulos, tendo como objetivo o recrutamento e a seleção para a contratação imediata. Após a realização do processo de avaliação, o resultado final será divulgado no dia 23 de janeiro de 2015.
 
O processo seletivo terá validade de 06 meses, a contar da data da homologação do resultado final devidamente publicado, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Amargosa (BA) abre processo seletivo

Por meio da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico (Fundação CEFETBAHIA), a Prefeitura baiana de Amargosa divulgou o edital nº 001/2015, de processo seletivo para contratação de 395 profissionais de todos os níveis de escolaridade, incluindo reserva para portadores de necessidades especiais e afrodescendentes.
 
As vagas são para os cargos de professor, psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, monitor (diversas áreas), assistente de classe, assistente administrativo educacional, motorista escolar, auxiliar de vigilância escolar e auxiliar de serviços administrativos educacionais (portaria, merenda e limpeza). As remunerações variam de R$ 788,00 a R$ 1.697,28, em jornadas de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 25 de janeiro de 2015, via endereço eletrônico: http://www.fundacaocefetbahia.org.br/amargosa/processoseletivo/selecao.asp, com taxa de R$ 30,00 a R$ 75,00.
 
O seletivo será composto por prova escrita e habilitação e avaliação de títulos. Estima-se que a prova será aplicada no dia 8 de fevereiro de 2015, com início as 9h00, em local a ser informado. O gabarito será disponibilizado na sede da Fundação CEFETBAHIA, situada no Boulevard América nº 749, Jardim Baiano, Nazaré, Salvador, provavelmente no dia seguinte a prova.
 
Os títulos deverão ser entregues no protocolo da Comissão do processo seletivo, localizado no Prédio principal da Prefeitura Municipal de Amargosa, situado na Praça Lourival Monte, s/nº, Centro, Amargosa, em dia a ser informado por edital de convocação, publicado no Diário Oficial do Município. O resultado e a homologação também serão publicados no Diário.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, a contar da data de homologação, podendo este prazo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração, por ato expresso da Prefeita.    

Concurso Prefeitura de Ivorá - RS

A Prefeitura de Ivorá, no estado do Rio Grande do Sul, abriu edital de concurso público n° 01/2015, para provimento de 13 vagas, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis médio, técnico e superior, por salários de até R$ 5.400,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

A execução do certame será de responsabilidade da Empresa PIASCON – Sociedade PI de Assessoria e Consultoria LTDA.

As ofertas são para os cargos de atendente de creche, auxiliar administrativo, contador, engenheiro civil, farmacêutico, instrutor de música, médico, técnico em contabilidade e professor dos anos iniciais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições através do endereço eletrônico www.piascon.com.br até o dia 27 de janeiro de 2015. As taxas variam de R$ 50,00, R$ 60,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva para todos os cargos ocorrerá provavelmente no dia 28 de fevereiro de 2015, na Escola Estadual de Educação Básica Padre Pedro Marcelino Copetti e terá duração de 03 horas. Para os cargos de nível superior a prova objetiva será aplicada no turno da manhã, com início às 9h e término às 12h. Para os cargos de nível médio e técnico a prova objetiva será aplicada no turno da tarde, com inicio às 14h e término ás 17h.

O gabarito será divulgado na data provável de 01 de março de 2015, no site (em www.piascon.com.br).

O concurso terá validade de 2 anos a partir da data de homologação do resultado final, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Ivorá/RS, por meio de Decreto do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Forquetinha - RS abre vagas em concurso

A Prefeitura de Forquetinha, Rio Grande do Sul, divulgou o edital de concurso público nº 001/2015. O objetivo é a contratação 11 profissionais de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração prevista pode chegar até R$ 2.466,10, em jornadas que vão de 20 a 44 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de contador, enfermeiro, procurador jurídico, mecânico, motorista especializado, servente, operador de máquinas, operário, agente administrativo, professor de geografia e português.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 29 de janeiro de 2015, pelo site www.schnorr.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 35,00, R$ 55,00 e R$ 75,00.
 
Os inscritos serão submetidos a provas objetiva, prática e de títulos. O local, horário e dia, de aplicação das provas serão divulgados antecipadamente.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa Schnorr, terá validade de até um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Inglês recupera parte da visão com implante de dente

Foto: Reprodução Youtube/Warappegov8ek
Em uma cirurgia longa e rara, um britânico recuperou 40% da visão depois de um implante de córnea artificial feito a partir de um dente
 
Parece coisa de filme, mas acredite, é possível, em alguns casos, que uma pessoa que esteja cega recupere parte da sua visão a partir do fragmento de um dente. Essa possibilidade foi exposta para o mundo pelo canal britânico BBC que produziu um documentário sobre um homem de 43 anos que recuperou parte da visão depois de passar por um implante de córnea artificial feita a partir de um dente. 
 
Ian Tibbetts contou que teve a córnea destruída e ficou cego depois que sofreu um acidente de trabalho. A partir daí, recorreu a vários tratamentos para recuperar a visão, mas todos foram em vão. Até que resolveu tentar o inovador procedimento Osteo-Odonto-Queratoprótese (OOKP) em um hospital da Inglaterra. 
 
“Esse procedimento, ainda inédito em muitos países, deve servir como último recurso para tentar fazer o paciente recuperar a visão ou parte dela. Ele só deve ser considerado em organismos que já rejeitaram transplantes de córneas”, diz o oftalmologista Johannes Abdouni. 
 
Como é possível? 
Para realizar essa cirurgia (que durou meses) foi preciso dividi-la em duas partes. Primeiro os médicos extraíam um dente (o canino) e uma parte do maxilar de Tibbetts e o recortaram até conseguirem obter as dimensões parecidas com a de uma córnea. Em seguida, foi feito um pequeno furo para colocarem uma lente com uma broca dentro dele. 
 
Feito isso, esse dente (em forma de córnea) com a lente foi colocado embaixo de um dos olhos do britânico e lá ficou por meses para que ele permanecesse vascularizado e criasse todos os tecidos necessários para a próxima etapa. “A escolha de colocar esse fragmento de dente dentro do olho foi uma opção para que, mais para frente, a rejeição do organismo pudesse ser menor”, diz Johannes. 
 
Por fim, os médicos removeram a córnea danificada do britânico e colocaram o dente-lente no centro do olho, alinhado com a retina. Como Johannes disse, por ter sido criado a partir de tecidos do próprio paciente, o risco de rejeição ficou bem pequeno. Depois desse procedimento, Tibbetts recuperou cerca de 40% da visão, e os médicos acreditam que o quadro dele deva melhorar ainda mais com o tempo. 
 
Cada dia mais comum
Embora ainda bastante raro (somente cerca de 600 cirurgias foram realizadas até hoje no mundo), esse procedimento não é tão novo assim. Ele foi criado na Itália em 1963 e, ao longo dos anos, foi se tornando mais conhecido principalmente em países da Europa e Ásia.“Eu não tenho conhecimento desta prática aqui no Brasil, pois acredito que não haja estudos científicos que garantam sua eficácia, sendo ainda um procedimento um pouco ousado”, diz Johannes. 
 
Terra

Conheça os mitos sobre alimentos que ajudam na produção de leite materno

Muitas mulheres deixam de comer determinados alimentos durante a amamentação com medo de que possa fazer mal ao bebê, provocando cólicas por exemplo
 
Por outro lado, durante a amamentação, algumas mães acrescentam alimentos à dieta na esperança de que eles façam com que ela produza mais leite para o bebê.
 
A nutricionista da coordenação geral da saúde da criança e aleitamento materno do Ministério da Saúde, Neide Cruz, explica quais os mitos e verdades sobre alimentos que podem ajudar na produção de leite materno.
 
"Realmente existem algumas dúvidas: 'Qual é esse alimento vai fazer com que produza mais leite? Esse outro pode causar cólica?'. Mas não tem nada comprovado cientificamente e o importante é orientar a mãe que ela observe. Porque existe toda uma historia genética. Um alimento que às vezes não é alergênico para um pode ser para outro. E se ela perceber que há alguma dificuldade, alguma dor, o bebê não se se sinta bem. Que ela observe esse alimento. Mas não há nada comprovado. É mito dizer que essa ou aquela alimentação, até agora não temos nenhuma comprovação cientifica, que alguns alimentos produzam uma produção maior de leite ou não".
 
A dona de casa, Stephanie Almeida, por exemplo, tem um filho de 11 meses e conta que sempre tirou as dúvidas sobre amamentação com a pediatra do pequeno Pietro."Foi o que eu mais escutei: canjica e cuscuz, até cerveja o povo fala que dá leite. Às vezes eu comia, por exemplo, feijão. Aí ele ficava sem fazer a necessidade. A médica mesmo falava que podia ser por alguma coisa que eu estava comendo, no caso do meu filho, foi o feijão. Sempre quando eu ia, era todo mês, aí eu sempre perguntava as coisas e ela me falava. Com ela eu tirava todas as minhas dúvidas".
 
A nutricionista da coordenação geral da saúde da criança e aleitamento materno do Ministério da Saúde, Neide Cruz ressalta que, em caso de dúvida, as mães devem sempre procurar orientação médica."Hoje nós temos equipes preparadas para orientarem essas mulheres. Toda a equipe multidisciplinar ela hoje é preparada para orientação para que possamos estimular o leite materno.
 
Que ela busque orientação com seu pediatra, com o profissional que está atendendo, enfermeiro, e busque também trocar com mães que amamentaram, porque as mães que amamentaram e que foram orientadas também darão uma boa referência. E que tirem duvidas".
 
O leite materno é composto por todos os nutrientes que o corpo necessita como proteína, carboidrato, gorduras, vitaminas, minerais e pode evitar doenças como infecção respiratória, alergia, diarreia e reduzir a chance da criança desenvolver hipertensão, colesterol alto e diabetes.
 
Fonte: Karina Chagas/ Agência Saúde

Logística é essencial para o manejo de insumos termossensíveis

Para garantir a conservação de suprimentos que requerem especificidades de refrigeração, é preciso investir em instalações, equipamentos e manipulação adequados
 
Uma pesquisa conduzida no primeiro semestre de 2014 pela Sonoco ThermoSafe aponta que o montante atual investido em logística de produtos de saúde termossensíveis é de, aproximadamente, US$ 8,4 bilhões. O empenho de recursos para esse segmento está crescendo no mundo inteiro. Cerca de US$ 5,6 bilhões são gastos com transporte e US$ 2,8 bilhões em embalagens adequadas e equipamentos de monitoramento.
 
A logística de materiais termossensíveis no setor de saúde envolve um rigoroso processo de refrigeração, já que qualquer falha no transporte ou manuseio compromete a potência e eficácia do insumo. Sendo assim, é preciso se atentar aos equipamentos adequados para cada situação, determinar processos de armazenamento para diferentes instâncias, estabelecer regra de transporte e controlar a temperatura durante todo o trajeto.
 
De acordo com o Manual de Rede de Frio, do Ministério da Saúde, os cuidados com o transporte são distintos de acordo com a distância. Os deslocamentos nacionais, entre os Estados, são realizados por via terrestre, em veículo refrigerado, ou via aérea.
 
Os transportes regionais ou municipais são realizados também por via terrestre, em veículos climatizados, a fim de garantir a temperatura correta do insumo transportado.
 
O transporte fluvial é realizado, geralmente, em embarcações particulares e, nesses casos, a duração da viagem é maior em tempo, apesar de os percursos serem menores em distância, o que requer cuidados ainda mais rigorosos.
 
Em todos os casos, o acondicionamento do produto durante o transporte leva em conta a temperatura de conservação e o tempo previsto para o deslocamento.
 
Além disso, recomenda-se que seja feita a verificação da temperatura dos equipamentos da Rede de Frio pelo menos três vezes ao dia. Para isso utiliza-se o termômetro de máxima e mínima, que permite verificar as temperaturas máxima e mínima ocorridas em um espaço de tempo e a temperatura no momento da verificação.
 
A leitura deve ser rápida, visto que tais termômetros sofrem ligeiras alterações nos indicadores de leitura quando expostos à variação de temperatura.
 
Todo o aparato para manter uma Rede de Frio e garantir a qualidade e segurança de insumos termossensíveis requer conhecimentos específicos, que somente uma equipe especializada pode garantir. Por isso, um bom processo logístico faz-se essencial já que, sem o manejo adequado, materiais essenciais à prevenção e tratamento de doenças acabam descartados sem nunca chegar ao seu destino final: os pacientes dos sistemas público e privado de saúde.
 
Domingos Fonseca – Presidente da UniHealth Logística Hospitalar
 
Saúde Web

Ministério da Saúde promove criação de novos leitos para transplante

Novos leitos para transplante de medula óssea vão estar disponíveis no SUS até 2016. Com isso, aumenta a possibilidade para a realização de mais cirurgias
 
A expectativa do Ministério da Saúde é triplicar o número de leitos já existentes, passando de 88 para 250. A diretora substituta de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde, Inez Gadelha, explica que o aumento no número de leitos diminui o tempo de espera para a realização desse tipo de transplante.

"Vai ter um acesso mais ágil a um leito para esse tipo específico de transplante, que é o mais complexo de todos e o mais, vamos dizer, com mais risco de complicação".

Como atualmente os 88 leitos em funcionamento para transplante de medula óssea no país estão localizados em apenas oito estados, muitos pacientes precisam ir a outra cidade para se submeterem ao procedimento. A diretora Inez Gadelha explica que a ideia do Ministério da Saúde é estimular novos hospitais para fazer esse tipo de transplante.
 
"Ao ampliarmos a criação de leitos faz com que certamente outros hospitais se habilitem para transplante e, com isso, os doentes passem a ter hospitais mais perto da sua residência e não precisem sair para lugares distantes. Por exemplo, estar no Ceará e ter de sair para o Rio Grande do Sul. Então, facilita a vida nesse sentido".
 
Além de aumentar o número de leitos para transplante de medula óssea, o Ministério da Saúde também irá garantir a criação e a qualificação da equipe de atendimento, a aquisição de equipamentos e materiais, além de permitir a reforma ou construção dos Centros de Transplantes, hoje com 27 unidades.
 
Fonte: Fábio Ruas/ Agência Saúde

Cientistas descobrem 'supermosquito' resistente a redes contra malária na África

USDA/NYT - Mosquito transmissor da malária, que mata cerca de
 1 milhão de pessoas na África todo ano
Disseminação de mosquiteiros com inseticida no continente levou ao surgimento da nova espécie

Rio - Um perigo recém-descoberto pode agravar o problema da malária na África. Cientistas identificaram um mosquito, que, surgido do cruzamento entre duas espécies, é resistente a mosquiteiros com inseticida anti-malária, segundo um estudo publicado no jornal "Proceedings of the National Academy of Sciences".
 
O inseto foi encontrado em Mali, no Oeste da África e, de acordo com os pesquisadores, é resultado de uma evolução causada justamente pela introdução de redes que protegem as pessoas em suas camas.

Tais mosquiteiros ajudaram a reduzir o número de mortes por malária na última década. Desde 2000, o indíce de óbitos caiu 47%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Nos últimos anos, os cientistas da área já vinham observando o crescimento da resistência em mosquitos.

"Ultimamente, a resistência em alguns locais da África chegou ao ponto de tornar o mosquiteiro incapaz de gerar um controle significativo, e é minha opinião de que essa resistência ainda vai aumentar", explica o médico entomologista Gregory Lanzaro, da Universidade da Califórnia em Davis. "É um supermosquito quando se observa sua capacidade de resistir aos inseticidas".

Cientistas que estudam malária estão agora empenhados em desenvolver novas estratégias de controle, como novos inseticidas, agentes biológicos e manipulação genética de mosquitos voltada para matar esses insetos ou alterar sua capacidade de transmitir malária.
 
O Globo

Pensar positivo pode manter seu coração saudável, diz estudo

Pesquisa apontou que pessoas com perspectivas otimistas tendem a ter melhor saúde cardíaca

Rio - A ciência acaba de chamar a atenção dos rabugentos. Um estudo recente descobriu que as pessoas que têm uma atitude otimista em todas as esferas da vida são mais propensas a ter corações saudáveis. Conduzido por pesquisadores da Universidade de Illinois, o levantamento envolveu mais de 5.100 adultos com o objetivo de examinar a relação entre otimismo e saúde cardíaca.
 
A equipe descobriu que as pessoas que têm perspectivas otimistas e abordagem positiva ao longo dos anos têm saúde cardiovascular notavelmente melhor. Rosalba Hernandez, professora de trabalho social na Universidade de Illinois, que liderou o estudo, disse que as pessoas que têm o otimismo em seus níveis mais elevados têm duas vezes mais chances de estar em dia com a saúde cardiovascular do que aquelas mais pessimistas.

Hernandez também salienta que essa associação continua a ser importante, mesmo após o ajuste para várias características sociodemográficas.

Durante o estudo, os pesquisadores entrevistaram os participantes e avaliaram os seus níveis de otimismo, saúde mental e saúde física, com base em seus autorrelatados de diagnósticos anteriores de fígado, artrite e doença renal. As pontuações totais de saúde dos participantes variaram entre 0 e 14 - quanto maior era o número, melhor era a saúde.

O trabalho, publicado na edição de janeiro/fevereiro de 2015 da “Health Behavior and Policy Review”, mostrou que as pessoas otimistas tinham melhores níveis de colesterol e de açúcar no sangue. Além disso, o estudo revelou que as pessoas positivas eram mais fisicamente ativas, tinham saudáveis índices de massa corporal e também eram menos propensas a fumar.
 
O Globo

Trabalhar por muitas horas pode incentivar o consumo exagerado de álcool, diz pesquisa

M
Foto: Reprodução/Pixabay - Mais horas de trabalho aumentou em 11% a
probabilidade de maior uso de álcool
Uso de risco pode causar doenças do fígado, câncer, transtornos mentais, entre outros problemas de saúde
 
Rio - Os funcionários que trabalham mais de 48 horas por semana têm mais chances beber um volume de bebidas alcoólicas considerado arriscado do que aqueles que não ficam tantas horas na labuta, como encontrou um novo estudo publicado nesta terça-feira no “The British Medical Journal”.
 
Mais de 14 doses por semana para as mulheres e mais de 21 doses por semana para os homens é considerado um consumo alcoólico de risco. Acredita-se que isso aumenta o risco de problemas de saúde adversos, incluindo doenças do fígado, câncer, acidente vascular cerebral, doença arterial coronariana e transtornos mentais.
 
Para a psicóloga Angela Teixeira, indivíduos tendem a buscar mais a bebida alcoólica em meio a uma rotina pesada de trabalho por um sistema de compensação.
 
— Para ficar mais leve, ou não sentir falta de outros tipos de satisfação, substitui-se — explica. — O álcool tende a causar euforia e assim não permite que o indivíduo entre em contato com algumas perdas, substituições de desejos do que se quer realizar e não consegue.
 
A fim de proteger a saúde e segurança dos trabalhadores, a Diretiva de Tempo de Trabalho da União Europeia (EUWT, na sigla em inglês) garante que os trabalhadores dos países da UE têm o direito de trabalhar não mais do que 48 horas por semana, incluindo horas extras. Ainda assim, muitas pessoas, como gestores, trabalham muito mais horas para conseguir promoções mais rápidas, aumentos de salários, e mais controle sobre o trabalho e o emprego.
 
Pesquisas anteriores já haviam encontrado uma ligação entre trabalhar mais horas e consumo alcoólico de risco, mas este processo envolveu apenas pequenos e preliminares estudos. Enquanto o álcool pode ajudar a aliviar o estresse de trabalhar longos períodos, o consumo arriscado também está associado a dificuldades no local de trabalho, incluindo o aumento da licença por doença, o mau desempenho, a tomada de decisões prejudicada e acidentes de trabalho.
 
Em uma análise transversal de 333.693 pessoas em 14 países, a equipe de pesquisadores descobriu que mais horas de trabalho aumentou em 11% a probabilidade de maior uso de álcool. A análise prospectiva encontrou um aumento semelhante no risco de 12% para o início do uso arriscado de álcool em 100.602 pessoas de 9 países.
 
Dados individuais por participantes de 18 estudos prospectivos mostraram que aqueles que trabalharam 49-54 horas e 55 horas por semana ou mais demonstraram que tinham um risco aumentado de 13% e 12%, respectivamente, do consumo arriscado de álcool em comparação com aqueles que trabalharam 35-40 horas por semana.
 
Os autores apontam que não foram observadas diferenças entre homens e mulheres ou por idade, condição socioeconômica ou região.
 
Embora, em termos absolutos, a diferença entre os grupos tenha sido relativamente pequena, os autores argumentam que qualquer exposição com aumentos evitáveis na doença ou comportamento prejudicial a saúde, ou ambos, valem exame cuidadoso.
 
Os resultados também fornecem apoio para as recomendadas 48 horas por semana como imposto pela EUWT.
 
“O local de trabalho é um cenário importante para a prevenção do abuso do álcool, porque mais da metade da população adulta são empregados”, escreveu a equipe de pesquisadores. “Mais pesquisas são necessárias para avaliar se as intervenções de prevenção ao uso de risco de álcool poderiam se beneficiar de informações sobre as horas de trabalho.”
 
No entanto, Teixeira sugere que a quantidade de horas adequadas muda de um indivíduo para o outro.
 
— É relativo. É como dormir. Cada individuo tem um suporte de trabalho. Tem pessoas que trabalham pouco e se cansam muito, como outras que trabalham muito e descansam pouco — afirma.
 
— Acredito, sim, que terá a ver com o aspecto de lidar e trabalhar com o que se gosta e se tem afinidade. Como tudo nesta vida.
 
O Globo

Projeto do Senado deve oferecer protetor solar na farmácia popular

Proposta tenta incentivar uso do produto para reduzir câncer de pele
 
Projeto de lei do Senado deverá baratear o custo do protetor solar e até oferecê-lo de forma gratuita aos grupos de baixo poder aquisitivo. A proposta é tornar o produto parte da lista de medicamentos do programa Farmácia Popular. O principal objetivo é incentivar a população a usar o produto e evitar a incidência de câncer de pele.
 
De autoria do ex-senador Kaká Andrade, o projeto altera a Lei 10.858/2004 para incluir os protetores solares entre os produtos oferecidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo o autor da proposta, apesar da importância dos protetores na prevenção do câncer e de outras doenças de pele, “sua utilização no país ainda é muito baixa”, em decorrência dos altos preços cobrados pelo produto.
 
“O objetivo primordial desta proposta é proporcionar a aquisição do filtro solar a pessoas de baixa renda, que não têm condições de arcar com mais essa despesa. Nada mais justo que o Poder Público dê condições para que essas pessoas carentes adquiram o protetor solar sem custo”, argumentou.
 
O PLS 341/2014 está sob análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). De lá seguirá para apreciação em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A proposta aguarda designação de relator assim que tiver início a nova legislatura.
 
Correio do Povo

11 objetos perigosos para os bebês em casa

O berço é apontado como um dos locais que mais merece a atenção dos pais. Especialistas orientam quais itens são verdadeiras armadilhas para crianças pequenas

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou um alerta que pegou alguns pais de surpresa: ao customizar a chupeta dos filhos, o item representa um perigo para a segurança da criança. Isso porque quando se modifica o objeto com pérolas, cristais e outros adornos, as avaliações técnicas feitas anteriormente perdem a validade e a chupeta é considerada um novo produto. E um produto perigoso.
 
Veja objetos perigosos para os bebês dentro de casa:
 
Naninha – na mesma categoria de protetor de berço, o paninho causa sufocamento em bebês pequenos enquanto dormem ou brincam
 
Corrente para segurar a chupeta – item muito usado, mas bem perigoso. A corrente pode enroscar no pescoço do bebê e causar estrangulamento
 
Colchão mole – a superfície onde o bebê dorme deve ser rígida para evitar sufocamentos
 
Móbiles de berço – eles chamam a atenção do bebê que, certamente, tentará pegar os brinquedos. O bebê cresce e, se a altura estiver incorreta, ele pode conseguir arrancá-los . A queda pode machucar a criança
 
Cordas em geral, inclusive em brinquedos e o famoso colar de âmbar – tudo que possa envolver o pescoço é perigoso para o bebê, que não consegue se desenroscar caso isso aconteça
 
Andador – item expressamente proibido para crianças. O andador é um grande facilitador de acidentes domésticos, como quedas que podem causar lesões graves
 
Baterias de eletrônicos – além de asfixia, o conteúdo é corrosivo e, se ingerido, pode causar danos sérios no tubo digestivo
 
Excesso de cobertores – outro item que representa risco de sufocamento dentro do berço. Outra preocupação é a morte súbita já que o superaquecimento de bebês é das suas causas
 
Chupeta – o produto normal não é um problema, mas o customizado, sim. Os adornos podem se soltar e sufocar o bebê. Além disso, o material pode ser tóxico
 
Objetos pequenos – qualquer objeto pequeno que fique pela casa, como moedas, partes de brinquedos ou mesmo grãos crus, pode causar asfixia
 
Protetor de berço – nada macio deve ser usado dentro do berço. A criança pode colocar a cabeça embaixo do protetor e não conseguir sair
 
O maior risco na primeira infância é justamente a asfixia. “Ela pode ocorrer com alimentos ou com o próprio leite, além de objetos pequenos”, explica Marislaine Lumena de Mendonça, presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
 
Ainda segundo Marislaine, o berço é um dos locais que mais merecem a atenção dos pais quando o assunto é sufocamento. “Cobertores, travesseiros e protetores de berço são itens muito perigosos. O bebê pode não conseguir se livrar deles e a respiração ficar impedida”, completa.
 
Banho e outros riscos
As especialistas também alertam para o perigo dos afogamentos e queimaduras durante o banho e as intoxicações medicamentosas. “O afogamento na banheira é um acidente silencioso e muito rápido. Basta se ausentar por um instante e o bebê se afoga em poucos minutos. Outro perigo é a intoxicação causada por medicamentos que são ministrados ou sem receita médica ou após os pais prepará-los no escuro com dosagem errada, por exemplo”.
 
Além disso, as quedas devem ser evitadas. Ainda durante a gravidez, a indicação é que os pais instalem redes de proteção em locais mais altos e escadas no topo e na parte inferior das escadas. Tapetes emborrachados e protetor de quinas para móveis também devem ser providenciados para garantir a seguranças das crianças que estão engatinhando ou aprendendo a andar.
 
Delas

10 sinais de que você pode estar sofrendo um AVC

Hipertensão é o maior fator de risco para sofrer um AVC, seguido de fatores ligados ao estilo de vida; saiba os sintomas
 
Foram-se os tempos em que a ideia de que acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente por derrame, só acontecia em pessoas idosas. Cada vez mais, jovens e adultos sofrem com esse problema que, em alguns casos, poderia ser evitado na adoção de um bom estilo de vida.
 
Hipertensão descontrolada, por exemplo, fragiliza as artérias do cérebro e podem levar a um AVC. Sedentarismo, ingestão de comidas gordurosas que levam à obesidade e o cigarro são vilões de quem quer se manter saudável por anos a fio.
 
Conheça os sintomas de um AVC e procure se proteger adotando um bom estilo de vida:
 
- Fraqueza facial: dificuldade para sorrir ou um canto da boca ou olhos está com aparência caída
 
- Dificuldade para falar e entender: problemas para articular as palavras; às vezes as pessoas ao redor não conseguem entender claramente o que a outra está falando
 
- Fraqueza nas pernas: de um lado do corpo
 
- Perda de visão: visão turva ou dupla, especialmente se for em um olho só
 
- Dificuldade para caminhar
 
- Dificuldade para mover os braços
 
- Tontura e desequilíbrio
 
- Tombos sem explicação
 
- Dor de cabeça forte e que não passa
 
- Dificuldade para engolir
 
 
iG