Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Anticoncepcionais podem causar tromboembolismo venoso

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhague diz que algumas pílulas anticoncepcionais apresentam uma maior probabilidade de causar coágulos de sangue, o chamado tromboembolismo venoso ou TEV
 
A investigação foi publicada na edição on line da Revista Britânica de Medicina e confirma trabalhos anteriores.
 
De acordo com os médicos, liderados por Ojvind Lidegaard, as mulheres que tomam comprimidos contendo um dos novos tipos de hormônio progesterona (drospirenona, desogestrel ou gestodeno) têm o dobro de risco de TEV do que as mulheres que usam pílulas contendo o progestagênio mais antigo (levonorgestrel). Isso já foi visto e investigações anteriores, mas só agora foi comprovado.
 
Os pesquisadores revisaram dados de contracepção hormonal e episódios de TEV para dinamarquesas com idades entre 15 e 49 anos, de janeiro de 2001 até dezembro de 2009. As voluntárias não tinham relato ou registro anterior de coágulos no sangue ou câncer antes do início desse estudo. No total, foram avaliadas mais de oito milhões e foram anotados 4.246 episódios de TEV.
 
Em comparação com as não usuárias de anticoncepcionais hormonais, pílulas com levonorgestrel triplicam o risco de TEV, e pílulas com drospirenona, desogestrel ou gestodeno aumentam o risco seis vezes, dizem os médicos dinamarqueses. Em termos absolutos, o risco de TEV em usuárias de pílulas modernas é cerca de 10 em 10 mil mulheres. E os pesquisadores afirmam que as usuárias de pílulas com desogestrel, gestodeno ou drospirenona devem consultar seus médicos a respeito do assunto.
 
Mas em editorial que acompanha a pesquisa, Philip Hannaford, da Universidade de Aberdeen, diz que não se deve exagerar no risco de pílulas anticoncepcionais para a saúde. Ele afirma que esse medicamento, em geral, é seguro e pode conferir importantes benefícios a longo prazo, inclusive no que diz respeito ao câncer e à mortalidade.
 
Saúde da Mulher

Conheça 11 alimentos que NUNCA devem ir pra geladeira

Hoje em dia nós temos a mania de colocar quase qualquer alimento na geladeira, achando que vai durar mais
 
Mas você sabia que alguns alimentos estragam mais rápido ou perdem seus nutrientes se ficarem na geladeira?  Sim, é verdade: para vários itens isso simplesmente não funciona.

Pra tentar ajudar na difícil missão de saber o que pode e o que não pode ir pra geladeira, preparamos uma lista dos 11 alimentos que são inimigos do frio:

Confira:

Tomate
Especialistas em nutrição afirmam que o frio interrompe seu amadurecimento, rompe suas membranas e deixa o tomate ressecado, destruindo seu sabor por completo. Pode até comprometer seu valor nutritivo. O mais recomendado nesse caso, ainda é o velho costume da vovó: deixar os tomates em um cesto fora da geladeira.
 
Batata
Quando a batata é deixada na geladeira, seu amido se transforma em açúcar, e ela acaba ficando mais doce, ressecada e acaba tendo seu valor nutritivo alterado. A melhor opção pra conservar as batatas por mais tempo é colocá-las em uma sacola de papel. As batatas demoram a estragar graças a sua porosidade, e se ficarem em locais escuros, melhor ainda pra elas e pra gente também!
 
Pão
O pão na geladeira fica seco e duro. O melhor é mantê-lo em um saco de pano. E se você quiser guardá-lo por um período maior, é melhor enrolá-lo em papel filme, por exemplo, e congelar. Assim,  quando precisar dele é só deixá-lo descongelar totalmente. Vale lembrar que a mesma regra não se aplica ao pão de forma, que se estiver em embalagem de plástico, pode sim, ficar na geladeira!

Abacate
Ele estraga bem mais rápido se mantido na geladeira! Sim, é isso mesmo. Sua casca escurece e sua polpa fica dura e ressecada, claro que isso pode até alterar suas propriedades nutritivas também. Para conservar o abacate da forma correta é melhor deixá-lo em local escuro e fresco.

Frutas tropicais
Banana, mamão e abacaxi, por exemplo, nunca devem ficar na geladeira. Baixas temperaturas alteram suas enzimas e fazem essas frutas amadurecerem mais rápido, assim elas ficam mais escuras e por dentro mais pastosas. Obviamente seu valor nutritivo pode ficar um tanto comprometido. A dica é guardá-las em local fresco, seco e escuro, e consumi-las o mais rápido possível.

Cebola
A geladeira é um ambiente úmido, e isso faz com que as cebolas amoleçam e mofem bem rápido. Ah, deixar cebolas e batatas juntas é uma péssima ideia, pois elas causam uma reação que aceleram o apodrecimento! Guardá-las em local fresco e seco é sempre a melhor opção.
 
Alho
Na geladeira, o alho germina e forma pequenos brotos, ficando mole e mofando mais rápido. Pra manter o alho fresco, um saco de pano (da vovó!) continua sendo melhor opção, é só deixá-lo em local fresco e seco.
 
Café
Guardar café na geladeira altera completamente seu sabor! Pra piorar ele absorve todo e qualquer cheiro que sua geladeira tiver, e não retorna ao sabor original de jeito nenhum... A melhor forma de manter a qualidade do café é deixá-lo em um recipiente bem fechado em local fresco e seco.
 
Mel
O mel naturalmente tem pouca água,  muito açúcar e bastante substâncias antibacterianas, ou seja: ele demora muito pra estragar fora da geladeira! Colocar mel na geladeira não faz, necessariamente ele perder valor nutritivo, mas faz ele cristalizar e ficar mais grosso. Mantê-lo em local seco e fresco e escuro ainda é a melhor opção.
 
Azeite de oliva
O frio da geladeira faz o azeite condensar rapidamente, podendo se tonar pastoso como manteiga. Assim seu sabor se altera e até algumas de suas propriedades nutritivas podem se perder. O melhor local pro azeite é sua própria embalagem, em local fresco e longe da luz.
 
Pimenta
A pimenta pode ser perfeitamente conservada em vinagre e azeite por até três anos sem nunca precisar ir pra geladeira. Pode deixá-la na mesa mesmo, bem fácil de ser usada a qualquer momento, que ela vai acabar durando muito. Talvez você até jogue ela fora achando que já está estragada, e nem estava mesmo...

Bom, depois de tantas dicas, agora você pode correr pra sua geladeira e "dar uma geral" pra liberar espaço pra outras coisas, que às vezes precisavam mesmo estar na geladeira, e não estavam por falta de espaço!

Curto e Curioso

Laser ajuda pacientes com demência e Parkinson a andar

As caminhadas são um remédio e tanto para o corpo humano, independente da idade. Mas, para alguns pacientes com doenças como demência e mal de Parkinson, elas podem ter uma importância ainda maior
 
O problema é que quando uma pessoa tem uma dessas doenças, seus passos ficam mais curtos e o seu ritmo de caminhada diminui drasticamente. Isso significa que o cérebro está cada vez mais danificado – justamente porque essas doenças provocam a morte de células cerebrais.
 
Desta forma, fazer caminhadas periodicamente não só retardaria a avanço dessas cruéis doenças, como também ajudaria as células do cérebro a se recuperarem através da formação de novas conexões.
 
Como ajudar pessoas com demência e mal de Parkinson a vencer essa barreira motora e conseguirem caminhar normalmente?
 
É aí que entra a genial invenção do neurologista estadunidense Dr. Van Gerpen.
 
Na tentativa de ajudar pacientes atingidos por essas cruéis doenças, o Dr. Van Gerpen inventou um dispositivo a laser há vários anos que ajuda os doentes de Parkinson a andar melhor.
 
Como funciona
O dispositivo é acoplado a andadores ou bengalas e dispara um feixe de laser vermelho na frente da pessoa. Essas “pistas visuais” podem ajudar pacientes com Parkinson a andar em um ritmo constante. Quando os pacientes se concentram em passar por cima de uma determinada linha, eles acessam a parte visual do cérebro, que ignora a parte motora que não está funcionando, explica Van Gerpen.
 
Quem provou, aprovou
O dispositivo foi um divisor de águas para Wayne Puckett de Clermont, na Califórnia (Estados Unidos). Há quatro anos, ele começou a ter tremores, seguido de dificuldade para andar e problemas de memória.
 
Puckett disse que congelar na hora de dar passos foi o seu pior problema. Especialmente na hora de atravessar portas, ele tinha dificuldades enormes e simplesmente não conseguia andar. Ele, que é um ex-funcionário dos correios, costumava ser capaz de memorizar CEPS e endereços de rua com os pés nas costas, mas essa capacidade também tinha sido levada pela doença.
 
Em março de 2010, ele foi para a Clínica Mayo, em Jacksonville, onde o Dr. Van Gerpen o diagnosticou com uma forma de Parkinson e colocou o tal dispositivo, chamado Mobilaser, em seu andador.
 
A primeira vez que Puckett usou o Mobilase, agora distribuído em todo o mundo por algo em torno de R$ 900, ele não podia acreditar na diferença. Andou quase que normalmente!
 

O dispositivo o ajudou de outras maneiras também.
 
“Quando eu não era capaz de me mover tanto, notei que meu cérebro era muito pior”, disse Puckett. “Com o laser posso me mover, me locomover e estou definitivamente sendo capaz de me concentrar melhor”, comemora o paciente.
 
Em um estudo de 2012, a equipe do neurologista Van Gerpen estudou um pequeno grupo de pacientes com Parkinson que tinham dificuldade para caminhar. Ao utilizar o laser, eles cortaram pela metade tanto o tempo que os levava a caminhar por um determinado percurso, como o número de vezes em que chegavam a um impasse de simplesmente não conseguir sair do lugar, disse Van Gerpen.
 
Seu novo trabalho tem como objetivo provar que o laser ajuda os pacientes a caminhar todos os dias, ao longo de meses e anos. Já que, segundo o Dr. Nizam Razack, que é neurocirurgião de um hospital da Florida (Estados Unidos), onde realiza cirurgias no cérebro em pacientes de Parkinson para ajudar a melhorar sua deficiência motora, fazer com que esses pacientes façam caminhadas periódicas é extremamente importante, pois esse hábito ajuda no fluxo sanguíneo do cérebro e reduz o declínio das atividades motoras, mentais e musculares de uma maneira geral.
 
medicalxpress /  Hypescience

Salto alto aumenta chances de artrite, alertam pesquisadores

As conclusões podem ajudar a explicar por que a artrose é duas vezes mais comum em mulheres do que em homens
 
Usar salto alto pode não ser algo somente dolorido na hora; o hábito pode também aumentar suas chances de desenvolver artrite ao longo dos anos. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
 
Um estudo mostrou que andar em saltos de, em média, 9 centímetros, provoca mudanças no andar semelhantes às observadas durante o envelhecimento de joelhos artríticos.
 
As conclusões podem ajudar a explicar por que a artrose é duas vezes mais comum em mulheres do que em homens.
 
Pesquisadores californianos disseram que homens e mulheres têm a biomecânica do joelho bem semelhante quando andam descalços. Por isso as diferenças de calçados utilizados por ambos podem ser possíveis fatores de incidência da condição.
 
A forma mais comum de artritre, a artrose, é causada pelo desgaste da cartilagem que ajuda as articulações a executarem flexões e levantamentos. Ela afeta mais de oito milhões de britânicos.
 
Com as articulações rígidas, inchadas e doloridas, fica mais difícil caminhar e subir escadas. Os pesquisadores, da Universidade de Stanford, estudaram o caminhar de 14 mulheres enquanto andavam em diferentes tipos de sapatos.
 
Quanto mais altos eram os sapatos, mais o movimento da caminhada e dos joelhos mudou. Os cientistas acreditam que o excesso de peso pode tornar as coisas ainda piores. “O uso de salto, especialmente em combinação com o peso adicional, pode contribuir para o aumento do risco de artrose nas mulheres”, diz o artigo publicado no Journal of Orthopaedic Research.
 
Terra

Casos de pedra nos rins aumentam nos meses mais quentes

A ingestão de água, a diminuição de sal e uma dieta rica em frutas e legumes contribuem para a prevenção da doença
 
No período mais quente do ano, a desidratação provocada pelo forte calor aumenta os casos de pedra nos rins.
 
O alerta é da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, que aponta crescimento de 30% no atendimento de pacientes com o problema no Centro de Referência em Saúde do Homem.
 
A ingestão de água, a diminuição de sal e uma dieta rica em frutas e legumes contribuem para a prevenção da doença.
 
Quando não tratadas corretamente, as pedras podem levar à perda do órgão. “Um ou dois meses depois da época de maior calor, temos o aumento desses casos no pronto-socorro. Nesse período, as pessoas acabam desidratando, transpiram mais e o rim tem menos líquido para filtrar. As impurezas do rim ficam concentradas na urina, o que pode levar à formação de cristais que vão formar os cálculos”, explicou o urologista Fábio Vicentini, responsável pelo ambulatório de cálculo renal do Hospital Brigadeiro. Tendo em vista que estamos nos meses mais quentes do ano, ele lembra: “agora é a hora da prevenção”.
 
Vicentini diz que algumas pessoas reclamam de beber água durante todo o dia e, por isso, é importante considerar outros alimentos que auxiliam na prevenção. “Não é só água. O líquido que ajuda também são os sucos cítricos, como laranja, limão. Eles contêm uma substância, o citrato, que ajuda a não formar a pedra”, destacou.
 
Além disso, lembra que frutas como a melancia e a maçã têm bastante água. Um jeito simples de saber se a pessoa está suficientemente hidratada é observar a cor da urina. “Quanto mais transparente, melhor”.
 
O consumo em excesso de sal e proteína também favorece a formação de cálculos. Produtos de origem animal, como manteigas, especialmente para pessoas com histórico familiar da doença ou que já tenham manifestado o problema, devem ser consumidos com prudência.
 
Nesses casos, o leite desnatado é melhor opção em relação ao integral, informou a secretaria.
 
Alimentos embutidos como presunto, bacon e linguiça, além de serem proteína, são ricos em sódio e, portanto, devem ser evitados. “Uma dieta balanceada vai ser boa para tudo, inclusive para os rins”, explicou Vicentini.
 
O urologista lembra que, como o período de maior calor dura de quatro a cinco meses, ele é suficiente para a formação da pedra. “Ela pode se formar em pouco tempo, de 15 a 20 dias. O crescimento dela vai variar. Às vezes continua pequena, mas pode crescer rápido”, alertou.
 
De acordo com o médico, pedras a partir de quatro a cinco milímetros (mm) podem causar dor. O risco de pedras é maior em indivíduos com histórico na família. A doença atinge 10% dos homens e 7% das mulheres, conforme dados da secretaria.
 
O tratamento varia de acordo com cada paciente - o tamanho e a posição da pedra são considerados.
 
“Normalmente, 70% das pedras são eliminadas”, observou. Uma das formas de tratamento menos invasiva é a litotripsia, uma terapia sem cortes que bombardeia as pedras.
 
Cerca de 800 procedimentos como esse são feitos por ano no Centro de Referência em Saúde do Homem. Há casos em que são necessárias cirurgias. Uma média anual de 400 procedimentos desse tipo são feitos na unidade.
 
Terra

Extrair dentes sem necessidade pode causar ronco e miopia

Os dentes têm funções que vão além de simplesmente
mastigar e triturar os alimentos, extraí-los pode causar
 problemas em outras partes do corpo
Segundo a Biorreprogramação Bucal, extrair dentes sem necessidade pode causar um desequilíbrio no sistema biológico da boca afetando a saúde de outras partes do corpo
 
Extrair dentes de forma desnecessária pode causar diversos problemas de saúde, como ronco e até miopia. É isso que diz uma parte da odontologia chamada Biorreprogramação bucal. Essa técnica ajuda a diagnosticar problemas de saúde pela análise dos dentes e da boca.
 
“Foram desenvolvidas pesquisas que mostram a importância da formação dos dentes e da arcada dentária para manter níveis respiratórios adequados que estão ligados diretamente ao equilíbrio físico, bioquímico, energético e esquelético das pessoas”, diz Ana Carolina Martinez, dentista da Sorridents. 
 
Segundo a biorreprogramação, a cada quatro dentes há um sistema biológico na boca. Com as extrações dos dentes (sem necessidade e sem o devido cuidado no pós-operatório), os espaços da boca diminuem, ocasionando distúrbios respiratórios, digestivos e muitas vezes, até estruturais. Isso porque os dentes funcionariam como pontos de acupuntura que estimulam os fluxos energéticos entre eles e interferem em todas as partes do corpo. 
 
“Por isso que, ao movimentar demasiadamente os dentes, podem surgir desde problemas de coluna e postura, até visuais, como a miopia”, diz a dentista. Essa explicação também se aplica quando o assunto é o ronco. Com a extração sem necessidade de alguns dentes, a respiração saudável e a posição da arcada dentária podem ser afetadas e com isso, causar ronco e apneia do sono durante a noite. 
 
Funções dos dentes
Os dentes têm funções que vão além de simplesmente mastigar e triturar os alimentos. “Eles estão relacionados com a fonação, desenvolvimento adequado da maxila e mandíbula, manutenção da gengiva, da ATM (articulação-têmporo-mandibular), da saúde muscular da cavidade oral e facial e ainda precisam manter a padrão respiratório ideal, a autoestima da pessoa e a estética de seu rosto”, diz Ana Carolina. 
 
Porém, a extração em determinados é necessária. “Quando os dentes estão mal posicionados (dentro do osso) e não podem receber tratamentos ortodônticos, quando estão destruídos pela cárie, quando falta espaço na arcada dentária para o nascimento de um deles, quando estão associados a cistos e tumores entre outros motivos, a extração do dente se faz extremamente necessária”, diz a dentista.

No entanto, para evitar os problemas citados acima, são necessários alguns cuidados especiais. “O ideal é que a região onde o dente foi extraído tenha sua parte óssea e gengival preservadas, com implante dentário, instalação de prótese e, dependendo do caso, enxerto para que a harmonia bucal não seja afetada”, diz Ana Carolina.
 
Terra

"Falsos saudáveis": sucos de caixinha têm tantas calorias quanto refrigerantes

Nutricionista diz que o ideal é beber sucos naturais ou feitos
 da polpa de frutas
Nutricionista alerta para alta concentração de aditivos químicos nos produtos industrializados
 
Um estudo realizado pelo Instituto de Defesa do Consumidor mostrou que o consumo de sucos de caixinha não é tão saudável quanto parece.
 
Além de conter pouca concentração de fruta, a adição de açúcares é tão grande que pode deixar a bebida com o mesmo valor calórico dos refrigerantes. Por isso, os sucos de caixinha estão na lista dos alimentos chamados “falsos saldáveis”.
 
As imagens de frutas na caixa dão a falsa impressão de que o consumidor está comprando um alimento saldável, mas, de acordo com a nutricionista Priscilla de Moraes, a concentração de fruta varia de 10% a 50%, o resto da composição dos sucos industrializados é de aditivos químicos que dão sabor a bebida.
 
Como os fabricantes não são obrigados a divulgar a quantidade de fruta, a dica da nutricionista é ler atentamente o rótulo e tomar menos possível de bebidas industrializadas. O ideal é beber sucos naturais ou feitos da polpa de frutas.
 
R7

Ginseng – Benefícios e propriedades

Ginseng – Benefícios e propriedadesCom um sabor semelhante ao do gengibre, a planta conhecida como ginseng, de nome científico Panax ginseng, é muito utilizada na medicina chinesa como uma forma de aumentar a qualidade de vida e a longevidade
 
Sua raiz, apesar de cheia de benefícios, possui um crescimento lento, podendo ser colhida somente entre quatro e seis anos de plantio. Isso devido ao fato de que o ginsenosídeo, ingrediente ativo da raiz, somente alcança o seu máximo durante este período.
 
Além de possuir o ginsenosídeo, o ginseng possui panaxos, que são substâncias que podem ajudar na redução de açúcar no sangue, polissacarídeos, que são moléculas complexas de açúcar que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, entre outras.
 
Entre suas propriedades, podemos encontrar sua ação como afrodisíaco, antidepressivo, anti-inflamatório, antioxidante, bioestimulante, depurativo, diurético, estimulante, tônico, revitalizante, hipotensor, hipocolesterômico e hemostático.
 
Benefícios
O consumo de ginseng é indicado para o tratamento de anemia, afecções do fígado, câncer de pulmão, colesterol alto, problemas do coração, debilidades, deficiência da libido e da ereção, depressão, diabetes tipo 2, doenças de pele, epilepsia, fadiga crônica, cansaço, falta de energia e concentração e fraqueza. Além disso, age como um estimulante da função imunológica, no combate à gripes e resfriados, dores comuns, tratamento de feridas e inflamações na garganta, hemorragias, impotência sexual, infecção, infertilidade masculina, além de trazer melhorias da memória e da vitalidade mental e física, alívio de sintomas da menopausa, stress e reumatismo.
 
Pode ser usado ainda para tratamento de enjoos e vômitos durante viagens. Seu consumo é eficaz também no alivio de cólicas intestinais, gases, dilatação do abdômen, indigestão e diarreia.
 
Por possuir ação anti-inflamatória, seu consumo age ainda no tratamento de dores, mas é sempre bom consultar um médico antes de realizar o consumo. Sua ação como estimulante circulatório faz com que melhore a circulação de quem o consome, principalmente da cabeça e dos membros.
 
Como consumir?
O ideal é consumir entre 5 e 10 g de ginseng por dia. Para consumir, basta misturar 1 colher de sopa em suas principais refeições, tomar 1 cápsula, ou ainda consumir entre 3 e 4 xícaras de chá por dia.
 
Contraindicações e efeitos colaterais
O consumo pode causar insônia, cefaleia, diarreia e nervosismo. Quando consumido em excesso, o consumo pode causar depressão, vertigem, palpitações, alergias, edemas, coceiras e problemas no sistema imunológico. O consumo pode, ainda, potencializar a ação da glândula pituitária e do hipolálamo, o que causaria reações alérgicas e taquicardia. O ginseng deve ser consumido com cautela por pacientes com pressão alta.
 
Atenção: o consumo de ginseng a longo prazo por mulheres pode ocasionar anormalidades menstruais e tenderness nos seios.
 
O consumo é contraindicado para gestantes ou mulheres em fase de amamentação.
 
Remédio CAseiro

Tratamento natural – Cuidando da diarreia em casa

Ela pode nos atacar em casa, no trabalho, no trânsito, na rua ou em qualquer outro lugar. E quando esta nos acerta, imediatamente precisamos de um banheiro. Sabe quem é ela? A diarreia. Então tome nota de algumas formas naturais para tratar esse mal
 
Antes é importante entender um pouco sobre a diarreia. Essa se dá por meio de evacuação frequente de fezes com consistência liquida sendo classificada nos seguintes tipos: aguda – que perdura até 14 dias –, persistente – com duração superior a 14 dias – e crônica – que pode ir além de quatro semanas.
 
Os agentes causadores da diarreia podem ser vírus (incluindo o HIV), bactérias, medicamentos ou infecção intestinal, no caso desta última, geralmente, devido à ingestão de alimentos o qual o organismo possui intolerância. Exemplo: leite ou chocolate.
 
Sintomas
Há também os casos de diarreia episódica, que são aquelas provocadas devido à alimentação com alimentos gordurosos. A diarreia ainda pode ser compreendida nos subtipos: comum, infecciosa, amebíase, giardíase e intolerância à lactose.
 
Os sintomas mais frequentes são cólicas – intensas ou não –, evacuações acompanhadas de líquido e, em casos de diarreia causada por infecções, também pode haver a ocorrência de febre, perda de energia e do apetite.
 
Nos casos de diarreia viral, os sintomas mais comuns são cãibras, náuseas, vômitos, dor de cabeça e ainda febre. Já em situações mais graves, a diarreia pode provocar o surgimento de sangue ou pus nas fezes e até desidratação do organismo.
 
Tratamento
Dependendo da causa da diarreia, é inevitável o tratamento médico. Todavia, em qualquer enfermidade os mecanismos naturais e caseiros sempre são um bom aliado para a medicina. Então, ai vão eles:
 
- Ingerir bastante líquido, entre dois e três litros por dia. Dar preferência ao soro, pois este reabastece o organismo com sódio e potássio.
 
-Tome chás como de erva-doce, hortelã e de folhas de goiaba.
 
- Beba a água fervida utilizada no cozimento de arroz.
 
- Jamais deixar de se alimentar. Tal atitude colabora para que haja desidratação, suspendendo o fornecimento de nutrientes para o organismo. Dar preferência a arroz, bananas, maças, goiabas e caldos de carne magra. Evite frituras, alimentos temperados e/ou enlatados.
 
- Evite líquidos como refrigerantes, café, leite, sucos de frutas ácidas e bebidas alcoólicas.
 
- Ferva água de riachos, rios, lagos ou da torneira, se não consumir água mineral em casa.
 
Receita “Premium”
Suco de maçã é um dos melhores aliados no combate à diarreia. Prepare você mesmo: bata no liquidificador duas maçãs sem casca em 500 ml de água potável e em seguida tome.

Remédio Caseiro

Concurso Prefeitura de Brejetuba - ES

A Prefeitura de Brejetuba, no estado do Espírito Santo, lançou o edital n° 001/2015 de concurso público, de caráter eliminatório e classificatório, para provimento de 100 vagas existentes. As oportunidades contemplam candidatos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários dos contratados podem chegar até R$ 3.023,93, a depender da função.
 
O concurso será realizado sob a assessoria técnica da empresa G-Strategic Gestão, Assessoria, Serviços e Logística. Ficam reservados 5% das vagas oferecidas para os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
As ofertas são para as funções de Trabalhador Braçal, Pedreiro, Eletricista, Operador de Máquinas Leves e Pesadas, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Artífice de Máquinas Leves e Pesadas (Mecânico), Almoxarife, Atendente, Auxiliar Administrativo, Agente Fiscal Sanitário, Técnico de Enfermagem, Técnico de Informática e demais funções.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, até as 23h59 do dia 08 de fevereiro de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Os valores das taxas serão:
- R$ 120,00 para os cargos de Nível Superior/Magistério;
- R$ 80,00 para os cargos de Nível Médio;
- R$ 60,00 para os cargos de Nível Fundamental Completo;
- R$ 40,00 para os cargos de Nível Fundamental Incompleto.
 
O cartão de inscrição é o documento que determina definitivamente  o dia, horário e o local em que o candidato deverá apresentar-se para a realização das provas objetivas, que estarão à disposição no endereço eletrônico: www.gualimp.com.br a partir das 16h do dia 23 de fevereiro de 2015.
 
As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no município de Brejetuba (ES), com data prevista para o dia 08 de março 2015, com duração de 03 horas para a realização das provas em cada turno. O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 09 de março de 2015.
 
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo, a critério do Poder Público, ser prorrogado por igual período, em conformidade com Art. 37, III, da Constituição da República Federativa do Brasil.

Concurso Prefeitura de Serrita - PE

A Prefeitura de Serrita, no estado de Pernambuco, através da empresa CONSULPAM – Consultoria Público-Privada e Assessoria Municipal, publicou o edital n° 001/2015 de concurso público, com a finalidade de ocupar 351 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários oferecidos vão até R$ 8.000,00.

Cargos
Para nível fundamental, as chances são para as funções Agente de Limpeza, Auxiliar de Serviços Gerais, Encarregado de Abastecimento D'agua, Encanador, Mecânico de Máquinas Pesadas, Motorista "B", Motorista "D", Operador de Máquinas e Vigia.

Já os de nível médio, podem concorrer às vagas de Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca Escolar, Desenhista, Digitador, Educador Social, Eletricista, Fiscal de Obras, Operador de Informática, Recepcionista, Técnico de Controle Interno, Técnico de Enfermagem , Técnico Agrícola, Técnico Em Farmácia, Técnico Em Edificações, Técnico em Prestações de Contas, Técnico em Radiologia e Auxiliar de Professor.

E por fim, para profissionais de nível superior, as oportunidades são de Coordenador Pedagógico, Professor de Educação Infantil e Básico I, Professor Intérprete de Libras, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Professor de Ciências Físicas e Biológicas, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Educação Física, Arquiteto, Assistente Social, Bioquímico, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro PSF, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gerenciador de Sistema, Médico Clinico Geral, Médico Plantonista, Nutricionista, Odontólogo PSF, Psicólogo, Psicopedagogo e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 06 de fevereiro de 2015, de forma presencial, na Central do Concurso, Rua Barbosa Lima, s/n - Prédio da Câmara Municipal - Serrita-PE, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, ou pela internet, através do site www.consulpam.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 45,00 a R$ 99,00.

Provas
O concurso terá provas escrita, prática e avaliação de títulos. As provas escritas serão aplicadas na data prevista de 22 de março de 2015, sendo que o local e horário serão informados oportunamente.

Gabaritos
Já o gabarito provisório das mesmas sairá no dia 23 de março, pelo site www.consulpam.com.br e o gabarito definitivo no dia 06 de abril de 2015

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data da publicação do ato homologatório, podendo ser prorrogado apenas uma vez pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Dourado - SP

A Prefeitura de Dourado, no estado de São Paulo, através da empresa S. R. Digitalizações e Serviços Ltda., divulgou o edital de concurso público nº 001/2015. O objetivo é a contratação de 15 profissionais de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração prevista pode chegar até R$ 2.636,00, em jornadas que vão de 20 a 44 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de coletor de lixo, coveiro, garagista, inspetor de aluno, pintor, recepcionista, fiscal de postura, lançador, secretário de escola, técnico de informática, médico, cirurgião dentista e enfermeiro.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 19 até o dia 23 de janeiro de 2015, pelo site www.srconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível fundamental é de R$ 20,00, cargos de nível médio R$ 35,00 e cargos de nível superior R$ 50,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de fevereiro de 2015, na EMEF Senador Carlos José Botelho, situada à Rua José Modesto de Abreu, 269 – Centro, em horário a ser divulgado.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por até igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Ibirubá - RS lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Ibirubá, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital n° 001/2015 de processo seletivo, destinado à contratação temporária de um agente comunitário de saúde (nível fundamental) por salário de R$ 1.094,41, mais insalubridade 20% - R$ 144,80, auxílio alimentação de R$ 250,00 em carga horária de 40h semanais.
 
A execução do certame será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria.
 
As inscrições serão realizadas no período de 19 de janeiro a 02 de fevereiro de 2015, por meio do site www.unars.com.br. A taxa é de R$ 30,00.
 
As provas escritas serão aplicadas na data prevista de 22 de fevereiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados.
 
O processo seletivo terá validade de 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final.

Prefeitura de Divinópolis – MG abre processo seletivo

Com o intuito de contratar 8 vagas para os cargos de Farmacêutico e Enfermeiro, a Prefeitura de Divinópolis, em Minas Gerais, publicou o edital de processo seletivo nº 01/2015. A remuneração é de até R$ 1.484,90 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Os interessados deverão entregar seus títulos na Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 21 de janeiro de 2015, no horário das 7h30min até às 16h.
 
Documentos exigidos para inscrição:
  • RG e CPF (fotocópia);
  • Carteira de Identidade Profissional e/ou protocolo do registro do respectivo Conselho Profissional (fotocópia autenticada);
  • No caso de candidato do sexo masculino, apresentar certificado de reservista (fotocópia);
  • Titulo de eleitor com comprovante da última votação (fotocópia);
  • PIS ou PASEP (Fotocópia);
  • Comprovante de pagamento de anuidade (referente à 2014) do conselho de classe correspondente;
  • Certidão de nascimento (fotocópia) dos filhos menores de 14 anos;
  • Apresentação de laudo médico (para o candidato que se declarar como Pessoa com Deficiência – PCD);
  • Diploma de conclusão do curso de graduação correspondente aos cargos de nível superior (fotocópia);
  • Currículo Vitae com comprovação dos títulos (fotocópia) conforme declarado;
  • Certidão Negativa de Antecedentes Criminais.
A seleção será por meio de análise de currículo.
 
O resultado será divulgado a partir do dia 27 de janeiro de 2015, no site www.divinopolis.mg.gov.br e na Secretaria Municipal de Saúde , localizada na Rua Minas Gerais, Nº. 900, Centro.
 
A validade do processo seletivo será de doze meses, contados da divulgação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Secretaria Municipal de Saúde.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição de 16 de janeiro de 2015.

Concurso Prefeitura de Rio Negro - PR

A Prefeitura de Rio Negro, no estado do Paraná, divulgou o edital de concurso público nº 004/2015. O objetivo é preencher 28 vagas mais o cadastro de reserva, em cargos de ensino superior. A remuneração prevista vai de R$ 705,70 a R$ 1.917,78, em jornadas de 20 e 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, psicopedagogo e professores.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 17 de janeiro até o dia 09 de fevereiro de 2015, pelo site www.saber.srv.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00.
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetiva e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 01 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados no edital de homologação das inscrições.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade do Instituto Saber, terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Santa Bárbara - MG lançou editais de processo seletivo

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Santa Bárbara lançou por meio do Diário Oficial dos Municípios Mineiros (16 de janeiro de 2015) os editais de processo seletivo nº. 001 e 002/2015. A seleção é destinada ao preenchimento de 2 vaga para os cargos de motorista categoria D e médico PSF. O salário pode chegar a R$ 12.000,00.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 29 de janeiro de 2015, no horário das 8h às 11h e das 13h30min às 17h, em dia de expediente, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Padre Lucindo, s/nº, Santa Bárbara - MG.
 
São requisitos específicos para os candidatos para inscrição no presente processo seletivo:
  • Ser portador de diploma de Curso Superior em Medicina;
  • Possuir registro junto ao Conselho Profissional – CRM;
  • Ser portador de comprovante de ensino fundamental;
  • Possuir carteira de Habilitação Categoria D.
O processo seletivo constará de análise de títulos.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, período durante o qual as convocações observarão a lista de classificação.

Prefeitura de Arenápolis - MT promove processo seletivo

A Prefeitura de Arenápolis, no Mato Grosso, lançou o edital de processo seletivo, disponibilizando 58 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva para candidatos de todos os níveis de formação escolar. Os vencimentos variam entre R$ 788,00 e R$ 1.912,18, por jornadas de trabalho entre 30 e 44 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de Professor Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Geografia, Professor de Inglês, Professor de Educação Física, Merendeira, Monitor de Educação Infantil, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico Raio X, Braçal e Gari.
 
As inscrições deverão ser feitas até o dia 28 de janeiro de 2015, das 07h às 11h, e para os cargos da Educação na Secretaria de Educação. Para tanto, os interessados devem se dirigir ao Estádio Moça Bonita, situado à Rua Castelo Branco - Centro; e para as demais áreas, no CAE - Centro de Atendimento Empresarial - Avenida Prefeito Caio - ao lado do Banco do Brasil Cidade de Arenápolis - MT.
 
O processo seletivo consistirá de prova escrita objetiva, de múltipla escolha, com uma única alternativa correta, de caráter eliminatório e classificatório a ser aplicada para todos os candidatos.
 
A prova será realizada provavelmente no dia 03 de fevereiro de 2015, das 08h às 11h, na Escola Duílio Ribeiro Braga, cidade de Arenápolis - MT.
 
O processo seletivo terá validade de um ano a contar da data de publicação, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do poder executivo municipal.

Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT promove processo seletivo

No estado do Mato Grosso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou o edital nº 01/2015 de processo seletivo, visando o provimento de 9 vagas de níveis médio e superior. A proposta salarial pode chegar a R$ 10.828,95, a depender do cargo e da carga horária, sendo esta de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Saúde Bucal, Médico e  Professor em diversas disciplinas.
 
Inscrição
A inscrição será gratuita e deverá ser efetuada no paço municipal, situado na Av. América do Sul, nº 2500-S, Parque dos Buritis, entre os dias 30 de janeiro e 9 de fevereiro de 2015, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável de 16 de fevereiro de 2015, das 13h30min às 16h30min na Escola Municipal Olavo Bilac, situada à Rua Corbélia, nº 2103 S, Bairro Jardim das Palmeiras, Lucas do Rio Verde.
 
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no site www.lucasdorioverde.mt.gov.br e na sede da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, situada na Av. América do Sul, nº 2500-S, Parque dos Buritis, no primeiro dia útil após a realização da prova.
 
O processo seletivo será válido por um ano.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 16 de janeiro de 2015.

Concurso Prefeitura de Santa Rita - MA

Do dia 20 de janeiro ao dia 8 de fevereiro de 2015, a Prefeitura de Santa Rita, no Maranhão, realizará as inscrições para os interessados no concurso público que resultará no provimento de 143 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, conforme anunciou o edital nº 001/2015. O concurso será organizado pela Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU).
 
As chances são para as áreas de assistente social, enfermeiro, nutricionista, supervisor escolar, professor (artes, ciências, educação física, inglês, português, matemática, educação especial, infantil e fundamental), agente administrativo, técnico em enfermagem, técnico em informática, técnico de laboratório de análise clínica, técnico em radiologia, agente de vigilância, auxiliar operacional de serviços diversos e motorista categoria D. Os aprovados farão jus a remunerações de R$ 788,00 a R$ 1.697,39, em jornadas de 25 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas via endereço eletrônico: www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos, com taxas de R$ 35,00 a R$ 70,00.
 
O concurso será composto por prova teórica para todos os inscritos e avaliação de títulos apenas aos candidatos a cargos de professor. Estima-se que a prova seja aplicada no dia 28 de fevereiro e no dia 01 de março de 2015, em local previsto para ser informado até o dia 23 de fevereiro de 2015.
 
Provavelmente o gabarito será disponibilizado no dia 2 de março de 2015. Os títulos deverão ser entregues entre os dias 21 e 22 de março de 2015. O resultado final está programado para ser divulgado até o dia 3 de abril de 2015.  
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Buri - SP

A Prefeitura de Buri, no estado de São Paulo, através da empresa PubliConsult, divulgou o edital de concurso público nº 1/2015. O objetivo é o preenchimento de 66 vagas de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração prevista pode chegar até R$ 12.000,00, em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de agente administrativo, agente de saneamento, atendente de creche, auxiliar de saúde bucal, contador, dentista, desenhista técnico, engenheiro civil, engenheiro elétrico, farmacêutico, fiscal tributário, médicos, nutricionista, professores, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 19 de janeiro até o dia 06 de fevereiro de 2015, pelo site www.publiconsult.com.br.
 
O valor da taxa varia entre R$ 25,00, R$ 35,00 e R$ 45,00.
 
Os inscritos serão submetidos à prova objetiva e avaliação de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de fevereiro de 2015, o local e horário serão divulgados pelo site www.publiconsult.com.br.
 
O concurso público terá validade de dois anos, sendo facultada a sua prorrogação, uma vez, por igual período.

Concursos MANAUSPREV 2015

No estado do Amazonas, a Manaus Previdência (MANAUSPREV) publicou os editais n°s 01 e 02/2015 de concurso público, destinados ao provimento de 57 vagas para os cargos de Analista Previdênciário, Procurador Autárquico e Técnico Previdênciário (níveis médio e superior). O concurso será realizado sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, o certame reserva 5% das vagas aos candidatos com deficiência.
 
Para graduados são 25 vagas, sendo cinco para procurador autárquico e 20 para analista previdenciário, nas áreas de administração, contabilidade, economia, ciências autoriais, serviço social, psicologia, arquivologia e tecnologia da informação. As outras 32 oportunidades são para técnico previdenciário, que exige do candidato formação em nível médio. Os salários variam de R$ 4 mil a R$ 6 mil, para jornada de 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições para o concurso serão realizadas exclusivamente por meio da internet, no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), tendo início às 10h do dia 19 de janeiro e término às 14h do dia 13 de fevereiro de 2015, observado o horário de Brasília.
 
Taxas
- Para o cargo de Técnico Previdenciário a inscrição terá o valor de R$ 70,00;
- Para o cargo de Analista Previdenciário a inscrição terá o valor de R$ 100,00;
- Para o cargo de Procurador Autárquico a inscrição terá o valor de R$ 120,00.
 
Provas e Gabaritos
A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 29 de março de 2015, na Cidade de Manaus/AM, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito será divulgado na data prevista de 30 de março de 2015.
 
Validade
A validade do concurso público é de dois anos, a contar a partir da data de homologação do seu resultado final. Antes de expirar esse prazo, o certame poderá ser prorrogado por mais dois anos.

Concurso Prefeitura de Caturité - PB

A Prefeitura de Caturité, município paraibano, lançou o edital nº 01/2014 de concurso público em provimento de 80 vagas a cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
As vagas são para as funções de agente de combate a endemias, auxiliar de serviços gerais, gari, motorista (AB, B e D), operador de máquinas pesadas, vigia, agente administrativo, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de farmácia, recepcionista, secretário (a) escolar, técnico de enfermagem, técnico em laboratório de análise clínica, nutricionista, professor A e B em diversas áreas, supervisor educacional, enfermeiro, fisioterapeuta, médico, odontólogo e psicólogo clínico. Os aprovados farão jus a remunerações de R$ 724,00 a R$ 1.463,41, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Os interessados terão até o dia 19 de fevereiro de 2015 para efetuarem suas inscrições, através do endereço eletrônico www.ufcg.edu.br, com taxas de R$ 55,00 a R$ 100,00.
 
Será aplicada prova objetiva e avaliação de títulos e experiência profissional. A prova está programada para ser realizada no dia 22 de março, em local a ser informado provavelmente a partir do dia 11 de março de 2015. Estima-se que o gabarito seja disponibilizado no dia seguinte ao da prova. A documentação referente aos títulos deverá ser entregue entre os dias 22 e 30 de abril de 2015. O resultado está previsto para ser publicado no dia 18 de junho de 2015, através do site da Universidade Federal de Campina Grande.
 
O concurso público será válido por dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da Prefeitura.

Prefeitura de Biguaçu - SC anuncia processo seletivo

Com o intuito de contratar 9 profissionais em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Biguaçu, em Santa Catarina, comunica que estão abertas as inscrições do processo seletivo regido pelo edital nº 001/2015 - SESAU. A remuneração é de até R$ 5.240,08.
 
As chances são para enfermeiro, farmacêutico, médico especialista (ginecologia e neurologista), Auxiliar de Saúde II (Técnico em Farmácia), Técnico em Enfermagem I e Vigia.
 
As inscrições serão efetuadas nos dias 19 e 20 de janeiro de 2015, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo - s/n. (anexo à Policlínica Municipal) - Biguaçu - SC.
 
Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
  • Currículo contendo necessariamente informações sobre experiência profissional e locais onde já exerceu o cargo para o qual se inscreveu;
  • Fotocópia do RG;
  • Fotocópia do CPF;
  • Fotocópia da certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos.
O processo seletivo será constituído de avaliação de currículos e entrevista.
 
A entrevista será realizada na data provável de 29 de janeiro de 2015, das 13h30min às 18h30min, em local a ser divulgado posteriormente.
 
A seleção de que trata este edital terá validade de seis meses, podendo ser prorrogada por igual período.
 
O edital  foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, edição de 16 de janeiro de 2015.

Prefeitura de Parapuã - SP divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Parapuã, no estado de São Paulo, lançou o edital de processo seletivo n° 001/2015, objetivando o preenchimento de 20 vagas temporárias em cargos de nível superior. Os aprovados serão lotados na Secretaria Municipal da Educação. Os salários oferecidos variam de R$ 1.060,62 a R$ 1.927,36.
 
O certame será realizado através do Instituto Nacional de Desenvolvimento Educacional e Capacitação - Instituto Indec.
 
As vagas são para os empregos de Fonoaudiólogo, Professor Interlocutor de Libras, Professor de Inglês, Professor de Educação de Jovens Adultos, Professor de Apoio à Educação Infantil, Professor de Educação Básica e Psicólogo.
 
As inscrições serão recebidas a partir do primeiro minuto do dia 19 de janeiro até as 23h59min do dia 01 de fevereiro de 2015, exclusivamente no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.
 
A seleção constará de provas objetivas e títulos. As provas objetivas serão realizadas na cidade de Parapuã, na data prevista de 22 de fevereiro de 2015, em local a ser oportunamente divulgado. O gabarito será divulgado na data prevista de 27 de fevereiro de 2015.
 
O processo seletivo terá validade por um ano, a contar da data de sua homologação.

Álcool prejudica o descanso

Pesquisa mostra que, apesar de inicialmente atuar como sedativo, substância provoca um aumento na potência de determinadas ondas cerebrais associadas a um sono agitado e pouco reparador
 
Rio - Tomar uma taça de vinho ou outra bebida antes de se deitar pode ajudar uma pessoa a dormir mais rápido, mas apesar de inicialmente atuar como sedativo, o álcool provoca perturbações no sono que atrapalham mais o descanso, diz estudo publicado ontem on-line em adiantamento à edição de fevereiro do periódico científico “Alcoholism: Clinical & Experimental Research”.

Segundo os pesquisadores, embora a substância promova a atividade das chamadas ondas delta no cérebro, associadas a estágios de sono profundo sem sonhos, ela também traz um aumento na potência das ondas alfa na região frontal do órgão, vistas como reflexo de um sono agitado.
 
— As pessoas tendem a se focar nos relatos das propriedades sedativas do álcool, que se traduzem em um menor tempo para dormir, particularmente em adultos, do que nas perturbações que ele provoca mais tarde na noite — critica Christian L. Nicholas, cientista do Laboratório de Pesquisas do Sono da Universidade de Melbourne, na Austrália, e um dos autores do estudo.
 
A atividade das ondas delta no cérebro costuma ser maior na infância e vai caindo com a idade, passando por reduções significativas entre os 12 e 16 anos.

Os cientistas acreditam que é por isso que as crianças e jovens dormem mais que os adultos e idosos, já que elas estão ligadas ao chamado “Sono de Ondas Lentas” (SWS, na sigla em inglês) e ao “Sono sem Movimento Rápido dos Olhos” (NREM, também na sigla em inglês), ambos estágios sem sonhos do período em que estamos dormindo.

O problema é que também é justamente nesta época da juventude que as pessoas experimentam o álcool pela primeira vez, com o consumo em geral se elevando com o tempo.
 
— A redução na frequência das ondas delta nos eletroencefalogramas que observamos com a idade é vista como uma representação do processo normal de maturação do cérebro à medida que o cérebro adolescente continua a se desenvolver rumo à maturidade — lembra Nicholas.

— E embora a função exata do sono NREM, e em particular do SWS, ainda seja motivo de debates, acredita-se que eles refletem as necessidades de sono e sua qualidade. Assim, qualquer perturbação neles pode afetar as propriedades restauradoras do sono e serem prejudiciais à funcionalidade durante o dia.
 
No estudo, Nicholas e sua equipe recrutaram 24 voluntários (12 mulheres e 12 homens) saudáveis com entre 18 e 21 anos de idade que beberam “socialmente”, isto é, menos de sete doses-padrão por semana, nos 30 dias anteriores.

Cada um dos participantes da pesquisa foi então analisado com exames de polissonografia e eletroencefalogramas enquanto dormia sob duas condições: tendo consumido álcool antes de se deitarem ou apenas um placebo.

Os resultados mostraram que o álcool de fato aumentou a atividade das ondas delta durante o SWS, mas que também houve simultaneamente uma alta nos registros de ondas alfa na região frontal do cérebro.
 
— Elevações similares na atividade das ondas delta e alfa, que estão associadas com um sono pobre ou pouco reparador, também foram observadas em indivíduos com dores crônicas — destaca Nicholas.

— Assim, se o sono está sendo perturbado regularmente pelo consumo de álcool antes de dormir, particularmente ao longo de grandes períodos de tempo, isso pode ter efeitos prejudiciais significativos no bem-estar durante o dia e em funções neurocognitivas como os processos de aprendizado e memória.

A mensagem a se levar deste estudo é que o álcool na verdade não é um bom auxílio para o sono mesmo que ele pareça te ajudar a dormir mais rápido. De fato, a qualidade do sono que você obtém foi significativamente alterada e perturbada por ele.
 
O Globo

Diabetes: sete hábitos que podem causar hipoglicemia

mulher aplicando insulina - Foto: Getty Images
Não se deve aplicar mais insulina do que o necessário
Jejum prolongado e não levar exercícios em conta são alguns erros

Tontura, mal estar, visão turva, sudorese, fome intensa, taquicardia e alteração do nível de consciência são sintomas do mal conhecido por hipoglicemia, recorrente entre pessoas com diabetes e caracterizada por níveis de glicose abaixo dos 60mg/dL - os valores ideais estão na faixa entre 70mg/dL e 99mg/dL.
 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, pelo menos metade dos portadores de diabetes tipo 1 sofrem episódios de hipoglicemia uma vez por mês, mal que também afeta alguns pacientes de diabetes tipo 2, ainda que mais raramente.
 
Dados divulgados em 2012 pela pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), mostram que cerca de 5,6% da população brasileira adulta sofre de diabetes e, realmente, está preocupada em controlar o excesso de açúcar no sangue. "Entretanto, a falta de glicose pode causar danos como crises convulsivas e coma, que podem inclusive levar à morte", alerta o nutrólogo Gabriel Biancardi, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.
 
Livre-se dos erros alimentares na hora de controlar o açúcar no sangue e evite a hipoglicemia: 
 
Não comer nada antes de dormir
Durante as horas de sono, o portador de diabetes pode apresentar a chamada hipoglicemia noturna, episódio caracterizado por pesadelos, transpiração intensa e dor de cabeça ao levantar. "Para evitar a hipoglicemia noturna, o ideal é fazer um lanche antes de dormir, consumindo carboidratos e proteínas, como leite ou pão com queijo e presunto", afirma a nutricionista Deise Regina Baptista Mendonça, do Departamento de Nutrição e Metabolismo da Sociedade Brasileira de Diabetes.
 
"A glicemia deve ser ajustada sempre para que fique em torno de 100 m/dl nesse período, mas não muito acima disso", afirma. 
 
Pular refeições
Essa é uma das principais causas de hipoglicemia na pessoa com diabetes. Ficando longos períodos sem se alimentar, os níveis de açúcar no sangue caem naturalmente, mas não o suficiente para causar hipoglicemia em uma pessoa que mantem uma dieta saudável. Isso porque o organismo percebe a queda e diminui a produção de insulina, de modo que o açúcar seja usado de forma mais lenta, ou então começa a produzir o glucagon, hormônio que faz o fígado converter algum glicogênio em glicose, para então liberar o açúcar no sangue.
 
"Esse sistema não funciona adequadamente quando se tem diabetes, dificultando esse equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e levando à hipoglicemia", afirma o endocrinologista Fernando Spagnoulo, responsável pelo Ambulatório de Endocrinologia do Centro Integrado de Saúde na Faculdade Anhembi Morumbi. Por isso, é de extrema importância comer a cada três horas sem pular nenhum lanche ou refeição principal.

Evitar carboidratos mesmo com exercícios
O nutriente mais controlado pela pessoa com diabetes é o carboidrato que, se ingerido em excesso, pode elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue. No entanto, para aqueles que praticam atividade física, a ingestão do carboidrato antes e depois dos exercícios é de extrema importância, do contrário pode haver um caso de hipoglicemia.
 
"Se você já coordena sua alimentação com a atividade, mas fez mais exercícios do que o planejado no dia, o ideal é medir a glicemia para ver se é necessário consumir carboidratos extras", diz o nutrólogo Gabriel Biancardi, do Hospital 9 de Julho. "Exercícios aeróbicos de grande duração (como corrida e natação) tendem a baixar a glicemia, sendo necessária uma ingestão maior de alimentos, mas o ideal é sempre conversar com seu médico."
 
Só comer antes ou depois de se exercitar
Pessoas que sofrem mais facilmente com a hipoglicemia devem ficar atentas aos níveis de glicose no sangue mesmo durante a prática de exercícios. "Principalmente aqueles que passam longos períodos na academia, combinando musculação com outras atividades, devem verificar os níveis de glicose no sangue durante os intervalos e fazer um pequeno lanche, se necessário", diz o nutrólogo Gabriel.
 
"Lembrando que a atividade física demanda muita energia do corpo e a glicose é a base desse fornecimento, evitando assim a baixa dos níveis e a hipoglicemia."
 
Ingerir álcool
Além de prejudicar a absorção de diversas vitaminas e minerais, o álcool pode causar hipoglicemias severas. Isso porque, para metabolizar o álcool, o fígado deixa de lado outras funções, como o fornecimento de glicose às células.
 
"Além disso, o alcoolismo pode levar à cirrose e a outros problemas hepáticos, que também causam hipoglicemia", afirma o endocrinologista Fernando. Os especialistas explicam que, para evitar o problema, o ideal é evitar o álcool ou beber moderadamente, alimentando-se durante a ingestão, para evitar picos de insulina. 
 
Aplicar mais insulina do que o necessário
A maioria dos episódios de hipoglicemia entre pessoas com diabetes acontece quando o paciente não balanceia corretamente a ingestão de açúcares e a aplicação de insulina, injetando mais do que o necessário e levando a um quadro hipoglicêmico.
 
"A insulina aplicada tem que ser proporcional aos alimentos ingeridos", diz Fernando Spagnoulo. "Errar essa conta pode levar tanto ao exagero na aplicação da insulina quando ao fornecimento insuficiente, e ambos causam prejuízos."
 
Deixar a bolsa vazia
"Os portadores de diabetes devem carregar consigo balas de caramelo ou sachês de mel, para o caso de um início de crise ou a iminência de um período longo em jejum", diz a nutricionista Deise. Segundo a especialista, um simples docinho pode muitas vezes evitar o agravamento dos sintomas de hipoglicemia. 
 
Minha Vida

Saiba como controlar o colesterol por meio da alimentação

O colesterol é uma gordura importante para o nosso organismo, desempenhando diversas funções, como a estruturação da parede das células, produção de diversos hormônios, fundamental para o metabolismo das vitaminas chamadas lipossolúveis (A, D, E e K) e fabricação da bile, que participa do processo de digestão das gorduras ingeridas
 
Em excesso, o colesterol está associado com aterosclerose, o acúmulo de placas de gorduras nas artérias ao longo dos anos que impede a passagem do sangue, doenças coronarianas, infarto e acidente vascular cerebral, além da possibilidade de gerar o acúmulo de colesterol em articulações, manchas amareladas ao redor dos olhos, denominado xantelasma, e descoloração branca ao redor da córnea, chamado de arco senil.
 
O consumo excessivo de gordura saturada está associado ao aumento do colesterol total no organismo, a soma do “colesterol bom” HDL com o “colesterol ruim” LDL, que é encontrado em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, vísceras, leite, manteiga e queijos, e em alguns alimentos de origem vegetal como o óleo de palma e a gordura do cacau.
 
A presença desse tipo de gordura também é bastante concentrada em alimentos ultraprocessados, como biscoitos, salgadinhos, comidas congeladas prontas para consumo, embutidos (como presunto, salsicha, linguiça, mortadela etc), bolos prontos e sorvete. Estes produtos industrializados, além de altas concentrações de gordura saturada, geralmente também apresentam a chamada gordura trans, cujo consumo está fortemente associado ao aumento do colesterol total e do LDL, bem como a redução do HDL, aumentando o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
 
A Pesquisa Nacional de Saúde, uma parceria do Ministério da Saúde com a Fiocruz e o IBGE, aponta que 57,4 milhões de brasileiros têm pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT), entre elas a hipertensão arterial e a alta taxa de colesterol, que estão associadas a fatores de risco como tabagismo, consumo abusivo de álcool, excesso de peso, níveis elevados de colesterol, baixo consumo de frutas e verduras e sedentarismo.
 
Na idade adulta é importante fazer o monitoramento regular dos níveis de colesterol no sangue, quanto maior o nível de HDL no sangue, menor o risco de excesso de colesterol e de doenças aterosclerótica.

 A obesidade é um dos fatores de risco para o excesso de colesterol sanguíneo, mas pessoas magras também podem ter o colesterol alto. Entretanto, esse é um fator passível de mudança. Uma alimentação equilibrada e saudável, junto à prática da atividade física pode, além de ajudar a controlar o peso, manter o colesterol dentro dos níveis recomendados.
 
Controlando o colesterol com a alimentação: alimentos como os óleos vegetais (óleo de soja e azeite de oliva), peixes, nozes e castanhas apresentam grande quantidade de gordura insaturada, que, quando consumidos com moderação, podem contribuir para a redução do colesterol total e do LDL e aumento do HDL.
 
Combinações de alimentos de origem vegetal
Vários tipos de grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas e castanhas – com a complementação de pequenas quantidades de alimentos de origem animal, óleos e gorduras, constituem base excelente para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa e culturalmente apropriada.
 
O impacto do consumo de gorduras e colesterol sobre a qualidade nutricional da alimentação - e consequentemente sobre a saúde - dependerá da quantidade consumida, bem como a quantidade utilizada nas preparações.
 
Uma dieta variada, com consumo moderado de alimentos de origem animal - dando-se preferência a carnes de corte magro e carne de aves sem pele -, baseada predominantemente de alimentos de origem vegetal e com utilização moderada de óleos e gorduras no preparo das refeições propicia um consumo de gorduras e colesterol adequado.
 

Iniciativas de instituições privadas são referência no estímulo ao parto normal

Na busca por incentivar o parto normal em detrimento das cesáreas, entidades que atuam na área de saúde complementar, como hospitais e planos de saúde, têm mudado procedimentos e obtido redução nos índices de partos cirúrgicos
 
Em Jaboticabal, por exemplo, a Unimed conseguiu reduzir de 99%, em 2011, para 50%, 2014, o número de cesarianas em uma de suas unidades hospitalares. Lá, uma das principais mudanças no atendimento às gestantes foi o fim do pré-agendamento das cesáreas. As mães passaram a ter que chegar ao hospital com 40 semanas de gestação ou já em trabalho de parto sem ter mais a possibilidade de antecipar o nascimento dos bebês – o que diminuiu o número de internações neonatais em 60% e a mortalidade – que já era baixa.
 
“É impressionante a queda [de internação] em UTI, confirmando que os recém-nascidos estavam sofrendo com o excesso de cesáreas”, destaca o médico Paulo Borém, representante do Comitê de Atenção Integral à Saúde da Unimed do Brasil. A experiência foi implantada também em outros hospitais da Unimed no interior paulista, em Belo Horizonte e chegará a Vitória em março.
 
Além disso, para conquistar a confiança das mães, as últimas consultas do pré-natal ocorrem no hospital e não mais no consultório. “Elas vão conhecer as equipes de saúde, em dias diferentes às consultas, depois da 36ª semana e aguardar a 40ª semana ou o trabalho de parto para ter o neném, porque acontecia de o bebê nascer antes de 'estar maduro'”, contou o médico.
 
A Unimed também contratou mais enfermeiras obstetras e doulas. “As enfermeiras assumiram um papel fundamental nas equipes e isso mudou totalmente o resultado”, enfatizou. “A enfermagem [permite] uma formação para cuidar das pessoas, sem intervenção. Elas [enfermeiras] estão lá para acompanhar a evolução do parto, já o médico vem de uma cultura de intervenção.”
 
Na opinião do presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Etelvino Trindade, a participação de mais enfermeiras obstetras nas equipes de parto ajuda de fato a reduzir o número de cesáreas. A entidade destaca também a importância de mudanças na formação dos médicos, para que o parto normal humanizado – com o mínimo de intervenções possível – seja realidade: “O estudante só vê cesariana. Então, chega na hora, ele acaba preferindo”, admitiu.
 
Outra mudança foi remunerar os médicos pelo critério de plantões e não mais por partos. “Essa situação evita que os médicos fiquem aguardando a paciente por horas, como acontece no parto normal, para ganhar por um único procedimento. Os médicos devem recomendar a cesáreas por critérios técnicos”, completou a nota da instituição.
 
De acordo com o coordenador da iniciativa, todo o projeto de humanização do parto nas unidades é fundamentado em qualidade e segurança. “Fazemos o parto como o SUS [Sistema Único da Saúde] preconiza, porque, historicamente, o parto normal pode ser traumático”, disse, em relação a procedimentos que podem causar dor às mulheres. Atualmente, o índice de cesarianas na rede privada é 84%, enquanto na rede pública, 40%.
 
O novo modelo de assistência ao parto em unidades da Unimed foi citado como referência no encontro Ecos da 9º Conferência - Normal é Natural: da Pesquisa à Ação, realizado com especialistas de todo o mundo, em 2014, no Rio de Janeiro, e consta na pesquisa Nascer no Brasil, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), feita em 266 hospitais.
 
Com o objetivo de reduzir o número de cesarianas, o Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, também vai rever os procedimentos no atendimento a gestantes. A partir de fevereiro, a entidade põe em prática acordo de cooperação inédito com a Agência Nacional de Saúde (ANS) para servir de referência à rede privada.
 
As ações incluem atendimento 24 horas por médicos e enfermeiras obstetras, o uso de recursos para alívio da dor no parto, educação continuada da equipe e estímulo à presença do acompanhante, baseadas em recomendações do Institute for Healthcare Improvement (IHI) – organização americana que atua para melhorar a segurança e a qualidade no cuidado aos pacientes.
 
Segundo a gerente de Assistência à Saúde da Agência Nacional de Saúde (ANS), Karla Coelho, as experiências do Albert Einstein e de unidades da Unimed avançam na redução das cesarianas desnecessárias e são referência. “Precisamos disponibilizar informações à mulher sobre parto normal, de parceria com as entidades médicas – que estão se aproximando para apoiar iniciativa da ANS – junto com as universidades, que fazem as pesquisas e, por fim, da mudança nas maternidades.”
 
Agência Brasil

Pesquisadores desenvolvem tatuagem temporária para medir glicose

Foto: Divulgação / Universidade da Califórnia
No momento, a tatuagem não fornece a leitura completa de que o paciente necessita para monitorizar a sua própria glicose, o que é desenvolvido pelos pesquisadores
 
Cientistas da Universidade da Califórnia testaram uma tatuagem temporária capaz de medir o nível de glicose por meio das células da pele. Segundo os pesquisadores, a descoberta "é um passo promissor para testes de glicose não invasivos para pacientes com diabetes".

No momento, a tatuagem não fornece a leitura completa de que o paciente necessita para monitorizar a sua própria glicose, o que é desenvolvido pelos pesquisadores.
 
— Queremos que o instrumento de leitura também tenha a opção Bluetooth para enviar essas informações diretamente para o médico em tempo real ou armazenar dados na nuvem — explicou uma das responsáveis pela pesquisa, Amay Bandodkar.
 
A equipe também trabalha em maneiras de fazer a tatuagem durar mais tempo, mantendo o custo baixo:
 
— Atualmente, o sensor consegue "sobreviver" apenas por um dia. Mas é extremamente barato: custa apenas alguns centavos de dólar.
 
Foto: Divulgação / Universidade da Califórnia
De acordo com os pesquisadores, o objetivo é facilitar a vida daquelas pessoas que precisam medir a glicose furando o dedo mais de uma vez por dia.
 
A tatuagem foi aplicada em sete homens e mulheres entre 20 e 40 anos, sem histórico de diabetes.
 
Para testar se o sensor captava o aumento nos níveis de glicose após uma refeição, os voluntários tiveram uma alimentação rica em carboidratos.
 
O dispositivo conseguiu detectar o pico de glicose tão bem como o teste do dedo. Mas ainda não é possível saber os números precisos da substância no sangue.
 
Zero Hora