Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O que as pessoas que leem o seu currículo gostariam que você soubesse

O currículo é um documento muito pessoal, no qual geralmente queremos transmitir nossas habilidades e personalidade
 
Mas, numa dessas, acabamos cometendo erros como floreios desnecessários ou informações ambíguas que nos fazem ser descartados de uma vaga para a qual seriamos ideais.
 
Sendo assim, conheça algumas coisas que recrutadores e empregadores que leem seu currículo gostariam que você soubesse:
 
Tenha foco na clareza
Se a sua experiência, educação ou habilidades relevantes são difíceis de encontrar em um piscar de olhos, é a mesma coisa que seu currículo estivesse em branco.
 
É compreensível querer fazer o seu currículo se destacar, mas criatividade no InDesign não é a melhor maneira de conseguir isso – a menos que você seja um designer ou artista, seu foco deve ser em tornar o seu currículo claro e legível.
 
É muito melhor gastar o seu tempo maximizando a metade superior do seu currículo. Isto pode significar escrever um resumo com as suas qualificações mais relevantes ou talvez puxar todas as suas experiências mais relevantes para uma seção separada na parte superior, relegando o resto para uma seção “Experiências adicionais”.
 
Explique por que a sua experiência é especialmente relevante para a posição que você deseja
Se não fica imediatamente claro a partir de sua experiência por que você está se candidatando para aquela vaga, ninguém vai ligar os pontos. A reação inicial de um recrutador não pode ser confusão.
 
Então, certifique-se de ligar os pontos para o leitor de seu currículo. Mostre como suas habilidades podem ser transferidas para tal posição ou por que você é mais qualificado do que seus anos de experiência demonstram.
 
Para fazer isso, você pode apostar em uma declaração de objetivo simples. Enquanto você definitivamente não deve usar uma declaração de objetivo se estiver se inscrevendo para uma posição que faz todo o sentido com a sua experiência, uma breve explicação pode ser suficiente para conseguir uma entrevista, onde você terá a chance de provar sua qualidade e adequação. Só não use clichês como “Minha meta é usar minhas habilidades em uma organização inovadora e blá blá blá”.
 
Se houver oportunidade de apresentar uma explicação melhor de suas intenções em uma carta de apresentação, essa é mais uma rota a se considerar.
 
Considere a aparência de seu currículo
Se o seu currículo é difícil de sequer passar os olhos, ele provavelmente não vai ser lido. Ele precisa ser fácil de ler e enxuto.
 
Não use fontes minúsculas. Não deixe passar de uma página. Não use explicações enormes. Não use formatos justificados, nem centralize. Use a mesma fonte, do mesmo tamanho, em todo o documento.
 
Evite usar palavras inteiras em maiúsculas ou muito negrito em uma mesma frase. Essas são algumas dicas que podem deixar seu currículo mais atraente.
 
Escreva para o leigo, não para o especialista
Se você espera que seu currículo chegue a um gerente de contratação, em muitos casos é preciso se certificar primeiro de que passará pelo RH. Isso significa que um leigo tem que entender o que você está falando em seu currículo. Não importa se você lida com cadeias de suprimentos complexas, codificação de algoritmos ou a realização de pesquisas de ponta sobre nanolasers – nenhum de seus feitos impressionantes atingirá o gerente de contratação certo se um representante de recursos humanos não entender bem o suficiente o que você sabe fazer para colocá-lo na pilha certa.
 
Corte o uso de jargões, deixando-os para o contexto apropriado, e foque em resultados. Encontre palavras-chave que apresentem bem seu trabalho. Em outras palavras, pense em seu currículo sendo lido por alguém de fora da sua indústria ou aérea profissional.
 
Confira sempre suas informações de contato
Finalmente, não seja aquela pessoa que tem tudo que um recrutador está procurando, mas é simplesmente impossível de se entrar em contato. Verifique, verifique de novo e teste suas informações de contato.
 
Erros de digitação são sempre ruins, mas um erro de digitação em suas informações de contato é provavelmente o pior de todos. É uma sensação péssima ver um e-mail incorreto voltar para sua caixa de entrada. Não tem empregador que vai ficar caçando candidato com informação de contato errada.
 
LifeHacker / Hypescience

Suco de chia – Emagreça e fortaleça a saúde

Suco de chia - Emagreça e fortaleça a saúde
Reprodução
É sempre bom ter no caderno de receitas uma daquelas que auxilia no emagrecimento, não é?
 
Pegue caneta e papel para tomar nota de um método eficaz na redução daquela gordurinha tão incômoda: o suco de chia.
 
Antes de mergulharmos no passo a passo para fazer a bebida vamos conhecer um pouco sobre a chia. A Salvia hispânica, também conhecida como sementes de chia, é um vegetal nativo da Guatemala e das regiões central e austral do México e pertencente a família das lamiáceas.
 
Tipicamente conhecida por sua semente – essa utilizada na receita do suco que ensinamos a seguir –, a chia age como um forte antioxidante rico em ômega 3, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, proteínas e fibras. Sua composição é potente na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e tumores. Além de ser um forte aliado para o emagrecimento. Com formato oval, a semente de chia tem cerca de 2 mm de diâmetro.
 
Eficácia do suco
Bebida bastante eficiente como agente detox, o suco de chia é um líquido composto de sementes da Salvia hispânica com limão. Ao ingerir a bebida, a presença da chia no organismo de uma pessoa irá promover o retardamento do esvaziamento gástrico e também irá estimular a sensação de saciedade, evitando assim a fome e consumo de alimentos em excesso.
 
O efeito é causado devido a presença abundante na chia de ômega 3, este que é o nutriente capaz de enviar ao cérebro a “mensagem” de que o organismo está saciado, evitando assim a fome.
 
Aliado as fibras presentes na chia, o ômega 3 também é responsável por reduzir as camadas de gordura fixadas nas artérias, fazendo com que caiam os níveis de colesterol ruim e melhore a circulação sanguínea, o que evita crises de pressa alta.
 
Já a existência de vitamina B nas sementes de chia, faz com elas possuam ação antioxidante, anti-inflamatória e antiviral. Tais efeitos são eficientes na prevenção ao câncer de pulmão e de estômago, além de alavancar as funções cognitivas.
 
Por sua vez o limão – segundo componente da receita do suco –, é uma fruta bastante eficaz como ativo detox, rica em vitamina C, antioxidantes e potente reforço para o sistema imunológico.
 
Receita
Coloque duas colheres de sopa de sementes de chia de molho em 250 ml de água e deixe descansar até que o líquido adquira consistência quase gelatinosa. Em seguida, adicione uma colher de sopa de suco de limão ou lima, adoce conforme o seu gosto e pode tomar.
 
Remédio Caseiro

Pneumonia aumenta riscos de doenças cardíacas

As pessoas que foram hospitalizadas por pneumonia enfrentam um risco maior de ataques cardíacos ou infartos nas semanas ou meses seguintes
 
Um estudo publicado pela revista da Associação Médica Americana é o primeiro a se focar apenas em pacientes de pneumonia sem histórico de doenças cardíacas.
 
Os pesquisadores ainda tentam entender por que o corpo humano fica mais vulnerável depois de uma pneumonia, mas assinalaram que as pessoas que são hospitalizadas por esta doença pulmonar devem considerar possível o risco de sofrer doenças cardiovasculares no futuro.
 
A pesquisa se baseou em casos de mais de 3.800 pessoas. Um grupo tinha 45 a 64 anos e outro superava os 65.
 
Ao comparar mais de 1.200 pacientes com pneumonia com 2.500 pacientes do grupo de controle, todos da mesma idade, ao longo de dez anos, os especialistas descobriram que os primeiros tinham um risco maior de sofrer problemas cardíacos.
 
"No grupo de 65 anos ou mais, o paciente de pneumonia tinha quatro vezes mais possibilidades de desenvolver uma doença cardiovascular nos primeiros 30 dias depois da infecção", indica o estudo.
 
"No décimo ano, havia menos do dobro de possibilidades".
 
No grupo mais jovem, o risco de doença cardiovascular foi 2,4 vezes mais alto nos primeiros 90 dias depois da hospitalização por pneumonia, mas este risco já não era tão significativo depois de dois anos.
 
O estudo mostra que os médicos devem desenvolver um plano de cuidados que leve em conta que os pacientes poderão desenvolver doenças cardiovasculares nas semanas, meses ou anos posteriores à recuperação da infecção, afirmou o principal autor do estudo, Vicente Corrales Medina, especialista em doenças infecciosas do hospital de Ottawa.
 
AFP / Terra

Academia ao ar livre: veja opções gratuitas em SP e RJ

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Passeios de bike, CrossFit, pilates, tai chi e esportes radicais estão entre as opções, e algumas continuam depois do verão; confira programação
 
O verão costuma estimular as pessoas a praticar atividade física para manter o corpo e a saúde, mas às vezes falta dinheiro para frequentar uma academia, certo? Errado! Há muitas alternativas gratuitas e ao ar livre disponíveis, sendo que algumas funcionam o ano todo e outras são específicas para os meses mais quentes do ano.
 
Confira algumas opções de São Paulo e Rio de Janeiro:
 
Até o dia 1º de fevereiro, o Rio Academia oferece atividades físicas gratuitas num espaço de 300 m² montado na areia, no Posto 10 da praia de Ipanema, Rio de Janeiro. Entre as modalidades oferecidas aos 4 mil alunos previstos estão musculação, corrida, ioga, tai chi chuan, pilates, capoeira e o CrossFit. Funciona diariamente, sendo que, durante a semana, o espaço fica aberto das 6h30 às 10h30 e das 17h às 19h; e, nos finais de semana e feriados, das 7h às 11h e das 15h às 19h. Para participar, é preciso ser maior de idade ou ter autorização expressa dos responsáveis. Todos os alunos preenchem uma ficha com perguntas clínicas, de risco e responsabilidade, para usar o espaço. Banco Santander e Lupo Sport são patrocinadores.
 
 Foto: Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude / Divulgação
Foto: Divulgação
Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude
A Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, do Rio de Janeiro, oferece 10 academias funcionais ao ar livre, no modelo Hexagon. A estrutura física do espaço é em 100% de alumínio, o que proporciona uma durabilidade de até 15 anos de uso. Atualmente, as academias funcionais estão nos seguintes municípios: Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Búzios, Paraíba do Sul, Santo Antônio de Pádua, Seropédica, Saquarema, Rio das Flores, Rio de Janeiro (Maré), São Gonçalo (Parque Ecológico da Praia das Pedrinhas/Piscinão de São Gonçalo). A estrutura fica liberada para atividade física em qualquer horário, mas cabe a cada prefeitura o direcionamento de projetos paralelos e seu horário de funcionamento.
 
Confira os endereços:
 
- Arraial do Cabo: Orla Shangri-lá, na Praia dos Anjos, em frente ao antigo prédio da FIA. Funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 14h às 16h.
 
- Complexo da Maré: Praça Rubens Vaz.
 
- Seropédica: Praça Nildo Romano, Centro. De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
 
- Saquarema: Rua Professor Souza, 159, Calçadão de Bacaxá. De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
 
- Angra dos Reis: Av. Reis Magos, s/n, Aterro do bairro São Bento. Funciona todos os dias, com acompanhamento de professores às segundas, quartas e sextas-feiras, das 6h às 9h e das 17h às 20h.
 
- Paraíba do Sul: Praça Marquês de São Marcos, Centro.
 
- São Gonçalo: Parque Ambiental das Pedrinhas/Piscinão de São Gonçalo, na Rodovia BR-101, km 312, Boa Vista. De terça a sexta, das 7h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.
 
- Búzios: Trevo da Barbuda, Manguinhos.
 
- Rio das Flores: Praça Encantada, Três Ilhas.
 
- Santo Antônio de Pádua: Praça Pereira Lima, Centro.  
 
O Bike Tour SP é um passeio gratuito de bicicleta formado por um grupo com 10 pessoas acompanhado por dois monitores e equipados com um sistema de áudio acoplado ao capacete: o Audiotour. Por meio deles, os participantes escutam informações e curiosidades sobre os pontos turísticos visitados, nos idiomas português e inglês.
 
O percurso tem duração média de 1h15. Bicicletas, coletes e equipamentos de segurança são fornecidos pelo projeto. Conta com quatro roteiros: Centro Histórico, Avenida Paulista, Parque Ibirapuera e Faria Lima.

Para participar, basta fazer a inscrição gratuita no site biketoursp.com.br e levar 2kg de alimento não-perecível, que será doado ao NABEM (Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes). Os passeios das rotas Avenida Paulista e Centro Histórico acontecem aos domingos e a rota Parque Ibirapuera aos sábados, todas com cinco saídas diárias: 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h. Informações: contato@biketoursp.com.br.
 
 Foto: Kazuo Kajihara / Divulgação
Foto: Kazuo Kajihara/Divulgação
Nesta edição do Sesc Verão de São Paulo, há atividades gratuitas para sócios e não-sócios (no caso de atividades na piscina, os não-sócios estão sujeitos à disponibilidade de ingressos no valor de R$ 15). No Sesc Santana (11. 2971-8700), por exemplo, há o Estádio Lúdico, em que o ginásio de esportes foi transformado num estádio de atletismo.
 
As diversas modalidades de corridas, saltos e arremessos são contempladas com atividades de iniciação, jogos pré-desportivos e vivências, desenvolvidas pelos técnicos da unidade e por profissionais e atletas contratados (até 1º de março, de terça a sexta, das 9h às 21h; e de sábados e domingos, das 10h às 18h). No Sesc Itaquera (11. 2523-9200), é possível participar de aulas de práticas corporais, com ênfase em ioga (até 31 de janeiro, às 11h30 nos sábados e domingos). Entre as sugestões do Sesc Osasco (11. 3184-0900) estão caminhada e ginástica multifuncional (27 a 30 de janeiro, das 18h às 19h).
 
Em parceria com a UBS Magaldi, o Parque do Povo - Mario Pimenta Camargo, em São Paulo, oferece atividades físicas gratuitas: Tai Chi Pai Lin, todas as terças e sextas-feiras, das 7h30 às 8h30, sendo a marquise próxima ao playground o ponto de encontro; e Grupo de Caminhada, todas as sextas-feiras, das 8h30 às 9h30, sendo a entrada principal do parque o ponto de encontro. Não é necessário se inscrever, apenas chegar no horário da atividade. Endereço: Av. Henrique Chamma, 420 – Pinheiros. Informações: (11) 3073-1217.
 
Para comemorar o aniversário da cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação promoverá a “Pedalada de Aniversário - São Paulo 461 anos” no dia 25 de janeiro, com participação gratuita. A partir das 8h, os interessados em pedalar pela cidade sairão do MASP, na Avenida Paulista, rumo ao Vale do Anhangabaú, com uma parada no Centro Esportivo Tietê.
 
A concentração do pelotão para a saída será às 7h, no mesmo ponto de partida. As inscrições serão realizadas até o dia 21 no site do evento. Um dia antes da atividade, 24, das 9h às 18h, é necessário comparecer ao CE Tietê para a retirada do kit que dá acesso à Pedalada.
 
Até o dia 8 de fevereiro deste ano, quem passar pelos calçadões e monumentos históricos do centro da cidade de São Paulo nos finais de semana irá se deparar com cinco arenas com atividades gratuitas esportivas e culturais, como futebol, vôlei, basquete, caminhada, passeio ciclístico, skate, patins, slackline, parkour, jogos de tabuleiro, danças, ginásticas.
 
No projeto Pela Cidade, o Vale do Anhangabaú recebe a Arena Radical. A rua Líbero Badaró está tomada pela Arena de Esportes de Rua. A Arena dos Jogos de Tabuleiro encontra-se no Viaduto do Chá. Já a Praça Patriarca acomoda a Arena da Terceira Idade. O Pátio do Colégio está aberto para a Arena Lúdica. Informações: (11) 3397-1272 / (11) 3397-1353.
 
Terra

Cinco funcionários da Disney da Califórnia foram diagnosticados com sarampo

Divulgação: Autoridades de saúde acreditam que surto
começou com uma mulher contaminada e não vacinada que
visitou a Disney em dezembro
Surto já atingiu 53 pacientes na costa oeste dos Estados Unidos e no México
 
Rio- Cinco funcionários do parque temático Disneylândia, na Califórnia, foram diagnosticados com sarampo nesta semana. Com mais esses pacientes, chegou a 53 o número de pessoas com a doença desde o começo do surto na costa oeste dos Estados Unidos.
 
Após a revelação da notícia, a direção do parque informou que todos os trabalhadores que tenham estado em contato com os cinco pacientes foram convidados a mostrar registros de vacinação ou fazer um exame de sangue. Já aqueles que não foram vacinados foram convidados a entrar em licença remunerada até que seu estado de saúde possa ser confirmado.
 
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por via aérea. Embora exista uma vacina comumente aplicada em crianças na maioria dos países, o receio de determinados movimentos antivacina e de algumas famílias continua a confrontar evidências científicas e a levá-los a se esquivar deste e de outros imunizantes.
 
No início deste mês, já foram confirmados nove casos de sarampo em dois parques temáticos com sede na Califórnia. A doença também foi registrada no estado de Utah, em pessoas que haviam visitado resorts entre 17 e 20 de dezembro.
 
Desde o começo do ano, o sarampo já se espalhou por três outros estados dos EUA e para o México.
 
Autoridades de saúde americanas acreditam que tudo começou a partir de uma mulher contaminada e não vacinada que visitou a Disney no dia 28 de dezembro.

O Globo

Ceará tem 90 dias para frear surto de sarampo ou pode cancelar certificação para Américas

Divulgação/Ruy Norões: Representantes da Organização Pan-Americana
da Saúde (Opas), da OMS, do Ministério da Saúde e das secretarias
 estadual e municipais se reuniram ontem em Fortaleza 
Certificado de eliminação da doença no continente pode não ocorrer devido situação do estado
 
O surto de sarampo que vem ocorrendo no Ceará pode impedir as Américas do Sul, Central e do Norte de receber a certificação de eliminação da doença, o que ocorreria este ano. De 22 de janeiro de 2014 até o último dia 5, o estado confirmou 673 casos de sarampo em 28 municípios — sendo 670 em 2014 e três este ano.

Em reunião ontem, representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS) e das secretarias estadual e municipais de Saúde estipularam um prazo de 90 dias, a contar do último caso confirmado, dia 5, para que se consiga interromper o surto da doença.
 
A última confirmação foi em Caucaia. Já em Fortaleza, o último registro ocorreu em 31 de dezembro.
 
— Logo após esses 90 dias, caso não se confirme nenhum caso associado ao surto, daremos continuidade ao processo de certificação, que leva de seis meses a um ano para ser expedido — explicou Pamela Bravo, representante da Opas.
 
Segundo Pamela, caso esse surto tivesse sido interrompido ainda em 2014, esta certificação já poderia ter sido expedida:
 
— Os outros países das Américas estão avançando nesta meta de certificação, mas em nenhum deles estão ocorrendo casos há um tempo tão prolongado quanto no Brasil. É um surto, mas somente em um estado, o Ceará.
 
O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa-CE) indica que há ainda 46 casos em investigação em oito municípios, sendo a última notificação feita no dia 12 deste mês.
 
Vacinação será reforçada
Para tentar zerar os casos da doença, o foco será a vacinação de crianças a partir dos 6 meses de idade, grupo em que há maior incidência do sarampo. A ampla mobilização da sociedade e de profissionais de saúde será a estratégia utilizada, buscando principalmente o envolvimento de agentes comunitários, já que estes serão responsáveis pela busca dos que ainda não foram vacinados, incluindo adultos até 49 anos.
 
— A partir dos 6 meses, a imunidade que a mãe passa ao filho tende a declinar. Além disso, a faixa etária de 6 meses a 1 ano é na qual há maior incidência da doença. Normalmente, a vacina tríplice é dada com 1 ano, mas, como estamos com um surto, vamos rebaixar a faixa etária da primeira dose de vacinação — explicou o gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Fortaleza, Antônio Lima.
 
Ele ressaltou também que, caso o adulto não lembre se foi imunizado, não existe risco em ser vacinado mais de uma vez:
 
— Quem sustenta a epidemia de sarampo no mundo inteiro são as crianças, por isso o foco em vaciná-las a partir dos 6 meses. Mas, caso o adulto até 49 anos ainda não tenha recebido a vacina, ele tem que ser vacinado, ainda mais se estiver em uma área com caso confirmado ou que esteja com surto da doença.
 
São diversas as causas que levaram o Ceará a atual situação, entre elas a reduzida cobertura dos agentes de saúde e a baixa sensibilização das mães, que não estão levando as crianças para vacinar.
 
— Temos que vacinar 100% das crianças, nenhuma pode deixar de ser imunizada. A criança não foi vacinada porque a mãe não levou ou porque o centro de saúde não verificou que aquela criança tinha que ser vacinada — comentou o secretário de Saúde do Ceará, Carlile Lavor.
 
Fortaleza é responsável por 46% do casos confirmados, e tem 20% de área descoberta, lugares onde os agentes de saúde não chegam. Durante a reunião de ontem, ficou acertado que profissionais de saúde serão deslocados para estes espaços vazios em caráter de urgência. (*Especial para O GLOBO)
 
O Globo

Cientistas descobrem maneira de controlar ritmo do coração em situações extremas

Reuters: Controle estaria em um canal mitocondrial nas células
Descoberta pode auxiliar em novos tratamentos cardiovasculares
 
Rio - “Lute ou fuja”. Pesquisadores descobriram o que controla o ritmo do coração em situações extremas como quando se sente medo ou tem que correr por um quarteirão. Este controle estaria em um canal de mitocôndrias que agiriam como uma fábrica de células de energia que apareceriam para conduzir o coração a bater mais forte e retirar o corpo da situação de repouso. Ao compreender melhor este canal, os pesquisadores poderão propor novos tratamentos para pessoas que precisam que seus corações acelerem de forma mais rápida.
 
— Embora os pesquisadores já suspeitavam que algo na mitocôndria das células fosse responsável pela frequência cardíaca, não havia nenhuma prova. Nosso estudo é a prova mais direta produzida até agora — afirmou Yuejin Wu, professora assistente na Universidade de Medicina John Hopkins e uma das pesquisadoras do estudo.
 
Devido as similaridades cardiovasculares entre ratos e humanos, os pesquisadores acreditam que o mesmo pode acontecer com homens.
 
Para investigar a maneira como funciona esse canal, a equipe utilizou diversas maneiras de bloquear esta função na célula, de maneira que o animal permanecesse vivo, e ver suas reações. Com o canal bloqueado, os cientistas injetaram isoproterenol, uma substância química que estimula as células a baterem mais rápido e observaram que o aumento na frequência cardíaca foi pequeno.
 
O controle deste canal pode levar a uma melhor maneira de que pessoas tenham uma aceleração no coração de forma prejudicial. As atuais drogas diminuem o ritmo cardíaco de maneira uniforme, diminuindo também a taxa quando o corpo está em repouso e isto pode levar a efeitos colaterais indesejáveis como a fadiga.
 
O Globo

Farmacêuticos podem orientar pacientes para evitar automedicação

Comprar remédio sem prescrição médica é comum no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos, quase 60 mil casos de internações por automedicação foram registrados no país
 
Ontem (20) foicomemorado do Dia do Farmacêutico, profissional que tem, entre outras atribuições, a de evitar a automedicação.
 
Segundo o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge, o paciente deve sempre procurar um farmacêutico para se certificar do remédio que está levando, caso não precise de receita.

 A automedicação pode trazer consequências graves para a saúde, como reações alérgicas e dependência. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, o hábito pode aumentar a resistência de microorganismos e inibir a eficácia dos remédios.
 
A contadora Marcela Monte, de 33 anos, admite que compra remédios sem antes passar por consulta médica. “Para dor de cabeça, gripe, resfriados eu mesmo compro por minha conta o que acho que tem melhor efeito em meu organismo. Só vou ao médico em casos mais graves ou com as crianças.”
 
Mãe de duas filhas, ela sabe que a prática é um erro. “Não sofri nenhum efeito colateral e melhorei o que estava sentindo, então considero que não fez mal. Mas não fico trocando de medicamento, comprando qualquer que ouço falar.”
 
“O farmacêutico está perfeitamente amparado, respaldado, para prescrever medicamentos que não exijam receita médica. O paciente que chegar à farmácia deve consultar o farmacêutico, que se inteira do problema. Se for um transtorno menor - diarreia, dor de cabeça, quadro febril - o farmacêutico pode indicar medicamento que não exige prescrição médica. Se for mais grave, é papel dele encaminhar esse paciente para um médico”, afirma Walter Jorge.
 
Segundo o farmacêutico, é função dele orientar o paciente sobre o uso correto do medicamento e verificar o quadro de saúde, como medir a pressão arterial, a febre ou recomendar o teste de glicose. Ele diz ainda que o profissional pode ser punido caso venda sem receita remédios que necessitem de prescrição médica.
 
“Essa é uma situação de responsabilidade profissional. Identificado o fato, há um processo a ser seguido, com direito a defesa, tudo que um processo ético exige. O profissional pode sofrer uma advertência pública, suspensão do exercício profissional e até cassação do diploma e pagamento de multa”, informa.
 
A Agência Brasil procurou o Conselho Federal de Medicina para a informação a declaração de Walter da Silva Jorge de que farmacêuticos podem prescrever medicamentos não tarjados, mas não obteve resposta.
 
Agência Brasil

Anvisa suspende venda de composto de ervas para tratar artrose

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (21) no Diário Oficial da União, suspende a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e o uso do produto Rematrós – composto de ervas naturais à base de sementes de sucupira, garra do diabo, unha de gato e vinho tinto, fabricado por empresa desconhecida
 
 
De acordo com o texto, foi comprovada a divulgação e a comercialização do produto, que não tem registro na Anvisa, por meio de dois endereços eletrônicos: http://www.rematros.net.br e http://www.remedioparadornojoelho.com.br,
 
A agência determinou ainda a apreensão e a inutilização das unidades do produto encontradas no mercado. A resolução entra em vigor hoje.
 
Agência Brasil

Prefeitura de Francisco Beltrão - PR

A prefeitura de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, está com as inscrições abertas para concurso público que deve preencher vagas em 40 cargos. As vagas, algumas para cadastro de reserva, são para nível fundamental, médio, profissionalizante e superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de fevereiro, pela internet, ou na prefeitura a partir do dia 12 de janeiro, das 14h às 16h. Os salários variam entre R$ 900 e R$ 9 mil, conforme a função e o nível de ensino.

Para o nível fundamental as vagas são para agente comunitário de saúde, agente de limpeza pública, motorista e operador de máquinas.

No nível médio são vagas para agente de máquinas, agente administrativo, agente de trânsito, auxiliar em saúde bucal, educador social, fiscal tributário, instrutor de libras e telefonista.

No nível profissionalizante os cargos são de técnico em obras, técnico em saúde bucal, técnico em segurança do trabalho e topógrafo.

E para o ensino superior as vagas são de administrador, analista de sistemas, assistente social, bioquímico, contador, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, jornalista, médico clínico geral, médico generalista, médico ginecologista, médico pediatra, odontólogo, professor de educação física, psicólogo e terapeuta ocupacional.

A prova será aplicada no dia 1º de março, e os candidatos serão avaliados por meio de uma prova escrita e uma redação. O conteúdo das provas e o edital completo do concurso pode ser acessado pelo site da empresa responsável pelo concurso público.

A prefeitura de Francisco Beltrão fica na Rua Octaviano Teixeira dos Santos, 1.000. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (46) 3520-2121.

Prefeitura de Belo Horizonte (MG)

A Prefeitura de Belo Horizonte (MG) lançou edital para concurso público. São 731 vagas em cargos de níveis médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 1.472,27 a R$ 7.768,34.

Os cargos de nível superior são para cirurgião dentista, enfermeiro, médico, técnico superior de saúde e engenheiro.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico de serviços de saúde.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 23 de fevereiro e 2 de abril no site da organizadora. A taxa varia de R$ 45 a R$ 90. As provas de múltipla escolha e redação estão previstas para o dia 24 de maio.

O concurso terá 2 anos de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Barra de Santana - PB

A Prefeitura Municipal de Barra de Santana, no Cariri paraibano, lançou edital de concurso público para 60 vagas, com 28 de nível fundamental, 15 para nível médio e 17 para nível superior.

Os salários variam entre R$ 788 e R$ 1.272.

As inscrições podem ser realizadas entre 15 de janeiro e 19 de fevereiro, pelo site da Comprov. O valor da taxa de inscrição vai de R$ 55 a R$ 100. As provas objetivas devem ser realizadas no dia 22 de março.

Das vagas disponíveis para nível fundamental, há cinco para agente condutor de veículo “D”, duas agente comunitário de saúde, duas para agente de combate às endemias, duas para agente de limpeza urbana, seis para agente de serviços gerais sendo uma para pessoa com necessidades, uma para cozinheiro (a) , uma para eletricista, três para operador de máquinas pesadas, seis para vigilante, sendo uma para pessoa com necessidades.

Para nível médio, são três vagas para agente administrativo, uma para agente de vigilância sanitária, uma para auxiliar de consultório dentário, uma para auxiliar de farmácia, quatro para recepcionista sendo uma para pessoa com necessidades, duas para técnico de enfermagem, duas técnico de enfermagem (ESF), um para técnico em laboratório de análises clínicas. Todas as vagas de nível fundamental e médio terão carga horária de 40 horas semanais.

Para nível superior estão sendo oferecidas quatro vagas para médico ESF, uma para ginecologista, uma para pediatra, uma para psiquiatra, três para odontólogo, uma para assistente social, uma para bioquímico, uma para enfermeiro e duas para enfermeiro – ESF.

Prefeitura de Alto Caparaó - MG

A Prefeitura Municipal de Alto Caparaó, Minas Gerais, divulgou a realização de um Concurso Público e de um Processo Seletivo, que juntos objetivam à contratação de profissionais com níveis Fundamental/ Elementar/ Alfabetizado, Médio/ Magistério e Superior.

Por meio do certame (edital nº 01/2014), os 29 candidatos contratados irão desempenhar as seguintes funções: Agente de Combate às Endemias (1); Auxiliar Administrativo (1); Assistente de Creche (4); Auxiliares nas áreas de Enfermagem (2); Saúde Bucal (1); Serviços Gerais (2); Educação Básica (1); Enfermeiro (1); Escriturário (1); Especialista de Ensino (1); Fiscal de Obras e Posturas (1); Fiscal Tributário (1); Fiscal Sanitário (1); Monitor Escolar (1); Motorista (1); Operador de Máquinas (1); Pedreiro (1); Professor I (3); Professor II - Educação Física (2); e Servente Escolar (2).

 Já no processo seletivo (edital nº 01/2014), quatro profissionais serão escolhidos para atuarem na função de Agente Comunitário de Saúde, nas Equipes de Saúde da Família (ESF); e Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) do município.

Os aprovados deverão desenvolver suas atividades em jornadas semanais de até 40 horas, com remunerações que ficam entre R$ 724,00 e R$ 1.061,54.

Em ambas as oportunidades, os interessados poderão se inscrever entre os dias 24 de fevereiro de 2015 e 27 de março de 2015, pelo site da organizadora, www.ecapconsultoria.com.br, ou de forma presencial, na Biblioteca Pública Municipal, localizada na Rua Carolina Martins Tavares, s/nº, Bairro Serra Monte, em Alto Caparaó/ MG. Neste local o atendimento ocorre em dias úteis, das 8h às 16h.

Os participantes serão avaliados por meio de provas objetiva, e prática, de acordo com o que for determinado para cada vaga. Para obter mais detalhes, acesse os documentos disponíveis em nosso site.

Ministério da Previdência Social

O Ministério da Previdência Social abriu processo seletivo simplificado para contratação por tempo determinado de profissionais de nível médio e superior para desempenhar atividades no âmbito do Programa de Apoio à Modernização da Gestão do Sistema da Previdência Social - Proprev – Segunda Fase. Os salários vão de R$ 1,7 mil a R$ 6.130. São 40 vagas. Os candidatos aprovados serão contratados pelo período de 1 ano, prorrogável até o limite de 4 anos.

Os cargos são de profissional de nível médio I / administrativo; profissional de nível médio II / administrativo (tecnologia da informação); profissional de nível superior III / financeira; profissional de nível superior III / contratações; profissional de nível superior III / tecnologia da informação; profissional de nível superior IV / cálculo atuaria; profissional de nível superior IV / análise de legislação previdenciária; profissional de nível superior IV / análise de demonstrativos contábeis; profissional de nível superior IV / análise de investimentos; profissional de nível superior IV / análise de comprovante de repasse e parcelamento; profissional de nível superior IV / análise e tratamento de dados.

As inscrições deverão ser efetuadas no endereço eletrônico www.ebcpconcursos.com.br até 30 de janeiro de 2015. As taxas vão de R$ 55,85 a R$ 62,83.

As provas objetivas e discursivas serão realizadas nos dias 14 e 15 de março de 2015, em Brasília.

Instituto Federal Fluminense (IFF)

Estão abertas as inscrições para o concurso público do Instituto Federal Fluminense (IFF). Serão selecionados 49 profissionais para os cargos de professor e técnico administrativo. Para técnicos administrativos em educação são 15 vagas e as outras 34 para professores. As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de fevereiro, no site do IFF.

O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 51 por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada até o próximo dia 22 de janeiro. Para o campus de Macaé há oportunidades para professores de espanhol, administração, eletrônica, eletrotécnica, física, mecânica e segurança do trabalho e saúde. Para o cargo administrativo a vaga é para técnico de secretariado.

O salário para técnico administrativo em educação será de R$ 2.071,59. Para professor, o vencimento básico é R$ 1.966,67 para regime de trabalho de 20h semanais e R$ 3.804,29 para regime de trabalho de 40h semanais, com dedicação exclusiva. Os aprovados ainda contarão com auxílio alimentação, no valor de R$ 373,00; auxílio pré-escolar, no caso de possuir filhos menores até seis anos; caso possua plano de saúde poderá solicitar auxílio saúde; e auxílio transporte.

Vagas
Técnico administrativo - Técnico de contabilidade; técnico de laboratório/área: eletrotécnica; técnico de laboratório/área: mecânica; técnico de secretariado; técnico em arquivo; técnico de laboratório/área: produção de áudio e vídeo; técnico em tecnologia da Informação; técnico em som; técnico de laboratório/área: edificações.

Professores
Informática, administração, direito, eletrotécnica, mecânica, controle e automação, construção civil, construção naval, dança, farmácia, petróleo e gás, teatro, espanhol, eletrônica, física, segurança do trabalho e saúde, hotelaria, arquitetura, topografia.

Provas
Para técnico administrativo em educação constará apenas de prova objetiva, de múltipla escolha, composta de 50 questões. A prova será aplicada nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Macaé e Cabo Frio.

Para professor, o concurso terá três etapas. Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova prática de desempenho didático, de caráter eliminatório e complementar à prova objetiva; e prova de títulos, de caráter apenas classificatório. As provas objetivas serão realizadas no dia 22 de março de 2015, das 14h às 18h.

Fundação Universidade de Brasília - Último dia de Inscrição!

A Fundação Universidade de Brasília abriu edital que oferece 221 vagas para cargos de nível médio, técnico e superior. As provas serão aplicadas no dia 1º de março, e o período de inscrições na seleção vai de 2 a 21 de janeiro.

Os cargos de nível intermediário oferecidos são: assistente em administração; técnico em educação física, tecnologia da informação, eletrotécnica, geologia, mecânica, ótica, refrigeração e telecomunicações; e técnico em laboratório nas áreas de biologia, física e química. A remuneração prevista para as funções é de R$ 2.175,17, e o valor da inscrição no concurso é de R$ 51,77.

Para candidatos ao nível superior, são oferecidas vagas de contador, enfermeiro do trabalho, engenheiro civil, engenheiro elétrico, médico do trabalho, nutricionista e técnico desportivo (para graduados em educação física). O salário é de R$ 3.666,54, e o valor da inscrição, de R$ 87,29.

Os candidatos ao cargo de assistente de administração e às funções de nível superior farão provas objetivas, de conhecimentos básicos e específicos, e discursivas. Já quem se inscrever para o nível intermediário terá provas objetivas, acrescidas de testes de desempenho teórico-prático apenas para os cargos de técnico de laboratório (áreas: biologia, física e química) e técnico em eletrotécnica e em refrigeração.

Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu/PR)

O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu), no Paraná, abriu concurso público para preencher 58 vagas para contratação imediata, além de formar cadastro de reserva. São 12 cargos com salários de R$ 781 a R$ 7,6 mil, para trabalhar em 16 cidades da região. A inscrição pode ser feita pela internet até o dia 27 de janeiro, e o valor varia de R$ 30 a R$ 100, conforme o cargo.

As vagas são para candidatos com ensino fundamental incompleto, médio completo e para o nível superior. O único cargo de nível fundamental é para zelador. Já para o nível médio, as vagas são para agente administrativo, motorista socorrista, rádio operador, técnico auxiliar de regulação médica e técnico em enfermagem, para esse último é necessário também ter diploma do curso técnico. Para os cargos de nível superior as vagas são de assessor jurídico, contador, enfermeiro, farmacêutico e médico 24h e 12h.

O concurso público será divido em prova objetiva, prova prática (assessor jurídico), prova de títulos (assessor jurídico, contador, enfermeiro, farmacêutico e médico), prova de aptidão física (técnico de enfermagem, enfermeiro e motorista socorrista) e exame médico pré-admissional.

A prova objetiva será no dia 22 de fevereiro, às 8h, nas cidades de Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Corbélia, Guaíra, Guaraniaçu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Palotina, Quedas do Iguaçu, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste e Três Barras do Paraná. O local da prova ainda não foi divulgado.

Prefeitura de Nova Lacerda - MT promove concurso público

A Prefeitura de Nova Lacerda, no estado do Mato Grosso, lançou o edital n° 001/2015 anunciando a realização do concurso público que visa o preenchimento de 99 vagas mais formação de cadastro reserva, em vários cargos da administração com chances para todos os níveis de escolaridade.

O concurso público será organizado e executado pela KLC - Consultoria em Gestão Pública Ltda. As remunerações variam entre R$ 788,00 e R$ 13.406,52.

Cargos
- Ensino fundamental completo: Agente Vigilância Sanitária, Auxiliar Administrativo e Auxiliar Consultório Dentário; entre outros.

- Ensino médio: Agente Administrativo, Agente de Fiscalização, Monitor de Creche e Técnico de Enfermagem;

- Nível superior: Analista Administrativo, Analista de Convênio e Prestação de Contas, Analista de Informática, Assistente Social, Bioquímico/Farmacêutico, Educador Físico, Enfermeiro, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Procurador, Professor Educação Infantil, Professor Pedagogia, Psicólogo e Veterinário.

Inscrições e Taxas
As inscrições ficarão abertas até as 23h59min do dia 03 de fevereiro de 2015, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. A taxa de inscrição oscila entre R$ 30,00 e R$ 100,00.

Provas
O concurso público será de provas escrita objetiva, prática e de títulos. A prova escrita objetiva será aplicada no dia 22 de fevereiro de 2015, com início às 09h, sendo que o local será informado quando da publicação do edital de homologação das inscrições no dia 10 de fevereiro.

Gabaritos
O gabarito oficial da prova escrita será divulgado no primeiro dia útil após a realização da mesma, a partir das 17h.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Nova Lacerda - MT.

Concurso Prefeitura de Paulo Frontin - PR

A Prefeitura de Paulo Frontin, no estado do Paraná, publicou o edital de concurso público nº 001/2015, oferecendo 32 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 5.050,91, em regime de 20 ou 40 horas semanais, a depender da função.
 
Para as pessoas portadoras de deficiência serão reservadas 5% das vagas, em face da classificação obtida e limitadas ao número de vagas existentes, desde que as atribuições do cargo público pretendido sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.
 
Cargo
Auxiliar de serviços gerais, motorista categoria D, operador de máquinas categoria C, auxiliar administrativo, professor, técnico (agropecuário, enfermagem e segurança do trabalho, assistente social, contador, dentista, enfermeiro, médico (especialista e generalista), professor (a) de educação física e psicólogo.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período entre 21 de janeiro a 09 de fevereiro de 2015, pela internet no site www.concursopublico.uniuv.edu.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 60,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 100,00.
Prova
O concurso público constará de duas etapas, e será composto por provas objetivas, práticas e títulos.
A prova objetiva será aplicada na data provável de 8 de março de 2015, às 14h, em local a ser informado posteriormente.
 
Os gabaritos provisórios serão divulgados no site concursopublico.uniuv.edu.br, a partir das 17h do dia 09 de março de 2015.
 
A prova prática será realizada em data, hora e local a serem determinados e divulgados pela Uniuv, por meio de edital, publicado no seu site concursopublico.uniuv.edu.br, a partir do dia 27 de março de 2015.
 
Os documentos dos candidatos devem ser entregues entre os dias 30 de março a 01 de abril de 2015, no serviço de protocolo da Prefeitura de Paulo Frotin, localizado à Rua Rui Barbosa, 204, Paulo Frontin, Paraná, respeitando seu horário de atendimento, 8h às 12h e das 13h às 17h, de forma organizada, separados por titulação.
 
O resultado final preliminar será divulgado a partir do dia 17 de abril de 2015, sendo publicado em ordem de classificação, consignando-se as notas finais dos candidatos unicamente logo após o número de sua inscrição, e nome, divulgado no site da Uniuv: concursopublico.uniuv.edu.br, a partir das 17h (dezessete horas) e no site da Prefeitura Municipal de Paulo Frontin, Paraná: http://www.paulofrontin.pr.gov.br/, e no órgão oficial de imprensa do Município.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de dois anos, a partir da data da homologação do resultado final, que será publicada no órgão oficial de imprensa do município de Paulo Frontin, podendo, a critério da administração municipal, ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Guajará-Mirim - RO divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Guajará-Mirim, no estado de Rondônia, lançou edital de processo seletivo, com a finalidade de preencher 82 vagas para atuarem nas Secretarias de Educação, do Trabalho e Assistência Social. As oportunidades envolvem cargos de níveis médio e superior e os salários variam entre R$ 678,00 e R$ 1.272,75.

As inscrições serão realizadas até o dia 23 de janeiro de 2015, na sede da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, na sala onde funciona a Recepção da Secretaria Municipal de Educação das 14h as 17h, na avenida XV de novembro, 930, Centro. A inscrição será gratuita.

As vagas são para os empregos de Professor, Merendeira, Agente de Limpeza e Conservação, Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Orientador Educacional, Educador Físico e Facilitador de Oficinas.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Guajará-Mirim, provavelmente, no dia 01 de fevereiro de 2015, às 09h da manhã, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Liberty de Freitas, rua 41, s/nº, Bairro Jardim das Esmeraldas; Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Saul Benesby, Avenida Julião Gomes no Bairro Caetano e na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Salomão Silva, Avenida Dr. Lewerger no Bairro Liberdade.

O gabarito da prova objetiva será publicado na data provável de 02 de fevereiro de 2015 no site da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim.

O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, prorrogável a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Benedito Novo - SC lança edital de seletivo

No interior catarinense, a Prefeitura de Benedito Novo, através de suas secretarias municipais, divulgou o extrato do edital nº 001/2015 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de vagas em seu quadro de funcionários. Há oportunidades de emprego para operário, técnico em enfermagem, auxiliar de serviços gerais, professor e médico clínico geral.
 
As inscrições estarão abertas até o dia  29 de janeiro de 2015, na Prefeitura de Benedito Novo, junto à Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Celso Ramos, nº 5070, Centro, Benedito Novo/SC.
 
O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, e às sextas-feiras apenas no turno matutino, ou seja, das 9h às 11h30min.
 
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 03 de fevereiro de 2015, nas dependências da Escola de Educação Básica Teófilo Nolasco de Almeida, situada na Rua Celso Ramos - Centro, Benedito Novo/SC, às 18h. 
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, edição de 19 de janeiro de 2015.

Concurso Prefeitura de Juatuba - MG

A Prefeitura de Juatuba, no estado de Minas Gerais, publicou o edital de concurso público n° 001/2015, com o objetivo de preencher 87 cargos vagos em diversas áreas. Para concorrer, os candidatos precisam ter ao menos o nível fundamental completo. Do total de vagas, três serão reservadas para pessoas com deficiência. Os salários vão até R$ 2.769,57 em carga horária de 20 a 40 horas semanal.

As vagas são para os empregos de Médico Especialista – Psiquiatra, Fiscal Sanitário, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Pedagogo, Professor de Educação Básica – P I e III, Assistente Social, Engenheiro Civil, Médico Veterinário, Monitor e demais cargos.

As inscrições serão realizadas de 20 de março até as 23h59min do dia 16 de abril de 2015, no site www.consulplan.com. As taxas variam de R$ 11,50 a R$ 38,80, de acordo com o cargo escolhido.

As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na cidade de Juatuba/MG, com data inicialmente prevista para o dia 31 de maio de 2015 (domingo), em dois turnos, com duração de três horas.
 
O local de realização da prova escrita, para o qual deverá se dirigir o candidato, será divulgado a partir de 25 de maio de 2015 no site www.consulplan.net. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova escrita objetiva, bem como o comparecimento no horário determinado.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.consulplan.net, a partir das 16h do dia subsequente ao da realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha, ou seja, na segunda-feira, 01 de junho de 2015.

A validade deste concurso público será de dois anos, contada da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Garopaba - SC abre processo seletivo

No estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Garopaba, divulgou o edital nº 001/2015 para a realização de processo seletivo, tendo como objetivo a contratação em caráter temporário de 11 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os  salários variam de R$ 580,55 a R$ 3.539,19, por jornada de trabalho de 8, 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos: atendente de consultório dentário, vigilante, odontólogo, agente de combate a endemias, agente comunitário de saúde, professor de educação física, monitor de oficina terapêutica e fisioterapeuta.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 03 de fevereiro de 2015, das 13h às 18h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada na Rua Antonio José Botelho - Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC.
 
A seleção ocorrerá mediante análise curricular e entrevista.
 
A data, local e horário da entrevista serão divulgados, após finalizadas as inscrições, no site www.garopaba.sc.gov.br.
 
O edital está disponível no site do Diário Oficial dos Municípios, edição de 20 de janeiro de 2015.

Concurso IFGoiano abre vagas para professores

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) divulgou o edital n° 01/2015 de concurso público para a seleção de docentes da Instituição. São 12 vagas disponíveis para professor efetivo (nível superior), divididas entre as cidades de Rio Verde (Câmpus Rio Verde e Polo de Inovação) e Iporá.

A remuneração dos convocados variam entre R$ 3.804,29 e R$ 8.344,64 para os candidatos aprovados no regime de trabalho de dedicação exclusiva, dependendo da titulação do aprovado.

As inscrições serão realizadas única e exclusivamente via internet, na página do IF Goiano, www.ifgoiano.edu.br/concursos, no período de 3 de fevereiro a 15 de março de 2015 e a instalação do concurso ocorre a partir de 26 de abril de 2015. O valor de inscrição do certame é de R$ 90,00.

O certame será realizado em quatro etapas, sendo duas de caráter eliminatório e duas de caráter classificatório. Os candidatos irão realizar prova dissertativa, em que discorrerão sobre dois temas entre os constantes na lista de conteúdos programáticos. Em seguida, os aprovados na primeira etapa também realizarão prova de desempenho didático, também de caráter eliminatório. Por fim, os aprovados para a segunda etapa realizarão prova de títulos e apresentarão projeto de pesquisa ou extensão.

O resultado final do concurso será divulgado provavelmente no dia 18 de maio de 2015.

Prefeitura de Imaruí - SC promove processo seletivo

Concurseiros catarinenses interessados já podem se inscrever para o processo seletivo nº 01/2015 da Prefeitura de Imaruí. A seleção, que será organizado pela empresa Legalle Concursos e Soluções Integradas Ltda., oferece 115 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.748,99.
 
Cargos
Pedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, motorista de transporte escolar, auxiliar de serviços gerais, agente educador e Professor.

Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 29 de janeiro de 2015, exclusivamente pela internet, no site www.legalleconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível básico: R$ 20,00;
Nível médio: R$ 25,00;
Nível superior: R$ 30,00.

ProvaO processo seletivo constará de provas objetivas, práticas e de títulos.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 8 de fevereiro de 2015, na Escola de Ensino Fundamental Municipal Prefeito Portinho Bittencourt, localizado na Rua Antônio Bintercourt Capanema, s/n, Centro no município de Imaruí/SC. O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir do dia 9 de fevereiro de 2015.
 
Os títulos deverão ser entregues no mesmo dia da realização da prova objetiva.

Validade
O processo seletivo será válido para o ano letivo de 2015, podendo ser prorrogado a critério da administração pública municipal, diante da comprovação da necessidade pública e/ou enquanto esta perdurar, desde que devidamente fundamentada e motivada, limitado ao prazo não superior a dois anos.

UFRN lança edital de concurso público

De 2 a 23 de fevereiro de 2015, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizará inscrições de concurso público para o provimento de 32 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
O anuncio foi feito através do edital nº 17/2014, que dispõe dos cargos de engenharia (civil e produção), técnico em assuntos educacionais, biólogo, editor de publicações, administrador, psicólogo clínico, arquiteto e urbanista, estatístico, médico, nutricionista, revisor de texto braile, técnico de tecnologia da informação, técnico de laboratório (meio ambiente, química, edificações, biologia e alimentos), técnico em alimentos e laticínios, assistente em administração, assistente de laboratório, assistente de alunos e auxiliar em administração, com remunerações que variam de R$ 1.656,23 a R$ 3.491,95 em jornadas de 40 horas semanais.
 
Para efetuar as inscrições, os interessados deverão acessar o site www.comperve.ufrn.br e pagar a taxa de inscrição que varia de R$ 40,00 a R$ 80,00.
 
Será aplicada prova objetiva e discursiva programadas no dia 22 de março de 2015, em Natal, com fechamento de portões às 7h20. Estima-se que o gabarito seja disponibilizado uma hora após o término da prova.  O local de realização será divulgado no site citado acima, a partir do dia 11 de março de 2015.
 
Mais informações podem ser obtidas junto à COMPERVE, na BR 101, Campus Universitário, Lagoa Nova em Natal, na Secretaria da PROGESP, prédio da Reitoria, BR 101, Campus Universitário, Lagoa Nova, ou via internet, nos seguintes endereços eletrônicos: www.comperve.ufrn.br e www.progesp.ufrn.br.
 
O edital foi publicado no site do Diário Oficial da União, Seção 3, do dia 16 de janeiro de 2015: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=16/01/2015&jornal=3&pagina=73&totalArquivos=232.

Concurso Prefeitura de Porto Ferreira - SP

A Prefeitura de Porto Ferreira, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 01/2015. O objetivo é a contratação de 11 profissionais de ensino superior. A remuneração prevista pode chegar até R$ 1.310,10, em jornadas de 30 a 35 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de fonoaudiólogo, professor de educação básica I e II.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 22 de janeiro até o dia 09 de fevereiro de 2015, através do site www.portoferreira.sp.gov.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 60,00.
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetiva e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 15 de março de 2015, o local e horário serão divulgados nos sites www.rboconcursos.com.br e www.portoferreira.sp.gov.br.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda, terá validade de 02 anos, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Leoberto Leal - SC abre vagas

A Prefeitura de Leoberto Leal, cidade localizada a 137 km de Florianópolis, em Santa Catarina, abriu inscrições para realização do processo seletivo nº 001/2015, destinado à contratação em caráter temporária para formação de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 2.247,14, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Serão reservados aos portadores de deficiência 5% das vagas oferecidas para cada cargo.
 
Cargos
Auxiliar de manutenção de veículos, auxiliar de manutenção/conservação, auxiliar de serviços gerais, operador de equipamentos II – (retroescavadeira e motoniveladora), operador de trator de pneus, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente de proteção/atendimento integral/família e motorista.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 19 de fevereiro de 2015, no horário das 13h00min às 19h00min, nas dependências da Prefeitura Municipal, centro da cidade de Leoberto Leal.
 
O processo seletivo constará de provas escritas, práticas e de títulos.
 
As provas escritas serão realizadas às 09h00min e as práticas a partir das 13h00min do dia 01 de março de 2015, nas dependências da Escola de Educação Básica Bertino Silva, no centro da cidade de Leoberto Leal.
 
O gabarito das provas será publicado até às 19 horas do dia útil posterior à realização do processo seletivo.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 20 de janeiro de 2015.

Despesas dos hospitais só aumentam, aponta Anahp

Despesas dos hospitais só aumentam, aponta Anahp
Principal despesa dos hospitais privados é com pessoas, que representa quase 43% do total
 
Seguindo a tendência dos últimos anos, as despesas hospitalares continuam aumentando acima da inflação geral, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No período de outubro de 2013 a setembro de 2014, houve aumento de 13,3%, em termos reais ante inflação de 6,6%, segundo análise setorial realizada pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).
 

Com a mesma característica de empresas de outros setores, a principal despesa dos hospitais privados é com pessoas, que representam quase 43% do total. Em termos reais, o acumulado dos 12 meses anteriores a setembro de 2014 aponta um aumento de 6,2%. Este índice engloba salários, benefícios e encargos sobre a folha, e, segundo a Anahp, vem ganhando grande representatividade nos custos gerais dos hospitais.

Já a segunda maior despesa são os insumos hospitalares, com uma participação da ordem de 29,5% sobre o total. A variação real atingiu a marca de 4,1%. Dos nove itens analisados, os contratos técnicos e operacionais foram os que apresentaram maior variação, com 77,6%.
 

O levantamento realizado pela Anahp reúne os principais indicadores do setor hospitalar, entre os quais o crescimento dos beneficiários, custos, concentração de despesas, tempo médio de permanência do paciente nos hospitais, frequência de internação, entre outros fatores. 
 
Saúde Web

Ouça playlists cientificamente projetadas para fazer seu exercício render mais

Recrutado pelo Spotify, especialista montou listas baseadas nas exigências cardíacas de cada modalidade de treino
 
Para você, cada novo ano começa com a mesma promessa de manter-se saudável e fazer exercícios? Se você ainda está insistindo na meta da mudança de hábitos – que, sabemos, pode ter momentos difíceis e desencorajadores –, você pode querer ouvir músicas que motivem a sair da cama e correr rumo ao sucesso.
 
Foi com esse propósito que o serviço de streaming Spotify firmou uma parceria com o Dr. Costas Karageorghis, especialista em música para exercícios físicos. Disso, nasceram cinco playlists direcionadas a aumentar o rendimento da prática de cinco exercícios que devem ganhar as academias de todo o mundo em 2015: Tabata, Cardio Dance, Insanity, treino de força e CrossFit.

A partir destas modalidades, Karageorghis aplicou uma fórmula customizada – que considerou batimentos por minuto (BPM), construção rítmica, melodia e harmonia e conteúdo lírico – para cada treino, a fim de indicar as faixas corretas para manter os usuários em movimento.
 
– Uma série de fatores musicais, como o conteúdo das letras, tempo ou sensação rítmica pode afetar nossas respostas físicas, tornando algumas músicas mais adequadas para acompanhar o exercício físico. Criei playlists no Spotify adequadas para os treinos que serão tendência em 2015, o objetivo é incentivar você a aumentar seu desempenho e atingir o próximo nível, seja treinando duro com a Tabata ou suando com o Cross Fit – diz o especialista.
 
Conheça as modalidades e ouça as playlists
 
Insanity
É um programa de treinamento de 60 dias. Em seis dias por semana, com apenas 45 minutos de exercício, promete grandes resultados.

1.    Sing – Ed Sheeran
2.    Heroes (We Could Be) – Alesso ft. Tove Lo
3.    Let’s Go – Calvin Harris ft. Ne Yo
4.    Lips Are Movin – Meghan Trainor
5.    Dare (La La La) – Shakira
6.    Don’t Stop – 5 Seconds of Summer
7.    American Beauty/American Psycho – Fall Out Boy
8.    Changing – Sigma ft. Paloma Faith
9.    Bang Bang – Jessie J, Ariana Grande & Nicki Minaj
10.  Marilyn Monroe – Pharrell Williams
 


Tabata



1.    Everything Is Everything – Gabriel Garzon-Montano
2.    Figure It Out – Royal Blood
3.    Wrapped Up – Olly Murs ft. Travie McCoy
4.    Won’t Look Back – Duke Dumont
5.    Time Of Our Lives – Pitbull & Ne-Yo
6.    The Night Is Still Young – Nicki Minaj
7.    I Will Never Let You Down – Rita Ora
8.    Break Free – Ariana Grande ft. Zedd
9.    All About That Bass – Meghan Trainor
10.  Sugah Daddy – D’Angelo &The Vanguard



Cardio Dance



1.    Fancy – Iggy Azalea ft. Charli XCX
2.    Boss – Fifth Harmony
3.    Problem – Ariana Grande
4.    Uptown Funk – Mark Ronson ft. Bruno Mars
5.    Crazy Stupid Love – Cheryl Cole ft. Tinie Tempah
6.    Right Here – Jess Glynne
7.    I Loved You – Blonde ft. Melissa Steel
8.    Fireball – Pitball ft. John Ryan
9.    Real Love – Clean Bandit & Jess Glynne
10.  I’m Not The Only One – Sam Smith



Treino de Força




1.    Good Kisser – Usher
2.    Ghost – Ella Henderson
3.    My Love – Route 94 ft. Jess Glynne
4.    Come Get It Bae – Pharrell Williams
5.    Go All Night – Gorgon City ft. Jennifer Hudson
6.    Pushing On – Oliver $ & Jimi Jules
7.    Gecko – Oliver Heldens &  Becky Hill
8.    When A Fire Starts To Burn – Disclosure
9.    Funknroll – Prince
10.  Stay With Me – Sam Smith



CrossFit




1.    Don’t – Ed Sheeran
2.    It’s My Birthday – Will.i.am ft. Cody Wise
3.    Fun – Pitbull ft. Chris Brown
4.    Waves – Mr. Probz
5.    Rather Be – Clean Bandit ft. Jess Glynne
6.    I Wanna Feel – Second City
7.    My Head Is A Jungle (MK Remix) – Wankelmut & Emma Louise
8.    La La La – Naughty Boy ft. Sam Smith
9.    Art Official Cage – Prince
10.  Thinking Out Loud – Ed Sheeran 



Zero Hora

Publicado edital de seleção para preenchimento da vaga de gerência na Anvisa

A Anvisa publicou, nesta terça-feira (20), edital para preenchimento do cargo de Gerente-Geral de Coordenação e Fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (GGCOF)
 
As inscrições têm início nesta terça-feira, dia 20, e vão até o dia 25 de janeiro de 2015.
 
O Processo Seletivo será composto por duas fases. A primeira é a análise curricular. A segunda, apresentação de plano de trabalho e entrevista.
 
De acordo com o edital, o candidato deve ter, dentre outros requisitos, nível superior completo, experiência profissional em gestão de pessoas e em gestão no Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Para se inscrever no Processo Seletivo, os candidatos deve preencher formulário eletrônico disponível no endereço http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=19013, além de fazer o upload do currículo.
 
O edital também está disponibilizado no Portal do Servidor, que pode ser acessado por meio do endereço www.servidor.gov.br.
 
ANVISA

Alivie os sintomas da rinite alérgica

Rinite é a inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal
 
Os casos agudos são, em sua maioria, causado por vírus, ao passo que os casos crônicos ou recorrente são geralmente determinados pela rinite alérgica, induzida pela exposição a alérgenos, substâncias que induzem reação alérgica com resposta inflamatória, entre eles os ácaros da poeira domiciliar, barata, os fungos, epitélio, urina e saliva de animais (cão e gato).

Os principais irritantes são a fumaça do cigarro e compostos voláteis utilizados em produtos de limpeza e construção, desencadeando os sintomas por mecanismos não imunológicos.
 
A arquiteta Luciana Jobim, 28 anos, enfrenta diariamente as possibilidades de crise de rinite alérgica. “Por ser arquiteta e visitar muitas obras com poeira e cheiros fortes de tinta e outros materiais, tenho que lutar contra isso diariamente”, conta. Como toda afecção alérgica, a rinite pode apresentar duas fases: a primeira, chamada imediata, ocorre minutos após o estímulo; e a segunda, denominada fase tardia ou inflamatória, ocorre quatro a oito horas após o estímulo.

Saiba diferenciar a rinite do resfriado
 
Os sintomas mais comuns são corrimento nasal, obstrução ou prurido nasal e espirros sequenciais. Muitas vezes acompanham sintomas oculares como coceira, vermelhidão e lacrimejamento. Esses sintomas podem melhorar espontaneamente. Nos casos crônicos, pode ocorrer perda do paladar e do olfato. Luciana Jobim explica que procura manter a casa sempre limpa e arejada para ajudar no controle da doença.

Reconheça as diferenças entre os sintomas da rinite e da sinusite

“Eu já acordo como se meu nariz estivesse entupido e qualquer alérgeno desencadeia minhas crises, por isso eu não tenho tapete e nem cortinas de tecido no meu quarto e é tudo muito limpo para não acumular poeira. Também evito ficar em locais empoeirados”, afirma.

Riscos no uso abusivo dos descongestionantes nasais
 
O diagnóstico de rinite alérgica é clínico, com base nos dados de história e exame físico. Classificada atualmente com base na intensidade dos sintomas e seu impacto sobre a qualidade de vida do paciente, a doença pode ser intermitente leve; intermitente moderada ou grave; persistente leve; persistente moderada ou grave. Essa classificação é importante porque implica diretamente na conduta terapêutica.

Remédios naturais para rinite alérgica
 
É importante procurar um médico que irá pesquisar as causas de alergia e recomendar o tratamento mais adequado para controlar a doença, promover a prevenção e o alívio dos sintomas de forma segura e eficaz.

Medidas para evitar as crises de rinite:
• Parar de fumar

• Perda de peso (quando indicado) e prevenção do sobrepeso e obesidade.

• Realizar atividades físicas.

• Reduzir a exposição a fatores desencadeantes, como exposição a ácaros ou alérgenos relacionados a mofo, tabagismo passivo, animais domésticos se comprovada sensibilização , odores fortes e locais de poluição atmosférica.
 

10 perguntas sobre lombalgia

Má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco
 
As causas variam, mas trazem como consequência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica as atividades do dia-a-dia e a qualidade de vida. Saiba como evitar esse problema e viver muito melhor.
 
1. O que é lombalgia?
É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como "lumbago", "dor nas costas", "dor nos rins" ou "dor nos quartos". Não é uma doença. É um tipo de dor que pode ter diferentes causas, algumas complexas, porém, na maioria das vezes o problema não é sério. Algumas vezes a dor se irradia para as pernas com ou sem dormência.

Muitas vezes negligenciada, dor nas costas pode indicar problemas de saúde mais graves
 
2. O que causa a lombagia?
Frequentemente o problema é postural, isto é, causado por uma má posição para sentar, para se deitar, para se abaixar no chão ou para carregar algum objeto pesado. Outras vezes pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose (processo degenerativo de uma articulação) e até emocional.

Dor nas costas persistente pode ser sintoma de doenças graves
 
3. Como é a lombalgia?
De duas maneiras: aguda e crônica. A forma aguda é o "mau jeito". A dor é forte e aparece subitamente depois de um esforço físico. Ocorre na população mais jovem. A forma crônica geralmente acontece entre os mais velhos; a dor não é tão intensa, porém é quase permanente.

Saiba como aliviar as dores na coluna durante a gravidez
 
4. É importante fazer exames como a ressonância magnética?
Não. Mais de 90% das vezes o diagnóstico e a causa são estabelecidos com uma boa conversa com o paciente e com um exame físico bem feito. Em caso de dúvida, o passo seguinte é a radiografia simples.

Para lombalgia, tente alongamento e ioga
 
5. E a densitometria?
É um exame usado em osteoporose, porém osteoporose não provoca dor. O que dói é a fratura espontânea de uma vértebra enfraquecida pela osteoporose. Portanto, na maioria das vezes, a densitometria não é necessária nos casos de lombalgia.

Pesquisa revela que 27 milhões de adultos no país sofrem com dor na coluna
 
6. Ginástica faz bem?
Exercício físico é um excelente aliado da saúde, mas durante as crise aguda o exercício é totalmente contra indicado. Para recuperação, é recomendado repouso absoluto, deitado na cama. Uma alternativa é deitar de lado em posição fetal (com as pernas encolhidas). Não estão indicados na fase aguda: tração, manipulação, RPG, cinesioterapia, alongamento nem massagem.

Atividade física irregular e dor nas costas caminham juntas
 
7. Que remédios são indicados na crise de lombalgia aguda?
Receitado adequadamente por um profissional da saúde, os analgésicos e os anti-inflamatórios podem ser usados. Sedativos são úteis para ajudar a manter o paciente em repouso no leito. Nota-se que, quanto mais bem feito o repouso, menos medicamentos são necessários. Obviamente, deve-se tratar a causa da lombalgia.

Corrija os erros de postura que favorecem a dor nas costas
 
8. Hérnia de disco tem de ser operada?
Não. Quase todos os casos regridem com repouso no leito, sem necessidade de cirurgia. Assim, a hérnia murcha e deixa de comprimir estruturas importantes, como os nervos. O tratamento cirúrgico está indicado apenas nos 10% dos casos em que a crise não passa entre 3 a 6 semanas, ou em pacientes que têm crises repetidas em curto espaço de tempo ou quando existem alterações esfincterianas (perda de controle para urinar e defecar).

Alongamentos podem prevenir problemas de coluna
 
9. Lombalgia na criança e no adolescente pode ser um alerta?
Sim. Enquanto no adulto a maioria das lombalgias tem causas e tratamentos simples, a dor lombar no adolescente é incomum e de causas que devem ser investigadas cuidadosamente pelo médico ortopedista.

Dores nas costas são principal causa de incapacidade no mundo
 
10. Como evitar que uma lombalgia aguda se torne crônica?
Muitos fatores são importantes. A correção postural, principalmente na maneira de sentar no trabalho e na escola. Na fase aguda a ginástica não é indicada, porém, após o final da crise, a prática regular de exercícios físicos apropriados é importante.  Quando fizer exercício com pesos na ginástica, proteja a coluna deitando ou sentando com apoio nas costas. Sempre evitar carregar peso. Não permanecer curvado por muito tempo. Quando se abaixar no chão deve-se dobrar os joelhos e não dobrar a coluna. Evitar usar colchão mole demais ou excessivamente duro, principalmente se o indivíduo é muito magro.